Diomar Cristina Mistro

Possui graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1998). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, com ênfase em Biomatemática. Atualmente faz parte do Corpo Editorial do periódico Ecological Complexity.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Matemática Aplicada

1994 - 1998

Universidade Estadual de Campinas
Título: Modelos para Dispersão de Abelhas Africanizadas: Um Zoom Matemático
Prof Dr. Wilson Castro Ferreira Jr.. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Dispersão Populacional; Integrodifference Equations.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Matemática Aplicada

1989 - 1992

Universidade Estadual de Campinas
Título: O Problema da Poluição em Rios por Mercúrio Metálico: Modelagem e Simulação Numérica,Ano de Obtenção: 1992
Orientador: Prof Dr. João Frederico C. A. Meyer
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modelagem Matemática; Elementos Finitos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Bacharelado Em Matemática

1985 - 1989

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2010 - 2011

Pós-Doutorado. , University of Leicester, LEICESTER, Inglaterra. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

2009 - 2009

Pós-Doutorado. , University of Leicester, LEICESTER, Inglaterra. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Biomatemática.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MISTRO, D. C. . III Jornada de Matemática e Matemática Aplicada. 2017. (Congresso).

Mistro, Diomar C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Winter Workshop on Mathematical Biology. 2014. (Congresso).

Mistro, Diomar C. . Models in Population Dynamics and Ecology MPDE14. 2014. (Congresso).

MISTRO, D. C. ; Malchow, H. ; Petrovskii, S. . Models in Population Dynamics and Ecology MPDE13. 2013. (Congresso).

MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; Petrovskii, S. . Models in Population Dynamics and Ecology MPDE12. 2012. (Congresso).

MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; Petrovskii, S. ; Morozov, A. ; Pitchford, J. ; Hastings, A. . Mathematical and Theoretical Ecology MATE11. 2011. (Congresso).

MISTRO, D. C. . Escola de Inverno de Matemática Aplicada. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Apresentação de Palestra na Mathematical Biology Session do Mathematical Congress of Americas. Mathematical Biology. 2013. (Congresso).

Apresentação de Palestra na Sessão de Biomatemática do 29 Colóquio Brasileiro de Matemática - IMPA.Biologia Matemática. 2013. (Outra).

IV ENAPET.Modelos de Redes de Mapas Acoplados em Ecologia. 2012. (Encontro).

Tópicos em Modelagem de Dinâmica Populacional.Padrões Espaço-Temporais em Sistemas Presa-Predador Discretos. 2011. (Encontro).

Third Conference on Mathematical and Computational Population Dynamics. Pattern formation, long-term transients, and Turing-Hopf bifurcation in a space- and time-discrete predator-prey system. 2010. (Congresso).

Escola de Inverno de Matemática Aplicada.Formação de Padrões em Sistemas Presa-Predador. 2009. (Outra).

VIII ERMAC.Modelos espacialmente Distribuídos em Dinâmica Populacional. 2008. (Encontro).

XIV Congresso Latino-Americano de Biomatemática. Comitê Científico. 2007. (Congresso).

VII ERMAC.Modelos Discretos com Operadores Integrais na Dispersão Populacional. 2002. (Encontro).

XI Congresso Latino-Americano de Biomatemática. Um Modelo para Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Carla Gomes

MISTRO, D. C.. Modelo Compartimental SIRC Fracionário. 2018. Dissertação (Mestrado em Modelagem Computacional) - Universidade Federal do Rio Grande.

Aluno: CAMILE FRAGA DELFINO KUNZ

Mistro, Diomar C.. Estudo do Impacto da Separação de Dados para a Estimativa do Coeficiente de Difusão para Problemas Ecológicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada - Biomatemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Henrique Bevilaqua Ceresér

MISTRO, D. C.. Um Modelo de Redes de Mapas Acoplados para um Sistema Praga-Predador-Inseticida. 2016. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciana Rossato Piovesan

MISTRO, D. C.. Modelo SEIR Discreto Espacialmente Estruturado para a Dispersão da Dengue. 2009. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Denise Stroschein

MISTRO, D. C.. Sincronização em um Modelo Metapopulacional com a Migração Dependendo do Tempo. 2009. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliane Donadel

MISTRO, D. C.. Modelagem Matemática e Controle dos Sistemas Não-Lineares de Tempo Discreto. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Salvador Lou Vega

MISTRO, D. C.. Dispersão de longo alcance e efeito Allee em um processo invasivo. 2008. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada - Biomatemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Luisa Rempel

MISTRO, D. C.. Instabilidade de Turing e Sincronismo em Redes de Populações Acopladas. 2007. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Marisa Horszczaruk Centenaro

MISTRO, D. C.. Um Modelo Matemático para Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Angela Beatriz Weber

MISTRO, D. C.. Controle Ótimo do Sistema Lotka-Voltera: Linear ou Não Linear. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Minéia Cappellari Fagundes

MISTRO, D. C.. Modelagem Matemática do Crescimento e Absorção de Água do Solo por Sistemas Radiciais de Espécies Arbóreas. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Belmonte Bergmann

MISTRO, D. C.. Um Estudo sobre os Efeitos Decorrentes da Inclusão de Programas de Vacinação no Modelo SIR. 2006. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sidmara Pedroso Blaszak

MISTRO, D. C.. Modelagem Matemática do Escoamento do Ar em Massa de Grãos com Porosidade Variável. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lidiani Campos Auzani Pires

MISTRO, D. C.. Estudo de Modelos Epidemiológicos Determinísticos Básicos que incluem Transmissão Vertical. 2005. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Berenice de Oliveira Bona

BONA, Berenice de Oliveira;MISTRO, D. C.. Modelagem da Expansão de Lesão Causada por Bipolaris Sorokiana em Trigo. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cristiane Feltrin Cavalin

MISTRO, D. C.. Um Modelo Matemático para a Dispersão de Febre Aftosa em Bovinos. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Juliana Dotto

MISTRO, D. C.. Modelagem Matemática com Base em um Modelo Epidemiológico com Retardo. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vanessa Neves Hopner

HÖPNER, V. N.;MISTRO, D. C.. Modelos para Dispersão e Crescimento Populacional em Meios Periódicos. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raul Abreu de Assis

ASSIS, R. A.;MISTRO, D. C.. Modelos em Estratégias de Forrageamento de Formigas. 2003. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Theresa Soares Schettert de Oliveira

OLIVEIRA, M. T. S. S.;MISTRO, D. C.. Modelagem Matemática do Controle Biológico dos Pulgões do Trigo por meio de Parasitóides. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Flávia Tereza Giordani

GIORDANI, F. T.;MISTRO, D. C.. A Instabilidade Causada pela Migração Dependente da Densidade em Metapopulações. 2003. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Adriana de Oliveira Cerezer

CEREZER, M. A. O.;MISTRO, D. C.. Soluções Fracas para as Equações que Descrevem o Movimento de um Meio Granular. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Suziane Bopp Antonello

ANTONELLO, S. B.;MISTRO, D. C.. Estimativas do Erro nas Aproximações de Galerkin para as Equações de Navier-Stokes. 2002. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Izabel Scapin

SCAPIN, M. I.;MISTRO, D. C.. Dispersão Rápida e Crescimento Lento em Dinâmica Populacional. 2002. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonardo R

EMMENDORFER, L. R.;MISTRO, D. C.. Emmendorfer. Um Estudo sobre Autômatos Celulares Aplicados à Modelagem Matemática em Ecologia e Epidemiologia. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adilção Cabrini Beust

BEUST, A. C.;MISTRO, D. C.. Solução de uma Classe de Equações Diferenciais Parciais em Espaços de Nikolski através do Método de Galerkin. 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lurdes Forigo

FORIGO, L.;MISTRO, D. C.. Soluções Fracas de um Sistema de Equações de Fluidos Não-Homogêneos. 2001. Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lino Luetkmeyer

LUETKMEYER, L.;MISTRO, D. C.. Modelagem Matemática de Interações de Pragas de Soja, seus Parasitóides e sua Aplicação no Controle Biológico. 2000. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elis Regina Bosembecker Maleico

MALEICO, E. R. B.;MISTRO, D. C.. Modelos Generalizados de Lotka-Volterra e sua Aplicação na Modelagem do Controle Ótimo de Pragas. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Modelagem Matemática) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eliza Maria Ferreira

MISTRO, D. C.. Probabilidade de fixação assintóticas para o processo de Moran com duas estratégias e o processo de Moran para três espécies. 2019. Tese (Doutorado em MATEMATICA) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Otonio Dutra da Silva

Mistro, Diomar C.. Modelo Metapopulacional de múltiplas espécies em ambientes heterogêneos. 2018. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Divane Marcon

Mistro, Diomar C.. Modelos Matemáticos para a descrição do mimetismo mulleriano em espaços de aspecto e geográfico. 2018. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carmen Alicia Ramirez Bernate

MISTRO, D. C.. Modelagem matemática e simulações computacionais de estratégias combinadas de combate a um inseto vetor: o caso do Aedes Aegypti. 2017. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marta Maria Mucacho Macufa

MISTRO, D. C.. Endemias com Espalhamento Geográfico: Modelagem Matemática e Simulações Computacionais, um Estudo sobre Malária na Província de Safala, Moçambique. 2017. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada - Biomatemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: JOSÉ CARLOS RUBIANES SILVA

Mistro, Diomar C.. Modelagem Matemática e Simulação Computacional da Influência de Poluentes e da Velocidade de Corrente na Dinâmica Populacional de Macrófitas Aquáticas. 2015. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada - Biomatemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Priscila Azevedo da Silveira

MISTRO, D. C.. Explorando Modelos Matemáticos para o Manejo Integrado de Pragas (MIP) incluindo Otimização. 2014. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Raul Abreu de Assis

MISTRO, D. C.. Modelos de Evolução: uma abordagem através de Espaços de Fenótipos. 2012. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada - Biomatemática) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Francisco Helmuth Soares Dias

MISTRO, D. C.. Estudo da sincronização de um novo modelo metapopulacional com acoplamento não linear. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Simone Ossani

Mistro, Diomar C.. Sincronização parcial causada pela heterogeneidade do processo migratório. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MISTRO, D. C.; BORTOLI, Á. L.; Copetti, R. D.. Banca Examinadora de Concurso Público para Professor Adjunto. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

MISTRO, D. C.; PANSONATO, C. C.; LUKASZCZYK, J. P.; BONORINO, L.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto. 2001. Universidade Federal de Santa Maria.

MISTRO, D. C.. COMISSÃO DO PRÊMIO DE MESTRADO DO CNMAC. 2019. Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.

MISTRO, D. C.. Banca Examinadora para avaliar o acadêmico Guilherme Machado de Freitas como autodidata na disciplina Álgebra Linear. 2007.

MISTRO, D. C.; GIULIANI, O. F.; BRAMBILLA, P. M.. Comissão Examinadora para Seleção Pública de Professor Substituto. 2001. Universidade Federal de Santa Maria.

MISTRO, D. C.RODRIGUES, L. A. D.; MARTINS, J. C. G.. Comissão Examinadora para Seleção Pública de Professor Substituto. 1999. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Silvia Martorano Raimundo

Ferreira Leite;YANG, H. M.BASSANEZI, R. C.RAIMUNDO, S. M.. Modelos para Dispersão de abelhas africanas: um zoom matemático. 1998. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Hyun Mo Yang

YANG, H. M.; FERREIRA JR, Wilson Castro. Modelos para Dispersão de Abelhas Africanizadas: Um Zoom Matemático. 1998. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudia Maria Jacobi

JACOBI, C. M.; FERNANDES, W.. Modelos para dispersão de abelhas africanizadas: um zoom matemático. 1998. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Laécio Carvalho de Barros

BARROS, L. C.. Modelos para Dispersão de Abelhas Africanizadas: Um Zoom Matemática.. 1998. Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Felipe Schardong

Titulo a ser definido; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Poliana Kenderli Selau

Modelos Discretos para Dinâmics Hospedeiro-Parasitoide-Predador; 2019; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Laura Dalmolin

MODELO MATEMATICO PARA ANALISAR O CONTROLE DE INSETOS-PRAGA EM CONSORCIO DE CULTURAS COM ANTIBIOSE; 2017; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Sílvia Barcelos Machado

MODELOS PARA A INTERAÇÃO DA LAGARTA ANTICARSIA GEMMATALIS COM O FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO METARHIZIUM RILEYE; 2016; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Joice Chaves Marques

Efeitos de Ruídos sobre a Formação de Padrões em um Sistema Presa-Predador Discreto; 2015; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Adriane Frank

Um Modelo para Controle Biológico de Pragas Associado ao Uso de Pesticidas; 2014; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Aline da Rosa Parigi

Modelos de Redes de Mapas Acoplados para Interações Herbívoro-Predador; 2013; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Luis Eduardo Rosa Farias

Bifurcação de Turing-Hopf em um Sistema Presa-Predador; 2012; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria,; Coorientador: Diomar Cristina Mistro;

Elisa Regina Cara

Efeito Allee e Dispersão Não Local em Processos de Invasão; 2012; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Priscila Azevedo da Silveira

Movimento Orientado na Dinâmica Presa-Predador; 2010; Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria,; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Juliana Fronza

Um Modelo Discreto para a Propagação de uma Epidemia de Hantavirose; 2009; Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Diomar Cristina Mistro;

Veraci Lúcia Grings

Rede de Mapas Acoplados em Sistemas Parasitóide-Hospedeiro com Refúgios; 2006; 155 f; Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Diomar Cristina Mistro;

Joice Chaves Marques

Modelos para Dispersão de Javalis (Sus scrofa); 2019; Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Diomar Cristina Mistro;

Elisa Regina Cara

Modelos Matemáticos para Manejo Integrado da Grapholita Molesta, (mariposa oriental) praga associada à cultura do pessegueiro; 2012; Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Diomar Cristina Mistro;

LAERCIO VILLA

A Interdisciplinaridade da Matemática na Engenharia Florestal em Morfometria de Árvores Florestais; 2002; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Claudia Franceschett

Uma Proposta para o Ensino de Funções; 2001; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Poliana Kenderli Selau

