Maria Augusta Belucci

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Rastro: História, Memória e Educação, da Universidade São Francisco de Bragança Paulista.. como fonte de pesquisa centra em processos crime do Poder Judiciário. Cursando Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Senso da Universidade São Francisco Itatiba. Pesquisadora convidada do INMTRA: interdisciplinaridade movimento e transformação núcleo de estudos e pesquisas- Universidade Paulista. Possui mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2002). Atuou em cursos de Graduação em Pedagogia com várias disciplinas. Desde 2004 é Gestor/Diretor de Escola - escolas da rede pública do estado de São Paulo. Tem experiência na docência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, história, participação, defasagem idade/série, segregação e formação.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Educação

2016 - Atual

Universidade São Francisco
Título: Ensino de História: o estudo das práticas de ensino utilizando documentos jurídicos, periódicos impressos e narrativas orais em escolas da rede estadual da cidade de Guarulhos (SP),
Maria de Fátima Guimarães. Palavras-chave: educação; ensino de história.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Educação

2000 - 2002

Universidade São Francisco
Título: Defasagem Idade Serie no Ensino Fundamental,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Laerte de Moraes Filho
Palavras-chave: defasagem; educação; formação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Administração Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Ana Maria Ramos Sanchez Varella ; BELUCCI, M. A. ; Angela Maria Pizzo ; Maria Augusta Belucci ; Ives Lira Garrido ; Maria Cristina Belfort ; Denise Suyama ; Priscila Mariana ; Fatima Aparecida Sardinha ; Jerley Pereira da Silva ; Vanderlei Barreto ; Jaime Paulino ; Monica Franco ; SOUZA, M. V. ; Juliana Gonçalves Albuquerque ; Gislaine Carneiro ; Flavio Bordezan ; Rosineia Oliveira ; ARAUJO, L. F. F. ; Helena Prado . interdisciplinaridade: possibilidade de movimento e transformação. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

21º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. As Potencialidades do Uso de Processos do Poder Judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. (Congresso).

III Congresso Ibero Americano de Humanidades, Ciências e Educação. As Potencialidades do Uso de Processos do Poder Judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. (Congresso).

XVII Encontro de Pós Graduação, XIII Encontro de Extensão Universitária, XI Seminário de Estudos do Homem Cntemporâneo.As Potencialidades do Uso de Processos do Poder Judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. (Seminário).

III Jornada de Estudos sobre Memória, Educação e Sensibilidades. 2017. (Outra).

XXII Encontro de Iniciação Científica, XV Encontro de Pós-Graduação, XI Encontro de Extensão Universitária e IX Seminários de Estudos do Homem Contemporâneo ,. 2016. (Encontro).

I Encontro:interdisciplinaridade: possibilidades de movimento e transformação.A educação através da musica. 2015. (Encontro).

Interdisciplinaridade: sentir, pensar e agir.O sentir, o pensar e o agir através da interdisciplinaridade. 2013. (Encontro).

Mão na Massa, um encontro interdisciplinar.Os saberes e os sabores da interdisciplinaridade. 2013. (Oficina).

1º Encontro Aberto entre Grupos de Pesquisas da PUC/SP.Transformações presentes na Educação. 2012. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Adriana Lia Friszman de Laplane

BELUCCI, M. A.; ABREU JÚNIOR, L. M.;LAPLANE, A. L. F.; GODOY, Eliete Aparecida de. A compreensão da situação de defasagem entre idade e série escolar a partir da visão do aluno. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) - Universidade São Francisco.

Luzia Batista de Oliveira Silva

GUIMARAES, M. F. (Orientadora);SILVA, Luzia Batista de Oliveira; BUENO, J. B. G.; SOUZA, C. A.; OLIVEIRA, A.G.. As potencialidades do trabalho com processos do judiciário e periódicos no ensino de história. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educaçã) - Universidade São Francisco.

João Batista Gonçalves Bueno

GUIMARAES, M. F.; SILVA, L. B. O.;BUENO, J. B. G.. As Potencialidades do trabalho com Processos do judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade São Francisco.

