Patrick Gomes de Souza
Graduado em Ciências Naturais, Química, Biologia, Farmácia, especialista em Biologia Celular e Molecular, mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, doutor em Biotecnologia e Pós-doutorado em Alimentos Plant-based. Na área acadêmica: atuou como professor universitário voluntário em universidades públicas (UFAM, UEA e IFAM) e particular (Fametro). Na área da pesquisa: atua desde 2005 em grupos de pesquisas com alimentos, bebidas e bioativos da Amazônia (INPA), com foco no desenvolvimento de novos alimentos e bebidas funcionais, orientando diversos alunos desde a graduação até doutoramento. Na indústria: atua na indústria de alimentos desde 2007, onde começou como estagiário de nível superior, supervisor de produção, gerente da qualidade, até atingir a gestão geral industrial.
Informações coletadas do Lattes em 02/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia
2011 - 2015
Universidade Federal do Amazonas
Título: Estudo do potencial biotecnológico do rizoma de Zingiber zerumbet L. Smith como adjunto na produção de cerveja artesanal.
Orientador: Edmar Vaz de Andrade
Coorientador: Carlos Cleomir de Souza Pinheiro.
Mestrado profissional em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia
2008 - 2010
Universidade do Estado do Amazonas
Título: Elaboração de cerveja lager a partir de farinha de pupunha (Bactris gasipaes Kunth) como adjunto, em bioprocessos conduzidos com leveduras livres e imobilizadas, Ano de Obtenção: 2010
Orientador: Ademir Castro e Silva
Coorientador: Lílian Pantoja.
Especialização em Saúde Estética Interdisciplinar
2024 - 2025
Faculeste do Leste Mineiro
Título: Harmonização íntima e a recuperação da autoestima
Especialização em Farmácia Clínica e Hospitalar em Endocrinologia, Metabologia e Obesidade
2024 - 2025
Faculeste do Leste Mineiro
Título: O uso inadequado de canetas emagrecedoras e os riscos a saúde
Especialização em Biologia Celular e Molecular
2020 - 2020
Faculdade Futura
Título: A Biologia da Proliferação Fibroblástica: A Excessiva Deposição Extracelular de Colágeno Durante o Reparo de Lesões na Pele
Orientador: Ana Paula Rodrigues
Aperfeiçoamento em Profissional Cervejeiro
2011 - 2011
Universidade Ambev
Título: Profissional Cervejeiro. Ano de finalização: 2011
Graduação em Farmácia
2021 - 2024
Centro Universitário do Norte
Título: O uso de práticas integrativas e complementares para o controle da hipertensão: uma proposta de protocolo para farmacêuticos clínicos
Orientador: Ronaldo Belchior de Albuquerque Melo
Graduação em Química
2021 - 2022
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Produção de Cerveja a partir de Mandioca (Manihot esculenta) e Guaraná (Paullinia cupana)
Graduação em Biologia
2020 - 2021
Unifaveni Centro Universitario Faveni Ltda
Título: Avaliação Físico-química da Farinha de pupunha (Bractris gasipaes Kunth) para uso na Indústria de Alimentos
Orientador: Dra. Márcia Seixas de Castro
Graduação em Ciências Naturais
2004 - 2008
Universidade Federal do Amazonas
Título: Uma Proposta de Currículo para o Curso de Ciências Naturais Baseada na Opinião de Alunos e Professores
Orientador: Msc. Aldeniza Lima
Pós-doutorado
2022 - 2023
Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Introdução a Fitoterapia. (Carga horária: 240h). , Centro Universitário Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Biologia Celular. (Carga horária: 210h). , Estude Sem Fronteiras, ESF, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Vigilância e Qualidade de Alimentos. (Carga horária: 240h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Biologia Celular. (Carga horária: 210h). , Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo, FAMEESP, Brasil.
2018 - 2018
Sommelier de Cervejas. (Carga horária: 88h). , Instituto da Cerveja Brasil, ICB, Brasil.
2018 - 2018
Train The Trainer - Beer Academy. (Carga horária: 24h). , Universidade AmBev, UA, Brasil.
2017 - 2017
Alimentos e Bebidas: Implantação de Normas Nac e Intern para Exportação. (Carga horária: 8h). , Confederação Nacional da Indústria, CNI, Brasil.
2010 - 2010
Yellow Belts. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, INDG, Brasil.
2009 - 2009
Micro Index Week. (Carga horária: 40h). , Companhia de Bebidas das Américas, AMBEV, Brasil.
2009 - 2009
Cleaning & Desinfection and Microbiology Seminar. (Carga horária: 40h). , VLB Berlin, VLB, Alemanha.
2007 - 2007
PDCA - Método de Melhorias para Empresas. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL, INDG, Brasil.
2005 - 2005
Bactérias Produtoras de Enzimas Industriais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2005 - 2005
Ação Hormonal no Ser Humano. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2000 - 2001
Web Designer e Programador Web. (Carga horária: 230h). , Fund. Amazônica de Amparo à Pesq. e Desenv. Tec. Des. Paulo Feitosa, FPF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Educação.
Organização de eventos
ADONAY, F. ; GIANINI, N. R. ; MARINHO, M. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . II Amazonas Beer Festival. 2021. (Festival).
ADONAY, F. ; GIANINI, N. R. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; SOUZA, P. G. ; MARINHO, M. . I Amazonas Beer Festival. 2018. (Festival).
SOUZA, Patrick Gomes de . III Ciclo de Palestras e Debates em Biotecnologia. 2008. (Outro).
SOUZA, Patrick Gomes de . I Jornada de Nutrição e Saúde Para Todos. 2007. (Outro).
SOUZA, Patrick Gomes de . I Mostra de Ciência ao Alcance de Todos. 2007. (Outro).
SOUZA, Patrick Gomes de . I Ciclo de Palestras em Imunologia. 2007. (Outro).
SOUZA, Patrick Gomes de . Ciclo de Palestras: Biotecnologia e Suas Aplicações. 2007. (Outro).
Participação em eventos
Seminários INPA: Pesquisas sobre Abelhas no Amazonas. 2022. (Seminário).
I Congresso Amazônico de Engenharia Química. Análise Sensorial básica de cervejas. 2019. (Congresso).
Workshop Gerencial de Processos e Qualidade. 2018. (Encontro).
Workshop Gerencial de Processos e Qualidade. 2017. (Encontro).
Workshop Gerencial de Processos e Qualidade. 2016. (Encontro).
Treinamento Anual de HACCP Corporativo. 2015. (Oficina).
Cleaning & Desinfection and Microbiology Seminar. 2009. (Seminário).
Desenvolver. 2009. (Oficina).
Ciclo de Palestras: Biotecnologia e Suas Aplicações. 2008. (Outra).
III Feira Internacional da Amazônia: Biotecnologia e Bionegócios. 2008. (Seminário).
PDCA - Metodos de Melhorias para Empresas. 2008. (Oficina).
Pesquisa Academica Voltada a Cosmetologia, Etica e Beleza. 2008. (Seminário).
