Mário Fernando Margutti Pinto
Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário da Cidade (2007). Atualmente é presidente da organização não-governamental ICCV - Instituto Cultural Cidade Viva, que se dedica a pesquisas sobre o mercado cultural brasileiro e à capacitação de agentes culturais e agentes do Terceiro Setor. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo cultural. Atua como crítico de arte, jornalista cultural e também como consultor, assessor e instrutor de temas de Marketing Cultural.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Pós-graduação
2009 - 2011
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ
Título: Política cultural na sociedade de controle: a Lei Rouanet como instrumento de subordinação dos artistas ao marketing das empresas patrocinadoras,Ano de Obtenção: 2011
Orientador: Janice Caiafa
Palavras-chave: Marketing Cultural; Política cultural; Sociedade de controle; Biopolítica; Produção de subjetividade; Mídia. Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.
Graduação em Comunicação Social
2003 - 2007
Centro Universitário da Cidade, UniverCidade
Título: O fotojornalismo na era digital: entre a liberdade de tratamento da imagem e os limites da ética profissional. O caso do jornal O GLOBO
Orientador: Guilherme Carvalhido
Formação complementar
2017 -
Extensão universitária em Cultura de Redes 2.2017. (Carga horária: 32h). , Escola de Comunicação da UFRJ, ECO UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Produções bibliográficas
-
MARGUTTI, Mário . Projetos culturais: estratégias para conseguir patrocínio nas empresas. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Pirilampo, 2016. v. 1. 134p .
-
MARGUTTI, Mário . Do poema visual ao objeto-poema: a trajetória de Neide Sá. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Lacre, 2014. v. 1. 176p .
-
MARGUTTI, Mário . Amigos das Artes. 1. ed. , 2010. v. 1. 176p .
-
MARGUTTI, Mário . Maria Klonowska: Arte & Vida. 1. ed. , 2010. v. 1. 152p .
-
MARGUTTI, Mário . Técnicas de Negociação - O Eneagrama Aplicado ao Marketing Cultural. 1. ed. Rio de Janeiro: Papel Virtual Editora, 2005. v. 1. 116p .
-
MARGUTTI, Mário . Batista e Mady - embaixadores da alma brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Lucky Editora Artes GRáficas Ltda., 2003. v. 1. 214p .
-
MARGUTTI, Mário . O Realismo Mágico de J. G. Espinosa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Gávea, 1993. v. 1. 144p .
-
MARGUTTI, Mário . Satyro. 1. ed. Rio de Janeiro: Imprinta Gráfica e Editora, 1988. v. 01. 198p .
-
MARGUTTI, Mário . Romanelli. 1. ed. Rio de Janeiro: Imprinta Gráfica e Editora, 1987. v. 1. 192p .
-
MARGUTTI, Mário . Coletiva - Seis Tendências. 1. ed. Rio de Janeiro: Vésper Comunicação e Editora Ltda., 1984. v. 1. 120p .
-
Juarez Machado (Org.) ; Richard de Avellar (Org.) ; Gilles Mayeur (Org.) ; MARGUTTI, Mário (Org.) . Nonsense - Juarez Machado. 1. ed. Rio de Janeiro: Vésper Comunicação e Editora Ltda., 1984. v. 1. 128p .
-
MARGUTTI, Mário . Um par de tênis, uma jaqueta, uma vida. FOLHA DA RUA LARGA, Rio de Janeiro, p. 15 - 15, 10 nov. 2009.
-
MARGUTTI, Mário . Adriana Rattes: a cultura como direito e fator estratégico para o desenvolvimento. FOLHA DA RUA LARGA, Rio de Janeiro, p. 8 - 9, 10 nov. 2009.
Outras produções
MARGUTTI, Mário . Como Elaborar Projetos Culturais para Empresas Patrocinadoras. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARGUTTI, Mário . Técnicas de Negociação com Empresários Patrocinadores em Potencial. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Cultural Cidade Viva. , Rua São Bento, 9 - Sala 101, Centro, 20090-010 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22333690, URL da Homepage:
Experiência profissional
2007 - Atual
Instituto Cultural Cidade VivaVínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Eleito em Assembléia Geral da ONG, Carga horária: 16
Outras informações:
Após atuar nove anos como Vice-Presidente, fui eleito Presidente em virtude do afastamento do Presidente anterior do cargo. Minha atuação consiste em representar o Instituto em eventos sociais e tomar decisões sobre a execução do Plano Anual de trabalho da entidade. A administração financeira do ICCV é conduzida pelo Diretor Executivo, sob controle do Conselho Fiscal. Também atuo como instrutor dos cursos promovidos pelo ICCV, sendo o principal professor das matérias abaixo: - Como Elaborar Projetos Culturais para Empresas Patrocinadoras; - Como Elaborar Projetos Sociais para Empresas Patrocinadoras; - Técnicas de Negociação com Empresários Patrocinadores em Potencial.
2011 - 2012
COMUNICARTE - Agência de Responsabilidade SpcialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultor e assessor, Carga horária: 40
Outras informações:
● Consultor, assessor, pesquisador e redator do Planejamento Estratégico do ESPAÇO REALIZAR, entidade que reúne a Linha Amarela S/A, a UNISUAM ? Universidade Augusto Mota e a COMUNICARTE em parceria para desenvolver projetos de capacitação profissional para populações de 22 comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. ● Instrutor do Projeto Iniciativas Locais da LAMSA ? Linhas Amarelas S.A. / Instituto INVEPAR (DISCIPLINAS: Fontes de Recursos para Projetos Culturais / Leis de Incentivo Fiscal à Cultura, Esporte e Meio Ambiente / Gestão de Projetos Sociais). ● Participação no diagnóstico dos projetos sociais patrocinados pela Unimed-Rio e verificação do alinhamento dos critérios de patrocínio com as diretrizes estratégicas da empresa (Visão / Missão / Valores da Cooperativa). ● Principal redator do texto da nova Política de Responsabilidade Social da Unimed-Rio, intitulada PISA ? Programa de Investimento Socioambiental. ● Redação do Balanço Social 2009 do Club de Regatas Vasco da Gama. ● Assessoria para a elaboração do texto do Edital do Programa Oi Futuro Novos Brasis 2010 (para projetos sociais) e participação na construção dos critérios para o sistema de seleção dos projetos sociais concorrentes ao Edital. ● Participação na elaboração dos textos da Política e do Programa de Responsabilidade Social Corporativa da PetroquímicaSuape, de Pernambuco, que estabeleceu a filosofia de trabalho da companhia no campo do desenvolvimento sustentável e os principais critérios para seleção de projetos sociais a serem patrocinados, envolvendo um montante global de R$ 25 milhões, que foram divididos entre projetos sociais, projetos de educação de jovens para o trabalho, um projeto inovador de Shopping Social, a criação de uma Escola Têxtil, projetos ambientais e projetos geradores de trabalho e renda para comunidades do Território Estratégico de Suape com baixo poder aquisitivo (cooperativas de mulheres e capacitação para serviço
1989 - 1996
Gráfica Editora Jornal do CommercioVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Colunista, Carga horária: 20
Outras informações:
Redator responsável pela coluna diária "Capital Cultural" do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. A coluna divulgava e comentava eventos culturais (lançamento de livros, peças de teatro, shows musicais), temas de política cultural e exposições de artes plásticas
2015 - 2017
Incubadora Cultural do PACVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e consultor, Carga horária: 12
Outras informações:
Professor de Leis de Incentivo Fiscal à Cultura / Elaboração de Projetos Culturais / Estratégias de Marketing Cultural / Empreendedorismo Cultural / Técnicas de Negociação com Patrocinadores
2016 - 2017
Incubadora Rio CriativoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Consultor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Leis de Incentivo à Cultura / Marketing Cultural / Técnicas de Negociação Consultor de Economia Criativa para os responsáveis pelos projetos das empresas incubadas
2014 - 2014
Editora Cidade VivaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor do Jornal FOLHA DA RUA LARGA, Carga horária: 50
Outras informações:
Editor e principal redator do conteúdo do jornal FOLHA DA RUA LARGA, jornal tabloide de distribuição gratuita, com tiragem de 10.000 exemplares, dedicado a temas sociais, econômicos, culturais, urbanísticos e ambientais da Região Portuária do Rio de Janeiro.