Eliete Aparecida de Godoy

Laerthe de Moraes Abreu Junior;GODOY, E. A.. a compreensão da situação de defasagem entre idade e séir escolar a partir da visão do aluno. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Eliete Aparecida de Godoy

GODOY, E. A.. Conhecendo a história de vida dos alunos: um caminho para a compreensão da situação de defasagem entre idade e série escolar. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade São Francisco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Laerthe de Moraes Abreu Júnior

A compreensão da situação de defasagem entre idade e série escolar a partir da visão do aluno; 2002; Dissertação (Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação) - Universidade São Francisco,; Orientador: Laerthe de Moraes Abreu Junior;

Maria de Fátima Guimarães

Ensino de História: o estudo das práticas de ensino utilizando documentos jurídicos, periódicos impressos e narrativas orais em escolas da rede estadual da cidade de Guarulhos (SP); Início: 2016; Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação) - Universidade São Francisco; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BELUCCI, M. A. . As Potencialidades do Uso de Processos do Poder Judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BELUCCI, M. A. . As Potencialidades do Uso de Processos do Poder Judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BELUCCI, M. A. . As Potencialidades do Uso de Processos do Poder Judiciário e Periódicos no Ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Fatima Aparecida Sardinha ; BELUCCI, M. A. ; Vanderlei Barreto ; Jaime Paulino ; Ana Maria Ramos Sanchez Varella . A educação através da Música. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • TOMAZONI, A. ; Ana Maria Ramos Sanchez Varella ; Jaime Paulino ; BELUCCI, M. A. ; Monica Franco ; Jerley Pereira da Silva . Os saberes e os sabores da Interdisciplinaridade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BELUCCI, M. A. ; Monica Franco ; Jaime Paulino ; Ana Maria Ramos Sanchez Varella ; Fatima Aparecida Sardinha . Interdisciplinaridade: sentir, pensar e agir. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Ana Maria Ramos Sanchez Varella ; BELUCCI, M. A. ; Jaime Paulino . Transformações presentes na Educação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BELUCCI, M. A. . A mulher na educação brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BELUCCI, M. A. . Relações entre a formação inicial e permanente X compromisso e ética na atuação docente.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BELUCCI, M. A. . A Educação como Instrumento de Segregação Social. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BELUCCI, M. A. . Pesquisa em Educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BELUCCI, M. A. . A Compreensão da Situação de Defasagem entre idade e série Escolar.. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BELUCCI, M. A. . . A Defasagem Idade/Série no Brasil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    As potencialidades do uso de processos crime do Poder Judiciário e periódicos no ensino de Historia, Descrição: Esta pesquisa de doutorado, em andamento, é da área da História da Educação do ensino superior no Brasil. Insere-se na linha Educação, Sociedade e Processos Formativos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) e articula-se ao Grupo de Pesquisas Rastros: História, Memória e Educação, certificado pelo CNPq. Focaliza o uso de processos do Poder Judiciário e periódico em sala de aula para pesquisa e ensino de História sobre a região Bragantina. Seu recorte temporal situa-se entre as décadas de 1900-1920. A identificação, análise e seleção dos processos e periódicos que serão explorados em sala de aula serão realizadas a partir do levantamento daqueles documentos que se voltarem às temáticas da cidade e da questão étnica racial relacionada à mulher e a criança.. Com Walter Benjamin (1994) falamos de Memória como conhecimento, no sentido de experiências vividas, de sensibilidades; falamos de Rememoração, relacionada ao presente entrecruzando tempos, espaços, vozes, redimindo os mortos e os esquecidos; Com Edward P. Thompson (1981; 1998) trabalhamos as fontes escritas, as noções de tempos e espaços sociais, disciplina e controle, costumes/hábitos, ritos, sociabilidades, histórias de vida, inovação, pois o autor confere aos marginalizados pela história oficial o seu lugar na construção da história, através da noção de experiência como possibilidade para a concretude histórica. Foca em três principais objetivos: - investigar quais são as possibilidades do ensino da História Regional através dos processos crime do Poder Judiciário; - pesquisar como os professores utilizam as fontes históricas, as histórias e memórias locais para construir narrativas e desenvolverem atividades nas quais propõem que os alunos façam análises, comparações e explicações históricas. - estimular a partilha das experiências de ensino de História para além do ambiente escolar, promovendo e ampliando o diálogo entre a pesquisadora e os professores envolvidos na Pesquisa, através de visitas monitoradas, oficinas e a realização de pesquisas históricas no CDAPH. É um estudo etnográfico, desenvolvido principalmente pelo emprego da análise documental e da observação de campo, em franca relação com os aportes metodológicos da história oral. Palavras Chave: processos, ensino, história, pesquisa, educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Augusta Belucci - Coordenador / Maria de Fatima Guimarães - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • E E Profª Maria Aparecida Rodrigues, diretoria. , Rua Berilo nº 72, Pq. Alvorada, 00000-000 - Guarulhos, SP - Brasil, Telefone: (011) 24847784, Fax: (011) 24846910, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional