Luciano da Costa Viana
Mestre em saúde e ambiente pela Universidade Tiradentes, especialista em auditoria de serviços de saúde e em enfermagem em nefrologia, possui graduação em Enfermagem e Obstretícia pela Universidade Estadual da Paraíba (1998). Atualmente é enfermeiro da OPO/SE (Organização de Procura de Órgãos para transplante/Sergipe), e enfermeiro nefrologista da EBSERH HU/UFS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica; Nefrologia; Psiquiatria; Auditoria e administração de serviços de enfermagem.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde e Ambiente
2009 - 2011
Universidade Tiradentes
Título: Efeito dos extratos aquosos de Hyptis fruticosa e Baccharis trimera sobre a proliferação do fígado após hepatectomia parcial em ratos,Ano de Obtenção: 2011
Sônia de Oliveira Lima \ Margarete Zanardo Gomes.Palavras-chave: Baccharis trimera; hepatectomia parcial; Hyptis fruticosa; plantas medicinais; regeneração hepática.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Enfermagem Em Nefrologia
2004 - 2006
Universidade Castelo Branco
Título: A VISÃO DOS ENFERMEIROS DE UMA CLÍNICA DE NEFROLOGIA EM RELAÇÃO À SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
Orientador: PROFº DR FERNANDO REIS DO ESPÍRITO SANTO
Especialização em Auditoria em Serviços de Saúde
2002 - 2003
Universidade de Ribeirão Preto
Título: Perfil do Profissional Enfermeiro que Atua como Auditor - Uma Abordagem Qualitativa
Orientador: Lúcia Helena Presoto
Formação complementar
2015 - 2015
Processo ètico. (Carga horária: 16h). , Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, COREN/SE, Brasil.
2011 - 2011
Extração de múltiplos órgãos para transplante. (Carga horária: 14h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa, IIEP, Brasil.
2011 - 2011
Formação de avaliadores para Sistemas de Gestão. (Carga horária: 16h). , Instituto Qualisa de Gestão, IQG, Brasil.
2010 - 2010
Noçoes de estatistica descritiva. (Carga horária: 4h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.
2008 - 2008
I curso decaptação e preservação de córnea. (Carga horária: 24h). , Secreteria de Estado da Saúde de Sergipe, SES, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Aprimoramento em Diálise Peritoneal. (Carga horária: 25h). , Baxter, BAXTER, Brasil.
2008 - 2008
EMFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL. (Carga horária: 80h). , PORTAL EDUCAÇÃO, PE, Brasil.
2006 - 2006
I Curso de Formação Em Captação de Tecido Ocular H. (Carga horária: 24h). , Banco de Olhos do Distrito Federal, BO-DF, Brasil.
2003 - 2003
Curso Básico de Retirada e Preservação de Tecidos. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, ABTO, Brasil.
2003 - 2003
PHTLS. (Carga horária: 16h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Auditoria em enfermagem.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde do Adulto e do Idoso/Especialidade: Enfermagem em nefrologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem em Saúde Mental.
Participação em eventos
1 Simpósio Multidisciplinar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.Comunicação de más notícias e entrevista Familiar. 2018. (Simpósio).
1 Ciclo de Educação Permanente em Saúde.Atualização em Terapias Renais Substitutivas. 2017. (Outra).
2 Ciclo de Educação Permanente em Saúde.Cuidados com acesso vascular para Hemodiálise e Diálise Peritoneal. 2017. (Outra).
Congresso Internacional de enfermagem. 2017. (Congresso).
IV Workshop "Lidando com as diferenças na relação Preceptor/Aluno:Tendências e Desafios".Atuação do Enfermeiro na Assistência ao paciente Renal. 2017. (Outra).
XIII Encontro do Conselho de Enfermagem de Sergipe e V Encontrotro dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.Cuidados de Enfermagem em Terapias Renais Substitutivas. 2017. (Encontro).
9ª Jornada de Enfermagem da Unit. 2015. (Simpósio).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2015. 2015. (Oficina).
Semana Sergipana de Enfermagem. 2015. (Encontro).
jornada de mobilização pedagógica. 2014. (Outra).
Jornada de Mobilização Pedagógica 2014.2. 2014. (Oficina).
8o Congresso Unimed de Auditoria em Saúde. 2013. (Congresso).
Curso de Enuclação Ocular. 2013. (Outra).
