Angela Maria de Brito
Palestrante, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1982) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é Diretora Geral da Faculdade da FUNLEC/IESF (Portaria Presidencial nº 06 de 05/12/2012). Foi membro do Conselho Municipal de Educação do Triênio 2010-2012. Foi Superintendente de Gestão de Políticas Educacionais e Diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e formação contínua. Compõe a Equipe Técnica responsável pela elaboração do Plano de Ações Articuladas - PAR. Eleita Presidente da Comissão Própria de Avaliação Institucinal 2009 - 2011.
Informações coletadas do Lattes em 12/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Pedagogia
2001 - 2002
Universidade Federal de São Carlos
Título: A GESTÃO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM O PROJETO PEDAGÓGICO : estudo da experiência realizada nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (1995-1998).,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Profª Drª Marisa Bittar
Palavras-chave: Projeto Pedagógico- Políticas Públicas- Gestão Esc.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Outro; Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Idiomas
Espanhol
Compreende BemLê Razoavelmente.
Francês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
Participação em eventos
IV Seminário Nacional de Educação Integral: contribuições do Programa Mais Educação. 2012. (Seminário).
III Encontro de Iniciação a Pesquisa Científica do Núcleo de Pós-Graduação do IESF/FUNLEC. 2012. (Seminário).
Homenageada no evento da Medalha Legislativa do Mérito Educativo Campo-Grandense. 2012. (Encontro).
Reunião Técnica do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador. 2011. (Encontro).
5º Encontro do Grupo de Trabalho Fundamental Brasil. 2011. (Encontro).
III Seminario do COnselho Municipal de Educação de Campo Grande-MS: Educar para a Diversidade. 2010. (Seminário).
Programa Nacional Bibilioteca da Escola/PNBE. 2010. (Seminário).
O especialista de educação e a Coordenação do Trabalho Pedagógico na escola: uma aposta na aprendizagem do professor e aluno.O especialista de educação e a Coordenação do Trabalho Pedagógico na escola: uma aposta na aprendizagem do professor e aluno. 2010. (Encontro).
Avaliação e suas implicações.Curso:- Avaliação e suas implicações. 2010. (Outra).
XXIII CBBD CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Comissão executiva. 2009. (Congresso).
Gestão Pedagógica e Educação de Qualidade no Brasil.Workshop Gestão Pedagógica e educação de Qualidade no Brasil. 2009. (Encontro).
1ª. CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.Avanços da Política Municipal de Promoção da igualdade racial em Campo Grande - MS. 2009. (Outra).
Conferência Intermunicipal de Educação - Pólo Campo Grande.Eixo Temático VI "Justiça Social, Educação e Trabalho:Inclusão, Diversidade e Igualdade". 2009. (Outra).
Encontro do Rotary Clube de Campo Grande -Universidade."Educação no Município de Campo Grande". 2009. (Outra).
Seminário de estudos e análises dos indicadores da REME.IDEB. 2008. (Seminário).
I Seminário de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação de Campo Grande - MS."As Instituições de Ensino Superior e as perspectivas para a docente na Educação Infantil". 2008. (Seminário).
"ENCONTRO ESTADUAL: A REALIDADE, OS DESAFIOS E AS RECOMNDAÇÕES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL. 2008. (Encontro).
Formação Continuada de Professores "Aprender: Prática Reconstrutiva" Curso de Formação de Professores das escolas de Tempo Integral."Aprender: Prática Reconstrutiva". 2008. (Outra).
Diálogo regional sobre a implementação das diretrizes curriculares da educação das relações étnico-raciais.Educação étnico-raciais na REME de Campo Grande - MS. 2008. (Outra).
V Congresso Internacional da Educação - "Uma escola para cidadãos". 2007. (Congresso).
I Seminário de Educação Afirmativa - "Os desafios para uma educação afirmativa". 2007. (Seminário).
IV Seminário Nacional de Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. 2007. (Seminário).
2º. Seminário Municipal de Avaliação. 2007. (Seminário).
IV Simpósio de Educação Colégio Militar de Campo Grande.A Escola Competente, durante o IV SIMPEC. 2007. (Simpósio).
Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem.Avaliação do Processo de Ensino Aprendizagem. 2007. (Encontro).
2º. Encontro Municipal de Gestores Escolares. 2007. (Encontro).
Formação Continuada para Professores da Educação de Jovens e Adultos.Organização do Trabalho Pedagógico do Professor da EJA. 2007. (Encontro).
