Francisco Romário Cunha de Araújo
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGE da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, na Linha de Pesquisa: Gestão Educacional e Escolar (dissertação defendida em 01/07/2022). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano- IESF. Especialização em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias-Universidade Estadual do Tocantins. Especialista em Especialização em Gestão Escolar e Educacional- UEMA. Graduado em Letras e Informática. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação-GEP-PPGE. Associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Atua como Coordenador TI na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e Inovação /SEMECTI-CODÓ (2016-2024). Coordenador Local do Curso Design de Interiores da Universidade Estadual do Maranhão Campus Codó. Coordenador do Observatório de Indicadores Educacionais Universidade Estadual do Maranhão Campus Codó. Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Maranhão Escola CEJA Lúcia Bayma(2022-2025). Professor de Língua Portuguesa do IEMA -Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2025). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Gestão Escolar e Educacional, Formação Técnica em Programação de Jogos Digitais, Informática, Inteligência Artificial, Prática Pedagógica e Práticas Educativas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0414-4373
Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado em Educação
2020 - 2022
Universidade Estadual do Maranhão
Título: A FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO ESCOLAR DE CODÓ MEDIATIZADA POR UM SITE EDUCACIONAL, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Sannya Fernanda Nunes Rodrigues
Palavras-chave: Gestão Educacional e Escolar; Tecnologias aplicadas; Formação continuada de gestores; Site.Grande área: Ciências Humanas
Especialização em Gestão Escolar e Educacional
2017 - 2019
Universidade Estadual do Maranhão
Título: OS DESAFIOS E IMPACTOS DAS TIC NA GESTÃO ESCOLAR: Uma análise da prática profissional dos gestores escolares da Secretaria Municipal de Educação de Codó-MA.
Orientador: Maria Madalena Santos Simões
Especialização em Docência em Ensino Superior
2015 - 2016
INSTITUTO DE ENSINO SEPERIOR FRANCISCANO
Título: UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NO ENSINO SUPERIOR
Orientador: Delsio Pavan
Graduação em Informática
2010 - 2014
Instituto Federal do Maranhão
Título: UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Orientador: Simone Costa Andrade dos Santos
Formação complementar
2016 - 2016
AS TIC NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA.. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Educação de Codó, SEMED, Brasil.
2015 - 2015
Formação em Elaboracao de Itens Lingua Portuguesa. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Codó, SEMED, Brasil.
2010 - 2010
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PRÒLETRAMENTO. (Carga horária: 120h). , Secretaria Municipal de Educação de Codó, SEMED, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
Organização de eventos
ARAUJO, F. R. C. . Jornada Pedagógica de Codó. 2022. (Concurso).
ARAUJO, F. R. C. . Circulos de Cultura " Diálogos com Paulo Freire". 2021. (Congresso).
ARAUJO, F. R. C. . II Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia. 2021. (Outro).
ARAUJO, F. R. C. . Educação em tempos de pandemia: caminhos para repensar novos espaços de aprendizagem.. 2021. .
ARAUJO, F. R. C. . A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O EMPREENDEDORISMO DIGITAL NAS MICROEMPRESAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. (Congresso).
JUNIOR, F. ; ARAUJO, F. R. C. . Jornada Pedagógica. 2021. (Outro).
ARAUJO, F. R. C. . V Feira Literária e Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Codó. 2021. .
ARAUJO, F. R. C. . Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia. 2020. (Congresso).
ARAUJO, F. R. C. . 4ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia Codó-MA. 2020. (Congresso).
ARAUJO, F. R. C. ; ARAUJO, F. R. C. . AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TIC NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA.. 2016. (Congresso).
ARAUJO, F. R. C. . SARAU. 2012. (Festival).
ARAUJO, F. R. C. . CICLO PALESTRA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR PARA OS RECURSOS HÍDRICOS EM CODÓ-MA. 2012. (Exposição).
Participação em eventos
IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO ESCOLAR DE CODÓ. 2023. (Congresso).
XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal. GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E METODOLOGIAS ATIVAS: ALTERNATIVA FACE AOS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2022. (Congresso).
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O EMPREENDEDORISMO DIGITAL NAS MICROEMPRESAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. OS DESAFIOS E IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2020. (Congresso).
Colóquio em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 2020. (Seminário).
Competências Profissionais, Emocionais e Tecnológicas para Tempos de Mudança. 2020. (Oficina).
Curso de Revisão de literatura e sistemática. 2020. (Oficina).
III Interlocuções do GPQE: A qualidade da educação pública em tempos sombrios. 2020. (Encontro).
INTEGRAP : educação contra a barbárie: (re)significar e resistir. A GESTÃO ESCOLAR SOB A ÉGIDE DAS METODOLOGIAS ATIVAS. 2020. (Congresso).
Jornada de Gestão Escolar para a Formação de Diretores Escolares e Coordenadores Pedagógicos. 2020. (Congresso).
Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua PortuguesaFORGES. AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ALTERNATIVA DE INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA PARA O CESCD/UEMA. 2019. (Congresso).
Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do estado do Maranhão.Terra de encantarias: a arte e cultura codoense. 2019. (Encontro).
Fórum Integrado de Extensão das IES Públicas do estado do Maranhão.Projeto Intergeracional. 2019. (Encontro).
SIIES ? 2º Simpósio de Inovação em Educação Superior.O OBSERVATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS INDICADORES EDUCACIONAIS. 2019. (Simpósio).
Simpósio Internacional em Inovação na Educação Superior.O OBSERVATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS INDICADORES EDUCACIONAIS. 2019. (Simpósio).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-SNCT.Professor, navegar é preciso.... 2018. (Outra).
Simpósio Internacional em Inovação na Educação Superior.M ESTUDO DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NO ENSINO SUPERIOR.. 2017. (Simpósio).
Simpósio Internacional em Inovação na Educação Superior.PRÁTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA OS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA.. 2017. (Simpósio).
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC 2016. Projeto fazendo ciência para alimentar e recuperar o Rio Itapecuru: abordagem sobre a Sustentabilidade ambiental na escola Governador Archer.. 2016. (Feira).
ENALIC. O SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA GOVERNADOR ARCHER NA CIDADE DE CODÓ-MA: RECUPERANDO UMA PORÇÃO DO RIO ITAPECURU E A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR. 2014. (Congresso).
ENALIC. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANALISE E APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA 9°A - ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO. 2014. (Congresso).
OFICINA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DIREITOS HUMANOS. 2014. (Oficina).
II SEMID - Seminário de iniciação a docência. 2013. (Seminário).
I JORNADA DAS LICENCIATURAS DA UAB/IFMA.Reciclando o papel. 2013. (Oficina).
I JORNADA DAS LICENCIATURAS DA UAB/IFMA,. Visita a APA do Itapiracó como programação da I JORNADA DAS LICENCIATURAS DA UAB/IFMA. 2013. (Congresso).
VI MOICIEN. 2013. (Encontro).
III Encontro Nacional das Licenciaturas e o II Seminário Nacional do Pibid. 2012. (Congresso).
SBPC. UMA EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA GOVERNADOR ARCHER NA CIDADE DE CODÓ-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR PARA OS RECURSOS HÍDRICOS.. 2012. (Congresso).
Seminário da Consciência Negra, realizado pelo Núcelo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes - NEABI do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó. 2012. (Seminário).
VII CONNEPI. RECUPERAÇÃO DE UMA PORÇÃO DO RIO ITAPECURU NO MUNICIPIO DE CODÓ-MA: PLANTIO DE MUDAS NATIVAS E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Congresso).
V MOICIEN - IFMA Campus CODÓ. 2012. (Oficina).
CONGRESSO BRASILEIRO DE QUÍMICA. 2011. (Congresso).
Participação em bancas
OLIVEIRA, M. E. S.; OLIVEIRA, K. A.;ARAUJO, F. R. C.ARAUJO, F. R. C.. O uso dos jogos educativos no processo de alfabetização dos estudantes de uma escola pública em Codó-MA. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁT) - Universidade Federal do Maranhão.
