Carmen Irene Correia de Oliveira

Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi bolsista IC/Faperj; IC/CNPq e Bolsista Aperfeiçoamento CNPq. Mestrado em Memória Social e Documento pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense em convênio com o IBICT. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNRIO, sendo Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIRIO). Pertence Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, cadastrado no CNPq. Também é, atualmente, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis. Desenvolve pesquisas no âmbito da educação, nas temáticas de educação/cultura/divulgação científica; educação científica e imagens fixas e em movimento; memória e imagem, com discussões ancoradas nas relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Informação

2005 - 2009

Universidade Federal Fluminense
Título: O remake: produzir sentidos diferentes a partir do mesmo; ou como a informação articula a relação cinema/memória/ciência
Orientador: Rosa Inês de Novais Cordeiro
Palavras-chave: informação; informação não-científica; ciência; ficção-científica; remakes; texto fílmico. Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Memória Social

2000 - 2002

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Universidade do Rio de Janeiro - discurso, memória e identidade: gênese e afirmação,Ano de Obtenção: 2002
Nilson de Moraes Xavier e Evelyn Goyannes Dill Orrico.Palavras-chave: discurso; identidade; memória.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Avaliação

1998 - 1999

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Letras

1987 - 1991

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2002 - 2002

Elaboração de Material Didático Impresso Para Educ. (Carga horária: 120h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Educacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciência da Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, C. I. C. . 2º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mìdia. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, C. I. C. . V Seminário Memória e Linguagem e I Seminário de Pesquisa em Documento: materialidade e discurso. 2008. (Outro).

GRUMBACH, G. M. ; OLIVEIRA, C. I. C. . I Jornada de Educação a Distância da CEAD/UNIRIO. 2002. (Outro).

GONCALVES, C. A. ; OLIVEIRA, C. I. C. ; RONCARATI, C. . Congresso da Assel-Rio. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Fórum Nacional dos Coordenadores UAB. 2018. (Encontro).

II Congresso Internacional Paulo Freire: o legado global. 2018. (Congresso).

I Workshop de inovação da Diretoria de Educação a Distância. 2018. (Exposição).

Seminário Nacional UniRede. 2018. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e IV Congresso Internacional de Educação superior a Distânciare. 2018. (Congresso).

VII Semana de Educação.A EAD na Unirio: atualidades e perspectivas. 2017. (Encontro).

XIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e II Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (CIESUD). 2016. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) e I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância (CIESUD). 2015. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional de História.Imaginário científico em produções fílmicas. 2011. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ingrid Valadares Carmona

OLIVEIRA, C. I. C.; ROCHA, M. B.; REGO, S. C. R.. Educação ambiental a partir de uma propaganda televisiva: significados atribuídos por estudantes do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Aluno: Reynado Soares Coelho dos Santos

OLIVEIRA, C. I. C.; MOREIRA, M. C. A.; SOUZA, L.H.P.. Os discursos sobre as drogas e suas implicações nas falas dos alunos das escolas públicas: uma proposta lúdico-pedagógica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Carvalho Pellon

CARVALHO, J. S.; GONÇALVES, Helenice Maia;OLIVEIRA, C. I. C.. A pedagogia de Paulo Freire na literatura acadêmica brasileira de educação e tecnologia. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Simone de Oliveira Coelho

OLIVEIRA, C. I. C.; BERNARDO, J. R. da R.; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado. As representações dos cientistas nos desenhos animados televisivos à luz das teorias do imaginário. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: KELLY CRISTINA DOS ANJOS SANTIAGO

VIEIRA, J. J.;OLIVEIRA, C. I. C.; IVENICKI, A.. O novo marco regulatório brasileiro para Educação a Distância: relações entre estado, democracia e mercantilização. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Carlos Ribeiro de Sant´ana

CORREA, L. R.; MELLO, J. S. B.;OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE. Mortos vivos na sala de aula? Cinema comercial de apelo juvenil e o ensino de História. 2018. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Carise Martins Ângelo

BERNARDO, J. R. da R.; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado;OLIVEIRA, C. I. C.. As possibilidades de aproximação entre a formação de professores em ação ou em formação e os museus e centros de ciências a partir dos websites desses espaços. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Catarina Renice Gavão Wagner

CARVALHO, J. S.; GONÇALVES, Helenice Maia; MOCARZEL, Marcelo Maia Vinagre;OLIVEIRA, C. I. C.. Formação para cidadania a partir do ensino de Química e de tecnologias de informação e comunicação em um curso técnico do ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Tânia Maria Cláudia

OLIVEIRA, C. I. C.; YUKIZAKI, S.; SILVA, A.C. Dificuldades dos alunos do curso de licenciatura letras espanhol-literatura hispânica a distância do Instituto Federal de Roraima no processo de ensino-aprendizagem, a partir da perspectiva dos próprios alunos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Luiz da Silva Maia

MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; LIMA, MCB;OLIVEIRA, C. I. C.. O perfil epistemológico da tecnologia em obras de ficção científica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Giselle Rosa dos Santos

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; GOUVÊA, G.; OLINTO, G.. Educação e divulgação científica: mediação e mediadores nos museus de ciência. 2017.

Aluno: Renata Ribeiro Guimarães Bom

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; SOUZA, L.H.P.; GRUZMAN, C.. Divulgação científica em um museu de história natural: Museu Nacional/UFRJ. 2017.

Aluno: Ana Paula Farias Paes

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; MOREIRA, L. M.. A representação da ciência na publicidade televisiva: um estudo de caso. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Eugênio Dias Rocha

MARTELETO, Regina Maria;OLIVEIRA, C. I. C.; GOUVÊA, G.. Rede de popularização de C&T em bairro da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anelize Pires Reynozo da Silva

LIMA, MCB; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado;OLIVEIRA, C. I. C.. Ensino de Ciências na educação infantil: um diálogo com os professores. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Pereira

SANCHEZ, Celso; TORRES, Mariana Cassab; FONSECA, LC de S;OLIVEIRA, C. I. C.. As ímpares e plurais diferenças individuais no processo de formação do educador. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Dominguez Rodrigues Moreira

ORRICO, E. G. D.; REZENDE FILHO, L. A. C.;OLIVEIRA, C. I. C.. Análise do discurso sobre cinema educativo no Brasil da década de 30.. 2014. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Clarisse Duarte Magalhães Cancela

GOUVÊA, G.; CAZELLI, S.; NACIMENTO, T. G.;OLIVEIRA, C. I. C.. A divulgação da ciência e as exposições em museus - o caso do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Elza Kioko Savaget

SILVA, Telma Domingues;ORRICO, E. G. D.OLIVEIRA, C. I. C.. A memória da construção do discurso ambiental no Brasil durante o início dos anos 80. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lidiane Macedo Cosmelli

Diana Pinto; MALAFAIA, W.V.;OLIVEIRA, C. I. C.. A história na tela: cinema, história e memória em filmes ficcionais. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Kelly Maia Cordeiro

FERNANDES, A. H.;OLIVEIRA, C. I. C.; GARCIA, P. B.. Cinema e juventude - relações criadas pelos jovens dentro e fora da escola.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Corrêa Fagundes

VIEIRA, A. L. C.; VIEIRA, J. J.;OLIVEIRA, C. I. C.. O RG feminino impresso no vestuário: a representação feminina no contexto funk. 2013. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lília da Silva Barros

OLIVEIRA, C. I. C.; GOUVÊA, G.; BERNARDO, J. R. da R.. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): análise da situação-problema nas questões de Biologia e sua possível relação com o enfoque CTS. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sabrina Dinola Gama Silva

ORRICO, E. G. D.; GEIGER, Amir; NAVES, S. C.;OLIVEIRA, C. I. C.. Imagens que dão voz: a memória discursiva da música brasileira nos documentários contemporâneos. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Ramos Gomes da Costa

RIBEIRO, L. B.OLIVEIRA, C. I. C.; CORDEIRO, R. I. N.; FREIRE, Rafael de Luna. As ondas de destruição: a efemeridade do artefato tecnológico e o desafio da preservação audiovisual. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Memória Social) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Aluno: Angela Maria Torres Di Stasio

FERREIRA, L. M. A.;OLIVEIRA, C. I. C.; SANTOS, Maria Lizete dos; MEDEIROS, Vanise Gomes de. José Olympio, o homem e a editora: construção discursiva da imagem do editor e da editora na memória social. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Altair Caetano

SOUZA, M. E. V.; PINHEIRO, D.; SANTOS, R. E.;OLIVEIRA, C. I. C.; GOUVEA, F. C. F.. O samba no ensino de geografia: reflexões para a implantação da lei n. 10639/03 na perspectiva do multiculturalismo. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Cecília de Oliveira Pinto

RIBEIRO, L. B.; DUARTE, R. M.;OLIVEIRA, C. I. C.. As ações dos cineclubes "Sala Escura" e "Mate com Angu": práticas educativas e de resistência?. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bárbara Regina Pereira

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.; DOURADO, L. F.. A educação pelas lentes da tevê: uma análise do discurso do programa Salto para o Futuro nos governos FHC e Lula. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiano Cataldo de Azevedo

ORRICO, E. G. D.; BESSONE, T.M.T.;OLIVEIRA, C. I. C.. A memória discursiva e as estratégias em torno da identidade luso-brasileira: as comemorações do tricentenário de Camões no Gabinete Português de Leitura. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Wagner Miquéias Felix Damasceno

MOREIRA, Roberto José; ALIMONDA, Héctor;OLIVEIRA, C. I. C.. A questão ambiental no filme Uma verdade inconveniente: uma alerta global. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultur) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marta Alarcon Chamarelli

ORRICO, E. G. D.; Helenice Rocha; Diana Pinto;OLIVEIRA, C. I. C.. E ao Pedrinho: tudo ou nada? Construindo uma memória possível. 2011. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Tostes Baêta Vieira

RIBEIRO, L. B.; DODEBEI, Vera;OLIVEIRA, C. I. C.; DEBARY, Octave; MENDONÇA, P. K.. Memória e história dos cassinos: vestígios de um glamour social. 2019. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria da Conceição da Rocha Ferreira

ORRICO, E. G. D.; SILVA, E. P.; MEDEIROS, Vanise Gomes de; PINHEIRO, L.V. R.;OLIVEIRA, C. I. C.. Memórias do medo atômico: a construção do imaginário sobre o risco científico a partir dos discursos sobre grandes acidentes pela mídia.. 2018. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renata da Silva Monteiro

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; GOUVÊA, G.; CARVALHO, M. C. V. S.. Do mito dionisíaco à indústria cultural da cerveja: ciência e tecnologia na formação do gosto. 2017.

