Marcos Antonio Pellegrini

graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1986), mestrado (1998) e doutorado (2008) em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência profissional na área de planejamento e organização de serviços de saúde entre povos indígenas. É professor do Instituto de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Roraima. Tem interesses de pesquisa na área de Antropologia da Saúde, Etnologia, Saúde Indígena, memória e performance.

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Antropologia Social

2002 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Discursos dialógicos: intertextualidade e ação política na performance e autobiografia de um intérprete yanomami no Conselho Distrital de Saúde
, Ano de obtenção: 2008. Esther Jean Langdon. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Índios Yanomami; Etnografia da fala; contato interétnico; performance; autobiografia indígena; políticas de saúde. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde.

Mestrado em Antropologia Social

1995 - 1998

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Falar e comer: um estudo sobre os novos contextos de adoecer e buscar tratamento entre os Yanomamè do Alto Parima
, Ano de Obtenção: 1998.Esther Jean Langdon.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: saúde indígena; Índios Yanomami; contato interétnico; distritos sanitários especiais indígenas.

Graduação em Medicina

1980 - 1986

Universidade Federal de São Paulo

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Etnologia Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO ; CIELLO, F. J. . I SEMINÁRIO INTEGRADO DE AUTOAVALIAÇÃO DO INAN/UFRR: "ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ANTROPOLOGIA: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS. 2023. (Outro).

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO ; CORDEIRO, M. S. S. . COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DE ENSINO DE ANTROPOLOGIA NA UFRR. 2023. (Outro).

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO ; BUENAFUENTE, S. M. F. . SEMINÁRIO UFRR YANOA - SUSTENTABILIDADE YANOMAMI. 2023. (Outro).

GUIMARAES, S. ; PELLEGRINI, M. A. . I Simpósio UnB-UFRR - Sistemas Médicos Indígenas e o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. 2013. (Congresso).

LIMA, José Carlos Franco de ; CAVALCANTE, O. C. ; LUNA, M. B. A. ; CIRINO, C. A. M. ; LIMA, CLS ; PELLEGRINI, M. A. . II Seminário de Antropologia da UFRR. 2012. (Congresso).

PELLEGRINI, M. A. . I Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras - As fronteiras da interdisciplinaridade e a interdisciplinaridade das fronteiras.. 2012. (Congresso).

CIRINO, C. A. M. ; PELLEGRINI, M. A. . III Reunião Equatorial de Antropologia/ XII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. 2011. (Congresso).

CIRINO, C. A. M. ; PELLEGRINI, M. A. ; LUNA, M. B. A. . I Seminário de Antropologia da UFRR. 2010. (Congresso).

Participação em eventos

Curso de Formação Básica de Intérpretes de Línguas Indígenas de Roraima.Valorização das línguas e culturas Indígenas de Roraima. 2021. (Outra).

Projeto de Extensão Cineclube da Universidade Estadual da Paraíba.As lutas dos povos indígenas. 2021. (Outra).

IV Seminário Psicologia, Povos Indígenas e Direitos Humanos na Região Norte.Como adoecem os povos?. 2019. (Seminário).

Seminário Nacional sobre os Determinantes Sociais da Desnutrição em Crianças Yanomami -.Debatedor. 2019. (Seminário).

XXIV Semana de Enfermagem de Roraima.A Atenção Básica como modelo de organização do serviço de saúde nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas: uma reflexão sobre a prática dos profissionais de saúde.. 2018. (Encontro).

Aula inaugural Procisa.Diversidades no processo saúde-doença na Amazônia.. 2017. (Outra).

Ciclo de Seminários Temáticos do PPGANTS.Olhares sobre Antropologia da Saúde. 2017. (Seminário).

II Seminário de Fenomenologia e Psicologia Fenomenolópgiaca e II Congresso Internacional de Pessoa e Comunidade. Diversidade sociocultural e iniquidades em saúde: o desadfio para os serviços de saúde em Roraima.. 2017. (Congresso).

XII Reunión de Antropología del Mercosur. Pedir remédios aos inimigos: os suplícios da fala e da escrita. Performance e construção de sujeitos numa narrativa yanomami. 2017. (Congresso).

XXXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. Saúde de fronteira na perspectiva da equidade: dialogando com os direitos constitucionais. 2017. (Congresso).

30a. REunião Brasileira de Antropologia. Saber falar com os "brancos": intertextualidade e ação política em contesto intercultural (Refelxões sobre um discurso yanomami no Conselho Distrital de Saúde Indígena.. 2016. (Congresso).

I Encontro Roraimense de Estudantes de Saúde Pública e Educação.O papel da espiritualidade no processo saúde-doença.. 2016. (Encontro).

III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.A relação de risco, vulnerabilidades, gênero entre universitários no contexto de DST/HIV/AIDS. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.Coordenação do GT Saúde e doença na Amazônia. 2016. (Seminário).

11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Práticas de cuidados de sujeitos soropositivos para HIV em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos. 2015. (Congresso).

11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Perspectivas epidemiológicas e organização dos serviços de saúde indígena. 2015. (Congresso).

Cine INAN.Debatedor. 2015. (Outra).

II Congresso Mundial de Educação e Saúde Infanto-Juvenil. Saúde Indígena. 2015. (Congresso).

II Encontro Local ABRAPSO- Núcleo Roraima.Poéticas e políticas do trabalho em saúde.. 2015. (Encontro).

VI Oficina Saúde Indígena - GT Saúde Indígena/ABRASCO. 2015. (Oficina).

II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.Uma etnografia sobre a permanência dos Sanumá para tratamento de saúde em Boa Vista. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.Desafios no uso do território ena atualização cultural dos povos indígenas. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.Convivendo com a infecção pelo HIV e a aids em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos. 2014. (Seminário).

II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.Coordenador do GT Saúde e doença na Amazônia. 2014. (Seminário).

Seminário Antropologia e mediadores no campo das Políticas de Saúde.Participação social indígena em saúde: imaginários, práticas e (des)enquadres metacomunicativos. 2014. (Seminário).

Interculturalidade e saúde indígena.Interculturalidade e saúde indígena. 2013. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Políticas Públicas em Saúde: desafio na incorporação das Ciências Humanas na formulação, implementação e avaliação.. 2013. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Práticas médicas indígenas e o Subsistema de Saúde Indígena: vivenciando conflitos.. 2013. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Práticas médicas indígenas e o Subsistema de Saúde Indígena: Subvertendo a moralização das práticas sociais.. 2013. (Congresso).

VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. Práticas médicas indígenas e o Subsistema de Saúde Indígena: Agenciando procedimentos terapêuticos.. 2013. (Congresso).

XXIVéme Congrés de l' ALASS. Formação e educação permanente em saúde: alguns pressupostos para os trabalhadores da saúde indígena. 2013. (Congresso).

28a. Reunião Brasileira de Antropologia. Coordenação do GT Antropologia e Saúde Pública. 2012. (Congresso).

II Seminário de Antropologia da UFRR.Antropologia e Saúde Pública: alguns aspectos sobre ética em pesquisa. 2012. (Seminário).

II Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde PROCISA/ UFRR.Itinerários Terapêuticos e modelos de atenção à saúde na Amazônia. 2012. (Simpósio).

I Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.O genocídio do povo Waimiri-Atroari: 1o. Relatório do Comitê Estadual da Verdade, Memória e Justiça do Amazonas. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras.Coordenador do Seminário temático. 2012. (Seminário).

Seminário Nacional Dialogando sobre os Rumos da Antropologia.Antropologia nas fronteiras- uma experiência de interinstitucionalidade: o Programa Interinstitucional de Mestrado entre a UFPE e a UFRR. 2012. (Seminário).

11o. Congresso Brasileiro de Medicina de Família e comunidade. Saúde Indígena. 2011. (Congresso).

11o. Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Competência Intercultural. 2011. (Congresso).

Diversidade socioambiental de Roraima: subsídios para debater o futuro sustentável da região.. 2011. (Seminário).

III Reunião Equatorial de Antropologia. Debatedor do GT Antropologia e Saúde Pública. 2011. (Congresso).

III Reunião Equatorial de Antropologia. Dilemas e desafios da formação dos antropólogos nos novos cursos de formação. 2011. (Congresso).

I Seminário de Antropologia da UFRR.Saúde e diversidade, perspectivas de ensino e pesquisa em Roraima.. 2010. (Seminário).

Reunião Regional da SBPC. 2010. (Congresso).