V Jornada de Educação de Mato grosso do Sul. 2007. (Outra).
Programa de Cursos na Área Pedagógica e Jurídica. 2007. (Outra).
59º. Colóquio em Educação: Novas abordagens na pesquisa em educação em experiências de formação e prática docente. 2007. (Outra).
VII Jornada do HISTEDBR."Quem é o assistente de biblioteca da REME e qual sua função na biblioteca da escola?". 2007. (Outra).
VII Jornada do HISTEDBR. 2007. (Outra).
8º. Fórum Estadual de Educação - "FUNDEB, Ensino Fundamental de 9 anos: Desafios e Perspectivas". 2007. (Outra).
I COLÓQUIO ALUSIVO AO DIA DO PEDAGOGO."O perfil do Pedagogo na Contemporaneidade e suas possibilidades de atuação". 2007. (Outra).
VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Ética, Educação e Democracia.Uma análise dos trabalhos apresentados no GT Formação de Professores: EPECO/2002. 2006. (Encontro).
XV Congresso Brasileiro de Educação Infantil. 2005. (Congresso).
VII SEMINÁRIO NACIONAL DA ANFOPE. 2005. (Seminário).
I Simpósio Nacional de Licenciaturas e II Encontro Multidisciplinar de Educação da UNIGRAN.A Linguagem da Avaliação Educacional. 2005. (Simpósio).
Capacitação para Direção Colegiada da Rede Estadual de Ensino / MS."Uma Estratégia da Gestão Democrática da Educação Pública". 2005. (Encontro).
Encontro regional de Estágio de Mato Grosso do Sul. 2005. (Encontro).
VIII Fórum Estadual da UNDIME - MS "Novos Caminhos para a Educação". 2005. (Outra).
Programa de Cursos Positivo - Sistemas de Ensino. 2005. (Outra).
V Encontro Estadual de Leitura, e I Feira do Livro Proler."A Formação do Professor crítico e a avaliação do processo ensino aprendizagem no Ensino Fundamental. 2004. (Encontro).
4ª Semana Pedagógica em Costa Rica - MS."Gestor Educacional e Seus Desafios para o Século XXI. 2004. (Encontro).
16 Encontro Estadual de Educação Infantil e Séries iniciais.Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 2004. (Encontro).
VII Encontro de pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2004. (Encontro).
ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DE ESPORTE E LAZER. 2004. (Encontro).
XXIV Colóquio em Educação:A IMPLANTAÇÃO DAS COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA's, nas IES de MS. 2004. (Outra).
26º ANPED. 26º ANPED. 2003. (Congresso).
Encontro Estadual de Educação Infantil.Encontro Estadual de Educação Infantil. 2003. (Encontro).
VI Encontro de Pesquisa em Educação do Centro Oeste.VI Encontro de Pesquisa em Educação do Centro Oeste. 2003. (Encontro).
"Questões Didáticas Pedagógicas na Psicologia"."Gestão Escolar". 2003. (Encontro).
Jornada pedagógica.Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos.. 2003. (Outra).
Encontro Brasileiro de Educação Infantil. Encontro Brasileiro de Educação Infantil. 2002. (Congresso).
ANPED. Encontro Nacional dos Pesquisadores em Educação - ANPED. 2001. (Congresso).
Pensamentos e Conhecimentos.Pensamentos e Conhecimentos. 2001. (Seminário).
Seminário "Anatomia do Pensamento". 2001. (Seminário).
Encontro Estadual de Educação Infantil.Encontro Estadual de Educação Infantil. 2001. (Encontro).
Curso de capacitação sobre o Plano de Desenvolvimento na Escola (PDE).Curso de capacitação sobre o Plano de Desenvolvimento na Escola (PDE). 2001. (Outra).
Curso - Parâmetros em ação.Curso - Parâmetros em ação. 2000. (Outra).
A Avaliação como mediadora do processo de conhecimento.A Avaliação como mediadora do processo de conhecimento. 1998. (Outra).
