Josenaide Engrácia dos Santos

Graduação em Terapia Ocupacional, Psicologia, Especialização em Saúde Mental e Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atualmente é professor da Universidade de Brasília. Coordena projeto de pesquisa sobre o Programa Mais médicos. Coordena Projeto de pesquisa de Saúde Integral de atendimentos a famílias carentes de Ceilândia. Coordena a Liga de Saúde da família e Comunidade Participa da linha de pesquisa: Saúde mental e comunidade, Sociabilidade terapêutica, Álcool e outras drogas e métodos qualitativos. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Violência doméstica, Sofrimento psíquico na atenção primária da população e da população negra. Reabilitação psicossocial, educação em saúde. Doutorado em Ciências da Saúde. Faculdade Ciências da Saúde. Universidade de Brasília. Pós doutorado em psicologia.

Informações coletadas do Lattes em 31/01/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Saúde

2012 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: A DOR QUE FALA, A DOR QUE CALA: sentidos e formas do sofrimento em usuários atendidos na atenção primária em Ceilândia ? Distrito Federal
Lenora Gandolfi.

Mestrado em Saude Coletiva

2001 - 2003

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: Tendência de Mortalidade por Doença cerebrovascular no Estado de Alagoas , 1979- 1998.,Ano de Obtenção: 2003
Orientador: Jõao Luiz Barberino Mendes
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Epidemiologia-; Mortalidade por DCBV; Serie Temporal.Grande área: Ciências da SaúdeGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia. Setores de atividade: Saúde Humana; Cuidado À Saúde das Populações Humanas; Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Especialização em Saúde Mental Infanto -Juvenil

1999 - 2000

Universidade das Ciências da saúde de Alagoas

Aperfeiçoamento em SAÚDE MENTAL

1997 - 1998

Universidade Federal da Bahia
Título: Atendimento de Transtorno mental severo em ambulatórios:Relatos. Ano de finalização: 1998
Orientador: Daniel Cruz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Diagnóstico na psicologia. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2003 - 2003

TERAPIA COMUNITÁRIA. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

1998 - 2000

PSICANALISE. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

1995 - 1995

Metodologia da técnica de Pesquisa. (Carga horária: 60h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

1995 - 1995

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Universidade Tiradentes, UNIT, Brasil.

1994 - 1994

Legislação Previdênciaria. (Carga horária: 28h). , Ministério da Previdência Social, MPAS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANTOS, J. E. ; SANTANA, G. G. . ´Manejo de situações de álcool e outras drogas. 2014. (Outro).

SANTOS, J. E. . Manejo clínico sobre drogas.. 2012. (Outro).

MOREIRA, A. C. O. ; SANTOS, J. E. . SIMPÓSIO DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2012. (Outro).

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. ; SOUZA, R. C. . Encontro norte nordeste de Saúde Mental e Atenção básica. 2009. (Congresso).

SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. ; SILVA, C. P. B. V. . I encontro de norte nordeste de saúde mental e atenção básica. 2009. (Outro).

OLIVEIRA, C. M. A. ; SANTOS, S. M. P. ; SANTOS, J. E. ; SANTOS, N. L. . Terapia Ocupacional na contemporaneidade:Objeto e ação percursos, perspectivas e desafios. 2008. (Congresso).

SANTOS, J. E. ; Soares Freitas E . II ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL DA BAHIA. 2007. (Congresso).

SANTOS, J. E. ; Soares Freitas E ; SILVA, C. P. B. V. ; SOUZA, R. C. . II Encontro de Saúde Mental. 2007. (Outro).

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. ; MEIRA, M. O. B. . I ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. 2006. (Outro).

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. ; Soares Freitas E . I encontro de Saúde Mental.Redes de experiencias. 2006. (Outro).

SANTOS, J. E. . ENCONTRO RODA DA SAÚDE DO DISTRITO SANITÁRIO CABULA BEIRU-BA. 2003. (Outro).

SANTOS, J. E. . Forúm do polo de saúde da família. 2003. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

24º Congresso Brasileiro de Perinatologia,. A CONTRIBUIÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO DA HOSPITALIZAÇÃO: ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A PERCEPÇÃO DA MÃE DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO. 2018. (Congresso).

Congresso de Psicologia Brasileira. Capacitação em álcool e outras drogas de profissionais da saúde, assistência social, educação e justiça,. 2018. (Congresso).

Congresso de Psicologia Brasileira. 2018. (Congresso).

Congresso latino americano de Kinesiologia e fisioterapia. Cooperação Universidade e serviços de saúde:Projeto saúde integral. 2018. (Congresso).

Convención Internacional de Salud, Cuba Salud 2018. A liga acadêmica de saúde da família e comunidade que influencia a formação de graduandos em saúde. 2018. (Congresso).

C o n v e n c i ó n I n t e r n a c i o n a l d e S a l u d , C u b a S a l u d 2 0 1 8. Promoção do cuidado a saúde na atenção primária: Socialização, comunicação e mudança de comportamentos.. 2018. (Congresso).

14 Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade. Sociabilidade terapêutica na atenção primária de Ceilândia ? Distrito Federal. 2017. (Congresso).

14º Congresso de medicina da família e comunidade. O cuidado na atenção primária enquanto possibilidade ontológica para os próprios profissionais.. 2017. (Congresso).

14º Congresso de medicina da família e comunidade. Experiências dos Médicos Intercambistas com Sofrimento Psíquico em Valparaíso de Goiás. 2017. (Congresso).

14º Congresso de medicina da família e comunidade. DESAFIOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO MUNICÍPIO DE VALPARAISO DE GOIÁS- BRASIL. 2017. (Congresso).

5º Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria. Práticas discursivas: Programa mais Médicos no município de Valparaiso de Goiás- Brasil. 2017. (Congresso).

5º Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria. DESAFIOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO MUNICÍPIO DE VALPARAISO DE GOIÁS- BRASIL. 2017. (Congresso).

5º Congreso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitaria,. CULTURA, ATENDIMENTO E SOLIDARIEDADE REFLEXÕES A RESPEITO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS. 2017. (Congresso).

69ª Reunião Anual da SBPC,.ESTRATÉGIAS DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM CEILÂNDIA ? DISTRITO FEDERAL. 2017. (Outra).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PSICOLOGIA E FENOMENOLOGIA e I CONGRESSO INTERNACIONAL DE FENOMENOLOGIA E PSICOLOGIA,. 2017. (Simpósio).

sentido do Programa Mais Médicos: uma análise discursiva. sentido do Programa Mais Médicos: uma análise discursiva. 2017. (Congresso).

21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. 2016. (Congresso).

7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A EXPERIÊNCIA DO CONSULTÓRIO NA RUA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS: DESAFIOS DE UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO. 2016. (Congresso).

7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A MILITÂNCIA NA VIDA DE MULHERES NEGRAS ATIVISTAS: REFLEXO NAS CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS. 2016. (Congresso).

7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. CONSULTÓRIO NA RUA:COMO ASSIM? EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO COM SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. 2016. (Congresso).

13 CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMILIA E COMUNIDADE. CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMARIA. 2015. (Congresso).

13 CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMILIA E COMUNIDADE. SENTIDO DA DOR EM PACIENTES ATENDIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.. 2015. (Congresso).

13 CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMILIA E COMUNIDADE. CONHECIMENTO COMPARTILHADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: SENHOR DO BONFIM-BAHIA. 2015. (Congresso).

13 CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMILIA E COMUNIDADE. METODOLOGIA DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: VALPARAÍSO-GOIAS. 2015. (Congresso).

13 CONGRESSO DE MEDICINA DA FAMILIA E COMUNIDADE. SAÚDE INTEGRAL E CONSELHO TUTELAR: COMPARTILHANDO SABERES, PRÁTICAS E AFETOS. 2015. (Congresso).

CICLO DE PALESTRAS EM SAUDE.PROMOÇÃO DE SAÚDE EM TERRITÓRIOS DE POBREZA. 2015. (Seminário).

IX JORNADA INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PSICOLOGIA SOCIAL. 2015. (Congresso).

SEMINÁRIO SOBRE CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS E USO DE DROGAS.DROGAS E LAÇOS SOCIAIS.. 2015. (Simpósio).

12 Wordl Rural health Conference. 2014. (Congresso).

12 Wordl Rural Health Conference. PERPLEXIDADES: CRIANÇAS DIANTE DE AMBIENTE DE EXTREMA VULNERABILIDADE NO SOL NASCENTE-DF de. 2014. (Congresso).

Congresso ibero americano de pesquisa qualitativa em saúde. CONSTRUÇÃO SOCIAL DA APRENDIZAGEM EM SAÚDE MENTAL E SAÚDE DA FAMÍLIA. 2014. (Congresso).

Mostra Nacional da Atenção básica.Perplexidades: Crianças diante de ambiente de extrema vulnerabilidade no Sol Nascente-Df na Comunidade de Práticas.. 2014. (Outra).

Seminário sobre álcool e ouras drogas..Álcool e outras drogas no contexto do sertão da Bahia.. 2014. (Seminário).

VI CONGRESSO DE PESQUISA QUALITATIVA. A DOR QUE CALA A DOR QUE FALA : SENTIDOS DO SOFRIMENTO PSIQUICO. 2014. (Congresso).

CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. Processo de cuidado na Atenção Primária: saúde integral. 2013. (Congresso).

X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. PERCEPÇÃO DE DROGAS LÍCITS E ILICITAS:FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO PARA USO DE DROGAS NA COMUNIDADE DE CEILNDIA. 2012. (Congresso).

X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. CENTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO PERMANENTE PARA ENFRENTAMENTO DO CRACK. 2012. (Congresso).

X CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. NARRATIVAS DE VIOLENCIA DOMESTICA DAS MULHERES DE CEILANDIA. 2012. (Congresso).

11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E 4 ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE MEDICINA GERAL, FAMILIAR E COMUNITÁRIA. QUEIXAS SOMATICAS INESPECÍFICAS DE USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2011. (Congresso).

ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE SAÚDEMENTAL E ATENÇÃO BÁSICA.SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA :DESAFIOS. 2009. (Encontro).

QUARTA CIENTIFICA UNIME -FISIOTERAPIA.Psicologia no ambito da aúde pública. 2008. (Seminário).

XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia. AGRAVOS DE SAÚDE QUE MAIS ACOMETEM OS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DA BAHIA,. 2008. (Congresso).

II ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL.APOIO MATRICIAL:O DESAFIO DA ARTICULAÇÃO DA SAÚDE MENTAL COM A ATENÇÃO BÁSICA. 2007. (Encontro).

II ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL.APOIO MATRICIAL. 2007. (Encontro).

WORKSHOP EMPREENDEDORISMO PARA PESQUISADORES:PLANOS DE NEGÓCIOS. 2007. (Seminário).

X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MEDICINA SOCIAL. ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. 2007. (Congresso).

8 CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA. PROJETO DE EXTENSÃO RODA DA SAUDE:CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E LIDERANÇAS COMUNITÁRIS DO DISTRITO SANITÁRIO CABULA BEIRU. 2006. (Congresso).

I EXPOGEST.MOSTRA NACIONAL DE VIVENCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS.RODA DA SAÚDE :SERVIÇO,COMUNIDADE E UNIVERSIDADE PARA CONSOLIDAÇÃO DO SUS. 2006. (Outra).

SEMINARIO DE CEMOCRATIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE. 2006. (Seminário).

VII CONGRESSO DA REDE UNIDA. PROJETO REDE DE SAÚDE MENTAL DA REGIÃO CENTRO LESTE DO ESTADO DA BAHIA. 2006. (Congresso).

WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO PARA PESQUISADORES .SEMINÁRIO DE CASE DE SUCESSO. 2006. (Seminário).

WORKSHOP EMPREENDEDORISM PARA PESQUISADORES :LABORATÓRIO DE CRIATIVIDADE. 2006. (Seminário).

VI CONGRESSO NACIONAL DE REDE UNIDA. VI CONGRESSO NACIONAL DE REDE UNIDA. 2005. (Congresso).

IIFORUM DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA REGIÃO CENTRO-OESTE E DISTRITO FEDERAL E SEMINARIO NACIONAL SOBRE EDUCAÇÃOPOPULAR E SAÚDE. 2004. (Seminário).

VII Congresso de Epidemiologia. VII Congresso de Epidemiologia. 2004. (Congresso).

Criação do Pólo de Educação Permanente em Saúde de Feira de Santana - Ba. Rodas para Gestão do SUS. 2003. (Seminário).

Roda da Saúde do Distrito Cabula Beirú.Encontro Roda da ´Saúde. 2003. (Encontro).

Seminário para Construção do Pólo de Educação Permanente em Saúde. 2003. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Georgiana dos Santos Gomes

SANTOS, J. E.. Análise epidemiológica do suicídio no Distrito Federal ente 2005 e 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ludmila Santos Silva

SANTOS, J. E.. O cuidado em saúde de uma família residente na vila esperança, bairro popular de Águas Lindas de Goias- Go: Vivências, desafios e dilemas. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAUDE) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ludmila Santos Silva

GUIMARAES, S. M. F.;SANTOS, J. E.. O CUIDADO EM SAÚDE DE UMA FAMÍLIA RESIDENTE NA VILA ESPERANÇA, BAIRRO POPULAR DE ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS - GO: VIVÊNCIAS, DESAFIOS E DILEMAS. 2017. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAUDE) - Universidade de Brasília.

Aluno: Joaquim pedro Ribeiro Vasconcelos

SANTOS, J. E.. A SAÚDE DE CATADORES/CATADORAS DE MATÉRIAS RECICLAVÉIS. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS EM SAUDE) - Universidade de Brasília.

Aluno: Caroline de Oliveira Alves

GUIMARAES, S. M. F.;SANTOS, J. E.. A percepção da família em relação à preparação para a alta hospitalar do recém-nascido prematuro. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIAS E TECNOLOGIA EM SAÚDE) - Universidade de Brasília.

Aluno: Carla Pedra Branca Valentim Carvalho

SANTOS, J. E.. . Metodologias ativas de aprendizagem na interação ensino-serviço em saúde. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em SAÚDE COLETIVA) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA.

Aluno: Clementina Araújo Bagno da Silva

TAVARES, B.;SANTOS, J. E.. . Violências Invisibilizadas: Estudo Sobre os Programas de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (PAV) do Distrito Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: JAMILI JOANA CALIXTO

SANTOS, J. E.. RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA RUA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Mayara Novais Pereira

SANTOS, J. E.. RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA RUA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Caliandra Machado Pinheiro

SANTOS, J. E.; SOUZA, R. C.. Discursos coletivos sobre sofrimento psíquico em famílias em situação de vulnerabilidade social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PSICOLOGIA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Nilma Lima dos Santos

SANTOS, J. E.SOUZA, R. C.. Discursos coletivos sobre sofrimento psíquico em famílias em situação de vulnerabilidade social. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em FONOAUDIOLOGIA) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: MIRIAM SANTOS ALVES

SANTOS, J. E.; SOUZA, R. C.. Residências terapêuticas: experiência dos residentes de saúde mental do programa da universidade do estado da Bahia. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em SERVIÇO SOCIAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: NOEMIA ARAGÃO CASAI

SANTOS, J. E.; MEIRA, M. O. B.. Noêmia de Aragão Casais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em TERAPIA OCUPACIONAL) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Antonio Rêgo da Silva Júnior

SANTOS, J. E.. TERAPIA OCUPACIONAL E DOENÇAS CRÔNICAS: PERSPECTIVAS NA LINHA DE CUIDADO NA ATENÇÃO BÁSICA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Jady Rodrigues Hall

SANTOS, J. E.. A sexualidade no contexto escolar- A importância do tema sob a ótica adolescente.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda de Oliveira Mota

SANTOS, J. E.. A atuação da Terapia Ocupacional junto à pessoas em situação de rua atendidas no CAPS ad. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ananda Vitória Almeida

SANTOS, J. E.. A segregação de alunos repetentes em uma classe de uma escola de ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Ana Flávia Ferreira Lima

SANTOS, J. E.. PREVALENCIA DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO ENTRE OS ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Edilene Aparecida de Rezende

SANTOS, J. E.. Consequências da violência na infância ao longo da vida: Uma revisão narrativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: KÊNIA APARECIDA S

SANTOS, J. E.. RODRIGUES.ITINERÁRIO TERAPÊUTICO E REDE SOCIAL DE APOIO DE CUIDADORES DE IDOSOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Mônica Oliveira da Cruz

SANTOS, J. E.. Negras e Loucas: O perfil das mulheres que cumprem medida de segurança no Distrito Federal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em saúde coletiva) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernanda Iara Marques de Oliveira

SANTOS, J. E.. REFUGIADOS: ADAPTAÇÃO EM UM NOVO CONTEXTO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Juliana Ferreira de Oliveira

SANTOS, J. E.. PERCEPÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACERCA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Doris Alves Henriques Viana

SANTOS, J. E.. Narrativas de Violência domestica de mulheres atendidas na atenção primária em Ceilandia2014. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Irisney de Moura Cavalcante

SANTOS, J. E.. Ações de redução de danos na perspectiva do redutor de danos.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Tayane Medeiros de Oliveira

SANTOS, J. E.. O SENTIDO DO ATENDIMENTO DOMICILIAR DE TERAPIA OCUPACIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: MARIA EDUARDA FREITAS

SANTOS, J. E.. A COMUNIDADE TERAPÊUTICA NA PERCEPÇÃO DOS RESIDENTES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Nádia Luiza Gonçalves

SANTOS, J. E.. IMPLICAÇÕES VIVENCIASI NO COTIDIANOS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA NO DISTRITO FEDERAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Natália Madureira

SANTOS, J. E.. ECONOMIA SOLIDARIA COMO ESTRATÉGIA DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Karla Ferreira

SANTOS, J. E.. Mapeamento de dispositivos de prevenção da violência e promoção da saúde entre crianças e adolescentes da região de Administrativa de Ceilândia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Aline Torres Barreto

SANTOS, J. E.; CAVALCANTI, A.; MARTINS, R.. O significado da T.O no Centro de atenção psicossocial. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fabrício da Silva Gonçalves

SANTOS, J. E.; MATOS, S. R.. Prevalência de Transtornos mentais comuns entre policiais de Ceilandia -Distrito Federal. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Fernada Victorio

SANTOS, J. E.. Cogestão e Integralidade na prática de saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Vanessa Alencar

SANTOS, J. E.. O desempenho funcional de um indivíduo adulto acometido por acidente vascular cerebral encefálico: adaptação à incapacidade adquirida na fase da vida produtiva. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília.

Aluno: Lívia Michele Carlos Pinheiro

SANTOS, J. E.. ABORDAGEM DE SAÚDE MENTAL NO PROGRAMA DE SAÚDE DAFAMÍLIA :SABERES E PRÁTICAS DA EQUIPE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tássia Nery faustino

SANTOS, J. E.. PARTICIPAÇÃO DA OMUNIDADE E CONTROLE SOCIAL,CONCEPÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DA ESTRATEGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: DARLENE SILVA SOUZA

SANTOS, J. E.. A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA:UM OLHAR DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Daniela Santos de Jesus

SANTOS, J. E.. A PERCEPÇÃO DOS MORADORES DA RESIDENCIA TERAPEUTICA DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tayara Kelle Neves Brasileiro Costa

SANTOS, J. E.. DEPRESSÃO POS PARTO :UMA REVISÃO DE LITERATURA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Lídia de Souza Martins

SANTOS, J. E.. CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:REVISÃO DE LITERATURA. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Thiana Mary de Brito Ribeiro

SANTOS, J. E.. DIAGNÓSTICODO AUTISMO INFANTIL:MAIS DO QUE UMA NECESSIDADE UM DESEJO.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Neuro Aparecido de Almeida

Meira,B, MSANTOS, J. E.. O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA NA VISÃO DO USUÁRIO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ADRIANA FREITASA DELOUCHE

Meira,B, MSANTOS, J. E.. AVALIAÇÃO DE PRÉ NATAL DE UMA UNIDADE DA SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: JULÇIANA FERNANDES LOMBA DA ROCHA

CARDOSO, C.;SANTOS, J. E.. AVALIAÇÃO DE VOCABULÁRIO ESPONTÂNEO EM CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTÍSTICO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Carolina Moreira Oliveira

SANTOS, J. E.SILVA, C. P. B. V.. ATENÇÃO A SAÚDE MENTAL:UM OLHAR DO USUÁRIO DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: RAFAEL ALVES LARANJEIRAS

SANTOS, J. E.. A SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM UMA UNIDADEDA REDEBÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE SALVADOR. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Melanie de Jesus Luz

CARDOSO, C.;SANTOS, J. E.. ESPECTRO AUTÍSTICO E O ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: FLAVIA VIDAL DE MENEZES

SANTOS, J. E.. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO PARA UMA TERAPÊUTICA HUMANIZADA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Sheila Santana Scaldaferri

SANTOS, J. E.; CARDOSO, C.. CARACTERIZAÇÃO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE :UM ENFOQUE FONOAUDIOLÓGICO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Alcione Santos da Anunciação

SANTOS, J. E.. A PERCEPÇÃO DE UMA COMUIDADE SOBRE O PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rosimeire dos Santos

SANTOS, J. E.. A Representação da Reabilitação Psicossocial para os Profissionais de Saúde Mental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria Helena Freitas Xavier Guido

SANTOS, J. E.. A Relação HIV/AIDS na Ocupação Humana dos Portadores de HIV. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Escola de Ciências Médicas de Alagoas.

SANTOS, J. E.. Seleção de profissionais de psicologia para lecionar a disciplina de desenvolvimento. 1998. UNIVERSIDADE DA CIÊNCIAS DE SAÚDE DE ALAGOAS.

SANTOS, J. E.. SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA.. 2013. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.. SAÚDE MENTAL: SABERES E FAZERES NA COMUNIDADE. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.CARNEIRO, A. C.. SELEÇÃO PARA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. 2010.

SANTOS, J. E.SILVA, C. P. B. V.. SELEÇÃO PARA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.; PIRES, E. L.. SELEÇÃO PARA RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. 2008. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.OLIVEIRA, L.; JONES, R. C.. SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL. 2006. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.. Seleção de Candidatos para prova de conhecimentos para matrícula especial do curso de Enfermagem. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.. Seleção de professor visitante para disciplina de gerenciamento em enfermagem. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.. Comissão de Avaliação de pocesso de revisão de Prova. 2004. Universidade do Estado da Bahia.

SANTOS, J. E.. Seleção de Professor Visitante. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

João Luiz Barberino Mendes

MENDES, J. L. B.. Tendência da Mortalidae por Doença Cerebro Vascular no Estado de Alagoas de 1979 - 1998. 2003. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Andréa Mathes Faustino

GANDOLFI, L.;MOURA, L. B. A.FAUSTINO, A. M.. A dor que fala, a dor que cala: sentidos e formas do sofrimento em usuários atendidos na atenção primária em saúde, Ceilândia, DF. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília - UnB.

Silvia Maria Ferreira Guimarães

GANDOLFI, L.; RIBEIRO, A. P. D.; MOURA, L. B. A.; SOUZA, R. C.;GUIMARÃES, S.. A dor que fala, a dor que cala: sentidos e formas do sofrimentoem usuários atendidos na atenção primária em saúde, Ceilânda - DF. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Lenora Gandolfi

GANDOLFI, L.Acevedo AC; SOUZA, R. C.; MOURA, L. B. A.. . A dor que fala e a dor que cala. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.

Ana Carolina Acevedo

GANDOLFI, L.ACEVEDO, ANA-CAROLINA. A dor que fala, a dor que cala: sentidos e formas do Sofrimento Psíquico em usuários atendidos pela Equipe de Saúde da Família em Ceilândia, DF. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em programa de pós-graduação em Cieências da saúde) - Universidade de Brasilia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isabel Cristina do Nascimento da Silva

A INFLUÊNCIA DO RACISMO NA ESCOLHA OCUPACIONAL DA POPULAÇÃO; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Amanda Carvalho da Silva

O CUIDADO NO OLHAR DAS TRABALHADORAS DOMESTICAS NEGRAS; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Barbara Rodrigues Guedes

Sofrimento psíquico de pretos do Sol Nascente, Distrito Federal; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Ana Caroline Pereira Alves

Injustiça social/ocupacional: a percepção de mulheres negras do Sol Nascente, Distrito Federal; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Yasmim Cristina Silva Sander

Sofrimento psíquico de pretas do Sol Nascente, Distrito Federal; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Talita Mosquetta Maleski Almeida

Tuberculose: Representações dos profissionais dos Consultórios na Rua do Distrito Federal; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Josenaide Engracia dos Santos;

SUSI ROCHA MATOS

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DE PACIENTES CELÍACOS ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília,; Coorientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Mayara Novais Pereira

SIGNIFICADO E CRENÇAS SOBRE O FATOR DE RISCO DAS DROGAS; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

JAMILI CALIXTO

SIGINIFICADO SOCIAL E ANTROPOLOGICO DAS DROGAS NA CEILANDIA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Sylvia Regina Rocha Lemos

A casa da Residência Terapêutica; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Milla Barsanufio Machado

Saúde Mental e família :Um desafio a ser compartilhado; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Lucelia Caroline Araújo

Saúde Mental e cultura:Relato de experiencia de um centro de atenção picossocial do município de Santana- Bahia; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Maria de la Gloria Orge Orge

A inserção do farmacêutico no centro de atenção psicossocial - Caps; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Gisele Duarte Lordelo

Família como unidade cuidadora do portador de sofrimento mental; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Paula Oliveira Lima

Matriciamento: Desatando nós para tecer redes; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fabíola Grassi Mangabeira

PERCURSO METODOLÓGICO DO PROJETO TERAPÊUTICO PARCEIROS PRODUZINDO CIDADANIA; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Licia Andrade Galvão

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: EXPERIÊNCIA DE _ATIVIDADE EXTRA-MURO COM AGENTES COMUNITÁRIO DE SAÚDE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Sueli Santos de Oliveira

UMA VIAGEM PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO: O DESAFIO DO PSICÓLOGO NO CRAS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Juliana M

de Aguiar Reina; OS DESAFIOS DO TRABALHO DO NÚCLEO DE APOIO Á SAUDE DA FAMÍLIA: DESATANDO OS NÓS; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Isabel Cristina Castelo Branco Soares

POPULAÇÃO FLUTUANTE: OS DESAFIOS DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Julie Peixoto

A representação do trabalho na vida dos profissionais de Saúde Mnetal; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Cristina Maria Sousa Cardoso

Narrativas e experiências acerca da loucura: uma reflexão dos profissionais da Comunicação; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Saúde Mental) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fernanda Gonçalves de Moura1

O CUIDADO AOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS:; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fernanda Gonçalves de Moura

Reflexões produzidas acerca do cuidado em saúde mental no caps álcool e outras drogas: uma análise do discurso dos usuários; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Maria de Fátima Fernandes Chastinet

; O CONHECIMENTO EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Vania Oliveira Ribeiro

O CONHECIMENTO EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA EM UNIVERSIDADE PUBLICA DO ESTADO DA BAHIA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Noêmia de Aragão Casais

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS:ENIGMAS E REVELAÇÕES; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

MIRIAM ALVES

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS :ENIGMAS E REVELAÇÕES; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Nilma Lima dos Santos

SOFRIMENTO PSÍQUICO EM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA VISÃO DO SUJEITO COLETIVO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Caliandra Machado Pinheiro

SOFRIMENTO PSÍQUICO EM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA VISÃO DO SUJEITO COLETIVO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

MIRIAM SANTOS ALVES

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: ENIGMAS E REVELAÇÕES; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Noêmia Aragão Casais

RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS: ENIGMAS E REVELAÇÕES; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia, MINISTERIO DA SAÚDE; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Leila Márcia Souza Oliveira

PROJETO FAMÍLIAS UNIDAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Helio dos prazeres

CARACTERIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE POJUCA-BA; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Aline Bezerra dos Santos

CAMINHO DE UM CONSORCIO NA ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL NO MUNICIPIO DE CAMACAM -BAHIA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Tatiane Pereira dos Santos

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA CLIENTELA ATENDIDA NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA, TRIAGEM E ACOLHIMENTO DO HOSPITAL JULIANO MOREIRA, SALVADOR-BA, JULHO DE 2005 A JULHO DE 2006; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Carla Pedra Branca Valentim Silva

AÇÕES DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DESENVOLVIDAS PELOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM UM BAIRRO DE SALVADOR ? BA; ; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Andréia Leite Valério Ribeiro

ARTICULAÇÃO COM A REDE DE SUPORTE SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM PERNAMBUÉS; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fabiana Carvalho

PROMOÇÃO A SAÚDE :EMPODERAMENTO NA SAÚDE MENTAL; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Maria Eduarda Nunes Correia Lima

A Implantação de um Centro de Atenção Psicossocial-CAPS em um Município da Bahia e os Desafios da Interface Atenção Básica / Saúde Mental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Thyena Oneida Carneiro Rios

: Perfil Epidemiológico da Clientela Atendida no Serviço de Emergência, Triagem e Acolhimento do Hospital Juliano Moreira, Salvador-Ba ? julho de 2005 a julho de 2006; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Karine Miranda da Silva Pettersen

Perfil Sócio-Dermográfico da População Atendida pelo Serviço de Saúde Mental da Cidade de Jacobina; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fabiana Kubiak

A Implantação de um Centro de Atenção Psicossocial-CAPS em um Município da Bahia e os Desafios da Interface Atenção Básica / Saúde Mental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Antonio José Domingos de Santana Filho

Lar Doce Lar: Experiência de construção do serviço de residência terapêutica para a população em situação de risco; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Cristiane Daihala Freire de Oliveira Almeida

O Caminho de um Consórcio na Atenção em Saúde Mental no Município de Camacã ? Bahia; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Karla Giselle de Souza Freitas

Lar Doce Lar: Experiência de construção do serviço de residência terapêutica para a população em situação de risco; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Caroline Pereira Alves

INJUSTIÇA SOCIAL: PERCEPÇÃO DE MULHERES NEGRAS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Amanda Carvalho da Silva

TRABALHADORAS DOMÉSTICAS NEGRAS E O CUIDADO DE SI; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Luisa Gabriela Barros Carvalho Cunha

Percepção da população negra sobre a atenção primária a saúde de Ceilandia, Distrito Federal,; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Carla Maryanne Reis dos Santos

CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE DE ESTUDANTES NEGRAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: EXPERIENCIAS E TRAJETÓRIAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Ariel Sousa Almeida

MÉDICOS INTERCAMBISTAS: MOTIVAÇÃO, CAPACITAÇÃO E VIVENCIAS NO PROGRAMA MAIS MÉDICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Cláudia Ferreira Guimarães

IMPLICAÇÕES DO ANALFABETISMO NO COTIDIANO DOS SUJEITOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Raquel Alves de Souza

RACISMO INSTITUCIONAL: PROFISSIONAIS DE UM CENTRO DE SAÚDE, CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Luana Gomes

OS SENTIDOS E FORMAS DA SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO SOL NASCENTE ? CEILANDIA DISTRITO FEDERAL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fabrício Ribeiro

EN(CANTOS) PELOS QUE VI: - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA CASA DE SAÚDE INDÍGENA DO DF; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

MAYANE RIBAS

PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS DE CONSULTÓRIO NA RUA SOBRE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fernanda Torres

ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NAS FAMÍLIAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

[Nome removido após solicitação do usuário]

ATIVIDADES NOC ENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:RELATO DE EXPERIENCIA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

IRISNEY MOURA CAVALCANTE

A PERCEPÇÃO DO REDUTOR DE DANOS; O QUE PENSAM SOBRE AS DROGAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

JULIA ZIGIET DE OLIVEIRA

A percepção do cuidado de si para as participantes do grupo de mulheres do NASF ? Samambaia, DF; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Tayane Medeiros de Oliveira

Atendimento Domiciliar da Terapia Ocupacional na Atenção Básica: Percepção dos usuários; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Maria Eduarda de Freitas da Cruz

COMUNIDADE TERAPEUTICA: OLHAR DO RESIDENTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Nádia Luiza Gonçalves

?O Cotidiano da pessoa em situação de rua?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Doris Alves Henriques Viana

NARRATIVAS SOBRE VIOLÊNCIA CONJUGAL DE MULHERES DE CEILÂNDIA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Priscila Taís de Oliveira Morais

CARACTERIZAÇÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA SEXUAL EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fernanda Lopes Bento Xavier

Biografias Femininas, racismo e subjetividade feminista- Um olhar sobre a saúde de militantes feministas negras; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

