Jaime Viana de Sousa

Possui graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2002), mestrado em MESTRADO EM COMPUTAÇÃO APLICADA pela Universidade Federal do Pará (2006) e doutorado em doutorado em Bioinformática pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é mestre da FACULDADE PARAENSE, mestre da FACULDADE PARAENSE, mestre da FACULDADE PARAENSE, professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia e coordenado do programa pibid capanema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: disponibilidade, banco de dados, segurança, capanema e plc.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em doutorado em Bioinformática

2014 - 2017

Universidade Federal do Pará
Título: AVALIAÇÃO IN SILICO DO EFEITO DAS MUTAÇÕES NOS GENES HBB E CFTR EM INDIVÍDUOS DEPOSITADOS NO 1000 DATABASE
Andrea Kelly Ribeiro dos Santos. Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em MESTRADO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

2003 - 2006

Universidade Federal do Pará
Título: TOLERÂNCIA A FALHAS EM REDE ÓPTICAS DE NOVA GERAÇÃO, Ano de Obtenção: 2006
ANTÔNIO JORGE GOMES ABELEM.Palavras-chave: REDES ÓPTICAS; GMPLS; DISPONIBILIDADE.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação. Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Desenvolvimento de Programas (Software) e Prestação de Serviços em Informática; Educação.

Graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

1998 - 2002

Centro Universitário do Estado do Pará
Título: SISTEMA DE DETECÇÃO DE INTRUSOS
Orientador: .Eugênio Luís de Souza Pessoa

Formação complementar

2006 -

CERTIFICAÇÃO ALCATEL EM GMPLS. , UNIVERSIDADE CORPORATIVA EMBRATEL, UCE, Brasil.

2020 - 2020

DESENHO INSTRUCIONAL. (Carga horária: 30h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Noções Básicas para Coordenar Cursos On-line. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Formação de Conteudistas para Cursos Virtuais. (Carga horária: 5h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2020 - 2020

Formação de facilitadores de aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.

Organização de eventos

MACIEL, M. N. O. ; SOUSA, J. V. ; LIMA, E. V. . SUSTENTABILIDADE E OS DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI. 2019. (Congresso).

SOUSA, J. V. ; MACIEL, M. N. O. ; LIMA, E. V. . III Jornada Universitária de Ciências Contábeis da UFRA & I Encontro de Administração e Contabilidade da UFRA.. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÃBEIS DA UFRA.SUSTENTABILIDADE E OS DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES NO SÉCULO XXI. 2019. (Seminário).

PRIMEIRO ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UFRA.ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE. 2019. (Seminário).

II Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformátic.Uso das Redes Neurais Artificiais e Florestas Aleatórias na Predição de Patogenicidade das Mutações não Descritas do pelo ClinVar no cromossomo sete,. 2017. (Simpósio).

II Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformátic.Uma abordagem computacional para avaliar o efeito deletério no gene TP53. 2017. (Simpósio).

I SIMPÓSIO NORTE NORDESTE DE BIOINFORMÁTICA.computational approach to evaluating the deleterious effect in the gene CFTR.. 2016. (Simpósio).

XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE GENÉTICA MÉDICA. A artificial neural network used to simulate the score of ClinVar based on others predictors. 2016. (Congresso).

International Meeting on Oncology Research. 2015. (Congresso).

A MODEL OF GMPLS SIGNALING FOR OPTICAL BURST SUITCHED NETWORKS.SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES - SBC. 2005. (Simpósio).

ANÁLISE DE MECANISMOS DE TOLERÂNCIA A FALHAS EM REDE ÓPTICAS DE NOVA GERAÇÃO COM PLANO DE CONTROLE BASEADOS EM GMPLS.COMUNICAÇÃO-WPERFORMANCE. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: ROBERT LUAN BORGES NEGRÃI

VIANA, JAIME; SANTOS, N. T.. A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE MÚSICA E RECURSOS AUDIOVISUAIS NA COMUNIDADE FLEIXEIRAS, TRACUATEUS PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Renan Rocha Pereira

VIANA, JAIME. CARACTERIZAÇÃO INSILICO DA LUCIFERASE DE UM DINOFLAGELADO DA FAMILIA NOCTILUCACEAE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Renan Rocha Pereira

VIANA, JAIME. CARACTERIZAÇÃO INSILICO DA LUCIFERASE DE UM DINOFLAGELADO DA FAMILIA NOCTILUCACEAE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: Ceano Sousa do Santos e Matheus Soares Costa

Cardoso, W; Araujo, J;VIANA, JAIME. A Estação comercial de Capanema um estudo sobre a importância comercial para o município de Capanema estado do Pará. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Aluno: RAFAEL SARMENTO BRASIL

SOUSA, J. V.. ANÁLISE DE SISTEMA DE ORDEM DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA.

