Mario Cezar Lopes
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004). Atualmente é professor assistente em Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de construção de maquetes técnicas e didáticas. Professor atuante do Projeto Rondon desde 2009.
Informações coletadas do Lattes em 01/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2001 - 2004
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE ESPAÇO ? UMA INVESTIGAÇÃO PROMOVIDA EM SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO EM MAPAS E MAQUETES PARA PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA EM FAXINAL DO CÉU, PARANÁ, Ano de Obtenção: 2004
Ademir José Rosso.Coorientador: Lindon Fonseca Mathias. Palavras-chave: Construção do conhecimento; noção de espaço; representação do espaço.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas. Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Formação complementar
1993 - 1993
Extensão universitária em Projeto Educativo e Disciplina. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1992 - 1992
Extensão universitária em Ensino Religioso Escolar. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1986 - 1986
Curso de Formação de Sargentos/QPM 2-0. , Corpo de Bombeiros, CB, Brasil.
1984 - 1984
Curso de Formação de Cabos/BM. , Corpo de Bombeiros, CB, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Ciências Humanas.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ciências Exatas e da Terra.
Participação em eventos
Curso para condutor de visitantes no Parque Estadual de Vila Velha.Formação Furnas - Caverna Olhos D'Água e Furnas Gêmeas. 2018. (Oficina).
Missão Solidária Marista Ir. Lourenço.Experiência formativa e sensibilização ao voluntariado. 2017. (Outra).
Encontro Regional do Programa Universidade Sem Fronteiras. 2008. (Encontro).
VI Semana de Educação em palmeira.A construção de maquetes aplicadas ao Ensino Fundamental. 2008. (Oficina).
2º Encontro Internacional sobre Formação de Professores e Prática de Pedagógica. 2006. (Congresso).
9º Encontro de Língua Purtugues. 2005. (Encontro).
I Encontro de Geografia da Provincia Marista Brasil Centro Sul.A cartografia como conteúdo escolar. 2005. (Encontro).
II Encontro Provincial das Direções Colegiadas. 2005. (Encontro).
IV Encontro do Ensino Médio - Renovação Urgente e Necessária. 2005. (Encontro).
2º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. 2004. (Congresso).
Encontro de Ensino Religioso. 2004. (Encontro).
II Jornada Científica de Educação dos Campos Gerais.Descobrindo a Geografia. 2004. (Oficina).
V Congresso Diocesano de Educação da A.E.C.. 2004. (Congresso).
IV Colóquio de Cartografia para Escolares e I Fórum Latino Americano. 2001. (Outra).
Conferência `A Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento Escolar´. 1999. (Encontro).
Evento de Extensão Universitária de comemoração dos 60 anos do Curso de Geografia. 1998. (Outra).
Palestra `Hidrogeologia´. 1997. (Outra).
Curso `A realidade no papel: formando alunos leitores de mapas´. 1996. (Oficina).
IV Encontro Sul Brasileiro de Entidades Ambientalistas. 1991. (Encontro).
XXI Congresso Brasileiro de Espeleologia. 1991. (Congresso).
Curso `Introdução a leitura e interpretação de imagens de satélite para Geografia´. 1990. (Oficina).
Curso: Geografia Física do Paraná. 1989. (Outra).
Palestra `Geografia das telecomunicações no Brasil´. 1989. (Outra).
Palestra `Importância da Geografia Humana´. 1989. (Outra).
Palestra `Mobilidade Demográfica do Norte do Paraná. 1989. (Outra).
Palestra `Terra quente, efeito estufa´. 1989. (Encontro).
XX Congresso Nacional de Espeleologia. 1989. (Congresso).
Ciclo de Estudos Paleontológicos do Devoniano da Bacia Sedimentar do Paraná. 1988. (Outra).
Curso `Metodologia em Geografia Humana´. 1988. (Encontro).
I Encontro Paranaense de Geógrafos. 1988. (Encontro).
IX Semana do Geógrafo e Dia Mundial do Meio Ambiente. 1988. (Outra).
Palestra `Aspectos Geológicos do Estado do Paraná´. 1988. (Encontro).
Projeto Integrado da Bacia do Rio Ivaí. 1988. (Encontro).
VIII Semana do Geógrafo. 1987. (Encontro).
VI Semana do Geógrafo. 1985. (Encontro).
V Semana do Geógrafo. 1984. (Encontro).
Participação em bancas
LOPES, M. C.. A abordagem metodológica de ensino da Geografia para autista na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Website Geocultural.net: Um ambiente de educação não formal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Impresso digital? Uma análise do livro didático de Geografia em dois formatos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Representações sociais no processo de formação superior noturno dos alunos oriundos do município de Ivaí-PR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. O Urbano, rural e a economia brasileira. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Implantações sociais e ambientais dos alimentos trangênicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Atividade agrícola em desenvolvimento nos continentes, africano, asiático e latino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Espaço agrário e a modernização da agricultura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. A ação do homem sobre a natureza. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Climas do mundo, climas do Brasil e impactos ambientais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Como o aquecimento global está influenciando na região de Flor da Serra do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Profissionalização e mercado de trabalho na região metropolitana de Curitiba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Educando contra o preconceito racial (Negro). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Os infográficos educacionais nas provas de Geografia do ENEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Temas morais e sexuais presentes nas políticas educacionais brasileiras para educação básica de 1996 à 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Impacto das condições de trabalho na qualidade de vida dos docentes de geografia do NRE Ponta Grossa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Estudos do cenário profissional do licenciados em Geografia da UEPG no período entre 2007 à 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. A educação no/do campo: a realidade do Colégio Estadual do Campo Professora Fabiana Pimentel no contexto do Distrito de Socavão, Castro-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Identificação de mudanças e indicação de impactos na Caverna Olhos D'Água no período entre 1992 e 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. O interesse dos alunos do Ensino Médio pelo estudo das disciplinas de Geografia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. Problemas enfrentados por professores de Geografia do Ensino Médio, dos colégios estaduais do bairro de Uvaranas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. S. Mazur Júnior e Vagner R. de Menezes.Jogos digitais e o ensino de geografia - a prática de professores da educação básica. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. F. de Oliveira.Ensino-aprendizagem de geografia: a questão de reprovação escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. A construção do conceito de território a partir de livros didáticos do sétimo ano do ensino fundamental público no município de Ponta grossa Paraná. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. O Ensino de Geografia nas Séries Iniciais da Educação Básica: Noções Fundamentais para o Ingresso do Aluno na 5ª série. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.. A escola inclusiva e o aluno deficiente auditivo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
KRUGER, F. G.; CUNHA, L. G. G.; CARNEIRO, R.;LOPES, M. C.. Kruger, Luís G. Cunha e Ronaldo Carneiro.A educação ambiental vista em duas instituições públicas estaduais de Ponta Grossa: da institucionalização até a aplicação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
MENDES, A. B.; GARCZAREK, F. R.;LOPES, M. C.. Análise do rendimento dos alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Kazuko Inoue que recebem o benefício Bolsa Família. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
SILVA, M. E.;LOPES, M. C.. A música no ensino - aprendizagem de Geografia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
FERRARI, J. L.; MARQUES, J. J.;LOPES, M. C.. Qual é a atitude dos alunos em relação aos cuidados com o meio ambiente no colégio Estadual General Osório em Ponta Grossa, Pr: estudo de caso: o fim que é dado à goma de mascar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
RAMOS, A. F.;LOPES, M. C.. O uso da novas tecnologias na educação geográfica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
SANTOS, A.;LOPES, M. C.. Base Cartográfica Digital dos Campos Gerais do Paraná - Desenvolvimento e Avaliação de uma Metodologia. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
VIEIRA, A. C.;LOPES, M. C.. Modelo Digital de Elevação (MDE) como subsídio ao planejamento urbano - área urbana de Ponta Grossa (PR). 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
BETIM, J. A.;LOPES, M. C.. O planejamento de núcleos habitacionais e suas deficiências: o caso do `Rio Verde´ e `Pitangui´ em Ponta Grossa - PR. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
LOPES, M. C.; BERT, M.. A potencialidade turística em áreas naturais de Ponta Grossa. Os casos Botuquara, Buraco do Padre e Rio São Jorge. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Orientou
Impresso digital? Uma análise do livro didáico de Geografia em dois formatos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Mario Cezar Lopes;
Diniz, João C; da Silva e Valdemir S; Correia; A construção do conceito de Território a partir de livros didáticos do sétimo ano do Ensino Fundamental público no município de Ponta Grossa Paraná; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Mario Cezar Lopes;
Análise da ética como importante agente na prática do ensino de Geografia no Ensino Médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Mario Cezar Lopes;
Carneiro, Raquel D; Soczek e talia R; Schantz; As possibilidades de uso da TV multimídia nas aulas de Geografia no Ensino Médio; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Mario Cezar Lopes;
A influência da escola na construção do projeto de vida de alunos da oitava série do Ensino Fundamental de três escolas de Ponta Grossa - PR; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Mario Cezar Lopes;
Qual é a atitude dos alunos em relação aos cuidados com o meio ambiente no Colégio Estadual General Osório em Ponta Grossa, Pr: estudo de caso: o fim que é dado à goma de mascar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Mario Cezar Lopes;
Produções bibliográficas
-
WOUK, L. ; SILVA JUNIOR, M. F. ; SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; VEBER, A. P. . Saúde bucal materno-infantil: Relato de experiência extensionista na formação acadêmica. REVISTA GUARÁ , v. 13, p. 71-77, 2022.
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. . OPERAÇÃO AÇAI - O PROJETO RONDON EM CACHOEIRA DO ARARI ? PA. Revista Conexão UEPG , v. 8, p. 198-209-209, 2012.
-
ROZA, W. S. S. ; LUZ, P. M. ; LOPES, M. C. ; LAITE, W. D. ; SILVA, S. L. R. ; OLIVEIRA, M. R. . A coleta seletiva de resíduos sólidos: uma ação aplicada no Projeto Rondon com crianças de Santa Luzia o Itanhi - SE. Revista Conexão UEPG , v. 7, p. 254-259, 2011.
-
LICCARDO, A. ; LOPES, M. C. . Geodiversidade de Ponta Grossa. In: Antonio Liccardo. (Org.). O museu de ciências naturais: geodiversidade e biodiversidade. 1ed.Ponta Grossa: Editora Estudiotexto, 2022, v. , p. 69-76.
-
PEREK, K. V. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. ; SILVA, S. L. R. . Oficina higiene pessoal e bucal para crianças: Operação Rondon em São João do Triunfo ? Pr.. In: XV Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria,, 2019, Ciudaddel Este - Paragua. Anais do XV Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. Ciudad del Este -Paraguay: Universidad Nacional del Este, 2019. v. 1. p. 1., 2019. v. 1. p. 1.
-
SOUZA, K. M. ; SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; CENCI, R. ; WOUK, L. ; FERREIRA, L. ; CAMPIOLO, C. P. ; OLIVEIRA, M. R. ; LOPES, M. C. . Rotinas de trabalho e seleção do projeto de extensão núcleo extensionista Rondon.. In: XV CongresoLatinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria, 2019, Ciudad del Este - Paraguay. Anais do XV Congreso Capítulos de livros publicados Trabalhos completos publicados em anais de congressos / Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. Ciudad del Este - Paraguay: Universidad Nacional del Este, 2019. v., 2019. v. 1.
-
CENCI, R. ; SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; FERREIRA, L. ; CAMPIOLO, C. P. ; PEREK, K. V. ; OLIVEIRA, M. R. ; LOPES, M. C. ; WOUK, L. . Primeiros socorros: relato de experiência na operação Rondon 2018.. In: XV CongresoLatinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria,, 2019, Ciudad del Este - Paraguay. Anais do XV CongresoLatinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. Ciudad del Este - Paraguay: Universidad Nacional del Este,, 2019. v. 1.
-
WOUK, L. ; CAMPIOLO, C. P. ; SILVA JUNIOR, M. F. ; CENCI, R. ; SOUZA, K. M. ; FERREIRA, L. ; VEBER, A. P. ; OLIVEIRA, M. R. ; LOPES, M. C. ; SILVA, S. L. R. . Saúde bucal materno-infantil: um relato de experiência extensionista. In: XVCongreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria, 2019, Ciudad del Este - Paraguay. Anais do XV CongresoLatinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. Ciudad del Este - Paraguay: Universidad Nacional del Este, 2019. v. 1.
-
CAMPIOLO, C. P. ; WOUK, L. ; SILVA JUNIOR, M. F. ; CENCI, R. ; FERREIRA, L. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; VEBER, A. P. ; SILVA, S. L. R. . Oficina sobre saúde bucal para crianças: relato de experiência em um projetode extesão universitária. In: XV Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria, 2019, Ciudad del Este -Paraguay. Anais do XV Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. Ciudad del Este - Paraguay:Universidad Nacional del Este, 2019., 2019. v. 1.
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; VEBER, A. P. . OPERAÇÃO RONDON. In: 16 CONEX - Encontro Conversando SobreExtensão, 2018,, 2018, Ponta Grossa - PR. Anais do 16 CONEX - Encontro Conversando Sobre Extensão, 2018. v. 1. p. 1-6.
-
SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. . OPERAÇÃO RONDON UEPG. In: 8º CBEU - Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2018, 2018, Natal - RN. Anais do 8º CBEU - Congresso Brasileiro de ExtensãoUniversitária. Natal - RN: PROEX - UFRN, 2018. v. 1. p. 1-10., 2018. v. III. p. 2496-2510.
-
SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. . Operação Rondon UEPG 2017. In: 35º SEURS - Seminário de extensão Universitária da Região Sul, 2017, Foz do Iguaçu. ANAIS DO 35º SEMINARIO DE EXTENSÃO DA REGIÃO SUL. FOZ DOIGUÇU: PROEC UNILA, 2017., 2017. p. 868-874.
-
SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. . OPERAÇÃO RONDON UEPG 2015. In: 7º CBEU -CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2016, Ouro Preto - MG. ANAIS DO 7º CBEU - CONGRESSOBRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. OURO PRETO: PROEX UFOP, 2016., 2016. p. 1-13.
-
LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. ; VEBER, A. P. ; MINE, J. C. ; SILVA, S. L. R. . 10 ANOS DO PROJETO RONDON NA UEPG.. In: 33 SEURS SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. UNIPAMPA - BAGÉ, RS, 2015, Bagé - RS. ANAIS DO 33 SEURSSEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL. BAGÉ, RS: UNIPAMPA, 2015. v. 1. p. 1-15, 2015. p. 71-76.
-
SILVA, S. L. R. ; OLIVEIRA, M. R. ; LOPES, M. C. . OPERAÇÃO PORTAL DA AMAZÔNIA: A UEPG EM ITINGA DO MARANHÃO.. In: 6ºCBEU ? Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2014, Belém - Pará. ANAIS DO 6ºCBEU ?Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. BELÉM - PA: UFPA, 2014. p. 1-5.
-
LOPES, M. C. . A caverna Olhos D'Água como objeto de ensino. In: I Jornada de Iniciação Científica e VI Semana de Geografia, 1999. Ponta Grossa: UEPG.
-
LOPES, M. C. . Espeleogênese da Caverna das Andorinhas. In: I Jornada de Iniciação Científica e VI Semana de Geografia, 1999. Ponta Grossa: UEPG.
-
LOPES, M. C. . Exploração preliminar de caverna arenítica em Marumbi dos Elias. In: I Jornada de Iniciação Científica e VI Semana de Geografia, 1999. Ponta Grossa: UEPG.
-
LOPES, M. C. . Levantamento espeleológico da Caverna das Andorinhas - PR 052. In: IV Seminário de Pesquisa da FAFIG-UNICENTRO, 1990. Guarapuava: Unicentro.
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; VEBER, A. P. . Operação Rondon UEPG 2016. In: 15 CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão, 2017, 2017, Ponta Grossa. Anais do 15 CONEX - Encontro Conversando sobre Extensão. Ponta Grossa: DEUPROEX UEPG, 2017.. Ponta Grossa -PR: Editora UEPG, 2017. v. 1. p. 1-4.
-
SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. . OPERAÇÃO RONDON UEPG 2018. In: XV Congreso Latinoamericano y Caribeñode Extensión Universitaria., 2019, Ciudad del Este - Paraguay. Anais do XV Congreso Latinoamericano y Caribeño de Extensión Universitaria. Ciudad del Este - Paraguay: Universidad Nacional del Este,, 2019. v. 1. p. 1.
-
LOPES, M. C. . Carta Imagem do município de Ponta Grossa (PR). In: III Jornada Científica de Geografia, 2001. Boletim de resumos da III Jornada Científica de Geografia. Ponta Grossa: UEPG. p. 43-44.
-
PEREK, K. V. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. ; SILVA, S. L. R. . Oficina higiene pessoal e bucal para crianças: Operação Rondon em São João do Triunfo ? Pr.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. . OPERAÇÃO RONDON UEPG 2018.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; VEBER, A. P. ; OLIVEIRA, M. R. . Operação Rondon UEPG 2015. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. L. R. ; VEBER, A. P. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. . Operação Rondon UEPG 2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; VEBER, A. P. ; OLIVEIRA, M. R. . Operação Rondon 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; VEBER, A. P. . Operação Rondon UEPG 2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, S. L. R. ; LOPES, M. C. ; OLIVEIRA, M. R. . OPERAÇÃO AÇAI - O PROJETO RONDON EM CACHOEIRA DO ARARI - PA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROZA, W. S. S. ; LUZ, P. M. ; LOPES, M. C. ; LEITE, W. D. ; SILVA, S. L. R. ; OLIVEIRA, M. R. . A COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA AÇÃO APLICADA NO PROJETO RONDON COM CRIANÇAS DE SANTA LUZIA DO ITANHI - SE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PONTES, H. S. ; ROCHA, H. L. ; MASSUQUETO, L. L. ; MELO, M. S. ; GUIMARAES, G. B. ; LOPES, M. C. . Mudanças recentes na circulação subterrânea do Rio Quebra-Pedra (Furna do Buraco do Padre, Ponta Grossa). 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
LOPES, M. C. . Maquete em prástico do município de Ponta Grossa. 1995.
LOPES, M. C. . Maquet em plástico do relevo brasileiro. 1995.
LOPES, M. C. . Maquete do estado do Paraná. 1995.
LOPES, M. C. . Mapas e Maquetes. 2002.
LOPES, M. C. . Estágio Curricular na Licenciatura. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
LOPES, M. C. . Taça do Parque Estadual de Vila Velha. 2022. (Maquete).
LOPES, M. C. . Maquete geológica do Estado do Paraná. 2019. (Maquete).
LOPES, M. C. . Maquete Unidade De Benificiamento de Xisto de São Mateus do Sul. 2006. (Maquete).
LOPES, M. C. . A cartografia como conteúdo escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, M. C. . Maquete do Paraná. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mapa em altorelevo).
LOPES, M. C. . Maquete do Brasil. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mapa em altorelevo).
LOPES, M. C. . Descobrindo a Geografia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Maquete da América do Sul. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Mapa em altorelevo).
LOPES, M. C. . Aprendendo e Ensinando com Trilha e Rumos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, M. C. . Caverna Olhos D'Água e Furnas Gêmeas. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Mauqte da Estação de Pesquisa da SPVS em Quaraqueçaba. 2003. (Maquete).
LOPES, M. C. . Construção de materiais didáticos e fundamentos sobre Geografia de Ponta Grossa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, M. C. . Parceiros na Formação do Educador. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOPES, M. C. . Capacitação em Mapas e Maquetes: os diferentes olhares sobre as representações do espaço paranaense. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Capacitação em Mapas e Maquetes. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Capacitação em Mapas e Maquetes. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Cartografia aplicada ao meio ambiente. 2001. (Oficina).
LOPES, M. C. . Curso de maquetes. 2000. .
LOPES, M. C. . Cartografia para o ensino médio. 2000. (Oficina).
LOPES, M. C. . GUPE - Histórico. 1999. (Palestra).
LOPES, M. C. . Geografia de Ponta Grossa. 1999. (Oficina).
LOPES, M. C. . Geografia de Ponta Grossa. 1999. (Aula de campo).
LOPES, M. C. . Confecção de materiais didáticos para o ensino de Geografia. 1998. (Oficina).
LOPES, M. C. . 5° Curso de maquete para acadêmicos do curso de Geografia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . I Curso de Espeleologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Espeleologia. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . 3° Curso de maquete para acadêmicos do curso de Geografia, Tema: Vilarejo. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Oficina: uso de mapas em alto relevo e alfabetização cartográfica. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Maquete da Bacia do Rio Tibagi. 1996. (Maquete).
LOPES, M. C. . Curso de confecção de maquete. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Geografia e utilização de maquete do município de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Geografia e utilização de maquete do município de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Geografia e utilização de maquete do município de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Geografia e utilização de maquete do município de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Geografia e utilização de maquete do município de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Curso de Geografia e utilização de maquete do município de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Mini curso `Geografia de Ponta Grossa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Mini curso `Como utilizar a maquete do Estado do Paraná´. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . 1° Curso de maquete para acadêmicos do curso de Geografia, Tema: Buraco do Padre. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . 2° Curso de maquete para acadêmicos do curso de Geografia. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Fotografias Aéreas. 1995. (Palestra).
LOPES, M. C. . Curso de Modelagem `Modelo Geomórfico do Município de Ponta Grossa´. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LOPES, M. C. . Maquete da Furna I do Parque Estadual de Vila Velha. 1990. (Maquete).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Ponta Grossa. , Av. GAL. CARLOS CAVALCANTI, 4748 - BLOCO L - DEGEO, UVARANAS, 84030900 - Ponta Grossa, PR - Brasil, Telefone: (42) 32203046, Fax: (42) 32203042, URL da Homepage:
Experiência profissional
2002 - 2003
Universidade Livre do Meio AmbienteVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor técnico, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Projetos.Cargo ou função, Consultor técnico.
2002 - 2006
Instituto de Estudos Avançados e Pos-GraduaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor
Atividades
-
07/2002 - 07/2006
Ensino, Ensino de Geografia e História, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino em Geografia, Astronomia: compreensão da dinâmica do universo
2004 - 2005
Instituto Superio de Educação Santa'AnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 3
Atividades
-
07/2004 - 07/2005
Ensino, Normal Superior, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia do Ensino em Geografia
2003 - 2007
Associção Brasileira de Educação e CulturaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 36
Atividades
-
09/2003
Ensino,Disciplinas ministradas, Geografia
2007 - Atual
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2001
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
1999 - 2000
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
1995 - 1996
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2020
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.Cargo ou função, Coordenador Estágio Supervisionado no Curso de Bacharelado em Geografia.
-
06/2009
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais.Atividade de extensão realizada, PROJETO RONDON - Operação Rondon.
-
05/1999 - 12/1999
Ensino, Graduação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia e Prática de Ensino em Geografia I e II
-
04/1995 - 02/1996
Ensino, Graduação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Geografia Física II, Geomorfologia Aplicada
-
08/1991 - 12/1991
Ensino, Graduação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cartografia Temática I, Cartografia Temática II
-
03/1988 - 12/1989
Direção e administração, Setor de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geociências.Cargo ou função, Presidente do Centro Acadêmico de Geociências Eugênio Malanski.
-
03/1987 - 12/1988
Direção e administração, Setor de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geociências.Cargo ou função, Vice-presidente do Centro Acadêmico de Geociências Eugênio Malanski.
-
03/1987 - 12/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, Setor de Ciências Exatas e Naturais, Departamento de Geociências.Cargo ou função, Representante discente junto ao Depto. de Geociências.
Propriedade Intelectual
Patentes (3)
| Tipo | Título | Data depósito |
|---|---|---|
| INVENTOR e DEPOSITANTE | Mapa em alto-relevo lavável, do território brasileiro em plástico reforçado | 22/12/1995 |
| INVENTOR e TITULAR | Mapa em alto-relevo lavável, da américa do sul em plástico reforçado | 22/12/1995 |
| INVENTOR e TITULAR | Mapas em alto-relevo lavável, dos estados brasileiros em plástico reforçado | 22/12/1995 |
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mario Cezar Lopes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?