Caroline Vasconcelos Ribeiro
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e doutorado em Filosofia (2008) e pós-doutorado em Filosofia (2018) pela UNICAMP, sob a orientação do professor Dr. Zeljko Loparic. É Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente no Programa de Pós-graduação em Memória Linguagem e Sociedade (PPGMLS) Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, Metafísica, Filosofia da Psicanálise, Psicanálise Winnicottiana e nos Estudos sobre a Memória
Informações coletadas do Lattes em 21/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Filosofia
2002 - 2008
Universidade Estadual de Campinas
Título: A crítica de Heidegger à herança metafísica da psicanálise freudiana e a possibilidade de uma psicanálise não-metafísica
, Ano de obtenção: 2008. Zeljko Loparic. Palavras-chave: Metafísica; Winnicott; Psicanálise; Heidegger.
Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)
1998 - 2000
Universidade Federal da Paraíba
Título: Experiência de Pensamento inaugurada por Martin Heidegger em Ser e Tempo"
, Ano de Obtenção: 2000.Miguel Antônio do Nascimento.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.
Pós-doutorado
2016 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Formação complementar
2023 - 2023
Pensando sobre crianças: o manejo winnicottiano na clínica com crianças. (Carga horária: 14h). , Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, IBPW, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Introdução ao Pensamento de Winnicott. (Carga horária: 45h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia da Piscanálise.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise e Bases Epistemológicas da Psicologia/Especialidade: Relações Entre Psicanálise e Educação.
Organização de eventos
Vasconcelos Ribeiro, Caroline ; DIAS, M. F. ; NUNEZ, E. . Evento de Comemoração dos 25 anos da Revista Natureza Humana. 2024. (Outro).
Loparic, Z ; RIBEIRO, C. V. ; PIZA, S. ; SERRALHA, C. . Colóquio Ontologia e Psicanálise. 2017. (Congresso).
RIBEIRO, C. V. ; SOMBRA, L. L. ; Nascimento, C, P. ; ZUNINO, T. B. A. . II Colóquio Heidegger da UEFS. 2017. (Congresso).
RIBEIRO, C. V. ; BARROS, C. C. . II Colóquio Winnicott da UEFS. 2016. (Congresso).
RODRIGUES, M. G. ; RIBEIRO, C. V. ; BARROS, C. C. . I Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia. 2016. (Congresso).
RIBEIRO, C. V. ; BARROS, C. C. . I Colóquio Winnicott da UEFS. 2015. (Outro).
RIBEIRO, C. V. ; Nascimento, C, P. ; SOMBRA, L. L. ; ZUNINO, T. B. A. . I Colóquio Heidegger da UEFS. 2014. (Outro).
SOMBRA, L. L. ; GUERRA, L. G. ; RIBEIRO, C. V. ; JANUNZI, A. . I Semana de Filosofia da UEFS. 2013. (Congresso).
RIBEIRO, C. V. ; BORGES, L. B. R. ; GUERRA, L. G. ; FERREIRA, V. D. ; ALMEIDA, F. J. ; BARBOSA, J. J. . Seminário: Heidegger e a Psicanálise de Freud. 2013. (Outro).
RIBEIRO, C. V. ; BORGES, L. B. R. ; FERREIRA, V. D. ; DANTAS, R. S. . I Colóquio: Diálogos entre a Filosofia e a Psicanálise. 2012. (Outro).
Ibertis, Carlota ; RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. ; Fernandes, S . IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. 2011. (Congresso).
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. ; Correia, A. ; Franco, S. . I Encontro Nordeste de Filosofia e Psicanálise. 2006. (Congresso).
Participação em eventos
Evento do Centro Acadêmico de Pedagogia UESB.Proferiu a palestra: A importância das mulheres nos espaços representativos da da universidade. 2022. (Seminário).
Semana da Pós-Graduação em Filosofia da UFPE.Palestra: ?Yo soy la desintegración?: esboço de uma leitura heideggeriana do Diário de Frida Kahlo. 2022. (Seminário).
2º Colóquio do GEMEL (Grupo de Estudos em Metafísica, Ensino e Linguagem). Palestra: O padec(s)er do corpo e a filosofia heideggeriana. 2021. (Congresso).
I Semana Integrada da UESB. Palestra intitulada " Adoecimento e finitude: uma abordagem heideggeriana". 2021. (Congresso).
Moderadora da mesa-redonda da live Democracia e maturidade no canal do YouTube 'Winnicott Urgente'.'Democracia e Maturidade". 2021. (Outra).
Moderadora da mesa-redonda na Live Agressividade no canal Winnicott URGENTE.Agressividade em Winnicott. 2021. (Encontro).
Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGES) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.Proferiu a palestra: ?Martin Heidegger: Contribuição para o olhar sobre o cuidado?. 2021. (Encontro).
Reuniões Científicas do Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana - IBPW.Proferiu a palestra: Memórias de Schreber: esboço de uma abordagem Winnicottiana. 2021. (Outra).
Seminário de Pesquisa PPG Filosofia UFBA." A coluna partida: corpo e padecimento à luz de Heidegger e de Frida Kahlo". 2021. (Seminário).
XX Semana de Filosofia da UESC. Participou da mesa-redonda "Valorização da Vida numa perspectiva interdisciplinar". 2021. (Congresso).
Colóquio Filosofia, Psicanálise e Pandemia: Contemporaneidade, Sofrimento e Morte. Moderadora da palestra de Zeljko Loparic intitulada Winnicott na pandemia. 2020. (Congresso).
Ministrou um minicurso no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd),.Dilthey e as ciências humanas.. 2020. (Encontro).
Projeto: FILOSOFIA E PSICANÁLISE HOJE: Entrevistas com Filósofos e Filósofas da Psicanálise.Participou como moderadora da entrevista com Zeljko Loparic transmitida no canal do Youtube do GT de Filosofia e Psicanálise. 2020. (Outra).
Projeto FILOSOFIA E PSICANÁLISE HOJE: Entrevistas com Filósofos e Filósofas da Psicanálise.Participou como Mediadora da Entrevista com Leopoldo Fulgencio, transmitida no canal do Youtube do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF. 2020. (Outra).
Conferencista no XX Colóquio Winnicott Internacional e 1st IWA Congress.Proferiu a Palestra: A objetificação dos fenômenos humanos : um olhar à luz de Winnicott e Heidegger. 2015. (Outra).
II Semana de Filosofia da UEFS, apresentação do trabalho " O processo de objetificação do real e o imperativo da medicalizaçação". " O processo de objetificação do real e o imperativo da medicalizaçação: um diálogo entre Heidegger e as ciências dos fenômenos psíquicos. 2015. (Congresso).
Mediadora de seção de comunicação no XIX SEMIC (Seminário de Iniciação Científica). Mesa de Comunicação Oral da(s) área(s) de Ciências Sociais, Humanas e Filosofia, apresentados no XIX Seminário de Iniciação Científica. 2015. (Congresso).
Palestrante na mesa-redonda da "Semana Integrada de Psicologia". "Cine temático em perspectiva de várias abordagens". 2015. (Congresso).
Palestra proferida na UESC: "A identidade Epistêmica da psicanálise freudiana: o olhar de Heidegger e de Ricoeur". "A identidade Epistêmica da psicanálise freudiana: o olhar de Heidegger e de Ricoeur". 2015. (Exposição).
Participação em mesa-redonda no I Colóquio Winnicott da UEFS."O conceito winnicottiano de psicossoma e o 'corporar do corpo' em Heidegger. 2015. (Outra).
Semana Integrada de Psicologia.Proferiu a palestra na mesa- redonda: "Cine temático em perspectiva em várias abordagens". 2015. (Seminário).
Palestra proferida no "Encontro do Grupo de pesquisa: "Identidade, reconhecimento, memória e diferença"."Heidegger e a psicanálise de Freud: notas sobre uma desconstrução". 2014. (Encontro).
Participou de mesa-resonda no IV Colóquio Winnicott da UC-Sal.Participou como palestrante da mesa-redonda: O pai no processo de socialização. 2014. (Outra).
XVI Encontro Nacional da ANPOF Apresentação de trabalho no."Freud e a querela dos métodos: considerações a partir da filosofia de Martin Heidegger". 2014. (Encontro).
Palestra proferida no Seminário: Heidegger e a psicanálise de Freud."Freud e a distinção entre explicar e compreender: considerações à luz de Heidegger". 2013. (Seminário).
Participação em Mesa-redonda: I Colóquio de Filosofia da UFRB: perspectivas políticas e epistemológicas.. Proferiu a palestra: Filosofia e Psicanálise: considerações à luz de Heidegger. 2013. (Congresso).
Participação em mesa-redonda no: V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. ?O inconsciente na perspectiva winnicottiana: considerações a partir da filosofia de Martin Heidegger?. 2013. (Congresso).
Participação em mesa-redonda no "V Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro"."A era da técnica e o cotidiano escolar: uma abordagem à luz de Winnicott e Heidegger". 2013. (Outra).
Particpação em mesa-redonda da I Semana de Filosofia UEFS.Pulsão, ciência natural e hermenêutica: um confronto entre Heidegger e Paul Ricoeur. 2013. (Seminário).
Apresentação de Trabalho no: XV Encontro Nacional ANPOF. Teoria das pulsões, mitologia e ciência natural: notas acerca do olhar heideggeriano sobre a psicanálise de Freud.. 2012. (Congresso).
Participação em mesa-redonda na XV Semana de Mobilização Científica da UC-Sal.Olhares especulares entre mãe e bebê. 2012. (Simpósio).
Participação em Mesa-redonda no: V Colóquio Winnicott de Porto Alegre.Winnicott e a descrição dos fenômenos humanos: uma linguagem não objetificante. 2012. (Outra).
Participação em mesa-redonda no "Ciclo de Palestras do XV Encontro nacional da ANPOF". Realidade em Heidegger e Winnicott. 2012. (Congresso).
Participação em mesa-redonda no "Colóquio: A família na psicanálise de Winnicott.Da família edipiana de Freud ao ambiente facilitador winnicottiano. 2012. (Outra).
Particpação em mesa-redonda no I Colóquio: Diálogos entre Filosofia e Psicanalise.?Heidegger e a psicanálise freudiana: notas sobre uma desconstrução?. 2012. (Seminário).
XV Encontro Nacional ANPOF - Coordenação de mesa-redonda. Coordenação de mesa-redonda do GT de Filosofia e Psicanálise. 2012. (Congresso).
Apresentação Oral no: III Congresso Luso-brasileiro de Fenomenologia e IV Congresso INternacional da AFFEN. Heidegger e a desconstrução da ciência freudiana: considerações a partir do conceito de pulsão (Trieb). 2011. (Congresso).
Participação em mesaredonda no: I Colóquio internacional winnicottiano e IV Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro.A concepção winnicotiana de psicossoma: considerações filosóficas (mesa-redonda). 2011. (Outra).
Participação em mesa-redonda no: IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. A herança metafísica do conceito freudiano de pulsão (Trieb): considerações à luz de Heidegger. 2011. (Congresso).
Apresentação oral na: X Semana de Filosofia da UESC.Freud e a Objetificação do ser humano: o olhar de Heidegger sobre a psicanálise. 2010. (Seminário).
Apresentação Oral no : XIV Encontro Nacional da ANPOF.O Olhar de Heidegger e de Ricouer sobre o conceito de pulsão: distintas concepções de hermenêutica. 2010. (Encontro).
Coordenação de mesa de conferências do "XV Colóquio Winnicott Internacional". Coordenação de mesa de conferências do XV Colóquio Winnicott Internacional. 2010. (Congresso).
Participação em mesa-redonda no: XV Colóquio Winnicott Internacional.O falso si-mesmo e a 'Era da Técnica': diálogos possíveis entre Winnicott e Martin Heidegger. 2010. (Outra).
Participação em mesa-redonda no: XIV Colíquio Winnicott Internacional. O modo winnicottiano de abordar os fenômenos psíquicos: considerações heideggerianas (Mesa-Redonda). 2009. (Congresso).
Apresentação oral no: XIII Colóquio Winnicott."Um olhar sobre o bebê não tributário da dicotomia sujeito-objeto".. 2008. (Outra).
Coordenação de Mesa: Ciclo de palestras: a formação docente no contexto atual das políticas educacionais.Ciclo de palestras: a formação docente no contexto atual das políticas educacionais. 2008. (Seminário).
Participação em mesa-redonda no :XI CONPEX. Participação na Mesa: "Ciência e Sociedade: o papel da universidade pública". 2008. (Congresso).
Reunião do Grupo de Pesquisa: "Subjetividade e Educação" - UFBA/Faced/CNPq.Palestra: "Da pedagogia heideggeriana". 2008. (Outra).
Apresentação oral no: XII Colóquio Winnicott. Winnicott e Heidegger: pensadores da origem (Anfang). 2007. (Congresso).
Coordenação de seção de comunicação no: XII Colóquio Winnicott. Winnicott na História da Psicanálise. 2007. (Congresso).
Reunião do Grupo de Pesquisa: "Subjetividade e Educação" - UFBA/Faced/CNPq.Palestra: "A crítica heideggeriana à subjetividade". 2007. (Outra).
Reunião do Grupo de Pesquisa "Subjetividade e educação" - UFBA/Faced/CNPq.Palestra: "A concepção de sujeito como aparelho psíquico:considerações sobre a crítica de Heidegger à Freud". 2007. (Outra).
Apresentação oral no: XII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF.O ser Humano como Acontecente (Geschichtlich): a crítica heideggeriana ao determinismo causal de Freud. 2006. (Encontro).
Coordenação de mesa-redonda no: XI Colóquio Winnicott. Criatividade e Experiência Cultural. 2006. (Congresso).
I Encontro Regional/Nordeste de Filosofiae Psicanálise.A crítca de Heidegger à Freud: quando o acesso mais originário à realidade não requisita representação. 2006. (Encontro).
XI Colóquio Winnicott. "A realidade com base na teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal e os limites da metapsicologia". 2006. (Congresso).
III Encontro Interinstitucional de Filosofia - UFPB-UFPE-UFRN.Conferência: Da impossibilidade de se pensar genuinamente o existir humano desde a metapsicologia freudiana. 2005. (Encontro).
II Encontro Internacional de Filosofia e Educação.comunicação: Concepção de verdade e fracasso escolar: um diálogo possível entre a filosofia de Martin Heidegger e a educação. 2004. (Encontro).
I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESb - Campus Itapetinga.Palestra: Olhar Psicopedagógico sobre o fracasso escolar. 2004. (Outra).
I Mostra de pesquisa e extensão da UESb - Itapetinga.comunicação: Projeto de extensão: atendimento Psicopedagógico. 2004. (Outra).
IX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea.Comunicação: A radicalidade metodológica da fenomenologia heideggeriana: breves considerações. 2004. (Simpósio).
XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF.comunicação: A realidade como questão em Heidegger e Winnicott. 2004. (Encontro).
Seminário Infância e Educação um Olhar Interdisciplinar.Palestra: Por uma educação promotora de saúde psíquica. 2003. (Seminário).
V Semana de Filosofia da UESC.comunicação: Tentativa de Superação da metafísica da subjetividade a partir da investigação das relações do Dasein com o mundo: breves conseiderações. 2003. (Outra).
X encontro nacional de Filosofia da ANPOF.comunicação: O pensamento engendrado em Ser e Tempo: da tarefa, dos limites e das possibilidades projetadas para o segundo Heidegger. 2002. (Encontro).
III Semana de Filosofia Contemporânea da UESC.Palestra: O pensamento inaugural de. 2001. (Outra).
VI Simposio de Filosofia Moderna e contemporânea da UNIOESTE.comunicação: Apropriação hermenêutica do legado grego em Martin Heidegger: o passado como algo que guarda e aguarda um sentido. 2001. (Simpósio).
V Simposio de Filosofia da UNIOESTE.Comunicação: Temporalidade e Repetição em Martin Heidegger. 2000. (Simpósio).
IV Simposio de Filosofia Moderna e contemporânea da UNIOESTE.Comunicação: Sentido do ser e experiência de pensamento engendrada em. 1999. (Simpósio).
III Congresso de Ciências Humanas Letras e Artes. comunicação: coordenadores de grupo: uma proposta de formação de agentes sociais de mudança. 1997. (Congresso).
III Congresso Nacional de Psicologia Escolar. comunicação: A construção do conhecimento no campo: uma proposta de atuação do psicólogo escolar. 1996. (Congresso).
IX Encontro Mineiro de Psicologia Social.Comunicação: Grupo Operativo: caminhando além dos processos de reelaboração coletiva dos conflitos institucionais. 1996. (Encontro).
