José Maria Soares Rodrigues
Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou como Professor Associado na Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática (GEPFORMA) do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Nos últimos 20 anos desenvolveu estudos e pesquisas sobre processos de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental; sobre Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de matemática na Educação Básica; sobre Formação de professores dos anos iniciais de escolarização; e sobre processos de ensino e aprendizagem de Probabilidade e Estatística na Educação Básica.
Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2007 - 2011
Universidade Federal do Paraná
Título: A PROBABILIDADE COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES
, Ano de obtenção: 2011. Maria Tereza Carneiro Soares.
Mestrado em Educação
2003 - 2005
Universidade Federal do Paraná
Título: FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DE ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICATIVOS COM VISTAS A ESTUDOS DE NOÇÕES DE PROBABILIDADE
, Ano de Obtenção: 2005.Maria Tereza Carneiro Soares.Palavras-chave: formação matemática; noções de Probabilidade; professores de atuação multidisciplinar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem. Setores de atividade: Educação Superior; Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação Média de Formação Geral.
Formação complementar
2020 - 2020
Francês Básico. (Carga horária: 50h). , Aliança Francesa, AF, Brasil.
2009 - 2009
Formação de Formadores. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2006 - 2006
INTRODUÇÃO À TEORIA DAS PROBABILIDADES. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2005 - 2006
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. , NÚCLEO PEDAGÓGICO INTEGRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, NPI/UFPA, Brasil.
2004 - 2004
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO PLAUSÍVEL. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2003 - 2003
TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1999 - 1999
PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
FUNDAMENTOS TEÓRICOS CONCEITUAIS DE ECOLOGIA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
EXP. E PRÁT. DOCENTES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
CIÊNCIAS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
GLOBALIZAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
SIST. ORG. DE INFORMAÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
MET., ELABORAÇÃO DE PROJ. E RELAT DE PESQUISA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
CONTROLE AMBIENTAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
TECNOLOGIAS E MET. PEDAG. NA ED. AMBIENTAL. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
COMUNICAÇÃO E MEIO AMBIENTE. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1999 - 1999
EMBAS. HIST. FILOSÓFICOS DA ED. AMBIENTAL. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1994 - 1994
NOÇÕES DE CONTABILIDADE PÚBLICA. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação Matemática.
Organização de eventos
RODRIGUES, José Maria Soares . II FEIRA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. 2019. .
RODRIGUES, José Maria Soares ; Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de . I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA GRANDE BELÉM (FREMAT). 2018. .
RODRIGUES, José Maria Soares ; Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de . I FEIRA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. 2017. .
MORO, M. L. F. ; MIOLA, Rudinei José ; RODRIGUES, José Maria Soares . XI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2007. (Outro).
Participação em eventos
I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I EREM - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I CEMA e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática.PROBABILIDADE EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. (Encontro).
MATEMÁTICA, TECNOLOGIA, ARTE EM TERRITÓRIOS MÚLTIPLOS. MATEMÁTICA, CORPO E MOVIMENTO. 2022. (Exposição).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.PROBABILIDADE NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE PROPOSIÇÕES CURRICULARES E LIVROS DIDÁTICOS. 2022. (Encontro).
III SIMPÓSIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORTE.USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DE PEDAGOGIA. 2021. (Simpósio).
I FÓRUM PARAENSE DAS LICENCIATURAS QUE FORMAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2020. (Outra).
PANDEMIA E UNIVERSIDADE EM DIÁLOGO INTERNACIONAL. 2020. (Simpósio).
EDUCERE - XIV Congresso Nacional de Educação. O CASO DO ACASO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 2019. (Congresso).
II FEIRA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. 2019. (Feira).
I SEIFEA - Seminário de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da UFPA.A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INDICATIVOS E PROPOSIÇÕES. 2019. (Seminário).
XIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.MATERIAIS MANIPULÁVEIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA EM BELÉM DO PARÁ. 2019. (Encontro).
CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO DE MATEMÁTICA (COPAM). ESTUDOS DE NOÇÕES DE PROBABILIDADE: conhecimentos necessários a professores que ensinam matemática. 2018. (Congresso).
I FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA DA GRANDE BELÉM (FREMAT). 2018. (Feira).
V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU). O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 2018. (Congresso).
VII SIPEM - SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2018. (Seminário).
I Feira de Matemática da Escola Nossa Senhora do Rosário. Matemática nos anos iniciais: perspectivas e desafios. 2017. (Feira).
