Leandro Juen

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor associado III do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará/campus Guamá e docente nos programas de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG), Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental), Ecologia Aquática e Pesca (UFPA) e Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Unemat). Foi vice-coordenador (2013 a 2015) e coordenador (2016 a 2018) do Programa de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG) e do Programa de Pós-graduação em Ecologia (UFPA) (2022-2024). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2018 a 2023. Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa de ecologia e conservação avaliando como a alteração da integridade afeta a biodiversidade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e distribuição de espécies, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Rios, Comunidades aquáticas, Macroinvertebrados, diversidade beta, diversidade e distribuição de Odonata.

Informações coletadas do Lattes em 26/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Evolução

2007 - 2011

Universidade Federal de Goiás
Título: Grandes rios e a distribuição de Odonata na Amazônia: Similaridade de composição, limitação à dispersão e endemismo
, Ano de obtenção: 2011. Dr. Paulo De Marco Júnior. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Odonata; Distrituição de espécies; Teoria de Rios; Biogeografia.

Mestrado em Entomologia

2004 - 2006

Universidade Federal de Viçosa
Título: Distribuição das Espécies de Odonata e o Padrão de Diversidade Beta Encontrado Entre Riachos na Amazônia Centra, Ano de Obtenção: 2006
Dr Paulo de Marco Júnior.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas

1999 - 2002

Universidade do Estado de Mato Grosso
Título: Levantamento Preliminar de Ninfas de Odonata em Rios e Lagos do Pantanal Mortes - Araguaia, Cocalinho, MT
Orientador: Helena Soares Ramos Cabette
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso, FAPEMAT, Brasil.

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , University of Florida, UF, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Formação complementar

2009 - 2009

Tratamento, Classificação e análise de Imagem do S. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2009 - 2009

Descobrindo a árvore da vida. (Carga horária: 15h). , Instituto Sangari, INSTITUTO SANGAR, Brasil.

2009 - 2009

Modelagem de distribuição Potêncial de espécies.. (Carga horária: 12h). , Centro de Conservação e Manejo de Répteis e anfíbios, RAN, Brasil.

2009 - 2009

Introdução à Modelagem de distribuição Potencial. (Carga horária: 30h). , Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Insetos Aquáticos com Ênfase na Identificação das. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Tratamento de Dados em Ecologia de Macroinvertebra. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2005 - 2005

Fitofisionomias do Bioma Cerrado. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2005 - 2005

Sensoriamento Remoto: Ecologia de Ecossistemas. (Carga horária: 5h). , Sociedade Brasileira de Ecologia, SBE*, Brasil.

2004 - 2004

Identificação de Adultos de Zygoptera (Odonata). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2004 - 2004

Identificação de Adultos de Zygoptera (Odonata). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2003 - 2004

Tv Escola e Os Desafios de Hoje. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Identificação de Trichoptera. (Carga horária: 48h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Técnicas de Coleta e Preservação de Invertebrados. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2003 - 2003

Biologia e Identificação de Insetos Aquáticos. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2002 - 2002

Recuperação de Mata Ciliar. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2002 - 2002

Florestamento e Reflorestamento. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Formacao Profissional Rural, SENAR, Brasil.

2002 - 2002

Recuperação de Mata Ciliar. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2002 - 2002

Prática Pedagógica para o Educador Biólogo. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2002 - 2002

Técnicas de Preparação e Montagem de Esqueletos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2002 - 2002

Macroinvertebrados como Bioindicadores. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.

2001 - 2001

Técnicas de Coleta e Preservação de Invertebrados. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

2001 - 2001

Microorganismos como bioindicadores. (Carga horária: 3h). , Conselho Regional de Biologia - 1ª Região, CRBIO-1, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Ecologia de Peixes. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: ECOLOGIA DE COMUNIDADES.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Biologia da conservação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Insetos Aquáticos.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Diversidade e distribuição de Odonata.

Organização de eventos

FERREIRA, R. G. ; Juen, L. . I Encontro da Sociedade de Odonatologia Lationoamericana. 2016. (Congresso).

MONTAG, L. F. A. ; Juen, Leandro ; FERREIRA, C. P. . Aplicação dos Índices de Integridade Física e da Biodiversidade em Riachos Neotropicais: Respostas da Fauna Aquática à Variabilidade do Habitat. 2014. (Outro).

JUEN, L . Impacto da Plantação de Dendê sobre a Biodiversidade na Amazônia Oriental. 2014. (Outro).

PRUDENTE, A.L.C. ; DANTAS SANTOS, M.P. ; Juen, L . IX Seminario da Pós-graduação em Zoologia UFPA/MPEG. 2012. (Outro).

JUEN, L. . I Feira Municipal de Ciências de Nova Nazaré. 2004. (Outro).

JUEN, L. . Unemat - NX 10 anos. 2002. (Outro).

JUEN, L. . III Semana de Biologia. 2001. (Congresso).

Participação em eventos

International Congress of Odonatology. Species diversity patterns of Zygoptera (Insecta: Odonata) in Brazilian Amazonian streams. 2015. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Limnologia. O efeito da heterogeneidade ambiental sobre a distribuição de percevejos semi-aquáticos em igarapés da Amazônia. 2015. (Congresso).

4 Seminário Estratégias para a Conservação de Peixes. 2014. (Seminário).

4 Seminário Estratégias para a Conservação de Peixes.Índice de integridade física na região Amazônica: Oportunidade e desafios para a conservação de insetos aquáticos. 2014. (Seminário).

I Encontro de Biologia UFPA: Ciência, Tecnologia e Sociedade.Introdução à Estatística para a Biologia. 2014. (Encontro).

IV Oficina de Validação das Avaliações da Fauna Brasileira.Validação das Avaliações da Fauna Brasileira (Revisor). 2014. (Oficina).

Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas.Elaboração de projeto.. 2014. (Outra).

XI Semana de Ciências Agrárias e II Jornada de Pós-Graduação em Produção Vegetal.Introdução aos Métodos de Análises Multivariadas. 2014. (Outra).

XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Limitações à dispersão moldando a similaridade em comunidades de Odonata de riachos Amazônicos. 2011. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão. Análise de Parcimônia de Endemismo de Odonata para o Bioma Amazônico: testando efeito de barreira a dispersão imposta pelos grandes rios. 2009. (Congresso).

Mostra Darwin em Goiás - Ciclo de palestras "Descobrindo a Árvore da Vida""e "Infinitas Formas. 2008. (Outra).

Workshop: Escolha das áreas de estudo e desenvolvimento do banco de dados para avaliação dos impactos da pecuária.Escolha das áreas de estudo de biodiversidade. 2008. (Outra).

XXVI Congresso Brasieliro de Zoologia. Chave para a identificação de larvas de último ínstar de libellulidae (Odonata), ocorrentes em lagos da região do médio Rio Doce- Marliéria-MG. 2006. (Congresso).

Simpósio Nacional sobre Áreas Protegidas.Simpósio Nacional sobre Áreas Protegidas. 2005. (Simpósio).

VII Congresso de Ecologia do Brasil. VII Congresso de Ecologia do Brasil. 2005. (Congresso).

I Simpósio de Entomologia UFV.I Simpósio de Entomologia UFV. 2004. (Simpósio).

14 Encontro de Biólogos do CRBio - 1.. 14 Encontro de Biólogos do CRBio -1.. 2003. (Congresso).

II Encontro em Educação e Cultura.II Encontro em Educação e Cultura. 2003. (Encontro).

V Semana da Biologia. V Semana da Biologia. 2003. (Congresso).

IV Seman da Biologia. IV Semana da Biologia. 2002. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2002. (Congresso).

12 Encontro de Biologos do CRBio - 1 e 3 Encontro Nacional dps Biologos do CFBio.12 Encontro de Biologos do CRBio - 1 e 3 Encontro Nacional dos Biologos do CFBio. 2001. (Encontro).

III Semana da Biologia. III Semana da Biologia. 2001. (Congresso).

I Seminário de Iniciação Científica.I Seminário de Iniciação Científica. 2001. (Seminário).

II Seman da Biologia. II Semana da Biologia. 2000. (Congresso).

I Forum de Extensão da UNEMAT.I Forum de Extensão da UNEMAT. 1999. (Simpósio).

i Jornada Educativa. 1999. (Encontro).

I Semana da Biologia. I Semana da Biologia. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Rodrigo Roucourt Cezario

FERREIRA, R. G.;DE MARCO, P.J.JUEN, L.. Sinais visuais dinâmicos em Odonata e seus diferentes receptores ? a visão de predadores, presas e coespecíficos. 2022. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jordânia Letícia do Nascimento Silva

AZEVEDO, C. A. S.; BARROS, M. C.;JUEN, L.. Caracterização molecular de insetos da ordem Ephemeroptera em tributários do Rio Itapecuru através de marcadores mitocondriais. 2022. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Lucas Ferreira Colares

OLIVEIRA, B. D.;LIGEIRO, R.; ORTEGA, J. C. G.; SANTOS, N. C. L.; WINEMILLER, K. O.;JUEN, L.. The role of rarity and habitat loss in functional extinction patterns of fish from Amazon streams. 2021. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Otávio Luiz Fernandes

SALLES, F.F.; FARIA JUNIOR, L. R. R.;JUEN, L.. Abordagem integrativa do conhecimento de Ephemeroptera (Insecta) do Brasil: ameaças, estado atual e desenvolvimento de banco de dados. 2021. Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Walter Francisco de Avila Junior

CARNEIRO, M. A. A.; VILELA, D. S.;JUEN, Leandro; SANTOS, J. C.. Os Topos de Montanha Funcionam como Ilhas para Espécies de Libélulas?. 2021. Dissertação (Mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Aluno: Breno Rodrigo De Araujo

PINTO, A. P.; MELO, G. A. R.;JUEN, L.; MOURA, M. O.. Taxonomia e diversidade das libélulas (Insecta: Odonata) do Mananciais da Serra, município de Piraquara, estado do Paraná, Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia)) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Karen Monteiro Moy

DIAS-SILVA, K.Juen, LeandroCUNHA, E. J.OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B.CALVAO, L. B.GIEHL, N.F.S.. Efeito das mudanças ambientais sobre a comunidade de Gerromorpha (Heteroptera: hemíptera) em igarapés no nordeste do Estado do Pará. 2020. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: LEONARDO CUNHA ROCHA

SOUSA, J. R. P.ESPOSITO, M.C.Leandro Juen. Efeitos da cobertura vegetal, antropização e queimadas sobre a fauna de dípteros necrófagos (Calliphoridae, Mesembrinellidae e Sarcophagidae) do Parque Nacional da Chapada das Mesas, MA. 2020. Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Alexandre Sampaio de Siqueira

LIGEIRO, R.; OLIVEIRA, B. D.; SCHNECK, F.;LANDEIRO, V. L.; TERESA, F. B.;Juen, L.. Do shrimps and aquatic insects have the same drivers of beta diversity in eastern Amazon streams? A spatial hierarchical approach. 2020. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Erival Gonçalves Prata

MONTAG, L. F. A.Juen, L.BRASIL, L. S.; BREJAO, G. L.; BONATO, K. O.;BENONE, N. L.. O efeito da paisagem e do habitat na ecologia trófica do peixe flag tetra Hyphessobrycon heterorhabdus em riachos da Amazônia Oriental. 2020. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thamires do Carmo Silva de Oliveira

ESPOSITO, M. C.Juen, L.CARVALHO FILHO, F. S.LIGEIRO, R.SOUSA, J. R. P.. Assimetria Flutuante em Chloroprocta idioidea Robineau-Deisvoid, 1830 (Insecta, Diptera: Calliphoridae) em ambientes antropizados da Amazônia. 2020. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rodrigo Lozano Osorio

MENIN, M.;MASCHIO, G.F.; OLIVEIRA, B. D.;Juen, LeandroCOSTA, M.C.S.. Regras de montagem de comunidades de Anuros na Amazônia: Uma análise comparativa entre as margens e as ilhas do Rio Tapajós. 2019. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mayra Caroliny de Oliveira Santos

OLIVEIRA, B. D.;Juen, LeandroSANTOS-COSTA, M.C.BITAR, Y.O.C.DANTAS SANTOS, M.P.. Atributos funcionais como características distintivas de comunidades: O que diferencia anuros do Cerrado e da Caatinga?. 2019. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Tarcísio de Sousa

OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B.LIGEIRO, R.LOPES, M.A.Juen, Leandro. Variação regional nas comunidades de besouros rola-bosta (Coleoptera: scarabeidae) em florestas primárias e secundárias da Amazônia Oriental. 2019. Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Jhonnes Luciano Brito dos Santos

VIEIRA, T. B.;OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B.SILVA, K. D.BRASIL, L. S.MONTAG, L. F. A.JUEN, L.. Transposição de peixes: uma análise cienciometrica sobre utilização no mundo. 2019. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Victor Rennan Santos Ferreira

DE MARCO JUNIOR, P.; SILVA, D. P.;Juen, Leandro. Testando a hipótese ecofisiológica para explicar a distribuição de Odonata entre ambientes aquáticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade Animal) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Deise Ferreira Cazumbá dos Santos

SILVA, R. M. L.; SILVA, D. M. L.;Juen, Leandro. Índices bioticos como ferramenta de avaliação de ambientes aquáticos em uma região da Mata Atlântica. 2018. Dissertação (Mestrado em Sistemas Aquáticos Tropicais) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Thayara Belo Leal

SPACEK, B.JUEN, LLIGEIRO, R.CALLISTO, M.. Efeito da dispersão na comunidade de insetos planctônicos ao longo do rio Xingu. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alessandra do Santos Venturini do Prado

ROQUE, F. O.JUEN, L.; RODRIGUES, MARCIEL ELIO. Efeito dos fatores locais e espaciais na estrutura de comunidade de Odonata em Lagoas permanentes na transição Cerrado Mata Atlântica. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cláudia Cristina Lima Marçal

BARTHEM, R.B.JUEN, LMONTAG, L.F.A.; SILVA, B. B.; FREITAS, D. T. H.. A pesca de curral em uma reserva extrativista na Zona Costeira Amazônica: composição da captura e implicações para o manejo. 2017. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elizete Ribeiro Castro

AZEVEDO, C. A. S.;Juen, L.; PINHEIRO, V. C. S.. Composição, diversidade e distribuição de insetos aquáticos (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera) em tributários do rio Itapecuru, no leste maranhense. 2016. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Híngara Leão Sousa de Loureiro

Juen, LeandroGERHARD, P.BASTOS, M. C.MONTAG, L. F. A.. Efeito da alteração do hábitat físico sobre assembleias de peixes em igarapés afogados da Amazônia Oriental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leandro Schlemmer Brasil

Juen, LeandroLANDEIRO, V. L.CABETTE, H. S. R.. Relação temporal e espacial de Ephemeroptera (Insecta) com variações ambientais em sistemas lóticos tropicais, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Kele Rocha Firmiano

CALLISTO, M.Juen, Leandro; SANTOS, G. B.. Assembleias de Ephemeroptera (Insecta) em riachos de cabeceira no bioma Cerrado. 2014. Dissertação (Mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Caroline Costa Corrêa

CIANCIARUSO, M. V.JUEN, L. Diversidade de libélulas em lagoas antrópicas: efeito de área, isolamento e qualidade de hábitat. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renata Cecília Soares de Lima

OLIVEIRA, A.C.M.Juen, Leandro; SANTOS-FILHO, M.;LOPES, M.A.PARDINI, R.; ROSSI, R.V.. Efeito da monocultura de palma dendê (Elaies guinensis Jacq) sobre a fauna de pequenos mamíferos não-voadores na Amazônia. 2013. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Zielma de Andrade Lopes

GRACIOLLI, G.;JUEN, LEANDRO; GESSNER, A. A. F.; OLIVEIRA, A. G.; SOUSA, A. P.;ROQUE, F. O.. Composição e áreas de endemismo da fauna de Odonata na Bacia do Alto Paraguaia no estado de Mato Grosso do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Núbia França da Silva Giehl

CABETTE, Helena Soares Ramos;BATISTA, J.B.JUEN, L.. O uso de Nepomorpha (Insecta: Heteroptera) em programas de monitoramento ambiental: o efeito da resolução numérica, taxonômica e das variáveis ambientais na distribuição da comunidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vitor Azarias Campos

STRÜSSMANN, CJuen, L; CARVALHO, M.A.. Anfíbios da RPPN SESC Pantanal (Barão de Melgaço, Mato Grosso, Brasil): efeitos de variáveis ambientais sobre a estrutura de comunidade. 2012. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Lilian Rebecca Pereira

CABETTE, Helena Soares Ramos;BATISTA, J.B.. Integridade de Habitat: efeitos sobre a riqueza e abundância de Trichoptera (Insecta) na Bacia do Rio Pindaíba - MT. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Henrique Venâncio Silva

SANTOS, J. C.; CLARO, K.; KOROIVA, R.; ARAUJO, E. D.; MARTINS, F. A.;Juen, L.. Efeitos da urbanização sobre a diversidade, traços da história de vida e assimetria flutuante de odonatos (Odonata: Zygoptera e Anisoptera). 2022. Tese (Doutorado em Entomologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

CALLISTO, M.; MOLOZZI, J.; MILESI, S. V.; LOURES, R.;Juen, L.. Distúrbios antrópicos locais causam danos a assembleias de bioindicadores bentônicos em uma bacia hidrográfica protegida. 2021. Tese (Doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Naiara Raiol Torres

MONTAG, L. F. A.JUEN, LLIGEIRO, R.; ANDRADE, A. F. A.;BENONE, N. L.. A transformação da paisagem e os efeitos sobre a biodiversidade de peixes amazônicos. 2021. Tese (Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: CLEONICE MARIA CARDOSO LOBATO

MONTAG, L. F. A.; GIANNINI, T. C.;JUEN, L.; CARAMASCHI, E. M. P.; KEPPELER, F. W.;DIAS-SILVA, K.; REZENDE, C. F.. Efeitos do uso da terra nas interações interespecíficas da ictiofauna de riachos na Amazônia Oriental. 2020. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tiago Magalhães da Silva Freitas

MONTAG, L. F. A.JUEN, L.DINIZ FILHO, J.A.F.; ZUANON, J. A. S.; TESSAROLO, G.; TERESA, F. B.; LADLE, R. J.; GONZALEZ, C. G.. Lacunas de conhecimento e evolução da dieta de peixes Auchenipterideos (Teleostei: Siluriformes). 2020. Tese (Doutorado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thiely Oliveira Garcia

MONTAG, L. F. A.BRASIL, L. S.Juen, L.LIGEIRO, R.; FREDERICO, R. G.. Uso da terra e influência da paisagem de múltiplas escalas espaciais na assembléia de peixes de riachos da Amazônia Oriental. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tiago Borges Kisaka

NARDOTO, G. B.; DIAS, M. S.;Juen, L.CALLISTO, M.; BUSTAMANTE, M. M. C.. Respostas da comunidade de macroinvertebrados ao gradiente de luz e à variação hidráulica associada ao substrato em córregos florestais de cabeceira no Brasil Central. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Núbia França da Silva Giehl

CABETTE, H. S. R.BATISTA, J.B.Juen, Leandro; LOPES, V. G.; SILVEIRA FILHO, R. R.. Preditores ambientais e geográficos da diversidade de Heteroptera (Gerromorpha) em riachos da Amazônia e Cerrado. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Bruno Téllez Martínez

ROQUE, F. O.; FERREIRA, A.; RIBEIRO, D. B.; SOUZA, F. L.;Juen, Leandro. High-performance bioindicators for stream condition monitoring in tropical biodiversity hotspots. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Walter Souza Santos

ABAD-FRANCH, F.; AARAO, T. L. S.; MATOS, H. J.;Juen, Leandro; PINTO, A. Y. N.. Desmatamento e doença de Chagas: resposta das populações de Rhodnius spp. residentes em plameiras do gênero Attalea à degradação antrópica da paisagem na Amazônia Oriental. 2019. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: DANIELLE REGINA GOMES RIBEIRO BRASIL

AMADO, L. L.;Juen, Leandro; Michelan, T. S.; NOGUEIRA, L. S.; PINHO, G. L. L.. Distribuição espacial de biocidas organoestânicos na amazônia Oriental e impacto de portos sobre o gastrópode Thaisella coronata (Lamarck, 1816)): Um estudo de caso e uma estimativa de vulnerabilidade da espécie no mundo. 2019. Tese (Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Francine Novais Souza

CAMPIOLO, S.; SILVA, M. C. C.; RODRIGUES, M. E.; SILVA, D. M. L.;Juen, Leandro. Efeito da paisagem sobre a entomofauna aquática em uma Bacia Hidrográfica em região de Mata Atlântica. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Estadual de Santa Cruz.

Aluno: Gabriela Silva Ribeiro Gonçalves

DANTAS SANTOS, M.P.; OLIVEIRA, B. D.;JUEN, L.LIGEIRO, R.. Dinâmica climática e a conservação das Aves da Caatinga: Perspectivas do quaternário ao futuro. 2017. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Caroline da Silva Montes

ROCHA, R. M.;Juen, L.; AMADO, L. L.; GUIMARAES, A. C.; SILVA, A. M. H. O.. Uso integrado de biomarcadores para o monitoramento dos efeitos de metais pesados em Serrasalmus rhombeus provenientes de rios amazônicos. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Marciel Élio Rodrigues

BUSS, D. F.; GRACIOLLI, G.;JUEN, L; DALZOCHIO, M. S.;COUCEIRO, S.R.M.. Odonates as indicators of landscape change in a region of the Cerrado. 2016. Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriane da Rocha Costa

RUIVO, M. L. P.; OKUMURA, R. S.; AMARANTE, C. B.; LUIZ, A. J. B.;Juen, L.. Metanálise global dos efeitos de diferentes coberturas vegetais nos atributos químicos do solo. 2016. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Leandra de Paula Cardoso Pinheiro

SANTOS-COSTA, M.C.JUEN, LEANDROMONTAG, L.F.A.LOPES, M.A.; PRADO, C.P.A.. Usando atributos funcionais e árvores filogenéticas para examinar os processos de estruturação em comunidades de Anuros. 2015. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: José Pereira de Sousa

ESPOSITO, M. C.PATIU, C. A. M.; VASCONCELOS FILHO, S. D.;SILVA, R. R.JUEN, L. Comunidades de moscas Calliphoridae e Sarcophagidae (Diptera, Oestroidea) no estado do Maranhão: Diferenças entre as zonas fitogeográficas e influência dos fatores ambientais e antrópicos. 2014 - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Milton Gonçalves da Silva Júnior

CASTRO, A.C.L.MONTAG, L.F.A.Juen, LeandroBARTHEM, R.B.; Nunes, Z.M.P.. Ecologia e Manejo dos recursos Pesqueiros Ictiofaunísticos do Estuário do Rio Paciência, da Ilha do Maranhão - Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ulisses Gaspar Neiss

JUEN, L.JUEN, L.; PINHO, L. C.;MEDEIROS, J.F.; FONSECA, C. R. V.;SALCEDO, A.K.M.. Taxonomia de Odonata (Insecta), com ênfase na caracterização morfológica e biologia de larvas, na Amazônia Central, Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Juliana Januária Teixeira Santos

OLIVEIRA, A.C.M.Juen, L.BRASIL, L S; MICHALSKI, F.. Mamíferos terrestres, degradação ambiental e restauração florestal: Relações positivas e negativas na Amazônia Oriental. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Graciele de Barros

RODRIGUES, D. J.; SANTOS, R. C. L.; CRUZ, I. F.;JUEN, L.. Influência de fatores ambientais e espaciais sobre a diversidade de macroinvertebrados aquáticos da Bacia do alto Paraguaia no Brasil Central. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Conservação da Biodiversidade) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Marcilene da Silva Pinheiro

FERREIRA, L. V.; OLIVEIRA, B. D.;Juen, L.; JARDIM, M. A. G.. Comparação da diversidade funcional e organização da comunidade da regeneração das florestas periodicamente inundadas na Amazônia Oriental. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO) - Museu Paraense Emílio Goeldi.

Aluno: Rony Peterson Santos Almeida

Juen, Leandro; ESPIRITO SANTOS, H. M. V.;LIGEIRO, R.ROSA, R.. Efeitos de uma seca induzida na comunidade de formiagas (Hymenoptera: Formicidae) na Floresta Amazônica. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: GICELLE MARIA FARIAS DA SILVA

FERREIRA, MARIA AUXILIADORA PANTOJA;Juen, Leandro; ANDRADE, M. C.; ABRUNHOSA, F. A.. Ecologia e Reprodução de Macrobrachium amazonicum (Crustacea, Palaemonidae) em diferentes sistemas aquáticos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: GICELLE MARIA FARIAS DA SILVA

FERREIRA, MARIA AUXILIADORA PANTOJA;Juen, Leandro; ANDRADE, M. C.; ABRUNHOSA, F. A.. Ecologia e Reprodução de Macrobrachium amazonicum (Crustacea, Palaemonidae) em diferentes sistemas aquáticos. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Francielly Alcantara de Lima Pismel

MARTINELLI, J.M.; ABRUNHOSA, F. A.; SCHWAMBORN, R.; READY, J. S.;Juen, L.. Diversidade e Distribuição de larvas de Brachyura Latreille, 1802 (Crustacea, Decapoda) na Plataforma Continental do Amazonas. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Sildiane Cantanhêde Magno

AMADO, L. L.;Juen, Leandro; NOGUEIRA, L. S.;LIGEIRO, R.; ROCHA, R. M.. Biomarcadores de contaminação aquática de água doce: Estado da arte e um estudo de caso na Amazônia. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Walter Souza Santos

ABAD-FRANCH, F.; SANTOS, L. M. G.; GONCALVEZ, E. C.; VENTURA, A. M. R. S.;JUEN, L.. Desmatamento e doença de chagas: resposta das populações de Rhodnius spp. residentes em palmeiras do gênero Attalea à degradação antropogênica da Paisagem na Amazônia Oriental. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária na Amazônia) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Leonardo Carreira Trevelin

PERES, C.A.Juen, L.ALBERNAZ, A.L.K.M.; ADAMI, M.. Padrões espaciais na diversidade de morcegos filostomídeos (Chiroptera: Phyllostomidae) na Amazônia e sua suscetibilidade à alterações na paisagem. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tiago Magalhães da Silva Freitas

MONTAG, L. F. A.; Michelan, T. S.;Juen, L.; LEAL, C. G.. Lacunas de conhecimento e conservação filogenética de nicho da família Auchenipteridae (Teleostei: Siluriformes): uma abordagem trófica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Tiago Magalhães da Silva Freitas

MONTAG, L.F.A.Juen, L.; Michelan, T. S.; LEAL, C. G.. Lacunas de conhecimento e conservação filogenética de nicho da família Auchenipteridae (Teleostei: Siluriformes): uma abordagem trófica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: DIOGO HENRIQUE ARAÚJO GARCIA

FERREIRA, C.P.LOPES, M.A.MARTINS, M.B.Juen, Leandro. Efeito do espaço e do ambiente sobre assembleias de camarões (Crustacea: Palaemonidae) de igarapés lênticos. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: José Roberto Pereira de Sousa

Juen, LeandroCONTRERA, F.A.L.GORAYEB, I. S.FERNANDES, J.A.M.ESPOSITO, M.C.. A fauna de Califorídeos (Diptera, Oestroidea) em diferentes zonas fitogeográficas do estado do Maranhão. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ivoneide da Silva Furtado

MARTINS, M.B.HARADA, A.Y.SILVEIRA, O.T.LOPES, M.A.JUEN, L.JUEN, L.. Avaliação do efeito das mudanças no uso da terra sobre espécies de Drosophilidae (Diptera) Frugívoros. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Nárgila Gomes de Moura

ALEIXO, A.L.P.MONTAG, L.F.A.OLIVEIRA, A.C.M.VIEIRA, I.C.G.Juen, Leandro. Dinâmica da avifauna em diferentes sistemas de uso da terra na Amazônia brasileira. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: ELAINE SUZI NASCIMENTO VIEIRA

Michelan, T. S.; TEODORO, G. S.;Juen, L.. Composição, riqeuza e variação espaço-temporal de macrófitas aquáticas na bacia fluvial de Caxiuanã, Pará. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Josué Maximiliano Resina Pastori

MONTAG, L. F. A.; PITTERI, M. I. D.;JUEN, L.. Diversidade funcional de Anuros e complexidade estrutural de corpos de água em uma área urbana no Noroeste da Argentina. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Karen Monteiro Moy

DIAS-SILVA, K.; VIEIRA, T. B.;CUNHA, E. J.Juen, L.. Efeito das mudanças ambientais sobre a comunidade de espécies de Gerromorpha (Heteroptera) em igarapés da Amazônia Brasileira. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade e Conservação) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Alexandre Sampaio de Siqueira

OLIVEIRA, B. D.;LIGEIRO, R.Juen, Leandro. Beta diversity of aquatic macroinvertebrates at different spatial scales in the eastern Amazon. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Carolina Enriquez Espinosa

DIAS-SILVA, K.; OLIVEIRA, B. D.;Juen, Leandro. Diversidade de Ephemeroptera (Insecta) em igarapés da Amazônia Oriental: aspectos taxonômicos e funcionais. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Rodrigo Lozano Osorio

SANTOS-COSTA, M.C.; OLIVEIRA, B. D.;Juen, Leandro. Regras de assembleias de Anuros na Amazônia: uma análise comparativa entre as margens e as ilhas do Rio Tapajós. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Letícia Braga da Silva

OLIVEIRA, A.C.M.; LIMA, M. G. M.;JUEN, LEANDRO. Eficiências de áreas protegidas para a conservação de primatas do nordeste da Amazônia. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Carolina da Cunha Ribeiro

OLIVEIRA, A.C.M.; LIMA, M. G. M.;JUEN, LEANDRO. Distribuição e uso de habitat pela ordem Carnívora (Mammalia) em um mosaico de áreas degradas na Amazônia Oriental. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Larissa Soares Brandão

SANTOS-COSTA, M.C.SILVA, R. R.MASCHIO, G.F.JUEN, LEANDRO. Testando o efeito da degradação florestal sobre os grupos funcionais de anuros: Um estudo de caso na Amazônia ecotonal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elizete Ribeiro Castro

AZEVEDO, C. A. S.; FRAGA, E. C.;Juen, L.. Composição, diversidade e distribuição de insetos aquáticos em tributários do rio Itapecuru, no município de Caxias MA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão.

Aluno: Cláudia Cristina Lima Marçal

BARTHEM, R.B.; SILVA, B. B.;JUEN, L.. A pesca de curral em uma Reserva Extrativista na zona costeira Amazônica: composição da captura e implicações para o manejo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Naiara Raiol Torres

MONTAG, L. F. A.GODOY, B. S.Juen, L.. Influência de variáveis ambientais locais e da paisagem sobre a estrutura das assembleias de peixe de igarapés na Amazônia Oriental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Nayara Monteiro Barreiros

GODOY, B. S.Juen, L.MONTAG, L.F.A.. Efeito da Escala no Acúmulo de diversidade de Insetos Aquáticos nas Corredeiras do Rio Xingu - Pará. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Lorrane Gabrielle Cantanhede

MONTAG, L.F.A.Juen, L.LIGEIRO, R.. O efeito da supressão florestal sobre a diversidade taxonômica e funcional de peixes de riachos da amazônia Oriental. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Thayara Belo Leal

GODOY, B. S.; LEE, J. T.;Juen, L.. Efeito da profundidade e dispersão na comunidade de insetos planctônicos ao longo do Rio Xingu. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Regeane Cristina Lima Pontes

OLIVEIRA, A.C.M.JUEN, LLOPES, M.A.COSTA, M.C.S.. Caracterização da estrutura das comunidades de pequenos mamíferos não voadores em ambas as margens do médio Rio Tapajós. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Gabriela Silva Ribeiro Gonçalves

SANTOS, M. P. D.Juen, LALEIXO, A. L. P.QUEIROZ, H. L.LEES, A. C.. Padrões de distribuição de aves em área de transição Cerrado-Caatinga no Nordeste do Brasil. 2014 - Museu Paraense Emílio Goeldi.

Aluno: Anderson Sousa Prates

ESPOSITO, M. C.Juen, LCONTRERA, F. A. L.CARVALHO FILHO, F. S.. Diversidade de dípteros califorídeos e sarcofagídeos em propriedades rurais privadas do município de Altamira (PA): Efeitos da degradação de ecossistemas naturais sobre as comunidades de moscas saprófagas. 2014 - Museu Paraense Emílio Goeldi.

