Juliana Costa Moreira

Atualmente, é professora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), atuando no Ensino Médio e no curso de Letras. É também residente pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pelos mesmos programa e instituição. Durante o ano de 2012, realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa (UL), com o financiamento da CAPES. Possui graduação em Letras, Bacharelado em Estudos Linguísticos e Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora substituta no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e foi professora designada na Universidade do Estado de Minas Gerais. Tem experiência em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e atua principalmente com os seguintes temas: português brasileiro, português oitocentista, português europeu, dialeto mineiro, variação e mudança linguística, vocativos, interface sintático-pragmática e gramaticalização.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Linguísticos

2009 - 2013

Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais
Título: O vocativo e a interface sintaxe-pragmática no Português Brasileiro
Orientador: em Centro de Linguística da Universidade de Lisboa ( Ana Maria Martins)
com Lorenzo Vitral. Coorientador: Ana Maria Martins. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Estudos Linguisticos

2006 - 2008

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudo do Vocativo no Português do Brasil nos séculos XIX e XX: um estudo de mudança linguística,Ano de Obtenção: 2008
Lorenzo Teixeira Vitral.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: vocativo; mudanca linguística; gramática gerativa.

Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa

2001 - 2005

Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Bacharelado em Estudos Linguísticos

2001 - 2005

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: O Vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista
Orientador: Mônica Guieiro Ramalho de Alkmim
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, FALE - UFMG, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística / Especialidade: TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Mobilidade Acadêmica Internacional: primeiros passos. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à análise estatística de dados linguísticos. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2012 - 2012

Linguística Comparada: tópicos de gramática do português. (Carga horária: 60h). , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

2012 - 2012

Sintaxe comparada: unidade e variação na língua portuguesa. (Carga horária: 60h). , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

2012 - 2012

A sintaxe de construções complexas. (Carga horária: 60h). , Universidade de Lisboa, UL, Portugal.

2010 - 2010

O sujeito em Português. (Carga horária: 15h). , Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.

2009 - 2009

Extensão universitária em Leitura e compreensão de textos em Francês. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, FALE/UFMG, Brasil.

2009 - 2009

Quantitative Historical Syntax of Portuguese. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2003 - 2003

Correção e Avaliação de Redações. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2002 - 2002

Jornada de Estudos: O Teatro Antigo. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2001 - 2001

Adaptação de obras literárias para o cinema e televisão. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MOREIRA, J. C. ; FERREIRA, G. ; FONSECA, E. ; REIS, M. P. ; RIBEIRO, A. ; OLIVEIRA, M. . V Semana de Letras UEMG Unidade Ibirité. 2019. (Outro).

SANTOS, G. B. ; MOREIRA, J. C. . I Simpósio de Estudos da Linguagem - SIEL AMAZÔNIA. 2019. (Outro).

MOREIRA, J. C. ; MARQUILHAS, R. ; MARTINS, A. M. ; CARDOSO, A. ; PEREIRA, S. . 14 Diachronic Generative Syntax Conference (DIGs 14). 2012. (Outro).

MOREIRA, J. C. . VII Semana de Letras: Letras, Leitura e Letramento. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio de Sintaxe: Línguas Brasileiras.Sintaxe e discurso. 2019. (Outra).

V Semana de Letras da UEMG.Desvendando a gramática: introdução à metodologia da aprendizagem ativa.. 2019. (Outra).

V Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística. A implementação de "sô" no dialeto mineiro. 2018. (Congresso).

Romania Nova VI.O vocativo em construções avaliativas do Português Brasileiro. 2013. (Outra).

VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. "Uai sô...": a sintaxe da sequência interjeição "uai" e forma vocativa "sô" no dialeto mineiro. 2013. (Congresso).

Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Contribuições para a identificação da gramática do Português Brasileiro: a implementação de mudanças sintáticas. 2012. (Congresso).

XXVIII Encontro Nacional da APL.Chamamento e destinatário? O vocativo na interface entre a pragmática e a sintaxe. 2012. (Outra).

III Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM.Correlação entre posição e extensão do voCAtivo no Português Brasileiro dos séculos XIX e XX. 2011. (Simpósio).

