Felipe Brandão Kashiwagura
Possui graduação em Engenharia de Computação pela Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas (2007). Atualmente é líder de sustentação - KSW Informática LTDA. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de gerenciamento de conteúdos, content management systems e cms.
Informações coletadas do Lattes em 20/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia de Computação
2003 - 2007
Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas
Título: Algoritimo de análise de marcadores dígito-palmares
Orientador: Kesede Rodrigues Julio
Formação complementar
2013 - 2013
Gestão e Liderança. (Carga horária: 16h). , Fundação Getúlio Vargas (CPS).
2011 - 2011
Lean Training. (Carga horária: 24h). , Monsanto do Brasil - Matriz, MONSANTO, Brasil.
2009 - 2009
Treinamento em CVS. (Carga horária: 16h). , Dextra Soluções em Informática S/C Ltda..
2009 - 2009
Programming With C# 3.5. (Carga horária: 40h). , Brás Figueiredo - Brasell.
2008 - 2008
Treinamento em JSP/Servlets essencial. (Carga horária: 24h). , Dextra Soluções em Informática S/C Ltda..
2008 - 2008
Treinamento de Boas Práticas de Laboratório. (Carga horária: 24h). , Horqual consultoria e treinamento.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
Participação em bancas
UMEZU, Claudio K. ; PEREIRA, J. J. F.;KASHIWAGURA, F. B.. WEBCONS - Agendamento online para clínicas mádicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.
UMEZU, Claudio K. ; PEREIRA, J. J. F.;KASHIWAGURA, F. B.. Software de gestão de requisições acadêmicas através do uso de protocolos eletrônicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas.
Produções bibliográficas
-
ROMANI, L. A. S. ; EVANGELISTA, S. R. M. ; KASHIWAGURA, F. B. . Diretrizes para Escolha de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos. Comunicado Técnico Embrapa Informática Agropecuária , v. 53, p. 1-5, 2003.
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
KSW Informática LTDAVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Líder de Sustentação, Carga horária: 8
Outras informações:
Alocado como especialista e responsável pela célula de sustentação do sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) em uma multinacional de biotecnologia líder de mercado (Monsanto), tenho como principal responsabilidade gerenciar os incidentes relacionados a esse sistema, fazendo todo o ciclo de compreensão dos erros e ajustes necessários para a resolução. Atuando na frente de melhorias do sistema, sou responsável por todo o ciclo de desenvolvimento das solicitações, desde a extração de requisitos até a entrega em produção, sempre atuando em conformidade com as técnicas de engenharia de software. Como programados especialista pesquiso e sugiro as técnicas adequadas para o melhor desempenho do sistema nas linguagens Perl, Oracle PL/SQL, HTML e JavaScrit.
2012 - 2013
KSW Informática LTDAVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Consultor e-Commerce, Carga horária: 16
Outras informações:
Realizei o lançamento de um e-commerce no ramo de peças e acessórios para motocicletas (KBX Motos), atuando desde a análise técnica com a definição das soluções tecnológicas e fornecedores até o treinamento da equipe de operação do sistema. Nesse projeto fui responsável por desenhar e validar junto aos proprietários os vários processos (cadastro, venda, expedição) contidos na operação de um e-commerce.
2014 - 2015
NGR GlobalVínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos de Sistemas Fiscais, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pela gestão da equipe e do gerenciamento de projetos de implementação, atualização e customização de produtos da Mastersaf (DW e DFe) em clientes das mais diversas áreas. Como gestor tinha a responsabilidade de gerenciar as agendas de alocação dos consultores e os processos administrativos que envolviam análises de demanda X esforço, planejamento de faturamento, e planejamento operacional, assim como contratação de consultores part-time para projetos específicos.
2013 - 2014
NGR GlobalVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Líder de suporte a sistemas financeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como responsável pela célula de suporte a sistemas financeiros na DHL Supply Chain, multinacional de logística líder de mercado, tenho como prioridade identificar e direcionar corretamente os incidentes enviados a célula assim como monitorar a urgência e o SLA deles visando minimizar os impactos na área de negócios e continuidade do fluxo de informação financeira. Atualmente a célula atende cerca de 100 clientes dos sistemas SAP, Oracle EBS e Mastersaf. Com um núcleo de 2 pessoas e mais 4 empresas parceiras que totalizam cerca de 30 consultores e analistas atuando na média de 190 incidentes por mês. Como líder da célula, sou responsável por desenhar os processos internos, assim como os procedimentos de atendimento visando a melhoria contínua da célula. Para confirmar o desempenho da equipe e o resultado dos processos, atuo no desenho e consolidação das métricas, baseado em metodologias como ITIL afim de estabelecer padrões de qualidade no atendimento dos nossos clientes.
2008 - 2012
Monsanto do Brasil - MatrizVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuei como Data Manager responsável pelo sistema de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMX) no laboratório de Biotecnologia de cana-de-açúcar da Monsanto. Eu tinha como atribuições a análise dos processos para adequação da aplicação, extração de requisitos, desenvolvimento de soluções tecnológicas voltados ao negócio assim como a liderança do time de desenvolvimento e manutenção do LIMX. Para gerenciar a equipe e o desenvolvimento da aplicação de forma efetiva, utilizávamos metodologias ágeis de desenvolvimento de software (Scrum) com técnicas de melhoria contínua do processo (Six-Sigma, LEAN). Essa combinação minimizava o retrabalho, aumentando a confiabilidade do sistema. No papel de analista de sistemas eu era responsável por substituir e/ou integrar partes do LIMX com os sistemas globais da Monsanto. Com isso tive a oportunidade de interagir, planejando e fornecendo informações para os times globais (US, Índia, China) assim como garantindo que as migrações ocorressem com o mínimo de impacto para o negócio.
2011 - 2011
Faculdade Integrada Metropolitana de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
2010 - 2011
Faculdade Integrada Metropolitana de CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar I
2009 - 2009
Faculdade Integrada Metropolitana de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto
2004 - 2007
BCP S.A.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de operações comerciais, Carga horária: 44
Outras informações:
Participei da equipe responsável por mapear processos manuais ou de baixa confiança, criando projetos seguros e executando-os. Os projetos em sua maioria envolviam desenvolvimento de uma ferramenta (ambiente web) e a reestruturação dos procedimentos para aumentar a produtividade da equipe concentrando o potencial intelectual em atividades específicas. Como ponto focal da equipe, meu objetivo era, junto à coordenação, priorizar as solicitações, fazer a extração de requisitos dos projetos e executá-los. Com isso, eu organizava o cronograma e a qualidade do desenvolvimento, gerenciava equipes, gerava os manuais, assim como, ministrava as palestras e treinamentos dos novos processos.
2003 - 2004
Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
No escopo de minha iniciação, tenho como objetivo desenvolver algorítimos e programas capazes de manipular arquivos dos mais diversos padrões, transformando-os em arquivos compatíveis com os que o migrador do banco de dados entenda. Com o objetivo de disponibilizar informações e produtos do projeto Agritempo, desenvolvi o portal www.agritempo.gov.br utilizando PHP e MySQL. Relacionado ao site, adquiri experiência na instalação de servidores Apache, Toncat, MySQL assim como suas configurações em ambiente Windows Server 2000.
2001 - 2002
Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura - UnicampVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de desenvolvimento WEB, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuando juntamente com pesquisadores, tive contato direto com projetos das mais diversas áreas de concentração. Desenvolvendo protótipos de equipamentos que automatizarão processos de coleta de dados, facilitando e tornando mais constante a aquisição de dados em campo. Sempre com o interesse em disponibilizar esses dados com maior facilidade e interatividade para o usuário, o ambinente de WEB tornou-se uma ferramenta fundamental para o sucesso do nosso trabalho. Utilizando linguagens para ambiente WEB participei da organização e execução do projeto Zoneamento do Café e de sua segunda edição Zoneamento do Café 2002 atuando como responsável pelo departamento de desenvolvimento, aquisição e tratamento de dados.
Atividades
-
06/2001 - 02/2002
Estágios , Centro de Ensino e Pesquisa em Agricultura - Unicamp, .,Estágio realizado, Auxilio computacional aos alunos de pós-gradução.
1999 - 2000
EMPRESA 1 SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO E COMERCIO LTDAVínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Manutenção e Montagem, Carga horária: 44
Outras informações:
Atuei no departamento de PCP, onde era responsável pelo controle de qualidade e padrões de testes realizados nas empresas terceirizadas. Trabalhando no departamento de desenvolvimento, desenvolví protótipos, gigas de testes e manuais.Tive a oportunidade de desenvolver softwares utilizando a linguagem Assembly e pequenos projeto com microcontroladores.
1999 - 1999
EMPRESA 1 SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO E COMERCIO LTDAVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de manutenção e montagem, Carga horária: 44
Outras informações:
Como estagiário, atuei na área de manutenção e instalação de validadores para bilhetagem eletrônica, relógios de pontos e barreiras ópticas que utilizam a tecnologia Smart Card Contactless.
Atividades
-
05/1999 - 12/2000
Serviços técnicos especializados , Empresa 1 Sistemas de Automação e Comércio LTDA (SP), .,Serviço realizado, Desenvolvimento de ferramentas de manutenção para equipamentos de controle de acesso.
-
02/1999 - 05/1999
Estágios , Empresa 1 Sistemas de Automação e Comércio LTDA (SP), .,Estágio realizado, Manutenção e montagem de equipamento de controle de acesso.
1998 - 1998
Tornearia Mecânica de Precisão LTDAVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de Ferramentaria, Carga horária: 5
Outras informações:
O objetivo desse estágio foi a integração entre escola e empresa para a realização do projeto anual da feira de tecnologia, na Escola Salesiana São José ETEC na cidade de Campinas. Com o apoio da equipe da ferramentaria tive a oportunidade de projetar, usinar e colocar em operação o protótipo de um alimentador automático para torno CNC. Com isso tive acesso a tecnologias eletro-eletrônicas, pneumáticas, mecânicas e de programação voltadas para a área de usinagem industrial.
Atividades
-
05/1998 - 10/1998
Estágios , Tornearia Mecânica de Precisão LTDA, .,Estágio realizado, Desenho e construção de um protótipo para automação industrial.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Brandão Kashiwagura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?