Paulo Cavalcanti
Meu nome é Paulo Cavalcanti, nasci em 1989, sou artista, educador e mestrando no programa de Mudança Social e Participação Política na USP LESTE. Desenvolvendo um trabalho muitíssimo qualitativo sobre Dança, Performance, Autoetnografia, Direitos Humanos LBGTI+, Subjetivação, Subalternidade e Decolonialidade. Orientado pela Professora Doutora Marilia Velardi.
Sou integrante do grupo ECOAR - Estudos em Corpo e Arte da EACH-USP. Com foco nas pesquisas radicalmente qualitativas e as artes da cena.
Meu atual projeto de mestrado é "BORRO/A", no qual pretendo investigar - esteticamente - meu corpo e minha expressão feminina de dança insurgente em cima de sapatos de salto alto.
Minha última monografia escrita foi: "Corpo Candente: Dança, Presença e Educação Estética na Experiência Contemporânea."
Trabalhei em 4 companhias de dança em São Paulo: Siameses - dir. Maurício de Oliveira, Plataforma Shop Sui - dir. Fernando Martins, Cia Danças - dir. Claudia de Souza e Mercearia de Ideias - dir. Luiz Fernando Bongiovanni. Minha formação em dança clássica se deu, especialmente, com: Luis Ribeiro, Neyde Rossi, Eduardo Bonnis e Gisele Bellot.
Sou formado em Piano Erudito com Horácio Gouveia pela EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo, tecnólogo em Comércio Exterior pela Universidade Paulo, e Bacharelando em Ciências da Atividade Física/Educação Física e Saúde na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), e já participei do grupo de pesquisa 'Poéticas Híbridas: a interface do teatro com as artes visuais' (IA-UNESP), orientação de Agnus Valente.
Conclui os cursos de extensão: ?Criação em Performance/Live Art? com Elisa Band na SP ESCOLA DE TEATRO; ?Produção Cultural para editais na área da música? com Inty Queiroz no EPICENTRO CULTURAL e o curso livre de filosofia ?Corpo, pensamento e liberdade em Spinoza, Nietzsche, Bergson e Deleuze? com Amauri Ferreira da Escola Nômade de Filosofia, no MUNDO PENSANTE. Realizei residência artística "Contemporary Dance & Creative Learning" durante seis dias com a SCOTTISH DANCE THEATRE, coordenada por Dawn Hartley no SESC Consolação, e também os seguintes workshops: Butoh com o bailarino japonês Semimaru da Companhia Sankai Juku; Still Life (Natureza Morta) com o coreógrafo grego Dimitris Papaioannou no TUSP Maria Antônia durante a 3ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo MIT|SP; ?Espaço Tensão Darkness Poomba com Jae-Duk Kim da Modern Table Contemporary Dance Company (Coreia) no Centro Cultural São Paulo/CCSP; ?Criação em Videodança? com André Uba, Anselmo Mancini e Cynthia Domênico no SESC Pinheiros; ?A Mente como Corpo Coreográfico? com Ricardo Gali da Cia. Perversos Polimorfos no SESC Belenzinho; ?Danças Afro-brasileiras e Vivências Moçambicanas? com Lenna Bahule na FUNARTE/SP; e ?Técnica Mercê Cunningham? com Gícia Amorim na OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE.
Atuo como coreógrafo e professor de dança contemporânea no Studio de Dança Sandra Sueli, em Mairiporã há 7 anos. Em 2012 e 2013 trabalhei para a Cia. Balé de Bolso, ?Romeu e Julieta - Nem um, nem outro?, direção de Esmeralda Penha Gazal. Participei da Ópera AIDA, no Theatro Municipal de SP, direção de Marco Gandini. Em 2014 fundei o projeto de artes integradas por meio do vídeo ?E|P Ensaios Poïéticos?, formando o coletivo Corpo Camerístico, com artistas da música, da dança, das artes visuais e cênicas. A produção do grupo já garantiu diversas exibições e premiações em festivais nacionais e internacionais de videodança, com destaque para: premiação e exibição no CCSP - Semanas de Dança -2o lugar de videoarte em dança "Do Claustro", Dança em Foco "Fel i cidade" e Festival Mix Brasil "Ouve". Além de espetáculo cênico de música e dança no SESC Belenzinho em 2015.
Em 2017, atuei como Artista Orientador no Programa Vocacional da Prefeitura Municipal de São Paulo, na linguagem Dança, no CEU Formosa.
Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Mudança Social e Participação Política
2018 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Estranhamentos da dança dissidente de um corpo contemporaneo por meio de uma autoetnografiia,Orientador:
Marilia Velardi.Palavras-chave: dança.
Graduação em andamento em Ciências da Atividade Física (Bacharelado)
2013 - Atual
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades
Graduação em Comércio Exterior
2011 - 2014
Universidade Paulista
Título: Projeto Integrado Multidisciplinar I, II, III, IV - Gluck Pianos
Orientador: Andrea Daianezi
Graduação interrompida em 2011 em Relações Internacionais
2009 - interrompida
Universidade Anhembi Morumbi
Ano de interrupção: 2011
Formação complementar
2013 - 2014
Piano Erudito - Prática Instrumental Avançada. (Carga horária: 480h). , Escola de Música do Estado de São Paulo (Tom Jobim), EMESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Organização de eventos
CAVALCANTI, P. . Recital de Dança. 2014. (Concerto).
Produções bibliográficas
-
CAVALCANTI, P. . Ensaios Poïéticos. In: I Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade - O Híbrido no Ensino das Artes, 2015, São Paulo. I Encontro Científico de Música e Interdisciplinaridade - O Híbrido no Ensino das Artes, 2015. v. 1. p. 146.
-
CAVALCANTI, P. . Corpo Candente: Dança, Presença e Educação Estética na Experiência Contemporânea. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTI, P. . Corpo e Narcisismo na Contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTI, P. . O experimental e o interdisciplinar - Cage, Cunninhgam, Paik - Fluxus e pós-modernidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTI, P. . Processos Criativos - É possível ser criativo, mesmo com normas rígidas?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CAVALCANTI, P. . Criatividade corporal - Técnica e Contingência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
CAVALCANTI, P. . Eu Arfante - Sujeito adjetivo de dois gêneros. 2018. Performática.
CAVALCANTI, P. . Adaga. 2018. Performática.
CAVALCANTI, P. . Suite em Dez Atos. 2015. Coreográfica.
CAVALCANTI, P. . A problemática da cultura de massa -. 2013 (Ensaio) .
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
O ato criativo na pós-modernidade Estética & comunicação artística, Descrição: Projeto de Pesquisa referente ao relatório final do Programa de Tutoria Científico-acadêmica sob orientação da Prof. Dra. Lisete Barlach.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paulo Cavalcanti - Coordenador / Lisete Barlach - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades - Bolsa.
-
2013 - 2014
O ato criativo na pós-modernidade - Corporeidade e estéticas do movimento., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paulo Cavalcanti - Coordenador / Marília Velardi - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e HumanidadesVínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
Outras informações:
Grupo de Estudos ECOAR (Estudos em Corpo e Arte)
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento , EACH-USP, .,Linhas de pesquisa
2017 - 2017
Prefeitura Municipal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Artista Orientador de Dança, Carga horária: 12
Outras informações:
Trabalho de artista orientador na linguagem dança no PROGRAMA VOCACIONAL, de orientação e iniciação artística, referente ao edital de 2017, vigente entre os meses de agosto e novembro, com atuação no equipamento público CEU FORMOSA.
2014 - Atual
Corpo CamerísticoVínculo: Independente, Enquadramento Funcional: Artista, Carga horária: 2
Outras informações:
Coletivo de artistas Artes integradas por meio do vídeo Diálogo música e dança
2015 - 2016
Companhia de Dança SiamesesVínculo: , Enquadramento Funcional: Bailarino intérprete-criador, Carga horária: 10
Outras informações:
Trabalho de bailarino no núcleo artístico do grupo subsidiado pelo Edital de FOMENTO À DANÇA DA CIDADE DE SÃO PAULO, pela Prefeitura Municipal de São Paulo
2016 - 2017
Plataforma Shop SuiVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bailarino intérprete-criador, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto A Máquina da Amnésia Projeto contemplado pelo edital de FOMENTO À DANÇA da Prefeitura Municipal de São Paulo
2013 - 2013
Cia. Danças - Claudia de SouzaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bailarino, Carga horária: 20
2017 - Atual
BODYTECH COMPANYVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Coletivas Pleno - Balé Clássico, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor de Balé Clássico e Aerojazz (3h semanais)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Cavalcanti e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?