VII Congresso Internacional da Abralin. A função sintática do constituinte correferente do vocativo: um estudo diacrônico. 2011. (Congresso).

1º Encontro sobre diversidade linguística em Minas Gerais: Cultura e Memória.Ordem do vocativo na oração no dialeto mineiro dos séculos XIX e XX: da mudança da língua em uso à mudança da gramática no Português Brasileiro. 2010. (Encontro).

58º Seminário do Gel.O estudo do vocativo e suas implicações para o estudo da periferia esquerda da sentença. 2010. (Seminário).

II Dia da Cultura Livre.Disciplinas on line: Curso Transtextual. 2010. (Outra).

Workshop Internacional sobre Gramaticalização.A gramaticalização do item senhor/ sô correlacionada a outras mudanças linguísticas: uma evidência para a mudança de um parâmetro no Português do Brasil. 2010. (Outra).

I Congresso Internacional de Linguística Histórica - ROSAE. Mudança sintática no Português Brasileiro: ordenação do vocativo na sentença em quatro sincronias. 2009. (Congresso).

XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Estudo diacrônico do vocativo na Português Brasileiro. 2009. (Congresso).

XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - II Simpósio Internacional de Letras e Lingüística.Descrição do vocativo na estrutura sintática do português brasileiro: uma abordagem variacionista e gerativista. 2009. (Simpósio).

Comunicações dos Alunos de PIBIC e BIC-Jr. do Programa de Iniciação Científica do CEFET -MGífica. 2008. (Outra).

I Seminário Nacional de Professores de Português - SENAPP.Sobre a relação entre o vocativo e outros termos da oração. 2008. (Seminário).

IV Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET - MG. 2008. (Outra).

IV Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG.Estudo diacrônico do vocativo na Português Brasileiro: um caso de mudança linguística. 2008. (Outra).

VIII Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Variação de ordem do vocativo na sentença do Português Brasileiro: um estudo diacrônico. 2008. (Outra).

X Semana de Letras da UFOP.A descrição do vocativo nas gramáticas: um problema conceitual. 2008. (Outra).

Congresso Internacional de Língua Portuguesa, Filosofia e Literaturas de Língua Portuguesa. Uma comparação entre o vocativo e o tópico da sentença. 2007. (Congresso).

I Congresso de Letras Artes e Cultura. O papel da frequência na redução do ditongo [ãw] no português Brasileiro. 2007. (Congresso).

VII Semana de Eventos da Faculdade de Letras.Redução fonológica do item 'senhor' como resultado da mudança na posição do vocativo na sentença. 2007. (Outra).

IX Semana de Letras - As letras e seu ensino.Uma análise do vocativo no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX. 2006. (Outra).

VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras (SEVFALE).Coleta de dados em textos escritos: levantamento de dados e montagem dos corpora. 2006. (Outra).

XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística - Linguagem e Cultura: Intersecções.O Vocativo no Dialeto Mineiro nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista. 2006. (Simpósio).

I Encontro Memorial do ICHS.I Encontro Memorial do ICHS. 2004. (Outra).

I Semana de Atividades Acadêmicas.O Vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais do século XIX. 2004. (Outra).

VII Semana de Letras: Letras, Leitura e Letramento. 2003. (Outra).

V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ricardo Machado Rocha

RAMOS, J. M.; VITRAL, L. T.; SOUSA, L. T.; SALLES, H. M. M. L; MORAIS, M. A. T de;MOREIRA, J. C.. Redobro de Clítico no Português Brasileiro Dialetal. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ana Priscila Miranda, Isabela dos Santos e Raison Chagas

CHAVES, E.; FONSECA, E.;MOREIRA, J. C.. Entre gramáticos e linguistas: breve análise sobre o ensino de Língua Portuguesa no Brasil no decorrer dos anos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Aluno: Gisele Camargo Pereira

GOMIDE FILHO, S. R.;MOREIRA, J. C.; LEAO, A. R. C.. Cinderela surda: uma análise do primeiro livro de literatura infantil brasileiro escrito em línguas de sinais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Aluno: Daniela Mara dos Santos Andrade

