Bruno Oliveira Aroni

Bacharel em Ciência Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ) e Doutorando em Ciências Humanas com concentração em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ), desenvolvendo pesquisa entre o povo indígena Paresi-Haliti no estado do Mato Grosso. Atua como Servidor Público Federal da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), no cargo de Indigenista Especializado, atualmente em afastamento para pós-graduação no país. Desenvolveu atividades de articulação e projetos entre os povos Timbira dos estados do Maranhão e Tocantins e coordenou atividades do Projeto de Documentação de Culturas Indígenas - subprojeto Paresi-Haliti, desenvolvido em parceria entre Museu do Índio (FUNAI), Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica (UFRJ) e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Participa do grupo de pesquisa Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica (NAIPE/UFRJ). Área de pesquisa: etnologia indígena e etnomusicologia.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

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Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Cultural)

2016 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Oloniti kalore: um estudo da musicalidade ritual Paresi-Haliti,
Els Lagrou. Palavras-chave: etnologia indígena; etnomusicologia; artes verbais; cosmologia; ritual.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.

Mestrado em Sociologia e Antropologia

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A casa da jararaca: artefatos, mitos e música entre os Paresi,Ano de Obtenção: 2011
Els Lagrou.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: artefatos; flautas; mitos; cosmologia.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Graduação em Ciencias Sociais

2003 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Artefatos vivos e substâncias sonoras na cosmologia Paresi
Orientador: Els Lagrou
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

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Formação complementar

2013 - 2013

Compensação, Mitigação e Controle Ambiental. (Carga horária: 30h). , Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.

2013 - 2013

CNIS Segurado Especial FUNAI. (Carga horária: 10h). , Instituto Nacional do Seguro Social, INSS/DF, Brasil.

2012 - 2013

Identificação e Delimitação de Terras Indígenas. (Carga horária: 60h). , Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.

2010 - 2010

Programa de Ambientação e Orientação de Servidores. (Carga horária: 44h). , Fundação Nacional do Índio, FUNAI, Brasil.

2009 - 2009

Francês Básico. (Carga horária: 360h). , Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.

2008 - 2008

Dimensões das Culturas Indígenas: cosmologia, arte. (Carga horária: 30h). , Museu do Indio, MUSEU DO INDIO*, Brasil.

2005 - 2005

Noções Básicas de Planejamento de Ecovilas. (Carga horária: 40h). , Instituto de Permacultura da Mata Atlântica, IPEMA, Brasil.

2002 - 2002

EPIINFO 6.05 - Elaboração e Análise descritiva. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2001 - 2001

Estudo de Campo sobre Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 24h). , Colégio Vera Cruz, CVC, Brasil.

1994 - 2001

Inglês Básico e Avançado. (Carga horária: 1200h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

2000 - 2000

The Oxford Examination in English. (Carga horária: 42h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

1998 - 1998

First Certificate English University Cambridge. (Carga horária: 120h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

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Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

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Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnomusicologia.

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Participação em eventos

Oficina sobre Compensação, Mitigação e Controle Ambiental do Componente Indígena nos Processos de Licenciamento Ambiental.Ouvinte. 2013. (Oficina).

Reunião Ampliada de Capacitação sobre Procedimentos de Identificação e Delimitação de Terras Indígenas (2a etapa).Ouvinte. 2013. (Oficina).

Reunião Ampliada de Capacitação sobre Procedimentos de Identificação e Delimitação de Terras Indígenas (1a etapa).Ouvinte. 2012. (Oficina).

Ciclo de Palestras Arte, Imagem e Memória - IFCS / UFRJ e Museu Nacional / UFRJ.Ouvinte. 2008. (Seminário).

11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. A representação social de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores quanto à associação trabalho e estudo. 2006. (Congresso).

CINESUL 2005 - XII Festival Latino-Americano de Cinema e Vídeo. Estagiário de cinema e vídeo. 2005. (Exposição).

II Fórum Social Mundial. 2005. (Outra).

V Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. 2005. (Encontro).

Encontro Fluminense de Estudantes de Ciências Sociais ? EFECS. 2004. (Encontro).

Encontro Nacional de Comunidades Alternativas - ENCA. 2004. (Encontro).

Todas as Raças: intercâmbio de culturas indígenas. 2004. (Encontro).

II Jornada Internacional de Representações Sociais - JIRS. Monitoria do evento. 2001. (Congresso).

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Foi orientado por

Elsje Maria Lagrou

; ?Iyamaka : um estudo da musicalidade xamânica Paresi-Haliti?; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Elsje Maria Lagrou

A casa da jararaca: artefatos, mitos e música entre os Paresi; 2011; Dissertação (Mestrado em PPGSA) - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elsje Maria Lagrou;

Denize Cristina de Oliveira

As Políticas e Práticas de Saúde no Contexto do SUS: Memórias e Representações de Instituições, Usuários e Profissionais de Saúde; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Denize Cristina de Oliveira;

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Produções bibliográficas

  • ARONI, B. O. . Por uma etnologia dos artefatos: arte cosmológica, conceitos mitológicos. PROA: Revista de Antropologia e Arte , v. 01, p. 01-27, 2010.

  • ARONI, B. O. . A Casa da Jararaca: artefatos, mitos e música entre os Paresi. 1. ed. Alemanha: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 132p .

  • GOMES, A. M. T. ; OLIVEIRA, D. C. ; PONTES, A. P. M. ; SANTOS, W. C. R. ; SILVA, L. F. F. ; SALGADO, L. P. P. ; ARONI, B. O. . A ocorrência de acidentes de trabalho: uma realidade na vida de estudantes adolescentes trabalhadores. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006. v. esp.. p. 01-01.

  • OLIVEIRA, D. C. ; GOMES, A. M. T. ; PONTES, A. P. M. ; SANTOS, W. C. R. ; SILVA, L. F. F. ; SALGADO, L. P. P. ; ARONI, B. O. . A ocorrência de dores no sistema músculo esquelético e sua relação com as condições de trabalho. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Revista Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006. v. esp.. p. 01-01.

  • OLIVEIRA, D. C. ; GOMES, A. M. T. ; PONTES, A. P. M. ; SANTOS, W. C. R. ; SILVA, L. F. F. ; SALGADO, L. P. P. ; ARONI, B. O. . A representação social de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores quanto à associação trabalho e estudo. In: 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2006, Rio de Janeiro. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2006. v. esp.. p. 01-01.

  • OLIVEIRA, D. C. ; GOMES, A. M. T. ; PONTES, A. P. M. ; SANTOS, W. C. R. ; SILVA, L. F. F. ; SALGADO, L. P. P. ; ARONI, B. O. . A ocorrência de dores no sistema músculo esquelético e sua relação com as condições de trabalho. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. ; GOMES, A. M. T. ; PONTES, A. P. M. ; SANTOS, W. C. R. ; SILVA, L. F. F. ; SALGADO, L. P. P. ; ARONI, B. O. . A representação social de adolescentes trabalhadores e não trabalhadores quanto a associação trabalho e estudo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, D. C. ; GOMES, A. M. T. ; PONTES, A. P. M. ; SANTOS, W. C. R. ; SILVA, L. F. F. ; SALGADO, L. P. P. ; ARONI, B. O. . A ocorrência de acidentes de trabalho: uma realidade na vida de estudantes adolescentes trabalhadores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARONI, B. O. . Material de apoio das oficinas de capacitação para gestores indígenas de associações e projetos no âmbito do PBA Timbira (CESTE/FUNAI/WYTY-CATE). Brasilia-DF: FUNAI, 2013 (Cartilha).

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Outras produções

ARONI, B. O. ; ONIZOKAECE, J. . Zerati: documentação musical Paresi-Haliti. 2017.

ARONI, B. O. . Qualificação do Acervo Museológico e Descrição de Peças Etnográficas. 2010.