Aprendizagem Significativa em Ciencias. 2007. (Seminário).
Educação para a Vida - Aprendizagem Significativa em Ciências. 2007. (Encontro).
I Ciclo de Palestras de Imunologia. 2007. (Outra).
I Jornada de Nutrição e Saúde Para Todos. 2007. (Outra).
I Mostra de Ciência ao Ancance de Todos. 2007. (Outra).
V Seminário de Pesquisa da Escola Normal Superior.Comparação da ação de microorganismos fermentativos em substratos específicos e substratos trocados com alunos da 7º série do ensino fundamental, da Escola Profº Eunice Serrano Telles de Souza. 2007. (Seminário).
VXI Jornada de Iniciação Científica.Babidas Lácteas Fermentadas de Araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh) com Diferentes Concentrações de Mel de Abelha. 2007. (Outra).
I Curso de Fisiologia Renal. 2006. (Outra).
I Simpósio da SBPC no Amazonas.Bebida Láctea de Araçá-boi. 2006. (Simpósio).
VX Jornada de Iniciação Científica.Elaboração, Caracterização e Aceitabilidade da Bebida Láctea Fermentada Sabor de Araçá-boi (Eugenia Stipitata). 2006. (Outra).
XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Iogurte de Araçá-boi: Processamento, Caracterização e Aceitabilidade. 2006. (Congresso).
Participação em bancas
DEUS, C. P.; FONSECA, R.;SOUZA, P. G.. Variação na composição do leite em relação ao tamanho da mãe e do tamanho e sexo do filhote em uma população de boto-vermelho (Inia geoffrensis) na Amazônia ocidental brasileira. 2023. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
SOUZA, Patrick Gomes de; ALBUQUERQUE, P. M.; SOUZA, E. S.. Bioprospecção de Leveduras Isoladas de Frutos da Amazônia com Potencial Fermentativo para a Produção de Cerveja. 2019. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.
SOUZA, P. G.SOUZA, Patrick Gomes de; ALBUQUERQUE, P. M.; SOUZA, E. S.. Bioprospecção do Sesquiterpeno Zerumbona, para o Tratamento de Infecções Cutâneas. 2017. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.
ALBUQUERQUE, P. M.; SOUZA, E. S.;SOUZA, Patrick Gomes de. Estudo do Potencial Biotecnológico da Polpa de Tucumã (Astrocaryum aculeatum) e da Conservação de Suas Propriedades Nutricionais em Embalagem a Vácuo. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas.
MELO, V. F.; PANTOJA, Lílian;SOUZA, P. G.; SANTOS, A. S.; NELSON, D. L.. Avaliação de leveduras não convencionais para produção de bioetanol de segunda geração a partir da fração C5 disponível na torta de caroço de algodão. 2022. Tese (Doutorado em Biocombustíveis) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PEREIRA, J. O.;SOUZA, P. G.; MOURA NETO, J. P.. Produção de queijo artesanal maturado com Leveduras provenientes de frutas Amazônicas. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas.
GORDO, M.; MAGALHAES, M. S.;SOUZA, P. G.. Variação na composição do leite em relação ao tamanho da mãe e do tamanho e sexo do filhote em uma população de boto-vermelho (Inia geoffrensis) na Amazônia ocidental brasileira. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
ALBUQUERQUE, P. M.;Souza, P. G, de; NASCIMENTO, J. A.. Caracterização química e avaliação in silico de metabólitos secundários de plantas medicinais frente a proteínas do Sars-CoV-2. 2022.
SOUZA, P. G.; CARMO, E. J.; MORIYA, R. Y.. Produção de cerveja American IPA utilizando noni (Morinda citriflora). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas.
PONTES, A. R. A.;SOUZA, P. G.; SILVA, R. D. A. L.. C. Marques e Júlio da S. Nonato.Adequação de compostos residuais do processo de homopolimerização cristal do monômero de estireno por fisissorção e quimissorção, caracterização por cromatografia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário do Norte.
FONSECA JUNIOR, E. Q.;SOUZA, P. G.; REBELLO, L.. Desenvolvimento de batom com óleo de andiroba (Carapa guianensis Aubl) por meio do planejamento fatorial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário do Norte.
NASCIMENTO, F. A.;SOUZA, P. G.; REBELLO, L.. Avalição técnica - Uma estação de tratamento de efluentes industriais ETEI. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Uninassau de Manaus.
SOUZA, P. G.; NASCIMENTO, F. A.; SILVA, R. D. A. L.. Proposta de dimensionamento de uma estação de tratamento de esgoto compacto para flutuantes recreativos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Faculdade Uninassau de Manaus.
SOUZA, Patrick Gomes de; MORIYA, R. Y.. Análise técnica-econômica preliminar do processo de produção de cerveja. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas.
OLIVEIRA, L. G. S.;SOUZA, Patrick Gomes de. Produção de Cerveja Artesanal de Gengibre do Estilo Pale Ale. 2018.
SOUZA, Patrick Gomes de; PEREIRA, C. V. L.; COSTA, B. E. T.. Cará (Dioscorea trifida) como adjunto de malte na fabricação de cervejas: Avaliação físico-química e sensorial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas.
SOUZA, Patrick Gomes de; SOUZA, E. S.. Estudo da produção de celulase por Streptomyces capoamus utilizando a casca de maracujá como substrato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas.
SOUZA, Patrick Gomes de; PANTOJA, Lílian; SANTOS, F. A.; FERNANDES, M. K. O.. Elaboração de bebida láctea fermentada sabor tangerina (Citrus reticulada). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
PANTOJA, Lílian; CARNEIRO, D. D.;SOUZA, P. G.SOUZA, Patrick Gomes de; MORAIS, H.. Elaboração de suco e néctar de beterraba com laranja. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.
