Adriana Tavares Hang

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2021). Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR (2017). Pós-graduação Lato sensu em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade São Lucas (2007). Pós-graduação Lato sensu em Regulação em Saúde no SUS - Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio Libanês (2014). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Rondônia (2003). Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Rondônia desde 2013 até o momento. Colaboradora do Centro de Estudos em Saúde do Índio de Rondônia-CESIR/UNIR (2014-2019), colaboradora do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva - CEPESCO/UNIR (2014-2018), coordenadora adjunta do Laboratório de Pesquisa sobre Cuidados em Saúde - LAPECS/UNIR (2018 até o momento), coordenadora adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem e Saúde Integral -GEPENSI/UFRJ (2021 até o momento). Membro suplente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Enfermagem DENF/UNIR (2015-2017), Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Enfermagem DENF/UNIR (2022 até o presente). Conselheira suplente representando a UNIR no CONDISI/PVH (2017-2019 e 2019-2020), membro suplente da Comissão Permanente de Sistematização da Prática de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rondônia - COMSISTE/ ABEn-RO (2018- 2021). Tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UNIR (2019-2021); Docente e orientadora de Trabalho de Conclusão de Residência na Residência Multiprofissional em Saúde da Família - UNIR (2018 até o presente). Experiência profissional como enfermeira assistencial em Centro Cirúrgico, UTI Neonatal, Pronto-Socorro e UTI Adulto e no Programa de Saúde da Família. Experiencia na docência do ensino superior em Enfermagem (2008 até o presente). Pesquisas voltadas a Saúde do adulto; Enfermagem e a segurança do paciente na perspectiva do paradigma emergente; Qualidade da assistência e Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde; Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Infecciosas e Parasitárias na Atenção Primária à Saúde; e Unidade de Terapia Intensiva.

Informações coletadas do Lattes em 21/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Enfermagem

2017 - 2021

Escola de Enfermagem Anna Nery Ufrj
Título: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À SEGURANÇA DO PACIENTE PELOS ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Glaucia Valente Valadares. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: enfermagem; segurança do paciente; Unidade de Terapia Intensiva; Grounded Theory; interacionismo simbólico.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Segurança do Paciente. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente

2015 - 2017

Universidade Federal de Rondônia
Título: Glicemia capilar casual e fatores associados em indígenas Wari' do sudoeste da Amazônia, Brasil, Ano de Obtenção: 2017
Ari Miguel Teixeira Ott.Coorientador: Davi da Silva Barbirato. Palavras-chave: indígenas; diabetes mellitus; antropometria.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem. Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em REGULAÇÃO EM SAÚDE NO SUS

2013 - 2014

IEP Sìrio Libanês
Título: PROPOSTA DE FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO PARA O AMBULATÓRIO E PRONTO-ATENDIMENTO DO CEMETRON
Orientador: Valentina Barbosa

Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva

2004 - 2007

Centro Universitário São Lucas, UniSL
Título: Causas de Acidentes com perfurocortantes com a equipe de Enfermagem na UTI
Orientador: Leticia Auxiliadora Fragoso da Silva

Aperfeiçoamento em Licenciatura em Enfermagem

1998 - 2002

Universidade Federal de Rondônia
Título: Diagnóstico Situacional do Centro Cirúrgico de um hospital de grande porte. Ano de finalização: 2002

Graduação em Enfermagem

1998 - 2003

Universidade Federal de Rondônia

Formação complementar

2017 - 2017

Erros de Medicação: Abordagem e Estratégias de Prevenção. (Carga horária: 6h). , Instituto Práticas Seguras no Uso de Medicamentos, ISMP Brasil, Brasil.

2017 - 2017

MAXQDA. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Enfermagem Seção Rondônia, ABEN RO, Brasil.

2017 - 2017

Treinamento Portal de Periódicos CAPES.. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2012 - 2013

Programa de Aprimoramento Profissional. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Aprimoramento Profissional. (Carga horária: 30h). , Conselho Federal de Enfermagem, COFEN, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Sistematização da Assistência de Enfermagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

2001 - 2001

Extensão universitária em Biosseguraça na prevenção e controle de infecções. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Segurança do Paciente.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde baseada e evidência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde indígena.

Organização de eventos

HANG, A. T. ; PEREIRA, P. P. S. . Segurança no preparo e administração de medicamentos: os 9 certos. 2017. (Outro).

Participação em eventos

IX Encontro Estadual de Segurança do Paciente e V Seminário de Controle de Infecção de Rondônia.Educação permanente como estratégia para a promoção da segurança do paciente. 2022. (Encontro).

IX Encontro Estadual de Segurança do Paciente e V Seminário de Controle de Infecção de Rondônia.Cultura de Segurança do Paciente em Unidades de Terapia Intensiva: como prevenir eventos adversos. 2022. (Encontro).

Letramento em Saúde, Produção do Conhecimento e Cuidado centrado na População. 2022. (Oficina).

II Encontro de Saúde Coletiva (online) - INTERPROFISSIONALIDADE, PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E FORMAÇÃO/ENSINO EM SAUDE. 2020. (Encontro).

XII Seminário de Internacionalização da Produção do Conhecimento em Enfermagem (on-line).A SEGURANÇA DO PACIENTE E O PERFIL LABORAL DOS ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.. 2020. (Seminário).

XII Seminário de Internacionalização da Produção do Conhecimento em Enfermagem (on-line).Segurança do paciente. 2020. (Seminário).

20o SENPE ? Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e o 1o SINPE ? Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem.A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA.. 2019. (Seminário).

71 Congresso Brasileiro de Enfermagem. A ENFERMAGEM BRASILEIRA E A APLICAÇÃO DA GROUNDED THEORY NA PESQUISA.. 2019. (Congresso).

21 Jornada Nacional de História da Enfermagem; 18° Encontro Nacional de Fundamentos do cuidado de Enfermagem - 2018. 2018. (Congresso).

Oficina pedagógica da metodologia ativas no ensino em saúde. 2018. (Oficina).

Pesquisando em enfermagem 25 anos: impactos da produção de conhecimento na transformação das práticas em saúde. A segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva. 2018. (Congresso).

Pesquisando em enfermagem 25 anos: impactos da produção de conhecimento na transformação das práticas em saúde. A segurança do paciente à luz do Interacionismo Simbólico: uma reflexão. 2018. (Congresso).

VIII Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. A segurança do paciente a partir da Grounded Theory: uma revisão integrativa. 2018. (Congresso).

Curso de extensão em Acolhimento com classificação de risco.Acolhimento e classificação de risco. 2017. (Outra).

Curso erros de medicação: abordagem e estratégias de prevenção. 2017. (Outra).

Curso Introdutório sobre Segurança do Paciente. 2017. (Simpósio).

I Semana de Enfermagem da ABEn RO. 2017. (Encontro).

Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE do Estado de Ronônia.A SAE na UTI. 2017. (Oficina).

Oficina introdutório sobre revisão sistemática.Metassíntese qualitativa. 2017. (Oficina).

X Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Screening para alterações metabólicas em indígenas Wari'. 2017. (Congresso).

"Novas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar 2015: Uma visão crítica das principais mudanças nos protocolos",. 2016. (Outra).

Simpósio História política e perspectiva da enfermagem em Rondônia. 2016. (Simpósio).

Atualização em Noções de inferência estatística no ambiente R. 2015. (Oficina).

Etapa Regional da I Conferência Nacional de política indigenista. 2015. (Outra).

VIII Conferência de Saúde e I Amostra de atenção em Saúde de Porto Velho. 2015. (Outra).

VIII Conferência Estadual de Saúde.Destaques para a Conferência Nacional de Saúde. 2015. (Outra).

Mini curso Noções básicas de ATLS e ACLS.Noções básicas de ACLS e ATLS. 2014. (Outra).

Atualização em Tratamento de Feridas.Anatomia e fisiologia da pele, aspectos envolvidos na cicatrização de feridas. 2013. (Simpósio).

capacitação para o diagnóstico da infecção do HIV utilizando testes rápidos. 2011. (Outra).

II Semana de Enfermagem do CEMETRON.Segurança na assistência ao paciente grave. 2011. (Outra).

Curso de Tratamento de Feridas Atualização 2009. 2009. (Seminário).

Semana de Enfermagem de Rondônia 2009. 2009. (Outra).

Curso de Monitorização Hemodinâmica para a Enfermagem. 2008. (Outra).