MARIANA PRADO SAMPAIO

?PROSAS PARIDAS?: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM RODA DE CONVERSA COM PARTEIRA TRADICINAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Giovanna Cristina

O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA ? PNSIPN; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Carolina Costa

A percepção dos Usuários de Substâncias psicoativas Sobre a Redução de Danos; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

[Nome removido após solicitação do usuário]

ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS SOBRE A SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES DA REGIÃO CENTRO-OESTE: uma revisão bibliográfica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

GABRIEL TRAJANO DANTAS

Cartografia Do Cotidiano Do Sujeito Em Situações De Rua No Distrito Federal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Carolina Oliveira Costa

A PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS SOBRE A REDUÇÃO DE DANOS; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Maria Julia Lopes Oliveira

(RE) INSERÇÃO SOCIAL: Perspectiva do interno da ala de tratamento psiquiátrico ? Distrito Federal; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Aline Torres Barreto

PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CAPS-AD: NO OLHAR DOS OUTROS PROFISSIONAIS; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Fabrício Gonçalves Silva

TRANSTORNO MENTAL COMUM ENTRE POLICIASI MILITARES DO DISTRITO FEDERAL CEILANDIA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

TALITA MALESKY MOSQUETA

AS EXPERIENCIAS DOS USUÁRIOS ENCAMINHADOS PELA JUSTIÇA SOBRE O TRATAMENTO DO CAPS AD; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Thiara Café

Drogas e ocuação humana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

LIDIA SOUZA MARTINS

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL :UMA REVISÃO BIBLIOGRÁICA; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

ANA CAROLINA MOREIRA DE OLIVEIRA

ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL :UM OLHAR DO USUÁRIO DE UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Alcione Santos da Anunciação

A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE SOBRE O PROGRAMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

ROVANILDA OLIVEIRA BRAGA

ESTUDO DE MORBIDADE REFERIDA PELOS POLICIAIS MILITARES DA 23 COMPANHIA INDEPENDENTE DA POLICIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

VANDIBERG CÉSAR FERREIRA SERRÃO

ESTUDOS DOS AGRAVOS DE SAÚDE QUE ACOMETEM POLICIAS MILITATRES PARA AFASTAMENTO DO SERVIÇO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Helena Moura Cruz

Centro de atenção psicossocial do distrito sanitário de itapagipe: a percepção da comunidade local; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Gabriela Prazeres

A ELETROCONVULSOTERAPIA NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL: TERAPÊUTICA OU PRÁTICA DE -; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

ROSIMEIRE SILVA

A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL SOBRE O PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL DO DENTE MENTAL; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Ariel Souza Almeida

de Trabalho Estratégia de cuidado nos território de desastres de Mariana- Minas Gerais e em, Santa Maria- Porto Alegre; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Carla Maryanne Reis dos Santos

Estudantes negras da Universidade de Brasília: Construção de identidade; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

JULIANA PEREIRA SOUSA

Práticas discursivas dos terapeutas ocupacionais sobre situações de desastres; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Bárbara Vanina Arantes

Percepções dos usuários sobre processo de cuidado: Ganhos e perdas com o programa mais médico; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Caroline Pereira Alves

Dispositivo grupal no Centro de atenção psicossocial: Perspectiva dos usuários; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Carla Maryanne Reis dos Santos

Conversas do cotidiano dos usuários da saúde sobre o programa mais médico; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Shirley de Farias Pereira

SABERES E PRÁTICAS QUE PAUTAM AS INTERVENÇÕES DO PROGRAMA MAIS MÉDICO; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Marjorie Luiza Sousa Araujo

PROCESSO DE CUIDADO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NA PERSPECTIVA DOS MÉDICOS INTERCAMBISTAS DO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO ? GOIÁS; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Brenda de Sousa Oliveira

ESTRATÉGIAS DE CUIDADO DA COMUNIDADE PARA LIDAR COM SOFRIMENTO MENTAL; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Cláudia Guimarães

O QUE DIZEM AS MULHERES NEGRAS SOBRE SOFRIMENTO PSÍQUICO?; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Manoel Victor Ferreira Silva

Experiências dos médicos intercambistas com casos de sofrimento psíquico no município de Valparaíso ? Goiás; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Priscila Taís de Oliveira Morais

Raça e uso de álcool e outras drogas: Discurso coletivo dos profissionais do consultório na Rua de Ceilândia-Distrito Federal; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

SHIRLEY FARIAS PEREIRA

Saberes teóricos e práticos que pautam as intervenções do programa mais médico; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Leilane da Silva Peres

As motivações para os profissionais participarem do Programa mais médicos; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Ana Ariel de Almeida

Reflexão teórica sobre o cuidado na atenção primária a saúde; Ceilândia ?Distrito Federal; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Antonio Rego da Silva

Sociabilidade terapêutica na atenção primária de Ceilândia ? Distrito Federal; ; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Jussara Máximo Da Silva

O que diizem as mullheres negras sobre soffriimentto psííquiico ?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

MARIA ALCINA BATISTA DOS SANTOS

QUEIXA DE NERVOSO : SENTIDO PARA OS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Luana Lima Gomes

Demandas de saúde mental na atenção primária: histórico medicamentoso e de internação psiquiátrica em Ceilandia ??Distrito Federal; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Diogo Almeida Carneiro

Prioridades identificadas e experiencias da equipe de consultório na rua com usuários de álcool e outras drogas com pessoas em situação de rua de Ceilandia- Distrito Federal; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Jessica Aquino Ribeiro

Demandas de álcool e outras drogas na atenção primária: Histórico em famílias em Ceilandia-Distrito Federal; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Leilane da Silva Peres

Estratégia de assistência dos profissionais do consultório na rua a usuários de álcool e outras drogas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

SHIRLEY PEREIRA

Estratégia de cuidado em saúde mental da atenção primária; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Thaís Martins Gomes

Saúde Integral em Ceilândia: Ações prioritárias para avaliação e orientação nutricional; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Mariana da Conceição Santana Lima

Desvendando o Sentido da dor em mulheres atendidas pela equipe de saúde da família em Ceilândia-Distrito Federal; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Thaís Martins Gomes

Saúde Integral; Atendimento a famílias Carentes; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Sávia Gonçalves Oliveira Melo

Sofrimento psíquico na atenção primaria; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Thaís Martins Gomes

Narrativas de Violência domestica de mulheres atendidas na atenção primária em Ceilandia2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

João Pedro Braga Félix

Identificação de fator de risco e proteção no uso das drogas na comunidade de Ceilândia- Distrito Federal; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Joyce Pereira de Oliveira

Repertórios de sofrimento de mulheres negras atendidas na atenção primária; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Mariana Ribeiro

SAÚDE INTEGRAL :PESQUISA- AÇÃO EM CEILÂNDIA; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

GIOVANNA CRISTINA SIQUEIRA NETO

NARRATIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Giovanna Cristina Siqueira dos Santos

Narrativas sobre a política de saúde da população negra; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Terapia Ocupacional) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Josenaide Engrácia dos Santos

DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2018; Orientação de outra natureza; (RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE) - Escola Superior de Ciências da Saúde; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

AMANDA RICARDO DE PINHO

A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA QUE ATUAM NO SOL NASCENTE ? CEILÂNDIA SOBRE AS FAMÍLIAS ATENDIDAS; 2018; Orientação de outra natureza; (RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE) - Escola Superior de Ciências da Saúde; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

JOAO GABRIEL TRAJANO

PERCEPÇÃO SOBRE FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO PARA USO DE DROGAS EM CEILANDIA; 2012; Orientação de outra natureza; (terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Artur Lopes

PERCEPÇÃO SOBRE FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO PARA USO DE DROGAS EM CEILANDIA; 2012; Orientação de outra natureza; (terapia ocupacional) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Thaís Martins Gomes

NARRATIVAS DE VIOLENCIA DOMESTICA DAS MULHERES DE CEILANDIA; 2012; Orientação de outra natureza; (ENFERMAGEM) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Érika Cristina Botelho Pinho

NARRATIVAS DE VIOLENCIA DOMESTICA DAS MULHERES DE CEILANDIA; 2012; Orientação de outra natureza; (FISIOTERAPIA) - Universidade de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

KELLEN SILVA DOS SANTOS

NARRATIVAS DE VIOLENCIA DOMESTICA DAS MULHERES DE CEILANDIA; 2012; Orientação de outra natureza; (SERVIÇO SOCIAL) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Josenaide Engrácia dos Santos

DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2018; Orientação de outra natureza; (RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE) - Escola Superior de Ciências da Saúde; Orientador: Josenaide Engracia dos Santos;

Lenora Gandolfi

"A dor que fala, a dor que cala: Sentidos e formas do sofrimento em usuários atendidos na Atenção Primária em Saúde, Ceilândia, DF"; ; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília,; Orientador: Lenora Gandolfi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DURAES, U. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Emergências, riscos e desastres no Brasil: desafios de experiências de terapeutas ocupacionales. Revista Argentina de Terapia Ocupacional , v. 4, p. 43-52, 2018.

  • SANTOS, J. E. ; SANTOS, T. A. ; TOLEDO, M. M. ; MATOS, S. R. . Viagens pelos caminhos do sertão: construção compartilhada de conhecimento sobre temática álcool e outras drogas. Pesquisas e Práticas Psicossociais , v. 11, p. 613, 2017.

  • ROCHA, SUSY ; GANDOLFI, LENORA ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . The psychosocial impacts caused by diagnosis and treatment of Coeliac Disease. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) , v. 50, p. 65-70, 2016.

  • QUINAGLIA, E. ; SANTOS, J. E. ; LOPES, M. J. . (RE)INSERÇÃO SOCIAL: PERSPECTIVA DO INTERNO DA ALA DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO DO DISTRITO FEDERA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental , v. 8, p. 116-126, 2016.

  • SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS ; COSTA, ANA CAROLINA OLIVEIRA . Percepção dos usuários de substâncias psicoativas sobre a redução de danos. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , v. 12, p. 101, 2016.

  • SANTOS, J. E. ; LINO, D. ; VASCONCELOS, E. A. ; SOUZA, R. C. . PROCESSOS FORMATIVOS DA DOCÊNCIA EM SAÚDE MENTAL NAS GRADUAÇÕES DE ENFERMAGEM E MEDICINA. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental , v. 4, p. 85-95, 2016.

  • SANTOS, J. E. . Centro Regional de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Faculdade de Ceilândia/Universidade de Brasília. DOI: http://dx.doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE516 , v. 23, p. 227-234, 2015.

  • SANTOS, J. E. ; GANDOLF, L. . Sentidos do sofrimento no contexto da atenção primária. Medicina (Ribeirao Preto. Online) , v. 48, p. 1, 2015.

  • SANTOS, J. E. . Desenvolvendo e articulando a rede intersetorial para cuidado integral de usuários de drogas em contextos de vulnerabilidad. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2014.039 , v. 22, p. 145, 2014.

  • SANTOS, J. E. ; SIQUEIRA NETO, G. C. . Narrativas dos profissionais da atenção primária sobre a política nacional de saúde integral da população negra. Saude em Debate , v. 37, p. 563-570-570, 2013.

  • SANTOS, J. E. ; MOSQUETTA, T. M. . Interface do discurso da Saúde e Justiça: Uma Experiência no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , v. 4, p. 1-8, 2013.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. ; SILVA, C. B. . Estratégia de Apoio em Saúde Mental aos Agentes Comunitários de Saúde de Salvador?BA1. Saúde e Sociedade (USP. Impresso) , v. 21, p. 153-160, 2012.

  • SANTOS, J. E. ; CALIXTO, J. J. ; FERNANDES, P. B. ; MOREIRA, A. C. O. . RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA RUA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental , v. 4, p. 134-152, 2012.

  • SANTOS, J. E. ; CARDOSO, C. M. . Narrativas e experiências acerca da loucura: uma reflexão de profissionais de Comunicação. Interface (Botucatu. Impresso) , v. 15, p. 727-739, 2011.

  • MOURA, F. ; SANTOS, J. E. . O cuidado aos usuários de um centro de atenção psicossocial álcool e drogas: Uma visão do sujeito coletivo. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , v. 7, p. 126-132, 2011.

  • LIM, C. M. P. A. ; CARDOSO, M. G. ; SANTOS, J. E. . PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO DOS CUIDADORES DE UM SERVIÇO RESIDENCIAL TERAPÊUTICO: VALORIZANDO A SINGULARIDADE DO CUIDAR NAS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICA. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental , v. 2, p. 106-120, 2010.

  • ALVES, M. S. ; CASAIS, N. A. ; SANTOS, J. E. . Residências terapêuticas: experiência dos residentes de saúde mental do programa da universidade do estado da Bahia. Emancipação (Online) (Ponta Grossa) , v. 9, p. 107-105, 2009.

  • CARNEIRO, A. C. ; CASAIS, N. A. ; ALVES, M. S. ; SANTOS, M. M. S. ; OLIVEIRA, A. C. M. ; SANTOS, J. E. . Saúde Mental e Atenção Primária:uma experiencia com agentes comunitários de saúde em Salvador-Bahia. Revista Brasileira em Promoção da Saúde (UNIFOR. Impresso) , v. 22, p. 264-272, 2009.

  • SANTOS, N. L. ; PINHEIRO, C. M. ; SANTOS, J. E. . DISCURSOS COLETIVOS SOBRE SOFRIMENTO PSQUICO EM FAMÍLIAS DE VULNERABILIDADE SOCIAL. Saúde em Debate , v. 33, p. 465-473, 2009.

  • Azevedo.C ; SANTOS, J. E. . FORTALECIMENTO DA SAÚDE NA BAHIA -A CONSTRUÇÃO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA:TIJOLO POR TIJOLO EM UM DESENHO SÓLIDO. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 32, p. 111-117, 2008.

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, J. E. . DIALOGO ENTRE SABERES NA CONSTRUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL. Revista Baiana de Saúde Pública , v. 32, p. 89-97, 2008.

  • OLIVEIRA, L. ; SANTOS, J. E. . Projeto Famílias Unidas: atendimento psicoterapêutico à população em situação de risco social. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade , v. 2, p. 307-311, 2007.

  • SANTOS, J. E. ; Meira,B, M . RODA DA SAÚDE, ARTICULANDO SABERES: UMA EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA NO DISTRITO SANITÁRIO CABULA -BEIRÚ.SALVADOR-BAHIA1. Revista Baiana de Saúde Pública , Bahia, v. 30, n.1, p. 20-23, 2006.

  • SANTOS, J. E. . PROJETO DE EXTENSÃO RODA DA SAÚDE :CONSTRUINDO SUJEITOS CRITICOS. Olho Mágico (UEL) , v. 13, p. 176-181, 2006.

  • DURAES, U. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Desafios e Experiências de Terapeutas Ocupacional em Desastres: Estratégias de Cuidados nos Territórios de Mariana - Minas Gerais e em Santa Maria - Rio Grande do Sul (Brasil). 1. ed. Rio Grande do sul: novas ediçoes academicas, 2019. v. 1. 61p .

  • MATOS, S. R. ; SANTOS, J. E. ; GANDOLFI, L. . Psychological Implications Triggered by Coeliac Diagnosis & Treatmen. 1. ed. GERMANY: LAP LAMBERT Academic Publishing, 2016. v. 1. 88 pagesp .

  • SANTOS, J. E. . Desenvolvendo e articulando o conhecimento para ocuidado das pessoas em sofrimento pelo uso de drogas em contextos de vulnerabilidades. 1. ed. Curitiba: CRV, 2015. v. 1. 153p .

  • SANTOS, J. E. . CONSTRUÇÃO SOCIAL DA APRENDIZAGEM EM SAUDE MENTAL E SAUDE DA FAMÍLIA. 1. ed. ILHEUS: EDITUS, 2014. v. 1. 216p .

  • SOUZA, R. C. (Org.) ; SANTOS, J. E. (Org.) . Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. 1. ed. ILHEUS: EDITUS, 2013. v. 1. 156p .

  • SANTOS, J. E. ; BARRETO, A. F. (Org.) ; SILVA, M. G. (Org.) . Saúde e drogas: por uma integralidade do cuidado aos usuários de substâncias psicoativas. 1. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2012. v. 1. 245p .

  • SANTOS, J. E. ; BARRETO, A. F. . SAÚDE E DROGAS :POR UMA INTEGRALIDADE DO CUIDADO AO USUÁRIO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. 1. ed. RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA -UFPE, 2012. v. 1. 253p .

