Camila corrêa Felix

É antropóloga com mestrado feito junto a uma comunidade remanescente de quilombo amazônica, tendo como foco a constituição da pessoa e da comunidade suscitada pela dimensão política da relação entre humanos e encantados. Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense sob orientação de Tânia Stolze Lima. É professora de sociologia da rede estadual do Rio de Janeiro em período de licença e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Programa de pós-graduação em sociologia e antropologia

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ?Eles são cristãos como nós?. A cosmopolítica numa comunidade negra amaz/õnica,Orientador: Elsje Maria Lagrou
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Aperfeiçoamento em Operador de Câmera

2014 - 2014

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Título: Confundia. Ano de finalização: 2014
Orientador: André Monteiro

Aperfeiçoamento em Direção de Arte

2013 - 2013

Lugar de Cinema
Título: O Cavalo Perdido. Ano de finalização: 2013
Orientador: Ines Olmedo

Graduação em andamento em Artes Cênicas

2012 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2002 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: Tudo o que é vivo tem mãe - Serrinha: a sistematização de uma observação participante
Orientador: Tânia Stolze Lima

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Ciclo de Mulheres nas Ciências Sociais da UERJ.Imagens de mulheres. Performance e etnografia, duas experiências em debate. 2018. (Seminário).

33º Encontro Anual da ANPOCS. "Eles são cristãos como nós" - considerações acerca dos conceitos de pessoa e de comunidade suscitados pela existência dos encantados, relação com o sangue, doenças e sistemas de cura de uma comunidade negra amazônica.. 2009. (Congresso).

Jornada interna dos alunos do programa de pós-graduação em Sociologia e antropologia.Os encantados numa comunidade quilombola do rio Trombetas. 2008. (Outra).

III Encontro de Agricultura Ecológica. 2006. (Encontro).

I Encontro Nacional de Antropologia do Consumo. 2005. (Encontro).

XXV Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2005. (Congresso).

Semana de Ciências Sociais. 2004. (Encontro).

23° Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. 2002. (Congresso).

XXVI Encontro Anual da ANPOCS. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tânia Stolze Lima

LIMA, T. S.. Tudo o que é vivo tem mãe. Serrinha: a sistematização de uma observação participante. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Elsje Maria Lagrou

LAGROU, Els; Costa, Luiz; Goldman, M.. Camila Corrêa Felix Sentidos da ação- Proteção e perigo numa comunidade remanescente de Quilombo do rio Trombetas (Eles são cristãos como nós?: humanos e encantados numa comunidade quilombola amazônica). 2011. Dissertação (Mestrado em PPGSA) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.

Antônio carlos rafael barbosa

Lima, Tania Stolze;Barbosa, Antonio Rafael. Tudo o que é vivo tem mãe: Serrinha, a sistematização de uma observação participante. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Antonio Lino da Silva Costa

Lagrou, Els;COSTA, L.; Goldman, Márcio. Sentidos da Ação - Proteção e Perigo numa Comunidade Remanescente de Quilombo do Rio Trombetas. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcio Goldman

Félix, Camila Corrêa; Lagrou, Els;Goldman, M.; Costa, Luiz Lino. "Eles são Cristãos como Nós": Humanos e Encantados numa Comunidade Quilombola Amazônica. 2011. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Maria Motta Ribeiro

LIMA, T. S.;RIBEIRO, Ana Maria Motta. 'Tudo que é vivo tem mãe'. Sisitematização de uma observação participante na Serrinha.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila corrêa Felix

Serrinha: sistematização de uma observação perticipante; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Camila Corrêa Félix;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Tânia Stolze Lima

Tudo o que é vivo tem mãe; Serrinha: a sistematização de uma observação participante; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciencias Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Tania Stolze Lima;

Elsje Maria Lagrou

?Eles são cristãos como nós?: humanos e encantados numa comunidade quilombola amazônica?; ; Banca Els Lagrou (orientadora), Luiz Costa, Marcio Goldman; ; 2011; Dissertação (Mestrado em PPGSA) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Elsje Maria Lagrou;

Camila corrêa Felix

Serrinha: sistematização de uma observação perticipante; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Camila Corrêa Félix;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FÉLIX, C. C. . PRÁTICA ESCOLAR, OFICINA DE CORPO. NOTAS SOBRE UMA EXPERIÊNCIA POLÍTICA DOS AFETOS. Perspectiva Sociológica , v. 1 sem 2017, p. 66, 2017.