Participação em bancas
AZEVEDO, Luiz. C. T.;BRITO, Angela Maria; ALMEIDA FILHO, O.. O Supervisor Escolar frente aos processos educativos na Rede Municipal de Campo Grande-MS. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; GONCALVES, Edimara C. M.; SANTANA, Adriana P.. Estudo Dirigido: Um momento diferenciado no processo de Alfabetização. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coord. Pedag. na Ed. Infantil e Ensino Fundamental) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
SANTANA, Adriana P.; GONCALVES, Edimara C. M.;BRITO, Angela Maria. Estratégias de Leitura: Uma intervenção na Formação de Leitores. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coord. Pedag. na Ed. Infantil e Ensino Fundamental) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
SANTANA, Adriana P.; GONCALVES, Edimara C. M.;BRITO, Angela Maria. Os Sentidos amplos e restrito do processo de leitura dos alunos do 4º ano no ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coord. Pedag. e Gestão da Aula na Contemporaneidad) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
SANTANA, Adriana P.; GONCALVES, Edimara C. M.;BRITO, Angela Maria. Um estudo sobre a importância da leitura no 3º ano do ensino fundamental, nas perspectivas do aluo e da família. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coord. Pedag. na Ed. Infantil e Ensino Fundamental) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
SANTANA, Adriana P.; GONCALVES, Edimara C. M.;BRITO, Angela Maria. A importância da Leitura e da Escrita: um olhar diferenciado ao 6º ano do ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coord. Pedag. na Ed. Infantil e Ensino Fundamental) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
SANTANA, Adriana P.; GONCALVES, Edimara C. M.;BRITO, Angela Maria. O desenvolvimento da aprendizagem por meio da leitura: uma experiência com 3º ano do ensino fundamental. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coord. Pedag. na Ed. Infantil e Ensino Fundamental) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BUYTENDORP, A. A. B. M.;BRITO, Angela Maria; GONCALVES, G. M. S.. A Participação dos Pais no Processo de Desenvolvimento e Aprendizagem do Aluno com Deficiência na Escola. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; LIMA, T. B.; PEREIRA, R.. Formação de Leitores no 2º ano do ensino fundamental: uma questão de metodologia ou de estímulo?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
FERRO, O. M. R.; GONCALVES, G. M. S.;BRITO, Angela Maria. Critérios de avaliação para as séries iniciais: um desafio para o professor. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; LIMA, T. B.; DORNELES, Claunice Maria UFMS. Os diversos olhares da dificuldade na aquisição da leitura e escrita de um deficiente auditivo. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
LIMA, T. B.;BRITO, Angela Maria; DORNELES, Claunice Maria UFMS. A mediatização da leitura no desenvolvimento educacional e sociocultural do aluno: promoção da igualdade social. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
LIMA, T. B.;BRITO, Angela Maria; SECCHI, L. M.. A prática pedagógica do professor alfabetizador: relato de uma experiência sobre a construção de um sentido na produção textual. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
LIMA, T. B.;BRITO, Angela Maria; MARTINS, L. G. A.. Leitura: rompendo desafios dos alunos do 2º ano. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
LIMA, T. B.;BRITO, Angela Maria; PEREIRA, R.. Leitura: A formação de leitores críticos: Um olhar sobre a prática pedagógica de professores de 4º e 5º ano do Ens. Fundamental da EM Cavallon. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
DORNELES, Claunice Maria UFMS; SANTOS, L. P.;BRITO, Angela Maria. A influência da afetividade na construção do processo ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ano do EF.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. O USO DA iNFORMÁTICA CO RECURSO PEDAGÓGICO NOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO EF.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. O uso da informática com recurso pedagógico nos processos de alfabetização dos alunos do 1º e 2º ano do EF.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
OLIVEIRA, M. M.; VINHOLI, M. G. G.;BRITO, Angela Maria. Aspectos que dificultam a utilização dos recursos da informática educativa sob a ótica do professor regente.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; LIMA, T. B.; DORNELES, Claunice Maria UFMS. OS DIVERSOS OLHARES DA DIFICULDADE NA AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA DE UM DEFICIENTE AUDITIVO. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e escrita e suas tecnologias na sala de au) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; LIMA, T. B.; PEREIRA, R.. Os diversos olhares da dificuldade na aquisição da leitura e escrita de um deficiente auditivo.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; LIMA, T. B.; SECCHI, L. M.. O Trabalho docente na Educação Infantil, um Olhar para a formação e o Fazer Pedagógico de Professores e recreadores que atum com Crianças de 4 a 5 Anos de dois Centros de Educação Infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
FERRO, O. M. R.;BRITO, Angela Maria; MARTINS, L. G. A.. Alfabetização e Letramento: a prática pedagógica do professor de 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de campo grande.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Leitura e escrita e suas tecnologias na sala de au) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria; DORNELES, Claunice Maria UFMS; MARTINS, L. G. A.. Relações de Afetividade na Família e Apredizagem da Criança: Um estudo de Caso.. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. A importância das histórias em quadrinhos no incentivo e prazerda leitura. 2008 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. O livro didático nas bibliotecas escolares urbanas de Campo Grande - MS. 2008 - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. Análise do nível de competência em informação dos alunos do 1º. ano do ensino fundamental da EM Danda Nunes. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Biblioteconomia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Associação Educativa do Brasil - Matriz.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Associação Educativa do Brasil - Matriz.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação) - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Defesa de Monografia. 2007 - Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
FERRO, O. M. R.;BRITO, Angela Maria; VINHOLI, M. G. G.. O Lúdico como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. "Ler um caminho para gostar de ler". 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica.
