Alessandra Nogueira Elias
Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ampla experiência no ensino superior atuando nos cursos de graduação em Enfermagem da Universidade de Cuiabá (UNIC) e do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG). Atuou por 18 anos no ensino superior de Enfermagem, desses, 12 anos como professora titular da disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Mulher do curso de graduação em Enfermagem da Universidade de Cuiabá. Servidora no Ambulatório de Pneumologia do Centro de Referência em Média e Alta Complexidade - CERMAC/SES/MT, desde Novembro de 2022.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Enfermagem
2011 - 2013
Universidade Federal de Mato Grosso
Título: Práticas territoriais de vigilância à saúde reprodutiva na Estratégia Saúde da Família
, Ano de Obtenção: 2013.Edir Nei Teixeira Mandú.Palavras-chave: saúde reprodutiva; vigilância; promoção da saúde; programa saúde da família.Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.
Especialização em Curso de EspecializaçãoDidática do Ensino Superior
2003 - 2004
Universidade de Cuiabá
Título: Percepções do Acadêmico de Enfermagem Relacionadas à Realização da Auto-Avaliação
Orientador: Maria Laura Corrêa Lima de Faria
Formação complementar
2017 - 2017
Diversidade nas organizações. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2017 - 2017
Estratégias e metodologias de ensino. (Carga horária: 2h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2017 - 2017
Funcionalidades do AVA. (Carga horária: 2h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2017 - 2017
O modelo acadêmico. (Carga horária: 2h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2017 - 2017
Avaliação de aprendizagem para o professor. (Carga horária: 2h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2017 - 2017
EAD. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2017 - 2017
Como e por que sou professor. (Carga horária: 2h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2016 - 2016
Formação KLS 2.0 segunda fase. (Carga horária: 6h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2016 - 2016
Formação ENADE. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2016 - 2016
Plano de Carreira Docente. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2016 - 2016
Intgração. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2016 - 2016
Manual sobre lei anticorrupção. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2016 - 2016
Paixão por educar. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2015 - 2015
Resiliência. (Carga horária: 1h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
2015 - 2015
Formação KLS 2.0. (Carga horária: 10h). , Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde da Mulher.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Coletiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Organização de eventos
ELIAS, A. N. . 72ª Semana Brasileira de Enfermagem - Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação. 2011. (Outro).
ELIAS, A. N. ; BORGES, R. C. M. ; MARQUES, A. C. H. ; ANTIQUEIRA, V. M. A. . Capacitação em Assistência de Enfermagem à Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mamas. 2010. (Outro).
ELIAS, A. N. ; BORGES, R. C. M. ; ANTIQUEIRA, V. M. A. ; MARQUES, A. C. H. . Capacitação em Assistência ao Pré-Natal. 2010. (Outro).
ELIAS, A. N. . Curso de Atualização no Programa de Assitência Integral à Saúde da Mulher para os Agentes Comunitários de Saúde. 2009. (Outro).
ELIAS, A. N. . I Semana de Enfermagem do Centro Universitário de Várzea Grande. 2004. (Outro).
Participação em eventos
Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. Percepções do enfermeiro sobre seu processo de trabalho com mulheres em pré-eclâmpsia grave. 2016. (Congresso).
Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. A imagem corporal para além do espelho. 2016. (Congresso).
Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Operacionalização metodológica das ações territoriais de vigilância à saúde reprodutiva na Estratégia Saúde da Família. 2013. (Seminário).
Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.Atuação do enfermeiro na prática clínica: reducionismos na abordagem das necessidades priorizadas no pré-natal. 2013. (Seminário).
64º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermageme. A prática clínica do Enfermeiro frente às necessidades de saúde da gestante. 2012. (Congresso).
64º Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermageme. Ações de Vigilância à Saúde Reprodutiva na Saúde da Família. 2012. (Congresso).
63º Congresso Brasileiro de Enfermagem - (Re) criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem. Inovações Tecnológicas na Consulta de Enfermagem em Saúde Reprodutiva. 2011. (Congresso).
72ª Semana Brasileira de Enfermagem.Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação. 2011. (Outra).
72ª Semana Brasileira de Enfermagem - Cuidado de Enfermagem, Ética e Inovação. 2011. (Encontro).
II Semana Acadêmica - IV Mostra da Pós-Graduação.Práticas de vigilância à saúde reprodutiva na Saúde da Família em Cuiabá. 2011. (Outra).
Capacitação dos pesquisadores para a inserção no campo da pesquisa.Capacitação dos pesquisadores para a inserção no campo da pesquisa. 2010. (Oficina).
66ª Semana Brasileira de Enfermagem e 4ª Semana Integrada de Enfermagem do Mato Grosso. 2005. (Encontro).
Curso de Capacitação para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI).Papel e funções da ADI. 2005. (Outra).