MARIUBA, L. A. M.; OLIVEIRA, C. M. C.; COSTA, R. C.; SILVA, C. G. N.;SOUZA, P. G.; COELHO, L. M.. BANCA EXAMINADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA - PPGBIOTEC,. 2022. Universidade Federal do Amazonas.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Perfil molecular de pacientes com leucemia mielóide crônica em uso de inibidores de tirosinaquinase em segunda linha na FHEMOAM. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
Souza, P. G, de; CHAVES, Y. O.. Produção de anticorpos igg na memória imunológica a longo prazo em indivíduos convalescentes da COVID-19. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Frequência de células t gama-delta na medula óssea e sangue periférico de pacientes com leucemia linfoblástica aguda de células B de novo. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Enfermagem em transfusão sanguínea: uma proposta para a assistência. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
Souza, P. G, de; CHAVES, Y. O.. Avaliação do perfil de anafilotoxinas em pacientes pediátricos com leucemia linfoblástica aguda de células B submetidos à quimioterapia de remissão. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Análise da distribuição da mutação JAK2V617F em pacientes com neoplasias mieloproliferativas crônicas atendidos na fundação hemoam no período de 2017-2020. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Avaliação das reações transfusionais em pacientes da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Avaliação dos polimorfismos RS12150220 e RS35865013 de NLRP1 com a quantidade de IL1ꞵ e IL18 circulantes nos doadores convalescentes da COVID-19. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Detecção da translocação KMT2A-AFF1 em pacientes com leucemia linfoblástica aguda de células B. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, P. G.; CHAVES, Y. O.. Frequência de células T Natural Killer na medula óssea e sangue periférico de pacientes com leucemia linfoblástica aguda de células B. 2022. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; MARIUBA, L. A. M.; LIMA, T. A.. Estudo de biomarcadores imunológicos em pacientes convalescentes da infecção pelo vírus SARS-COV-2 (COVID-19). 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Avaliação do programa de cuidados paliativos sob uma perspectiva multidisciplinar na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas - HEMOAM. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Polimorfismos no gene da Interleucina-6 em pacientes portadores de leucemias mielóides agudas. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Avaliação do polimorfismo RS2234237 A/T RS2234246 C/T (3? UTR) no gene do receptor TREM-1 com a quantidade de monócitos circulantes em pacientes convalescentes de COVID-19.. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Análise da recuperação dos concentrados de plaquetas eritrocrômicos. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Análise da distribuição da mutação JAK2 V617F em pacientes com neoplasias mieloproliferativas crônicas atendidos na fundação Hemoam no período de 2017-2020. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Determinação de 25-hidroxivitamina D2 e D3 em crianças portadores de doença falciforme atendidos na fundação HEMOAM. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
SOUZA, Patrick Gomes deSOUZA, P. G.; LIMA, T. A.; MARIUBA, L. A. M.. Detecção da translocação BCR-ABL P190 em pacientes com leucemia linfoide aguda de células B. 2021. FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO AMAZONAS.
Orientou
Produção de kombucha com propriedades probióticas e antioxidantes; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; (Coorientador);
Produção da bebida fermentada indígena Caxiri (Cerveja Amazônica) com leveduras imobilizadas; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; (Coorientador);
Avaliação Química e Sensorial dos Extratos de Gengibre amargo (Zingiber zerumbet Smith) e Guaraná (Paullinia cupana Kunth) para a Elaboração de Bebida Energética como Alimento Funcional; 2021; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas, ; Coorientador: Patrick Gomes de Souza;
Utilização de Graviola (Annona muricata L; ) na Elaboração de Cerveja Artesanal; 2020; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia) - Universidade do Estado do Amazonas, ; Coorientador: Patrick Gomes de Souza;
Aplicação da abordagem Lean Six Sigma para reduzir devolução de produtos com blowout; 2017; Dissertação (Mestrado em Engenharia Industrial) - Universidade do Minho, ; Coorientador: Patrick Gomes de Souza;
Prevalência da Síndrome de Burnout em profissionais de enfermagem que atuam em unidades de terapia intensiva; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva) - FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Competências Gerenciais em Enfermagem na Gestão Hospitalar: Uma Revisão Integrativa; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão em Enfermagem) - FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Redução do oxigênio dissolvido na cerveja durante o circuito Fermat; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Engenharia da Qualidade) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Tratamento de água para utilização em processo antirrisco de lentes oftalmológicas; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de cerveja artesanal utilizando taperebá (Spondias mombim) em diferentes etapas do processo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de cerveja American IPA utilizando noni (Morinda citriflora); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de cerveja Fruit Wheat Beer de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) com pitaya rosa (Hylocereus costaricensis); 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário do Norte; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produçaõ de cerveja artesanal com adjuntos amazônicos: Biribá (Rollinia mucosa), mandioca (Manihot esculenta) e guaraná (Paullinia cupana); ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de cerveja artesanal Caxiri Beer com adição de camu-camu (Myrciaria dubia), mandioca (Manihot escutenta) e guaraná (Paullinia cupana; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de Cerveja do Estilo Catharina Sour com Araçá-boi (Eugenia stipitata); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de Cerveja Artesanal com Adição de Madeira Amazônica na Maturação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Estudo comparativo de fermentação cervejeira utilizando leveduras livres e imobilizadas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Avaliação da perda de extrato de cerveja na etapa de brassagem em uma microcervejaria de Manaus; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Avaliação da influência da utilização da cerveja recuperada sobre a concentração de dicetonas totais na etapa de maturação da cerveja; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Centro Universitário Luterano de Manaus; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Avaliação da eficiência dos diferentes tipos de estabilizantes utilizados na industria cervejeira em Manaus; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de carne vegana, tipo seitã, enriquecida com resíduo da agroindústria de alimentos; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de bebida fermentada alcoólica com fruta amazônica e leveduras livres e imobilizadas; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UNIVERSIDADE PAULISTA (AM); Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Elaboração e avaliação da qualidade de iogurtes probióticos de fruta com potencial de atividade antioxidante; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - UNIVERSIDADE PAULISTA (AM); Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Estudo comparativo do perfil cinético da fermentação de hidroméis obtidos a partir de abelhas Apis mellifera e abelhas sem ferrão Melipona seminigra; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Avaliação físico-química da polpa de Jamelão (Syzygium cumini); 2021; Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Análise do reaproveitamento de bactérias lácteas imobilizadas em alginato de cálcio para obtenção de leite fermentado não probiótico; 2010; Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Caracterização do leite fermentado não probiótico obtido pela fermentação por bactérias lácteas imobilizadas em alginato de cálcio; 2010; Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Bebidas lácteas não fermentadas pasteurizadas sabor de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e taberebá (Spondias mombin): um estudo comparativo; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produção de pettit suisse sabor de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) com dois tipos diferentes de queijos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em FARMÁCIA) - Centro Universitário do Norte, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Qualidade do mel de abelha produzido e comercializado em Manaus/AM; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em FARMÁCIA) - UNIVERSIDADE PAULISTA (AM); Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Histórico do Programa de Controle e Profilaxia da Raiva no Estado do Amazonas no Período de 1976 a 2021; 2022; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Estágio de Graduação em Engenharia Química; 2012; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Estágio de Graduação em Engenharia Química; 2010; Orientação de outra natureza; (Engenharia Química) - Universidade do Estado do Amazonas; Orientador: Patrick Gomes de Souza;
Produções bibliográficas
-
SILVA, H. G. ; SILVA, H. G. ; SOUZA, P. G. ; PINHEIRO, C. L. . Avaliação físico-química e sensorial da cerveja artesanal estilo Wood e Barrel Aged adicionada de chip de jatobá (Hymenaea courbaril L.). Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 23-29, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; CASTRO, Márcia Seixas ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Avaliação físico-química das bebidas lácteas fermentadas sabor de araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh) adicionadas com mel de abelhas sem ferrão nativas, da área indígena Sateré-Mawé, Amazonas, Brasil. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 38-45, 2022.
-
IPIRANGA, A. C. S. ; SOUZA, P. G. ; FONSECA JUNIOR, E. Q. . Produção de cerveja artesanal do estilo Fruit Wheat Beer adicionada de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e pitaia-rosa (Hylocereus costaricensis). Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 16-22, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; SILVA, R.M. ; PONTES1, G. C. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Caracterização físico-química do leite fermentado por Lactobacillus delbrueckii subs. bulgaricus e Streptococcus salivarius subs. thermophilus imobilizados em alginato. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 30-37, 2022.
-
GONCALVES, J. N. ; SOUZA, P. G. ; BARRETO, E. C. M. ; LIMA, J. S. ; SILVA, V. B. . Elaboração de cerveja artesanal do estilo caxiri beer com adição de camu-camu (Myrciaria dubia). Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 101-108, 2022.
-
SANTIAGO, I. L. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, E. S. ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; PONTES, G. C. ; BITTENCOURT, M. A. F. . Avaliação da qualidade centesimal da polpa de biribá (Rollinia mucosa) para uso na indústria de alimentos. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 10-16, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; RODRIGUES, A. A. M. ; MENDES, J. M. ; SILVA, L. P. ; CASTRO, Márcia Seixas . Propostas de práticas de ensino em Biologia: Bioquímica, Microbiologia e Biologia Vegetal. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 17-22, 2022.
-
AMUD, Andréa Valente ; Helyde Albuquerque MARINHO ; Souza, P. G, de ; SILVA, L. P. ; KLEHM, K. G. ; JOIA, P. O. ; SOUZA, A. K. A. ; PAULA, B. S. . Assessmentof the quality of bee?s honey sold in the city of Manaus, Amazon / Avaliação da qualidade do mel de abelha comercializado na cidade de Manaus, Amazonas. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 47607-47617, 2022.
-
MENDES, J. M. ; RAIO, K. K. O. ; FERNANDES, I. C. ; JESUS, R. S. ; SOUZA, P. G. ; RODRIGUES, A. A. M. . Avaliação sensorial e Microbiológica do Bacon de Ventrecha de Pirarucu (Arapaima gigas) / Sensory and microbiological evalution of Pirarucu ventrecha bacon (Arapaima gigas). Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 47618-47629, 2022.
-
PINTO, E. A. S. ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SILVA, L. P. ; SOUZA, P. G. ; KLEHM, K. G. ; JOIA, P. O. ; SOUZA, A. K. A. ; PAULA, B. S. . Evaluation of the natural fermentation process of native Amazon honey bees produced by breeders of the Sateré-Mawé ethnicity / Avaliação do processo de fermentação natural dos meis de abelhas nativas da Amazônia produzidos pelos criadores da etnia Sateré-Mawé. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 47595-47606, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; CASTRO, Márcia Seixas ; PINHEIRO, D. S. ; PINHEIRO, C. C. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Avaliação do potencial biotecnológico rizoma de Zingiber zerumbet para indústria de alimentos. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 42-47, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; CARVALHO, M. F. . Avaliação do oxigênio dissolvido na cerveja durante o processo de trasfega entre a fermentação e maturação. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 75-81, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; PANTOJA, Lílian ; Helyde Albuquerque MARINHO ; SILVA, J. B. A. E. . Avaliação físico-química da farinha de pupunha (Bactris gasipaes Kunth) para uso alimentício. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 65-74, 2022.
-
SOUZA, P. G. ; CASTRO, Márcia Seixas ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Avaliação Físico-química de bebidas lácteas fermentadas com diferentes concentrações de polpa de araçá-boi. Brazilian Journal of Science , v. 1, p. 59-64, 2022.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; SANTOS, ALEXANDRE SOARES DOS ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; ALMEIDA E SILVA, JOÃO BATISTA DE . Avaliação físico-química de cervejas lagers com pupunha (Bactris gasipaes) em bioprocessos com leveduras livres e imobilizadas. CONJECTURAS , v. 22, p. 1159-1172, 2022.
-
PIMENTEL, CATHERINNE ÉDI MUNIZ ; SOUZA, Patrick Gomes de ; PONTES, GRAZIELLE DA COSTA ; LIMA, JARDEL SILVA DE ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SOUZA, ÉRICA SIMPLÍCIO DE . Produção e avaliação da qualidade físico-química da cerveja american IPA adicionada de noni (Morinda citrifolia). CONJECTURAS , v. 22, p. 1173-1180, 2022.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; CASTRO, MARCIA SEIXAS DE ; SILVA, LEIDIANE PEREIRA DA . A BIOLOGIA DA PROLIFERAÇÃO FIBROBLÁSTICA: A EXCESSIVA DEPOSIÇÃO EXTRACELULAR DE COLÁGENO DURANTE O REPARO DE LESÕES NA PELE / THE BIOLOGY OF FIBROBASTIC PROLIFERATION: EXCESSIVE EXTRACELLULAR COLLAGEN DEPOSITION DURING SKIN INJURY REPAIR. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 28989-29010, 2021.
-
PEDRAÇA, VALÉRIA SOUZA ; SILVA, LEIDIANE PEREIRA DA ; CASTRO, MARCIA SEIXAS DE ; LIMA, RODRIGO BARATA DE ; SOUZA, Patrick Gomes de . Anatomia comparada: separação e contagem das estruturas anatômicas da ave Gallus gallus domesticus/ Compared anatomy: separation and couting of the aves’s anatomic estructures Gallus gallus domesticus. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 43024-43036, 2021.
-
AZEVEDO, LOUIS FILLIPI DE SOUZA ; SOUZA, Patrick Gomes de . Avaliação da perda de extrato de cerveja na etapa de brassagem em uma microcervejaria de Manaus / Evaluation of loss of beer extract in brewhouse in a microbrewery of Manaus. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 34537-34556, 2021.
-
SILVA, DANIELLE FERREIRA DA ; SOUZA, Patrick Gomes de ; ALBUQUERQUE, PATRÍCIA MELCHIONNA . Avaliação da eficácia dos principais métodos de estabilização coloidal da cerveja tipo American Lager / Evaluation of the effectiveness of the main coloidal stabilization mwthods of the American Lager beer. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 34657-34670, 2021.
-
SILVA, HAMIR GONÇALVES DA ; SOUZA, Patrick Gomes de ; PINHEIRO, CLAIRON LIMA . Estudo da reutilização de leveduras imobilizadas sobre a qualidade da cerveja Cream Ale/ Study on the reuse of immobilized yeasts on the quality of Cream Ale beer. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 43083-43095, 2021.
-
SALES, LUCAS DA SILVA ; SOUZA, Patrick Gomes de . PRODUÇÃO DE CERVEJA DO ESTILO CATHARINA SOUR COM ARAÇÁ-BOI (EUGENIA STIPITATA MCVAUGH) / CATHARINA SOUR BEER PRODUCTION WITH ARAÇÁ-BOI (EUGENIA STIPITATA MCVAUGH). Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 1599-1613, 2021.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PEDRAÇA, VALÉRIA SOUZA ; SILVA, LEIDIANE PEREIRA DA ; CASTRO, MARCIA SEIXAS DE . Técnica do mnemônico para memorização dos pares de nervos cranianos / Mnemonic technique for memorizing cranial nerve pairs. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 39916-39922, 2021.
