Belisa Bordin de Sales

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMS, Campus de Três Lagoas. Em 2010, concluiu o mestrado no Programa de Microbiologia da USP, no laboratório de Genética de Microrganismos sob orientação da Profª Drª Elisabete José Vicente. Trabalhou com a produção de etanol por leveduras isoladas da biodiversidade brasileira utilizadoras de pentoses e de hidrolisado do bagaço da cana-de-açúcar e também a sobre-expressão de transportadores endógenos de açúcares em linhagens de S. cerevisiae. Participou também do Projeto Produção de Plásticos Biodegradáveis por Bactérias Selvagens utilizando como fonte de energia o Glicerol (PHAGLICE), financiado pela Empresa BIOCOM Biocombustíveis, dentro do mesmo laboratório. O projeto estava sob coordenação das Prof. Dra. Elisabete José Vicente e Ana Clara Guerrini Schenberg. Em 2010 iniciou o doutorado no Programa de Bioquímica da UFSC, Campus de Florianópolis, no laboratório de Biologia Molecular e Biotecnologia de Leveduras sob orientação do Prof. Dr. Boris U. Stambuk. Participou do projeto de Otimização da Produção de Etanol de Segunda Geração Através do Melhoramento do Transporte de Xilose em Saccharomyces cerevisiae, envolvida principalmente na seleção e expressão de transportadores heterólogos, oriundos de leveduras fermentadoras de xilose. Em 2011 e 2012, através de projeto de cooperação entre UFRJ-UFSC e o National Institute of Advanced Science and Techonology (AIST), trabalhou como pesquisadora visitante no AIST-Chugoku, em Hiroshima. A pesquisa realizada foi na área de biologia molecular para o desenvolvimento de leveduras melhores adaptadas à produção de etanol lignocelulósico através da construção de bibliotecas genômicas de leveduras naturalmente fermentadoras de xilose. Entre 2016 e 2017, trabalhou na empresa Levteck, como gerente de produção e de controle microbiológico. Esta é a primeira empresa catarinense especializada na propagação de leveduras - e de bactérias - cervejeiras e e na elaboração de kits de controle de qualidade e microbiológico de bebidas (especificamente cervejas). Nesse período na Levteck, era responsável por toda a cadeia produtiva das leveduras cervejeiras Sacchromyces e também das leveduras não-Saccharomyces e bactérias lácticas. Somam-se também a produção dos kits de análises microbiológicas e de controle de qualidade e as análises propriamente ditas, como de malte e controle microbiológico da cerveja pronta. Atualmente é técnica de laboratório na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Três Lagoas.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Bioquímica

2010 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Otimização da Produção de Etanol de Segunda Geração Através do Melhoramento do Transporte de Xilose em Saccharomyces cerevisiae.
Orientador: Boris U. Stambuk
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Otimização; Transportador; Pentose.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Mestrado em Microbiologia

2008 - 2010

Universidade de São Paulo
Título: Construção de linhagens de Saccharomyces cerevisiae recombinantes superexpressoras de transportadores de pentoses,Ano de Obtenção: 2010
Elisabete José Vicente.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Transportador; S.cerevisiae; Pentose.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

2004 - 2007

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Título: Isolamento de Bactérias de Solo da Biodiversidade do Cerrado, Produtoras de Polihidroxialcanoatos (PHAs), Utilizando Glicerol como Fonte de Carbono
Orientador: Prof. Dr. Odanir Garcia Guerra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Of.Form. Compos. Bancas Verificação Autodeclaração Etnico-Racial. (Carga horária: 12h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Capacitação de DOulas. (Carga horária: 32h). , Instituto de Yoga e Terapias Aurora/ANDO, AURORA/ANDO, Brasil.

2010 - 2010

Avaliação de Impacto Ambiental. (Carga horária: 80h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2010 - 2010

Gestão Ambiental e recursos Hídricos. (Carga horária: 30h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Programa de Aperfeiçoamento de Ensino. (Carga horária: 140h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Treinamento em Biossegurança. (Carga horária: 6h). , Insituto de Ciências Biomédicas, ICB, Brasil.