Hacia la construción de un modelo de formación de ATAPS indígenas: la experiencia de Brasil y Costa Rica.Interculturalidad y salud. 2006. (Oficina).

VI Congresso Brasileiro de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids. Diversidade étnica e vulnerabilidades da população indígena. 2006. (Congresso).

Seminário internacional sobre saúde indígena e contextos interculturais.Fornmação de profissionais de saúde para atuação em contextos interculturais. 2005. (Seminário).

XV Conferencia Interamericana sobre Oncocercosis. 2005. (Congresso).

100 Annual Meeting of the Association of American Anthropologist. A Política Nacional de Saúde Indígena no Brasil: ética de pesquisa, diálogo interétnico e consentimento livre e esclarecido.. 2002. (Congresso).

23 Reunião Brasileira de Antropologia. As equipes de saúde diante das comunidades e vice-versa: reflexões sobre o papel do antropólogo nos serviços de atenção à saúde indígena. 2002. (Congresso).

IV Congresso da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Os povos indígenas diante das doenças sexualmente transmissíveis e da epidemia de aids: situações de vulnerabilidade e serviços de saúde.. 2002. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Isabella Guimarães Rezende

JUNQUEIRA, C. S. A.;PELLEGRINI, M. A.; CHAIA, M. W.. Hereamu aos brancos:Davi Kopenawa Yanomami e a experiência de uma linguagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Sheneville Cunha de Araújo

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; MORAIS, V. M. I.; RODRIGUES, Francilene dos Santos. A construção da imagem do venezuelano e a ressignificação de sentidos no extremo norte do país através da mídia. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marisa Gomes Brezerra

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; VERAS, A. T. R.; MORAIS, V. M. I.. Entre usos e conflitos:fragmentos de uma etnografia das formas de apropriação na Praça das àguas, Boa Vista-RR, em situação de crise venezuelana. 2020. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Vitoria Cruz Lana

PELLEGRINI, M. A.; CARVALHO, F. C. A.; CASIMIRO, C. F.. Estado nutricional de crianças indígenas na Amazônia Setentrional: um estudo transversal. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Paôla Kessy de Souza Belo

ESPINDULA, J. A. G.;PELLEGRINI, M. A.; LIRIO, F. C.. Tornando-se livre: entre a homossexualidade e a prática religiosa. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: João Luiz Pereira de Araújo

XAVIER, F. C. C.;PELLEGRINI, M. A.; FIGUEIRA, R. R.; CAMARGO, S. A. F.. Direito à inclusão do indígena imigrante ao subsistema de atenção na saúde indígena: o caso dos Warao. 2019. Dissertação (Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Rodrigo Scalabrin

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; RODRIGUES, M. V. A.. Rede de atenção psicossocial: estudo do itinerário terapêutico a partir dos usuários do serviço.. 2019. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Dalcides dos Santos Aniceto Júnior

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; BARBARENA, C. F. R.. Teatro no corpo:ritual, drama e arte verbal nas performances de surdos na Língua Brasileira de Sinais. 2019. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Fanir Neves Ayres Andrade

REPETTO CARRENO, M. P.; Gil, P. A.;PELLEGRINI, M. A.. Itinerários terapêuticos de indígenas na cidade de Boa Vista/RR. 2018. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Jucilene Carneiro de Lima

SILVEIRA, E. D.; MUNARO, L. F.;PELLEGRINI, M. A.. Considerações históricas e perspectivas atuais para o movimento indígena do complexo Macuxi-Wapixana. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AMAZÔNIA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Reinaldo da Silva Oliveira

CARVALHO, C. M.; CAMARGO, S. A. F.;PELLEGRINI, M. A.. A criação do boi em terras indígenas do lavrado. 2018. Dissertação (Mestrado em DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA AMAZÔNIA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Kelly Maria de Queiroz Martins Licinio

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; TICIANELI, J. G.. O estresse ocupacional vivenciado por enfermeiros: estratégias de enfrentamento e qualidade de vida.. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Tamine Chaves Gomes

PELLEGRINI, M. A.; CAMARGO, C.; ALVES, A. P. B.. Jovens e vulnerabilidade à infecção pelo HIV no Norte da Amazônia: um estudo a partir dos casos acompanhados no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Boa Vista-RR. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Leonice Ferreira Morais

ARAUJO, M. B.; CAVALCANTE, O. C.; SILVA, R. N. P.;PELLEGRINI, M. A.. Da comunidade para Boa Vista: narrativas de jovens indígenas em Roraima. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Edilaise Santos Vieira

MOREIRA, E.; COSTA, E. S.;PELLEGRINI, M. A.. Nem injeção e nem Xapori. 2018. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: ELIENE MENDES DE OLIVEIRA

CARVALHO, F. C. A.;PELLEGRINI, M. A.; ALMEIDA, J. V.. Perfil de morbidade e nutricional entre crianças indígenas pertencentes ao Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste de Roraima referenciadas para a Casa de Apoio à Saúde Indígena de Roraima (2014-2015). 2017. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Jacy Angélica de Moraes Lima

REPETTO CARRENO, M. P.; RIZZATTI, I. M.;PELLEGRINI, M. A.. Qualidade da água consumida em comunidades Yanomami e Ye'kuana situadas na bacia do Rio Uraricoera. 2016. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Timóteo Westin de Camargo César

PELLEGRINI, M. A.; MORAIS, V. M. I.; ARAUJO, M. B.; RODRIGUES, M. V. A.. Jornalismo em Zona de Contato: a notícia e a mediação da identidade indígena nos jornais de Roraima. 2016. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Kelly Huany de Melo Braga

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; SOUSA, A. L.; RODRIGUES, M. V. A.. Necessidades de saúde: análise do processo de trabalho de uma equipe da Estratégia Saúde da Família em um município da Amazônia. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Aline Soares de Souza

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; CARVALHO, F. C. A.; CARVALHO, M. A. L.. Saúde indígena no Brasil: análise das publicações em periódicos nacionais entre 2005-2015. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Artur Pimentel

CARVALHO, F. C. A.;PELLEGRINI, M. A.; CABRAL, G. H.. Dermatofitoses zoonóticas e saúde na comunidade indígena Manoá, Roraima. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Fabrício Barreto

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; NORONHA FILHO, A.. Itinerários terapêuticos e alcoolismo: um estudo com pacientes alcoolistas do Centro de Atendimento Psicossocial - alcool e drogas.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Corrado Dalmonego

RANGEL, L. H. V.; JUNQUEIRA, C. S. A.;PELLEGRINI, M. A.. Paeterebë: quem são esses nabëbë? Elementos para o estudo de construção yanomami da alteridade dos missionários. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Débora de Almeida Soares

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; NORONHA FILHO, A.. Modelo de gestão da atenção pré-natal no Extremo Norte do Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Nelita Frank

PELLEGRINI, M. A.; MOREIRA, E.; REPETTO CARRENO, M. P.. A experiência das mulheres indígenas Wapishana e Makuxi em deslocamentos na fronteira Brasil-Guyana: um estudo sobre gênero e narrativas autobiográficas. 2014. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ana Paula Barbosa nAlves

PELLEGRINI, M. A.; RODRIGUES, Francilene dos Santos; CAMARGO, C.. Convivendo com a infecção pelo HIV e a AIDS em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ana Lília Guimarães Barros de Souza

SIBAJEV, A.;PELLEGRINI, M. A.; NORONHA FILHO, A.. Diagnóstico tardio da tuberculose em Boa Vista- Roraima: estudo de prevalência e seus determinantes. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Luciana Cabus Arcoverde

SIBAJEV, A.;PELLEGRINI, M. A.; SOUZA, R. G. S.. Prevalência das lesões precursoras de câncer de colo de uterino nas adolescentes e jovens da Amazônia. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Luciana Dias Pacobahyba

SOUZA, A. L.;PELLEGRINI, M. A.; NORONHA FILHO, A.. Estudo da Estratégia Saúde da Família em Boa Vista, Roraima. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Linda Peres

TORRES, I. C.; FREITAS, M. C. S.;PELLEGRINI, M. A.. Cantos e danças indígenas: a ressignificação do conhecimento tradicional da comunidade Boca da Mata no processo das transformações contemporâneas. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: José Reginaldo de Oliveira

MONTARDO, D. L. O.;PELLEGRINI, M. A.; BRUNO, A. C. S.. Espíritos que regem o mundo: o xamanismo entre os Yanomami do Rio Marauiá. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Lauro José de Albuquerque Prestes

ATHIAS, R. M.; SIEMS-MARCONDES, M. E. R.;PELLEGRINI, M. A.. Educação e diversidade em contexto de interculturalidade: a importância da OPIRR para a consolidação da educação indígena diferenciada em Roraima. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: BRASILINA MORAIS HERMANO

PELLEGRINI, M. A.; LIMA, CLS; MOREIRA, E.. Bebendo entre amigos: um estudo antropológico sobre o uso de bebidas alcoólicas na Casa de Apoio à Saúde Indígena de Roraima. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lidia Montanha Castro

PELLEGRINI, M. A.; CIRINO, C. A. M.; MOREIRA, E.. Kami Yanomae yamakèn yama thë ã oni pou - Nós Yanomae pegamos a escrita: práticas de letramentos entre os Yanomae. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Inayê Uliana Perez

CARVALHO, C. M.;PELLEGRINI, M. A.; BARBOSA, R. I.; LUZ, F. J. F.. Uso dos recursos naturais de origem vegetal na Terra Indígena Araçá, Roraima.. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Francielly Grassi

PELLEGRINI, M. A.; DIEHL, E. E.; LANGDON, E. J.; SEGATTO SILVA, M. A.. A atenção à saúde em contexto indígena: os medicamentos entre os Guarani de uma aldeia de Santa Catarina. 2009. Dissertação (Mestrado em Farmácia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Solange de Carvalho Oliveira

BARROS, A. M.; DAHER, D. V.;PELLEGRINI, M. A.. A produção de subjetividade de índios/agentes de saúde em formação: embates epistêmicos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: TÁRCIA MILLENE DE ALMEIDA COSTA BARRETO

VINENTE, F.; OLIVEIRA, M M; LIMA JUNIOR, M. M.;PELLEGRINI, M. A.; PEREIRA, M. J. A.. Saúde ambiental e migração: uma análise da migração venezuelana sobre os serviços de saúde pública na cidade BoaVista-RR. 2021. Tese (Doutorado em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ananda Machado

ARAUJO, M. P. N.;PELLEGRINI, M. A.; TEIXEIRA, F. C.; PEREIRA, E. M. M.; OLIVEIRA, G. M.. Kuadpayzu, Tyzytaba'u naik Marynau: uma História Social da língua Wapichana (1932-1995). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Socorro Alves de Souza

TORRES, I. C.;PELLEGRINI, M. A.; NASCIMENTO, S. P.; SOARES, A. A.; SILVA, R. N. P.. Do caxiri mítico ao etílico mundo dos brancos: simbolismos e percepções no lavrado roraimense.. 2016. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Ricardo Luiz Ramos

FIGUEIREDO, N. M. A.; ARAUJO, S. T. C.;PELLEGRINI, M. A.; SILVA, C. A. B.; SILVA, C. R. L.; VELASQUE, L. S.. Experimentos de enfermagem na aeração e pressão do corpo em repouso na rede de dormir e colchão hospitalar: contribuições para a prevenção da úlcera por pressão.. 2016. Tese (Doutorado em Enfermagem e Biociências) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Douglas Antonio Rodrigues

GIMENO, S. G. A.;PELLEGRINI, M. A.; ARRUDA, R. S. V.; MATTOS JR, R. B.; TANCREDI, F. B.. Saúde e doença entre os Panará, Povo Indígena Amazônico de contato recente, 1975-2007. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Jeffrey Scott Gorham

LANGDON, E. J.; GUIMARAES, S.;PELLEGRINI, M. A.; KELLY LUCCIANI, J. A.; IORIS, E.; CARDOSO, V. Z.. Xamanismo e a fala ritual Yanomami: performance, linguagem e força. 2011. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tárcia Milene de Almeida Costa Barreto

PELLEGRINI, M. A.; OLIVEIRA, M M; NORONHA FILHO, A.; PEREIRA, M. J. A.. Migração venezuelana e os impactos na saúde pública em Boa Vista-RR. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Antonio Wéliton Simão de Melo

SCHRODER, P.; CIRINO, C. A. M.;PELLEGRINI, M. A.. Poder local e poder público: novas formas, novos agentes de mudançanas relações de uma comunidade indígena Macuxi em Roraima. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Socorro Alves de Souza

TORRES, I. C.;PELLEGRINI, M. A.; PINHEIRO, H. S. P.; LIZ, R. A. C.. Fenomenologia da bebida em seus aspectos sociais e de significação ritualística entre os Makuxi de Roraima: danos e enfrentamentos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas.

Aluno: Isabella Guimarães Rezende

JUNQUEIRA, C. S. A.; CHAIA, M. W.;PELLEGRINI, M. A.. Hereamu aos brancos:Davi Kopenawa Yanomami e a experiência de um pensamento. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Estudos Pós Graduados em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Aluno: Wllandy Straity Magalhães dis REis

PELLEGRINI, M. A.; CIELLO, F. J.; CHAVES, L. L.. Falar sobre o beber: um estudo sobre as narrativas dos participantes de um grupo de Alcoólicos Anônimos em Roraima. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Wendleng Stephannie Barreto da Silva

CIELLO, F. J.; CHAVES, L. L.;PELLEGRINI, M. A.. Profissionais de saúde que atuam na crise do COVID-19 na cidade de Boa Vista/RR. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marisa Gomes Bezerra

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; BAPTAGLIN, L. A.. Espaço público: arranjos e ações na Praça das águas, Boa Vista-RR. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Cristina Parisi

LOPEZ, J. M. F.;PELLEGRINI, M. A.; COSTA, E. S.. Quando a droga encontra a vida: estudo antropológico acerca do itinerário terapêutico dos usuários de drogas em Boa Vista/RR. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Mariá Batalha Carvalho Machado

PELLEGRINI, M. A.; LOPEZ, J. M. F.; MARTINS, L. L.. A construção do sujeito na Zona de Contato: Davi Kopenawa entre alteridades e representações. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Rosana Maria Luz Fernandes

COSTA, E. S.;PELLEGRINI, M. A.; RODRIGUES, Francilene dos Santos. Entre o político e o subjetivo: desigualdades, migração e suicídio em Boa Vista, Roraima.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Raphael Douglas Macieira dos Santos

SILVA FILHO, P. A.; OLIVEIRA-BORGES, E. C.;PELLEGRINI, M. A.; SOUZA, A. O.. Aspectos culturais, sanitários e de qualidade da água consumida nas comunidades indígenas da microbacia do Igarapé Samã na Terra Indígena São Marcos, Roraima.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marcos Maciel Lima Cunha

PELLEGRINI, M. A.; ARAUJO, M. B.; LOPEZ, J. M. F.. Centro de Documentação Indígena dos Missionários da Consolata: o processo de construção de um espaço memorial para os povos indígenas de Roraima.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Dalcides dos Santos Aniceto JR

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; BARBARENA, C. F. R.. . Antropologia da performance: a Língua Brasileira de Sinais e as representações e atuações nas narrativas surdas.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Fanir Neves Ayres Andrade

REPETTO CARRENO, M. P.; MOREIRA, E.;PELLEGRINI, M. A.. Itinerários terapêuticos de indígenas na cidade de Boa Vista/RR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Edilaise Santos Vieira

MOREIRA, E.;PELLEGRINI, M. A.; Gil, P. A.. A Política Nacional de Saúde Mental para os povos indígenas e seus reflexos em Roraima: um estudo antropológico sobre as práticas nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Leonice Ferreira Morais

ARAUJO, M. B.;PELLEGRINI, M. A.. Da maloca para Boa Vista: narrativas de jovens indígenas.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Tamine Chaves Gomes

PELLEGRINI, M. A.; CAMARGO, C.; ALVES, A. P. B.. Jovens e vulnerabilidade à infecç~co pelo HIV no Norte da Amazônia: um estudo a partir dos casos acompanhados no Serviço de Atendimento Especializado de Boa Vista.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Paôla Kessy de Souza Belo

ESPINDULA, J. A. G.;PELLEGRINI, M. A.; CASTRO, E. H. B.. Saúde mental e estratégias psicossociais para conflitos de identidade sexual e religiosa: um olhar fenomenológico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Rodrigo Scalabrin

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; COSTA, E. S.. Rede de Atenção Psicossocial: estudo do itinerário terapêutico a partir do usuário do serviço. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Darlim Saratt Mezomo

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; HENKLAIN, M. H. O.. Avaliação dos indicadores de estresse e qualidade de saúde: uma análise longitudinal realizada com profissionais de seguranaça pública de Roraima.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: MARCELLA LIMA MARINHO

CARVALHO, F. C. A.;PELLEGRINI, M. A.; BARRETO, F.. Fatores causadores de estresse sob a ótica de familiares e pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva de um hospital público do Estado de Roraima. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Gabriela Santana da Cruz

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; FERREIRA, A. I. C.. Diagnóstico comunitário: mapeamento de doenças em uma comunidade vulnerável em Boa Vista-RR. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Luciana Lopes Silva Martins

ESPINDULA, J. A. G.; CAMARGO, C.; Gil, P. A.;PELLEGRINI, M. A.. Avaliação da qualidade de vida de pessoas com anemia falciforme. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Kelly Maria de Queiroz Martins Licinio

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; MARTINS, A. C. S.. O estresse ocupacional vivenciado por enfermeiros: estratégias de enfrentamento e qualidade de vida.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Liliana Yanina Yarlequé Pizango

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; CASIMIRO, C. F.. Características do comportamento sexual na adolescência e suas implicações na saúde reprodutiva dos asultos jovens da Cidade de Boa Vista - RR. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Fabrício Barreto

CAMARGO, C.;PELLEGRINI, M. A.; NORONHA FILHO, A.. Itinerários terapêuticos de pacientes etilistas acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial de Boa Vista - RR. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Karina Brasil Wanderley

PELLEGRINI, M. A.; CAMARGO, C.; CARVALHO, A. V. E. V.. Internação hospitalar materna e infantil indígena: a intersubjetividade no processo do cuidar em contexto intercultural. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: ELIENE MENDES DE OLIVEIRA

CARVALHO, F. C. A.;PELLEGRINI, M. A.; ALMEIDA, J. V.. Morbidade e desnutrição em crianças indígenas referenciadas para a Casa de Saúde Indígena de Roraima. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Érico Veríssimo Assunção de Carvalho

PASSOS, C. J. S.; CARNEIRO, O. L.; SILVA, H. E. B.;PELLEGRINI, M. A.. Infraestrutura como questão de saúde pública: avaliação da relação entre indicadores epidemiológicos e saneamento em Boa Vista, RR. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Jacy Angélica de Moraes Lima

RIBEIRO, K. T. S.; OLIVEIRA, J. C. C.;PELLEGRINI, M. A.. Qualidade de água consumida em comunidades da Terra Indígena Yanomami.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Naturais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Aline Soares de Souza

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; CARVALHO, F. C. A.; MOREIRA, E.. Saúde da criança indígena Waiwai: um estudo sobre as práticas de autoatenção. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Kelly Huany de Melo Braga

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; NORONHA FILHO, A.; SOUZA, A. L.. Humanização do cuidado em uma equipe da Estratégia Saúde da Família: uma análise do processo de trabalho em saúde.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Artur Pimentes

CARVALHO, F. C. A.; CARVALHO, A. V. E. V.;PELLEGRINI, M. A.. Educação ambiental e saúde: dermatofitoses zoonóticas na comunidade indígena Manoá, Roraima. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Janimere Soares da Silva

DUARTE, R.;PELLEGRINI, M. A.; SBARAINI, F. L.. Acolhimento com classificação de risco: um desafio para enfermeiros da emergência da Policlínica Cosme e Silva, em Boa Vista-RR. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Sara Araújo Mendina

CAMARGO, C.; SOUZA, R. G.;PELLEGRINI, M. A.. Itinerários terapêuticos em saúde mental: um estudo sobre o percurso do tratamento de pessoas com transtornos por uso de álcool. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Elizene Miranda da Silva

PELLEGRINI, M. A.; BARBOSA, M. A. R.; CAMARGO, C.. Processo de alcoolização em uma comunidade yanomami de Roraima: o caso dos Yawaribê de Xicawa. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Ana Paula de Oliveira

CARVALHO, F. C. A.;PELLEGRINI, M. A.; SILVA, A. B.. Ambiente, saúde e cultura: uma análise da vulnerabilidade social a partir da percepção dos Yanomami da comunidade de Palimiú. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Nelita Frank

PELLEGRINI, M. A.; ALMEIDA, L.; RODRIGUES, Francilene dos Santos. Mulheres indígenas em movimento: narrativas autobiográficas na fronteira Brasil-Guiana. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: DÉBORA SILVA BRITO DA LUZ

FREITAS, Déborah de Brito Albuquerque Pontes; SANTOS, Manoel Gomes dos;PELLEGRINI, M. A.. Reflexões sobre a linguagem e identidades de maranhenses residentes em Boa Vista-RR. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Alexsandra Kisseloff de Aquino

PELLEGRINI, M. A.. A gestão do trabalho e a educação em saúde no DSEI Leste de Roraima: relato de experiência. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do trabalho e da educação em saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lucirene de Lima Santos

PELLEGRINI, M. A.. Diversidade, atendimento e gestão: uma experiência no Município de Uiramutã - Terra Indígena Raposa-Serra do Sol, Roraima. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do trabalho e da educação em saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carlos Emílio Bessa de Brito

LOPEZ, J. M. F.;PELLEGRINI, M. A.; SANTOS, R. G.. Imaginação, narrativa e tragédia: discursos nacionais sobre o massacre de Jonestown. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Rocidone Correa Fernandes

RODRIGUES, M. V. A.; LOPES, J. S. L.;PELLEGRINI, M. A.. Mitos e ritos Ilê Axé Obá D'alaguinã feitio de santo orOssain - Vídeo Etnográfico.. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Samannta Silva Farias

PELLEGRINI, M. A.; ARAUJO, M. B.; LIMA, José Carlos Franco de. Vidas à margem: história e memórias do Beiral. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marilene dos Santos Afonso

ARAUJO, M. B.;PELLEGRINI, M. A.; CAVALCANTE, O. C.. Trajetórias sociais de indígenas em Boa Vista, RR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Wanderlei Marinho de Souza

PELLEGRINI, M. A.; ARAUJO, M. B.; CAVALCANTE, O. C.. Hwenama: a origem do povo Yanomami de Surucucu. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Tamiriris Rayani Santos Barros

COSTA, E. S.;PELLEGRINI, M. A.; TAVARES, I. N.; RAMOS, C. E.. Vozes da resistência: cultivando o campo com mulheres indígenas em Boa Vista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Eliandro Pedro de Souza

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; REPETTO CARRENO, M. P.. As atividades de caça dos Wapichana na comunidade Alto Arraia da Terra Indígena Manoá/Pium, Região Serra da Lua - RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marcos da Silva Gallego

ARAUJO, M. B.;PELLEGRINI, M. A.; CARDOSO, C. A. S.. Estratégias de sobrevivência dos moradores da Vila Novo Progresso do Projeto de Assentamento Taboca-RR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Dalcides dos Santos Aniceto Júnior

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; ARAUJO, P. J. P.. Por uma etnografia das pessoas surdas na cidade de Boa Vista: construção social da identidade nos discursos surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Taiguara dos Santos Pereira

ARAUJO, M. B.; MOREIRA, E.;PELLEGRINI, M. A.. Do tempo dos burros aos lotes de hoje: memória da ocupação e uso do território. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: José Dantas Lavor

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.; LIMA, José Carlos Franco de. Os maranhenses no Bairro Santa Luzia: identidade e memória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Angélica Cristina Eugênio André Moura

PELLEGRINI, M. A.; RODRIGUES, M. V. A.; SILVA, E. M.. Viver com fibromialgia: estratégias de enfrentamento no ciberespaço.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Lis Viana de Abreu

PELLEGRINI, M. A.; ARAUJO, M. B.; SILVA, E. M.. Rastros da Perimetral Norte: um estudo sobre memória e ação indigenista no processo de demarcação da Terra Indígena Yanomami.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Islânia de Almeida Silva

PELLEGRINI, M. A.; CORDEIRO, M. S. S.; ARAUJO, M. B.. "Compartilhando amor": um estudo sobre a dádiva nos serviços de saúde.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Marisa Gomes Bezerra

RODRIGUES, M. V. A.; MARTINS, E.;PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO. Sociabilidade no contexto urbano por meio da performance artística na Praça das Águas, Boa Vista/RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Elaine Jéssica da Silva Lima