Participação em bancas
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; Santos, E. |S; QUADROS, E. M.. ?Memória corporal e adoecimento: uma investigação a partir da filosofia de Heidegger?. 2025. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
PASSOS, M. C.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; BARROS, P. C.. O MAL-ESTAR COVIDIANO: UM ENSAIO PSICANALÍTICO SOBRE A EXPERIÊNCIA NO BRASIL?. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SILVA, E. G.; VASCONCELOS, M. F. F.. Memória, Psicanálise e Saúde Pública: a expriência de nascimento em Winnicott. 2024. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
QUADROS, E. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; LIMA, M. J. S.. Memória, justiça e direitos humanos em Paul Ricoeur. 2023. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; QUADROS, E. M.; LIMA, M. J. S.. A MEDITAÇÃO HEIDEGGERIANA SOBRE A ORIGEM DA FILOSOFIA: QUANDO O PENSAMENTO SE FAZ MEMÓRIA. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
QUADROS, E. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; LIMA, M. J. S.. O PROBLEMA DA MEMÓRIA EM AGOSTINHO E RICOEUR: DIÁLOGOS E APROPRIAÇÕE. 2022. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; SILVA, E. G.; LIMA, M. J. S.. A HERANÇA GRECO-LATINA E A MEMÓRIA: UMA ANÁLISE RICOEURIANA. 2021. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Loparic, Z;RIBEIRO, C. V.; LINHARES, O. B.. A ontologia do existir humano. 2018. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.
Loparic, Z;RIBEIRO, C. V.; PIZA, S.. O conceito de integração na psicanálise de Winnicott. 2017. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual de Campinas.
FONSECA-SILVA, M. C.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, E. G.. Memória da presença e memória da ausência em Winnicott. 2016. Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; FERREIRA, A. M. C.; DOWELL, J. A. A. A. M.. Por que a técnica é uma questão para o homem?. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; FERREIRA, A. M. C.; SENA, S. M. M.. Gomes de Jesus. Significância e verdade: caminhos para uma superação. 2014. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
Soares, M.H.; Santana, K.B.;RIBEIRO, C. V.. O conceito de pulsão na Psicanálise:conexões com a Educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Santana, K.B.; Macedo, R.S.A. A Construção da Subjetividade na Obra de Jean Piaget: correlação entre ciência e filosofia. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia.
SILVA, E. G.;Vasconcelos Ribeiro, Caroline; MACIEL JUNIOR, A.; SANTANA, W. A.; BIRMAN, J.. DO ?RETORNO SOB OUTROS TERMOS?: MEMÓRIA DOS DISCURSOS CIENTÍFICO, RELIGIOSO E FREUDIANO NA CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO PSICANALÍTICO LACANIANO. 2025. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
REIS, R. R.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; Santos, E. |S; MORALES, J. C. A.; MISSAGGIA, J. O.. "A POSSIBILIDADE DE UMA FENOMENOLOGIA-HERMENÊUTICA NATURALIZADA: DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO INFANTIL COMO CAMPO FENOMÊNICO. 2024. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria.
BERTONI, L. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; MACIEL JUNIOR, A.; SANTOS, V. C.; PEREIRA, T. H.. Dependência digital: memórias e representações sociais dos usuários de redes sociais.. 2024. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SANTOS, C. E. F.;RIBEIRO, C. V.; ALVES, A. E. S.; DUARTE, N.; HOLANDA, M. N. A. B.. Memória e ontologia do ser social: contribuições a uma teoria marxista da memória. 2021. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BOCCA, F. V.; FONSECA, E. R.; CRAIA, .. E. C. P.; SANTOS, E. S.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS. A CONQUISTA DA ?CAPACIDADE DE MORRER?: O AMADURECIMENTO PESSOAL NA VELHICE A PARTIR DA PSICANÁLISE WINNICOTTIANA. 2021. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
MACIEL JUNIOR, A.; FONSECA-SILVA, M. C.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; VIEIRA, M. A.; TEIXEIRA, A. M. R.. Traço, código, linguagem e memória: a emergência da mente entre o "projeto" freudiano e a neurobiologia moderna. 2020. Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
NASCIMENTO, M. A.;RIBEIRO, C. V.; CORDEIRO, R. C.; SANTOS, G. L.; CAMINHA, I. O.. A desconstrução da estética e o lugar da arte a partir do pensamento de Martin Heidegger: da vivência à existência, da formação à Bewahrung. 2016. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.
FERREIRA, A. M. C.; SANTOS, G. L.; TORRES, J. V.;RIBEIRO, C. V.; ARAUJO, P. A.. "Temporalidade, acontecimento-apropriador, quadratura: nexo ontológico entre tempo e espaço em Martin Heidegger". 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; NASCIMENTO, M. A.; CORDEIRO, R. C.; SANTOS, L. C.; TORRES, J. V.. A decadência como questão fundamental na problemática da superação da metafísica em Heidegger. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba.
SILVA, E. G.;Vasconcelos Ribeiro, Caroline; MACIEL JUNIOR, A.; SANTANA, W. A.. DO ?RETORNO SOB OUTROS TERMOS?: MEMÓRIA DOS DISCURSOS CIENTÍFICO, RELIGIOSO E FREUDIANO NA CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO PSICANALÍTICO LACANIANO. 2025. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
BERTONI, LUCI;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; MACIEL JUNIOR, A.; PEREIRA, T. H.; SANTOS, V. C.. Dependência digital: memórias e representações sociais nos espaços virtuais. 2024. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
LIMA, M. J. S.; FEIJOO, A. M. L. C.;RIBEIRO, C. V.; NASCIMENTO, C. L.; OROZCO, R. A. P.; NUNES, S. A. N.. ?Reflexões sobre as práticas de avaliação psicológica e o discurso psicológico sobre a criança à luz do método fenomenológico hermenêutico?. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Estado e Sociedade) - Universidade Federal do Sul da Bahia.
FONSECA-SILVA, M. C.; MACIEL JUNIOR, A.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS. "Traço, código, linguagem e memória: a emergência da mente entre o "projeto" freudiano e a neurobiologia moderna". 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; FERREIRA, A. M. C.; DREHER, L. H.. Temporalidade, Acontecimento, Quadratura: o nexo ontológico entre tempo e espaço em Martin Heidegger. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
Vasconcelos Ribeiro, Caroline; Santos, E. |S; QUADROS, E. M.. ?Memória corporal e adoecimento: uma investigação a partir da filosofia de Heidegger?. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SILVA, E. G.; VASCONCELOS, M. F. F.. Psicanálise e memória: a experiência do nascimento em Winnicott. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
QUADROS, E. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SANTOS, J. D. F.. Memória, Justiça e Direitos Humanos em Paul Ricoeur.. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
PASSOS, M. C.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; BARROS, P. C.. O MAL-ESTAR COVIDIANO: Um ensaio psicanalítico sobre o Mal-Estar vivido pela geração pandêmica no contexto brasileiro. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Clínica) - Universidade Católica de Pernambuco.
PACHECO, L. M. B.; SILVA, A. W.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; AZEVEDO, L. D.. A criança e o ser-aí desenhar. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Desenho, Cultura e Interatividade) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
QUADROS, E. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; LIMA, M. J. S.. Agostinho e a tradição da memória interior a partir de Ricoeur.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, E. G.;RIBEIRO, C. V.; MACIEL JUNIOR, A.. . ?Memória dos discursos científico e religioso na constituição da psicanálise freudiana?. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
QUADROS, E. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SILVA, E. G.. Da memória a uma fenomenologia da memória em Paul Ricoeur. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
IBERTIS, C.;RIBEIRO, C. V.; DIDIER JUNIOR, F. S.. A ética de Paul Ricoeur: uma possível vertente para uma hermenêutica jurídica responsável. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
Loparic, Z;RIBEIRO, C. V.; PIZA, S.. Winnicott e Heidegger: Diálogos acerca do conceito de tempo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.
Loparic, Z;RIBEIRO, C. V.; PIZA, S.. Conturbia. "Diálogos entre Heidegger e Winnicott: algumas considerações sobre o conceito de tempo". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.
FONSECA-SILVA, M. C.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, E. G.. Memória da presença e memória da ausência em Winnicott. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
FERREIRA, A. M. C.; SANTOS, G. L.;RIBEIRO, C. V.. "A transcendência da presença na decisão". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; FERREIRA, A. M. C.; ITAPARICA, A. L. M.. "Por que a técnica é uma questão para o homem?". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Filosofia) - Universidade Federal da Bahia.