Um modelo de Redes de Mapas Acoplados para a dinâmica da Cochonilhas (Dactylopius coccus) e seus predadores; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Felipe Schardong

UM MODELO DE REDES DE MAPAS ACOPLADOS PARA A DINÂMICA DE UMA POPULAÇAO DE INSETOS EM UM CONSORCIO DE CULTURAS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Poliana Kenderli Selau

Modelos Matemáticos para Ecologia Química: Aplicação estratégica de pesticida químico; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Felipe Schardong

Modelos Matemáticos para Ecologia Química; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Nicolas Zachow Coelho

Modelos Discretos em Ecologia Teórica; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa Ufsm; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Alesandra Tedy Ximendes

Modelos Discretos para Dinâmica Populacional; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa Ufsm; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Fernanda Somavilla

Modelos Matemáticos para Dinâmica Populacional - PET/Matemática; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Otonio Dutra da Silva

DINÂMICA ESPAÇO-TEMPORAL DE UMA POPULAÇÃO COM EFEITO ALLEE EM UM AMBIENTE HETEROGÊNEO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa Ufsm; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Daniela Brondani Giacomini

Um Modelo Discreto com Operadores Integrais para a Dispersão de Pólen por Ação de Polinizadores; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Daniela Brondani Giacomini

Um Modelo Discreto com Operadores Integrais para a Dispersão de Pólen por Ação de Polinizadores; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Caroline Schutz

Modelos Discretos com Dispersão para Interação Populacional; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Rosangela Follmann

Modelos Discretos com Dispersão para Interação Populacional; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/DF; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Hiago Portella de Portella

Modelos Discretos para Dispersão Populacional; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa Ufsm; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Andréia Beatriz Schmid

Modelos Discretos com Operadores Integrais: Efeitos Qualitativos do Retardamento; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Flávia Tereza Giordani

Equações a Diferenças com Operadores Integrais na Dispersão Populacional; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Flaudiane Vargas Dela Justina

Dispersão no Modelo Presa-Predador Discreto; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa Ufsm; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Flaudiane Vargas Dela Justina

Modelos Discretos para Interações Populacionais; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundo de Incentivo à Pesquisa Ufsm; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Zeliane Santos de Arruda

Teoria Qualitativa das Equações Diferenciais Ordinárias e Modelos de Dinâmica Populacional; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Maria Cecília C

Pereira; Estudo do Efeito Allee Aplicado a Modelos de Dinâmica Populacional; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Ana Rita Paprosqui Nunes

Modelos Matemáticos para Ecologia Química: Controle biológico e Antibiose para controle do pulgão da espiga do trigo; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Isabela Quinto Lima

Modelos Matemáticos para Ecologia Química: Aplicação estratégica de pesticida químico; 2016; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Elisa Regina Cara

Equações de Reação-Difusão em Sistemas Biológicos - PET Matemática; 2009; Orientação de outra natureza; (Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Leonel Giacomini Delatorre

PET - Matemática; 2009; Orientação de outra natureza; (Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Pedro André Pires Machado

PET/Matemática; 2006; Orientação de outra natureza; (Matemática Licenciatura Plena) - Universidade Federal de Santa Maria, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Diomar Cristina Mistro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wilson Castro Ferreira Junior

Modelo para a dispersão de abelhas africanizadas: Um zoom matemático; 1998; Tese (Doutorado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Wilson Castro Ferreira Junior;

João Frederico da Costa Azevedo Meyer

O problema de poluição em rios por mercúrio metálico: modelagem e simulação; 1990; Dissertação (Mestrado em Matemática Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: João Frederico da Costa Azevedo Meyer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • WEIDE RODRIGUES, VAGNER ; CRISTINA MISTRO, DIOMAR ; DÍAZ RODRIGUES, LUIZ ALBERTO . Pattern Formation and Bistability in a Generalist Predator-Prey Model. Mathematics , v. 8, p. 20, 2020.

  • MARQUES, JOICE CHAVES ; MALCHOW, HORST ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; MISTRO, DIOMAR CRISTINA . The Effects of Stochasticity on Pattern Formation in a Space- and Time-Discrete Predator-Prey System with Strong Allee Effect in the Prey. BULLETIN OF MATHEMATICAL BIOLOGY , v. 81, p. 1369-1393, 2019.

  • Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; MISTRO, DIOMAR CRISTINA ; CARA, ELISA REGINA ; PETROVSKAYA, NATALIA ; Petrovskii, Sergei . Patchy Invasion of Stage-Structured Alien Species with Short-Distance and Long-Distance Dispersal. Bulletin of Mathematical Biology (Print) , v. 77, p. 1583-1619, 2015.

  • Mistro, Diomar C. ; RODRIGUES, LUIZ ALBERTO D. . Progress in mathematical population dynamics and ecology. Ecological Complexity (Print) , v. 18, p. 3-5, 2014.

  • FRANK, A. ; MISTRO, D. C. . Um modelo para controle biológico de pragas associado ao uso de pesticidas. Biomatemática (UNICAMP) , v. 24, p. 109-123, 2014.

  • Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; Mistro, Diomar C. . Biological Invasions in Heterogeneous Environments: The Coupled Map Lattice Framework. Mathematical Modelling of Natural Phenomena , v. 8, p. 96-106, 2013.

  • Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; OSSANI, S. ; Mistro, Diomar C. . Dinâmica de um sistema presa-predador com predador infectado por uma doença. Biomatemática (UNICAMP) , v. 23, p. 57-80, 2013.

  • RODRIGUES, LUIZ ALBERTO D. ; VARRIALE, MARIA C. ; GODOY, WESLEY A.C. ; Mistro, Diomar C. . Spatiotemporal dynamics of an insect population in response to chemical substances. Ecological Complexity (Print) , v. 16, p. 51-58, 2013.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Petrovskii, S. . Pattern Formation in a Space- and Time-Discrete Predator-Prey System with Strong Allee Effect. Theoretical Ecology , v. 5, p. 341-362, 2012.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; Petrovskii, S. . Spatiotemporal Complexity of Biological Invasion in a Space- and Time-Discrete Predator-Prey System with the Strong Allee Effect. Ecological Complexity (Print) , v. 9, p. 16-32, 2012.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Petrovskii, S. . Pattern Formation, Long-Term Transients, and the Turing-Hopf Bifurcation in a Space- and Time-Discrete Predator-Prey System. Bulletin of Mathematical Biology (Print) , v. 73, p. 1812-1840, 2011.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; ANDRADE, C. L. . Sistema Presa-Predador com duas Escalas de Crescimento: Presa Rápida x Predador Lento. Biomatemática (UNICAMP) , v. 20, p. 69-78, 2010.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SILVEIRA, P. A. . Modelo Presa-Predador com Taxia Local. Biomatemática (UNICAMP) , v. 20, p. 59-68, 2010.

  • Mistro, Diomar Cristina ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; VARRIALE, Maria Cristina ; MISTRO, D. C. . The Role of Spatial Refuges in Coupled Map Lattice Model for Host-Parasitoid Systems. Bulletin of Mathematical Biology (Print) , v. 71, p. 1934-1953, 2009.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Centenaro, S. M. H. . Um Modelo Matemático Discreto para a Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional , v. 9, p. 155-164, 2008.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; SEIDEL, Denílson José ; MISTRO, D. C. . Padrões de Turing em um Sistema Presa-Predador. Biomatemática (UNICAMP) , v. 17, p. 65-72, 2007.