Encontro em gestão de saúde Aracaju. 2013. (Encontro).
oficinas do enade.Dependência quimica e Atenção psicossocial. 2013. (Oficina).
VII Jornada de Enfermagem - " Consciencia profissional: quem sou e o que faço por você" -.Cuidados de enfermagem no intestinais em laboratório de análises clinicas localizado em capital nordestina. 2013. (Outra).
Jornada de Enfermagem da Unit (JEU).Utilização do Gerenciamento da Qualidade no Serviço de Enfermagem. 2012. (Outra).
V Jornada de Enfermagem da UNIT: pesquisa e Inovação tecnológica. 2012. (Outra).
5ª Semana de Extensão da UNIT - Semex- Extensão Universitária: A prática Academica Mudando Caminhos".Dependência Quimica: a epidemia deste século.. 2011. (Outra).
V Jornada de Enfermagem da UNIT: pesquisa e Inovação tecnológica.Emergências Psiquiatricas. 2011. (Outra).
4ª semana de extenção da UNIT - SEMEX- " A extensão Universitária e os Desafios da Comteporaneidade".Doença Renal crônica e sua terapia renal substitutiva. 2010. (Outra).
4ª semana de Extensão da UNIT - SEMEX - " A extensão Universitária e os desafios da conteporaneidade". 2010. (Outra).
I Simpósio de urgência e Emergências: uma abordagem interdisciplinar.Urgências Psiquiátricas. 2010. (Simpósio).
XXIV Congresso Brasileiro de Nefrologia. 2008. (Congresso).
II CONGRESSO MUNDIAL DE ENFERMAGEM EM NEFROLOGIA. 2007. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Transplantes e VII Encontro de Enfermagem em Transplante. 2003. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediátrica. 2003. (Congresso).
I Jornada Científica de Enfermeiros em Nefrologia. 2002. (Outra).
XIX Congresso da Regional Norte Nordeste de Colo-Proctologia. 2001. (Congresso).
III Jornada de Controle de infecção Hospitalar. 1998. (Outra).
Participação em bancas
MACHADO, L. C.;VIANA, L. C.. As atribuições dos enfermeiros nos Centros de Atenção Psicossocial no Município de Aracaju-SE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Marques, D.R.S.; MELO, I. A.;VIANA, Costa Luciano. Brasil.Avaliação da carga de trabalho de enfermagem na urgência de um hospital público pediátrico na cidade de Aracaju. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Marques, D.R.S.; MELO, I. A.;VIANA, Costa Luciano. Atribuição do enfermeiro na associação entre o gerenciamento da unidade e assistência do cuidado ao paciente em um hospital público na cidade de Aracaju-SE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
SOUZA NETO, C. M.; TRINDADE, L. S.;VIANA, Costa Luciano. Aspectos relevantes aos agravos à saúde e os eventos de vida estressante entre policiais militares. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
LIMA, D. M.; BARROS, A. M. M. S.;VIANA, Costa Luciano. de Jesus.Um olhar sobre o processo de morte e morrer na perspectiva oncológica: uma revisão sistemática de literatura. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
FERNANDEZ, B.; NOGUEIRA, E. C.;VIANA, Costa Luciano. Pinto.Avaliação da qualidade de vida do transplantado de córneas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.; GOIS, R. M. O.;VIANA, Costa Luciano. O conhecimento do enfermeiro sobre gerenciamento de risco à saúde na unidade de terapia intensiva: um estudo bibliográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Marques, D.R.S.; MELO, I. A.;VIANA, Costa Luciano. de Castro.Conhecimento do enfermeiro no gerenciamento de resíduos sólidos: uma revisão integrativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Brito, Fabiana; NOGUEIRA, E. C.;VIANA, Costa Luciano. Leite.Análise do conhecimento do enfermeiro no processo de doação de órgão em um hospital geral de Sergipe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
ASSIS, E. S.; Brito, Fabiana;VIANA, Costa Luciano. Qualidade de vida de pacientes portadores de doença renal crônica em hemodiálise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, Costa Luciano; ASSIS, E. S.. Qualidade de vida de pacientes portadores de doença renal crônica em hemodiálise. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
NOGUEIRA, E. C.;VIANA, L. C.; BRITO, F. P. G.. Pina e Jessica Katharine A. Alves dos Santos.Assistência de Enfermagem na Diálise Peritoneal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
NOGUEIRA, E. C.;VIANA, L. C.; BRITO, F. P. G.. Ações de enfermagem no processo de doeção de órgãos para transplantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
NOGUEIRA, E. C.;VIANA, L. C.; BRITO, F. P. G.. Eventos adversos na sala de recuperação pós-anestésica: conhecimento dos profissionais de enfermagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.;VIANA, L. C.. Santos Barreto.A percepção do paciente frente as necessidades vivenciadas no pré-operatório de cateterismo cardiáco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.;VIANA, L. C.. Sistematização da assistência de enfermagem (SAE) na Unidade de Terapia Intensiva: revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
LUCON, D. R.;VIANA, L. C.; OLIVEIRA, C. G. S.. Santos e Cynthia Bianca R. Andrade.Dor: o quinto sinal vital uma revisão integrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
NOGUEIRA, E. C.; FERNANDEZ, B.;VIANA, L. C.. As Alterações hemodinâmicas do potencial doador em Morte encefálica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Marques, D.R.S.;VIANA, L. C.; MELO, I. A.. Assistência de Enfermagem na prevenção da úlcera por pressão: uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.;VIANA, L. C.; Marques, D.R.S.. Barros e Débora Melo Santos.Eventos adversos na assistência de enfermagem em Uti: revisão bibliográfica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Marques, D.R.S.;VIANA, L. C.; MELO, I. A.. F. C. dos Santos e Havane Emanuelle S. Nazário.Atuação do enfermeiro na assistência ao paciente em uso de ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva: uma revisão de literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.;VIANA, L. C.; Marques, D.R.S.. N. Bremer e Ingrid Brunelle R. Ancântara.A importância do indicador de qualidade nos serviços de saúde e na enfermagem: revisão integrativa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
LUCON, D. R.;VIANA, Costa Luciano; SANTANA, I. S.. Santos e Rayanna Tannara N. Ribeiro.Síndrome de Burnout e enfermagem: uma análise de literatura científica nos últimos cinco anos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Brito, Fabiana;VIANA, L. C.. Diagnóstico de Enfermagem em pacientes submetidos a Diálise Peritoneal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Cervino, E.;VIANA, L. C.. Produção do conhecimento cientifico da enfermagem brasileira sobre doação e transplante de órgãos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Cervino, E.;VIANA, L. C.. Conhecimento dos enfermeiros de um hospital de urgência de Sergipe sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
OLIVEIRA, C. G. S.;VIANA, L. C.. Insuficiência Renal crônica: o enfrentamento da doença por pacientes em hemodiálise numa clínica de nefrologia - Arcaju/SE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
GONCALVES, M. C.;VIANA, L. C.. de Oliveira e Vitória Régia V. Farias.Ansiedade nos graduandos de enfermagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
ASSIS, E. S.;VIANA, L. C.. Exercício profissional: dimensionamento dos enfermeiros no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
BARROS, A. M. M. S.;VIANA, L. C.. Perfil dos pacientes portadores do câncer da próstata: proposta de instrumento de coleta de dados. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
BARREL, A. P. R.;VIANA, L. C.. Santos.Assistência de enfermagem nas complicações de punção de fístula artereovenosa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.;VIANA, L. C.. Atuação do enfermeiro no acolhimento e na classificação de risco no serviço de urgência e emergência. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
MELO, I. A.;VIANA, L. C.. Estresse dos enfermeiros com atuação em urgência e emergência em unidades de pronto atendimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Brito, Fabiana;VIANA, L. C.; Dias, T.. Vieira e Luana Camila Costa Nascimento.Diálise peritoneal: a percepção do cliente no autocuidado. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Cervino, E.;VIANA, L. C.; Dias, T.. Qualidade de vida de pacientes submetidos a transplante renal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
CABRAL, Simone Otílian Leite;VIANA, L. C.; NEVES, Claudio. Teles e Tatiane Posse E. Silva.Violência e maus tratos: determinação do nível de conhecimento dos idosos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Cervino, E.; Dias, T.;VIANA, L. C.. Qualidade de vida de pacientes submetidos a transplante de córnea em Aracaju. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Silva, D.P.;VIANA, L. C.. Impacto da Hemodiálise no cotidiano do paciente com insuficiência renal crônica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Silva, D.P.;VIANA, L. C.; CABRAL, Simone Otílian Leite. Almeida.A prevalência da parada cardiorespiratória durante a hemadiálise. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
CABRAL, Simone Otílian Leite; ROSA, M. P. S.;VIANA, L. C.. Pimentel.Perfil das vítimas atendidas no centro de referência e apoio as vitimas de violência sexual. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
CABRAL, Simone Otílian Leite; NEVES, Claudio;VIANA, L. C.. Perfil de saúde dos idosos de uma instituição de lnga permanência relacionados ao defict cognitivo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Cervino, E.; Dias, T.;VIANA, L. C.. Perfil epidemiológico dos doadores de órgãos e tecidos em Sergipe no período de 2007 e 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Cervino, E.; Dias, T.;VIANA, L. C.. Assistência de enfermagem ao potencial doador de órgãos e tecidos em um Hospital de Sergipe no ano de 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
Marques, D.R.S.;VIANA, L. C.. Nefropatia diabética: complicações no acesso vascular em pacientes submetidos a hemodiálise. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
CRAVO, E.O.; GOIS, A.L.C.; MENDES, R.B.;VIANA, L. C.. Infecção do trato urinário e trabalho de parto prematuro: a realidade em uma maternidade referência de alto risco em Aracaju-Se. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
ABUD, A.C. Freire; NASCIMENTO, Valesca P.C.; DORCAS, Ana;VIANA, L. C.. do Nascimento.Acesso Venoso para hemodiálise: registro de enfermagem quanto à confecção do curativo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe.
VIANA, L. C.; ARAÚJO, Aglaé da Silva. OCORRENCIA DE QUEIMADURA EM CRIANÇAS DE UM MÊS A DOZE ANOS ATENDIDOS NA UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS DE SERGIPE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, L. C.; CABRAL, Simone Otílian Leite; ANDRADE, Joseilze. A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA COMISSÃO DE CONTROLE DA INFECÇÃO HOSPITALAR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
ANDRADE, Joseilze; Brito, Fabiana;VIANA, L. C.. Sistematização da Assistência de Enfermagem em diálise Peritoneal Intermitente. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, L. C.; SANTOS, Genilde O. dos; DANTAS, Isamar. Incidência de infecção em cateteres temporários de duplo lúmem de pacientes sumetidos ao tratamento hemidialítico nos centros de nefrologia da cidade de Aracaju. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
SANTOS, Genilde O. dos;VIANA, L. C.; CABRAL, Simone Otílian Leite. Caracterização da estrutura física das clínicas de nefrologia no Município de Aracaju baseado na RDC 154/04. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, L. C.; CABRAL, Simone Otílian Leite; NEVES, Claudio. Depressão em idosos institucionalizados relacionado ao seu grau de dependência. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, L. C.. Atuação do Enfermeiro na Implantação das Salas de Estabilização do SAMU Estadual de Sergipe. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, L. C.. Complicações Agudas decorrentes do tratamento hemodialítico no Estado de Sergipe 2006. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes.
VIANA, L. C.. Aspectos psicoemocionais do paciente diabético submetido à amputação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe.
VIANA, L. C.. de Oliveira.Úlcera de pressão: Retrato em uma unidade de Terapia Intensiva.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe.
VIANA, L. C.. Causas da Suspensão de Cirurgia e suas Consequêcias para o paciente.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe.
VIANA, L. C.. Necessidades Psico-Sócio-Espirituais do Paciente em UTI. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem e Nutrição) - Universidade Federal de Sergipe.
Orientou
da Silva e Elza Beatriz dos S; Aragão; Eficácia medicamentosa no tratamento do Alzheimer: uma revisão de literatura; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Papel do enfermeiro no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Conhecimento do enfermeiro sobre segurança do paciente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Os impactos da doença renal crônica na qualidade de vida dos pacientes submetidos á hemodiálise; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Almeida e Itana Mayra de A; Santos; Fatores determinantes do processo de recaída do dependente quimico: uma revisão de literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Redução de danos como método de tratamento ao dependente quimico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Moura e Raimunda Oliveira Silva; Transtornos alimentares em adolescentes: uma revisão de literatura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Hardiness em enfermeiros da área hospitalar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Atuação do enfermeiro na gestão do cuidado ao recém-nascido de risco em uma unidade de terapia intensiva neonatal de Sergipe; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Ramos; Indicadores de qualidade relacionados à assistência de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Lima e Jocimá Lima S; de Santa Rita; Perfil epidemiologico de Acidentes com Material Biologico em um hospital de Sergipe; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Sindrome de Burnout em enfermeiros da equipe de atendimento móvel de urgência (SAMU) do município de Aracaju/SE; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
O papel da enfermagem na promoção da qualidade de vida do portador de Doença de Parkinson: uma revisão de literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Variáveis relacionadas a não doação de córneas de potenciais doadores em um hospital público do município de Aracaju; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Qualidade de vida dos idosos em hemodiálise: uma revisão de literatura; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
de Menezes e Thassia Maria S; de Oliveira; Fatores preditores da Síndrome de Burnout em enfermeiros; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Nível de conhecimento do Profissional enfermeiro em Relação ao Paciente Renal em um Hospital de Grande Porte de Aracaju-Se; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Menezes e Marília de Fátima O; da Silva; Cuidados com Cateter de Diálise Peritoneal: uma revisão de literatura dos últimos dez anos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Processo de doação de órgãos no Brasil: uma revisão dos últimos dez anos; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Ferreira e Luiz Carlos P; do Nascimento; Preditores de não doação de órgãos e tecidos no Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
As principais consequências na saúde, com a utilização do crack entre usuários de um CAPS no município de Aracaju; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Perfil epidemiológico do doente renal crônico em Sergipe (2010); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Perfil epidemiológico das doenças infecciosas em doadores de sangue do Hemolacem/Se; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Complicações com o cateter triplo-lúmen nos pacientes submetidos à hemodiálise em um hospital de grande porte da cidade de Aracaju; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Percepção do enfermeiro de uma clínica de diálise frente á implantação da Sistematização da Assistência de enfermagem; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Técnica de punção de fístula arterio-venosa - Buttonhole: benefícios e complicações; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Gomes & Henaliane Marques da Silva; Síndrome de Burnout em enfermeiros de um hospital público de Sergipe; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
de Sousa; Insuficiencia renal: perfil dos pacientes de um hospital público de Sergipe; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Síndromes dolorosas dos pacientes submetidos a hemodiálise de uma clínica de Aracaju; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Epidemiologia do trauma no serviço de atendimento móvel de Urgência na Microregião Metropolitana Norte; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
dos Santos e Maria Lúcia de Mendonça Sande; Estimativas de potenciais doadores de órgãos e tecidos em um estado do nordeste; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Preditores de internação hospitalar dos pacientes em hemodiálise de uma clínica de Sergipe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Freita; A promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Qualidade de vida em pacientes com doença renal crônica em tratamento dialítico em uma clinica de nefrologia de Sergipe; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Diagnósticos de Enfermagem na Hemodiálise; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Infecção do orifício de saída do cateter peritoneal em um serviço de diálise de Aracaju; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Sant'ana e Amanda Farias Silva; O conhecimento dos acadêmicos de enfermagem de Sergipe a respeito da doação de órgãos e Tecidos para transplante; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
A enfermagem e os pacientes com insuficiencia renal crônica: uma estratégia no ambito da educação em saúde relacionado à aderencia da dietoterapia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Atuação dos profissionais de saúde em uma unidade de terapia dialítica frente à humanização; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Conhecimento e opinião dos profissionais de saúde sobre doação e transplante de órgãos e tecidos em Aracaju/Sergipe; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Filho; Prevalência de depressão em idoso no centro de longa permanência no município de Aracaju; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Potencial Doador de Orgãos em morte encefálica: conhecimento dos enfermeiros; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
DIALISE PERITONEAL AMBULATORIAL CONTÍNUA :O OLHAR DO CLIENTE E DO CUIDADOR FRENTE AO TRATAMENTO; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
VIOLÊNCIA NO SERVIÇO EMERGENCIAL: O RETRATO DA ROTINA ENFRENTADA PELOS ENFERMEIROS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Seleção de pacientes para diálise peritoneal ambulatorial contínua: a realidade de uma equipe de saúde; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
O papel educador do enfermeiro no tratamento da hemodiálise; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Tiradentes; Orientador: Luciano da Costa Viana;
Produções bibliográficas
-
Lima, S.O. ; VIANA, L. C. ; Santana, F.R.T. ; Zucoloto, S. ; Albuquerque Jr., R.L. ; Gomes, M.Z. . Proliferative effect of aqueous extract of Hyptis fructicosa on liver regeneration after partial hepatectomy in rats. Acta Cirúrgica Brasileira (Online) , v. 27, p. 71-75, 2012.
-
NASCIMENTO, Valesca P.C. ; ABUD, A.C. Freire ; DORCAS, Ana ; DALTON, A.S.T. ; VIANA, L. C. . AVALIAÇÃO DA TECNICA DE CURATIVO EM CLIENTES COM ACESSO VENOSO PARA HEMODIÁLISE. Revista Enfermagem UERJ , v. 17, p. 215-219, 2009.
-
ABUD, A.C. Freire ; VIANA, L. C. . CUIDE DOS SEUS RINS. In: I SEMANA DE ESTUDOS DA GRADUAÇÃO. In: I SEMANA DE ESTUDOS DA GRADUAÇÃO, 2006, Aracaju. ANAIS DA I SEMANA DE ESTUDOS DA GRADUAÇÃO, 2006.
-
SANTOS, A. D. ; GUIMARAES, L. M. L. ; CARVALHO, Y. F. ; VIANA, L. C. ; ALVES, G. L. . Spatial Analysis And Temporal Trends Of Suicide Deaths in Sergipe, Brazil, 2000-2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRITO, F. P. G. ; NOGUEIRA, E. C. ; VIANA, Costa Luciano . Análise do Conhecimento do enfermeiro no processo de doação de órgãos em um hospital geral de Sergipe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, Costa Luciano ; CARVALHO, F. D. ; SANTOS, E. C. . Variáveis relacionadas a não-doação de córneas de potenciais doadores em Hospital Público de Aracaju. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VIANA, Costa Luciano ; SANTOS, D. S. ; SOUZA, O. V. ; MENEZES, C. L. . Assistência de Enfermagem frente ao paciente em uso de cateter peritoneal: uma breve Revisão Bibliográfica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, AVT ; SANTES, MLM ; VIANA, L. C. . Estimativa de Potenciais doadores de órgãos e tecidos em um estado do Nordeste Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
ABUD, A.C. Freire ; NASCIMENTO, Valesca P.C. ; DORCAS, Ana ; VIANA, L. C. . Acesso Venoso para hemodiálise: Conhecimento e atuação da equipe de enfermagem quanto à realização do curativo. 2008. (Relatório de pesquisa).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Tiradentes, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. , Av. Murilo Dantas, 300, Farolândia, 49032490 - Aracaju, SE - Brasil, Telefone: (79) 32182116
Experiência profissional
2005 - Atual
Universidade TiradentesVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 28
Atividades
-
08/2005
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Enfermagem em Semiotécnica, Saúde do Adulto II, Enfermagem Psiquiatrica e Saúde Mental
2002 - Atual
Hospital Governador João Alves FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 30
Atividades
-
07/2002
Serviços técnicos especializados , Central de Transplantes.,Serviço realizado, Buscas ativas de possíveis doadores.
2012 - Atual
Unimed SergipeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro auditor, Carga horária: 30
2003 - 2012
Clínica de Nefrologia de SergipeVínculo: , Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 36
Outras informações:
Atuando como enfermeiro assistêncial em nefrologia
Atividades
-
02/2003
Serviços técnicos especializados , Enfermagem.,Serviço realizado, Assitência de enfermagem em Hemodiálise e Diálise Peritoneal.
1999 - 2003
Clínica e Hospital São LucasVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando na área assistêncial nos diversos setores do hospital e como auditor no setor de faturamento.
Atividades
-
11/2001 - 01/2003
Outras atividades técnico-científicas , Faturamento, Faturamento.,Atividade realizada, Auditoria de contas hospitalares.
-
01/1999 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Enfermagem, Enfermagem.,Atividade realizada, Enfermeiro assistêncial.
2000 - 2002
NefroclínicaVínculo: funcionário, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 36
Outras informações:
Atuando como enfermeiro assistêncial em tratamento de diálise (hemodiálise e diálise peritoneal).
Atividades
-
06/2000 - 04/2002
Outras atividades técnico-científicas , Diálise, Diálise.,Atividade realizada, Enfermeiro assistencial em tratamento de diálise.
2003 - 2005
Universidade Federal de SergipeVínculo: contrato temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando como professor da disciplina de Prática em Enfermagem Cirúrgica e supervisor de Estágio Supervisionado.
Atividades
-
02/2003 - 03/2005
Ensino, Enfermagem e Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Enfermagem, Enfermgem Cirurgica, Estágio Supervisionado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciano da Costa Viana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?