Ágatha Weinberg

Engenheira Ambiental e Mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com carreira desenvolvida há 10 anos nos segmentos de monitoramento ambiental e gestão de recursos hídricos, além de licenciamento ambiental de intervenções em corpos hídricos. Sólida experiência na elaboração de estudos e diagnósticos técnicos ambientais e na análise de projetos hidráulicos e estudos hidrológicos.

Informações coletadas do Lattes em 23/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Civil

2015 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: .,Ano de Obtenção: 2018
Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gestão Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.

Graduação em Engenharia Ambiental

2008 - 2013

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Uso de Índices de Qualidade de Água para a Caracterização da Bacia Hidrográfica do rio Guandu
Orientador: Iene Christie Figueiredo

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2007

GPI

Ensino Fundamental (1º grau)

2001 - 2004

Colégio Sagrado Coração de Maria

Ensino Fundamental (1º grau)

1997 - 2000

EXTERNATO SANTO ANTONIO

Formação complementar

2015 - 2015

Fundamentos em GIS (Sistemas de Informação Georreferenciada) e aplicações e. (Carga horária: 36h). , Serviço Geológico do Brasil, CPRM RJ, Brasil.

2015 - 2015

NBR ISO/IEC 17.025:2005 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratório. (Carga horária: 20h). , Instituto de Qualidade e Metrologia LTDA, IQM, Brasil.

2012 - 2012

Monitoramento e Qualidade das Águas. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

2012 - 2012

Política Nacional de Recursos Hídricos. (Carga horária: 10h). , Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Legislação Ambiental.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos/Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos.

Organização de eventos

WEINBERG, Á. . UFRJ Ambientável. 2011. (Outro).

WEINBERG, Á. . UFRJ Ambientável. 2010. (Outro).

WEINBERG, Á. . UFRJ Ambientável. 2009. (Outro).

Participação em eventos

VI International Workshop on Pollutants in the Environment. 2017. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. USO DE ÍNDICE DE QUALIDADE DE ÁGUA DA PARA A CARACTERIZAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO GUANDU. 2015. (Congresso).

COPPE na RIO+20. 2012. (Simpósio).

FALE: Seminário do Programa de Mapeamento de Pesquisas em Fontes Alternativas de Energia. 2012. (Seminário).

I Fórum Porto-Cidade do Rio de Janeiro. 2012. (Outra).

RIO +20. 2012. (Outra).

TEDx RIO+20. 2012. (Outra).

UFRJ Ambientável. 2012. (Simpósio).

IV Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. 2011. (Congresso).

UFRJ Ambientável. 2011. (Simpósio).

UFRJ Ambientável. 2010. (Simpósio).

Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. 2009. (Encontro).

UFRJ Ambientável. 2009. (Simpósio).

Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. 2008. (Encontro).

UFRJ Ambientável. 2008. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • WEINBERG, Á. . Uso de Índice de Qualidade de Água para a Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2015, Rio de Janeiro. 28 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária, 2015.

  • PESSOA, M. A. R. ; AZEVEDO, J. P. S. ; SOARES, M. ; WEINBERG, Á. . Comparação da Carga Estimada de Esgoto dos Municípios com a Qualidade de Água no Estado do Rio de Janeiro. In: Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Expressão Portuguesa, 2015, Brasília. 12. Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Expressão Portuguesa, 2015.

Outras produções

WEINBERG, Á. . Uso de Índices de Qualidade de Água para a Caracterização da Bacia Hidrográfica do rio Guandu. 2013.

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Hidrograma Ecológico e modelagem quali-quantitativa de bacias (HIDROECO), Descrição: O projeto HIDROECO é um projeto em rede voltado para a quantificação de alterações no regime hidrológico decorrentes de atividades antrópicas em bacias hidrográficas . Metodologia para Determinação de Vazões Ambientais na Região Serrana do RJ integrando Aspectos Hidrometeorológicos, Ecológicos e Socioeconômicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ágatha Weinberg - Integrante / Jose Paulo Soares de Azevedo - Coordenador.

  • 2009 - 2013

    MUDA, Descrição: O projeto busca o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas ao plantio conjunto de espécies nativas da Mata Atlântica e culturas agrícolas, reproduzindo, assim, um agro-ecossistema. O objetivo é criar um sistema Agroflorestal dirigido pela sucessão natural de espécies, experimentando o manejo ecológico de plantas e do solo com práticas de adubação verde, uso de cobertura morta e consórcio de espécies companheiras. Vale ressaltar que a recuperação da biodiversidade é uma consequência direta das intervenções práticas intencionadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ágatha Weinberg - Integrante / Heloísa Teixeira Firmo - Coordenador.

Prêmios

2007

36ª lugar no vestibular para Engenharia Civil, na Universidade Federal Fluminense - UFF, .

2007

Oitavo lugar no vestibular para Engenharia Civil, no CEFET, .

2007

29ª lugar no vestibular para Engenharia Ambiental, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, .

2007

Quinto lugar no vestibular para Engenharia Civil, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ, .

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuo como chefe do Serviço de Hidrologia e Hidráulica da Gerência de Licenciamento de Recursos Hídricos, da Diretoria de Licenciamento Ambiental. Coordeno a equipe responsável pela análise de projetos de intervenções em corpos hídricos (exemplos: canalizações, muros de contenção, barramentos, travessias, pontes, entre outras estruturas construídas dentro da calha de rios e canais) e pelo apoio técnico a outros setores do instituto, em temáticas relacionadas à disponibilidade hídrica (para viabilidade da concessão de outorgas) e a demarcação de faixas marginais de proteção, além de avaliação de estudos hidrológicos e hidráulicos.

2019 - 2019

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Participou da criação e estruturação da Diretoria de Segurança Hídrica e Qualidade Ambiental do INEA, como assessora do gabinete da diretoria, apoiando em assuntos estratégicos e construindo os fluxos e procedimentos, além de atuar no desenvolvimento de editais de licitação e gestão de contratos. A partir de novembro/19, atuou na Gerência de Licenciamento de Recursos Hídricos da Diretoria de Licenciamento Ambiental, com foco na coordenação e fluxo de demandas.

2017 - 2019

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuou como analista ambiental, prestando serviços para a Sala de Situação do Sistema de Alerta de Cheias do Rio de Janeiro, através do desenvolvimento de estudos hidrológicos, relatórios consolidados e atividades de consistência e validação de dados de mais de 110 estações hidrometeorológicas

2015 - 2016

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como engenheira ambiental pelo Consórcio AQUALOGY-LABAQUA (Grupo SUEZ), em projeto vinculado ao Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM) denominado Melhorias para o Monitoramento da Qualidade dos Corpos Hídricos, que tem como escopo principal melhorar o monitoramento e o acompanhamento da qualidade das águas da bacia e da baía de Guanabara.

2014 - 2014

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como analista ambiental contratada pelo Consórcio SONDOTÉCNICA-COBRAPE-CH2M para auxiliar no Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), nos tópicos relacionados ao monitoramento da qualidade das águas da região. Este programa é a principal iniciativa de saneamento do Plano Guanabara Limpa sendo também uma importante iniciativa do Pacto pelo Saneamento, que reúne ações do Governo do Estado para ampliar, até 2018, os serviços de saneamento básico para 80% da população fluminense.

2013 - 2014

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou como analista ambiental contratada para auxiliar no acompanhamento do monitoramento da qualidade das águas do Estado do Rio de Janeiro.

2011 - 2013

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágiario, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio no Instituto Estadual do Ambiente (INEA) na Gerência de Avaliação de Qualidade de Água (parte integrante da Diretoria de Gestão das Águas e do Território). Participou da rotina de trabalhos da gerência, realizando tarefas diversas, integrada a equipe de monitoramento e avaliação da qualidade das águas dos rios, baías, lagoas, reservatórios e praias do ERJ. Cooperou, também, na produção de relatórios técnicos e institucionais do INEA.

2011 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Colaboração em Projeto de Pesquisa, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: HIDROGRAMA ECOLÓGICO E MODELAGEM QUALI-QUANTITATIVA DE BACIAS (HIDROECO) Palavras-chave: hidrograma ecológico, monitoramento hidrometeorológico, monitoramento de qualidade de água O projeto HIDROECO é um projeto em rede voltado para a quantificação de alterações no regime hidrológico decorrentes de atividades antrópicas em bacias hidrográficas . Metodologia para Determinação de Vazões Ambientais na Região Serrana do RJ integrando Aspectos Hidrometeorológicos, Ecológicos e Socioeconômicos.

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria Estudantil, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitoria da disciplina Hidrologia Geral oferecida pelo Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, para os cursos Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador em Pesquisa, Enquadramento Funcional: Atividades de Participação em Projeto

Outras informações:
MUDA Descrição: Projeto de Agroecologia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação (10) . Integrantes: Heloisa Teixeira Firmo - Coordenador / Ágatha Weinberg - Integrante.