Aluno: Elisa da Silva Gomes Lana

LIFSCHITZ, J.A.; SILVA, S.L.P.da;OLIVEIRA, C. I. C.; VILLAS BÔAS, G. K.; ALMEIDA, Veronica Eloi de.. A construção da memória histórico-ficcional: um estudo sobre a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes. 2014. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Pinheiro Pinto

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.; PRATA, R. V.; CAZELLI, S.; GRUZMAN, C.. A construção do discurso da mediação humana em atividades itinerantes de divulgação da ciência. 2014. Tese (Doutorado em Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliezer Pires da Silva

ORRICO, E. G. D.OLIVEIRA, C. I. C.; GOMEZ, M. N.; JARDIM, José Maria; SANTOS, Paulo Roberto Elian dos. Memória e discurso do movimento associativo na institucionalização do campo arquivístico no Brasil (1971-1978). 2013. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nadya Maria Deps Miguel

ORRICO, E. G. D.OLIVEIRA, C. I. C.; DODEBEI, Vera; OLIVEIRA, A. J. B.; KOBASHI, N. Y.. O perfil do brasileiro construído pelo IBGE: uma memória discursiva dos censos demográficos de 1940 a 2010. 2012. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio José Barbosa de Oliveira

ORRICO, E. G. D.OLIVEIRA, C. I. C.; MARTINS, A.M.S.; FÁVERO, M.L.A.; BOMENY, H.M.. A casa de minerva: entre a ilha e o palácio - discurso sobre os lugares como metáfora da identidade institucional. 2011. Tese (Doutorado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lucia Helena Pralon de Souza

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.; SELLES, S. L. E.; FERREIRA, M. S.; CABRAL, I. E.. As imagens da saúde em livros didáticos de ciências. 2011. Tese (Doutorado em Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sheila Cristina Ribeiro Rego

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.; SILVA, H. C.; VIANNA, D. M.; MARTINS, I. G. R.. Imagens fixas no ensino de física: suas relações com o texto verbal em materiais didáticos e padrões de leitura de licenciandos. 2011. Tese (Doutorado em Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Mahomed Gomes Facão Silva

OLIVEIRA, C. I. C.; GOUVÊA, G.; SOUZA, L.H.P.; QUEIROZ, G.R.P.C.; GOMES, Maria Margarida de Lima; CAZELLI, S.. Parcerias entre IES e Museus de C&T no âmbito da formação inicial de professores. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fatima Denise Peixoto Fernandes

OLIVEIRA, C. I. C.; GOUVÊA, G.; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; VALENTE, Maria Esther Alvarez; SILVA, D. F.. Espaços de Ciência e escolas: para além da complementaridade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Claudia Vieira de Castro Herculano

OLIVEIRA, C. I. C.; LIMA, MCB; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; ANDRADE, E.R.. Formação de professores: o impacto de uma especialização a distância. O que dizem os pós-graduados. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joel Peixoto Filho

OLIVEIRA, C. I. C.; ANDRADE, E.R.; VIEIRA, J. J.; CARVALHO, J. S.. A influência dos atores e dos recursos didáticos-tecnológicos para a qualidade do ensino a distância no Brasil. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Souza Paula

GOUVÊA, G.; FERNADES, J. P.;OLIVEIRA, C. I. C.. Percepções sobre biotecnologia a partir da educação CTS: vozes dos estudantes do ensino médio.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Luiz da Silva Maia

MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado; LIMA, MCB;OLIVEIRA, C. I. C.. O perfil epistemológico da tecnologia e da ciência em obras de ficção científica.. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: ROSANA CRISTINA DA SILVA COSTA SILVA

OLIVEIRA, C. I. C.; SANCHEZ, Celso; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado. Representações sociais de alunos do curso de licenciatura em pedagogia sobre o ensino de ciências naturais na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jacqueline Ferreira Silva

ELIAS JR, AC; WEITZEL, S da R;OLIVEIRA, C. I. C.. Nativos digitais na biblioteca escolar: programas de letramento informacional para o ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paulo Francisco de Assis Moreira

OLIVEIRA, C. I. C.; OLIVEIRA, A. J. B.; BARBOSA, M. F. S. O.. A memória coletiva na narrativa pós-moderna de Umberto Eco: a misteriosa Chama da Rainha Loana. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas de Informação e Organização do Conhecime) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Arquivo Nacional.

Aluno: Lisângela Lúcia Vieira Cardoso

OLIVEIRA, C. I. C.ORRICO, E. G. D.. As marcas da escrita na Internet: salas de bate-papo. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: José Egídio Teixeira Godinho

ORRICO, E. G. D.OLIVEIRA, C. I. C.. Elementos de coesão na produção textual. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Eliane da Silva Mineiro

ORRICO, E. G. D.OLIVEIRA, C. I. C.. A utilização da metáfora na propaganda. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Língua Portuguesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Aluno: Paola de Fatima da Silva Gonçalves

OLIVEIRA, C. I. C.; SOUZA, L.H.P.. A representação da família através das imagens nos materiais didáticos impressos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Letícia Rodrigues do Nascimento

RIBEIRO, L. B.OLIVEIRA, C. I. C.; FREIRE, S. C.. Memória e Documento em uma coleção de ingressos de cinema. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Denise Firmino Correia

RIBEIRO, L. B.; AZEVEDO, F. C.;OLIVEIRA, C. I. C.. Fonte de informação e memória do povo nordestino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís Estruc dos Santos Rondaini

AZEVEDO, F. C.;OLIVEIRA, C. I. C.; MIRANDA, M. C.. Memória da biblioteconomia no Almanak Laemmert: o mapeamento dos bibliotecários da Biblioteca Nacional, Sociedade Germânica, Gabinete Inglez e Gabinete Portuguez de Leitura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe Oliveira Figueiredo

OLIVEIRA, C. I. C.RIBEIRO, L. B.; AZEVEDO, F. C.. Reestruturação urbana do centro histórico do Rio de Janeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rita de Cássia Gusmão de Barros

AZEVEDO, F. C.;OLIVEIRA, C. I. C.; ROSA, M. V. T.. O livro de artista no universo biblioteconômico: uma coleção especial no acervo da Escola de Belas Artes da UFMG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabio Osmar de Oliveira Maciel

RIBEIRO, L. B.OLIVEIRA, C. I. C.; DODEBEI, Vera. Documento, memória e informação através da representação literária e fílmica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Christiane Corrêa de Sá

RIBEIRO, L. B.OLIVEIRA, C. I. C.; AZEVEDO, F. C.. Os suportes e repositórios de memória de histórias em quadrinhos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Fernanda Candeias

OLIVEIRA, C. I. C.RIBEIRO, L. B.. Cinema mambembe: construindo no espaço público uma memória com imagens. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Catharina Olivieri Ribeiro

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.. A educação no jornalismo digital. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Larissa de Brito Matos

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.. Educação a distância no Brasil: uma análise da evolução histórica. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebecca Guedes Marinho

GOUVÊA, G.;OLIVEIRA, C. I. C.. Educação corporativa: investimento em capital intelectual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Thainá Castro Costa

RIBEIRO, L. B.OLIVEIRA, C. I. C.. Objetos de descarte na passarela do samba: o desfile na Marquês de Sapucaí como uma coleção a céu aberto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Delamari Corrêa Duarte

OLIVEIRA, C. I. C.. Alfabetizar para ler e reescrever o mundo: práticas de leitura e escrita para a construção da cidadania na creche Padre Adalberto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariângela Luiza Nascimento

OLIVEIRA, C. I. C.. A influência dos desenhos animados na formação das crianças. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Adriana do Canto

OLIVEIRA, C. I. C.. Formação continuada docente mediada pelo computador e pela internet. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carla Santos Franco

OLIVEIRA, C. I. C.. As influências da televisão aberta na educação da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

