Jorge Luiz Ramos Teixeira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1976). Atualmente é chefe do centro estadual do rio de janeiro da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, coordenador do curso de pós graduação do Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, médico do trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e médico pleno - Petróleo Brasileiro S.A. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde do Trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Controle Médico em Saúde Ocupacional e Gestão em Segurança , Meio Ambiente e Saúde.

Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doctorado de Salud Publica

2014 - Atual

UNIVERSIDAD DE CIENCIAS EMPRESARIALES Y SOCIALES
Orientador: Jorge Reboredo
Palavras-chave: Doenças Ocupacionais; Doença do Trabalho; Ergonomia.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Mestrado em andamento em Educação

2010 - Atual

Universidade Católica de Petrópolis
Palavras-chave: Educação; Saúde do Trabalhador.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Medicina

1971 - 1976

Universidade Federal Fluminense

Formação complementar

2009 - 2009

Como Faço a Gestão de Risco e da Saúde. (Carga horária: 4h). , Assossiação Nacional de Medicina do Trabalho.

2009 - 2009

Técnicas de Avaliação em Higiene Ocupacional. (Carga horária: 40h). , Serviço Social de Industria.

2008 - 2009

Extensão universitária em Ergonomia. (Carga horária: 600h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2008 - 2008

Nexo Causal, Nexo Técnico e NTEP. (Carga horária: 24h). , Assossiação Brasileira de Medicina do Trabalho.

2008 - 2008

Ergonomia. (Carga horária: 24h). , Assossiação Brasileira de Medicina do Trabalho.

2008 - 2008

Ajuste dos TLV para Jornadas Especiais de Trabalho. (Carga horária: 16h). , Assossiação Brasileira de Higiene Ocupacional.

2007 - 2007

Auditor Líder de Sistemas de Gestão de Segurança e. (Carga horária: 40h). , HGB Consultoria e Gestão.

2007 - 2007

PPP: Como Elaborar e Implantar nas Empresas. (Carga horária: 8h). , Assossiação Nacional de Medicina do Trabalho.

2007 - 2007

Critérios para Diagnóstico de Doenças do Trabalho. (Carga horária: 4h). , Assossiação Nacional de Medicina do Trabalho.

2007 - 2007

Atualização em Toxicologia. (Carga horária: 4h). , Assossiação Nacional de Medicina do Trabalho.

2007 - 2007

Introdução à Higiene Ocupacional. (Carga horária: 16h). , Assossiação Brasileira de Higiene Ocupacional.

2007 - 2007

Análise Ergonômica do Trabalho. (Carga horária: 8h). , Assossiação Brasileira de Higiene Ocupacional.

2006 - 2006

Avaliação de Risco na Indústria do Petróleo. (Carga horária: 20h). , Petrobrás Distribuidora - Matriz.

2001 - 2001

Extensão universitária em Capacitação para Médico Perito Examinador. (Carga horária: 128h). , Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

1997 - 1997

Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. (Carga horária: 4h). , Assossiação Nacional de Medicina do Trabalho.

1996 - 1996

Estratégia de Amostragem Aplicada à Avaliação de A. (Carga horária: 16h). , Serviço Social de Industria.

1981 - 1981

Extensão universitária em Medicina do Trabalho. (Carga horária: 440h). , Universidade Gama Filho.

1979 - 1980

Extensão universitária em Gastrenterologia. (Carga horária: 400h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

1977 - 1979

Extensão universitária em Clínica Médica. (Carga horária: 600h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

1976 - 1976

Extensão universitária em Hepatologia. (Carga horária: 400h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

1975 - 1975

Terapêutica em Hepatologia. (Carga horária: 24h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

1975 - 1975

Equilíbrio Ácido Básico. (Carga horária: 400h). , Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Gastroenterologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do Trabalho.

Participação em eventos

15º Congresso Nacional da ANAMT - Saúde Integral para todos os Trabalhadores. 2013. (Congresso).

I Seminário de Prevenção de Emergências e Pânico do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Seminário).

Ciclo de Palestras.A História Sincera da República e os Acidentes do Trabalho no Brasil. 2013. (Outra).

XII Fórum Presença ANAMT. 2013. (Outra).

Seminário de Prevenção de Acidentes de Trabalho.A Causalidade dos Acidentes: Discursos e Práticas na Visão dos Trabalhadores. 2011. (Seminário).

Trabalho, Subjetividade e Saúde. 2011. (Oficina).

Lançamento do Dossiê Temático: O Mundo Contemporâneo do Trabalho e Saúdem do Trabalhador I e II. 2011. (Outra).

14º Congresso da ANAMTe I Encontro Ítalo Brasileiro de Medicina do Trabalho. 2010. (Congresso).

Seminário de Atualização em Segurança Química. 2010. (Seminário).

Encontro Estratégico Nacional - 2010. 2010. (Encontro).

IX Fórum Presença ANAMT e IX Congresso Íbero-Americano de Medicina do Trabalho. 2009. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional e XV Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais. 2008. (Congresso).

Seminário de Medicina do Trabalho da Região Sudeste. 2008. (Seminário).

13º Congresso da Assossiação Nacional de Medicina do Trabalho. 2007. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Higiene Ocupacional e XIV Encontro Brasileiro de Higienistas Ocupacionais. 2007. (Congresso).

7 Seminário Nacional de Perícias Trabalhistas da ANAMT.Controvérsias em Perícias na Área de SST. 2007. (Seminário).

Previdência: Patrimônio do Trabalhador. 2001. (Oficina).

Simpósio Nacional Perícia Médica e Medicina do Trabalho. 1999. (Simpósio).

Simpósio Internacional - Tratamento Farmacológico do Alcoolismo. 1999. (Simpósio).

I Semana da Saúde do Servidor da Fundação Leão XIII. 1999. (Encontro).

1ª Jornada de Saúde Ocupacional.Planejamento e Administração do PCMSO. 1999. (Outra).

IX Seminário Sulbrasileiro da ANAMT. 1997. (Seminário).

III Encontro de Coordenadores Locais. 1997. (Encontro).

Seminário de Lesões por Esforços Repetitivos. 1993. (Seminário).

I Seminário de Saúde Ocupacional. 1992. (Seminário).

Ciclo de Palestras.Estudos de Problemas Brasileiros. 1991. (Outra).

III Jornada de Fisioterapia Respiratória. 1987. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Profissionais de Ensino da Saúde. 1979. (Congresso).

II Simpósio Anual sobre Fígado e Frogas. 1976. (Simpósio).

1º Simpósio Nacional sobre Asma Brônquica. 1974. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, J. L. R. . Primeiros Socorros. Rio de Janeiro: Petrobrás, 2009 (Apostila).

Outras produções

TEIXEIRA, J. L. R. . Teoria e Prática do PCMSO. 2000. (Livro).

Histórico profissional

Experiência profissional

2010 - 2012

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Assessor do Presidente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2009 - 2011

Centro Brasileiro de Pós-Graduações

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

2006 - Atual

Petróleo Brasileiro S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico Pleno, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1994 - 03/1995

    Serviços técnicos especializados , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, .,Serviço realizado, Coordenador de Normas e Programas Especiais.

1997 - 1999

Centro São camilo de desenvolvimento em Administração da Saúde

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

1994 - 1995

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Normas e Programas Especiais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1991 - 1991

Hospital Italiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de Equipe do Pronto Socorro

1983 - 1999

Secretaria de Estado de Administração e Reestruturação do Estado

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2006

    Direção e administração, Petróleo Brasileiro S.A, .,Cargo ou função, Médico Pleno.

1981 - 1982

SERVIÇO SOACIAL DA INDÚSTRIA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1976 - 1977

Carrier Indústria Brasileira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.