Phabulo Mendes de Sousa

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Graduado em Artes Visuais (UNESP - 2018). Atualmente é doutorando em Artes Visuais (UNESP), onde desenvolve uma pesquisa entre literatura e artes plásticas. Ingressou em Gestão Pública em 2018 (UNIVESP).

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Artes

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Omar Khouri.

Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)

2010 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: A tessitura poética de Adília Lopes,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Paola Poma
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Abi - Artes Visuais

2013 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em Letras

2002 - 2006

Universidade de São Paulo
Título: A Carapuça Simbólica de G.H.: Estudos dos recursos estilísticos na passagem de vivência no romance ?A Paixão Segundo G.H.?
Orientador: Yudith Rosenbaum
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Programa de Aperfeiçoamento e Ensino - PAE. (Carga horária: 96h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2006 - 2008

Iniciação científica - A carapuça Simbólica de G.H.. (Carga horária: 100h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estética.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV Simpósio de Estética da PUC-SP.Drummond ilumina Goeldi. 2016. (Simpósio).

Revisitando Raduan - Colóquio em homenagem aos 80 anos do es escritor. 2016. (Encontro).

Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2015.A Grande Beleza ou a Economia de Gestos. 2015. (Outra).

Jornadas de Literatura Portuguesa.A Tessitura Poética de Adília Lopes. 2012. (Seminário).

I Congresso Internacional do PPGLetras. A Ficcionalização Poética em Adília Lopes. 2011. (Congresso).

III Encontro nacional O Insólito como Questão na Narrativa.Os Desatinos d´A Bela Acordada. 2011. (Encontro).

V Encontro de Pós Graduandos da FFLCH / USP.Adília Lopes - Diálogos, Intertextualidade e Paródia. 2010. (Encontro).

A Semiótica Visual e o Estudo da Fotografia. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Domingues de Oliveira

POMA, P.;OLIVEIRA, A. M. D.; SIMAS, Mônica Muniz de Souza. A tessitura poética de Adília Lopes. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Omar Khouri

KHOURI, O.; NASCIMENTO, J. L.; SILVA, A. V. G.. DRUMMOND: LEITOR DE ARTES PLÁSTICAS. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em ARTES) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUISTA FILHO".

Paola Poma

POMA, P.; OLIVEIRA, A. M. D.; Monica Muniz de Souza Simas. A tessitura poética de Adília Lopes. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Paola Poma

POMA, P.; SOUZASIMAS, M. M.; HOSSNE, A. S.. O entretecer dos textos. Adília Lopes: diálogo entre a tradição e a contemporaneidade. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Agnaldo Valente Germano da Silva

KHOURI, OmarVALENTE, AgnusNASCIMENTO, José Leonardo. Drummond: leitor de artes plásticas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Agnaldo Valente Germano da Silva

VALENTE, AgnusNASCIMENTO, José Leonardo. REMACUNAIMIZAR. Banca TCC Bacharelado Artes Visuais IA/UNESP. 09.agosto.2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Luiz Proença

Produção cientifica brasileira em comunicação na década de 90; 2002; 0 f; Orientação de outra natureza - Universidade de São Paulo; Orientador: José Luiz Proença;

Omar Khouri

DRUMMOND E AS ARTES VISUAIS (provisório); Início: 2016; Tese (Doutorado em ARTES) - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUISTA FILHO"; (Orientador);

Paola Poma

A tessitura poética de Adília Lopes; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paola Poma;

Agnaldo Valente Germano da Silva

REMACUNAIMIZAR; TCC Bacharelado Artes Visuais IA/UNESP; 09; agosto; 2017; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Artes Visuais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Agnaldo Valente Germano da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUSA, P. M. . A imagética do sertão em O cacto de Manuel Bandeira. Palau , v. 4, p. 6-9, 2018.

  • SOUSA, P. M. ; DIAS, E. M. . Autor e intérprete: a adaptação de Triste fim de Policarpo Quaresma para o teatro. Opiniães: revista dos alunos de Literatura Brasileira , v. 5, p. 37-57, 2016.

  • SOUSA, P. M. . Apontamentos para uma lírica mínima. Revista Desassossego , v. 1, p. 51-61, 2013.

  • SOUSA, P. M. . Um hino à ausência. eonline, São Paulo, 23 out. 2018.

  • SOUSA, P. M. . A Grande Beleza ou a Economia dos Gestos. In: Jornada de Pesquisa em Arte PPG/IA Unesp, 2015, São Paulo. Jornada de Pesquisa em Arte PPG/IA Unesp, 2015. v. 1. p. 867-879.

  • SOUSA, P. M. . Adília Lopes - diálogos, intertextualidade e paródia. In: V EPOG - USP, 2010, São Paulo. V EPOG - FFLCH, 2010.

  • SOUSA, P. M. . Só sobre guarda-chuvas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, P. M. . MODOS DE ACOSSAMENTO VERBAL E VISUAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, P. M. . Drummond ilumina Goeldi. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, P. M. . A imagética do sertão em o Cacto de Manuel Bandeira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, P. M. . A grande beleza ou a economia dos gestos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, P. M. . A tessitura de Adília Lopes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, P. M. . Adília Lopes X Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, P. M. . Os desatinos da Bela Acordada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUSA, P. M. . A Ficcionalização Poética em Adília Lopes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, P. M. . 'Apanhar ar' de Adília Lopes 2012 (Resenha).

  • SOUSA, P. M. . Uma passagem 2011 (Conto).

  • SOUSA, P. M. . O incidente 2011 (Conto).

  • SOUSA, P. M. . Itinerário de Flor 2011 (Poesia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUSA, P. M. . Curso de Introdução: o método do ator - CPT. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, P. M. . Francês básico - primeiros contatos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, P. M. . Curso de Introdução: o método do ator - CPT. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, P. M. . Francês básico - primeiros contatos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, P. M. . Curso de Introdução: o método do ator - CPT. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, P. M. . Francês Básico. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, P. M. . Francês básico - primeiros contatos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUSA, P. M. . O despertar da escrita: leitura e produção. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, P. M. . Continuando contos.... 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SOUSA, P. M. . PROIBID. 2017. Diversas.

SOUSA, P. M. ; KHOURI, O. . Poesia visual e revistas experimentais: uma exposição. 2017. Diversas.

SOUSA, P. M. . Agnès. 2015. Escultura.

SOUSA, P. M. . Três Graças. 2015. Escultura.

SOUSA, P. M. . Medicamente-se. 2014. Instalação.

SOUSA, P. M. . Modos de educar. 2014. Ilustração.

SOUSA, P. M. . Tauromaquia. 2011. Ilustração.

SOUSA, P. M. . A Árvore. 2015 (Performance).

SOUSA, P. M. . Peripécias do Amor. 2013 (Espetáculo Litero-musical).

SOUSA, P. M. . O incidente. 2011.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    Poesia Portuguesa Contemporânea, Descrição: Este projeto pretende investigar os poetas portugueses contemporâneos a partir da década de 40. Pretende analisar o modo de criação estética e as reverberações que o texto, enquanto objeto artístico, revela do mundo histórico- social português, em especial as proximidades e/ou afastamentos referentes a ditadura salazarista. O corpus escolhido para pesquisa, além de manter os autores vinculados ao projeto anterior - autores, em especial os poetas Sophia de Mello Breyner Andresen e Herberto Helder, cujo imaginário se constrói numa linhagem muito diferenciada em relação aos seus pares - inclui o poeta-crítico Joaquim Manuel Magalhães, Rui Belo, Luis Quintais e Manuel de Freitas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Phabulo Mendes de Sousa - Integrante / Paola Poma - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    A Tessitura Poética de Adília Lopes, Descrição: Este projeto procura apontar o diálogo que Adília Lopes, poetisa portuguesa contemporânea, estabelece com alguns escritores, pertençam eles à tradição literária, caso de Luís de Camões e Fernando Pessoa, ou estejam mais próximos da contemporaneidade, como Fiama Hasse Pais Brandão e Clarice Lispector. Para construir este diálogo, destacaram-se três importantes recursos literários usados de modo recorrente pela poetisa: a intertextualidade, a paródia e a ironia. Além de mostrar a maneira como estes recursos aparecem na sua poesia, pode-se acrescentar ainda o modo peculiar de sua escrita. Enfim, espera-se que a somatória destes fatores permita obter uma melhor apreciação de sua obra poética.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Phabulo Mendes de Sousa - Integrante / Paola Poma - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2010 - 2013

    Tradição e Pós-Modernidade, Descrição: Este projeto tem como objetivo principal analisar a influência da tradição literária na poesia portuguesa contemporânea, mais especificamente nas obras poéticas de Adília Lopes e Herberto Helder e na ficção de Maria Gabriela Llansol. Pode-se perceber, através de um estudo constante, a presença de outros autores e textos literários na produção destes escritores. Tal presença reconstrói-se de maneira muito diversificada tangenciando sempre a postura do poeta que a revisita. A pesquisa, portanto, pretende investigar e analisar o modo como se constrói esta revisitação do passado, marcada, simultaneamente, pelo diálogo intertextual e pela crítica ao mundo contemporâneo. A partir desta investigação, adentra-se não só nas questões da linguagem, visto a revisistação propiciar o uso das paródias, inversões, paradoxos, pastiches e intertextualidades, mas especialmente na constatação da alteração dos gêneros literários dos textos revisistados. As obras de Fernando Pessoa e de Sophia de Mello Breyner Andresen também permitem o estudo das relações dialógicas entre literaturas e temporalidades diversas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Phabulo Mendes de Sousa - Integrante / Paola Poma - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

POESIAVIVA V, UNESP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2016

ETEC Prof. Camargo Aranha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 11

Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

2016 - Atual

Anglo Vinci

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Literatura, Carga horária: 5

Outras informações:
Professor de Literatura / plantonista

2013 - 2013

Universidade de São Paulo

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

Outras informações:
Atividades didáticas junto à disciplina de Literatura Portuguesa III, sob supervisão da Profa. Dra. Monica Muniz de Souza Simas. Estágio integrante do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), segunda fase - Estágio Supervisionado.

2014 - 2015

Objetivo Vestibulares Taboão

Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor de Literatura e Interpretação de textos

2019 - Atual

Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Arte, Carga horária: 12