Fátima Casasola Miguel
Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho - UGF (1995); Especialista em Educação e Reeducação Psicomotora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CEPUERJ/UERJ (1989); Especialista em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2002); Especialista em Gerontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CEPUERJ/UERJ (2010). Professora concursada e aprovada para exercer o cargo no Ensino Supletivo e Médio na extinta FAEP/RJ (1994). Atuou no Ensino Superior, ininterruptamente, por 20 anos (2003 - 2023). Cursos que ministrou aulas: Educação Física, Pedagogia, Biologia e Artes Sênicas, Professora de cursos de Pós Graduação nas áreas: Psicomotricidade, Didática do Ensino Superior e Pedagogia do Movimento Humano. Atualmente aposentada de Cursos de Licenciatura, mas em processo de seleção para doutoramento em instituições nível internacional.
Informações coletadas do Lattes em 19/07/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação Física
1987 - 1995
Universidade Gama Filho
Título: ATIVIDADES PSICOMOTORAS E HABILIDADES FINAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: UMA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA., Ano de Obtenção: 1995
Orientador: FEIJÓ, Olavo Guimarães
Palavras-chave: ERGOMOTRICIDADE - ERGONOMIA - HABILIDADES FINAS -.
Especialização em Geriatria e Gerontologia
2009 - 2010
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Experiências bem sucedidas em programas de um envelhecimento ativo no mundo: as UNATIS.
Orientador: Célia Pereira Caldas
Especialização em Curso de Especialização em Educação a Distãncia na
1999 - 2002
Universidade Católica de Brasília
Título: Proposta de Reformulação da Organização e Estrutura do programa Formação de Formadores do SENAI-RJ
Orientador: Leda Gonçalves de Freitas
Bolsista do(a): Serviço Nacional da Indústria do RJ, SENAI-RJ, Brasil.
Especialização em Educação e Reeducação Psicomotora
1987 - 1988
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Educação Física e Psicomotricidade
Orientador: Martha Aracy Lovisaro do Nascimento
Formação complementar
2014 - 2014
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE. (Carga horária: 4h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2014 - 2014
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE. (Carga horária: 4h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2014 - 2014
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES ON LINE. (Carga horária: 24h). , Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso Capacitação de Tutores. (Carga horária: 86h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Terceira Idade.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Gerontologia Funcional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
Organização de eventos
MIGUEL, F. C. . SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2014. (Outro).
MIGUEL, F. C. . FESTIVAL DE GINÁSTICA - GINASTRADA UCL. 2014. (Festival).
MIGUEL, F. C. . FEIRA DE FOLCLORE BRASILEIRO UVA. 2014. .
MIGUEL, F. C. . SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2014. (Outro).
MIGUEL, F. C. . 1 Workshop Saúde no Vila da Feira - O Novo Conceito de Saúde na Maturidade. 2011. (Outro).
MIGUEL, F. C. . PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MELHOR QUALIDADE DE VIDA: POR UMA EXISTÊNCIA MAIS SAUDÁVEL. 2006. (Outro).
Participação em eventos
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE TUTORES ONLINE.Professor Tutor. 2015. (Outra).
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE.Uva na Oficina: Docência Online. 2015. (Oficina).
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOCENTE.Uva na Oficina: Práticas docentes. 2015. (Oficina).
PROGRAMA JANELAS DOS SABERES.PEDAGOGIA DOS PROJETOS. 2015. (Outra).
SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.Universidade Fitness. 2014. (Encontro).
Semana da Educação Física.Atividade Física e Saúde. 2013. (Outra).
VII Semana de Enfermagem e Mostra Científica de Pesquisa e.Oficina de Recreação Infantil Hospitalizada. 2013. (Oficina).
Ciclo de Aperfeiçoamento Acadêmico.Planejamento de Ensino numa Perspectiva Interdisciplinar. 2012. (Encontro).
Encontro no Rotary Club Rio Comprido.Consciência de Si - Corporeidade. 2008. (Encontro).
2 Congresso Carioca de Educação Física - FIEP/RJ. Educação Física Escolar Contemporânea. 2007. (Congresso).
I Simpósio da Educação Física e Atividade Física do Centro Universitário Celso Lisboa.Promoção da Saúde para Melhor Qualidade de Vida. 2007. (Simpósio).