MAGALHAES, J. O.; CARVALHO, F. M.;MOREIRA, J. C.. Influências da oralidade no processo de aquisição da escrita em crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosilene Rodrigues da Cruz

VITRAL, L. T.;CHAVES, E.MOREIRA, J. C.. As ocorrências dos sujeitos nulos e plenos na escrita mineira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mônica Guieiro Ramalho de Alkmim

VITRAL, L.; Ramos, J.M.;ALKMIM, M. G. R.. Exame de Qualificação de Doutorado O vocativo e a periferia esquerda em Português. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Evelyne Jeanne Andrèe Angèle Madeleine Dogliani

DOGLIANI, Evelyne Jeanne Andrée Angèle Madeleine. O vocativo e a interface sintaxe-pragmática no português brasileiro. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Jânia Martins Ramos

RAMOS, J. M.VITRAL, L. T.; PILATI, E.; PICA, P.; DOGLIANI, Evelyne. O vocativo e a interface sintaxe-pragmática no português brasileiro. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Lorenzo Teixeira Vitral

VITRAL, L. T.. O vocativo no Português Brasileiro nos séculos XIX e XX: um estudo de mudança lingüística. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Rivânia Maria Trotta Sant'Ana

SANT'ANA, R. M. T.; ALKIMIN, M. G. R.. O vocativo em corpus do Dialeto mineiro oitocentista: uma abordagem variacionista.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Matheus de Mesquita e Pontes

SILVEIRA, M. R>;PONTES, M. M. E.; OLIVEIRA, V. M.. Abrangência da área de saúde do município de Iporá-GO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Goiás.

Laura Silveira Botelho

BOTELHO, L. S.. O vocativo na língua coloquial de Minas Gerais nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Sueli Maria Coelho

VITRAL, L. T.; RAMOS, J. M.; PILATI, E. N. S.; DOGLIANI, E. J. A. A. M.; PICA, P. B.; RUMEU, M. C. B.;COELHO, S. M.. O vocativo e a interface sintaxe-pragmática no português brasileiro. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Estudos Linguísticos) - Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fábio Bonfim Duarte

DUARTE, Fábio Bonfim; RAMOS, J. M.; VITRAL, L. T.; MORAIS, M. A. T.. O Vocativo no Português Brasileiro nos séculos XIX e XX: um estudo de mudança lingüística. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mônica Guieiro Ramalho de Alkmim

O Vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Monica Guieiro Ramalho de Alkmim;

Mônica Guieiro Ramalho de Alkmim

O Vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais do séc; XIX: uma Abordagem Variacionista; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Monica Guieiro Ramalho de Alkmim;

Lorenzo Teixeira Vitral

O vocativo no Português Brasileiro nos séculos XIX e XX: um estudo de mudança lingüística; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lorenzo Teixeira Vitral;

Lorenzo Teixeira Vitral

Estatuto gramatical do vocativo; 2009; Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Lorenzo Teixeira Vitral;

Mario Alexandre Garcia Lopes

O vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais no século XIX: uma abordagem variacionista; 2003; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Mário Alexandre Garcia Lopes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MOREIRA, JULIANA COSTA . Sô no dialeto mineiro: investigando a implementação. TABULEIRO DE LETRAS , v. 13, p. 241, 2019.

  • MAGALHAES, J. O. ; MOREIRA, J. C. . Mecanismos prosódicos do vocativo e indicação de foco na escrita. Revista Entrepalavras , v. 7, p. 30-45, 2017.

  • MOREIRA, J. C. . Chamamento e destinatário: o vocativo na interface sintático-pragmática. LETRAS ESCREVE , v. v.7, p. 67-89, 2017.

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo no Português Brasileiro: uma unidade à parte?. ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 57, p. 319-340, 2017.

  • MOREIRA, J. C. . Interjeições e invocações: a ordem de constituintes exclamativos no Português Brasileiro. ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS , v. 58, p. 61-82, 2017.

  • MOREIRA, J. C. ; Chaves . Um estudo da implementação de mudanças sintáticas no português brasileiro: a análise de dados escritos. CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS , v. 17, p. 163-185, 2012.

  • MOREIRA, J. C. . Estudo diacrônico do vocativo no dialeto mineiro. Revista Revele , v. 1, p. 85-96, 2008.