Aluno: JAMIL JUNHOR COIMBRA CUNHA

SOUSA, J. V.. PROJETO DE WEBSITE PARA CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO DE MÓVEIS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA.

Aluno: ROSEANE SILVA COUTO

SOUSA, J. V.. sISTEMA DE ESCALA PERIÓDICA DE TRABALHOS DE SAÚDE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA.

Aluno: INGRITH BARROS AMADOR

SOUSA, J. V.. SISTEMA ODONTOLÓGICO DENTAL WHITE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA.

Aluno: HALINE CERQUEIRA COIMBRA

SOUSA, J. V.. GERÊNCIA DE SOFTWARE TECTUR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ANÁLISE DE SISTEMAS) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA.

PINHEIRO, M. S.; LUCAS, D. O.;SOUSA, J. V.. Concurso público para preenchimento de vaga de professor efetivo em programação de computadores. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.

PINHEIRO, M. S.;SOUSA, J. V.; LUCAS, D. O.. CONCUROS PUBLICO PARA PROVÊ UMA VAGA PARA PROFESSOR EFETIVO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E COMPUTAÇÃO. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Orientou

BÁRBARA SANDY SILVA DE OLIVEIRA

ANÁLISE IN SILICO DA PATOGENICIDADE NAS MUTAÇÕES NÃO ESTUDADAS DO ALBINISMO ÓCULOCUTÂNEO- TIPO1 USANDO O BANCO DE DADOS EXAC (EXOME AGGREGATION CONSORTIUM); ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

WALDEMAR JOSÉ CORDEIRO NETTO

Aplicações da Tecnologia da Informação através de jogos educativos e EaD em favor da educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Natália da Conceição Lameira

ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DO DNA RIBOSSOMAL 5S EM EXEMPLARES DE MARRECA DE ASA-BRANCA (Dendrocygna autumnalis - Linnaeus, 1758) DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE TRACUATEUA-PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Rodrigo da Costa Costa

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO RURAL PARA A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DE PROPRIEDADES AGRÍCOLAS; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

GABRIELA SOUSA PIMENTEL E FRANCISCO DE ASSIS

IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE PARA ADMINISTRAÇÃO DE COMÉRCIO VAREJISTA EM CAPANEMA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

ANTÔNIA RAYELE DIAS DA SILVA E SHEYNARA DO ROSÁRIO MENDES

GERENCIAMENTO DE VENDAS EM COMERCIO VAREJISTA USANDO BANCO DE DADOS: SUGESTÃO DE APLICAÇÃO PRÁTICA NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA-PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Antonia Tamila do Nascimento Silva

Análise temporal do uso e cobertura do solo do município de Primavera (PA) através de imagem RapidEye e classificação orientada a objeto geográfico; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BACHARELADO EM BIOLOGIA) - UNIVVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

FERNANDA MEDEIROS DE LIMA E LUCIANE DA SILVA

ANALISE IN SILICA DAS MUTAÇÕES MISSENSES NO GENE TP 53; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Brenda Sanny Silva de Oliveira, Camila Melo de Mendonça

Aplicação da Inteligência Artificial e Teoria da Informação na detecção de fraudes contábeis em companhias brasileiras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Douglas N

BRITO, EDUARDO BRUNO A; MONTEIRO; ANALISE DE VIABILIDADE DE VIRTUALIZAÇÃO DO ITERPA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

SEVERINO TORRES LEITE FILHO

SIMULAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO PROTOCOLO MPLS NA REGIÃO NORTE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

HERBERT DA COSTA PIEDADE

COMPARATIVO ENTRE AS TECNOLOGIAS WIFI E WIMAX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

ENIO AUGUSTO MAIA MELO

PROJETO DE UMA CASA INTELIGENTE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Alessandro Santana Batista

Implantação de Políticas de Administração Controle e Segurança em Redes de Computadores; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Adrielle do Rosário Machado

Estudo Teórico e Prático Sobre Monitoramento Patrimonial Digital; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Victor Martins de almeida

