Vanessa Novaes Barros

Graduação em Fisioterapia (CESUPA/2012), Especialista em Neurociência Clínica (Unyleya/2019), Especialista em Neurociência e Comportamento (PUC-RS/2020). Mestra e Doutora em Ciências pelo departamento de Neurologia e Neurociências (UNIFESP/2014 - 2017), Pós-doutorado em Ensino em Saúde na Amazônia (UEPA/2023). Docente de Morfofisiologia Humana no Departamento de Morfologia e Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual do Pará - UEPA. Docente de morfofuncional e tutoria no curso de medicina do CESUPA. Docente da disciplina de Neurointensivismo no Curso de Pós Graduação em Terapia Intensiva no adulto e neonatal da Faculdade São Matheus. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Ensino em Saúde na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Docente cadastrada no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis (INEP-MEC). Membro do Comitê de Ética e pesquisa da UEPA (Campus IV). Pesquisadora, estudou o padrão de ativação de genes de expressão imediata no cérebro de ratos e macacos submetidos a crise epiléptica e durante tarefas cognitivas. Atualmente realiza pesquisas na área de neurociência do comportamento humano. Possui experiência em técnicas de biologia molecular (eletroforese de proteínas,RNA e DNA, PCR convencional e real-time), imunohistoquímica e técnicas de contagem de células (estereologia), comportamento, memória e aprendizagem em roedores e primatas. Criadora de conteúdo acadêmico no Youtube (@profavanessanovaes) e Instagran (@profavanessanovaes).

Informações coletadas do Lattes em 17/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências

2014 - 2017

Universidade Federal de São Paulo
Título: O MAPEAMENTO DA EXPRESSÃO DE eIF2-alfaP E GENES DE EXPRESSÃO IMEDIATA NO CEREBRO DE RATOS E SAGUIS QUANDO SUBMETIDOS A UMA HIPERESTIMULAÇAO CEREBRAL COM PENTILENOTETRAZOL
Luiz eugenio araujo de moraes mello.

Mestrado em Ciências

2012 - 2014

Universidade Federal de São Paulo
Título: O MAPEAMENTO DO PADRÃO DA EXPRESSÃO DE C-FOS E DEFINIÇÃO DO SEU PERÍODO REFRATÁRIO NO CÉREBRO DE SAGUIS (Callithrix jacchus) APÓS ESTIMULAÇÃO COM PENTILENOTETRAZOL (PTZ), Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Luiz Eugênio Melo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Especialização em Neurociência e Comportamento

2019 - 2020

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E SAÚDE MENTAL DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Orientador: Ronel Alberti da Rosa

Especialização em Neurociência Clínica

2017 - 2019

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Graduação em Fisioterapia

2008 - 2011

Centro Universitário do Estado do Pará

Pós-doutorado

2022 - 2023

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde, Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Formação complementar

2023 - 2023

Inteligência Artificial na Educação: Potencializando a aprendizagem e a cri. (Carga horária: 1h). , Google Brasil Internet, GOOGLE BRASIL, Brasil.

2020 - 2021

Lydera Novatos - curso de gestão (mercado, comercial, acadêmico e finanças). (Carga horária: 32h). , EDUCARE - YDUQS, EDUCARE, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Desvendando a Constituição de 1988: direito constitucional para leigos. (Carga horária: 10h). , FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL, ESTÁCIO CASTANHA, Brasil.

2018 - 2018

Metodologia Estudos de Casos de Harvard. (Carga horária: 24h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento sobre segurança da informação - 2018. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Como dar e receber feedback. (Carga horária: 1h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Gun Jumping. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

ética e anticorrupção. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

A arte de trabalho em equipe. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Desenvolvimento pessoal e interpessoal. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Complience. (Carga horária: 2h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Inovação Conceitos e Aplicações. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

Aumente seu potencial criativo. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2017 - 2017

A boa performance em apresentações ao público. (Carga horária: 10h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em NEUROCIÊNCIAS E BIOLOGIA MOLECULAR. (Carga horária: 72h). , Science Cursos, SC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em FRANCÊS. (Carga horária: 300h). , CASTILLA, CA, Brasil.

2010 - 2010

WII reabilitação. (Carga horária: 20h). , MUNDO FISIO, MF, Brasil.

2010 - 2010

TOELF PREPARATION. (Carga horária: 112h). , Embassy CES, EBASSYCES, Estados Unidos.

2008 - 2008

I SIMPÓSIO ACADEMICO DE CARDIOLOGIA DO CESUPA. (Carga horária: 20h). , SOCIEDADE PARAENSE DE CARDIOLOGIA, SBC-PA, Brasil.

2008 - 2008

EXERCICIO FISICO X AT. FÍSICA E DOR. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2008 - 2008

JORNADA ACADEMICA DE FISIOTERAPIA. (Carga horária: 18h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2008 - 2008

URGENCIA E EMERGENCIA. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.

2007 - 2008

Extensão universitária em MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E REDES. (Carga horária: 72h). , centro de formação profissional- Microlins, M, Brasil.

2006 - 2007

Extensão universitária em INGLES AVANÇADO. , YANKEE IDIOMAS, YANKEE, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em INFORMÁTICA BÁSICA. (Carga horária: 22h). , CREATIVE INFORMÁTICA, CI, Brasil.

2005 - 2005

LEITURA DINÂMICA, COMPREENSÃO AUTOMÁTICA E MEMORIZ. (Carga horária: 3h). , JAMES BAUER, JB, Brasil.

2004 - 2005

Extensão universitária em INGLES INTERMEDIÁRIO. , YAZIGI INTERNEXUS, Y, Brasil.

1999 - 2002

Extensão universitária em INGLES BÁSICO. , WASHINGTON ENGLISH CENTER, WEC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia Geral.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Celular.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Anatomia/Especialidade: Anatomia Humana.

Organização de eventos

BARROS, VANESSA N. ; FIGUEREDO, I. . Estácio é o Bicho. 2019. .