II Conferência - Aprender a Saber a Saúde e a Enfermagem.A Humanização e a Integralidade na Assistência à Mulher no Contexto Hospitalar. 2005. (Seminário).
Jornada de Estudos: O Pensamento Filosófico e Cultural do Século XX. 2005. (Outra).
Curso de Capacitação para os agentes comunitários de saúde.Planejamento Familiar. 2004. (Outra).
Educar filosofando com crianças e jovens. 2004. (Outra).
II Mostra de Docentes e Discentes do UNIVAG. 2004. (Outra).
I Semana de Enfermagem.I Semana de Enfermagem. 2004. (Outra).
Seminário Temático: Entre Episterme e Frónesis: Concepções antigas para a Educação de hoje. 2004. (Seminário).
VII Mostra de Docentes e Discentes do UNIVAG. 2004. (Outra).
Parto Humanizado. 2003. (Encontro).
Advanced Life Support in Obstetrics Course.Advanced Life Support in Obstetrics Course. 2002. (Outra).
Cuidados com Feridas. 2002. (Outra).
Humanização e Trabalho: Razão e Sentido na Enfermagem. 2002. (Outra).
II Treinamento sobre o Uso de Partograma na Assistência ao Trabalho de Parto. 2002. (Outra).
IV Congresso Brasileiro Integrado de Pediatria Ambulatorial, Saúde Escolar e Cuiadados Primários e I Congresso Matogrossense de Enfermagem Pediátrica. 2002. (Congresso).
I Treinamento de Normas e Procedimentos para Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar. 2001. (Outra).
VI Congresso Centro-Oeste de Cardiologia. 2001. (Congresso).
Palestra sobre Tratamento de Feridas - Formas x Função. 2000. (Outra).
Fórum de Integração -. 1999. (Outra).
II Simpósio Matogrossense de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. 1997. (Simpósio).
I Simpósio de Oncologia de Mato Grosso e da I Jornada de Enfermagem em Oncologia. 1996. (Simpósio).
55ª Semana Brasileira de Enfermagem. 1994. (Outra).
II Seminário Estadual de Ética na Enfermagem. 1994. (Simpósio).
Seminário de Educação Continuada para Enfermagem. 1994. (Seminário).
45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. 1993. (Congresso).
I Encontro de Saúde Mental de Mato Grosso. 1993. (Encontro).
Seminário sobre Pesquisa Qualitativa. 1993. (Seminário).
Participação em bancas
GREGORIO, D. M.; SANTOS, S. C. R.; LEAO, T. S.; SOUZA, M. G.;ELIAS, A. N.. Leão.Consulta de enfermagem no pré-natal de baixo risco: a busca pela integralidade da assistência. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
SILVA, K. F.; RATTO, C.;ELIAS, A. N.. Avaliação do conhecimento sobre a assistência de enfermagem na mastectomia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
BATISTA, L. T. S.; SILVA, R. A.; MONEA, S.; NUNES, H.;ELIAS, A. N.. O papel do enfermeiro na orientação e prevenção do HPV. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
ARAUJO, R. A. N.; MARTINS, R. O.; SILVA, S. P.; RAUCH, R. Q.;ELIAS, A. N.. Percepção das mulheres mastectomizadas que desenvolveram depressão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
BARBOSA, L.; FARIAS, L. M.; SOUZA, M. B.; SOUZA, M. G.;ELIAS, A. N.. Enfrentamento da infertilidade por endometriose. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
TORRES, G. G.; SANTOS, M. G.; VILLACA, L.;ELIAS, A. N.. Cuidados de enfermagem às puérperas com relação à amamentação prestada em alojamento conjunto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá.
Orientou
de Souza e Ivens Diego M; P; Rabello; Percepções do Enfermeiro sobre seu processo de trabalho com mulheres em Pré-Eclampsia Grave; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Duarte e Luzia T; S; Azevedo; O ENFERMEIRO FRENTE À SEXUALIDADE DO IDOSO: O QUE OS ESTUDOS DIZEM SOBRE SUA PRÁTICA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
X; Filho e Thaianny A; Passarelli; PRÁTICAS DO ENFERMEIRO NA HUMANIZAÇÃO AO PARTO: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Atuação dos profissionais de saúde na 1ª etapa do método mãe canguru; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Fatores de risco para o desencadeamento da infecção puerperal: um estudo bibliográfico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
de Lima Santana; Percepção do enfermeiro acerca da assistência pré-natal: um estudo bibliográfico; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Incidência de recém-nascido de baixo peso e sua relação com a gravidez na adolescência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Educação em saúde voltada ao auto-exame de mamas - um estudo bibliográfico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
de Figueiredo e Paula Bleichevel; Percepção das puérperas sobre o parto humanizado: um estudo bibliográfico; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade de Cuiabá; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Ações territoriais de vigilância à saúde reprodutiva na Saúde da Família; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alessandra Nogueira Elias;
Produções bibliográficas
-
ELIAS, ALESSANDRA NOGUEIRA ; MANDÚ, EDIR NEI TEIXEIRA ; ARAUJO, LILIANE MAIA DE AZARA . Surveillance to reproductive health in the Family Health Strategy. Escola Anna Nery , v. 18, p. 456-463, 2014.
