Nicholas Saraiva Martino
Arquiteto e Urbanista interessado em compreender como o estudo da relação entre forma, espaço e práticas socioeconômicas pode oferecer suporte à atividade projetual. Desenvolve trabalhos acadêmicos vinculado à base de pesquisa em Morfologia e Usos da Arquitetura, MUsA, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e projetos de arquitetura, urbanismo e design de interiores como profissional independente.
Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Interdisciplinary Studies
2019 - Atual
University of British Columbia
Orientador: Ron Kellett
Coorientador: Martino Tran.
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
2017 - 2019
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Legados Urbanos e Suburbanos: Avaliando Indicadores Morfológicos de Vitalidade Urbana em Duas Vilas Olímpicas Certificadas pelo Selo LEED-ND,Ano de Obtenção: 2019
Edja Bezerra Faria Trigueiro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2011 - 2016
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Habitar Resiliente
Orientador: Eugenio Mariano Fonseca de Medeiros
com Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Formação complementar
2017 -
Extensão universitária em Geographic Information Systems (GIS) Specialization. (Carga horária: 80h). , University of California, Davis on Coursera, UCDAVIS, Estados Unidos.
2013 - 2013
Architectural Studies. (Carga horária: 150h). , University of Toronto, UTORONTO, Canadá.
2003 - 2008
Língua inglesa. (Carga horária: 540h). , Pro English, PE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Organização de eventos
MARTINO, Nicholas S. . XXIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. 2017. .
TRIGUEIRO, Edja ; MARTINO, Nicholas S. ; SALVIANO, H. C. . 4º Seminário DoCoMoMo Norte/Nordeste. 2012. (Outro).
VIEIRA, N. ; MARTINO, Nicholas S. . II Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. 2012. (Outro).
Participação em eventos
Cerimônia de Premiação do Concurso BID UrbanLab Brasil.Olhos da Ribeira - Proposta de requalificação para o bairro da Ribeira em Natal, RN. 2017. (Outra).
Exposição dos Projetos Finalistas do Concurso BID UrbanLab Brasil. 1 Lugar no Concurso BID UrbanLab Brasil. 2017. (Exposição).
5 Seminário DOCOMOMO Norte/Nordeste.Explorando um Acervo Primário Sobre Arquitetura Moderna Residencial em Natal, RN. 2014. (Seminário).
III Seminário Internacional Sobre Documentação do Patrimônio Arquitetônico com o Uso de Tecnologias Digitais.Explorando e Divulgando um Acervo Iconográfico de Arquitetura Potiguar. 2014. (Seminário).
XI Seminário de Inicição à Docência - SID UFRN.Análise e Divulgação do Acervo Iconográfico sobre o Patrimônio Arquitetônico do Rio Grande do Norte. 2014. (Seminário).
VI Concurso Congreso de Iniciación Científica en Arquitectura y Urbanismo - CICAU Latinoamericano. Explorando um acervo primário sobre arquitetura moderna em Natal - RN, Brasil. 2012. (Congresso).
XII Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo - CICAU Nacional. Influência da formação profissional específica na produção modernista residencial potiguar. 2012. (Congresso).
XXIII Congresso de Iniciação Científica na UFRN. Monitorando o Patrimônio Arquitetural do Bairro da Ribeira. 2012. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
ATAIDE, Ruth M. C. ; MARTINO, Nicholas S. ; SCHEER, Marcela L. F. ; SOUZA, Dmetryus T. M. . Olhos da Ribeira: Proposta Integrada de Requalificação para o Bairro da Ribeira. Revista PROJETAR - Projeto e Percepção do Ambiente , v. 3, p. 146-153, 2018.
Outras produções
MARTINO, Nicholas S. ; SOUZA, Dmetryus T. M. ; ATAIDE, Ruth M. C. ; SILVA, Mariah O. H. . Estudantes criam projeto de revitalização da Ribeira e ganham premiação internacional. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINO, Nicholas S. ; SCHEER, Marcela L. F. ; SOUZA, Dmetryus T. M. ; SILVA, Mariah O. H. ; ATAIDE, Ruth M. C. . Estudantes da UFRN ganham prêmio nos Estados Unidos com projeto de recuperação da Ribeira. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINO, Nicholas S. ; SALVIANO, H. C. . Atlas do Patrimônio Arquitetural de Natal. 2012; Tema: Georreferenciamento do patrimônio arquitetural de Natal. (Blog).
TRIGUEIRO, Edja ; FEIJO, P. H. F. ; MARTINO, Nicholas S. ; SALVIANO, H. C. . Arquitetura em cidades 'sempre novas': breve mostra de arquitetura moderna pelas ruas de Natal. 2012. (Editoração/Catálogo).
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2012
Morfologia, Arquitetura e Geoprocessamento: Construindo um atlas do patrimônio arquitetural do Rio Grande do Norte, Descrição: Este projeto de pesquisa propõe dar continuidade à construção de um banco de dados geoprocessado, iniciado e desenvolvido durante o Projeto "Morfologia e Usos da Arquitetura: a importância do geoprocessamento das informações", enfocando o patrimônio arquitetural do Rio Grande do Norte mediante a reunião de informações resultantes de estudos de morfologia e uso da arquitetura produzidos ou orientados por docentes vinculados à base de pesquisa em Morfologia e Usos da Arquitetura, MUsA, e por alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo. Visa explorar as possibilidades oferecidas por recursos geotecnológicos e de tecnologia de informação e comunicação para disseminar informações sobre o patrimônio construído, uma vez que se tenciona estruturar essas o banco em divulgar o banco de dados em um Atlas do Patrimônio Arquitetural do Rio Grande do Norte e disponibilizá-lo via Internet. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Nicholas Saraiva Martino - Integrante / Edja Trigueiro - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5
Prêmios
2017
1 Lugar no Concurso BID UrbanLab Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à docência, Carga horária: 12
Outras informações:
Produção e divulgacão de artigos acadêmicos e material didático sobre patrimônio edificado no Seridó norteriograndense como aluno auxiliar de docente na disciplina História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo 2 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN. Como resultado foram publicados dois artigos em anais de congresso e um blog de divulgação do material que pode ser acessado através do endereço http://musaufrn.wixsite.com/serido.
2011 - 2012
Universidade Federal do Rio Grande do NorteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Produção de artigos acadêmicos e catalogação de material didático para consulta sobre patrimônio edificado como membro de projeto coordenado pela base de pesquisa em Morfologia e Usos da Arquitetura, MUsA. Como resultado foi publicado um artigo em anais de congresso sobre o patrimônio modernista de Natal.
2015 - 2016
Rita Macedo ArquiteturaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Tecnólogo de Arquitetura, Carga horária: 30
Outras informações:
Produção de modelos de informação construtiva no Autodesk Revit, maquetes virtuais no Trimble SketchUp, documentação construtiva no Autodesk AutoCAD. Auxílio na concepção de projetos de arquitetura residencial e design de interiores residencial e comercial.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Nicholas Saraiva Martino e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?