SOMBRA, L. L.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, D. C.. ?A Constituição da Unidade do Dasein?. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
BUSNARDO, A. M.;RIBEIRO, C. V.; SERRALHA, C.. A criatividade e a integração psicossomática como condições para a saúde - uma perspectiva winnicottiana. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação em Psicanálise Winnicottiana) - Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana.
SOMBRA, L. L.;RIBEIRO, C. V.; RODRIGUES, M. G.. . Diferentes conceitos de virtude em uma tradição e a proposta integradora de Alasdaire Macintyre.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SOMBRA, L. L.;RIBEIRO, C. V.; OLIVEIRA, C. F. R. M.. O conceito de identidade narrativa em Paul Ricoeur.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RODRIGUES, M. G.;RIBEIRO, C. V.; SANTOS, V.. Má-fé e psicanálise existencial: a oposição de Sartre ao conceito freudiano de inconsciente e sua proposta para uma nova prática psicanalítica. 2017.
SOMBRA, L. L.;RIBEIRO, C. V.; ALMEIDA, V. S.. Resquícios da ação: a crítica arendtiana ao trabalho e a busca pelo sentido original da política. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SILVA, F. O.; SOMBRA, L. L.. A QUESTÃO DA TÉCNICA E O IMPESSOAL: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; Nascimento, C, P.; SOMBRA, L. L.. "O pensar heideggeriano sobre a técnica". 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RODRIGUES, M. G.;RIBEIRO, C. V.; Rocha, J. A. A docência escolar entre Vigiar e Punir. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Nascimento, C, P.;RIBEIRO, C. V.; REIS, N. H. N.. A natureza do cinema e da arte em Arthur Danto. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; COSTA, D. M.; RODRIGUES, M. G.. O CONCEITO DE DASEIN NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; CASTRO JUNIOR, L. V.; Nascimento, C, P.. Esclarecimento, indústria cultural e padrões corporais: considerações a partir de Adorno e Horkheimer. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; Nascimento, C, P.; COSTA, D. M.. A questão da técnica no pensamento de Martin Heidegger. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
SANTANA, M.; Gonçalves, A.M;RIBEIRO, C. V.. A noção de destruição na filosofia de Heidegger. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Gonçalves, A.M;RIBEIRO, C. V.; Rocha, J. A. Deleuze e a Educação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; Gonçalves, A.M; REIS, N. H. N.. Primitividade, Imaginação, devaneio: três instantes na filosofia de Gaston Bachelard. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; CABEDA, S. L.; SANTOS, M. S.. A CRÍTICA DE MARTIN HEIDGGER À CONCEPÇÃO FREUDIANA DE APARELHO PSÍQUICO. 2010.
RIBEIRO, C. V.; SANTOS, G. L.; COSTA, D. M.. A Retomada da questão do ser no pensamento de Martin Heidegger. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; REIS, N. H. N.; Gonçalves, A.M. Apontamentos sobre o Eros no pensamento ético de Emmanuel Levinas. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SANTOS, M. S.; CARNEIRO, N. V. B.. A interpretação marcuseana da alienação a partir da psicanálise de Freud. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; COSTA, D. M.; SANTOS, G. L.. A Historicidade do Dasein no pensamento de Martin Heidegger. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SIMPLICIO, J. C. S.; LAUXEN, R. R.. Freud e a descoberta do Inconsciente: Sobre uma ferida narcísica da humanidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; Nascimento, C, P.; LAUXEN, R. R.. O Outro como inferno: Uma análise da peça Entre quatro paredes de Sartre. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; Nascimento, C, P.; ALBUQUERQUE, J. F. S.. A HERANÇA CARTESIANA E O PROBLEMA DO CORPO PARA HEIDEGGER: UM OLHAR SOBRE A MEDICINA OCIDENTAL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SENA, S. M. M.; ALBUQUERQUE, J. F. S.. A RELAÇÃO ENTRE CORPO E ESPACIALIDADE NA FILOSOFIA DE HEIDEGGER. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; Nascimento, C, P.; LAUXEN, R. R.. A CRÍTICA DE SARTRE À FUNÇÃO DO INCONSCIENTE NA PSICANÁLISE FREUDIANA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
AGUIAR, I. P.; SIMPLICIO, J. C. S.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS. Filosofia africana e os reflexos do movimento escravista no feminismo negro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ALBUQUERQUE, J. F. S.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SIMPLICIO, J. C. S.. A ciência a partir do conceito originário de verdade no primeiro Heidegger. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ALBUQUERQUE, J. F. S.;RIBEIRO, C. V.; SIMPLICIO, J. C. S.. ?O conhecimento do outro por meio da Empatia?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ALBUQUERQUE, J. F. S.;RIBEIRO, C. V.; SIMPLICIO, J. C. S.. A interpretação heideggeriana à Crítica da Razão Pura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; SOMBRA, L. L.; BOECHAT, T.. A desconstrução heideggeriana de conceitos tradicionais de homem: um olhar sobre as relações com o mundo.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; MELLO, I. M.; MUNIZ, T.. Possíveis contribuições da teoria do amadurecimento de Winnicott para o entendimento da relação mãe-bebê no ambiente de UTI neonatal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SILVA, D. C.; SOMBRA, L. L.. Considerações sobre a crítica de Heidegger à modernidade. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; BARROS, C. C.; WANDERLEY, L. C. L.. A teoria winnicottiana do amadurecimento: um outro olhar sobre o autismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; WANDERLEY, L. C. L.; ANUNCIACAO, L. L.. Depressão pós-parto e o conceito winnicottiano de preocupação materna primária: possíveis relações. 2018.
FERRAZ, A. R. Q.;RIBEIRO, C. V.; DIAS, A. B.. O impacto do suicídio na vida dos familiares: os sobreviventes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
BARROS, C. C.; SILVA, J. O.;RIBEIRO, C. V.. AUTISMO E AMBIÊNCIA INCLUSIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
BARROS, C. C.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, J. O.. LIÇÕES EM DELINQUÊNCIA: A LEITURA WINNICOTTIANA DA TENDÊNCIA ANTISSOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; WANDERLEY, L. C. L.; TSUKUDA, Y.. O adoecer psíquico na perspectiva de Freud e de Winnicott.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; BARROS, C. C.; WANDERLEY, L. C. L.. O conceito de dependência absoluta na psicanálise de Winnicott. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; RODRIGUES, M. G.; ZUNINO, T. B. A.. O impessoal na analítica existencial de "Ser e tempo". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; RODRIGUES, M. G.; SOMBRA, L. L.. "A herança kantiana no conceito freudiano de pulsão: uma investigação à luz dos "Seminários de Zollikon". 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana.
Pereira, R. S.;RIBEIRO, C. V.; Matos, R. A. Um estudo sobre as atividades lúdicas na educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ROSA, R. S.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SILVA, J. R.. Banca de promoção para Titular de Rogério Tolfo. 2025. Universidade Estadual de Santa Cruz.
DIAS, A. B.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SILVA, C. V. M.. Banca de promoção para Titular de Carlos C. Barros. 2024. Universidade Estadual de Feira de Santana.
LEIRO, A. C. R.; AMAZONAS, U. R. M.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS. Banca de promoção de Larissa Ornellas. 2022. Universidade do Estado da Bahia.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SOMBRA, L. L.; ROSA, R. S.. Banca de promoção na carreira de Adjunto para Titular prof. Roberto Lauxen. 2022. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
COELHO, E. T.;RIBEIRO, C. V.; MOURA, M. C. B.. Promoção na carreira para Titular com o trabalho "Classes, identidades e capitalismo: uma reflexão ontológica". 2020. Universidade Estadual de Feira de Santana.
CARNEIRO, I. L. B.;RIBEIRO, C. V.; ARAUJO, M. A. L.. Banca de Promoção para professor Titular com o trabalho "A efetividade da Decadência (Verfallen) na contemporaneidade ". 2020. Universidade do Estado da Bahia.
SALES, M. A.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; CARVALHO, M. I. S. S.; MACEDO, E. F.. Banca de Promoção de Professora Adjunta para Titular de Rosane Meire Vieira de Jesus. 2020. Universidade do Estado da Bahia.
ROSA, R. S.;RIBEIRO, C. V.; ALBUQUERQUE, J. F. S.. Promoção do professor Sanqueilo de Lima Santos "A escrita da história e a ação como ?obra aberta? ante as ?perspectivas cruzadas?. 2020. Universidade Estadual de Santa Cruz.
RIBEIRO, C. V.; ARAPIRACA, M.; CARNEIRO, I. L. B.. Banca de Promoção de Jorge Alberto Rocha " Objetivação e poder: as práticas divisoras do sujeito em Foucault. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.
Andrade, M. F.; SILVA, J. C.;RIBEIRO, C. V.. Banca de promoção para professor Titular de José Pedro Kunhavalik. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Andrade, M. F.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, J. C.. Banca de promoção para professora Titular de Nelma Gusmão. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, J. C.;RIBEIRO, C. V.; ALMEIDA, J. M.. Banca de promoção para professor Titular de Roberto Sávio Rosa. 2015. Universidade Estadual de Santa Cruz.
AGUIAR, I. P.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, J. C.. Banca de promoção para professor Titular de Paulo Gilberto Bertoni. 2015. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
ARAUJO, Z.;RIBEIRO, C. V.; MACHADO, L. M. B.. Concurso Público para professor auxiliar em Filosofia. 2015. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
SILVA, G. F.; SANTOS, S. L.;RIBEIRO, C. V.. Banca de concurso público para professor Adjunto de Filosofia na UESC. 2014. Universidade Estadual de Santa Cruz.
RIBEIRO, C. V.; MACHADO, L. M. B.; ROSA, R. S.. Banca Examinadora para Concurso para professor Assistente da matéria História da Filosofia, Filosofia Geral e Ontologia - UEFS. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; Castro, J.; Andrade, M. F.. Banca Examinadora para Concurso para Professor Adjunto da matéria: Psicologia Geral/ Psicologia da Educação/ Ética Profissional/ Relações Humanas. 2010. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
VASCONCELOS, J. C. R.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; ROSA, R. S.; SILVA, J. C.; SANTOS, J. L. J.. Banca de promoção para professor Pleno de José Portugal. 2025. Universidade Estadual de Feira de Santana.
VASCONCELOS, J. C. R.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; MOURA, M. C. B.; SANTOS, J. L. J.; ROSA, R. S.. Banca de promoção para professor Pleno Laurenio Leite Sombra. 2024.
MACAMBIRA, M. O.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; PEREIRA, A. P.. Banca de promoção na carreira de Assistente para Adjunto de Afonso Mancuso de Mesquita. 2022. Universidade Estadual de Feira de Santana.
BARROS, C. C.;RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS; SILVA, C. V. M.. Banca de promoção na carreira de Assistente para Adjunto de Magno Oliveira Macambira. 2021. Universidade Estadual de Feira de Santana.
ROSA, R. S.;RIBEIRO, C. V.; LAUXEN, R. R.. Banca de Promoção de Professora Assistente para Adjunta de Juliana Fagundes de Orione. 2020. Universidade Estadual de Santa Cruz.
Andrade, M. F.;RIBEIRO, C. V.; SILVA, J. C.. Banca de Promoção na Carreira para Adjunto de Adenilson Souza Cunha Junior. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; VASCONCELOS, P. S. D.; ROSA, R. S.. Banca de promoção para a classe de professor Adjunto de José Portugal Ramos dos Santoa. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SANTOS, L. C.; VASCONCELOS, P. S. D.. Banca de promoção para a classe de professor Adjunto de Laurenio Leite Sombra. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SILVA, F. O.; ASSIS, K. R.. Banca de promoção para professor Adjunto de Adriana Santos Tabosa. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SILVA, F. O.; ASSIS, K. R.. Banca de promoção para professor Adjunto de Tatiane Boechat Abraham Zunino. 2015. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; NASCIMENTO, A. J.; VASCONCELOS, J. C. R.. Banca de Seleção Publica Matéria Filosofia Geral, Edital 06/2013 UEFS. 2014. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; SANTOS, L. C.; VASCONCELOS, P. S. D.. Banca de promoção para professor Adjunto de Jorge Alberto da Costa Rocha. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.
RIBEIRO, C. V.; MACHADO, L. M. B.; Donatelli, M.C.O.F. Banca de Promoção na Carreira (Assistente para Adjunto) do prof. Roberto Sávio Rosa. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.
RIBEIRO, C. V.; MACHADO, L. M. B.; Donatelli, M.C.O.F. Banca para Promoção na Carreira (Assistente para Adjunto) da profª Rita Célia M. Torreão. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.
RIBEIRO, C. V.; Assis, R. A. M; Carvalho, E. M. G.. Banca Examinadora para a Promoção na Carreira Docente do professor José Valdir Jesus de Santana. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Assis, R. A. M; Carvalho, E. M. G.. Banca Examinadora para a Promoção na Carreira Docente do professor Élson Souza Lemos. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Assis, R. A. M; Carvalho, E. M. G.. Banca Examinadora para a Promoção na Carreira Docente da professora Edmacy Quirina de Souza. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Cruz, C. L. Comissão Julgadora dos pedidos de bolsa de ajuda de custo para mestrado e doutorado. 2009. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Pereira, R. S.; Viana, M.. Banca para Bolsita do projeto de extensão: "A concepção winnicottiana de personalida de e suas contribuições para as áreas de saúde e educação. 2008. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Pereira, R. S.; Viana, M.. Banca para seleção de bolsista do projeto de extensão:" Observatório de Direitos Humanos". 2008. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Pereira, R. S.. Banca de seleção para Monitor da disciplina Avaliação. 2008. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Pereira, R. S.. Banca de seleção de monitor para a disciplina: Psicologia da Educação III. 2008. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.. Avaliação de Processo de Incentivo de Produção Científica. 2006. Universidade do Estado da Bahia.
RIBEIRO, C. V.. Banca de seleção para monitor da disciplina Educação Infantil. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Nascimento, R. C. S.; Pereira, R. S.. Banca de Seleção para monitor da disciplina Psicologia da Educação III. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.. Banca de Seleção para monitor da disciplina Psicologia da Educação II. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.. Banca de Seleção para bolsista de extensão do projeto: Ludoteca: um espaço de práticas interdisciplinares. 2004. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Pereira, R. S.; Lemos, E.. Banca de seleção para bolsista de extensão do projeto contínuo: "Atendimento Psicopedagógico a alunos com problemas de aprendizagem: novas perspectivas para o manejo do fracasso escolar". 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.. Banca de progressão na carreira do professor José Pedro Kunhavalik. 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Nascimento, R. C. S.; Santos, J. E. O.. Banca de seleção para professor substituto da disciplina: Práticas Pedagógicas do Magistério (com concentração em Psicologia da Educação e didática). 2003. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Adorno, S. M.; Kunhavalik, J. P.. Banca de seleção para bolsista do projeto de extensão " curso: Introdução à Teoria psicanalítica e sua articulação com a prática pedagógica". 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
RIBEIRO, C. V.; Adorno, S. M.; Kunhavalik, J. P.. Banca de Seleção da disciplina Psicologia da Educação III. 2002. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Orientou
FRIDA KAHLO E A MEMÓRIA CORPORAL TRAUMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE HEIDEGGER; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
MEMÓRIA EM FREUD: UM OLHAR SOBRE O TRAUMA A PARTIR DA VIDA E OBRA DE FRIDA KAHLO; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
Envelhecimento: o olhar de Winnicott e de Sêneca; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
A cotidianidade do Dasein na filosofia de Martin Heidegger; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
Corpo e aparelho psíquico na psicanálise freudiana: uma análise epistemológica; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
O colapso psiquiátrico do pintor Vincent Van Gogh à luz da psicanálise de Winnicott; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Corpo e Cuidado ambiental: uma investigação winnicottiana; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);
Van Gogh e seus tormentos: uma leitura a partir da discussão winnicottiana de corpo; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; (Orientador);
MEMÓRIA CORPORAL E ADOECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA; 2023; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
; ?Memória dos discursos científico e religioso na constituição da psicanálise freudiana?; 2022; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Coorientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O PENSAMENTO REMEMORANTE (AN-DENKEN) E A PERGUNTA HEIDEGGERIANA PELA ORIGEM DA FILOSOFIA; 2021; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
MEMÓRIA E A HERANÇA GRECO-LATINA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PAUL RICOEUR; 2021; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
: O nascimento em Winnicott: experiência, trauma e memória; 2021; Dissertação (Mestrado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A aquestão da técnica e o impessoal: uma investigação à luz de Heidegger; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O pensar heideggeriano sobre a técnica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O CONCEITO DE DASEIN NO PENSAMENTO DE MARTIN HEIDEGGER; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A questão da Técnica no pensamento de Martin Heidegger; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O Esclarecimento, indústria cultural e padrões corporais: considerações a partir de Adorno e Horkheimer; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A noção de Destruição na filosofia de Martin Heidegger; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A CRÍTICA DE MARTIN HEIDGGER À CONCEPÇÃO FREUDIANA DE APARELHO PSÍQUICO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A noção de Historicidade do Dasein em Martin Heidegger; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A retomada da questão do ser no pensamento de Martin Heidegger; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A noção de Eros no pensamento de E; Levinnas; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A interpretaçao marcuseana do conceito de alienação a partir da psicanálise de Freud; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia Contemporânea) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O uso de técnicas lúdicas na clínica psicopedagógica: estudo de casos; 2002; 56 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A falta de motivação para aprender entre alunos trabalhadores; 2002; 69 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia da Educação) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Padecimento corporal e a obra ?Memória, o coração?: um olhar heideggeriano sobre Frida Kahlo; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O DUALISMO CARTESIANO E A EXISTÊNCIA PSICOSSOMÁTICA EM WINNICOTT: UM DEBATE SOBRE O CORPO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O Outro como inferno: Uma análise da peça Entre quatro paredes de Sartre; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Freud e a descoberta do Inconsciente: Sobre uma ferida narcísica da humanidade; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A HERANÇA CARTESIANA E O PROBLEMA DO CORPO PARA HEIDEGGER: UM OLHAR SOBRE A MEDICINA OCIDENTAL; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A RELAÇÃO ENTRE CORPO E ESPACIALIDADE NA FILOSOFIA DE HEIDEGGER; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