Estudo Teórico Sobre a Tecnologia VSAT na Amazônia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

João Batista Barros

ESTUDO DE CASO SOBRE SEGURANÇA DE REDES SEM FIOS NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

VANIA LIMA SOARES MIRANDA

ESTUDO TEÓRICO SOBRE O PROJETO NAVEGA PARÁ COM ÊNFASE A TOLERÂNCIA A FALHAS, UTILIZANDO TECNOLOGIA PLC; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

DAYANE LOBO DE NAZARÉ

ESTUDO DE VIABILIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE UMA REDE PLC INDOOR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

DANILO PATRICIO DE SOUSA

PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DA INTERNET AO MODELO DE INCLUSÃO DIGITAL NA ILHA DO COMBU; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

FERNANDO AUGUSTO DOS SANTOS NEGRÃO

WIRELESS A NOVA TECNOLOGIA INTERLIGANDO AS SECRETARIAS A PREFEITURA DE MARAPANIM; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em REDES DE COMPUTADORES) - FACULDADE DE TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA; Orientador: Jaime Viana de Sousa;

Produções bibliográficas

  • REIS, A. J. S. ; SOUSA, R. E. ; TEIXEIRA, E. P. ; SOUSA, J. V. . Análise comparativa dos dados do TerraClass e MapBiomas acerca do uso e cobertura da terra para a microrregião Bragantina, Costa Amazônica Pará. Jornal Aplicado em Hidro-Ambiente e Clima , v. 3, p. 21-21, 2022.

  • REIS, A. J. S. ; TEIXEIRA, E. P. ; SOUSA, R. E. ; SOUSA, J. V. . Mapeamento sistemático em software livre: análise espacial através de estudos sobre a marreca, Dendrocygna autumnalis. Jornal Aplicado em Hidro-Ambiente e Clima , v. 4, p. 1, 2022.

  • MENDONÇA, LEONARDO ; GOMIDE, IGOR ; SOUSA, JAIME ; BLANCO, CLAUDIO . Modelagem chuva-vazão via redes neurais artificiais para simulação de vazões de uma bacia hidrográfica da Amazônia. REGA - REVISTA DE GESTÃO DE ÁGUA DA AMÉRICA LATINA , v. 18, p. 2, 2021.

  • CAVALCANTE, MANOELLA GEMAQUE ; SOUZA, LUCIANO FARIAS ; VICARI, MARCELO RICARDO ; DE BASTOS, CARLOS EDUARDO MATOS ; DE SOUSA, JAIME VIANA ; NAGAMACHI, CLEUSA YOSHIKO ; PIECZARKA, JULIO CESAR ; MARTINS, CESAR ; NORONHA, RENATA COELHO RODRIGUES . Molecular cytogenetics characterization of Rhinoclemmys punctularia (Testudines, Geoemydidae) and description of a Gypsy-H3 association in its genome. GENE , v. 738, p. 144477, 2020.

  • CARLICE-DOS-REIS, TÂNIA ; VIANA, JAIME ; MOREIRA, FABIANO CORDEIRO ; CARDOSO, GREICE DE LEMOS ; GUERREIRO, JOÃO ; SANTOS, SIDNEY ; RIBEIRO-DOS-SANTOS, ÂNDREA . Investigation of mutations in the HBB gene using the 1,000 genomes database. PLoS One , v. 12, p. e0174637, 2017.

  • Santos, Neuma Teixeira dos ; Hayashi, Sanae Nogueira ; DE SOUSA, JAIME VIANA . Extensão universitária interdisciplinar: caminhos percorridos pelo Laboratório de Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental. 1. ed. , 2021.

  • Santos, Neuma Teixeira dos ; HAYASHI, S. N. ; DE SOUSA, JAIME VIANA . UMA ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: JOGO DIDÁTICO SOBRE ECOSSISTEMA. Extensão Universitária Interdisciplinar: Caminhos Percorridos pelo Laboratório de Geotecnologias, educação Financeira e Ambiental. 1ed.Belém: RFB, 2021, v. 1, p. 91-100.

  • SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. ; DE SOUSA, JAIME VIANA . PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS PARA RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA EXPERIÊNCIA COM RECURSOS AUDIOVISUAIS E COMPOSTEIRA. Extensão Universitária Interdisciplinar: Caminhos Percorridos pelo Laboratório de Geotecnologias, educação Financeira e Ambiental.. 1ed.Belém: RFB, 2021, v. 1, p. 112-123.

  • SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. ; DE SOUSA, JAIME VIANA . CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DA FLORESTA DE MANGUE NA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA, PARÁ. In: XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 2021, CASTANHAL. XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA. CASTANHAL: IFPA, 2021. v. 12. p. 1909-1921.

  • SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. ; DE SOUSA, JAIME VIANA . ANÁLISE TEMPORAL DO USO E COBERTURA DO SOLO ATRAVÉS DE IMAGENS RAPIDEYE NO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA (PA).. In: XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 2020, CASTANHAL. XII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA. CASTANHAL: IFPA, 2019. v. 12. p. 1789-1801.

  • SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. ; DE SOUSA, JAIME VIANA . ANÁLISE DO USO E COBERTURA DO SOLO NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE TRACUATEUA ? PA. In: VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2020, CASTANHAL. VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia. CASTANHAL: IFPA, 2019. v. 12. p. 186-197.

  • GOUVEA, G. K. L. ; HAYASHI, S. N. ; SANTOS, N. T. ; SOUSA, J. V. . 'ESTUDO BIBLIOGRÁFICO: PERCEPÇÃO SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL'. In: VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2019, BELEM. VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2019.

  • BECHARA, M. C. ; SOUSA, J. V. ; CERQUEIRA, E. C. ; ABELEM, A ; FARIAS, F. N. N. . Predição de Falhas em Redes de Grades OBS com Plano de Controle GMPLS. In: XI Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance), 2012, Curitiba. Anais do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012, 2012.

  • SOUSA, J. V. ; ABELEM, A ; ESTEVES, R. ; STANTON, M. . A MODEL OF GMPLS SIGNALING FOR OPTICAL BURST SWITCHED NETWORKS. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES - SBC, 2005, FORTALEZA. ANAIS DO 23º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES (SBRC2005). FORTALEZA-CE: SBC, 2005. v. 23. p. 67-122.

  • ABELEM, A ; SOUSA, J. V. ; ESTEVES, R. ; STANTON, M. . Analise de Mecanismos de Recuperação de Falhas em Redes Ópticas de Nova Geração. In: IV Workshop em desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (inserido no SBC2005), 2005, São Leopoldo. IV Workshop em desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação I. São Leopoldo - RS, 2005. v. 1.

  • Teixeira E.P.. ; HAYASHI, S. N. ; SANTOS, N. T. ; SOUSA, J. V. . 'REGISTROS REPRODUTIVOS DA MARRECA, DENDROCYGNA AUTUMNALIS, NO ENTORNO DA RESEX MARINHA DE TRACUATEUA-PA.'. In: VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2019, 2019, Belém. Anais do VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2019, 2019. v. 8.

  • SOUSA, E. R. ; SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. ; SOUSA, J. V. . VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia,. In: VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia,, 2019, Belem. Anais do VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia,, 2019. v. 8.

  • BECHARA, M. C. ; SOUSA, J. V. ; FARIAS, F. N. N. ; CERQUEIRA, E. C. ; ABELEM, A . DQMA-Fuzzy: Predição de Falhas em Redes de Grades OBS com Plano de Controle GMPLS. In: Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2012, Brasília. Anais do 30º Simpósio Brasileiro de Telecomunicações, 2012.

  • TOURINHO, I. G. R. ; SILVA, A. F. F. ; RODRIGUES, E. L. C. ; SILVA, L. S. ; SOUSA, J. V. . FAUNA ACOMPANHANTE DA PESCA ARTESANAL CAMAROEIRA EM CURUÇÁ, LITORAL DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, A. T. N. ; HAYASHI, S. N. ; SANTOS, N. T. ; SOUSA, J. V. . ANÁLISE TEMPORAL DO USO E COBERTURA DO SOLO ATRAVÉS DE IMAGENS RAPIDEYE NO MUNICÍPIO DE PRIMAVERA (PA). 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TEIXEIRA, E. P. ; SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. ; SOUSA, J. V. . Caracterização Estrutural da Floresta de Mangue na RESEX Marinha de Tracuateua, Pará.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LAMEIRA, N. C. ; CAVALCANTE, MANOELLA GEMAQUE ; SILVA, L. ; SOUSA, S. M. N. ; SOUSA, J. V. . 'ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DO DNA RIBOSSOMAL 5S EM EXEMPLARES DE MARRECA DE ASA-BRANCA (Dendrocygna autumnalis) DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE TRACUATEUA-PA'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NETTO, W. J. C. ; SOUSA, J. V. ; SANTOS, N. T. ; HAYASHI, S. N. . Aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) através de jogos educativos em favor da educação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUSA, J. V. . UMA ABORDAGEM COMPUTACIONAL PARA AVALIAR O EFEITO DELETÉRIO DO GENE CFTR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