-
DA CUNHA, LUCIANA SILVA ; DA SILVA, LEIDIANE PEREIRA ; DE CASTRO, MARCIA SEIXAS ; De Souza, Patrick Gomes . Tratamento de água para utilização em processo anti-risco de lentes oftálmicas / Water treatment for use in anti-risk process of ophthalmic lenses. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 37437-37449, 2021.
-
SCHOOL OF HEALTH SCIENCES, AMAZONAS STATE UNIVERSITY - UEA, MANAUS, AMAZONAS, BRAZIL ; SANTOS, MARCUS ANTONIO DA SILVA ; UPPER NORMAL SCHOOL, AMAZONAS STATE UNIVERSITY - UEA, MANAUS, AMAZONAS, BRAZIL ; FAMETRO UNIVERSITY CENTER - METROPOLITAN TEACHING INSTITUTE, MANAUS, AMAZONAS, BRAZIL ; PROFESSIONAL BREWER, MANAUS, AMAZONAS, BRAZIL ; RIBEIRO, PAULO VICTOR LIMA ; ANDRADE, CLEUDIANE PEREIRA ; MACHADO, ANA RITA GAIA ; SOUZA, Patrick Gomes de ; KIRSCH, LARISSA DE SOUZA . Physicochemical and sensory analysis of craft beer made with soursop (Annona muricata L.). ACTA SCIENTIARUM POLONORUM TECHNOLOGIA ALIMENTARIA , v. 20, p. 103-112, 2021.
-
CASTRO, Márcia Seixas ; SOUZA, P. G. ; Helyde Albuquerque MARINHO ; MAEDA, R. N. ; PANTOJA, Lílian . Iogurte De Araçá-Boi (Eugenia stipitata) Com Própolis De Abelhas Sem Ferrão Nativas Da Área Indígena Sateré-Mawé/Am. SODEBRÁS , v. 8, p. 24-29, 2013.
-
OLIVEIRA, G. K. S. ; CARVALHO, J. D. A. ; RESTON FILHO, J. C. ; SOUZA, P. G. . Aplicação lean six sigma para redução de blowout em latas de refrigerantes. 1. ed. Manaus: EPC, 2022. v. 1. 138p .
-
SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja Artesanal em Casa I: Cervejas Puro Malte. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. v. 1. 34p .
-
SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja Artesanal em Casa II: Cervejas com Adjuntos. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. v. 2. 46p .
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; SOUZA, P. G. . Cerveja Artesanal em Casa III: Cervejas Amargas. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. v. 3. 60p .
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; SOUZA, P. G. . Cerveja Artesanal em Casa IV: Cervejas Escuras. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. v. 4. 52p .
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; SOUZA, P. G. . Cerveja Artesanal em Casa V: Cervejas Especiais. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. v. 5. 63p .
-
SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Formação de Sommelier de Cervejas. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. 125p .
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; SOUZA, P. G. ; PANTOJA, Lílian ; SILVA, J. B. A. E. ; SILVA, R.M. ; SANTOS, A. S. . Cerveja American Lager com Pupunha. 1. ed. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2021. v. 1. 101p .
-
SOUZA, A. A. ; BARAUNA, F. M. ; MORAES, V. V. ; ANDRADE, J. S. ; MENDES, J. M. ; RODRIGUES, A. A. M. ; SOUZA, P. G. . Características do cupuaçu e potencial nutricional e funcional das sementes para agroindústroa. In: ELLEN GODINHO PINTO; WIASLAN FIGUEIREDO MARTINS; JACKSON ANDSON DE MEDEIROS; CAROLINA MADAZIO NIRO; KATARYNE ÁRABE RIMA DE OLIVEIRA. (Org.). Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. 2ed.: Agron Food Academy, 2022, v. 2, p. 388-398.
-
SILVA, L. P. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; PINTO, E. O. ; LIMA, R. B. ; CASTRO, Márcia Seixas . Competências Gerenciais em Enfermagem na Gestão Hospitalar: Uma Revisão Integrativa. In: Ednilson Sergio Ramalho de Souza. (Org.). PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. 1ed.Belém: RFB Editora, 2021, v. 7, p. 157-172.
-
PENHA, F. P. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . A Influência da Utilização da Cerveja Recuperada Sobre a Concentração de Dicetonas Totais na Etapa de Maturação da Cerveja. In: Ednilson Sergio Ramalho de Souza. (Org.). PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 1ed.Belém: RFB Editora, 2021, v. 4, p. 43-60.
-
SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; SOUZA, D.C. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Produção de pettit Suisse de cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum) com base de queijo minas e queijo ricota. In: Ednilson Sergio Ramalho de Souza. (Org.). PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS. 1ed.Belém: Rfb Editora, 2021, v. 4, p. 31-41.
-
SOUZA, P. G. ; Cervejas Artesanais estão na moda. Diário do Amazonas, Amazonas, p. 16 - 17, 17 fev. 2019.
-
BEATRIZ, R. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Muro registra história: Ambev resgata história da cerveja com grafites no muro da fábrica em plena Av. Constantino Nery. Amazonas Em Tempo, Amazonas, 14 jan. 2019.
-
PEREREIRA, E. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Festival com a bebida dos brasileiros. A Crítica, Amazonas, 09 ago. 2018.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; CASTRO, Márcia Seixas ; MARINHO, Helyde Albuquerque . Iogurte e Bebidas Lácteas com Aroma e Sabor de Araçá-boi. Diário do Amazonas, Amazonas, p. 2 - 2, 16 nov. 2008.
-
RIBEIRO, P. V. L. ; KIRSCH, L. S. ; SOUZA, P. G. . Análise bromatológica da polpa de taperebá (Spondias mombin L.) coletado em Manaus, Amazonas. In: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022. III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022.
-
SILVA, R.M. ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SOUZA, Patrick Gomes de . Caracterização do leite fermentado não probiótico obtido pela fermentação por bactérias lácteas imobilizadas em alginato de cálcio. In: XIX Jornada de Iniciação Científica, 2010, Manaus. XIX Jornada de Iniciação Científica. Manaus: INPA, 2010.
