JOSELITO DA SILVA BISPO

Doutor em Ensino de Ciências Exatas - Universidade do Vale do Taquari (Univates) - (2024), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - (2014), Pós-Graduação Lato Sensu em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) - (2008), Graduado em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VII - Departamento de Educação - Campus Senhor do Bonfim (2006). Atualmente é Professor de Matemática do Ensino Básico Técnico e Tecnológico EBTT dos cursos Profissionalizantes Integrado e Subsequente em Administração, Agropecuária e Florestas, Estatística Básica e Cálculo Diferencial e Integral no Curso de Engenharia Agronômica do Quadro Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Baiano (IF BAIANO) - Campus Teixeira de Freitas.

Informações coletadas do Lattes em 29/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS

2020 - 2024

Universidade do Vale do Taquari - Univates
Título: O ENSINO DE DERIVADAS DE FUNÇÕES REAIS MEDIADO PELO USO DO GEOGEBRA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Dra. Márcia J. H. Rehfeldt. Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação Matemática

2012 - 2014

Universidade Estadual de Santa Cruz
Título: ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E SUAS MÉTRICAS UTILIZANDO O SOFTWARE CABRI 3D
, Ano de Obtenção: 2014.AFONSO HENRIQUES.Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem. Ambiente Computacional CABRI.

Especialização em MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA

2006 - 2007

Universidade Federal de Lavras
Título: A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE CÓNICAS COMO FER. PARA O ENSINO DAS CÔNICAS (540 HORAS)
Orientador: RUBENS DELLY VEIGA

Graduação em LEC. PLENA EM CIÊNCIAS COM HAB. EM MATEMÁTICA

2001 - 2006

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII
Título: ESTUDO DAS CÔNICAS
Orientador: FABÍOLA DE OLIVEIRA PEDREIRA LIMA

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Contabilidade

1994 - 1996

CENTRO DE EDUCAÇÃO PRES. TANCREDO NEVES

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Administração

1994 - 1996

Colégio Municipal Manoel Novais

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS. , BR 101, KM 882, S/N, 45997-017 - Teixeira de Freitas, BA - Brasil

Experiência profissional

2008 - 2010

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VII

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR VISITANTE DE ESTATÍSTICA I E II, Carga horária: 20

Outras informações:
PROFESSOR DE ESTATÍTICA I E II PARA O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ESTATÍSTICA I PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

2007 - 2010

Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COL. ESTADUAL ARTUR OLIVEIRA DA SILVA, Carga horária: 20

2005 - 2005

PRÉ-VESTIBULAR EXPANSÃO

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 4

2004 - 2004

ONG EDUCAÇÃOI SEM FRONTEIRAS - DEMOCRATIZAÇÃO AÇÕES SOLIDÁRIAS

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 4

2003 - 2007

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: PROFESSOR MONITOR, Enquadramento Funcional: PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS, Carga horária: 14

Outras informações:
Professor de Matemática do Curso Pré-Vestibular Universidade para Todos.

2002 - 2005

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SENHOR DO BINFIM-BA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE ADMINISTRATIVO, Carga horária: 40

2006 - 2006

ASSOCIAÇÃO PARCEIROS DA CRIANÇA

Vínculo: MONITOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 4

2005 - 2005

ASSOCIAÇÃO PARCEIROS DA CRIANÇA

Vínculo: MONITOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 4

1995 - 1995

BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA DE CORAÇÃO DE MARIA -BA

Vínculo: ESTÁGIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIO DO CURSO TECNICO EM ADMINSTRAÇÃO, Carga horária: 25

2001 - 2001

Centro Educacional de Ponto Novo

Vínculo: PROFESSOR CONTRATADO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA E FÍSICA, Carga horária: 20

2007 - 2008

Colégio Estadual Roberto Santos

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, FÍSICA E ESTATÍSTIC, Carga horária: 20

2005 - 2005

COLÉGIO ESTADUALCECENTINO PEREIRA MAIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE FÍSICA, Carga horária: 20

1997 - 2001

ESCOLA EST. PROFª MARIA JOSÉ DE LIME SILVEIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 20

2004 - 2004

ESCOLA MUNICIPAL PRFª ALICE PEREIRA MAIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MATEMÁTICA, Carga horária: 20

2005 - 2010

EUCANDÁRIO N. SENHORA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTOS

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: PROF. DE MATEMÁTICA: 2º E 3º ANOS CENTIFÍCO, Carga horária: 21

2017 - 2017

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS X.

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado a ministrar a Disciplina

Outras informações:
Ministrei a disciplina INFORMATICA APLICADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA no Programa de Pós-Graduação Lato Sansu em Educação Matemática: fundamentos teóricos e metodológica para o ensino-aprendizagem da Matemática no Departamento de Educação, Campus X - Universidade do Estado da Bahia - UNEB.

2010 - Atual

Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Matemática, Estatística Básica e Cálculo Diferencial e Integral.

Atividades

  • 12/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBAIANO - CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS.,Cargo ou função, Membro da Comissão responsável pela condução do Processo de afastamento docente -Portaria 387/2024 de 4 de dezembro de 2024.

  • 10/2024

    Conselhos, Comissões e Consultoria, IFBAIANO - CAMPUS TEIXEIRA DE FREITAS.,Cargo ou função, MEMBRO DO Núcleo Permanente de Pessoal Docente (NPPD) do Campus Teixeira de Freitas, biênio 2024-2026..

  • 04/2024 - 12/2024

    Ensino, Bacharelado em Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral (CDI)

  • 03/2024 - 12/2024

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Estatística Básica, Matemática I, Matemática II