BRITO, Angela Maria. "Alegria Afetividade e Ludicidade no Processo de Alfabetização: Construção em Parceria". 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica.
BRITO, Angela Maria. "Educação inclusiva o problema da discriminação na escola e sua relação com o processo ensno aprendizagem". 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica.
BRITO, Angela Maria. Estudo sobre o projeto das bibliotecas fixa e digital implantada nas escolas do SESI-MS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. Biblioteca escolar e os impactos da internet: o caso da biblioteca Ellen G. Wite do Colégio Adventista. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. de Oliveira.A teoria refletida na prática: uma linguagem pedagógica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. Formação docente: um curriculo percorrido em busca da qualidade de ensino da escola pública. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
LIMA, T. B.;BRITO, Angela Maria. "Alfabetização na pré-escola realizadana Escola Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara - Dourados - MS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Centro Universitário da Grande Dourados.
BRITO, Angela Maria. A importância da informatização para a agilidade do trabalho da secretária em uma unidade escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo Bilingue) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. "A formação da secretária executiva e o conteúdo da disciplina de computação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Excutivo Bilíngue) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF.
BRITO, Angela Maria. Conclusão de Curso (TCC). 2005. Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Conclusão de Curso (TCC). 2005. Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
BRITO, Angela Maria. Conclusão de Curso (TCC). 2005. Instituto de Ensino Superior da FUNLEC.
Orientou
Avaliação na etapa inicial do ciclo de alfabetização; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
A formação do professor nos Ceinf's; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
A prática pedagógica no processo de letramento do segundo ano numa escola da REME; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
Indisciplina em sala de aula, uma visão da família do professor do aluno e da escola; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
Relação de afetividade na família e aprendizagem um estudo de caso; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
A supervisão escolar e a educação Física: um estudo de caso; ; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
Dutra de Moraes; A supervisão escolar e sua relação com o resultado do IDEB; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
O; Chagas; O Projeto Político Pedagógico e as relações Étnicos raciais nos CEINF'S; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
As competências da Gestão nos CEINF'S; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação do Trabalho Pedagógica) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
Fatores que interferem na frequencia dos alunos na educação de jovens e adultos; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
Habilidades de leitura e escrita no 4º ano da EM Isauro Bento; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
Descobrir novos horizontes para conscientizar leitura na sala dos alunos do 2º ano do ensino fundamental; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
A metodologia usada pelo professor no 2º ano do ensino fundamental para a formação de bons leitores; Início: 2009; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação lato sensu em Leitura e Escrita) - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF; (Orientador);
"Indisciplina na escola: um desafio para o educador"; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Angela Maria de Brito;
"Reflexões sobre o uso do livro didático nas séries iniciais da escola vale do amanhecer"; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Angela Maria de Brito;
Educação inclusiva o problema da discriminação na escola e sua relação com o processo ensino aprendizagem; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Angela Maria de Brito;
Disciplina e sua relação com o trabalho didático do professor; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Angela Maria de Brito;
A funçãodo coordenador pedagógico na escola - um estudo preliminar; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Didática e Metodologia da Educaç) - Faculdade de Educação de Costa Rica; Orientador: Angela Maria de Brito;
Produções bibliográficas
-
BRITO, Angela Maria ; Memórias de um percurso de formação: possibilidades do diálogo entre a pesquisa e a aprendizagem de professores alfabetizadores. Memórias de Formação , v. I, p. 17-30, 2007.
-
BRITO, Angela Maria ; LIMA, Célia Silva (Org.) ; ESTRADA, Rosângela Antunes (Org.) . EDUCAÇÃO INTEGRAL: Uma experiência na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - MS. 2. ed. Campo Grande-MS: Produção independente da SEMED/CG/MS, 2011. v. 1. 117p .