2007 - 2007

Viagem de Estudos ao Pantanal. (Carga horária: 26h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Iniciação ao Estudo da Libras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Enriquecimento Florístico. (Carga horária: 90h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em GENÉTICA DO CÂNCER. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em INTRODUÇÃO À TÉCNICA DE INTERFERÊNCIA POR RNA. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em TRANSGÊNICOS: SITUAÇÃO ATUAL. (Carga horária: 3h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em PROJETO IDENTIDADE. (Carga horária: 60h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em MÃOS LIVRES- LIBRAS ATRAVÉS DE MÚSICA. (Carga horária: 40h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Transgênicos Sociedade E Meio Ambiente. (Carga horária: 8h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em METABOLISMO SECUNDÁRIO. (Carga horária: 6h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em MARCADORES MOLECULARES APLICADOS À AGROPECUÁRIA. (Carga horária: 6h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em I CURSO DE INVERNO DE GENÉTICA. (Carga horária: 90h). , UNIVERSIDADE PAULISTA- CAMPUS DE JABOTICABAL, UNESP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Tecnologia de Sementes: oriundas do cerrado. (Carga horária: 34h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em OS CROMOSSOMOS E AS DOENÇAS HUMANAS. (Carga horária: 3h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em CONSTRUINDO GRÁFICOS NO EXCEL. (Carga horária: 40h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em A HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL. (Carga horária: 30h). , UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL, UFMS, Brasil.

2002 - 2003

Quarta Série. , High School Riverview, HSR, Canadá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biotecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

POSSO, S. R. ; SALES, B. B. . Semana da Biologia: Biologia e suas interfaces. 2019. (Concurso).

SALES, B. B. ; ASSIS, Geissianny Bessão de ; MACEDO, M. L. R. . VII SEMANA DE BIOLOGIA. 2005. (Congresso).

POSSO, S. R. ; SALES, B. B. . Semana da Biologia: Biologia e suas interfaces. 2019. (Concurso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5 Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Growth of a Saccharomyces cerevisiae Strain Lacking Hexose Transporters in Different Sugars After Transformation with a Scheffersomyces stipitis Genomic Library. 2013. (Congresso).

TEDx Floripa 2013. 2013. (Encontro).

XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos - X Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas. Bioprospecção de Leveduras da Biodiversidade Brasileira Capazes de Utilizar Preferencialmente Xilose. 2013. (Congresso).

XIX Simpósio Nacional de Bioprocessos - X Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas. Análise de Novos Transportadores de Açúcares na Levedura Fermentadora de Xilose Spathaspora arborariae. 2013. (Congresso).

27 REGEM - Reunião de Genética de Microrganismos. Construção de Plasmídeos Bifuncionais para Expressão dos Genes HXT5 e HXT7 de S. cerevisiae para Produção de Etanol Celulósico. 2010. (Congresso).

Workshop Scientific Issues on Biofuels. 2010. (Encontro).

25 Congresso Brasileiro de Microbiologia. Construção de Vetores de Clonagem para Expressão de Transportadores de Pentoses em S.cerevisiae Visando Produção de Etanol. 2009. (Congresso).

Forum de Inovação Alemanha-Brasil de Nano e Biotecnologia.Amplification and Cloning of Hexoses Transporters. 2009. (Simpósio).

I Bioanalysis Conference MN in Brazil. 2008. (Oficina).

I Symposium on Cellulosic Ethanol. 2008. (Simpósio).

IV Mostra de Microbiologia.Para que modificar microrganismos geneticamente?. 2008. (Encontro).

Workshop FAPESP sobre Pesquisa em Bioenergia e do Lançamento do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia. 2008. (Encontro).

2 Conferência da Cidade de Três Lagoas - MS. 2007. (Encontro).

I Ciclo de Palestras de Biologia no Campus de Três Lagoas. 2007. (Outra).