IV Simpósio de Literatura Infantojuvenil e Formação de Leitor na Amazônia.LINGUAGEM MATEMÁTICA: estudos e proposições. 2017. (Simpósio).
IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA e III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. A Educação Matemática e os Desafios da formação pedagógica. 2017. (Congresso).
JORNADA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2017. (Encontro).
III Seminário de História da Infância na Amazônia e V Colóquio Constituição do Sujeito, Cultura e Educação. 2016. (Seminário).
Seminário Final de Formação de Professores em Alfabetização Matemática.MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: conteúdos e procedimentos metodológicos. 2015. (Seminário).
Currículo e Interdisciplinaridade no Ensino Superior: desafios e possibilidades dos PPC de Pedagogia e Educação Física. 2012. (Seminário).
VIII EPAEM - ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.Desempenho matemático de alunos de 4ª série em questões que envolvem operações. 2011. (Encontro).
Colóquio sobre formação inicial e continuada de professores: relações entre universidade e educação básica. 2009. (Outra).
Encontro dos Estudantes de Matemática da UFPA. 2009. (Encontro).
Treinamento para uso do Portal de Periódicos CAPES. 2009. (Outra).
XII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Acaso e Incerteza na Concepção de Professores que Ensinam Matemática. 2008. (Encontro).
III Conferencia Interamericana de Educación Matemática.Estudo sobre a diferença de "dois": replicando a prova de Gréco e comparando resultados. 2007. (Outra).
XI EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2007. (Encontro).
A INVESTIGAÇÃO EM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES CONCEITUAIS DOS PROFESSORES. 2006. (Outra).
ENCONTRO DE PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR INTEGRANDO SABERES: UMA PRÁTICA CURRICULAR E METODOLÓGICA.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AMBIENTAL: diálogos por meio da modelagem. 2006. (Encontro).
I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS VIVIDAS.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AMBIENTAL POR MEIO DE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).
IV ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2006. (Encontro).
I ENCONTRO REGIONAL DAS SOCIEDADES. 2005. (Encontro).
IV CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA. 2005. (Outra).
MATEMÁTICA EM PROJETOS. 2005. (Outra).
O MARCO CONCEITUAL DE MATEMÁTICA NA PROVA DO PISA DE 2003. 2005. (Encontro).
PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2005. (Outra).
VIII JORNADA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: MULTIRESPONSABILIDADES PARA INCLUSÃO SOCIAL NA REGIÃO AMAZÔNICA. 2005. (Outra).
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AVALIAÇÃO: PESQUISAS DO PARANÁ. 2004. (Seminário).
PESQUISA "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO E PRODUTO CARTESIANO NA ESCOLA FUNDAMENTA. 2004. (Outra).
XII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2004. (Encontro).
PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. 2003. (Seminário).
III SIMPÓSICO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS COMPETÊNCIAS: PARA QUÊ E PARA QUEM?. 2002. (Simpósio).
O MINISTÉRIO PÚBLICO E AS COMUNIDADES DOS BAIRROS DO CURIÓ-UTINGA, MARCO E UNIVERSITÁRIO. 2002. (Outra).
AMBIENTALISMO E GLOBALIZAÇÃO. 1999. (Outra).
DIÁLOGOS SOBRE DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE. 1999. (Outra).
PAISAGISMO NO AMBIENTE URBANO. 1999. (Outra).
Participação em bancas
Idemar Vizolli; ROLIM, C. L. A.;RODRIGUES, José Maria Soares. Formação continuada para docentes dos anos iniciais em Colinas do Tocantins: um olhar sobre o Programa Além dos Números. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Tocantins.
BERTOLO, S. J. N.; CAMARGO, A. M. M.;RODRIGUES, José Maria Soares. A formação pedagógica do professor de matemática da UFPA. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior) - Universidade Federal do Pará.