ARONI, B. O. . PRODOCULT - Programa de Documentação de Culturas Indígenas - subprojeto Paresi. 2008.

ARONI, B. O. . Relatório de ação de monitoramento territorial da fronteira leste da Terra Indígena Kraolandia. 2015.

ARONI, B. O. . Relatório do projeto Viveiro de Mudas do Cerrado na aldeia Agua Branca - Terra Indígena Kraolandia. 2014.

ARONI, B. O. . Relatório de oficinas de capacitação para gestores indígenas do PBA Timbira - Terra Indigena Kraolandia. 2013.

ARONI, B. O. . Relatório de oficinas de capacitação para gestores indígenas do PBA Timbira - Terra Indígena Apinaye. 2013.

ARONI, B. O. . Relatório de atividades do PBA Timbira. 2013.

ARONI, B. O. . Relatório de diagnóstico das Terras Indigenas Kanela e Porquinhos. 2011.

ARONI, B. O. . Relatório de oficinas de edição e finalização de material audiovisual - PROCULT. 2011.

ARONI, B. O. . Relatório de ação de fiscalização da Terra Indigena Kraho-Kanela. 2011.

ARONI, B. O. . Relatório do Projeto Museu do Índio: Construindo Culturas, documentando tradições. 2010.

ARONI, B. O. . Oficinas de Capacitação para Gestores Indígenas sobre Associações e Projetos - Plano Básico Ambiental Timbira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARONI, B. O. . Elaboração de Material de apoio das oficinas de capacitação para gestores indígenas de associações e projetos no âmbito do PBA Timbira. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

ARONI, B. O. . Oficinas de Capacitação - Edição de Material Audiovisual. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARONI, B. O. . Relatório da Pesquisa A casa da jararaca: artefatos, mitos e musica entre os Paresi. 2011. (Relatório de pesquisa).

ARONI, B. O. . Oficinas de Capacitação - Técnicas de Registro Audiovisual. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ARONI, B. O. . Relatório do Projeto Paresi-Haliti ? Construindo culturas, documentando tradições. 2010. (Relatório de pesquisa).

ARONI, B. O. ; LAGROU, E. M. . Relatório de Bolsa de Iniciação Científica. 2009. (Relatório de pesquisa).

ARONI, B. O. ; OLIVEIRA, D. C. ; GOMES, A. M. T. . Relatório de Bolsa de Iniciação Científica. 2008. (Relatório de pesquisa).

ARONI, B. O. ; LEAL, S. ; BITTENCOURT, P. ; ONIZOKAECE, J. ; NEZOKEMAECE, L. ; ZOMOIZOKAE, J. . Towhidi. 2011. Filme.

