Alaor de Abreu Gomes Júnior

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2009). Especialização em Docência do Ensino Superior na FACULDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA(2015). Especialização em Planejamento e Gestão de Policiamento Pública Municipal pela Faculdades Integradas IPEP (2022). Foi aluno especial de Mestrado no curso de pós -graduação no Programa em Sociologia com a participação na disciplina Tópicos Avançados em sociologia (2012) e no curso de pós- graduação no Programa em Direitos Humanos Cidadania e Direitos Humanos na América Latina (2013). Foi aluno especial no programa de pós-graduação em História na disciplina Identidades diaspóricas afro-indígenas no Brasil(2016) Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás (Teccer|UEG). Possui experiência no Ensino Superior como Professor na Faculdade FanPadrão com atuação nas disciplinas de Antropologia da Saúde, Antropologia Jurídica, História da Educação Brasileira, História e Cultura Afro -Brasileira e Indígena, Fundamentos Sócio -antropológicos do Comportamento Humano, Princípios Éticos e Filosóficos da Cidadania e Direitos Humanos e Responsabilidade Política, Sócio - Ambiental. Atualmente é Professor do Curso de Serviço Social na Faculdade Noroeste.

Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência do Ensino Superior

2015 - 2015

faculdade brasileira de educação e cultura
Título: As novas tecnologias no ensino de História.

Graduação em Historia

2005 - 2009

Universidade Federal de Goiás
Título: As Novenas na zona rural de Catalão.
Orientador: Teresinha Duarte
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Formação complementar

2018 - 2018

Os conceitos de lugar e território na composição do Patrimônio Cultural:. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Identidades diaspóricas afro-indígenas no Brasil. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Interdisciplinar em Direitos Humanos. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Tópicos Avançados de Sociologia. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2011 - 2011

Jornadas Formativas de Direitos Humanos. (Carga horária: 50h). , Ministério da Justiça, MJ, Brasil.

2009 - 2009

O MÉTODO ?ARQUEOLÓGICO? DE MICHAEL FOULCAUT E A D. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2008 - 2008

A narrativa e seus usos políticos.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2008 - 2008

Relações de Gênero e Violência. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em PAC e suas consequencias.. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em O que é a Teologia da Libertação.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Reforma Universitária e Reuni.. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

O Sagrado na Contemporaneidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Sujeito, Cultura e Espaço. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Ler Fotografia: história, arte e comunicação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Barroco Mineiro. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2007 - 2007

Ética e Sensibilidade da História oral.. (Carga horária: 2007h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2006 - 2006

Como o passado na cadeira de balanço.. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2006 - 2006

História e Narrativa. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2006 - 2006

Representações Históricas: imagem e escrita. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2005 - 2005

O pensamento político no renascimento. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2005 - 2005

A formação do Estado Brasileiro no século XIX. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: RELIGIÃO POPULAR.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Populações indígenas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Jurídica e Saúde.

Organização de eventos

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . Possível responsabilidade internacional do Brasil nos casos Mariana e Brumadinho. 2019. (Outro).

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . I EREH ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA. 2008. (Outro).

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . VIII Simpósio do NIESC -Identidades e Cultura. 2007. (Outro).

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . III Simpósio Infância e Educação - " Infância, Arte e Cultura". 2007. (Outro).

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . VIII Simpósio de História - História e Sensibilidades. 2007. (Outro).

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . VII sIMPÓSIO DE HISTÓRIA. 2006. (Outro).

GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . VI Simpósio de História - Nação e região do Império á República. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Curso de Capacitação da Rede de Proteção às Mulheres. 2021. (Oficina).

Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - TECCER.Possível responsabilidade internacional do Brasil nos casos Mariana e Brumadinho. 2019. (Oficina).

VI CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. PARTICIPANTE. 2019. (Congresso).

Historiografia da saúde das doenças em Goiás. 2018. (Encontro).

I Seminário Interdisciplinar Brasil e França -Cultura, Mídia e Poder. 2018. (Seminário).

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL. POVOS E SABERES INDÍGENAS E AFRO DIASPÓRICOS. 2018. (Seminário).

SEPEC. SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, ENSINO E EXTENSÃO. 2018. (Seminário).

V Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Congresso).

Jornadas Formativas de Direitos Humanos.Segurança Pública com Cidadania. 2012. (Seminário).

I Congresso Internacional de História do Sudeste Goiano. participante. 2009. (Congresso).

Seminário Guardas Municipais e Segurança Pública..Segurança Pública. 2009. (Seminário).

I ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA.participante. 2008. (Encontro).

IV SIMPÓSIO DE ENSINO, PESQUISA E CULTURA.participante. 2008. (Simpósio).

Seminário de Iniciação Científica V CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO.participante. 2008. (Seminário).

V CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. 2008. (Congresso).

III Simpósio Infância e Educação - " Infância , Arte e Cultura ".participante. 2007. (Simpósio).

IV CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO - IV CONPEX. participante. 2007. (Congresso).

Seminário de Iniciaçao Científica IV CONPEXX.participante. 2007. (Seminário).

Simpósio Temático XXVII Encontro Nacional dos Estudantes de História.Participante. 2007. (Simpósio).

VII Encontro Estadual de Estudantes de História.A História retoma sua história. 2007. (Encontro).

VIII Simpósio de História - Históra e Sensibilidades.participante. 2007. (Simpósio).

VIII Simpósio do NIESC.Identidades e cultura. 2007. (Simpósio).

XXVII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE HISTÓRIA: " TERRA DE NINGUÉM?".AS NOVENAS NA ZONA RURAL DE CATALÃO. 2007. (Encontro).

III Congresso de Pesquisa , Ensino e Extensão. 2006. (Congresso).

II SEPEC - Simpósio de ensino, pesquisa, extensão e cultura.participante. 2006. (Simpósio).

VII Simpósio de História.Catolicismo Popular. 2006. (Simpósio).

VII Simpósio do Niesc. 2006. (Simpósio).

VI Simpósio de História -Naçao e Regiao do Imperio a Republica. 2005. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu ; PEREIRA, R. M. . AS POPULAÇÕES INDÍGENAS E A DITADURA MILITAR: CASO TAPAIÚNAS, AIKEWARA E CINTA LARGA. REVISTA NÓS: CULTURA, ESTÉTICA E LINGUAGENS. , v. 04, p. 29-46, 2019.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu ; DUARTE, T. . As novenas na zona rural de Catalão: Uma análise comparativa entre as Fazendas Ribeirão, Mata Preta e Tambiocó.. OPSIS (UFG) , v. 8, p. 271-286, 2008.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A REPRESENTAÇÃO DA PRAÇA DO TRABALHADOR PARA A CIDADE DE GOIÂNIA. In: 5 ° SIMPÓSIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2019, DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS. A REPRESENTAÇÃO DA PRAÇA DO TRABALHADOR PARA A CIDADE DE GOIÂNIA, 2019. v. 1.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As Antigas Novenas: momentos de sociabilidades das populações rurais. In: As Novenas na zona rural de Catalão: Momentos de festejo, louvor e transgressão., 2008, Goiânia. As Antigas Novenas: momentos de sociabilidades das populações rurais. Goiânia: UFG, 2008. v. 1. p. 1-15.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu ; DUARTE, T. . As Novenas na zona rual de Catalão: Pressupostos teóricos e metodológiocos para o seu estudo. In: As Novenas na zona rual de Catalão: Pressupostos teóricos e metodológiocos para o seu estudo, 2008. As Novenas na zona rual de Catalão: Pressupostos teóricos e metodológiocos para o seu estudo. Catalão: UFG. v. 1. p. 1-5.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As vivências do catolicismo arcaico nas comunidades rurais em Catalão: resultados parciais. In: VIII Simpósio de História, 2007, Catalão. trabalho completo. Catalão: ufg, 2007. v. 1. p. 1-8.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . O catolicismo popular brasileiro. In: VII Simpósio de História, 2006, Catalão. trabalho completo. Catalão: ufg, 2006. v. 1. p. 1-6.