Curso de Suporte Básico Intensivo IBS.I Simposio de Terapia Intensiva de Rondônia. 2008. (Oficina).

Educação Continuada: Cuidados de Enfermagem em Hemotransfusão e reações Transfusionais. 2008. (Outra).

I Jornada de Medicina Intensiva de Rondônia-atualização em terapia intensiva. 2008. (Outra).

I Simpósio Rondoniense de Terapia Intensiva. 2008. (Simpósio).

Mini-curso de Cálculos para o preparo de medicamentos. 2008. (Outra).

Palestra de Atualização em Soroterapia. 2008. (Outra).

Capacitação pedagógica para docentes/ tutores do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. 2006. (Outra).

Curso Capacitação pedagógica para docentes e tutores do curso técnico de agente comunitário da saúde. 2006. (Outra).

I Treinamento das triagens pré-natal de Rondônia. 2005. (Seminário).

I Treinamento das Triagens Pré-Natal de Rondônia. 2005. (Seminário).

Curso de Capacitação em Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2003. (Seminário).

Treinamento Introdutório em Saúde da Família. 2003. (Seminário).

8ª Reunião Nacional de Pesquisa em Malária. Projeto Carapanã. 2002. (Congresso).

Oficina em Capacitação de Profissionais de Saúde e Acadêmicos de Enfermagem em Abordagem Sindrômica das DST/AIDS. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Alisson Valmir Jurello RIbeiro

LIMA, S. M. D.; MOREIRA, K. F. A.;HANG, A. T.. Características demográficas e parasitárias da malária da capital de fronteira brasileira entre 2018 e 2022. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Nayany Meiriely de Almeida Lopes

MOURA, C. O.;HANG, A. T.; FERNANDES, D. E. R.; OLIVEIRA, T. M. C.. Caracterização do pré-natal odontológico na Atenção Primária à Saúde no município de Porto Velho. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Camila de Oliveira Souza Dias

HANG, ADRIANA TAVARES; FERNANDES, D. E. R.; ROCHA, K. S. G.; PINHEIRO, A. S.. Avaliação dos Atributos da Atenção Primária à Saúde nas ações de controle da hanseníase na perspectiva de profissionais de saúde em Porto Velho, Rondônia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Joelza Custodio Pacheco

PEREIRA, P. P. S.;HANG, ADRIANA TAVARES; CAVALCANTE, D. F. B.. Distribuição de equipamentos de saúde em Rondônia: uma análise por regiões de saúde de acordo com dados do DATASUS de 2009 a 2019. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão em Saúde) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Natiely de Araújo Silva Farias

RODRIGUES, R. V.;HANG, A. T.; PONTES, D. O.. A influência da Polifarmácia em idosos adstritos de uma Unidade de Saúde da Família de Porto Velho ? RO. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Marina Gomes Martellet

RODRIGUES, D. E.; SILVA, A. D.;HANG, A. T.. Violência doméstica em tempos de pandemia da Covid-19: revisão integrativa. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Rodrigo Venâncio Fernandes de Souza

LEITE, J. C. R. A. P.;HANG, ADRIANA TAVARES; TEIXEIRA, T. F.; FARIAS, E. S.. Dificuldades do enfermeiro na atenção básica da estratégia saúde da família. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Rayara Rene Batista Rocha

ALVES, C. L. M.;HANG, ADRIANA TAVARES; MENDES, V. A.. PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E DESAFIOS DURANTE E APÓS A PANDEMIA PELO NOVO CORONAVÍRUS-COVID19 NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE MACHADINHO D?OESTE-RO. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Marcelo Tiago Balthazar Corrêa e Michelli Gritti

TAVARES HANG, ADRIANA; FREITAS, J. L. G.; FARIAS, E. S.; MOURA, C. O.. Programa de Atividade Física para Usuários Hipertensos em Unidade de Saúde da Família: a experiência da caderneta. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Fabricio Brito dos Santos

HANG, A. T.; LEMKE, G. M. M. N.; PINHEIRO, A. S.. CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: percepção de profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Porto Velho, Rondônia ". 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: JAQUELINE COSTA CRUZ

TAVARES HANG, ADRIANA; ALVES, C. L. M.; MONTEIRO, J. C.; SANTOS, M. A. M.; OLIVEIRA, M. V. G.. "Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB): Revisão Narrativa da Literatura",. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde pública) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Hélen Paula de Jesus Silva

OLIVEIRA, M. V. G.;HANG, A. T.; ALVES, C. L.. ?O subsistema de saúde indígena e a interprofissionalidade - conceitos, aspectos e características. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde pública) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Raquel Gil Costa

DIAS, A.;HANG, A. T.; CANZIARES, V. S. A.. Protocolo de identificação segura em uma instituição hospitalar no norte do Brasil: um projeto de intervenção. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de segurança do paciente para profissionais da rede de urgên) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eunice Ribeiro

DIAS, A.;HANG, A. T.; CANIZARES, V. S. A.. Protocolo de higienização das maõs e sua implementação em suas unidades de terapia intensiva em Rondônia: um olhar individual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de segurança do paciente para profissionais da rede de urgên) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vanessa Ezaki

HANG, A. T.; DIAS, A.; CANIZARES, V. S. A.. Protocolo de higienização das mãos e implementação em unidades de terapia intensiva em Rondônia: uma experiência individual. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de segurança do paciente para profissionais da rede de urgên) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rosa Maria Ferreira de Almeida

DIAS, A.;HANG, A. T.; CANIZARES, V. S. A.. Protocolo de identificação com ênfase na comunicação efetiva em um hospital terciário de Porto Velho-Rondônia: um projeto de intervenção. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de segurança do paciente para profissionais da rede de urgên) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Patrícia Guedes Torres

DIAS, A.;HANG, A. T.; CANIZARES, V. S. A.. Uma abordagem do protocolo de identificação e comunicação segura em um hospital terciário de Porto Velho-Rondônia: um projeto de intervenção em benefício de uma assistência mais segura. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de segurança do paciente para profissionais da rede de urgên) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Manoel Micherlane Costa do Nascimento

DIAS, A.;HANG, A. T.; CANIZARES, V. S. A.. Uma abordagem do protocolo de identificação e comunicação segura em um hospital terciário de Porto Velho: um projeto de intervenção. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização de segurança do paciente para profissionais da rede de urgên) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andriely Alayne Carvalho Sabini

PONTES, D.O.;HANG, A. T.; FIGUEIREDO, E. M. C.. RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE CHECKLIST EM MUTIRÕES DE CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: HANNY JOADAN MOURA TAVARES,

PONTES, D. O.; PEREIRA, P. P. S.;TAVARES HANG, ADRIANA. O ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE NAS UNIDADES CONSUMIDORAS E SEUS POSSÍVEIS EVENTOS RELACIONADOS:UMA REVISÃO DE ESCOPO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Miguel de Araújo Vilela

PONTES, D. O.; PEREIRA, P. P. S.;TAVARES HANG, ADRIANA. AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE DE INDICADORES DE ESTRUTURA E PROCESSO EM UMA SÉRIE HISTÓRICA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DA REGIÃO NORTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Vitória Catarina Ferreira de Souza

PONTES, D. O.;HANG, ADRIANA TAVARES; PEREIRA, P. P. S.. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO EM UM MUNICÍPIO DA REGIÃO NORTE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: PATRÍCIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA MOURA

TAVARES HANG, ADRIANA; PEREIRA, P. P. S.; FIGUEIREDO, E. M. C.. OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA AMAZÔNIA LEGAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Patrícia Teixeira de

TAVARES HANG, ADRIANA; PEREIRA, P. P. S.; FIGUEIREDO, E. C. M.. Oliveira.Ocorrência de quedas em uma unidade de referência no atendimento de urgência e emergência da Amazônia Legal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Aline Thaís Ferreira Santana

TAVARES HANG, ADRIANA; MOURA, C. O.; PEREIRA, P. P. S.. OS SIGNIFICADOS DA SEGURANÇA DO PACIENTE PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: um estudo de Teoria Fundamentada nos Dados. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Geisiane Morais Silva

PONTES, D. O.; PEREIRA, P. P. S.;HANG, A. T.; SOUZA, J. F.. FORÇAS IMPULSORAS E RESTRITIVAS QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO CME. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Caroline Pessoa Frazão

