Roberto César Procópio Corrêa

Graduado em Letras - Literaturas, Pedagogia e Direito, com especializações nas áreas elencadas: Direito Processual Civil, Direito Civil/Imobiliário, Gestão escolar com foco em administração, supervisão, orientação e inspeção, Linguística aplicada, Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica, com capacitação em psicomotricidade, Letramento, Ludopedagogia, Educação especial e inclusiva. Experiências em sala de aula e com excelente forma de lidar com o público. Sendo a competência é um conjunto de domínios, não é satisfatório que o profissional obtenha saberes conceituais ou uma capacidade de transmissão do conhecimento, faz-se necessário o desenvolvimento do domínio das relações humanas, além de possuir conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicabilidade, cultura digital, valorização da diversidade de saberes e vivências culturais, argumentações, autoconhecimento associado ao autocuidado, empatia, reponsabilidades, focar na cidadania, compromisso e comprometimento com o seu fazer profissional.

Informações coletadas do Lattes em 19/07/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

2021 - 2021

Instituto Facuminas Ead Ltda
Título: O NEUROPSICOPEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO E SÍNDROMES NEUROLÓGICAS
Orientador: VINICIUS RAMOS PAES DE LIMA

Especialização em LINGUÍSTICA APLICADA

2021 - 2021

Instituto Facuminas Ead Ltda
Título: A IMPORTÂNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA NA ATUALIDADE
Orientador: VINICIUS RAMOS PAES DE LIMA

Especialização em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

2021 - 2021

Instituto Facuminas Ead Ltda
Título: O DESAFIO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE À CATATIMIA: um olhar sobre a importância da afetividade
Orientador: CAROLINA DA SILVA ARRUDA

Especialização em GESTÃO ESCOLAR (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção)

2020 - 2021

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA
Título: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DO GESTOR ADMINISTRATIVO ESCOLAR COM A EQUIPE DE TRABALHO
Orientador: ANA PAULA RODRIGUES

Especialização em DIREITO PROCESSUAL CIVIL

2009 - 2010

Federação de escolas Faculdades Integradas Simonsem
Título: A TRILOGIA ESTRUTURAL DO DIREITO PROCESSUAL E O ACESSO A JUSTIÇA
Orientador: CARLOS AFONSO LEITE LEOCÁDIO

Especialização em DIREITO IMOBILIÁRIO

2008 - 2010

Universidade Estácio de Sá
Título: INTERVERSÃO DO CARÁTER DA POSSE ATRAVÉS DA PROMESSA DE COMPRA E VENDA
Orientador: SÉRGIO MURILO HERREIRA SIMÕES

Graduação em andamento em Enfermagem

2022 - Atual

Faculdades Bezerra de Araújo

Graduação em PEDAGOGIA

2020 - 2021

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA
Título: A INCLUSÃO DA COMUNIDADE LGBT NO ÂMBITO ESCOLAR: PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES X DIREITO À EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues e DSc. Driele Aparecide Rossi

Graduação em LETRAS

2013 - 2016

Federação de escolas Faculdades Integradas Simonsem
Título: LINGUÍSTICA: UMA NECESSIDADE DE APRENDIZADO
Orientador: FRANCISCO VAZ

Graduação em DIREITO

2001 - 2008

Universidade Estácio de Sá
Título: GARANTIAS PROVISORIAS NO DIREITO DO TRABALHO E A INCONSTITUCIONALIDADE DA OBRIGATORIEDADE DA CÂMARA DE CONCILIAÇAO PRÉVIA COMO ÓBICE AO ACESSO A JUSTIÇA
Orientador: NELSON IVAN

Curso técnico/profissionalizante em andamento em TÉCNICO DE ENFERMAGEM

2022 - Atual

REDE DALTRO

Formação complementar

2022 - 2022

FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DE DIREITO. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

INTRODUÇÃO AO DIREITO IMOBILIÁRIO. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

