Eduardo Francisco Teixeira
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004). Concluiu o curso de Pós-graduação em Fisiologia do Exercício - Prescrição do Exercício pela Universidade Gama Filho (2006). No período entre 2007 e 2010 atuou como professor colaborador do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Campus de Irati. De 2007 a 2011 atuou como professor de Educação Física do Colégio SESI de Irati. De 2011 a 2020 atuou na área de Promoção da Saúde, na Unidade do SESI de Irati. De julho de 2021 até janeiro de 2022 realizou Serviço de Assessoria para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Irati, desenvolvendo de Projetos Desportivos e estratégias de captação de recursos e trabalhos na área de Administração e Organização Esportiva. De 2020 até 2023 foi Coordenador Técnico da área de Ciclismo / Treinamento Funcional na Moov Assessoria Esportiva. De 2023 até os dias atuais é Orientador de Atividades Físicas na Unidade SESI de Jaraguá do Sul.Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação / Atividade Física, Saúde e Ciclismo, atuando na seguinte temática: Educação, Exercício, Atividade Física e Saúde.
Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO - PRESCRIÇÃO DO EXERCÍCIO
2005 - 2006
Universidade Gama Filho
Título: COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDÍVIDUOS HIPERTENSOS: ANTES, DURANTE E APÓS EXERCÍCIO DE MUSCULAÇÃO INTERVALADO E CIRCUITADO
Orientador: FRANCISCO NAVARRO
Formação complementar
2022 - 2022
CURSO NACIONAL DE TREINADOR NO CICLISMO - NÍVEL 1. (Carga horária: 40h). , Confederação Brasileira de Ciclismo, CBC, Brasil.
2021 - 2021
Bike Expert. (Carga horária: 12h). , Alta Performance Ciclismo, APC, Brasil.
2020 - 2020
TREINADOR DE CICLISMO. (Carga horária: 20h). , ANDRÉ MAIA SCHETINO, AMS, Brasil.
2020 - 2020
Segurança de Informação. (Carga horária: 1h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2019 - 2019
Colaborador na Era da Transformação Digital. (Carga horária: 2h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2018 - 2018
Capacitação Metodologia ASSTI - Avalição da SST em Trabalhadores da Ind.. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, FIEP, Brasil.
2017 - 2017
Soluções Integradas. (Carga horária: 2h). , Unindustria, UNINDUSTRIA, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação Consultoria Longevidade Produtiva. (Carga horária: 20h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação Empoderamento para Longevidade Produtiva. (Carga horária: 16h). , Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP, Brasil.
2015 - 2015
Atendimento Consultivo do Sistema Indústria. (Carga horária: 40h). , Faculdade da Indústria IEL, IEL, Brasil.
2014 - 2014
Epidemiologia Aplicada à Comunidade Disc. Mestrado. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Comissários de Ciclismo Regional. (Carga horária: 20h). , Federação Paranaense de Ciclismo, FPC, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Interlocução Serv.Saúde Disc. Mestrado. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2010 - 2010
Gestão e Otimização dos Espaços de Esporte e Lazer. (Carga horária: 24h). , SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Projeto Viva o Verão. (Carga horária: 304h). , Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em II Simpósio de Cultura Corporal e Povos Indígenas. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Encontro de Capac. e Seleção Projeto Viva o Verão. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Brincando e Aprendendo. (Carga horária: 156h). , Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Agita Paraná. (Carga horária: 10h). , Governo do Estado do Paraná, GOVERNO/PR, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em I Simpósio Cultura Corporal e Povos Indígenas PR. (Carga horária: 14h). , Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2001 - 2001
I Jerts. (Carga horária: 8h). , Prefeitura Municipal de Teixeira Soares, PMTS, Brasil.
2001 - 2001
Recreação Em Clubes Hotéis e Turismo. (Carga horária: 25h). , Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, PMPG, Brasil.
2001 - 2001
Body Attack Body Jam. (Carga horária: 25h). , Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, PMPG, Brasil.
2000 - 2000
Musculação e Fitness. (Carga horária: 16h). , Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, PMPG, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
TEIXEIRA, E. F. . III SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O Estado da Arte na Educação Física. 2008. (Outro).
Participação em eventos
V Fórum Paranaense de Ginástica Laboral. 2015. (Congresso).
IV Fórum Paranaense de Ginástica Laboral. 2014. (Outra).
III Fórum Paranaense de Ginástica Laboral. 2013. (Outra).
I Workshop de Segurança, Saúde e Lazer do Trabalhador.Atividades de Lazer na prevenção de doenças do trabalhador. 2011. (Encontro).
V Semana de Estudos do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes de Irati.O processo ensino-aprendizagem em Educação Física. 2008. (Outra).
III Encontro de Iniciação Científica (Graduação e Pós-Graduação).Efeitos do monóxido de carbono e da nicotina no sistema nervoso e cardiorrespiratório.. 2003. (Encontro).
Participação em bancas
ALVES, E. S.;TEIXEIRA, E. F.. Livro didático nas aulas de educação física escolar: utopia ou realidade? análise do contexto na cidade de Irati Pr.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MENDES, M. K.;TEIXEIRA, E. F.. Aptidão física em adolescentes trabalhadores da zona rural de Prudentópolis Pr.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SILVA, D.;TEIXEIRA, E. F.. Futsal masculino e feminino: perfil e implicações pedaqgógicas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
RODACHINSKI, E.;TEIXEIRA, E. F.. O conteúdo ginástica rítmica nas aulas de educação física dentro de uma perspectiva inclusiva. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALMEIDA, S. P.;TEIXEIRA, E. F.. A educação física na educação escolarizada de alunos com necessidades especiais na cidade de Inácio Martins - PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Silva, M. F.;TEIXEIRA, E. F.. Análise da avaliação física nas academias de ginástica de Irati-PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
BRONKHORST, I. W.;TEIXEIRA, E. F.. Efeito da suplementação com vitamina B6 e maltodextrina associados no limiar ventilatório, consumo máximo de oxigênio e glicemia em ciclistas de Montain Bike. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
MIRANDA, F. I.;TEIXEIRA, E. F.. Perfil profissional dos instrutores de academias de musculação no município de Irati-PR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ALMEIDA JUNIOR, A. R.;TEIXEIRA, E. F.. Os benefícios do projeto UniverCIDADE Olímpica para os seus participantes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
RAMOS, O. F.;TEIXEIRA, E. F.. Nível de coordenação motora de crianças com idade entre 6 a 10 anos no município de Irati-Pr. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
SOLER, L. T.;TEIXEIRA, E. F.. Efeito da suplementação aguda com carboidrato complexo na glicemia, aptidão física aeróbica e sobrecarga respiratória durante teste máximo em cicloergômetro. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
ANDRADE, T. L. L.;TEIXEIRA, E. F.. Inclusão e exclusão de uma aluna surda no ensino fundamental do município de Irati-Pr. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
TEIXEIRA, E. F.. Análise Ergonômica do trabalho de motoristas, entregadores e auxiliares em uma distribuidora de bebidas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
TEIXEIRA, E. F.. Impacto da atividade física na percepção da imagem corporal dos idosos asilados e não asilados na cidade de Irati Pr.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
TEIXEIRA, E. F.. ?Personal Training: A procura pelo trabalho individualizado realizado por profissionais de Educação Física na cidade de Irati Pr.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
TEIXEIRA, E. F.. Importância Atribuída pelos atores sociais da escola à Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental no município de Irati. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
TEIXEIRA, E. F.. A importância da Educação Física escolar no desenvolvimento de habilidades motoras de equilíbrio e coordenação nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
TEIXEIRA, E. F.. Escola especial e regular no contexto da Educação Física um olhar sobre a percepção de alunos: Segregar ou integrar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Orientou
Fatores que contribuem para a rotatividade dos profissionais do Futebol; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
O uso de suplementos alimentares pelos praticantes de musculação nas academias de Irati; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
Mercado de trabalho da educação física: reflexões sobre os egressos do curso de Educação Física da Universidade do Centro-Oeste; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
A relação ginástica laboral e gestantes: uma breve análise entre a prática e a literatura; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
Uso de suplementação alimentar com proteínas e aminoácidos por praticantes de musculação do Município de Irati; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
Os possíveis benefícios decorrentes da prática de exercício resistido na tentativa de minimizar as lombalgias durante a gravidez; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
L; dos Santos; Efeitos do Feedback extrínseco na performance da manobra Ollie; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
Ocorrências de Lesões no futebol em diferentes fases da periodização; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Centro-Oeste; Orientador: Eduardo Francisco Teixeira;
Produções bibliográficas
-
TEIXEIRA, E. F. ; SANSON ; ROCHA ; FREITA ; ALMEIDA . COMPORTAMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM INDÍVIDUOS HIPERTENSOS: ANTES, DURANTE E APÓS EXERCÍCIO DE MUSCULAÇÃO INTERVALADO E CIRCUITADO.. In: I SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2006, IRATI. Semana de Estudos em Educação Física: Anais do I Simpósio de Educação Física: cenários e cursos da Educação Física. Irati PR: Gráfica CRIARTE, 2006. v. 01. p. 39-39.
Outras produções
TEIXEIRA, E. F. . Licenciatura e Bacharelado em Educação Física - Compartilhando Experiências. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
BINOTTO, M.A. ; TEIXEIRA, E. F. ; PRINCIVAL JUNIOR, N. ; FREITAS, G. ; FONTANA, E. C. . Relatos de Egressos do Curso de Educação Física da Unicentro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Prêmios
2012
Professor Homenageado, Universidade Estadual do Centro Oeste.
2010
Paraninfo, Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO.
2010
Professor Homenageado, Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Serviço Social da Indústria. , Rua Walter Marquardt - de 554/555 a 1499/1500, Barra do Rio Molha, 89259565 - Jaraguá do Sul, SC - Brasil, Telefone: (47) 33729400
Experiência profissional
2023 - Atual
Serviço Social da IndústriaVínculo: Contrato tempo indeterminado, Enquadramento Funcional: Orientador de Atividades Físicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuação na Área de Promoção da Saúde do SESI SC, como Professor de Ginástica Laboral, atendendo diversas Indústrias de Jaraguá do Sul e região, elaborando programas de exercícios físicos voltados à realidades dos trabalhadores de setores distintos.
2010 - 2020
Serviço Social da IndústriaVínculo: Analista de Negócios, Enquadramento Funcional: Analista de Negócios, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2010
Serviço Social da IndústriaVínculo: Professor II, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física - Ensino Médio, Carga horária: 40
2020 - Atual
Moov Assessoria EsportivaVínculo: Coordenador Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico de Ciclismo, Carga horária: 10
2022 - 2023
Colégio Lobo do ParanáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 10
2021 - 2022
Secretaria Municipal de Esportes e LazerVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessoria na Elaboração e Desenvolvimento de Captação de Recursos para Projetos Esportivos / Administração e Organização Esportiva / Treinador da Modalidade Ciclismo.
2007 - 2010
Universidade Estadual do Centro-OesteVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Aprendizagem Motora
Atividades em Academia
Atletismo
Crescimento e Desenvolvimento
Esporte e Lazer Comunitário
Esportes Radicais
Estágio Supervisionado em Esporte e Lazer Comunitário
Estágio Supervisionado no Ensino Médio
Recreação
Socorros Urgentes e Saúde Pública
Tópicos Especiais em Educação Física
Reabilitação Motora
Organização e Ações em Educação Física
2005 - 2007
Departamento Municipal de Esportes, Lazer e RecreaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2005 - 04/2007
Direção e administração, Departamento Municipal de Esportes, Lazer e Recreação.Cargo ou função, Professor de Educação Física - Coordenador da Divisão de Atletismo, Ciclismo e Atividade Física e Saúde.
2004 - 2005
ACADEMIA FISIOFORMAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2004 - 02/2005
Direção e administração, .Cargo ou função, Professor de Musculação e Ginástica.
2000 - 2004
Sociedade Beneficente Cultural IratienseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 10
Atividades
-
01/2003 - 10/2004
Estágios .Estágio realizado, Ginástica Aeróbica e Localizada.
-
08/2000 - 10/2004
Estágios .Estágio realizado, Musculação.
-
08/2000 - 10/2004
Serviços técnicos especializados , Clube Social, Departamento de Esportes.Serviço realizado, Manutenção de aparelhos de ginástica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eduardo Francisco Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?