3ª Jornada Brasileira Científica da FIEP/Cabo Frio 2006, Encontro de Atividade Física, Fissioterapia e Nutrição no Estado do Rio de Janeiro EAFERJ.A corporeidade da criança: uma questão também de lateralidade. 2006. (Outra).
Dia da Conscientização da Promoção da Saúde para a Qualidade de Vida.PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA A MELHOR QUALIDADE DE VIDA: POR UMA EXISTÊNCIA MAIS SAUDÁVEL. 2006. (Encontro).
II Fórum de Docentes do Centro Universitário Celso Lisboa. 2006. (Outra).
Semana da Educação Física.Educação Física Escolar Contemporânea. 2006. (Seminário).
XXIV Semana de Informação Profissional - Colégio Andrews.Educação Física. 2006. (Outra).
III Encontro de Transpsicomotricidade 5 anos Singularidade & Multiplicidade.Programa. 2005. (Encontro).
O Jogo e o lúdico.IV OFICINA DE EDUCAÇÃO. 2005. (Oficina).
XXX Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional e I Seminário de Formação de Docentes para a Educação Profissional - ABT/SENAC - RJ. 1998. (Seminário).
Seminário ?Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação à Distância - LDB - ABT/UNI-RIO/UERJ. 1997. (Seminário).
Seminário Internacional Gestão Estratégica do Conhecimento - SENAI-DN/FINEP. 1997. (Seminário).
Participação em bancas
MIGUEL, F. C.. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS NO 2 SEGMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida.
MIGUEL, F. C.. A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM NÚCLEOS ESCOLARES. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO SEGUNDO SEGMENTO NAS ESCOLAS DA CIDADE DO RJ UMA PESQUISA DE CAMPO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE OBESIDADE ATRAVÉS DO IMC EM ALUNOS NO ENSINO MÉDIO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. A INFLUÊNCIA DO BASQUETE ADAPTADO NO AUTOCONCEITO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. A INFLUÊNCIA DO BASQUETE ADAPTADO NO AUTOCONCEITO DO PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. VERIFICAÇÃO DO ÍNDICE DE OBESIDADE INFANTIL NA ESCOLA ENTRE ALUNOS DA FAIXA ETÁRIA DE 8 A 12 ANOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. O ESTADO DE HUMOR EM IDOSOS PRATICANTES DE CAPOEIRA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. O mercado do Jiu Jitsu nos últimos tempos e sua influência no MMA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. C. de O; TAVARES, F. da S; PEREIRA, P. B. de O;.Verificação da Participação dos alunos do 8 e 9 ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. A; FERREIRA JUNIOR, J.F.C; CORRÊA, V.H..Iniciação Pedagógica do Futsal feminino nas aulas de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. E. O. do; OLIVEIRA, L. P. de; MONTEIRO, L. G..Personal Trainer e o Marketing Pessoal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. F.L. de; SOARES, A.N; PINTO, C.B; FIGUEIREDO JR.,.O Marketing Esportivo dos Clubes de Futebol Carioca. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa.
MIGUEL, F. C.. A; NASCIMENTO, C..Influência do Treinamento no Equilíbrio do Idoso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.
MIGUEL, F. C.. ; BENVINDA, S..Quais as principais atividades físicas procuradas por idosos em academias do Município de Belford Roxo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - ABEU Centro Universitário.
MIGUEL, F. C.. Práticas Corporais Alternativas na Educação Física Escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida.
MIGUEL, F. C.. Cidadania no espaço escolar:o educador como agente mediador. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida.
MIGUEL, F. C.. A Importancia do Esporte na Edução. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida.
MIGUEL, F. C.. Lazer com Qualidade de Vida na 3ª idade. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade Veiga de Almeida.
Orientou
A DANÇA COMO ATIVIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A educação física escolar e o desenvolvimento motor na teoria de Gallahue para a educação infantil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Participação dos alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, nas aulas de educação física; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A dança como contexto da cultura escolar: perspectivas de professores e alunos de uma escola pública do ensino fundamental; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Esportes de campo alternativos nas aulas de Educação Física; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A TRAJETÓRIA DE UM PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL: A CAPOEIRA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
IDENTIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO ? TDC EM CRIANÇAS COM 9 E 10 ANOS DE IDADE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
O QUE LEVA E MANTEM O IDOSO NA MUSCULAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
OBESIDADE INFANTIL: A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO PREVENÇÃO?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
O DIREITO CONSTITUCIONAL À APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB O MAGISTÉRIO DE PROFISSIONAL LICENCIADO E DEVIDAMENTE HABILITADO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A PEGAGOGIA LÚDICA NO AMBIENTE ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
O ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
ALUNO COM DIABETES MELLITUS TIPO I NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O PROFESSOR ESTA CAPACITADO PARA AUXILIÁ-LO A UMA PRATICA SAUDÁVEL E SEGURA?; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE ESCOLAR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A INCLUSÃO NA EDUCAÇÂO FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA(S); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
WRESTLING, MUAY THAI E O BRAZILIAN JIU-JITSU: BASE DO MMA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Motivação nas aulas de educação física: fatores que influenciam; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC): uma descoberta do século XXI?; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Alimentação saudável: questão para educação física na escola; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Dança na escola: uma educação pra lá de física; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Professor de Educação Física na Educação Básica: e a motivação docente?; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A-Santos, F; M; C; -Ferreira, F; W; A; -Silva, M; P; ; Bullying: uma realidade nas aulas de educação física; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Dominância lateral em síndrome de down; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Estratégias pedagógicas em educação física para uma inclusão social de pessoas com deficiência na escola regular; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A importância da ginástica laboral nos processos de produtividade; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Perfil dos níveis de dor de técnicos do setor laboratorial no Hospital de Clínicas de Jacarepaguá; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Verificação da dominância da lateralidade em alunos da escolinha de natação; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Jogos cooperativos auxiliando para o desenvolvimento da vida escolar e social da criança; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
PANORAMA ATUAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Associação Educacional Veiga de Almeida (UVA-Universidade Veiga de Almeida); Orientador: Fátima Casasola Miguel;
OLIMPIADAS NA ESCOLA: UMA CONSTRUÇÃO POSSIVEL DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A importância de se trabalhar lateralidade e orientação espacial no ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Associação Educacional Veiga de Almeida (UVA-Universidade Veiga de Almeida); Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Atividades lúdicas como forma de aprender brincando nas aulas de educação física - 1 ciclo do Ensino Fundamental; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Agressividade infantil no ambiente escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A natação de forma lúdica como proposta de educação física para crianças de 4 a 6 anos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Capoeira; Inplicações para a prática pedagógica: uma visão plural do profissional de educação física; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A psicomotricidade como influenciadora nas primeiras aprendizagens; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A avaliação psicomotora como "instrumento" de investigação do processo de desenvolvimento psicomotor de adolescentes do ensino fundamental na 7ª série; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A relação entre elementos da psicomotricidade associada às dificuldades de aprendizagem em alunos do 1 ciclo de ensino fundamental; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Diferença significativa no desenvolvimento motor de crianças que estudam em escola particular e pública; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
O impacto da natação nos sintomas de uma criança bronco-asmática; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A prática das danças a dois nas aulas de educação física do ensino médio; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A influência da psicomotricidade na ação do professor de educação física na educação infantil; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Futsal feminino como instrumento de inclusão social; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A prática da natação como melhora na socialização em crianças de 02 a 06 anos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Celso Lisboa; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Educação Continuada: o profissional como agente de sua formação permanente; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
AGRESSIVIDADE INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
O Lúdico na Educação Infantil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Associação Educacional Veiga de Almeida (UVA-Universidade Veiga de Almeida); Orientador: Fátima Casasola Miguel;
A Importância do Esporte na Educação; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fátima Casasola Miguel;
Produções bibliográficas
-
MIGUEL, F. C. . Ergomotricidade nas Estruturas de Produtividade?. Motus Corporis, Revista de Divulgação Científica do Mestrado e Doutorado em Educação Física - UGF, Rio de Janeiro, v. 5, n.1, 1998.
-
MIGUEL, F. C. . LINGUAGEM CORPORAL E MOVIMENTO. 1. ed. RIO DE JANEIRO: UVA, 2014. 136p .