Participação em eventos

COBRAMAFAS-Congresso Brasileiro Multiprofissional de Anatomia e Fisiologia Aplicada à Saúde. O impacto das atividades físicas na regulação da pressão arterial e suas implicações no manejo da doença hipertensiva: um relato de experiência.. 2024. (Congresso).

Congresso Brasileiro Multiprofissional de Anatomia e Fisiologia Aplicada à Saúde (COBRAMAFAS).. Anatomofisiologia da dor física e emocional. 2024. (Congresso).

Fisiologia da Gestação - Evento da Liga Acadêmica de Anatomia e Fisiologia da UEPA.Fisiologia da Gestação. 2024. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Bacteriologia - BACTERION. A COMPLEXA INTERAÇÃO ENTRE MICROBIOTA INTESTINAL E EIXO CÉREBRO-INTESTINO. 2024. (Congresso).

13º congresso internacional de fisioterapia. OS IMPACTOS DA TERAPIA COMBINADA DO METODO PILATES E CINESIOTERAPIA ATIVA NAS FUNÇOES COGNITIVAS E NAS ATIVIDADES DA VIDA DIARIA EM IDOSOS: RELATO DE CASO. 2023. (Congresso).

Bett Brasil 2023. exposição, palestras e oficinas em tecnologia aplicada ao ensino. 2023. (Exposição).

Semana da Enfermagem Estácio - FCAT.Anatomia Palpatória. 2017. (Oficina).

Semana da Enfermagem - Estácio FCAT. olimpiada de anatomofisiologia humana. 2017. (Olimpíada).

World congress on brain, behavior and emotions 2014. The pattern of c-fps expression and its refractory period in the brain of rats and monkeys after stimulation with pentilenotetrazole (PTZ). 2014. (Congresso).

3 mostra de projetos em fisiologia da Universidade Federal do Pampa. o padrao de expressão e do período refratário de c-fos no cérebro de ratos e macacos submetido a estimulação com pentilenotetrazol. 2013. (Congresso).

VIII jornada de defesa de trabalho de curso manografia Cesupa.Efeitos do treinamento da memória de trabalho na cognição e no equilíbrio corporal em idosos. 2011. (Seminário).

ix jornada de qualificação de projetos de pesquisa.Efeitos do treinamento cognitivo no equilíbrio corporal em idosos. 2010. (Seminário).

VIII jornada de qualificação de projetos de pesquisa.Reabilitação motora de ratos submetidos a acidente vascular encefálico isquemico por indução de plasticidade. 2010. (Seminário).

V seminários integrados do curso de fisioterapia cesura.Alzheimer: um estudo de caso. 2010. (Seminário).

Congresso Internacional de Reabilitação Neuromusculoesquelética e esportiva. 2009. (Congresso).

Feira de Informação profissional. Feira de informação profissional - assessora de comunicação do CESUPA. 2009. (Feira).

III ciclo de palestras de Fisioterapia. 2009. (Seminário).

Intensivão de Fisioterapia CESUPA. 2009. (Encontro).

iv seminários integrados de fisioterapia. 2009. (Seminário).

workshop analise postural e treinamento de pacientes com dor lombar - CIRNE. 2009. (Oficina).

I ciclo de palestras de Fisioterapia. 2008. (Simpósio).

III jornada académica de fisioterapia. 2008. (Simpósio).

III seminários integrados fisioterapia. 2008. (Seminário).

I simpósio academico de cardiologia do Cesupa. 2008. (Simpósio).

Workshop de urgencia e emergencia CESUPA. 2008. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Pampolha Guerreiro

BARROS, V. N.; FURLANETO, I. P.; TEIXEIRA, R. C.. Cenário clínico simulado para detecção e manejo inicial da sepse: Ferramenta de ensino aprendizagem no ensino em saúde. 2025 - Centro Universitário do Estado do Pará.

Aluno: Angelica Soares; Joao Ambe; Luciana Silva

DAMASCENO, R.;BARROS, VANESSA; BRANDO, M.. Perfil Epidemiológico de Portadores de Diabetes mellitus no Município de São Domingos do Capim - PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - ESTACIO CASTANHAL.

Aluno: Ana Gabriele Nascimento; Andrei Sousa Silva

DAMASCENO, R.; BRANDO, M.;BARROS, VANESSA N.. Práticas de Educação Ambiental no Parque Estadual do Utinga como forma de Sensibilização Ambiental de Visitantes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - ESTACIO CASTANHAL.

Aluno: Ana Caroline Pacheco; Evily Alves de Sousa

DAMASCENO, R.; BRANDO, M.;BARROS, VANESSA N.. Uso de Materiais Didáticos Adaptados no Ensino de Biologia para alunos com Baixa Visão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - ESTACIO CASTANHAL.

Aluno: Graciete Pinto; Paula Rafaele Caldas

CECIM, V.; MEDEIROS, H.;BARROS, VANESSA N.. Desafios Cotidianos Enfrentados por famílias cuidadoras de idosos com a doença de Alzheimer. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - ESTACIO CASTANHAL.

Aluno: Elisa Maria Novaes; Karina Virgolino Trindade

BARROS, VANESSA N.; GIVAGO, A.; CORREA, A.. O mapeamento do padrão de expressão de EIF2alfa-fosforilado, FosB e JunB no cérebro de ratos e macacos. 2019 - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Henrique Lima Cardoso

FIGUEIREDO, I. P.; REMOR, A.;BARROS, V. N.. A Ressocialização do Adolescente em Conflito com a Lei do Jovem Aprendiz. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - ESTACIO CASTANHAL.

Aluno: Wilton Peixoto

BARROS, VANESSA N.. A mutação constitucional como ferramenta do ativismo judicial pelo STF: Limites e condições. 2019.

Aluno: Ernestina Neta

BARROS, VANESSA N.. A cooperação Jurisdicional: Importância das cartas rogatórias entre órgãos jurisdicionais. 2019.

Aluno: Sávia Mata

BARROS, VANESSA N.. O interesse Recursal na Formação do Precedente Judicial. 2019.