  • MOREIRA, J. C. . Vocativos no Português Brasileiro: um estudo de mudança linguística. 1ª. ed. Curitiba: Editora Appris, 2018. v. 1.

  • MOREIRA, J. C. ; Alkmim, Monica G R de . Preenchedores de vocativos em peças tetrais. In: Jânia M. Ramos; Sueli Maria Coelho. (Org.). Português Brasileiro Dialetal: temas gramaticais. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. , p. 73-90.

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista. In: José Sueli Magalhães; Luiz Carlos Travaglia. (Org.). Múltiplas perspectivas em lingüística. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2008, v. , p. 1498-1504.

  • MOREIRA, J. C. . A função sintática do constituinte correferente do vocativo no Português Brasileiro: um estudo diacrônico. In: VII Congresso Internacional da Abralin, 2011, Curitiba - PR. Abralin Curitiba 2011, 2011.

  • MOREIRA, J. C. . Ordem do vocativo na oração do dialeto mineiro nos séculos XIX e XX: da mudança da língua em uso à mudança na gramática do Português Brasileiro. In: 1º Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais, 2011, Ouro Preto. Anais do 1º Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais, 2011. p. 1-222.

  • LOPES, A. L. A. ; MOREIRA, J. C. . Construções de tópico e desencadeamento de concordância no complexo C-T. In: XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2011, Uberlândia. Anais do SILEL. Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2.

  • MOREIRA, J. C. ; CHAVES, E. . Coleta de Dados em Textos Escritos: levantamento de dados e montagens dos corpora. In: VI Semana de Eventos Especiais da Faculdade de Letras, 2006, Belo Horizonte. Anais da VI Semana de Eventos Especiais da Faculdade Letras, 2006.

  • MOREIRA, J. C. . Interjeições e invocações: a ordem de constituintes exclamativos no Português Brasileiro. In: Seminário Internacional sobre a ordem das palavras nas línguas ibero-românicas, 2017, Salvador. Anais do Seminário Internacional sobre a ordem das palavras nas línguas ibero-românicas, 2017.

  • MAGALHAES, J. O. ; MOREIRA, J. C. . Os vocativos das cartas ao Papai Noel. In: XII Semana de Eventos da Faculdade de Letras, 2016, Belo Horizonte. Caderno de Resumos da XII Semana de Eventos da Faculdade de Letras, 2016.

  • CHAVES, E. ; MOREIRA, J. C. . Formas de tratamento e estrutura social: cartas pessoais ouropretanas no século XIX. In: XVIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2014. v. XVIII. p. 9-218.

  • MOREIRA, J. C. . 'Uai sô...': a sintaxe da sequência interjeição 'uai' e forma vocativa 'sô' no dialeto mineiro. In: VIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística, 2013, Natal, Rio Grande do Norte. Caderno de Programação e Resumos da ABRALIN, 2013.

  • CHAVES, E. ; MOREIRA, J. C. . De 'Ilustríssimo Senhor' a 'Rezadíssima': o tipo de referência nos vocativos das cartas pessoais do século XIX. In: Congresso Internacional Interdisciplinar: Cortesia: olhares e (re)invenções, 2012, Lisboa. Cortesia: olhares e (re)invenções, 2012.

  • MOREIRA, J. C. ; CHAVES, E. . Contribuições para a implementação de uma gramática do Português Brasileiro: a implementação de mudanças sintáticas. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012.

  • MOREIRA, J. C. . Chamamento ou destinatário? O vocativo na interface entre a pragmática e a sintaxe. In: XXVIII Encontro Nacional da APL, 2012, Faro. Livro de Resumos, 2012. p. 55-55.

  • MOREIRA, J. C. . Topicalização e extraposição: uma análise do vocativo na estrutura sintática do Português Brasileiro. In: VII Fórum de Partilha Linguística, 2012, Lisboa, Portugal. Caderno de resumos do VII Fórum de Partillha Linguística, 2012.