Aluno: Bianca Darski Silva

DANTAS SANTOS, M.P.MASCHIO, G.F.MONTAG, L.F.A.JUEN, L.JUEN, L.. Caracterização da Avifauna em florestas de várzea na Amazônia. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maíra Cardoso

DANTAS SANTOS, M.P.MONTAG, L.F.A.JUEN, L.JUEN, L.LEES, A.C.. Dinâmica da Avifauna em fragmentos florestais e plantio de dendê na Amazônia Oriental. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Híngara Leão Sousa de Loureiro

MONTAG, L.F.A.Juen, LeandroSPACEK, B.. Avaliação da qualidade do hábitat e da ictiofauna de Igarapés na Amazônia Oriental Utilizando índices multimétricos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Priscila Sousa Vilela de Nóbrega

MARTINELLI, J.M.JUEN, L.JUEN, L.SANTOS, C.R.M.. Composição específica e distribuição espaço-temporal da abundância de Brachyira (Crustacea: Decapoda) no afloramento rochoso do estuário de Marapanim, Pará, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ariadne Mendonça Maia

FERNANDES, J.A.M.SILVEIRA, O.T.RUIZ, G.R.S.JUEN, L.JUEN, L.. A fauna de Veliidae (Heteroptera - Gerromorpha) a leste do Rio Xingú. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paula Cristina Rodrigues de Almeida

OLIVEIRA, A.C.M.LOPES, M.A.COSTA, M.C.S.Juen, L. Efeitos da conversão de floresta amazônica em plantios de palmeira de dendê (Elais guineensis jaquim) sobre a diversidade funcional de mamíferos terrestres. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Hugo Cardoso de Moura Costa

PERES, C.A.OLIVEIRA, A.C.M.SPACEK, B.Juen, Leandro. O uso sazonal do hábitat por Mamíferos terrestres de médio e grande porte em um mosaico natural de florestas de terra firme e várzea. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mario Alejandro Zuluaga Gómes

GIARRIZZO, T.Juen, LeandroBARTHEM, R.B.. Importância relativa das fontes autotróficas e fluxos de energia nas cadeias tróficas nos ambientes de corredeiras do rio Xingu, Pará, Brasil. Implicações para avaliar o impacto de hidrelétricas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Ana Luisa Brasil de Carvalho

MARTINS, M.B.CATTANIO, J.H.; SOUZA, E.;Juen, L. Clima influência a flutuação populacional de Drosofilídeos?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Leandro Schlemmer Brasil

CABETTE, H.S.R.; SOUZA, W.O.;JUEN, L. Relação temporal e espacial de Ephemeroptera (Insecta) com variações ambientais em riachos de Cerrado. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Max Barbosa de Oliveira Junior

HAMADA, N.MONTAG, L.F.A.JUEN, L.JUEN, L.. Libélulas Neotropicais (Insecta: Odonata) como potenciais bioindicadoras de qualidade ambiental. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gabriel Melo Alves dos Santos

OLIVEIRA, A.C.M.MONTAG, L.F.A.BARTHEM, R.B.Juen, Leandro. Uso do hábitat e densidade populacional do boto-cinza Sotalia guianensis (Cetacea, Delphinidae) nas baías de Salinas/Urindeua e Maracanã, estuário Amazônico. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Manoel Barros Aguiar Neto

BONALDO, A.B.RUIZ, G.R.S.SCHMITZ, H.J.JUEN, L.JUEN, L.. Riqueza de espécies e composição de assembléias de Aranhas (Araneae, Arachnida) do centro de endemimo Belém (Pará/Maranhão), Brasil. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paola Cardias Soares

VEIGA, L.M.QUEIROZ, H.L.JUEN, L.JUEN, L.LOPES, M.A.. Ecologia e comportamento de um grupo de macacos-aranha-de-cara-branca Ateles marginatus E. Geoffroy, 1809 na RPPN Lote Cristalino, Alta Floresta - MT. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Renata Cecília Soares de Lima

OLIVEIRA, A.C.M.LOPES, M.A.ESPOSITO, M.C.JUEN, L.JUEN, L.. Impactos da exploração madeireira manejada sobre a fauna de pequenos mamíferos não-voadores em florestas de Terra-Firme na Amazônia Oriental, Paragominas, Pará. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Susanne Lúcia Silva de Maria

OLIVEIRA, A.C.M.QUEIROZ, H.L.LOPES, M.A.JUEN, L.JUEN, L.. Efeitos da exploração madeireira manejada sobre a fauna de mamíferos de médio e grande porte na Amazônia Oriental, Paragominas, Pará. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: LENIZE BATISTA CALVÃO

DE MARCO, P.J.BATISTA, J.B.Juen, L. Teoria Ecofisiológica para a distribuição de Odonata: Consequências para a previsão de perda de espécies em função da conversão de área naturais em pastagem. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sandro Leonardo Alves

LOPES, M.A.SILVA-JÚNIOR, J.S.JUEN, L.JUEN, L.. Diversidade de Primatas e a heterogeneidade de hábitat na Reserva Biológica do Guaporé, Rondônia, brasil. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Eva Ferreira dos Reis

JUEN, L.JUEN, L.; ASSUNCAO, S. G. S.; FERREIRA, O. M.. Assimetria Flutuante de Odonata é uma boa métrica para avaliar alteração ambiental em córregos de Cerrado. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pericia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Fernando Geraldo de Carvalho

JUEN, L.JUEN, L.; ASSUNCAO, S. G. S.; BARREIRA, S.. Efeito da integridade de Córregos sobre a comunidade de Odonata. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pericia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Camis Ferreira Leão

Akama, A.BARBOSA, T. A.Juen, L.. Ictiofauna associada aos ecossistemas aquáticos do município de Ourém - Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Paulo Rodrigo Paiva Ferreira e Manoel Maria Braga

Juen, Leandro; Michelan, T. S.;MONTAG, L. F. A.. Uso de assembleias de peixes como indicador de qualidade ambiental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Luciene Lopes Ramos da Silva

Juen, Leandro; Michelan, T. S.;MONTAG, L. F. A.. Estrutura de comunidades florestais em ambiente de várzea e terra-firme no município de Portel, Baixo Amazonas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Arianderson Teixeira Silva

Akama, A.FERREIRA, A. L. N.Juen, Leandro. Levantamento ictiofaunistíco dos ecossistemas aquáticos do Parque Estadual do Utinga. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Bruno Eleres Soares

MONTAG, L.F.A.JUEN, L.JUEN, L.AYRES-SANTOS, B.. Padrões ecomorfológicos da ictiofauna de poças de maré na zona costeira amazônica, Estado do Pará, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Keila Cristia de Jesus Rocha

LOPES, M.A.QUEIROZ, H.L.JUEN, L.JUEN, L.. Diversidade e uso de habitat de Melastomataceae no Parque Ecológico de Gunma, Santa Bárbara, PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Michely Laphaeth Sardinha Mendes

VALENTE, R. M.;RUIZ, G.R.S.JUEN, L. Composição de uma comunidade Amazônica de aranhas Micrathena e sua relação com a complexidade espacial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Maylla Ferreira Coimbra

JUEN, L.JUEN, L.CABETTE, H.S.R.BATISTA, J.B.. Riqueza e abundância de larvas e adultos de Odonata em três cachoeiras do Complexo Serra do Roncador, Nova Xavantina - MT. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Thiago Pereira Mendes

CABETTE, Helena Soares Ramos;BATISTA, J.B.. A Distribuição das Larvas de Odonata (Insecta) é afetada pelas Distâncias Geográficas ou pelo Ambiente? Um Estudo Sob a Luz das Teorias do Nicho e Neutra.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: José Max Barbosa de Oliveira Júnio

LIMA FILHO, G. F.JUEN, L.JUEN, L.; SANTOS, T.. As variações na comunidade de Odonata em córregos podem ser explicadas pelo Paradoxo do Plâncton. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia.

Aluno: Anselmo Segate

BATISTA, J.B.; CABETTE, Helena Soares Ramos. Riqueza de Odonata adulto em Riachos da Bacia do Ribeirão Antártico: um teste à metodologia de varredura com áreas fixas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ricardo Victor Maciel

BINI, L. M.NABOUT, J.C.JUEN, L.JUEN, L.. Estudo sobre a concordância das comunidades limnólogicas do Rio Corrente no Sudoeste do Estado de Goiás. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Caio Stuart Amorim Pereira

BASTOS, R.P.JUEN, L.JUEN, L.; ALOISIO, G. R.. Peixes de Riacho da Região do Município de Barro Alto, Goiás. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Denis Silva Nogueira

CABETTE, Helena Soares Ramos; IABE, R.. Os Trichopteras (Insecta) da Bacia do Suiá-Miçú, MT: composição da fauna realcionada à qualidade da água e a integridade de hábitats. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Yulie Shimano Feitoza

CABETTE, Helena Soares Ramos. Ephemeroptera (Insecta) da Bacia do Rio Suiá-Miçú, Mato Grosso: riqueza e abundância associados à integridade de hábitat e a qualidade de água. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jade Ramos

BASTOS, R.P.JUEN, L.JUEN, L.ROSSA-FERES, D.C.. Variação altitudinal das comunidades de anuros na serra dos Pirineus, Estado de Goiás. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Janinne Pacelli Ribeiro e Patrícia Teodoro Cardoso

LIMA, F.P.JUEN, L.. Análise da estrutura da comunidade e distribuição espacial de Coleópteros em três fitofisionomias de Cerrado no Campus da UEG, Anápolis-Goiás.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Érica Diniz Ferreira e Elaine Ferreira de Oliveira

LIMA, F.P.JUEN, L.. Estrutura e comparação da mimercofauna edáfica em diferentes fitofisionomias do Bioma Cerrado. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Goiás.

Aluno: Jaqueline Rodrigues Souza

DELL'ERBA, R.JUEN, L.. Guia de campo e informações biológicas das borboletas (Papilionoidea e Hesperioidea) freqüentes no Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina - MT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Handersom Batista de Castro

CABETTE, H.S.R.JUEN, L.. Odonata imaturos da Bacia do Rio Pindaíba-MT, com ênfase nos gradientes longitudinais e sazonalidade. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Precila Maria Zillmer

DELL'ERBA, R.CABETTE, H.S.R.JUEN, L.. As borboletas (Hesperioidea e Papilionidea) do Parque Municipal do Bacaba, Nova Xavantina, Mato Grosso. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

NORONHA, R. C. R.; LEE, J. T.; READY, J. S.;Juen, L.. Processo Seletivo de Professor Visitante para o Magistério Superior Edilta N 224. 2015. Universidade Federal do Pará.

Juen, LROSA, R.SANTOS, M. P. D.. Comissão de seleção para provimento de professor Adjunto I em Ecologia do edital N 180 de 08 de novembro de 2013. 2014. Universidade Federal do Pará.

Juen, L.OLIVEIRA, A.C.M.ESPOSITO, M.C.. Processo Seletivo Simplificado Ecologia. 2013. Universidade Federal do Pará.

JUEN, L.. Professor. 2005. Secretaria Municipal de Educação de Nova Nazaré.

LIMA, D. P.; OLIVEIRA, E. L.;Juen, L.. Comissão de Elaboração e Execução dos Processos Seletivos do Curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação - UNEMAT. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

JUEN, L. Ictiofauna de poças de maré no litoral Norte e Nordeste do Brasil: Diversidade, padrões de distribuição e estrutura funcional e trófica. 2014. Museu Paraense Emílio Goeldi.

Juen, LMONTAG, L.F.A.BARTHEM, R.B.. Comissão de seleção de mestrado do Programa de Ecologia Aquática e Pesca da UFPA. 2012. Universidade Federal do Pará.

Juen, LALBERNAZ, A.L.K.M.DANTAS SANTOS, M.P.MARTINS, M.B.. Comissão Avaliadora de Ingresso no doutorado na área de Ecologia e Conservação do Programa de Pós-graduação em Zoologia UFPA/MPEG. 2012. Universidade Federal do Pará.

Juen, Leandro. Avaliador externo dos projetos de Dissertações e Teses da Pós-graduação em Zoologia, do convênio Universidade Federal do Pará e Museu Emilio Goeldi, durante o VIII Seminário de Pós-graduação em Zoologia. 2011. Universidade Federal do Pará.

OLIVEIRA, A.C.M.BARRONCAS, M.E.F.Juen, L. Comissão de seleção de mestrado na área de Conservação e Ecologia do Programa de Pós-graduação em Zoologia UFPA/MPEG. 2011. Universidade Federal do Pará.

Orientou

Silvia Rafaela Alves Pereira

Avaliação da capacidade de dispersão em Odonata e o efeito das características morfológicas; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

THAÍZ MARIA RAMOS

Efeito da capacidade de dispersão no padrão de distribuição de ninfas de EPT (Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera); Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Zoologia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

Luisa Victoria da Silva Vareira

Padrão de distribuição de Odonata na Ilha do Marajó; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Francisco Maciel Barbosa dos Santos

Distribuição de abundância das espécies de Odonata em um gradiente ambiental; Início: 2023; Tese (Doutorado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Yuly Paulina Ramírez

Estado ecológico de la cuenca alta del río Chinchiná: evaluación de herramientas de monitoreo y fitorremediación; Início: 2022; Tese (Doutorado em Ciencias Biología, Química, Física y Matemáticas) - Universidad de Caldas; (Coorientador);

Gabriel Martins da Cruz

Efeitos das mudanças de usos do solo sobre os padrões de distribuição da biodiversidade de insetos aquáticos na Amazônia; Início: 2021; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas; (Orientador);

Josinete Sampaio Monteles

Índices bióticos e alterações ambientais: uma abordagem utilizando atributos funcionais e insetos aquáticos; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará; (Coorientador);

Daniel Silas Veras

O papel da integridade do habitat sobre a diversidade beta e os padrões de ocupação regional e abundância local de Odonata no Ecotono Cerrado-Caatinga; Início: 2021; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);

Cristian Camilo Mendoza Penagos

Taxonomia integrativa do gênero Psairouneura Williamson, 1915 (Odonata: Coenagrionidae: Protoneurinae); Início: 2020; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Erlane José Rodrigues da Cunha

Início: 2019; Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa;

Fernando Geraldo de Carvalho

Início: 2019; Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;

LENIZE BATISTA CALVÃO

Início: 2017; Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa;

Gabrielly Silva Melo

Padrão de distribuição de larvas de Odonata em áreas modificadas por construção de minerioduto e de estradas; 2022; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Ingrid Reis Campos

Influência do mineroduto de Bauxita na diversidade funcional dos insetos aquáticos das ordens Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) em riachos da Amazônia Oriental; 2022; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Beatriz da Luz Silva

Padrões de diversidade beta de comunidades de Gerromorpha (Hemiptera, Heteroptera) em riachos sob influência de um mineroduto de bauxita na Amazônia Oriental; 2022; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Leandro Juen;

Gabriel Martins da Cruz

Efeitos ambientais e espaciais na composição, distribuição de espécies de larvas e adultos de Trichoptera,; 2021; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Myllena Suzi Lima Silva

Mudanças de uso da terra e os grupos funcionais alimentares de Insetos Aquáticos em riachos da Amazônia; 2021; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Leandro Juen;

Rodrigo Arison Barbosa Ribeiro

As condições do habitat dentro dos riachos influenciam as assembleias de Odonata (Insecta) imaturos na Amazônia oriental; 2021; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Natalia Beatriz Barros Santos

Construção e validação de um Banco de dados de características funcionais de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera (EPT) para o monitoramento ambiental em riachos com perda de vegetação ciliar; 2021; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

Suellen Furtado Vinagre

Seleção de microhatitat e padrões de termorregulação de Libélulas em riachos Amazônicos; 2021; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Laura Jimena Marin Eslava

Insectos Acuáticos Asociados a Microcuencas de los Llanos Orientales de Colombia; 2021; Dissertação (Mestrado em Maestría en Ciencias Biológicas) - Universidad de Caldas,; Coorientador: Leandro Juen;

Amanda Katly Machado de Albuquerque

Proporção de Zygoptera/Anisoptera (Insecta: Odonata) como ferramenta para avaliação de impactos ambientais em riachos do bioma Cerrado; 2021; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Coorientador: Leandro Juen;

Diego Costa de Sousa

Avaliando a eficiência dos níveis taxonômicos de Heteroptera no biomonitoramento de riachos do ecótono Cerrado-Caatinga; 2021; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Coorientador: Leandro Juen;

Lucas Pereira Moura

Especificidade ambiental e morfologia são os principais filtros para a distribuição de espécies de Odonata em um gradiente ambiental no Cerrado Maranhense; 2021; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade) - Universidade Federal do Oeste do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Francisco Maciel Barbosa dos Santos

Distribuição da Assembleia de Odonata em riachos na Amazônia Legal Maranhense em função da variação ambiental; 2021; Dissertação (Mestrado em Agricultura e Ambiente) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Emmy Fiorella Medina Espinoza

Quem ganha e quem perde com a alteração ambiental em riachos na Amazônia? Uma avaliação usando Odonata como organismos modelo; 2021; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Cristian Camilo Mendoza Penagos

Odonata como bioindicador em igarapés da Amazônia Oriental: podemos simplificar a abordagem sem perder informações importantes?; 2020; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Viviane Caetano Firmino

TAXAS DE FRAGMENTAÇÃO DE FOLHAS E COMPOSIÇÃO TAXONÔMICA DA ENTOMOFAUNA AQUÁTICA DE RIACHOS NA AMAZÔNIA ORIENTAL; 2020; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

João Paulo Alves Motta

Uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores em riachos na bacia hidrográfica do Rio Preto, Distrito Federal; 2020; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

JUAN MATEO RIVERA PÉREZ

Variação temporal da comunidade de insetos aquáticos na Amazônia Oriental; 2020; Dissertação (Mestrado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Bruna Letícia Barreto Façanha

Efeitos de tipos de iscas e alturas de armadilhas para amostragem de dípteros califorídeos e mesembrinelídeos (Insecta, Diptera) na Amazônia Oriental; 2020; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Leandro Juen;

Carina Kaory Sasahara de Paiva

Atividades de mineração afetando a distribuição de Trichoptera na Amazônia; 2019; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Joás da Silva Brito

Padrões de distribuição de Odonata associados a plantas aquáticas na Amazônia Oriental; 2019; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Calebe Maia

Avaliando a perda da cobertura florestal sobre a assembleia de peixes em riachos da Amazônia Oriental; 2019; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Caio Henrique de Assis Santos

Influência da integridade do habitat e das variáveis ambientais sobre a comunidade de Odonata em igarapés florestados; 2019; Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Diego Fernandes G

Pereira; Filtros ambientais determinando caracteres funcionais de Odonata; 2017; Dissertação (Mestrado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Daniel Sila Veras dos Santos

Efeito da perda de integridade de habitat de riachos sobre as assembléias de Odonata (Insecta) na zona ecotonal do Leste do Maranhão; 2017; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade, Ambiente e Saúde) - Universidade Estadual do Maranhão,; Coorientador: Leandro Juen;

Alana Patrícia Meguy Guterres

O que define a coexistência ou exclusão das espécies de Heteroptera aquáticos ?; 2017; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Bethânia Oliveira de Resende

Flutuações sazonais na estrutura da comunidade de Odonata; 2016; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Fernando Geraldo de Carvalho

Efeito do uso do solo para plantação de Elaeis guineenses Jacq sobre a assembleia de Odonata (Insecta); 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Ana Paula Justino de Faria

Efeito da alteração ambiental em igarapés afogados da Amazônia Oriental sobre a comunidade de insetos aquáticos; 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Thiago Pereira Mendes

Influência do corte manejado em assembleias de larvas de Odonata (Insecta) em áreas de floresta na Amazônia Oriental; 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Mylena Neves Cardoso

Efeito da exploração madeireira sobre as comunidades de ninfas de Ephemeroptera (Insecta) em igarapés da Amazônia Oriental; 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Márcio Cunha Ferreira

EFEITO DA MONOCULTURA DE DENDEZEIRO (Elaeis guineensis JACQ; ) NA ESTRUTURA FÍSICA E BIÓTICA DE IGARAPÉS DE TERRA FIRME NA AMAZÔNIA ORIENTAL; 2015; Dissertação (Mestrado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Erlane José Rodrigues da Cunha

O uso da terra para plantação de dendê afeta a biodiversidade aquática? Uma avaliação dos efeitos da atividades sobre as comunidades de Heteroptera em igarapés da Amazônia; 2014; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

José Max Barbosa de Oliveira Júnio

Efeito da integridade ambiental sobre a riqueza de espécies de Odonata na Amazônia; 2013; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Thiago Barros Miguel

Uso de Odonata como ferramenta de monitoramento ambiental; 2013; Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

Cláudio da Silva Monteiro Júnior

Efeitos da urbanização sobre assembléia de adultos de libélulas (Odonata) na cidade de Manaus - AM; 2011; Dissertação (Mestrado em Entomologia) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Coorientador: Leandro Juen;

Thiago Barros Miguel

Avaliando o Gradiente Latitudinal de Riqueza de Espécies de Odonata em Cerrado, Transição e Amazônia; 2021; Tese (Doutorado em Ecologia e Conservação) - Universidade do Estado de Mato Grosso,; Orientador: Leandro Juen;

Joás da Silva Brito

Padrões de metacomunidades de Odonata na Amazônia brasileira: investigando o papel dos paradigmas de metacomunidade na dispersão, distribuição e fluxo gênico nas comunidades de libélulas; 2020; Tese (Doutorado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Rafael Costa Bastos

Modelagem de nicho ecológico de espécies de Odonata (Insecta): subsídios para a seleção de áreas prioritárias para conservação no Brasil; 2020; Tese (Doutorado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

Bethânia Oliveira de Resende

Padrões de diversidade de libélulas (Insecta: Odonata): utilizando uma abordagem clássica, funcional e filogenética para determinar a estruturas das comunidades em riachos da Amazônia Oriental; 2020; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Viviane Caetano Firmino

Atividades de extração e processamento de bauxita, suas implicações para o funcionamento ecossistêmico da biota aquática em riachos Amazônicos; 2020; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Thiago Pereira Mendes

Efeitos do uso da terra na Amazônia Oriental sobre a estrutura do habitat e baixos níveis de organização biológica: Odonata (Insecta) como organismos biomonitores; 2019; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

Ana Paula Justino de Faria

Relação entre os diferentes tipos de uso do solo sobre a biodiversidade aquática na Amazônia Oriental; 2019; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Fernando Geraldo de Carvalho

Padrões de distribuição de Odonata (Insecta) na Amazônia Oriental: respostas morfológicas e filogenéticsa; 2019; Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Fernanda da Silva Santos

Padrões de diversidade, ocupação e coexistência de mamíferos terrestres na região Neotropical; 2019; Tese (Doutorado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Victor Rennan Santos Ferreira

O efeito das alterações ambientais provenientes da mineração de bauxita sobre a comunidade de Odonata na Amazônia Oriental; 2019; Tese (Doutorado em ECOLOGIA) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

Erlane José Rodrigues da Cunha

Padrões de distribuição de comunidades de percevejos semiaquáticos (Gerromorpha: Hemiptera) em diferentes usos da terra na Amazônia Oriental; 2018; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Leandro Schlemmer Brasil

Padrões de diversidade e aspectos da conservação de Odonata (Insecta) em igarapés Amazônicos; 2018; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Gilberto Nicácio Batista

Determinantes da estrutura de comunidades de insetos aquáticos em riachos na Amazônia: o papel do habitat e da escala espacial; 2017; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Alana Patrícia Meguy Guterres

Influência do ambiente, espaço e dismorfismo sexual na diversidade de insetos semiaquáticos (Hemiptera, Heteroptera, Gerromorpha), na Amazônia oriental; 2017; Tese (Doutorado em Ecologia Aquática e Pesca) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Mylena Neves Cardoso

MACROECOLOGIA DE EPHEMEROPTERA (INSECTA) DA AMAZÔNIA; 2017; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Cláudio da Silva Monteiro Júnior

Efeito da integridade ambiental sobre comunidades de adultos de libélulas (Insecta: Odonata) em igarapés de Terra-Firme na Amazônia Paraense; 2016; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Leandro Juen;

LENIZE BATISTA CALVÃO

O efeito do manejo florestal de impacto reduzido sobre a comunidade de Odonata (Insecta) na Amazônia Oriental; 2016; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Leandro Juen;

Yulie Shimano Feitoza

Ephemeroptera (Insecta) no Brasil: estado da arte, amostragem, influências e distribuição; 2015; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

José Max Barbosa de Oliveira Junior

Estrutura da comunidade de Odonata (Insecta) na Amazônia Oriental: testando efeitos espaciais, ambientais, morfológicos e de competição; 2015; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Leandro Juen;

Youszef Oliveira da Cunha Bitar

Turnover de anuros da Amazônia, perspectivas em multi escalas e habit; 2014; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Leandro Juen;

Ana Paula Justino de Faria

2019; Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa; Leandro Juen;

Driane Cardoso Ferreira

Influência da diminuição da cobertura da floresta nativa na comunidade de Odonata (Insecta) na Amazônia Oriental; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental e Manejo de Paisagem) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Leandro Juen;

Fernando Geraldo de Carvalho

Odonata é uma boa Ferramenta para detectar impacto ambiental?; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pericia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leandro Juen;

Eva Ferreira dos Reis

Uso de assimetria flutuante de Odonata para mensurar qualidade ambiental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pericia Ambiental) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leandro Juen;

Beatriz da Luz Silva

Os Filtros ambientais e a divergência morfológica influenciam na organização das espécies de Gerromorpha na Amazônia Oriental; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Emmy Fiorella Medina Espinoza

Análisis del ensamblaje adulto de Odonata (Insecta) en cuerpos de agua de la Estación Biológica Los Amigos Madre de Dios; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Facultad de Ciencias) - Universidad Nacional Agraria La Molina; Orientador: Leandro Juen;

Joás da Silva Brito

Atividades de mineração e seus efeitos na diversidade de Odonata (Insecta) em igarapés da Amazônia Oriental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Cleide Jeanny Oliveira dos Santos

Ephemeroptera (Insecta) como bioindicador de qualidade ambiental em riachos da Amazônia Oriental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Klícia de Fátima Souza de Azevedo

Respostas taxonômicas e morfológicas da comunidade de Odonata (Insecta) ao uso da terra na Amazônia Brasileira; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Rafael Lobo Raiol

Efeiotis do uso da terra sobre abelhas das orquídeas raras e comuns (Apidae, Euglossini) na Amazônia Oriental; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Leandro Juen;

Carina Kaory Sasahara de Paiva

O papel relativo dos processos ambientais e espaciais na estruturação da comunidade de Trichoptera (Insecta) em Unidades de Conservação na Amazônia Brasileira; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Luiz Felipe Batista Ferreira

Efeito da monocultura de dendê sobre a riqueza, abundância e composição de larvas de Odonata (Insecta) e a relação destes atributos ecológicos com as variáveis ambientais; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Driane Cardoso Ferreira

O efeito das variáveis ambientais na estruturação da assembléia de Odonata (Insecta), na Amazônia Oriental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Mylena Neves Cardoso

Quantas espécies de Ephemeroptera (Insecta) provavelmente serão descobertas no Brasil?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Thiago Pereira Mendes

A Distribuição das Larvas de Odonata (Insecta) é afetada Pelas Distâncias Geográficas ou PELO Ambiente? Um Estudo Sob a Luz das Teorias do Nicho e Neutra; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Leandro Juen;

Nelson SIlva Pinto

Padrões de diversidade de Odonata na Amazônia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Goiás, Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás; Orientador: Leandro Juen;

José Max Barbosa de Oliveira Júnio

As variações na comunidade de Odonata em córregos podem ser explicadas pelo Paradoxo do Plâncton; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade Araguaia; Orientador: Leandro Juen;

Denis Silva Nogueira

Os Trichoptera (Insecta) na Bacia do Suiá-Miçú, MT: composição da fauna relacionada à qualidade da àgua e a integridade de hábitats; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Leandro Juen;

Jair Filho

Checklists de contribuição ao conhecimento da Odonatofauna na cidade de Belém, Pará, Brasil; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Jady Vivia Almeida da Silva Santos

Aplicação de indicadores biológicos em programas de monitoramento ambiental em riachos submetidos a um gradiente de perturbações antrópicas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

ANA CLARA BALATA SIQUEIRA

Distribuição potencial de Odonata na Amazônia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Cleide Jeanny Oliveira Bahia dos Santos

Lacunas de conservação para a ordem Ephemeroptera na Amazônia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Daiany Larissa Ribeiro Carrera

Avaliação da integridade biótica de riachos submetidos à perturbação ambiental: uma abordagem multimétrica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Ana Ligia Dias Martins

O uso da biomassa e morfologia para detectar o efeito da mineração sobre a assembleia de Odonata (Insecta); 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Sol Silva Santana

Aferição morfológica de Gerromorpha; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Leandro Juen;

Vinícius Araújo da Luz

Influência do uso da terra sobre a morfologia e alocação sexual de Cilyndrosthetus palmaris Drake & Harris, 1934 (Hemiptera: Heteroptera) em riachos da Amazônia Oriental; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leandro Juen;

Beatriz da Luz Silva

Variação intraespecífica e diversidade funcional de duas espécies de Gerromorpha (Hemiptera) na Amazônia oriental; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Ciências Biologicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Leandro Juen;

Rodrigo Fiel Barreto

Medidas morfométricas de Gerromorpha amostrados em Floresta e quatro tipos de uso do solo na Amazônia Oriental; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Juan Esteban Bastos Lopes

Variação espacial e temporal na diversidade de Ephemeroptera (Insecta) em igarapés afetados por mineração na Serra dos Carajás, Pará, Brasil; ; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Rute da Silva Souza

Descrição de nova espécie do gênero Epipleoneura, Williamson (1915) na região neotropical da Amazônia; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Rodrigo Ribeiro

Índice de diversidade morfológica de larvas de Odonata (Insecta) em igarapés na Amazônia Oriental; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Cleide Jeanny Oliveira Bahia dos Santos

Influência da mineração no ambiente e nas comunidades de Ephemeroptera em Paragominas-PA; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Viniccius Tomé Feitosa

Integridade ambiental e os insetos aquáticos: Uma meta-analise em riachos tropicais; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Juan Esteban Bastos Lopes

Variação espacial e temporal na diversidade de Ephemeroptera (Insecta) em igarapés afetados por mineração na Serra dos Carajás, Pará, Brasil; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Jhose Paixão Brito

Efeito da integridade ambiental em igarapés alterados sobre a assembleia de Odonata (Insecta) na região metropolitana de Belém PA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Leandro Juen;

Jessica Cardoso Ferreira

Efeitos das atividades de mineração sobre a estrutura das comunidades de insetos aquáticos na Amazônia Oriental; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Rute da Silva Souza

Padrões estruturais do hábitat e o efeito das variáveis ambientais como fatores limitantes da diversidade de larvas de Odonata (Insecta) em igarapés na Amazônia Oriental ? PA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Klícia de Fátima Souza de Azevedo

Distribuição de Odonata (Insecta) em mosaicos de paisagem na Amazônia Oriental; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Leonardo da Silva Novaes

Novas e praticamente extintas? Diagnóstico das ameaças que as espécies de odonata recentemente descritas na Amazônia sofrem; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Joás da Silva Brito

Efeitos da mineração de ferro sobre a diversidade, abundância e biomassa de Odonata (Insecta) em igarapés amazônicos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Ayda Fabiana Teles Pimentel

Avaliação dos impactos da extração de madeira sobre a diversidade de percevejos semiaquáticos (Hemiptera: Heteroptera) na Amazonia Oriental; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Carina Kaory Sasahara de Paiva

Influência da monocultura de dendê (Elaeis guineenses Jacq; ) na Diversidade Funcional das assembleias de imaturos de Trichoptera (Insecta); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Mylena Neves Cardoso

Tempo de resiliência das comunidades aquáticas após o corte seletivo de madeira na Amazônia Oriental; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa; Orientador: Leandro Juen;

Luiz Felipe Batista Ferreira

Efeito dos parametros ambientais na distribuição de larvas de Odonata; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Juen;

Kete Rita de Jesus

O papel da avaliação no processo de aprendizagem; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Educação Básica) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Leandro Juen;

Kete Rita de Jesus

O impacto da violência doméstica na aprendizagem dos alunos de 1ª a 5ª séries da Escola Municipal Nova Nazaré - MT; 2006; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Educação Básica) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Leandro Juen;

Reginaura Marques de Queiros

A escola na prevenção do uso de drogas?; Trabalho de Conclusão de Módulo de Ensino; ; 2006; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Educação Básica) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Leandro Juen;

Eva Ferreira dos Reis

Interferências no processo de aprendizagem com alunos de 1ª a 5ª séries da Escola Municipal Nova Nazaré - MT; 2006; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Educação Básica) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Leandro Juen;

Produções bibliográficas

  • ALBERTO ROJAS'CASTILLO, OSCAR ; KEPFER ROJAS, SEBASTIAN ; JUEN, Leandro ; FOGAÇA DE ASSIS MONTAG, LUCIANO ; GERALDO CARVALHO, FERNANDO ; PEREIRA MENDES, THIAGO ; WEI JIE CHUA, KENNY ; WILKINSON, CLARE L ; AZMAI AMAL, MOHAMMAD NOOR ; FAHMI'AHMAD, MUHAMMAD ; JACOBSEN, DEAN . Metaanalysis Contrasting Freshwater Biodiversity in Forests and Oil Palm Plantations with and without Riparian Buffers. CONSERVATION BIOLOGY , v. 38, p. e14172, 2024.

  • GONÇALVES, MYCKEY ; MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN CAMILO ; SILVA VILELA, DIOGO ; RIBEIRO DA SILVA, SAMANTHA ; DA MATTA, ALYSSON ; JUEN, Leandro ; SCHLEMMER BRASIL, LEANDRO . New records of Odonata (Insecta) for the extreme northwest of the Brazilian Amazon. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY , v. 26, p. 224-233, 2024.

  • ALVES'MARTINS, FERNANDA ; STROPP, JULIANA ; JUEN, Leandro ; LADLE, RICHARD J. ; LOBO, JORGE M. ; MARTINEZ'ARRIBAS, JAVIER ; JÚNIOR, PAULO DE MARCO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; CÓRDOBA'AGUILAR, ALEX ; MEDINA'ESPINOZA, EMMY FIORELLA ; DUTRA, SILVIA ; VILELA, DIOGO SILVA ; CORDERO'RIVERA, ADOLFO ; DEL PALACIO, ALEJANDRO ; RAMÍREZ, ALONSO ; CARVALHO'SOARES, ANDERSON ANDRÉ ; FARIAS, ANTONIO BRUNO SILVA ; DE RESENDE, BETHÂNIA OLIVEIRA . Sampling completeness changes perceptions of continental scale climate-species richness relationships in odonates. JOURNAL OF BIOGEOGRAPHY , v. 51, p. 1148-1162, 2024.

  • CARDOSO, MYLENA NEVES ; CRUZ, PAULO VILELA ; SHIMANO, YULIE ; SALLES, FREDERICO FALCÃO ; CUNHA, ERLANE JOSÉ ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; MICHELAN, THAÍSA SALA ; LUIZA-ANDRADE, ANA ; FERNANDES, IZAIAS MÉDICE ; JUEN, Leandro . It is here to stay. The exotic species Cloeon Smaeleni Lestage, 1924 (Ephemeroptera) will be a long-term element of south American diversity. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 28, p. 427-436, 2024.

  • VERAS, DANIEL SILAS ; FERREIRA, MARIA FERNANDA RIBEIRO ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; DA CONCEIÇÃO SOUSA, MONICA MARCELA ; JUEN, Leandro . Heterogeneity in altered streams does not increase the richness of stream specialist species of Odonata in the Maranhense Cerrado. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 28, p. 665-674, 2024.

  • BARBOSA DOS SANTOS, FRANCISCO MACIEL ; JUEN, Leandro ; CAJAIBA, REINALDO LUCAS ; PEREIRA DE SOUSA, JOSÉ ROBERTO . Distribution of the Odonata assemblages along an environmental gradient in the streams of the legal Amazonia region in western Maranhão (Brazil). JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 28, p. 651-663, 2024.

  • FIRMINO, VIVIANE CAETANO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; JUEN, Leandro ; HAMADA, NEUSA ; MARTINS, RENATO TAVARES . Do Methodological Differences in Experiments with Stream Shredders Imply Variability in Outputs? A Microcosm Approach. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 53, p. 617-629, 2024.

  • STEGMANN, LIS F. ; FRANÇA, FILIPE M. ; CARVALHO, RAQUEL L. ; BARLOW, JOS ; BERENGUER, ERIKA ; CASTELLO, LEANDRO ; JUEN, Leandro ; BACCARO, FABRÍCIO B. ; VIEIRA, IMA CÉLIA GUIMARÃES ; NUNES, CÁSSIO ALENCAR ; OLIVEIRA, RODRIGO ; VENTICINQUE, EDUARDO M. ; SCHIETTI, JULIANA ; FERREIRA, JOICE . Brazilian public funding for biodiversity research in the Amazon. Perspectives in Ecology and Conservation , v. 22, p. 1-7, 2024.

  • PALACINO-RODRÍGUEZ, FREDY ; SILVA BRITO, JOÁS ; JUEN, Leandro ; PALACINO PENAGOS, DIEGO ANDRÉS . Behavioral Diversity Among Odonata Larvae Increases in Water with Greater Turbidity Under Captivity Conditions. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 53, p. 726-737, 2024.

  • MACHADO DE ALBUQUERQUE, AMANDA KATLY ; SILAS VERAS, DANIEL ; JUEN, Leandro ; SILVA DE AZEVÊDO, CARLOS AUGUSTO . Zygoptera / Anisoptera (Insecta: Odonata) ratio as a tool to assess anthropogenic changes in Brazilian Cerrado streams. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 196, p. 1-14, 2024.

  • SANTOS, JADY ; LIMA, MYLLENA ; MONTELES, JOSINETE SAMPAIO ; CARRERA, DAIANY LARISSA RIBEIRO ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO DE ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; JUEN, Leandro . Assessing physical habitat structure and biological condition in eastern Amazonia stream sites. Water Biology and Security , v. 2, p. 100132, 2023.

  • FIRMINO, VIVIANE CAETANO ; MARTINS, RENATO TAVARES ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; CUNHA, ERLANE JOSÉ ; PINEDO, RAUL BISMARCK ; HAMADA, NEUSA ; JUEN, Leandro . Do microplastics and climate change negatively affect shredder invertebrates from an amazon stream? An ecosystem functioning perspective. ENVIRONMENTAL POLLUTION , v. 321, p. 121184, 2023.

  • GRIGOROPOULOU, AFRODITI ; HAMID, SUHAILA AB ; ACOSTA, RAÚL ; AKINDELE, EMMANUEL OLUSEGUN ; AL'SHAMI, SALMAN A. ; ALTERMATT, FLORIAN ; AMATULLI, GIUSEPPE ; ANGELER, DAVID G. ; ARIMORO, FRANCIS O. ; AROVIITA, JUKKA ; ASTORGA'ROINE, ANNA ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; BONADA, NÚRIA ; BOUKAS, NIKOS ; BRAND, CECILIA ; BREMERICH, VANESSA ; BUSH, ALEX ; CAI, QINGHUA ; CALLISTO, MARCOS ; JUEN, L. . The global EPTO database: Worldwide occurrences of aquatic insects. GLOBAL ECOLOGY AND BIOGEOGRAPHY , v. 32, p. 642-655, 2023.

  • CARDOSO, MYLENA NEVES ; SHIMANO, YULIE ; CRUZ, PAULO VILELA ; BOLDRINI, RAFAEL ; MARIANO, RODOLFO ; NESSIMIAN, JORGE LUIZ ; MOLINERI, CARLOS ; SALLES, FREDERICO FALCÃO ; DE ANDRADE, ANDRÉ FELIPE ALVES ; DE MARCO, PAULO ; JUEN, Leandro . Assessing the distribution of mayflies (Ephemeroptera: Insecta) in the Brazilian Amazon to guide more effective conservation. AQUATIC CONSERVATION-MARINE AND FRESHWATER ECOSYSTEMS , v. 33, p. 337-348, 2023.

  • HUGHES, ROBERT M. ; POMPEU, PAULO SANTOS ; CALLISTO, MARCOS ; CHEN, KAI ; JUEN, Leandro ; DE FREITAS TERRA, BIANCA . Tropical and subtropical streams: A synthesis. Water Biology and Security , v. 2, p. 100188, 2023.

  • MOI, DIEISON A. ; BARRIOS, MARGENNY ; TESITORE, GIANCARLO ; BURWOOD, MAITE ; ROMERO, GUSTAVO Q. ; MORMUL, ROGER P. ; KRATINA, PAVEL ; JUEN, Leandro ; MICHELAN, THAÍSA S. ; MONTAG, LUCIANO F. A. ; CRUZ, GABRIEL M. ; GARCÍA'GIRÓN, JORGE ; HEINO, JANI ; HUGHES, ROBERT M. ; FIGUEIREDO, BRUNO R. S. ; TEIXEIRADEMELLO, FRANCO . Human land-uses homogenize stream assemblages and reduce animal biomass production. JOURNAL OF ANIMAL ECOLOGY , v. 92, p. 1176-1189, 2023.

  • FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; DE RESENDE, BETHÂNIA OLIVEIRA ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; DA BRITO, JOÁS SILVA ; DE CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; OLIVEIRA'JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; NEISS, ULISSES GASPAR ; FERREIRA, RHAINER ; JUEN, Leandro . Amazonian Odonata Trait Bank. Ecology and Evolution , v. 13, p. e10149, 2023.

  • JUEN, Leandro ; KOROIVA, RICARDO ; GERALDO DE CARVALHO, FERNANDO ; MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN CAMILO ; BRITO, JOÁS DA SILVA ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA ; SILVA, CAIO S. ; GUERREIRO, SÁVIO ; CAVALCANTE, GIOVANNA C. ; MAGALHÃES, LEANDRO ; SOUZA, JORGE E. S. DE ; GOMES, DANIEL H. F. ; MONTAG, LUCIANO FOGAÇA DE ASSIS ; MICHELAN, THAISA S. ; LIGEIRO, RAPHAEL . The First Mitochondrial Genome of an Odonata Endemic to South America, Chalcopteryx rutilans (Rambur, 1842) (Odonata: Polythoridae), and Its Implications for the Phylogeny of the Zygoptera. DIVERSITY , v. 15, p. 908, 2023.

  • CARVALHO, RAQUEL L. ; RESENDE, ANGELICA F. ; BARLOW, JOS ; FRANÇA, FILIPE M. ; MOURA, MARIO R. ; MACIEL, RAFAELLA ; ALVES-MARTINS, FERNANDA ; SHUTT, JACK ; NUNES, CASSIO A. ; ELIAS, FERNANDO ; SILVEIRA, JULIANA M. ; STEGMANN, LIS ; BACCARO, FABRICIO B. ; JUEN, Leandro ; SCHIETTI, JULIANA ; ARAGÃO, LUIZ ; BERENGUER, ERIKA ; CASTELLO, LEANDRO ; COSTA, FLAVIA R.C. ; GUEDES, MATHEUS L. . Pervasive gaps in Amazonian ecological research. CURRENT BIOLOGY , v. 33, p. 3495-3504.e4, 2023.

  • ESPINOSA, ANA CAROLINA ENRÍQUEZ ; CUNHA, ERLANE JOSÉ ; SHIMANO, YULIE ; ROLIM, SAMIR ; MIOLI, LEANDRO ; JUEN, Leandro ; DUNCK, BÁRBARA . Functional diversity of mayflies (Ephemeroptera, Insecta) in streams in mining areas located in the Eastern Amazon. HYDROBIOLOGIA , v. 850, p. 929-945, 2023.

  • FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; LIGEIRO, RAPHAEL ; CALVÃO, LENIZE B. ; GIAM, XINGLI ; LEIBOLD, MATHEW A. ; JUEN, Leandro . Land use types determine environmental heterogeneity and aquatic insect diversity in Amazonian streams. HYDROBIOLOGIA , v. 851, p. 281-298, 2023.

  • MONTAG, LUCIANO FOGAÇA DE ASSIS ; KOROIVA, RICARDO ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA ; MAGALHÃES, LEANDRO ; CAVALCANTE, GIOVANNA C. ; SILVA, CAIO S. ; GUERREIRO, SÁVIO ; GOMES, DANIEL H. F. ; SOUZA, JORGE E. S. DE ; SOUZA, SANDRO J. DE ; SEABRA, LIDIA BRASIL ; LUCENA, MARIA DAYANNE LIMA DE ; PRATA, ERIVAL GONÇALVES ; PENHA, IZABELLA CRISTINA DA SILVA ; MICHELAN, THAISA SALA ; LIGEIRO, RAPHAEL ; JUEN, Leandro . The Complete Mitogenome of Amazonian Hyphessobrycon heterorhabdus (Characiformes: Characidae) as a Valuable Resource for Phylogenetic Analyses of Characidae. Fishes , v. 8, p. 233, 2023.

  • PEREIRA-MOURA, LUCAS ; VERAS, DANIEL SILAS ; DE CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; JUEN, Leandro ; COUCEIRO, SHEYLA REGINA MARQUES . Habitat specificity and morphology-main filters for the distribution of Odonata in the Cerrado Maranhense, Brazil. AQUATIC ECOLOGY , v. 57, p. 443-458, 2023.

  • SUÁREZ-TOVAR, CATALINA M. ; ROCHA-ORTEGA, MAYA ; JUEN, Leandro ; CÓRDOBA-AGUILAR, ALEX . From the forest to the city: the persistence of dragonflies and damselflies in the urban jungle. BIODIVERSITY AND CONSERVATION , v. 33, p. 91-113, 2023.

  • MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN CAMILO ; JUEN, Leandro ; NEISS, ULISSES GASPAR ; HAMADA, NEUSA ; MUZÓN, JAVIER . Description of the final-instar larva of Psaironeura tenuissima (Odonata: Zygoptera: Coenagrionidae) from Amazonia. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY , v. 26, p. 197-204, 2023.

  • MIGUEL, THIAGO BARROS ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; ALVES-MARTINS, FERNANDA ; BATISTA, JOANA DARC ; RODRIGUES, MARCIEL ELIO ; GUILLERMO-FERREIRA, RHAINER ; DE MARCO JÚNIOR, PAULO ; JUEN, Leandro . Odonates in warm regions of south america largely do not follow Rapoport?s rule. BIODIVERSITY AND CONSERVATION (DORDRECHT. ONLINE) , v. 31, p. 565-584, 2022.

  • BARBOSA RIBEIRO, RODRIGO ARISON ; JUEN, Leandro ; SCHLEMMER BRASIL, LEANDRO . Habitat conditions in streams influence Odonata larval assemblages in the eastern Amazon. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY , v. 25, p. 22-30, 2022.

  • MENDOZA-PENAGOS, C. C. ; JUEN, L. ; VILELA, D. S. . Heteragrion calafatiensis (Odonata: Heteragrionidae) sp. nov. from Northern Brazil. ZOOTAXA (ONLINE) , v. 5124, p. 223-229, 2022.

  • MARTINS, RENATO T. ; BRITO, JANAINA ; DIAS-SILVA, KARINA ; LEAL, CECÍLIA G. ; LEITÃO, RAFAEL P. ; OLIVEIRA, VIVIAN C. ; OLIVEIRA-JÚNIOR, JOSÉ M. B. ; DE PAULA, FELIPE R. ; ROQUE, FABIO O. ; HAMADA, NEUSA ; JUEN, Leandro ; NESSIMIAN, JORGE L. ; POMPEU, PAULO S. ; HUGHES, ROBERT M. . Congruence and responsiveness in the taxonomic compositions of Amazonian aquatic macroinvertebrate and fish assemblages. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 2281-2298, 2022.

  • LIMA, MYLLENA ; FIRMINO, VIVIANE CAETANO ; DE PAIVA, CARINA KAORY SASAHARA ; JUEN, Leandro ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER . Land use changes disrupt streams and affect the functional feeding groups of aquatic insects in the Amazon. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 26, p. 137-148, 2022.

  • CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; DUARTE, LEANDRO ; SEGER, GUILHERME DUBAL SANTOS ; NAKAMURA, GABRIEL ; GUILLERMO-FERREIRA, RHAINER ; CORDERO-RIVERA, ADOLFO ; JUEN, Leandro . Detecting Darwinian Shortfalls in the Amazonian Odonata. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 51, p. 404-412, 2022.

  • MIRANDA FILHO, JAIR DA COSTA ; PENAGOS, CRISTIAN CAMILO MENDOZA ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; MIGUEL, THIAGO BARROS ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; LIMA, DIEGO V. M. ; VIEIRA, LISANDRO J.S. ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; JUEN, Leandro . Checklist of Damselflies and Dragonflies (Odonata) from Acre state, and the first record of Drepanoneura loutoni von Ellenrieder & Garrison, 2008 for Brazil. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , v. 22, p. e20211320, 2022.

  • VERAS, DANIEL SILAS ; PINTO, NELSON SILVA ; CALVÃO, LENIZE ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; DE AZEVÊDO, CARLOS AUGUSTO SILVA ; JUEN, Leandro . Environmental thresholds of dragonflies and damselflies from a Cerrado-Caatinga ecotone. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE) , v. 194, p. 614, 2022.

  • CALVÃO, LENIZE B. ; SIQUEIRA, TADEU ; FARIA, ANA PAULA J. ; Paiva, Carina K. S. ; JUEN, Leandro . Correlates of Odonata species composition in Amazonian streams depend on dissimilarity coefficient and oviposition strategy. ECOLOGICAL ENTOMOLOGY , v. 47, p. 998-1010, 2022.

  • CUNHA, ERLANE JOSÉ ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; DE OLIVEIRA, JOHN NASCIMENTO ; JUEN, Leandro . Urban development and industrialization impacts on semiaquatic bugs diversity: A case study in eastern Amazonian streams. Water Biology and Security , v. 1, p. 100061, 2022.

  • SALVADOR, GILBERTO N. ; MONTAG, LUCIANO F. A. ; HUGHES, ROBERT M. ; ALMEIDA, SARA M. ; PRUDENTE, BRUNO S. ; PESSALI, TIAGO C. ; BARROSO, TOBIAS A. ; CIANCIARUSO, MARCUS V. ; LIGEIRO, RAPHAEL ; JUEN, Leandro ; CARLUCCI, MARCOS B. . Influences of multiple anthropogenic disturbances coupled with a tailings dam rupture on spatiotemporal variation in fish assemblages of a tropical river. FRESHWATER BIOLOGY , v. 67, p. 1708-1724, 2022.

  • GOMES, PAULO GEOVANI SILVA ; LIMA, EDGAR LUIS ; SILVA, SAMANTHA RIBEIRO ; JUEN, Leandro ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER . Does land use and land cover affect adult communities of Ephemeroptera, Plecoptera and Trichoptera (EPT)? A systematic review with meta-analysis. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 194, p. 697, 2022.

  • LUIZA-ANDRADE, A. ; SILVA, R. R. ; SHIMANO, Y. ; FARIA, A. P. J. ; CARDOSO, M. N. ; BRASIL, L. S. ; LIGEIRO, R. ; MARTINS, R. T. ; HAMADA, N. ; JUEN, L. . Niche breadth and habitat preference of Ephemeroptera, Plecoptera, and Trichoptera (Insecta) in streams in the Brazilian Amazon. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 4287-4306, 2022.

  • BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; SHIMANO, YULIE ; DIAS-SILVA, KARINA ; JUEN, Leandro . INSETOS AQUÁTICOS BIOINDICADORES DE MUDANÇAS DE USO DA TERRA NO PARÁ, BRASIL: EVIDÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Oecologia Australis , v. 26, p. 424-444, 2022.

  • LUIZA-ANDRADE, ANA ; DA SILVA, ROGÉRIO ROSA ; JUEN, Leandro . Contribution of rare genera of aquatic insects to functional diversity in streams with multiple land use in the Amazon. HYDROBIOLOGIA , v. 850, p. 21-38, 2022.

  • MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN CAMILO ; JUEN, Leandro ; MUZÓN, JAVIER ; VILELA, DIOGO SILVA . Psaironeura jeronimoi (Odonata: Zygoptera: Coenagrionidae) sp. nov. from the Brazilian Amazon rainforest, with a key for species of tenuissima group, and discussion on the significance of the genital ligula to the taxonomy of the group. ZOOTAXA (ONLINE) , v. 5196, p. 291-300, 2022.

  • PESSACQ, PABLO ; ANJOS-SANTOS, DANIELLE ; CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN CAMILO ; JUEN, Leandro . A new Epipleoneura Williamson, 1915 (Zygoptera, Coenagrionidae) from northern Brazil and notes on E. venezuelensis Rácenis, 1955. ZOOTAXA (ONLINE) , v. 5219, p. 153-164, 2022.

  • SILVA, LARISSA F. R. ; CASTRO, DIEGO M. P. ; JUEN, Leandro ; CALLISTO, MARCOS ; HUGHES, ROBERT M. ; HERMES, MARCEL G. . Ecological thresholds of Odonata larvae to anthropogenic disturbances in neotropical savanna headwater streams. HYDROBIOLOGIA , v. 851, p. 313-326, 2022.

  • CALVÃO, LENIZE BATISTA ; BRITO, JOÁS DA SILVA ; FERREIRA, DRIANE ; CUNHA, ERLANE JOSÉ ; OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; JUEN, Leandro . Effects of the loss of forest cover on odonate communities in eastern Amazonia. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 27, p. 205-218, 2022.

  • RIVERA-PÉREZ, JUAN MATEO ; SHIMANO, YULIE ; LUIZA-ANDRADE, ANA ; SILVA PINTO, NELSON ; DIAS, LUCIMAR G. ; FERREIRA, KARINE SANTOS ; ROLIM, SAMIR ; JUEN, Leandro . Effect of mining on the EPT (Ephemeroptera, Plecoptera and Trichoptera) assemblage of Amazonian streams based on their environmental specificity. HYDROBIOLOGIA , v. 850, p. 645-664, 2022.

  • MAIA, CALEBE ; SALVADOR, GILBERTO N. ; BEGOT, TIAGO O. ; FREITAS, PÂMELA V. ; NONATO, FLÁVIA A. S. ; TORRES, NAIARA R. ; JUEN, Leandro ; MONTAG, LUCIANO F. A. . Fish functional responses to local habitat variation in streams within multiple land uses areas in the Amazon. Neotropical Ichthyology , v. 20, p. e220091, 2022.

  • FAÇANHA, BRUNA LETÍCIA B. ; ESPOSITO, MARIA CRISTINA ; JUEN, Leandro . Trap and bait efficiency for catching Calliphoridae and Mesembrinellidae (Insecta, Diptera) at different heights. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS , v. 94, p. e20210763, 2022.

  • OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; ROCHA, TAINÃ SILVA ; VINAGRE, SUELLEN FURTADO ; MIRANDA-FILHO, JAIR COSTA ; MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN CAMILO ; DIAS-SILVA, KARINA ; JUEN, Leandro ; CALVÃO, LENIZE BATISTA . A Bibliometric Analysis of the Global Research in Odonata: Trends and Gaps. DIVERSITY , v. 14, p. 1074, 2022.

  • MOY, KAREN MONTEIRO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; JUEN, Leandro ; VIEIRA, THIAGO BERNARDI ; DIAS-SILVA, KARINA . Effects of Environmental Changes on Gerromorpha (Heteroptera: Hemiptera) Communities from Amazonian Streams. Hydrobiology , v. 1, p. 111-121, 2022.

  • MENDOZA-PENAGOS, C. C. ; VINAGRE, S. F. ; MIRANDA-FILHO, J. ; CARVALHO, F. G. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; CALVÃO, L.B. ; JUEN, L . La colección de adultos de Odonata del Laboratorio de Ecología y Conservación (LABECO) de la UFPA. Hetaerina , v. 4, p. 20-22, 2022.

  • CRUZ, GABRIEL MARTINS ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; JUEN, Leandro . Patterns and metacommunity structure of aquatic insects (Trichoptera) in Amazonian streams depend on the environmental conditions. HYDROBIOLOGIA , v. 849, p. 2831-2843, 2022.

  • MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN C. ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; JUEN, Leandro . A new biomonitoring method using taxonomic families as substitutes for the suborders of the Odonata (Insecta) in Amazonian streams. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 124, p. 107388, 2021.

  • BRITO, J. P. ; CARVALHO, F. G. ; JUEN, L . Response of the Zygopteran Community (Odonata: Insecta) to Change in Environmental Integrity Driven 4 by Urbanization in Eastern Amazonian Streams. Ecologies , v. 2, p. 150-163, 2021.

  • PAIVA, C. K. S. ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; CALVAO, L. B. ; Juen, L. . The anthropic gradient determines the taxonomic diversity of aquatic insects in Amazonian streams. HYDROBIOLOGIA , v. 848, p. 1073-1085, 2021.

  • MENDES, T. P. ; MONTAG, L. F. A. ; ALVARADO, S. T. ; Juen, L. . Assessing habitat quality on alpha and beta diversity of Odonata larvae (Insect) in logging areas in Amazon forest. HYDROBIOLOGIA , v. 848, p. 1147-1161, 2021.

  • BRITO, JOÁS SILVA ; MICHELAN, THAISA SALA ; JUEN, Leandro . Aquatic macrophytes are important substrates for Libellulidae (Odonata) larvae and adults. LIMNOLOGY , v. 22, p. 139-149, 2021.

  • RIBEIRO, CINTIA ; JUEN, Leandro ; RODRIGUES, MARCIEL E. . The Zygoptera/Anisoptera ratio as a tool to assess anthropogenic changes in Atlantic Forest streams. BIODIVERSITY AND CONSERVATION , v. 30, p. 1315-1329, 2021.

  • BATISTA, JOANA DARC ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; Cabette, Helena Soares Ramos ; DE CASTRO, LOURIVALDO AMANCIO ; DE MARCO, PAULO ; JUEN, Leandro . Sampling efficiency of a protocol to measure Odonata diversity in tropical streams. PLoS One , v. 16, p. e0248216, 2021.

  • FIRMINO, VIVIANE CAETANO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; MARTINS, RENATO TAVARES ; LIGEIRO, RAPHAEL ; TONIN, ALAN ; JÚNIOR, JOSÉ FRANCISCO GONÇALVES ; JUEN, Leandro . Litter decomposition of exotic and native plant species of agricultural importance in Amazonian streams. Limnology , v. 22, p. 289-297, 2021.

  • BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; ANDRADE, ANDRÉ FELIPE ALVES ; RIBEIRO, BRUNO R. ; SPIGOLONI, ZANDER A. ; JUEN, Leandro ; DE MARCO, PAULO . A nichebased gap analysis for the conservation of odonate species in the Brazilian Amazon. AQUATIC CONSERVATION-MARINE AND FRESHWATER ECOSYSTEMS , v. 31, p. 1150-1157, 2021.

  • OLIVEIRA'JUNIOR, JOSÉ MAX B ; TEODÓSIO, MARIA ALEXANDRA ; JUEN, Leandro . Patterns of cooccurrence and body size in dragonflies and damselflies (Insecta: Odonata) in preserved and altered Amazonian streams. Austral Entomology , v. 60, p. 436-450, 2021.

  • DE SOUSA, JOSÉ ROBERTO PEREIRA ; MENDES, THIAGO PEREIRA ; DA SILVA CARVALHO-FILHO, FERNANDO ; JUEN, Leandro ; ESPOSITO, MARIA CRISTINA . Diversity of Necrophagous Flies (Diptera: Calliphoridae, Mesembrinellidae, and Sarcophagidae) in Anthropogenic and Preserved Environments of Five Different Phytophysiognomies in Northeastern Brazil. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 50, p. 537-550, 2021.

  • MARQUES, N. C. S. ; JANKOWSKI, K. J. ; MACEDO, M. N. ; JUEN, L. ; LUIZA-ANDRADE, A. ; DEEGAN, L. A. . Riparian forests buffer the negative effects of cropland on macroinvertebrate diversity in lowland Amazonian streams. HYDROBIOLOGIA , v. 848, p. 3503-3520, 2021.

  • DIAS-SILVA, KARINA ; VIEIRA, THIAGO BERNARDI ; DE MATOS, TALISSA PIO ; JUEN, Leandro ; SIMIÃO-FERREIRA, JULIANA ; HUGHES, ROBERT M. ; DE MARCO JÚNIOR, PAULO . Measuring stream habitat conditions: Can remote sensing substitute for field data?. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 788, p. 147617, 2021.

  • DE RESENDE, BETHÂNIA O. ; FERREIRA, VICTOR RENNAN S. ; BRASIL, LEANDRO S. ; CALVÃO, LENIZE B. ; MENDES, THIAGO P. ; DE CARVALHO, FERNANDO G. ; MENDOZA-PENAGOS, CRISTIAN C. ; BASTOS, RAFAEL C. ; BRITO, JOÁS S. ; OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX B. ; DIAS-SILVA, KARINA ; LUIZA-ANDRADE, ANA ; GUILLERMO, RHAINER ; CORDERO-RIVERA, ADOLFO ; JUEN, Leandro . Impact of environmental changes on the behavioral diversity of the Odonata (Insecta) in the Amazon. Scientific Reports , v. 11, p. 9742, 2021.

  • MARTINS, RENATO T. ; BRITO, JANAINA ; DIAS-SILVA, KARINA ; LEAL, CECÍLIA G. ; LEITÃO, RAFAEL P. ; OLIVEIRA, VIVIAN C. ; OLIVEIRA-JÚNIOR, JOSÉ M.B. ; FERRAZ, SILVIO F.B. ; DE PAULA, FELIPE R. ; ROQUE, FÁBIO O. ; HAMADA, NEUSA ; JUEN, Leandro ; NESSIMIAN, JORGE L. ; POMPEU, PAULO S. ; HUGHES, ROBERT M. . Low forest-loss thresholds threaten Amazonian fish and macroinvertebrate assemblage integrity. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 127, p. 107773, 2021.

  • GUTERRES, ALANA PATRICIA MEGUY ; CUNHA, ERLANE JOSÉ ; JUEN, Leandro . Tolerant semiaquatic bugs species (Heteroptera: Gerromorpha) are associated to pasture and conventional logging in the Eastern Amazon. Journal of Insect Conservation , v. 25, p. 555-567, 2021.

  • SANTOS, FERNANDA ; LIMA, MARCELA GUIMARÃES MOREIRA ; ESPINOSA, SANTIAGO ; AHUMADA, JORGE A. ; JANSEN, PATRICK A. ; SPIRONELLO, WILSON R. ; HURTADO, JOHANNA ; JUEN, Leandro ; PERES, CARLOS A. . Site and species contribution to -diversity in terrestrial mammal communities: evidence from multiple Neotropical forest sites. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , v. 789, p. 147946, 2021.

  • DE RESENDE, BETHÂNIA OLIVEIRA ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; JUEN, Leandro ; SILVÉRIO, DIVINO ; Cabette, Helena Soares Ramos . Seasonal fluctuations in the structure of the larval odonate community of a stream in the Cerrado-Amazon forest transition zone. AQUATIC ECOLOGY (DORDRECHT. ONLINE) , v. 55, p. 861-873, 2021.

  • SHIMANO, YULIE ; NOGUEIRA, DENIS S. ; JUEN, Leandro . Environmental variation in Amazonian interfluves and its effects on local mayfly assemblages. HYDROBIOLOGIA , v. 848, p. 4075-4092, 2021.

  • LENCIONI, F.A.A. ; NEISS, U.G. ; DUTRA, S.L. ; FURIERI, K.S. ; JUEN, L. ; BATISTA, J.D. ; VILELA, DIOGO S. . Synopsis of Lestes from Brazil with description of Lestes demarcoi sp. nov. (Zygoptera: Lestidae). ZOOTAXA (ONLINE) , v. 4990, p. 511-541, 2021.

  • SILVA, LARISSA F. R. ; CASTRO, DIEGO M. P. ; JUEN, Leandro ; CALLISTO, MARCOS ; HUGHES, ROBERT M. ; HERMES, MARCEL G. . A matter of suborder: are Zygoptera and Anisoptera larvae influenced by riparian vegetation in Neotropical Savanna streams?. HYDROBIOLOGIA , v. 848, p. 4433-4443, 2021.

  • MENDES, THIAGO PEREIRA ; ESPOSITO, MARIA CRISTINA ; DA SILVA CARVALHO-FILHO, FERNANDO ; JUEN, Leandro ; ALVARADO, SWANNI T. ; DE SOUSA, JOSÉ ROBERTO PEREIRA . Necrophagous flies (Diptera: Calliphoridae and Sarcophagidae) as indicators of the conservation or anthropization of environments in eastern Amazonia, Brazil. Journal of Insect Conservation , v. 25, p. 719-732, 2021.

  • BRITO, JOÁS ; CALVAO, LENIZE ; CUNHA, ERLANE ; MAIOLI, LEANDRO ; BARBIRATO, MAYLA ; ROLIM, SAMIR ; JUEN, Leandro . Environmental variables affect the diversity of adult damselflies (Odonata: Zygoptera) in western Amazonia. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 24, p. 108-121, 2021.

  • GERALDO DE CARVALHO, FERNANDO ; DUARTE, LEANDRO ; NAKAMURA, GABRIEL ; DUBAL DOS SANTOS SEGER, GUILHERME ; JUEN, Leandro . Changes of Phylogenetic and Taxonomic Diversity of Odonata (Insecta) in Response to Land Use in Amazonia. Forests , v. 12, p. 1061, 2021.

  • MENDES, T. P. ; MONTAG, L. F. A. ; Michelan, T. S. ; FERREIRA, G. ; TORRES, N. R. ; GUTERES, A. P. M. ; FARES, A. L. ; CALVAO, L. B. ; MAIA, C. ; PAIVA, C. K. S. ; BARBOSA, T. A. ; SANTOS, L. L. ; Ruffeil, T. O. B. ; ANDRADE, A. L. ; CARDOSO, M. N. ; JUEN, L. . Recovery processes in areas affected by mining: a scienciometric review. CIÊNCIA E NATURA , v. 45, p. e53, 2021.

  • NASCIMENTO, STÊNIO R. S. ; CRUZ, PAULO V. ; SILVA, MYLLENA S. L. ; FIRMINO, VIVIANE C. ; BRASIL, LEANDRO S. ; JUEN, Leandro ; LIMA, LUCAS R. C. . Description of nymph of Brasilocaenis atawallpa Lima, Molineri, Vieira, Pinheiro & Salles, 2019 (Ephemeroptera: Caenidae) and notes on its taxonomic status. ZOOTAXA , v. 5027, p. 136-144, 2021.

  • GUILLERMO-FERREIRA, RHAINER ; JUEN, Leandro . Odonate ethodiversity as a bioindicator of anthropogenic impact. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 24, p. 149-157, 2021.

  • DIAS-SILVA, KARINA ; VIEIRA, THIAGO BERNARDI ; MOREIRA, FELIPE FERRAZ FIGUEIREDO ; JUEN, Leandro ; HAMADA, NEUSA . Protected areas are not effective for the conservation of freshwater insects in Brazil. Scientific Reports , v. 11, p. 1-8, 2021.

  • SILVA, LARISSA F.R. ; CASTRO, DIEGO M.P. ; JUEN, Leandro ; CALLISTO, MARCOS ; HUGHES, ROBERT M. ; HERMES, MARCEL G. . Functional responses of Odonata larvae to human disturbances in neotropical savanna headwater streams. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 133, p. 108367, 2021.

  • BASTOS, R. C. ; BRITO, JOÁS ; CUNHA, ERLANE ; CRUZ, G. M. ; PEREIRA, J. L. S. ; VIEIRA, J. ; JUEN, Leandro . Environmental impacts from human activities affect the diversity of the Odonata (Insecta) in the Eastern Amazon. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 24, p. 300-315, 2021.

  • FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; PAIVA, CARINA KAORY SASAHARA ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; JUEN, Leandro . Response of aquatic insects to an environmental gradient in Amazonian streams. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 193, p. 763, 2021.

  • ARAUJO, M. F. A. ; DE MARCO, P.J. ; Juen, Leandro ; TORRES, N. M. . Vulnerability of Phyllocycla Species (Odonata: Gomphidae) to Current and Planned Anthropic Activities by the Brazilian Government. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 49, p. 24-32, 2020.

  • CUNHA, E. J. ; Juen, Leandro . Environmental drivers of the metacommunity structure of insects on the surface of tropical streams of the Amazon. AUSTRAL ECOLOGY , v. 45, p. 586-595, 2020.

  • BRASIL, L. S. ; DANTAS, D. D. F. ; POLAZ, C. N. M. ; RASEIRA, M. B. ; Juen, Leandro . Monitoramento participativo em igarapés de unidades de conservação da Amazônia brasileira utilizando Odonata. Hetaerina. Boletín de la Sociedad de Odonatología Latinoamericana , v. 2, p. 8-13, 2020.

  • BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; LUIZA-ANDRADE, ANA ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; DIAS-SILVA, KARINA ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; SHIMANO, YULIE ; OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; CARDOSO, MYLENA NEVES ; JUEN, Leandro . Aquatic insects and their environmental predictors: a scientometric study focused on environmental monitoring in lotic environmental. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE) , v. 192, p. 1-10, 2020.

  • DIAS-SILVA, K. ; BRASIL, L. S. ; JUEN, L. ; CABETTE, H. S. R. ; COSTA, C. C. ; FREITAS, P. V. ; DE MARCO, P. . Influence of Local Variables and Landscape Metrics on Gerromorpha (Insecta: Heteroptera) Assemblages in Savanna Streams, Brazil. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 49, p. 191-202, 2020.

  • LAMEIRA SILVA, OSNAN LENNON ; MACEDO, ANTÔNIA RAFAELA GONÇALVES ; NUNES, EMÍLIA DO SOCORRO CONCEIÇÃO DE LIMA ; CAMPOS, KEILA DINIZ ; ARAÚJO, LEILIANE CRISTINA CARDOSO ; TIBURÇO, XENNA ; PINTO, ANNE SUELLEN OLIVEIRA ; PEIXOTO JOELE, MARIA REGINA SARKIS ; SILVA FERREIRA, MICHELI ; SILVA, ANA CAROLINA RAMOS ; RAICES, RENATA SANTANA LORENZO ; CRUZ, ADRIANO GOMES ; JUEN, Leandro ; ROCHA, ROSSINEIDE MARTINS . Effect of environmental factors on the fatty acid profiles and physicochemical composition of oysters ( Crassostrea gasar ) in Amazon estuarine farming. AQUACULTURE RESEARCH (ONLINE) , v. 51, p. 2336-2348, 2020.

  • PALACINO-RODRÍGUEZ, FREDY ; PALACINO, DIEGO ANDRÉS ; MUNGUIA-STEYER, ROBERTO ; JUEN, Leandro . Effects of seasonality and environmental change on an Andean damselfly Mesamphiagrion laterale (Odonata: Coenagrionidae). Journal of Insect Conservation , v. 24, p. 499-511, 2020.

  • DIAS-SILVA, KARINA ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; VELOSO, GEYSA KELLY OLIVEIRA ; Cabette, Helena Soares Ramos ; JUEN, Leandro . Land use change causes environmental homogeneity and low beta-diversity in Heteroptera of streams. ANNALES DE LIMNOLOGIE (ONLINE) , v. 56, p. 9, 2020.

  • DALA'CORTE, RENATO B. ; MELO, ADRIANO S. ; SIQUEIRA, TADEU ; BINI, LUIS M. ; MARTINS, RENATO T. ; CUNICO, ALMIR M. ; PES, ANA M. ; MAGALHÃES, ANDRÉ L.B. ; GODOY, BRUNO S. ; LEAL, CECÍLIA G. ; MONTEIRO'JÚNIOR, CLAUDIO S. ; STENERT, CRISTINA ; CASTRO, DIEGO M.P. ; MACEDO, DIEGO R. ; LIMA, DILERMANDO ; GUBIANI, ÉDER A. ; MASSARIOL, FABIANA C. ; TERESA, FABRÍCIO B. ; BECKER, FERNANDO G. ; JUEN, L. . Thresholds of freshwater biodiversity in response to riparian vegetation loss in the Neotropical region. JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY (ONLINE) , v. 57, p. 1391-1402, 2020.

  • DE SOUSA, JOSÉ ROBERTO PEREIRA ; DA SILVA CARVALHO-FILHO, FERNANDO ; JUEN, Leandro ; ESPOSITO, MARIA CRISTINA . The effects of cattle ranching on the communities of necrophagous flies (Diptera: Calliphoridae, Mesembrinellidae and Sarcophagidae) in Northeastern Brazil. Journal of Insect Conservation , v. 24, p. 705-717, 2020.

  • NICACIO, G ; CUNHA, E J ; HAMADA, N ; JUEN, L . How Habitat Filtering Can Affect Taxonomic and Functional Composition of Aquatic Insect Communities in Small Amazonian Streams. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 49, p. 652-661, 2020.

  • BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; DE LIMA, EDGAR LUIZ ; SPIGOLONI, ZANDER AUGUSTO ; RIBEIRO-BRASIL, DANIELLE REGINA GOMES ; JUEN, Leandro . The habitat integrity index and aquatic insect communities in tropical streams: A meta-analysis. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 116, p. 106495, 2020.

  • MOURA, LUCAS PEREIRA ; MARQUES COUCEIRO, SHEYLA REGINA ; JUEN, Leandro ; VERAS, DANIEL SILAS . Congruence of the composition of Odonata between dry and rainy seasons in the Maranhense Cerrado. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 23, p. 305-314, 2020.

  • VERAS, DANIEL SILAS ; LUSTOSA, GUILHERME SANTANA ; MOURA, LUCAS PEREIRA ; FERREIRA, MARIA FERNANDA RIBEIRO ; JUEN, Leandro . Differences in land use modify Odonata assemblages in the Cerrado-Caatinga ecotone. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE) , v. 32, p. e15, 2020.

  • MENDES, T. P. ; AMADO, L. L. ; JUEN, Leandro . Glutathione S-transferase activity in Mnesarete aenea (Odonata), Campylocia anceps (Ephemeroptera), and Cylindrostethus palmaris (Hemiptera) from forest and oil palm plantation areas in the Eastern Amazon. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 118, p. 1-7, 2020.

  • GIEHL, NUBIA FRANÇA DA SILVA ; Cabette, Helena Soares Ramos ; DIAS-SILVA, KARINA ; JUEN, Leandro ; MOREIRA, FELIPE FERRAZ FIGUEIREDO ; DE CASTRO, LOURIVALDO AMÂNCIO ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; BATISTA, JOANA DARC . Variation in the diversity of semiaquatic bugs (Insecta: Heteroptera: Gerromorpha) in altered and preserved veredas. HYDROBIOLOGIA , v. 847, p. 3497-3510, 2020.

  • DEL PALACIO, A. ; MUZON, J. ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; BATISTA, J.B. ; JUEN, Leandro . Erythrodiplax nataliae sp. nov., a new species for the state of Mato Grosso, Brazil. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS , v. 92, p. 1-7, 2020.

  • LUIZA-ANDRADE, A ; BRASIL, L S ; TORRES, N R ; BRITO, J ; SILVA, R R ; MAIOLI, L U ; BARBIRATO, M F ; ROLIM, S G ; JUEN, L . Effects of Local Environmental and Landscape Variables on the Taxonomic and Trophic Composition of Aquatic Insects in a Rare Forest Formation of the Brazilian Amazon. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 49, p. 821-831, 2020.

  • BRIED, JASON ; RIES, LESLIE ; SMITH, BRENDA ; PATTEN, MICHAEL ; ABBOTT, JOHN ; BALL-DAMEROW, JOAN ; CANNINGS, ROBERT ; CORDERO-RIVERA, ADOLFO ; CÓRDOBA-AGUILAR, ALEX ; DE MARCO, PAULO ; DIJKSTRA, KLAAS-DOUWE ; DOLN, ALE? ; VAN GRUNSVEN, ROY ; HALSTEAD, DAVID ; HARABI?, FILIP ; HASSALL, CHRISTOPHER ; JEANMOUGIN, MARTIN ; JONES, COLIN ; JUEN, Leandro ; KALKMAN, VINCENT . Towards Global Volunteer Monitoring of Odonate Abundance. BIOSCIENCE , v. 70, p. 914-923, 2020.

  • RESENDE, BETHÂNIA OLIVEIRA DE ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; JUEN, Leandro ; Cabette, Helena Soares Ramos . EMERGENCE TRAP FOR THE COLLECTION OF EXUVIAE AND ADULT OF ODONATA. Oecologia Australis , v. 24, p. 742-747, 2020.

  • ENRÍQUEZ ESPINOSA, ANA CAROLINA ; SHIMANO, YULIE ; ROLIM, SAMIR ; MAIOLI, LEANDRO ; JUEN, Leandro ; DUNCK, BÁRBARA . Effects of mining and reduced turnover of Ephemeroptera (Insecta) in streams of the Eastern Brazilian Amazon. Journal of Insect Conservation , v. 24, p. 1061-1072, 2020.

  • CALVÃO, LENIZE BATISTA ; DE PAIVA, CARINA KAORY SASAHARA ; DA SILVA BRITO, JOÁS ; FARES, ANA LUISA ; MAIA, CALEBE ; MICHELAN, THAISA SALA ; DE ASSIS MONTAG, LUCIANO FOGAÇA ; JUEN, Leandro . Influence of biotic and abiotic factors on adult Odonata (Insecta) in Amazon streams. ANIMAL BIOLOGY , v. 71, p. 67-84, 2020.

  • LEAL, C. G. ; LENNOX, G. D. ; FERRAZ, S. ; FERREIRA, JOICE ; GARDNER, T. A. ; THOMSON, J. R. ; BERENGUER, E. ; LEES, A.C. ; HUGHES, R.M. ; MACNALLY, R. ; ARAGAO, L. E. O. C. ; BRITO, JANAINA G. ; CASTELLO, L. ; GARETT, R. D. ; HAMADA, N. ; JUEN, L. ; LEITAO, R. P. ; LOUZADA, J.N.C. ; MORELLO, T. F. ; MOURA, N. G. . Integrated terrestrial-freshwater planning doubles conservation of tropical aquatic species. SCIENCE , v. 370, p. 117-121, 2020.

  • BRITO, JOÁS ; LOUBACK-FRANCO, NAYARA ; MENDOZA, CRISTIAN ; NONATO, FLÁVIA ; JUEN, Leandro ; MICHELAN, THAISA . After 10 years the myth of Crotalaria spp. and dragonflies remains alive. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , v. 20, p. 1-6, 2020.

  • BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; VIEIRA, THIAGO BERNARDI ; ANDRADE, ANDRÉ FELIPE ALVES ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; MONTAG, LUCIANO FOGAÇA DE ASSIS ; JUEN, Leandro . The importance of common and the irrelevance of rare species for partition the variation of community matrix: implications for sampling and conservation. Scientific Reports , v. 10, p. 19777, 2020.

  • PALACINO-RODRÍGUEZ, FREDY ; BRITO, J. S. ; CALVAO, L. B. ; GONZALEZ, A. S. ; JUEN, Leandro . In Neotropical savannas, altitude affects the diversity of the Anisoptera but not the Zygoptera (Insecta: Odonata). Marine and Freshwater Research , v. MF2018, p. 1-8, 2020.

  • CUNHA, ERLANE JOSÉ ; GUTERRES, ALANA PATRICIA MEGUY ; GODOY, BRUNO SPACEK ; JUEN, Leandro . Wing dimorphism in semiaquatic bugs (Hemiptera, Heteroptera, Gerromorpha) as a tool for monitoring streams altered by oil palm plantation in the Amazon. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 117, p. 106707, 2020.

  • LAMEIRA SILVA, OSNAN LENNON ; VERÍSSIMO, SAMARA MARIA MODESTO ; DA ROSA, ADRIANNE MARIA BRITO PINHEIRO ; IGUCHI, YURI BARBOSA ; NUNES, EMILIA DO SOCORRO CONCEIÇÃO DE LIMA ; MORAES, CARINA MARTINS DE ; CORDEIRO, CARLOS ALBERTO MARTINS ; XAVIER, DIEGO DE ARRUDA ; PINTO, ANNE SUELLEN OLIVEIRA ; PEIXOTO JOELE, MARIA REGINA SARKIS ; BRITO, JOÁS DA SILVA ; JUEN, Leandro ; ROCHA, ROSSINEIDE MARTINS DA . Effect of environmental factors on microbiological quality of oyster farming in Amazon estuaries. AQUACULTURE REPORTS , v. 18, p. 100437, 2020.

  • CASTRO, E. R. ; VERAS, D. S. ; LUSTOSA, G. S. ; AZEVÊDO, C. A. S. ; JUEN, L. . Effects of Environmental Variables and Habitat Integrity on the Structure of the Aquatic Insect Communities of Streams in the Cerrado-Caatinga Ecotone in Northeastern Brazil. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 50, p. 21-31, 2020.

  • ALVES-MARTINS, FERNANDA ; CALATAYUD, JOAQUÍN ; MEDINA, NAGORE G. ; DE MARCO, PAULO ; JUEN, LEANDRO ; HORTAL, JOAQUÍN . Drivers of regional and local diversity of Amazonian stream Odonata. Insect Conservation and Diversity , v. 12, p. 251-261, 2019.

  • MONTAG, LUCIANO F. A. ; WINEMILLER, KIRK O. ; KEPPELER, FRIEDRICH W. ; LEÃO, HÍNGARA ; BENONE, NARAIANA L. ; TORRES, NAIARA R. ; PRUDENTE, BRUNO S. ; BEGOT, TIAGO O. ; BOWER, LUKE M. ; SAENZ, DAVID E. ; LOPEZ-DELGADO, EDWIN O. ; QUINTANA, YASMIN ; HOEINGHAUS, DAVID J. ; JUEN, LEANDRO . Land cover, riparian zones and instream habitat influence stream fish assemblages in the eastern Amazon. ECOLOGY OF FRESHWATER FISH , v. 28, p. 317-329, 2019.

  • BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; SILVERIO, DIVINO VICENTE ; Cabette, Helena Soares Ramos ; BATISTA, JOANA DARC ; VIEIRA, THIAGO BERNARDI ; DIAS-SILVA, KARINA ; DE OLIVEIRA-JUNIOR, JOSE MAX BARBOSA ; DE CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; MACEDO, MARCIA NUNES ; JUEN, LEANDRO . Net primary productivity and seasonality of temperature and precipitation are predictors of the species richness of the Damselflies in the Amazon. BASIC AND APPLIED ECOLOGY , v. 35, p. 45-53, 2019.

  • FIRMINO, VIVIANE CAETANO ; RIBEIRO, JOSÉ MOACIR FERREIRA ; SANTOS, EMERSON MONTEIRO DOS ; JUEN, LEANDRO . First occurrence of Anacroneuria singularis Righi-Cavallaro & Lecci, 2010(Plecoptera: Perlidae) in Rondônia, western Amazonia, Brazil. ZOOTAXA (ONLINE) , v. 4544, p. 446-450, 2019.

  • OLIVEIRA-JUNIOR, J M B ; JUEN, L . The Zygoptera/Anisoptera Ratio (Insecta: Odonata): a New Tool for Habitat Alterations Assessment in Amazonian Streams. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 48, p. 552-560, 2019.

  • SANTOS, FERNANDA ; CARBONE, CHRIS ; WEARN, OLIVER R. ; ROWCLIFFE, J. MARCUS ; ESPINOSA, SANTIAGO ; LIMA, MARCELA GUIMARÃES MOREIRA ; AHUMADA, JORGE A. ; GONÇALVES, ANDRÉ LUIS SOUSA ; TREVELIN, LEONARDO C. ; ALVAREZ-LOAYZA, PATRICIA ; SPIRONELLO, WILSON R. ; JANSEN, PATRICK A. ; JUEN, LEANDRO ; PERES, CARLOS A. . Prey availability and temporal partitioning modulate felid coexistence in Neotropical forests. PLoS One , v. 14, p. 1-23, 2019.

  • Juen, Leandro ; FEEST, A. . Evaluating the biodiversity quality response of tropical odonata to tree clearance. International Journal of Tropical Insect Science (Online) , v. 39, p. 45-52, 2019.

  • MENDES, T. P. ; BENONE, N. L. ; Juen, Leandro . To what extent can oil palm plantations in the Amazon support assemblages of Odonata larvae?. Insect Conservation and Diversity , v. 12, p. 448-458, 2019.

  • ALVES-MARTINS, FERNANDA ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; JUEN, LEANDRO ; DE MARCO JR, PAULO ; STROPP, JULIANA ; HORTAL, JOAQUÍN . Metacommunity patterns of Amazonian Odonata: the role of environmental gradients and major rivers. PeerJ , v. 7, p. e6472, 2019.

  • GUTERES, A. P. M. ; CUNHA, E. J. ; GODOY, B. S. ; ROSA, R. ; Juen, Leandro . Cooccurrence patterns and morphological similarity of semiaquatic insects (Hemiptera: Gerromorpha) in streams of Eastern Amazonia. Ecological Entomology Online , v. 45, p. 155-166, 2019.

  • BASTOS, R. C. ; BRASIL, L. S. ; CARVALHO, F. G. ; SILVA, J. O. A. ; Juen, Leandro . Odonata of the state of Maranhão, Brazil: Wallacean shortfall and priority areas for faunistic inventories. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , v. 19, p. e20190734-11, 2019.

  • GODOY, B. S. ; FARIA, A. P. J. ; JUEN, L. ; SPACEK, S. L. ; OLIVEIRA, L. . Taxonomic sufficiency and effects of environmental and spatial drivers on aquatic insect community. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 107, p. 1-10, 2019.

  • VERAS, D. S. ; CASTRO, E. R. ; LUSTOSA, G. ; AZEVEDO, C. A. S. ; JUEN, L. . Evaluating the habitat integrity index as a potential surrogate for monitoring the water quality of streams in the cerrado-caatinga ecotone in northern Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 191, p. 562-571, 2019.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; Juen, Leandro . Structuring of dragonfly communities (Insecta: Odonata) in eastern Amazon: effects of environmental and spatial factors in preserved and altered streams. INSECTS , v. 10, p. 1-18, 2019.

  • CORDOBA, D. ; Juen, Leandro ; SELFA, T. ; PEREDO, A. M. ; MONTAG, L. F. A. ; SOMBRA, D. ; DANTAS SANTOS, M.P. . Understanding local perceptions of the impacts of large-scale oil palm plantations on ecosystem services in the Brazilian Amazon. FOREST POLICY AND ECONOMICS , v. 109, p. 1-12, 2019.

  • MENDES, T. P. ; AMADO, L. L. ; RIBEIRO, R. A. B. ; Juen, Leandro . Morphological diversity of Odonata larvae (Insecta) and abiotic variables in oil palm plantation areas in the Eastern Amazon. HYDROBIOLOGIA , v. 847, p. 161-175, 2019.

  • OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; DIAS-SILVA, KARINA ; TEODÓSIO, MARIA ALEXANDRA ; JUEN, LEANDRO . The Response of Neotropical Dragonflies (Insecta: Odonata) to Local and Regional Abiotic Factors in Small Streams of the Amazon. INSECTS , v. 10, p. 446-465, 2019.

  • CALATAYUD, JOAQUÍN ; ANDIVIA, ENRIQUE ; ESCUDERO, ADRIÁN ; MELIÁN, CARLOS J. ; BERNARDO-MADRID, RUBÉN ; STOFFEL, MARKUS ; APONTE, CRISTINA ; MEDINA, NAGORE G. ; MOLINA-VENEGAS, RAFAEL ; ARNAN, XAVIER ; ROSVALL, MARTIN ; NEUMAN, MAGNUS ; NORIEGA, JORGE ARI ; ALVES-MARTINS, FERNANDA ; DRAPER, ISABEL ; LUZURIAGA, ARANTZAZU ; BALLESTEROS-CÁNOVAS, JUAN ANTONIO ; MORALES-MOLINO, CÉSAR ; FERRANDIS, PABLO ; JUEN, L. . Positive associations among rare species and their persistence in ecological assemblages. Nature Ecology & Evolution , v. 4, p. 40-45, 2019.

  • BENONE, N. L. ; LIGEIRO, R. ; Juen, L. ; MONTAG, L. F. A. . Role of environmental and spatial processes structuring fish assemblages in streams of the eastern Amazon. MARINE AND FRESHWATER RESEARCH , v. 69, p. 243-252, 2018.

  • ALMEIDA, SARA MIRANDA ; JUEN, LEANDRO ; SOBRAL, FERNANDO LANDA ; SANTOS, MARCOS PÉRSIO DANTAS . The influence of biogeographic history on the functional and phylogenetic diversity of passerine birds in savannas and forests of the Brazilian Amazon. Ecology and Evolution , v. 00, p. 1-11, 2018.

  • SHIMANO, Y. ; CARDOSO, M. N. ; Juen, L. . Ecological studies of mayflies (Insecta, Ephemeroptera): Can sampling effort be reduced without losing essential taxonomic and ecological information?. ACTA AMAZONICA , v. 48, p. 137-145, 2018.

  • OLIVEIRA, C. E. K. ; PINTO, N.S. ; SPIGOLONI, Z. A. V. ; BERGAMINI, F. M. ; MELO, F. R. ; DE MARCO JUNIOR, P. ; Juen, L. . The influence of small hydroelectric power plants on the richness and composition of Odonata species in the Brazilian Savanna. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 21, p. 33-44, 2018.

  • BRASIL, LEANDRO S. ; OLIVEIRA-JÚNIOR, JOSÉ M. ; CALVÃO, LENIZE B. ; CARVALHO, FERNANDO G. ; MONTEIRO-JÚNIOR, CLAUDIO S. ; DIAS-SILVA, KARINA ; JUEN, LEANDRO . Spatial, biogeographic and environmental predictors of diversity in Amazonian Zygoptera. Insect Conservation and Diversity , v. 11, p. 174-184, 2018.

  • NICACIO, G. ; Juen, Leandro . Relative roles of environmental and spatial constraints in assemblages of Chironomidae (Diptera) in Amazonian floodplain streams. HYDROBIOLOGIA , v. 820, p. 201-2013, 2018.

  • RODRIGUES, LENISE C. ; CORREA, FABRICIO S. ; JUEN, L ; SANTOS-COSTA, M.C. . Effects of pond structural complexity on the reproduction of Physalaemus ephippifer (Anura, Leptodactylidae). ANIMAL BIOLOGY , v. 68, p. 405-415, 2018.

  • OLIVEIRA, LUIZ FERNANDO SILVA ; FERREIRA, MARIA AUXILIADORA PANTOJA ; JUEN, LEANDRO ; NUNES, ZÉLIA MARIA PIMENTEL ; PANTOJA, JULIANA CAROLINE DIAS ; DA PAIXÃO, LEONARDO FERNANDES ; DE NAZARÉ BENTES DE LIMA, MARIA ; DA ROCHA, ROSSINEIDE MARTINS . Influence of the proximity to the ocean and seasonality on the growth performance of farmed mangrove oysters ( Crassostrea gasar ) in tropical environments. AQUACULTURE , v. 495, p. 661-667, 2018.

  • CARVALHO, F. G. ; ROQUE, F. O. ; BARBOSA, L. ; MONTAG, L. F. A. ; Juen, L. . Oil palm plantation is not a suitable environment for most forest specialist species of Odonata in Amazonia. ANIMAL CONSERVATION , v. 21, p. 526-533, 2018.

  • CARDOSO, MYLENA NEVES ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; DE ASSIS MONTAG, LUCIANO FOGAÇA ; GODOY, BRUNO SPACEK ; JUEN, LEANDRO . Reducing the deleterious effects of logging on Ephemeroptera communities through reduced impact management. HYDROBIOLOGIA , v. 823, p. 191-203, 2018.

  • PEREIRA, D. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. ; JUEN, L . Environmental changes promote larger species of Odonata (Insecta) in Amazonian streams. ECOLOGICAL INDICATORS , p. 179-192, 2018.

  • FERREIRA, MÁRCIO CUNHA ; BEGOT, TIAGO OCTAVIO ; DA SILVEIRA PRUDENTE, BRUNO ; JUEN, LEANDRO ; DE ASSIS MONTAG, LUCIANO FOGAÇA . Effects of oil palm plantations on habitat structure and fish assemblages in Amazon streams. ENVIRONMENTAL BIOLOGY OF FISHES , v. 101, p. 547-562, 2018.

  • MONTAG, LUCIANO F. A. ; LEÃO, HÍNGARA ; BENONE, NARAIANA L. ; MONTEIRO-JÚNIOR, CLÁUDIO S. ; FARIA, ANA PAULA J. ; NICACIO, GILBERTO ; FERREIRA, CRISTIANE P. ; GARCIA, DIOGO H. A. ; SANTOS, CLEVERSON R. M. ; POMPEU, PAULO S. ; WINEMILLER, KIRK O. ; JUEN, LEANDRO . Contrasting associations between habitat conditions and stream aquatic biodiversity in a forest reserve and its surrounding area in the Eastern Amazon. HYDROBIOLOGIA , v. 826, p. 263-277, 2018.

  • CALVÃO, LENIZE BATISTA ; JUEN, LEANDRO ; DE OLIVEIRA JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; BATISTA, JOANA DARC ; DE MARCO JÚNIOR, PAULO . Land use modifies Odonata diversity in streams of the Brazilian Cerrado. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 22, p. 675-685, 2018.

  • BRASIL, L. S. ; Juen, L. ; GIEHL, N.F.S. ; CABETTE, H. S. R. . Effect of environmental and temporal factors on patterns of rarity of Ephemeroptera in stream of the Brazilian Cerrado. Neotropical Entomology , v. 46, p. 29-35, 2017.

  • PRUDENTE, B.S. ; POMPEU, P.S. ; JUEN, L ; MONTAG, L.F.A. . Effects of reduced-impact logging on physical habitat and fish assemblages in streams of Eastern Amazonia. Freshwater Biology (Print) , v. 62, p. 303-316, 2017.

  • FIRMIANO, K. R. ; LIGEIRO, R. ; MACEDO, D. R. ; JUEN, L ; HUGHES, R.M. ; CALLISTO, M. . Mayfly bioindicator thresholds for several anthropogenic disturbances in neotropical savanna streams. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 74, p. 276-284, 2017.

  • MIGUEL, T. B. ; CALVÃO, L.B. ; VITAL, M.V.C. ; JUEN, L . A scientometric study of the order Odonata with special attention to Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ODONATOLOGY (ONLINE) , v. 20, p. 27-42, 2017.

  • GONÇALVES, GABRIELA RIBEIRO ; SANTOS, MARCOS PÉRSIO DANTAS ; CERQUEIRA, PABLO VIEIRA ; JUEN, LEANDRO ; BISPO, ARTHUR ÂNGELO . The relationship between bird distribution patterns and environmental factors in an ecotone area of northeast Brazil. Journal of Arid Environments , v. 140, p. 6-13, 2017.

  • BITAR, Y.O.C. ; TUOMISTO, H. ; PINHEIRO, L.C. ; JUEN, L ; SANTOS-COSTA, M.C. . Species turnover in Amazonian frogs: low predictability and large differences among forests. BIOTROPICA , v. 49, p. 695-705, 2017.

  • BRITO, T. F. ; PHIFER, C. C. ; KNOWLTON, J. ; FISER, C. M. ; BECKER, N. M. ; BARROS, F. C. ; CONTRERA, F.A.L. ; MAUES, M.M. ; JUEN, L ; MONTAG, L. F. A. ; WEBSTER, C. R. ; FLASPOHLER, D. J. ; DANTAS SANTOS, M.P. ; SILVA, D. P. . Forest reserves and riparian corridors help maintain orchid bee (Hymenoptera: Euglossini) communities in oil palm plantations in Brazil. APIDOLOGIE , v. 48, p. 575-587, 2017.

  • BENONE, N. L. ; ESPOSITO, M. C. ; JUEN, L. ; POMPEU, P. S. ; MONTAG, L. F. A. . Regional Controls on Physical Habitat Structure of Amazon Streams. RIVER RESEARCH AND APPLICATIONS , v. 000, p. 000-000, 2017.

  • LUIZA-ANDRADE, ANA ; MONTAG, LUCIANO FOGAÇA DE ASSIS ; JUEN, LEANDRO . Functional diversity in studies of aquatic macroinvertebrates community. SCIENTOMETRICS (ONLINE) , v. 111, p. 1643-1656, 2017.

  • BRASIL, L. S. ; VIEIRA, T. B. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. ; DIAS-SILVA, K. ; JUEN, L . Elements of metacommunity structure in Amazonian Zygoptera among streams under different spatial scales and environmental conditions. Ecology and Evolution , v. 7, p. 3190-3200, 2017.

  • MENDES, T P ; LUIZA-ANDRADE, A ; CABETTE, H S R ; JUEN, L . How Does Environmental Variation Affect the Distribution of Dragonfly Larvae (Odonata) in the Amazon-Cerrado Transition Zone in Central Brazil?. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 47, p. 1-9, 2017.

  • CHEN, KAI ; HUGHES, ROBERT M. ; BRITO, JANAINA G. ; LEAL, CECILIA G. ; LEITÃO, RAFAEL P. ; DE OLIVEIRA-JÚNIOR, JOSÉ M.B. ; DE OLIVEIRA, VÍVIAN C. ; DIAS-SILVA, KARINA ; FERRAZ, SILVIO F.B. ; FERREIRA, JOICE ; HAMADA, NEUSA ; JUEN, LEANDRO ; NESSIMIAN, JORGE ; POMPEU, PAULO S. ; ZUANON, JANSEN . A multi-assemblage, multi-metric biological condition index for eastern Amazonia streams. Ecological Indicators , v. 78, p. 48-61, 2017.

  • MENDES, T P ; OLIVEIRA-JUNIOR, J M B ; CABETTE, H S R ; BATISTA, J D ; JUEN, L . Congruence and the Biomonitoring of Aquatic Ecosystems: Are Odonate Larvae or Adults the Most Effective for the Evaluation of Impacts. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 46, p. 631-641, 2017.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; DE MARCO, P.J. ; DIAS-SILVA, K. ; LEITÃO, RAFAEL P. ; LEAL, C. G. ; POMPEU, P.S. ; GARDNER, T. A. ; HUGHES, R. M. ; Juen, L. . Effects of human disturbance and riparian conditions on Odonata (Insecta) assemblages in eastern Amazon basin streams. LIMNOLOGICA , v. 66, p. 31-39, 2017.

  • DE FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; LIGEIRO, RAPHAEL ; CALLISTO, MARCOS ; JUEN, LEANDRO . Response of aquatic insect assemblages to the activities of traditional populations in eastern Amazonia. HYDROBIOLOGIA , v. 802, p. 802-839, 2017.

  • MIGUEL, T. B. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; LIGEIRO, R. ; JUEN, L. . Odonata (Insecta) as a tool for the biomonitoring of environmental quality. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 81, p. 555-566, 2017.

  • JUEN, LEANDRO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; SALLES, FREDERICO FALC?O ; BATISTA, JOANA DARC ; Cabette, Helena Soares Ramos . Mayfly assemblage structure of the Pantanal Mortes?Araguaia flood plain. MARINE AND FRESHWATER RESEARCH , v. 68, p. 2156-2162, 2017.

  • LUIZA-ANDRADE, ANA ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; BENONE, NARAIANA LOUREIRO ; SHIMANO, YULIE ; FARIAS, ANA PAULA JUSTINO ; MONTAG, LUCIANO FOGAÇA ; DOLÉDEC, SYLVAIN ; JUEN, LEANDRO . Influence of oil palm monoculture on the taxonomic and functional composition of aquatic insect communities in eastern Brazilian Amazonia. ECOLOGICAL INDICATORS , v. 82, p. 478-483, 2017.

  • CUNHA, ERLANE JOSÉ ; JUEN, LEANDRO . Impacts of oil palm plantations on changes in environmental heterogeneity and Heteroptera (Gerromorpha and Nepomorpha) diversity. Journal of Insect Conservation , v. 21, p. 111-119, 2017.

  • DE PAIVA, CARINA KAORY SASAHARA ; DE FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; JUEN, LEANDRO . Effect of oil palm on the Plecoptera and Trichoptera (Insecta) assemblages in streams of eastern Amazon. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 189, p. 000-000, 2017.

  • SHIMANO, Y. ; Juen, Leandro . How oil palm cultivation is affecting mayfly assemblages in Amazon streams. Annales de Limnologie , v. 52, p. 35-45, 2016.

  • JUEN, L ; CUNHA, E. J. ; CARVALHO, F. G. ; Ruffeil, T. O. B. ; FERREIRA, M. C. ; ANDRADE, A. L. ; SHIMANO, Y. ; LEAO, H. ; POMPEU, P.S. ; MONTAG, L. F. A. . Effects of Oil Palm Plantations on the Habitat Structure and Biota of Streams in Eastern Amazon. Rivers Research and Applications (Print) , v. 32, p. 1996-2012, 2016.

  • Nogueira, Denis Silva ; CALVÃO, L.B. ; MONTAG, L.F.A. ; JUEN, L ; MARCO JUNIOR, P. . Little effects of reduced-impact logging on insect communities in eastern Amazonia. Environmental Monitoring and Assessment (Print) , v. 188, p. 1-20, 2016.

  • MONTEIRO JUNIOR, C. S. ; ESPOSITO, M. C. ; Juen, L. . Are the adult odonate species found in a protected area different from those present in the surrounding zone? A case study from eastern Amazonia. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , v. 20, p. 643-652, 2016.

  • SOUSA, J. R. P. ; CARVALHO FILHO, F. S. ; JUEN, L. ; ESPOSITO, M. C. . Evaluating the Effects of Different Vegetation Types on Necrophagous Fly Communities (Diptera: Calliphoridae; Sarcophagidae): Implications for Conservation. Plos One , v. 1, p. 1-23, 2016.

  • BEGOT, TIAGO OCTAVIO ; SOARES, BRUNO ELERES ; JUEN, LEANDRO ; MONTAG, LUCIANO FOGA'A DE ASSIS . Rockpool ichthyofauna of Amazon coastal zone: spatial and environmental effects on species distribution. Marine and Freshwater Research , v. 67, p. 1-7, 2016.

  • CALVÃO, LENIZE BATISTA ; Nogueira, Denis Silva ; DE ASSIS MONTAG, LUCIANO FOGAÇA ; LOPES, MARIA APARECIDA ; JUEN, LEANDRO . Are Odonata communities impacted by conventional or reduced impact logging?. Forest Ecology and Management , v. 382, p. 143-150, 2016.

  • CABETTE, H.S.R. ; SOUZA, JAQUELINE R. ; SHIMANO, Y. ; JUEN, LEANDRO . Effects of changes in the riparian forest on the butterfly community (Insecta: Lepidoptera) in Cerrado areas. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 61, p. 43-50, 2016.

  • ALMEIDA, SARA M. ; SILVA, LARISSA C. ; CARDOSO, MAÍRA R. ; CERQUEIRA, PABLO V. ; JUEN, LEANDRO ; SANTOS, MARCOS P. D. . The effects of oil palm plantations on the functional diversity of Amazonian birds. Journal of Tropical Ecology , v. 32, p. 510-525, 2016.

  • MENDES, T.P. ; CABETTE, H.S.R. ; Juen, L. . Setting boundaries: Environmental and spatial effects on Odonata larvae distribution (Insecta). Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 87, p. 239-248, 2015.

  • MONTEIRO JUNIOR, C. S. ; JUEN, LEANDRO ; HAMADA, N. . Analysis of urban impacts on aquatic habitats in the central Amazon basin: Adult odonates as bioindicators of environmental quality. Ecological Indicators , v. 48, p. 303-311, 2015.

  • CUNHA, E. J. R. ; MONTAG, L. F. A. ; Juen, Leandro . Oil palm crops effects on environmental integrity of Amazonian streams and Heteropteran (Hemiptera) species diversity. Ecological Indicators , v. 52, p. 422-429, 2015.

  • NICACIO, G. ; Juen, Leandro . Chironomids as indicators in freshwater ecosystems: an assessment of the literature. Insect Conservation and Diversity (Print) , v. 8, p. 393-403, 2015.

  • CARDOSO, M. N. ; SHIMANO, Y. ; NABOUT, J.C. ; Juen, Leandro . An estimate of the potential number of mayfly species (Ephemeroptera, Insecta) still to be described in Brazil. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 59, p. 147-153, 2015.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; SHIMANO, Y. ; GARDNER, T. A. ; HUGHES, R. M. ; DE MARCO, P.J. ; Juen, L . Neotropical dragonflies (Insecta: Odonata) as indicators of ecological condition of small streams in the eastern Amazon. Austral Ecology (Print) , v. 40, p. 733-744, 2015.

  • BARBOSA, T. A. ; BENONE, N. L. ; Ruffeil, T. O. B. ; SOUSA, L. M. ; GIARRIZZO, T. ; JUEN, L. ; GONCALVES, A. P. ; MONTAG, L.F.A. . Effect of waterfalls and the flood pulse on the structure of fish assemblages of the middle Xingu river in the Eastern Amazon basin. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 75, p. 78-94, 2015.

  • RODRIGUES, LENISE C. ; CORREA, FABRICIO S. ; SILVA-FILHO, HERIBERTOF. ; JUEN, LEANDRO ; SANTOS-COSTA, MARIA C. . Effects of oil palm plantations on anuran diversity in theeasternAmazon. Animal Biology (Print) , v. 65, p. 321-335, 2015.

  • VALENTE-NETO, FRANCISCO ; DE OLIVEIRA ROQUE, FABIO ; RODRIGUES, MARCIEL ELIO ; JUEN, LEANDRO ; SWAN, CHRISTOPHER M. . Toward a practical use of Neotropical odonates as bioindicators: Testing congruence across taxonomic resolution and life stages. Ecological Indicators , v. 61, p. 952-959, 2015.

  • Juen, Leandro ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; SHIMANO, Y. ; MENDES, T.P. ; CABETTE, H.S.R. . Composição e riqueza de Odonata (insecta) no ecótone Cerrado-Floresta Amazônica em riachos com diferentes níveis de conservação. Acta Amazonica (Impresso) , v. 44, p. 175-184, 2014.

  • COELHO, M. ; JUEN, LEANDRO ; OLIVEIRA, A.C.M. . The role of remnants of Amazon savanna for the conservation of Neotropical mammal communities in eucalyptus plantations. Biodiversity and Conservation , v. 23, p. 3171-3184, 2014.

  • SOUSA, J. R. P. ; ESPOSITO, M.C. ; CARVALHO FILHO, F. ; JUEN, LEANDRO . The potential uses of sarcosaprophagous flesh flies and blowflies for the evaluation of the regeneration and conservation of forest clearings: a case study in the Amazon Forest. Journal of Insect Science (Online) , v. 14, p. 1-5, 2014.

  • MONTEIRO JUNIOR, C. S. ; Juen, L. ; HAMADA, N. . Effects of urbanization on stream habitats and associated adult dragonfly and damselfly communities in central Brazilian Amazonia. Landscape and Urban Planning , v. 127, p. 28-40, 2014.

  • GIEHL, N.F.S. ; DIAS-SILVA, K. ; Juen, L. ; BATISTA, J.B. ; CABETTE, H. S. R. . Taxonomic and numerical resolutions of Nepomorpha (Insecta: Heteroptera) in Cerrado streams. Plos One , v. 9, p. 1-7, 2014.

  • BITAR, Y.O.C. ; Juen, L. ; PINHEIRO, L.C. ; SANTOS-COSTA, M.C. . Anuran beta diversity In A Mosaic Anthropogenic Landscape In Transitional Amazon. Journal of Herpetology , v. 49, p. 75-82, 2014.

  • BRASIL, L S ; JUEN, L ; BATISTA, J D ; PAVAN, M G ; CABETTE, H S R . Longitudinal Distribution of the Functional Feeding Groups of Aquatic Insects in Streams of the Brazilian Cerrado Savanna. Neotropical Entomology (Impresso) , v. 43, p. 421-428, 2014.

  • BRASIL, L. S. ; JUEN, L. ; CABETTE, H. S. R. . The effects of environmental integrity on the diversity of mayflies, Leptophlebiidae (Ephemeroptera), in tropical streams of the Brazilian Cerrado. Annales de Limnologie , v. 50, p. 325-334, 2014.

  • MONTEIRO JUNIOR, C. S. ; COUCEIRO, S.R.M. ; HAMADA, N. ; Juen, L . Effect of vegetation removal for road building on richness and composition of Odonata. International Journal of Odonatology , v. 17, p. 1-12, 2013.

  • CALVÃO, L.B. ; VITAL, M.V.C. ; JUEN, L. ; LIMA FILHO, G. F. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; PINTO, N.S. ; DE MARCO, P.J. . Thermoregulation and microhabitat choice in males of Erythrodiplax latimaculata (Ris, 1911) (Odonata: Libelullidae). Odonatologica (Utrecht) , v. 42, p. 97-108, 2013.

  • JUEN, L. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; CABETTE, H.S.R. ; PINTO, N.S. . As Variações na Comunidade de Odonata (Insecta) em Córregos Podem ser Preditas pelo Paradoxo do Plâncton? Explicando a Riqueza de Espécies Pela Variabilidade Ambiental. EntomoBrasilis (Vassouras) , v. 6, p. 01-08, 2013.

  • CAMPOS, V.A.A.S ; ODA, F.H. ; Juen, Leandro ; BARTH, A. ; DARTORA, A. . Composição e riqueza de espécies de anfíbios anuros em três diferentes hábitats em um agrossistema no Cerrado do Brasil central. Biota Neotropica , v. 13, p. 1-12, 2013.

  • JUEN, L. ; CABETTE, H.S.R. ; NOGUEIRA, D. S. ; SHIMANO, Y. ; VIEIRA, L.C.G. . Concordance between Ephemeroptera and Trichoptera assemblage in streams from Cerrado - Amazonia transition. Annales de Limnologie , v. 49, p. 129-138, 2013.

  • DIAS-SILVA, K. ; CABETTE, H.S.R. ; GIEHL, N.F.S. ; Juen, L . Avaliação da distribuição de Heteroptera aquáticos (Insecta) em diferentes tipos de subtratos de córregos do Cerrado Matogrossense. EntomoBrasilis (Vassouras) , v. 6, p. 132-140, 2013.

  • CARVALHO, F.G. ; PINTO, N.S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; Juen, Leandro . Effects of marginal vegetation removal on Odonata communities. Acta Limnologica Brasiliensia (Online) , v. 25, p. 10-18, 2013.

  • GARDNER, T. A. ; FERREIRA, J. ; BARLOW, J. ; LEES, A. C. ; PARRY, L. ; VIEIRA, I. C. G. ; BERENGUER, E. ; ABRAMOVAY, R. ; ALEIXO, A. ; ANDRETTI, C. ; ARAGAO, L. E. O. C. ; ARAUJO, I. ; DE AVILA, W. S. ; BARDGETT, R. D. ; BATISTELLA, M. ; BEGOTTI, R. A. ; BELDINI, T. ; DE BLAS, D. E. ; BRAGA, R. F. ; JUEN, L. . A social and ecological assessment of tropical land uses at multiple scales: the Sustainable Amazon Network. Philosophical Transactions - Royal Society. Biological Sciences (Print) , v. 368, p. 20120166-10, 2013.

  • SHIMANO, YULIE ; JUEN, L. ; SALLES, FREDERICO FALCÃO ; Nogueira, Denis Silva ; Cabette, Helena Soares Ramos . Environmental and spatial processes determining Ephemeroptera (Insecta) structures in tropical streams. Annales de Limnologie , v. 49, p. 31-41, 2013.

  • CARVALHO, F.G. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; JUSTINO, A. P. ; JUEN, LEANDRO . Uso da curva ABC como método para detectar o efeito de modificação antrogênica sobre assembléia de Odonata. Interciencia (Caracas) , v. 38, p. 516-522, 2013.

  • SHIMANO, YULIE ; SALLES, FREDERICO F. ; JUEN, LEANDRO . Study of the mayfly order Ephemeroptera (Insecta) in Brazil: a scienciometric review. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , v. 57, p. 359-364, 2013.

  • JUEN, L. ; DE MARCO, P.J. . Dragonfly endemism in the Brazilian Amazon: competing hypotheses for biogeographical patterns. Biodiversity and Conservation (Dordrecht. Online) , v. 21, p. 3507-3521, 2012.

  • PEREIRA, L.R. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . The use of aquatic insects of order Trichoptera as bioindicators of habitat integrity. Annales de Limnologie , v. 48, p. 303-313, 2012.

  • PINTO, N.S. ; Juen, L ; CABETTE, H.S.R. ; DE MARCO, P.J. . Fluctuating Asymmetry and Wing Size of Argia tinctipennis Selys (Zygoptera: Coenagrionidae) in Relation to Riparian Forest Preservation Status. Neotropical Entomology (Impresso) , v. 41, p. 1-10, 2012.

  • SILVA ELIAS, M.A. ; FRANCESCHINELLI, E.V. ; Juen, Leandro ; BORGES, F.J.A. ; FERREIRA, G.M. ; CARVALHO, F.M.V. . Reproductive success of Cardiopetalum calophyllum (Annonaceae) treelets in fragments of Brazilian savanna. Journal of Tropical Ecology (Print) , v. 28, p. 317-320, 2012.

  • NOGUEIRA, D. S. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . Estrutura e composição da assembléia de Trichoptera (Insecta) em tributários da Bacia do Rio Suiá-Miçu, Mato Grosso, Brasil. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 101, p. 173-180, 2011.

  • SOUZA, H.M.L. ; CABETTE, H.S.R. ; JUEN, L. . Baetidae (insecta, Ephemeroptera) em córregos do cerrado matogrossense sob diferentes níveis de preservação ambiental. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 101, p. 181-190, 2011.

  • REIS, E.F. ; PINTO, N.S. ; CARVALHO, F.G. ; JUEN, L. . Efeito da integridade ambiental sobre a assimetria flutuante em Erythrodiplax basalis (Libellulidae: Odonata) Kirby. EntomoBrasilis (Vassouras) , v. 4, p. 103-107, 2011.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; PINTO, N.S. ; JUEN, L. ; CALVÃO, L.B. . Variações morfológicas de caracteres em Erythrodiplax fusca (Odonata: Libellulidae). Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 1-8, 2011.

  • PINTO, N.S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; JUEN, L. ; CALVÃO, L.B. . Ocorrência simpátrica de duas formas de Erythrodiplax fusca (Rambur, 1842) (Odonata: Libellulidae) no estado de Goiás - Brasil. Enciclopédia biosfera , v. 7, p. 9-15, 2011.

  • JUEN, LEANDRO ; DE MARCO, PAULO . Odonate biodiversity in terra-firme forest streamlets in Central Amazonia: on the relative effects of neutral and niche drivers at small geographical extents. Insect Conservation and Diversity (Print) , v. 4, p. 265-274, 2011.

  • DIAS-SILVA, K. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. ; DE MARCO, P.J. . The influence of habitat integrity and physical-chemical water variables on the structure of aquatic and semi-aquatic Heteroptera. Revista Brasileira de Zoologia (Online) , v. 27, p. 918-930, 2010.

  • SHIMANO, Y. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. ; SALLES, F.F. . Composição e distribuição da fauna de Ephemeroptera (Insecta) em área de transição Cerrado-Amazônia, Brasil. Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 100, p. 301-308, 2010.

  • NESSIMIAN, J.L. ; VENTICINQUE, E.M. ; ZUANON, J. ; DE MARCO, P.J. ; GORDO, M. ; FIDELIS, L. ; BATISTA, J.B. ; Juen, Leandro . Land use, habitat integrity, and aquatic insect assemblages in Central Amazonian streams. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 614, p. 117-131, 2008.

  • JUEN, L. ; DE MARCO, P.J. . Odonate Assemblage Structure in Relation to Basin and Aquatic Habitat Structure in Pantanal Wetlands.. Hydrobiologia (The Hague. Print) , v. 579, p. 125-134, 2007.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; SILVA, E. C. ; ROCHA, T. S. ; JUEN, Leandro . Odonata (Insecta) da Floresta Nacional do Tapajós e da Reserva Extrativista Tapajós- Arapiuns. In: Carlos Rodrigo Brocardo; Leandro Lacerda Giacomin. (Org.). Biodiversidade na Floresta Nacional do Tapajós e na Reserva Extrativista Tapajós ? Arapiuns. 1ªed.Santarém: UFOPA, 2022, v. , p. 364-381.

  • HAMADA, N. ; NASCIMENTO, J. M. C. ; PES, A. M. O. ; Juen, L. . Estado do conhecimento sobre os insetos aquáticos na Floresta Nacional do Tapajós. In: Carlos Rodrigo Brocardo; Leandro Lacerda Giacomin. (Org.). Biodiversidade na Floresta Nacional do Tapajós e na Reserva Extrativista Tapajós ? Arapiuns. 1ªed.Santarém: UFOPA, 2022, v. , p. 346-363.

  • SMITH, B. D. ; VILLALOBOS-JIMENEZ, G. ; PERRON, M. A. C. ; SAHLEN, G. ; ASSANDRI, G. ; VILENICA, M. ; CALVAO, L. B. ; JUEN, L. ; CERINI, F. ; BRIED, JASON . Odonata assemblages in human-modified landscapes. In: Alex Córdoba-Aguilar; Christopher D. Beatty:Jason T. Bried. (Org.). Dragonflies and Damselflies: Model Organisms for Ecological and Evolutionary Research. 2ed.Oxford: Oxford university, 2022, v. , p. 1-445.

  • SIGUTOVA, H. ; DOLN, A. ; SAMWAYS, MICHAEL ; HARDERSEN, S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; JUEN, L. ; DINH, K. V. ; BRIED, JASON . Odonata as indicators of polution, habitat quality, and landscape disturbance. In: Alex Córdoba-Aguilar; Christopher D. Beatty: Jason T. Bried. (Org.). Dragonflies and Damselflies: Model Organisms for Ecological and Evolutionary Research. 2ed.Oxford: Oxford university, 2022, v. , p. 1-459.

  • Montag, Luciano F. de A. ; BEGOT, TIAGO O. ; Prudente, Bruno da S. ; Ferreira, Marcio C. ; Cunha, Erlane J. ; SHIMANO, YULIE ; Paiva, Carina K. S. ; CARVALHO, FERNANDO G. ; MENDES, THIAGO P. ; Barbosa, Ana Luiza-Andrade Luís C. F. ; JUEN, Leandro . A monocultura de palma de dendê Elaeis guineenses Jacq. e a biodiversidade de riachos amazônicos. RECURSO ÁGUA - Tecnologias e pesquisas para o uso e a conservação de ecossistemas aquáticos. 1ªed.São Carlos: Editora Cubo, 2021, v. 1, p. 131-161.

  • DANTAS SANTOS, M.P. ; JUEN, LEANDRO ; CERQUEIRA, P. V. ; GONÇALVES, G. S. R. ; SOARES, L. M. S. . Diagnóstico e Análise de Viabilidade Populacional das Aves Endêmicas e ameaçadas da Caatinga Presentes nos Parques Nacionais da Capivara e da Serra das Confusões. In: Waldir Mantovani; Ricardo Ferreira Monteiro; Luiz dos Anjos; Maria Otero Cariello. (Org.). Pesquisas em Unidades de Conservação no Domínio da Caatinga. 1ed.Fortaleze, CE: Edições UFC, 2017, v. 1ª, p. 263-286.

  • ROQUE, F. O. ; BUSS, D. F. ; ABES, S. S. ; STEFANES, M. ; JUEN, L ; SIQUEIRA, T. . Insetos aquáticos no âmbito de instrumentos de gestão ambiental: caminhos ainda pouco explorados. In: Neusa Hamada, Jorge Luiz Nessimian, Ranyse Barbosa Querino. (Org.). Insetos aquáticos na Amazônia brasileira : taxonomia, biologia e ecologia. 1ed.Manaus: Editora do INPA, 2014, v. 1, p. 1-728.

  • NESSIMIAN, J. L. ; VENTICINQUE, E.M. ; ZUANON, J. ; DE MARCO, P.J. ; GORDO, M. ; FIDELIS, L. ; BATISTA, J.B. ; JUEN, L . Uso do solo, integridade de hábitat e agrupamentos de insetos aquáticos em igarapés na amazônia Central. In: Carlos A. Peres, Jos Barlow, Toby A. Gardner e Imã Célia Guimarães Vieira (Orgs). (Org.). Conservação da Biodiversidade em paisagens antropizadas do Brasil. 1ed.Curitiba PR: Editora UFPR, 2013, v. 220, p. 343-371.

  • SOUZA, H.M.L. ; JUEN, L. ; CABETTE, H.S.R. . Diversidade Beta de Baetidae (Ephemeroptera) em Córregos da Bacia Hidrográfica do Rio Pindaíba (MT). In: Santos, J.E.; Galbiati, C.; Moschini, L.E.;. (Org.). Gestão e Educação Ambiental: Água, Biodiversidade e Cultura - Volume 3. São Carlos: Rima Editora, 2011, v. 3, p. 109-123.

  • JUEN, L. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; GIEHL, N.F.S. ; DIAS-SILVA, K. ; BATISTA, J.B. . Distribuição de Nepomorpha e Gerromorpha (Insecta: Heteroptera) da Bacia Hidrográfica do Rio Suiá-Miçú, MT: Riqueza Relacionada à Qualidade da Água e do Hábitat. In: José Eduardo dos Santos; Carla Galbiati; Luiz Carlos Eduardo Moschini. (Org.). Gestão e Educação Ambiental, Água Biodiversidade e Cultura. 1ed.São Carlos: RiMa Editora, 2010, v. vol 2, p. 113-137.

  • JUEN, L. . Levantamento preliminar de ninfas de Odonata em rios e lagos do Pantanal Mortes - Araguaia, Cocalinho - MT. In: I Seminário de Iniciação Científica da UNEMAT, 2001, Cáceres - MT. I Seminário de Iniciação Científica da UNEMAT - Apresentação Oral, 2001.

  • NOGUEIRA, D. S. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . Distribuição, abundância e riqueza de Trichoptera (Insecta) do Rio Suiá-Miçú, Mato Grosso, Brasil.. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil/ III Congresso Latino Americano de Ecologia, 2009, São Lourenço-MG. Distribuição, abundância e riqueza de Trichoptera (Insecta) do Rio Suiá-Miçú, Mato Grosso, Brasil., 2009.

  • NOGUEIRA, D. S. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . Trichoptera (Insecta) da Bacia do Rio Suiá-Miçú, Xingu, Brasil: relação da fauna com a integridade de hábitat e qualidade de água.. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado-RS. Trichoptera (Insecta) da Bacia do Rio Suiá-Miçú, Xingu, Brasil: relação da fauna com a integridade de hábitat e qualidade de água., 2009.

  • JUEN, L. . Análise de Parcimônia de endemismo de Odonata para o Bioma Amazônico: testando o efeito de barreira a dispersão imposta pelos grandes rios. In: VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2009, Goiânia. VI Congresso de Pesquisa Ensino e Extensão, 2009.

  • JUEN, L. ; ALMEIDA, M.C. ; CARDOSO, M.W. ; AZEVEDO, R. C. ; BARBOSA, D. C. F. . Predação de sementes e intensidade do disturbio do fogo em floresta de transição entre a Amazônia e o Cerrado, Fazenda Tanguro, Querência- MT. In: IX Congresso de ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço. IX Congresso de ecologia do Brasil, 2009.

  • JUEN, L. ; BATISTA, J.B. ; PERUQUETTI, P.S.F. ; DE MARCO, P.J. . A capacidade de termorregulação influencia a composição de espécies de comunidades de Odonata?. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu - MG. VII Congresso de Ecologia do Brasil. São Paulo - SP: Sociedade de Ecologia do Brasil, 2005. v. 1. p. 1-96.

  • Juen, Leandro ; CUNHA, E. J. ; DIAS-SILVA, K. ; SPACEK, B. . O efeito da heterogeneidade ambiental sobre a distribuição de percevejos semi-aquáticos em igarapés da Amazônia. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá, PR. Sessão Ecologia de Ambientes Lóticos, 2015.

  • BRASIL, L. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; CALVAO, L. B. ; MONTEIRO JUNIOR, C. S. ; CARVALHO, F.G. ; Juen, Leandro . Efeito ambiental local e regional na distribuição de Odonata (Insecta) na Amazônia Brasileira. In: XV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2015, Maringá, PR. Ecologia de ambientes Lóticos, 2015.

  • Juen, Leandro ; BRASIL, L. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; CALVAO, L. B. ; CARVALHO, F.G. ; MONTEIRO JUNIOR, C. S. . Species diversity patterns of Zygoptera (Insecta: Odonata) in Brazilian Amazonian streams. In: International Congress of Odonatology, 2015, La Plata, Buenos Aires. Ecology, 2015.

  • SHIMANO, Y. ; Juen, Leandro . Existem mudanças na fauna de Ephemeroptera (Insecta) em áreas de cultivo de dendê?. In: XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014, Porto Alegre. Caderno de resumos XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014.

  • MENDES, T. P. ; CABETTE, H. S. R. ; Juen, Leandro . Efeito do Espaço e do Ambiente na distribuição de larvas de Odonata em riachos tropicais. In: XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014, Porto Alegre. XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. ; MARCO JUNIOR, P. ; GARDNER, T. A. ; HUGHES, R. M. ; Juen, Leandro . Fatores ambientais que estruturam a comunidade de Odonata (Insecta) na Amazônia Oriental. In: XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014, Porto Alegre. Caderno de resumos XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014.

  • CALVAO, L. B. ; MONTAG, L. F. A. ; Juen, L . Efeito do manejo florestal de impacto reduzido sobre a assembleia de Odonata (Insecta) na Amazônia Oriental. In: XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014, Porto Alegre. Caderno de resumos XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014.

  • CARDOSO, M. N. ; SHIMANO, Y. ; JUEN, L . Estimativa do número de espécies não descritas da ordem Ephemeroptera (Arthropoda: Insecta) no Brasil. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito, MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

  • BARBOSA, T. A. P. ; BENONE, N. L. ; JUEN, L ; MONTAG, L. F. A. . Influência dos hábitats e dos períodos pluviométricos na estrutura das assembleias de peixes no médio rio Xingu. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito, MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

  • SHIMANO, Y. ; SALLES, F.F. ; Juen, L . Estudo da ordem Ephemeroptera (Insecta) no Brasil: uma visão cienciométrica. In: XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013, Bonito, MS. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia, 2013.

  • BENONE, N.L. ; Juen, L ; MONTAG, L.F.A. . Variação espacial de peixes de igarapés afogados da Amazônia Oriental. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

  • Juen, L ; DE MARCO, P.J. . Limitações à dispersão moldando a similaridade em comunidades de Odonata de riachos Amazônicos. In: XIII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2011, Natal - RN. Ecologia, 2011.

  • PINTO, N.S. ; OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; JUEN, L. . Ocorrência simpátrica de duas formas de Erythrodiplax fusca (Rambur, 1842) na represa Samambaia (UFG) Goiânia - GO. In: XXI Semana do ICB, 2010, Goiânia - Go. Ecologia. Goiânia - Go, 2010.

  • OLIVEIRA JUNIOR, J. M. B. ; PINTO, N.S. ; JUEN, L. . Variação geográfica de caracteres quantitativos em Erythrodiplax fusca (Odonata: Libellulidae). In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal - RN. Ecologia, 2010.

  • COSTA, U.M.P. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . Avaliação do nível de integridade de hábitat sobre as variáveis físico-quimicas do Córrego Cachoeirinha, Bacia do Rio Pindaíba- MT. In: Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado. Avaliação do nível de integridade de hábitat sobre as variáveis físico-quimicas do Córrego Cachoeirinha, Bacia do Rio Pindaíba- MT, 2009.

  • DIAS-SILVA, K. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . O efeito da degradação ambiental afetando a estrutura da comunidade de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos.. In: 1Simpósio Produção e Conservação- Desafio da Sustentabilidade, no Vale do Araguaia, 2009, Nova Xavantina. O efeito da degradação ambiental afetando a estrutura da comunidade de Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos., 2009.

  • MENDES, T.P. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . Os fatores físico-químicospodem responder pelas variações obsrvadas na riqueza de espécies de Odonata em riachos?. In: 1 simpósio produção e conservação-Desafio da sustentabilidade, no vale do Araguaia, 2009, Nova Xavantina. Os fatores físico-químicospodem responder pelas variações obsrvadas na riqueza de espécies de Odonata em riachos?, 2009.

  • BATISTA, J.B. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. ; CASTRO, H. B. ; CASTRO, L. A. . Distribuiçao de Odonata imaturos em um gradiente longitudinal, na bacia do Rio Pindaíba-Mato Grosso. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado, RS. XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2000.

  • PINTO, N.S. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. ; MENDES, T.P. ; DIAS-SILVA, K. . Hetaerina curvicauda (Odonata) é um bom bioindicador? Análise da Integridade ambiental na Bacia do Rio Suiá- Miçu- MT. In: XX Semana Do ICB/UFG, 2009, Goiania-GO. XX Semana Do ICB/UFG, 2009.

  • MENDES, T.P. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. ; PINTO, N.S. . Efeito da integridade do habitat e qualidade de água na distribuição de larvas de Odonata na Bacia do Rio Suiá - Miçu - MT. In: XX Semana Do ICB/UFG, 2009, Goiania-GO. XX Semana Do ICB/UFG, 2009.

  • MORAIS, A.R. ; BASTOS, R.P. ; VIEIRA, R.R.S. ; MARINELI, P. F. S. ; LIMA, L.S.F. ; JUEN, L. . Efeito de borda para anuros: um estudo de caso no Brasil Central. In: 4 Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis. 4 Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009.

  • JUEN, L. ; BATISTA, J.B. ; CABETTE, H.S.R. ; CASTRO, H. B. ; CASTRO, L. A. . Distribuição de Odonata imaturos em um gradiente longitudinal, na bacia do Rio Pindaíba-Mato Grosso. In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado - RS. Ecologia, 2009.

  • DIAS-SILVA, K. ; CABETTE, H.S.R. ; JUEN, L. . alterações ambientais podem afetar a diversidade beta? Uma abordagem usando Heteroptera aquáticos e semi-aquáticos (Insecta: Nepomorpha e Gerromorpha). In: XII Congresso Brasileiro de Limnologia, 2009, Gramado - RS. Macroinvertebrados em Riachos, 2009.

  • DIAS-SILVA, K. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; JUEN, L. . Distribuição de Heteroptera Aquáticos (Insecta) em mesohabitats dos córregos da Colher e Santo Antonio, Nova Xavantina- MT. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Distribuição de Heteroptera Aquáticos (Insecta) em mesohabitats dos córregos da Colher e Santo Antonio, Nova Xavantina- MT, 2008.

  • JUEN, L. ; CABETTE, Helena Soares Ramos ; GIEHL, N.F.S. ; DEPRA, V. ; SHIMANO, Y. ; NOGUEIRA, D. S. ; MENDES, T.P. ; BRASIL, L. S. ; COSTA, U.M.P. . Utilização de insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade de água na Bacia Suiá-Miçú.. In: II Encontro nascentes do Xingu e I Feira de Iniciativas socioambientais, 2008, Canarana. Utilização de insetos aquáticos como bioindicadores de qualidade de água na Bacia Suiá-Miçú., 2008.

  • JUEN, L. ; BATISTA, J.B. ; ALMEIDA, M.C. ; CABETTE, H.S.R. ; DE MARCO, P.J. . Existe diferenças na riqueza de espécies na comunidade de larvas de Odonata quando se compara ambientes lênticos e lóticos?. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina - PR. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

  • ALMEIDA, M.C. ; JUEN, L. ; DE MARCO, P.J. . Chave para identificação de larvas de último ínstar de Libellulidae (Odonata), ocorrentes em lagos da região do médio Rio Doce - Marliéria - MG. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina - PR. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.

  • JUEN, L. ; BATISTA, J.B. ; BARRETO, F. C. C. ; DE MARCO, P.J. . Influência da Temperatura na Abundância de Erythemis vesiculosa (Odonata). In: V Mostra Cíentifica da Pós-Graduação -, 2006, Viçosa - MG. V Mostra Cíentifica da Pós-Graduação -, 2006.

  • CASTRO, H. B. ; JUEN, L. ; BARRETO, F. C. C. ; BATISTA, J.B. ; CABETTE, H.S.R. . Análise comparativa dos imaturos de Odonata quanto a largura e profundidade dos córregos Santo Antonio e Colher Municipio de Nova Xavantina - MT. In: 17 Encontro de Biólogos do CRBio 1, 2006, Santos- SP. 17 Encontro de Biólogos do CRBio 1, 2006.

  • JUEN, L. ; CABETTE, H.S.R. . Levantamento preliminar de ninfas de Odonata em Rios e Lagos do Pantanal Mortes - Araguaia, Cocalinho, Mato Grosso. In: XIV Encontro de Biólogos do Conselho Regional de Biologia, 2003, Cuiabá - MT. XIV Encontro de Biólogos do Conselho Regional de Biologia, 2003. v. único. p. 125-125.

  • BATISTA, J.B. ; JUEN, L. ; PAGIORO, S. O. ; FERREIRA, U. C. . Trichoptera em rios e lagos da bacia do Mortes-Araguaia. In: 13 ENCONTRO DE BIOLOGOS DO CRBio-1 e 4 ENCONTRO NACIONAL DE BIOLOGOS DO CRBio, 2003, Cuiabá - MT. 13 ENCONTRO DE BIOLOGOS DO CRBio-1 e 4 ENCONTRO NACIONAL DE BIOLOGOS DO CRBio, 2003.

  • MEWS, C.M. ; MEWS, C.E. ; KUNS, S.H. ; JUEN, L. ; MEWS, L.G. . Invertebrados de serrapilheira em cerradão e mata de galeria, Nova Xavantina - MT. In: IV Semana da Biologia, UNEMAT, 2002, Nova Xavantina - MT. IV Semana da Biologia, Unemat, 2002.

  • KUNS, S.H. ; JUEN, L. ; MEWS, C.M. . Curvas de dominância e diversidade de espécies em diferentes estádios serais, Nova Xavantina - MT. In: IV Semana da Biologia, UNEMAT, 2002, Nova Xavantina - MT. IV Semana da Biologia., 2002.

  • CABETTE, Helena Soares Ramos ; BATISTA, J.B. ; JUEN, L. . Ocorrência de insetos aquáticos imaturos em rio e lago na Fazenda Moderna, Município Cocalinho - MT. In: IV Semana da Biologia, UNEMAT, 2002, Nova Xavantina - MT. IV Semana da Biologia., 2002.

  • CABETTE, Helena Soares Ramos ; BATISTA, J.B. ; JUEN, L. . Ocorrência de Tricoptera imaturos em um lago e um corixo do Pantanal Mortes - Araguaia, Cocalinho - MT. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí - SC. XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002. v. único. p. 213-213.

  • MEWS, C.E. ; MEWS, Carina Marciela ; KUNS, S.H. ; JUEN, L. . Comparação da biodiversidade da serrapilheira em duas fitofisionomias do cerrado, Nova Xavantina - MT. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia - GO. 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002.

  • MEWS, C.E. ; MEWS, Carina Marciela ; KUNS, S.H. ; JUEN, L. . Levantamento florístico de trepadeiras do Parque do Bacaba, Nova Xavantina - MT. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia - GO. 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002.

  • MEWS, C.E. ; MEWS, C.M. ; KUNS, S.H. ; JUEN, L. . Comparação da Biodiversidade da serrapilheira em duas fitofisionomias de Cerrado, Nova Xavantina - MT. In: 54ª Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia - Go. 54ª Reunião Anual da SBPC. Goiânia - Go, 2002.

  • JUEN, L. ; CABETTE, H.S.R. . Notas sobre a ocorrência de Odonata no Corixo da Forquilha, Pantanal Mortes - Araguaia - MT. In: 12 Encontro de Biólogos do CRBio - 1 e 3 ENB do CFBio, 2001, Campo Grande - MS. 12 Encontro de Biólogos do CRBio - 1 e 3 ENB do CFBio, 2001.

  • NÁPOLIS-ROSSETE, P. M. N. ; MEWS, C.M. ; KUNS, S.H. ; MILANI, V. ; JUEN, L. ; GONCALVES, A.V. ; ALBINO, J.L.D. . Proposta de projetos para a Escola Coronel Vanique, Nova Xavantina - MT. In: III Semana da Biologia, Unemat, 2001, Nova Xavantina - MT. III Semana da Biologia, 2001.

  • KUNS, S.H. ; JUEN, L. ; MEWS, C.M. . Levantamento preliminar de Pteridófitas no córrego Mortinho em Nova Xavatina - MT. In: III Semana da Biologia, Unemat, 2001, Nova Xavantina - MT. III Semana da Biologia, 2001.

  • GONCALVES, A.V. ; MEWS, Carina Marciela ; JUEN, L. ; KUNS, S.H. ; ALBINO, J.L.D. ; MILANI, V. . Convivência social das crianças de 04 a 06 anos da Creche Municipal Madre Leônea, Nova Xavantina - MT. In: III Semana da Biologia, 2001, Nova Xavantina - MT. III Semana da Biologia, 2001.

  • MEWS, Carina Marciela ; JUEN, L. ; KUNS, S.H. . Alguns dados da entomofauna do Bioma Cerrado na Reserva Municipal Mário Viana, Nova Xavantina - MT. In: III Semana da Biologia, Unemat, 2001, Nova Xavantina -MT. III Semana da Biologia, 2001.

  • CASTRO, C. P. ; JUEN, L. ; ALBINO, J.L.D. . Verificação da eficácia de palestras e oficinas sobre reciclagem para crianças de 3 e 4 série na Escola Estadual Coronel João Nepomuceno de Medeiros Mallet no município de Nova Xavantina - MT. In: 10 Encontro de Biólogos do CRBio - 1,, 2000, São Carlos - SP. 11 Encontro de Biólogos do CRBio - 1., 2000.

  • JUEN, L. ; BATISTA, J.B. ; CABETTE, H.S.R. . Ocorrência de ninfas de Odonata no córrego São João, Nova Xavantina - MT. In: IV Semana da Biologia, UNEMAT, 2000, Nova Xavantina - MT. IV Semana da Biologia, 2000.

  • JUEN, L. ; MEWS, C.M. ; KUNS, S.H. . Levantamento de ninfas de Odonata em lago do Pantanal Mortes - Araguaia, Cocalinho - MT. In: II Semana da Biologia, Unemat., 2000, Nova Xavantina - MT. II Semana da Biologia,. Nova Xavantina: Editora Tipoalfa, 2000.

  • BRITO, JOÁS SILVA ; COTTENIE, KARL ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; LIMA, DIEGO VIANA MELO ; VIEIRA, LISANDRO JUNO SOARES ; MICHELAN, THAISA SALA ; JUEN, Leandro . Main drivers of dragonflies and damselflies (Insecta; Odonata) metacommunities in streams inside protected areas in the Brazilian Amazon. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , 2024.

  • SANTOS, NATÁLIA BEATRIZ BARROS ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; MONTELES, JOSINETE SAMPAIO ; DE FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; FIRMINO, VIVIANE CAETANO ; SHIMANO, YULIE ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; LUIZA-ANDRADE, ANA ; SALLES, FREDERICO FALCÃO ; CASTRO, DIEGO M. P. ; QUINTEIRO, FÁBIO B. ; LIMA, LUCAS R. C. ; DIAS, LUCIMAR G. ; PES, ANA MARIA O. ; HAMADA, NEUSA ; JUEN, Leandro . Database of immature stage traits of Ephemeroptera, Plecoptera, and Trichoptera (EPT) genera for the Amazon. AQUATIC SCIENCES , 2024.

  • SNRE, HENNA ; GARCÍA-GIRÓN, JORGE ; ALAHUHTA, JANNE ; BINI, LUIS MAURICIO ; BODA, PÁL ; BONADA, NÚRIA ; BRASIL, LEANDRO S. ; CALLISTO, MARCOS ; CASTRO, DIEGO M. P. ; CHEN, KAI ; CSABAI, ZOLTÁN ; DATRY, THIBAULT ; DOMISCH, SAMI ; GARCÍA-MARQUEZ, JAIME R. ; FLOURY, MATHIEU ; FRIBERG, NIKOLAI ; GILL, BRIAN A. ; GONZÁLEZ-TRUJILLO, JUAN DAVID ; GÖTHE, EMMA ; JUEN, L. . The relationships between biotic uniqueness and abiotic uniqueness are context dependent across drainage basins worldwide. Landscape Ecology , 2024.

  • MEDINA-ESPINOZA, EMMY FIORELLA ; JUEN, Leandro ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; ARELLANO CRUZ, GERMÁN . Variations in the Odonata Assemblages: How Do the Dry Season and Water Bodies Influence Them?. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , 2024.

  • SÁNCHEZ HERRERA, MELISSA ; FORERO, DIMITRI ; CALOR, ADOLFO RICARDO ; ROMERO, GUSTAVO Q. ; RIYAZ, MUZAFAR ; CALLISTO, MARCOS ; DE OLIVEIRA ROQUE, FABIO ; ELME-TUMPAY, ARASELI ; KHAN, M. KAWSAR ; JUSTINO DE FARIA, ANA PAULA ; PIRES, MATEUS MARQUES ; SILVA DE AZEVÊDO, CARLOS AUGUSTO ; JUEN, Leandro ; ZAKKA, USMAN ; SAMAILA, AKEWETA EMMANUEL ; HUSSAINI, SUWAIBA ; KEMABONTA, KEHINDE ; GUILLERMO-FERREIRA, RHAINER ; RÍOS-TOUMA, BLANCA ; MAHARAJ, GYANPRIYA . Systematic challenges and opportunities in insect monitoring: a Global South perspective. PHILOSOPHICAL TRANSACTIONS OF THE ROYAL SOCIETY B-BIOLOGICAL SCIENCES , 2024.

  • DATTO-LIBERATO, FELIPE H. ; LOPEZ, VINICUS M. ; QUINAIA, THIAGO ; DO VALLE JUNIOR, RENATO FARIAS ; SAMWAYS, MICHAEL J. ; JUEN, Leandro ; VALERA, CARLOS ; GUILLERMO-FERREIRA, RHAINER . Total environment sentinels: Dragonflies as ambivalent/amphibiotic bioindicators of damage to soil and freshwater. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT , 2024.

  • LIMA, MYLLENA ; SALLES, FREDERICO F. ; DE ANDRADE, ANDRÉ FELIPE A. ; DIAS'SILVA, KARINA ; JUEN, Leandro ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER . Linnean and Wallacean shortfalls of Leptophlebiidae (Ephemeroptera: Insecta) in the Brazilian Amazon. AQUATIC CONSERVATION-MARINE AND FRESHWATER ECOSYSTEMS , 2024.

  • ROCHA, LEONARDO C. ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; ALVARADO, SWANNI T. ; DA SILVA CARVALHO-FILHO, FERNANDO ; ESPOSITO, MARIA CRISTINA ; JUEN, Leandro ; SOUSA, JOSÉ ROBERTO P. . Cerrado physiognomies in a protected area determine the distribution of necrophagous Diptera. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , 2024.

  • BRITO, JOÁS SILVA ; COTTENIE, KARL ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; CALVÃO, LENIZE BATISTA ; OLIVEIRA'JUNIOR, JOSÉ MAX BARBOSA ; CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; DIAS'SILVA, KARINA ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; RESENDE, BETHÂNIA OLIVEIRA ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; VIEIRA, LISANDRO JUNO SOARES ; MICHELAN, THAISA SALA ; JUEN, Leandro . Odonata responses to dispersal and niche processes differ across Amazonian endemism regions. Insect Conservation and Diversity , 2024.

  • CALVÃO, LENIZE BATISTA ; PIRES, MATEUS MARQUES ; PÉRICO, EDUARDO ; JUEN, Leandro . Dragonflies (Insecta, Odonata) from northeast Santa Catarina and notes on the occurrence of species in the region. BIOTA NEOTROPICA (ONLINE. EDIÇÃO EM INGLÊS) , 2024.

  • RIVERA-PÉREZ, JUAN MATEO ; SHIMANO, YULIE ; LUIZA-ANDRADE, ANA ; CUNHA, ERLANE JOSÉ ; CARVALHO, FERNANDO GERALDO ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; FERREIRA, KARINE SANTOS ; ROLIM, SAMIR ; JUEN, Leandro . Spatio-temporal beta diversity of specialist and generalist aquatic insects in streams altered by mining activities in eastern Amazonia. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , 2024.

  • RIVERA-PÉREZ, JUAN MATEO ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; PENHA, IZABELLA CRISTINA DA SILVA ; JUEN, Leandro . Habitat integrity and interspecific relationships affect the diversity of freshwater crabs (Decapoda: Brachyura: Pseudothelphusidae, Trichodactylidae) in eastern Amazon streams. JOURNAL OF CRUSTACEAN BIOLOGY , 2024.

  • PIRES, MATEUS ; MARTINS, FERNANDA ; DEL PALACIO, ALEJANDRO ; MUZÓN, JAVIER ; VAREIRA, LUISA ; JUEN, Leandro ; PÉRICO, EDUARDO . Assessing the spatial knowledge gaps of Odonata diversity and conservation in the South American Pampa. AQUATIC CONSERVATION-MARINE AND FRESHWATER ECOSYSTEMS , 2024.

  • SILVA, JOSÉ ORLANDO DE ALMEIDA ; CARVALHO-FILHO, FERNANDO DA SILVA ; JUEN, Leandro ; ESPOSITO, MARIA CRISTINA . Ecological succession of blow flies (Diptera: Calliphoridae) in the decomposition of pig carcasses in Cerrado areas of Brazil. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , 2023.

  • ANAISCE, RAFAEL ; JUEN, Leandro ; LIGEIRO, RAPHAEL . Scientometrics of the assessment of biotic integrity in estuaries. ECOLOGICAL INDICATORS , 2023.

  • BRITO, JOÁS SILVA ; SILVA, EVERTON CRUZ ; FERREIRA, VICTOR RENNAN SANTOS ; BASTOS, RAFAEL COSTA ; CRUZ, GABRIEL MARTINS ; MONTELES, JOSINETE SAMPAIO ; LIMA, ADRIANA ; RASEIRA, MARCELO ; BREJÃO, GABRIEL LOURENÇO ; BARBOSA OLIVEIRA-JUNIOR, JOSÉ MAX ; DIAS-SILVA, KARINA ; MICHELAN, THAISA SALA ; CASATTI, LILIAN ; JUEN, Leandro . The importance of national parks in maintaining the habitat integrity and diversity of Odonata species in Amazonian streams. JOURNAL OF INSECT CONSERVATION , 2023.

  • ANACLÉTO, MARIA JOSÉ P. ; LINARES, MARDEN SEABRA ; FARIA, ANA PAULA JUSTINO ; DA SILVA AZEVEDO, ENAIRA POLIANE ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; JUEN, Leandro ; LIGEIRO, RAPHAEL . Trichoptera Life Stages Present Distinct Responses to Environmental Conditions in Amazonian Streams. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , 2023.

  • LIMA, MYLLENA ; BRASIL, LEANDRO SCHLEMMER ; JUEN, Leandro ; RIVERA-PÉREZ, JUAN MATEO ; DIAS-SILVA, KARINA ; SALLES, FREDERICO FALCÃO . Hermanella complex on Northern Brazil (Ephemeroptera: Leptophlebiidae): New species and stage descriptions. Revista Brasileira de Entomologia (Impresso) , 2023.

  • JUEN, L. ; DE MARCO, P.J. . Análise de Parcimônia de Endemismo de Odonata para o Bioma Amazônico: testando efeito de barreira a dispersão imposta pelos grandes rios. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MORAIS, A.R. ; BASTOS, R.P. ; VIEIRA, R.R.S. ; MARINELI, P. F. S. ; JUEN, L. ; LIMA, L.S.F. . Efeito de borda para anuros: um estudo de caso no Brasil Central. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Juen, Leandro ; DE MARCO, P.J. . Limitações à dispersão moldando a similaridade em comunidades de Odonata de riachos Amazônicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Juen, Leandro . O papel de fatores ambientais na estruturação da comunidade de insetos aquáticos da Amazônia Oriental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • JUEN, LEANDRO ; MONTAG, L. F. A. ; DANTAS SANTOS, M.P. . O Efeito das Monoculturas de Dendê (Elaeis guineensis Jacq.) sobre a Biodiversidade na Amazônia Oriental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • JUEN, LEANDRO ; MONTAG, L.F.A. . Monoculturas de dendê: oportunidade de conservação ou risco para a integridade dos habitat de igarapés. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Juen, Leandro ; MONTAG, L. F. A. . Contribuições para o estudo dos ecossistemas amazônicos, novas abordagens e adequações metodológicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUEN, L . Methodological challenges: How to ensure scientifically robust monitoring methods. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Juen, L. . Amazônia: oportunidades e desafios. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JUEN, LEANDRO . Odonata como grupo alvo para estudos ecológicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Juen, L. . ?Efeitos da alteração ambiental na biodiversidade aquática da Amazônia?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Juen, L . Conservação de Macroinvertebrados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

Juen, L. ; RUSSO, C. ; BELLINI, B. . Workshop de autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Diversidade Animal da UFBA. 2016.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Forest Ecological and Management. 2020.

JUEN, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Biota Neotropica. 2024.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências. 2024.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Freshwater Biology. 2023.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico African Journal of Ecology. 2023.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Studies on Neotropical Fauna and Environment. 2023.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Aquatic Insects. 2023.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Wetlands Ecology and Management. 2023.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Perspectives in Ecology and Conservation. 2022.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2022.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2022.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências. 2022.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Hydrobiologia. 2022.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico npj Biodiversity. 2022.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico no Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems. 2022.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Hydrobiologia. 2022.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Water Biology and Security. 2022.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Austral Ecology. 2022.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Frontiers Ecology and Evolution. 2021.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Revista Ambiente & Água. 2021.

JUEN, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico PlosOne. 2021.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Biological Journal of the Linnean Society. 2021.

JUEN, L. . Avaliação de cinco projetos da Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, edição 2021-2022 da Universidade Federal de Roraima. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Austral Entomology. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Biotropica. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências. 2021.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Basic and Applied Ecology. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico European Journal of Entomology. 2021.

JUEN, L. . Avaliador ad hoc da comissão de credenciamento e recredenciamento docente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical da Universidade Federal do Amapá. 2021.

JUEN, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Freshwater Biology. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Anais da Academia Brasileira de Ciências. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Biology Letters. 2021.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Brazilian Journal of Water Resources. 2021.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Forest Ecological and Management. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico River Reseach and Applications. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Journal of Natural History. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Acta Limnologica Brasiliensia. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico International Journal of Odonatology. 2020.

Leandro Juen . Parecer de artigo submetido para o periódico Biota Neotropica. 2020.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Environmental Monitoring and Assessment. 2020.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Science of the Total Environment. 2020.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2020.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Aquatic Insects. 2020.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Insect Conservation and Diversity. 2020.

Leandro Juen . Parecer de artigo submetido para o periódico Frontiers Ecology and Evolution. 2020.

Leandro Juen . Avaliação de seis projetos da Chamada 07/2020 para Seleção de Bolsistas Programa de Bolsas de Pesquisa de Campo de Mestrado e Doutorado do FUNBIO. 2020.

JUEN, Leandro . Avaliação de cinco projetos de pós-graduação na área de biodiversidade da Amazônia do Programa 'Tatiana de Carvalho' do Greenpeace Brasil. 2020.

JUEN, Leandro . Avaliação de projeto de pesquisa submetido no Natural Environment Research Council - NERC. 2020.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Biota Neotropica. 2020.

JUEN, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2020.

JUEN, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Journal of Insect Conservation. 2020.

JUEN, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Frontiers Environmental Science. 2020.

JUEN, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Biota Neotropica. 2020.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Acta Amazonica. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico International Journal of Odonatology. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Journal of Natural History. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Hydrobiologia. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Insect Conservation and Diversity. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecohydrology & Hydrobiology. 2019.

Juen, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Biotropica. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Hydrobiologia. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Aquatic Insects. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Entomology. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Revista Brasileira de Entomologia. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Water Research. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Neotropical Entomology. 2019.

Juen, Leandro . Avaliação de projetos da Primeira Chamada do Fundo Geral de Iniciação Científica do Instituto Sua Ciência. 2019.

Juen, Leandro . Avaliação de teses de doutorado em Biodiversidade para o Prêmio CAPES de Tese edição 2019. 2019.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Austral Entomology. 2019.

BRASIL, L. S. ; DANTAS, D. D. F. ; POLAZ, C. N. M. ; RASEIRA, M. B. ; Juen, L. . Monitoramento participativo em igarapés de unidades de conservação da Amazônia brasileira utilizando Odonata. 2019.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Journal of Applied Ecology. 2018.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2018.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Insect Conservation and Diversity. 2018.

Juen, Leandro . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecology and Evolution. 2018.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2018.

Juen, L. . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2018.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Environmental Science and Pollution Research. 2018.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Biota Neotropica. 2018.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Animal Biodiversity and Conservation. 2017.

JUEN, L . Parecer de artigo submetido para o periódico Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão. 2017.

JUEN, LEANDRO . Revisor de artigo submetido ao periódico Iheringia série Zoologia. 2017.

JUEN, LEANDRO . Parecer de artigo submetido para o periódico Ambiente & Água. 2017.

JUEN, LEANDRO . Parecer de artigo submetido para o periódico The Science of Nature. 2017.

JUEN, LEANDRO . Parecer de artigo submetido para o periódico EntomoBrasilis. 2017.

JUEN, LEANDRO . Parecer de artigo submetido para o periódico Ecological Indicators. 2017.

JUEN, L . Biota Neotropica. 2016.

JUEN, L . Entomobrasilis. 2016.

JUEN, L . Environmental Science and Pollution Research. 2016.

JUEN, L . Neotropical Entomology. 2016.

JUEN, L . Neotropical Entomology. 2016.

JUEN, L . Marine & Freshwater Research. 2016.

Juen, L . Papéis Avulsos de Zoologia. 2016.

JUEN, LEANDRO . Environmental Monitoring and Assessment. 2015.

JUEN, LEANDRO . Biodiversidade Brasileira. 2015.

Juen, Leandro . PlosOne. 2015.

JUEN, LEANDRO . Parecer ad hoc do edital 12/2015 do programa DCR da Fundação de Apoio à Pesquisa e á Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC. 2015.

JUEN, LEANDRO . Iheringia. Série Zoologia (Impresso). 2015.

JUEN, LEANDRO . Biota Neotropica. 2015.

JUEN, LEANDRO . Entomobrasilis. 2015.

Juen, L. . Parecer ad hoc da Chamada 05/2014 ? Programa de Bolsas de Iniciação Científica FAPERO/CAPES. 2015.

JUEN, LEANDRO . Annales de Limnologie. 2014.

Juen, Leandro . Annales de Limnologie. 2014.

JUEN, LEANDRO . Entomobrasilis. 2014.

JUEN, LEANDRO . Environmental Monitoring and Assessment. 2014.

JUEN, LEANDRO . River Research and Applications. 2014.

Juen, Leandro . Tropical Conservation Science. 2014.

Juen, Leandro . Revisor Ad hoc do Programa de Apoio à Fixação de Doutores no Amazonas - FIXAM/AM - Edital N 022/2013 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). 2014.

Juen, Leandro . Revisor da IV Oficina de Validação das Avaliações da Fauna Brasileira Ameaçada de extinção. 2014.

JUEN, LEANDRO . Revista Brasileira de Entomologia (Impresso). 2014.

JUEN, LEANDRO . Hydrobiologia. 2014.

JUEN, LEANDRO . Journal of Insect Conservation. 2014.

JUEN, LEANDRO . Acta Amazonica (Impresso). 2014.

JUEN, L . Natureza & Conservação. 2013.

Juen, Leandro . EntomoBrasilis (Vassouras). 2013.

JUEN, L. . O Professor Pesquisador e o Método Hipotético Dedutivo. 2005.

VIEIRA, L.C.G. ; NABOUT, J.C. ; LANDEIRO, V. L. ; Terribile, L. C. ; GOUVEIA, S. F. ; DINIZ FILHO, J.A.F. ; MELO, A. S. ; Juen, L. . Diminuição das desigualdades regionais da pesquisa em Biodiversidade no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JUEN, L. . Métodos Estatísticos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Métodos Estatísticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Métodos Estatísticos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Métodos estatisticos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Bioestatistica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Bioestatistica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Bioestatistica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Juen, Leandro . Bioestatística. 2010. .

Juen, Leandro ; DIAS-SILVA, K. . Bioestatística. 2010. .

JUEN, L . Introdução aos Métodos de Análises Multivariadas. 2014. .

JUEN, L . Introdução à Estatística para a Biologia. 2014. .

JUEN, L ; CUNHA, E. J. . Estatística Multivariada. 2014. .

JUEN, L. . O Professor Pesquisador e o Método Hipotètico Dedutivo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JUEN, L. . Bioestatítica. 2008. .

JUEN, L. ; BATISTA, J.B. . Estatística - o bicho não é tão feio quanto parece. 2008. .

DE MARCO, P.J. ; LIMA, F.P. ; JUEN, L. . IX Curso de Ecologia Quantitativa (Bioestatística) aplicada à Biologia da Conservação. 2007. .

DE MARCO, P.J. ; LIMA, F.P. ; JUEN, L. ; PAGLIA, A.P. . X Curso de Ecologia Quantitativa (Bioestatística) aplicada à Biologia da Conservação. 2008. .

JUEN, L. . Bioestatística. 2009. .

JUEN, L. . Estatística aplicada a Biologia. 2009. .

DE MARCO, P.J. ; JUEN, L. . Estatística aplicada a Biologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JUEN, L. . Introdução a Metodologia Científica. 2006. .

VIEIRA, L.C.G. ; NABOUT, J.C. ; LANDEIRO, V. L. ; Terribile, L. C. ; GOUVEIA, S. F. ; DINIZ FILHO, J.A.F. ; MELO, A. S. ; Juen, L. . Diminuição das desigualdades regionais da pesquisa em Biodiversidade no Brasil. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

JUEN, L. . Divulgação oral de trabalho cientifico. 2005. (Apresentação de Palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    SinBiAm Sínteses da Biodiversidade Amazônica, Descrição: Contexto: A Amazônia tem um papel vital nas estratégias internacionais para mitigar as crises globais do clima e da biodiversidade. Seus ecossistemas estão entre os mais biodiversos do mundo e contribuem para serviços ambientais em diferentes escalas espaciais. No entanto, múltiplos distúrbios antrópicos e climáticos vêm ameaçando a biodiversidade e os ecossistemas da Amazônia.Desafio: Nossa habilidade de realizar pesquisas de síntese para compreender os padrões e direcionadores da biodiversidade amazônica, bem como de transpor resultados da fronteira científica para aplicações na sociedade, é limitada por diversos desafios. Por exemplo, a maioria das bases de dados de biodiversidade (globais e nacionais) foca na flora e fauna de vertebrados terrestres, recebe apenas informações sobre ocorrência das espécies, e/ou não apresenta arcabouço tecnológico para integrar, de forma padronizada, os dados a partir de diferentes estudos. Além disso, grande parte dos estudos da biodiversidade avalia táxon e/ou regiões específicas, sem integrar os ambientes aquáticos e terrestres, e/ou avaliar os impactos ecológicos de múltiplos distúrbios.Solução: O INCT-SinBiAm estabelecerá uma rede transdisciplinar e interinstitucional de pesquisas de síntese sobre a biodiversidade terrestre e aquática da Amazônia, permitindo a continuidade dos esforços iniciados através do Projeto Synergize financiado pelo Sinbiose/CNPq. O SinBiAm produzirá pesquisas de alta relevância para a tomada de decisão e fortalecerá laboratórios associados dentro e fora dos grandes centros urbanos da região Norte.Métodos: Através da compilação, organização, e sínteses de dados previamente coletados, bem como de diferentes ações de educação e divulgação científica, o SinBiAm (1) trará avanços científicos e tecnológicos, (2) direcioná futuras pesquisas, práticas e políticas públicas; e (3) promoverá a formação das futuras gerações de tomadores de decisões, educadores e cientistas da, e atuando na, Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Neusa Hamada - Integrante / José Max Barbosa de Oliveira Júnior - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Rogério Rosa da Silva - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Nelson Silva Pinto - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / Fernando Augusto Schmidt - Integrante / Sabina Cerruto Ribeiro - Integrante / Marcelo Bassols Raseira - Integrante / CASATTI, LILIAN - Integrante / Filipe França - Integrante / Oliver Phillips - Integrante / Leandro Castello - Integrante / Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Hans ter Steege - Integrante / Flavia Costa - Integrante / Eduardo Venticinque - Integrante / MICHELAN, THAISA SALA - Integrante / Adriane Esquivel-Muelbert - Integrante / Ana Claudia Kasseboehmer - Integrante / Ana Luisa Albernaz - Integrante / André Ricardo Ghidini - Integrante / Bernardo Flores - Integrante / Bruce W. Nelson - Integrante / Camila Ribas - Integrante / Carolina Castilho - Integrante / Cassio Nunes - Integrante / Clarissa Alves - Integrante / Darlisson Andrade - Integrante / Eduardo Krempser da Silva - Integrante / Etorre Paredes Antunes - Integrante / Fabrício Baccaro - Integrante / Fernando Z. Vaz-de-Mello - Integrante / Gahelyka Aghta Pantano Souza - Integrante / James Albert - Integrante / José Júlio de Toledo - Integrante / Julia Arieira - Integrante / Juliana Stropp - Integrante / Leandro L. Giacomin - Integrante / Leticia Vieira - Integrante / Lis Steegmann - Integrante / Marcos Silveira - Integrante / Nathalia Nascimento - Integrante / Rachel Trajber - Integrante / Rafael Zenni - Integrante / Rafaella Maciel - Integrante / Raimunda Lucineide Pereira - Integrante / Raquel Carvalho - Integrante / Renato Lima - Integrante / Renato Tavares Martins - Integrante / Victor Tagliacollo - Integrante / Wallace Beiroz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2023 - Atual

    Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Amazônia Oriental PPBIO AmOR, Descrição: O PPBio-AmOr propõe uma rede colaborativa multidisciplinar e transinstitucional para preencheressas lacunas de conhecimento e propor soluções para esses desafios no contexto da AmazôniaOriental. O PPBio-AmOr [a] avançará nosso conhecimento sobre os padrões da biodiversidade frente às mudanças climáticas e alterações do uso da terra; [b] viabilizará a coleta e o monitoramento de dadosde biodiversidade terrestre e aquática de forma integrada em diferentes regiões da AmazôniaOriental; [c] combinará o conhecimento de especialistas em taxonomia e ferramentas tecnológicasautomatizadas para padronizar a identificação, curadoria e armazenamento de dados biológicos para diferentes grupos da fauna e flora amazônica; [d] revelará a biodiversidade amazônica desconhecida em regiões previamente identificadas como lacunas de conhecimento [1]; [e] promoverá trocas de saberes entre diferentes grupos envolvidos na pesquisa, educação, formulação de políticas públicas e tomada de decisões no contexto da educação e conservação da biodiversidade na Amazônia.Os objetivos do PPBio-AmOr são: [O1] fortalecer e ampliar uma rede de colaboração focada em pesquisas empíricas (dados a serem coletados) e de síntese (dados previamente coletados) sobre a biodiversidade amazônica, para [O2] preencher lacunas sobre o conhecimento ecológico de ecossistemas aquáticos e terrestres, [O3] informar práticas e políticas públicas focadas na educação, conservação e manejo sustentável, e [O4] promover a formação das futuras gerações de tomadores de decisões, educadores e cientistas da, e atuando na, Amazônia Oriental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / José Max Barbosa de Oliveira Júnior - Integrante / Tiago Magalhães da Silva Freitas - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Joás Silva Brito - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / Filipe França - Integrante / FERREIRA, VICTOR RENNAN S. - Integrante / Jeane Marcelle C Nascimento - Integrante / Bethânia Oliveira de Resende - Integrante / Ricardo Koroiva - Integrante / Ana Claudia Kasseboehmer - Integrante / Darlisson Andrade - Integrante / José Júlio de Toledo - Integrante / Leticia Vieira - Integrante / RASEIRA, MARCELO BASSOLS - Integrante / FADINI, RODRIGO FERREIRA - Integrante / Raimunda Lucineide Gonçalves Pinheiro - Integrante / James Ferreira Moura Junior - Integrante / Eduardo Krempser - Integrante / Francieli F Bomfim - Integrante / Ananza Rabello - Integrante / Nívea G. P. Pereira - Integrante / Gahelyka Souza - Integrante / Bruno Coutinho - Integrante / Eduardo Martins Venticinque - Integrante / Lucimar Gomes Dias - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2022 - Atual

    Avaliação de biota aquática e atributos funcionais de plantas das principais microbacias de Barcarena, Descrição: A Amazônia apresenta períodos de chuvas bem definidos, sendo os primeiros meses do ano os de maior volume de água. Essas fortes chuvas ocasionam alagamentos nas cidades, transbordamento de rios, inundações, entre outros que podem gerar problemas para biodiversidade aquática e para a vegetação ripária no entorno quando não monitorados. No entanto, para avaliar esses efeitos sobre a biodiversidade é necessário conhecer como a mesma varia espacialmente e temporalmente nesses ambientes e estudos de longo prazo são extremamente importantes para esse tipo de avaliação. A partir desse cenário, foram estabelecidas as linhas de pesquisas do consórcio que tem como objetivo fornecer subsídios ao trabalho de monitoramento da biodiversidade nos ambientes aquáticos e na vegetação do entorno da área industrial de Barcarena. Os objetivos gerais do projeto são: 1) Assessorar a empresa Alunorte em seu compromisso com pesquisas de biodiversidade, monitoramento e conservação da biodiversidade; 2) Incluir pesquisa acadêmica para aumentar o conhecimento sobre a ecologia e a biodiversidade da floresta amazônica; 3) Facilitar parcerias em educação e pesquisa entre a Alunorte Universidades locais no Pará, relacionadas às questões ambientais e sobre a biodiversidade em florestas tropicais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Barbará Dunck Oliveira - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / MONTAG, LUCIANO F. A. - Integrante / Fábio Quinteiro - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2021 - 2022

    Análise crítica para validação da metodologia de avaliação do estado ecológico dos cursos de água ? P&D Valoração da Produção de Água, Projeto certificado pela empresa Companhia Vale do Rio Doce em 19/06/2023., Descrição: Nesse projeto iremos apresentar uma análise crítica e recomendações de melhorias da metodologia já proposta para a avaliação do estado ecológico de cursos d?água. Com o objeto de realizar uma análise crítica e recomendações para validar a metodologia de avaliação do estado ecológico dos cursos de água proposta no P&D Estudos para Mensuração e Valoração da Produção de Água em Áreas Verdes da Vale em Minas Gerais e no Pará.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Lenize Batista Calvão - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante.

  • 2021 - Atual

    Padrões de diversidade e de distribuição da biodiversidade aquática no Estado do Pará, Descrição: A diversidade de espécies em regiões tropicais e em especial na Amazônia é algo amplamente discutido há alguns séculos. Além disso, atualmente sabe-se que as florestas tropicais preservadas são valiosas para manutenção de serviços ecossistêmicos, como a polinização e a regulação do regime de chuvas, importante para a segurança alimentar e pela ?produção?, armazenamento e manutenção de água com qualidade, essencial para a manutenção da vida na terra. Paradoxalmente, existe um conflito de interesse entre a importância da Amazônia para conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos com o setor produtivo que pretende explorar a terra com pecuária, agricultura e mineração. Diante disso é importante que existam conhecimentos sólidos sobre a distribuição da biodiversidade ao longo da paisagem, uma vez que assim pode-se tomar decisões de gestão territorial mais condizentes a um modelo de desenvolvimento sustentável. De forma geral existem grandes lacunas de conhecimento sobre a distribuição da biodiversidade na Amazônia, mas em especial considerando a biota aquática esses déficits são ainda maiores. Na Amazônia brasileira as mesorregiões dos municípios de Altamira, Santarém e Oriximiná, todos no estado do Pará são exemplos de grandes lacunas de conhecimento biológico. Portanto, o objetivo dessa proposta é desvendar uma fração da biodiversidade aquática de peixes, insetos aquáticos e macrófitas de 60 riachos (20 por mesoregião) em áreas desconhecidas ou pouco conhecidas da Amazônia. A partir da execução deste projeto será possível (i) reduzir as lacunas de conhecimento taxonômico da biota aquática de peixes, insetos aquáticos e macrófitas; (ii) avaliar quais são os fatores ambientais e biogeográficos que afetam sua distribuição; (iii) (iii) descrever novas espécies detectadas; (iv) avaliar o tamanho da área de distribuição das espécies e estimar sua vulnerabilidade aos impactos antrópicos; contribuindo para gestão ambiental, ecologia e conservação de espécies amazônicas. Além disso, pretende-se publicar no mínimo três artigos científicos de impacto internacional, contribuir para formação recursos humanos, com no mínimo três dissertações de mestrado e duas de doutorado de programas conveniados a esta proposta. Por fim, pretende-se fazer a divulgação dessas atividades em ações de divulgação científica, como a elaboração de cartilhas/folder e exposições, buscando ajudar na conscientização ambiental da população paraense sobre a importância da biodiversidade amazônica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / Neusa Hamada - Integrante / Frederico Falcão Salles - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / José Max de Oliveira Junior - Integrante / Erlane José Cunha - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Karina D. da Silva - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Rhainer Guilhermo Ferreira - Integrante / Thiago Bernardi Vieira - Integrante / PRUDENTE, BRUNO S. - Integrante / Pitágoras Bispo - Integrante / BREJÃO, GABRIEL L. - Integrante / CASATTI, LILIAN - Integrante / Fábio Quinteiro - Integrante / Francisco Langeani Neto - Integrante / Lucas Ramos Costa Lima - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Avaliação da biodiversidade aquática de riachos do arquipélago do Marajó, Descrição: O objetivo geral da proposta é quantificar a biodiversidade aquática para quatro grupos taxonômicos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Marajó, e avaliar como o padrão da biodiversidade registrada são influenciadas por variáveis ambientais, incluindo as variações hidrológicas, de clima, e alterações antrópicas. Nesta proposta estão inclusos estudos com i) peixes, ii) insetos aquáticos (Ephemeroptera, Heteroptera, Odonata, Plecoptera e Trichoptera), iii) Macrófitas aquáticas, iv) Fitoplâncton e Perifiton. Além disso, vamos também realizar uma caracterização ambiental dos locais amostrados incluindo o levantamento da vegetação das matas ciliares. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Barbará Dunck Oliveira - Integrante / Marina Mendonça - Integrante / Fábio Quinteiro - Integrante / Cristian Camilo Mendoza-Penagos - Integrante / CRUZ, GABRIEL MARTINS - Integrante / Bethânia Oliveira de Resende - Integrante / Josinete Sampaio Monteles - Integrante / Márcio Joaquim da Silva - Integrante / Solana Meneghel Boschilia - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Aquatic biota monitoring and assessment upstream and downstream of bauxite pipeline Norsk Hydro Paragominas - Barcarena (Pará, Brazil) an instream and riverscape approach, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciano Fogaça de Assis Montag em 24/06/2019., Descrição: Main goal: Assess and monitoring whether the bauxite pipeline and riverscape is affecting the integrity of streams and their aquatic fauna, including aquatic insects (Odonata and Heteroptera), fish and aquatic macrophytes... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Coordenador / Raphael Ligeiro - Integrante / Karina D. da Silva - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante., Financiador(es): NORSK HYDRO BRASIL LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    Assessing the integrity of aquatic ecosystems by implementing a next generation DNA sequencing-based method for biomonitoring, Descrição: Main goal: Estimate the taxonomic and phylogenetic diversity of the aquatic communities in aquatic ecosystems with different levels of integrity, seeking to implement a next generation DNA sequencing-based method for measuring the aquatic biodiversity of the Capim River Basin (PA) Brazil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / LIGEIRO, RAPHAEL - Coordenador / ALVES-MARTINS, FERNANDA - Integrante., Financiador(es): NORSK HYDRO BRASIL LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    SYNERGIZE - Síntese de Respostas Ecológicas à Degradação em Ambientes Amazônicos, Descrição: O projeto SYNERGIZE propõe integrar conhecimentos sobre a biodiversidade e os processos ecossistêmicos em florestas e ambientes aquáticos de água doce para toda a Amazônia brasileira. A equipe sintetizará os conhecimentos existentes na área por meio de amplos relatórios de síntese, além de outros produtos para informar a tomada de decisão e aumentar a conscientização da sociedade sobre os problemas ambientais emergentes enfrentados pelos ecossistemas da Amazônia. O projeto é desenvolvido no âmbito do Sinbiose - Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (CNPq).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Jansen Zuanon - Integrante / Jos Barlow - Integrante / Alexander Charles Lees - Integrante / Ima Célia Guimarrães Vieira - Integrante / Erika Berenguer - Integrante / Victoria Judith Isaac-Nahum - Integrante / ARAGAO, L. E. O. C. - Integrante / VAZ-DE-MELLO, F. Z. - Integrante / Cecília Gontijo Leal - Integrante / FERREIRA, JOICE - Coordenador / ALVES-MARTINS, FERNANDA - Integrante / Filipe França - Integrante / Oliver Phillips - Integrante / Leandro Castello - Integrante / Angélica Faria de Resende - Integrante / Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Hans ter Steege - Integrante / Flavia Costa - Integrante / Fabrício Beggiato Baccaro - Integrante / Eduardo Venticinque - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Establishing a Brazilian-Norwegian master course in tropical rainforest ecology and biodiversity, Descrição: The overall goal of this project is to strengthen existing partnerships between Brazilian and Norwegian higher education institutions through establishing a permanent, joint master course in tropical ecology and biodiversity. The course will have two main components: A field course in the Caxiuanã National Park in the Brazilian Amazon organized by the the Federal University of Pará (UFPA), and a lab course in Oslo organized by the University of Oslo (UiO). The course also includes lectures at the Norwegian University of Life Sciences (NMBU), visits to Norsk Hydro?s bauxite and aluminium facilities in Brazil and Norway, as well as guest lectures by staff from Hydro and NGOs engaged in rainforest protection. In this way, the project will educate future experts on Amazon biodiversity, ecology and forest restoration, and give them knowledge, experiences and a critical sense that are relevant for future careers in academia, government, NGOs and private companies. The course will be attended by an equal number of Brazilian and Norwegian students, and will be taught by Brazilian and Norwegian scientists with complimentary competence to facilitate teaching a broad range of themes. The field course will be the only permanent master course in this topic to be taught in English in the Brazilian Amazon.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (50) Doutorado: (16) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Ana Cristina Mendes de Oliveira - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Barbará Dunck Oliveira - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / Anneleen Kool - Integrante / Torbjrn Haugaasen - Integrante / Douglas Sheil - Integrante / Fridtjof Mehlum - Integrante / Gracialda Ferreira - Integrante., Financiador(es): UTFORSK Partnership Programme - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Diminuindo as lacunas Lineanas e Wallaceanas da biota aquática na Amazônia, Descrição: A necessidade de produção de alimentos e serviços, a qual promove crescimento nos processos de urbanização e de ampliação dos agrossistemas sobre as florestas nativa, é conflitante em relação aos interesses da necessidade de manutenção da biodiversidade, das condições ambientais naturais e dos recursos ecossistêmicos. Esse cenário é ainda mais preocupante na Amazônia brasileira, por abrigar a maior diversidade de espécies do planeta, da qual uma porção significativa ainda é desconhecida e parcela significativa está sendo perdida frente à expansão das atividades antrópicas. Para proteger e valorar essa biodiversidade, é importante que a identidade das espécies, sua distribuição espacial e suas relações com as condições ambientais sejam conhecidas. Uma vez que, as lacunas de conhecimento sobre as espécies criam dificuldades para identificar as áreas prioritárias para conservação. Sem essas informações é difícil definir tecnicamente quais os locais mais adequados e importantes para a conservação efetiva das espécies. Mesmo com os importantes avanços metodológicos para esses fins, analises de áreas prioritárias são fragilizadas quando os dados primários, por exemplo, de distribuição das espécies, são reduzidos ou inexistentes. Nesse contexto, a Amazônia se destaca negativamente, pois para a maior parte do seu território não existem registros da biodiversidade com exceção de alguns grupos como aves e mamíferos, que são relativamente bem conhecidos. Outros grupos da biodiversidade amazônica apresentam uma escassez de informações a respeito da identificação de espécies e seus limites de distribuição e, quando essas informações são divulgadas, estão restritas às regiões próximas aos centros urbanos ou das calhas dos grandes rios, em virtude da maior facilidade de acesso. Esse problema fica ainda mais preocupante quando considerados os sistemas mais sensíveis, como os pequenos riachos amazônicos, que possuem uma grande dependência da matriz do entorno. Assim, o conhecimento acerca da diversidade de grupos como os invertebrados, macrófitas e peixes ainda são incipientes e essa biodiversidade pouco explorada, em especial nos pequenos ecossistemas, como os riachos. Esse fato dificulta a valoração da biodiversidade e a gestão do uso da terra. Esses grupos são componentes importantes dos ecossistemas, pois têm representantes de diferentes estratificações tróficas, desde os produtores primários (macrófitas e algas), até detritívoros e predadores. Além disso, são importantes para o fluxo de energia entre água e terra, pois têm representantes que passam parte da vida no ambiente aquático e adultos terrestres (e.g.insetos). São também amplamente conhecidos como potenciais bioindicadores de qualidade ambiental, servindo como uma ferramenta excelente para o biomonitoramento das condições ecológicas dos riachos. Portanto, todo o sistema está interligado por intrincadas relações ecológicas e avaliações em conjunto considerando os principais elementos como insetos, peixes e macrófitas, podem garantir resultados com amplas aplicações. Entretanto, todo esse entendimento só é possível se forem eliminadas as lacunas existentes. Visando progredir com o conhecimento sobre esses grupos na Amazônia e acelerar as estratégias de conservação diante do atual estado de fragmentação do bioma, este projeto tem como objetivos: (1) apresentar o conhecimento atual sobre biogeografia e ecologia de Ephemeroptera, Heteroptera, Odonata, Plecoptera, Trichoptera (EHOPT), macrófitas aquáticas e peixes de água doce que ocorrem na Amazônia; (2) ressaltar a sua diversidade, endemismo e os aspectos que podem influenciar na sua conservação; (3) coletar em áreas até então sem informação; (4) descrever novas espécies detectadas; (5) modelar o nicho das espécies representadas com o intuito de prever sua distribuição e apresentar onde estão as lacunas de conhecimento no bioma;. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Joana Darc Batista - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Karina Dias da Silva - Integrante / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / Neusa Hamada - Integrante / Frederico Falcão Salles - Integrante / José Max Barbosa de Oliveira Júnior - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Yulie Shimano - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Felipe Ferraz Figueiredo Moreira - Integrante / Erlane José Cunha - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Gilberto Nicácio - Integrante / Ana Luiza Andrade - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante / Carina Kaory Sasahara de Paiva - Integrante / Leandro M. Sousa - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Rhainer Guilhermo Ferreira - Integrante / Thiago Barros Miguel - Integrante / Thiago Bernardi Vieira - Integrante / Barbará Dunck Oliveira - Integrante / Rodolfo Mariano Lopes da Silva - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / BEGOT, TIAGO O. - Integrante / Helder M. V. Espírito Santos - Integrante / Adolfo Rodrigo Calor - Integrante / Pitágoras Bispo - Integrante / Lucas Lima - Integrante / Rafael Boldrini - Integrante / Frederico Lencioni - Integrante / Ulisses Neiss - Integrante / Emerson Monteiro dos Santos - Integrante / Karina Fidanza Rodrigues - Integrante / Marina Mendonça - Integrante / Lisandro Juno Soares Vieira - Integrante / Daniel Silas Veras - Integrante / Alana Patrícia Meguy Guteres - Integrante / Rafael Costa Barros - Integrante / Cristian Camilo Mendoza Penagos - Integrante / Viviane Caetano Firmino - Integrante / Maria José Pinheiro Anacletó - Integrante / Alexandre Sampaio de Siqueira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Efeito do uso e cobertura do solo sobre a biodiversidade e funções ecossistêmicas na Amazônia Sul-Ocidental, Descrição: Projeto Procad estabelecido entre UFAC/UFLA/UFPA que visa avaliar os efeitos do uso e das alterações de cobertura do solo sobre a biodiversidade e sobre funções ecossistêmicas na Amazônia Sul-Ocidental. O projeto está estruturado em seis subprojetos: (i) Dinâmica temporal e resistência à seca de florestas no sudoeste da Amazônia; (ii) Efeito da alteração ambiental sobre a integridade e as comunidades aquáticas de igarapés na Amazônia; (iii) Estrutura e aspectos funcionais das assembléias de formigas, abelhas e insetos associados ao consumo de sementes em um gradiente de cobertura florestal na Amazônia Sul-Ocidental; (iv) Plasticidade e trade-offs em macrófitas que possuem uma ampla área de distribuição; (v) Efeito da estrutura do hábitat sobre as assembleias de aves de sub-bosque na Amazônia; e (vi) Efeitos da paisagem sobre as redes mutualísticas e antagonistas na Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / Paulo dos Santos Pompeu - Integrante / Carla Rodrigues Ribas - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Yulie Shimano - Integrante / José Max de Oliveira Junior - Integrante / Karina D. da Silva - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Thiago Bernardi Vieira - Integrante / Marcela Guimarães Moreira Lima - Integrante / LIGEIRO, RAPHAEL - Integrante / Barbará Dunck Oliveira - Integrante / Grazielle Sales Teodoro - Integrante / Lisandro Juno Soares Vieira - Integrante / Fernando Augusto Schmidt - Integrante / Elder Ferreira Morato - Integrante / Henrique Augusto Mews - Integrante / Sabina Cerruto Ribeiro - Integrante / Edson Guilherme da Silva - Integrante / Eduardo van den Berg - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2022

    Adaptação Climática e Conservação da Biodiversidade Brasileira Baseada em Modelos Climáticos Regionais, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Paulo De Marco Júnior em 05/01/2018., Descrição: Os efeitos das mudanças climáticas globais são inegáveis, causando diversos impactos sociais e ambientais, afetando desde espécies até ecossistemas inteiros. Por ser um dos fatores principais determinando a ocorrência das espécies, mudanças no clima podem alterar a adequabilidade ambiental dos locais onde as espécies ocorrem, causando mudanças em seus padrões de distribuição. Tais mudanças podem ser ainda mais comprometedoras se as espécies afetadas possuem baixa capacidade de dispersão, como é o caso de algumas espécies ameaçadas. A modelagem da distribuição de espécies levando em consideração as mudanças climáticas são de grande importância para conservar a biodiversidade no futuro. Apesar de ser uma abordagem comum, a inclusão de dados climáticos regionais representa uma inovação na modelagem de distribuição de espécies, sendo capaz de gerar modelos mais acurados para regiões específicas. A disponibilização de modelos regionais como o BESM para o Brasil representa um grande avanço para o planejamento da conservação de espécies em uma das regiões com maior biodiversidade do planeta. Neste projeto propomos modelar a distribuição de espécies de diferentes grupos (fauna ameaçada, palmeiras nativas, Odonata, e árvores economicamente importantes) e analisar a vulnerabilidade destes grupos frente às mudanças climáticas. Os grupos envolvidos possuem experiência em modelagem de diferentes grupos, e possuem projeto em colaboração com o ICMBIO. Desta forma, como produto final, geraremos mapas e informação técnica úteis para órgão públicos como o ICMBIO e o IBAMA, para orientar futuras ações conservacionistas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Ana Luiza Andrade - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante / Ingrid Koch - Integrante / Caroline Corrêa Nóbrega - Integrante / Livia Maria Orlandi Laureto - Integrante / Poliana Mendes - Integrante / Santiago José Elías Velazco - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2017 - 2022

    Legados do desmatamento e da degradação florestal na fronteira agrícola Amazônica: impactos sobre a biodiversidade, o ciclo do carbono e os recursos hídricos, Descrição: No ecótono Amazônia-Cerrado, mudanças do uso da terra têm alterado fundamentalmente a dinâmica, o funcionamento e a estrutura das florestas estacionais semideciduais. Essas alterações, por sua vez, influenciam o clima local/regional através de disrupções do ciclo hidrológico, do carbono e de energia, com efeitos cascatas que ameaçam a biodiversidade regional e a integridade dos córregos da região. Apesar desses efeitos persistirem por décadas e interagirem com mudanças climáticas globais, as possíveis trajetórias de florestas e ambientes aquáticos permanecem pouco entendidas na fronteira agrícola Amazônica, bem como os seus impactos à biodiversidade e aos serviços e funções ecossistêmicos associados. Isto se dá em grande parte devido à falta de estudos que consigam avaliar no longo prazo como as interrelações entre florestas e ecossistemas aquáticos de água doce são alteradas em paisagens fragmentadas e sob forte influência da agricultura em larga escala. Nosso objetivo é responder às seguintes questões: 1) Quais os impactos no longo prazo da interação entre fragmentação florestal, extremos climáticos e distúrbios pelo fogo na estrutura, diversidade e funcionamento de florestas de transição entre a Amazônia e o Cerrado? 2) Qual a resiliência de florestas localizadas na fronteira agrícola Amazônica que sofreram múltiplos distúrbios e qual a consequência disso para processos ecossistêmicos e para a biodiversidade local e regional? 3) O desmatamento e a degradação das florestas tropicais já estão alterando os balanços de água e energia de uma maneira muito mais acelerada do que o esperado, devido ao aumento da emissão de gases de efeito estufa? Tais mudanças seriam maiores durante a estação seca e em anos de seca severa? O desmatamento e as mudanças de uso da terra estão modificando o regime hidrológico na escala de bacias hidrográficas? Como essas mudanças estariam afetando os processos ecossistêmicos de florestas de terra firme, o que consequentemente afetaria as florestas ripárias? 4) Qual o papel de florestas ripárias na manutenção da integridade dos ecossistemas aquáticos em paisagens agrícolas?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo Monteiro Brando - Coordenador.

  • 2016 - 2022

    INCT Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jose Alexandre Felizola Diniz Filho em 17/01/2017., Descrição: O INCT em Ecologia, Evolução e Conservação da Biodiversidade (EECBIO) reunirá especialistas nas principais áreas de pesquisa em biodiversidade, consolidando uma rede de pesquisa e de formação de recursos de excelência nessa área. A compreensão dos padrões e processos relativos à origem e manutenção da diversidade biológica, em diferentes escalas espaciais e em diferentes níveis da hierarquia biológica, permite que sejam adotadas medidas adequadas para sua conservação, o que, em última instância, é fundamental para a manutenção dos serviços ecossistêmicos que tanto beneficiam as sociedades humanas. Assim, o EECBIO será uma referência internacional em análise da biodiversidade (com um forte componente teórico e metodológico) e sua conservação, mostrando a importância de interação entre pesquisadores de diferentes áreas a fim de inovar e definir novas direções de pesquisa e intervenção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Rogério Pereira Bastos - Integrante / Alessandro Ribeiro de Morais - Integrante / Luis Mauricio Bini - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz Filho - Coordenador / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Levi Carina Terribile - Integrante / Rafael Loyola - Integrante / Adriano Sanches Melo - Integrante / Aletéia Patrícia F de Araújo - Integrante / Alexandre Schiavetti - Integrante / Alexandre Siqueira G Coelho - Integrante / Aline Pedroso Lorenz Lemke - Integrante / Ana Clara de O F Barbosa - Integrante / Ana Maria Soares Pereira - Integrante / André Andrian Padial - Integrante / Mariana Pires de Campos Teles - Integrante.

  • 2016 - 2022

    Programa de fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Zoologia do convênio UFPA/MPEG, Descrição: Esse projeto é financiado pela Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) do Estado do Pará concedendo 10 bolsas de iniciação cientifica para alunos de graduação atuaram vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Zoologia. A concessão das bolsas de Iniciação científica IC possibilitará a participação dos alunos de graduação nos projetos de pesquisas desenvolvidos pelos docentes credenciados no Programa. A realização de IC com bolsa possibilita uma maior dedicação dos alunos aos projetos, haja visto, que eles possuirão recursos financeiros para custear despesas de transporte e alimentação o que é muitas vezes um fator limitante para muitos dos nossos alunos. Além disso nossos alunos são incentivados (embora não obrigados) a investir parte dos recursos das bolsas de IC em sua formação, através de participação em congressos e cursos de língua estrangeira. Esperamos que esses alunos possam desenvolver suas atividades profissionais com independência, responsabilidade, criatividade e diligência, contribuindo com a produção de conhecimento científico básico ou aplicado e com a formação de recursos humanos em nível superior. Ao final da IC esperamos que nossos alunos tenham domínio de metodologias para a realização de pesquisa em suas áreas específicas de conhecimento e com as habilidades necessárias para a transmissão de conhecimento, seja em forma de comunicações científicas qualificadas (exemplo: artigos e apresentações), seja através da formação de recursos humanos. Esperamos que os alunos demonstrem capacitação para atuar nas áreas de pesquisa em ecologia ou sistemática de animais, através de atividades acadêmicas de pesquisa ou na área de conservação, possibilitando posteriormente seguir careira acadêmica em taxonomia ou ecologia. Como meta mínima estabelecemos que cada aluno apresentará os resultados de seus planos de pesquisa em congressos científicos (10 resumos) e esperamos que no mínimo dois desses resumos se transformem em artigos científicos (Qualis B2 ou maior). Além disso, para aqueles alunos que estiverem concluindo os cursos de graduação incentivaremos e esperamos que a maioria participe do processo seletivo de mestrado do PPGZool (ou de outros cursos de pós-graduação). O projeto é financiado pelo Edital Fapespa 007/2016 concessão de bolsas de iniciação cientifica - graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / José Antônio Marin Fernandes - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Felipe Andrés León Contrera - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.

  • 2016 - 2017

    Plano de Gestão da APA Triunfo do Xingu e FLOTA Iriri, no Xingu, região da Terra do Meio., Descrição: Este projeto de pesquisa é um convênio estabelecido entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará - IDEFLOR-Bio para a elaboração do plano de gestão da APA Triunfo do Xingu e FLOTA Iriri, no Xingu, região da Terra do Meio no Estado do Pará. Realizando uma descrição da fauna e flora da UC e de sua área de abrangência com: a. Identificação e localização de comunidades ou populações singulares (espécies ameaçadas, endêmicas, raras, cinegéticas, de distribuição restrita etc.) que necessitam de estratégias especiais de conservação; e b. Identificação das principais pressões e ameaças à fauna e flora locais c. Análise dos efeitos das variáveis ambientais na distribuição das espécies na área de estudo. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Ana Cristina Mendes de Oliveira - Integrante / José Antônio Marin Fernandes - Integrante / Maria Aparecida Lopes - Integrante / Gleomar Fabiano Maschio - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Maria Cristina dos Santos-Costa - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Felipe Andrés León Contrera - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Roberta de Melo Valente - Integrante / Ivoneide Maria Silva - Integrante., Financiador(es): Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2022

    Ecologia, Genética e Conservacão do Cerrado, Amazônia e Mata Atlantica, Descrição: Projeto Procad UFG/UNESP Rio Claro/UFPA/Museu Emilio Goeldi. O presente projeto propõe estudar os processos responsáveis pela origem e manutenção da Biodiversidade do Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica e como este conhecimento pode ser utilizado na conservação desta Biodiversidade. Diferentes grupos taxonômicos serão estudados, entre plantas, invertebrados e vertebrados, sob diferentes aspectos: diversidade beta em comunidades de riachos, filogenia/filogeografia de plantas e vertebrados, estrutura de comunidades e diversidade funcional de anuros e mamíferos, papel da fauna aquática na conservação de fragmentos de florestas na Amazônia e de igarapés, diversidade de moscas saprófitas e sua relação com a heterogeneidade ambiental, análise de lacunas de Aves, insetos aquáticos e Aves na Amazônia, comportamento de primatas e seu papel na dinâmica da floresta Amazônica, perda de endemismos na floresta Amazônica, ecologia e genética de plantas da Mata Atlântica e Cerrado em escala de paisagem e a conservação, o uso da fauna pela população Amazônica e seu papel na conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Rogério Pereira Bastos - Integrante / Luis Mauricio Bini - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz Filho - Integrante / Carlos Augusto da Silva Peres - Integrante / Ana Cristina Mendes de Oliveira - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Maria Aparecida Lopes - Integrante / Maria Cristina dos Santos Costa - Integrante / ALEIXO, A. - Integrante / Ana Paula Justino - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Yulie Shimano - Integrante / Helder Lima de Queiroz - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Fernando da Silva Carvalho Filho - Integrante / Tadeu Siqueira - Integrante / Erlane José Cunha - Integrante / Gilberto Nicácio - Integrante / Ana Luiza Andrade - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Karina D. da Silva - Integrante / Marcus Vinicius Cianciaruso - Integrante / Rosane Garcia Collevatti - Integrante / Levi Carina Terribile - Integrante / Mauro Galleti - Integrante / Milton C Ribeiro - Integrante / Rafael Loyola - Integrante / Célio Fernando Baptista Haddad - Integrante / Adriano Sanches Melo - Integrante / Juarez Pezzuti - Integrante.

  • 2015 - 2022

    Aquatic biota monitoring of streams in mining areas of Paragominas, Para, Brazil, Descrição: Assess whether the mining and reforestation activities are affecting the integrity of aquatic ecosystems and their fauna, considering different scales of analysis. Specific objectives: i) Assess whether there are differences in environmental variables between sampling sites, seeking to verify if these differences are related to the type of use of the area (areas of conservation value and reforestation categories); ii) Use crustacean, aquatic insect and fish communities to evaluate the aquatic biodiversity of the region using richness, species composition and indices that assess environmental integrity; iii) Use species selected from Item ii as biomonitors for the evaluation of biochemical biomarkers; iv) Evaluate the utility of metabarcoding for non-invasive monitoring of aquatic organisms... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Leandro Schelemmer Brasil - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Cleverson Rannieri Meira dos Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Cristiane de Paula Ferreira - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Ana Luiza Andrade - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante / Alberto Akama - Integrante / Thaísa Sala Michelan - Integrante / Jonathan Stuart Ready - Integrante / Lilian Lund Amado - Integrante / Svein Jakob Saltveit - Integrante / Driane Ferreira - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Determinantes da distribuição da diversidade na Amazônia Paraense, Descrição: Florestas de Terra-Firme são componentes importantes dos sistemas amazônicos, sendo um dos mais biodiversos do planeta. Apresentando uma grande diferenciação regional, com uma alta diversidade local (diversidade alfa) e baixa similaridade de composição entre as diferentes regiões (diversidade beta). As causas para a grande variedade de espécies e os processo envolvidos na distribuição das mesmas ainda são pouco compreendidos, mas sabe-se que envolve diversos fatores, entre os quais recebem destaque a variação ambiental e a distância geográfica. Já que é esperado que quanto menor a similaridade ambiental entre áreas maior será sua diversidade beta, em virtude de cada espécie possuir exigências ambientais distintas (teoria do nicho). Predição similar é esperado para ambientes separados por grandes distâncias geográficas, devido a dificuldade de dispersão entre as áreas (teoria neutra). Com base nesse arcabolso o projeto tem três objetivos principais: 1) Descrever o padrão de distribuição da diversidade da fauna em ambientes aquáticos e terrestres da Amazônia paraense; 2) Determinar o efeito da integridade do hábitat sobre o padrão de distribuição da riqueza, composição de espécies e diversidade genética. 3) Determinar a importância relativa de fatores espaciais e das regras de assembleia (efeito do ambiente) sobre a distribuição da riqueza, composição de espécies e diversidade genética. Para isso serão amostrado quatro sítios, cada um localizado dentro de uma Floresta Nacional (Flona) (Caxiuanã, Tapajós, Tapirapé Aquiri e Saracá Taquera), estabelecendo 15 pontos amostrais. Em cada ponto serão amostrados 13 táxons (Abelha, Aranha, Formiga, Aves, Borboleta, Crustáceo, Drosophila, Ephemeroptera, Heteroptera, Odonata, Peixe, Plecoptera, Trichoptera). As comparações serão realizadas dentro de cada sítio e entre sítios, utilizando análises multivariadas e genéticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Wolmar Benjamin Wosiacki - Integrante / Marlúcia Bonifácio Martins - Integrante / Alexandre Bragio Bonaldo - Integrante / Gustavo Rodrigo Sanches Ruiz - Integrante / Bruno Spacek Godoy - Integrante / Cleverson Rannieri Meira dos Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Coordenador / Cristiane de Paula Ferreira - Integrante / Alexandre Luis Padovan Aleixo - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Hermes Fonseca Medeiros - Integrante / André Luiz Netto Ferreira - Integrante / Juliana Cordeiro - Integrante / Iracenir Andrade do Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2017

    Diversidade e Taxonomia de Insetos Aquáticos na Porção Capixaba da Bacia do Rio Doce, Descrição: O conhecimento a respeito da biodiversidade de insetos aquáticos no Brasil, como consequência da consolidação e ampliação dos grupos de pesquisa envolvidos com o grupo, teve um incremento significativo nas duas últimas décadas. A despeito dos recentes avanços em todo o país, os estudos ainda encontram-se concentrados em córregos e riachos. Pesquisas envolvendo a fauna de insetos em rios de médio a grande porte, por sua vez, são raras e a composição entomofaunística destes ambientes é praticamente desconhecida. Levando-se em conta a sua importância em nível nacional (veja no item VII), o Rio Doce, assim como seus principais afluentes no Espírito Santo, representa uma grande lacuna no que se refere à biodiversidade de insetos aquáticos. Para que o presente projeto possa preencher essas lacunas, esta proposta visa uma coleta expressiva de imaturos e adultos de insetos aquáticos ao longo da porção capixaba da Bacia do Rio Doce, ou Baixo Rio Doce, priorizando os rios de grande e médio porte. Nesse sentido, os estudos envolverão uma abordagem evolutiva, os grupos zoológicos estudados serão analisados a partir de dados moleculares, morfológicos e bionômicos. Serão envolvidos tratamentos alfa-taxonômicos e filogenéticos, resultando em trabalhos de descrição que auxiliam na delimitação e reconhecimento de táxons, e ordenamento da biodiversidade, além de fornecerem informações sobre endemismos e história evolutiva dos grupos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Neusa Hamada - Integrante / Frederico Falcão Salles - Coordenador / Jorge Luis Nessimian - Integrante / Mateus Pepinelli - Integrante / Nelson Ferreira Júnior - Integrante / Daniela Maeda Takiya - Integrante / Felipe Ferraz Figueiredo Moreira - Integrante / Elidiomar Ribeiro da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    INFLUÊNCIA DOS DIFERENTES TIPOS DE USO DO SOLO SOBRE A BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA ORIENTAL, Descrição: Nos últimos anos a pressão antrópica sobre os ecossistemas tem sido intensificada, devido ao crescente aumento da demanda por matéria prima, energética e alimentos, principalmente em florestas tropicais. O intenso desmatamento na Amazônia tem sido causado principalmente por mudanças na cobertura do solo e uso da terra para agricultura, pecuária, construção de barragens e exploração madeireira. Tais atividades são as maiores responsáveis pela degradação de ambientes naturais. O maior foco de tal pressão se encontra na área conhecida como ?Arco do Desmatamento?, localizado em sua maior parte dentro da área da Amazônia Oriental. Em ambientes aquáticos, a perda de ecossistemas naturais aliada ao manejo ineficiente dessas áreas ameaçam a integridade dos hábitats e a permanência das espécies em seus habitat naturais. Assim, estudos que visam avaliar como as alterações afetam os sistemas naturais, testando quais parâmetros bióticos e abióticos respondem às alterações, são de grande relevância biológica e política. O objetivo deste projeto é mensurar o efeito dos diferentes tipos de usos de solo sobre as comunidades aquáticas e sobre a complexidade ambiental desses ecossistemas, principalmente através do uso de índices multimétricos. Para isso, serão amostrados aproximadamente 100 igarapés distribuídos em regiões de plantação de dendê; pecuária; exploração madeireira manejada e não manejada e áreas de remanescentes florestais. Ao todo serão amostradas 20 áreas em cada tipo de uso (divididos entre tratamento e controle). Os grupos biológicos a serem avaliados incluem insetos aquáticos (Diptera, Ephemeroptera, Heteroptera, Odonata, Trichoptera) e a assembleia de peixes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (10) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Denis Silva Nogueira - Integrante / Cláudio da Silva Monteiro Júnior - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Yulie Shimano - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / José Max de Oliveira Junior - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Cristiane de Paula Ferreira - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Raphael Ligeiro - Integrante / Bruno Spacek Godoy - Integrante / Bruno S. Prudente - Integrante / Naraiana Loureiro Benone - Integrante / Híngara Leão - Integrante / João Lucas da Silva Gonçalves - Integrante / Lais Lobato Jacob - Integrante / Gilberto Nicácio - Integrante / Ana Luiza Andrade - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / Erlane José Rodrigues da Cunha - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante / Leandro Schlemmer Brasil - Integrante / Nelson Silva Pinto - Integrante / Joás Silva Brito - Integrante / Carina Kaory Sasahara de Paiva - Integrante / Luis Felipe Batista Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Zoneamento bioenergético do plantio de palma e os impactos a biodiversidade no Estado do Pará, Descrição: O objetivo deste estudo é avaliar os impactos da expansão das plantações de palma na Amazônia Oriental sobre a biodiversidade aquática e de aves. Com isso, pretendemos gerar recomendações para o planejamento ecológico-econômico de uso do solo e apresentar estratégias de manejo, que possam permitir investimentos mais efetivos tanto para a conservação ambiental como para o desenvolvimento econômico da região. O estudo de caso será focado no Estado do Pará. Usaremos métodos mistos de pesquisa em ciências naturais (qualitativa e quantitativa) para coletar dados, e perticularmente avaliar como as políticas para a expansão da cultura de palma de óleo afeta áreas protegidas e a biodiversidade, hoje e no futuro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Naraiane Loureiro Benone - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Coordenador / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Jessie Knowlton - Integrante / Rodrigo Medeiros - Integrante / Julian Andrés Licata - Integrante / Fernanda Martinelli - Integrante / Erlane José Cunha - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2016

    Efeito da heterogeneidade de habitats sobre os padrões de diversidade de macroinvertebrados aquáticos em igarapés da Amazônia oriental, Descrição: O presente projeto de pesquisa busca avançar no entendimento da relação entre heterogeneidade da estrutura física fluvial e a diversidade de macroinvertebrados aquáticos (em seus componentes alfa e beta), em diferentes escalas espaciais (dentro dos igarapés e entre igarapés). O estudo de riachos amazônicos é muito propício nesse sentido uma vez que a região amazônica abriga uma grande diversidade de espécies de macroinvertebrados e muitos dos igarapés ainda se encontram em condição pristina (Nessimian et al., 2014), o que permite avaliar os padrões de diversidade na ausência de influências antrópicas.O objetivo geral desta proposta é analisar o efeito da heterogeneidade de habitats fluviais sobre os componentes alfa e beta da diversidade de macroinvertebrados aquáticos. Serão utilizados trechos de igarapés ?afogados? (predominantemente lênticos) da FLONA de Caxiuanã como representantes de riachos homogêneos e trechos de igarapés de ?terra firme? (predominantemente lóticos) na mesma UC como representantes de riachos possivelmente mais heterogêneos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Denis Silva Nogueira - Integrante / José Max Barbosa de Oliveira Júnior - Integrante / Cláudio da Silva Monteiro Júnior - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Yulie Shimano - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Raphael Ligeiro - Coordenador / Ana Luiza Andrade - Integrante / Ana Paula Justino de Faria - Integrante / Erlane José Rodrigues da Cunha - Integrante / Fernando Geraldo de Carvalho - Integrante / Mylena Neves Cardoso - Integrante / Joás Silva Brito - Integrante / Carina Kaory Sasahara de Paiva - Integrante / Gilberto Nicário - Integrante / Luiz Felipe Batista Ferreira - Integrante / Karina D. da Silva - Integrante.

  • 2013 - 2020

    Biodiversity and Socio-Economic Impacts of Palm Oil Bioenergy Development in the Brazilian Amazon, Descrição: The goal of this study is to evaluate the impacts of palm oil plantation expansion in the Brazilian Amazon in three interconnected dimensions: environmental, policy and socioeconomic. The study case focal area is the Pará State, northern Brazil. These issues will be assessed from a multi-stakeholder s perspective, including the views of government agencies, private palm oil companies and affected small landholders. We will use mixed methods of social and natural science research (both qualitative and quantitative) to collect data, specifically evaluating how policies for palm oil crop expansion affect protected areas, biodiversity and local communities (social groups), currently and in the future. These three dimensions will provide a holistic understanding of palm oil based biodiesel impacts in Brazil to suggest means for achieving a sustainable palm oil production in the country. Specifically we intend to: 1) evaluate public policies for the biofuel sector and their relationship to biodiversity and protected areas (legal reserves) policies; 2) define the main drivers for biofuel crop expansion and implications for protected areas and biodiversity conservation as evidenced by species richness and abundance of terrestrial arthropods, aquatic biota, amphibians and birds; 3) assess the impact of palm oil cropping systems for biofuel development on socioeconomic systems. The study will focus on the Pará municipalities included in the Belém Endemism Center such as Moju, Igarapé-Mirim, Tailândia, Tomé-Açu, Acará and Concórdia do Pará, on the basis that these communities concentrate current and projected palm oil plantations according to the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). The project will combine the expertise of natural and social scientists to investigate socio- ecological impacts of the palm oil biofuel industry currently under development in the one of the most endangered and complex human-modified landscape in Brazilian Amazon.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Maria Cristina dos Santos-Costa - Integrante / Felipe Andrés León Contrera - Integrante / Rodrigo Medeiros - Coordenador., Financiador(es): U.S. Agency for International Development - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2015

    Variação espaço-temporal em comunidades aquáticas de igarapés afogados do sítio PPBio Caxiuanã, Amazônia Oriental, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciano Fogaça de Assis Montag em 14/02/2013., Descrição: Entender como fatores ambientais e a mudança no porte dos igarapés atuam sobre as assembleias de peixescomunidades é fundamental para a avaliação da dinâmica de ambientes aquáticos. Considerando as teorias sobre limitação à dispersão e explicações neutras e baseadas no nicho para explicar a similaridade entre comunidades, quantificaremos a importância relativa dos fatores espaciais e ambientais para explicar a variação na composição das comunidades de Heteroptera, Odonata e de Peixe no Flona de Caxiuanã. Concomitante a isso, será avaliado se existe concordância entre as assembléias estudadas, caso existe uma alta concordância entre os organismos pode-se padronizar apenas um ou dois grupos taxonômicos que melhor representam a exigência de toda a comunidade aquática para serem coletados, podendo reduzir o número de táxons, diminuir custos e tempo na identificação, facilitando assim, a implementação do monitoramento biológico da qualidade ambiental. Assim, diversas teorias procuram explicar padrões na variação longitudinal sobre a estrutura de comunidades aquáticas. Nesse sentido, uma das teorias mais importantes é o Conceito de Rio Contínuo, que prediz a substituição de espécies no sentido montante-jusante para obtenção do processamento máximo de energia. Esta substituição está relacionada a mudanças nas características físico-químicas do igarapé, que determinariam a distribuição das espécies. Entretanto, este conceito baseou-se na dinâmica de riachos temperados, devendo ser testado em áreas submetidas a diferentes condições para que sua aplicabilidade seja confirmada. Exemplo de uma área que apresenta um padrão ainda não testado pelo Conceito de Rio Contínuo é a região de Caxiuanã, localizada na Amazônia Oriental. Esta área se apresenta como uma formação de lago de ria, derivado do afogamento de vales durante o Holoceno. Este processo resultou no represamento do rio e levou ao ganho de características lacustres, tanto para a Baía como para seus afluentes de menore. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Karina Dias da Silva - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Wolmar Benjamin Wosiacki - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Coordenador / Cristiane de Paula Ferreira - Integrante / Valéria de Almeida Oliveira - Integrante / Naraiane Loureiro Benone - Integrante / Tiago Magalhães da Silva Freitas - Integrante / Bruno da Silveira Prudente - Integrante / Nelson Silva Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Monitoramento e conservação da ictiofauna e pesca sustentável do Rio Xingu, Pará, Brasil, Descrição: A construção de barragens para a obtenção de energia elétrica a partir de desníveis de rios é uma das interferências do homem que produzem mudanças mais drásticas no meio ambiente e os seus recursos. A intensidade do esforço amostral no médio e baixo rio Xingu dos estudos de impacto ambiental realizados neste empreendimento tem promovido um avanço importante no conhecimento que hoje temos sobre a assembléia de peixes e sua importância ecológica e econômica. Contudo, este conhecimento ainda está longe de nos permitir a compreensão integral da complexidade ecológica dessa comunidade e suas interações com o resto da biota e com o ambiente físico, bem como o exato dimensionamento dos seus impactos. O monitoramento da abundância e da distribuição espaço temporal da ictiofauna e suas principais espécies fornecerá importantes indicadores para o dimensionamento desses impactos do empreendimento hidrelétrico, permitindo propor medidas mais adequadas para a conservação ambiental da região. Uma vez que os objetivos deste projeto devem gerar informações mais abrangentes daquelas obtidas previamente no estudo de impacto ambiental, as atividades ora propostas para os diversos componentes deste projeto deverão iniciar imediatamente, de preferência 12 meses antes do início efetivo das obras. Desta forma o projeto irá fornecer parâmetros de referência, que permitam acompanhar de forma mais precisa a evolução e a sucessão na comunidade íctica. Estes parâmetros servirão como controle, para a comparação dos dados futuros e permitirão ao empreendedor julgar eventuais críticas ou responsabilidades que possam lhe ser atribuídas pelos órgãos ambientais ou mesmo pela população em geral. O presente projeto tem como objetivo geral a obtenção de informações e parâmetros que permitam estimar as alterações na estrutura, distribuição, abundância, biologia e ecologia da fauna íctica, visando acompanhar a evolução da mesma, em decorrência das mudanças impostas pelas obras e implantação do empreendi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Coordenador / Tommaso Giarrizzo - Integrante / Victoria Judith Isaac-Nahum - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Tempo de resiliência das comunidades aquáticas após o corte seletivo de madeira na Amazônia Oriental, Descrição: A diversidade biológica é extremamente dependente das atividades humanas, uma vez que áreas utilizadas economicamente pelo homem podem sobrepor aquelas de grande valor para conservação biológica. Com a recente intensificação das atividades humanas, observou-se uma maior destruição dos ecossistemas naturais, que juntamente com a grande escassez de conhecimento biológico básico das espécies e dos sistemas, ameaçam a integridade biológica dos hábitats e a permanência das espécies em seus ambientes naturais, juntamente coma falta e/ou ineficiência de políticas públicas adequadas a conservação. Sendo assim, os estudos que visam levantar informações de como as alterações afetam os sistemas, testando se as comunidades conseguem se recuperar naturalmente após sofrem impactos, e qual o tempo necessário para acontecer essa resiliência, são extremamente importantes. O presente projeto tem como objetivo principal fornecer informações sobre qual o efeito da retirada seletiva de madeira sobre a comunidade aquática, avaliando a capacidade de auto-depuração da comunidade em retornar ao seu estado original após passar por alterações, bem como o tempo necessário para o fenômeno de resiliência acontecer. Adicional a isso, testaremos se a complexidade ambiental também é afetada, através de índices multimétricos que mensuraram a integridade das comunidades aquáticas. Para isso serão amostrados aproximadamente 50 cursos d?água (igarapés) distribuídos em um gradiente de tempo de regeneração, onde será incluída áreas que estão há aproximadamente 40 anos em regeneração até áreas que passaram por alteração ambiental à menos de um ano. A biodiversidade aquática amostrada será representada pelas ordens de insetos aquáticos (Ephemeroptera, Heteroptera, Odonata e Trichoptera) e de Peixe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Karina Dias da Silva - Integrante / Denis Silva Nogueira - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Wolmar Benjamin Wosiacki - Integrante / Yulie Shimano Feitoza - Integrante / José Max Barbosa de Oliveira Júnior - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Valéria de Almeida Oliveira - Integrante / Naraiane Loureiro Benone - Integrante / Tiago Magalhães da Silva Freitas - Integrante / Bruno da Silveira Prudente - Integrante / Lenize Batista Calvão - Integrante / Nelson Silva Pinto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Efeito do Plantio de Palmeira de dendê em larga escala sobre a biodiversidade na Amazônia oriental, Descrição: Este projeto está sendo desenvolvido dentro de uma parceria de pesquisa formalizada entre a UFPA, a Conservação Internacional e a Empresa AGROPLAMA, para o desenvolvimento de uma pesquisa que envolva o monitoramento de fauna em áreas de Plantio de Palmeira para produção de óleo de Dendê. Através deste monitoramento e da quantificação de variáveis ambientais, o objetivo é elaborar um índice de integridade da fauna que possa ser replicado em outros locais da Amazônia. A área de Estudo se localiza no Município de Moju, Estado do Pará... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Juen - Coordenador / Ana Cristina Mendes de Oliveira - Integrante / Maria Aparecida Lopes - Integrante / Maria Cristina dos Santos Costa - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante / Maria Cristina Esposito - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Integrante.

  • 2011 - 2015

    Diagnóstico e análise de viabilidade populacional das aves endêmicas e ameaçadas da Caatinga presentes nos Parques Nacionais da Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades no estado do Piauí., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcos Pérsio Dantas Santos em 02/03/2013., Descrição: A ausência de conhecimento básico sobre a biologia das espécies típicas da Caatinga tem interferido nas estratégias de conservação de sua biota. Em recente avaliação da lista de aves ameaçadas de extinção do Bioma, várias das espécies endêmicas da Caatinga foram classificadas como deficientes de dados pela ausência de conhecimento básico dessas aves, como por exemplo: Estimativas populacionais, uso do hábitat, biologia reprodutiva, etc. Desta forma, a produção de conhecimento básico sobre essas espécies é urgente e deve ser tratada de forma prioritária nos planos de ação que venham a ser desenvolvidos para essas aves. A inexistência dessas informações é preocupante, pois impossibilita a avaliação sobre o real status de conservação dessas aves endêmicas da Caatinga, Bioma que vem experimentado taxas crescentes de desmatamento e pressões antrópicas. O uso da terra para atividades agrícolas aceleram a fragmentação e a perda de hábitats e podem levar ao declínio das populações naturais, causando um aumento do risco de extinção. A vulnerabilidade à extinção em decorrência da perda de habitat é variável e depende de características da história de vida de cada espécie, como por exemplo, tamanho do corpo, distribuição geográfica, taxa de sobrevivência e de fecundidade e tempo de geração. Para uma estimativa adequada do risco de extinção é fundamental que os dados sobre a biologia da espécie sejam de qualidade e confiáveis e que se tenha boas estimativas das variâncias dos parâmetros demográficos e ambientais incluídos no modelo. Assim, selecionamos um conjunto de espécies presentes em três Unidades de Conservação que representam a maior parte da diversidade de ambientes encontrados na Caatinga, como os Parques Nacionais da Serra da Capivara e Serra das Confusões, além do Parque Nacional de Sete Cidades que está inserido em área de transição ecológica entre a Caatinga e o Cerrado, o que implica em adaptações adicionais da biota local para viver em áreas de tensão ecológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Alexandre Luis Padovan Aleixo - Integrante / Fábio Martins Vilar de Carvalho - Integrante / Marcos Pérsio Dantas Santos - Coordenador / Marcelo de Sousa e Silva - Integrante / Leonardo Sousa de Carvalho - Integrante / Arthur Ângelo Bispo de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    Veredas: o uso do fogo pode transformá-las em um grande sertão?, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Mirian Cristina de Almeida - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Rogério Pereira Bastos - Integrante / Alessandro Ribeiro de Morais - Integrante / Luciana Signorelli Faria Lima - Integrante / Lara Gomes Côrtes - Coordenador / Luciana Gosi Pacca Berardi - Integrante / Ana Carolina Sena Barradas - Integrante / Rodrigo Leal Moraes - Integrante / Fernando Augusto Timberlini Tizianel - Integrante., Financiador(es): Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Caracterização física, ambiental e potencial ecoturístico de cachoeiras do complexo Serra do Roncador, Nova Xavantina-MT, Descrição: Auxílio nas análises estatísticas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Joana Darc Batista - Integrante / Helena Soares Ramos Cabette - Integrante / Francisco de Paula Athaide - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação da integridade e levantamento básico de fauna e flora da Flona de Tapirapé-Aquiri, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Rogério Pereira Bastos - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Luciana Signorelli Faria Lima - Integrante / Thiago Pereira Mendes - Integrante / Fausto Nomura - Integrante / Mayra Pimenta - Integrante / Yessenia Paulina Rosero Gordon - Integrante / Daniel Cândido de Brito - Integrante / Marcus Vinícius Cianciaruso - Integrante / Daniel David Fraczak - Integrante / Pablo Vinicius Clemente Mathias - Integrante., Financiador(es): Anglo American - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Trade-offs between biodiversity conservation, ecosystem service provision and economic development in tropical forests, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Jansen Zuanon - Integrante / Toby Alan Gardner - Coordenador / Reinaldo Lourival - Integrante / Richard Bardgett - Integrante / Andrew Balmford - Integrante / Jos Barlow - Integrante / Daniela Bartholomeu - Integrante / Norma Ely Santos Beltrao - Integrante / Rodrigo Fagundes Braga - Integrante / Daniella Braga - Integrante / Amintas de Oliveira Brandao - Integrante / Carlos Eduardo Cerri - Integrante / Mario Con-haft - Integrante / Og Francisco Fonseca DeSouza - Integrante / Robert Mark Ewers - Integrante / Silvio Ferraz - Integrante / Joyce Ferreira - Integrante / Brendan Fisher - Integrante / Rhys Green - Integrante / Jose Benito Guerrero - Integrante / Neusa Hamada - Integrante / Robert M. Hughes - Integrante / Philip Kaufman - Integrante / Kemel Kaliff - Integrante / Andrew Knight - Integrante / Patrick Lavelle - Integrante / Júlio Neil Cassa Louzada - Integrante / Marcia Motta Maues - Integrante / Patrick Meir - Integrante / Ana Miralgia - Integrante / Fatima Moreira - Integrante / Victor Hugo Oliveira - Integrante / Carlos Augusto da Silva Peres - Integrante / Paulo dos Santos Pompeu - Integrante / Hugh Possingham - Integrante / Catarina Praxedes - Integrante / Carla Rodrigues Ribas - Integrante / Jair Carvalho Santos - Integrante / Katia Regina Silva - Integrante / Juliana Silveira - Integrante / Bernardo Strassbourg - Integrante / Fernando Zagury Vaz-de-Mello - Integrante / Kerry Wilson - Integrante / Wolmar Benjamin Wosiacki - Integrante / Ronald Zanetti - Integrante / Luciano Fogaça de Assis Montag - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Grandes rios são barreiras para Odonata? Áreas de endemismo e conservação de Odonata na Amazônia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Perseguindo a raridade: modelos de distribuição potencial para espécies raras de anfíbios e odonata no Cerrado-Pantanal, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    A BIODIVERSIDADE DA REGIÃO DE NIQUELÂNDIA MONITORAMENTO, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (4) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Paulo De Marco Júnior - Integrante / Rogério Pereira Bastos - Coordenador / Luis Mauricio Bini - Integrante / José Alexandre Felizola Diniz Filho - Integrante., Financiador(es): Anglo American - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Análise da conservação de bacias hidrográficas do Rio Pindaíba: uma visão muldidisciplinar, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Helena Soares Ramos Cabette - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Núbia França da Silva Giehl - Integrante / Denis Silva Nogueira - Integrante / Vanessa Deprá - Integrante / Bruna Dayanna Ferreira de Souza - Integrante / Yulie Shimano Feitoza - Integrante., Financiador(es): Fundo Institucional de Desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Promoção de Boas Práticas Agropecuárias na Bacia do Rio Xingu ? Estratégia de Apoio à Campanha Y Ikatu Xingu, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Helena Soares Ramos Cabette - Integrante / Karina Dias da Silva - Integrante / Núbia França da Silva Giehl - Integrante / Denis Silva Nogueira - Integrante / Vanessa Deprá - Integrante / Ladislau Skoruba - Coordenador / Yulie Shimano Feitoza - Integrante., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Análise da entomofauna limnética associada a meso-habitats de dois córregos de Nova Xavantina, MT, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Helena Soares Ramos Cabette - Coordenador / Karina Dias da Silva - Integrante / Donizete Antônio Genevro - Integrante / Danielle Pereira de Souza - Integrante / Handerson Batista de Castro - Integrante / Amanda Moraes Esteves - Integrante., Financiador(es): Fundo Institucional de Desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Uso de Bioindicadores na Gestão de Recursos Hídricos na Bacia do Rio das Mortes, Descrição: Este projeto estudou as diferentes formas de uso e ocupação da bacia hidrográfica do Rio das Mortes e como isto interfere nos parâmetros qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos da bacia e caracterizar possíveis indicadores ambientais para uso no gerenciamento ambiental. O grupo escolhido para a realização do estudo foi o dos insetos aquáticos com enfase nas ordens Odonata, Plecoptera, Trichoptera e Ephemeroptera.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Joana Darc Batista - Integrante / Helena Soares Ramos Cabette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

  • 1999 - 2001

    Estudo Preliminar do Ecossistema Pantanal Mortes-Araguaia, Descrição: O Pantanal do Mortes/Araguaia é conhecido com uma região de ecotoné e de grande endemismo. Este projeto teve como objetivo estimar a biodiversidade nessa área verificando o estado de preservação e a viabilidade da área para ser implantada uma área de conservação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Leandro Juen - Integrante / Joana Darc Batista - Integrante / Helena Soares Ramos Cabette - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9

Prêmios

2019

Membro Afiliado da Acadêmica Brasileira de Ciências - período 2019 - 2023., Academia Brasileira de Ciências..

2009

Menção honrosa na XX Semana do ICB/UFG, ICB/UFG.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas. , Rua Augusto Correia, Laboratório de Ecologia e Conservação, ICB sala 314, Guama, 66075110 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 32018221, URL da Homepage:

Experiência profissional

2019 - Atual

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Oriental

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Federal do Acre

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - 2012

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Atividades

  • 08/2012 - 09/2012

    Ensino, Entomologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Multivariada

2011 - 2011

Fundação de Apoio à Pesquisa

Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista pesquisador, Carga horária: 40

2011 - Atual

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2012

    Ensino, Ecologia Aquática e Pesca, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Igarapés PPEAP0055

  • 02/2012

    Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade de Anfíbios e Répteis CB25101, Estudo de Comunidades Naturais CB25016, Pensamento Científico em Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade CB25103

  • 08/2011

    Ensino, Bacharelado em Ciências Biologicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Campo CB25085, Seminários Temáticos Regionais CB25053, Avaliação e Manejo de Impacto Ambiental CB25032, Estudo de Comunidades Naturais CB25016

  • 08/2011

    Ensino, Zoologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia de Campo PPZOOL0069, Estatística e Desenho Experimental PPZOOL0044, Estatística Multivariada PPZOOL0082, Integridade Física de Sistemas Aquáticos: Protocolos e Análises PPZOOL0096, Ornitologia PPZOOL0097

2008 - 2011

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Bolsa de Doutorado, Enquadramento Funcional: Pós-graduação em Ecologia e Evolução, Carga horária: 40

2007 - 2009

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

2011 - 2011

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Outras informações:
Docente da disciplina de Análise Multivariada, no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação no Campus de Nova Xavantina - MT. NO período de 12 a 17 de dezembro com carga horária de 60 horas.

2011 - 2011

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 60

Outras informações:
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Mestrado Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação Disciplina ministrada: Estatística multivariada Carga horária: 60 horas. Duração: 05 a 09 de junho de 2010

2006 - 2007

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30

2005 - 2005

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 60

2003 - 2003

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 48

Atividades

  • 09/2006

    Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas curriculares, Instrumentação do ensino de biologia III, Zoologia de vertebrados, Fundamentos da biologia

  • 07/2012 - 07/2012

    Ensino, Ecologia e Conservação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Ecologia

  • 12/2011 - 12/2011

    Ensino, Ecologia e Conservação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Multivariada

  • 08/2011 - 08/2011

    Ensino, Ecologia e Conservação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística Aplicada à Ecologia

  • 05/2006 - 05/2006

    Ensino, Licenciatura Plena em Educação Básica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a metodologia científica

  • 07/2005 - 07/2005

    Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tratamento de dados em ecologia de macroinvertebrados aquáticos

  • 01/2003 - 01/2003

    Estágios , Departamento de Ciências Biológicas.,Estágio realizado, Identificação de Trichoptera.

2003 - 2004

Governo do Estado do Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2003 - 07/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia, Geografia

2007 - 2008

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA NAZARÉ

Vínculo: Servidor Comissionado, Enquadramento Funcional: Secretário de Administração, Carga horária: 40

2003 - 2004

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA NAZARÉ

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 30

Atividades

  • 02/2003 - 07/2004

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências Naturais, Geografia, História

2002 - 2002

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista de Iniciação Cientifí, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2000 - 2001

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

1999 - 1999

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2002 - 12/2002

    Pesquisa e desenvolvimento, Universidade do Estado de Mato Grosso.,Linhas de pesquisa

2015 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 60

Outras informações:
Disciplina de Estatística Multivariada ministrada para os alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Tropical, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo, da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os dia 03 a 10 de outubro de 2015.