  • SANTOS, J. E. ; Soares Freitas E (Org.) ; SILVA, C. P. B. V. (Org.) . I Encontro de Saúde Mental: redes de experiências -Textos básicos de Saúde Mental. 1. ed. Salvador: EDUNEB, 2007. v. 1. 84p .

  • SILVA, E. Q. ; SANTOS, J. E. ; CRUZ, M. O. . Gênero, raça e loucura: Perfil das mulheres que cumprem medida de segurança n Distrito Federal. Gênero, raça e loucura: Perfil das mulheres que cumprem medida de segurança n Distrito Federal. 1ed.Santa Catarina: , 2018, v. 1, p. 45-61.

  • ARANTES, B. V. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS ; ALMEIDA, A. A. S. . FALA GAROTO: GRUPO DE EXPRESSÃO PARA ADOLESCENTES UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Carla Fernanda de Lima;Cyntia Mendes de Oliveira ; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva Flavia Danielli Martins Lima ; Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva. (Org.). Identidade, contemporaneidade e práticas psicológicas no contexto brasileiro. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 257-260.

  • ARAUJO, W. N. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS ; TOLEDO, M. M. ; MOSQUETTA, T. M. . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA TUBERCULOSE: O OLHAR DO CONSULTÓRIO NA RUA. In: Carla Fernanda de Lima;Cyntia Mendes de Oliveira ; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva Flavia Danielli Martins Lima ; Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva. (Org.). Identidade, contemporaneidade e práticas psicológicas no contexto brasileiro. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 644-648.

  • SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS ; MAGALHAES, Y. B. ; ALMEIDA, A. A. S. . SIGNOS E SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE.. In: Carla Fernanda de Lima;Cyntia Mendes de Oliveira ; Algeless Milka Pereira Meireles da Silva Flavia Danielli Martins Lima ; Flávia Marcelly de Sousa Mendes da Silva. (Org.). Identidade, contemporaneidade e práticas psicológicas no contexto brasileiro. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 497-504.

  • SANTOS, J. E. ; VIANA, D. A. H. . Desafios institucionais e culturais para efetivação do direito da mulher que sofre violência doméstica. In: Felipe Asensi; Roseni Pinheiro; Paula Arévalo Mutiz. (Org.). Saúde e Direitos humanos. 1ed.RIO DE JANEIRO: MULTIFOCO, 2016, v. 1, p. 10-20.

  • SANTOS, J. E. . Matriciamento na abordagem do usuário de drogas. Matriciamento na abordagem do usuário de drogas. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 99-104.

  • SANTOS, J. E. . Redução de danos- outras possibilidades na atenção as pessoas que usam álcool e outras drogas. Redução de danos- outras possibilidades na atenção as pessoas que usam álcool e outras drogas. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, v. 1, p. 57-64.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. ; VASCONCELOS, E. A. . CONCEPÇÕES DE SAÚDE MENTAL DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA;JOSENAIDE ENGRACIA DOS SANTOS. (Org.). Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. 1ed.ILHEUS: EDITUS, 2013, v. 1, p. 23-38.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . COTIDIANO DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA: PERTURBAÇÕES POR USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. In: ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA;JOSENAIDE ENGRACIA DOS SANTOS. (Org.). Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. 1ed.ILHEUS: EDITUS, 2013, v. 1, p. 39-45.

  • SANTOS, J. E. ; VASCONCELOS, E. A. . RECURSOS EXISTENTES, LIMITAÇÕES E OS DESAFIOS PARA A PROMOÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL E SAÚDE DA FAMÍLIA. In: ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA;JOSENAIDE ENGRACIA DOS SANTOS. (Org.). Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. 1ed.: , 2013, v. 1, p. 46-55.

  • SOUZA, R. C. ; SANTOS, J. E. ; SANTOS, V. ; CALDAS, N. M. . EXPERIÊNCIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM COMO PRODUTO DA PESQUISA EM SAÚDE MENTAL E SAÚDE DA FAMÍLIA. In: ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA;JOSENAIDE ENGRACIA DOS SANTOS. (Org.). Construção social da aprendizagem em saúde mental e saúde da família. 1ed.ILHEUS: EDITUS, 2013, v. 1, p. 126-150.

  • SANTOS, J. E. ; OLIVEIRA, J. R. ; PINHO, D. L. M. ; FUNGHETTO, S. S. ; DANTAS, J. G. T. ; SANTO, A. L. ; DANTAS, D. C. ; FERREIRA, T. T. R. ; MAGALHAES, Y. B. . Produção de sentidos no cotidiano da comunidade de Ceilândia - Distrito Federal. Uma abordagem sobre a percepção das drogas.. In: Santos.J.E;FBarreto.F.A; Silva.M.G. (Org.). Saúde e drogas: por uma integralidade do cuidado aos usuários de substâncias psicoativas.. 1ed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2012, v. 1, p. 39-50.

  • SILVA, R. D. G. ; SANTOS, J. E. . Metodologias centradas nos profissionais das redes de saúde e da assistência social: uma experiência de capacitação para manejo de usuários de crack e outras drogas no município de Paulo Afonso-BA.. In: Santos.J.E;FBarreto.F.A; Silva.M.G. (Org.). Saúde e drogas: por uma integralidade do cuidado aos usuários de substâncias psicoativas.. 1ed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2012, v. 1, p. 55-70.

  • DANTAS, J. G. T. ; SANTOS, J. E. . Do singular ao plural, construindo caminhos: Uma experiência no Município de Paulo Afonso ? Bahia. In: Santos.J.E;FBarreto.F.A; Silva.M.G. (Org.). Saúde e drogas: por uma integralidade do cuidado aos usuários de substâncias psicoativas.. 1ed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2012, v. 1, p. 71-80.

  • PEREIRA, M. N. ; VIANA, V. R. ; MOREIRA, A. C. O. ; SANTOS, J. E. . Grupo Renovação frente à publicidade de bebidas alcoólicas: experiências e opiniões na trajetória da reabilitação. In: Santos.J.E;FBarreto.F.A; Silva.M.G. (Org.). Saúde e drogas: por uma integralidade do cuidado aos usuários de substâncias psicoativas.. 1ed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2012, v. 1, p. 173-186.

  • SANTOS, J. E. . Conceitos de aconselhamento,movimentos de autoajuda, entrevista motivacional e intervenção breve. In: Ileno Izídio da Costa. (Org.). Dimensões e desafios do enfrentamento do crack e outras drogas. 1ed.Brasília: editora kaco, 2012, v. 1, p. 13-20.

  • CALIXTO, J. J. ; FERNANDES, P. B. ; SANTOS, J. E. ; RIBEIRO, V. O. . Rua: espaço, público, privado, limites e possibilidades: um relato de experiência com jovens em situação de vulnerabilidade social e uso de substâncias psicoativas. Rua: espaço, público, privado, limites e possibilidades: um relato de experiência com jovens em situação de vulnerabilidade social e uso de substâncias psicoativas. 1ed.RECIFE: EDITORA UNIVERSITÁRIA DA UFPE, 2012, v. 1, p. 81-98.

  • SANTOS, J. E. . POLITICA NACIONAL SOBRE DROGAS,POLITICA NACIONAL SOBRE O ÁLCOOL E POLITICAS SETORIAIS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL. In: ILENO IZIDIO COSTA. (Org.). DIMENSÕES E DESAFIOS DO ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. 1ed.BRASÍLIA: KACO, 2012, v. 1, p. 54-59.

  • SANTOS, J. E. ; CARNEIRO, A. C. . MEMORIAS QUE INTERROGAM:FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MENTAL. In: MARLUCEOLIVEIRA BRITO;JOANA TELES SANTANA;MARY GOMES SILVA. (Org.). ATENÇÃO À SAÚDE NO CONTEXTO DO SUS. 1ed.SALVADOR: EDITORA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-EDUNEB, 2009, v. 2, p. 173-188.

  • CASAIS, N. A. ; SANTOS, J. E. . RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: POSSIBILIDADES DE ENCONTROS. In: MARLUCE OLIVEIRA BRITO;JOANA TELES SANTANA; MARY GOMES SILVA. (Org.). ATENÇÃO A SAÚDE NO CONTEXTO DO SUS. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2009, v. 2, p. 163-170.

  • PINHEIRO, C. M. ; SANTOS, J. E. . CONTANDO CONTOS :UMA VIAGEM PELOS CAMINHOS DO CORAÇÃO. In: MARLUCE OLIVEIRA BRITO;JOANA TELES SANTANA; MARY GOMES SILVA. (Org.). A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2009, v. 1, p. 17-35.

  • CHASTINET, M. F. F. ; RIBEIRO, V. O. ; SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . O CONHECIMENTO DE SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DA BAHIA. O CONHECIMENTO DE SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DE UNIVERSIDADES PUBLICAS DO ESTADO DA BAHIA. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2009, v. 4, p. 85-100.

  • ALVES, M. S. ; CASAIS, N. A. ; SANTOS, J. E. . Residências Terapêuticas: Enigmas e revelações. In: BRITO. O.M, ;SANTANA. T.S ; SILVA.G.S. (Org.). Prática e Cuidado Especializado em Saúde. 1ed.SALVADOR: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2009, v. III, p. 349-371.

  • OLIVEIRA, A. C. M. ; SANTOS, J. E. . CRI-AÇÃO ARTESANAL:RELATO SOBRE UMA OFICINA DO FAZER. A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2009, v. IV, p. 67-83.

  • PINHEIRO, C. M. ; SANTOS, N. L. ; SANTOS, J. E. . SOFRIMENTO PSÍQUICO EM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL:UMA VISÃO DO SUJEITO COLETIVO. A PRATICA E O CUIDADO ESPECIALIZADO EM SAÚDE. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2009, v. III, p. 329-348.

  • CARNEIRO, A. C. ; ALVES, M. S. ; CASAIS, N. A. ; SANTOS, J. E. . A CLINICA DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:DILEMAS, DESAFIOS E REFLEXÕES. In: BRITO. O.M, ;SANTANA. T.S ; SILVA.G.S. (Org.). Prática e Cuidado Especializado em Saúde. 1ed.SALVADOR: Editora da Universidade do Estado da Bahia-, 2009, v. IV, p. 37-48.

  • SANTOS, N. L. ; SANTOS, J. E. ; CHASTINET, M. F. F. . EMPODERAMENTO E PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA:RESSIGINIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE NO CAMPO DE SAÚDE MENTAL. In: MARLUCE OLIVEIRA BRITO;JOANA TELES SANTANA;MARY GOMES SILVA. (Org.). REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE. 1ed.SALVADOR: EDUNEB, 2008, v. 1, p. 35-45.

  • SANTOS, J. E. ; JUCA, V. ; SANTOS, A. B. C. . CUIDADOS DE SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. I Encontro de Saúde Mental: redes de experiências. 1ed.Salvador: Bahia, 2007, v. 1, p. 1-84.

  • MEIRA, M. O. B. ; SANTOS, J. E. ; SANTANA, J. A. T. . RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE:EXPERIÊNCIAS ,AVANÇOS E DESAFIOS. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. (Org.). RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE:EXPERIÊNCIAS ,AVANÇOS E DESAFIOS. 1ed.BRASÍLIA: MINISTERIO DA SAÚDE, 2006, v. 01, p. 305-318.

  • SANTOS, J. E. . ? Roda da saúde: serviço, comunidade e universidade para consolidação do SUS. In: ministério da saúde. (Org.). Mostra nacional de vivências inovadoras de gestão do sus. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2006, v. 1, p. 261-263.

  • SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, J. E. . Oficina de saúde mental: uma estratégia na formação de recursos humanos para consolidação do SUS. MOSTRA NACIONAL DE VIVENCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2006, v. 1, p. 118-120.

  • SANTOS, J. E. . SIGNOS E SIGNIFICADOS DO SOFRIMENTO MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE. In: Congresso de Psicologia Brasileira, 2018, PARNAIBA. ANAIS CONGRESSO DE PSICOLOGIA BRASILEIRA. TERESINA: EDITORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI, 2018. v. 1.

  • ARANTES, B. V. ; ALMEIDA, A. A. S. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . A liga acadêmica de saúde da família e comunidade influenciando na formación de graduandos en salud. In: Convención Internacional de Salud, Cuba Salud 2018, 2018, HAVANA. Convención Internacional de Salud, Cuba Salud 2018. Convención Internacional de Sa: Convención Internacional de Salud, Cuba Salud 2018, 2018.

  • GOMES, L. L. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . A EXPERIÊNCIA DO CONSULTÓRIO NA RUA NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS: DESAFIOS DE UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2016, Cuiabá. Pensamento crítico, emancipação e alteridade:Agir em saúde na A (diversidade). Rio de Janeiro: Abrasco, 2016. v. 1. p. 126-126.

  • TOLEDO, M. M. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . CONSULTÓRIO NA RUA:COMO ASSIM? EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO COM SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. 2016. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2016, Cuiabá. Pensamento crítico, emancipação e alteridade:Agir em saúde na A (diversidade). Rio de Janeiro: Abrasco, 2016. v. 1. p. 136-136.

  • MORAIS, P. T. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . RAÇA/ETNIA E USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: DISCURSO COLETIVO DOS PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2016, Cuiabá. Pensamento crítico, emancipação e alteridade:Agir em saúde na A (diversidade). Rio de Janeiro: Abraco, 2016. v. 1. p. 135-135.

  • XAVIER, F. L. B. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . A MILITÂNCIA NA VIDA DE MULHERES NEGRAS ATIVISTAS: REFLEXO NAS CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2016, Cuiabá. Pensamento crítico, emancipação e alteridade:Agir em saúde na A (diversidade). Rio de Janeiro: Abrasco, 2016. v. 1. p. 310-310.

  • JOSE ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA DENGUE EM VALPARAÍSO DE GOIÁS ? GOIÁS. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2016, Cuiabá. Pensamento crítico, emancipação e alteridade:Agir em saúde na A (diversidade) ISBN. Rio de Janeiro: Abrasco, 2016. v. 1. p. 418-419.

  • SILVA, L. P. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . DISCURSO COLETIVO: POSICIONAMENTO DOS PROFISSIONAIS DE CONSULTÓRIO NA RUA FRENTE A QUESTÃO DO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS.. In: 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2016, Cuiabá. Pensamento crítico, emancipação e alteridade:Agir em saúde na A (diversidade). Rio de Janeiro: Abrasco, 2016. v. 1. p. 375-375.

  • MATOS, S. R. ; SANTOS, J. E. . O IMPACTO DA DOENÇA CELÍACA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRAFICO SOBRE AS IMPLICAÇÕES BIOPSICOSSOCIAIS NOS PACIENTES CELÍACOS. In: PsXXXIV Interamerican Congress of Psychology, 2013, Brasília. 6abstractsresúmenesConhecimento, Diversidade e Integração. BRASÍLIA: SBPOT, 2013. v. 1. p. 601-602.

  • SANTOS, J. E. . Dinamica de grupo: Dispositivo de ação terapeutica com pacientes psquiatricos. In: VI Congreso Latinoamericano de psiquiatria, 2002, Guatemala. VI Congreso Latinoamericano de psiquiatria, 2002. p. 2-30.

  • ALMEIDA, A. A. S. ; SANTOS, J. E. ; ARANTES, B. V. . P r o m o ç ã o d o c u i d a d o a s a ú d e n a a t e n ç ã o p r i m á r i a : S o c i a l i z a ç ã o , c o m u n i c a ç ã o e m u d a n ç a d e c o m p o r t a m e n t o s .. In: C o n v e n c i ó n I n t e r n a c i o n a l d e S a l u d , C u b a S a l u d 2 0 1 8, 2018, HAVANA. C o n v e n c i ó n I n t e r n a c i o n a l d e S a l u d , C u b a S a l u d 2 0 1 8. C o n v e n c i ó n I n t e r: C o n v e n c i ó n I n t e r n a c i o n a l d e S a l u d , C u b a S a l u d 2 0 1 8, 2018.

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, L. P. . As motivações para os profissionais participarem do Programa mais médicos. In: Congresso de Iniciação Científica da Unb e Congresso de Iniciação Científica do DF > 23º Congresso de Iniciação Científica da Unb e 14º do D, 2017, BRASILIA. ANAIS E AUTORES. BRASILIA: UNB, 2017. p. 1.