Aluno: Roberto Siqueira

BARROS, VANESSA N.. A implantação de um SEJUSC na PM. 2019.

Aluno: Larisse Rocha

BARROS, VANESSA N.. Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. 2019.

Aluno: Paulo Barbosa

BARROS, VANESSA N.. A dignidade dos animais sob a ótica da proteção jurídica do Brasil. 2019.

Aluno: Caio Almeida

BARROS, VANESSA N.. Tribunal do Juri e Democracia. 2019.

BARROS, VANESSA N.; MEDEIROS, H.; CECIM, V.. Seleção Docente Estácio disciplina de Anatomia Humana. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

BARROS, VANESSA N.; MEDEIROS, H.; CECIM, V.. Seleção Docente Estácio disciplina de Histologia e Embriologia Humana. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

BARROS, VANESSA N.; CECIM, V.; MEDEIROS, H.. Seleção Docente Estácio disciplina de Biologia Celular. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

MEDEIROS, H.;BARROS, VANESSA N.; MONTEIRO, T.. Seleção Docente Estácio disciplina de Sistematização do Cuidar. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

QUARESMA, C.; DIAS, J. R.;BARROS, VANESSA N.. Seleção Docente Estácio disciplina de Química Orgânica. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

DAMASCENO, R.;BARROS, VANESSA N.; FREITAS, N.. Seleção Docente Estácio disciplina de Zoologia. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

DAMASCENO, R.;BARROS, VANESSA N.; FREITAS, N.. Seleção Docente Estácio disciplina de Metodologia e prática de ensino em biologia. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

BARROS, VANESSA N.; REMOR, A.; FIGUEREDO, I.. PROCESSO SELETIVO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA DOCENTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA (ESTACIO - CASTANHAL). 2018. ESTACIO CASTANHAL.

BARROS, VANESSA. EDITAL N° 068/2023 UEPA CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ. 2023. Universidade do Estado do Pará.

BARROS, VANESSA. Reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? FACULDADE DO SUL DA BAHIA 6197-Faculdade do Sul da Bahia - Campus II. 2024. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, VANESSA. Renovação de reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? 2024 - UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL 114810-CRUZEIRO - CAMPUS PAULISTA. 2024. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, VANESSA. Reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? 2024 - CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE PRESIDENTE PRUDENTE - TOLEDO PRUDENTE 214-Unidade SEDEPresidente Prudente/SP. 2024. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, VANESSA. Reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? 2024 - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE BRASÍLIA - ESTÁCIO BRASÍLIA - ESTÁCIO BRASÍLIA. 2024. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, V. N.. Autorização de Curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera De Ponta Grossa. 2024. Faculdade Anhanguera De Ponta Grossa.

BARROS, V. N.; SOUSA, L. E.. Renovação de Reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? 2023. Faculdade Superior Dom Bosco ? PR. 2023. Faculdade Multivix Nova Venécia - MULTIVIX NOVA VENÉCI.

BARROS, VANESSA. Reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia - 2023. Faculdade Multivix Nova Venécia - MULTIVIX NOVA VENÉCI ? ES. 2023. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, VANESSA. Renovação de Reconhecimento de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? 2023. Faculdade Superior Dom Bosco ? PR. 2023. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, VANESSA. Reconhecimnto de Curso de bacharelado em Fisioterapia ? 2024 - CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO ? UniÍTALO. 2023. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

BARROS, VANESSA. membro do Comitê de avaliadores Ad hoc voluntários(as) de projetos do Edital Nº 31/2024 - UEPA do Programa de Ação Comunitária ? PROEX-PAC. 2024. Universidade do Estado do Pará.

BARROS, V. N.. Edital nº 07/2023 Processo Seletivo Simplificado para prof. Susbtituto 2023 (3/02/2023). 2023. Universidade Estadual do Pará.

BARROS, V. N.. EDITAL No122/2022-UEPA CHAMADA PÚBLICA PARA PROCESSO SELETIVO SELEÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA ? MODALIDADE MESTRADO - Turma Especial Parauapebas. 2023. Universidade Estadual do Pará.

BARROS, VANESSA. EDITAL No 59/2023 ? UEPA - PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA BOLSISTA E VOLUNTÁRIA CCBS/CCNT/CCSE ? UEPA. 2023. Universidade do Estado do Pará.

BARROS, VANESSA. EDITAL No 57/2023-UEPA PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO-CADASTRORESERVA. 2023. Universidade do Estado do Pará.

BARROS, V. N.. PORTARIA N 139/22 DE 21 JUNHO DE 2022 UEPA. 2022. Universidade Estadual do Pará.

RIBEIRO, N.; CARVALHO, F.; ASSIS, C.;BARROS, VANESSA NOVAES. Processo Seletivo de Monitoria Voluntária UEPA Portaria Nº 194/21. 2021. Universidade do Estado do Pará.

BARROS, VANESSA NOVAES; REMOR, A.; SIMAO, C.; FIGUEIREDO, I.; RIBEIRO, L.; SOARES, V.. Comitê Institucional da Estácio de Castanhal. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

FIGUEIREDO, I.;BARROS, VANESSA N.; REMOR, A.; SEPTIMIO, C.. PIBIC 2019: Projetos de iniciação científica da Estácio Castanhal. 2019. ESTACIO CASTANHAL.

BARROS, VANESSA. II MOSTRA CIENTIFICA DO CURSO DE ENFERMAGEM. 2018. ESTACIO CASTANHAL.

BARROS, VANESSA. VII semana do Biólogo: saúde e meio ambiente, desafios do biólogo na Amazonia. 2018. FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL.

BARROS, V. N.. I ENCONTRO DE PESQUISA E MOSTRA DE EXTENSÃO DA FACULDADE ESTÁCIO DE CASTANHAL. 2018. ESTACIO CASTANHAL.