CORDEIRO, M. S. S.; TAVARES, I. N.;PELLEGRINI, M. A.. Lutas com palavras: sustentabilidade e gestão territorial na Terra Indígena Tabalascada - RR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: DAYANE MOTA LIMA

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; RODRIGUES, M. V. A.; MOREIRA, E.. A Casa de Apoio à Saúde do Índio de Boa Vista: um olhar a partir do conceito de instituição total de Erving Goffman. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Maria de Jesus Rodrigues Lima

RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; MOREIRA, E.. Relações interétnicas: Bairro Monte das Oliveiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Claudete Santos Silva

PELLEGRINI, M. A.; CIRINO, C. A. M.; LUNA, M. B. A.. Vidas suspensas: insuficiência renal entre os Sanumá. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Letícia da Silva Vieira

CAVALCANTE, O. C.; RODRIGUES, Francilene dos Santos;PELLEGRINI, M. A.. Etnodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável: a experiência da cooperativa makuxi Arentá. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Maria Auxiliadora Lima de Carvalho

PELLEGRINI, M. A.; CAVALCANTE, O. C.; LIMA, CLS. A dinâmica sociopolítica Yanomami: pata thëbë e a emergência de novas lideranças políticas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Renata Hirano Junes

ARAUJO, N. P.; Gil, P. A.;PELLEGRINI, M. A.. Uso de álcool e impulsividade entre estudantes da UFRR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Roraima.

Aluno: Gilmara Fernandes Ribeiro

CAVALCANTE, O. C.; CIRINO, Carlos AM;PELLEGRINI, M. A.. O "tempo da democracia": a territorialização da aldeia Bom Jesus. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima.

CIELLO, F. J.; REPETTO CARRENO, M. P.;PELLEGRINI, M. A.. Banca examinadora de Concurso Público para provimento do cargo de Professor do Magistério Superior. 2021. Universidade Federal de Roraima.

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO; NEVES, L. T. B. C.; MATOS, M. B.. Banca Examinadora de Concurso Público para provimento do cargo de Magistério Superior (Área Saúde Coletiva- Gestão em Saúde). 2016. Universidade Federal de Roraima.

PELLEGRINI, M. A.; NEVES, L. T. B. C.; MATOS, M. B.. Banca Examinadora de Concurso Público para provimento do cargo de Magistério Superior (Área Saúde Coletiva- Educação em Saúde). 2016. Universidade Federal de Roraima.

PELLEGRINI, M. A.; NEVES, L. T. B. C.; MATOS, M. B.. Banca Examinadora de Concurso Público para provimento do cargo de Magistério Superior (Área Saúde Coletiva- Vigilância em Saúde). 2016.

MARTINS, A. C. S.; CARDOSO, A. S.;PELLEGRINI, M. A.. Banca Examinadora de Concurso Público para provimento do cargo de Magistério Superior (Área Saúde Coletiva- Gestão em Saúde). 2016. Universidade Federal de Roraima.

PELLEGRINI, M. A.; RODRIGUES, M. V. A.; LUNA, M. B. A.. Banca Examindora de Concurso Público para provimento do cargo de Professor do Magistério de 3o. Grau.. 2013. Universidade Federal de Roraima.

CHAVES, L. L.; RODRIGUES, M. V. A.;PELLEGRINI, M. A.. Comissão de Avaliação para Seleção de Monitoria 2021.2 do Curso de Antropologia. 2021. Universidade Federal de Roraima.

PELLEGRINI, M. A.. Comissão Julgadora Julgadora do Prêmio Tabita Bentes dos Santos - 1a. Edição Teses de Doutorado. 2021. Associação Brasileira de Antropologia.

PELLEGRINI, M. A.. 4a. Edição do Prêmio ABA Lévi-Strauss (Modalidade Pôster). 2012. Associação Brasileira de Antropologia.

Orientou

Fabíola Cristina Gibson Alves

CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA E NUTRICIONAL DE CRIANÇAS YANOMAMI ASSISTIDAS EM UM HOSPITAL NO EXTREMO NORTE DO BRASIL; 2025; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

MARIA CHRISTINA CHAGAS FERREIRA

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA SAÚDE OCULAR DOS INDÍGENAS ATENDIDOS NA CASA DE APOIO À SAÚDE INDÍGENA - CASAI - YANOMAMI; 2025; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

ADRIA SOYARA SAMPAIO DE SOUSA MUNIZ

CULTURA E ESPAÇO DE CUIDADO ÀS CRIANÇAS INDÍGENAS: ADAPTAÇÃO CULTURAL HOSPITAL NA PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS; 2024; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

MÁRCIA SILVA CONCEIÇÃO

CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DA ASSISTÊNCIA AO PARTO NO DISTRITO SANITÁRIO ESPECIAL INDÍGENA LESTE DE RORAIMA, NO PERÍODO DE 2019 A 2021; 2023; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Wllandy Straity Magalhães dos Reis

Falar sobre o beber: um estudo sobre as narrativas de um grupo de alcoólicos anônimos em Roraima; 2022; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Patrícia Araújo de Oliveira

SAÚDE MENTAL E POVOS INDÍGENAS: AS POLÍTICAS EXISTENTES PARA A PROMOÇÃO DO BEM-VIVER E SUAS APLICAÇÕES NO DISTRITO LESTE RORAIMA; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Mariá Batalha Carvalho Machado

A Co n s t r u ç ão d o Su jei t o n a Z o n a d e Co n t at o : U m a r efl ex ão s o b r e a t r ajet ó r i a d e D a v i K o p e n a w a; 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Fernanda Ingridy Dantas de Araújo

Mediação e ação política na saúde indígena: a atuação de Clóvis Ambrósio Wapishana; 2021; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Iraima Monteiro Trajano

Saúde bucal do adolescente: análise dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus de Boa Vista; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Vitoria Cruz Lana

Estado nutricional de crianças indígenas na Amazônia Setentrional: um estudo transversal; 2020; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Marcos Maciel Lima Cunha

Centro de documentação indígena dos Missionários da Consolata: o processo de construção de um espaço memorial para os Povos Indígenas de Roraima; 2019; Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Roraima, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Lincoln Costa Valença

A migração venezuelana e a gestão da saúde na zona de fronteira Brasil/Venezuela nos anos de 2017 e 2018; 2019; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Tamine Chaves Gomes

Jovens e vulnerabilidade à infecção pelo HIV no Norte da Amazônia: um estudo a partir dos casos acompanhados no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Boa Vista-RR; 2018; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Timóteo Westin de Camargo César

Notícias na zona de contato: o jornalismo e a representação da identidade dos povos indígenas de Roraima; 2017; Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Kelly Huany de Melo Braga

Necessidades de saúde: análise do processo de trabalho de uma equipe da Estratégia Saúde da Família em um município da Amazônia; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Karina Brasil Wanderley

Internação hospitalar materna e infantil indígena: a intersubjetividade no processo de cuidar; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Aline Soares de Souza

Saúde indígena no Brasil: análise das publicações em periódicos nacionais entre 2005-2015; 2016; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Elizene Miranda da Silva

Processo de alcoolização em uma comunidade yanomami de Roraima: o caso dos Yawaripë de Xikawa; 2014; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Raquel Vogues Caldart

Morbidade hospitalar materno-infantil yanomami (0208-2012); 2014; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Coorientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Nelita Frank

A experiência das mulheres indígenas Wapishana e Makuxi em deslocamentos na fronteira Brasil-Guyana: um estudo sobre gênero e narrativas autobiográficas; 2014; Dissertação (Mestrado em Sociedade e Fronteiras) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Ana Paula Barbosa Alves

Convivendo com a infecção pelo HIV e a AIDS em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos; 2013; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA) - Universidade Federal de Roraima, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

BRASILINA MORAIS HERMANO

Bebendo entre amigos: um estudo antropológico sobre o uso de bebidas alcoólicas na Casa de Apoio à Saúde Indígena de Roraima; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Lidia Montanha Castro

Kami Yanomae yamakèn yama thë ã oni pou - Nós Yanomae pegamos a escrita: práticas de letramentos entre os Yanomae; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Elizene Miranda da Silva

Drama social e memória entre os Yawaripë (Yanomami do Ajarani); 2020; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, ; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Paulo Roberto Marinho Meira

Plantas medicinais utilizadas pelas comunidades indígenas da Caatinga do nordeste brasileiro: Um levantamento bibliográfico; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Adriano Martins