HAYASHI, S. N. ; SANTOS, N. T. ; SOUSA, J. V. . I Curso de Formação e Ambientação em Reserva Extrativista Marinha.. 2019. (CURSO DE EXTENSÃO).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Aprendizado de Máquina (Profundo) para Reconhecimento de Imagem em Aplicações de Ciências Agrárias em Espécies Amazônicas, Descrição: Descrição: Projeto de pesquisa cadastrado na PROPED/UFRA sob o número PVPG97-2019. O campo do Aprendizado de Máquina (Machine Learning) se preocupa com a construção de programas de computador que melhoram automaticamente com a experiência. Nos últimos anos, muitas aplicações bem-sucedidas de Aprendizado de Máquina foram desenvolvidas, desde programas de mineração de dados que aprendem a detectar transações fraudulentas com cartões de crédito, sistemas de filtragem de informação que aprendem as preferências de leitura dos usuários, até veículos autônomos que aprendem a dirigir em rodovias públicas. Uma forma particular de Aprendizado de Máquina, o Aprendizado Profundo (Deep Learning), permite que modelos computacionais compostos de múltiplas camadas de processamento aprendam representações de dados com múltiplos níveis de abstração. Esses métodos melhoraram drasticamente o que existia de mais avançado em termos de reconhecimento de fala, reconhecimento de objeto visual, detecção de objetos e muitos outros domínios, como descoberta de novas drogas e genômica. Algoritmos como Convolutional Neural Networks (CNN), Recurrent Neural Networks (RNN) e Generative Adversarial Networks (GAN), trouxeram avanços imensos no processamento de imagens, vídeo, texto, fala e áudio. Com as novas oportunidades de uso de ciência de dados no domínio multidisciplinar de agro tecnologias, o Aprendizado Profundo tem sido amplamente estudado e aplicado também em diversos segmentos das ciências agrárias. Este projeto pretende explorar os diversos algoritmos de Aprendizado Profundo, estudando seus conceitos, limitações, implementações e processos de treinamento, além de estudar diversos esforços bem-sucedidos que empregam técnicas de Aprendizado Profundo aplicados a vários desafios da produção agrícola, animal e alimentar. Além disso, o projeto prevê fazer comparações entre o desempenho dos métodos de Aprendizado Profundo e de outras técnicas, por exemplo, em tarefas de classificação regressão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Jaime Viana de Sousa - Coordenador / Marcus de Barros Braga - Integrante / Allan Douglas Bento da Costa - Integrante / Rodrigo Lisbôa Pereira - Integrante / JONAS ELIAS CASTRO DA ROCHA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    sisREGEA: Sistema de Gestão dos Recursos Genéticos Aquícolas da Amazônia, Descrição: Descrição: O desenvolvimento de um sistema de gestão de recursos genéticos aquícolas da Amazônia (sisREGEA) que será um banco de perfil genético, inicialmente, para as espécies como o tambaqui e o pirarucu poderá organizar o manejo reprodutivos das matrizes dos produtores e de instituições públicas de todo o estado do Pará, que apresentará o nível de relacionamento genético (parentesco) e a localização dos animais com seus genótipos depositados no banco, permitindo o desenvolvimento de diferentes programas de melhoramento para essas espécies e permitirá a criação de um selo de rastreabilidade genética, gerando garantia de origem aquícola dos animais, o que diminui a pressão exploratória sobre os estoques naturais dessa espécies e permite o acesso aos produtores do mercado internacional para seus produtos, fortalecendo a marca Amazônia de sustentabilidade, culminando com a criação de um cenário atrativo para empreendedores investirem no setor aquícola nas diferentes regiões do estado do Pará... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jaime Viana de Sousa - Coordenador / ANDREA KELLY CAMPOS RIBEIRO DOS SANTOS - Integrante / SANTOS, SIDNEY - Integrante / Igor Guerreiro Hamoy - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Geotecnologias, Educação Financeira e Ambiental no contexto das Marrecas no entorno da RESEX Marinha de Tracuateua-PA, Descrição: Projeto cadastrado na Pró-reitoria de Pesquisa da UFRA sob o nº 082018-957. A ?pesca de marrecas?, captura de uma ave silvestre, no entorno da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua é um cenário de investigação que possibilita a realização de um panorama a cerca do tema com a equipe envolvida na pesquisa para o exercício da cidadania movido por problemas locais. O estudo tem como objetivo conhecer os aspectos que envolvem o conflito socioambiental com a aplicação das geotecnologias, da educação financeira e da educação ambiental tendo a Modelagem Matemática como estratégia de abordagem que gera aprendizagem no ambiente de um Grupo de Pesquisa e Extensão. A pedagogia de projetos funcionará como metodologia para incentivar a autonomia tornando os participantes co-responsáveis pelo desenvolvimento das atividades de elaboração de mapas temáticos, propostas socioeconômicas alternativas, produção de cartilhas educativas e construção de um aplicativo multiplataforma para a organização dos dados levantados... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jaime Viana de Sousa - Coordenador / SANAE NOGUEIRA HAYASHI - Integrante / NEUMA TEIXEIRA DOS SANTOS - Integrante / NATALIA LAMEIRA - Integrante / WALDEMAR JOSE CORDEIRO NETO - Integrante / LUCAS SOUSA LIMA - Integrante.

