Johanna Sánchez Londoño

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de Caldas, Manizales; Colômbia (2010). Tem experiência profissional na área de Educação como professora de Ciências Sociais: Historia, Geografia, Geopolítica, democracia e urbanidade do ensino médio no contexto da escola especial para adolescentes em situação de conflito com a lei e ensino médio para adultos. Foi facilitadora de processos educativos, sociais, organizacionais e de desenvolvimento da comunidade por meio de reuniões com o apoio da pedagogia ativa através da metodologia da educação experiencial com diretores do ensino fundamental e médio das escolas públicas para o Ministério de Educação Nacional da Colômbia (2013). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Cotidiano Escolar (GEPPECE) e aluna no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Mestrado em Educação (33009015083P7)

2014 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Luiz Carlos Novaes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: Diretor de escola; Gestão escolar; Política educacional; América latina; Estudo de caso.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação.

Mestrado interrompido em 2012 em Mestrado em Educação

2012 - interrompida

Universidade de Caldas
Orientador: Sem orientador;Ano de interrupção: 2012

Graduação em Liecenciatura em Ciencias Sociais

2004 - 2010

Universidade de Caldas
Orientador: Didier Andrés Ospina

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

XXIII Simposio Internacional de Didactica de las Ciencias Sociales.Implicaciones de la dimensión política en el proceso de formación inicial de maestros: un aporte a la educación ciudadana. 2012. (Simpósio).

IV Congreso Internacional de Pedagogia Curriculo y Didacticas. 2011. (Congresso).

Seminario Internacional: Globalizacion Localizacion y Gestion del Conocimiento. 2011. (Seminário).

I Encuentro Regional de Experiencias en Didacticas de las Cienias Sociales. 2011. (Encontro).

II Encuentro Nacional de la Red Colombiana de Grupos de Investigacion en Didactica de las Ciencias Sociales. 2011. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • LONDONO, J. S. . Implicaciones de la dimensión política en el proceso de formación inicial de maestros: un aporte a la educación ciudadana. In: XXIII Simposio Internacional de Didactica de las Ciencias Sociales, 2012, Sevilla. Educar para la participación ciudadana en la enseñanza de las Ciencias Sociales. Sevilla: Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales : Diada Editora, S.L., 2012. v. 2. p. 443-448.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

Fundación Instituto Caldense para el Liderazgo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: facilitador de processos, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolver, facilitar e avaliar os processos educacionais, sociais, organizacionais e de desenvolvimento da comunidade por meio de reuniões com o apoio da pedagogia ativa através da metodologia da educação experiencial. Entre os processos desenvolvidos destaca-se o acompanhamento a reitores e professores executivos de instituições educacionais oficiais no ãmbito do Programa Para la Transformación de la Calidad educativa Todos A Aprender do Ministerio de Educação Nacional da Colômbia.

Atividades

  • 08/2012 - 07/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Fundación Instituto Caldense para el Liderazgo, .,Linhas de pesquisa

2010 - 2010

Escuela de Trabajo La Linda Ciudadela Los Zagales

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor praticante das Ciências Sociais, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientar ciências sociais a adolescentes em situação de conflito com a lei e restituição de direitos.