ARAÚJO, R.P.C.; GARCIA, E.M.;OLIVEIRA, C. I. C.. Filosofia/Filosofia da Ciência e da Tecnologia. 2010. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; VERA-TUDELA, C. A. R.; BRAGANCA, R. C. M.. Comissão de Seleção de Coordenador de Polo Cederj/UAB - São Gonçalo. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; VERA-TUDELA, C. A. R.; BRAGANCA, R. C. M.. Comissão de Seleção de Coordenador de Polo Cederj/UAB - São Fidélis. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; VERA-TUDELA, C. A. R.; BRAGANCA, R. C. M.. Comissão de Seleção de Coordenador de Polo Cederj/UAB - Resende. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE; VERA-TUDELA, C. A. R.; BRAGANCA, R. C. M.. Comissão de Seleção de Coordenador de Polo Cederj/UAB - Saquarema. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE. Comissão de Seleção de Coordenador de Polo Cederj/UAB - Polo Itaocara. 2016. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leila Beatriz Ribeiro

RIBEIRO, L. B.; PINHEIRO, L. V. R.; FREIRE, M. C. S.; CAMPOS, M. L. A.; NOVAES, R. I.. O REMAKE: PRODUZIR SENTIDOS DIFERENTES A PARTIR DO MESMO. OU COMO A INFORMAÇÃO NÃO-CIENTÍFICA ARTICULA A RELAÇÃO CINEMA/MEMÓRIA/CIÊNCIA. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Leila Beatriz Ribeiro

RIBEIRO, L. B.; CORDEIRO, R. I. N.; FREIRE, M. C. S.; PINHEIRO, L. V. R.; CAMPOS, M. L. A.. O remake: produzir sentidos diferentes a partir do mesmo, ou como a informação articula a relação cinema/memória. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Informação) - Universidade Federal Fluminense.

Nilson Alves de Moraes

MORAES, N. A.; ORRICO, E. G. D.; COSTA, I. T. M.; FREITAS, L. S.. Universidade do Rio de Janeiro - discurso, memória e identidade: gênese e afirmação. 2002. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lídia silva de Freitas

FREITAS, L. S.; MORAES, N. A.; ORRICO, E. G. D.; COSTA, I. T. M.. Universidade do Rio de Janeiro - discurso, memória e identidade: gênese e afirmação. 2002. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lídia silva de Freitas

ORRICO, E. G. D.; MORAES, N. A.; COSTA, I. T. M.;FREITAS, L. S.. UNIVERSIDADE DO RIO DE JANEIRO: DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE: GÊNESE E AFIRMAÇÃO. 2001. Exame de qualificação (Mestrando em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Icleia Thiesen

THIESEN, Icleia; ORRICO, Evelyn Goyannes Dill; MORAES, Nilson Alves de; FREITAS, Lidia Silva de. Universidade do Rio de Janeiro - discurso, memória e identidade: gênese e afirmação. 2002. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Maria Luiza de Almeida Campos

CAMPOS, M. L. A.. O REMAKE: Produzir sentidos diferentes a partir do mesmo, ou como a informação não-científica articula a relação cinema/memória/ciência. 2009. Tese (Doutorado em Curso de Pós Graduação em Ciência da Informação) - UFF/IBICT.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vanessa Paim

Gamificação: start ou game over; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Marcos Paulo Ferreira Novaes

Atuação docente em EaD: uma estratégia para evitar e prever a evasão; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Claudia Vieira de Castro Herculano

Formação de professores, o impacto de uma especialização a distância; O que dizem os discentes e os docentes; ; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Joel Peixoto Filho

A influência dos atores e dos recursos didático-tecnológicos para a qualidade do ensino a distância no Brasil: uma abordagem multicriterial; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Ligia Lins Silva

Diálogos sobre o trauma: ações educativas em museus de história e processos de mediação crítica; Início: 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fatima Denise Peixoto Fernandes

Espaços de ciência e escola: Para além da complementariedade; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Carla Mahomed Gomes Falcão Silva

Análise da Relação entre Museu e Instituições de Educação Superior (IES) no Âmbito da Formação Inicial de Professores; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rita Peixo Migliora

Início: 2018; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro;

Rafaela Costa da Silva

Evasão, retenção e premanência nos cursos a distância; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Rayanne de Lima Duarte

Evasão, retenção e premanência nos cursos a distância; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Sergio Morais da Silva

Evasão, retenção em educação a distância; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Fábio de Almeida Soares

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR: aparato legal, qualidade e gestão; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Adriana Aguiar Aparício Fogel

A publicidade e o uso de conceitos da educação alimentar e nutricional no seu discurso; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Giselle Rosa dos Santos

Educação e divulgação científica: o discurso do mediador; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Renata Ribeiro Guimarães

Divulgação científica em um museu de história natural: Museu Nacional UFRJ; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Ana Paula Faria Paes

Arte e ciência no contexto da popularização da ciência; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Lilia Pereira Nunes

Análise imagético textual de conceitos ambientais nos quadrinhos: o caso da série; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Sophia Sartini Fernandes de Oliveira

O ensino de ciências por meio das mídias sonoras; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Raquel da Camara Gonçalves Pereira

Apropriação do patrimônio do Centro Cultural Paço Imperial pelos mediadores das exposições; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Guilhermina Guabiraba Ribeiro

Acessibilidade em museus e centros culturais: estudos de caso com base no desenho universal; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Iris Agatha de Oliveira

Black music e samba de raiz e o ideário negro no Rio de Janeiro dos anos 1970/80; 2012; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Mirna Juliana Santos Fonseca

A dimensão formativa de cineclubes universitários; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

TIAGO BATISTA DOS SANTOS

Inclusão/Exclusão dos surdos por meio da legendagem no cinema nacional; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Lília da Silva Barros

Exame nacional do ensino médio (Enem): uma análise da situação-problema nas questões de biologia e sua possível relação com o enfoque CTS; 2011; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Fabiano Cataldo de Azevedo

A memória discursiva e as estratégias em torno da identidade luso-brasileira nos discursos do Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro: 1837-1888; 2011; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Maria Aparecida Moreira

Exercícios on-line: uma nova maneira de estudar idiomas?; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Informática Educativa) - Centro Universitário Carioca; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Maria Clara Nunes de Almeida

Arquivo X: O poder do documento e do arquivo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquivologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

FELIPE DE OLIVEIRA FIGUEIREDO

Reestruturação urbana do centro histórico do Rio de Janeiro: objetos e informações escondidos pelo tempo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Debora do Nascimento

Fluxo da comunicação científica: um estudo de caso; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Juliana Silva Moreira

A censura no Estado Novo de Vargas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biblioteconomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Vera Luces de Souza Ribeiro

A propaganda da mídia televisiva integrada à prática pedagógica; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Marcela Anselme Moreira

Práticas educativas e linguagens das diferentes mídias; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Cristiane Alvez Diniz

Leitura e Mídias: A importância da leitura crítica diante dos avanços tecnológicos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Nadir Landim de Andrade Oliveira

A influência da tv na educação; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Ocynelma Francisco Pereira

A LEITURA DE IMAGEM E A PRÁTICA EDUCATIVA: ensinar a ler imagens e a ler o mundo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Maria Elídia Rocha de Almeida

AS MÍDIAS COMUNICACIONAIS NA ESCOLA: uma abordagem reflexiva sobre uso e potencialidades; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia para os Anos Iniciais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Sonia de Souza Silva de Melo

Educação a distância no Brasil: rompendo as barreiras locais e temporais no campo do conhecimento; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Isabela Leal da Silva Cavalcante

Evasão, retenção e premanência nos cursos a distância; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Felipe Gaspar Perestrello

Evasão e retenção na educação a distância; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Carmen Irene Correia de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Evelyn Goyannes Dill Orrico

Universidade do Rio de Janeiro - Memória, Discurso, Identidade: gênese e afirmação; 2002; 130 f; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Evelyn Goyannes Dill Orrico;

Nilson Alves de Moraes

Universidade do Rio de Janeiro - discurso, memória e identidade: gênese e afirmação; 2002; 195 f; Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Nilson Alves de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIGLIORA, Rita Peixoto ; OLIVEIRA, C. I. C. . Mulheres e meninas e as tecnologias digitais: o protagonismo feminino em websites. Educação e Cultura Contemporânea , v. 16, p. 396-418, 2019.

  • GOUVÊA, G. ; SOUZA, L.H.P. ; OLIVEIRA, C. I. C. ; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado . Modos de ler imagens em contexto de formação inicial de professores. Educação e Cultura Contemporânea (Online) , v. 13, p. 135-159, 2016.

  • MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado ; OLIVEIRA, C. I. C. ; GOUVÊA, G. . PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Inter-ação (UFG. Online) , v. 41, p. 671-689, 2016.

  • OLIVEIRA, C. I. C. ; MACHADO, Maria Auxiliadora Delgado ; GOUVÊA, G. . Representações de energia que circulam na mídia e sua natureza no contexto da educação em ciências. Inter-ação (UFG. Impresso) , v. 40, p. 161-181, 2015.

  • NUNES, L. P. ; OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . História em quadrinhos de Maurício de Sousa: uma abordagem conservacionista do Meio Ambiente. Revista Práxis (Online) , v. VII, p. 548-554, 2015.

  • OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . Representações imagéticas do fazer científico no contexto do Instituto Nacional do Cinema Educativo. CADERNOS CEDES (IMPRESSO) , v. 34, p. 35-50, 2014.