ALVES, C. L. M.;HANG, ADRIANA TAVARES; CANIZARES, V. S. A.. Situação vacinal dos portadores de doenças raras e seus cuidadores no Estado de Rondônia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Josimeire Catanhêde de Deus

PONTES, D. O.; PEREIRA, P. P. S.; ALMEIDA, R. M. F.;HANG, A. T.. Análise da gestão de qualidade: autoavaliação da estrutura e processo dos núcleos de segurança do paciente do estado de Rondônia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Laís Xavier de Araújo Oliveira

PEREIRA, P. P. S.; PONTES, D. O.; ALMEIDA, R. M. F.;HANG, A. T.. Cultura de segurança do paciente: avaliação das práticas dos profissionais de saúde de uma maternidade no norte do Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Bianca Oyola, Patricia Caldeira, Tania Leal Moreira

FREITAS, J. L. G.;HANG, A. T.; MOREIRA, K. F. A.. Perfil dos óbitos por suicídio no Estado de Rondônia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Carla Nicole, Eliane Silva, Lunna Santos, Nathália Santhos

HANG, A. T.; ALVES, C. L. M.; CARDOSO, P. B. S.. Mortalidade indígena em Rondônia: aspectos epidemiológicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Kelvyn Cristopher Bueno de Godoy Oliveira

JESUS, M.S.B; MOREIRA, K. F. A.;HANG, A. T.TAVARES, A. P.. PERFIL DA TUBERCULOSE NO SISTEMA PRISIONAL DE PORTO VELHO, RONDÔNIA, NO PERÍODO DE 2010 A 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Laís Pereira de Oliveira; Rochelle Cristina Almeida Gomes

RODRIGUES, D. E.; MOREIRA, K. F. A.; FREITAS, J. L. G.;HANG, A. T.. Perfil dos atendimentos às mulheres de 20 a 59 anos em uma unidade de pronto atendimento de Porto Velho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Makilane A

FREITAS, J. L. G.; VENERE, M.; DIAS, A.;HANG, A. T.. Robertino Mara Regina Durão; Rosilana A. Ramires.Genograma e ecomapa: descobrindo potencialidades da qualidade de vida e saúde de idosos em família e comunidade, Porto Velho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Lúnior P

FELIX, J.; PONTES, D. O.;HANG, A. T.. S. Mendonça Maria Madalena S. Lima Mirla Karoline.Perfil das internações hospitalares em uma capital da Amazônia do sudoeste amazônico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Nubia Souza Correia Mariane Pereira Silva

BORBA, D.;HANG, A. T.; MOREIRA, K. F. A.. Mortalidade de crianças de 1 a 4 anos em uma capital da região amazônica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Elizete Souza, Jaqueline Nascimento,Suiane Damasceno

MOREIRA, K. F. A.; PINHEIRO, A. S.;HANG, A. T.. Perfil sociodemográfico de puérperas com histórico de ITU gestacional atendidas em uma maternidade de risco habitual, Porto Velho-RO 2015. 2015 - Universidade Federal de Rondônia.

Aluno: Arisne Loiare C

CRONEMBERGER, A. C.; MEDEIROS, L. A. P.;HANG, A. T.TAVARES, A. P.; SOUZA, M. I.; PEREIRA, M. B.. Cronemberger e Lucia Aline Palheta Medeiros.o perfil das vítimas de acidentes de trânsito no Brasil e a atuação do enfermeio frente ao trauma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

Aluno: Nadileia Soares/ Hermes Souza

Nadileia Soares; Hermes Souza; Marcuce Antonio Miranda;HANG, A. T.TAVARES, A. P.. Assistência de enfermagem no puerpério: orientações recebidas na maternidade estadual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

Aluno: ALDA BRAGA BEZERRA E ANE CELIA SOUZA SILVA

BEZERRA, Alda B.; SILVA, Ane Celia S.; CORREIA, Mara B. R. M.;HANG, A. T.TAVARES, A. P.. HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DO CENTRO CIRÚRGICO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

HANG, ADRIANA TAVARES; CAVALCANTE, D. F. B.; OLIVEIRA, M. G.. Edital N 02/NUSAU/UNIR/2022, DE 31 DE MAIO DE 2022 - Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Campus José Ribeiro Filho. 2022. Universidade Federal de Rondônia.

PEREIRA, P. P. S.;HANG, A. T.; SOUZA, J. F.. Edital 008/2016/NUSAU. 2016. Universidade Federal de Rondônia.

JESUS, M. S. B.; FREITAS, J. L. G.;HANG, A. T.. Concurso de Professor do Magistério Superior Edital 012/ GR/UNIR/2015. 2015. Universidade Federal de Rondônia.

JESUS, M.S.B; PONTES, D.O.;HANG, A. T.TAVARES, A. P.. Prova Didática ? Edital 006/2014 Banca do Departamento de Enfermagem. 2014. Universidade Federal de Rondônia.

ORFAO, N. H.; MOREIRA, K. F. A.;HANG, A. T.. Comissão de avaliação para Cadastro de Preceptores para o curso de Enfermagem. 2016. Universidade Federal de Rondônia.

Orientou

Jennysser Oliveira da Silva Andrade

SEGURANÇA MEDICAMENTOSA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: adesão aos anti-hipertensivos por usuários de uma Unidade de Saúde da Família de Porto Velho/RO; Início: 2024; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia, Secretaria de Atenção Primária à Saúde; (Orientador);

Eloíza Rodrigues Ramiro

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O ERRO EM MEDICAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: Uma revisão Integrativa; Início: 2021; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia, Secretaria de Atenção Primária à Saúde; (Orientador);

Arghia Gigli de Souza

?A segurança do paciente na interface dos cuidados paliativos: uma revisão integrativa da literatura?; ; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia; (Orientador);

ELIANA ROLINS ANASTACIO FERREIRA

CARACTERIZAÇÃO DAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS EM UM HOSPITAL SENTINELA DO NORTE DO BRASIL; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E TRABALHOS VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENT; (Orientador);

JULIANE FRANÇA SOUZA SILVINO

Segurança na terapia transfusional em um hospital sentinela do Norte do Brasil; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

ADRIELE COSTA DE ARAÚJO

A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE: implicações para a assistência segura em um hospital sentinela da Amazônia Legal; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Suyane Reis Nogueira

Monitoria Acadêmica na disciplina Fundamentos e Práticas de Enfermagem III; Início: 2023; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Rondônia; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Wuelison Lelis de Oliveira

Sífilis em gestantes: prevalência e fatores associados em uma capital do Norte do Brasil; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia, Ministério da Educação; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Camila de Oliveira Souza Dias

Avaliação dos atributos da atenção primária à Saúde nas ações de controle da hanseníase na perspectiva de profissionais de saúde em Porto Velho, Rondônia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia, Ministério da Saúde; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Wuelison Lelis de Oliveira

SÍFILIS EM GESTANTES: prevalência e fatores de vulnerabilidade em uma capital do Norte do Brasil; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia, Ministério da Saúde; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Fabricio Brito dos Santos

CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: percepção de profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Porto Velho, Rondônia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Multiprofisisonal em Saúde da Família) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Isabela Pimentel Ferreira

Série histórica do NOTIVISA: uma análise do banco de notificação de segurança do paciente do estado de Rondônia; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E TRABALHOS VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENT; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Aline Thaís Ferreira Santana

OS SIGNIFICADOS DA SEGURANÇA DO PACIENTE PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: um estudo de Teoria Fundamentada nos Dados; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Adriana Tavares Hang;

PATRÍCIA TEIXEIRA DE OLIVEIRA MOURA

OCORRÊNCIA DE QUEDAS EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA NO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DA AMAZÔNIA LEGAL; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Bruna Neres Dias e Deizielli Cosma Camargo

O PERFIL DO PACIENTE RENAL CRÔNICO NO BRASIL A PARTIR DA PREVALÊNCIA DE PACIENTES EM TRATAMENTO DIALÍTICO: REVISÃO BILIOGRÁFICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho; Orientador: Adriana Tavares Hang;

ALESSANDRA REIS DA CUNHA E ALGEANE OLIVEIRA DO NASCIMENTO

CARACTERIZAÇÃO DAS GESTANTES ADOLESCENTES ATENDIDAS NO PRÉ ? NATAL DA UBS DO BAIRRO CALADINHO NO MUNICIPIO DE PORTO VELHO/RO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho; Orientador: Adriana Tavares Hang;