  • SILVA JUNIOR, A. R. ; SILVA, M. V. F. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. In: 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família, 2016, RIO E JANIERO. 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. RIO DE JANEIRO: WONCA, 2016. v. 1.

  • SILVA JUNIOR, A. R. ; SILVA, M. V. F. ; SANTOS, J. E. . LASFAC AND THE COMMUNITY SERVICE. In: 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família, 2016, RIO DE JANEIRO. 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. RIO DE JANEIRO: WONCA, 2016. v. 1.

  • SANTOS, J. E. ; CARNEIRO, D. A. . Prioridades identificadas e experiências da equipe do consultório na rua com usuários de álcool e outras drogas em situação de rua em Ceilândia ? Distrito Federal.. In: 22º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2016, BRASILIA. SUSTENTABILIDADE O FUTURO EM NOSSAS MÃOS. BRASILIA: UNB, 2016. v. 1. p. 269-269.

  • SANTOS, J. E. ; MORAIS, P. T. . Raça e uso de álcool e outras drogas:Discurso coletivo dos profissionais do consultório na Rua de Ceilândia-Distrito Federal. In: 22º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º. Congresso de Iniciação Científica do DF,, 2016. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS MÃOS. BRASILIA: UNB, 2016. v. 1. p. 837-837.

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, L. P. . Estratégias de assistência dos profissionais do consultório na rua a usuários de álcool e outras drogas em situação de rua em Ceilândia ? Distrito Federal. In: 23 CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNB E 13 CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DO DISTRITO FEDERAL, 2016, BRASILIA. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS MÃOS. BRASILIA: UNB, 2016. v. 1. p. 586-586.

  • SANTOS, J. E. ; RIBEIRO, J. A. . Demandas de álcool e outras drogas na atenção primária: histórico nas famílias em Ceilandia-Distrito Federal.. In: 22º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º. Congresso de Iniciação Científica do DF,, 2016, BRASILIA. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS MÃOS. BRASILIA: UNB, 2016. v. 1. p. 484-484.

  • SANTOS, J. E. ; GOMES, L. L. . Demandas de Saúde mental na atenção primária: histórico medicamentoso e de internação psiquiátrica em Ceilandia ?Distrito Federal. In: 22º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 13º. Congresso de Iniciação Científica do DF,, 2016, BRASILIA. SUSTENTABILIDADE EM NOSSAS MÃOS. BRASILIA: UNB, 2016. v. 1. p. 620-620.

  • SANTOS, J. E. ; FELIX, J. P. B. . Identificação de fator de risco e proteção no uso das drogas na comunidade de Ceilândia- Distrito Federal .. In: 21º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 12º. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2015, BRASILIA. 21º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 12º. Congresso de Iniciação Científica do DF. BRASILIA: UnB, 2015. v. 1. p. 247-247.

  • SANTOS, J. E. ; SANTOS, M. A. B. . Interpretação dos profissionais de saúde acerca das queixas de ?nervoso? na atenção primária. Ceilândia ?Distrito Federal.. In: 21º. Congresso de Iniciação Científica da UnB e 12º. Congresso de Iniciação Científica do DF, 2015, BRASILIA. AGUa , energia e sociedade. BRASILIA: UNB, 2015. v. 3. p. 71-71.

  • SANTOS, J. E. ; MELO . Revelando o Sentido da dor em homens atendidos pela equipe de saúde da família em Ceilândia--Distrito Federal.. In: Congresso de Iniciação Científica da UnB e 12º. Congresso de Iniciação Científica do DF,, 2015, BRASILIA. ÁGUA, ENERGIA E SOCIEDADE. BRASILIA: UNB, 2015. v. 31. p. 476-476.

  • SANTOS, J. E. ; MORAIS, P. T. . Repertório sobre violência doméstica em mulheres atendidas pela equipe de saúde da família em Ceilândia- Distrito Federal. In: Congresso de Iniciação Científica da UnB e 12º. Congresso de Iniciação Científica do DF,, 2015, BRASILIA. AGUA, ENERGIA E SOCIEDADE. BRASILIA: UNB, 2015. v. 3. p. 337-337.

  • KIKUCHI., P. ; SOUSA., P. G. ; SANTOS, J. E. . Atendimento domiciliar para gestão do cuidado no contexto familiar. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. Cuidado individual, familiar e comunitário. FLORIANOPOLIS: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 392-392.

  • SANTOS, J. E. ; GANDOLF, L. . Sentidos atribuídos dos usuários da Atenção Primária ao sofrimento psiquíco: revisão. In: CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. Cuidado individual, familiar e comunitário. FLORIANOPOLIS: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 970-970.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . QUEIXAS SOMÁTICAS INESPECÍFICAS DE USUÁRIOS DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2011, BRASILIA. CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: BRASÍLIA, 2011. v. 1. p. 1659-1660.

  • CARNEIRO, D. A. ; RIBEIRO, J. A. ; SANTOS, J. E. . FAMILY HEALTH AND MENTAL HEALTH: CHALLENGES IN PRIMARY CARE. In: 21st WONCA World Conference of Family Doctors - wonca 2016, 2016, RIO DE JANEIRO. 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família. RIO DE JANEIRO: 21a Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família, 2016.

  • FELIX, J. P. B. ; SANTOS, J. E. . IDENTIFICAÇÃO DE FATOR DE RISCO E DE PROTEÇÃO PARA USO DE DROGAS NA COMUNIDADE DE CEILANDIA - DISTRITO FEDERAL. In: 21 CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, 2015, BRASILIA. Agua , energia e sociedade. BRASILIA: UNB, 2015. v. 2. p. 247.

  • OLIVEIRA, T. M. ; DAMASCENO., A. K. M. ; RODRIGUES., L. L. M. ; PEREIRA., V. P. ; SANTOS, J. E. . Terapia ocupacional e atendimento domiciliar: descobrindo o papel ocupacional na Atenção Primária. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. Cuidado individual, familiar e comunitário. FLORIANOPOLIS: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 986-986.

  • LIMA, L. P. ; SANTOS, J. E. . Capacitação da atenção primária para lidar com usuários de crack em Paulo Afonso - BA. In: CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. Cuidado individual, familiar e comunitário. FLORIANOPOLIS: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 1059-1059.

  • SANTOS, J. E. ; GOMES, T. M. ; DANTAS, J. G. T. ; SANTOS, S. G. ; FELIX, J. P. B. . Processo de cuidado na Atenção Primária: saúde integral. In: CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. Cuidado individual, familiar e comunitário. FLORIANOPOLIS: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 70.

  • OLIVEIRA., T. M. ; CARREIRO., A. S. ; SOUZA., K. L. ; SANTOS, J. E. . Intervenção familiar motivacional em um atendimento domiciliar de terapia ocupacional. In: CONGRESSO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. Cuidado individual, familiar e comunitário. FLORIANOPOLIS: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 708-708.

  • SANTOS, J. E. ; GANDOLF, L. . Sentidos atribuídos dos usuários da Atenção Primária ao sofrimento psiquíco: revisão. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 1032-1033.

  • SANTOS, J. E. ; GOMES, T. M. ; FELIX, J. P. B. ; DANTAS, J. G. T. ; SANTOS, S. G. . Processo de cuidado na Atenção Primária: saúde integral. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 70-70.

  • CORTES, R. ; LOPES, M. J. ; COMIN., V. A. ; OLIVEIRA., M. D. S. ; SANTOS, J. E. . Tecendo a manhã em uma roda de conversa sobre violência doméstica. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 981-981.

  • LIMA, L. P. ; SANTOS, J. E. . Atenção primária capacitação para lidar com usuários de crack em Paulo Afonso - BA. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 1059-1059.

  • KIKUCHI., P. ; SOUSA., P. G. ; SANTOS, J. E. . Atendimento domiciliar para gestão do cuidado no contexto familiar. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 392-392.

  • OLIVEIRA., T. M. ; DAMASCENO., A. K. M. ; PEREIRA., V. P. ; SANTOS, J. E. . An Congr Bras Med Fam Comunidade. Belém, 2013 Maio; 12:986 Terapia ocupacional e atendimento domiciliar: descobrindo o papel ocupacional na Atenção Primária. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 986-986.

  • OLIVEIRA., T. M. ; SOUZA., K. L. ; CARREIRO., A. S. ; SANTOS, J. E. . Intervenção familiar motivacional em um atendimento domiciliar de terapia ocupacional. In: 12 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013, BELÉM. 12 CONGRESSO DE BRASILEIRO DE MEDICINA DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2013. v. 1. p. 708-708.

  • DANTAS, J. G. T. ; SANTOS, J. E. ; COSTA, A. C. ; GANDOLFI, L. . PROJETO SAÚDE INTEGRAL: BRINCADEIRAS E ESTÓRIAS EM UMA ESCOLA RURAL DE CEILÂNDIA-DISTRITO FEDERAL. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2012, PORTO ALEGRE. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA. PORTO ALEGRE: ABRASCO, 2012. v. 1. p. 980-980.

  • DANTAS, J. G. T. ; SANTOS, J. E. . DO SINGULAR AO PLURAL CONSTRUINDO CAMINHOS: UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO - BAHIA. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2012, PORTO ALEGRE. 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVS. PORTO ALEGRE: ABRASCO, 2012. v. 1. p. 997-997.

  • GOMES, T. M. ; SANTOS, J. E. . NARRATIVAS SOBRE VIOLENCIA DOMÉSTICA DE MULHERES DE CEILANDIADISTRITO FEDERAL.,. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2012, PORTO ALEGRE. 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. PORTO ALEGRE: ABRASCO, 2012. v. 1. p. 456-456.

  • SANTOS, J. E. . PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO COTIDIANO DA COMUNIDADE DE CEILÂNDIA - DISTRITO FEDERAL. UMA ABORDAGEM SOBRE A PERCEPÇÃO DAS DROGAS: FATOR DE RISCO PARA DROGAS LICÍTAS E ILICITAS. In: 10 CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 2012, PORTO ALEGRE. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA. PORTO ALEGRE: ABRASCO, 2012. v. 1. p. 670-670.

  • SANTOS, J. E. . CENTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO: METODOLOGIAS CENTRADAS NOS PROFISSSIONAIS DAS REDES DE SAÚDE E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO PARA MANEJO DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA,. In: CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA, 2012, PORTO ALEGRE. CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA. PORTO ALEGRE: ABRASCO, 2012. v. 1. p. 1090-1090.

  • SANTOS, J. E. ; MOREIRA, A. C. O. ; SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, D. N. . ESPAÇO COMUNITÁRIO DE ATENÇÃO : O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS. In: 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, 2011, BRASÍLIA. ANAIS DO CONGRESSO. BRASÍLIA: JOSENAIDE, 2011. v. 1. p. 1037-1038.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E AS CONCEPÇÕES DE SAÚDE MENTAL. In: 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE, 2011, B. CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNIDADE. BRASÍLIA: BRASILIA, 2011. v. 1. p. 1032-1033.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA E AS CONCEPÇÕES DE SAÚDE MENTAL. In: 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E 4 ENCONTRO LUSO -BRASILEIRO DE MEDICINA GERAL, FAMILIAR E COMUNITÁRIA, 2011, BRASÍLIA. 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E 4 ENCONTRO LUSO -BRASILEIRO DE MEDICINA GERAL, FAMILIAR E COMUNITÁRIA. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2011. v. 1. p. 1032-1032.

  • SANTOS, J. E. ; OLIVEIRA, A. C. M. ; SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, D. N. . ESPAÇO COMUNITÀRIO DE ATENÇÂO: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA. In: 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E 4 ENCONTRO LUSO -BRASILEIRO DE MEDICINA GERAL, FAMILIAR E COMUNITÁRIA, 2011, BRASÍLIA. 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E 4 ENCONTRO LUSO -BRASILEIRO DE MEDICINA GERAL, FAMILIAR E COMUNITÁRIA. BRASÍLIA: SOCIEDADE DE MEDICINA DA COMUNIDADE, 2011. v. 1. p. 1037-1037.

  • SANTOS, A. B. C. ; SANTOS, J. E. . O caminhao se faz ao caminhar :A experiência de consorcio em saúde mental no munic´pio de Camacam- Bahia. In: VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE TERAPIA OCUPACIONAL, 2008, SALVADOR. Terapia Ocupacional na contemporaneidade:Objeto e ação percursos, perspectivas e desafios. RECIFE: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2008. v. 1. p. 287-288.

  • RIBEIRO, V. O. ; CHASTINET, M. F. F. ; SANTOS, J. E. . RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHI:UM DESAFIO NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL. In: VII CONGRESSO DE TERAPIA OCUPACIONAL NORTE NORDESTE, 2008, SALVADOR. Terapia Ocupacional na contemporaneidade:Objeto e ação percursos, perspectivas e desafios. RECIFE: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2008. v. 1. p. 351-352.

  • Oliveira .S.M.L ; SANTOS, J. E. . PROJETO FAMILIAS UNIDAS :RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL. In: IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ... Os Congressos da ABRASCO, IAHP e da ALAMES, 2007, Salvador. IV Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde ... Os Congressos da ABRASCO, IAHP e da ALAMES. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007. v. 1. p. 10-11.

  • SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, J. E. . AÇÕES DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL POR AGENTES COMUNITÁRIOS. In: X Congresso Latino americano de Medicina Social,IV CongressomBrasileiro de Ciencias humans e sociais em Saúde e XIV Congress of the international of health policy, 2007, Salvador. X Congresso Latino americano de Medicina Social,IV CongressomBrasileiro de Ciencias humans e sociais em Saúde e XIV Congress of the international of health policy. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007. v. 1. p. 11-11.

  • Caponi.M.L ; SANTOS, J. E. . PROGRAMA BATE PAPO COM A SAÚDE: COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE UMA PRIORIDADE PARA PARTICIPAÇÃO POPULAR. In: X congresso Latino americano de Medicina SocialIV Congresso Brasileiro de Ciencias humnas e sociais em saúde XIV Congress of the intenational association of health policy, 2007, Salvador. X congresso Latino americano de Medicina SocialIV Congresso Brasileiro de Ciencias humnas e sociais em saúde XIV Congress of the intenational association of. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007. v. 1. p. 12-12.

  • SANTOS, J. E. . ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. In: X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MEDICINA SOCIAL, 2007, SALVADOR. EQUIDADE,ÉTICA E DIREITO À SAÚDE:DESAFIOS À SAÚDE COLETIVA NA MUNDIALIZAÇÃO. RIO DE JANEIRO: ABRASCO, 2007. v. 14. p. 2-3.

  • Caponi.M.L ; SANTOS, J. E. . PROGRAMA BATE PAPO DA SAÚDE :DEMOCRATIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO DE SAÚDE. In: X CONGRESSO LATINOAMERICANO DE MEDICINA SOCIAL, 2007, SALVADOR. EQUIDADE,ÉTICA E DIREITOS A SAÚDE DESAFIOS À SAÚDE COLETIVA NA MUNDIALIZAÇÃO. RIO DE JANEIRO: ABRASCO, 2007. v. 14. p. 1-2.

  • SANTOS, J. E. ; MEIRA, M. O. B. . PROJETO DE EXTENSÃO RODA DA SAÚDE :CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA E LIDERANÇAS COMUNITÁRIS DO DISTRITO SANITÁRIO CABULA BEIRÚ-SALVADOR. In: 8 CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA, 2006, RIO DE JANEIRO. SAÚDE COLETIVA EM UM MUNDO GLOBALIZADO:ROMPENDO BARREIRAS SOCIAIS,ECONOMICAS E POLITICAS. RIO DE JANEIRO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, 2006. v. 1.

  • SANTOS, J. E. . URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SAÚDE MENTAL:DESAFIOS DE SAÚDE PÚBLICA. In: 8 CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA, 2006, RIO DE JANEIRO. SAÚDE COLETIVAEM UM MUNDO GLOBALIZADO:ROMPENDO BARREIRAS SOCIAIS,ECONOMICAS E POLITICAS. RIO DE JANEIRO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2006. v. 1.

  • SANTOS, J. E. . PROFESSOR CONDIÇÕES E OS EFEITOS SOBRE SUA SAÚDE. In: 8 CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA, 2006, RIO DE JANEIRO. SAÚDE COLETIVA EM UM MUNDO GLOBALIZADO:ROMPENDO BARREIRAS SOCIAIS,ECONOMICAS E POLITICAS. RIO DE JANEIRO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2006. v. 1.