  • FÉLIX, C. C. . "Eles são cristãos como nós". Considerações acerca dos conceitos de pessoa e de comunidade suscitados pela existência dos encantados, relação com o sangue, doenças e sistema de cura de uma comunidade negra amazônica.. In: 33º Encontro Anual da ANPOCS, 2009, Caxambu - MG. Anais do 33º Encontro Anual/2009 - ISSN 2177-3092, 2009.

  • FÉLIX, C. C. ; BISPO, Jucélia ; THOMPSON, Barbara ; MOREIRA, Vanessa . (Re)vendo as mulheres. O viés ou no que implica fazer uma etnografia feminista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FÉLIX, C. C. . "Eles são cristãos como nós" - Considerações acerca dos conceitos de pessoa e de comunidade suscitados pela existência dos encantados, relação com o sangue, doenças e sistema de cura numa comunidade negra amazônica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FÉLIX, C. C. . ?Eles são cristãos como nós?: Os encantados numa comunidade do rio Trombetas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FÉLIX, C. C. . Serrinha: a sistematização de uma observação participante. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    "Eles são cristãos como nós" - Cosmopolítica numa comunidade remanescente de quilombo amazônica, Descrição: O projeto pretende ser uma reflexão sobre os mecanismos de constituição da pessoa e da comunidade de forma contínua, compreendidos a partir dos fluxos de interioriorização e externalidade colocados sob uma perspectiva específica da diferença.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Corrêa Félix - Coordenador.

  • 2005 - 2005

    Tudo o que é vivo tem mãe - sistematização de uma observação participante na comunidade da Serrinha, Descrição: A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma etnografia realizada junto a uma comunidade remanescente de quilombo localizada na Amazônia paraense e teve como objetivo fazer alguns apontamentos sobre a relação entre humanos e encantados na comunidade regida pelo princípio de que tudo o que é vivo age.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Camila Corrêa Félix - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - Atual

    SECRETARIA DE ESDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 16

  • 2007 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro (BOLSISTA), Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Pesquisadora do Projeto de Extensão do NUFEP "Decompondo Divisas"

    Atividades

    • 03/2005 - 12/2005

      Estágios , Centro de Estudos Gerais, .,Estágio realizado, monitoria na disciplina de antropologia I sob orientação da professora Tânia Stolze Lima.

    • 04/2004 - 12/2004

      Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, .,Atividade de extensão realizada, bolsista de extensão no projeto Decompondo Divisas, realizado na comunidade Nova Holanda localizado no complexo da Maré no Rio de janeiro.

  • 2011 - 2012

    Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Consultoria à Rede de Pontos de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Estímulo ao fortalecimento da rede, identificação de estratégias bem sucedidas, pesquisa e difusão de metodologias desenvolvidas, assim como relações de trabalho estabelecidas no contexto dos projetos de pontos de cultura.

  • 2011 - 2011

    Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Pesquisadora do projeto Etnodesenvolvimento e Economia solidária realizado em 105 comunidades remanescentes de quilombo no Brasil.

  • 2012 - 2012

    casa da arte de educar

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora do Projeto Um Plano Articulado para Cultura e Educação com o objetivo de integrar as políticas públicas e estimular práticas educativas que se situem no território da escola de maneira mais orgânica e integral.

  • 2008 - 2008

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O trabalho de campo desenvolvido no município de Montes Claros - RJ, teve como objetivo mapear o uso do carvão vegetal na área a partir da aplicação de questionários.

  • 2006 - 2006

    Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro - RIOSEGURANÇA

    Vínculo: Pesquisadora Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

  • 2013 - 2014

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

  • 2014 - 2015

    Jardim.in

    Vínculo: prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Operadora de Câmera, Carga horária: 12