José Cleyton Neves Lopes
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2014) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2022). Atualmente, é professor efetivo de Sociologia no ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) no campus João Câmara do IFRN. Desenvolve pesquisas e projetos de extensão voltados à educação para as relações étnico-raciais. Tem experiência no ensino de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: mundo do trabalho, educação profissional e tecnológica.
Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Sociologia
2018 - 2022
Universidade Federal da Paraíba
Título: A INSERÇÃO DA UBER EM UMA REGIÃO PERIFÉRICA: Uma análise sobre os seus efeitos no mercado de trabalho e na trajetória de motoristas por aplicativo no Rio Grande do Norte
roberto véras de oliveira. Coorientador: roberto véras de oliveira. Palavras-chave: Relações de trabalho; Uber; Trajetórias; Mercado de trabalho.Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em Ciências Sociais
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: ESTADO E LUTA DE CLASSES: Abordagens marxistas sobre a relação entre o Estado e a luta de classes no capitalismo tardio
, Ano de Obtenção: 2014.Gabriel Eduardo Vitullo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Marxismo; ESTADO BURGUÊS; Luta de classes; CAPITALISMO TARDIO.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em ciências sociais
2006 - 2010
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: O princípio da política: Uma análise do conceito de ação em Rosa Luxemburgo e Hannah Arendt
Orientador: Prof. Dr. Gabriel Eduardo Vitullo
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: sociologia do trabalho.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.
Participação em eventos
V Simpósio de Educação: educação, transformação social e relações de trabalho.Relações étnico-raciais no IFRN: experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar. 2024. (Simpósio).
XVII Encontro Nacional da ABET.IMPLICAÇÕES DA UBERIZAÇÃO EM UMA REGIÃO PERIFÉRICA: Uma análise sobre os seus impactos no Brasil e no Nordestes e como tem afetado as experiências de motoristas por aplicativo. 2021. (Encontro).
Participação em bancas
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; AZEVEDO, G. O.. Análise da vivência do indivíduo em sociedade: indivíduo e sociedade - 1º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; SILVA, J. T.. Compreender e imaginar a cultura: cultura e sociedade - 2º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; FREIRE, A. T. F.. Desigualdades sociais: trabalho e sociedade - 2º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; AZEVEDO, G. O.. As antigas e novas relações de trabalho: trabalho e sociedade - 1º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; AZEVEDO, G. O.. Plano de Ensino Anual: Política e Sociedade - 3º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; FREIRE, A. T. F.. A realidade dos Museus Históricos do município de Currais Novos/ RN. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; SILVA, J. T.. Revelando a Sociologia: uma proposta de trabalho com estudantes do 1º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; FREIRE, A. T. F.. Trabalho e sociedade: 3º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; SILVA, J. T.. As relações na sociedade sobre os indivíduos, considerando a autonomia nas ações individuais: indivíduo e a sociedade - 1º ano do ensino médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; SANSON, C.; PAIVA, I. A.. Plano de Ensino anual para a disciplina de sociologia 2º ano do Ensino Médio: Eixo temático Cidadania, Democracia. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; SANSON, C.; VIEIRA, J. G.. Plano de Ensino anual para a disciplina de sociologia 3º ano do Ensino Médio: Eixo temático Trabalho e Sociedade. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; LIMA, J. G. S. A.; MENDONCA, A. R.. Cultura, indivíduo e sociedade: a dimensão sociocultural dos indivíduos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; HILARIO, L. S.; LIMA, J. G. S. A.. Poder, Política, Estado e Movimentos Sociais: a luta por cidadania a partir da construção política e social do ser humano. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LOPES, J. C. N.; VIEIRA, J. G.; PAIVA, I. A.. Indivíduo e sociedade: uma proposta de trabalho para o 1º ano do Ensino Médio. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; BARROS, I. F.;LOPES, J. C. N.. Democracia participativa e seus limites: estudo de caso do colegiado territorial de São Paulo do Potengi. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; BARROS, I. F.;LOPES, J. C. N.. História do partido dos trabalhadores no município de Pureza RN: da fundação à crise de 2014. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; BARROS, I. F.;LOPES, J. C. N.. Resgate da história dos engenhos do Vale do Ceará-Mirim RN e a luta pela terra. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; BARROS, I. F.;LOPES, J. C. N.. A contribuição do sindical rural na implantação do projeto de assentamento de Pedra Branca: uma experiência em São Paulo do Potengi-RN. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; DIAS, A. P.;LOPES, J. C. N.. Terceirização e precarização no mundo do trabalho: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; DIAS, A. P.;LOPES, J. C. N.. Suor e sangue: Morte e vida no trabalho do Seridó. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SANSON, C.; DIAS, A. P.;LOPES, J. C. N.. Transformações no mundo do trabalho e suas implicações para os trabalhadores de uma rede de supermercados de Natal-RN. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
LIMA, J. G. S. A.;LOPES, J. C. N.; COSTA, M. S.. Seleção de professor substituto de Sociologia. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Orientou
?SEM FEMINISMOS NÃO HÁ AGROECOLOGIA?, narrativas de vivências na Associação de Mulheres Girassol (Assentamento Modelo II - João Câmara/RN); 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA DO SEMIÁRIDO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Educação Ambiental no 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental: Uma Análise Sobre a Percepção dos Alunos da Escola Estadual Professora Marluce Luca em João Câmara/RN; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Compreender e imaginar a cultura: cultura e sociedade - 2º ano do ensino médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Desigualdades sociais: trabalho e sociedade - 2º ano do Ensino Médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
As antigas e novas relações de trabalho: trabalho e sociedade - 1º ano do Ensino Médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Plano de Ensino Anual: Política e Sociedade - 3º ano do Ensino Médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
A realidade dos Museus Históricos do município de Currais Novos/RN; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Revelando a Sociologia: uma proposta de trabalho com estudantes do 1º ano do Ensino Médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Trabalho e Sociedade: 3º ano do Ensino Médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
As relações sociais na sociedade sobre os indivíduos, considerando a autonomia nas ações indivíduas: indivíduo e a sociedade - 1º ano do ensino médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Análise da vivência do indivíduo em sociedade: indivíduo e sociedade - 1ºano do Ensino Médio; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Cleyton Neves Lopes;
Produções bibliográficas
-
LIMA, J. G. S. A. ; SOARES, A. E. T. ; LOPES, J. C. N. ; FERNANDES, J. S. G. C. . Sociologia e ensino médio integrado à educação profissional: potencialidades formativas e problematizadoras. Revista Ensino Interdisciplinar , v. 2, p. 55-73, 2016.
-
LOPES, J. C. N. . Maquiavel e a fundação do Estado Moderno. Revista Espaço Acadêmico (UEM) , v. 13, p. 26-35, 2013.
-
LOPES, J. C. N. . A relação entre Democracia e Burocracia nos escritos políticos de Max Weber. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online) , v. 11, p. 59-66, 2011.
-
LOPES, J. C. N. . Uber na periferia: efeitos no mercado de trabalho e nas trajetórias sociais em solo potiguar. 1. ed. Natal: IFRN, 2023. 250p .
-
FREIRE, A. T. F. ; LOPES, J. C. N. . Impactos da pandemia (Covid-19) sobre a condição de trabalho e a experiência temporal dos motoristas por aplicativo. In: Roberto Véras de Oliveira; Ari Rocha da Silva. (Org.). Trabalho e pandemia: informalidade, precarização e suas múltiplas relações.. 1ed.São Paulo: Annablume, 2021, v. , p. 1-450.
-
LOPES, J. C. N. . A emergência dos serviços por aplicativo no Rio Grande do Norte. In: OLIVEIRA, Roberto Véras; RODGERS, Gerry.. (Org.). Desenvolvimento e regime de trabalho: a trajetória do Nordeste do Brasil.. 1ed.São Paulo: Annablume, 2021, v. , p. 1-810.
-
LOPES, J. C. N. ; LIMA, J. G. S. A. . Educação e instrumentalização do ensino: observações sobre o caráter mercadológico das práticas educativas formais. In: III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2016, Natal/RN. Anais III CONEDU. Campina Grande/PB: Realize Eventos e Editora, 2016. v. 1. p. 1-11.
-
LOPES, J. C. N. . A relação entre democracia e burocracia nos escritos políticos de Max Weber. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Livro eletrônico - Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010.
-
LOPES, J. C. N. . Discutindo Violência urbana e atuação do cientista social. In: XIII Encontro Nacional dos Grupos PET, 2008, Campinas. Pôteres, 2008.
-
LOPES, J. C. N. . Relações étnico-raciais no IFRN: experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar. 2024. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, J. C. N. . A INSERÇÃO DA UBER EM UMA REGIÃO PERIFÉRICA: UMA ANÁLISE SOBRE OS SEUS EFEITOS NO MERCADO DE TRABALHO E NA TRAJETÓRIA DE MOTORISTAS POR APLICATIVO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, J. C. N. . IMPLICAÇÕES DA UBERIZAÇÃO EM UMA REGIÃO PERIFÉRICA: Uma análise sobre os seus impactos no Brasil e no Nordestes e como tem afetado as experiências de motoristas por aplicativo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, J. C. N. . Uberização do trabalho: alguns apontamentos sobre a exploração do trabalho mediado por plataformas digitais. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LOPES, J. C. N. . Os desafios das políticas urbanas e a câmara municipal de Natal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LOPES, J. C. N. . A distinção humana: a concepção de ação política em Hannah Arendt. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LOPES, J. C. N. . Max Weber, Rosa Luxemburgo e a questão democrática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, J. C. N. . A relação entre democracia e burocracia nos escritos políticos de Max Weber. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LOPES, J. C. N. . Discutindo violência urbana e atuação do ciêntista scoail. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
OLIVEIRA, R. V. ; LOPES, J. C. N. . As consequências da Reforma Trabalhista e demais medidas recentes de alteração da regulação do trabalho no Brasil sobre o Nordeste. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
VITULLO, Gabriel. E. ; LOPES, J. C. N. . Curso de formação política 'Sindicatos, movimentos sociais e ONGs no Brasil contemporâneo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VITULLO, Gabriel. E. ; LOPES, J. C. N. . Mini-curso sobre o pensamento social latinoamericano. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, J. C. N. . A sociologia no ensino médio: O uso de curtas-metragens nas aulas de sociologia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, J. C. N. . I Seminário Nacional de Educação em Ciências Sociais. 2008. (Relator).
Projetos de pesquisa
-
2024 - 2025
Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: uma análise sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender o processo de integração de discentes autodeclarados negros e indígenas à comunidade escolar do IFRN - Campus João Câmara. Por meio de entrevistas compreensivas individuais e da realização de grupos focais com discentes regularmente matriculados, busca-se conhecer as ações estratégicas e a construção de subjetividades desses estudantes diante do processo de integração à comunidade escolar. Além disso, com a aplicação de questionários, pretende-se identificar o grau de percepção dos discentes em relação às relações étnico-raciais no campus, com ênfase nas práticas de racismo. De forma geral, a pesquisa parte da hipótese principal de que existem tensões entre as experiências sociais desses discentes e o tipo de socialização promovido pela comunidade escolar. Essas tensões têm demandado, por parte desses alunos, a realização de ações estratégicas e a (re)construção de subjetividades alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem e à forma de sociabilidade predominante entre os integrantes da comunidade escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Cleyton Neves Lopes - Coordenador.
-
2022 - 2023
Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: um estudo sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar., Descrição: A pesquisa tem como objetivo identificar, analisar e compreender o processo de integração de alunos autodeclarados negros e indígenas à comunidade escolar do IFRN campus João Câmara. Por meio de entrevistas compreensivas individuais e de grupos focais com discentes regularmente matriculados, busca-se elucidar as ações estratégicas e a construção de subjetividades desses alunos diante do processo de integração à comunidade escolar. De forma geral, a pesquisa parte da hipótese principal de que existem tensões entre as experiências sociais dos discentes e o tipo de socialização promovido pela comunidade escolar. Essas tensões têm demandado, por parte desses alunos, a realização de ações estratégicas e a (re)construção de subjetividades alinhadas ao processo de ensino-aprendizagem da instituição e à forma de sociabilidade predominante entre os integrantes da comunidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Cleyton Neves Lopes - Coordenador.
-
2017 - 2018
Novas Práticas de Gestão: Um estudo sobre o processo de terceirização no IFRN, Descrição: Esta pesquisa investigará como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) incorporou as recentes mudanças no mundo do trabalho, especialmente no que diz respeito à flexibilização das contratações de novos servidores. Busca-se compreender as implicações sociológicas dessa incorporação, analisando como ela afeta as formas de socialização e sociabilidade dos servidores contratados via empresas terceirizadas, principal forma de contratação flexível na instituição. Por meio de um estudo empírico-reflexivo, com observação participante e entrevistas realizadas com servidores terceirizados e gestores diretamente envolvidos na gestão de pessoas e empresas terceirizadas, serão interpretadas as percepções e experiências desses sujeitos em relação às mudanças contemporâneas no mundo do trabalho. O objetivo é investigar como os trabalhadores terceirizados internalizam o modelo de contratação, como se engajam nas tarefas laborais e como dão sentido à sua condição de trabalho. Inicialmente, serão realizadas leituras de bibliografias teóricas e especializadas, fichamentos e consultas a documentos oficiais sobre a terceirização no setor público. Além disso, será traçado um perfil sociocultural dos trabalhadores terceirizados a partir de entrevistas e depoimentos. Por fim, com base nos elementos empíricos coletados, a pesquisa estabelecerá, de forma reflexiva e crítica, uma correlação entre as novas experiências de trabalho, condicionadas pela reestruturação produtiva, e as condições precárias vivenciadas pelos trabalhadores terceirizados no IFRN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Cleyton Neves Lopes - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2015
Ensino,Disciplinas ministradas, Sociologia
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de José Cleyton Neves Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?