  • DUARTE, T. ; GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu ; MARIA, T. . As novenas na Zona Rural de Catalão. In: II Sepec - Simpósio de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, 2006, Catalão. II Sepec- Simpósio de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Catalão: UFG, 2006. v. 2.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As novenas na zona rural de Catalão : Momentos de festejo, louvor e transgressão (Dos primórdios da cidade a década de 1960). In: IV Congresso de Pesquisa, ensino e extensão, 2007, Goiânia. resumo expandido. goiânia: ufg, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A REPRESENTAÇÃO DA PRAÇA DO TRABALHADOR PARA A CIDADE DE GOIÂNIA. In: 5 ° SIMPÓSIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2019, GOIÂNIA. DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS, 2019. v. 1.

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A POLÍTICA INDIGENISTA NO ESTADO DE GOIÁS ENTRE AS DÉCADAS DE 1940 E 1980. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A CORRUPÇÃO DO BRASIL COLONIAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A REPRESENTAÇÃO DA PRAÇA DO TRABALHADOR PARA A CIDADE DE GOIÂNIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A ocupação territorial do Cerrado Goiano: estudo de caso dos Avá-Canoeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . 'A Política indigenista e os Avá-Canoeiro no Estado de Goiás (1940- 1980)'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As Novenas na zona rural de Catalão: Momentos de festejo, louvor e transgressão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As Antigas Novenas.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As novenas na zona rural de Catalão: pressupostos teórico e metodológicos para o seu estudo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . A Educação em Goiás 2000-2006: Uma análise do discurso oficial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As vivências do catolicismo arcaico nas comunidades rurais de Catalão. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As novenas na zona rural de Catalão : Uma análise comparativa entre as fazendas Ribeirão, Mata Preta e Tambiocó. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As Novenas na zona rural de Catalão: Momentos de Festejo, Louvor e Transgressão;. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . O Catolicismo Popular. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIA, T. ; GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . As novenas na Zona Rural de Catalão.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Abreu, A. ; GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA. 2017. .

  • Abreu, A. ; GOMES JÚNIOR, Alaor de Abreu . ESPAÇO PÚBLICO, GUARDA CIVIL E COMUNIDADE. 2017. .

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2008

    O Cristianismo concretizações históricas, Descrição: O Cristianismo, como se sabe, é uma religião histórica, cujas origens... "encontram-se na personalidade, no ministério e na pregação de Jesus, a quem desde cedo os discípulos designaram como o Cristo(...)" (SIMON e BENOIT, 1987: 85). Nascida como uma seita judaica, difundiu-se pelo Império Romano, na bacia do Mediterrâneo, logrando constituir-se como uma religião autônoma ao próprio Judaísmo. Assim, no Ocidente, do fim da Antiguidade, passando pela Idade Média, até aos nossos dias, como reconhece Ambrogio Donini, "A religião cristã (...) foi sempre a tradução moral, conceptual e teológica de todos esses períodos" (Donini,1988, 26), de forma que é bastante comum que a nossa civilização seja denominada de civilização cristã ocidental. O presente projeto tem como objetivo o estudo de formas concretas de concretização histórica do Cristianismo, da Idade Média aos nossos dias, envolvendo alunos da graduação do Curso de História do Campus Avançado de Catalão, no exercício da investigação histórica, propiciando-lhes a experiência da pesquisa histórica como o manejo das fontes, da discussão bibliográfica, especialmente através do Programa de Iniciação Científica... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Alaor de Abreu Gomes Júnior - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade FanPadrão. , Avenida Anhanguera - de 9753 a 10865 - lado ímpar, Rodoviário, 74430030 - Goiânia, GO - Brasil, Telefone: (62) 6296922588

Experiência profissional

2012 - Atual

Colégio Meta Brasil

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Escola Estadual Duca Viggiano

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - Atual

Colégio nova Dimensão

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - Atual

Colégio Edmundo Pinheiro de Abreu

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - Atual

Colégio Estadual Coração de Jesus

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2010 - 2010

Escola Estadual Polivalente Goiany Prates

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Escola Estadual João Neto de Campos

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

2006 - 2008

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

COLÉGIO CAMINHO DE GÊNIOS

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

2014 - 2014

Colégio Quantum

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 6

2015 - Atual

Colégio Arctempos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 20

2016 - Atual

Colégio Eduardo Marquez

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 8

2017 - Atual

Colégio Desafio

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2019 - Atual

FACULDADE FANPADRÃO

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12