Jorge Eduardo de Medeiros Lopes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Especialização em Auditoria Contábil pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Especialização em Direito Ambiental pela Faculdade Integrada de Patos/PB e Mestrado em Ciências Contábeis pelo Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília/Universidade Federal da Paraíba/ Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Contador da empresa Petróleo Brasileiro S.A - PETROBRAS e Professor efetivo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nas seguintes especialidades: Auditoria e Perícia Contábil, Análise de Demonstrações Contábeis, Contabilidade e Planejamento Tributário, bem como Orçamento e Formação de Preços.

Informações coletadas do Lattes em 09/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Contábeis

2008 - 2010

Universidade de Brasília, UnB
Título: A ANÁLISE DA CADEIA DE VALORES COMO INSTRUMENTO DE VANTAGEM COMPETITIVA: um estudo na indústria salineira do Rio Grande do Norte,Ano de Obtenção: 2010
ANEIDE OLIVEIRA ARAÚJO.Palavras-chave: CADEIA DE VALOR; ESTRATÉGIA; INDÚSTRIA SALINEIRA.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em AUDITORIA CONTÁBIL

2005 - 2007

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: O PAPEL DA CONTROLADORIA NO PROCESSO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS
Orientador: AURIS MARTINS DE OLIVEIRA

Especialização em DIREITO AMBIENTAL

2005 - 2006

Faculdades Integradas de Patos
Título: A REPRESENTATIVIDADE SÓCIO-ECONÔMICA-AMBIENTAL DA INDÚSTRIA SALINEIRA DO ESTUÁRIO DO RIO MOSSORÓ PARA O RIO GRANDE DO NORTE
Orientador: LUDIMILLA CARVALHO SERAFIM DE OLIVEIRA

Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2000 - 2005

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: ATIVOS INTANGÍVES: INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Orientador: SÉRGIO LUIZ PEDROZA SILVA

Formação complementar

2003 - 2003

Formação e Aperfeiçoamento de Gerentes. , Instituto Euvaldo Lodi - RN, IEL-RN, Brasil.

2000 - 2000

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Gestão Ambiental.

Organização de eventos

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . Palestra: " Novas Habilidade do Profissional de Contabilidade no Cenário Contemporâneo. 2010. (Outro).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa . III Seminário de Ciências Contábeis de Mossoró/RN. 2009. (Outro).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; BRASIL, Antônio Marcos Soares ; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa . II Seminário de Ciências Contábeis de Mossoró/RN. 2008. (Outro).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; BRASIL, Antônio Marcos Soares ; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa . I Seminário de Ciências Contábeis de Mossoró/RN. 2007. (Outro).

Participação em eventos

III SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE MOSSORÓ.SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL APLICADO À INDÚSTRIA SALINEIRA E SUA RELAÇÃO COM A CONTABILIDADE. 2009. (Seminário).

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS. A ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR COMO INSTRUMENTO DE VANTAGEM COMPETITIVA: um estudo de caso na indústria salineira. 2009. (Congresso).

II SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE MOSSORO.A Importância do Lucro Econômico no Processo de Tomada de Decisão. 2008. (Seminário).

XV ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO - ENCOPE.O PAPEL DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. 2008. (Encontro).

II SEMINÁRIO PERFORMANCE ORGANIZACIONAL. 2003. (Seminário).

V SEMINÁRIO-FISCO-CONTABILISTA-CONTRIBUINTE DE MOSSORÓ. 2003. (Seminário).

IV SEMINÁRIO-FISCO-CONTABILISTA-CONTRIBUINTE DE MOSSORÓ. 2002. (Seminário).

III SEMINÁRIO FISCO-CONTABILISTA-CONTRIBUINTE DE MOSSORÓ. 2001. (Seminário).