-
MIGUEL, F. C. . - ATIVIDADE FÍSICA E RECREATIVA COMO INSERÇÃO SOCIAL: PROJETO VIVER MAIS. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - A MOTIVAÇÃO COMO ELEMENTO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO HUMANO EM AMBIENTES DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . PANORAMA ATUAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO. In: 11 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2006, Cabo Frio. PANORAMA ATUAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO. Rio de Janeiro: MetA science, 2006.
-
MIGUEL, F. C. ; MACHADO, Kennya . A CORPOREIDADE DA CRIANÇA: UMA QUESTÃO TAMBÉM DE LATERALIDADE.. In: 11ª, 2006. 11 Encontro de Atividade Física, Fisioterapia e Nutrição - RJ. Cabo Frio - RJ: Revista Meta Science. v. 1.
-
MIGUEL, F. C. ; MACEDO, M. M. . ESTUDOS DAS CARACTERÍSTICAS DAS QUALIDADES FÍSICAS BÁSICAS NOS DIVERSOS ESTÁGIOS DE MATURAÇÃO SEXUAL.. In: 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP 2005, CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL E III CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO AMERICANO DA FIEP, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: New Wolrd Gráfica, 2005. v. 75. p. 155-157.
-
MIGUEL, F. C. . - GINÁSTICA ALTERNATIVA: UMA NOVA OPÇÃO PARA MÃES E FILHOS. In: - 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? FIEP 2005, CONGRESSO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL E III CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO AMERICANO DA FIEP, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - INSERÇÃO E PRÁTICA NA ATIVIDADE LABORAL: PROJETO ?MEXA-SE UVA. In: - 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? FIEP 2005, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - ERGOMOTRICIDADE: UMA PROPOSTA PARA A MELHORIA DAS CONDIÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. In: - 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? FIEP 2005, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . DESCOBRIR, ENTÃO COBRIR. In: - 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? FIEP 2005, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: New World Gráfica, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . MITOS E VERDADES NA UTILIZAÇÃO DA FLEXIBILIDADE NA PRÁTICA DO FUTSAL NA CIDADE DE CABO FRIO. In: - 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? FIEP 2005, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . ESCOLINHAS ESPORTIVAS: NEM SEMPRE UM FUTURO PROMISSOR PARA A CRIANÇA. In: - 20 CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA ? FIEP 2005, 2005. FIEP BULLETIN. Foz do Iguaçu: New Wolrd Gráfica.
-
MIGUEL, F. C. . A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA CIDADE DE CABO FRIO EM RELAÇÃO AOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS NA INSERÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA. In: FIEP BULLETIN, 2005, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN. Fozs do Iguaçu: New Wolrd Gráfica, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - A MOTIVAÇÃO COMO ELEMENTO DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO HUMANO EM AMBIENTES DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - A EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - DESVIOS POSTURAIS DECORRENTE DA PRÁTICA DA PESCA INDUSTRIAL. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO., 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . DECIFRAÇÃO - O JOGO. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - A PRÁTICA DO MALABARISMO COMO PROPOSTA DE MELHORIA DAS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . QUALIDADE DE VIDA X PRODUÇÃO ECONÔMICA. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . - ATIVIDADE FÍSICA E RECREATIVA COMO INSERÇÃO SOCIAL: PROJETO VIVER MAIS. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . SENSAÇÕES DOS PRATICANTES DE TREKKING. In: 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, FISIOTERAPIA E NUTRIÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- II JORNADA BRASILEIRA CIENTÍFICA DA FIEP/CABO FRIO, 2005, Cabo Frio - RJ. 10 ENCONTRO DE ATIVIDADE FÍSICA, 2005.
-
MIGUEL, F. C. . Trajetória Profissional e Experiências na Educação Física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIGUEL, F. C. . Adoecimento no mundo do trabalho - um olhar multiprofissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MIGUEL, F. C. . A prática corporal nas aulas de educação física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGUEL, F. C. . Promoção da Saúde para a Qualide de Vida. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGUEL, F. C. . Educação Física Escolar Contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGUEL, F. C. . Educação Física Escolar Contemporânea. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
MIGUEL, F. C. . Desenvolvimento e Aprendizagem - Módulo 1. 2003.
MIGUEL, F. C. . Guia de Percurso - Curso Normal Superior. 2003.