  • MOREIRA, J. C. . Interjeições e invocações: constituintes exclamativos na interface sintaxe-pragmática. In: 3º Encontro de Pós-Graduação em Linguística, 2012, Coimbra, Portugal. Cadernos de Resumos do 3º Encontro de Pós-Gradução em Linguística, 2012.

  • MOREIRA, J. C. . Correlação entre posição e extensão do vocativo no Português Brasileiro dos séculos XIX e XX. In: III Simpósio de Estudos Linguísticos e LIterários da UFTM, 2011, Uberaba - MG. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários, 2011.

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo e a periferia esquerda da sentença em português. In: IV Seminário de Teses e Dissertações, 2011, Belo Horizonte. Caderno de Resumos e Programação do IV Seminário de Teses e Dissertações, 2011.

  • MOREIRA, J. C. . Ordem do vocativo na oração no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX: da mudança da língua em uso à mudança da gramática do Português Brasileiro. In: I Encontro sobre diversidade linguística em Minas Gerais: cultura e memória, 2010, Ouro Preto - MG. Caderno de Resumos, 2010.

  • MOREIRA, J. C. . Mudança sintática no Português Brasileiro: ordenação do vocativo na sentença em quatro sincronias. In: I Congresso Internacional de Linguística Histórica - Rosae, 2009, Salvador - BA. Anais do I Congresso Internacional de Linguística Histórica - Rosae, 2009.

  • MOREIRA, J. C. . Descrição do vocativo na estrutura sintática do Português Brasileiro. In: XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2009, Uberlândia - MG. Caderno de resumos do XII SILEL, 2009.

  • MOREIRA, J. C. . Estudo diacrônico do vocativo no Português Brasileiro. In: XIII Congresso Nacinal de Linguística e Filologia, 2009, Rio de Janeiro - RJ. Livro de Resumos. Cadernos do CNLF, 2009. v. XIII.

  • MOREIRA, J. C. . Sobre a variação das diferentes posições de colocação do vocativo na sentença: um caso de mudança lingüística. In: 56º Seminário do GEL, 2008, São José do Rio Preto. Anais do 56º GEL, 2008.

  • MOREIRA, J. C. . Sobre a relação entre o vocativo e outros termos da oração. In: 1º Seminário Nacional de Professores de Português, 2008, Belo Horizonte - MG. Caderno de resumos do 1º SENAPP Linguagem e Tecnologia: novos códigos, novos saberes, 2008.

  • MOREIRA, J. C. . A descrição do vocativo nas gramáticas: um problema conceitual. In: X Semana de Letras da UFOP, 2008, Mariana. Anais da X Semana de Letras da UFOP, 2008.

  • MOREIRA, J. C. ; SOUSA, L. T. . O papel da freqüência na redução do ditongo [ãw] no Português Brasileiro. In: I Congresso de Letras, Artes e Cultura, 2007, São João Del Rei. Anais do I Congresso de Letras, Artes e Cultura, 2007.

  • MOREIRA, J. C. . Uma análise variacionista do vocativo no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX. In: IX Semana de Letras - As letras e seu ensino, 2006, Mariana. Caderno de Resumos da IX Semana de Letras, 2006.

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista. In: XI Simpósio Nacional de Letras e Linguística I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2006, Uberlândia - MG. XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras & Linguística Linguagem e Cultura:intersecções, 2006.

  • MOREIRA, J. C. ; ALKMIM, M. G. R. ; LOPES, M. A. G. . O Vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais do século XIX: uma abordagem variacionista. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2004, Ouro Preto. Cadernos de Resumos do XII Seminário de Iniciação Científica da UFOP, 2004.

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo em corpus do dialeto mineiro oitocentista. In: I Encontro Memorial do ICHS, 2004, Mariana. Caderno de Resumos do I Encontro Memorial do ICHS, 2004.