ARAUJO, I. H. T. F. de; VAZ, Cristina Lúcia Dias;RODRIGUES, José Maria Soares. GIRAFINHA GEOMÉTRICA: o lúdico, o sensível, a poesia e a contação de histórias no ensino da matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
ARAUJO, I. H. T. F. de;RODRIGUES, José Maria Soares; CASTELO, Caroline de Cássia Sousa. A CRIANÇA E O NÚMERO: PROPOSIÇÕES DE CONSTANCE KAMII PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
ARAUJO, I. H. T. F. de; SMITH, Sílvia Danielle da Cunha;RODRIGUES, José Maria Soares. A TENDÊNCIA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FEIRA DE MATEMÁTICA DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - MARITUBA - PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos;RODRIGUES, José Maria Soares; CARVALHO, Ana Maria Orlandina Tancredi. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM QUE ATUO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
LIMA, Maria Lúcia Chaves;RODRIGUES, José Maria Soares. O BLOCO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, José Maria Soares; GUIMARAES, D. V.; ALVES, Charles Alberto de Souza; CARNEIRO, Ana Paula da Silva. O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA, NOS ANOS DE 2010 A 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, José Maria Soares; GUEDES, E. L. R.; CORDEIRO, G. N. K.. O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, O. G. C.; HIDAKA, A. T.;RODRIGUES, José Maria Soares. Meu olhar sobre o brincar e a sua incorporação pela escola: o caso da Vila de Juçarateua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, O. G. C.;RODRIGUES, José Maria Soares; OLIVEIRA, P. S. C. B.. Brinquedos e brincadeiras na Comunidade de Mocajatuba: memórias e ressignificações na escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
GUEDES, E. L. R.;RODRIGUES, José Maria Soares. Um estudo sobre práticas avaliativas realizadas por professores do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará.
OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; CORDEIRO, G. N. K.;RODRIGUES, José Maria Soares. Bases Biológicas do Desenvolvimento Humano e Educação em Ciências. 2018. Universidade Federal do Pará.
BITTENCOURT, E. P. L.; CAMARGO, A. M. M.;RODRIGUES, José Maria Soares. Educação em Ciências com ênfase em Ensino de Física. 2013. Universidade Federal do Pará.
CABRAL, M. C. R.; SENA, V. F.; VALENTE, Z. A.; TRAVASSOS, I. H. S.;RODRIGUES, José Maria Soares. Banca Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto da Matéria "Prática de Ensino de Física". 2010. Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, José Maria Soares; Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de; ESTUMANO, Evanildo Moraes. Comissão de Avaliação de Atividades Docentes. 2021. Universidade Federal do Pará.
PENA, S. C.;RODRIGUES, José Maria Soares; BARBOSA, Marta Maria Ferreira. Avaliação de Pedidos de Abreviação de duração de Curso de Pedagogia. 2017. Universidade Federal do Pará.
PENA, S. C.;RODRIGUES, José Maria Soares; ALMEIDA, Karla de Nazareth; BARBOSA, Marta Maria Ferreira; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia. Avaliação de Estudantes de Pedagogia. 2017. Universidade Federal do Pará.
SOUSA, Nilo Carlos Pereira de;RODRIGUES, José Maria Soares; BARBOSA, Marta Maria Ferreira. Avaliação de Pedido de Abreviação de duração de Curso de Pedagogia. 2016. Universidade Federal do Pará.
PENA, S. C.; MELO, Clarice Nascimento; ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da;RODRIGUES, José Maria Soares; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia. Avaliação de Pedidos de Abreviação de duração do Curso de Pedagogia. 2016. Universidade Federal do Pará.
BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes; DELGADO, Adelice Sueli Braga;RODRIGUES, José Maria Soares; CARDOSO, Maura Lúcia Martins. Avaliação de Atividades Integradoras de Estudantes do Curso de Pedagogia. 2015. Universidade Federal do Pará.
SILVA FILHO, F. A. O. E.;RODRIGUES, José Maria Soares; SOUZA, O. N. B.. Comissão de Avaliação de Atividades Docentes. 2012. Universidade Federal do Pará.
BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes; BARRETO, E. A.;RODRIGUES, José Maria Soares. Comissão de Elaboração de Parecer em Processo Administrativo sobre Perda de Vínculo institucional com a UFPA. 2012.
CORDEIRO, G. N. K.; GUIMARAES, D. V.;RODRIGUES, José Maria Soares. Comissão de Avaliação de Atividades Docentes. 2012. Universidade Federal do Pará.
RODRIGUES, José Maria Soares; SILVA, Izabel Maria da; SALOMÃO, Silvana Tabosa. Comissão de Elaboração de Parecer sobre Processo de Perda de Vínculo de Alunos da FAED/ICED/UFPA. 2011. Universidade Federal do Pará.
Orientou
LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (1054)) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
O USO DE HISTÓRIAS INFANTIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia (1054)) - Universidade Federal do Pará; (Orientador);
MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
NÚMEROS NATURAIS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: DA BNCC A LIVROS DIDÁTICOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (1054)) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
ENSINO DE MATEMÁTICA NA PASSAGEM DO 5º PARA O 6º ANO: RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (1054)) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O LUGAR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
MATERIAIS MANIPULATIVOS NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: UMA POSSIBILIDADE PARA ESTUDOS DE NOÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETES; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROJETO ?CÍRCULO DA MATEMÁTICA DO BRASIL? NA VISÃO DE UMA DISCENTE DE PEDAGOGIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia (1054)) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O lúdico no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: proposições e práticas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
MÉTODOS E RECURSOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O LÚDICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
ARQUITETURA DE PRÉDIOS ESCOLARES E SUAS RELAÇÕES COM PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Jogos como recursos didáticos para o ensino de matemática nos anos iniciais; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O Lúdico no ensino de matemática nos anos iniciais: experiências de uma estudante do curso de Pedagogia da UFPA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
A formação para ensinar matemática nos anos iniciais na perspectiva de cinco egressas do curso de pedagogia da UFPA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
A EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA DE PEDAGOGIA NO PROJETO O CÍRCULO DA MATEMÁTICA DO BRASIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Propostas para o ensino de números na Educação Infantil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Ações e programas para o enfrentamento da violência escolar: Reflexões de uma aluna de Pedagogia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Formação Inicial de Gestores Educacionais: reflexões de uma aluna de Pedagogia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Geometria na Educação Infantil para além do triângulo, do quadrado e do círculo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Práticas docentes no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um longo caminho a ser percorrido nas escolas de Belém do Pará; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Violência urbana: um tema para estudos e debates na escola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Educação para o trânsito nos anos iniciais: uma proposta de intervenção didática e interdisciplinar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O lúdico no processo de ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Escola Cidade de Emaús na memória de egressos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
A prática pedagógica de um professor que ensina matemática para alunos com deficiência visual; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Razões e Proporções no 7º ano do Ensino Fundamental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
O uso de materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem de geometria no Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Procedimentos metodológicos para o ensino de geometria plana nos anos iniciais do Ensino Fundamental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Educação Matemática no Sistema Prisional Paraense; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Desempenho de alunos de 4ª série em questões que envolvem operações ?fundamentais?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
A formação inicial de professores polivalentes para o ensino de matemática: perspectiva sobre a grade curricular do curso de pedagogia da UFPA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
ENSINO DE GEOMETRIA PARA DEFICIENTES VISUAIS: impressões de um aluno de matemática da UFPA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA VOZ DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIZAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Uso de Jogos na Matemática da Educação Infantil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: José Maria Soares Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
DE ARAÚJO, IZA HELENA TRAVASSOS FERRAZ ; Rodrigues, José Maria Soares . Laboratório pedagógico de matemática da educação básica: as feiras de matemática como atividade extensionista / Pedagogical laboratory of mathematics of basic education: the mathematics fairs as extensionist activity. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 19026-19036, 2022.
-
TORRES, Celina de Oliveira ; RODRIGUES, José Maria Soares . ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETES: uma proposta para os anos iniciais de escolarização. CADERNOS DO APLICAÇÃO , v. 35, p. 1-21, 2022.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . ESTUDOS DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: ENTRE PROPOSIÇÕES CURRICULARES E CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação , v. 3, p. 66-77, 2021.
-
RODRIGUES, José Maria Soares ; SOARES, Maria Tereza Carneiro . O ACASO, A INCERTEZA E A DIFÍCIL RUPTURA COM O DETERMINISMO NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS. EDUCAÇÃO EM ANÁLISE , v. 5, p. 57-78, 2020.
-
RODRIGUES, José Maria Soares ; ARAUJO, I. H. T. F. de . FEIRAS DE MATEMÁTICA E CURRÍCULO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES. Revista de Matemática, Ensino e Cultura , v. 14, p. 170-186, 2019.
-
MEDEIROS, L. T. C. ; RODRIGUES, José Maria Soares ; TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos . FORMAÇÃO E PERSPECTIVAS DISCENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: o caso do curso de Pedagogia da UFPA. In: RAMOS, Maely Ferreira Holanda; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira. (Org.). OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA GLOBALIZAÇÃO ULTRALIBERAL. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 27-37.
-
Araújo, Iza Helena Travassos Ferraz de ; Rodrigues, José Maria Soares . MANUAIS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. In: Annaly Schewtschik. (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed.: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 3, p. 297-306.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INDICATIVOS E PROPOSIÇÕES. In: Michele Borges de Souza. (Org.). EDUCAÇÃO EM DEBATE : CURRÍCULO, PRÁTICAS E FORMAÇÃO. 1ed.Belém: Editora Universitária Campus Abaetetuba, 2019, v. 1, p. 80-86.
-
RODRIGUES, José Maria Soares ; SILVEIRA, E. . Modelagem Matemática na Escola. Nós da Escola, Rio de Janeiro - RJ.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . ESTATÍSTICA POR PROJETOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA: ENTRE PROPOSIÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. In: II Congresso Amazônida Marajoara de Matemática, 2023, Breves. Anais do Congresso Amazônida Marajoara de Matemática. Brasília: Even3, 2023.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O LUGAR E A FORMA DE ABORDAGEM DE PROBABILIDADE EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS. In: II Congresso Amazônida Marajoara de Matemática, 2023, Breves. Anais do Congresso Amazônida Marajoara de Matemática. Brasília: Even3, 2023.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . PROBABILIDADE EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I EREM - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I CEMA e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática, 2023, Ji-Paraná. I Encontro Rondoniense de Educação Matemática - I Erem - I Congresso de Educação Matemática da Amazônia - I Cema e III Fórum Rondoniense de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática. Brasília: Even3, 2023.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O LUGAR DA PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Encontro Paraense de Educação Matemática, 2022, Belém. ANAIS DO XIII EPAEM 2022. BELÉM: EDITORA DA IFPA, 2022. v. 1. p. 1-10.
-
SILVA, D. W. S. ; RODRIGUES, José Maria Soares . EXPERIÊNCIA DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. In: Encontro Paraense de Educação Matemática, 2022, Belém. ANAIS DO XIII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2022. BELÉM: EDITORA DA IFPA, 2022. v. 1. p. 1-8.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . PROBABILIDADE NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE PROPOSIÇÕES CURRICULARES E LIVROS DIDÁTICOS. In: XIV Encontro Nacional de Educação Matemática, 2022, Brasília. Anais do Encontro Nacional de Educação Matemática. Brasília: Even 3, 2022. v. 1. p. 1-20.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E RELAÇÕES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DE PEDAGOGIA. In: III SIMPÓSIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORTE, 2021, Belém. Anais do III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Norte [livro eletrônico]. Belém: Editora dos Autores, 2021. v. 1. p. 139-145.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . MATERIAIS MANIPULÁVEIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA EM BELÉM DO PARÁ. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá, 2019. v. 1.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS E DE ALUNAS DE PEDAGOGIA EM BELÉM DO PARÁ. In: XIII Encontro Brasileiro de Educação Matemática, 2019, Cuiabá. XIII Encontro Brasileiro de Educação Matemática. Cuiabá, 2019. v. 1.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENTENDIMENTO DE ALUNOS DE PEDAGOGIA: ESTUDOS DE ESPAÇO E FORMA. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CONEDU, 2019, Fortaleza. Anais CONEDU. Campina Grande: EDITORA REALIZE, 2019. v. 1.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. In: V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2018, RECIFE. V CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CAMPINA GRANDE: REALIZE, 2018. v. 1.
-
CORREIA, Itnã Keila Melo ; RODRIGUES, José Maria Soares . Conhecimentos necessários aos professores para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. In: IX FORUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 2017, Abaetetuba. Anais do IX Fórum Internacional de Pedagogia III Seminário Nacional de Educação Básica Educação, Resistência e Liberdade: desafios pedagógicos de uma sociedade em transe, 2017.
-
ARAUJO, I. H. T. F. de ; RODRIGUES, José Maria Soares . MANUAIS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O CASO DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. ENEM 2016. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-13.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Conhecimentos matemáticos de alunos de Pedagogia. In: V Jornada Nacional de Educação Matemática, 2014, Passo Fundo, Rio Grande do Sul. V Jornada Nacional de Educação Matemática e XVIII Jornada Regional de Educação Matemática Universidade de Passo Fundo ? Passo Fundo, Rio Grande do Sul ? 05 a 07 de maio de 2014, 2014.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . A PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande, PB. Anais do XV EBRAPEM, 2011.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Desempenho de alunos de 4ª série em questões que envolvem operações ?fundamentais?. In: VIII ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: faces da história da matemática e da educação matemática na Amazônia, 2011, Belém (PA). Anais do VIII EPAEM, 2011.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Acaso e Incerteza na Concepção de Professores que Ensinam Matemática. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008, Rio Claro - São Paulo. XII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2008.