II SEMINÁRIO FISCO-CONTABILISTA-CONTRIBUINTE DE MOSSORÓ. 2000. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Luziana Filgueira de Aquino Oliveira

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; OLIVEIRA, Adriana Martins. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONTROLE INTERNO: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR-SAE, NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE ? UERN. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Isaias Paiva Linhares

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; OLIVEIRA, Adriana Martins; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. GOVERNANÇA CORPORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS NA PETROBRAS. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Emanuel Silva da Costa

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; OLIVEIRA, Adriana Martins; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. OS IMPACTOS DA LEI 11.638/2007 NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE GRANDE PORTE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: LAUREANO KLHAYTON GAUDÊNCIO

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; OLIVEIRA, Adriana Martins. A INFLUÊNCIA DOS TREINAMENTOS SOBRE O PROGRAMA ISO 9001 NA MELHORIA DOS COLABORADORES E DOS PROCEDIMENTOS DE CONTROLES INTERNOS: um estudo de caso na empresa F.Souto Indústria e Comércio S.A. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Mariton da Mota Morais

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; OLIVEIRA, Adriana Martins; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. CONTROLES INTERNOS E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES: Um estudo de caso na Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL), na cidade de Apodi/RN.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANA LÚCIA REGIS CELINO

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; OLIVEIRA, Adriana Martins. AUDITORIA DE QUALIDADE: UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: KEYLLE CYRELLE FERREIRA GOMES

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; OLIVEIRA, Adriana Martins; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PARA AS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS: um estudo sobre sua aplicabilidade e seus benefícios.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: GEOVANI GOMES CARVALHO JÚNIOR

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; OLIVEIRA, Adriana Martins. UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO PARA O CONTROLLER NAS INDÚSTRIAS DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ridágna Zulmira de Almeida

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; OLIVEIRA, Adriana Martins; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. A CONTROLADORIA INTERNA COMO FERRAMENTA GERENCIAL: um estudo de caso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Anderson José do Nascimento Lima

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; OLIVEIRA, Adriana Martins; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE: um estudo de caso na cidade de Mossoró/RN. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Meyre Klécia Menezes da Silva

RANGEL, H. A.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; NETO, Jorge Fernandes Jales. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL: Uma análise comparativa em uma pequena e uma grande empresa da construção civil de Mossoró/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rosimeire de Almeida Costa

NETO, Jorge Fernandes Jales; RANGEL, H. A.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. PREGÃO ELETRÔNICO: os resultados de sua utilização na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Marcílio Ramalho da Silva

RANGEL, H. A.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; NETO, Jorge Fernandes Jales. O MÉTODO VALOR ECONÔMICO AGREGADO ( EVA) COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇAÕ: um estudo aplicado no ranking das melhores e maiores empresas da Revista Exame. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: MURILO CÉSAR DE MORAIS MARINHO

NETO, Jorge Fernandes Jales;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; RANGEL, H. A.. A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS SOBRE AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE NO MUNICÍPIO DE APODI/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Samara Laiane Bezerra Braga

RANGEL, H. A.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; NETO, Jorge Fernandes Jales. IMPACTOS CAUSADOS PELA LEI 12.101/09 NAS ENTIDADES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: um estudo de caso em um entidade de assistência social na cidade de Mossoró/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ISRAELLY CRISTIAN OLIVEIRA DE AZEVEDO

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de; LINHARES, Isaías Paiva. A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SUPORTE PARA A INDÚSTRIAQUÍMICA DE SANEATES DOMISSANITÁRIOS DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Samuel Alves da Silva

LINHARES, Isaías Paiva;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de. SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL: um estudo de caso sobre o processo decisário de uma prestadora de serviços da Petrobras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônio Rodrigues Carneiro Neto

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de; LINHARES, Isaías Paiva. A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ÍNDICES COMO FERRAMENTA EMPRESARIAL: um estudo nas empresa de contrução civil listadas na BM&FBOVESPA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kadja Kallyane Costa Barbosa

NETO, Jorge Fernandes Jales; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. APLICABILIDADE DA RECEITA DOS ROYALTIES DE PETRÓLEO NO MUNICÍCIO DE UPANEMA/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Márcio Gledson Dantas de Morais

SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; NETO, Jorge Fernandes Jales;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. O CUSTO DE UM DETENTO NO PRESÍDIO AGRÍCOLA DR. MÁRIO NEGÓCIO, NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Márcio Gledson Dantas de Morais

SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; NETO, Jorge Fernandes Jales;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. O CUSTO DE UM DETENTO NO PRESÍDIO AGRÍCOLA DR. MÁRIO NEGÓCIO, NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karla Michely de Aquino Oliveira

NETO, Jorge Fernandes Jales;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. CONTABILIDADE PÚBLICA: a modalidade de licitação mais utilizada na Prefeitura Municipal de Paraú/RN no período de 2005 a 2008. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Magno Ângelo da Silva

SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; NETO, Jorge Fernandes Jales;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. CONTABILIDADE DE CUSTOS: um suporte para uma micro-empresa de macenaria da cidade de Mossoró/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Wilson Galdino de Andrade Júnior

LINHARES, Isaías Paiva;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; LIMA, Maria Coeli Freire de Andrade.. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS RURAIS: o caso das pequenas empresas produtoras na região de Baraúna/RN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ANCO MÁRCIO DA SILVA SANTOS

LINHARES, Isaías Paiva; LIMA, Maria Coeli Freire de Andrade.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. O PROCESSO DE INFORMATIZAÇÃO NAS CERÂMICAS DE ASSÚ/RN: uma abordagem das práticas adotadas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kézia Silmara da Silva

BRASIL, Antônio Marcos Soares; SILVA, Rodrigo Nunes;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS COM ENERGIA ELÉTRICA NO SETOR SALINEIRO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucas Vando Alves de Morais

FREITAS, Maria Danísia Morais de;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Rodrigo Nunes. A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO COMO INSTRUMENTO DE GERENCIAMENTO: Um estudo de caso na Mossoró Gás Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jaqueline Moura Lessa

BRASIL, Antônio Marcos Soares; SILVA, Rodrigo Nunes;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA X DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS, UM ESTUDO COMPARATIVO DE EVIDENCIAÇÃO: Caso da Associação de moradores dos bairros frutilândia I, II e fulô do mato e Assu/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Rodrigo Ferreira Negreiros

BRASIL, Antônio Marcos Soares;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; FREITAS, Maria Danísia Morais de. ESTUDO DA INFLUÊNCIA DE UM PARECER DE AUDITORIA ADVERSO SOBRE O RELACIONAMENTO ENTRE O AUDITOR EXTERNO E O CLIENTE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Antônia Wigna de Almeida

BRASIL, Antônio Marcos Soares; FREITAS, Maria Danísia Morais de;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. ANÁLISE DA GESTÃO DE CUSTOS NO SEGMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL: Um estudo de caso na empresa Contrel Contruções Ltda. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Erica Maria Justino da Silva

BRASIL, Antônio Marcos Soares;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; FREITAS, Maria Danísia Morais de. O IMPACTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL SOBRE A GESTÃO DE UMA EMPRESA DE MOSSORÓ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: IONE LEILA SANTIAGO DE ANDRADE

BRASIL, Antônio Marcos Soares;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; FREITAS, Maria Danísia Morais de. ESTUDO DA GESTÃO DE CUSTOS COMO FERRAMENTA PARA TOMADA DE DECISÕES DE UMA EMPRESA DE CULTIVO DE MELÃO NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: FRANCISCO ELTON CORIOLANO NOGUEIRA

NETO, Jorge Fernandes Jales; PIMENTA, Hilton Sávio de Almeida;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. COMPARAÇÃO ENTRE A LOA PREVISTA COM O BALANÇO EXECUTADO NO ANO DE 2008 DA PREFEITURA DE APODI/RN: um enfoque nas receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Carlos Jediael resende Pereira

NETO, Jorge Fernandes Jales; PIMENTA, Hilton Sávio de Almeida;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. RECEITAS DE ROYALTIES DE PETRÓLEO: uma abordagem sobre sua importância para o município de Mossoró/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Odair Freire dos Santos

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; NETO, Jorge Fernandes Jales; SILVA, Rodrigo Nunes. O PERFIL DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS FORNECIDAS PELOS CONTADORES AOS EMPRESÁRIOS DE MOSSORÓ/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Elaine Cristina Marques Farias