  • MOREIRA, J. C. . 'Prest'enção, sô'! A partícula vocativa sô e a interface sintático-pragmática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, J. C. . A implementação de 'sô' no dialeto mineiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Interjeições e invocações: a ordem de constituintes exclamativos no Português Brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGALHAES, J. O. ; MOREIRA, J. C. . Os vocativos das cartas ao Papai Noel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MAGALHAES, J. O. ; MOREIRA, J. C. . Mecanismos prosódicos do vocativo e indicações de foco na escrita. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Chaves ; MOREIRA, J. C. . Formas de tratamento e estrutura social: cartas pessoais ouropretanas no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAVES, E. ; MOREIRA, J. C. . De Ilustríssimo Senhor Rezadíssima: cartas pessoais ouropretanas no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo em construções avaliativas do Português Brasileiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . 'Uai, sô...': a sintaxe da sequência 'forma vocativa sô - interjeição uai no dialeto mineiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. ; CHAVES, E. . Contribuições para a identificação da gramática do Português Brasileiro: a implementação de mudanças sintáticas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CHAVES, E. ; MOREIRA, J. C. . De 'Ilustríssimo Senhor' a 'Rezadíssima': o tipo de referência dos vocativos das cartas pessoais do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Chamamento ou destinatário? O vocativo na interface entre a pragmática e a sintaxe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Topicalização e extraposição: uma análise ´do vocativo na estrutura sintática do Português Brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, J. C. . Interjeições e invocações: constituintes exclamativos na interface sintaxe-pragmática. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MOREIRA, J. C. . A função sintática do constituinte correferente do vocativo no Português Brasileiro: um estudo diacrônico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Correlação entre posição e extensão do vocativo no Português Brasileiro dos séculos XIX e XX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo e a periferia esquerda da sentença em português. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MOREIRA, J. C. . Construções de tópico e desencadeamento de concordância no complexo C-T. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . A influência do fator peso do SN na mudança de ordem do vocativo na oração. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo como uma unidade à parte? A indicação de uma falha na descrição das gramáticas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . O estudo do vocativo e suas implicações para o estudo da periferia esquerda da sentença. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . A gramaticalização do item senhor/ sô correlacionada a outras mudanças linguísticas: uma evidência para a mudança de um parâmetro no Português do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Ordem do vocativo na oração no dialeto mineiro dos séculos XIX e XX: da mudança da língua em uso à mudança da gramática no Português Brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Disciplinas on line: Curso Transtextual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Mudança sintática no Português Brasileiro: ordenação do vocativo na sentença em quatro sincronias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Estudo diacrônico do vocativo na Português Brasileiro. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Descrição do vocativo na estrutura sintática do português brasileiro: uma abordagem variacionista e gerativista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Sobre a relação entre o vocativo e outros termos da oração. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Sobre a variação das diferentes posições de colocação do vocativo na sentença: um caso de mudança linguística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MOREIRA, J. C. . Variação de ordem do vocativo na sentença do português brasileiro: um estudo diacrônico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . A descrição do vocativo nas gramáticas: um problema conceitual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Estudo diacrônico do vocativo no Português Brasileiro: um caso de mudança linguística. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Uma comparação entre o vocativo e o tópico da sentença no Português Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. ; SOUSA, L. T. . O papel da frequência na redução do ditongo [ãw] no Português Brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Redução fonológica de 'senhor' como resultado da mudança na posição do vocativo na sentença. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. ; CHAVES, E. . Coleta de Dados em Textos Escritos: levantamento de dados e montagens dos corpora. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . Uma análise variacionista do vocativo no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo no dialeto mineiro nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. ; ALKMIM, M. G. R. . O Vocativo na Língua Coloquial de Minas Gerais do século XIX. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ALKMIM, M. G. R. ; MOREIRA, J. C. ; ARRUDA, M. P. ; FAUSTINO, D. ; GRAMIGNA,, J. D. ; MEDANHA, T. ; RIBEIRO,, A. L. P. . O Pronome Átono em corpora do Português Escrito. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. ; Alkmim, Monica G R de . O Vocativo em Corpus do Dialeto Mineiro Oitocentista: uma abordagem variacionista. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo na língua coloquial de Minas Gerais no século XIX e XX: uma abordagem variacionista. Mariana: Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto, 2005 (Monografia de Bacharelado em Estudos Linguísticos).