-
SOUZA, M. G. ; MANDU, E. N. T. ; ELIAS, A. N. . PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS SOBRE SEU TRABALHO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso) , v. 22, p. 772-779, 2013.
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. ; ARAUJO, L. M. A. . Ações de vigilância à saúde reprodutiva na Saúde da Família. In: 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Empoderamento da enfermagem na aliança com o usuário, 2012.
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. ; MIRANDA, E. F. . Inovações tecnológicas na consulta de enfermagem em saúde reprodutiva. In: 63º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2011, Maceió. (Re)criação e Inovação do Cuidado de Enfermagem, 2011.
-
MIRANDA, E. F. ; MANDU, E. N. T. ; ELIAS, A. N. . A prática clínica do enfermeiro frente às necessidades de saúde da gestante. In: 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2012, Porto Alegre. Empoderamento da enfermagem na aliança com o usuário, 2012.
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. ; ARAUJO, L. M. A. . Vigilância à saúde reprodutiva na Estratégia Saúde da Família. Escola Anna Nery revista de enfermagem , 2014.
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. . Operacionalização metodológica das ações territoriais de vigilância à saúde reprodutiva na Estratégia Saúde da Família. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MIRANDA, E. F. ; MANDU, E. N. T. ; ELIAS, A. N. . Atuação do enfermeiro na prática clínica: reducionismos na abordagem das necessidades priorizadas no pré-natal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. ; ARAUJO, L. M. A. . Ações de Vigilância à Saúde Reprodutiva na Saúde da Família. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MIRANDA, E. F. ; MANDU, E. N. T. ; ELIAS, A. N. . A prática clínica do enfermeiro frente às necessidades de saúde da gestante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ANTIQUEIRA, V. M. A. ; ELIAS, A. N. . Princípios da disciplina de saúde da mulher da faculdade de enfermagem da Universidade de Cuiabá - relato de caso. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. ; MIRANDA, E. F. . Inovações Tecnológicas na Consulta de Enfermagem em Saúde Reprodutiva. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ELIAS, A. N. ; MANDU, E. N. T. . Práticas de vigilância à saúde reprodutiva na Saúde da Família em Cuiabá. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ELIAS, A. N. ; MARQUES, A. C. H. . Levantamento do perfil da população feminina residente na área de abragngência do PSF Renascer. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
ELIAS, A. N. ; BORGES, R. C. M. . Atividades de Educação em Saúde na área de Saúde da Mulher desenvolvidas na Unidade de Saúde da Família Terra Nova/Canjica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
ELIAS, A. N. . Assistência de Enfermagem no puerpério voltada ao auto-cuidado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
ELIAS, A. N. ; MARQUES, A. C. H. . Ação para a prevencção contra Cãncer de Colo de Útero e Mama. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2006 - 2018
Universidade de CuiabáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
2001 - 2003
Universidade de CuiabáVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor de equipe, Carga horária: 30
Atividades
-
08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Enfermagem.Cargo ou função, Membro do colegiado de curso e supervisora da disciplina Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Mulher.
-
02/2006
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Enfermagem na Assistência Integral à Saúde da Mulher
-
02/2003 - 12/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Instrumentalização Prática, Enfermagem na Atenção Integral à Saúde da Mulher, Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem
-
02/2001 - 12/2003
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde da Mulher
-
02/2000 - 12/2000
Ensino, Enfermagem, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Enfermagem em Saúde do Adulto
2004 - 2006
Centro Universitário de Várzea GrandeVínculo: Professora de Equipe, Enquadramento Funcional: Docente do Curso de Graduação em Enfermagem, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2005 - 07/2005
Treinamentos ministrados , Centro Universitário de Várzea Grande.Treinamentos ministrados, Capacitação para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI)
2001 - 2003
HOSPITAL GERAL UNIVERSITÁRIOVínculo: Direção e Adminstração, Enquadramento Funcional: Chefia da Prática Assistencial de Enfermagem, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2001 - 02/2003
Direção e administração, Unidades de Ginecologia e Obstetrícia.Cargo ou função, Chefia da Prática Assistencial de Enfermagem.
2022 - Atual
Centro de Referência em Especialidades MédicasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40
Outras informações:
Enfermeira do Ambulatório de Pneumologia Sanitária
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alessandra Nogueira Elias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?