  • BENEDUCE, Ana Paula da Silva ; RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; BALDISSEROTTO, Bernardo . A mathematical model for growth in weight of silver catfish (Rhandia quelen) (Heptapteridae, Siluriformes, Teleostei). Ciência Rural , v. 36, p. 1606-1610, 2006.

  • SEIDEL, Denílson José ; RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Formação de Padrões em um Modelo Presa-Predador Discreto. Biomatemática (UNICAMP) , v. 16, p. 53-64, 2006.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; FERREIRA JR, W. C. . The Africanized Honey Bees Dispersal: A Mathematical Zoom. Bulletin of Mathematical Biology , v. 67, n.2, p. 281-312, 2005.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . A Mathematical Model for Dispersal of an Annual Plant Population with a Seedbank. Ecological Modelling , v. 188, p. 52-61, 2005.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes: Um Modelo Discreto com Operadores Integrais e Retardamento. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional , São Carlos, v. 4, n.1, p. 81-88, 2003.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; NEVES, V. O. . Modelo de Dinâmica Populacional em Meios Heterogêneos. TEMA. Tendências em Matemática Aplicada e Computacional , São Carlos - SP, v. 4, n.3, p. 341-346, 2003.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . Efeitos de Bancos de Sementes na Dinâmica de Plantas Anuais. Biomatemática (UNICAMP) , v. XIII, p. 1-10, 2003.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; NEVES, V. O. . Dinâmica Populacional em Meios Periódicos: Um Modelo Efetivo. Biomatemática (UNICAMP) , v. XIII, p. 11-20, 2003.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes: Um Modelo Discreto com Operadores Integrais e Retardamento. Biomatemática (UNICAMP) , v. XII, p. 131-140, 2002.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; AUTH, A. L. . Refúgios Espaciais em Interações Presa-Predador. Biomatemática (UNICAMP) , v. XII, p. 141-147, 2002.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. (Org.) ; Roque, W. L. (Org.) . Escola de Inverno de Matemátia Aplicada. 01. ed. Santa Maria: FACOS, 2009. v. 01. 198p .

  • RODRIGUES, L. A. D. ; VARRIALE, Maria Cristina ; Godoy, W. A. C. ; MISTRO, D. C. . Coupled Map Lattice Model for Insects and Spreadable Substances. In: Cláudia Pio Ferreira; Wesley A C Godoy. (Org.). Ecological Modelling Applied to Entomology. 1ed.: Springer, 2014, v. 1, p. 141-169.

  • MISTRO, D. C. ; VARRIALE, Maria Cristina ; GRINGS, Veraci Lúcia . The Role of Spatial Refuge and Oriented Movement on the Host-Parasitoid Dynamics of Nicholson-Bailey. In: R. Mondaini; R. Dilão. (Org.). Proceedings of the 2005 International Symposium on Mathematical and Computational Biology. : e-papers, 2006, v. , p. 65-81.

  • JACOBI, C. M. ; MISTRO, D. C. . Métodos para Análise do Forrageamento de Abelhas: Como Traçar o Perfil dos Dispersores do Pólen. In: VII Encontro sobre Abelhas, 2006, Ribeirão Preto. Anais do VII Encontro sobre Abelhas, 2006. p. 330-334.

  • MISTRO, D. C. ; SCHMID, A. B. . Um Modelo para Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes. In: VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2002, Porto Alegre. Anais do VII Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2002. p. 10-12.

  • MISTRO, D. C. ; FERREIRA JR, W. C. . Invasão de Abelhas Africanizadas: Dispersão Não Local e Taxia. In: IX Congreso Internacional de Biomatemática, 1999, Concepción - Chile. Anais do IX Congreso Internacional de Biomatemática. Concepción, 1999. p. 149-157.

  • MISTRO, D. C. ; JACOBI, C. M. . Autômatos Celulares na Dispersão de Pólen. In: IX Congreso Internacional de Biomatemática, 1999, Concepción - Chile. Anais do IX Congreso Internacional de Biomatemática, 1999. p. 158-166.

  • VIEIRA BRANDÃO, A. J. ; MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Ondas Viajantes em um Modelo de Dispersão de uma Espécie com Predação. In: VII Congreso Internacional de Biomatemática, 1995, Buenos Aires - Argentina. Anais do VII Congreso Internacional de Biomatemática. Buenos Aires, 1995. p. 440-447.

  • FRANK, A. ; Mistro, Diomar C. . Um modelo para controle biológico de pragas associado ao uso de pesticida. In: CMAC Sul, 2014, Curitiba. Anais do CMAC Sul, 2014. p. x-xx.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Centenaro, S. M. H. . Um Modelo Matemático Discreto para a Dispersão da Leptospirose em uma População de Ratos. In: XXX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2007, Florianópolis. Anais do XXX CNAMC, 2007.

  • SELAU, P. K. P. ; Mistro, Diomar C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Modelo discreto para interação de três espécies considerando a ordem dos eventos. In: CNMAC, 2019, Uberlândia. Anais do CNMAC, 2019.

  • ROSSATO, M. C. ; Mistro, Diomar C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Modelos com Migração Dependente da Densidade para Formação de Padrões. In: CNMAC, 2019, Uberlândia. Anais do CNMAC, 2019.

  • MISTRO, D. C. ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; SILVA, F. S. . Cellular Automata models for the impact of yellow fever on the howler monkeys in Southern Brasil. In: 11th European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2018, Lisboa. Abstract Book fo the 11th European Conference on Mathematical and Theoretical Biology. Lisboa, 2018.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; BRIZOLA, F. M. ; MISTRO, D. C. . A metapopulation model for the dynamics of the howler monkeys (Alouatta guariba clamitans) affected by sylvatic yellow fever. In: 11th European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2018, Lisboa. Abstract Book of the 11th European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2018.

  • MACHADO, S. B. ; MISTRO, D. C. . Modelo para a intera ção entre a lagarta-da-soja Anticarsia gemmatalis e o fungo entomopatogênico Metarhizium rileyi. In: XXXVI Congresso Nacional de Matemática Aplicada, 2016, Gramado. Anais do XXXVI CNMAC, 2016.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; Malchow, H. ; MARQUES, J. C. . Effects of demographic noise on the pattern formation of a predatorprey system. In: Models in Population Dynamics and Ecology, 2015, Niterói. Abstract Book of the MPDE15, 2015.

  • MISTRO, D. C. ; FRANK, A. . Coupled Map Lattice model for an insect-predator-pesticide system. In: Models in Population Dynamics and Ecology, 2014, Turim. MPDE14 Abstract Book, 2014. p. x-x.

  • RODRIGUES, LUIZ ALBERTO D. ; MISTRO, D. C. . A discrete model for plant-herbivore-predator interactions. In: Models in Population Dynamics and Ecology, 2014, Turim. MPDE14 Abstract Book, 2014. p. x-x.

  • Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; SILVA, O. D. ; Mistro, Diomar C. . Multiple spatial scales in a plant herbivore model. In: MPDE13 - Models in Population Dynamics and Ecology, 2013, Osnabrück. Abstract Book, 2013. p. x-xx.

  • Mistro, Diomar C. ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; FRANK, A. . A coupled map lattice model for pursuit-evasion in a predator-prey system. In: MPDE13 - Models in Population Dynamics and Ecology, 2013, Osnabrück. Abstract Book, 2013. p. x-x.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; SILVA, O. D. ; MISTRO, D. C. . Herbivory-taxis and Non-local Aggregation in a Plant Herbivore System. In: MPDE12- Models in Population Dynamics and Ecology, 2012, Santa Maria. MPDE12 Abstract Book. Santa Maria, 2012. p. 93-93.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; Petrovskii, S. . Cenários de Invasão em um Modelo Presa-Predador Discreto. In: 7 Congreso Latinoamericano de Biología Matemática, 2011, Armenia. Congreso Latinoamericano de Biologia Matemática. Armenia, 2011. p. x-x.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Múltiplas Escalas de Tempo em um Modelo Presa-Predador. In: 7 Congreso Latinoamericano de Biología Matemática, 2011, Armenia. Congreso Latinoamericano de Biologia Matemática, 2011. p. x-x.

  • Mistro, Diomar C. ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; Petrovskii, Sergei . Scenarios ofinvasion in a space- and time-discrete predator-prey system with strong Allee effect. In: Mathematical & Theoretical Ecology 2011: linking models with ecological processes, 2011, Colchester. MATE2011 Abstract Book, 2011. p. 49-49.

  • Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; Mistro, Diomar C. ; Godoy, W. A. C. . Spatio-temporal dynamics of an insect population in response to chemical substances. In: Mathematical & Theoretical Ecology 2011: linking models with ecological processes, 2011, Colchester. MATE2011 Abstract Book, 2011. p. 54-54.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Petrovskii, S. . Pattern formation, long-term transients, and Turing-Hopf bifurcation in a space- and time-discrete predator-prey system. In: Third Conference on Mathematical and Computational Population Dynamics, 2010, Bordeaux. Book of Abstract fo the Third Conference on Mathematical and Computational Population Dynamics, 2010. p. 206-206.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; ANDRADE, C. L. . A discrete predator-prey model with two time scales. In: Models in Population Dynamics and Ecology 2010: Animal Movement, Dispersal and Spatial Ecology, 2010, Leicester. Book of Abstract of the Models in Population Dynamics and Ecology 2010: Animal Movement, Dispersal and Spatial Ecology, 2010.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Petrovskii, S. . Pattern Formation in Discrete Predator-Prey System with Strong Allee Effect. In: Models in Population Dynamics and Ecology 2010: Animal Movement, Dispersal and Spatial Ecology, 2010, Leicester. Book of Abstract of the Models in Population Dynamics and Ecology 2010: Animal Movement, Dispersal and Spatial Ecology, 2010.

  • SILVEIRA, P. A. ; MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Movimento Orientado na Dinâmica Presa-Predador. In: XXXII CNMAC, 2009, Cuiabá. Anais do XXXII CNMAC, 2009.

  • ANDRADE, C. L. ; RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Múltiplas Escalas em Iterações Presa-Predador. In: XXXII CNMAC, 2009, Cuiabá. Anais do XXXII CNMAC, 2009.

  • SILVA, O. D. ; MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Dinâmica Espaço-Temporal de uma População com Efeito Allee em um Ambiente Heterogêneo. In: XXIV Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2009, Santa Maria. Anais da XXIV Jornada Acadêmica Integrada, 2009.

  • LARROSA, J. F. ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; MISTRO, D. C. . Modelos Discretos Aplicados à Dinâmica Populacional em Habitats Fragmentados. In: XXIV Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2009, Santa Maria. Anais da XXIV Jornada Acadêmica Integrada, 2009.

  • SILVA, O. D. ; MISTRO, D. C. ; Rodrigues, Luiz Alberto Díaz . Dinâmica Espaço-Temporal de uma População com Efeito Allee em um Ambiente Heterogêneo. In: XXXII CNMAC, 2009, Cuiabá. Anais do XXXII CNMAC, 2009.

  • DELATTORE, L. G. ; SILVA, O. D. ; MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Modelo SIR Discreto para a Dispersão de uma Epidemia. In: XXXII CNMAC, 2009, Cuiabá. Anais do XXXII CNMAC, 2009.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SEIDEL, Denílson José . Pattern Formation in Predator-Prey Systems with Allee Effects. In: European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2008, Edinburgh. Abstract Book of the European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2008.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; VARRIALE, Maria Cristina . Spatial Refuges in Host-Parasitoid Systems. In: European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2008, Edinburgh. Abstract Book of the European Conference on Mathematical and Theoretical Biology, 2008.

  • SEIDEL, Denílson José ; RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Allee Effects in the Pattern Formation in Prey-Predator Systems. In: II Conference on Computational and Mathematical Population Dynamics, 2007, Campinas - SP. Abstract Book, 2007. p. 81.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; VARRIALE, Maria Cristina . The Role of Spatial Refuges in Coupled Map Lattice Model for Host-Parasitoid Systems. In: II Conference on Computational and Mathematical Population Dynamics, 2007, Campinas - SP. Abstract Book, 2007. p. 48.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; SEIDEL, Denílson José . Padrões de Turing em um Sistema Presa-Predador Discreto. In: XIV Congreso da Sociedade Latino Americana de Biologia Matemática, 2007, Campinas. Anais do XIV Latino-Americano de Biologia Matemática, 2007.

  • VARRIALE, Maria Cristina ; MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Refúgios Espaciais Promovem Estabilidade em um Sistema Parasitóide-Hospedeiro?. In: XIV Congresso da Sociedade Latino-Americana de Biologia Matemática, 2007, Campinas. Anais do XIV Congresso da Sociedade Latino-Americana de Biologia Matemática, 2007.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; Centenaro, S. M. H. ; MISTRO, D. C. . Um Modelo SI para a Dispersão da Leptospirose em Ratos. In: XIV Congresso da Sociedade Latino-Americana de Biologia Matemática, 2007, Campinas. Anais do XIV Congresso da Sociedade Latino-Americana de Biologia Matemática, 2007.

  • SEIDEL, Denílson José ; RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Formação de Padrões em um Modelo Discreto Presa-Predador com Efeito Allee Forte. In: XXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2006, Campinas - SP. Anais do XXIX CNMAC, 2006.

  • MISTRO, D. C. ; VARRIALE, Maria Cristina ; GRINGS, Veraci Lúcia . Refúgios Espaciais e Movimento Orientado em um Modelo Parasitóide-Hospedeiro. In: Congreso Latinoamericano de Biomatemática, 2005, Tandil. Libro de Resúmenes, 2005. p. 115-116.