MIGUEL, F. C. ; BARRETO, A. C. L. Y. G. . SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LAPAGESSE, Fátima de Drummond. . Educação Física Escolar. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LAPAGESSE, Fátima de Drummond. . IV Simpósio de Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LAPAGESSE, Fátima de Drummond. . III Simposio de Educação Física do Centro Universitário Celso Lisboa. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MIGUEL, F. C. . Programa Edna Savaget. 1982. (Programa de rádio ou TV/Outra).
MIGUEL, F. C. . LINGUAGEM DO CORPO E MOVIMENTO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EducaçãoaDistância).
MIGUEL, F. C. . Apostila de Psicomotricidade. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação).
MIGUEL, F. C. . Capacitação dos Tutores Curso Normal Superior. 2003. .
MIGUEL, F. C. ; VIOLATO, N. C. S. ; KFOURI, S. F. ; RAMPAZZO, S. R. R. . Guia de Percurso - Curso Normal Superior. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - EducaçãoaDistância).
MIGUEL, F. C. . Material Didático Impresso - Curso Normal Superior da UNOPAR ? CEPC. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).
MIGUEL, F. C. . Implantação do Ambiente Informatizado Aulanet no Sistema FIRJAN - SENAI-RJ. 2000. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).
MIGUEL, F. C. . Programa Senai Formação de Formadores - Capacitação dos Tutores Gestores dos Pólos. 1999. .
LAPAGESSE, F. D. ; MIGUEL, F. C. . Curso de Material Didático Impresso - Educação à Distância. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).
MIGUEL, F. C. . Programa Senai Formação de Formadores ? Preparando Tutores Facilitadores. 1998. .
MIGUEL, F. C. . Capacitação Tutores Articuladores - Departamentos Regionais do SENAI Nacional. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MIGUEL, F. C. . Capacitação de Tutores Facilitadores para o quadro de pessoal dos Departamentos Regionais do SENAI em parceria com SENAI - DN. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).
LAPAGESSE, F. D. ; MIGUEL, F. C. . Curso Uso Eficiente de Energia. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).
MIGUEL, F. C. . Curso Elaboração de Material Didático Impresso. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MIGUEL, F. C. . Curso Higiene e Segurança do Trabalho para a Qualidade de Vida - Divisão de Educação a Distância / SENAI - RJ. 1997. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Educação a Distância).
MIGUEL, F. C. . Qualidade de Vida: qual é a sua?. 2011.
MIGUEL, F. C. . Tecnologias em Educação - Tele-aula ? UNOPAR. 2003.
MIGUEL, F. C. . Psicomotricidade na Formação Profissionalizante. 1995.
Prêmios
2014
Dez Anos do Curso de Educação Física da Universidade Veiga de Almeida, Universidade Veiga de Almeida.
2008
Professora Homenageada - Bacharelado em Educação Física. Turmas 2007.2, 2008.1, 2008.2., Centro Universitário Celso Lisboa.
2007
Paraninfo, Universidade Veiga de Almeida.
2007
Homenagem a Mestre - Formandos 2007.1, Universidade Veiga de Almeida.
Histórico profissional
Experiência profissional
2006 - Atual
centro universitario celso lisboaVínculo: Professor Auxiliar de Ensino, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 9
2010 - 2010
Universidade Castelo BrancoVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40
2003 - 2003
Universidade Norte do ParanaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 40
Atividades
-
05/2003 - 07/2003
Ensino, Gestão e Planejamento Escolar, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão e Planejamento Escolar
-
02/2003 - 07/2003
Ensino, Normal Superior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional
-
01/2003 - 02/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Coordenadora do Setor de Material Didático.
1995 - 2002
Federação das Indústrias do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Projetos Educacionais, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - Atual
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE Curso Pedagogia EAD, Carga horária: 4
2014 - Atual
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor-Conteudista, Carga horária: 4
2009 - Atual
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE Curso Educação Física, Carga horária: 14
2004 - 2019
Universidade Veiga de AlmeidaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto
Atividades
-
02/2004
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Folclore, Educação Física Escolar, Prática de Ensino/Estágio Supervisionado, Recreação e Lazer
-
08/2005 - 12/2005
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Recreação na escola
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fátima Casasola Miguel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?