Alex Teixeira de Araújo

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus XIV; Pós-graduado em História e cultura Afro Brasileira pela Universidade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM. Mestrando em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus V. Atualmente é professor de História no Colégio Municipal de Biritinga e Centro Educacional 30 de junho (Rede Estadual) com atuação no nível superior como professor orientador no curso de licenciatura em História da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FTC - Polo Serrinha)). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial dos povos indígenas do Brasil. Coordenou e participou junto aos alunos da PARFOR Letras Seminário temática na escola - Cultura indígena. Atualmente Desenvolve pesquisa de mestrado sobre história e cultura dos povos indígenas do Brasil, com ênfase na catequização dos índios Tapuias do sertão da Bahia, analisando a diversidade étnica e cultural desses povos e suas múltiplas contribuições para a formação da sociedade brasileira colonial e contemporânea. Participa do grupo de pesquisa de História da América Portuguesa coordenado pela professora Prof.ª Dra. Suzana Maria de Souza Santos Severs , com ênfase nos estudos coloniais sobre Inquisição, cristão novos e história e cultura dos povos indígenas brasileiros.

Informações coletadas do Lattes em 31/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em História Regional e Local

2013 - Atual

Universidade do Estado da Bahia
Orientador:Suzana Maria de Souza Santos Severs.

Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira

2010 - 2012

Faculdade do Noroeste de Minas
Orientador: Tatiana Benevides Magalhães Braga

Graduação em História

2006 - 2010

Universidade do Estado da Bahia
Orientador: Iris Verena Santos de Oliveira

Graduação interrompida em 2004 em Licenciatura em Letras Vernáculas

2002 - interrompida

Universidade Estadual de Feira de Santana
Ano de interrupção: 2004

Formação complementar

2009 - 2010

"Direitos Humanos e Mediação de Conflitos". (Carga horária: 60h). , Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

VIII Semana de Historia Política / V Seminário Nacional de História: política e cultura & política e sociedade UERJ.Catequização e Colonização em Água Fria entre 1653-1750: de arraial a uma das mais importantes e antigas vilas da Bahia.. 2013. (Seminário).

III Simpósio de História Regional e Local.Catequização e Colonização em Água Fria entre 1653-1750: de arraial a uma das mais importantes e antigas vilas da Bahia.. 2013. (Simpósio).

II Encotro de História do CAHL UFRB.Catequização e colonização na vila baiana de são João Batista de Água Fria entre 1653-1750.. 2013. (Encontro).

4º Seminário do Centro de Pesquisa da Religião:Religião Memória e Política. 2012. (Seminário).

IV Seminário: O Campus XI e a Construção do conhecimento no Semi-Árido Baiano.Governo de Salvador Allende e Sua Queda: os fatores que levaram a queda do governo de Salvador Allende no Chile em 1973.. 2009. (Seminário).

Seminário Interdisciplinar e Pesquisa e Extensão (SIPE). 2009. (Seminário).

X Jornada Pedagógica: Educação: caminho para transformação. 2009. (Encontro).

IX Jornada Pedagógica Qualidade na Educação: um desafio de todos.. 2008. (Encontro).

Mini-curso: História e Imagens: Uso das Imagens na Pesquisa Historiográfica (UFPB).. 2008. (Encontro).

XX Encontro Regional de Estudantes de História do Norte e Nordeste. 2008. (Encontro).

Curso de Extensão: História e Literatura Científica: Processo de Pesquisa Exploratória e Fontes Bibliográficas e fontes Eletrônicas (UNEB). 2006. (Outra).

Curso de Planejamento da Prática Pedagógica UNEB. 2005. (Encontro).

Comissão julgadora das bancas

Iris Verena Oliveira

OLIVEIRA, I. V. S.. Ensino de História e dialogicidades: desafios e perspectivas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia.

Foi orientado por

Suzana Maria de Sousa Santos Severs

Catequização e colonização em água fria entre 1653-1750: de arraial a uma das mais importantes e antigas vilas da Bahia; 2013; Dissertação (Mestrado em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Suzana Maria de Sousa Santos Severs;

Iris Verena Oliveira

Ensino de História e dialogicidade: desafios e perspectivas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Iris Verena Oliveira;

Produções bibliográficas

  • ARAÚJO, Alex. T. . Catequização e Colonização em Água Fria entre 1653-1750: de arraial a uma das mais importantes e antigas vilas da Bahia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Alex. T. . Catequização e Colonização em Água Fria entre 1653-1750: de arraial a uma das mais importantes e antigas vilas da Bahia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Alex. T. . Catequização e colonização na vila baiana de são João Batista de Água Fria entre 1653-1750.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • ARAÚJO, Alex. T. . Seminário temática na escola - Cultura indígena. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO, Alex. T. ; ALMEIDA, A. C. ; SANTIAGO, F. C. L. . O governo de Allende e sua queda: os fatores que levaram a queda do governo de Salvador Allende no Chile em 1973. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Prêmios

2008

Apresentação de artigo: O GOVERNO DE ALLENDE E SUA QUEDA:OS FATORES QUE LEVARAM A QUEDA DO GOVERNO DE SALVADOR ALLENDE NO CHILE EM 1973, UFPB.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Colégio Municipal de Biritinga, Secretaria Municipal de Educação. , Rua Presidente Médice, Centro, 48780000 - Biritinga, BA - Brasil, Telefone: (75) 32672379

Experiência profissional

2012 - Atual

Centro Educacional 30 de Junho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

2002 - Atual

Colégio Municipal de Biritinga

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20

2010 - Atual

Centro Educacional LFS FTC EAD Serrinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Orientador, Carga horária: 20

2009 - 2011

Colégio Educarte NB Empreendimentos Educacionais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10

2008 - 2008

Universidade para todos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 37