NUBIA CRISTINA PEREIRA DE SOUZA E GENEILTON CABRAL DE SOUZA

INCIDÊNCIA DA TUBERCULOSE NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RO DE 2007 A 2010; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho; Orientador: Adriana Tavares Hang;

DAIANE CABRAL BARROS E MAERNE OLIVEIRA MAIA

INCIDÊNCIA DE MENINGITE BACTERIANA EM MENORES DE 2 ANOS EM UM HOSPITAL INFANTIL DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RO DE 2005 A 2010; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Luzanira da Costa Moraes/ Gracilene Santos Feitosa

O que leva pais e responsáveis ao não cumprimento do calendário vacinal de Lactentes de 0 a 15 meses; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdades Integradas Aparício Carvalho; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Evandro Francisco de Farias Júnior

CONHECIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DA UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E TRABALHOS VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENT; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Alisson Valmir Jurello RIbeiro

ADESÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA DO PACIENTE QUANTO AO USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Tavares Hang;

Produções bibliográficas

  • HANG, A. T. ; FARIA, B. G. ; RIBEIRO, -. A. C. R. ; VALADARES, G. V. . Challenges to patient safety in intensive care: a grounded theory. ACTA PAUL DE ENFERM , v. 36, p. 1-12, 2023.

  • PEREIRA, PRISCILLA PEREZ DA SILVA ; SABINI, A. A. C. ; DEUS, J. C. ; ARAUJO, L. X. ; PONTES, D. O. ; TAVARES HANG, ADRIANA ; SOUZA, C. J. M. ; FREITAS, J. L. G. . Risk factors for healthcare-associated infections in intensive care units.. Revista de Enfermagem da UFPI (REUFPI) , v. 12, p. 380-386, 2023.

  • NUNES, M. S. ; ALVES, C. L. M. ; OLIVEIRA, M. V. G. ; HANG, A. T. ; ESCOBAR, A. L. . BAIXA ESTATURA E FATORES ASSOCIADOS ENTRE CRIANÇAS INDÍGENAS WARI', NO OESTE DO ESTADO DE RONDÔNIA, BRASIL. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF BASIC EDUCATION, TECHNICAL AND TECHNOLOGICAL , v. 10, p. 14, 2023.

  • PEREIRA, PRISCILLA PEREZ DA SILVA ; DE ALMEIDA, ROSA MARIA FERREIRA ; DOS SANTOS, CLENILDA APARECIDA ; HANG, ADRIANA TAVARES ; PONTES, DANIELA OLIVEIRA ; NOBREGA, LUIZ LEONARDO LOUZADA ; SABINI, ANDRIELY ALAYNE CARVALHO ; BRAGADO, MARIA JULIANA VASCONCELLOS ; RODRIGUES, RAFAELA OLIVEIRA DE SALES . CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÃ?Ã?O PRIMÃ?RIA Ã? SAUDE SOBRE SEGURANÃ?A DO PACIENTE EM RONDÃ?NIA. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR , v. 27, p. 5057-5073, 2023.

  • ARAUJO, L. X. ; PEREIRA, P. P. S. ; PONTES, D.O. ; HANG, A. T. ; FREITAS, J. L. G. ; SILVA, V. M. ; PAIVA, K. P. ; SOUZA, C. J. M. ; MEIRELES, C. V. S. ; RODRIGUES, M. D. ; TAVARES, D. T. S. ; ROSA, M. M. S. . Fatores de risco nas neurocirurgias: um estudo de coorte do norte do Brasil. CUIDARTE , v. 13, p. 2154, 2022.

  • HANG, ADRIANA TAVARES ; VALADARES, GLAUCIA VALENTE ; PAES, GRACIELE OROSKI . A complexidade da segurança do paciente na Unidade de Terapia Intensiva. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. 898974924, 2020.

  • PONTES, DANIELA OLIVEIRA ; PEREIRA, PRISCILLA PEREZ DA SILVA ; FERREIRA, ISABELA PIMENTEL ; HANG, ADRIANA TAVARES . Ensino do controle de infecção: um estudo experimental na graduação em Enfermagem. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 9, p. e207985254, 2020.

  • BARBOSA DA SILVA, VALENTINA ; FELIX DE SOUZA, JACKELINE ; TAVARES HANG, ADRIANA ; DOMINGOS DE SOUZA FILHO, JORGE ; GOMES MARTELLET, MARINA ; DO NASCIMENTO XAVIER, JAMAIRA . Qualificando profissionais de saúde para o acolhimento com classificação de risco. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais , v. 5, p. 88-98, 2020.

  • HANG, A. T. ; PEREIRA, P. P. S. ; QUEIROZ, P. O. S. ; CRUZ, L. L. P. ; VALADARES, G. V. . Segurança na administração de medicamentos: relato de experiência do norte do Brasil. revista cenas educacionais , v. 2, p. 107-120, 2019.

  • MOREIRA, K. F. A. ; MOURA, C. O. ; FERNANDES, D. E. R. ; TOURINHO, M. B. A. C. ; HANG, A. T. ; CONDE, E. I. L. M. ; RODRIGUEZ, T. D. M. . GESTÃO DO CUIDADO DA OBESIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM RONDÔNIA. In: Edson dos Santos Farias; Marcelo Tiago Baltazar Correa; Marcos Antônio Sales Rodrigues; Lerissa Nauana Ferreira; Katia Fernanda Alves Moreira; Fabio Biasotto Feitosa. (Org.). Panorama da Obesidade em Rondônia: gestão do cuidado e políticas públicas de alimentação e nutrição. 1ed.Campina Grande: Editora Amplla, 2022, v. 1, p. 1-63.

  • MOREIRA, K. F. A. ; MOURA, C. O. ; RODRIGUES, D. E. ; TOURINHO, M. B. A. C. ; HANG, A. T. ; CONDE, E. I. L. M. ; RODRIGUEZ, T. D. M. . MECANISMOS DE GOVERNANÇA E ADVOCACY EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO E CONTROLE DA OBESIDADE EM RONDÔNIA. In: Edson dos Santos Farias et al. (Org.). Panorama da obesidade em Rondônia [livro eletrônico]: gestão do cuidado e políticas públicas de alimentação e nutrição. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2022, v. 1, p. 32-45.

  • MOREIRA, K. F. A. ; RODRIGUES, M. A. S. ; CAUPER, H. C. ; HANG, A. T. ; SILVA, A. D. ; LEITE, J. C. R. A. P. . Qualidade de vida de hipertensos acompanhados em unidade básica de saúde de Porto Velho-RO. In: Fabio Biasotto Feitosa; Daniel Delani; Edson dos Santos Farias. (Org.). Coletânea Saúde na Amazônia: ensino e perspectivas. 1ed.Campina Grande: Amplla, 2022, v. , p. 1-114.

  • CORREA, M. T. B. ; GRITTI, M. ; CARVALHO, W. R. G. ; FARIAS, E. S. ; FREITAS, J. L. G. ; HANG, A. T. . Perfil epidemiológico dos pacientes cadastrados com hipertensão arterial sistêmica em uma unidade de saúde da família. In: Jean Ezequiel Limongi. (Org.). Vigilância em saúde: interfaces entre a saúde pública e a pesquisa científica. 1ed.Uberlândia: ABEC Brasil, 2021, v. 1, p. 1-237.

  • HANG, A. T. ; OTT, A. M. T. ; BARBIRATO, D. S. ; ESCOBAR, A. N. ; ALVES, C. L. M. . Prevalência de diabetes em indígenas Wari? do sudoeste da Amazônia, Brasil. In: Saulo Vasconcelos Rocha; Guilherme Eustáquio Furtado; Nuno Amaro; Rui Matos. (Org.). Temas Emergentes em Atividade Física, Saúde e Bem-Estar: Realidades de Brasil e Portugal. 1ed.Coimbra: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, 2020, v. 1, p. 1-233.

  • VALADARES, G. V. ; HANG, A. T. . Rigor metodológico e critérios de cientificidade: reflexões contemporâneas e a Teoria Fundamentada nos Dados. In: Maria Ribeiro Lacera; José Luis Guedes dos Santos. (Org.). Teoria Fundamentada nos Dados: bases teóricas e metodológicas. 1ed.Porto Alegre: Moriá editora, 2019, v. 1, p. 271-298.

  • CRUZ, M. N. ; HANG, A. T. ; VILELA, M. A. ; MARQUES, F. A. A. ; PONTES, D.O. ; PEREIRA, P. P. S. ; FERREIRA, I. P. . Avaliação do ensino de controle de infecção na graduação de enfermagem: um estudo experimental. In: IX Congresso Virtual de gestão, educação e promoção da saúde, 2020. Anais do Congresso Virtual Brasileiro. Gestão, Educação e Promoção da Saúde, 2020, 2020.

  • DEUS, J. C. ; ARAUJO, L. X. ; PEREIRA, P. P. S. ; SILVA, V. M. ; HANG, A. T. ; PONTES, D.O. . Análise da internação de idosos em unidade de terapia intensiva em Porto Velho, Rondônia. In: III Simpósio sobre Envelhecimento Saudável e Ativo, 2020, Porto Velho. Anais da I Jornada Gerontológica & II e III Simpósio sobre Envelhecimento Saudável e Ativo, 2020., 2020.

  • HANG, A. T. . A Pesquisa em Segurança do Paciente. In: I JORNADA INTEGRADA E VI ENCONTRO ESTADUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE DE RONDÔNIA, 2019, Porto Velho. A Pesquisa em Segurança do Paciente, 2019.

  • HANG, A. T. ; RIBEIRO, -. A. C. R. ; FARIA, B. G. ; VALADARES, G. V. . A SEGURANÇA DO PACIENTE AO LONGO DA HISTÓRIA E O CUIDADO DE ENFERMAGEM. In: 24 Jornada Nacional de História da Enfermagem, 2021, Rio de Janeiro. Anais do Pesquisando em Enfermagem: Jornada Nacional de História da Enfermagem: Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem,. Rio de Janeiro: Escola de Enfermagem Anna Nery, 2021. v. 1. p. 27-121.

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. . ASPECTOS DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO NORTE DO BRASIL. In: I Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente -SOBRASP, 2019, Rio de Janeiro. ASPECTOS DA SEGURANÇA DO PACIENTE NO NORTE DO BRASIL, 2019.

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. . A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA. In: 20o SENPE ? Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem e o 1o SINPE ? Seminário Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2019, Rio de Janeiro. A TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA, 2019.

  • SERRA, J. G. ; CASTRO, T. M. ; SILVA, I. C. ; MONTEIRO, J. C. ; HANG, A. T. . A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA PARA A ASSISTÊNCIA SEGURA NA TERAPIA INTENSIVA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA. In: ICongresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente - SOBRASP, 2019, Rio de Janeiro. A EDUCAÇÃO CONTINUADA COMO ESTRATÉGIA PARA A ASSISTÊNCIA SEGURA NA TERAPIA INTENSIVA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA, 2019.

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. . A ENFERMAGEM BRASILEIRA E A APLICAÇÃO DA GROUNDED THEORY NA PESQUISA. In: 71 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2019, Manaus. ANAIS 71 CBEn, 2019.

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. ; MORAES, C. M. . A SEGURANÇA DO PACIENTE À LUZ DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO: UMA REFLEXÃO. In: 25 Pesquisando em Enfermagem/18° Encontro Nacional de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem/21ª Jornada Nacional de História da Enfermagem, 2018, RIO DE JANEIRO. Impactos da produção de conhecimento na transformação das práticas em saúde. RIO DE JANEIRO: C&S Pesquisa, 2018. v. 1. p. 61-61.

  • TAVARES, A. P. ; VALADARES, G. V. . A SEGURANÇA DO PACIENTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. In: Anais da 21 Jornada Nacional de História da Enfermagem; 18° Encontro Nacional de Fundamentos do cuidado de Enfermagem - 2018, 2018, RIO DE JANEIRO. Impactos da produção de conhecimento na transformação das práticas em saúde. RIO DE JANEIRO: C&S Pesquisa, 2018. v. 1. p. 62-62.

  • PEREIRA, P. P. S. ; PONTES, D. O. ; HANG, A. T. ; FREITAS, J. L. G. ; MOREIRA, K. F. A. ; BARROS, A. B. ; ALVES, M. C. A. ; SANCHES, M. M. ; TAVARES, D. T. S. . INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA A SAÚDE NO NORTE DO BRASIL: INCIDÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO E EPIDEMIOLOGIA HOSPITALAR e I CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTROLE DE INFECÇÃO EM PEDIATRIA E NEONATOLOGIA, 2018, Porto Alegre. Journal of Infection Control, 2018. v. 7. p. 87-87.

  • HANG, A. T. ; ALVES, C. L. M. ; ESCOBAR, A. N. . Screening para alterações metabólicas em indígenas Wari'. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Screening para alterações metabólicas em indígenas Wari', 2017.

  • ALVES, C. L. M. ; DOMINGUES, C. G. ; HANG, A. T. ; PEREIRA, C. N. O. ; OLIVEIRA, M. G. ; ESCOBAR, A. N. . Baixa estatura entre crianças indígenas Wari'. In: X Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2017, Florianópolis. Baixa estatura entre crianças indígenas Wari', 2017.

  • HANG, A. T. ; SOUSA FILHO, J. D. ; SILVA, V. B. ; SOUZA, J. F. ; XAVIER, J. N. ; MARTELLET, M. G. . ACOLHIMENTO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO NAS UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO DE UMA CAPITAL DA REGIÃO NORTE. In: 69° Congresso Brasileiro de Enfermagem - CBEn, 2017, Maceió. O trabalho de enfermagem na construção de uma sociedade democrática. Maceió: CBEn, 2017. v. 1. p. 1254-1254.

  • HANG, A. T. ; PEREIRA, P. P. S. . Educação permanente como estratégia para a promoção da segurança do paciente. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HANG, A. T. . Cultura de Segurança do paciente em unidades de terapia intensiva: como prevenir eventos adversos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HANG, A. T. ; RIBEIRO, A. C. R. ; FARIAS, B. G. ; VALADARES, G. V. . A segurança do paciente ao longo da história e o cuidado de enfermagem. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HANG, A. T. . Pesquisa qualitativa em saúde. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. ; ROSALINO, A. S. . A segurança do paciente e o perfil laboral dos enfermeiros da Unidade de Terapia Intensiva. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HANG, A. T. . ?SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HANG, A. T. . A importância da pesquisa em segurança do paciente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. ; MORAES, C. M. . A SEGURANÇA DO PACIENTE À LUZ DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO: UMA REFLEXÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. . A SEGURANÇA DO PACIENTE NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HANG, A. T. ; GALDINO, P. . Doenças causadas por vetores: febre Chikugunya febre Zika.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAVARES, A. P. ; HANG, A. T. ; VALE, L.C.S. . Hepatite A e Doenças Diarréicas Agudas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HANG, A. T. ; TAVARES, A. P. . Segurança na assistência de enfermagem ao paciente grave. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRITO, J. S. ; RUI R. DURLACHER ; COSTA, G. R. ; TAVARES, A. P. ; TADA, M.S. ; SILVA, L.H.P. . PROJETO de integração FUNASA-PACS-PSF nas atividades de controle da malária no município de Candeias do Jamari, Rondônia. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOREIRA, K. F. A. ; HANG, A. T. ; MOURA, C. O. ; RODRIGUES, D. E. ; LEITE, J. C. R. A. P. ; MONTEIRO, J. C. . Abordagens em medicina: avanços científicos, tecnológicos e sociais. Campina Grande, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRITO, J. S. ; RUI DURLACHER ; TAVARES, A. P. ; COSTA, G. R. ; TADA, M.S. ; SILVA, L.H.P. . Projeto piloto para descentralização das ações de controle da malaria em Triunfo-RO 2003 (PESQUISA).

Outras produções

CANIZARES, V. S. A. ; CEDARO, J. J. ; PONTES, D.O. ; HANG, A. T. ; RODRIGUES, T. D. M. ; ESCOBAR, A. N. ; ORTIGOSA, V. N. ; OLIVEIRA, C. L. C. . Plano de Biossegurança da Universidade Federal de Rondônia em decorrência da COVID-19: versão 1. 2021.

MUNICIPAL, P. ; SAUDE, S. M. ; HANG, A. T. ; MOREIRA, K. F. A. ; PEREIRA, P. P. S. . Protocolo para inclusão e exclusão de usuários diabéticos insulinodependentes cadastrados para automonitoramento glicêmico do município de Porto Velho / Prefeitura Municipal de Porto Velho. 2019.