  • ANUNCIACAO, A. S. ; SANTOS, J. E. . A PERCEPÇÃO DE UMA COMUNIDADE SOBRE O PROGRAMMA DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. In: 8 CONGRESSO DE SAÚDE COLETIVA, 2006, RIO DE JANEIRO. SAÚDE COLETIVA EM UM MUNDO GLOBALIZADO:ROMPENDO BARREIRAS SOCIAIS,ECONOMICAS E POLITICAS. RIO DE JANEIRO: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SAÚDE COLETIVA, 2006. v. 1.

  • SANTOS, J. E. . RODA DA SAÚDE :SERVIÇO,COMUNIDADE E UNIVERSIDADE PARA CONSOLIDAÇÃO DO SUS. In: I EXPOGEST.MOSTRA NACIONAL DE VIVÊNCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS, 2006, BRASÍLIA. EXPOGEST.MOSTRA NACIONAL DE VIVÊNCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS. BRASÍLIA: MINISTERIO DA SAÚDE, 2006. v. 1.

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. ; CARDOSO, C. . PROJETO REDE DE SAÚDE MENTAL DA REGIÃO CENTRO LESTE DO ESTADO DA BAHIA. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DA RED UNIDA, 2006, CURITIBA. ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA. LONDRINA: OLHO MÁGICO, 2006. v. 13. p. 2-200.

  • SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, J. E. ; CARDOSO, C. . PROJETO REDE DE SAÚDE MENTAL DO DISTRITO SANITÁRIO CABULA. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DA RDDE UNIDA, 2006, CURITIBA. ANAIS DO VIII CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA. Londrina: olho mágico, 2006. v. 13. p. 2-200.

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. . OFICINA DE SAÚDE MENTAL :CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA. In: I EXPOGEST MOSTRA NACIONAL DE VIVÊNCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS, 2006, BRASÍLIA. EXPOGEST MOSTRA NACIONAL DE VIVÊNCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS. BRASÍLIA: MINISTERIO DA SAÚDE, 2006.

  • SANTOS, J. E. . RODA SAÚDE:SERVIÇO,COMUNIDADE E UNIVERSIDADE PARA CONSOLIDAÇÃO DO SUS. In: I EXPOGEST.MOSTRA NACIONAL DE VIVENCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS, 2006, BRASILIA. MOSTRA NACIONAL DE VIVENCIAS INOVADORAS DE GESTÃO NO SUS. BRASILIA: MINISTERIO DA SAÚDE, 2006.

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. ; CARDOSO, C. . PROJETO REDE DE SAÚDE MENTAL DA REGIÃO CENTRO LESTE DO ESTADO DA BAHIA. In: VII CONGRESSO DA REDE UNIDA, 2006, CURITIBA. VII CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA. CURITIBA: OLHO MAGICO, 2006. v. 13. p. 10-11.

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. . PROJETO REDE DE SAÚDE MENTAL DO DISTRITO SANITÁRIO CABULA BEIRÚ. In: VII CONGRESSO DA REDE UNIDA, 2006, CURITIBA. VII CONGRESSO NACIONAL DA REDE UNIDA. CURITIBA: OLHO MAGICO, 2006. v. 13. p. 11-12.

  • SANTOS, J. E. . AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE UMA CATEGORIA EM DISCUSSÃO. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE REDE UNIDA, 2005, BELO HORIZONTE. VI CONGRESSO NACIONAL DE REDE UNIDA. LONDRINA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2005. v. 12. p. 1-134.

  • SANTOS, J. E. . ESPECIALIZAÇÃO SOB A FORMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE REDE UNIDA, 2005, BELO HORIZONTE. VI CONGRESSO NACIONAL DE REDE UNIDA. LONDRINA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 2005. v. 12. p. 1-94.

  • SANTOS, J. E. . A construção de um novo espaço no Pólo Saúde da Família. In: Jornada de Terapia Ocupacional de Alagoas, 2000, Maceió. jornada Alagoana de terapia ocupacional, 2000.

  • SANTOS, J. E. . Têndencia de Mortalidade por Doença Cerebrovascular no Estado de Alagoas-1979-1998. Universida Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira, v. 1, p. 4-55, 2003.

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. ; MATOS, S. R. . DOR QUE FALA, DOR QUE CALA: SENTIDOS DA DOR POR USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM CEILÂNDIA ? DF, BRASIL.. REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA , 2018.

  • SANTOS, J. E. ; MOSQUETTA, T. M. . Interface do discurso da Saúde e Justiça: Uma Experiência no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e outras Drogas. Saúde & Transformação Social / Health & Social Change , 2014.

  • SANTOS, J. E. ; SIQUEIRA NETO, G. C. . Narrativas dos profissionais da atenção primária sobre a política nacional de saúde integral da população negra. Saude em Debate , 2014.

  • SANTOS, J. E. ; GANDOLFI, L. . Sofrimeno psíquico na atenção primária. Revista de Medicina (São Paulo. Online) , 2014.

  • MOURA, F. G. ; SANTOS, J. E. . O cuidado aos usuários de um centro de atenção psicossocial álcool e outras drogas: Uma visão do sujeito coletivo. SMAD. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas (Edição em português) , 2011.

  • CARDOSO, C. M. ; SANTOS, J. E. . Narrativas e experiênci​as acerca da loucura: uma reflexão dos profission​ais da Comunicaçã​o. Interface (UNI/UNESP. Online) , 2011.

  • SANTOS, J. E. ; CARDOSO, M. G. ; ARAUJO, C. M. P. . Projeto de construção de conhecimento dos cuidadores de um Serviço Residencial Terapêutico: Valorizando a singularidade do cuidar nas residências terapêuticas.. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental , 2011.

  • FERNANDES, P. E. N. ; FURTADO, J. S. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . SAÚDE INTEGRAL EM FAMÍLIAS CARENTES DO DF: A VIVÊNCIA DA INTERPROFISSIONALIDADE DURANTE A GRADUAÇÃO,. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROCHA, F. R. ; VIDAL, B. N. ; CORREA, V. G. S. ; SANTOS, M. C. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CUIDADO INTERPROFISSIONAL COM PACIENTE ACOMETIDO POR ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, P. E. N. ; FURTADO, J. S. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . PROMOÇÃO DE AUTOCUIDADO DE UMA FAMÍLIA CARENTE NO DISTRITO FEDERAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERNANDES, P. E. N. ; FURTADO, J. S. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . SAÚDE INTEGRAL EM FAMÍLIAS CARENTES DO DF: A VIVÊNCIA DA INTERPROFISSIONALIDADE DURENTE A GRADUAÇÃO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ROCHA, F. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . 4º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUIMARAES, A. C. F. ; SANTOS, J. E. . Práticas discursivas: Programa mais Médicos no município de Valparaiso de Goiás- Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. V. F. ; SANTOS, J. E. . DESAFIOS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO MUNICÍPIO DE VALPARAÍSO DE GOIÁS- BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, L. P. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . ESTRATÉGIAS DE ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DO CONSULTÓRIO NA RUA A USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM CEILÂNDIA ? DISTRITO FEDERAL.,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PEREIRA, S. F. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Saberes e práticas que pautam as intervenções do programa mais médico.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JUNIOR, A. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Sociabilidade terapêutica na atenção primária de Ceilândia ? Distrito Federal.,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. M. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Experiências dos médicos intercambistas no atendimento a saúde da mulher no município de Valparaíso ? Goiás.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, L. P. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . As motivações para os profissionais participarem do Programa mais médicos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARAES, A. C. F. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . SOFRIMENTO PSÍQUICO EM MULHERES NEGRAS ATENDIDAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE CEILÂNDIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALMEIDA, A. A. S. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Reflexão teórica sobre o cuidado na atenção primária a saúde, Ceilandia ?Distrito Federal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. . CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS DE MULHERES NEGRAS ATIVISTAS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. E. ; XAVIER, F. L. B. . A MILITÂNCIA NA VIDA DE MULHERES NEGRAS ATIVISTAS: REFLEXO NAS CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TOLEDO, M. M. ; SANTOS, J. E. ; MATA, L. R. F. . CONSULTÓRIO NA RUA:COMO ASSIM? EXPERIÊNCIA DE APROXIMAÇÃO COM SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JUNIOR, A. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . LASFAC AND THE COMMUNITY SERVICE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA JUNIOR, A. R. ; SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . LASFAC AND THE ACADEMIC MEETING: CHRONIC DISEASES MANAGEMENT IN THE PRIMARY HEALTH CARE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. ; VASCONCELOS, E. A. . Concepções de saúde mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; MELO ; GOMES, T. M. ; FELIX, J. P. B. ; FARIAS, M. N. ; MACHADO, I. A. ; ARAUJO, R. S. S. ; LIMA, M. C. S. . Oficinas Lúdicas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; ALMEIDA, T. O. . SIGINIFICADO DA ESTRATEGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA :PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . Construção de conhecimento social ,saúde da família e saúde mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; GANDOLF, L. . SOFRIMENTO PSÍQUICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; GOMES, T. M. ; DANTAS, J. G. T. ; SANTOS, S. G. ; FELIX, J. P. B. . Processo de cuidado na atenção primária: Saúde Integral de. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. . Intervenção familiar motivacional em um atendimento domiciliar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FELIX, J. P. B. ; GOMES, T. M. ; MELO ; SANTOS, J. E. . AÇÕES REALIZADAS EM UMA COMUNIDADE DO DISTRITO FEDERAL PERMEADA PELO USO DE ÁLCOOL E DROGAS,. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. . DROGAS :O desafio da intervenção e capacitação dosprofissionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, J. E. . MANEJO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE EM USO USO DE SUBSTANCIAS PSICOATIVAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, J. E. ; DANTAS, J. G. T. ; OLIVEIRA, J. R. ; FUNGHETTO, S. S. ; SANTO, A. L. ; DANTAS, D. C. . 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; GOMES, R. D. . CENTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO: METODOLOGIAS CENTRADAS NOS PROFISSSIONAIS DAS REDES DE SAÚDE E DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO PARA MANEJO DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, T. M. ; SANTOS, J. E. ; OLIVEIRA, J. R. ; PINHO, D. L. M. . NARRATIVAS SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DE MULHERES DE CEILANDIA- DISTRITO FEDERAL.,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . 11 CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DA FAMÍLIA E COMUNIDADE E 4 ENCONTRO LUSO BRASILEIRO DE MEDICINA GERAL, FAMILIAR E COMUNITÁRIA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; SOUZA, R. C. . EQUIPE DE SAUDE DA FAMILIA E AS CONCEPÇÕES DE SAÚDE MENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; MOREIRA, A. C. O. ; SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, D. N. . ESPAÇO COMUNITARIO DE ATENÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFISSIONAIS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; BRAGA, R. O. . MORBIDADE REFERIDA DE POLICIAIS DA 23ª COMPANHIA INDEPENDENTE A POLÍCIA MILITAR (CIPM) DE SALVADOR / BAHIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. ; SERRAO, V. C. F. . AGRAVOS DE SAÚDE QUE MAIS ACOMETEM OS POLICIAIS MILITARES DO ESTADO DA BAHIA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. . REDE DE SAÚDE MENTAL. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, J. E. . COMO ANDA A REFORMA PSIQUIATRICA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, J. E. . Saúde mental e atenção básica. SALVADOR: EDUNEB, 2009 (Encontro Norte Nordeste de Saúde Mental e Atenção Básica.).

  • SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. ; SILVA, M. G. ; SOUZA, R. C. ; MOURA, F. G. . Produção de cuidados e saberes. SALVADOR: EDUNEB, 2009 (Encontro Norte Nordeste de Saúde Mental e Atenção Básica.).

  • SANTOS, J. E. . Terapia Ocupacional na contemporaneidade:Objeto e ação percursos, perspectivas e desafios. RECIFE: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, 2008 (COORDENADORA DE PUBLICAÇÃO).

  • SANTOS, J. E. ; LESSA, G. M. . Revista Baiana de Saúde Pública. Salvador, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SANTOS, J. E. ; SANTOS, S. M. P. ; MARANHAO, L. . VII Congresso de Terapai Ocupacional Norte e aNordeste: Terapia Ocupacional na contemporaneidade:Objeto e ação percursos, perspectivas e desafios.. RECIFE, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVA, C. P. B. V. ; SANTOS, J. E. ; Soares Freitas E . I ENCONTRO DE SAÚDE MENTAL REDES DE EXPERIÊNCIAS. SALVADOR, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTOS, J. E. . CONHECIMENTO COMPARTILHADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: JACOBINA-BAHIA. 2015.

SANTOS, J. E. . Centro Regional para Enfrentamento do Crack - Universidade do Estado da Bahia. 2014.

SANTOS, J. E. . Centro Regional para Enfrentamento do Crack - Universidade do Estado da Bahia. 2013.

SANTOS, J. E. ; LIMA, L. P. . Centro Regional de Formação permanente da Universidade do Estado da Bahia. 2012.

SANTOS, J. E. . Centro Regional para Enfrentamento do Crack - Universidade do Estado da Bahia. 2012.

SANTOS, J. E. . Construção de projeto do Centro regional para enfrentamento do Crack - UNEB. 2010.

SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Capacitação de médicos itercambistas. Saúde mental e álcool e outras drogas. 2018.

SANTOS, J. E. . Entrevista Diagnóstica (psíquico). 2015.

SANTOS, J. E. . Desafios da capacitação de profissionais da assistência social. 2014.

SANTOS, J. E. . Contradições da formação profissional:um estudo sobre a saúde mental de estudantes de medicina. 2009.

Azevedo.C ; SANTOS, J. E. . PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. 2008.

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. . ESPECIALIZAÇÃO EM SAUDE MENTAL COM ENFASE NA ATENÇÃO BÁSICA. 2008.

SANTOS, J. E. ; OLIVEIRA, M. V. ; MATTOS, R. L. . ELABORAÇÃO DA PROVA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE DOESTADO DA BAHIA. 2008.

SANTOS, J. E. . INSERÇÃO DE SAÚDE MENTAL NA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2007.

SANTOS, J. E. . RESIDÊNCIA EM SAÚDE MENTAL COM ENFASE NA ATENÇÃO BÁSICA. 2007.

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. . URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NA SAÚDE MENTAL:CONHECIMENTOS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2006.

SANTOS, J. E. . Cordenação do curso de especalização em Saúde Mental. 2005.

SANTOS, J. E. . Relatorio Roda da saúde. 2005.

SANTOS, J. E. . PROJETO DO NÚCLEO DE RESIDÊNCI MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE MENTAL. 2005.

SANTOS, J. E. . Coordenação do curso de Gestão em Serviço de Saúde. 2004.

SANTOS, J. E. ; MEIRA, M. O. B. ; FIGUEREDO, M. A. A. . Projeto do curso de especialização em Gestão e Sistema e Seviços de Saúde. 2004.

SANTOS, J. E. . Saúde mental na comunidade. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SOUZA, R. C. ; SANTOS, J. E. . INSERCAO DE SAÚDE MENTAL NA COMUNIDADE: AVANÇOS E TRADIÇÕES CLÍNICAS. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, J. E. . PROGRAMA BATE PAPO COM A SAÚDE. 2006. (Programa de rádio ou TV/Outra).

SANTOS, J. E. ; SANTANA, G. G. ; LIMA, L. P. ; PINHEIRO, C. M. . CRR. UNEB. 2014; Tema: Álcool e outras drogas. (Blog).

SANTOS, JOSENAIDE ENGRACIA DOS . Uso social das drogas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . Gerenciamento casos em situações relacionada a álcool e outras drogas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . MANEJO CLINICO DE SITUAÇÕES RELACIONADA A ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2017. .

SANTOS, J. E. . A complexidade do diagnóstico psíquico na atenção primária. 2015. .

SANTOS, J. E. . redução de danos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . MANEJO CLINICO DE USUÁRIOS COM VINCULAÇÃO PROBLEMÁTICA COM AS DROGAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . MANEJO CLINICO DE USUÁRIOS COM VINCULAÇÃO PROBLEMÁTICA COM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . MANUAL DE PLANEJAMENTO PARA LIDAR COM ALCOOL E OUTRAS DROGAS PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALINSTRUCIONALCRR.UNEB).

SANTOS, J. E. ; SANTANA, G. G. . Centro Regional para Manejo de situações de vinculação problemática de uso de substancias. 2014. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. E. ; CAVALCANTE, I. M. . PERCEPÇÃO DO REDUTOR DE DANOS SOBRE A REDUÇÃO DE DANOS. 2014. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. E. . Manejo clínico de usuários de drogas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . Aspectos psicológicos de usuários de substancias Psicoativas. 2013. .