-
BRITO, Angela Maria ; MOTTA, Maria Cecília Amendola (Org.) . Travessia Educacional do Jovem Estudante/TRAJE: Projeto Diferenciado no Ensino Fundamental. 1. ed. Campo Grande-MS: GRÁFICA E EDITORA ALVORADA, 2011. v. 1. 104p .
-
BRITO, Angela Maria ; Memórias de Formação: Indícios e registros da identidade educacional dos docentes da REME de Campo Grande/MS.. Campo Grande/MS: Life Editora, 2010. 304p .
-
BRITO, Angela Maria ; Documento Norteador da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino - Campo Grande/MS. 374. ed. Campo Grande/MS: Secretaria Municipal de Educação/SEMED, 2010. 106p .
-
BRITO, Angela Maria ; Memórias de Formação: registro de percursos em diferentes contextos. 1ª. ed. Campo Grande - MS: UFMS, 2007. v. 300. 248p .
-
BRITO, Angela Maria ; BITTAR, M. . Gestão Escolar e Projeto Pedagógico: Um estudo sobre Concepção e Prática da Democracia na Escola Pública. In: Ademar da Silva; Anete Abramowicz; Marisa Bittar. (Org.). Educação e Pesquisa: Diferentes percursos, diferentes contextos. São Carlos - SP: RiMa, 2004, v. , p. 73-95.
-
BRITO, Angela Maria ; Projeto Pedagógico e sua importância no atual contexto Educacional. In: Jucimara Rojas; Pedro Demo. (Org.). O ser Professor: Metodologias e Aprendizens. Campo Grande - MS: , 2000, v. , p. 113-127.
-
BRITO, Angela Maria ; Avaliação institucional do curso de Pedagogia - IESF: contexto e perspectivas. RUMOS REVISTA DO IESF, Campo Grande - MS, p. 9 - 20, 31 jan. 2004.
-
BRITO, Angela Maria ; Gestão Escolar e o Projeto Político Pedagógico: compromisso do educador como agente de transformação social. Rumos Revista do IESF, Campo Grande - MS, p. 15 - 21, 30 jul. 2003.
-
BRITO, Angela Maria ; Uma Análise no âmbito das Pedagogias, tradicional, nova progressista.. Aprender Aprendendo/ UFMS - SED, Campo Grande - MS, p. 26 - 29, 10 dez. 1998.
-
BRITO, Angela Maria ; Projeto de ação docente: uma produção possível e necessária na educação infantil. Jornal da OMEP, Campo Grande, p. 03 - 03, 07 jul. 1998.
-
BRITO, Angela Maria ; A gestão Escolar Projeto pedagógico da escola: instrumentos de transformação?. RUMOS, Campo Grande - MS, p. 28 - 35.
-
BRITO, Angela Maria ; DORNELES, Claunice Maria UFMS . FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EPECO/2002. In: VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Ética, Educação e Democracia, 2006, Cuiabá - MT. Caderno de Resumos - Universidade Federal de Mato Grosso/UFMT, 2006.
-
BRITO, Angela Maria ; Avaliação na Educação Infantil:uma prática em busca de novos sentidos. In: 16º. Encontro Estadual de Educação Infantil e Séries Iniciais e 2º. Seminário Internacional da OMEP/BR/MS, 2004, Campo Grande - MS. Educação Infantil: Direito de Brincar, Viver e explorar o mundo, 2004.
-
BRITO, Angela Maria ; A Gestão Democrática e o Projeto Pedagógico: Uma Articulação necessária. In: VI Encontro de Pesquisa da Educação do Centro - Oeste, 2003, Campo Grande. Livros anuais, 2003. p. 135.
-
BRITO, Angela Maria ; Gestão Pedagógica em Campo Grande - MS. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRITO, Angela Maria ; "Avanços da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Campo Grande - MS". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, Angela Maria ; "Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, Angela Maria ; "Educação no município de Campo Grande". 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, Angela Maria ; Gestor Educacional e seus desafios para o século XXI. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, Angela Maria ; Avaliação: uma prática em busca denovos sentidos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRITO, Angela Maria ; Memórias de Formação: Registro de percursos em diferentes contextos. Campo Grande - MS: UFMS, 2007 (Livro).
Outras produções
BRITO, Angela Maria ; Plano Municipal de Educação de Campo Grande - Mato Grosso do Sul. 2007.
BRITO, Angela Maria ; Formação Continuada para Especialistas e Coordenadores Pedagógicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, T. B. ; BRITO, Angela Maria . Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Fundamentos, Organização e Prática Pedagógica. 2006. (Editoração/Livro).