Povos indígenas e o uso de medicamentos industrializados: uma revisão bibliográfica; ; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Adrina Nascimento das Neves

Infecção Respiratória Aguda, Povos Indígenas do Acre, Rio Purus: análise de situação e proposta de intervenção; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Aline Raquel Monteiro

Prevalência de hepatite viral do tipo B (VHB) e D (VHD) em quatro grupos indígenas do Estado do Amazonas ?Brasil; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Fatima da Silva Araújo

Parto em ambiente hospitalar: fatores que influenciam as mulheres do povo Kaxarari a optar pelos partos realizados nas maternidades; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Márcia da Conceição Ribeiro

Uso de bebidas alcoólicas e sua influência em casos de violência entre os povos indígenas: revisão bibliográfica e reflexões sobre a região do Médio Purus ? Amazonas; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Márcia Machado Igrejas

Parto tradicional indígena: resgatando o passado para construir o futuro; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Wanderléia Barros Soares

Doença Diarreica Aguda entre os Jaminawa: análise de situação e proposta de intervenção; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Indígena) - Universidade Federal de São Paulo; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

CARLA FÁBIA DAS CHAGAS

MUDANÇAS NO CONTEXTO HISTÓRICO DE VIDA ? ETNOGRAFIA NA VIDA PRESENTE E O DESLOCAMENTO SOCIAL NA FRONTEIRA COMO REZADEIRA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Caio Cesar Borges Jorge

UMA ANÁLISE SOCIOINTERACIONAL EM UM ESCRITÓRIO DE RECURSOS HUMANOS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Samannta Silva Farias

Vidas à margem: história e memórias do Beiral; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Wanderlei Marinho de Souza

Hwenama: a origem do povo Yanomami de Surucucu; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Islânia de Almeida Silva

"Compartilhando amor": um estudo sobre a dádiva nos serviços de saúde; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Lis Viana de Abreu

Rastros da Perimetral Norte: um estudo sobre memória e ação indigenista no processo de demarcação da Terra Indígena Yanomami; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Angélica Cristina Eugênio André Moura

Viver com fibromialgia: estratégias de enfrentamento no ciberespaço; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

DAYANE MOTA LIMA

A Casa de Apoio à Saúde do Índio de Boa Vista: um olhar a partir do conceito de instituição total de Erving Goffman; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Claudete Santos Silva

Vidas suspensas: insuficiência renal entre os Sanumá; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima, Programa Institucional UFRR; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Maria Auxiliadora Lima de Carvalho

A dinâmica sociopolítica Yanomami: pata thëbë e a emergência de novas lideranças políticas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Claudete Santos Silva

Itinerários terapêuticos em Roraima: insuficiência renal e hemodiálise entre os Sanumá; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Roraima, Programa Institucional UFRR; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

DAYANE MOTA LIMA

Uma etnografia sobre a permanência dos Sanumá para tratamento de saúde em Boa Vista-RR; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Antropologia) - Universidade Federal de Roraima, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcos Antonio Pellegrini;

Produções bibliográficas

  • CHAGAS FERREIRA, MARIA CHRISTINA ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO ; SEQUEIRA, BIANCA JORGE . . Lancet Regional Health-Americas , v. 48, p. 101161, 2025.

  • MUNIZ, ÁDRIA SOYARA SAMPAIO DE SOUSA ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO ; BARRETO, TÁRCIA MILLENE DE ALMEIDA COSTA ; FERKO, GEORGIA PATRÍCIA DA SILVA ; SOUSA, ADNA SYNARA SAMPAIO DE . Cultura e espaço de cuidado às crianças indígenas: adaptação cultural hospitalar na perspectiva dos profissionais. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO , v. 16, p. e3712-26, 2024.

  • SANTANA, YAGO RANNIERE TEIXEIRA ; ANDRADE, DÉBORA DORNELAS BELCHIOR COSTA ; BARROSO, DANIEL HOLANDA ; SILVA, ANDRESSA VIEIRA ; OLIVEIRA, LUCAS FELIPE CARVALHO ; TIMBÓ, RENATA VELÔZO ; ARAÚJO, DAVID DIAS ; DE ANDRADE, RAFAEL ROCHA ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO ; DE CARVALHO, FABIOLA CHRISTIAN ALMEIDA ; MARTINS, LUCIANA PEREIRA FREIRE ; GOMES, CIRO MARTINS . The Effectiveness of Topical Dimethicone Together with a One Health Approach for the Control of Tungiasis in the Sanumás Communities, Yanomami Territory, Amazon Rainforest: A Real-World Study. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 8, p. 489-504, 2023.

  • SANTANA, YAGO RANNIERE TEIXEIRA ; OLIVEIRA, LUCAS FELIPE CARVALHO ; LIMA, GABRIELA MAFRA ; TIMBÓ, RENATA VELÔZO ; PIRES, ELIANE MATEUS ; DE BRITO, AMANDA RAMOS ; MARTINS, ANA CAROLINA TARDIN ; MAGALHÃES, VIVYANNE SANTIAGO ; DE FARIA, ANA CAROLINA MOTA ; URDAPILLETA, ADA AMALIA AYALA ; ROGER, ISABELLE ; DE ANDRADE, RAFAEL ROCHA ; MARTINS, LUCIANA PEREIRA FREIRE ; PELLEGRINI, MARCOS ; DE CARVALHO, FABIOLA CHRISTIAN ALMEIDA ; ARAÚJO, DAVID DIAS ; BARROSO, DANIEL HOLANDA ; GARCIA, CARINA NOGUEIRA ; FELDMEIER, HERMANN ; GOMES, CIRO MARTINS ; et.al . Tungiasis in the Sanumás Amerindians in the Amazon Rainforest, Brazil: Prevalence, Intensity and Morbidity. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 8, p. 386, 2023.

  • BARBOSA ALVES, ANA PAULA ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . Convivendo com a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos. REVISTA ELETRÔNICA ACERVO EM SAÚDE , v. 11, p. e941, 2019.

  • DIEHL, ELIANA ELISABETH ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . Saúde e povos indígenas no Brasil: o desafio da formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 867-874, 2014.

  • PELLEGRINI, M. A. . Watupari: um testemunho da resistência do povo Yanomami. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da Fiocruz, 2024. 140p .

  • ALMEIDA, L. (Org.) ; PELLEGRINI, M. A. (Org.) ; CARVALHO, F. A. (Org.) . Multiculturalismo, identidades e transdisciplinaridade. 1. ed. Boa Vista: Editora da UFRR, 2015. v. 2000. 199p .

  • PELLEGRINI, M. A. . Wadubari. São Paulo: Marco Zero, 1993. v. 3000. 120p .

  • PELLEGRINI, M. A. ; DIEHL, E. E. ; CIELLO, F. J. . Ode a Jean Langdon: a antropologia como escuta, encontro e cuidado.. In: MALUF, SW; DIEHL, EE; MORENO, JVN. (Org.). Uma antropologia da práxis: homenagem a Jean Langdon. 1ed.Florianópolis: Editora da UFSC, 2023, v. , p. 493-508.

  • PELLEGRINI, M. A. . Performance, poética e política em contexto intercultural: reflexões sobre um discurso yanomami no Conselho Distrital de Saúde Indígena. In: CIELLO. FJ; FLORES, JM; CORDEIRO MSS. (Org.). Antropologias no extremo norte : desafios etnográficos em contextos críticos. 1ed.Boa Vista: Editora UFRR, 2021, v. , p. 114-150.

  • ANICETO JUNIOR, D. ; RODRIGUES, M. V. A. ; PELLEGRINI, M. A. . Arraial dos surdos:o teatro da quadrilha e da não-música. In: Carlos Alberto Marinho Cirino; Lilian Leite Chaves. (Org.). Processos identitários diferenciados: etnografias contemporâneas a partir do Extremo Norte brasileiro. 1ed.Boa Vista: Editora da UFRR, 2020, v. 1, p. 221-255.

  • Alves, Ana Paula Barbosa ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . A SOROPOSITIVIDADE NO CONTEXTO DO HIV/AIDS NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL. In: Edson da Silva. (Org.). Conhecimentos e Desenvolvimento de Pesquisas nas Ciências da Saúde 2. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2020, v. 2, p. 119-130.