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Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Zerati: documentação musical Paresi-Haliti, Descrição: Registro sonoro e documentação qualificada de todo repertório músico-ritual Paresi-Haliti, incluindo diferentes categorias de suas artes verbais - cânticos (zerati) das diferentes flautas iyamaka, da dança circular zolane, da flauta nasal xihali e da flauta de pan zero, benzimentos (fehanatí), rezas de oferecimento (fetatyati) e aconselhamentos rituais (manati) - a partir de gravações e exegeses junto aos mestres de saberes indígenas e posteriores transcrições e tradução do material. Com esta ação pretende-se realizar a salvaguarda deste repertório musical conhecido apenas por um pequeno grupo de mestres rituais.A proposição deste amplo projeto de documentação musical parte de uma iniciativa de jovens e lideranças indígenas preocupados com a transmissão desta forma de conhecimento oral. O processo de documentação objetiva desta forma garantir a memória e oferecer novas ferramentas para o aprendizado destas formas da cultural oral e musical do povo Haliti para as gerações subsequentes, promovendo a salvaguarda deste patrimônio imaterial gradualmente ameaçado de desaparecimento. Procura-se, dentre os objetivos mais específicos, estimular o envolvimento de jovens e mestres de saberes com pesquisas qualificadas, registro e documentação sobre aspectos de sua própria cultura, relacionados ao universo musical e ritual tradicional, contribuindo assim para formação de multiplicadores; produzir material educativo bilíngue registrando o processo de pesquisa, que possa ser utilizado tanto entre a comunidade, em ações educativas nas escolas indígenas, como na sociedade como um todo, como forma de sensibilização e valorização daquela cultura; contribuir com a ampliação dos acervos museológicos, a partir da produção intensiva de registros sonoros qualificados, assim como promover a salvaguarda de patrimônio imaterial ameaçado de desaparecimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Oliveira Aroni - Coordenador / Joscelio Onizokaece - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Oloniti kalore: um estudo da musicalidade ritual Paresi-Haliti, Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a execução do ritual denominado oloniti, realizado pelo grupo indígena Paresi-Haliti e motivado pela nominação de crianças, pela passagem de moças púberes à vida adulta após a primeira menstruação, ou visando a cura de doenças de causa espiritual. Com foco em suas faces performáticas, linguísticas e sonoras, pretende-se aprofundar na interpretação dos conteúdos e estruturas musicais adjacentes à estes eventos de grande importância para reprodução daquela sociedade. Privilegiando duas categorias analíticas intrinsecamente relacionadas ? iyamaka, que se refere ao conjunto de flautas secretas associadas a poderosos espíritos, para os quais são dedicadas oferendas, e oloniti, que designa tanto o ritual como a bebida fermentada de mandioca consumida em grandes quantidades nestas ocasiões ? pretende-se demonstrar que a musicalidade constitui uma tecnologia ritual relevante capaz de garantir relações harmônicas entre os haliti e demais subjetividades espirituais concebidas em sua cosmologia. Neste contexto, a criação e execução musicais, assim como os repertórios associados, condensam uma gama de imagens da mitologia de grande potencial de significado, que serão aqui exploradas em termos de sua estrutura e conteúdo. Através do estudo da musicalidade de oloniti pretende-se contribuir com a etnografia Paresi-Haliti, oferecendo novos e distintos caminhos para compreensão das motivações que fazem da execução deste ritual algo tão importante quanto necessário, que perpetua-se mesmo diante de notáveis mudanças nos modos de vida do grupo em questão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Oliveira Aroni - Coordenador.

  • 2008 - 2011

    A casa da jararaca: artefatos, mitos e música entre os Paresi, Descrição: O objetivo deste projeto é analisar o conjunto de artefatos denominados yamaka - aerofones do tipo flauta considerado sagrados pelo povo indígena Paresi. Proibidas à visão das mulheres, as flautas yamaka se associam aos espíritos dos mortos e devem receber cuidados especiais. Sua complexa genealogia mítica e importância ritual são exploradas neste estudo, buscando tecer uma compreensão sobre os modos de relação que os Paresi estabelecem entre si e com a alteridade. Permeado pela existência das yamaka, o pensamento sócio-cosmológico Paresi revela noções nativas sobre gênero, doença, cura, morte e fertilidade, que são amplamente exploradas à luz da mitologia. Refletindo sobre a sua produção artefatual e musical e admitindo diferentes percepções acerca da materialidade e musicalidade, busca-se entender de que modos tais aerofones rituais podem condensar princípios que reverberam no pensamento e na ação, fundamentais para a reprodução da sociedade Paresi.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Bruno Oliveira Aroni - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2008 - 2009