-
PAULA, R. S. ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SOUZA, Patrick Gomes de . Análise do reaproveitamento de bactérias lácteas imobilizadas em alginato de cálcio para obtenção de leite fermentado não probiótico. In: XIX Jornada de Iniciação Científica, 2010, Manaus. XIX Jornada de Iniciação Científica. Manaus: INPA, 2010.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; SANTOS, A. S. ; SILVA, R.M. ; SILVA, J. B. A. E. . Avaliação microbiológica e sensorial de cervejas elaboradas com farinha de pupunha (Bactris gasipaes K.) utilizando leveduras livres e imobilizadas. In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; SANTOS, A. S. ; SILVA, R.M. ; SILVA, J. B. A. E. . Avaliação do tempo de fermentação de cervejas elaboradas com farinha de pupunha (Bactris gasipaes K) utilizando leveduras livres e imobilizadas. In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
SILVA, R.M. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO ; PANTOJA, Lílian . Composição físico-química do leite fermentado por bactérias lácteas imobilizadas em bioesfereas de alginato de sódio. In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
SILVA, R.M. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO ; PANTOJA, Lílian . Aspectos físico-químicos da bebida láctea não fermentada pasteurizada sabor de cupuaçu (Theobroma grandiflorum Schum). In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
CASTRO, Márcia Seixas ; SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Avaliação sensorial do iogurte com diferentes concentrações de polpa de araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh). In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; SILVA, R.M. ; PANTOJA, Lílian ; SANTOS, A. S. ; CASTRO, Márcia Seixas ; MARINHO, Helyde Albuquerque . Caracterização físico-química de farinha de pupunha (Bactris gasipaes K.). In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
LIMA, Q.A. ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO ; SANTOS, A. S. . Avaliação Físico-química e Sensorial de Sorvete de pupunha (Bactris gasipaes K). In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina - MG. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
LIMA, Q.A. ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; SANTOS, A. S. . Caracterização Físico-química do Iogurte de Taperebá. In: I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010, Diamantina. I Semana de C&T: Tecnologia e Sustentabilidade - Desafios da Ciência, 2010.
-
SILVA, R.M. ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SOUZA, Patrick Gomes de . Bebidas lácteas não fermentadas pasteurizadas dabor de cupuaçu (Theobroma grandiflorum) e taperebá (Spondias mombim): um estudo comparativo. In: XVIII Jornada de Iniciação Científica, 2009, MANAUS. XVIII Jornada de Iniciação Científica. MANAUS: INPA, 2009.
-
SOUZA, D.C. ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SOUZA, Patrick Gomes de . Produção de Petty Suisse sabor de cupuaçu (Theobroma gradiflorum). In: XVIII Jornada de Iniciação Científica, 2009, Manaus. XVIII Jornada de Iniciação Científica. Manaus: INPA, 2009.
-
AMUD, Andréa Valente ; MARINHO, Helyde Albuquerque ; SOUZA, Patrick Gomes de . Qualidade do mel de abelha produzido e comercializado em Manaus/AM. In: XVII Jornada de Iniciação Científica, 2008, Manaus. XVII Jornada de Iniciação Científica. MANAUS: INPA, 2008.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; Helyde Albuquerque MARINHO ; CASTRO, Márcia Seixas . Bebidas lácteas fermentadas de araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh) com diferentes concentrações de mel de abelha. In: VXI Jornada de Iniciação Científica, 2007, Manaus. VXI Jornada de Iniciação Científica. Manaus: Instituo Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2007.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; CASTRO, Márcia Seixas . Elaboração, Carcterização e Aceitabilidade da Bebida Láctea Fermentada Sabor de Araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh). In: XV Jornada de Iniciação Científica, 2006, Manaus. Manaus. Manaus: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, 2006.
-
SOUZA, P. G. ; PONTES, G. C. ; MENDES, J. M. ; RODRIGUES, A. A. M. ; BITTENCOURT, M. A. F. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Composição centesimal e físico-química da geleia de laranja doce (Citrus sinensis L. Osbeck). In: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022. III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
-
SOUZA, P. G. ; PONTES, G. C. ; MENDES, J. M. ; RODRIGUES, A. A. M. ; BITTENCOURT, M. A. F. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Composição centesimal e físico-química da geleia de cupuaçu (Theobroma grandiflorum). In: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022. III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022.
-
MENDES, J. M. ; SOUZA, P. G. ; RODRIGUES, A. A. M. ; BITTENCOURT, M. A. F. ; PINHEIRO, G. G. ; JESUS, R. S. . Composição centesimal de diferentes formulações de patê de Tambaqui (Colossoma Macropomum) provenientes do resíduo da retirada de espinha. In: III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022. III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, 2022.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; SILVA, R.M. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Physical and Chemical Composition of the Milk Fermented by Bacteria in Dairy Bioesferas Sodium Alginate. In: 16th World Confress of Food Science and Technology, 2012, Foz do Iguaçu. 16th World Confress of Food Science and Technology, 2012.
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. . Bebida Láctea de Araçá-boi. In: I Simpósio da SBPC no Amazonas, 2006, Manaus. I Simpósio da SBPC no Amazonas. Manaus: Sociedade Brasileira para o Progresso de Ciências, 2006.
-
SOUZA, P. G. ; Helyde Albuquerque MARINHO . Análise da qualidade do mel de abelha. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, P. G. . Análise Sensorial do Mel de Abelhas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Souza, P. G, de . Eixo Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Novo Ensino Médio. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, P. G. ; Produção de Cerveja: do Campo ao Copo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Produção de Cervejas Artesanais com Baixo Custo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Apresentação de Cervejas Tucan Brew. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Oportunidades de Negócios no Mercado Cervejeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Análise Sensorial Básica de Cervejas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Aplicação da Biotecnologia em Projetos Educacionais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Elaboração de Projetos Científicos com Cervejas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Introdução à Cultura Cervejeira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Bioquímica da Cerveja. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; Análise Sensorial básica de cervejas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; Fabricação de Cervejas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Introdução à Cultura Cervejeira e Degustação de Cervejas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Pesquisas e Inovações no Mercado Cervejeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja Artesanal: Tendência Gastronômica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; Processo Cervejeiro Industrial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja: Estilos e Análise Sensorial Básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja: Prazer em Conhecê-la. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, P. G. ; Tecnologia de Bebidas Alcoólicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, P. G. ; Estilos e Análise Sensorial de Cervejas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Elaboração de Cerveja com Adjunto de Matéria-prima Regional: Pupunha e Gengibre. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, Patrick Gomes de . Benefícios Nutricionais da Cerveja. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MARINHO, Helyde Albuquerque ; SILVA, R.M. ; SOUZA, P. G. ; SOUZA, Patrick Gomes de . PHYSICAL AND CHEMICAL COMPOSITION OF MILK FERMENTED BY BACTERIA IN DAIRY IMMOBILISED BIOESFEREAS SODIUM ALGINATE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; RIBEIRO, Dannielle Cordeiro ; LIMA, Aldeniza Cardoso de . Comparação da ação de microorganismos fermentativos em substratos específicos e substratos trocados com alunos da 7º série do ensino fundamental, da Escola Profº Eunice Serrano Telles de Souza. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; Helyde Albuquerque MARINHO ; CASTRO, Márcia Seixas . Bebidas Lácteas Fermentadas de Araçá-boi (Eugenis stipitata Mc Vaugh) com Diferentes com centraçõe s de Mel de Abelha. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; Coleta Seletiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; CASTRO, Márcia Seixas . Elaboração, Caracterização e Aceitabilidade da Bebida Láctea Fermentada Sabor de Araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CASTRO, Márcia Seixas ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Elaboração, Carcterização e Aceitabilidade do Iogurte de Araçá-boi (Eugenia stipitata McVaugh). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, P. G. ; Introdução à Cultura Cervejeira. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2020 (Apostila).
-
SOUZA, P. G. ; Matérias-primas Cervejeiras. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2020 (Apostila).
-
SOUZA, P. G. ; Software Cervejeiro e Qualidade Básica. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2020 (Apostila).