-
RODRIGUES, José Maria Soares ; BRANDT, Célia Finck ; VIZOLLI, Idemar . Estudo sobre a diferença de "dois": Replicando a prova de Gréco e comparando resultados. In: Conferencia Interamericana de Educación Matemática, 2007, México. XII Conferencia Interamericana de Educación Matemática. México: edebéméxico, 2007.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Modelagem Matemática num contexto de Educação Ambiental. In: I ENCONTRO PARAENSE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO, 2006, Belém (PA). I EPANMM - I Encontro Paraense de Modelagem Matemática no Ensino: socializando experiência vividass, 2006.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Formação Matemática de Professores de Atuação Multidisciplinar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: indicativos para estudos de noções de probabilidade. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia - SP. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Modelagem Matemática num contexto de Educação Ambiental no Ensino Fundamental. In: IV CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2005, Feira de Santana (BA). ANAIS da IV CNMEM, 2005.
-
Rodrigues, José Maria Soares . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. In: I FÓRUM PARAENSE DAS LICENCIATURAS QUE FORMAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, 2020, Belém. ANAIS DO I FÓRUM PARAENSE DAS LICENCIATURAS QUE FORMAM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Belém: SBEM REGIONAL PARÁ, 2020. v. 1. p. 1-3.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O CASO DO ACASO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. In: EDUCERE - XIV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, CURITIBA. Anais do XIV EDUCERE. Curitiba: PUC, 2019. v. 1.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . ESTUDOS DE NOÇÕES DE PROBABILIDADE: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS A PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. In: CONGRESSO PAN-AMAZÔNICO DE MATEMÁTICA, 2018, Belém. Anais do COPAM - CADERNO DE RESUMOS. Belém: FACMAT, 2018. v. 1. p. 179-179.
-
RODRIGUES, José Maria Soares . PROBABILIDADE EM LIVROS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . PROBABILIDADE NA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: entre proposições curriculares e livros didáticos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . MATEMÁTICA, CORPO E MOVIMENTO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E RELAÇOES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA COM DISCENTES DE PEDAGOGIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Tratamento da Informação na Concepção de Professoras dos Anos Iniciais e de alunas de Pedagogia. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . MATERIAIS MANIPULÁVEIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NUM CURSO DE PEDAGOGIA EM BELÉM DO PARÁ. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INDICATIVOS E PROPOSIÇÕES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O CASO DO ACASO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . ESTUDOS DE NOÇÕES DE PROBABILIDADE: conhecimentos necessários a professores que ensinam matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . ESTUDOS DE NOÇÕES DE PROBABILIDADE: conhecimentos necessários a professores que ensinam matemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . A MATEMÁTICA NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Linguagem matemática: estudos e proposições. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . O Estudo da Matemática no Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CORREIA, Itnã Keila Melo ; RODRIGUES, José Maria Soares . Conhecimentos necessários aos professores para ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . A Educação Matemática e os desafios da formação pedagógica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
JESUS, Antônio Jorge Lima de ; RODRIGUES, José Maria Soares . A hora do jogo: desenvolvendo o raciocínio lógico na matemática escolar por meio da ludicidade no ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Matemática nos anos iniciais: conteúdos e procedimentos metodológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Conhecimentos matemáticos de alunos de Pedagogia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Análise de dados e probabilidades na Educação Básica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . A PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO MATEMÁTICA INICIAL DE PROFESSORES POLIVALENTES. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Desempenho de alunos de 4ª série em questões que envolvem operações ?fundamentais?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Acaso e Incerteza na Concepção de Professores que Ensinam Matemática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BRANDT, Célia Finck ; VIZOLLI, Idemar ; RODRIGUES, José Maria Soares . Estudo sobre a diferença de "dois": replicando a prova de Gréco e comparando resultados. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INDICATIVOS PARA ESTUDOS DE NOÇÕES DE PROBABILIDADE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AMBIENTAL: DIÁLOGOS POR MEIO DE MODELAGEM. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Formação Matemática de Professores de Atuação Multidisciplinar nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: indicativos para estudos de noções de probabilidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, José Maria Soares . Professor-Pesquisador em Educação Matemática. Curitiba - PR, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
RODRIGUES, José Maria Soares . Parecerista e Avaliador de Trabalhos do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013.
BERTOLO, S. J. N. ; BARRETO, E. A. ; RODRIGUES, José Maria Soares . Parecerista de Processo Administrativo sobre perda de vínculo institucional com a UFPA. 2012.
CORDEIRO, G. N. K. ; GUIMARAES, D. V. ; RODRIGUES, José Maria Soares . Parecerista de Processo de Avaliação de Atividades Docentes. 2012.
SILVA FILHO, F. A. O. E. ; RODRIGUES, José Maria Soares ; SOUZA, O. N. B. . Parecerista de Processo de Avaliação de Atividades Docentes. 2012.