NETO, Jorge Fernandes Jales; PIMENTA, Hilton Sávio de Almeida;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E A APURAÇÃO DOS CUSTOS COM PESSOAL NA PREFEITURA DE ASSÚ/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Pedro Terceiro de Carvalho Amorim

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; NETO, Jorge Fernandes Jales; SILVA, Rodrigo Nunes. A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS: uma análise sobre os serviços dos escritórios de Contabilidade na cidade de Mossoró/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: LEONARDO ERNESTO CLEMENTE

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; NETO, Jorge Fernandes Jales; SILVA, Rodrigo Nunes. O PERFIL DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS EMPRESAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Paulo Queiroz Fernandes Junior

SOARES, Glakely Keny; GAUDENCIO, Ivanaldo.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. A PERCEPÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: um estudo de caso numa cooperativa de trabalhos médicos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Alexandre Fábio Morais da Costa

GAUDENCIO, Ivanaldo.;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SOARES, Glakely Keny. A UTILIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS FINANCEIROS COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DECISÓRIO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Samuel Sales Leite da Silva

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; GAUDENCIO, Ivanaldo.; SOARES, Glakely Keny. O IMPACTO DA DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS NA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA: um estudo no segmento de telefonia móvel listado na Bolsa de Mercadorias e Futuros Bovespa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Braz Lino de Oliveira Júnior

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SOARES, Glakely Keny; GAUDENCIO, Ivanaldo.. O EFEITO DA CRISE ECONÔMICA NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCÁRIAS: um estudo comparativo entre os dois maiores bancos privados do Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: HÉLIDA LÚCIA DE CASTRO RODRIGUES

SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; LINHARES, Isaías Paiva;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. CONTABILIDADE GERENCIAL: um estudo sobre a importância da Contabilidade gerencial nas pequenas e médias empresas com base nos dados obtidos nos escritórios. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ADINA ÁVILA MELO DE SOUSA MEDEIROS

PAIVA, Antônio Claudio Noberto de;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; DINIZ, Saulo de Medeiros. O PAPEL DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco André Felipe de Oliveira

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de; DINIZ, Saulo de Medeiros. CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS DO VALE DO AÇU. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Washington de Carvalho Costa

BRASIL, Antônio Marcos Soares; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. ANÁLISE DAS OPÇÕES TRIBUTÁRIAS POSSÍVEIS: Um estudo de caso em uma empresa de pequeno porte do ramo de fruticultura de Baraúna/RN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Lucilene de Medeiros

BRASIL, Antônio Marcos Soares; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. O IMPACTO DO SUPERSIMPLES NAS DIVERSAS ÁREAS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE MOSSORÓ/RN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: LÍLIA ALVESDA SILVA

BRASIL, Antônio Marcos Soares; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. ASPECTOS TRIBUTÁRIOS DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE NO SIMPLES NACIONAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: José Roberto Nunes

BRASIL, Antônio Marcos Soares;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de. GESTÃO DE MATERIAIS COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DE GASTOS: Um estudo de caso aplicado numa indústria do setor salineiro de Mossoró/RN. 2008 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: ISAC DANTAS DINIZ

SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; DINIZ, Saulo de Medeiros;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. A UTILIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD COMO UMA FERRAMENTA ADMINISTRATIVA NA GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Leandro Bezerra

SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; DINIZ, Saulo de Medeiros. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: MARCOS ANTÔNIO MOREIRA FILGUEIRA

REIS, Maria de Fátima Oliveira;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DE APODI/RN. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ligia Raiany Braga da Cunha

BRASIL, Antônio Marcos Soares; SOARES, Glakely Keny;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR HOTELEIRO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kelly Cristina de Oliveira

BRASIL, Antônio Marcos Soares; SOARES, Glakely Keny;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. CUSTOS DO CULTIVO DO MELÃO AMARELO NA SAFRA 2006/2007. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Karla Klintia Amaral da Silva

BRASIL, Antônio Marcos Soares; SOARES, Glakely Keny;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO BRASIL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Manuel Abel Sumbo