BRAUM, C. ; TAVARES, A. P. ; MARCOLINO, T. ; PRZYBSZ, K. ; COSTA, G. R. . Manual de Tratamento de Feridas do CEMETRON. 2012.

HANG, A. T. ; FREITAS, J. L. G. ; DIAS, A. ; SANTOS, M. R. ; DIAS, A. ; RODRIGUES, R. V. ; DIOGO, K. ; EVANS, R. ; JUNIOR, P. . Dezembro vermelho: vamos combinar, prevenir é melhor!. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

HANG, A. T. ; ORFAO, N. H. ; SECUNDO, C. ; BONFIM, S. . I Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem do Estado de Rondônia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUZA, C. O. ; HANG, A. T. . AVALIAÇÃO DOS ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NAS AÇÕES DE CONTROLE DA HANSENÍASE. 2023. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, F. B. ; HANG, A. T. . CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE: percepção de profissionais da Atenção Primária à Saúde do município de Porto Velho, Rondônia. 2021. (Relatório de pesquisa).

HANG, A. T. ; VALADARES, G. V. . OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À SEGURANÇA DO PACIENTE PELOS ENFERMEIROS DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. 2021. (Relatório de pesquisa).

SILVA, V. B. ; HANG, A. T. ; SOUSA FILHO, J. D. ; SOUZA, J. F. . Acolhimento com classificação de risco nas unidades de pronto atendimento de Porto Velho/RO. 2017. .

HANG, A. T. ; OTT, A. M. T. . Glicemia capilar alterada em indígenas Wari' do sudoeste da Amazônia Brasil. 2017. (Relatório de pesquisa).

HANG, A. T. . Cuidados com pacientes traqueostomizados. 2016. .

BRAUM, C. ; PRZYBSZ, K. ; COSTA, G. R. ; TAVARES, A. P. ; HANG, A. T. ; MARCOLINO, T. . Tratamento de feridas - orientações aos profissionais de enfermagem. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - aula magna).

CORREIA, Mara B. R. M. ; TAVARES, A. P. ; HANG, A. T. . Noções básicas de instrumentação cirúrgica. 2009. .

JESUS, M.S.B ; TAVARES, A. P. ; PINTO,J. A.M. ; PEREIRA, R.F. . Projeto de capacitação de tecnicos e auxiliares de enfermagem do CEMETRON em biossegurança na assistência de enfermagem. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - periodico).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Interfaces da hemovigilância e da segurança do paciente em um hospital sentinela do Norte do Brasil, Descrição: Introdução: Estudos que abordam ações acerca da hemovigilância na interface com a segurança do paciente no ambiente hospitalar são relevantes e necessários para a identificação de boas práticas e também de incidentes relacionados ao uso de hemocomponentes e seus reflexos à segurança do paciente. Objetivos: Analisar as interfaces da hemovigilância e da segurança do paciente em um hospital sentinela do Norte do Brasil - Caracterizar as reações transfusionais imediatas em um hospital sentinela do norte do Brasil; Identificar as conformidades das práticas seguras durante a administração de hemocomponentes em um hospital sentinela do Norte do Brasil. Método: Propõe-se para este estudo dois delineamentos para o alcance dos objetivos propostos. Para a caracterização das reações transfusionais imediatas, será realizado um estudo de abordagem quantitativa de delineamento longitudinal retrospectivo, exploratório e descritivo. Serão coletados dados dos registros de hemotransfusões de prontuários eletrônicos e livros de ocorrência da equipe de enfermagem no período de dois anos (2020 a 2022) nos setores de internação onde se realizou terapia transfusional de um hospital sentinela. Os dados serão analisados mediante estatística descritiva utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão 23.0. Para o objetivo identificar as conformidades das práticas seguras durante a administração de hemocomponentes, será conduzido um estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizando a análise temática dos dados com o auxílio do software MAXQDA versão 12.1. Este é um subprojeto do estudo: Boas práticas na assistência ao paciente, no controle da infecção e no processamento de produtos para a saúde no estado de Rondônia, linha de pesquisa Qualidade da assistência e Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia sob o parecer n 3.771.377. Resultados esperados: Corroborar com o alcance das metas de segurança do paciente nas ações de cuidado voltados a hemoterapia, gerando resultados como práticas confiáveis, mitigando os riscos aos pacientes, alterando o quadro de incidentes assistenciais relacionados à terapia transfusional e subsidiando também ações de educação permanente nesta temática. Palavras-chave: Segurança do Paciente. Segurança Transfusional. Enfermagem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / Eliana Rolin Anastacio Ferreira - Integrante / JULIANE FRANÇA SOUZA SILVINO - Integrante.

  • 2023 - Atual

    QUALIDADE E SEGURANÇA NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NA INTERNAÇÃO HOSPITALAR: a percepção do paciente, Descrição: Introdução: Avaliar a experiência vivenciada pelo paciente durante a internação hospitalar subsidia a identificação de pontos falhos no processo assistencial, favorece a reflexão e a implementação de mudanças para o alcance da qualidade almejada e de cuidados seguros. Objetivo: Analisar a percepção do paciente quanto à segurança assistencial em hospitais públicos de Porto Velho, Rondônia. Método: Trata-se de um estudo transversal do tipo survey com análise estatística descritiva, com o auxílio do programa estatístico SPSS versão 23.0. A percepção do paciente internado será coletada mediante uso do instrumento Patient Measure of Safety (PMOS) traduzido e adaptado transculturalmente para uso no Brasil. Os participantes serão pacientes internados há mais de três dias em hospitais públicos do município de Porto Velho, com idade #8805; 18 anos. O PMOS é composto por 44 questões e nove domínios direcionados à segurança do paciente e a qualidade da assistência. Os resultados serão obtidos a partir da determinação de uma pontuação para cada domínio (1 a 5), calculando-se a média das respostas para todos os itens que compõem o domínio. Pontuações mais altas indicam resposta mais positiva. Onde os escores não estiverem disponíveis para um ou mais dos nove domínios, o escore médio será codificado como ausente. O estudo será desenvolvido no período de agosto de 2023 a agosto de 2024. Este é um subprojeto do estudo: Boas práticas na assistência ao paciente, no controle da infecção e no processamento de produtos para a saúde no estado de Rondônia, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Rondônia. Resultados esperados: Corroborar com a produção de dados que propiciem um diagnóstico quanto à segurança assistencial ofertada no ambiente hospitalar, visando identificar áreas de força e fragilidade para a segurança do paciente com base nas informações apresentadas pelos pacientes. Subsidiar ações para a mitigação de incidentes em saúde no ambiente hospitalar.Palavras-chave: Segurança do Paciente. Assistência Hospitalar. Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / Adriele Costa de Araújo - Integrante.

  • 2022 - 2023

    A SEGURANÇA DO PACIENTE NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO DE TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS, Descrição: Considerando a segurança do paciente como um tema transversal e multidisciplinar, sendo ao mesmo tempo algo amplo e complexo devido aos significados, valores e crenças que abarca. Este estudo tem como objetivo geral compreender os significados da segurança do paciente para acadêmicos de enfermagem. E como objetivos específicos: conhecer como os acadêmicos de enfermagem do quarto e quintos anos significam a segurança do paciente; relacionar os significados com a Política Nacional de Segurança do Paciente no que tange às recomendações ao ensino na graduação em saúde; e propor três grandes categorias teóricas que expliquem tais significados à segurança do paciente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa adotando a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD) nos moldes de Corbin e Strauss (2015) como base teórica e metodológica. Os participantes serão alunos da graduação de enfermagem do quarto ao quinto ano de instituições de ensino superior privada e pública. Os dados serão obtidos mediante entrevista semiestruturada gravada em mídia eletrônica e o preenchimento de um instrumento de caracterização dos participantes. O período da coleta dos dados compreenderá os meses de novembro de 2022 a fevereiro de 2023. Esta pesquisa tem relevância considerando-se a complexidade do tema segurança do paciente, que deve ser compreendido sob várias perspectivas teóricas e metodológicas. Portanto, a abordagem qualitativa pautada na TFD é ideal para ampliar a compreensão dos significados atribuídos à segurança do paciente, contribuindo com os futuros profissionais, impactando na formação do enfermeiro, na construção de uma cultura segura e na mitigação dos EA na assistência de enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / ALINE THAÍS FERREIRA SANTANA - Integrante.

  • 2022 - 2023

    Avaliação dos atributos da atenção primária à Saúde nas ações de controle da hanseníase na perspectiva de profissionais de saúde em Porto Velho, Rondônia, Descrição: Introdução: A atuação conjunta do programa nacional de controle da hanseníase com a atenção primária à saúde (APS) favorece o alcance das metas nas ações de controle da hanseníase (ACH), pautadas em oportunizar a eliminação dessa doença como um problema de saúde pública. Objetivo: Avaliar os atributos da atenção primária à saúde na orientação das ações de controle da hanseníase na perspectiva dos gerentes de unidades, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da zona leste do município de Porto Velho, Rondônia. Método: Pesquisa quantitativa, descritiva, do tipo pesquisa de campo, aplicando o instrumento de avaliação de desempenho dos serviços da atenção primária à saúde na atenção à hanseníase. Utilizou-se a tabela likert para o cálculo dos escores que teve 6,6 como ponto de corte, além de um instrumento de caracterização dos participantes. Participaram do estudo gerentes de unidades, médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde atuantes nas unidades da APS da zona leste do município de Porto Velho, Rondônia. Os dados foram coletados no período de junho a outubro de 2022. Resultados: Foram entrevistados 48 participantes, sendo 45,8 agentes comunitários de saúde, 25,0 enfermeiros, 16,7 médicos e 12,5 gerentes de unidades de saúde. A média alcançada dos escores gerais, essencial e escore derivado para os participantes do estudo foi de 7,65 (1,71) e 6,40 (1,88) respectivamente. Conclusão: A atenção primária à saúde apresenta alta orientação quanto aos atributos essenciais e baixa orientação nos atributos derivados das ACH, principalmente na coordenação, segundo os gerentes; na orientação comunitária, para enfermeiros e médicos; e na orientação profissional, segundo os agentes comunitários de saúde. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar e orientar a reorganização dos serviços de saúde das unidades da zona leste de Porto Velho e o fortalecimento da atuação da APS no controle da hanseníase, qualificando a atenção prestada ao usuário e prevenindo os agravos dela decorrentes. Palavras-chave: Hanseníase; Atenção Primária à Saúde; Avaliação em Saúde; Política de Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / Camila Oliveira de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2022 - Atual

    A SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES DE CUIDADOS INTENSIVOS ADRIANA TAVARES HANG, Descrição: A segurança do paciente como também a insegurança, está presente em todos os locais onde se prestam cuidados à saúde, permeando todos os níveis de atenção à saúde nos diversos países do mundo. Este projeto tem como objetivo avaliar aspectos relevantes e sensíveis à segurança do paciente em unidades de cuidados intensivos em Porto Velho/RO. Trata-se de estudo de campo, do tipo transversal com abordagem quantitativa. A população do estudo envolverá dados secundários e profissionais envolvidos na assistência à saúde no ambiente hospitalar de terapia intensiva. A coleta de dados será realizada por meio de questionários padronizados. Será realizada análise estatística descritiva utilizando-se o pacote estatístico SPSS versão 23.0. Este projeto está vinculado ao projeto matriz Boas práticas na assistência ao paciente, no controle da infecção e no processamento de produtos para saúde no estado de Rondônia, autorizado pelo CEP-UNIR sob o parecer 3.771.377, atendendo ao previsto na resolução/CNS/466/12 sobre pesquisas realizadas com seres humanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / EVANDRO FRANCISCO DE FARIAS JUNIOR - Integrante / ALISSON VALMIR JURELLO RIBEIRO - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Boas práticas na assistência ao paciente, no controle da infecção e no processamento de produtos para a saúde no estado de Rondônia, Descrição: Realizar uma adequada assistência à saúde é o objetivo principal dos profissionais envolvidos na área de saúde. Esse projeto matriz tem como objetivo estudar os sistemas de informação, práticas profissionais e os processos educativos relacionados `a segurança do paciente, controle de infecção e processamento de produtos para a saúde no âmbito da atenção hospitalar e rede pré hospitalar em unidades do Estado de Rondônia em pesquisas do tipo descritivas e explicativas, observacionais ou de intervenção, com abordagem quantitativa ou qualitativa. A população do estudo envolve dados secundários, produtos para a saúde, usuários, profissionais e acadêmicos envolvidos na assistência e gestão do cuidado no âmbito do SUS, utilizando-se de questionários validados, observação in loco ou perguntas disparadoras. Os pesquisadores envolvidos serão docentes da Universidade Federal de Rondônia, profissionais vinculados aos grupos de pesquisa da universidade e alunos de graduação e pós-graduação, dos cursos da universidade, projetos de pesquisa e extensão. As análises serão realizadas de acordo com os delineamentos de cada subprojeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Integrante / Daniela Oliveira Pontes - Integrante / Priscilla Perez da Silva Pereira - Coordenador / FILIPE SOUZA DE AZEVEDO - Integrante / FLAVIANE REGIS DE SOUZA SANTANA - Integrante / PAULA TAMIRES LENES DA SILVA SANTOS - Integrante / VANESSA EZAKI - Integrante.

  • 2017 - 2021

    Os significados atribuídos à segurança do paciente pelos enfermeiros da unidade de terapia intensiva, Descrição: O tema segurança do paciente tornou-se uma prioridade na assistência em saúde no mundo a partir do século XXI, sendo o cuidado seguro definido como aquele com redução a minimo aceitável do rico de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde (WHO, 2009). No Brasil esse tema passou a integrar a agenda política a partir da mobilização do Ministério da Saúde junto a Organização Mundial de Saúde, sendo instituído no ano de 2013 o Programa Nacional de Segurança do Paciente baseado nos moldes internacionais (Brasil, 2014). A segurança do paciente compreende um universo amplo e complexo que se estende além da qualidade assistencial, que envolve atitudes e valores incorporados que se associam a normas, crenças, costumes e significados como aponta Bernardi (2014). Trata-se de projeto de tese de doutorado, uma pesquisa do tipo qualitativa, utilizando como referencial teórico o Interacionismo Simbólico à luz de George Mead e Blummer, adotando como metodologia a Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados em sua vertente Straussiana segundo Corbin e Strauss (2015). A pesquisa será desenvolvida junto aos participantes que serão enfermeiros assistenciais de Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais da esfera estadual Assistência Médica Intensiva (AMI) e Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON) no município de Porto Velho/Rondônia. O objetivo geral da pesquisa é compreender os significados atribuídos pelos enfermeiros que atuam na unidade de terapia intensiva à segurança do paciente. Foram definidos como objetivos específicos do estudo: Relacionar esses significados atribuídos pelos enfermeiros com as metas internacionais de segurança do paciente e propor uma teoria explicativa que associe a segurança do paciente ao cuidado de enfermagem e o cuidado em saúde na unidade de terapia intensiva. Os dados serão coletados mediante observação não participante e entrevista semiestruturada gravada em mídia eletrônica. O período da coleta de dados será de doze meses a partir de agosto de 2018, pela característica do método de utilizar-se da amostragem teórica dos participantes e saturação teórica das categorias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / Glaucia Valente Valadares - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

  • 2017 - 2019

    INFECÇÕES RELACIONADAS À ASSISTÊNCIA A SAÚDE NO ESTADO DE RONDÔNIA: INCIDÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS, Descrição: Trata-se de um estudo de coorte do tipo prospectivo, com objetivo de investigar a ocorrência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) entre os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e obstétricos ou internados em Unidades de Terapia Intensiva em uma capital do Norte do Brasil. A pesquisa será realizada nos dois maiores Hospitais do estado de Rondônia, no município de Porto Velho. A primeira unidade é de nível terciário e grande porte, possui em torno de 590 leitos de média e alta complexidade, realiza em média 700 cirurgias ao mês. Entre as cirurgias realizadas estão: ortopédicas, neurológicas, cardiológicas e transplantes. A referida unidade é campo de ensino prático da Universidade Federal de Rondônia. A segunda unidade é a maior do estado de Rondônia, com atendimentos de urgência e emergência. A unidade atende pacientes dos Estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Bolívia em diversas especialidades. Possui uma UTI com 10 leitos e uma Unidade de Cuidados Especiais com 09 leitos, totalizando 156 leitos hospitalares. O hospital também faz parte do campo de ensino prático da Universidade Federal de Rondônia. Os setores investigados serão: UTI, clínica cirúrgica, ortopedia, maternidade e clínica médica (para seguimento de paciente internado previamente na UTI). O tamanho da amostra será calculado após projeto piloto a ser realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2017, onde serão coletados dados sobre 150 pacientes. Para o cálculo será utilizado o programa estatístico Epi Info versão 7.2.0.1. Cada paciente internado na UTI ou após procedimento cirúrgico, ou cirurgia obstétrica será acompanhado até a alta hospitalar ou óbito. os resultados obtidos neste projeto de investigação sobre a ocorrência de IRAS pode contribuir para o monitoramento de informações e criar espaços de diálogo entre as instituições envolvidas expandindo assim o conhecimento sobre a temática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Integrante / Jeanne Lucia Gadelha Freitas - Integrante / Daniela Oliveira Pontes - Integrante / Priscilla Perez da Silva Pereira - Coordenador.