16 CONGRESSO ABERTO AOS ESTUDANTES DE BIOLOGIA. 2005. (Congresso).

16 ENCONTRO DE BIÓLOGOS DO CR-Bio-1 (SP,MT,MS). 2005. (Encontro).

Transgênicos, Sociedade e Meio Ambiente. 2005. (Encontro).

VII SEMANA DE BIOLOGIA. 2005. (Congresso).

XXVII CONGRESSO PAULISTA DE FITOPATOLOGIA. 2005. (Congresso).

I JORNADA DE BIOLOGIA: uma profissão há 25 anos em expansão. 2004. (Simpósio).

XXII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vitória Soares dos Santos

SALES, B. B.; NETTO, J. R.; SILVA, J. B.. Avaliação do Potencial Fisiológico de Sementes de Jacaranda mimosifolia D. Don (BIGNONIACEAE) pelo teste de Condutividade Elétrica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marcia Ribeiro Pinto da Silva

PINTO, M. R.. Construção de linhagens de Saccharomyces cerevisae recombinantes superexpressoras de transportadores de pentose (exame de qualificação). 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Márcio José Rossi

TERENZI, H. F.; Silva C.P.;ROSSI, M.J.; VICENTE, E. J.; ALVES JR, S. L.. Clonagem e expressão heteróloga de transportadores de xilose em linhagem de Saccharomyces cerevisiae recombinante. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Carla Ines Tasca

TASCA, C. I.. ?Expressão de transportadores de xilose em linhagem Saccharomyces cerevisiae recombinante?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Jose Geraldo da Cruz Pradella

STAMBURK, B. J. C. U.;PRADELLA, JOSÉ G.C.; VICENTE, E. J.. CONSTRUÇÃO DE LINHAGENS DE SACCHAROMYCES CEREVISIAE RECOMBINANTES SUPERXPRESSORAS DE TRANSPORTADORES DE PENTOSES. 2010. Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade de São Paulo.

Sérgio Luiz Alves Junior

ALVES, S. L. Jr.; VICENTE, E.J.; ROSSI, M. J.; TERENZI, H. F.; SILVA, C. P.;STAMBUK, B. U.. Clonagem e expressão heteróloga de transportadores de xilose em linhagem de Saccharomyces cerevisiae recombinante. 2015. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria José Alencar Vilela

GUERRA, O. G.;VILELA, M. J. A.; BENTO, E. S.. Isolamento de bactérias de solo da biodiversidade do cerrado, produtoras de polihidroxialcanoatos (PHAS), utilizando gliicerol como fonte de carbono.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Elisabete Jose Vicente

Vicente, E. J.; Stambuk, B.J.C.U.; Pradella, J.G.C. Construção de linhagens de Saccharomyces cerevisiae recombinantes superexpressoras de transportadores de pentoses. 2010. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruna Scheid

Clonagem de transportadores de xilose de Scheffersomyces stipitis em Saccharomyces cerevisiae; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Belisa Bordin de Sales;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Odanir Garcia Guerra

?ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS DO SOLO DA BIODIVERSIDADE DO CERRADO, PRODUTORAS DE POLIHIDROXIALCANOATOS (PHAS), UTILIZANDO COMO FONTE DE CARBONO GLICEROL?; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CPTL (15866)) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Odanir Garcia Guerra;

Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk

Clonagem e expressão heterologa de transportadores de xilose em linhagem de Saccharomyces cerevisiae recombinante; 2015; Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk;

Janete Apparecida Desidério

Aplicações da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase; 2006; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Janete Apparecida Desidério;

Elisabete Jose Vicente

Construção de linhagens de Saccharomyces cerevisiae recombinantes superexpressoras de transportadores de pentoses; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elisabete Jose Vicente;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DE SALES, BELISA B. ; SCHEID, BRUNA ; GONÇALVES, DAVI L. ; KNYCHALA, MARILIA M. ; MATSUSHIKA, AKINORI ; BON, ELBA P. S. ; STAMBUK, BORIS U. . Cloning novel sugar transporters from Scheffersomyces (Pichia) stipitis allowing d-xylose fermentation by recombinant Saccharomyces cerevisiae. Biotechnology Letters , v. 37, p. 1, 2015.