  • RIBEIRO, L. B. ; OLIVEIRA, C. I. C. ; WILKE, V. C. L. . Binômio corpo e informação nas representações fílmicas: o corpo como arquivo e corpo como objeto e suporte de coleção. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. 2, p. 1-14, 2014.

  • OLIVEIRA, C. I. C. . A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COMO ELEMENTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO: UMA PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DISCURSIVA. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 15, p. 105-122, 2013.

  • GOUVÊA, G. ; OLIVEIRA, C. I. C. . O conceito de energia e a perspectiva CTSA nas questões do ENEM. Ensenanza de Las Ciencias , v. 9, p. 1623-1628, 2013.

  • OLIVEIRA, C. I. C. . O gênero com órgão de memória em filmes de ficção-científica. SEMINA. CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (ONLINE) , v. 34, p. 173, 2013.

  • OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. . A ciência e o poder sobre a vida: ficção científica e biotecnologia no cinema. In Texto (UFRGS. Online) , v. 1, p. 115-131, 2012.

  • WILKE, V. C. L. ; RIBEIRO, L. B. ; OLIVEIRA, C. I. C. . Representações sobre reality shows: o caso de Desilusões Futuristas e Morte ao Vivo. Ciberlegenda (UFF. Online) , v. 1, p. 77-88, 2012.

  • OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. . O livro e a leitura no espaço da performance: o caso de 'O Clube de Leitura' de Jane Austen. Anuário de Literatura (UFSC) , v. 17, p. 59-76, 2012.

  • OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. . Memória e informação em sci-fi: um encontro temporal em La Jetée e Os 12 Macacos. Em Questão (UFRGS. Impresso) , v. 17, p. 1-16, 2011.

  • OLIVEIRA, C. I. C. . Informação em produtos culturais: o estatuto da informação não-científica sobre a ciência. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 12, p. 1-15, 2011.

  • RIBEIRO, L. B. ; OLIVEIRA, C. I. C. ; WILKE, V. C. L. . Memória, informação, utopia e ficção-científica:construindo o conceito de memória do futuro. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC) , v. 11, p. 146-177, 2010.

  • OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. . Memória do futuro e a diversidade cultural projetada nos filmes de ficção científica. Políticas Clturais em Revista , v. 3, p. 23-36, 2010.

  • GOUVÊA, G. ; OLIVEIRA, C. I. C. . Memória e representação: imagens nos livros didáticos de física. Ciências & Cognição (UFRJ) , v. 15, p. 1-15, 2010.

  • OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. . Didatizando o texto fílmico: uma proposta envolvendo concepções críticas de leitor e leitura. Educação e Cultura Contemporânea , v. 6, p. 109-121, 2009.

  • OLIVEIRA, C. I. C. . Informação não-científica sobre a ciência na dinâmica da informação e da memória. RECIIS. Revista eletrônica de comunicação, informação & inovação em saúde (Edição em português. Online) , v. 3, p. 97-104, 2009.

  • RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. ; OLIVEIRA, C. I. C. ; SILVA, A. J. . Cantando e dançando rumo ao oeste: sobre musical, western e american way of life. Interseções (UERJ) , v. 10, p. 47-62, 2008.

  • OLIVEIRA, C. I. C. . Memória e identidade institucional: um estudo de caso. Vivencia (UFRN) , v. 34, p. 91-113, 2008.

  • RIBEIRO, L. B. ; WILKE, V. C. L. ; OLIVEIRA, C. I. C. ; SILVA, A. J. ; DAMASCENO, W. M. F. . Fahreinheit 451: sobre homens-livro e bombeiros incendiários, a informação imagética X escrita. Morpheus , v. 1, p. 1-12, 2007.

  • OLIVEIRA, C. I. C. . Informação e diversidade cultural em um mundo interconectado. Morpheus (UNIRIO. Online) , v. 1, p. 1-8, 2006.

  • ORRICO, E. G. D. ; OLIVEIRA, C. I. C. . A representação metafórica nos caminhos do conhecimento em tempos de comunicação globalizada. Datagramazero (Rio de Janeiro) , v. 6, p. 1-10, 2005.

  • RIBEIRO, L. B. ; OLIVEIRA, C. I. C. . A informação potencializada no texto fílmico. Datagramazero (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 4, n.6, p. 1-8, 2003.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, C. I. C. . XII Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2019.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . Avaliador de trabalho científico XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2017.

OLIVEIRA, C. I. C. . XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEAL. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM SOBRE A NUTRIÇÃO INFANTIL E BLW. 2017.

OLIVEIRA, C. I. C. . Revista Cadernos de Pesquisa. 2017.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . Artigo para Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2016.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecer em artigo para a Revista de Educação a Distância EmRede. 2016.

OLIVEIRA, CARMEN IRENE C. DE . Parecer em artigo para a Educational Research and Reviews. 2015.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista ad hoc em periódico científico Revista Ciência em Tela. 2014.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista ad hoc em periódico científico Revista Comunicações da Unimep. 2014.

OLIVEIRA, C. I. C. . Revisor de trabalhos científicos no GT11 Educação, História e Memória II Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. 2013.

OLIVEIRA, C. I. C. . Avaliadora de trabalhos científicos do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2013.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista Ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC). 2012.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista Ad Hoc Edital de Bolsas PIBIC e UNIRIO. 2012.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista GT10 do XIII Enancib. 2012.

OLIVEIRA, C. I. C. . Relatora do GT01 do XVIII Enancib. 2012.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista do XII Encontro Nacional de Pós-Graduação em Ciência da Informação. 2011.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências / I Congresso Iberoamericano de Investigacion en Ensenanza de las Ciências. 2011.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista Ad Hoc Edital de Bolsas PIBIC e UNIRIO. 2011.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista do XI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciência da Informação. 2010.

OLIVEIRA, C. I. C. . Relatora de GT do XI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciência da Informação. 2010.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista na XV Semana de Extensão da UFF. 2010.

OLIVEIRA, C. I. C. . Parecerista da Revista Eletrônica Morpheus -ISSN 1676-2924. 2008.

OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. . Texto fílmico, informação e memória. 2004.

OLIVEIRA, C. I. C. . Informação, conhecimento, linguagem: cruzando fronteiras de identidade. 2004.

RIBEIRO, L. B. ; OLIVEIRA, C. I. C. . O texto fílmico: construção de um modelo de análise informacional. 2000.

OLIVEIRA, C. I. C. . Universidade do Rio de Janeiro: discurso e instituição. 2000.

LUCAS, Mônica ; OLIVEIRA, C. I. C. . A arte do replay. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLIVEIRA, C. I. C. . Imagem e Ciência: antiga estratégia da educação e cultura científica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

BARROS, J V ; SOARES, F. A. ; SANTOS, T J ; MOLISANI, D. ; OLIVEIRA, C. I. C. . Desenvolvimento de atividades em Educação a Distância. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, C. I. C. . Tecnologias Digitais, Usuários e Relações de Poder. 2016. (Coordenação de Sessão de Comunicações).

OLIVEIRA, C. I. C. . Educação a Distância. 2015. (Grupo de Trabalho).

OLIVEIRA, C. I. C. . Ciência, imaginário e educação - um exercício de leitura fílmica a partir de documentários.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, C. I. C. . Relatório final. 2012. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, C. I. C. . PERCEPÇÕES SOBRE A CIÊNCIA E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: A CONSTRUÇÃO SOBRE O SABER CIENTÍFICO EM DIFERENTES ESPAÇOS DE CIRCULAÇÃO E COM DIFERENTES PRODUTOS CULTURAIS. 2012. (Coordenação de Sessão de Comunicações).

OLIVEIRA, C. I. C. . Percepções sobre a ciência e a educação científica: a construção sobre o saber científico em diferentes espaços de circulação e com diferentes produtos culturais. 2012. (Coordenação de Sessão de Comunicações).

GOUVÊA, G. ; OLIVEIRA, C. I. C. . Mídia Impressa. 2010. (Coordenação de Sessão de Comunicações).

OLIVEIRA, C. I. C. . Informação, conhecimento e linguagem: cruzando fronteiras de identidade. 2004. (Grupo de Trabalho).

OLIVEIRA, C. I. C. . Curso Técnicas de Instalação Elétrica Predial (2 Módulos). 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Tratamento pedagógico de MDI para EAD).

OLIVEIRA, C. I. C. . Morpheus. 2003. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. . Relatório Final de Pesquisa. 2003. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, C. I. C. . Morpheus. 2002. (Editoração/Periódico).

RIBEIRO, L. B. ; OLIVEIRA, C. I. C. . Relatório 08/2001 a 03/2002 - Texto Fílmico. 2002. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, C. I. C. . II Simpósio Internacional sobre análise do discurso. 2002. (Coordenação de Sessão de Comunicações).

OLIVEIRA, C. I. C. . Morpheus Revista Eletrônica em Ciências Humanas. 2001. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, C. I. C. ; RIBEIRO, L. B. . Primeiro Relatório Parcial. 2001. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, C. I. C. . Universidade do Rio de Janeiro - discurso, memória e identidade.. 2001. (Qualificação de mestrado).

OLIVEIRA, C. I. C. ; VENTURA, M. . Regulamento dos cursos de graduação a distância do Centro Superior de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro - CEDERJ. 2001. (Grupo de Trabalho).