  • 2014 - Atual

    VALIDAÇÃO DA EXPRESSÃO DIFERENCIAL DE MICRORNAS COMO FATOR DE RISCO AO DESENVOLVIMENTO NO CÂNCER GÁSTRICO, Descrição: O câncer gástrico (CG) é o quarto câncer mais incidente e a segunda maior causa de mortalidade no Brasil. No Estado do Pará tem elevada incidência e apresenta em sua capital Belém uma posição de destaque em número de cânceres gástricos por habitante, entre todas as cidades do mundo com registro de câncer. De maneira geral, a sobrevida deste paciente é reduzida; apresenta um quadro assintomático ou não específico inicial; coincidindo com medidas limitadas de diagnóstico para a detecção precoce. A descoberta de assinaturas moleculares (biomarcadores) ligadas ao câncer tem permitido a diferenciação entre tecido tumoral/sadio, patogênese tumoral, estadiamento e subtipos histológicos, além da sua identificação em outros biofluidos que pode favorecer um diagnóstico pouco invasivo (plasma, soro e sangue total). Entre os possíveis biomarcadores mais freqüentemente descritos para o câncer citamos: alterações citogenéticas, genéticas e epigenéticas (perfil de expressão das moléculas de microRNAs). A literatura recente tem demonstrado diferentes perfis de expressão de microRNAs associados a diferentes tipos de câncer. Os microRNAs (miRNA) são importantes reguladores de atividades celulares e fornecem informações úteis sobre a biologia subjacente e vias de sinalização no câncer gástrico. O Núcleo de Pesquisas em Oncologia juntamente com o Laboratório de Genética Humana e Médica, ambos da Universidade Federal do Pará, têm identificado e validado padrões de expressão diferenciada de microRNAs (perfis) no câncer gástrico em um número restrito de amostras. Estes funcionam como biomarcadores que sinalizam o aparecimento do processo de carcinogênese. O presente projeto propõe a validação efetiva, por meio da investigação do perfil de expressão dos microRNAs, em um número maior de amostras de indivíduos sadios comparando os resultados com os de amostras de pacientes com câncer, para sua posterior implementação no Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados poderão proporcionar redução da taxa de mortalidade, uma vez que a identificação dos perfis de expressão de microRNAs podem ajudar a identificar pacientes com predisposição ao tumor, assim como sua progressão... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jaime Viana de Sousa - Coordenador / ANDREA KELLY CAMPOS RIBEIRO DOS SANTOS - Integrante.

Prêmios

2002

DESTAQUE DO ANO NA OPERAÇÃO, EMBRATEL.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural da Amazônia, Congregação. , Avenida Perimetral - de 1501/1502 a 5004/5005, Terra Firme, 66077830 - Belém, PA - Brasil, Telefone: (91) 85249415, URL da Homepage:

Experiência profissional

2012 - 2012

Faculdade Estavio Atual

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor mestre, Carga horária: 36

Outras informações:
Ministrei a matéria "Segurança de Acesso a redes de computadores" para o curso de Pós graduação em Segurança da Informação.

2012 - Atual

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor na área de informática professor formador no PARFOR

Atividades

  • 08/2013

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, informática básica

  • 08/2013

    Ensino, contabilidade, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, informática básica

  • 03/2012

    Ensino, Agronomia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, informática básica, cálculos e expressão gráfica

  • 07/2013 - 12/2014

    Direção e administração, Congregação.Cargo ou função, Coordenador do curso de Ciências Contabeis.

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, PARFOR- Licenciatura em Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Engenharia se software

  • 08/2013 - 08/2013

    Ensino, PARFOR- Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Informática na Educação

  • 07/2013 - 07/2013

    Ensino, PARFOR- Licenciatura em Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, desenvolvimento de sistemas WEB

2010 - 2012

Faculdade de Tecnologia do Amapá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministro as disciplinas de Tópicos Especiais de Redes de Computadores e Orientação de Trabalhos Acadêmicos

2010 - 2010

Universidade Federal do Pará

Vínculo: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO AUTÔNOMO, Enquadramento Funcional: AUTÔNOMO, Carga horária: 4

Outras informações:
MINISTRAÇÃO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE TRTANSMISSÃO PARA PÓS GRADUAÇÃO DE REDES DA UFPA

2008 - 2008

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: PROFESSOR DE ANÁLISE DE DESEMP, Enquadramento Funcional: MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, Carga horária: 6

2007 - 2007

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: PROFESSOR DE REDES DE COMPUTAD, Enquadramento Funcional: MESTRE EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, Carga horária: 6

2008 - 2012

Faculdade de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: professor de TCC, Enquadramento Funcional: Mestre Senhor, Carga horária: 2

2007 - 2012

Faculdade de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: PROFESSOR MESTRE SENHOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE REDES SEM FIOS, Carga horária: 5

2007 - 2012

Faculdade de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: professor de Arquitetura de Co, Enquadramento Funcional: Mestre Senhor, Carga horária: 4

2007 - 2012

Faculdade de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: professor de SIG, Enquadramento Funcional: Mestre Senho, Carga horária: 4

2006 - 2012

Faculdade de Tecnologia da Amazônia

Vínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE SEGURANÇA DE REDES, Carga horária: 6

Atividades

  • 08/2006 - 11/2012

    Ensino, REDES DE COMPUTADORES, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SEGURANÇA EM REDES DE COMPUTADORES

2009 - Atual

Faculdade Paraense

Vínculo: professor de Protocolo de Rede, Enquadramento Funcional: mestre, Carga horária: 4

2008 - Atual

Faculdade Paraense

Vínculo: Professor de redes de computad, Enquadramento Funcional: mestre, Carga horária: 4

2006 - Atual

Faculdade Paraense

Vínculo: Professor de Tec. Redes Emerge, Enquadramento Funcional: Mestre, Carga horária: 4

2006 - 2012

Faculdade Paraense

Vínculo: professor horista, Enquadramento Funcional: professor mestre

Atividades

  • 08/2006 - 11/2012

    Ensino, REDES DE COMPUTADORES, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, TECNOLOGIAS EMERGENTES REDES DE COMPUTADORES

2009 - 2012

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: funcionário de empresa privada, Enquadramento Funcional: Gerente de assistência técnica PA/AP, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerenciamento das equipes de assistência técnica, manutenção e recuperação de serviços de clientes da embratel no Pará e Macapá.

2009 - 2009

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente de Infra Estrutura e Backbone PA/AP, Carga horária: 48

2005 - 2009

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Especialis Em Qualidade de Serviços, Carga horária: 48

2002 - 2005

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenado de equipe, Carga horária: 48

1999 - 2002

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Redes de Serviço, Carga horária: 48

1986 - 1998

Empresa Brasileira de Telecomunicações S/A

Vínculo: ESPEC EM TEC E OPER., Enquadramento Funcional: Técnico Em Telecomunicações, Carga horária: 48

Outras informações:
ATUANDO EM REDES VIA SATÉLITES NA REWGIÃO NORTE

Atividades

  • 01/2009

    Serviços técnicos especializados , INFRA ESTRUTURA E TRANSPORTE.Serviço realizado, ATIVAÇÃO DE SERVIÇO.

2014 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COORDENADO DO PROGRAMA PIBID CAPANEMA, Carga horária: 10

Outras informações:
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.