BRITO, Angela Maria ; Reorganização Curricular e a Avaliação de Aprendizagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; Avaliação escolar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; Avaliação Escolar. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; A Avaliação da Aprendizagem. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; A gestão Escolar e a organização do Currículo da escola. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; A Gestão escolar e a organização da rede pública municipal. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; O Professor como Leitor/ Aluno Leitor e Escritor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; O Professor como Leitor/ Aluno Leitor e Escritor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; O Professor como Leitor/ Aluno Leitor e Escritor. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRITO, Angela Maria ; A Avaliação novos desafios para o professor. 2003 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; A Pesquisa como instrumento de trabalho pedagógico do professor da educação Infantil. 2003 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; A Gestão Escolar e a Organização do Trabalho Pedagógico. 2003 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; Membro da coordenadoria de educação do Instituto Casa Afro Brasileira de 2001 a 2003. 2003 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; Membro de equipe de capacitadores da OMEP/MS, desde 1998 até os dias atuais .. 2003 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; Membro da equipe de capacitadores da Empresa J.G Auditoria e Consultoria Ltd de 2000 até os dias atuais. 2003 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; Membro do Forúm Permanente de educação - Ensino Superior. 2003 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; Membro do Forúm Estadual de Valorização dos profissionais de Educação. 2003 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; A disciplina para além do autoritarismo: uma reflexão necessária. 1999 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; Membro do grupo de capacitação Aprender Aprendendo - Grupo Base. 1999 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; Membro da equipe de elaboração da Política de Desenvolvimento Profissional da Secretaria de Estado de Educação. 1999 (Membro) .
BRITO, Angela Maria ; O Projeto Pedagógico na Educação Infantil. 1998 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; O Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico. 1998 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; O professor pesquisador. 1997 (Palestra) .
BRITO, Angela Maria ; Membro da comissão de redistribuição dos coordenadores pedagógicos de Rede Estadual de Ensino. 1997 (Membro) .
Prêmios
2009
Título de Cidadã Campo-grandense, Câmara Municipal de Campo Grande.
2007
Prêmio Mister Apa, Órgãos e Entidades do Movimento Negro em Campo Grande.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Superior da FUNLEC, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - MS. , Rua: Cel. Cacildo Arantes, 322, Cachoerinha II, 79040-450 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (67) 33143268, Ramal: 3815, Fax: (67) 33143919
Experiência profissional
2009 - Atual
Instituto de Ensino Superior da Funlec - IESFVínculo: Eleição, conforme Portaria, Enquadramento Funcional: Eleita
Outras informações:
Eleita Presidente da Comissão Própria de Avaliação Institucional para o período 2009 - 2011, conforme Portaria 1, de 02/02/2009.
2007 - Atual
Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande - Mato Grosso do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nomeada, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualmente exerce o cargo de Superintendente de Gestão de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação em Campo Grande - Mato Grosso do Sul.
2002 - Atual
Instituto de Educação Superior da FunlecVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Pedagogia e da Pós-g, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2002
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.
2001 - 2002
Universidade Católica Dom BoscoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2001 - 01/2002
Ensino, Formação de Professores, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Fundamentos Legais e Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
2001 - Atual
Faculdade Integrada Campo Grande/ União Associação Edu. Sul/MatogrossenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
03/2001
Ensino, Metodologia da Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Organização do Trabalho Pedagógico da Educação Infantil e Séries Iniciais
-
02/2001
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A Construção do Conhecimento e o Processo Ensino Aprendizagem e Avaliação de Aprendizagem
1996 - 1998
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Núcleo de Gestão Escolar, Carga horária: 8
Atividades
-
01/1999 - 01/2001
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Técnica Pedagógica.
-
01/1996 - 01/1998
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Núcleo de Gestão escolar.
1987 - 1990
CESMAFVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Atividades
-
02/1987 - 02/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Fundamentos Psicológicos e da Aprendizagem - Casa de Crianças/ CRECHE
1984 - 1986
Centro de Atendimento aos Deficientes AuditivosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/1984 - 02/1986
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenadora Pedagógica.
1984 - 1985
Escola Vila SesamoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1984 - 12/1985
Ensino,,Disciplinas ministradas, Séries Iniciais
1991 - 1996
Escola Estadual ZamenhofVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Regime: Dedicação exclusiva.
1983 - 1996
Escola Estadual ZamenhofVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12
Atividades
-
02/1991 - 07/1996
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenaroda Pedagógica.
-
02/1983 - 07/1996
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Angela Maria de Brito e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?