  • GONÇALVES, DAVI ; MATSUSHIKA, AKINORI ; DE SALES, BELISA ; LAGOS, MARGARETH ; GOSHIMA, TETSUYA ; STAMBUK, BORIS . Influence of individual HXT transporters in xylose fermentation by recombinant Saccharomyces cerevisiae strains. BMC Proceedings , v. 8, p. P209, 2014.

  • SALES, BELISA ; GONÇALVES, DAVI ; SCHEID, BRUNA ; STAMBUK, BORIS . Growth of a Saccharomyces cerevisiae strain lacking hexose transporters in different sugars after transformation with a Scheffersomyces stipitis genomic library. BMC Proceedings , v. 8, p. P122, 2014.

  • GONÇALVES, DAVI L. ; MATSUSHIKA, AKINORI ; DE SALES, BELISA B. ; GOSHIMA, TETSUYA ; BON, ELBA P.S. ; STAMBUK, BORIS U. . Xylose and xylose/glucose co-fermentation by recombinant Saccharomyces cerevisiae strains expressing individual hexose transporters. Enzyme and Microbial Technology , v. 63, p. 13-20, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2014

    ENGENHARIA METABÓLICA E GENÔMICA FUNCIONAL DE LEVEDURAS APLICADA À PRODUÇÃO DE BIOETANOL, Descrição: O Brasil é o segundo maior produtor de álcool combustível no mundo. Em nosso país, o etanol é produzido a partir do caldo e do melaço obtidos da cana-de-açúcar. Restam desse processo o bagaço e a palha dessa gramínea, os quais são principalmente utilizados para geração de calor e energia elétrica nas usinas. Por outro lado, é amplamente reconhecido que esta biomassa pode ter um destino diferente: a produção de etanol de segunda geração (ou bioetanol). Nos últimos anos, países como EUA, Suécia e Japão têm investido fortemente em pesquisas que objetivem viabilizar a produção do bioetanol a partir de diferentes biomassas. Com investimento em pesquisas, o Brasil, que gera milhões de toneladas de bagaço por ano, pode ser também um dos maiores produtores de bioetanol. Nessa linha, o grande desafio atual é a viabilização dos açúcares da biomassa para a fermentação. A levedura utilizada na produção de etanol é a da espécie Saccharomyces cerevisiae. Apesar de ser considerada ideal para uso nesse processo fermentativo, essa levedura é incapaz de fermentar a xilose, um dos principais açúcares presentes na biomassa lignocelulósica da qual o bagaço e a palha da cana-de-açúcar são constituídos. Contudo, sabe-se que a engenharia genética de S. cerevisiae pode permitir que esse microrganismo fermente eficientemente essa fonte de carbono de modo que a produção do bioetanol se torne viável e altamente rentável. Assim, com o presente projeto propomos a análise do genoma de uma levedura fermentadora de xilose, a espécie brasileira Spathaspora arborariae, visando identificar genes e proteínas envolvidas no metabolismo deste açúcar para a construção de linhagens de S. cerevisiae que fermentem xilose, contribuindo para a otimização deste processo industrial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Belisa Bordin de Sales - Integrante / Boris J. C. U. Stambuk - Coordenador / Davi Ludvig Gonçaves - Integrante / Adriane Mouro - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Integração e otimização da produção de etanol de primeira e segunda geração para a eficiente produção de álcool combustível no Brasil, Descrição: A presente proposta visa consolidar a equipe de alunos e pesquisadores envolvidos em vários projetos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação, incluindo o PPG de Bioquímica e o PPG de Biotecnologia da UFSC, bem como o PPG de Biotecnologia da USP. Em relação ao processo industrial de produção de etanol de primeira geração, o projeto a ser desenvolvido visa otimizar a fermentação da sacarose (principal açúcar encontrado nestes substratos) através da captação direta do açúcar sem ocorrer hidrólise extracelular, bem como desenvolver estratégias e linhagens de levedura que produzam menos espuma durante a fermentação, problema que tem forte impacto negativo na performance industrial. Em relação ao processo de obtenção do etanol de segunda geração, aquele obtido de hidrolisados da biomassa lignocelulósica (p.ex. bagaço e palha da cana-de-açúcar), o projeto a ser desenvolvido visa engenherar leveduras industriais brasileiras para a eficiente fermentação da xilose (o segundo açúcar mais abundante na biomassa), incluindo o estudo e otimização do transporte de xilose para o interior da célula de levedura, passo limitante na fermentação de lignocelulósicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Belisa Bordin de Sales - Integrante / Boris Juan Carlos Ugarte Stambuk - Coordenador / Davi Ludvig Gonçalves - Integrante / Adriane Mouro - Integrante.