Xavier, Flávio José Dias; DINIZ, Saulo de Medeiros;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. AUDITORIA INTERNA:Uma ferramenta essencial para auxiliar a administração da UERN na tomada de decisão e coibir irregularidades. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Francisco Janedson Lucena Oliveira

NETO, Jorge Fernandes Jales;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; DINIZ, Saulo de Medeiros. A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO CORPORATIVO PARA TRANSPARÊNCIA DAS DESPESAS PÚBLICAS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Maria Claudia Rebouças Bernardino

BRASIL, Antônio Marcos Soares; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros. ESTUDO DA MELHOR FORMA DE REGIME DE TRIBUTAÇÃO FEDERAL ALCANÇADO PELAS MICROEMPRESAS: Estudo de caso em uma microempresa de Mossoró/RN. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Aluno: Moisés Ozório de Souza Neto

BRASIL, Antônio Marcos Soares;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS AO INICIAR A CONTABILIDADE DE UMA EMPRESA QUE VEM DE OUTRO CONTADOR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Da Fé, Antônio Bezerra;LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. COMISSÃO DE AVALIAÇÃO PARA ANÁLISE DE PROCESSO DE REVISÃO DE PROVA. 2010. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; BRASIL, Antônio Marcos Soares; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa. GRUPO DE TRABALHO "PESQUISA CONTEMPORÂNEA EM CONTABILIDADE - ENCOPE. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; BRASIL, Antônio Marcos Soares. X SIMPÓSIO DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2008. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa; PAIVA, Antônio Claudio Noberto de. SELEÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2007. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Orientou

Luziana Filgueira de Aquino Oliveira

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE CONTROLE INTERNO: um estudo sobre o sistema de administração escolar - SAE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Isaias Paiva Linhares

GOVERNANÇA CORPORATIVA: um estudo de caso da aplicação das boas práicas de governança na Petrobras; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Carlos Emanuel Silva da Costa

OS IMPACTOS DA LEI 11; 638/2007 NAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE GRANDE PORTE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

LAUREANO KLHAYTON GAUDÊNCIO

A INFLUÊNCIA DOS TREINAMENTOS SOBRE O PROGRAMA ISO 9001 NA MELHORIA DOS COLABORADORES E NOS CONTROLES INTERNOS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

ANA LÚCIA REGIS CELINO

AUDITORIA DA QUALIDADE: uma realidade do município de Mossoró/RN; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

KEYLLE CYRELE FERREIRA GOMES

A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA AUDITORIA INTERNA PARA AS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS: um estudo sobre sua aplicabilidade e seus benefícios; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

GEOVANI GOMES CARVALHO JÚNIOR

UMA ANÁLISE DO MERCADO DE TRABALHO PARA O CONTROLLER NAS INDÚSTRIAS DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Ridágna Zulmira de Almeida

A CONTROLADORIA INTERNA COMO FERRAMENTA GERENCIAL: um estudo de caso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Anderson José do Nascimento Lima

CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE AUDITORIA INDEPENDENTE: um estudo de caso na cidade de Mossoró/RN; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Francisco Mariton da Mota Morais

CONTROLES INTERNOS E SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES: um estudo de caso na Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar - Credioeste; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Auditoria Contábil) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

ALISSON DA SILVA MORENO

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS PELA CONTABILIDADE GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÃO: um estudo em uma rede de supermercado em Mossoró/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Deborah Sirlene Dantas de Oliveira

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PERITO CONTÁBIL NA JUSTIÇA DO TRABALHO EM MOSSORÓ/RN; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Wymerson Rodrigues Cipião

ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA NA TOMADA DE DECISÃO: estudo em um supermercado em Aracati/CE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

ISRAELLY CRISTIAN DE OLIVEIRA DE AZEVEDO

A UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SUPORTE PARA A INDÚSTRIA QUÍMICA DE SANEANTES DOMISSANITÁRIOS NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Antônio Rodrigues Carneiro Neto

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ÍNDICES COMO FERRAMENTA EMPRESARIAL: um estudo nas empresas de contrução civil listadas na BM&FBOVESPA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