  • MOREIRA, J. C. . O vocativo na língua coloquial de Minas Gerais no século XIX: uma abordagem variacionista. Mariana 2004 (Relatório de Iniciação Científica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MOREIRA, J. C. . Desvendando a gramática: introdução à metodologia de aprendizagem ativa. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    "É verdade, sim senhor": o percurso de "senhor" no dialeto mineiro, Descrição: O referido projeto tem como tema o estudo do item "senhor", que se realiza sintaticamente como vocativo, no dialeto mineiro, e ao longo dos séculos XIX e XX, passa por um processo de gramaticalização e consequente redução no dialeto mineiro, resultando na forma reduzida "sô". Pretendemos investigar o percurso de senhor a implementação dessa forma reduzida,a partir do levantamento de dados em peças teatrais escritas por autores mineiros nos séculos XIX e XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Cartas ao Papai Noel: a escrita em Minas Gerais, Descrição: Todos os anos, os Correios e Telégrafos recebem, na época do natal, cartas endereçadas ao Papai Noel. Parte dessas cartas, nomeadas "cartas de sociedade" não atendeu aos critérios do programa que, dentre outros critérios, aceitava cartas de crianças de até 10 anos e que tivessem sido encaminhadas pelas escolas. Na nossa expectativa, essas cartas constituem um corpus extremamente rico, de dados da escrita contemporânea em Minas Gerais. O fato de essas cartas não passarem pela chancela da escola e de serem escritas não apenas por crianças, mas também por jovens e adultos, leva-nos a conjecturar que, pelo menos em parte das cartas , trata-se de escrita espontânea, o que é também favorecido pelo fato expressar os desejos e sonhos dos missivistas e com potencial para retratar o emprego da modalidade escrita de maneira ampla. Essa é a segunda etapa deste projeto, que teve início em 2013. Na primeira fase do projeto, foram realizadas as transcrições de um total de 990 cartas e a realização da descrição das principais características ortográficas e sintáticas dos textos que compõem as cartas ao Papai Noel. Após a triagem do material, prevê-se que teremos os meios para decidir em que medida será possível a identificação da faixa etária, o sexo, dentre outras categorias. Propomos realizar a organização das cartas transcritas, em um primeiro momento, e a disponibilização destas no Port@l Minas (UFMG), tendo em vista a ampliação do acesso a esse material.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Integrante / Lorenzo Teixeira Vitral - Coordenador / Stella Mariah Lemes de Sousa Santos - Integrante / Bruna Stephanie da Silva Mendes - Integrante / Mariana Elisa Matta Machado - Integrante / Bruna Leite Carvalhais - Integrante / Bruna Nathalia Vicente Santiago - Integrante.

  • 2013 - 2017

    Cartas ao Papai Noel: a escrita em Minas Gerais, Descrição: Todos os anos, os Correios e Telégrafos recebem, na é poca do natal, cartas endereçadas ao Papai Noel. Parte dessas cartas, nomeadas "cartas de sociedade" não atendeu aos critérios do programa que, dentre outros critérios, aceitava cartas de crianças de até 10 anos e que tivessem sido encaminhadas pelas escolas. Na nossa expectativa, essas cartas constituem um corpus extremamente rico, de dados da escrita contemporânea em Minas Gerais. O fato de essas cartas não passarem pela chancela da escola e de serem escritas não apenas por crianças, mas também por jovens e adultos, leva-nos a conjecturar que, pelo menos em parte das cartas , trata-se de escrita espontânea, o que é também favorecido pelo fato expressar os desejos e sonhos dos missivistas e com potencial para retratar o emprego da modalidade escrita de maneira ampla. Essa é a segunda etapa deste projeto, que teve início em 2013. Nesta primeira fase do projeto, foram realizadas: (i) as transcrições de um total de 990 cartas; (ii) descrição das principais características ortográficas e sintáticas dos textos que compõem as Cartas ao Papai Noel e (iii) desenvolver artigos teóricos-explicativos sobre fenômenos linguísticos encontrados no corpus.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Integrante / Alexia Teles Duchow - Integrante / Eduardo Tadeu Roque Amaral - Integrante / Sueli Maria Coelho - Integrante / Jânia Martins Ramos - Integrante / Lorenzo Teixeira Vitral - Coordenador / José Olímpio de Magalhães - Integrante / Fábio Bonfim Duarte - Integrante / Marcia Cristina de Brito Rumeu - Integrante.