OLIVEIRA, C. I. C. . III Congresso da Assel-Rio. 1993. (Editoração/Anais).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Evasão, retenção e premanência nos cursos a distância, Descrição: A pesquisa objetiva 1) estudar a evasão, a retenção de cursos a distância de modo a delinear os fatores que influenciam os alunos a evadirem e os problemas que permitem a retenção. O foco serão 04 cursos de licenciaturas a distância, ainda em oferta, e duas edições de 01 curso de especialização a distância já oferecido pela mesma instituição; 2) desenvolver atividades a distância apoiadas em recursos tecnológicos para os discentes (ainda estudamos se elas serão ofertadas a todos os alunos ativos ou aos ingressantes de 01 curso de graduação a distância em 2017.1 e 2017.2; 3) focalizar elementos favoráveis à permanência nos cursos a distância a partir da experiência dos egressos. Uma pesquisa que envolve a evasão, a retenção e os fatores positivos de permanência dos cursos de graduação e pós-graduação a distância no ensino superior demandará, na nossa perspectiva, a abordagem de diferentes instâncias. O nosso estudo situará esses fenômenos no macrocontexto das políticas nacionais para a área de educação a distância (principalmente no que tange aos órgãos e iniciativas de financiamento e a Universidade Aberta do Brasil); no contexto específico do estado do Rio de Janeiro (onde os cursos que constituem o campo são ofertados) em sua realidade consorciada (mais adiante explicamos o Consórcio Cederj); no microcontexto da instituição na qual os cursos que serão pesquisados são ofertados. Ou seja, partimos do pressuposto que algumas condições institucionais devem estar implicadas nas discussões acerca do histórico desses cursos. Assim como uma discussão sobre o PDI da instituição dos cursos em foco e as políticas de EAD em nível nacional. A partir do que denominamos macrocontexto e contexto institucional, pretendemos averiguar os casos de evasão, tendo em vista um contato com o contingente do alunado desistente e/ou em trancamento. O principal pressuposto nesta pesquisa é que o curso em nível superior a distância é um processo multifacetado onde a presença de agentes em diferentes níveis implica uma gestão mais complexa e necessidade de forte base em recursos tecnológicos gerando demandas importantes e fundamentais por parte da instituição e do alunado, demandas tais que, por vezes, não são atendidas na prática. A proposta de desenvolver um modelo de estudo de evasão a partir de pesquisas já desenvolvidas envolver, também e necessariamente, uma análise crítica desses modelos já existentes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Coordenador / Guaracira Gouvêa - Integrante / Maria Auxiliadora Delgado Machado - Integrante / Claudia Vieira Herculano - Integrante / Fabio de Almeida Soares - Integrante / Miguel Angelo Freire - Integrante / Joel Peixoto Filho - Integrante / Sérgio Morais da Silva - Integrante / Isabela Leal da Silva Cavalcante - Integrante / Rayanne de Lima Duarte - Integrante / Rafaela Costa da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3

  • 2015 - Atual

    Centralidade da Cultura Científica e Ensino de Ciências, Descrição: Este projeto toma a ciência como foco principal e tem como condição inicial o entendimento de que os processos de fortalecimento das iniciativas de comunicação científica e de processos de fomento à cultura científica, via de regra por meio da educação científica, constituem uma estratégia de afirmação da ciência, frente aos outros saberes, estratégia que marca uma nova fase do seu desenvolvimento e de sua construção ideológica, que vem desde o início da modernidade. E o discurso que se constrói nessa articulação coloca em destaque diferentes aspectos para sustentar sua legitimidade, destacando-se o argumento da exclusão social e do desenvolvimento econômico nacional (OLIVEIRA, 2013). Que no contexto contemporâneo a precariedade no nível de educação e compreensão pública em ciência e tecnologia e a não participação nos sistemas de informação e cultura são elementos que devem ser considerados no panorama global de desenvolvimento de um país não é fator a ser negado. O que destaco é como esses dois elementos, principalmente, e outros, funcionam na estruturação de um domínio discursivo acerca da importância da educação científica para o crescimento humano em todas as suas potencialidades, e como nessa dinâmica a divulgação/popularização da ciência emerge como uma estratégia adjunta. Desse modo, nesta proposta tenho como objetivo abordar a relação da divulgação científica com o ideário da cultura científica e processos educativos, considerando os seguintes aspectos: a) a dinâmica da informação científica em produtos culturais imagéticos e seu potencial em processos de educação em ciências; b) a problematização de aspectos relacionados ao circuito de produção, circulação e assimilação desses produtos culturais imagéticos; c) o redimensionamento crítico de noções como cultura científica, divulgação científica (e outros a eles relacionados, como alfabetização científica, por exemplo), já que se constitui um quase lugar comum a necessidade de o cidadão não cientista conhecer mais sobre ciência; d) as relações de mediação em iniciativas de comunicação científica, considerando diferentes espaços de divulgação. Como objetivos específicos, estabeleço: 1) Analisar documentos a) que apresentam o selo da Unesco e de tratados internacionais (Declaração de São Domingo; Declaração de Budapeste; Declaração do Genoma Humano; dentre outros), com base na AD de vertente francesa, com vistas a a) delinear os sentidos construídos acerca da cultura científica e seus correlatos; b) nacionais que gerem políticas públicas. 2) Problematizar tais sentidos tendo em vista a relação ciência-tecnologia-sociedade, introduzindo questões políticas e ideológicas. 3) Viabilizar junto a turmas de graduação nas áreas de pedagogia e ciências biológicas dinâmicas que possibilitem identificar potencialidades dos produtos imagéticos midiáticos nos processos de divulgação da ciência. 4) Fazer levantamento sobre a percepção de ciência e tecnologia junto ao alunado de das áreas de ciências humanas, sociais e biológicas. 5) Desenvolver grupos focais utilizando produtos imagéticos (filmes de ficção ou documentários; imagens de arte; fotografias) como deflagradores de discussões sobre ciência e tecnologia. 6) Investigar práticas de mediação em divulgação da ciência. É necessário ressaltar que compreendo a situação contextual na qual o projeto se situa, tendo em vista que a divulgação científica se opera em diferentes espaços, e no caso desta pesquisa o campo será o espaço formal. No entanto, considerando o entendimento de que há processos de divulgação para especialistas de outras áreas, vou discutir questões de áreas diferenciadas. Tendo em vista que os alunos de graduação são de diferentes áreas, penso que o processo de discutir temas científicos de outras áreas se inserem no âmbito da divulgação científica. As temáticas serão selecionadas a partir de um levantamento exploratór. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Coordenador / Giselle Rosa dos Santos - Integrante / Renata Ribeiro Guimarães - Integrante / Fátima Denise Peixoto Fernandes - Integrante / Carla Mahomed Gomes Falcão Silva - Integrante / Adriana Aguiar Aparício Fogel - Integrante., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 7

  • 2013 - Atual

    Articulações no Ensino de Ciências a partir da perspectiva CTS na educação básica: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino, Descrição: Nesta investigação pretendemos problematizar as noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização nos conceitos de ciências (física, química e biologia) a partir de relações sociocientíficas-tecnológicas e ambientais nas questões do ENEM a fim de analisar o desempenho dos estudantes nas questões problematizadas nesse exame, os processos colaborativos de desenvolvimento de atividades curriculares pautadas nas noções de situação-problema, interdisciplinaridade e contextualização e como essas noções circulam nas práticas pedagógicas dos professores de ciências (física, química e biologia). Essa pesquisa pretende contribuir para a consolidação dos programas envolvidos, para a qualificação e formação de graduandos e pós-graduandos e para a formação continuada de professores em exercício e promover a integração das atividades de formação inicial e continuada de professores com as da pós-graduação e o fortalecimento da relação escola-universidade.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Guaracira Gouvêa - Integrante / Isabel Martins - Integrante / Maria Auxiliadora Delgado Machado - Coordenador / José Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Wildson Luiz Pereira dos Santos - Integrante / Décio Auler - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10

  • 2012 - Atual

    Ensino de Ciências e a Perpsectiva CTSA: desafios na contemporâneidade, Descrição: Descrição: Nesta investigação, pretendemos estudar como as noções de contextualização, interdisciplinaridade e situação-problema, que são constitutivas da perspectiva CTS que trabalha com a vertente freireana, estão preconizadas nos discursos dos documentos oficias das políticas voltadas para o ensino médio, nos discursos expressos nas questões do ENEM da prova de ciências da natureza e suas tecnologias, e nas práticas dos professores, com o objetivo de compreender os sentidos elaborados para essas noções. Nossa perpsectiva teórica está formulada a partir de contribuições que possibilitem um diálogo decodificador dos embates estabelecidos na estrutura social e na dinâmica escolar, assim, optamos pela matriz filosófica de abordagem CTS, com ênfase no ambiente - CTSA e a perspectiva freireana. Para tal, pretendemos aprofundar suas reflexões acerca da perspectiva CTSA, ou seja a questão ambiental incorporada ao CTS, em diferentes aspectos. Por meio da análise do discurso da vertente francesa estudaremos como ela está nos discursos dos documentos oficias das políticas voltadas para o ensino médio, nos discursos expressos nas questões da prova de ciências da natureza e suas tecnologias, e nas práticas dos professores, com o objetivo de compreender os sentidos elaborados para as noções: contextualização; interdisciplinaridade e situação-problema nesses diferentes contextos de produção discursiva... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Guaracira Gouvêa - Coordenador / Celso Sanchez - Integrante / Maria Auxiliadora Delgado Machado - Integrante / José Roberto da Rocha Bernardo - Integrante / Lucia Helena Pralon de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Informação e educação científica em produções discursivo-culturais, Descrição: Aborda a relação entre informação e educação científica, focalizando o potencial para divulgação de produtos da cultura de massa de diferentes gêneros que se apóiam na linguagem imagética. Nesse sentido, explora duas categorias de informação (a informação não-científica sobre a ciência e a informação científica) cuja ação dinamiza a construção de conhecimento em um circuito que engloba produção, circulação e assimilação das produções discursivo-culturais por nós investigadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