LEONARDO ERNESTO CLEMENTE

O PERFIL DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NAS EMPRESAS DE CONTRUÇÃO CIVIL DA CIDADE DE MOSSORÓ/RN; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Pedro Terceiro de Carvalho Amorim

A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS: uma análise sobre os serviços dos escritórios de Contabilidade da cidade de Mossoró/RN; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

José Odair Freire dos Santos

O PERFIL DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS FORNECIDAS PELOS CONTADORES AOS EMPRESÁRIOS DE MOSSORÓ/RN; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Samuel Sales Leite da Silva

O IMPACTO DA DISTRIBUIÇÃO DE DIVIDENDOS NA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA: um estudo comparativo no segmento de telefonia móvel listado na BM&FBOVESPA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Braz Lino de Oliveira Júnior

O EFEITO DA CRISE ECONÔMICA NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCARIAS: um estudo comparativo entre os dois maiores bancos privados do Brasil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

ADINA ÁVILA MELO DE SOUSA MEDEIROS

O PAPEL DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Francisco André Felipe de Oliveira

CONTABILIDADE AMBIENTAL: UM ESTUDO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE NAS MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS DO VALE DO AÇU; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Antônio Gustavo Nicásio

A contabilidade na cidade de Assú/RN: Sua realidade e seus anseios, em busca de uma melhor valorização da categoria; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Luiz Alberto de Sousa Carvalho

SOCIEDADES ANÔNIMAS: UM ENFOQUE NAS COMPANHIAS DE CAPITAL FECHADO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em CIÊNCIAS CONTÁBEIS) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Orientador: Jorge Eduardo de Medeiros Lopes;

Produções bibliográficas

  • LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; ARAÚJO, Aneide Oliveira . ANÁLISE DA CADEIA DE VALORES COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA SALINEIRA. Revista Iberoamericana de Contabilidad de Gestión , v. XI, p. 1-22, 2013.

  • LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; RIBEIRO, Ricardo Biali ; CAVALCANTE, Paulo Roberto Nobrega. . A Informação Contábil à Luz da Teoria da Comunicação. Revista Ambiente Contábil , v. 1, p. 22-37, 2009.

  • LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; CARVALHO, Daniele da Rocha ; ARAÚJO, Aneide Oliveira . A análise da cadeia de valor como instrumento de vantagem competitiva: um estudo de caso da indústria salineira. In: XVI Congresso Brasileiro de Custos, 2009, Fortaleza/CE. Anais, 2009.

  • ABREU, Geórgia Cibele Carvalho Lima de ; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa ; LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; BRASIL, Antônio Marcos Soares . CONTABILIDADE DE CUSTO: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DO CUSTO-PADRÃO PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Medeiros, Adina Ávila Melo de Sousa ; LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . O PAPEL DA CONTABILIDADE NO PROCESSO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MARINHO, Clábia Gama ; SILVA, Sérgio Luiz Pedrosa ; LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros ; BRASIL, Antônio Marcos Soares . A IMPORTÂNCIA DO LUCRO ECONÔMICO NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . I CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UFRN. 2010. (AVALIADOR).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . NOTA FISCAL ELETRÔNICA E SEUS REFLEXOS PARA A CONTABILIDADE. 2010. (PALESTRA).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - ISO 14001. 2009. .

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . O IMPACTO DA NOVA LEI DAS SOCIEDADES ANÔNIMAS E DOS PRONUNCAMENTOS CONTÁBEIS DO CPC NO CONTEXTO ATUAL. 2009. (PALESTRA).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . SISTEMA DE GESTÃO AMBIENAL: O CASO DA INDÚSTRIA SALINEIRA. 2009. (PALESTRA).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . DEBATE EM MESA REDONDA SOBRE A PROFISSÃO CONTÁBIL. 2009. (DEBATEDOR).