Orientou

LAURA LINO GONÇALVES RAFAEL HENDRICK FREITAS DE PAULA SOFIA

DIABETES MELLITUS E FUNÇÃO COGNITIVA: AVALIANDO A MEMÓRIA EM PACIENTES DIABÉTICOS E NÃO DIABÉTICOS; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; (Orientador);

Kamilla Santos Gomes

comparação do tratamento de clipagem e embolização em pacientes com aneurisma; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Cidalia Siman

Qualidade do sono, depressão e ansiedade em universitários do Curso de Farmácia em Castanhal - PA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em farmacia) - ESTACIO CASTANHAL; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Angélica Batista Soares; João Ambé; Luciana Silva

O perfil epidemiológico e ad repercussões clínicas de portadores de diabetes mellitus no município de São Domingos do Capim - PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - ESTACIO CASTANHAL; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Nádia da Silva e Silva

Depressão versus produtividade de colabores administrativos de uma empresa privada de Castanhal - PA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em administração) - ESTACIO CASTANHAL; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Monique Andrade

O sistema punitivo Brasileiro e o Psicopata Homicida; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - ESTACIO CASTANHAL; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Larissa Lima Chaves

A Imputabilidade dos Psicopatas Frente à Sociedade Atual; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - ESTACIO CASTANHAL; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Elisa Maria Novaes Barros e Karina Trindade

O Mapeamento do padrão de expressão de EIF2alfa-fosforilado e Caspase-3 no cérebro de ratos e macacos submetidos a crise epiléptica induzida por pentilenotetrazol; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Daniel Pinto dos Santos E Naomi Aimèe dos Reis Melo

A RELAÇÃO DO USO DE DROGAS PSICOATIVAS E AS FUNÇÕES COGNITIVAS MODULADAS PELO CÓRTEX PRÉ-FRONTAL DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - Universidade do Estado do Pará, Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Paola Potiguar; Taynara Costa Silva

Especialização hemisférica: diferença entre os gêneros; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - ESTACIO CASTANHAL; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Aline de Abreu; Fellipe Nascimento

Análise do perfil socioeconomico e saúde mental de alunos universitários e seu impacto no processo de aprendizagem e aderência ao curso; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem) - ESTACIO CASTANHAL, PIBIC 2019/UNESA; Orientador: Vanessa Novaes Barros;

Produções bibliográficas

  • DOS SANTOS, DANIEL PINTO ; MELO, NAOMI AIMÈE DOS REIS ; BARROS, VANESSA NOVAES . THE RELATIONSHIP BETWEEN THE USE OF PSYCHOACTIVE DRUGS AND COGNITIVE FUNCTIONS MODULATED BY THE PREFRONTAL CORTEX OF YOUNG UNIVERSITY STUDENTS. ARACÊ - DIREITOS HUMANOS EM REVISTA , v. 7, p. 2900-2916, 2025.

  • RAMOS, GABRIEL HENRIQUE DE PAIVA ; GUSTAVO, KAYO SILVA ; BARROS, ELISA MARIA NOVAES ; REIS, JOSÉ MACIEL CALDAS DOS ; BARROS, VANESSA NOVAES . Análise do perfil clínico-epidemiológico de pacientes com síndromes aórticas agudas atendidos em serviço de referência cardiovascular no Pará. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 13, p. e6813245043, 2024.

  • BARROS, ELISA M. N. ; MELO, GLAUCO S. ; VASCONCELOS, MURILO O. ; MACHADO, VICTOR H. G. ; RAMOS, GABRIEL H. P. ; REIS, JOSÉ M. C. ; BARROS, VANESSA N. . Hybrid Surgical treatment of thoraco-abdominal aneurysm: case report. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 17, p. e2114, 2024.

  • BARROS, VANESSA N. ; KIETZER, K. S. . O impacto das discrepâncias socioeconômicas no desempenho acadêmico: Uma comparação entre metodologia ativa e tradicional. TEMAS EM EDUCACAO , v. 33, p. 1-31, 2024.

  • BARROS, ELISA MARIA NOVAES ; FERREIRA, RAFAEL MILO PINTO ; REALE NETO, HUMBERTO BALBI ; RODRIGUES, LUCAS JOÃO DA MATA DE MACEDO ; BARROS, VANESSA NOVAES . Pseudoaneurisma da artéria carótida comum por trauma penetrante: Tratamento convencional. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 13, p. e11213345336, 2024.

  • FROES, A. ; GUIMARAES, A. L. F. ; SANTOS, O. H. P. ; BARROS, V. N. . Conhecimento dos residentes de anestesiologia do Pará sobre os riscos ocupacionais no centro cirúrgico. Brazilian Journal of Health Review , v. 6, p. 19681-19694, 2023.

  • RODRIGUES, ANANDA EWELIN DA SILVA ; MORAES, BRUNA GARCIA DE ; DAMASCENO, ÍTALO JOSÉ SILVA ; PAIVA, PAULO GUSTAVO COLORADO DE JESUS ; BARROS, VANESSA NOVAES . Diabetes infantil: uma análise dos fatores alimentares e metabólicos que contribuem para o agravo da doença. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 23, p. e13569, 2023.

  • MAGALHAES, A. M. ; SANTOS, A. A. B. ; MEDEIROS, J. R. M. ; PEREIRA, J. V. L. O. ; LIMA, A. B. ; BARROS, VANESSA NOVAES . A importância do conhecimento populacional sobre prevenção e diagnóstico da doença de Alzheimer. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 23, p. 1, 2023.

  • RAMOS, AMANDA MAUÉS ; BARROS, ELISA MARIA NOVAES ; OLIVEIRA, J. MANOELLA MONTEIRO DE ; J., F. IPSLON TEREZO ROSAS ; MONTEIRO, ANDREW MORAES ; BARROS, VANESSA NOVAES . Epidemiological Profile of Mental Health Program Patients in a Health Unit. OPEN JOURNAL OF PSYCHIATRY , v. 10, p. 15-24, 2020.

  • SILVA, N. ; TRINDADE, K. N. V. ; BARROS, V. N. . Depressive symtons related to productibility of administrative employees.. Hospice & Palliative Medicine International Journal , v. 4, p. 80-86, 2020.

  • ABREU, A. ; NASCIMENTO, F. S. ; BARLETA, M. ; CUNHA, E. ; BARROS, VANESSA N. . Analysis of Socioeconomic Profile and Mental Health of Amazon University Students and Its Impact on Learning Process. International Journal of Psychiatry Research , v. 3, p. 1, 2020.

  • MAGALHÃES, STEFANI ALVES ; FORESTI, MAIRA LICIA ; BARROS, VANESSA NOVAES ; MELLO, LUIZ E. . Marmosets have a greater diversity of c-Fos response after hyperstimulation in distinct cortical regions as compared to rats. JOURNAL OF COMPARATIVE NEUROLOGY , v. 1, p. 1, 2020.

  • BRANDAO, F. M. V. ; LEITE, G. M. O. ; BARROS, E. M. N. ; LEAO, C. F. ; ANDRADE, M. C. ; BOTELHO, N. M. ; BARROS, VANESSA N. . Knowledge and practices on gynecological care for medical students: breast self-exam and Pap test. Women's Health , v. 8, p. 1-4, 2019.

  • FROES, A. V. ; BENZECRY, D. ; BARROS, E. M. N. ; TEIXEIRA, R. ; SILVA, R. ; SOARES, M. ; MAUES, A. ; ASSUNCAO, J. V. ; BARROS, VANESSA N. . Hansen?s physical disabilities: Epidemiological profile of patients from an integration region in pará-Brazil. Hospice and Palliative Medicine International Journal , v. 3, p. 4-8, 2019.

  • BARROS, VANESSA N. . The heart cycle: review. Women's Health , v. 8, p. 66-69, 2019.

  • BARROS, VANESSA NOVAES ; BARROS, ELISA MARIA NOVAES ; DA SILVA, CLIVANDIR ; LACERDA, SHIRLEY ; MELLO, LUIZ E. . c-Jun expression after cerebral hyperstimulation differs between rats and marmosets. JOURNAL OF NEUROSCIENCE RESEARCH , v. 00, p. 1-12, 2019.

  • MEDEIROS, A. K. S. ; MEDEIROS, A. N. S. ; SILVA, P. S. ; LEAL, A. ; BARROS, V. N. . Characterization of hospital host with risk classification in a hospital. Brazilian Journal of health Review , v. 2, p. 6, 2019.

  • BARROS, VANESSA N. ; NASCIMENTO, F. S. ; ABREU, A. ; NOVAES, E. M. . Depression, anxiety disorders and socioeconomic factors affecting university students: review. Hospice and Palliative Medicine International Journal , v. 3, p. 1, 2019.

  • BARROS, V. N. ; NOVAES, E. M. ; ALVARES, L. ; BARBOSA, M. ; FROES, A. ; DIAS, R. . Characterization of tuberculosis in children and adolescents in underdeveloped country. Hospice and Palliative Medicine International Journal , v. 2, p. 246-249, 2018.

  • BARROS, E. M. N. ; SILVA, R. L. ; TRINDADE, K. N. V. ; MEDEIROS, Y. A. ; TEIXEIRA, R. S. ; SILVA, A. G. O. C. ; FROES, A. V. ; BARROS, VANESSA N. . EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF PATIENTS WITH TEGUMENTAR LEISHMANIOSE IN UNDERDEVELOPED COUNTRY. INTERNATIONAL JOURNAL OF CURRENT ADVANCED RESEARCH , v. 7, p. 15152-15156, 2018.

  • BARROS, VANESSA N. . THE IMPORTANCE OF SENSORY-MOTOR INTEGRATION IN EVERYDAY LIFE. International Journal of Engineering Science and Generic Research , v. 4, p. 1-3, 2018.

  • BITTENCOURT, SIMONE ; FERRAZOLI, ENÉAS ; VALENTE, MARIA FERNANDA ; ROMARIZ, SIMONE ; JANISSET, NILMA ; MACEDO, CARLOS EDUARDO ; ANTONIO, BRUNO DE BRITO ; BARROS, VANESSA ; MUNDIM, MAYARA ; PORCIONATO, MARIMÉLIA ; AARÃO, MAYRA CONSUELO ; MIRANDA, MAÍSA FERREIRA ; RODRIGUES, ANTÔNIO MÁRCIO ; ALMEIDA, ANTÔNIO-CARLOS GUIMARÃES DE ; LONGO, BEATRIZ M. ; MELLO, LUIZ E. . Modification of the natural progression of epileptogenesis by means of biperiden in the pilocarpine model of epilepsy. EPILEPSY RESEARCH , v. 138, p. 88-97, 2017.

  • BARROS, V. N. . Brain Hyperstimulation by Epileptic Seizures. Hospice & Palliative Medicine International Journal , v. 1, p. 1, 2017.

  • BARROS, VANESSA N. ; MUNDIM, MAYARA ; GALINDO, LAYLA TESTA ; BITTENCOURT, SIMONE ; PORCIONATTO, MARIMELIA ; MELLO, LUIZ E. . The pattern of c-Fos expression and its refractory period in the brain of rats and monkeys. Frontiers in Cellular Neuroscience , v. 9, p. 2015.00072, 2015.

  • BARROS, VANESSA N. ; PORTO, C. A. ; NEGRAO, J. V. . Efeitos do treinamento da memória de trabalho na cognição e no equilíbrio em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia , v. 8, p. 140, 2014.

  • SILVA, D. F. A. ; NOGUCHI, S. K. T. ; KIETZER, K. S. ; BARROS, VANESSA ; COLABORADORES, E. . Abordagem morfofuncional do sistema nervoso: atlas e roteiros. 1. ed. belém: Editora Neurus, 2024. v. 1. 104p .

  • NOGUCHI, S. K. T. ; SILVA, D. F. A. ; YAMADA, W. H. M. ; BARROS, V. N. . Abordagem morfofuncional do metabolismo e da reprodução humana. 1. ed. Belém: Neurus, 2024. v. 1. 148p .

  • BARROS, V. N. . Prêmio Educador Transformador 2023: as práticas mais transformadoras. 1. ed. SP: Instituto Significare, 2023. v. 2. 171p .