SANTOS, J. E. . Como lidar com a violência doméstica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. ; SILVA, M. G. . GERENCIAMENTO DE CASOS E REINSERÇÃO SOCIAL DE USUÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL CRR.UNEB).

SANTOS, J. E. ; OLIVEIRA, A. C. M. ; SILVA, C. P. B. V. ; AMORIM, A. C. C. L. A. . APERFEIÇOAMENTO EM CRACK E OUTRAS DROGAS PARAMÉDICOS DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA E NÚCLEOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL DO CRR. UNEB. NORDESTE).

SANTOS, J. E. ; PIRES, E. L. . ACONSELHAMENTO MOTIVACIONAL E INTERVENÇÃO BREVE. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL DO CRR. UNEB. NORDESTE).

SANTOS, J. E. . Centro regional de Referência para Formação Permanente aos Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares da Universidade do Estado da Bahia - Região Nordeste da Bahia. CRR/BA.NE UNEB. 2012. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. E. . Ferramentas clínicas em saúde mental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. . ATENÇÃO DE USÁRIOS DE CRACK E OUTRAS DROGAS. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL INSTRUCIONAL DO CRR. UNEB. NORDESTE).

SANTOS, J. E. . Centro regional de Referência para Formação Permanente aos Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares da Universidade do Estado da Bahia - Região Nordeste da Bahia. CRR/BA.NE UNEB. 2011. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. E. . Entrevista Diagnóstica Psquiatrica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, J. E. ; SILVA, C. P. B. V. . SAÚDE MENTAL COM ÊNFASE NA ATENÇÃO BÁSICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, J. E. . Relatório do curso de especialização em saúde mental co enfase na atenção básica. 2010. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. E. ; Meira,B, M . SAÚDE MENTAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, J. E. . COLETANEA DE TEXTO DA REDE DE SAÚDE MENTAL. 2007. (Editoração/Anais).

SANTOS, J. E. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. 2007. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, J. E. . DIRETORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS. 2007. (DIRETORA).

SANTOS, J. E. . REDE DE SAÚDE MENTAL. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTOS, J. E. . RELATÓRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO RODA DA SAÚDE. 2005. (Relatório de pesquisa).

Caponi.M.L ; SANTOS, J. E. . PROGRAMAM BATE PAPO COM A SAÚDE. 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Pretos e Pretas: Sofrimento Psíquico no Sol Nascente, Descrição: Os pretos e pretas estão expostos a uma violência contínua que geralmente ocasiona sofrimento psíquico. Hamilton Cardoso, repórter e militante foi um mobilizador de consciências e afirmava que, ?o racismo quando não mata, enlouquece?. A frase descreve os caminhos percorridos por pretos e pretas no Brasil. Como explica Silva (2004) o racismo causa inúmeros transtornos físicos e psíquicos (ansiedade, ataques de pânico, depressão, hipertensão arterial, úlcera gástrica e alcoolismo, entre outros). O estudo com pretos e pretas, é portanto, um dos pontos primordiais para compreensão da construção do sofrimento psíquico em contexto sociais específicos como o Sol Nascente em Ceilandia ?Distrito Federal. Deste modo, este projeto consiste em abordar as questões étnico racial e sofrimento psíquico tema muitas vezes negligenciado nas discussões acadêmicas. O projeto se propõe estudar os processos mediante os quais as compreensões referente ao sofrimento psíquico entre pretos e pretas se nomeiam e renomeiam continuamente com base nas interações que os sujeitos estabelecem com pessoas pertencentes ao seu tecido social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / Ileno Izidio da Costa. - Integrante.

  • 2018 - Atual

    INJUSTIÇA SOCIAL: PERCEPÇÃO DE MULHERES NEGRAS, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Sofrimento psíquico como categoria de violência doméstica, Descrição: O sofrimento psíquico abrange as múltiplas afecções do corpo e da alma que mutilam a vida de diferentes formas. O sofrimento psíquico também está relacionado de como as pessoas são tratadas na sua objetividade de vida que irá refletir na sua subjetividade. O estudo tem por objetivo pesquisar sobre o sofrimento psíquico como aspecto atravessado pela violência. O cunho da pesquisa é qualitativo, teoria metodológica conceitual de construcionismo social. Entrevista semiestruturada. Participantes. Mulheres de Ceilandia e da Estrutural do Distrito Federal. Analisando mapas de Associação de Ideias, que segundo Spink ?(...) são instrumentos de visualização do processo de interanimação que possibilitam, entre outras coisas, mostrar o que acontece quando perguntamos certas coisas ou fazemos certos comentários?. A pesquisa evitará qualquer situação de risco ou desconforto para o entrevistado na condução da pesquisa, garantindo a confidencialidade e o sigilo de tudo relatado. Espera-se que o estudo colabore com publicação no campo de pesquisa sobre o sofrimento psíquico e violência e amplie as discussões com os profissionais e com os acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA - Integrante / Wildo Navegantes de Araujo - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Sofrimento psíquico como categoria de análise da violência doméstica em mulheres, Descrição: O sofrimento psíquico abrange as múltiplas afecções do corpo e da alma que mutilam a vida de diferentes formas. O sofrimento psíquico também está relacionado de como as pessoas são tratadas na sua objetividade de vida que irá refletir na sua subjetividade. O estudo tem por objetivo pesquisar sobre o sofrimento psíquico como aspecto atravessado pela violência. O cunho da pesquisa é qualitativo, teoria metodológica conceitual de construcionismo social. Entrevista semiestruturada. Participantes. Mulheres de Ceilandia e da Estrutural do Distrito Federal. Analisando mapas de Associação de Ideias, que segundo Spink ?(...) são instrumentos de visualização do processo de interanimação que possibilitam, entre outras coisas, mostrar o que acontece quando perguntamos certas coisas ou fazemos certos comentários?. A pesquisa evitará qualquer situação de risco ou desconforto para o entrevistado na condução da pesquisa, garantindo a confidencialidade e o sigilo de tudo relatado. Espera-se que o estudo colabore com publicação no campo de pesquisa sobre o sofrimento psíquico e violência e amplie as discussões com os profissionais e com os acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / Bruna Grasielle Nunes de Sousa - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Sofrimento psíquico como categoria de análise da violência doméstica em mulheres, Descrição: O sofrimento psíquico abrange as múltiplas afecções do corpo e da alma que mutilam a vida de diferentes formas. O sofrimento psíquico também está relacionado de como as pessoas são tratadas na sua objetividade de vida que irá refletir na sua subjetividade. O estudo tem por objetivo pesquisar sobre o sofrimento psíquico como aspecto atravessado pela violência. O cunho da pesquisa é qualitativo, teoria metodológica conceitual de construcionismo social. Entrevista semiestruturada. Participantes. Mulheres de Ceilandia e da Estrutural do Distrito Federal. Analisando mapas de Associação de Ideias, que segundo Spink ?(...) são instrumentos de visualização do processo de interanimação que possibilitam, entre outras coisas, mostrar o que acontece quando perguntamos certas coisas ou fazemos certos comentários?. A pesquisa evitará qualquer situação de risco ou desconforto para o entrevistado na condução da pesquisa, garantindo a confidencialidade e o sigilo de tudo relatado. Espera-se que o estudo colabore com publicação no campo de pesquisa sobre o sofrimento psíquico e violência e amplie as discussões com os profissionais e com os acadêmicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / Bruna Grasielle Nunes de Sousa - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Construção social de saberes e práticas - Experiências dos do programa mais médicos de Valparaiso de Goiás, Descrição: O cenário investigativo da pesquisa será o programa mais médico com suas ações, em seus diferentes desdobramentos, o que se constitui no movimento desencadeado pelas transformações que ocorrem na cidade de Valparaíso de Goiás, fortemente marcada pela presença destes profissionais. O programa mais médicos (PMM), é fruto de um pacto para melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, para regiões onde há escassez e ausência de profissionais para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social.( BRASIL, 2015). Diante do contexto atual de mudanças, as formas de saúde, normalmente concentradas no modelo biomédico, precisam ser repensadas, reinventadas, pluralizadas, não bastando à simples inserção de novos médicos, pois isso pode representar a manutenção e fortalecimento de práticas voltada para a doença, e não para pessoa, como preconizado na atenção primária a saúde. A proposta desse projeto nasceu a partir do reconhecimento da importância do tema no cenário nacional que, desde 2013, assumiu status de prioridade na agenda política do governo. Reforça-se a relevância, quando se trata de regiões específicas do Brasil, onde as vulnerabilidades social e sanitária, tanto em municípios pequenos ou médios quanto na periferia dos grandes centros se tornam evidentes e, consequentemente, com maior necessidade de ações que visem enfrentar dificuldades relacionada a atenção básica(Brasil, 2015). O Programa Mais Médicos é uma oportunidade melhoria na atenção a saúde da população principalmente o município de Valparaíso de Goiás que sofria com ausência de médicos. A cidade de Valparaíso pertence a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), é constituída pelo Distrito Federal, alguns municípios de Minas Gerais e de Goiás e ocupa uma região de 55.434,99 quilômetros quadrados, sendo sua população de aproximadamente 3,7 milhões de habitantes. Valparaíso é cidade que aparece na 30ª colocação no ranking de municípios com maior número de mortes por arma de fogo no Brasil (WAISELFISZ,2011). Somente em 2012 foi registrado um total de 86 homicídios por arma de fogo em Valparaíso. Entre 2010 e 2012, a cada 100 mil habitantes, 66,6 foram assassinados por armas de fogo. A taxa nacional em 2012 foi de 21,9, é uma região de alta vulnerabilidade, aspecto significativo para alocação do programa mais médicos. Atualmente Valparaíso de Goiás, possui 24 médicos do PMM que atuam na saúde da família de saúde. Entre os bairros que são contemplados com cerca de 6 mil consultas/mês estão Valparaíso II, Pacaembu, Chácaras Ipiranga, Céu Azul, Morada Nobre, parque são Bernardo e outros. 2016 o programa irá completar três anos, o que segundo secretaria de saúde possibilitou aumento de 30% no atendimento e reduziu na mesma proporção a demanda para hospital e Unidade de pronto atendimento. Segundo dados da secretaria de saúde do município, os médicos cubanos do PMM são alvo de elogios por parte da população, e foi ampliado em 2015. O município de Valparaíso de Goiás no ano de 2014 recebeu o Ministro da Saúde de Cuba, Roberto Ojeda, a Embaixadora de Cuba no Brasil, Maria Helena Ruiz, e uma comitiva cubana visitaram, a Estratégia de saúde da família? ESF, para observar o trabalho realizado pelos médicos cubanos do PMM(Secretaria de saúde de Valparaíso de Goiás,2015). O fortalecimento da Atenção Primária, especificamente, na ESF é de fundamental importância para a melhoria de vários indicadores de saúde de uma população que a cobertura atualmente segundo secretaria de saúde corresponde um pouco menos de 95% com os médicos do PMM, o que por si só já qualifica o município para uma investigação cientifica das práticas de saúde e a ressignificação. Necessitamos, portanto, uma (re)significação das práticas saúde, tendo o PMM como estruturantes desse processo, no sentido da construção de novos saberes e fazer. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2017

