Rosana De Vito Izzo
Graduada em Odontologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1987). Especializações em: Estomatologia pela ABO - secção São Paulo (2009); Saúde Coletiva pela APCD - São Bernardo do Campo (2011); Gestão de Serviços Públicos de Saúde - Fora de Sede do Departamento de Núcleo Administração em Saúde, da Universidade Federal de São Paulo (2012); Saúde da Família - Modalidade à Distância - Odontólogo - UnA-SUS da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo (2013); Habilitação em Laserterapia FOUSP -LELO (2015).Atuou desde 1989 até 2018 como Cirurgiã Dentista, vínculo estatutário, na Prefeitura de São Bernardo do Campo, sendo que, de fevereiro de 2010 a dezembro de 2016 ocupou o cargo de Chefe de Seção da Odontologia Especializada. Ocupou também entre 1988 e 1990 a função de Cirurgiã Dentista, vínculo estatutário, na Prefeitura de São Paulo. Em janeiro/2014 foi nomeada membro da Comissão Políticas Públicas gestão biênio de 2013/2015 do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo. Em 2016 foi Tutora da Turma 11 UNASUS/UNIFESP - Especialização Saúde da Família modalidade EaD. Foi voluntária na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, setor de Quimioterapia Adultos, nos anos de 2018 e 2019.
Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Saúde da Família
2011 - 2012
Universidade Federal de São Paulo
Título: A participação social na implantação das Equipes de Saúde Bucal
Orientador: Elizabeth Niglio de Figueiredo
Especialização em Gestão de Serviços Públicos de Saúde
2011 - 2012
Universidade Federal de São Paulo
Título: O impacto do Governo de Inclusão na vida dos trabalhadores de São Bernardo do Campo
Orientador: Ana Lúcia Pereira
Especialização em Saúde Coletiva
2010 - 2011
APCD Regional São Bernardo do Campo
Título: Prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal em São Bernardo do Campo - relato de uma experiência
Orientador: Fernanda Campos Sousa de Almeida
Especialização em Estomatologia
2008 - 2009
Associação Brasileira de Odontologia
Título: A EPIDERMÓLISE BOLHOSA E SUAS IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Orientador: Prof. Isaac Tobias Blachmann
Formação complementar
2022 - 2022
Extensão universitária em Atualização em Fluoretação da Água de Abastecimento Público. (Carga horária: 80h). , Faculdade de Saúde Pública, FSP, Brasil.
2019 - 2019
Introdução ao Moodle para formação em Saúde Pública - IMFSP. (Carga horária: 16h). , Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, CEAP/FSP, Brasil.
2018 - 2018
Odontologia em Onco-hematologia. (Carga horária: 12h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LINFOMA E LEUCEMIA, ABRALE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Laserterapia. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo Faculdade de Odontologia, FOUSP, Brasil.
2013 - 2013
Encontro Coord. S. Bucal dos Munic. de S. Paulo. (Carga horária: 3h). , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2010 - 2010
Pesquisa bibliográfica em base de dados da área de saúde. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2009 - 2009
Ferramentas que Fazem a Diferença nas Acões de SP. (Carga horária: 4h). , DFL, DFL, Brasil.
2009 - 2009
Biossegurança Odontológica e Normas Vigentes. (Carga horária: 4h). , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2009 - 2009
Laser de Baixa; Laser Cirúrgico; PDT; Laserterapia. (Carga horária: 9h). , DMC Equipamentos, DMC, Brasil.
2009 - 2009
1º Enc. dos Coord. Mun. de Saúde Bucal do Est. SP. (Carga horária: 12h). , Fundação Oncocentro de São Paulo, FOSP, Brasil.
2008 - 2008
Estomatologia. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2008 - 2008
Prevenção do Câncer Bucal e da AIDS. (Carga horária: 6h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2008 - 2008
Odontologia Centrada na Promoção de Saúde. (Carga horária: 4h). , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2008 - 2008
ART com Uso do Ionômero de Vidro. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2008 - 2008
4º Congresso de Odontopediatria - MCO - 004. (Carga horária: 4h). , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2008 - 2008
Pesquisa Bibliográfica - PUBMED. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2008 - 2008
4º Congresso de Odontopediatria - MCO - 002. (Carga horária: 4h). , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2008 - 2008
Odontopediatria e Estomatologia. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2008 - 2008
Vivenciando o Paciente Diabético. (Carga horária: 8h). , Associação de Diabéticos do ABC, ADIABC, Brasil.
2008 - 2008
26º Congresso Internacional Odontologia São Paulo. , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2007 - 2007
ART com Uso do Ionômero de Vidro. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2006 - 2006
24º CIOSP. , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2005 - 2005
Motivação e Inovação: o Segredo da Estética. , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2005 - 2005
Diabetes e a Doença Periodontal. (Carga horária: 8h). , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2005 - 2005
II Enc. sobre Fluorose Dental do Grande ABC. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2005 - 2005
Integração Médica e Odontol. para a Prom. de Saúde. (Carga horária: 6h). , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2005 - 2005
Como Evitar Processos Contra Dentistas. (Carga horária: 3h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2005 - 2005
10º C. Brasil. Multidisc. e Multiprof. em Diabetes. , Associação Nacional de Assistência ao Diabético, ANAD, Brasil.
2004 - 2004
Abordagem das epidemias HIV e HCV. (Carga horária: 8h). , Secretaria de Estado da Saúde - SP, SES, Brasil.
2004 - 2004
Cariologia. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo, PSBC, Brasil.
2004 - 2004
22º Congresso Internacional de Odontologia de SP. , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2003 - 2003
Educação e Saúde na Clínica Odontológica. , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2003 - 2003
Uso do flúor em função do risco de cárie. (Carga horária: 4h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2003 - 2003
Dentística Minimamente Invasiva. , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2003 - 2003
Cuidados orais em pacientes que recebem Rt e Qt. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos - Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia, CETAO, Brasil.
2003 - 2003
21º Congresso Internacional de Odontologia de SP. , Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, APCD, Brasil.
2003 - 2003
Palestra sobre Câncer Bucal. (Carga horária: 3h). , Prefeitura de São Bernardo do Campo - Secretaria da Saúde, PMSBC, Brasil.
2002 - 2002
O Estado Atual da Ciência Odontológica. , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2001 - 2001
Distúrbios do Hálito: Halitose. , Amil Dental, AMIL, Brasil.
2001 - 2001
Um novo caminho rumo à excelência. , Oraltech - Ultradent, ORALTECH, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontologia Social e Preventiva.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Estomatologia.
Participação em eventos
II SIPAT - SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE AC. DE TRABALHO.SAÚDE BUCAL. 2009. (Encontro).
Orientou
Ausência da construção do vínculo entre profissionais da Atenção Básica e o doente de tuberculose: enfrentando o abandono da doença; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Acolhimento em Serviço Social: O papel do Assistente Social para o fortalecimento dos direitos dos usuários do SUS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Desmame de benzodiazepínicos no transtorno de insônia: um desafio multidisciplinar da Atenção Básica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Promoção de Ações Educativas sobre Sífilis entre Alunos na Faixa Etária de 12 a 19 anos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE COMO PRÁTICA E PROCESSO EDUCATIVO: VISANDO UM ATENDIMENTO DE MELHOR QUALIDADE; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
ENFERMEIRA SUBSTITUTA NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: O DESAFIO DE MANTER A CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A Equipe do Consultório na Rua como Articuladora da Atenção Básica no Cuidado da População em Situação de Rua; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Prevenção do Câncer do Colo do Útero em Mulheres na Faixa Etária de 25 a 64 anos: Uma Proposta de Intervenção para Aumentar a Cobertura de Coleta do Exame de Papanicolau; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A eficácia das ações educativas no controle e tratamento da hipertensão arterial; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Treinamento dos Agentes Comunitários de Saúde em promoção de Saúde Bucal; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Captação precoce de gestantes bolivianas, no primeiro trimestre, em uma Unidade Básica de Saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Gravidez na adolescência: Educação em saúde com jovens de uma escola municipal; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Implantação de ações educativas relacionadas aos hábitos alimentares saudáveis e atividades físicas junto à população adscrita de uma UBS; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Educação alimentar, atividade física e o lúdico na luta contra a obesidade infantil; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Melhoria da Atenção à Saúde do Hipertenso e/ou do Diabético; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Processo de descentralização do acompanhamento dos casos de hanseníase no município Leme; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Intervenção Educativa para instituir estilos de vida saudáveis em pacientes Diabéticos; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A conscientização da importância do aleitamento materno realizado de maneira correta; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A inserção da prática de Lian Gong na Estratégia Saúde da Família: agregar melhorias na Atenção Básica através de terapia complementar; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
IMPLANTAÇÃO DA ESCALA DE COELHO PARA ESTRUTURAR O PROCESSO DE TRABALHO EM UMA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Tratamento e Prevenção de Complicações na Obesidade Infantil: Intervenção na Atenção Primária; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Motivação da equipe de Enfermeiros na Estratégia Saúde da Família frente à grande demanda de atribuições; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A importância da implantação de ferramentas de monitoramento no controle da Sífilis Congênita; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Educação em saúde: percepção dos profissionais da Atenção Básica sobre a prática de ações educativas e suas dificuldades; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
: Projeto de Intervenção para aumentar o número de atendimentos odontológicos à idosos na Atenção Primária à Saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Intervenção interdisciplinar em grupo para o tratamento da pessoa obesa na atenção primária; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Análise do perfil antropométrico e consumo alimentar de crianças vinculadas ao Programa Bolsa Família a partir do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO DIRIGIDA À CAPACITAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE EM ALEITAMENTO MATERNO; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Educação em Saúde Bucal na Gestação: Diminuição do absenteísmo em consulta odontológica; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Aumento da oferta de Teste Rápido para HIV e Sífilis nas Unidades Básicas de Saúde; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A Saúde Mental do trabalhador da Estratégia Saúde da Família: o processo de adoecimento e a (des) motivação; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
A Importância dos Agentes Comunitários de Saúde na Estratégia Saúde da Família na atualização de carteira de Vacina; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Orientar as mulheres para a importância da coleta do exame Colpocitologia Oncótica (CO); 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO PARA GESTANTES NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde da Família) - UNASUS/UNIFESP; Orientador: Rosana De Vito Izzo;
Produções bibliográficas
-
IZZO, R. V. . Cuidados com o Paciente. In: Kristianne Porta Santos Fernandes; Rodrigo Jardim Del Monaco; Carlos Alberto Tenis. (Org.). Guia Visual de Endodontia. 2ªed.São Paulo: Livraria Editora Santos Ltda., 2013, v. 1, p. 1-150.
-
IZZO, R. V. . Lesões de boca com potencial de malignidade. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Rodrigues, R.O.R ; IZZO, R. V. ; Fernandes, K.P.S. . PROTOCOLO DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO AO PACIENTE PORTADOR DE EPIDERMÓLISE BOLHOSA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Prêmios
2010
II Prêmio "David Capistrano" de Experiências Exitosas dos Municípios pelo trabalho Rede Integrada de Atenção ao Câncer Bucal, Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo..
2010
Prêmio EPATESPO 2010 de Saúde Bucal Coletiva pelo trabalho Projeto Intersetorial Um sorriso no meu futuro: formação de auxiliares em saúde bucal, Coordenação Estadual de saúde Bucal., Coordenação Estadual de Saúde Bucal.
2009
PRÊMIO " JOSÉ GUSTAVO DE PAIVA", APCD.
Histórico profissional
Experiência profissional
1989 - 2018
Prefeitura de São Bernardo do CampoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Seção da Odontologia Especializada, Carga horária: 40
Outras informações:
Cirurgiã Dentista estatutária desde 16 de outubro de 1989, sendo que de março de 2010 a dezembro de 2016 ocupou o cargo de Chefe da Seção de Odontologia Especializada.
2016 - 2016
UNASUS/UNIFESPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário
Outras informações:
Tutora da Turma 11 de Especialização Saúde da Família modalidade EaD.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosana De Vito Izzo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?