DIREITO DE FAMÍLIA. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

PROJETO ENSINO PARTICIPATIVO TEORIA E PRÁTICA. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

NEGOCIAÇÃO E FORMAÇÃO DO CONTRATO. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES DE CONSUMO E AOS DIREITOS BÁSICOS. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

DIREITOS AUTORAIS NA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. (Carga horária: 1h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2022 - 2022

LIDERANÇA E GESTÃO PARTICIPATIVA NA ESCOLA. (Carga horária: 8h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2022 - 2022

BNCC E O CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2021 - 2021

DESCUBRA COMO TRANSMITIR CONHECIMENTO NO MUNDO DIGITAL. (Carga horária: 7h). , Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio de Janeiro, OAB/RJ, Brasil.

2021 - 2021

EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2021

COMUNICAÇÃO ESCRITA. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2021 - 2021

LÍNGUA PORTUGUESA SEM COMPLICAÇÕES. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2021

CAPACITAÇÃO EM LUDOPEDAGOGIA E PSICOMOTRICIDADE. (Carga horária: 120h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2021

ENGLISH COURSE. (Carga horária: 320h). , QUICK ENGLISH, QE, Brasil.

2020 - 2021

CAPACITAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL. (Carga horária: 120h). , FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, IESX_PPROV, Brasil.

2020 - 2020

CAPACITAÇÃO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: fundamentos e metodologia. (Carga horária: 40h). , CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA, CESDA_PPROV, Brasil.

2016 - 2016

Como Produzir um Curso a Distância. (Carga horária: 17h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2014 - 2014

Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2005 - 2005

PATRÃO E EMPREGADO: direitos e deveres em casos de advertência, suspensão e. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2005 - 2005

CONDOMÍNIO: como viver bem. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2005 - 2005

DIREITO AMBIENTAL: leis, decretos e suas aplicações. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2004 - 2004

CALÚNIA, DIFAMAÇÃO E INJÚRIA: como distingui-los. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2003 - 2003

A CIDADANIA E OS DIREITOS DO CIDADÃO. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2003 - 2003

O QUE FAZER EM CASO DE PERDA OU ROUBO DE DOCUMENTOS. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2003 - 2003

ACESSO PRÁTICO AOS JUIZADOS ESPECIAIS CIVEIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2002 - 2002

AÇÃO PENAL: procedimentos. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2002 - 2002

PENSÃO ALIMENTÍCIA: aspectos jurídicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1999 - 1999

TÉCNICAS DE REDAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. (Carga horária: 20h). , Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen, FEFIS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Literatura.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Organização social, política, moral e civismo.

Participação em eventos

CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL. CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL. 2021. (Congresso).

AÇÃO SOCIAL - ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.AÇÃO SOCIAL. 2016. (Outra).

EVENTO: DST E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA.EVENTO: DST E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 2016. (Encontro).

CÁTEDRA INTERNACIONAL VIRTUAL.Sociedade e Economia. 2015. (Simpósio).

OFICINA DE LEITURA PARA CRIANÇAS.OFICINA DE LEITURA PARA CRIANÇAS. 2015. (Encontro).

SEMINÁRIO: O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR NA SOCIEDADE.SEMINÁRIO: O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR NA SOCIEDADE. 2014. (Seminário).

HOMENAGEADO COMO PARANINFO.SOLENIDADE DE ENTREGA DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL DA OABRJ. 2011. (Outra).

PALESTRA JURÍDICA.RELAÇÕES HOMOAFETIVAS E SUA IMPLICAÇÃO NO ORDENAMENTO JURÍDICO. 2011. (Encontro).

HOMENAGEM COMO PARANINFO.SOLENIDADE DE ENTREGA DE HABILITAÇÃO PROFISSIONAL AOS NOVOS ADVOGADOS. 2010. (Outra).

PALESTRA JURÍDICA.COMENTÁRIOS ÀS NOVAS ALTERAÇÕES DO CPC - PL 498/09. 2010. (Encontro).