RODRIGUES, José Maria Soares ; SILVA, Izabel Maria da ; SALOMÃO, Silvana Tabosa . Parecerista de Processo de Perda de Vinculo de Alunos da Faculdade de Educação (FAED). 2011.
RODRIGUES, José Maria Soares ; BARRETO, Edna Abreu ; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro . Parecerista de Processo de Perda de Vinculo de Alunos da Faculdade de Educação (FAED). 2011.
BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes ; RODRIGUES, José Maria Soares . Co-autor do Projeto Habilidades de Leitura, Escrita e Conhecimentos Matemáticos em Universitários Ingressantes no Curso de Pedagogia da UFPA. 2011.
FELIPE, Eliana da Silva ; BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes ; RODRIGUES, José Maria Soares ; SALOMÃO, Silvana Tabosa . Co-autor do Projeto O Novo Currículo do Curso de Pedagogia: a Centralidade da Integraçao como Problemática Epistemológica e Prática de seu Projeto Educativo. 2011.
ALMEIDA, Karla de Nazareth ; RODRIGUES, José Maria Soares . Parecerista de Processo Administrativo Disciplinar. 2010.
RODRIGUES, José Maria Soares ; BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes . Entrevista sobre o Grupo de Estudos sobre Formação de Professores (GEFOP). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RODRIGUES, José Maria Soares . O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO PARA A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. (Relatório de pesquisa).
RODRIGUES, José Maria Soares . O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Relatório de pesquisa).
RODRIGUES, José Maria Soares . Conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes no curso de Pedagogia da UFPA. 2013. (Relatório de pesquisa).
RODRIGUES, José Maria Soares . Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Matemática. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
RODRIGUES, José Maria Soares . Oficina de Produção do Caderno - Práticas Etnomatemáticas no Cotidiano Indígena. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . Oficina de Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . O Tratamento da Informação na Escola Básica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . IX Etapa Intensiva do Programa de Formação para a Educação Escolar Guarani. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . Atualização de Professores Guarani e kaingang FNDE - I Etapa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . Curso de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares ; MIOLA, Rudinei José . Curso sobre ensino de Matemática nas séries finais (3° e 4° ciclos) do Ensino Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares ; MIOLA, Rudinei José . Curso sobre ensino de Matemática nas séries iniciais (1° e 2° ciclos) do Ensino Fundamental. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . Disseminação da Política Curricular e de Gestão Escolar da SEED/PR. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . III Simpósio do Curso de Formação de Docentes - Normal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . Forma dentro da Forma. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RODRIGUES, José Maria Soares . Fundamentos de Matemática. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino).
RODRIGUES, José Maria Soares . Grupo de Vivências em Educação Ambiental. 2005 (Pesquisa educacional) .
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2023
ESTATÍSTICA POR PROJETOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA: ENTRE PROPOSIÇÕES CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, Descrição: Esta pesquisa se caracterizou como uma investigação da própria prática na qual procuramos sistematizar parte de nossa prática docente no que diz respeito a ensino de Matemática por meio de projetos. O principal objetivo foi analisar as contribuições de um ensino de Estatística por meio de projetos para o desenvolvimento de competências estatísticas e para a prática docente de futuros professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivamos também identificar conceitos e procedimentos estatísticos mobilizados por discentes de Pedagogia num ensino por meio de projetos; identificar possibilidades e limites de um ensino de Estatística por meio de projetos, num curso de Pedagogia, em uma disciplina com 68 horas e; elaborar um roteiro de ensino de Estatística por meio de projetos, considerando possibilidades e limites, que possa auxiliar professores formadores do Ensino Superior. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Maria Soares Rodrigues - Coordenador.
-
2021 - 2023
PROBABILIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE À LUZ DO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ E DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o lugar ocupado por conteúdos de Probabilidade em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a forma como esses conteúdos são abordados nesses livros. Foram analisadas duas coleções de livros didáticos de Matemática que são usados em escolas públicas da região metropolitana de Belém do Pará. Nessa análise foram utilizados como parâmetros as justificativas e os objetivos para o ensino de Probabilidade nos anos iniciais, bem como o conceito de letramento matemático que consta na Base Nacional Comum Curricular e o conceito de empoderamento que consta no Documento Curricular do Estado do Pará. Os resultados mostraram que o lugar ocupado por conteúdos de Probabilidade em livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental ainda é um lugar de pouco destaque e a forma como esses conteúdos são abordados pouco contribuem para o desenvolvimento do letramento matemático apontado pela BNCC e para o empoderamento apontado pelo Documento Curricular do Estado do Pará. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: José Maria Soares Rodrigues - Coordenador.