    Artefatos vivos e substâncias sonoras na cosmologia Paresi, Descrição: O objetivo deste projeto é obter pistas para um estudo antropológico dos artefatos em realidades indígenas amazônicas, a partir de uma composição entre os campos da antropologia da arte e da etnologia ameríndia. Buscando verificar a aplicabilidade dos conceitos ocidentais nessas realidades específicas, tento demonstrar como as próprias noções de arte e estética têm limites claros para se refletir sobre os contextos ameríndios, devendo, para tal, ser repensadas. Investigando as formas de agência e a materialidade da vida social, a intenção é perceber até que ponto objetos podem ser considerados ?sujeitos? nas redes de interação, condensando complexidades que lhes são próprias. Transitando entre interpretações funcionalistas e simbólicas, e refletindo também sobre os universais da cognição, entendendo que as formas de apreensão do mundo, das pessoas e dos objetos, podem ser variantes e relativas aos contextos diferenciados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Bruno Oliveira Aroni - Integrante / Elsje Maria Lagrou - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 2005 - 2008

    As Políticas Municipais de Saúde no Contexto do SUS: memórias e representações de instituições, usuários e profissionais de saúde, Descrição: Na busca de uma efetiva implantação do Sistema Único de Saúde são várias as dificuldades enfrentadas, tais como, o modelo assistencial, o financiamento, o controle social e os recursos humanos e materiais, dentre outros, que resultam em uma multiplicidade de perfis de desenvolvimento das práticas de saúde. A municipalização do setor saúde consiste em peça fundamental para a efetiva implementação do SUS nas cidades, cujo conhecimento e avaliação são imprescindíveis para a formulação de novas estratégias e para o próprio aperfeiçoamento do sistema. As memórias e representações das práticas profissionais e particularmente dos profissionais de enfermagem, revestem-se de importância para a consolidação do sistema de saúde, na mesma medida que a subjetividade coletiva constituída pelos usuários do sistema. Dentre essas dificuldades, uma se refere a retradução das necessidades/demandas da clientela. Nesse aspecto observa-se que, cada vez mais, o enfermeiro vem ocupando espaços na administração e gerência dos serviços de saúde e contribuindo fortemente para a implantação e manutenção das políticas de saúde no Brasil. Faz-se necessário que o enfermeiro apreenda as representações QUE os usuários do SUS possuem a respeito da implantação do referido sistema de saúde, possibilitando desta forma a construção de uma atuação profissional que potencialize as ações de enfermagem com o objetivo de atender de forma mais adequada às demandas da população. Pensa-se que a partir da compreensão das representações dos profissionais e dos usuários acerca do SUS o enfermeiro estaria mais instrumentalizado para a tomada de decisão nesse sistema, buscando assim garantir a efetivação da assistência integral à saúde. O objetivo geral deste projeto consiste em caracterizar o processo de constituição e os conteúdos das memórias e representações institucionais, dos usuários e dos profissionais de saúde acerca do Sistema Único de Saúde na cidade do Rio de Janeiro, buscando conhecer as políticas de saúde efetivadas no município, as demandas/necessidades de saúde expressas por esses atores sociais e a correlação desse processo com o campo da Enfermagem. Para a composição de uma amostra intencional, foram escolhidas cinco instituições de saúde localizadas no município do Rio de Janeiro, a partir dos seguintes critérios de inclusão: instituições de fácil acesso à população e com história de prestação de assistência à saúde anterior à implantação do SU; um hospital público federal de grande porte; um hospital estadual geral de grande porte; um hospital municipal; um hospital privado, conveniado com o SUS há, pelo menos, 15 anos, de grande porte; e um centro de saúde de grande porte, pertencente à rede pública municipal de saúde. A coleta de dados será realizada através de entrevistas semi-estruturadas orientadas por roteiro; questionários de caracterização dos sujeitos e de suas instituições, aplicados a gestores, usuários e profissionais de saúde atuantes nessas instituições; e a aplicação da técnica de evocação livre. A análise de dados será realizada com as técnicas de análise lexical (para as entrevistas), análise do núcleo central (para as evocações livres), e análise estatística (para os questionários), utilizando-se para tal os softwares Alceste 4.8, EVOC 2000 e EPI-INFO. A partir das técnicas descritas, buscar-se-á identificar os conteúdos das representações e memórias sobre as práticas de atenção à saúde em dois diferentes períodos históricos ? antes e após a implantação do SUS -, bem como o conteúdo das memórias construídas sobre o próprio SUS. Buscar-se-á, igualmente, identificar a especificidade dessas representações e memórias aos diferentes contextos institucionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Bruno Oliveira Aroni - Integrante / Antonio Marcos Tosoli Gomes - Integrante / Denize Cristina de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

  • 2002 - 2002

    Só Alegria Vai Contagiar / Mulher, Samba e Saúde / VestAIDS, Descrição: Desenvolvimento de conjunto de projetos de pesquisa e intervenção relacionados à prevenção de DST e AIDS. Atividades desenvolvidas: codificação de questionários, elaboração de banco de dados, análise estatística uni e bivariada, elaboração de tabelas e gráficos, treinamento de estagiários para codificação e montagem de banco de dados, design e diagramação de material informativo (folhetos e camisetas), monitoria de campo, aplicação de questionários, atividades de educação em saúde junto ao público, distribuição de material informativo, nos seguintes eventos: UERJ Sem Muros ? UERJ ? 2002 ? Rio de Janeiro ? RJ; Feira dos Sem Terra ? UERJ ? 2002 ? Rio de Janeiro ? RJ; Vestibular UERJ ? 2002 ? Rio de Janeiro ? RJ; VII Parada do Orgulho GLBT ? 2002 ? Rio de Janeiro ? RJ; Carnaval - 2003 ? Sambódromo ? Rio de Janeiro ? RJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Bruno Oliveira Aroni - Integrante / Marcio Tadeu Ribeiro Francisco - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa.

Histórico profissional

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Endereço profissional

  • Fundação Nacional do Índio, Coordenação Técnica Local de Carolina. , RUA ODOLFO MEDEIROS, 1780, CENTRO, 65980000 - Carolina, MA - Brasil, Telefone: (99) 35312343

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Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Fundação Nacional do Índio

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Indigenista Especializado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atividades desenvolvidas: acompanhamento da implementação de projetos, elaboração de regimentos internos e participação no Conselho Gestor do Plano Básico Ambiental Timbira referente compensação ambiental da UHE Estreito; elaboração, execução e acompanhamento dos projetos de etno-desenvolvimento ?Viveiros de Mudas do Cerrado na Aldeia Agua Branca? (Krahô), ?Roças Comunitárias Agroflorestais nas aldeias Nova e Rio Vermelho? (Krahô) e ?Quintais de Frutíferas na aldeia Escalvado? (Canela); elaboração, execução, diagramação de material didático (apostila) e ministração de oficinas no âmbito do projeto ?Oficinas de capacitação sobre projetos e associações para gestores indígenas? (Krahô, Krikati, Gavião e Apinajé); elaboração de projetos, produção de relatórios, realização de reuniões, promoção do acesso aos direitos sociais de indígenas, articulação institucional com poderes estaduais e municipais, entre outras atividades de rotina.

    Atividades

    • 10/2010

      Serviços técnicos especializados , Coordenação Técnica Local de Carolina, .,Serviço realizado, Acompanhamento da implementação de projetos, elaboração de regimentos internos e participação no Conselho Gestor do Plano Básico Ambiental Timbira referente compensação ambiental da UHE Estreito; ; Elaboração de projetos, produção de relatórios, realização de reuniões, promoção do acesso aos direitos sociais de indígenas, articulação institucional com poderes estaduais e municipais, entre outras atividades de rotina.; Elaboração, execução, diagramação de material didático (apostila) e ministração de oficinas no âmbito do projeto ?Oficinas de capacitação sobre projetos e associações para gestores indígenas? (Krahô, Krikati, Gavião e Apinajé); ; Elaboração, execução e acompanhamento dos projetos de etno-desenvolvimento ?Viveiros de Mudas do Cerrado na Aldeia Agua Branca? (Krahô), ?Roças Comunitárias Agroflorestais nas aldeias Nova e Rio Vermelho? (Krahô) e ?Quintais de Frutíferas";.

  • 2009 - 2011

    Museu do índio

    Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenador do subprojeto Paresi-Haliti do Programa de Documentação de Culturas Indígenas - Construindo culturas, documentando tradições - do Museu do Índio (FUNAI) em parceria com o Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica (UFRJ), financiado com recursos da UNESCO. Atividades desenvolvidas: pesquisa etnográfica; produção de registros fotográficos, fílmicos e de áudio; ministração de oficinas de capacitação de indígenas em técnicas audiovisuais de registro e edição; qualificação de acervos museológicos; edição, tradução, legendagem e finalização de produtos fílmicos.

    Atividades

    • 01/2009 - 12/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , MUSEU DO INDIO, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2009 - 12/2011

      Serviços técnicos especializados , MUSEU DO INDIO, .,Serviço realizado, Realização de oficinas de fotografia e filmagem para capacitar os índios a realizar a documentação de sua própria cultura e sociedade, tanto nas dependências do Museu do Índio quanto nas aldeias.; Realização de viagens às aldeias para registrar esse momento e também para a entrega e instalação dos equipamentos (câmeras de filmagem e fotografia, computador para edição de imagens, etc.) destinados aos índios para registro de sua cultura.; Registro do transito percorrido pelos índios entre a chegada ao Museu e seu retorno à aldeia com os produtos finais..

  • 2006 - 2006

    Fundação Cultural Congo Nya

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4

    Atividades

    • 02/2006 - 07/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Sede, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2006 - 07/2006

      Serviços técnicos especializados , Sede, .,Serviço realizado, Pesquisa de campo, oficinas de percussão, ritmos étnicos e construção de instrumentos musicais; apresentação de repertório tradicional; documentação áudio-visual de manifestações musicais tradicionais nos estados: Bahia, Pernambuco e Rio Grande Norte..

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado CNPq, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: "A casa da jararaca: artefatos, mitos e música entre os Paresi".

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: "Artefatos vivos e substâncias sonoras na cosmologia Paresi".

  • 2008 - 2008

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Monitoria UFRJ, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitoria do Laboratório de Informática do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ.

    Atividades

    • 03/2009 - 02/2011

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.,Atividade realizada, Desenvolvimento da pesquisa e da dissertação de mestrado..

    • 08/2008 - 02/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2008 - 02/2009

      Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, .,Estágio realizado, Iniciação Científica no projeto de pesquisa: Artefatos vivos e substâncias sonoras na cosmologia Paresi.

    • 03/2008 - 07/2008

      Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, .,Estágio realizado, Monitoria do Laboratório de Informática.

  • 2007 - 2008

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica CNPq, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: ?Políticas e Práticas de Saúde no Contexto do SUS: Memórias e Representações dos Usuários na Cidade do Rio de Janeiro?

  • 2005 - 2007

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário Iniciação Científica

    Outras informações:
    Projeto de pesquisa: ?Políticas e Práticas de Saúde no Contexto do SUS: Memórias e Representações das Instituições, Usuários e Profissionais de Saúde na Cidade do Rio de Janeiro?

  • 2002 - 2002

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Atividades de Pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projetos de pesquisa: ?Só Alegria Vai Contagiar?, ?Mulher, Samba e Saúde? e ?VestAIDS?

    Atividades

    • 10/2007 - 02/2008

      Estágios , Faculdade de Enfermagem, .,Estágio realizado, Estágio Atividades de Pesquisa.

    • 02/2005 - 09/2007

      Estágios , Faculdade de Enfermagem, .,Estágio realizado, Participação no projeto de pesquisa: ?Políticas e Práticas de Saúde no Contexto do SUS: Memórias e Representações dos Usuários na Cidade do Rio de Janeiro?.

    • 03/2002 - 12/2002

      Estágios , Coordenadoria dos Campi Regionais, .,Estágio realizado, codificação de questionários, elaboração de banco de dados, análise estatística uni e bivariada, elaboração de tabelas e gráficos;.