LIBERDADE E DETERMINISMO PSÍQUICO: SOBRE A CRÍTICA DE SARTRE A FREUD; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Possíveis contribuições da teoria do amadurecimento de Winnicott para o entendimento da relação mãe-bebê no ambiente de UTI neonatal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A desconstrução heideggeriana de conceitos tradicionais de homem: um olhar sobre as relações com o mundo; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A teoria winnicottiana do amadurecimento: um outro olhar sobre o autismo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Depressão pós-parto e o conceito winnicottiano de preocupação materna primária: possíveis relações; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A crítica de Heidegger à modernidade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - UEFS; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O adoecer psíquico na perspectiva de Freud e de Winnicott; ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
; O conceito de dependência absoluta na psicanálise de Winnicott; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O impessoal na analítica existencial de "Ser e tempo"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A herança kantiana presente no conceito freudiano de pulsão: uma investigação á luz dos "seminários de Zollikon"; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Problema de Aprendizagem Sintoma: contribuições teóricas da psicopedagogia de orientação psicanalítica; 2004; 42 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A concepção psicopedagógica de aprendizagem: as várias dimensões do sujeito cognoscente; 2004; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A concepção psicanalítica de ser humano como base epistemológica para o entendimento da dinâmica de aprendizagem; 2004; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Contribuições da psicopedagogia de orientação psicanalítica para o entendimento do fracasso escolar; 2003; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A incidencia de problemas de aprendizagem-sintoma na demanda de atendimento psicopedagógico na rede municipal de ensino de Itapetinga - Ba; 2003; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
AUTOMUTILAÇÃO E PADECIMENTO EMOCIONAL: UM EXAME DA VIDA E DA OBRA DE VINCENT VAN GOGH À LUZ DA PSICANÁLISE WINNICOTTIANA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Padecimento corporal e a obra ?A coluna partida?: um olhar heideggeriano sobre Frida Kahlo; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Corpo e enfermidade na arte de Frida Kahlo: uma análise a partir da filosofia de Heidegger; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
MEMÓRIA E INCONSCIENTE EM FREUD E JUNG: UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A DICOTOMIA CORPO-MENTE EM DESCARTES E A CONCEPÇÃO WINNICOTTIANA DE PSIQUE-SOMA: UM DIÁLOGO ENTRE A FILOSOFIA E A PSICANÁLISE; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Padecimento e arte: uma análise de obras de Frida Kahlo a partir da abordagem heideggeriana sobre o corpo; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Memória e amadurecimento humano: uma investigação a partir de Winnicott; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O CORPO NA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA E NA PSICANÁLISE DE WINNICOTT: afinidades e diferenças; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
PARA ALÉM DO ORGANISMO: EXAME SOBRE A DISCUSSÃO HEIDEGGERIANA DE CORPO; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Corpo-material (Körper) e Corpo-vivido (Leib): uma análise do adoecimento a partir da filosofia de Martin Heidegger; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Corpo e memória primitiva de descuidos: investigação a partir da psicanálise de Winnicott; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Memória e nascimento: uma abordagem a partir da psicanálise de Winnicott; ; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A QUESTÃO DO CORPO NA PSICANÁLISE DE WINNICOTT; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
PERSONALIZAÇÃO E DESPERSONALIZAÇÃO: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DA CONCEPÇÃO WINNICOTTIANA DE CORPO; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROBLEMA DO CORPO NA FILOSOFIA DE HEIDEGGER; 2020; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
CORPO E ADOECIMENTO: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA DE HEIDEGGER; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O PROBLEMA DA REALIDADE NA FILOSOFIA DE HEIDEGGER E NA PSICANÁLISE DE WINNICOTT; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O conceito de ambiente na psicanálise de Winnicott e o conceito heideggeriano de mundo circundante: proximidades possíveis; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A concepção heideggeriana de ciência natural e a identidade epistemológica da psicanálise de Freud; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A psicanálise de Freud e de Winnicott: uma análise à luz da filosofia heideggeriana; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O conceito de Angústia em Freud e Winnicott: considerações heideggerianas; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
conceito de Angústia em Freud e Winnicott: considerações heideggerianas; ; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A psicanálise de Freud e de Winnicott: uma análise à luz da filosofia heideggeriana; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Freud e a teoria da interpretação dos sonhos: uma discussão à luz da filosofia de Martin Heidegger e de Paul Ricoeur; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A relação entre metapsicologia e ciência natural: um debate à luz de Heidegger; ; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A existência para Heidegger e o funcionamento psíquico para Freud: investigações à luz da obra ?Seminários de Zollikon?; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O conceito freudiano de pulsão: uma análise heideggeriana; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Freud e a querela dos métodos: uma investigação à luz da filosofia de Martin Heidegger; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Psicanálise freudiana e hermenêutica: uma investigação à luz da filosofia de Martin Heidegger e de Paul Ricoeur; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
?O conceito freudiano de inconsciente: investigações à luz da filosofia de Martin Heidegger?; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A herança fisicalista de Freud à luz da filosofia de Martin Heidegger: considerações a respeito dos conceitos de aparelho psíquico e pulsão; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Freud e o conceito de pulsão: uma discussão entre Martin Heidegger e Paul Ricoeur; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Análise do conceito freudiano de aparelho psíquico a partir da filosofia de Martin Heidegger; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
A psicanálise freudiana como uma Ciência da Natureza: investigação sobre a posição de Heidegger e de Binswanger em relação à ciência de Freud; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Análise heideggeriana da função ontológica do conceito freudiano de pulsão (Trieb) e a relação desse conceito com a Metafísica Moderna; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
O conceito de homem que fundamenta a crítica de Heidegger à Freud: Investigações sobre o entendimento do homem enquanto Dasein; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Investigação sobre o conceito de Ciência Natural que norteia Martin Heidegger no enquadramento da Psicanálise freudiana como uma Ciência da Natureza; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Correia; ?Investigação acerca dos fundamentos ontológicos e epistemológicos de conceitos da metapsicologia freudiana, com ênfase no conceito de pulsão?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
; Monitoria da disciplina História da Filosofia Contemporânea I; 2019; Orientação de outra natureza; (Filosofia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Monitoria da Disciplina Psicologia da Educação III; 2008; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Monitoria da Disciplina Psicologia da Educação III; 2008; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Monitoria de Psicologia da Educação; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Monitoria da Disciplina Psicologia da Educação III; 2003; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Monitoria da disciplina Psicologia da Educação III; 2002; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB; Orientador: Caroline Vasconcelos Ribeiro;
Produções bibliográficas
-
SILVA, LARISSA ; Ribeiro, Caroline ; BERTONI, LUCI . -Remember, repeat and elaborate-: the actions recognized by Freud in psychoanalysis in the light of the life and works of Frida Kahlo. CONCILIUM (ENGLISH LANGUAGE EDITION) , v. 24, p. 309-319, 2024.
-
COSTA JÚNIOR, JOSÉ ISAAC ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Memória corporal em uma abordagem fenomenológica: breves considerações. CADERNO PEDAGÓGICO (LAJEADO. ONLINE) , v. 21, p. e6840, 2024.
-
CAIRES, A. L. B. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Freud e a descoberta do inconsciente:sobre uma ferida narcísica da humanidade. Occursus - Revista de Filosofia , v. 9, p. 19-32, 2024.
-
NASCIMENTO NETO, ARLINDO ANTONIO DO ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . CORPO E ESPACIALIDADE NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER: uma análise ontológico-existencial da corporeidade. Revista Húmus , v. 14, p. 19-40, 2024.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . CORPO E ADOECIMENTO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE FREUD E HEIDEGGER. GUAIRACÁ , v. 40, p. 168-185, 2024.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O corpo e a medicina ocidental: um olhar a partir da filosofia de Martin Heidegger. REVISTA FILOSOFIA CAPITAL , v. 18, p. 92-107, 2022.
-
SILVA, L. V. S. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A MEDITAÇÃO HEIDEGGERIANA SOBRE A ORIGEM DA FILOSOFIA: Quando o pensamento se faz memória. Revista Húmus , v. 12, p. 510-534, 2022.
-
RIBEIRO JUNIOR, L. M. ; SILVA, E. G. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Da confissão da memória à memória da confissão: uma análise das relações entre o discurso psicanalítico freudiano e o discurso religioso. Veredas - Revista Interdisciplinar de Humanidades , v. 5, p. 60-81, 2022.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O conceito freudiano de pulsão e o estatuto epistemológico da psicanálise: o olhar de Heidegger e de Ricoeur. VOLUNTAS: ESTUDOS SOBRE SCHOPENHAUER , v. 11, p. 300-327, 2020.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; SALES, D. W. M. . A DISCUSSÃO HEIDEGGERIANA SOBRE O CORPO E AS TRANSEXUALIDADES: UMA POSSÍVEL CONTRIBUIÇÃO. IDEAÇÃO (UEFS) , p. 101-129, 2020.
-
RIBEIRO, C. V. . Para além do inconsciente verbalizável e da memória lacunar: a psicanálise sob o olhar de Loparic. NATUREZA HUMANA (ONLINE) , v. 21, p. 220-257, 2019.
-
RIBEIRO, C. V. ; Santos, E. |S . Loparic, um pensador radical. Natureza Humana , v. 21, p. III-XI, 2019.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito de pulsão na psicanálise freudiana: considerações à luz da filosofia da Martin Heidegger. IDEAÇÃO (UEFS) , v. 1, p. 474-509, 2018.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; DA SILVA, DIOGO CAMPOS ; BOECHAT, TATIANE . [APRESENTAÇÃO] DOSSIÊ: MARTIN HEIDEGGER. IDEAÇÃO (UEFS) , v. 1, p. 1-6, 2018.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . FREUD E A TEORIA DA ELABORAÇÃO DOS SONHOS: INVESTIGAÇÕES À LUZ DA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER E DE PAUL RICOEUR. Revista Ideação , v. 1, p. 181-218, 2018.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; FERREIRA, VITOR DUARTE . A metapsicologia freudiana:. Aprender (Vitória da Conquista) , v. 18, p. 116-141, 2018.
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . Dificuldades na transmissão da psicanálise: dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise. NATUREZA HUMANA (ONLINE) , v. 19, p. 1-6, 2017.
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . Da perícia argumentativa de Freud: dossiê em comemoração aos 100 anos de publicação das Conferências introdutórias à psicanálise. NATUREZA HUMANA (ONLINE) , v. 18, p. 1-7, 2016.
-
RIBEIRO, C. V. . The objectification of human phenomena: observations in the light of Winnicott and Heidegger. Natureza Humana , v. 17, p. 58-73, 2015.
-
RIBEIRO, C. V. . Freud e o Methodenstreit: um debate a partir dos 'Seminários de Zollikon'. Diálogos Possíveis (FSBA) , v. 13, p. 97-123, 2014.
-
RIBEIRO, C. V. . O convite para a suspeita filosófica: notas sobre o ensinamento heideggeriano nos 'Seminários de Zollikon'. Especiaria (UESC) , v. 13, p. 63-83, 2013.
-
DANTAS, R. S. ; RIBEIRO, C. V. . A CIENTIFICIDADE DA PSICANÁLISE FREUDIANA: UM DEBATE À LUZ DA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER. SITIENTIBUS : UNIVERSIDADE DE FEIRA DE SANTANA (SÉRIE CIÊNCIAS FÍSICAS) , v. 46, p. 35-45, 2012.
-
RIBEIRO, C. V. . O fim da metafísica segundo Habermas:ponderações à luz do pensamento heideggeriano. Princípios (UFRN. Impresso) , v. 16, p. 107-134, 2009.
-
RIBEIRO, C. V. . O falso-self prodigioso e a ?Era da técnica?: um diálogo possível entre D. W. Winnicott e Martin Heidegger. Ideação (UEFS) , v. 22, p. 171-205, 2009.
-
RIBEIRO, C. V. . Freud se encaixaria no rol dos operários (Handwerker) das ciências naturais? Considerações heideggerianas acerca da psicanálise freudiana. Aprender (Vitória da Conquista) , v. 10, p. 123-158, 2008.
-
RIBEIRO, C. V. . Elementos não-metafísicos da psicanálise winnicottiana. Aprender (Vitória da Conquista) , v. 11, p. 45-73, 2008.
-
RIBEIRO, C. V. ; Santos, E. |S . Apresentação do dossiê 'Winnicott e a Educação'. Aprender (Vitória da Conquista) , v. 11, p. 7-13, 2008.
-
RIBEIRO, C. V. . Heidegger e Winnicott: Pensadores da Origem (Anfang). Winnicott e-prints , v. 2, p. 1-25, 2007.
-
RIBEIRO, C. V. . A crítica de Heidegger a Freud: quando o acesso mais originário à realidade não requisita representração. Natureza Humana (Cessou em 2008. Cont. ISSN 2175-2833 Natureza Humana (Online)) , v. 8, p. p 41-p. 59, 2006.
-
RIBEIRO, C. V. . A realidade como questão em Heidegger e Winnicott. Natureza Humana , SAO PAULO, v. 07, p. 95-128, 2005.
-
RIBEIRO, C. V. . Para dar voz ao que rasura: contribuições heideggerianas e psicanalíticas para o entendimento do fracasso escolar. Ágere (UFBA) , Salvador Ba, v. 07, p. 01-09, 2004.
-
RIBEIRO, C. V. . Concepção de verdade e fracasso escolar: um diálogo possível entre a filosofia de Martin Heidegger e a Educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação , site da unb, v. 01, n.03, p. 1-22, 2004.
-
RIBEIRO, C. V. . Heidegger e o Legado Pré-socrático: o passado como "algo" que guarda e aguarda um sentido.. Politéia (Vitória da Conquista) , Vitória da Conquista, v. 3, p. 187-207, 2004.
-
RIBEIRO, C. V. . Um Breve Olhar Heideggeriano acerca de algumas Bases Epistemológicas da Psicologia da Educação. Aprender (Vitória da Conquista) , Vitória da Conquista Ba, v. 01, p. 33-40, 2003.
-
RIBEIRO, C. V. ; SANTOS, E. S. (Org.) . Winnicott e a Filosofia. 1. ed. São Paulo: DWW editorial, 2021. v. 1. 358p .
-
RIBEIRO, C. V. . (org) Ontologia e Psicanálise: diálogos possíveis. 1. ed. São Paulo: Dwweditorial, 2018. v. 1. 182p .
-
Loparic, Z (Org.) ; RIBEIRO, C. V. (Org.) . Winnicott and the Future of Psychoanalysis. 1. ed. São Paulo: Dwweditorial, 2017. v. 1. 242p .
-
Aires, S. (Org.) ; RIBEIRO, C. V. (Org.) . 'Ensaios de Filosofia e Psicanálise'. 1. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2008. v. 1. 272p .
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; COSTA JUNIOR, J. I. . O corpo como lugar de memórias: considerações sobre obras de Frida Kahlo a partir de Heidegger e Freud. In: Eduardo Ribeiro da Fonseca; Maria Fernanda Fernandes.. (Org.). Pluralismo em filosofia e psicanálise. Coleção ANPOF XIX Encontro. 1ed.Toledo: Instituto Quero Saber, 2024, v. 1, p. 15-39.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Freud seria um arauto do modelo científico-natural? Considerações heideggerianas. In: Vitor Orquiza de Carvalho; Marcelo Galletti Ferretti. (Org.). A cientificidade da Psicanálise: novos velhos horizontes. 1ed.São Paulo: Blucher, 2023, v. 1, p. 151-166.