  • 2010 - 2013

    A EDUCAÇÃO EM SEU FAZER E EM SEU PENSAR: uma proposta de centro de documentação, memória e difusão, Descrição: O projeto tem como proposta construir um Centro de Memória que efetue a organização e sistematização: a) das informações com base documental primária oriunda da própria trajetória do campo da educação na instituição; b) das informações oriundas dos trabalhos de pesquisa no qual estão envolvidos os docentes da instituição; c) e a difusão para todas as demais áreas que estejam interessadas em utilizar o material produzido em suas pesquisas. Objetiva-se também, com tal empreendimento, sustentar atividades de ensino e pesquisa no âmbito da própria universidade. Ele congrega projetos já em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Educação e pretende criar ambiência para outros em fase de planejamento. Pretende-se o desenvolvimento de metodologias de trabalho com dados e geração de informação para posterior difusão no âmbito da graduação ? internamente ? e compartilhamento de experiências ? externamente ? com outros programas do Estado do Rio de Janeiro na área da educação. Temos com pauta o compartilhamento, nesse caso, do material organizado e tratado (seja o da trajetória do Programa em nível acadêmico-administrativo, seja o resultante dos diferentes trabalhos de pesquisa) de modo que ele possa se constituir em fontes para pesquisas para diferentes públicos interessados: alunos do próprio programa; alunos de outros programas; pesquisadores da própria instituição Unirio e de outras instituições. A questão central da discussão desse projeto é o saber científico e todas as informações geradas durante o processo de realização, concretização e difusão desse saber. Nesse sentido, é que estamos nos referindo às fontes primárias que são geradas pela trajetória do próprio campo da educação durante o seu período de existência, compreendendo uma série de fazeres inerentes ao pesquisar e ensinar no âmbito da instituição, que permanecem dispersos. Focalizamos, também, as fontes secundárias oriundas dos acervos de livros constituídos pelos pesquisadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Guaracira Gouvêa - Integrante / Angela Maria Souza Martins - Coordenador / Nailda Marino da Costa Bonato - Integrante / Adriana Hoffmann Fernandes - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Projeto Informação e Memória em contextos de práticas culturais., Descrição: Financiamento Edital MCT/CNPq n14/2009 Universal O projeto insere-se no campo da Ciência da Informação e articula questões referentes à dinâmica de produção, circulação, acesso, acúmulo e consumo de bens materiais ou imateriais e de fazeres específicos relacionados à tradição e à cultura, cujo potencial para prática de informação e memória é alimentado pelas atuais condições tecnológicas. Problematizar a informação, considerando o seu potencial na constituição da memória social a partir de aspectos relacionados à produção cultural, pensada de forma abrangente, tendo em vista a produção de estratégias de leitura e ressignificação de textos imagéticos e a produção e circulação/difusão do conhecimento ao público em geral. Três grandes eixos estão constituídos: o informacional, o memorial e o cultural. Apesar de o cultural atravessar os demais, a divisão fez-se necessária para explicar como tais eixos sustentam, em conjunto, a dinâmica já apontada. Em, termos específicos, objetiva-se: a) investigar o potencial analítico do binômio informação-memória no contexto da produção, circulação, consumo, acúmulo e ressignificação dos artefatos culturais sob a perspectiva da ação informacional, na construção e difusão do conhecimento; b) analisar documentos imagéticos de natureza diferenciada, como filmes, tiras e histórias em quadrinhos e fotografias, em dois aspectos: o textual, que toma o texto em si, nos seus aspectos narrativo-informacionais e o contextual, que toma as condições de produção dos documentos e das narrativas que ele carregam; c) analisar documentos oficiais fundadores que indiquem a ação informacional no campo da ciência e do estabelecimento desta como horizonte determinante de ações educativas; d) construir modelos de análise e leitura de documentos imagéticos, a partir da discussão teórica e do trabalho de campo. Tendo em vista a constituição de dois pólos, o teórico e o empírico, em nossos procedimentos consideramos um referencial teórico que tem como base. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Leila Beatriz Ribeiro - Coordenador / Valéria Cristina Lopes Wilke - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2009 - 2012

    Ensino de Ciências: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino, Descrição: Esta investigação tem os seguintes objetivos : analisar em que medida as demandas (i) pela contextualização de conceitos físicos em termos de suas relações sociais, tecnológicas e ambientais e (ii) pelo desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, interpretação, argumentação e atitudes frente a questões sócio-científicas, postas pelos Exames Nacionais do Ensino Médio, estão materializadas em materiais educativos chancelados, ou não, por programas governamentais de avaliação de livros didáticos (PNLEM) ou elaborados no âmbito de programas de formação inicial e continuada (licenciaturas, mestrados profissionais); analisar práticas de uso e formas de mediação, presentes em situações de utilização em sala de aula, desses diferentes tipos de material didático voltados para abordagem de conceitos físicos na perspectiva de suas relações sociais tecnológicas e ambientais expressas nas relações texto escrito e texto imagético; promover a integração das atividades de formação inicial e continuada de professores com as da pós-graduação. Para cumprir esses objetivos serão analisadas as questões dos ultimos cinco anos do ENEM e os materias de ensino que circulam em escolas de ensino médio de municípios dos Estados do Rio de Jnaeiro e São Paulo. Este projeto é intreinstitucional e envolve as seguintes univerisdades: UNIRIO, UFRJ e a USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Guaracira Gouvêa - Coordenador / Celso Sanchez - Integrante / Isabel Martins - Integrante / Maria Auxiliadora Delgado Machado - Integrante / Cristiano Rodrigues de Mattos - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2011

    Texto fílmico: informação, educação e entretenimento., Descrição: O projeto Texto Fílmico: informação, educação e entretenimento procura articular questões que emergiram no início do século XX, no contexto do avanço das mídias informacionais, dos potenciais educacionais e de entretenimento que as tecnologias expandiram, das controvérsias advindas da dinâmica cultural X identidade nacional e da inserção destas mídias na lógica do processo de acumulação do capital. No entanto, tal quadro tem suas raízes em períodos anteriores que potencializaram o uso das técnicas aliado ao desenvolvimento científico, o que possibilitou uma trajetória de crescimento exponencial das denominadas tecnologias de informação e comunicação, das vias expressas de transporte, e dos mecanismos de controle e gestão de pessoas e informação. O trinômio no qual se baseia o título de nosso projeto tem inspiração em um texto recente de Armand Mattelart, Diversidade Cultural e Mundialização. Dentre outras questões que o autor aborda, ele aponta para aquela que surgiu com o conflito de gerência sobre qual a melhor instância para defender a identidade nacional: o Estado ou o Mercado. Tal abordagem constitui um dos contextos históricos de nossa investigação, pois ela objetiva estudar, no circuito da cultura de massa, o cinema como indústria e seu produto, o filme, como produto cultural, comercial e de entretenimento, além das funções que desempenha nos espaços formais e não-formais de educação. Nesse sentido, é importante situar a discussão que tem como foco o papel de determinados organismos internacionais, como a Unesco, e países, como os Estados Unidos, na constituição de programas e projetos que colocam a informação e a educação em pauta como elementos para, nas palavras de Mattelart, uma institucionalização da cultura. O contexto de mudanças no qual estamos situando nossas questões tem suas raízes no século XIX e está estreitamente ligado ao avanço tecnológico, deixando marcas em diferentes instâncias do fazer humano. Briggs e Burke (2004, p. 194) nos mostram qu. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Leila Beatriz Ribeiro - Coordenador / Valéria Cristina Lopes Wilke - Integrante / Marianna de Luna Freire - Integrante / Thainã Medeiros - Integrante / Eduardo Barros - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Memória, discuro-informacional e ciência: a divulgação científica em foco, Descrição: Compreender o modo como o discurso da divulgação científica se constrói é o objetivo maior deste projeto. Para isso, insere-se em campo teórico relacionado à construção da memória da divulgação científica, a partir da análise das práticas discursivas que fazem a divulgação científica no Brasil. Este projeto justifica-se pelo importante papel social que a transmissão de informações dessa natureza exerce, sobretudo, em populações desfavorecidas. Algumas questões norteiam sua concepção: quem divulga ciência? o que da produção científica é divulgado? como e em que condições é feita tal divulgação? Este projeto parte do pressuposto de que as comunicações se fazem via linguagem, e que a representação do mundo é construída por intermédio de discurso socialmente construído. Além disso, admite a informação como resultado de uma relação harmoniosa entre o que um indivíduo já conhece e o que é novo para ele, quando, então, acontece a produção do conhecimento. Assim, este projeto visa mostrar que existe uma forte relação entre geração e compreensão de informação calcada nas representações de identidade e memória dos grupos sociais envolvidos. Para evidenciar tal relação, vai procurar identificar o conjunto representacional que se manifesta pelas escolhas discursivas, com base na concepção interativa da comunicação, na qual o significado é construído ao longo do processo comunicativo. Os espaços tradicionalmente destinados ao acervo científico, como arquivos, bibliotecas e museus, há muito desenvolvem ações de divulgação de seu acervo. Além desses, levantamento, ainda incipiente, permite identificar que muitos aspectos da ciência vêm sendo transmitidos ao grande público não especialista, ao longo dos anos, pelos mais distintos meios tecnológicos de comunicação como jornais e revistas de ampla vendagem, programas de rádio e televisão, ferramentas da internet, material didático e para-didático, manifestações culturais como cinema, música, desfile de escola de samba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Evelyn Goyannes Dill Orrico - Coordenador / Guaracira Gouvêa - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    O remake: produzir sentidos diferentes a partir do mesmo; ou como a informação articula a relação cinema/memória, Descrição: Projeto de Doutorado: A nossa investigação procura trazer para o campo da ciência da informação algumas questões que tangenciam a problemática de uma discursividade pautada na linguagem cinematográfica, na injunção com as questões da memória da e para a ciência, via textos ficcionais, e sua potencialidade para divulgação, e da representação, em dois níveis: a ficcional da ciência com seus atores e a da informação. Nesse sentido, procuramos analisar um fenômeno especificamente cinematográfico: o remakes, cuja problematização, na área de cinema, não dispõe de tantos olhares investigativos, se comparado com outros enfoques. A escolha de filmes que envolvem este tipo de fenômeno de produção cinematográfica dá-se em função do forte caráter intertextual que eles apresentam e, conforme explicaremos mais adiante, possibilita a problematização de alguns aspectos relacionados à informação e sua representação na construção e organização do conhecimento em um processo de produção cultural. Nesse contexto, entendemos o remake como uma estratégia de articulação de narratividades que, ao emergirem em novos espaços discursivo-ideológicos, estruturam o campo de uma memória discursiva específica. Nesse contexto, pensamos a informação em uma dinâmica que une o processo de escritura/produção do texto fílmico e o processo de produção de sentidos, envolvendo os elementos de representação social e informacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2004 - 2007

    TEXTO FÍLMICO, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA, Descrição: Abordar as relações do texto fílmico com a informação e a memória, considerando o seu estatuto de documento/monumento; a noção de memória; a informação como elemento estruturante das representações construídas e veiculadas imageticamente. O texto fílmico necessita ser entendido dentro de um contexto que envolve a produção cinematográfica, seus códigos, e a própria delimitação do que vem a ser um texto (produzido em qualquer linguagem). Para isso, adotamos uma análise do discurso fílmico que aborde o filme como texto no qual diferentes códigos estão inscritos, implícitos em um trabalho ou processo de significação.Desta forma, estabelecemos nosso objeto a partir das possibilidades que ele nos oferece para uma abordagem analítica de seu conteúdo informacional, considerando a construção de sentidos que se objetiva na sua produção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Leila Beatriz Ribeiro - Coordenador / Wagner Miquéias F. Damasceno - Integrante / Valéria Cristina Lopes Wilke - Integrante / André Januário da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 25

  • 2003 - 2007

    MEMORIA E IDENTIDADE: a construcao discursivo-metafórica nas novas tecnologias da informação., Descrição: MEMORIA E IDENTIDADE: a construcao discursivo-metaforica nas novas tecnologias da informacao O projeto insere-se em campo teorico relacionado aos aspectos da construcao da identidade e das estrategias de preservacao da memoria, voltado para a producao e a organizacao do conhecimento. Estudos recentes mostram que os impactos das novas tecnologias, alterando a percepcao das dimensoes de espaco e tempo, tem provocado uma busca de elos identitarios que visam a facilitar a interacao entre os seres humanos, sobretudo no que diz respeito ao ciclo da informacao. Partindo do pressuposto de que as comunicacoes se fazem via linguagem, e que a representacao do mundo eh construida por intermedio de metaforas, o objetivo central desta proposta eh mostrar que o conjunto metaforico escolhido por determinado grupo social, para representar seu universo de conhecimento, estabelece a identidade e preserva a memoria do grupo, permitindo, assim, a difusao de informacao em seu meio. Considerando o questionamento acerca da mudanca paradigmatica imposta pelas novas tecnologias, e preciso verificar ate que ponto tais mudancas alteram o conjunto das representacoes metaforicas utilizadas por grupos sociais, e que sao marcas evidenciadoras da identidade do proprio grupo. Para dar conta do objetivo proposto, esta pesquisa calca-se em um estudo de caso que servira de base empirica para os aspectos teoricos levantados. Em se tratando de disseminacao da informacao, o recorte empirico deste projeto recai, primeiramente, na selecao de grupo de pesquisa. Esse grupo deve apresentar duas caracteristicas b\'e1sicas: congregar membros de diversas regioes do pais e de diferenciada experiencia academica. Na medida em que se quer verificar as representacoes metaforicas via discurso produzido pelo grupo, as caracteristicas exigidas para a selecao tentam minimizar as interferencias do universo simbolico regional e as possiveis distorcoes oriundas da inexperiencia em determinada area do conhecimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Evelyn Goyannes Dill Orrico - Coordenador / Lucia Maria Alves Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10

  • 2003 - 2006

    Formação de Professores e Educação a Distância: produção, utilização e avaliação de materiais didáticos, Descrição: A existência de discursos que colocam as tecnologias como relevantes e necessárias ou danosas aos processos educacionais, torna necessário um exame crítico das questões que envolvem as relações que se estabelecem entre sujeitos em práticas educativas nas quais as tecnologias de informação e comunicação (TICs) se fazem presentes. Historicamente, alguns fatores têm contribuído para que, no âmbito do ensino, estas tecnologias sejam pensadas como alternativas inovadoras para uma renovação, commúltiplos sentidos, que muitos julgaram e ainda julgam necessárias. Nesse sentido, a pesquisa Formação de Professores e Educação a Distância produção, utilização e avaliação de materiais didáticos, empreendimento interinstitucional UNIRIO/UFRJ, com financiamento do CNPq, pretende contribuir com os estudos na área de Educação a Distância (EAD), ao investigar o desenrolar de práticas educativas na implantação de disciplinas de graduação baseadas nesta modalidade, vivenciadas por professores e estudantes. No caso particular deste trabalho, optamos por implantar módulos de disciplinas em cursos de graduação usando a modalidade de educação a distância e proceder a avaliação da implantação desses módulos, focalizando as suas condições de funcionamento e a produção dos materiais didáticos específicos para essas disciplinas. Procuramos, também, identificar práticas realizadas pelos atores sociais envolvidos na implantação dessas disciplinas, buscando perceber como são estabelecidas as redes de conhecimento. Neste trabalho, apresentaremos parte de nossa pesquisa referente às condições de implantação da disciplina Leitura e Produção de Imagens. O conjunto de documentos analisados é constituído por: gravações das reuniões de produção do material; caderno de registros do professor regente da disciplina; relatório das formas de comunicação entre o tutor com os estudantes; transcrições das reuniões de elaboração do material; materiais disponibilizados na plataforma e de outras formas de materiai. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Monica Cerbella Freire Mandarino - Integrante / Gilda Maria Grumbach - Integrante / Guaracira Gouvêa - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11

  • 2000 - 2004

    O TEXTO FÍLMICO: CONSTRUÇÃO DE UM MODELO DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO INFORMACIONAL, Descrição: Construir um modelo de análise e interpretação que estabeleça códigos de leitura do texto fílmico, visando: formular questões teórico-metodológicas para auxiliar o uso de filmes na prática pedagógica; construir categorias de análise e interpretação acerca da leitura do texto fílmico; estimular a implantação de disciplinas que abordem questões relativas à análise informacional da imagem; contribuir com o processo de alfabetização do olhar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Integrante / Leila Beatriz Ribeiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 24

  • 2000 - 2002

    Pesquisa de Mestrado. Universidade do Rio de Janeiro: discurso, memória e identidade - gênese e afirmação, Descrição: Este trabalho objetiva delinear a trajetória de formação identitária de uma Instituição de Ensino Superior, a Universidade do Rio de Janeiro, a partir da produção discursiva oriunda dos Conselhos Superiores. O edifício teórico-metodológico sustenta-se em torno de conceitos como Instituição, Memória, Identidade, Discurso e Documento que arregimentaram questões que se amalgamavam na constituição deste trabalho. Foram delimitados dois períodos para estudo, o de 1969 a 1979 e o ano de 1999. Tal delimitação deu-se em função da própria história da Instituição que surgiu como unidade Federativa no ano de 1969, transformou-se em Universidade em 1979, e comemorou 30 anos em 1999. A Análise do Discurso foi escolhida como metodologia adequada a um estudo que pressupõe as instâncias discursiva e institucional como acontecimentos e como elementos em mútua influência. As análises dos enunciados dos períodos recortados levaram a detectar a existência de projetos que procuraram delinear imagens para a Instituição em períodos específicos de sua trajetória. As construções do nascimento romântico e Federação como uma caminho marcaram o período federativo e o projeto de Universidade Humanística foi característico do período de 1999. Tais construções apontam para uma Instituição preocupada em forjar uma imagem para si e para o outro que constitua a sua base identitária e construção de uma memória oficial em períodos específicos de sua trajetória.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carmen Irene Correia de Oliveira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 18

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação. , Av. Pasteur 458, Urca, 22290240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25422281, Fax: (21) 25422281, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora de Educação a Distância da Unirio - 2015 a junho/2019 Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil da Unirio - 2015 até a presente data Pró-Reitora de Assuntos Estudantis - junho/2019

1994 - 2009

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenadoria de Educação a Distância, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica da Coordenadoria de Educação a Distância. Portaria 1.128 de 12/09/2019.