  • MISTRO, D. C. ; VARRIALE, Maria Cristina ; GRINGS, Veraci Lúcia . The Role of Spatial Refuge and Oriented Movement on the Host-Parasitoid Dynamics of Nicholson-Bailey. In: International Symposium on Mathematical and Computational Biology, 2005, Petrópolis. Anais do International Symposium on Mathematical and Computational Biology, 2005.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; EMMENDORFER, L. R. ; CAVALIN, Cristiane Feltrin . Um Modelo Matemático Discreto para Dispersão de Febre Aftosa em Bovinos. In: IV Congreso Latinoamericano de Biologia Matemática, 2005, Tandil - Argentina. Libro de Resúmenes, 2005. p. 56-57.

  • RODRIGUES, L. A. D. ; CAVALIN, Cristiane Feltrin ; MISTRO, D. C. ; EMMENDORFER, L. R. . Um Modelo Matemático Discreto para Dispersão da Febre Aftosa em Bovinos. In: XXVII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2004, Porto Alegre - RS, 2004.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . An Annual Plant with Seed Bank Dispersal Model. In: Alcalá 2nd International Conference on Mathematical Ecology, 2003, Alcalá de Henares, 2003.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes: Um Modelo Discreto com Operadores Integrais e Retardamento. In: XXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC, 2002, Nova Friburgo - RJ. Anais do XXV XNMAC, 2002. v. 1.

  • MISTRO, D. C. ; JACOBI, C. M. ; RAMOS, C. A. . Um Modelo Discreto para Dispersão de Pólen por Ação de Polinizadores. In: XXV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC, 2002, Nova Friburgo - RJ. Anais do XXV CNMAC, 2002.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; SCHMID, A. B. . Um Modelo para Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes. In: Congreso Latinoamericano de Biomatemática, 2002, Guanajuato - México, 2002.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; NEVES, V. O. . Um Modelo para Dinâmica Populacional em Meios Heterogêneos. In: XI Congresso Latino Americano de Biomatemática, 2002, Guanajuato - México, 2002.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; AUTH, A. L. . Refúgios Espaciais em Dinâmicas Presa-Predador. In: XI Congresso Latino Americano de Biomatemática, 2002, Guanajuato - México, 2002.

  • MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Uma Descrição do Fenômeno de Taxia Não Local. In: XXIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2001, Belo Horizonte. Anais do XXIV CNMAC, 2001. p. 401.

  • MISTRO, D. C. ; FERREIRA JR, W. C. . Modelagem e Simulação Numérica da Dispersão de Abelhas Africanizadas no Brasil. In: Congresso Latino Americano de Biomatemática X ALAB - V ELAEM, 2001, Campinas. Resumos do Congresso Latino Americano de Biomatemática, 2001. p. 06-06.

  • MISTRO, D. C. ; JUSTINA, F. D. . Dispersão no Modelo Presa-Predador Discreto. In: VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000, Santa Cruz do Sul. Anais do VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000.

  • MISTRO, D. C. ; GIORDANI, F. T. . Equações a Diferenças com Operadores Integrais na Dispersão Populacional. In: VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000, Santa Cruz do Sul. Anais do VI Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000.

  • MISTRO, D. C. ; GIORDANI, F. T. . Efeito Allee e Dispersão Populacional. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional - CNMAC, 2000, Santos - SP. Resumo das Comunicações, 2000.

  • MISTRO, D. C. ; JUSTINA, F. D. . Efeitos da Dispersão Não Local no Modelo Presa-Predador Discreto. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 2000, Santos - SP. Resumo das Comunicações, 2000.

  • MISTRO, D. C. ; JACOBI, C. M. . Autômatos Celulares na Dispersão de Pólen. In: XXII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1999, Santos. Anais do XXII CNMAC, 1999. p. 32.

  • MISTRO, D. C. ; FERREIRA JR, W. C. . Estudo de Invasões por Populações com Dispersão Não Local e Taxia. In: XXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1998, Caxambu. Anais do XXI CNMAC. Caxambu, 1998. p. 29.

  • MISTRO, D. C. ; FERREIRA JR, W. C. . Dispersão de Abelhas Africanizadas: Uma Simulação in Vitro. In: XXI Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1998, Caxambu. Anais do XXI CNMAC. Caxambu, 1998. p. 30.

  • FERREIRA JR, W. C. ; MISTRO, D. C. . The Africanized Honey Bees Dispersal Case: A Long Range-Short Temper. In: AICME - Alcala First International Conference on Mathematical Ecology, 1998, Alcala - Espanha. Anais do AICME, 1998. p. 122.

  • MISTRO, D. C. . Modelos de Autômatos Celulares para o Estudo da Dispersão de Insetos Sociais. In: XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1997, Gramado. Anais do XX CNMAC, 1997. p. 164.

  • MISTRO, D. C. . Ondas Viajantes em um Modelo para Dispersão de Insetos Sociais. In: XX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1997, Gramado. Anais do XX CNMAC, 1997. p. 166-167.

  • FERREIRA JR, W. C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Cellular Automata Simulations of Insect Dispersal. In: I DESTOBIO - Deterministic and Stochastic Modeling of Biointeractions, 1997, Sofia - Bulgária. Anais do I DESTOBIO. Sofia, 1997. p. 100.

  • MISTRO, D. C. ; FERREIRA JR, W. C. . Um Modelo para Dispersão de Abelhas Africanizadas no Brasil: Um Zoom Matemático. In: XIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1996, Goiânia. Anais do XIX CNMAC, 1996. p. 91.

  • VIEIRA BRANDÃO, A. J. ; MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Ondas Viajantes em um Modelo de Dispersão de uma Espécie com Predação. In: XVIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1995, Curitiba. Anais do XVIII CNMAC, 1995. p. 110.

  • MISTRO, D. C. ; MEYER, J. F. C. A. . Aplicação do Método Upwind na Aproximação Numérica de uma Equação de Difusão/Advecção. In: XV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1992, São Carlos, 1992. p. 21.

  • MISTRO, D. C. ; MEYER, J. F. C. A. . Modelagem e Simulação Numérica da Poluição de Rios por Mercúrio Metálico: O Caso Evolutivo. In: XIV Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, 1991, Nova Friburgo. Anais do XIV CNMAC, 1991. p. 101.

  • MISTRO, D. C. ; MEYER, J. F. C. A. . Um Modelo para o Estudo do Problema de Difusão de Mercúrio em Rios. In: XIII Congresso Nacional de Matemática Aplicada, 1990, Águas de Lindóia. Anais do XIII CNMAC, 1990. p. 76.

  • Mistro, Diomar C. . Modelos de Redes de Mapas Acoplados para problemas de Manejo Integrado de Pragas. II EncBiomat. Campinas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MISTRO, D. C. . Dinâmica de uma População de Bugios em uma área atingida por Febre Amarela. VI SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ICE (SECT-ICE). UFAM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MISTRO, D. C. . Bifurcações e Catástrofes em Dinâmica de Populações. SAI. UFSM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MISTRO, D. C. . Autômatos Celulares em Ecologia e Epidemiologia. SEMANA ACADÊMICA DAS LICENCIATURAS. IFF - São Borja. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MISTRO, D. C. . Modelos Matemáticos para Manejo Integrado de Pragas. 8 Escuela de Biomatemática. La Falda. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MISTRO, D. C. . Modelos matemáticos para o controle de pragas em consórcios de culturas com antibiose. Workshop de modelagem matemática e computacional aplicada à dinâmica de pragas e inimigos naturais. ESALQ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Mistro, Diomar C. ; RODRIGUES, L. A. D. ; Petrovskii, Sergei ; CARA, ELISA REGINA ; PETROVSKAYA, NATALIA . Patchy Invasion of Stage-Structured Alien Species. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Pattern formation and Allee effect in space- and time-discrete predator?prey systems no Mathematical Congress of Americas, México. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rodrigues, Luiz Alberto Díaz ; Petrovskii, S. ; MISTRO, D. C. . Pattern Formation Scenarios in a Space and Time-Discrete Predator-Prey System no 29 Colóquio Brasileiro de Matemática - IMPA, Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. ; Petrovskii, S. . Pattern Formation in Predator-Prey Systems with Allee Effects. Leicester: The University of Leicester Research Reports MA-09-007, 2009 (Relatório de Pesquisa).

  • RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Modelos Discretos Espacialmente Distribuídos em Dinâmica Populacional. Santa Maria 2007 (Caderno Didático).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MISTRO, D. C. . Revisão de trabalhos para apresentação no XXXV CNMAC - Natal. 2014.

MISTRO, D. C. . Revisão de trabalhos para apresentação no XXXIII CNMAC - Águas de Lindóia. 2010.

MISTRO, D. C. . Membro do Comitê Auxiliar da Área de Biomatemática do XXXII CNMAC, 2009. 2009.

MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Modelos Discretos Espacialmente Distribuídos em Dinâmica de Populações. 8a Escuela de Biomatemática. La Falda. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Progress in Mathematical Population Dynamics and Ecology (Proceedings of MPDE 2012)'. 2014. (Editoração/Periódico).

MISTRO, D. C. ; RODRIGUES, L. A. D. . Modelos Discretos em Dinâmica de Populações. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Padrões espaciais e Temporais em Ecologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, L. A. D. ; MISTRO, D. C. . Minicurso Modelos Discretos Espacialmente Distribuídos em Dinâmica Populacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MISTRO, D. C. . Refúgios Espaciais e Movimento Orientado na Dinâmica Parasitóide-Hospedeiro de Nicholson-Bailey. 2007. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Inserção Internacional da Biomatemática do PPGMat/UFSM, Descrição: Este projeto tem como meta principal promover a consolidação, expansão e internacionalização da linha de pesquisa de Biomatemática do PPGMatemática/UFSM. Para alcançar este objetivo, propomos realizar: o Springer Workshop on Mathematical Biology; uma visita acadêmica do professor Dr. Horst Malchow, University of Osnabrück, Alemanha, ao Programa de Pós-Graduação em Matemática, UFSM; uma visita da docente Diomar Cristina Mistro à University of Osnabrück e uma visita do discente Felipe Schardong do PPGMatemática/UFSM à University of Osnabrück.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante / Maria Cristina Varriale - Integrante / Horst Malchow - Integrante / Felipe Schardong - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Inserção Internacional da Biomatemática do PPGMat/UFSM, Descrição: Este projeto tem como meta principal promover a consolidação, expansão e internacionalização da linha de pesquisa de Biomatemática do PPGMatemática/UFSM. Desta forma, nosso objetivo é realizar - o Winter Workshop on Mathematical Biology; - uma visita acadêmica do professor Dr. Horst Malchow, University of Osnabrück, Alemanha, ao Programa de Pós-Graduação em Matemática, UFSM; - uma visita da docente Diomar Cristina Mistro à University of Osnabrück e - uma visita da discente Joice Chaves Marques do PPGMatemática/UFSM à University of Osnabrück.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante / Horst Malchow - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2012

    Mathematical Modelling in Population Dynamics, Descrição: Este projeto consiste da visita do Prof. Dr. Horst Malchow ao Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSM para o período de 01 a 30 de setembro de 2012. Durante a visita o professor irá ministrar o curso ?Mathematical Modelling in Population Dynamics?, em nível de Mestrado, de oito horas semanais e estalecer colaboração científica com os professores do Grupo de Biomatemática da UFSM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Integrante / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Coordenador / Horst Malchow - Integrante., Financiador(es): Deutscher Akademischer Austauschdienst - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2012

    Models in Population Dynamics and Ecology MPDE12, Descrição: O MPDE12 dá continuidade à série de encontros de grande repercussão "Models in Population Dynamics and Ecology" organizados pelo prof. Dr. Sergei Petrovskii, na University of Leicester, Leicester, Inglaterra (MPDE07, MPDE08, MDBE09, MPDE10). A edição de 2011 ocorreu na University of Essex, Colchester, Inglaterra (MATE11). A próxima edição será a primeira a ser realizada fora da Inglaterra e estamos honrados em sediar este evento em Santa Maria. O MPDE12, que tem como objetivo principal promover a consolidação, expansão e internacionalização da Biomatemática do Brasil, abordará vários aspectos da dinâmica de populações e do funcionamento de ecossistemas e irá explorar processos e mecanismos que vão desde o movimento individual na micro-escala até a macro-escala de populações e comunidades, com aplicações a metapopulações, dinâmica regional e invasões geográficas. Serão exploradas também as semelhanças entre técnicas de modelagem tradicionais aplicadas à Ecologia e aquelas usadas em outras ciências com o propósito de realçar a interdisciplinaridade e estimular o avanço da Ecologia Matemática e da Dinâmica de Populações. O MPDE12 será um evento constituído de quatro tipos de atividades: conferências plenárias apresentadas por renomados pesquisadores do Brasil e exterior; mini-simpósios a serem selecionados pelo comitê científico dentre aqueles propostos pela comunidade; comunicações técnicas para apresentação dos trabalhos de pesquisadores brasileiros e do exterior e apresentação de pôsteres para divulgação de trabalhos de alunos de pós-graduação. Um número especial do periódico Ecological Complexity será editado com trabalhos selecionados entre os apresentados no evento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante / Sergei Petrovskii - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2012 - Atual

    Modelos Matemáticos para Ecologia Química, Descrição: Os problemas para o meio ambiente e para a saúde humana desencadeados pelo uso de pesticidas no controle de insetos peste na agricultura têm apontado para a necessidade de adoção de medidas alternativas. Explorar a Ecologia Química, neste contexto, significa manipular a abundância e distribuição espacial dos insetos herbívoros e seus inimigos naturais por meio de mudanças no seu comportamento em resposta a sinais químicos naturais emitidos pelas plantas e pelos próprios insetos. O objetivo é afastar os insetos peste e atrair os insetos benéficos. Neste projeto damos continuidade aos estudos realizados com modelos matemáticos para estudar a dinâmica de uma população de insetos quando submetida a aplicações de inseticidas e repelentes na tentativa de suprir algumas lagunas da teoria da área. Propomos o desenvolvimento de modelos discretos descritos através de Redes de Mapas Acoplados e de suas respectivas representações contínuas, para analisar a dinâmica espaço-temporal de insetos herbívoros quando diferentes técnicas que exploram a ecologia química são adotadas, considerando explicitamente o comportamento de movimentação dos insetos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante / Sergei Petrovskii - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2011

    Padrões de Invasão Populacional em Modelos Discretos, Descrição: Projeto de Pós-Doutorado aprovado pela CAPES e pelo CNPq, a ser desenvolvido na University of Leicester, Inglaterra. Neste projeto consideramos modelos discretos do tipo Rede de Mapas Acoplados para analisar os regimes de invasão populacional. Em particular, estamos interessados em analisar os fatores que determinam a ocorrência de invasões do tipo ?patchy?, caracterizadas por regiões habitadas (com densidades consideráveis) separadas por regiões em que a densidade das espécies é praticamente nula, movem-se, fundem-se, desaparecem, produzem novas regiões até gradualmente, invadir todo o domínio, sem ocorrência de frentes suaves de invasão. Este tipo de comportamento foi estudado por Petrovskii et al. (2005) em modelos contínuos de reação-difusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Sergei Petrovskii - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2008 - 2011

    Modelos Espacialmente Distribuídos em Ecologia, Descrição: Redes de Mapas Acoplados são uma poderosa ferramenta para analisar padrões espaciais e temporais resultantes de interações biológicas. Como o espaço e o tempo são discretos em sua formulação, os modelos discretos são menos precisos do ponto de vista quantitativo do que modelos de reação-difusão. No entanto, como eles podem ser formulados diretamente em termos das escalas espaciais e temporais dos processos envolvidos, podem revelar importantes padrões qualitativos. O objetivo principal é analisar a dinâmica espaço-temporal de sistemas presa-predador e parasitóide-hospedeiro, identificando os fatores que podem influenciar a coexistência das espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante.

  • 2006 - 2010

    Modelos Espacialmente Distribuídos em Dinâmica de Populações, Descrição: As equações de reação-difusão são freqüentemente usadas na formulação de modelos para populações cujos indivíduos interagem (reação ou dinâmica vital) e também se movimentam na procura de nutrientes ou em processos de agregação. Os modelos de Equações Diferenciais Parciais são particularmente adequados para analisar fenômenos biológicos quando a variável de estado (densidade), o espaço e o tempo são tratados como contínuos. Em determinadas situações uma formulação matemática alternativa pode ser mais adequada. Por exemplo, se as populações apresentam características sazonais (tempo discreto), a dinâmica pode ser modelada com a dispersão incorporada pelo acoplamento espacial de equações a diferenças (Redes de Mapas Acoplados). Neste projeto, daremos ênfase especial a uma abordagem que parte da construção de um modelo matemático essencialmente computacional discreto e recursivo. Os modelos que abordaremos representam, em algum sentido, um caso limite de equações diferenciais parciais ou íntegro-diferenciais [Rodrigues, 1998]. A principal vantagem em estabelecer esta relação está em poder avaliar o modelo discreto através de um modelo de reação-difusão via Equações Diferenciais Parciais. Mais especificamente, este projeto objetiva o desenvolvimento de quatro subprojetos que têm em comum a formulação discreta, via Redes de Mapas Acoplados, de processos de dispersão e reação de indivíduos de uma ou mais populações. Os subprojetos são: 1. Modelos Matemáticos para Dinâmicas Populacionais de Insetos Herbívoros: Invasão, Colonização e Impacto em Grandes Plantações, 2. Formação de Padrões em Processos Biológicos, 3. Movimento Orientado na Dinâmica Parasitóide-Hospedeiro de Nicholson-Bailey e 4. Múltiplas Escalas em Dinâmica Populacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Integrante / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Fundo de Incentivo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2007

    Refúgios Espaciais e Movimento Orientado na Dinâmica Parasitóide-Hospedeiro de Nicholson Bailey, Descrição: O presente projeto objetiva desenvolver e analisar qualitativamente modelos matemáticos para a descrição da dinâmica parasitóide-hospedeiro de Nicholson Bailey espacialmente estruturado, levando em conta heterogeneidade do meio e sob a hipótese de movimento orientado dos parasitas com relação aos hospedeiros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Integrante / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante / Veraci Lúcia Grings - Integrante / Maria Cristina Varriale - Coordenador., Financiador(es): Fundo de Incentivo à Pesquisa - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2010

    Modelos Matemáticos para Formação de Padrões em Sistemas Biológicos, Descrição: O objetivo principal deste projeto é estudar a teoria de Turing sobre formação de estruturas e relacioná-las à formação de padrões em dinâmica de sistemas biológicos. As ferramentas que utilizamos estão relacionadas com a teoria de reação-difusão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Integrante / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Coordenador.

  • 2004 - 2006

    Modelos Matemáticos Discretos em Dinâmica Populacional e Seus Limites Contínuos, Descrição: O presente projeto objetiva: 1. Desenvolver modelos matemáticos para a descrição de dinâmica populacional levando em conta heterogeneidade do meio e sob a hipótese de movimento orientado dos indivíduos; 2. Utilizar múltiplas escalas para analisar, na escala macroscópica, efeitos não locais e diferenças entre escalas de reação-difusão na formação de frentes de invasão e padrões espaciais de colonização; 3. Desenvolver modelos matemáticos discretos para a descrição da dinâmica espacial de epidemias, analisar sua velocidade de propagação e a eficiência de zonas de bloqueio; 4. Formular, analisar qualitativamente e simular numericamente processos discretos de dispersão de longo alcance, através de equações a diferenças integrais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Integrante / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Coordenador.

  • 2002 - 2004

    Modelos Discretos com Operadores Integrais na Dispersão Populacional, Descrição: Este projeto oportunizou a execução de trabalhos relacionados a: 1. Dispersão Não Local e Taxia; 2. Dispersão de Plantas Anuais com Bancos de Sementes e 3. Modelos Discretos para Dispersão de Pólen.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Diomar Cristina Mistro - Coordenador / Luiz Alberto Díaz Rodrigues - Integrante / Andréia Beatriz Schmid - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática. , Campus Camobi, Camobi, 97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208136, Fax: (55) 2208732, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2013

    Universität Osnabrück, UniOSNABRUECK

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Participou em projeto de colaboração científica com o Prof. Dr. Horst Malchow.

  • 2013 - 2013

    University of Birmingham

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Participou em projeto de colaboração científica com a Profa. Dra. Natalia Petrovskaya.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2014

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1998 - 2006

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1992 - 1998

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Servidor Público ou Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Matemática.

    • 03/2007

      Ensino, Curso de Mestrado em Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários, Biomatemática I, Álgebra Linear

    • 10/1998

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática.,Linhas de pesquisa

    • 01/1992

      Ensino, Matemática Licenciatura Plena, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear, Equações Diferenciais, Sistemas Dinâmicos, Cálculo

    • 01/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Naturais e Exatas.

    • 01/2012

      Direção e administração, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Matemática.

    • 02/2007 - 01/2009

      Direção e administração, Departamento de Matemática, .,Cargo ou função, Colegiado do Departamento de Matemática.

    • 08/2004 - 01/2007

      Direção e administração, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Departamento de Matemática.

    • 12/1998 - 11/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pesquisa do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM.

    • 07/1999 - 03/2000

      Extensão universitária , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Participou como professora e coordenadora do Projeto Pró-Ciências financiado pela FAPERGS/CAPES.