  • BARROS, VANESSA NOVAES . Morfofisiologia humana baseado em casos clínicos: módulo 1 - sistema nervoso. 1. ed. Belém - PA: Vanessa Novaes Barros, 2022. v. 1. 131p .

  • BARROS, V. N. . Caderno de Atividades Práticas em Histologia Humana Básica. 1. ed. São José dos Pinhais: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda., 2021. v. 1. 126p .

  • BARROS, V. N. . Caderno de Atividades Práticas em Anatomia Humana Básica. 1. ed. São José dos Pinhais: Editora Brazilian Journals, 2020. v. 1. 63p .

  • CATAPAN, E. A. ; BARROS, VANESSA . Ciências da saúde: conceitos e perspectivas. 1. ed. São José dos Pinhais: Brazilian Journals Editora, 2019. v. 1. 381p .

  • BARROS, VANESSA NOVAES . Fundamentos de Biologia. 1. ed. Rio de Janeiro: SESES, 2019. v. 1. 187p .

  • BARROS, VANESSA N. . The Differences in Gene Expression in the Brain of Rats and Monkeys May Explain Cognitive Differences Between these Orders. Cient Periodique, Canadá, p. 1 - 6, 09 maio 2018.

  • MAGALHAES, S. A. ; BARROS, V. N. ; MELLO, L. E. A. M. . Stereologic study of the temporal expression of cFos in the brain of rats. In: Federation of latino american and caribbean neuroscience societies, 2016, buenos aires. 2nd FALAN Congress. Buenos Aires, 2016. v. 2016.

  • BARROS, VANESSA NOVAES . O impacto das atividades físicas na regulação da pressão arterial e suas implicações no manejo da doença hipertensiva: um relato de experiência. In: Congresso Brasileiro Multiprofissional de Anatomia e fisiologia aplicada a saúde - COBRAMAFAS, 2024, Belém. COBRAMAFAS, 2024.

  • GONCALVES, H. G. F. ; BARROS, VANESSA . Os impactos da terapia combinada do método pilates e cinesioterapia ativa nas funções cognitivas e nas AVD's em idosos: relato de caso. In: 13º congresso internacional de fisioterapia, 2023, florianópolis. Anais do 13º congresso internacional de fisioterapia, 2024.

  • PRIETO, A. C. A. ; SOUZA, A. ; COELHO, E. R. N. ; RODRIGUES, E. M. ; SOUZA, J. G. S. ; ESTEVES, A. M. ; NEVES, J. M. ; BARROS, V. N. . ESTRATÉGIAS PARA O APRIMORAMENTO DO TRATAMENTO 68 CLÍNICO E AMBULATORIAL DA DOENÇA HIPERTENSIVA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. In: VI ENCONTRO DAS ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAUDE, 2023, Belém. VI ENCONTRO DAS ATIVIDADES INTEGRADAS EM SAUDE. Belém: EDUEPA, 2023. v. 1. p. 1.

  • NASCIMENTO FILHO, G. G. ; COELHO, T. C. C. ; JUNQUEIRA, B. G. ; LIMA, A. C. ; QUEIROZ, L. A. ; BEZERRA, M. N. ; MENEZES, J. C. ; SANTOS NETO, J. R. ; SILVA, J. V. S. ; BARROS, V. N. . CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA EVOLUÇÃO DOS CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 NO PARÁ. In: 56º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2021, Belém. 56º CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL, 2021.

  • BARROS, V. N. ; NOVAES, E. M. ; TRINDADE, K. ; MELLO, LUIZ E. . c-Jun and c-Fos expression after cerebral hyperstimulation differs between rats and marmosets. In: XIX Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, 2018, Sao Paulo. XIX Congress of the Brazilian Society for Cell Biology, 2018.

  • BARROS, V. N. ; Bittencourt, S. ; MELLO, L. E. A. M. . THE PATTERN OF C-FOS EXPRESSION AND ITS REFRACTORY PERIOD IN THE BRAIN OF RATS AND MONKEYS AFTER STIMULATION WITH PENTYLENETETRAZOL (PTZ). In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2014, Montreal - Quebec. Electronic Journal of the World Congress on Brain, Behavior and Emotions 2014, 2014.

  • BARROS, V. N. ; Bittencourt, S. ; MELLO, L. E. A. M. . O Mapeamento do Padrão de Expressão de em Ratos e Macacos após crise convulsiva: Uma diferença Funcional. In: III Simpósio de Atualização em Fisiologia do Sistema Nervoso e III Mostra de Projetos em Fisiologia, 2013, Uruguaiana. O Mapeamento do Padrão de Expressão de em Ratos e Macacos após crise convulsiva: Uma diferença Funcional, 2013.

  • BARROS, V. N. . Perfil Epidemiológico de óbitos por neoplasia maligna do encéfalo na região do Xingu entre os anos de 2007 a 2023. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, VANESSA . Tronco Encefálico. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, VANESSA N. . Neurobiologia do Comportamento. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BARROS, V. N. . Neuronios: como fundionam? Eletrofisiologia da célula nervosa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, V. N. . A importância do currículo lattes na formação profissional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, V. N. ; MELLO, L. E. A. M. ; Bittencourt, S. . THE PATTERN OF C-FOS EXPRESSION AND ITS REFRACTORY PERIOD IN THE BRAIN OF RATS AND MONKEYS AFTER STIMULATION WITH PENTYLENETETRAZOL (PTZ). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, V. N. ; MELLO, L. E. A. M. ; Bittencourt, S. . O Mapeamento do Padrao de expressão de c-Fos apos crise convulsiva: uma diferen'ca funcional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Barro, Vanessa novae . Finalista prêmio educador transformador - SEBRAE 2023 (Premiação).

Outras produções

BARROS, V. N. . Professora Vanessa Novaes. 2022; Tema: Mentorias e cursos online. (Site).

BARROS, V. N. . Canal do YouTube Professora Vanessa Novaes. 2020; Tema: videoaulas sobre morfofisiologia humana para acadêmicos da saúde. (Rede social).

BARROS, V. N. . Morfofisiologia humana baseado em casos clínicos. Módulo Sistema Nervoso. 2022. .

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomia do fígado. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomia do intestino. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . O que as drogas fazem com o nosso cérebro?. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Sistema Locomotor. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BARROS, VANESSA NOVAES . Como o nosso cérebro escuta. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomia geral - semi cabeça verdadeira. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomofisiologia do lobo parietal: como sentimos dor e tato?. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Onde e como é processada a razão no cérebro?. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Como o nosso cérebro controla os músculos?. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . O cérebro epiléptico. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . O que acontece com o cérebro quando estamos apaixonados?. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Circulação arterial do encéfalo e AVE. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomia do Encéfalo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Entenda a anatomia dos pulmões. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Como os rins produzem urina. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Dissecação do tórax. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . O que acontece com seu cérebro durante a doença de Alzheimer. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomia dos Rins. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Trato Gastrointestinal parte alta. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA NOVAES . Anatomia do sistema digestório. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

BARROS, VANESSA . LIVRO FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - LIVRO DIDATICO).

BARROS, VANESSA . neurofisiologia aplicado a casos clínicos. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BARROS, VANESSA N. . Produção de banco de questõesBDQ da Instituição de Ensino Superior Estácio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de banco de questões BDQ).

BARROS, V. N. . Funk dos Nervos Cranianos. 2017. Composição (estréia).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    DIABETES MELLITUS E FUNÇÃO COGNITIVA: AVALIANDO A MEMÓRIA EM PACIENTES DIABÉTICOS E NÃO DIABÉTICOS, Descrição: Investigar a possível correlação entre o diabetes mellitus e a disfunção cognitiva relacionada à memória em pacientes cadastrados no Programa HIPERDIA da Unidade Básica de Saúde Una, no município de Belém, no estado do Pará.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Coordenador / LAURA LINO GONÇALVES - Integrante / RAFAEL HENDRICK FREITAS DE PAULA - Integrante / SOFIA LORENZONI VALE - Integrante / CHAN DAVID RIBEIRO - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.

  • 2023 - Atual

    COMPARAÇÃO DO TRATAMENTO DE CLIPAGEM E EMBOLIZAÇÃO EM PACIENTES COM ANEURISMA CEREBRAL, Descrição: Introdução: O tratamento de aneurismas cerebrais é um campo em constante evolução. Duas técnicas adotadas por essa área são a clipagem cirúrgica e a embolização por micro molas. No entanto, apesar do caráter resolutivo dos procedimentos cirúrgico e vascular. O processo terapêutico transcende o espaço do centro cirúrgico englobando também o período pós-operatório, sendo assim, durante esse período os cuidados especializados ofertados pela equipe de enfermagem são fundamentais para a adequada evolução do paciente, sem intercorrências, durante sua estância no hospital e nos cuidados domiciliários após alta. Objetivo: Comparar o pós-operatório de pacientes submetidos a embolização cerebral por micromolas e pacientes submetidos à clipagem do aneurisma. Materiais e Métodos: A presente pesquisa adota uma abordagem comparativa com viés quantitativo-qualitativo, configurando-se como um estudo que visa estabelecer diferenças ou semelhanças significativas entre dois grupos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Coordenador / Kamila Santos Gomes Contente Loureiro - Integrante / Rayane de Freitas Santos - Integrante.

  • 2022 - 2023

    O impacto da realidade socioeconômica do aluno submetido a metodologia tradicional e ativa de ensino., Descrição: Introdução: O uso de metodologias ativas implica garantir ao aluno acesso à busca pelo conhecimento. Deve-se salientar que o perfil de graduandos em Instituições de Ensino Superiores (IES) particulares não são iguais aos de IES públicas, somados às particularidades socioeconômico que podem interferir na eficácia da implementação desta metodologia de ensino. Objetivos: Esta pesquisa objetivou comparar a metodologia ativa ao método tradicional no ensino da morfofisiologia humana em alunos com diferentes perfis socioeconômicos. Materiais e métodos: Duzentos e quatro alunos participaram da pesquisa, todos cursando a disciplina Fisiologia humana em IES publica e particular. Os alunos foram divididos em dois grupos que foram submetidos a metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas (ABP) e a metodologia tradicional de ensino por meio de uma aula expositiva. Em seguida, os alunos realizaram um teste de conhecimento e responderam a um questionário socioeconômico para identificação das possíveis variáveis que possam interferir no aprendizado por meio da metodologia ativa e tradicional de ensino. Resultados: O ensino por metodologia tradicional promoveu melhor desempenho nos alunos da IES particular, não houve diferença estatística para o tipo de metodologia empregada em alunos de IES pública. O acesso à internet impactou os alunos submetidos à metodologia ativa, mas o mesmo fenômeno não se observou nos grupos de metodologias tradicionais. Conclusão: Restou evidente a importância da internet para a eficácia da metodologia ativa, sem impacto para a metodologia tradicional. Os alunos de IES particular apresentaram melhor desempenho na metodologia tradicional, mas não houve diferença estatística entre metodologia ativa e tradicional para os alunos de IES pública.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Coordenador / Katia Simone Kietzer Liberti - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO E SAÚDE MENTAL DOS ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE E SEU IMPACTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, Descrição: O período de educação superior demanda um processo adaptativo dos universitários, o que pode levar a interferências na saúde física e psíquica desta população. Em relação à saúde emocional de universitários, autores como Vitasaria et al (2010) salientam a vulnerabilidade e presença de sintomas emocionais significativos que, caso não evidenciados, podem tornar-se prejudiciais ao percurso acadêmico e também após o Ensino Superior. Sintomas relacionados à depressão, ansiedade e estresse têm surgido nesta população, em caráter mais significativo quando comparados aos encontrados na população geral (Bargadi & Hutz, 2011; Furegato, Santos, & Silva, 2010).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Coordenador / Aline Abreu - Integrante / Felipe Lima - Integrante.