  • 06/2019

    Direção e administração, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, .,Cargo ou função, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis.

  • 06/2019

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 06/2019

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade de Estuado e Pesquisa III, Atividade de Estudo e Pesquisa I, Seminário de Dissertação I, Seminário de Dissertação III, Seminário de Tese II, Seminário de Tese IV

  • 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro titular do Conselho Universitário (CONSUNI), representante Adjuntos do Centro de Ciências Humanas. Portaria 1.020 de 30 de novembro de 2015.

  • 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciência Sociais da UNIRIO. Portaria 775 de 11 de setembro de 2015.

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro titular do Comitê de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC). Portaria 729 de 26 de agosto de 2015.

  • 06/2015

    Direção e administração, Universidade Aberta do Brasil, .,Cargo ou função, Coordenadora Universidade Aberta do Brasil da UNIRIO. Portaria 526 de 16 de junho de 2015.

  • 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 05/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Linhas de pesquisa

  • 06/2015 - 06/2019

    Direção e administração, Coordenadoria de Educação a Distância, .,Cargo ou função, Coordenadora de Educação a Distância - Unirio. Portaria Unirio n 516.

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Estudos Culturais e Comunicação IV

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade de Estudo e Pesquisa I - Doutorado

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade de Estudo e Pesquisa III

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese II

  • 03/2018 - 12/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese I

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudo e Pesquisa Integrada

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudo e Pesquisa II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudos e Pesquisa II - Doutorado

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação II

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação I

  • 01/2018 - 06/2018

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Bibliografia Literárias II

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação científica e comunicação científica em espaço não formal

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade de Estudo e Pesquisa I

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade de Estudo e Pesquisa III

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação III

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Educação e Sociedade: questões Teoricos ? Epistemológicas

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação I

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação II

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudo e Pesquisa II

  • 06/2016 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Unirio - PDI 2017-2021.

  • 09/2016 - 12/2016

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 09/2016 - 12/2016

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Linguagens

  • 05/2016 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Portaria n 352 designação para compor Processo Administrativo Disciplinar..

  • 09/2015 - 01/2016

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica e Científica

  • 09/2015 - 01/2016

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica e Científica

  • 08/2015 - 01/2016

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Bibliografia Literária II

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividade de Estudo e Pesquisa I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, HISTÓRIA E BIBLIOGRAFIA LITERÁRIAS I

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Técnica e Científica

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Bacharelado em Museologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Científica e Produtos Imagéticos

  • 08/2014 - 11/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 07/2014 - 11/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Doutorado Acadêmico - PPGEDu/Unirio - Turma 2015. Portaria 567 de 07 de julho de 2014.

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Bibliografia Literária

  • 02/2014 - 06/2014

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário II

  • 04/2010 - 04/2014

    Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Documento, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História e Bibliografias Literárias I

  • 12/2012 - 12/2013

    Direção e administração, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 04/2013 - 07/2013

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 04/2013 - 07/2013

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 04/2013 - 07/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudo e Pesquisa II

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudo e Pesquisa I

  • 12/2010 - 12/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, .,Cargo ou função, Membro da Câmara de Pesquisa e Bolsas da UNIRIO, como representante do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atividades de Estudo e Pesquisa I

  • 06/2011 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Documento, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão do Processo Seletivo 2011 do Programa de Pós-Graduação em Memória Social.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Bacharelado e Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em CI: Por uma memória do livro e suas práticas: informação e documento no imaginário social

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa Memória e Linguagem

  • 03/2011 - 12/2011

    Ensino, Bacharelado e Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Científica

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa II

  • 06/2010 - 02/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Educação, .,Cargo ou função, Membro Titular da Comissão do Processo Seletivo 2011 do Programa de Pós-Graduação em Educação.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Memória e Imagem

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais - estudos sobre Mikhail Bakhtin

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Memória Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa (Memória e Linguagem)

  • 03/2010 - 08/2010

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de pesquisa

  • 03/2010 - 08/2010

    Ensino, Arquivologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnica de pesquisa

  • 12/2009 - 02/2010

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia e Técnicas de Pesquisa

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Urbana

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, Biblioteconomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Realidade Urbana Brasileira

  • 01/2001 - 01/2003

    Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas, Coordenadoria de Educação a Distância.,Atividade de extensão realizada, Coordenação Programa VIDEOTECA.

  • 01/2000 - 12/2002

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Coordenadoria de Educação a Distância.,Cargo ou função, Membro de conselho editorial.

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em construção da subjetividade III

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Abordagens Especiais em Educação I

  • 01/1999 - 11/2000

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Coordenadoria de Educação a Distância.,Cargo ou função, Membro de comissão permanente.

  • 05/1998 - 12/1999

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Coordenadoria de Educação a Distância.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

  • 01/1997 - 08/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Humanas, Coordenadoria de Educação a Distância.,Cargo ou função, Membro de comissão temporária.

2006 - 2006

Fundação CECIERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Disciplina, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenação da disciplina Pesquisa e Projeto Político Pedagógico I e II do curso de Licenciatura para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental (curso de graduação a distância). Convênio CEDERJ/UNIRIO/UERJ.

2003 - 2005

Fundação CECIERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância de Disciplina, Carga horária: 20

Outras informações:
tutoria da disciplina Pesquisa e Projeto Político Pedagógico I e II do curso de Licenciatura para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental (curso de graduação a distância). Convênio CEDERJ/UNIRI/UERJ.

2001 - 2003

Fundação CECIERJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Desenhista instrucional de mat. did impresso, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 12/2006

    Serviços técnicos especializados , Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamental, .,Serviço realizado, Coordenação da disciplina Pesquisa e Projeto Político Pedagógico 2.

  • 01/2004 - 12/2005

    Serviços técnicos especializados , Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamental, .,Serviço realizado, Tutoria da disciplina Pesquisa e Projeto Político Pedagógico II do Curso a Distância para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental - UNIRIO/Fund. CECIERJ..

  • 08/2003 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Pedagogia para os anos iniciais do ensino fundamental, .,Serviço realizado, Tutoria a distância da disciplina Pesquisa e Projeto Político Pedagógico I.

  • 05/2001 - 07/2003

    Serviços técnicos especializados , Material Didático, .,Serviço realizado, Revisão/redação de material didático impresso para EAD..

2005 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Estudante de Pós-Graduação-Dot, Enquadramento Funcional: Discente

Outras informações:
Aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT/UFF. Orientadora: Profa. Dra. Rosa Inês de Novais Cordeiro

1993 - 1994

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Outras informações:
Bolsista de Aperfeiçoamento CNPq - Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Nívea de Souza Roncarati. Projeto: Construção de Banco de Dados Interacionais

1992 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista Iniciação Científica CNPq - Orientadora: Profa. Dra. Cláudia Nívea Souza Roncarati. Proejto: Construção de Banco de Dados Interacionais

1990 - 1991

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica FAPERJ - Orientador: Prof. Dr. Bélchior Cornélio da Silva. Projeto: Glossário do Léxico das Obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa e Carlos Drumond de Andrade

Atividades

  • 03/1993 - 02/1994

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.,Atividade realizada, Bolsista de Aperfeiçoamento CNPq.

  • 05/1992 - 02/1993

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.,Atividade realizada, Bolsista de Iniciação Científica - CNPq.

  • 07/1990 - 06/1991

    Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Letras, Faculdade de Letras.,Atividade realizada, Bolsista de Iniciação Científica - FAPERJ.

2005 - 2009

Universidade Veiga de Almeida

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Atividades

  • 01/2009 - 11/2009

    Ensino, Arte, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa, Memória e Imagem II, Memória e Imagem I

  • 12/2007 - 02/2008

    Ensino, Arte, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Introdução aos estudos de memória

  • 08/2007 - 09/2007

    Ensino, Arte, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I

  • 08/2006 - 10/2006

    Ensino, Arte, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa III

  • 02/2006 - 04/2006

    Ensino, Arte, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa II

  • 10/2005 - 12/2005

    Ensino, Arte, Cultura e Sociedade, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa I

2006 - 2006

Centro Universitário Carioca

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 5

Atividades

  • 07/2006 - 08/2006

    Ensino, Especialização em Informática Educativa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

  • 04/2006 - 05/2006

    Ensino, Especialização em Informática Educativa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa

2001 - 2003

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Desenhista Instrucional de mat. did. impresso, Carga horária: 10

Outras informações:
Adaptação/adequação de conteúdo para material didático impresso de cursos de nível médio profissionalizante.

Atividades

  • 01/2001 - 12/2003

    Serviços técnicos especializados , Gerência de Educação a Distância, .,Serviço realizado, Serviços Técnicos de desenhista instrucional.