Márcia Cristina Dantas Leite Braz
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em M.A.E. Leadership Christian Education - dupla titulação - Gordon College (Boston) e Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper (São Paulo). É Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Martha Falcão (FMF) em Manaus/ AM. Possui graduação em Pedagogia/ licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Atualmente é Superintendente de Ensino Técnico e Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie desde 2019.2. Foi Assessora Didático-pedagógica da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) de 2017 a 2019. Foi coordenadora de Pós-graduação e Extensão, e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FPMB de 2017 a 2019. Ministrou as seguintes disciplinas na FPMB: Investigação e Produção do Conhecimento Científico; Ética e Filosofia. Coordenou o Grupo de Estudos e Pesquisas Psicossociais sobre o Desenvolvimento Humano (GEPPDH) da FPMB. Desenvolveu o Programa de Atualização e Desenvolvimento Docente (PAPDD) do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília, de 2017 a 2019. Foi assessora da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade de Fortaleza - UNIFOR/ CE em 2013, no setor do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente, Currículos e Avaliação em Larga Escala. Exerceu a função de professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no período de 2006.1 até 2010.1, ministrando as disciplinas: Fundamentos da Psicologia Educacional; Prática de Ensino de Psicologia; Fundamentos Psicossociais da Aprendizagem. As pesquisas que vem desenvolvendo, concentram-se na área de Formação e Profissionalização Docente, a partir da Teoria das Representações Sociais. É autora do livro: Tessituras Psicossociais, pela editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autora e coautora de capítulos de livros lançados pela Champagnat (PUC/RS) em parceria com a Fundação Carlos Chagas - SP. Atualmente (2023 - 2024) desenvolve duas pesquisas: " Práticas Pedagógicas STEAM: Processos de Gênese Instrumental no Uso de Tecnologias Educacionais por Professores na Educação Básica; "Representações Sociais dos estudantes de Ensino Médio da rede Mackenzie sobre "vida". Integrante do Conselho de Administração do FUndo Mackenzie de Pesquisa e Inovação - MACKPESQUISA - Exerceu o cargo de Diretora Pedagógica da Educação Infantil e Fundamental do Colégio CeEduca - RJ ( 1995-2002). Foi autora de livros para Alfabetização de Jovens e Adultos (Alfalit/ RJ 2000). Desenvolveu programas de Formação Docente para a ESIL em 2003 (RJ). Exerceu o cargo de Coordenadora do Internato da Escola Doméstica em Natal/ RN e Orientadora Educacional em 1991. Exerceu o cargo de Assessora Pedagógica e Orientadora Educacional da Instituição de Meninos de Rua no RJ (CEMEAR/ 1993). Foi professora de musicoterapia para crianças deficientes no Conservatório de Música Frederico Chopin (Natal/ RN).
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2010 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Mecanismos Sócio-genéticos da Representação Social de Trabalho Docente por Grupos de Licenciandos de Física e Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
, Ano de obtenção: 2013. Maria do Rosário de Fátima de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em M.A. in Leadership: Christian Education
2022 - 2023
Gordon College in Wenham
Título: What do Administrators of Christian Schools think about Christian School Education?, Ano de Obtenção: 2024
Orientador: Francisco Solano Portela
Bolsista do(a): Instituto Presbiteriano Mackenzie, IPM, Brasil. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Formação do Professor; Representações Sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Mestrado em Educação
2007 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Como vão se formando os professores em Física e Química: Embates entre o ser, o ter e o fazer na formação de licenciandos da UFRN sob a perspectiva da teoria das Representações Sociais
, Ano de Obtenção: 2009.Profa. Dra. Erika dos Reis Gusmão de Andrade.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em Especialização em Psicopedagogia
2002 - 2003
faculdade martha falcão
Título: Perspectiva Sócio-histórica: Um referencial Psicopedagógico para subsidiar uma Pedagogia preventiva do sintoma fracasso escolar de caráter reativo
Orientador: Profa. Dra. Iolete Ribeiro da Silva
Formação complementar
2014 - 2015
General English Program. (Carga horária: 40h). , Professional Coaching S.A.C., PC, Peru.
2014 - 2015
Curso Intensivo de español. (Carga horária: 144h). , El Sol Escuela de Español, ES, Peru.
2014 - 2014
Cocina Peruana Moderna & Cocina Peruana Regional. (Carga horária: 48h). , Le Cordon Bleu Peru, LE CORDON BLEU, Peru.
2004 - 2004
Extensão universitária em Tópicos Especiais Estudos do Cotidiano. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Curso de Extensão em Alfabetização. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1987 - 1990
Inglês. , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa do Rio Grande do Norte, CI, Brasil.
1989 - 1989
Música para Deficientes Mentais. , Conservatório De música Frederico Chopin, CMFC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Organização de eventos
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . XVII Encontro de Educação Básica: O futuro começa agora: da criança ao adulto: da gestão econômica à gestão da sala de aula - lições a serem aprendidas. 2024. (Congresso).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . XVI Encontro de Educação Bàsica Mackenzie: O pensamento Pedagógico Mackenzie: resgate histórico e implicações práticas para a atualidade.. 2023. (Congresso).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . XV Encontro de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie: Brasilidades: identidade, cultura e inovação, transformando obstáculos em inovação. 2022. (Congresso).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . XIV Encontro de Educação Básica - Educação Básica Mackenzie, trajetórias vividas e o percurso atual: diálogos e reflexões diante de novos desafios. 2021. (Congresso).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . XIII Encontro de Educação Básica - História e memórias da educação básica Mackenzie: trajetórias em busca da excelência. 2020. (Congresso).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Conferência Municipal dda Educação de Fortaleza. 2013. (Congresso).
Participação em eventos
Jornada Pedagógica 2025: Educação para Crescimento - Currículo e Avaliação.EDUCAÇÃO INTEGRAL: CURRÍCULO E APRENDIZAGEM. 2025. (Outra).
X Fórum de Aprendizagem Transformadora.Do Conceito à Prática: Aprendizagem Significativa para Engajar Alunos do Século XXI". 2025. (Encontro).
Convenção de Líderes Mackenzie. Ensino Médio: desafios e possibilidades. 2024. (Congresso).
III Congresso de Cosmovisão Cristã - formando a nova geração. A Escola da Nova Geração. 2024. (Congresso).
Mack+ Inclusão. Abertura Oficial do Evento - O que representa Inclusão na visão da Educação Básica Mackenzie. 2024. (Congresso).
GEduc - Os novos Caminhos da Educação. 2023. (Encontro).
XII Jornada Internacional sobre Representações Sociais ? JIRS e da X Conferência Brasileira sobre Representações Sociais ? CBRS. 2023. (Congresso).
XI Jornada internacional sobre Representações Sociais e da IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais. Grupo de Estudos e Pesquisas Psicossociais sobre o Desenvolvimento Humano. 2019. (Congresso).
XI Jornada Internacional sobre Representações Sociais e da IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais. Desenvolvimento Profissional sob a perspectiva psicossocial: as representações de professores em contextos de formação contínua. 2019. (Congresso).
XI Jornada Internacional Sobre Representações Sociais - JIRS e a IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais. A Abordagem sociogenética como ferramenta de pesquisa do consenso nas representações sociais. 2019. (Congresso).
XI Jornada Internacional Sobre Representações Sociais - JIRS e a IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais. Programa de Atualização Pedagógica e Desenvolvimento Docente (PAPDD): diretrizes psicossociais do aprender indutoras de propostas interventivas na reconfiguração de saberes didático-metodológicos. 2019. (Congresso).
XI Jornada Internacional Sobre Representações Sociais - JIRS e a IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais. Representação Social de Espiritualidade para grupo discente de IES em Brasília. 2019. (Congresso).
XI Jornada Internacional Sobre Representações Sociais - JIRS e da IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais. 2019. (Congresso).
XXVIII Enangrad. 2017. (Encontro).
III Seminário Internacional de Representaçoes Sociais, Subjetividade e Educação.Sinergias Consensuais das Representações Sociais: A Sociogênese como Ferramenta de Pesquisa. 2015. (Seminário).
XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE. Dinâmica Consensual da Representação Social de Trabalho Docente por Licenciandos de Química da UFRN. 2015. (Congresso).
VIII Jornada Internacional VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Explicitando a Objetivação e a Ancoragem através do Procedimento de Classificações Múltiplas. 2013. (Congresso).
VIII Jornada Internacional VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Objetivação e Ancoragem de Trabalho Docente por Licenciandos de Química e Física. 2013. (Congresso).
VIII Jornada Internacional VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. As lógicas consensuais da Representação Social de Trabalho Docente por grupos de licenciandos da UFRN. 2013. (Congresso).
I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Trabalho Docente na Perspectiva das Representações Sociais. 2012. (Seminário).
34 Anped. Representações Sociais de Física e do Ensinar por um grupo de licenciandos em Física da UFRN. 2011. (Congresso).
VII JIRS E V CBRS. CAMINHOS METODOLÓGICOS E PESQUISAS EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. 2011. (Congresso).
VII JIRS V CBRS. DIÁLOGOS PSICOSSOCIAIS ENTRE LICENCIANDOS DE FÍSICA E QUÍMICA DA UFRN SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011. (Congresso).
7 REUNIÃO TÉCNICA DOS GRUPOS DE PESQUISA ASSOCIADOS AO CIERS -ed. 2010. (Encontro).
SEMINÁRIO DE ESTUDOS AVANÇADOS L´èducation et formation: apports de la recherche en formations des adultes, liens avec la trématique des représentations sociales. 2010. (Seminário).
XVI SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CCSA.TORNAR-SE PROFESSOR: DESAFIOS DA CARREIRA DOCENTE. 2010. (Seminário).
19 EPENN.Uma visão psicossocial do percurso formativo de um grupo de licenciandos em Química da UFRN acerca de suas representações sociais sobre o ensinar. 2009. (Encontro).
19 EPENN.Mini-curso Educação e crise do capital: as consequencias para a escola pública, gratuita e de qualidade. 2009. (Encontro).
II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Entre a obrigatoriedade e as possibilidades: Memórias e relatos. Ressignificando o olhar sobre a temporalidade do outro e da mesmidade.. 2008. (Congresso).
III CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa Auto(Biográfica). Relatos e Memórias: Uma tessitura de saberes e fazeres em práticas de formação de licenciandos dos cursos de química e de física da UFRN. 2008. (Congresso).
III Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais.Educação Inclusiva: Exigência de outros olhares. 2008. (Seminário).
V Seminário Regional de Política e Administração da Educação do Nordeste.Formação e Precarização do Trabalho Docente. 2008. (Seminário).
V Seminário Regional de Políticas e Administração da Educação do Nordeste.Práticas Educativas, Gestão Escolar e Formação Docente. 2008. (Seminário).
18 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Formação Docente: Uma perspectiva psicossocialsobre formação de licenciandos da UFRN a respeito do como aprendem e do como ensinam. 2007. (Encontro).
1 Encontro regional de Representação Social.Formação Docente: O saber e o fazer sob uma perspectiva psicossocial de elaboração do conhecimento. 2007. (Encontro).
III Seminário de Formação de Professores. 2007. (Seminário).
Mini curso: Multirreferencialidade, avaliação e complexidade na formação do professor-pesquisador. 2007. (Encontro).
V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. 2007. (Congresso).
V Jornada Internacional e III Conferência Brasileira sobre Representações Sociais. Mini-Curso Psicologia Social e Vida Cotidiana. Enfoque Teórico-Metodológico. 2007. (Congresso).
A Sociogênese das Representações Sociais. 2005. (Simpósio).
Congresso Internacional "Cotidiano - Diálogos sobre Diálogos". 2005. (Congresso).
I Ciclo de Debates: Os desafios contemporâneos da pesquisa em Educação. 2005. (Simpósio).
Memórias, Histórias e Educação: Fios e Desafios na Formação de Professores.Currículo em Redes: tecendo os fios, compondo a trama, revelando/ descobrindo os nós. 2004. (Seminário).
VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2004. (Encontro).
III Seminário Nacional Educação e Poder: tensões de um país em mudança. 2003. (Seminário).
I Encontro Nacional de Educação Inclusiva. 2002. (Encontro).
Seminário Pensamento e Linguagem.A Concepção da relação entre pensamento e linguagem segundo Vygotsky. 1989. (Seminário).
Participação em bancas
MOMO, M.; SAMPAIO, M. N.;BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite. O Papel da Motivação na aprendizagem das crianças em sala de aula. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SILVA, A. K. A.;ANDRADE, Erika dos Reis GusmãoBRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite. Mediação, objetivação e ancoragem: iniciando um diálogo entre as teorias do conhecimento de Vygotsky e de Moscovici. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Orientou
O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PERSPECTIVAS, ANÁLISES E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS NO DISTRITO FEDERAL BRASÍLIA; Início: 2018; Tese (Doutorado em DOUTORAMENTO EM CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO ? FORMAÇÃO DE PROFESSORES) - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação; (Coorientador);
Bullying: O papel da escola e o papel da família; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Márcia Cristina Dantas Leite Braz;
Produções bibliográficas
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Tessituras Psicossociais: Desafios em formar licenciandos em duas culturas. REVISTA EXPRESSÃO , v. 41, p. 59-77, 2010.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Desafios e implicações psicossociais na formação de licenciandos em Química da UFRN. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 23, p. 19-52, 2010.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . DESAFIOS E IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA DA UFRN. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 23, p. 19-52, 2010.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Relatos e Memórias: Uma tessitura de saberes e fazeres em formação de licenciandos. Revista Metáfora Educacional , v. 07, p. 02-13, 2009.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Tessituras Psicossociais na Formação Inicial de Grupos de Licenciandos em Física e em Química da UFRN. 01. ed. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. 214p .
-
CHAVES, S.L. ; GONÇALVES,A.E.F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Escrita Básica. 2. ed. Rio de janeiro: alfalit brasil, 2003. v. 1. 189p .
-
ROSA, B. C. ; MUNIZ, E. S. ; MACHADO, M. F. A. S. ; BRAZ, Márcia C.D. Leite. ; MELO, K. M. M. . A pesquisa na Prática Docente e o Uso das Metodologias Ativas. In: Alcântara, Alessandra; Pereira, Elane; Sá, Henrique Luis do Carmo.. (Org.). Ensinando&Aprendendo: Os fundamentos da Docênci no Ensino Superior. 1ªed.Fortaleza: Editora Universidade de Fortaleza, 2017, v. , p. 109-153.
-
BRAGA, J. C. F. ; BRAZ, Márcia C.D. Leite. ; BENFATTI, X. D. . A avaliação no processo de ensino e aprendizagem. In: Alcântara, Alessandra; Pereira, Elane; Sá, Henrique Luis do Carmo.. (Org.). Ensinando&Aprendendo: os fundamentos da docência no Ensino Superior. 1ªed.Fortaleza: Editora da Universidade de Fortaleza, 2017, v. , p. 155-193.
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Em busca da dinâmica consensual subjacente às representações sociais de trabalho docente: A abordagem sociogenética como ferramenta de pesquisa. In: André Augusto Diniz Lira; Marly Medeiros de Miranda; Suerde Miranda de Oliveira Brito. (Org.). Revisitando do diálogo em representações sociais e educação.. 1ed.Campina Grande: EDUFCG, 2014, v. 1, p. 57-88.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. ; LIMA, R. C. P. ; SICCA, N. A. L. ; DAVID, A. . Representações Sociais de Licenciandos de Pedagogia e Química sobre Trabalho Docente. In: Silva Martins Priscilla; Zeide Araújo Trindade; Educardo Coelho Ceotto; Renata Danielle Moreira Siilva; Milena Bertollo Nardi. (Org.). Estudos em Representações Sociais. 1ed.Vitória Espírito Santo: GM editora, 2012, v. 2, p. 9-230.
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Sóciogenese das Representações Sociais: Contribuições desta microteoria à abordagem processual de pesquisa. In: Vera Placo; Lúcia Villas Bôas; Clarilza de Souza. (Org.). Representações Sociais: Diálogos com a Educação. 1ed.Curitiba: Champnat, 2012, v. 1, p. 09-300.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. ; LIMA, R. C. P. ; SICCA, N. A. L. ; DAVID, A. . O Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM) e sua pertinência ao estudo das Respresentações Sociais. In: Clarilza Prado de Souza; Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas; Adelina de Oliveira Novaes; Marília Claret Geraes Duran. (Org.). Representações Sociais Estudos Metodológicos em Educação. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2011, v. , p. -.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Alfabetização: um desafio. TARGET ILHA DO GOVERNADOR, Ilha do governador/ RJ, p. 3 - 22, 23 maio 2000.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . Dinâmica Consensual da Representação Social de Trabalho Docente por Licenciandos de Química da UFRN. In: EDUCERE, 2015, Curitiba. EDUCERE XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015.
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Sinergias Consensuais das Representações Sociais: A Sociogênese como Ferramenta de Pesquisa. In: XII EDUCERE III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2015, Ciritiba. XII EDUCERE, 2015.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; MARTINS, D. K. O. . Trabalho Docente na Perspectiva das Representações Sociais. In: I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação, 2012, Natal. Diversidade e Qualidade em Educação. Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Representações Sociais de Física e do Ensinar por um grupo de licenciandos em Fìsica da UFRN. In: 34 Anped, 2011, Natal. Educação e Justiça Social, 2011.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Representações Sociais de Física e do Ensinar por um grupo de licenciandos em Física da UFRN. In: 34 Anped, 2011, Natal. Educação e Justiça Social, 2011.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Uma visão psicossocial do percurso formativo de um grupo de licenciandos em Química da UFRN acerca de suas representações sociais sobre o ensinar. In: 19 EPENN, 2009, João Pessoa. 19 ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 2009.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Tessituras Psicossociais na formação inicial de um grupo de licenciandos em Física da UFRN. In: VI Jornadas Internacionales y III Jornadas Nacionales de Representaciones Sociales, 2009, Buenos Aires. Anais Perspectivas en Representaciones Sociales: Diálogos y Debates, 2009.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Embates Identitários no percurso formativo: como os licencianods em Física da UFRN vão se tronando professores? Reflexões sob uma perspectiva psicossocial do Ensinar. In: V Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2009, Teresina/ PI. "A escritura da pesquisa em Educação e suas diversas linguagens", 2009.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Educação Inclusiva: exigência de outros olhares. In: 3 Seminário Nacional sobre Educação e Inclusão Social de Pessoas com Necessidades Especiais, 2008, Natal/ RN. Práticas Inclusivas no Sistema de Ensino e em outros contextos, 2008.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Relatos e Memórias: uma tessitura de saberes e fazeres em práticas de formação de licenciandos dos cursos de Química e de Física da UFRN. In: Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica, 2008, Natal. (Auto)Biografia: Formação, Territórios e Saberes, 2008.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Formação e Precarização do Trabalho Docente. In: V Seminário Regional de Política e Administração do Nordeste, 2008, Natal. Políica, Gestão e Qualidade de Ensino, 2008.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . As lógicas consensuais da Representação Social de Trabalho Docente por Grupos de Licenciandos da UFRN. In: VIII Jornada Internacional VI Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, 2013, Recife. Viagens Euroamericanas, 2013.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. ; LIMA, R. C. P. ; SICCA, N. A. L. ; DAVID, A. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA E QUÍMICA SOBRE TRABALHO DOCENTE. In: VII JORNADA INTERNACIONAL E V CONFERÊNCIA BRASILEIRA SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, 2011, VITÓRIA - ES. TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - 50 ANOS MEMÓRIAS, DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E PERSPECTIVAS, 2011.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . DIÁLOGOS PSICOSSOCIAIS ENTRE LICENCIANDOS DE FÍSICA E QUÍMICA DA UFRN SOBRE TRABALHO DOCENTE. In: VII JIRS V CBRS, 2011, VITÓRIA/ ES. TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - 50 ANOS: MEMÓRIAS, DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E PERSPECTIVAS, 2011. p. 07-262.
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . TRABALHO DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A SOCIOGÊNESE COMO GUIA PARA TEORIZAÇÕES. In: VII JIRS E VCBRS, 2011, VITÓRIA. TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS - 50 ANOS: MEMÓRIAS, DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E PERSPECTIVAS, 2011. p. 07-262.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Representações Sociais de Física e do Ensinar por um grupo de licenciandos em Física. In: 34 Reunião Anual ANPED, 2011, Natal/ RN. Educação e Justiça Social, 2011.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Representações Sociais de Física e do Ensinar por um grupo de licenciandos em Física da UFRN. In: 34 Anped, 2011, Natal. Educação e Justiça Social, 2011.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão ; DANTAS, Lely Sandra Correia ; ALBINO, Giovana Gomes . A teoria das representações sociais: implicações teórico-metodológicas para compreensões acerca da formação docente. In: XV Seminário de pesquisa do CCSA, 2009, Natal. Universidade e os desafios da formação na sociedade do conhecimento, 2009.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa . [Entre] a obrigatoriedade e as possibilidades: Memórias e relatos. Ressignificando o olhar sobre a temporalidade do outro e da mesmidade.. In: II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2008, Niterói. II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre Diálogos, 2008.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Formação Docente: O saber e o fazer sob uma perspectiva psicossocial de elaboração do conhecimento. In: Representações Sociais: teoria e pesquisa, 2007, Manaus. Caderno de Resumos. Manus - AM: Edufam, 2007. v. 01. p. 17-56.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Formação Docente: Puxando fios, desatando nós, tecendo redes.. In: XIII Seminário de Pesquisa do CCSA, 2007, Natal. Universidade, POlíticas Públicas e Solidariedade, 2007.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Formação Docente: uma perspectiva psicossocial sobre a formação de licenciandos da UFRN a respeito do como aprendem e do como ensinam. In: 18 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007, Alagoas. Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste, 2007.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CUNHA, E. . Currículo em Redes: Tecendo fios, compondo a trama, revelando os nós.. In: Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2004, São Gonçalo/ Niterói- RJ. Anais do ... Congresso Brasileiro de Formação de Professores, 2004.
-
CUNHA, E. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Currículo em Redes. Tecendo os fios, compondo a trama, revelando/ descobrindo os nós.. In: Memórias, Histórias e Educação: Fios e Desafios na Formação de Professores, 2004, São Gonçalo Niterói. Memória(s), História(s), e Educação: Fios e Desafios na formação de professores, 2004. p. 7-153.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; LIMA, Naire Jane . A relação entre a formação, concepção de alfabetização e prática pedagógica do professor alfabetizador. In: II Congresso de Iniciação Científica da UFRN, 1990, Natal. Anais do II congresso de iniciação científica da UFRN, 1990. p. 05-245.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Tessituras Psicossociais: Desafios em formar licenciandos em duas culturas. REVISTA EXPRESSÃO , 2010.
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Relatos e Memórias: uma tessitura de saberes e fazeres em práticas de formação de licenciandos dos cursos de química e de física da Universidade Federal do Rio Grande do NOrte. Revista Metáfora Educacional , 2009.
-
BRAZ, Márcia C.D. Leite. . Ensino Médio: desafios e possibilidades. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . A Escola da Nova Geração. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia C.D. Leite. ; COELHO, J. R. R. ; MARCONI, V. ; REGIS, M. O. . Escola da Nova Geração. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Gestão da Sala de Aula: o que pensam os professores no período pós pandêmico?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; FONTES, F. . Cosmovisão Cristã Escolar na Prática - Podcast. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Representações Sociais de Trabalho Docente por licenciandos de Física e Química da UFRN d. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Educação Básica e o Contexto Atual: releituras e propostas para 2023. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; OLIVEIRA, N. S. . Projeto de Vida na Educação Básica - Implicações para a prática pedagógica e para a formação dos alunos.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Proposta Pedagógica Mackenzie Referenciais e Currículo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Modelos de Formação Continuada de Professores: pressupostos teóricos e práticos correspondentes às demandas pedagógicas atuais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Desafios e Proposituras Pedagógicas para Aprendizagens dos Nativos Digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Desafios e Propostas Didático-metodológicas Facilitadoras do Ensinar Prender e Avaliar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAZ, Márcia C.D. Leite. . Grupo de Estudos e Pesquisas Psicossociais sobre o Desenvolvimento Humano. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
HALTENBURG, F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Leão, Elisa M. Silveira Fernandes ; COSTA, A. C. N. ; MATTOS NETO, J. G. . Desenvolvimento Profissional sob a perspectiva psicossocial: as representações de professores em contextos de formação contínua. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; HALTENBURG, F. ; Leão, Elisa M. Silveira Fernandes ; COSTA, A. C. N. ; MATTOS NETO, J. G. . Programa de Atualização Pedagógica e Desenvolvimento Docente (PAPDD): diretrizes psicossociais do aprender indutoras de propostas interventivas na reconfiguração de saberes didático-metodológicos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Leão, Elisa M. Silveira Fernandes ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; HALTENBURG, F. ; COSTA, A. C. N. ; MATTOS NETO, J. G. . Representação Social de Espiritualidade para grupo discente de IES em Brasília. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . A Abordagem sociogenética como ferramenta de pesquisa do consenso nas representações sociais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LEAO, E. M. S. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; MATTOS NETO, J. G. ; PIASSON, I. J. ; ARAUJO, M. T. G. ; RESENDE, N. S. M. . Representação Social sobre Meditação à Luz de Evocação de Palavras e da Mensuração de Ondas Cerebrais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Leão, Elisa M. Silveira Fernandes ; PIASSON, I. J. ; ARAUJO, M. T. G. ; RESENDE, N. S. M. ; ABRANTES, M. I. M. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; GIANNANDREA, P. O. A. ; MISSIATO, V. A. R. . Imigrantes Chineses no Brasil e Escócia: processos de resiliência a partir de suas convicções religiosass. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Proposituras Pedagógicas para a Formação Acadêmica dos Nativos Digitais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; BAHE, T. R. S. ; SILVA, M. R. I. A. . Programa de Atualização Pedagógica: saberes docentes e implicações didáticas nos ambientes de aprendizagem significativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Desafios e proposituras pedagógicas para a Educação teológica na Atualidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; BAHE, T. R. S. ; SILVA, M. R. I. A. . Programa de Atualização Pedagógica:saberes docentes e implicações didáticas nos ambientes de aprendizagem significativa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Aprendizagem Significativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . Dinâmica Consensual da Representação Social de Trabalho Docente por Licenciandos de Química da UFRN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Sinergias Consensuais das Representações Sociais: A Sociogênese como Ferramenta de Pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . Objetivação e Ancoragem de trabalho Docente por licenciandos de Química e Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Explicitando a Objetivação e a Ancoragem Através do Procedimento de Classificações Múltiplas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . As Lógicas Consensuais da representação Social de Trabalho Docente por grupos de Licenciandos da UFRN. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. ; MARTINS, D. K. O. . Trabalho Docente na Perspectiva das Representações Sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . DIÁLOGOS PSICOSSOCIAIS ENTRE LICENCIANDOS DE FÍSICA E QUÍMICA DA UFRN SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; CARVALHO, M. R. F. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS DE PEDAGOGIA E QUÍMICA SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARVALHO, M. R. F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . TRABALHO DOCENTE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: A SÓCIOGÊNESE COMO GUIA PARA TEORIZAÇÕES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Representações Sociais de Física e do Ensinar por um grupo de licenciandos em Física da UFRN. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Embates identitários no percurso formativo: como os licenciandos em Física da UFRN vão se tornando professores? Reflexões sob uma perspectiva psicossocial do ensinar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Uma visão psicossocial do percurso formativo de um grupo de licenciandos em Química da UFRN acerca de suas representações sociais sobre o ensinar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Tessituras psicossociais na formação inicial de um grupo de licenciandos em física da UFRN. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa . Entre a obrigatoriedade e as possibilidades: memórias e relatos. Ressignificando o olhar sobre a temporalidade do outro e a mesmidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Educação Inclusiva: Exigência de Outros Olhares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Relatos e Memórias: Uma tessitura de saberes e fazeres em práticas de formação de licenciandos dos cursos de Química e de Física da UFRN. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . Formação e Precarização do Trabalho Docente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Formação Docente: Uma perspectiva psicossocial sobre a formação de licenciandos da UFRN a respeito do como aprendem e do como ensinam. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Formação Docente: puxando fios, desatando nós, tecendo redes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Saberes e Prática na/da diferença. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Currículo em redes: Tecendo os fios, compondo a trama, revelando/ descobrindo os nós. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Filosofia e Abismo Transcendência e Transposição do Pensar. São Paulo, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
Outras produções
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DE PEDAGOGIA E LICENCIATURA SOBRE TRABALHO DOCENTE. 2010.
ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. 2007.
GONÇALVES,A.E.F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Educação de Jovens e Adultos Matemática Básica. 2003.
GONÇALVES,A.E.F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; BRITO,S. . Educação de Jovens e Adultos - Alfabetização Escrita 1. 2001.
CHAVES, S.L. ; BRITO,S. ; OLIVEIRA,A.S. ; GONÇALVES,A.E.F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Educação de Jovens e Adultos - Leitura Básica. 2001.
GONÇALVES,A.E.F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Matemática 1. 2001.
GONÇALVES,A.E.F. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Matemática 2. 2001.
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE VELHICE CONSTRUÍDA POR ESTUDANTES DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA DA UFCG: UMA ABORDAGEM PLURI-METÓDOLOGICA' a Revista Educação e Cultura. 2017.
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . VI Encontro Regional de Educação Matemática - VI EREM e VI Fórum Potiguar das Licenciaturas em Matemática. 2017.
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . VI Encontro de Práticas Docentes da UNIFOR. 2014.
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . II Congresso de Educação do Vale do Juruá. 2014.
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Módulo de Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2014. .
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; BRAGA, J. C. F. ; BENFATTI, X. D. . Ensinando e Aprendendo: Os fundamentos da docência no Ensino Superior. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Professora Conteudista do Módulo de Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ROSA, B. C. ; MUNIZ, E. S. ; MELO, K. M. M. ; MACHADO, M. F. A. S. . Ensinando e aprendendo: os fundamentos da docência no ensino superior. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Professora Conteudista do Módulo: A pesquisa na prática docente e o uso das metodologias ativas).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; ALBINO, Giovana Gomes ; DANTAS, Lely Sandra Correia ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão . A teoria das representações sociais: implicações teórico-metodológicas para compreensões acerca da formação docente. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite ; Ademárcia LOpes de OLiveira Costa ; ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de . Formação Docente: Puxando fios, desatando nós, tecendo redes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ANDRADE, Erika dos Reis Gusmão de ; SILVA, A. K. A. ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Formação Identitária Docente no Ensino Superior: A construção de modelos de ser professor a partir da formação inicial.. 2007. (Relatório de pesquisa).
RIBETTO, Anelice ; BRAZ, Márcia Cristina Dantas Leite . Saberes e Práticas na/da diferença no Cotidiano Escolar/ Entre a obrigatoriedade e possibilidades. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Representações Sociais sobre "Vida" para grupos de estudantes de Ensino Médio da rede de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Descrição: Desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Básica no Brasil passou por transformações significativas, impactando o ecossistema educacional. O Projeto de Vida, um eixo central da BNCC, destaca-se, mas enfrenta desafios devido à falta de clareza teórica e metodológica. Partindo deste problema, este projeto de pesquisa tem como objetivo: explorar as representações sociais dos estudantes que cursam o Ensino Médio na rede Mackenzie sobre o objeto vida, baseando-se na Teoria das Representações Sociais. Será utilizado para o alcance desse objetivo, o referencial teórico-epistemológico de Serge Moscovici (1978; 2003), Jodelet (2011), Wagner (1998; 2011), e Carvalho (2012). O corpus a ser analisado resultará de uma pesquisa qualitativa-quantitativa, desenvolvida em duas etapas. A primeira com um questionário aplicado com aproximadamente 2.700 estudantes de seis unidades dos Colégios Presbiterianos Mackenzie, localizados em diferentes regiões do Brasil (São Paulo, Tamboré, Castro, Palmas, Brasília e Recife) com idades entre quatorze e dezoito anos, distribuídos nas três séries do ensino médio, para coleta das associações livres referente ao mote indutor vida. O tratamento desses dados será realizado com o software Iramuteq que permitirá a análise estatística dos dados textuais produzidos nas perguntas abertas pela aplicação da técnica de análise de classificação hierárquica descendente (CHD), pois agrupará segmentos dos textos com vocabulários semelhantes, permitindo identificar as categorias temáticas nas respostas dos estudantes. A segunda etapa com o Procedimento de Classificações Múltiplas (PCM), Roazzi (1995), destinada a trinta (30) estudantes de cada unidade escolar oportunizará a verificação empírica do campo representacional sobre vida, os sentidos atribuídos a esse objeto simbólico pelos estudantes a partir de suas práticas e de suas relações. As análises dos dados dessa segunda etapa, centrar-se-ão nas estatísticas descritivas e na frequência e ordem média das palavras associadas ao mote indutor vida. Os resultados provenientes do Procedimento de Classificação Múltipla submetidos às análises multidimensionais MSA (multidimensional scalogram analysis) e SSA (Similarity Structure Analysis), produzidas no software SPSS, serão interpretados pela proposta teórico-metodológica dos três consensos, Carvalho (2012), amparadas pela análise de cunho retórica das justificativas das classificações e categorizações das palavras potencializadas nos momentos de aplicação do Procedimento de Classificação Múltipla. Com os resultados pretende-se compreender as interações do grupo de estudantes com as comunidades com as quais dialogam, sobretudo, entender a dinâmica viva e contextual entre sujeito, práticas e sentidos. As contribuições imediatas e/ou futuras para a sociedade - diante do volume de dados e dos diferentes significados simbólicos dos estudantes extraídos de suas representações sociais, a pesquisa oferecerá um leque de oportunidades para resultados de impacto no âmbito intelectual e processual. São eles:a.Sistematização de um conjunto de práticas pedagógicas que integrem a orientação pessoal e profissional no contexto do Ensino Fundamental II (anos finais) e Ensino Médio dos Colégios Mackenzie e de outros compostos pela Educação Básica no Brasil;b.Refino das proposituras didático-pedagógicas relacionadas ao componente curricular "Projeto de Vida". c.Melhoria da compreensão acerca do perfil geracional, impactando as intervenções de diversas ordens; d.Ampliação e sofisticação do design instrucional no contexto do Ensino Médio, principalmente no que compete a orientação profissional e vocacional. e.Produções de artigos científicos.Palavras-chave: Projeto de Vida, Representações Sociais, Juventude, Currículo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Márcia Cristina Dantas Leite Braz - Coordenador / Gabriel Leite Neres - Integrante / Renata Gerhardt Gomes Roza - Integrante / Analice Oliveira Fragoso - Integrante.
-
2024 - Atual
PRÁTICAS PEDAGOGICAS STEAM: PROCESSOS DE GENESE INSTRUMENTAL NO USO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS POR PROFESSORES NA EDUCACAO BASICA., Descrição: Dentre os desafios de educação no Ensino Básico está a relação de aulas práticas que integrem tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências para compreensão e aplicação dos objetos de conhecimento. Uma das alternativas e estratégias adotadas pelas escolas é a implementação da abordagem e/ou metodologia STEAM nas práticas pedagógicas e no currículo escolar. O objetivo da pesquisa é apropriar-se da abordagem metodológica STEAM aplicada nos Colégios Mackenzie, a fim de compreender a integração de tecnologias educacionais no currículo escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Márcia Cristina Dantas Leite Braz - Coordenador.
-
2006 - Atual
Formação identitária docente no ensino superior: a construção de modelos de ser professor a partir da formação inicial., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Márcia Cristina Dantas Leite Braz - Integrante / Erika dos Reis Gusmão de Andrade - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Presbiteriano Mackenzie. , Instituto Mackenzie, Higienópolis, 01302907 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 21148236, Ramal: 8236, URL da Homepage:
Experiência profissional
2019 - Atual
Instituto Presbiteriano MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superintendência Pedagógica de Educação Básic, Regime: Dedicação exclusiva.
2017 - Atual
Faculdade Presbiteriana MackenzieVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Dr I, Carga horária: 40
2013 - 2014
Universidade de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor - Assessoria da Vice-Reitoria, Carga horária: 40
2008 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Área de atuação: Fundamentos da Psicologia da Educação; Prática de Ensino de Psicologia e Fundamentos Psicossociais da Aprendizagem
2007 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Áreas de atuação: Fundamentos da Psicologia Educacional; Prática de Ensino de Psicologia
2006 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40
Outras informações:
Área de atuação: Fundamentos da Psicologia Educacional
Atividades
-
11/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.Cargo ou função, Consultor Técnica do MEC para a realização do PAR plano de articulaçao junto aos Municípios do RN.
1998 - 2002
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA ALPHAVínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 40
2001 - 2001
Espaço de Sinergia Inteligência e LaborVínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Consultoria Remunerada, Carga horária: 20
1996 - 2002
Centro do Menor para Assistência e ReintegraçãoVínculo: Assessora Pedagógica, Enquadramento Funcional: celetista, Carga horária: 20
1991 - 1991
Escola Doméstica de NatalVínculo: Coordenadora e Orientadora Edu, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 40
1989 - 1989
Escola de Música Frederico ChopinVínculo: Professora de Música, Enquadramento Funcional: Estágio Remunerado, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Márcia Cristina Dantas Leite Braz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?