  • 2019 - Atual

    A Especialização hemisférica: diferenças entre os gêneros, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Coordenador / Maria Lopes - Integrante / Kimberlly Marques - Integrante.

  • 2016 - 2018

    O Mapeamento do padrão de expressão de EIF2alfa-fosforilado e Caspase-3 no cérebro de ratos e macacos submetidos a crise epiléptica induzida por pentilenotetrazol, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello em 07/12/2017., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Integrante / MELLO, LUIZ E. - Coordenador / Elisa Maria Novaes - Integrante / karina trindade - Integrante.

  • 2014 - 2017

    MAPEAMENTO DA EXPRESSÃO DE IEG?s, NQO1 e eIF2-ALFA NO ENCÉFALO DE RATOS E MACACOS QUANDO SUBMETIDOS A UMA TAREFA COGNITIVA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Integrante / Luís Eugênio Araújo de moraes mello - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    O mapeamento do padrão de expressão e do período refratário de c-fos no cérebro de ratos e macacos após estimulação com pentilenotetrazol (PTZ), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Coordenador / Luís Eugênio Araújo de moraes mello - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Os efeitos do treinamento da memória de trabalho na cognição e equilíbrio corporal em idosos, Descrição: Projeto que será apresentado como trabalho de conclusão de curso em maio de 2011. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Integrante / Camila De Assis Porto - Integrante / João Sério de Oliveira - Integrante / José Virgilino Negrão - Coordenador.

  • 2010 - 2010

    Os efeitos da remoção das redes perineuronais na plasticidade da memória de trabalho em ratos senis, Descrição: trabalho realizado na Universidade Federal do pará durante 1 ano enquanto era aluna de iniciação da UFPA. Projeto incompleto.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vanessa Novaes Barros - Integrante / ANTONIO PEREIRA - Coordenador / Camila De Assis Porto - Integrante.

Prêmios

2024

Professora nota 10 - CAMJA - Medicina UEPA, Centro acadêmico de medicina José Arrais da Universidade do estado do Pará.

2023

Projeto Finalista do prêmio educador transformador 2023 - Transpondo Barreiras e Superando Limites por meio da Criatividade no Ensino em Saúde na Amazônia, SEBRAE; BettBrasil, Instituto Significare (https://educadortransformador.com.br).

2022

1º lugar geral do AME (Adesão ao modelo de Ensino) - 2021.2, Estácio Castanhal.

2021

Aprovação concurso Investigador Doutorado a termo resolutivo incerto na FCIÊNCIAS.ID (Portugal) - 2º lugar geral, Associação Para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências - FCUL - Portugal.

2021

Aprovação concurso público Investigador Doutorado FCIÊNCIAS.ID - Associação Para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências - 1º lugar, FCIÊNCIAS.ID - Associação Para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências - Portugal.

2021

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO - FORMAÇÃO DE CADASTRO RESERVA - 2021 Edital No 39/2021 - 2º LUGAR, UEPA - Universidade Estadual do Pará.

2021

2º lugar do AME (Adesão ao modelo de Ensino) 2021.1, Estácio Castanhal.

2020

2ª lugar geral adesão ao modelo de ensino Estácio - 2020.2, Estácio Castanhal.

2019

3º lugar geral modelo adesão ao ensino - professor, Estácio de Castanhal.

2019

Top 10 Índice de Satisfação dos Alunos, Estácio.

2019

Aprovação concurso Resultado Final do Concurso Público para Provimento de Vagas ao Cargo de Professor do Ensino Superior ? Edital no 74/2019 - Morfofisiologia - 4º lugar, Universidade Estadual do Pará - UEPA.

2018

2º lugar em adesão ao modelo de Ensino Estácio (AME), Estácio de Castanhal.

2018

Aprovação (7º lugar) Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Formação de Cadastro Reserva - CCBS EDITAL 70/2018, UEPA.

2017

Concurso tecnico-administrativo da UFRA (EDITAL Nº 2, DE 24 DE JANEIRO DE 2017), UFRA-Ceps.

2013

Premio de Melhor Projeto cientifico apresentado ao Simposio de Fisiologia do Sistema Nervoso, UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa.

2013

Aprovação concurso público técnico de laboratório da USP/SP edital ICB39/2013, Diario Oficial de SP - 28/09/13 pg 207.

2012

2 lugar: Honra ao Mérito turma fisio/2008, CESUPA.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade do Estado do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor universitário, Carga horária: 20

2023 - Atual

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Avaliadora do MEC

Outras informações:
Docente cadastrada no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes - BASis (PORTARIA No 562, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2022)

2024 - Atual

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora titular de morfologia e tutoria da Medicina

2011 - 2011

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: professor assistente, Enquadramento Funcional: Ciências Morfológicas e Fisiológicas 2, Carga horária: 12

2009 - 2009

Centro Universitário do Estado do Pará

Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Ciências Morfológicas e Fisiológicas 1e 2, Carga horária: 12

2017 - 2023

Estácio Castanhal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE, Carga horária: 20

2018 - 2021

Estácio Castanhal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. Curso Ed. Física e Fisioterapia, Carga horária: 10

2018 - 2018

Estácio Castanhal

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador dos cursos da área da saúde, Carga horária: 10

2022 - 2022

Faculdade Ideal

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente - Fisiologia do Exercício, Carga horária: 10

2021 - 2021

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE CURSO MEDICINA - BIOMORFOLOGIA, Carga horária: 4

2014 - 2020

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Laboratório neurobiologia, Carga horária: 10

2012 - 2014

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Laboratório neurobiologia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2016

Canópus - Caraguatatuba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Biologia e Ciências, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Outro (INICIAÇÃO CIENTÍFICA), Enquadramento Funcional: Pesquisador: iniciação científica, Carga horária: 20

2022 - Atual

Faculdade de São Marcos

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação/Neurointensivismo, Carga horária: 8

Outras informações:
Docente do Curso de pós-graduação em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal, disciplina de Neurointensivismo (24h)