LOPES, Jorge Eduardo de Medeiros . A IMPORTÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A INDÚSTRIA SALINEIRA. 2008. (PALESTRA).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. , RUA PROF.ANTÔNIO CAMPUS, S/N, COSTA E SILVA, 59610-090 - Mossoro, RN - Brasil, Telefone: (84) 33152202

Experiência profissional

2011 - Atual

Petróleo Brasileiro S.A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Contador

2007 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2010

    Ensino, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria I e II, Contabilidade Avançada, Contabilidade e Orçamento Empresarial, Contabilidade Intermediária I e II, Estrutura das Demonstrações Contábeis

  • 07/2015 - 08/2015

    Ensino, AUDITORIA CONTÁBIL, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, AUDITORIA OPERACIONAL

  • 07/2010 - 11/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Coordenador da Comissão do Projeto Político Pedagígico do Curso de Ciências Contábeis - UERN.

  • 06/2010 - 11/2011

    Direção e administração, Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Coordenador do IV Curso de Pós-Graduação em Auditoria Contábil.

  • 07/2007 - 08/2010

    Ensino, CIÊNCIAS CONTÁBEIS, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Auditoria I, Contabilidade Aplicada à Administração, Contabilidade Avançada, Contabilidade Comercial I e Contabilidade Comercial II, Contabilidade Intermediária I e Contabilidade Intermediária II, Estrutura das Demonstrações Contábeis, Estrutura e Análise de Balanço I

  • 07/2007 - 08/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Ciências Contábeis.,Cargo ou função, Membro de Comissão de elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis - UERN.

  • 06/2010 - 07/2010

    Ensino, Especialização em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contabilidade e Gestão Ambiental

  • 11/2009 - 11/2009

    Ensino, Especialização em Auditoria Contábil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Contabilidade Societparia

  • 07/2009 - 11/2009

    Extensão universitária , Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Ciências Contábeis.,Atividade de extensão realizada, Membro do Projeto de Extensão: III Seminário de Ciências Contábeis de Mossoró/RN.

  • 07/2009 - 07/2009

    Ensino, Especialização em Administração da Qualidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema de Gestão Ambiental: ISO 14001

  • 07/2008 - 11/2008

    Extensão universitária , Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Ciências Contábeis.,Atividade de extensão realizada, Membro do Projeto de Pesquisa: II Seminário de Ciências Contábeis de Mossoró/RN.

  • 09/2007 - 11/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Ciencias Economicas, Departamento de Ciências Contábeis.,Atividade de extensão realizada, Membro do Projeto de Extensão : I Seminário de Ciências Contábeis de Mossoró/RN.

  • 06/2007 - 07/2007

    Ensino, Especialização em Administração da Qualidade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sistema de Gestão Ambiental: ISO 14.001/2004

2015 - 2015

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação

2015 - 2015

Universidade Potiguar, UnP

Vínculo: PRESTADOR DE SERVIÇOS, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação

Atividades

  • 05/2015 - 05/2015

    Ensino, PÓS-GRAD. EM CONTABILIDADE E PLANEJ. TRIBUTÁRIO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE TRIBUTOS INDIRETOS

  • 04/2015 - 04/2015

    Ensino, PÓS-GRAD. EM CONTABILIDADE E PLANEJ. TRIBUTÁRIO, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: TRIBUTOS DIRETOS

2008 - 2011

F.SOUTO INDÚSTRIA, COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO S.A

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CONSULTOR AMBIENTAL, Carga horária: 20

2002 - 2007

F.SOUTO INDÚSTRIA, COMÉRCIO E NAVEGAÇÃO S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: GERENTE DE MEIO AMBIENTE, Carga horária: 44

Outras informações:
CARGO ANTERIOR: SUPERVISOR ADMINISTRATIVO PERÍODO: 2002-2004

2001 - 2002

CASS SISTEMAS CORPORATIVOS LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: TRAINEE CONTÁBIL, Carga horária: 44

2004 - 2004

Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 40

2000 - 2001

MÉTHODOS CONTABILIDADE & CONSULTORIA EMPRESARIAL S/C LTDA

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 44

2000 - 2000

Escola Estadual Francisco Antonio de Medeiros

Vínculo: ESTAGIÁRIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 40

Outras informações:
PROFESSOR DE 5° A 8° SÉRIE