-
2019 - 2021
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COMO RECURSO PARA A COMPREENSÃO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS E PROCEDIMENTOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Descrição: O principal objetivo da pesquisa foi analisar em que medida o uso de materiais manipulativos contribui para a compreensão conceitual e procedimental de conteúdos matemáticos por parte de alunos e alunas de Pedagogia. Para tanto, foi analisado o uso de materiais manipuláveis à luz de teorias contemporâneas que tratam do processo de ensino e aprendizagem de matemática, bem como foram analisados resultados de estudos e pesquisas que tratam do uso de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de matemática na formação de professores dos anos iniciais. A partir desses estudos iniciais, foram analisados indícios de compreensões conceituais por meio do desempenho matemático de alunos e alunas do Curso de Pedagogia da UFPA, a partir do uso de materiais manipuláveis.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: José Maria Soares Rodrigues - Coordenador / Celina de Oliveira Torres - Integrante.
-
2017 - 2019
O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES (AS) E FUTUROS (AS) PROFESSORES (AS) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Descrição: A pesquisa teve como principal objetivo analisar concepções de professores e futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao bloco de conteúdos matemáticos Tratamento da Informação, tomando-se como referência para essa análise a identificação de conhecimentos dos participantes da pesquisa em relação a justificativas e objetivos para estudos relativos a noções de combinatória, de probabilidade e de estatística, bem como a partir da identificação de suas concepções em relação à ideia de acaso e incerteza e possíveis relações com a matemática escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Maria Soares Rodrigues - Coordenador.
-
2011 - 2013
HABILIDADES DE LEITURA E CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS EM UNIVERSITÁRIOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA, Descrição: A pesquisa tem dentre seus objetivos inventariar conhecimentos matemáticos de alunos ingressantes no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará com vistas a compor um quadro de referência que possibilite subsidiar o ensino de matemática nesse curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Maria Soares Rodrigues - Integrante / Sônia de Jesus Nunes Bertolo - Coordenador.
Prêmios
2022
Professor Homenageado por turmas de Pedagogia no 1º período letivo de 2022, Faculdade de Educação da UFPA.
2022
Professor Homenageado por turmas de Pedagogia no 2º período de 2022, Faculdade de Educação da UFPA.
2018
Professor Homenageado por Turmas do PARFOR, Faculdade de Educação da UFPA.
2017
Paraninfo da Turma 413 do Curso de Pedagogia da UFPA, Faculdade de Educação da UFPA.
2016
Professor homenageadoo, UFPA, Curso de Pedagogia (2º período letivo de 2015).
2016
Patrono de Turma, UFPA, Curso de Pedagogia (4º período de 2015).
2015
Professor Homenageado, UFPA, Curso de Pedagogia (4º período letivo de 2014).
2013
Professor Homenageado, UFPA, Curso de Pedagogia.
2012
Professor Homenageado, UFPA, Curso de Pedagogia.
2012
Professor Homenageado, UFPA, Curso de Pedagogia.
2011
Nome de Turma do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação. , Rua Augusto Correa, nº 1, Campus Profissional, Guamá, 66075-110 - Belem, PA - Brasil, Telefone: (91) 32017105, URL da Homepage:
Experiência profissional
1993 - 1997
Secretaria de Estado de EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor do Ensino Médio e do Ensino Supletivo
Atividades
-
05/1993 - 05/1997
Ensino,Disciplinas ministradas, Matemática
2009 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
01/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, FTM do Ensino de Matemática - PARFOR/BELÉM (PA), Matemática Básica - PARFOR/BELÉM (PA)
-
06/2011
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação.Linhas de pesquisa
-
03/2009
Ensino, Licenciatura Plena Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio I, Estágio II, Estágio III, Metodologia do Ensino de Matemática
-
03/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação.Cargo ou função, Conselheiro.
-
01/2009
Ensino, Licenciatura Plena em Pedagogia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Abordagens Teórico-metodológicas da Matemática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológicos do Ensino de Matemática, Matemática nos anos iniciais
-
07/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena Em Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Educação Matemática - PARFOR/Dom ELISEU (PA)
-
03/2011 - 07/2011
Direção e administração, Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais.Cargo ou função, Coordenador de Atividades de Extensão do Curso de Matemática do PARFOR.
2002 - 2003
Universidade Estadual Vale do AcaraúVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2002 - 07/2003
Ensino, Pedagogia Em Regime Especial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos da Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Maria Soares Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?