MOTTA, C. M. M.; OLIVEIRA, L. V. P.;ARAUJO, F. R. C.. Seletivo para contratação de professor substituto do CESCD/UEMA. 2023. Universidade Estadual do Maranhão.
Orientou
PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADA PELA PEDAGOGIA VISUAL: proposta para inclusão do estudante surdo no ensino regular; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E TECNOLOGIA ASSISTIVA; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades e desafios; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E TECNOLOGIA ASSISTIVA; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
A Atuação do Psicopedagogo na Educação Especial Inclusiva: um estudo bibliográfico; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Avaliação do Impacto no Aprendizado de Estudantes com Deficiências; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
JOGOS E BRINCADEIRAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM TEA: POSSIBILIDADE E DESAFIO; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
EDUCAÇÃO INFANTIL E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: desafios e possibilidades; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
ADAPTAÇÃO CURRICULAR E TECNOLOGIA ASSISTIVA: Promovendo a Inclusão no Contexto Escolar; ; 2025; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO ESPECIAL/ EDUCAÇÃO INCLUSIVA) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: Francisco Romario Cunha de Araujo;
Produções bibliográficas
-
ARAUJO, F. R. C. . A gestão escolar democrática no plano estadual de educação do Maranhão: fase inicial da implementação e desafios.. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , v. 32, p. 12, 2023.
-
ARAUJO, F. R. C. . A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NARRADOS POR PROFESSORAS.. In: Deivid Alex dos Santos, Willian Douglas Guilherme, Roger Goulart Mello. (Org.).. (Org.). A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS NARRADOS POR PROFESSORAS.. 3ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2024, v. 3, p. 75-84.
-
ARAUJO, F. R. C. . ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO EMERGENCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19: ARTICULAÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.. In: Deivid Alex dos Santos, Willian Douglas Guilherme, Roger Goulart Mello. (Org.).. (Org.). ALFABETIZAÇÃO NO CONTEXTO EMERGENCIAL DA PANDEMIA DE COVID-19: ARTICULAÇÃO, DESAFIOS E POSSIBILIDADES.. 3ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2024, v. 3, p. 31-40.
-
ARAUJO, F. R. C. . OS IMPACTOS DO ENSINO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID- 19: A QUESTÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.. In: Deivid Alex dos Santos, Willian Douglas Guilherme, Roger Goulart Mello. (Org.).. (Org.). OS IMPACTOS DO ENSINO EMERGENCIAL DURANTE A PANDEMIA DE COVID- 19: A QUESTÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.. 3ed.Rio de Janeiro: E-Publicar, 2024, v. 3, p. 50-59.
-
SERRA, D. C. ; Ilka Serra ; ARAUJO, F. R. C. . O OBSERVATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS INDICADORES EDUCACIONAIS. In: Américo Júnior Nunes da Silva. (Org.). O OBSERVATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS INDICADORES EDUCACIONAIS. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 254, p. 16-22.
-
ARAUJO, F. R. C. . OS DESAFIOS E IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TDICS NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS GESTORES ESCOLARES DE CODÓ-MA. OS DESAFIOS E IMPACTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO-TDICS NA GESTÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS GESTORES ESCOLARES DE CODÓ-MA. 3ed.CODO: REVISTA COCAIS DO SABER, 2020, v. 500, p. 74-76.
-
ARAUJO, F. R. C. . FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO ESCOLAR DE CODÓ. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2023, JOÃO PESSOA. IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2023.
-
ARAUJO, F. R. C. . O USO DA REDES SOCIAIS NA ESCOLA CEJA LÚCIA BAYMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE ELETIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2023, JOÃO PESSOA. IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2023.
-
ARAUJO, F. R. C. . A GESTÃO ESCOLAR E AS METODOLOGIAS ATIVAS COMO ALTERNATIVA DE INOVAÇÃO.. In: VIII Congresso Nacional de Educação, 2022, Maceió. Anais VI CONEDU. Campina Grande - PB: Editora realize, 2022. v. 1. p. 355-361.
-
ARAUJO, F. R. C. ; SERRA, D. C. . A GESTÃO ESCOLAR SOB A ÉGIDE DAS METODOLOGIAS ATIVAS. In: INTEGRAP, 2020, Rio Claro-SP. Anais do INTEGRAP : educação contra a barbárie: (re)significar e resistir. Rio Claro- SP: Anais do INTEGRAP, 2020. v. 306. p. 94-102.
-
SERRA, D. C. ; Ilka Serra ; ARAUJO, F. R. C. . O OBSERVATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS INDICADORES EDUCACIONAIS. In: 2º Seminário Internacional de Inovação em Educação Superior, 2019, FLORIANÓPOLIS. SIEES, 2019. p. 355-361.
-
ARAUJO, F. R. C. ; SERRA, D. C. . ENSINO RELIGIOSO NA BNCC E NO DCTM: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS. In: Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Anais VI CONEDU, 2019.
-
COSTA SERRA, DEUZIMAR ; SILVA, MARIA DE FÁTIMA SOUSA ; ARAÚJO, FRANCISCO ROMÁRIO CUNHA DE . A gestão escolar democrática no plano estadual de educação do Maranhão: fase inicial da implementação e desafios. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA , 2022.
-
ARAUJO, F. R. C. . VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. . SOCIAL MÍDIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . ROBÓTICA COM SUCATA: UMA EDUCAÇÃO CRIATIVA PARA OS DISCENTES DO CEJA LÚCIA BAYMA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SERRA, D. C. ; ARAUJO, F. R. C. ; Ilka Serra . O OBSERVATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA A PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS INDICADORES EDUCACIONAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SERRA, D. C. ; ARAUJO, F. R. C. . Projeto Intergeracional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SERRA, D. C. ; ARAUJO, F. R. C. . Terra de encantarias: a arte e cultura codoense. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARAUJO, F. R. C. ; SERRA, D. C. . As metodologias ativas como alternativa de Inovação no ensino superior: uma proposta para CESCD/UEMA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. . UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. . 'Professor, navegar é preciso'.... 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. ; ROCHA, M. F. . UM ESTUDO DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ROCHA, M. F. ; ARAUJO, F. R. C. ; SERRA, D. C. . PRÁTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL PARA OS GESTORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ARAUJO, F. R. C. ; ARAUJO, F. R. C. . O USO DO COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . AS TIC NA EDUCAÇÃO- DESAFIOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . A ESCOLA E OS DESAFIOS NO SECULO XXI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . DIDÁTICA EM FOCO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . OS RECURSOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . O PAPEL DO PLANEJAMENTO PARA O SUCESSO DA AÇÃO DIDÁTICA.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . ESPECIFICIDADES SOBRE O PANEJAMENTO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. . INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ARAUJO, F. R. C. ; ARAUJO, F. R. C. . O SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA GOVERNADOR ARCHER NA CIDADE DE CODÓ-MA: RECUPERANDO UMA PORÇÃO DO RIO ITAPECURU E A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. ; ARAUJO, F. R. C. . TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANALISE E APLICAÇÃO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA 9°A - ESCOLA MUNICIPAL DEPUTADO CAMILO FIGUEIREDO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. . UMA EXPERIÊNCIA DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA GOVERNADOR ARCHER NA CIDADE DE CODÓ-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR PARA OS RECURSOS HÍDRICOS.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, F. R. C. . RECUPERAÇÃO DE UMA PORÇÃO DO RIO ITAPECURU NO MUNICIPIO DE CODÓ-MA: PLANTIO DE MUDAS NATIVAS E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ARAUJO, F. R. C. . Jornada Pedagógica de Codó. 2022.
ARAUJO, F. R. C. . WORKSHOP: ODS EM QUESTÃO: um diálogo sobre a Educação Financeira e Sustentabilidade para a redução das desigualdades em Codó-MA. 2022.
ARAUJO, F. R. C. . Jornada Pedagógica de Codó. 2021.
ARAUJO, F. R. C. . Círculos de Cultura: Dialogo com Paulo Freire. 2021.
ARAUJO, F. R. C. . SITE: GESTÃO ESCOLAR CODÓ. 2022. (Website).
ARAUJO, F. R. C. ; ARAUJO, F. R. C. . Mídias educacionais ' Uso estratégico do Google Docs'. 2018. .
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
FORMAÇÃO CONTINUADA DA GESTÃO ESCOLAR DE CODÓ MEDIATIZADA POR UM SITE EDUCACIONAL, Descrição: A dissertação versa sobre a formação continuada do gestor escolar do sistema municipal de educação de Codó. Aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e local, a partir de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de intervenção, utilizando como instrumento um questionário de coleta de dados aplicado com oito gestores escolares do Município de Codó-Maranhão. Buscou-se analisar a realidade dos gestores através do questionário aplicado, e a partir dos dados encontrados, produzir um site de formação continuada, como produto técnico e tecnológico da pesquisa. A pesquisa finalizada foi dividida em cinco etapas, sendo elas: 1) revisão de literatura sobre a temática em questão; 2) Aplicação do questionário 3) criação do site; 4) disponibilização na internet; 5) análise do site por meio de comparação com outros, com a finalidade de se verificar semelhanças e explicar divergências. A pesquisa bibliográfica foi pautada nas seguintes temáticas: Formação Continuada de Professores; A gestão escolar; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs.. Fez uso da Análise de Conteúdo à luz do referencial teórico como técnica de interpretação e análise das falas do gestor nos diferentes momentos da pesquisa. Quanto ao site, a home page foi desenvolvida por meio de ferramentas de programação que permitem recursos na web colaborativos e interativos. Com o estudo foi possível apontar que a partir da pesquisa foi desenvolvido o site gestaoescolarcodo.com.br para a formação continuada dos sujeitos da pesquisa, com a possibilidade de fomentar um ambiente de formação continuada sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação. Outro aspecto relevante desse trabalho, consiste na definição de um processo de desenvolvimento e descoberta de conhecimentos e aprendizagem dos gestores. O que resultou em um site dinâmico, que permite ao gestores um curso de formação continuada sobre as tecnologias. Essa pesquisa contribuiu, no que tanje a formação continuada-MOOCs para os gestores, permitindo atender os objetivos pedagógicos definidos pelo curso, tais como: apoio aula presencial, híbrida ou totalmente a distância. Os resultados indicam que os gestores escolares pesquisados utilizam as TDICs em sua prática pedagógica e enfrentam dificuldades; Constatou-se que o principal empecilho existente entre a gestão e tecnologia é a falta de profissionais nas escolas e formação continuada para a gestão escolar; A pandemia escancarou explicitamente um problema que existia antes do surgimento do coronavírus e impôs à escola a se reinventar nesse novo formato de educação, utilizando estratégias dinâmicas e criativas; Os participantes da pesquisa consideram o site promissor para garantir sua efetividade com conteúdos satisfatórios para a gestão escolar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Romario Cunha de Araujo - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - 2020
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: , Enquadramento Funcional:
2022 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso Designer de Interiores, Carga horária: 20
2017 - Atual
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 20
2015 - 2015
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial, Carga horária: 20
Atividades
-
01/2020
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciencias Exatas e Naturais, Centro de Ciencias Exatas e Naturais.Atividade realizada, Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade (GEP-TNA).
-
01/2017
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Superiores de Codó, Centro de Estudos Superiores de Codó.Atividade realizada, Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educação-GEP-PPGE..
2021 - 2024
Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e InovaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Local Mais Integral, Carga horária: 20
2017 - 2024
Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e InovaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de TI, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2024
SECRETARIA MUNICIPAL DE CODÓVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 44
2014 - 2014
COLEGIO BATISTA PR GENESIO GUIMARAES LIMAVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de língua portuguesa., Carga horária: 40
2011 - 2015
Escola Governador ArcherVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE PORTUGUÊS, Carga horária: 40
2012 - 2014
Escola Pequeno PolegarVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE INFORMATICA, GRAMÁTICA E REDAÇÃO, Carga horária: 40
2022 - Atual
CEJA LUCIA BAYMAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2025 - Atual
IEMA PLENO CODOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Francisco Romário Cunha de Araújo e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?