  • PELLEGRINI, M. A. . Participação social indígena em saúde: imaginários, práticas e (des)enquadres metacomunicativos. In: TEIXEIRA, Carla Costa; VALLE, Carlos Guilherme; NEVES, Rita de Cássia. (Org.). Saúde, mediação e mediadores. 1ed.Brasília; Natal: ABA/Edufrn, 2017, v. , p. 349-371.

  • PELLEGRINI, M. A. . As equipes de saúde diante das comunidades indígenas: reflexões sobre o papel do antropólogo nos serviços de atenção à saúde indígena. In: LANGDON, Esther Jean; GARNELO, Luiza. (Org.). Saúde dos Povos Indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. 1ed.Rio de Janeiro: ABA/Contra Capa, 2004, v. , p. 233-243.

  • PELLEGRINI, M. A. . Povos indígenas e a conquista da cidadania no campo da saúde: o desafio de participar. In: Carlos Alberto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 1996/2000. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2000, v. , p. 139-142.

  • PELLEGRINI, M. A. . O lugar dos yanomami doentes no Sistema Único de Saúde. In: Carlos Alberto Ricardo. (Org.). Povos Indígenas no Brasil 1991/1995. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996, v. , p. 211-212.

  • PELLEGRINI, M. A. . Do alto da cedrorana. In: Carlos Alberto Ricardo. (Org.). Povos indígenas no Brasil 1991/1995. 1ed.São Paulo: Instituto Socioambiental, 1996, v. , p. 245-246.

  • PELLEGRINI, M. A. . A medicalização de conflitos: entre o paternalismo e a participação (o caso dos Yanomami). In: Maria Inácia D'Ávila Neto. (Org.). Desenvolvimento social:desafios e estratégias. Rio de Janeiro: Cátedra UNESCO de desenvolviemento durável, 1995, v. 2, p. 167-182.

  • PELLEGRINI, M. A. . Pedir remédios aos inimigos: os suplícios da fala e da escrita. Performance e construção de sujeitos numa narrativa yanomami.. In: XII Reunión de Antropología del Mercosur, 2018, Posadas. Libro de Actas: XII Reunión de Antropología del Mercosur Experiencias Etnográficas: desafíos y acciones para el Siglo 21. Posadas - AR, 2018. v. I. p. 6268-6280.

  • PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . Saber falar com os ?brancos?: intertextualidade e ação política em contexto intercultural (Reflexões sobre um discurso yanomami no Conselho Distrital de Saúde Indígena). In: 30a. REunião Brasileira de Antropologia, 2016, João Pessoa - PB. Anais da 30a. RBA, 2016.

  • ALVES, A. P. B. ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . Convivendo com a infecção pelo HIV e a aids em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos. In: II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, 2014, Boa Vista. Fronteiras contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades amazônicas. Boa Vista: EDUFRR, 2014. v. 1. p. 843-859.

  • SILVA, C. S. ; PELLEGRINI, M. A. . Vidas suspensas: insuficiência renal entre os Sanumá. In: II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, 2014, Boa Vista- RR. Fronteiras contemporâneas: desenvolvimento, conflito e sociabilidades amazônicas. Boa Vista - RR: UFRR. v. 1. p. 873-891.

  • ALVES, A. P. B. ; SANTOS, H. C. ; LOPES, H. C. ; PELLEGRINI, M. A. ; ALMEIDA, S. L. . A RELAÇÃO DE RISCO, VULNERABILIDADES, GENÊRO ENTRE UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DE DSTs/HIV/AIDS. In: III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, 2016, Boa Vista - RR. III Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras e V Encontro Norte-Nordeste de Psicologia Social ?Produção de Conhecimento e Formação Interdisciplinar?. Boa Vista: UFRR, 2016. p. 99-99.

  • ALVES, A. P. B. ; PELLEGRINI, M. A. ; ALMEIDA, S. L. ; ARAUJO, K. A. . Práticas de cuidados de sujeitos soropositivos para HIV em Boa Vista (RR): um estudo sobre autoatenção e itinerários terapêuticos. In: 11o. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia - GO. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.

  • LIMA, D. M. ; PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . Uma etnografia sobre a permanência dos Sanumá para tratamento de saúde em Boa Vista. In: II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, 2014, Boa Vista. Fronteiras contemporâneas: desenvolvimento, conflitos e sociabilidades amazônicas. Boa Vista: EDUFRR, 2014. v. 1. p. 75-75.

  • DIEHL, E. E. ; PELLEGRINI, M. A. ; LANGDON, E. J. . Formação e educação permanente em saúde: alguns pressupostos para os trabalhadores da saúde indígena. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PELLEGRINI, M. A. . A política da memória sapará. Manaus, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

PELLEGRINI, M. A. ; DIEHL, E. E. ; MENEGOLLA, I. A. ; BITTENCOURT, M. F. ; TOLEDO, M. E. . Modelo de Atenção à Saúde Indígena. 2009.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação.. 2021.

PELLEGRINI, M. A. . Pareer para a revista Teoria e Cultura. 2021.

PELLEGRINI, M. A. . Avaliador de propostas submetidas ao Programa Inova/Fundação Oswaldo Cruz. 2021.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer ad hoc Processo Seletivo de Candidatos e Candidatas ao ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras. 2021.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a revista Saúde e Sociedade (The sounds of maracás). 2020.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a Revista Saúde e Sociedade (Antes sós que mal acompanhados). 2020.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a Revista Anuário Antropológico. 2020.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a Revista Anuário Antropológico. 2019.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a revista Cadernos de Saúde Pública. 2015.

PELLEGRINI, MARCOS ANTONIO . Parecer para a revista Cadernos de Saúde Pública. 2015.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a Revista Saúde e Sociedade. 2014.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a Revista Textos & Debates. 2013.

PELLEGRINI, M. A. . Parecer para a Revista Interface: Comunicação, Saúde, Educação. 2013.

MACHADO, A. ; PELLEGRINI, M. A. . Valorização das línguas e culturas indígenas de Roraima. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PELLEGRINI, M. A. . Avaliação de propostas submetidas ao Edital Saúde Indígena (Programa Inova Fiocruz). 2021. (Avaliação de projetos de pesquisa).

PELLEGRINI, M. A. . Comissão avaliadora do 7o. Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. 2016. (Avaliação de trabalhos cinetíficos).

PELLEGRINI, M. A. . Curso Nacional de Qualificação de Auditorias e Ouvidarias do SUS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PELLEGRINI, M. A. . Linguística aplicada em Ciências Sociais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PELLEGRINI, M. A. ; MARTINS, L. L. . Módulo de Antropologia da Saúde no Curso de Especialização em Gestão para o Etnodesenvolvimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PELLEGRINI, M. A. ; CARELLI, V. . Vamos evitar a aids. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educativo (coordenação)).

PELLEGRINI, M. A. ; GRUBER, M. J. G. . Conversando sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids: sugestões para trabalho com professores e agentes indígenas de saúde. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Organização de Material Didático).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Sistemas médicos indígenas e o subsistema de atenção à saúde indígena, Descrição: O intuito deste projeto é aprofundar a compreensão sobre a interação dos sistemas médicos indígenas com o sistema oficial de saúde e a inserção de atores indígenas em uma rede socialidade, no agenciamento de seu itinerário terapêutico. Objetiva compreender, também, a relação que os xamãs ou especialistas indígenas mantêm com outros agentes de saúde da medicina oficial e com os agentes indígenas de saúde (AIS) e os agentes indígenas de saneamento e discutir as relações que interferem e mesmo comandam o uso desses serviços. Pretende-se também discutir os conflitos envolvendo os profissionais de saúde na estrutura burocrática do governo e como esses profissionais pensam e vivenciam a atendimento aos indígenas. Outro ponto a ser abordado refere-se a questões de bioética, isto é, aos dilemas, conflitos e inserções em uma rede política onde os sujeitos estão em posições de poder diferenciadas no momento de realizar escolhas no itinerário terapêutico traçado pelo paciente indígena. Por fim, pretende-se com os resultados dessa pesquisa produzir um mapeamento sobre o subsistema de saúde indígena e como ele está se efetivando nesses dois entes da Federação. Pretende-se fornecer as análises desse projeto às lideranças indígenas e aos profissionais de saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Marcos Antonio Pellegrini - Coordenador / Sílvia Guimarães - Integrante / Flávia Reis de Andrade - Integrante / Claudete Santos Silva - Integrante / Dayane Mota Lima - Integrante / Evilene da Silva Tomaz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Prêmios

1991

Prêmio Casa de Las Américas, Casa de Las Américas - Cuba.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Roraima, Instituto de Antropologia. , Av. Capitão Ene GArcez, Aeroporto, 69304000 - Boa Vista, RR - Brasil, Telefone: (095) 36213125, Fax: (095) 36213125

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2018

Universidade Federal de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2022

    Direção e administração, Instituto de Antropologia, Curso de Antropologia.Cargo ou função, Coordenador pró-tempore do Curso de Antropologia.

  • 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior.Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário (CUNI).

  • 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia, Curso de Antropologia.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Bacharelado em Antropologia.

  • 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário.

  • 05/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Antropologia.Linhas de pesquisa

  • 10/2021 - 03/2022

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Antropologia Linguística, Elaboração de Projeto de TCC

  • 09/2021 - 02/2022

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade sociocultural na Amazõnia

  • 05/2021 - 10/2021

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patrimônio Cultural e Memória

  • 09/2019 - 10/2021

    Direção e administração, Reitoria, Comissão Permanente de Pessoal Docente.Cargo ou função, Representante do Instituto de Antropologia.

  • 07/2021 - 09/2021

    Direção e administração, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGANTS.Cargo ou função, Vice-Coordenador Pró-tempore do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

  • 01/2021 - 05/2021

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Antropologia Linguística, Elaboração de Projeto de TCC

  • 10/2020 - 02/2021

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade sociocultural na Amazônia

  • 11/2020 - 12/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGANTS.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação das dissertações e situações exitosas dos egressos..

  • 03/2020 - 12/2020

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Patrimônio e memória

  • 03/2020 - 10/2020

    Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Memória e patrimônio

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminários de pesquisa em Ciências da Saúde

  • 03/2019 - 07/2019

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Antropologia, Teoria Antropológica II

  • 09/2018 - 01/2019

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade socio-cultural na Amazônia

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Elaboração de Projeto TCC

  • 08/2018 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

  • 08/2018 - 09/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGANTS.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Bolsistas 2018.2.

  • 07/2018 - 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação da fase de correção de provas da seleção do PPGANTS..

  • 03/2018 - 08/2018

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção à Saúde Indígena

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução à Antropologia, Teoria Antropológica II

  • 03/2018 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.Cargo ou função, Presidente de Comissão PAD n. 23129.001136/2016-61.

  • 09/2017 - 01/2018

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde

  • 09/2017 - 01/2018

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade sociocultural na Amazônia

  • 04/2017 - 08/2017

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Toria Antropológica II

  • 03/2017 - 08/2017

    Ensino, Antropologia Social, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Memória e patrimônio

  • 04/2015 - 07/2017

    Direção e administração, PROCISA.Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA.

  • 10/2016 - 03/2017

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Antropologia Linguìstica

  • 02/2017 - 02/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, PROCISA.Cargo ou função, Fiscal no Processo Seletivo 2017.1.

  • 09/2016 - 02/2017

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade sociocultural na Amazônia.

  • 09/2015 - 11/2016

    Direção e administração, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Diretor.

  • 09/2016 - 09/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório de Manuela Souza Siqueira Cordeiro..

  • 05/2016 - 09/2016

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Antropológica II

  • 11/2015 - 04/2016

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Antropologia Linguística

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade sociocultural na Amazônia.

  • 11/2015 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Coordenação do Processo Consultivo para escolha do Coordenador do Curso de Antropologia.

  • 03/2015 - 10/2015

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Antropológica 2

  • 09/2015 - 09/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório da Profa. Madiana Valéria de Almeida Rodrigues.

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Sociedade e Fronteiras, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cultura e identidades na Amazônia

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da Linguagem, Antropologia linguística

  • 04/2014 - 07/2014

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria Antropológica II, Etnologia das Guianas

  • 04/2014 - 07/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CFH.Cargo ou função, Membro da Comissão para reformulação do Projeto Pedagógico e revisão do Regulamento do Programa de Pós-Graduiação em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF).

  • 04/2012 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior.Cargo ou função, Membro Titular do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão CEPE.

  • 11/2013 - 02/2014

    Direção e administração, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Diretor Substituto do Institruto de Antropologia.

  • 09/2013 - 02/2014

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Linguística

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Saúde e diversidade sociocultural na Amazônia

  • 11/2011 - 11/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.Cargo ou função, Membro do Comitê de Ética e Pesquisa.

  • 07/2012 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia, Curso de Antropologia.Cargo ou função, Presidente do Núcleo Docente Estruturante.

  • 10/2011 - 10/2013

    Direção e administração, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Coordenador de Curso de Antropologia.

  • 10/2010 - 10/2013

    Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.Cargo ou função, Coordenador Operacional Minter Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM).

  • 04/2013 - 09/2013

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Teorias da Linguagem

  • 12/2012 - 04/2013

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia linguística, Paradigmas antropológicos 2

  • 11/2010 - 04/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CFH, Departamento de Antropologia.Cargo ou função, Presidente da Comissão de análise e reestruturação do desenho curricular do Curso de Antropologia.

  • 10/2012 - 03/2013

    Ensino, Sociedade e Fronteiras, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Narrativas, rituais e performances

  • 03/2012 - 11/2012

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde, Antropologia Linguística

  • 05/2010 - 08/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, INSIKIRAN.Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político-pedagógico do Curso de Gestão em Saúde Indígena.

  • 03/2012 - 06/2012

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção à saúde indígena

  • 03/2012 - 03/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Antropologia.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção de Professor Substituto e Temporário.

  • 01/2012 - 02/2012

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CFH, Programa de Pós-graduação Sociedade e Fronteiras.Cargo ou função, Membro da Comissão do Processo Seletivo de candidatos ao ingresso no curso de mestrado 2012..

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, MINTER Antropologia UFPE/UFRR, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia da Saúde

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Paradigmas antropológicos II, Teorias da linguagem

  • 10/2010 - 08/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.Cargo ou função, Membro da comissão organizadora da III Reunião Equatorial de Antropologia.

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia Linguística, Laboratório de Antropologia II

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, Pós Graduação em Ciências da Saúde - PROCISA, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Atenção à Saúde Indígena

  • 03/2011 - 03/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CFH, Departamento de Antropologia.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Seleção de Monitores.

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Antropologia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teorias da linguagem

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Roraima, entre o Amazonas e o Caribe

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Ciências Sociais, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Construção social da diferença, Paradigmas Antropológicos II

  • 04/2010 - 05/2010

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.Atividade de extensão realizada, Curso (20 hs): Temas em antropologia e saúde coletiva.

2008 - 2013

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Bolsista (Especialização em Saúde Indígena), Carga horária: 8

Atividades

  • 10/2008

    Ensino, Especialização em Saúde Indígena, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Antropologia e saúde

1997 - 1999

Ministério da Saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1997 - 02/1999

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Acompanhamento de projetos de prevenção em DST e aids entre povos indígenas.

1999 - 2002

fundação nacional de saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/1999 - 03/2002

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Acompanhamento do processo de implantação dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.

  • 03/1999 - 03/2002

    Treinamentos ministrados , Departamento de Saúde Indígena.Treinamentos ministrados, Capacitações para conselheiros de saúde, Capacitações técnicas e pedagógicas para equipes de saúde

1992 - 1994

fundação nacional de saúde

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1992 - 11/1995

    Serviços técnicos especializados , Distrito Sanitário Yanomami.Serviço realizado, Prestação de assistência à saúde no Distrito Sanitário Yanomami.

1985 - 1987

Comissão pela Criação do Parque Yanomami

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/1985 - 08/1987

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Censo populacional e atenção à saúde entre os Yanomami da Serra Parima/RR.

1989 - 1992

Conselho Indigenista Missionário

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/1989 - 02/1992

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Assitência à saúde de povos indígenas e seringueiros no Alto Purus/AC.

  • 04/1989 - 02/1992

    Treinamentos ministrados .Treinamentos ministrados, Capacitação de agentes indígenas de saúde

1988 - 1989

Diocese de Roraima

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/1988 - 02/1989

    Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Levantamento de necessidades e propostas para atuação na promoção à saúde entre os povos indígenas do Leste de Roraima.

2004 - 2006

Fundação de Gestão e Inovação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: médico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)

Tipo Título Data depósito
INVENTOR e DEPOSITANTE Régua de apoio para laminação de roscas 25/10/1995