Seminário Código do Processo Civil: Inovações. 2007. (Seminário).

Outras produções

CORRÊA, R. C. P. . O DESAFIO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE À CATATIMIA: UM OLHAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE. 2021.

CORRÊA, R. C. P. . A IMPORTÂNCIA DA LINGUÍSTICA APLICADA NA ATUALIDADE. 2021.

CORRÊA, R. C. P. . A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DO GESTOR ADMINISTRATIVO ESCOLAR COM A EQUIPE DE TRABALHO. 2021.

CORRÊA, R. C. P. . A INCLUSÃO DA COMUNIDADE LGBT NO ÂMBITO ESCOLAR: PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES X DIREITO À EDUCAÇÃO E CIDADANIA. 2021.

CORRÊA, R. C. P. . O NEUROPSICOPEDAGOGO E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO E SÍNDROMES NEUROLÓGICAS. 2021.

CORRÊA, R. C. P. . LINGUÍSTICA: UMA NECESSIDADE DE APRENDIZADO. 2016.

CORRÊA, R. C. P. . A TRILOGIA ESTRUTURAL DO DIREITO PROCESSUAL CIVIL E O ACESSO A JUSTIÇA. 2010.

CORRÊA, R. C. P. . A INTERVERSÃO DO CARÁTER DA POSSE. 2010.

CORRÊA, R. C. P. . GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO DIREITO DO TRABALHO. 2007.

CORREA, R. C. P. ; Roberto César Procópio Corrêa ; CORRÊA, R. C. P. . NÚCLEO DE PESQUISA EMMANUEL LEONTSINIS. 2015.

CORRÊA, R. C. P. . Audioaulas em Direito Notarial e Registral. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmico).

ANNUNZIATA NETO, L. ; CORRÊA, R. C. P. . Projeto Pedagógico do Curso de Especialização Lato Sensu Direito Notarial e Registral. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmico).

Prêmios

2011

Paraninfo, Ordem dos Advogados do Brasil - OABRJ.

2010

Paraninfo, Ordem dos Advogados do Brasil - OABRJ.

2008

Elogios Consignados (dois elogios - 2ª Vara de Família de Campo Grande e 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Colégio de Aplicação Emmanuel Leontsinis

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Pronatec, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor de Ética e Legislação Civil para o Curso Técnico de Enfermagem e Pronatec.

2011 - 2017

Corrêa et Gomes Advogados

Vínculo: PROPRIETÁRIO, Enquadramento Funcional: ADVOGADO, Carga horária: 40

Outras informações:
Escritório de assessoria jurídica próprio.

2009 - 2011

Ordem dos Advogados do Brasil

Vínculo: Prof. D Proc. Civil e D. Civil, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 4

Outras informações:
PROFESSOR DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DIREITO CIVIL DO CURSO PREPARATÓRIO PARA EXAME DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

2008 - 2011

BRUM&MEDINA

Vínculo: ADVOGADO, Enquadramento Funcional: PROFISSIONAL LIBERAL - ADVOGADO, Carga horária: 30

Outras informações:
Sócio

2015 - 2016

Faculdades Internacional Signorelli

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor - Orientador acadêmico, Carga horária: 10

2008 - 2008

Superior Tribunal de Justiça

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário

2009 - 2011

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 16

2003 - 2007

Condomínio do Edifício Residencial Barra de Itaúna

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ADMINISTRADOR, Carga horária: 44

2006 - 2008

Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 18

Outras informações:
ELOGIOS consignados pelos Defensores Públicos orientadores nos períodos em que exerci atividade junto aos órgãos da 2ª Vara de Família de Campo Grande e da 2ª Vara Criminal de Jacarepaguá.

2023 - Atual

Grau técnico Bangu

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador do Centro de estudos do Hospital, Carga horária: 10

2022 - 2023

Grau técnico Bangu

Vínculo: Professor autônomo, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor Instrutor de língua portuguesa e legislação dos cursos técnicos oferecidos pela Instituição.