  • 2008 - 2010

    PHAGLICE II: Produção de polihidroialcanoatos a partir de resíduos da agroindustria, Descrição: Isolamento e caracterização de bactérias produtoras de polihidroxialcanoatos a partir de residuos da agroindustria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Belisa Bordin de Sales - Integrante / Elisaber José Vicente - Coordenador / Carlos A. Brandt - Integrante / Keina P. Dalmolin - Integrante / Claudionor G. da Silva - Integrante / Ana Clara Guerrini Schenberg - Integrante / Ronaldo Biondo - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Melhoramento genético de levedura visando à produção de etanol, Descrição: Clonagem e expressão de genes em linhagens de levedura selvagens empregadas em Usinas sucro-alcooleiras, visando o melhoramento da produção de etanol a partir de: - sacarose de cana-de-açucar; - amido; - pentoses derivadas de hidrolisado de bagaço ou outras fontes oligocelulósicas Visa também a construção de sistemas que permita a super-secreção de enzimas recombinantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Belisa Bordin de Sales - Integrante / Elisaber José Vicente - Coordenador / Keina P. Dalmolin - Integrante.

  • 2008 - 2010

    PHAGLICE II: Produção de polihidroialcanoatos a partir de resíduos da agroindustria, Descrição: Isolamento e caracterização de bactérias produtoras de polihidroxialcanoatos a partir de residuos da agroindustria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Belisa Bordin de Sales - Integrante / Elisaber José Vicente - Coordenador / Carlos A. Brandt - Integrante / Keina P. Dalmolin - Integrante / Claudionor G. da Silva - Integrante / Ana Clara Guerrini Schenberg - Integrante / Ronaldo Biondo - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS - Campus de Três Lagoas. , Avenida Capitão Olinto Mancini - de 1136 a 2600 - lado par, Jardim Primaveril, 79603011 - Três Lagoas, MS - Brasil, Telefone: (67) 35093700

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Laboratório Biologia/Química/Física, Carga horária: 40

2018 - 2019

Escola Superior de Cerveja e Malte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente de disciplinas de Microbiologia, Bioquímica e Química no curso de Pós-Graduação em Tecnologia Cervejeira

2016 - 2017

levteck tecnologia viva

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Gerente de Produção e Controle Microbiológico, Carga horária: 40

Outras informações:
A Levteck é uma empresa catarinense, que atende o mercado nacional na produção de leveduras para cervejas especiais e de kits para controle microbiológico prontos para o uso e que minimizam a estrutura laboratorial de uma cervejaria para a realização desses controles. Além disso, presta auxílio a programas de controle de qualidade microbiológico em microcervejarias e consultorias no reuso de leveduras, contagem, viabilidade e vitalidade celular e start-up de laboratórios de controle de qualidade dentro da fábrica, apresentando metodologias de baixo custo que proporcionam aumento na qualidade e padronização das cervejas produzidas.