2000 - 2007
Fernando Portella Engenharia CulturalVínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio, Carga horária: 40
Outras informações:
- Consultor do Programa Parceria Cultural Rio, criado pela empresa para o SEBRAE/RJ, com o objetivo de dar apoio técnico a artistas e produtores culturais de todo o Estado do Rio de Janeiro; - Consultor e assessor da RAC/Rio - Rede de Agentes Culturais do Rio de Janeiro, apoiada pelo SEBRAE/RJ; - Instrutor dos seguintes cursos do SEBRAE/RJ para agentes culturais: a) Como Elaborar Projetos Culturais para Empresas Patrocinadoras; b) Técnicas de Negociação com Empresários Patrocinadores em Potencial; c) Estratégias de Marketing Cultural; d) Empreendedorismo Cultural - Autor ou co-autor das apostilas dos três cursos acima referenciados e também das seguintes apostilas: a) Como Enquadrar Projetos Culturais na Lei Rouanet (Guia Passo-a-Passo); b) Como Enquadrar Projetos Culturais na Lei do ICMS do Rio de Janeiro (Guia Passo-a-Passo); - Consultor, assessor e instrutor do PEC - Programa Empreendedor Cultural, criado pela empresa para o Sistema SEBRAE, que foi implantado nos seguintes Estados brasileiros: Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Rondônia e São Paulo; - Realizou o Diagnóstico Cultural da Região Metropolitana I do Maranhão, para definir as prioridades do Programa Empreendedor Cultural naquele Estado.
1995 - 1996
Fundação CesgranrioVínculo: Assessor de Projetos, Enquadramento Funcional: Instituto Cultural cesgranrio, Carga horária: 40
Outras informações:
- Redator do Serviço Cultural Cesgranrio - Membro da Comissão de Cultura Cesgranrio - Secretário do Fórum Estadual de Cultura, movimento que reunia todos os Secretários e/ou Diretores Municipais de CUltura do Estado do Rio de Janeiro - Assessor do projeto FACE 3 - Fórum de Agentes Culturais na Educação de Ensino Superior - Assessor do projeto FACE 2 - Fórum de Agentes Culturais na Educação de Segundo Grau - Participou da elaboração e realização da RIOCULT - I Feira de Cultura do Rio de Janeiro, realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ) - Participou da elaboração e realização da I FECULT - Festival de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, no municípiode Valença (RJ)
1982 - 1983
Léo Christiano Editorial Ltda.Vínculo: Coordenador Editorial, Enquadramento Funcional: Edição de livros sobre artes plásticas, Carga horária: 40
Outras informações:
Realizou a coordenação editorial dos seguintes livros: - "Bianco" (livro-documento da produção artística de Enrico Bianco, um dos mais destacados discípulos de Cândido Portinari; - "Portinari" (livro-síntese sobre a vida e a obra do mais famoso pintor brasileiro); - "Cores e Palavras" (livro de poemas e pinturas de José Paulo Moreira da Fonseca).
1977 - 1981
Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no BrasilVínculo: Assistente Técnico, Enquadramento Funcional: Departamento de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações:
- Redator do Boletim da BEMFAM (publicação mensal dedicada a temas de saúde materno-infantil, planejamento familiar e demografia); - Concebeu e redigiu o Informe 78 (publicação mensal dirigida a jornalistas de todo o país, dedicada a temas de saúde materno-infantil, planejamento familiar e demografia); - Coordenador editorial das publicações técnicas da entidade.
1972 - 1973
Ceplon Editoria e Publicidade Ltda.Vínculo: Redator, Enquadramento Funcional: Redator e Programador Visual, Carga horária: 40
Outras informações:
- Redator da revista "Praxis" - dedicada a temas de administração de recursos humanos; - programador visual dos folhetos promocionais da empresa.
1975 - 1977
Grupo de Planejamento Gráfico EditoresVínculo: Redator, Enquadramento Funcional: Redator de house organs/publicações culturais, Carga horária: 40
Outras informações:
- Redator do jornal "GAM" (veículo mensal de cultura, com ênfase nas artes plásticas); - Redator do jornal "Tempos Modernos" (veículo mensal de cultura, dedicado a música, teatro, literatura, política cultural, fotografia, artes visuais e design).
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mário Fernando Margutti Pinto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?