  • 2009 - 2013

    O vocativo e a interface sintático-pragmática no Português Brasileiro, Descrição: Projeto de doutorado, parcialmente financiado pelo CNPq (bolsa de doutorado no Brasil) e também finciado pelo PNPD/CAPES, na realização de estágio sanduíche no exterior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    A construção de um dialeto: o mineirês belorizontino, Descrição: O objetivo do projeto é a descrição do falar belo-horizontino, identificando variações e especificidades. Pretende-se também apresentar informações de natureza socio-histórica sobre esse falar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Integrante / Monica Guieiro Ramalho de Alkmim - Integrante / Elaine Chaves - Integrante / Sueli Maria Coelho - Integrante / Elizete Maria de Souza - Integrante / Jânia Martins Ramos - Coordenador / Lorenzo Teixeira Vitral - Integrante / José Olímpio de Magalhães - Integrante / Fábio Bonfim Duarte - Integrante / Maria do Carmo Viegas - Integrante / Laura Camisassa Rodrigues Lobato - Integrante / Virgílio Pires Miranda Júnior - Integrante / Maria Dorotea Sales Barbosa - Integrante.

  • 2006 - 2008

    O vocativo no Português Brasileiro nos séculos XIX e XX: uma abordagem variacionista, Descrição: Projeto de mestrado, parcialmente financiado pela CAPES, por meio da concessão de bolsa de mestrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Coordenador.

  • 2003 - 2004

    O vocativo na língua coloquial de Minas Gerais no século XIX:uma abordagem variacionista, Descrição: Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Coordenador.

  • 2003 - 2003

    Organização do acervo de entrevistas sociolinguísticas do ICHS, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Costa Moreira - Integrante / Mônica Guieiro Ramalho e Akmim - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Bolsista de doutorado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

2012

Bolsista de Doutorado Sanduíche (PDSE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

2008

Bolsa de mestrado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

2004

Bolsista de iniciação científica do Programa PIBIC/ UFOP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2003 - 2004

    Universidade Federal de Ouro Preto

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2019 - Atual

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Disciplina ministrada em 2019: Redação e Estudos Linguísticos

  • 2013 - 2015

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2007 - 2009

    Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2019

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Redação e Estudos Linguísticos

    • 10/2013 - 02/2015

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos de Linguagem I

    • 10/2013 - 02/2015

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Redação e Estudos Linguísticos

    • 08/2007 - 07/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Literatura e Cultura, Redação e Estudos Linguísticos

  • 2018 - Atual

    Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: residente pós-doutoral, Carga horária: 40

  • 2019 - 2019

    Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: residente pós-doutoral, Carga horária: 40

  • 2014 - 2015

    Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora substituta40, Carga horária: 40

  • 2009 - 2013

    Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Bolsista CNPq

  • 2010 - 2010

    Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa CAPES/ REUNI, Carga horária: 8

  • 2006 - 2008

    Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: mestranda, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista CAPES

    Atividades

    • 08/2014 - 12/2015

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos da Linguagem, Oficina de Língua Portuguesa: Leitura e Produção de Textos, Gramática Tradicional: morfossintaxe, Sintaxe do Português

    • 08/2013 - 12/2013

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação em Estudos Linguísticos, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos on line

  • 2012 - 2012

    Centro de Linguística da Universidade de Lisboa

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: doutoranda em estágio sanduíche, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista modalidade PDSE/CNPq

  • 2019 - 2019

    Universidade do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Disciplinas ministradas: Estudos Filológicos Fundamentos da Linguística Filologia Românica Sintaxe II Estágio Supervisionado: Português I e II

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado - Português I e II, Estudos Filológicos, Filologia Romância, Fundamentos de Linguística, Sintaxe II

  • 2009 - 2010

    COLÉGIO BATISTA MINEIRO

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa e Produção Textual.

    Atividades

    • 02/2009 - 10/2009

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2005 - 2005

    E. E. Dr. José Esteves de Andrade Botelho

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora designada, Carga horária: 40

    Atividades

    • 03/2005 - 03/2005

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 2015 - 2017

    Determinante Pré Vestibular

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/2015 - 06/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação