Fabiana Kopper

Possui Graduação em Engenharia Florestal pela Centro Universitário de Mineiros - GO, término do curso em dez. de 2009. Estagiou no período de 2008 a 2009 no viveiro de produção de mudas nativas do Cerrado da ORÉADES e foi membro da empresa júnior fundada por alunos da instituição UNIFIMES, onde trabalhou com a elaboração de planos de recuperação de áreas degradadas - PRAD, levantamento florístico, plantio de mudas e pareceres técnicos ambientais. Trabalhou em levantamentos de dados de campo na área de Herpetofauna em EIA/RIMA entre os anos de 2009 e 2011. Em 2010 iniciou o curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho com término em 2012. Atuei como líder de equipe no projeto de resgate de fauna e soltura das espécimes, durante a supressão da vegetação na área onde foi construído o estaleiro em São João da Barra - RJ, (Estaleiro Porto do Açu), após este trabalho coordenei o viveiro de produção de mudas nativas na empresa Biovert Florestal e Agrícola, por 2,7 anos, as atividades desenvolvidas eram: gestão e manejo de viveiro florestal, desenvolvimento de mudas e controle fitossanitário, controle de irrigação e fertirrigação, seleção e expedição de mudas e manejo nutricional de plantas. Em janeiro de 2015 fui convidada a fazer parte do quadro societário da empresa HOFEN Engenharia Consultiva, onde coordenei o setor de meio ambiente, atuando nas áreas de licenciamento ambiental, estudos de análise preliminar de áreas contaminadas, laudos técnicos, inventário floristico e plano de recomposição florístico, pareceres técnicos ambientais, plano de gerenciamento de resíduos e gestão ambiental. No mesmo ano iniciei a segunda graduação da área de Engenharia Ambiental na instituição Estácio - Campus Macaé.

Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2010 - 2012

Fundação de Apoio ao Cefet
Título: IMPLANTAÇÃO DA NR 31 EM UM EMPREENDIMENTO RURAL
Orientador: Luis Antônio Viegas da Silva

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental e Sanitária

2015 - Atual

Universidade Estácio de Sá

Graduação em Engenharia Florestal

2005 - 2009

Centro Universitário de Mineiros
Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA REFERENTE À IMPLANTAÇÃO DE UM VIVEIRO FLORESTAL NO MUNICÍPIO DE MINEIROS
Orientador: Eder Pereira Miguel
Bolsista do(a): Organisação governamental de Goias, OVG, Brasil.

Formação complementar

2016 - 2016

Análise de Contaminação do Solo e Água Subterrânea. (Carga horária: 44h). , Associação de Engenheiros da CETESB, ASEC, Brasil.

2005 - 2009

Extensão universitária em Engenharia Florestal. , Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo e produção de mudas florestais.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Paisagismo.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Silvicultura.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Áreas Silvestres.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Técnicas e Operações Florestais.

Organização de eventos

KOPPER, F. . IV FORUM DO SETOR FLORESTAL DO SUDOESTE GOIANO - I SIMPÓSIO FLORESTAL DE GOIÁS - TEMA: O NEGOCIO FLORESTAL E A MATRIZ ENERGÉTICA DO CERRADO.. 2009. (Outro).

Participação em eventos

IV FORUM DO SETOR FLORESTAL DO SUDOESTE GOIANO - I SINPÓSIO FLORESTAL DE GOIAS - O NEGÓCIO FLORESTAL E A MATRIZ ENERGÉTICA DO CERRADO.. 2009. (Simpósio).

III FORUM do SETOR FLORESTAL DO SUDOESTE GOIANO RUMO A SUSTENTABILIDADE. 2008. (Simpósio).

V SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES - Mini curso: COMPOSTAGEM. 2008. (Outra).

V SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES - Palestra: Cultivo de Eucalipto. 2008. (Encontro).

II FORUM DO SETOR FLORESTAL DO SUDOESTE GOIANO: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVA.. 2007. (Simpósio).

IV SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES - Mesa Redonda: EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DO SETOR RURAL EM MINEIROS, FRENTE ÀS CONTRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E GESTÃO EM AGRONEGÓCIO. 2007. (Encontro).

IV SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES - Palestra: ATUAÇÃO DO ENGENHEIRO FLORESTAL NO SETOR SUCROALCOOLEIRO. 2007. (Encontro).

IV SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES - Palestra: RECURSOS HÍDRICOS e AGROFLORESTAS. 2007. (Encontro).

IV SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES - Palestra: SISTEMA AGROPASTORIL ( Eucalipto e pastagem).. 2007. (Encontro).

I FORUM DE POLÍTICA FLORESTAL:"PROTEÇÃO E (OU) DESENVOLVIMENTO?".PALESTRA: A PESQUISA FLORESTAL NO BRASIL. 2006. (Simpósio).

I FORUM DE POLÍTICA FLORESTAL: "PROTEÇÃO E (OU) DESENVOLVIMENTO?".PALESTRA: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA FLORESTAL NO ESTADO DE GOIÁS. 2006. (Simpósio).

I FORUM DE POLÍTICA FLORESTAL:"PROTEÇÃO E (OU) DESENVOLVIMENTO?".PALESTRA: O MERCADO FLORESTAL. 2006. (Simpósio).

I FORUM DE POLÍTICA FLORESTAL :"PROTEÇÃO E (OU) DESENVOLVIMENTO?".PALESTRA: POLÍTICA FLORESTAL NO BRASIL. 2006. (Simpósio).

I FORUM DE POLÍTICA FLORESTAL:"PROTEÇÃO E (OU) DESENVOLVIMENTO?".PALESTRA: PROGRAMA NACIONAL DE FLORESTAS E POLÍTICAS DE CRÉDITOS PARA O SETOR FLORESTAL. 2006. (Simpósio).

III SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES: Mini curso: Licenciamento Ambiental. 2006. (Outra).

III SEMANA UNIVERSITÁRIA FIMES: Oficina - INTRODUÇÃO AO SPRING: APLICAÇÕES NO MONITORAMENTO DE RECURSOS FLORESTAIS. 2006. (Oficina).

II Semana Universitária das Faculdades Integradas de Mineiros.Zoneamento Ecólogico do Estado de Goiás Para Especiés do Gênero Eucalyptus e Pinus. 2005. (Encontro).

II Semana Universitária das Faculdades Integradas de Mineiros-Go.AVALIAÇÃO DE DOIS PROCEDIMENTOS PARA INVENTARIAR PEQUENOS POVOAMENTOS FLORESTAIS BASEADOS SOMENTE NA MEDIÇÃO DE DIÂMETRO. 2005. (Encontro).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2012

    IMPLANTAÇÃO DA NR 31 EM UM EMPREENDIMENRO RURAL, Descrição: O presente estudo busca analisar a implantação da norma regulamentadora NR-31, em um estabelecimento rural. A NR 31 visa estabelecer os procedimentos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho rural, de forma a tornar os conceitos de segurança, saúde e adequação ao meio ambiente de trabalho com o planejamento e o desenvolvimento das atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura, ou seja, as atividades rurais. Ressalta-se que a NR 31 impõe certas obrigações aos trabalhadores e empreendedores rurais, tais como o cumprimento das determinações sobre as formas seguras de desenvolver as atividades laborais, como a adoção das medidas de proteção determinadas pela norma, cujo não cumprimento traz prejuízos potenciais tanto para os trabalhadores quanto para o empregador, sendo uma das maiores preocupações o uso incorreto de agrotóxicos no meio rural. O empreendedor rural deve se responsabilizar pela realização dos exames médicos de seus empregados previstos na norma regulamentadora. Verifica-se que os empregadores rurais ou equiparados devem, ainda, buscar a implantação de medidas de segurança e saúde que objetivem a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho na unidade de produção rural, devendo atender tais requisitos definidos pela própria norma, ou seja: a eliminação de riscos através da substituição ou adequação dos processos produtivos, máquinas e equipamentos; adoção de medidas de proteção coletiva para controle dos riscos na fonte; e adoção de medidas de proteção individual.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fabiana Kopper - Coordenador.

  • 2006 - 2007

    Análise da Viabilidade Econômica Referente a Implantação de um Viveiro de Mudas Florestais no Município de Mineiros, Descrição: O Eucalipto é natural da Austrália, e nos meados do século XX ele passou a ser cultivado no Brasil, com fácil adaptação da espécie na região. Com o passar dos anos a cultura do eucalipto no país tem aumentado e também a necessidade de construção de novos viveiros, o que gera mais empregos e mais renda para o nosso país e oportunidades para investimentos na área. Para ter sucesso com esta cultura é preciso um bom planejamento, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise de viabilidade econômica da construção de um viveiro de mudas de eucalipto considerando diferentes estruturas, sendo elas, estrutura de madeira de eucalipto tratada, prémoldado e aço galvanizado. Todas as estruturas mostraram-se economicamente viáveis e com um rendimento de até 44% ao ano sobre o investimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fabiana Kopper - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Fundação de Apoio ao Cefet

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2011 - 2014

BIOVERT FLORESTAL E AGRICOLA LTDA.

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheira Florestal, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão e manejo de viveiro florestal ? desenvolvimento das mudas e controle fitossanitário, controle de irrigação e fertirrigação, seleção e expedição de mudas e manejo nutricional de plantas.

2011 - 2011

ECOLOGUS Engenharia Consultiva

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Resgate de fauna, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização do resgate de fauna na área do complexo portuário Açu para a construção do estaleiro da OSX.

2010 - 2010

Lupus Consultoria Ambiental Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Realização do monitoramento de Fauna com ênfase em herpetofauna para implantação da Linha de Transmissão Colinas - São João do Piauí, 700KW, pela Interligação Elétrica Norte e Nordeste S/A.

2009 - 2010

Oikos Pesquisa Aplicada Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de campo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Levantamento da herpetofauna para o monitoramento de fauna na área de influência da Ferrovia Norte-Sul (FNS) no setor Goiás-Norte integrando as regiões situadas entre Palmeiras de Goiás e Indirara entre os dias 29 de setembro de 2009 a 14 de janeiro de 2010.

2008 - 2009

Oreades Nucleo de Geoprocessamento

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhos realizados na área de licenciamento ambiental, educação ambiental e participava da monitoramento da produção de mudas florestais do projeto Viveiros de Mudas do Cerrado..

2006 - 2007

Centro Universitário de Mineiros

Vínculo: Estdante, Enquadramento Funcional: Término de Conclusão de Curso, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhou no Campus II da FIMES - Institudo Luís Eduardo de Oliveira Sales; desenvolvendo atividades de acompanhamento e controle de processos relacionados à atividade florestal, sendo eles: produção de mudas e contole de qualidade.

2014 - Atual

HOFEN Engenharia Consultiva Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenadora do setor de meio ambiente, atuando nas áreas de licenciamento ambiental, estudos de análise preliminar de áreas contaminadas, laudos técnicos, inventário floristico e plano de recomposição florístico, pareceres técnicos ambientais, plano de gerenciamento de resíduos e gestão ambiental.