-
SOUZA, P. G. ; Produção de Cerveja Artesanal: Um Guia Básico para Fazer Cervejas. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2019 (Apostila).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; CAMEJO, D. . Homebrew Básico: Um Guia para Fazer Cerveja. Escola Profissional Cervejeiro, 2018 (Apostila).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; CAMEJO, D. ; NASCIMENTO, W. A. . Estilos e elaboração de Receitas de Cervejas: Um Guia Básico para Escrever Receitas 2018 (Apostila).
-
SOUZA, Patrick Gomes de ; CAMEJO, D. . Degustador de Cervejas: Um Guia Básico para Análise Sensorial. Manaus: Escola Profissional Cervejeiro, 2018 (Apostila).
Outras produções
SANTOS, M. A. S. ; KIRSCH, L. S. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja Fruit Beer com Graviola. 2020.
SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja Fruit Beer de Cupuaçu com Pitaya. 2019.
SALES, L. S. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Cerveja Catharina Sour de Araçá-boi. 2018.
SOUZA, Patrick Gomes de ; PINHEIRO, C. C. . Cerveja com Gengibre Amargo. 2015.
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; SILVA, J. B. A. E. ; SANTOS, A. S. . Cerveja com Pupunha. 2010.
SILVA, R.M. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO . Bebida Láctea não Fermentada Pateurizada de Cupuaçu. 2009.
SILVA, R.M. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO . Bebida Láctea não Fermentada pasteurizada de Taperebá. 2009.
SOUZA, D.C. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO ; SILVA, R.M. . Pettit Suisse de Cupuaçu. 2009.
PANTOJA, Lílian ; SOUZA, Patrick Gomes de ; Helyde Albuquerque MARINHO ; MAEDA, R. N. ; CASTRO, Márcia Seixas . Bebida Láctea Fermentada Sabor de Araçá-boi (Eugenia stipitata). 2008.
SOUZA, Patrick Gomes de ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; CASTRO, Márcia Seixas ; Helyde Albuquerque MARINHO . Bebida Láctea Fermentada Sabor de Araçá-boi (Eugenia stipitata) com Mel de Abelha. 2007.
CASTRO, Márcia Seixas ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; MARINHO, Helyde Albuquerque . Iogurte de Araçá-boi com Própolis. 2007.
LIMA, Q.A. ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; SOUZA, Patrick Gomes de ; CASTRO, Márcia Seixas . Iogurte de Taperebá (Spondias mombim). 2006.
CASTRO, Márcia Seixas ; PANTOJA, Lílian ; MAEDA, R. N. ; SOUZA, Patrick Gomes de . Iogurte de Araçá-boi (Eugenia stipitata). 2006.
SOUZA, Patrick Gomes de . Diversidade e Autenticidade Organizacional. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUZA, Patrick Gomes de . Sommelier de Cervejas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de . Sommelier de Cervejas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de . Produção de Cerveja Catharina Sour. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de . Produção de Cerveja Artesanal de Baixo Custo: Cervejaria Cigana. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, Patrick Gomes de . Sommelier de Cervejas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de . Produção de Cerveja Artesanal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, P. G. ; Aplicação da Biotecnologia em Projetos Educacionais. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de . Análise Sensorial de Cervejas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, P. G. ; Cerveja: Estilos e Análise Sensorial Básica. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de ; PINHEIRO, D. S. . Jogos didáticos para o ensino de genética. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina).
SOUZA, Patrick Gomes de ; RIBEIRO, Dannielle Cordeiro . Jogos Didáticos para o Ensino de Genética. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de ; PINHEIRO, D. S. ; HAGE, Lys Lavareda de Oliveira . Educação Ambiental para Alunos do Ensino Fundamental. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUZA, Patrick Gomes de . Reações Química e Transformações de Substâncias. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SOUZA, Patrick Gomes de ; CIRINO, T. P. . Instrumentação para Ciências Naturais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Produção de Produtos Alimentícios com Frutas Amazônicas, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Integrante / Helyde Albuquerque Marinho. - Coordenador / Grazielle da Costa Pontes1 - Integrante / Maria Aparecida Fogaça Bittencourt - Integrante.
-
2020 - 2021
Produção de Cervejas Artesanais com Matérias-primas Amazônicas, Projeto certificado pela empresa Escola Profissional Cervejeiro em 14/01/2021., Descrição: Desenvolvimento de cervejas artesanais utilizando matérias-primas da floresta Amazônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Coordenador / Paulo Victor Lima Ribeiro - Integrante / Aline Carolina de Souza Ipiranga - Integrante / Igor Lins Santiago - Integrante / Hanna Louise Luna Rodrigues de Sá - Integrante / Juliana Neves Gonçalves - Integrante / Luan Reis Honorato da Silva - Integrante / Jorge Felipe Oliveira Franco de Sá - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2019 - 2020
Escola Amazônica da Cerveja, Descrição: Cursos de extensão e formação profissional em: produção de cerveja artesanal, estudo de receitas de cervejas e formação de Sommeliers de Cervejas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Coordenador / Willace Azevedo Nascimento - Integrante / Débora Camejo - Integrante.
-
2013 - 2017
Educação Cervejeira Voltada a Formação Profissional, Descrição: Cursos de extensão na área de educação cervejeira, voltada a capacitação de profissionais químicos e interessados. Cursos de produção caseira e industrial de cervejas, com aulas práticas, teóricas e visitas técnicas em cervejarias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Coordenador / Rosenise de Souza Dias - Integrante / Roman Esquiavel Calfas - Integrante.
-
2012 - 2015
Estudo do potencial biotecnológico do rizoma de Zingiber zerumbert L.Smith para produção de alimentos, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Integrante / Daniely da Silva Pinheiro - Integrante / Marcia Seixas de Castro - Integrante / Helyde Albuquerque Marinho. - Integrante / Carlos Cleomir Pinheiro - Coordenador.
-
2007 - 2009
Avaliação do Potencial de Frutos Encontrados no Cerrado para Elaboração de Bebidas Alcoólicas Fermentadas com Leveduras Imobilizadas (CADASTRADO NA PRPPG), Descrição: O desenvolvimento de novos produtos é uma prática imprescindível para a sobrevivência da maioria das empresas. Esse desafio também é aplicado ao crescimento da agroindústria e da indústria de alimentos. Sendo assim, há necessidade de pesquisas que possibilitem novas formas de uso de matérias-primas para expansão e diversificação do mercado de alimentos. Estudos relacionados à aplicação ou aproveitamento de frutos cultivados na região do cerrado mineiro ainda são incipientes, principalmente no que diz respeito à elaboração de bebidas alcoólicas fermentadas. Com o objetivo de explorar as culturas existentes na região do Vale do Jequitinhonha, criando uma alternativa para o aproveitamento desses frutos, serão estudados vários frutos com ênfase no desenvolvimento de bebidas alcoólicas fermentadas e fermento-destiladas. A seleção de frutos com potencial para elaboração de bebidas fermentadas atenderá a características de fermentabilidade, aspectos físicos e físico-químicos. Os frutos que apresentarem as melhores características serão selecionados para elaboração de bebidas fermentadas e fermento-destilada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Integrante / Lílian Pantoja - Coordenador / Alexandre Soares dos Santos - Integrante.
-
2004 - 2012
Estudo Sobre a Qualidade do Mel do Estado do Amazonas, Descrição: Trata-se de um projeto que tem como objetivo central analisar a composição físico-química e controle de qualidade do mel de abelhas de várias espécies, tais como Melipona compressipes manaosensis (jupará, jandaíra, uruçu-boca-de-renda) e Apis melifera (africanizada) de vários municípios do Estado do Amazonas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Integrante / Helyde Albuquerque Marinho - Coordenador / Jaime Paiva Lopes Aguiar - Integrante / Maria do Socorro Barreto da Silva - Integrante.
-
2004 - 2006
Segurança/insegurança alimentar em Manaus: i. avaliação epidemiológica; ii. validação de instrumento de coleta de informação em algumas comunidades indígenas. iii. uso da floresta na promoção de hábitos alimentes saudáveis., Descrição: A região amazônica apesar de ser a maior detentora em recursos naturais, com uma mega biodiversidade, ainda imperam os processos carenciais considerados como problema de saúde pública. O que poderia estar comprometendo as condições nutricionais dessas populações? E a questão da segurança/insegurança alimentar? Quais os indicadores existentes? A inexistência de metodologia e instrumentos nacionais para análise da segurança/insegurança alimentar, acompanhamento e avaliação do impacto das políticas públicas pertinentes, particularmente o projeto "Fome Zero", fomentam a busca por ferramentas de fácil aplicação e que possa gerar informação rápida que subsidiarão o governo nos seus esforços de formulação de políticas e ações de combate à fome. Esta abordagem tem propiciado, também, uma colaboração mais estreita entre os economistas, agrônomos e trabalhadores de saúde pública que, raramente mantêm intercâmbio sobre o fenômeno da insegurança alimentar e da fome. Deve-se considerar que a preocupação com a segurança alimentar não é prerrogativa de países pobres, apesar de ser em geral, uma emergência nestas nações. Nos estados Unidos foi desenvolvido e aplicado um instrumento para análise de situação de insegurança alimentar que auxiliou na mudança de atitude dos legisladores e da população em geral, que julgavam impossível haver insegurança alimentar em um país, onde a obesidade é muito freqüente na população de baixo nível social e econômico. No Brasil, resultados do processo de validação quantitativa (aspectos preditivos de insegurança alimentar, segundo renda e consumo diário de alimentos), coordenado por Segall-Corrêa et al (2003) permitem antever o que poderá ser encontrado em amostras representativas dos diferentes segmentos da população.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrick Gomes de Souza - Coordenador / Lílian Pantoja - Integrante / Helyde Albuquerque Marinho - Integrante / lúcia Kiyoko Ozaki Yuyama - Integrante.
Prêmios
2021
Primeiro lugar na seleção para Professor Substituto de Anatomia Humana, UFAM.
2011
Segundo lugar da seleção de Doutorado em Biotecnologia (UFAM), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.
2008
Primeiro lugar da seleção de Doutorado em Biotecnologia (UEA), UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA.
2007
Segundo Lugar: Projeto de Iniciação Científica da Área de C. Biológicas - INPA, INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA - INPA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde. , Avenida André Araújo, Petrópolis, 69067375 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 994507121, URL da Homepage:
Experiência profissional
2024 - 2025
Real Bebidas da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Industrial Geral, Carga horária: 40
2023 - 2024
Novamed PharmaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mestre de Medicamentos, Carga horária: 40
2013 - 2019
Companhia de Bebidas das AméricasVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente da Qualidade de Cervejas e Refri/Nanc, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando na gestão da qualidade físico-química, sensorial, microbiológica e de embalagem de cervejas e refrigerantes na Cervejaria da Amazônia (Ambev, Filial Manaus). Gestão e controle de produção das áreas do processo cervejeiro: armazenamento de matéria-prima nos silos, elaboração de mosto cervejeiro, gestão do fermento, fermentação, maturação, filtração e envase da cerveja; e refrigerantes. Produzindo as marcas mais vendidas do mercado: Brahma, Skol, Antarctica, Original, Pepsi, Guaraná Antarctica e outros.
2011 - 2013
Companhia de Bebidas das AméricasVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Vice-gerente de Processo Cervejeiro, Carga horária: 44
2023 - Atual
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista Pós-doc, Carga horária: 20
2021 - 2023
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador PCI, Carga horária: 40
2007 - 2015
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisador Voluntário: Co-orientação de projetos de pesquisa em Ciência da Saúde em projetos envolvendo análises físico-químicas de méis de abelha comercializados na cidade de Manaus, elaboração e caracterização físico-química de bebidas lácteas não fermentadas e petti suisses de frutos Amazônicos e estudo de bioesferas de bactérias imobilizadas para elaboração de leites fermentados não pró-bióticos.
2005 - 2007
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde.Linhas de pesquisa
-
10/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde.Linhas de pesquisa
-
01/2005 - 07/2005
Estágios , Departamento de Ciências da Saúde, Divisão de Microbiologia Alimentação e Nutrição.Estágio realizado, Voluntário.
2013 - 2021
Escola Profissional CervejeiroVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico
Outras informações:
Curso Profissional Cervejeiro - Disciplinas: História da Cerveja, Legislação Aplicada à Produção de Cervejas, Matérias-primas Cervejeiras, Biologia Celular, Bioquímica, Microbiologia Aplicada, Processo Produtivo da Cerveja, Produção Industrial de Alimentos.
Curso de Formação de Sommelier de Cervejas - Disciplinas: História da Cerveja, Legislação Aplicada à Produção de Cervejas, Matérias-primas Cervejeiras, Biologia Celular, Bioquímica, Microbiologia Aplicada, Processo Básico e Especial das Cerveja Artesanais, Escolas e Estilos de Cervejas, Harmonização com Cervejas, Turismo Cervejeiro.
2022 - 2022
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2014 - 2014
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AmazonasVínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas: Tecnologia de Fermentações, Bromatologia e Legislação Aplicada a Indústria de Alimentos
Atividades
-
10/2014 - 10/2014
Ensino, Tecnologia de Alimentos, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tecnologia da Fermentação Aplicada a Alimentos
2009 - 2009
Universidade de São PauloVínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estagiário de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Processamento da Cerveja de Pupunha (Produção e análises físico-químicas)
2009 - 2009
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JKVínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Estagiário de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Analises físico-químicas e centesimais da farinha de pupunha. Testes de formulação de cerveja de pupunha.
2025 - Atual
Cervejaria Heineken LtdaVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente de Processo Cervejeiro, Carga horária: 40
Propriedade Intelectual
Patentes (1)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR | Composição flavorizante compreendendo aditivos e método de preparo da mesma | 21/08/2008 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Patrick Gomes de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?