  • 2015 - 2018

    Estudo sobre morbidades em Rondônia, Descrição: Destina-se a produzir indicadores que medem aspectos qualitativos e quantitativos da assistência dispensada a uma população determinada objetivando caracterizar o perfil demográfico, socioeconômico e as morbidades pré-hospitalares e hospitalares de unidades públicas de saúde localizadas no estado de Rondônia; e, também, estudar os agravos e o quadro de morbidades referidas em grupos populacionais específicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Integrante / Maria do Socorro Bandeira de Jesus - Integrante / Daniela Oliveira Pontes - Integrante / Katia Fernanda Alves Moreira - Coordenador / Soraya Nedeff de Paula - Integrante / Paulo Renato Vitória Calheiros - Integrante / Edson Farias - Integrante / Jeanne Lucia Gadelha Freitas - Integrante / Daiana Evangelista Rodrigues - Integrante / Cleson Oliveira de Moura - Integrante / Aldrin de Sousa Pinheiro - Integrante / Daniela Borba - Integrante.

  • 2013 - 2018

    As iniquidades e os determinantes sociais da saúde e da doença dos indígenas Wari -Rondônia, Descrição: Tem como objetivo central o estudo de processos de mudanças ligados à saúde e às iniquidades de povos indígenas da Amazônia ocidental, com ênfase naqueles situados na fronteira do Brasil com a Bolívia, a oeste de Rondônia, os Wari?. Parte-se do princípio que essas dimensões, saúde e iniquidades são arenas privilegiadas para apreender e elucidar aspectos relacionados à complexa dinâmica de interações culturais, sociais e econômicas que mediam as relações entre os povos indígenas e a sociedade nacional envolvente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Integrante / Ana Lúcia Escobar - Coordenador / Maurício Viana Gomes de Oliveira - Integrante / Cristiano Lucas de Menezes Alves - Integrante / Mônica da Silva Nunes - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2009 - 2009

    O QUE LEVA PAIS E RESPONSÁVEIS AO NÃO CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO VACINAL DE LACTENTES DE 0 A 15 MESES, Descrição: A evasão vacinal de lactentes de até 15 meses (1 ano e 3 meses) do calendário vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), entre os meses de Abril de 2008 a Julho de 2009, no Centro de Saúde Renato Medeiros (CSRM), localizado à rua Magno Assolino, no Bairro Conceição em Porto Velho/RO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Tavares Hang - Coordenador / Luzanira da Costa Moraes - Integrante / Gracilene Feitosa - Integrante.

Prêmios

2024

Patronesse da Turma XXIX de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia, UNIR.

2021

PRÊMIO ARTE DE CUIDAR ENFERMEIRO MARCOS OTAVIO VALADÃO, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM / SEÇÃO RIO DE JANEIRO.

2017

Nome da XXIV Turma de Enfermagem, Universidade Federal de Rondônia UNIR.

2012

Paraninfa da VI Turma do Curso de Enfermagem, Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 2

Outras informações:
Colaboração em grupo de Pesquisa GEPENSI na Linha de Pesquisa: Enfermagem e a segurança do paciente na perspectiva do paradigma emergente.

Atividades

  • 07/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, UFRJ - Campus Macaé.,Linhas de pesquisa

  • 07/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, UFRJ - Campus Macaé.,Linhas de pesquisa

2013 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do magistério superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - Atual

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuação nas Linhas de Pesquisa: Qualidade da assistência e Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde; Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Doenças Infecciosas e Parasitárias na Atenção Primária à Saúde; Enfermagem na saúde do adulto; Unidade Terapia Intensiva; Enfermagem e a segurança do paciente na perspectiva do paradigma emergente, em pesquisas na graduação, pós graduação Lato sensu e Programa de iniciação científica.

2017 - 2021

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante pós-graduação stricto sensu, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsa referente aos benefícios de um Programa de Doutorado Interinstitucional, Edital CAPES n 02/2016.

Atividades

  • 06/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, NUSAU.,Linhas de pesquisa

  • 12/2013

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Comunicação em Saúde, Enfermagem ao Adulto e Idoso I, Enfermagem ao Adulto e Idoso III, Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem

  • 12/2013

    Estágios , Departamento de Enfermagem.,Estágio realizado, Educação e Comunicação em Saúde.

2007 - 2013

CENTRO DE MEDICINA TROPICAL DE RONDÔNIA

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira da UTI, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2007 - 11/2013

    Serviços técnicos especializados , SESAU - CEMETRON.,Serviço realizado, Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva; Enfermeira assistencial da clínica médica masculina.

2011 - 2013

União das Escolas Superiores de Rondônia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 27

Outras informações:
Docente das disciplinas: Bases Teórico-práticas de Enfermagem (coordenadora), Assistência Integral à Saúde do Adulto e Idoso II, Estágio Supervisionado em Enfermagem I e II.

Atividades

  • 08/2011 - 11/2013

    Ensino, Bacharelado em Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Teórico práticas de enfermagem, Fundamentos de Enfermagem, Enfermagem a saúde do adulto e idoso, Estágio supervisionado I e II

  • 08/2011 - 11/2013

    Estágios , Faculdade Interamericana de Porto Velho.,Estágio realizado, Estágio supervisionado I e II.

2008 - 2012

Faculdades Integradas Aparício Carvalho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2008 - 01/2012

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiologia e semiotécnica de enfermagem, Enfermagem a saúde do adulto e idoso II, Saúde coletiva III

  • 08/2008 - 01/2012

    Estágios , Faculdades Integradas Aparício Carvalho.,Estágio realizado, Estágio supervisionado I.

2003 - 2005

Hospital de Base Dr Ary Pinheiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

Outras informações:
Transferência para o Hospital Regional de Buritis em 09/2005

Atividades

  • 09/2003 - 09/2005

    Serviços técnicos especializados , SESAU - HBAP.,Serviço realizado, Enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermeira do Centro Cirúrgico; Enfermeira da Ortopedia.

2004 - 2004

Centro Educacional e Técnico em Enfermagem São Paulo

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora do curso técnico em Enfermagem, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2004 - 04/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Assistência de Enfermagem em saúde mental, Assistência de Enfermagem em centro cirúrgico

2006 - 2006

Colégio Vale do Guaporé-Instituto Helth Buritis

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Docente do Curso técnico em Enfermagem, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 12/2006

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Legislação e ética em enfermagem

2003 - 2004

HOSPITAL REGIONAL DE ARIQUEMES

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeira assistencial, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2003 - 09/2004

    Serviços técnicos especializados , SEMUSA - HRA.,Serviço realizado, Enfermeira assistencial do setor de internação (ortopedia, clinica cirúrgica, médica e maternidade); Enfermeira do Pronto- Socorro.

2005 - 2007

Prefeitura Municipal de Buritis SEMUSA

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenadora municipal do PSF Rural, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/2005 - 04/2007

    Serviços técnicos especializados , SEMUSA - Buritis.,Serviço realizado, Enfermeira do PSF rural.

2005 - 2007

Hospital Regional de Buritis

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ENFERMEIRA, Carga horária: 40

Outras informações:
TRANSFERÊNCIA PARA MUNICÍPIO DE PORTO VELHO AO HOSPITAL CEMETRON EM VIRTUDE DE PERMUTA ENTRE SERVIDORES.

Atividades

  • 09/2005 - 09/2007

    Serviços técnicos especializados , SESAU - HRB.,Serviço realizado, Enfermeira do Pronto-Socorro; Enfermeira da clínica médica, pediátrica e cirúrgica.