    Narrativas dos profissionais do consultório na rua sobre álcool e outras drogas na população negra em Ceilândia ?Distrito Federal ., Descrição: O acolhimento das questões referentes a álcool e outras drogas exigiu a formulação de políticas públicas de saúde para a população em situação de rua em convergência com as diretrizes da atenção básica e a lógica da atenção psicossocial, garantindo o acesso dessa população às outras possibilidades de atendimento no Sistema único de Saúde(SUS), com a implantação dos Consultórios na Rua (CR), instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), integram o componente da atenção básica da Rede de Atenção Psicossocial e devem seguir os fundamentos e as diretrizes definidos na PNAB, buscando atuar frente aos diferentes problemas e necessidades de saúde da população em situação de rua. Ceilândia, é considerada a cidade mais negra do DF e possui um CR . Os profissionais do CR tem como responsabilidade conhecer a realidade, e pensar nos caminhos de mudança que contemple as desigualdades e podemos começar a construir uma perspectiva ampliada de valorização da vida e de exercício da cidadania para usuários de álcool e outras drogas em especial a população negra. Neste processo, o objetivo é como os profissionais do consultório na rua percebem a questão de álcool e outras drogas entre a população negra.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / PRISCILA TAIS DE MORAIS - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Demandas de álcool e outras drogas na atenção primária : histórico nas famílias em Ceilândia ?Distrito Federal ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / JESSICA AQUINO RIBEIRO - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Estratégias de cuidado em saúde mental na atenção primária., Descrição: No campo da saúde pública brasileira, a atenção primária tem, progressivamente, tornado-se uma prática privilegiada nas intervenções em saúde mental, em virtude da necessidade de produzir ações focadas no eixo territorial é vista como dispositivo essencial na reorientação do modelo assistencial, visto que visa imprimir nova dinâmica de trabalho na saúde pública. Segundo Teixeira (2005, p. 228), a extensão e a capilaridade da rede de serviços de atenção primária à saúde, não encontra paralelo em nenhum outro equipamento da rede. A articulação entre saúde mental e atenção primária é um desafio a ser enfrentado para dar garantia de continuidade da atenção a pessoas que tenham transtorno, dentro desse cenário estabeleceu-se como objetivo de pesquisa conhecer as estratégias de cuidados que os usuários portadores de transtorno mental utilizam no seu cotidiano .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / Sávia Gonçalves Oliveira Melo; - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Demandas de saúde mental na atenção primária em Ceilândia ?Distrito Federal, Descrição: Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) (2001) relata que as perturbações mentais e comportamentais são comuns entre os usuários dos serviços de cuidados primários de saúde que pressionando a atenção primária no Brasil. Pressão caracterizada na presença de portadores de transtorno mental que buscam cuidado também na atenção primária a saúde (APS). No campo da saúde pública brasileira, a atenção primária tem, progressivamente, tornado-se uma prática privilegiada nas intervenções em saúde mental, em virtude da necessidade de produzir ações focadas no eixo territorial é vista como dispositivo essencial na reorientação do modelo assistencial, visto que visa imprimir nova dinâmica de trabalho na saúde pública. Segundo Teixeira (2005, p. 228), a extensão e a capilaridade da rede de serviços de APS à saúde, não encontra paralelo em nenhum outro equipamento da rede. Contudo, as informações sobre os pacientes portadores de transtorno muitas vezes não chegam ao conhecimento dos profissionais, principalmente no que concerne a terapêutica medicamentosa e internação. A utilização de medicamentos, ainda é visto como o único recurso disponível àqueles que necessitam desse tipo de cuidado e como recurso que se perpetua na vida desses sujeitos, tornando-os dependentes de tais medicamentos, e supervalorização da internação psiquiátrica. A prescrição e o consumo é fenômeno presente no cotidiano dos serviços públicos de saúde, mas não temos a dimensão dos usuários utilizam e o histórico de internação. O histórico de medicamento e internação é importante para conhecer os usuários e demandas de saúde mental na APS, bem como melhorar a sua articulação APS. A articulação entre saúde mental e atenção primária é um desafio a ser enfrentado para dar garantia de continuidade da atenção a pessoas que tenham transtorno, dentro desse cenário e para tanto estabeleceu-se como objetivo de pesquisa conhecer o sentido atribuído ao histórico medicamentoso e de internação de usuários portador de transtorno mental da área de abrangência da equipe de saúde da família .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / LUANA LIMA GOMES - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Demandas de Saúde mental na atenção primária : histórico medicamentoso e de internação psiquiátrica em Ceilândia ?Distrito Federal, Descrição: No campo da saúde pública brasileira, a atenção primária tem, progressivamente, tornado-se uma prática privilegiada nas intervenções em saúde mental, em virtude da necessidade de produzir ações focadas no eixo territorial é vista como dispositivo essencial na reorientação do modelo assistencial, visto que visa imprimir nova dinâmica de trabalho na saúde pública. Segundo Teixeira (2005, p. 228), a extensão e a capilaridade da rede de serviços de APS à saúde, não encontra paralelo em nenhum outro equipamento da rede. Contudo, as informações sobre os pacientes portadores de transtorno muitas vezs não chegam ao conhecimento dos profissionais, principalmente no que concerne a terapêutica medicamentosa e internação. A utilização de medicamentos, ainda é visto como o único recurso disponível àqueles que necessitam desse tipo de cuidado e como recurso que se perpetua na vida desses sujeitos, tornando-os dependentes de tais medicamentos, e supervalorização da internação psiquiátrica. A prescrição e o consumo é fenômeno presente no cotidiano dos serviços públicos de saúde, mas não temos a dimensão dos usuários utilizam e o histórico de internação. O histórico de medicamento e internação é importante para conhecer os usuários e demandas de saúde mental na APS, bem como melhorar a sua articulação APS. A articulação entre saúde mental e atenção primária é um desafio a ser enfrentado para dar garantia de continuidade da atenção a pessoas que tenham transtorno, dentro desse cenário e para tanto estabeleceu-se como objetivo de pesquisa conhecer o histórico medicamentoso e de internação de usuários da área de abrangência da equipe de saúde da família e o sentido atribuído ao medicamento e internação, bem como o perfil sócio demográfico dos usuários.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / Sávia Gonçalves Oliveira Melo; - Integrante / LUANA LIMA GOMES - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Álcool e outras drogas: Percepção dos profissionais do consultório na rua de Ceilândia ?Distrito Federal, Descrição: No atual contexto de Ceilandia-Distrito Federal, o uso abusivo de drogas e a violência tem representado dois grandes desafios que devem configurar-se como prioridades na implementação de programas e políticas públicas(BRASIL,2004). Esses fatores reforçam a exclusão social e promovem a percepção distorcida da realidade do uso de álcool e outras drogas principalmente em pessoas em situação de rua. Nesse sentido, o acolhimento das questões referentes a álcool e outras drogas exigiu a formulação de políticas públicas de saúde para a população em situação de rua em convergência com as diretrizes da atenção básica e a lógica da atenção psicossocial, garantindo o acesso dessa população às outras possibilidades de atendimento no Sistema único de Saúde (SUS), com a implantação dos Consultórios na Rua (CR), instituídos pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O CR procura ampliar o acesso da população de rua e ofertar, atenção integral à saúde, por meio das equipes e serviços da atenção primária. As equipes de Consultórios na Rua (eCR) devem realizar as atividades de forma itinerante e, quando necessário, utilizando as instalações das Unidades Básicas de Saúde do território para abordagem das diferentes necessidades de saúde da população em situação de rua. Dentro do contexto de vulnerabilidades, como se posicionam a eCR diante do usuário de álcool e outras drogas em situação de rua? O que eles identificam como prioridade no atendimento as pessoas em situação de rua em uso de álcool e outras drogas? Quais experiências marcantes eles tem enfrentado no cotidiano das eCR? Neste processo, o objetivo é conhecer o posicionamento da eCR. Descrever as experiências do cotidiano da eCR com usuário. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / JESSICA AQUINO RIBEIRO - Integrante / Diogo Almeida Carneiro - Integrante / Leilane Peres da Silva - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Sofrimento psíquico de mulheres negras atendidas na na atenção primaria, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Revelando o Sentido da dor em homens atendidos pela equipe de saúde da família em Ceilândia-Distrito Federal, Descrição: Na medicina, o objetivo da dor é informar ao médico acerca da localização e da natureza do problema orgânico, a fim de lhe dar condições de tomar as medidas corretivas necessárias. Na psicologia, é por meio da palavra e da expressão que se tem acesso à dor do paciente, ou seja, o sofrimento pode se expressar por meio dos pacientes e concretamente em termo de doença orgânica. Mc Dougall (1989), afirma que é possível que a manutenção do equilíbrio psíquico se realize, na maior parte das situações da vida, pela produção de sintomas somáticos. ?Assim, para uma compreensão adequada da enfermidade, deve-se levar em conta tanto seus aspectos subjetivos, o que determina um mundo de diferenças interpretativas, como seus aspectos intersubjetivos e objetivos, o que a torna ?objetiva? para os outros? (Alves, 1993: 269). A unidade de saúde é o lugar onde os usuários costumam buscar ajuda para suas queixas, muitas vezes retratada como dor. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / lenora gandolf - Integrante / Sávia Gonçalves Oliveira Melo - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Repertórios de sofrimento de mulheres negras atendidas na atenção primária, Descrição: As pesquisas sobre a saúde do negro no Brasil são muito escassas. Para que se tenha ideia segundo Chaves (2004), os dados oficiais sobre a saúde da população negra, especialmente da mulher, referem-se à ausência dos quesitos gênero e cor ou, o seu não preenchimento nos formulários médicos dos serviços de saúde. O descaso com a informação da raça/cor deriva do mito da democracia racial, ?dificuldade de se lidar com a complexidade da questão racial entre nós, seja da incompreensão, por parte de muitos, em admitir que ainda hoje persista a discriminação entre negros e brancos? (Souza, 1995: 1). A escassez de estudo justifica a necessidade de investigação sobre o sofrimento entre as mulheres negras atendidas na atenção primaria de saúde de Ceilândia. Objetivos. Compreender os repertórios de sofrimento de mulheres negras atendidas na atenção primária; Nomear os repertórios de sofrimento de mulheres negras; Descrever os repertórios de sofrimento de mulheres negras; Explicar os repertórios os repertórios de sofrimento de mulheres negras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / joyce oliveira - Integrante.

  • 2013 - 2015

    AS IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS GERADAS PELO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DA DOENÇA CELÍACA, Descrição: . OBJETIVO GERAL Conhecer o comportamento psicossocial gerado pelo diagnostico e tratamento da Doença Celíaca. 2.1.Objetivos específicos 1. Identificar a distribuição do diagnóstico de pacientes atendido no ambulatório de DC do HUB segundo variáveis sócio demográficas (sexo, idade, escolaridade e renda). 2. Descrever a reação ao diagnóstico e tratamento da D.C; 3. Verificar as mudanças nas atividades sociais do paciente depois do diagnostico e tratamento da DC; 4. Acompanhar os pacientes do diagnóstico ao tratamento pelos seis primeiros meses de descoberta da D.C. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Integrante / lenora Gandolfi - Coordenador / SUSY ROCHA MATOS - Integrante.

  • 2013 - 2014

    CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA., Descrição: Projeto fruto do PIBIC AFROATI.UnB. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / GIOVANNA CRISTINA SIQUEIRA NETO - Integrante., Número de orientações: 1

  • 2013 - 2014

    Saúde Integral em Ceilândia: Ações prioritárias para avaliação e orientação nutricional., Descrição: O projeto Saúde Integral. Ações prioritárias para avaliação e orientação nutricional de famílias carentes de Ceilândia, é fruto do Projeto de extensão universitária ?Saúde Integral em famílias carentes do Distrito Federal?, que funciona desde o ano de 1998 com prof Lenora Gandolf. A Saúde Integral tem seu foco na educação em saúde, processo que se baseia no encorajamento e apoio para que as pessoas e grupos sociais assumam maior controle de suas vidas a partir das informações clínicas socializadas. Dessa forma, ações de prevenção e promoção da saúde no domicilio, instrumentaliza a comunidade para exercer um papel ativo na sua saúde e vida, ou seja, um investimento no autocuidado. Conforme Mendes (2012) o autocuidado objetiva preparar e empoderar as pessoas para que auto gerenciem sua saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / MARIANA RIBEIRO DE FREITAS - Integrante.

  • 2012 - 2015

    A Dor que fala, a Dor que cala: Sentidos e Formas do Sofrimento Psíquico Em Usuários Atendidos pela Equipe De Saúde da Família em Ceilândia ? Distrito Federal, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador / lenora gandolf - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Perfil epidemiológico e nosológico de transtornos mentais na clientela atendida pela Equipe de Saúde da Família em Ceilândia ? Distrito Federal., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    PERCEPÇÃO DE DROGAS LÍCITS E ILICITAS:FATOR DE RISCO E PROTEÇÃO PARA USO DE DROGAS NA COMUNIDADE DE CEILNDIA, Descrição: Compreender a percepção da comunidade sobre os fatores para uso de drogas licitas e ilicitas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    NARRATIVAS SOBRE VIOLENCIA DOMÉSTICA DE MULHERES DE CEILANDIA- DISTRITO FEDERAL., Descrição: O presente trabalho consiste em um estudo sobre a violência doméstica sobre o olhar as mulheres de Ceilândia-Distrito Federal, e busca, mais especificamente, trazer à discussão as narrativas das mulheres relacionado a violência. Para não perder o foco do objetivo apresentado, as seguintes questões foram formuladas: 1. Qual o significado da violência domestica para as mulheres de Ceilândia? 2. Como as mulheres narram e descrevem a violência doméstica? 3. Como as mulheres nomeiam a violência doméstica?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    CRACK E OUTRAS DROGAS NA REGIÃO DE JUAZEIRO : ACESSIBILIDADE, ESTRATÉGIA DE MERCADO E FORMA DE USO, Descrição: No Brasil, levantamentos epidemiológicos têm apontado o aumento do uso de crack, possivelmente em razão de mudanças de seu acesso, estratégias de mercado e formas de uso. Objetivo: Identificar tais aspectos da cultura de uso de crack, na cidade de Juazeiro sob a perspectiva do próprio usuário. Métodos: Será adotado amostra intencional, selecionada por critérios, composta de usuários (n = 45) e ex-usuários de crack (n = 17). Recrutados por meio de informantes-chave cada participante será submetido a à entrevista semiestruturada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    CONSTRUÇÃO SOCIAL DE APRENDIZAGEM EM SAÚDE MENTAL, Descrição: A Saúde Mental no PSF é uma tendência da Reforma da Atenção Psiquiátrica e cumpre princípios do SUS, exigindo de seus profissionais qualificação. Este estudo objetiva construir sentidos acerca das necessidades, demandas e recursos de aprendizagem em Saúde Mental e Saúde da Família, estabelecendo espaços de diálogos e reflexões acerca dessa temática. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, que tem como referencial teórico o construcionismo social. Será realizada em cinco municípios, incluindo a capital do estado da Bahia. Participarão do estudo membros das ESF, docentes e discentes de universidades públicas, e integrantes dos Pólos de Educação e Capacitação Permanente em Saúde. Os instrumentos de coleta de dados serão: formulários, entrevistas, grupo focal, observação e imagens. A análise dos dados será feita mediante estatística descritiva e, ou análise temática. Dentre outros benefícios, espera-se contribuir para o avanço do conhecimento e indicação de estratégias de solução de problemas prioritários para a qualificação em saúde mental e na atenção básica, especialmente, em contextos da estratégia de Saúde da Família.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Integrante / ROZEMERE CARDOSO DE SOUZA - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

  • 2010 - Atual

    Centros Regionais de Referência para formação permanente aos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, Descrição: O projeto origina-se da experiência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com o tema álcool e outras drogas a partir de estágio dos alunos do Curso de Enfermagem e dos alunos do Programa de Residência Multiprofissional do Núcleo de Saúde Mental, em um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e outras Drogas, serviço que atende a dependentes químicos. A experiência com os usuários trouxe elementos importantes relacionados ao uso do crack e outras drogas como: violência, complicações psiquiátricas, acidente de trânsito e inúmeras tentativas de suicídio e homicídio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Josenaide Engracia dos Santos - Coordenador., Financiador(es): SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Premiação de Implantação do Centro Regional para manejo de situações relacionada a Drogas e vulnerabilidades, SENAD- Ministério da Justiça.

2004

Nome da turma de ENFERMAGEM, Universidade do Estado da Bahia.

2000

MADRINHA DA TURMA DE Fisioterapia, UNIVERSIDADE TIRADENTES- ARACAJU.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, UNB - Campus Ceilândia. , Centro Metropolitano - Conjunto A - Lote 01, Ceilândia, 41195001 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31078400

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: ESTATUTARIO, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - Atual

    Universidade de Brasília, UnB

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: estatutario, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 11/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UNB - Campus Ceilândia, .,Cargo ou função, Suplente de colegiado de extensão.

    • 11/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, UNB - Campus Ceilândia, .,Cargo ou função, Membro de comissão de atividades complementares.

    • 08/2011

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PRATICAS INTERDISCIPLINARES EM SAUDE

    • 08/2011

      Ensino, Ciências da Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PRATICAS INTERDISCIPLINARES EM SAUDE

    • 05/2011

      Ensino, Terapia Ocupacional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, terapia ocupacional atenção basica

  • 1996 - 2011

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2003 - 2010

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 05/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , PROGRAMA DE RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2005

      Direção e administração, Departamento Ciências da Vida, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL.

    • 02/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Departamento Ciências da Vida, Departamento Ciências da Vida.,Atividade realizada, Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Mental.

    • 01/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Colegiado de Enfermagem, Colegiado de Enfermagem.,Atividade realizada, Coordenadora da Residência em Saúde Mental.

    • 10/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Pró Reitoria de Extensão, Pró Reitoria de Extensão.,Atividade realizada, Coordenadora do Projeto Roda da Saúde.

    • 07/2003

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Relações Interpessoais em Saúde, Educação em Saúde

    • 07/2003

      Ensino, Fonoaudiologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Saúde

    • 09/2004 - 11/2005

      Direção e administração, Ministerio da Saúde, .,Cargo ou função, COORDENADOR ADMINISTRATIVO DO PROJETO RODA DA SAÚDE.

    • 10/2005 - 10/2005

      Ensino, ESPECIALIZAÇÃO EM NEONATOLOGIA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO EM SAÚDE

    • 10/2003 - 09/2005

      Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Projeto Roda da Saúde de Educação continuada de Profisionais de Saúde da Atenção Básica.

    • 07/2004 - 08/2005

      Direção e administração, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E SISTEMAS EM SERVIÇO DE SAÚDE EM CONVÊNIO COM SECRETARIA DE SAUDE DO ESTADO DA BAHIA ?SESAB.

    • 05/2004 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO CONSTITUIDA PARA SELEÇÃO DE MONITORIA DA DISCIPLINA ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA I.

    • 05/2004 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO CONSTITUÍDA AD? REFERENDUM PARA ANALISAR OS PROCESSOS DE MATRICULA ESPECIAL/ TRANSFERENCIAS PARA UNEB.

    • 05/2004 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO PARA SELEÇÃO DE ALUNOS, MATRÍCULA ESPECIAL/TRANSFERÊNCIA PARA O 1 SEMESTRE..

    • 05/2004 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO CONSTITUÍDA PARA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ENFERMAGEM..

    • 05/2004 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO CONSTITUÍDA PARA ANALISE DOS PROCESSOS DE TRANSFERENCIA EX OFFICIO REFERENTE AO 2 SEMESTRE DE 2003..

    • 05/2004 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO CONSTITUÍDA PARA PROCEDER A AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE NÚMERO 426/04 DA ALUNA ROSE MEIRE CARDOSO DA COSTA REFERENTE A REAVALIAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II CONFORME ATO DE NUMERO 07/2004 DESTE COLEG.

    • 01/2004 - 02/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, Comissão para selecionar candidatos para matrícula especial no curso de Enfermagem.

    • 10/2003 - 11/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Enfermagem, .,Cargo ou função, Comissão para seleção de Professor Visitante.

  • 2006 - Atual

    Universidade Estadual de Santa Cruz

    Vínculo: Grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 2

  • 2008 - 2011

    Universidade Católica do Salvador

    Vínculo: PROFESSOR EMPREEDEDOR, Enquadramento Funcional: COORDENADOR DE PÓS, Carga horária: 10

    Atividades

    • 07/2007 - 07/2011

      Ensino, Especialização Saúde Mental, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL

    • 07/2009 - 07/2010

      Outras atividades técnico-científicas , PESQUISA E POS GRADUAÇÃO, PESQUISA E POS GRADUAÇÃO.,Atividade realizada, COORDENAÇÃO DE POS GRADUAÇÃO.

  • 2004 - 2007

    Centro Universitário Jorge Amado

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 12

  • 2004 - 2006

    Centro Universitário Jorge Amado

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: COLABORADOR, Carga horária: 20

    Atividades

    • 05/2004 - 05/2006

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO EM SAUDE

    • 05/2004 - 05/2006

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EDUCAÇÃO EM SAUDE

  • 1995 - 1997

    Universidade Tiradentes

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/1996 - 07/1997

      Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saúde Mental, Psicologia II, Psicologia I

    • 06/1995 - 12/1995

      Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Geral