Nicholas Saraiva Martino

Arquiteto e Urbanista interessado em compreender como o estudo da relação entre forma, espaço e práticas socioeconômicas pode oferecer suporte à atividade projetual. Desenvolve trabalhos acadêmicos vinculado à base de pesquisa em Morfologia e Usos da Arquitetura, MUsA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e projetos de arquitetura, urbanismo e design de interiores como profissional independente.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Interdisciplinary Studies

2019 - Atual

University of British Columbia
Orientador: Ron Kellett
Coorientador: Martino Tran.

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo

2017 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Legados Urbanos e Suburbanos: Avaliando Indicadores Morfológicos de Vitalidade Urbana em Duas Vilas Olímpicas Certificadas pelo Selo LEED-ND,Ano de Obtenção: 2019
Edja Bezerra Faria Trigueiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Arquitetura e Urbanismo

2011 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Habitar Resiliente
Orientador: Eugenio Mariano Fonseca de Medeiros
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Colegio Marista de Natal

Ensino Fundamental (1º grau)

2000 - 2007

Colegio Marista de Natal

Formação complementar

2017 -

Extensão universitária em Geographic Information Systems (GIS) Specialization. (Carga horária: 80h). , University of California, Davis on Coursera, UCDAVIS, Estados Unidos.

2013 - 2013

Architectural Studies. (Carga horária: 150h). , University of Toronto, UTORONTO, Canadá.

2003 - 2008

Língua inglesa. (Carga horária: 540h). , Pro English, PE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Organização de eventos

MARTINO, Nicholas S. . XXIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2017. .

TRIGUEIRO, Edja ; MARTINO, Nicholas S. ; SALVIANO, H. C. . 4º Seminário DoCoMoMo Norte/Nordeste. 2012. (Outro).

VIEIRA, N. ; MARTINO, Nicholas S. . II Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Cerimônia de Premiação do Concurso BID UrbanLab Brasil.Olhos da Ribeira - Proposta de requalificação para o bairro da Ribeira em Natal, RN. 2017. (Outra).

Exposição dos Projetos Finalistas do Concurso BID UrbanLab Brasil. 1 Lugar no Concurso BID UrbanLab Brasil. 2017. (Exposição).

5 Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste.Explorando um Acervo Primário Sobre Arquitetura Moderna Residencial em Natal, RN. 2014. (Seminário).

III Seminário Internacional Sobre Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais.Explorando e Divulgando um Acervo Iconográfico de Arquitetura Potiguar. 2014. (Seminário).

XI Seminário de Inicição à Docência - SID UFRN.Análise e Divulgação do Acervo Iconográfico sobre o Patrimônio Arquitetônico do Rio Grande do Norte. 2014. (Seminário).

VI Concurso Congreso de Iniciación Científica en Arquitectura y Urbanismo - CICAU Latinoamericano. Explorando um acervo primário sobre arquitetura moderna em Natal - RN, Brasil. 2012. (Congresso).

XII Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo - CICAU Nacional. Influência da formação profissional específica na produção modernista residencial potiguar. 2012. (Congresso).

XXIII Congresso de Iniciação Científica na UFRN. Monitorando o Patrimônio Arquitetural do Bairro da Ribeira. 2012. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ATAIDE, Ruth M. C. ; MARTINO, Nicholas S. ; SCHEER, Marcela L. F. ; SOUZA, Dmetryus T. M. . Olhos da Ribeira: Proposta Integrada de Requalificação para o Bairro da Ribeira. Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente , v. 3, p. 146-153, 2018.

Outras produções

MARTINO, Nicholas S. ; SOUZA, Dmetryus T. M. ; ATAIDE, Ruth M. C. ; SILVA, Mariah O. H. . Estudantes criam projeto de revitalização da Ribeira e ganham premiação internacional. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINO, Nicholas S. ; SCHEER, Marcela L. F. ; SOUZA, Dmetryus T. M. ; SILVA, Mariah O. H. ; ATAIDE, Ruth M. C. . Estudantes da UFRN ganham prêmio nos Estados Unidos com projeto de recuperação da Ribeira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARTINO, Nicholas S. ; SALVIANO, H. C. . Atlas do Patrimônio Arquitetural de Natal. 2012; Tema: Georreferenciamento do patrimônio arquitetural de Natal. (Blog).

TRIGUEIRO, Edja ; FEIJO, P. H. F. ; MARTINO, Nicholas S. ; SALVIANO, H. C. . Arquitetura em cidades 'sempre novas': breve mostra de arquitetura moderna pelas ruas de Natal. 2012. (Editoração/Catálogo).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Morfologia, Arquitetura e Geoprocessamento: Construindo um atlas do patrimônio arquitetural do Rio Grande do Norte, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe dar continuidade à construção de um banco de dados geoprocessado, iniciado e desenvolvido durante o Projeto "Morfologia e Usos da Arquitetura: a importância do geoprocessamento das informações", enfocando o patrimônio arquitetural do Rio Grande do Norte mediante a reunião de informações resultantes de estudos de morfologia e uso da arquitetura produzidos ou orientados por docentes vinculados à base de pesquisa em Morfologia e Usos da Arquitetura, MUsA, e por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo. Visa explorar as possibilidades oferecidas por recursos geotecnológicos e de tecnologia de informação e comunicação para disseminar informações sobre o patrimônio construído, uma vez que se tenciona estruturar essas o banco em divulgar o banco de dados em um Atlas do Patrimônio Arquitetural do Rio Grande do Norte e disponibilizá-lo via Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nicholas Saraiva Martino - Integrante / Edja Trigueiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

Prêmios

2017

1 Lugar no Concurso BID UrbanLab Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à docência, Carga horária: 12

Outras informações:
Produção e divulgacão de artigos acadêmicos e material didático sobre patrimônio edificado no Seridó norteriograndense como aluno auxiliar de docente na disciplina História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Como resultado foram publicados dois artigos em anais de congresso e um blog de divulgação do material que pode ser acessado através do endereço http://musaufrn.wixsite.com/serido.

2011 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Produção de artigos acadêmicos e catalogação de material didático para consulta sobre patrimônio edificado como membro de projeto coordenado pela base de pesquisa em Morfologia e Usos da Arquitetura, MUsA. Como resultado foi publicado um artigo em anais de congresso sobre o patrimônio modernista de Natal.

2015 - 2016

Rita Macedo Arquitetura

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Tecnólogo de Arquitetura, Carga horária: 30

Outras informações:
Produção de modelos de informação construtiva no Autodesk Revit, maquetes virtuais no Trimble SketchUp, documentação construtiva no Autodesk AutoCAD. Auxílio na concepção de projetos de arquitetura residencial e design de interiores residencial e comercial.