2011 - 2012

National Institute of Advanced Industrial Science and Technology

Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Como parte do projeto de cooperação entre UFRJ/UFSC e AIST, foi realizada parte da pesquisa do doutorado, sob supervisão do Dr Shinichi Yano (2011) e do Dr Tamotsu Hoshino (2012)

Atividades

  • 07/2011 - 11/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , AIST- Chugoku, .,Linhas de pesquisa

2016 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Fapesc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Esta bolsa da FAPESC é parte do prêmio SINAPSE DA INOVAÇÃO 2016, obtido pela empresa de biotecnologia LEVTECK. O Sinapse da Inovação foi idealizado pela Fundação CERTI com o objetivo de transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. O objetivo geral é ampliar o surgimento de empreendimentos inovadores e fortalecer a cultura do empreendedorismo inovador em uma região. A Levteck é uma empresa catarinense, que atende o mercado nacional na produção de leveduras para cervejas especiais e de kits para controle microbiológico prontos para o uso e que minimizam a estrutura laboratorial de uma cervejaria para a realização desses controles. Além disso, presta auxílio a programas de controle de qualidade microbiológico em microcervejarias e consultorias no reuso de leveduras, contagem, viabilidade e vitalidade celular e start-up de laboratórios de controle de qualidade dentro da fábrica, apresentando metodologias de baixo custo que proporcionam aumento na qualidade e padronização das cervejas produzidas.

2010 - 2015

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista Doutorado, Enquadramento Funcional: Aluno Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2010

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2009

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, Carga horária: 6

Outras informações:
Desenvovimento de atividades didáticas junto à disciplina BMM0121 - Microbiologia Básica, do Departamento de Microbiologia, do Instituto de Ciências Biomédicas, aos alunos de graduação, sob supervisão da Professosa Doutora Elisabete José Vicente

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio voluntário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio no Laboratório de Genética, com orientação da Prof. Dr. Elisabete José Vicente. Acompanhamento e auxílio dos mestrandos e doutorandos do laboratório.

Atividades

  • 04/2008 - 11/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biomédicas, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2007 - 03/2008

    Estágios , Instituto de Ciências Biomédicas, .,Estágio realizado, Isolamento de novas linhagens de bacterias produtoras de biopolimero polihidroxialcanoato (PHA), um bioplatico biodegradável e biocompativel com as células humanas..

2007 - 2007

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: monitoria voluntária, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria voluntária na disciplina Biologia Molecular, ministrado pelo Prof.dr. Odanir Garcia Guerra

2006 - 2007

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio voluntário, Carga horária: 15

Outras informações:
Estágio voluntário no laboratório de Biologia Molecular e Genética de Microorganismos/Biotecnologia.

2006 - 2006

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: monitoria voluntária, Carga horária: 6

Outras informações:
Monitoria de ensino voluntária na discisplina de Genética e Evolução. Ministrada pelo professor Dr Paulo Bahiense Ferraz Filho. Carga Horária Total de 160 horas de dedicação à disciplina

Atividades

  • 06/2006 - 12/2007

    Estágios , DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS, .,Estágio realizado, acompanhamento das aulas de Biologia Molecular e Microbiologia ministradas pelo Prof. Dr. Odanir Garcia Guerra e estruturação do laboratório de Biologia Molecular e Genética de Microorganismos/Biotecnologia..

2006 - 2006

UNIVERSIDADE PAULISTA- CAMPUS DE JABOTICABAL

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2006 - 01/2006

    Estágios , Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária, Laboratório de Genética de Bactérias.,Estágio realizado, UNESP- JABOTICABAL.

2007 - 2007

SENAI Jose Paulo Rimoli

Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estagio, Carga horária: 44

Outras informações:
Organização dos laboratórios de Química/Microscopia; acompanhamento das aulas práticas e auxílio aos docentes; auxílio em laboratórios e montagem de aulas.

Atividades

  • 08/2007 - 12/2007

    Estágios , SENAI Jose Paulo Rimoli - MS - BRA, .,Estágio realizado, Organização dos laboratórios de Química e Microscopis e Auxílio Técnico durante as aulas dos docentes do SENAI para os cursos de Técnico em Papel e Celulose.

2006 - 2006

Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 45

Atividades

  • 02/2006 - 03/2006

    Estágios , Fundação Parque Zoológico de São Paulo, .,Estágio realizado, FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO.

2004 - 2004

Escola de Idiomas Yázigi

Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor contratado, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2004 - 12/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Inglês Básico