-
MARINHO, M. I. T. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A MEMÓRIA EXERCITADA: UMA LEITURA A PARTIR DE RICOEUR. In: Alexandre de Jesus santos; Jasson da Silva Martins. (Org.). Ética, educação e memória: diálogos filosóficos. 1ed.São Paulo: Dialética editora, 2022, v. 1, p. 121-137.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; Santos, E. |S . A psicanálise de Winnicott enquanto clareira (Lichtung) para o filosofar. In: Caroline Ribeiro; Eder Santos (org). (Org.). Winnicott e a Filosofia. 1ed.São Paulo: DWW editorial, 2021, v. 1, p. 7-18.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A desconstrução do sentido unívoco de realidade: afinidades possíveis entre Heidegger e Winnicott. In: Caroline Ribeiro; Eder Santos (org). (Org.). Winnicott e a Filosofia. 1ed.São Paulo: DWW editorial, 2021, v. 1, p. 177-220.
-
RIBEIRO, C. V. . O corpo à luz da ontologia heideggeriana e da psicanálise winnicottiana. In: Ribeiro, C. V.. (Org.). Ontologia e Psicanálise: diálogos possíveis. 1ed.São Paulo: Dwweditorial, 2018, v. 1, p. 90-107.
-
RIBEIRO, C. V. . The objectification of human phenomena: observations in light of Winnicott and Heidegger. In: Loparic, Z; Ribeiro, C.V. (Org.). Winnicott and the Future of Psychoanalysis. 1ed.São Paulo: Dwweditorial, 2017, v. 1, p. 73-86.
-
RIBEIRO, C. V. . DA DIMENSÃO ONTOLÓGICA DA PSICANÁLISE: CONSIDERAÇÕES À LUZ DE KUHN E HEIDEGGER. In: Francisco Bocca; Eduardo Fonseca; Rogério Miranda; Zeljko Loparic. (Org.). Pluralismo na psicanálise. 1ed.Curitiba: PUCPress, 2016, v. 1, p. 181-231.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Introduction. In: Loparic, Z.; Ribeiro, C. (Org.). Winnicott and the future of psychoanalysis. 1ed.São Paulo: Dww editrorial, 2015, v. 1, p. 7-15.
-
RIBEIRO, C. V. . 'Da apropriação filosófica da psicanálise: escritos para co-memorar com Loparic'. In: Elsa Oliveira Dias. (Org.). Relendo a Psicanálise com Loparic. ISBN 9788562487118. 1ªed.São Paulo: DWW editorial, 2012, v. 1, p. 21-42.
-
RIBEIRO, C. V. . 'Heidegger e Winnicott: pensadores da origem (Anfang)'.. In: Loparic, Z; Dias, E. (Org.). Winnicott na Escola de São Paulo. ISBN9788562487033. 1ªed.São Paulo: DWWEditorial, 2011, v. 1, p. 155-190.
-
RIBEIRO, C. V. . A Crítica de Heidegger à concepção freudiana de "História de vida": do começo à origem. In: Ribeiro, C. V; Aires, S.. (Org.). Ensaios de Filosofia e Psicanálise. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2008, v. 1, p. 81-106.
-
RIBEIRO, C. V. . A ontologia fundamental de Heidegger e a crítica à metapsicologia freudiana: o homem enquanto Dasein. In: Loparic, Z; Walton, R.. (Org.). Phenomenology 2005: selected essays from Latin America. 1ed.USA: Zeta Books, 2007, v. 02, p. 481-510.
-
RIBEIRO, C. V. ; Carvalho-Freitas, M. N, ; Carvalho,J. D. ; Silva, L. B. R. . Grupo Operativo: caminhando além dos processos de elaboração coletiva dos conflitos institucionais. In: Elizabeth de Melo Bonfim. (Org.). Horizontes Psicossociais. 1ed.Belo Horizonte: Abrapso, 1997, v. 01, p. 181-186.
-
RIBEIRO, C. V. ; ROSA, C. D. . Para entender as teorias de Winnicott não basta ir ao cinema. Folha de São Paulo, São Paulo, 03 jun. 2016.
-
SILVA, N. D. ; RIBEIRO, C. V. . A QUESTÃO DO CORPO NA PSICANÁLISE DE WINNICOTT: UM DIÁLOGO COM A FILOSOFIA DE HEIDEGGER. In: X Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2022, Vitória da Conquista. ANAIS da X SEFIL: FILOSOFIA & CIÊNCIAS: rupturas e aproximações. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 91-96.
-
SANTOS, R. V. ; RIBEIRO, C. V. . A MEMÓRIA PRIMITIVA DO DESCUIDO AMBIENTAL E UM INCONSCIENTE NÃO-ACONTECIDO: A PERSPECTIVA FILOSÓFICA DE ZELJKO LOPARIC EM DIÁLOGO COM A PSICANÁLISE WINNICOTTIANA. In: X Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2022, VITÓRIA DA CONQUISTA. ANAIS da X SEFIL: FILOSOFIA & CIÊNCIAS: rupturas e aproximações. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 97-102.
-
RIBEIRO, C. V. . A dívida metafísica da matapsicologia freudinana: breves considerações acerca da crítica de Martin Heidegger a Freud. In: Forum Krisis, 2006, Rio de Janeiro. Forum Krisis - Atas do II Fórum de Filosodia Contemporânea. Rio de Janeiro, 2005. v. 1. p. 1-14.
-
RIBEIRO, C. V. . Da Impossibilidade de se pensar genuinamente o existir humano desde a metapsicologia freudiana.. In: III Encontro Interinstitucional de Filosofia, 2005, Recife. Anais III Encontro Interinstitucional de Filosofia. Olinda: Editora Livro Rápido, 2005. v. 1. p. 71-82.
-
RIBEIRO, C. V. . Concepção de verdade e fracasso escolar: um diálogo possível entre a filosofia de Martin Heidegger e a Educação. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação, 2004, Rio de Janeiro. Políticas do Ensino de Filosofia: Anais do II Encontro Internacional de Filosofia e Educação. Rio de Janeiro: Eduerj, 2004. v. 01.
-
RIBEIRO, C. V. . "Um olhar psicopedagógico sobre o fracasso escolar". In: I Mostra de Pesquisa e Extensão da UESB, 2004, Itapetinga. Educar, Integrar, transformar: Anais da I mostra de Pesquisa e Extensão da UESB. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2004. v. 1.
-
RIBEIRO, C. V. . "O pensamento inaugural de "Ser e Tempo": o limite da experiência e a experiência de limite.. In: III Semana de Filosofia Contemporânea, 2001, Ilhéus. Anais da III Semana de Filosofia Contemporânea. Ilhéus: Editus, 2001. p. 21-48.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; SILVA, E. G. . UMA QUESTÃO DE MÉTODO: DIFERENTES PERSPECTIVAS PRO ESTUDO DA RELIGIÃO E DOS DEMAIS FENÔMENOS HUMANOS. In: V SEMANA CIENTÍFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO, 2024, Garanhuns. ANAIS DA V SEMANA CIENTÍFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO. Garanhuns: Ed. Universidade de Pernanbuco, 2024. v. 1. p. 5227-5231.
-
DIAS, A. M. S. ; BERTONI, L. M. ; RIBEIRO, C. V. . RECORDAR, REPETIR E ELABORAR: UMA ANÁLISE DA MEMÓRIA EM FREUD A PARTIR DAS MULHERES DE ALCOÓLICOS ANONIMOS. In: V SEMANA CIENTÍFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO, 2024, Garanhuns. ANAIS DA SEMANA CIENTÍFICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO. Garanhuns: Ed. Universidade de Pernanbuco. v. 5. p. 5023-5027.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Corpo e adoecimento: considerações a partir de Freud e Heidegger. In: XII CONIFIL ? Congresso Internacional de Filosofia ? da UNICENTRO; I EIPsi ? Encontro Internacional de Psicanálise ? da SBDp-ID: Filosofia, Literatura e Psicanálise ? Interfaces, 2023, Guarapuava. Anais do XII CONIFIL ? Congresso Internacional de Filosofia ? da UNICENTRO. Guarapuava: Edições Unicentro, 2023. v. 1. p. 1-7.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A COMPREENSÃO EXISTENCIAL DE CORPO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HEIDEGGER. In: V EFIBA, 2023, Ilhéus. Anais do V EFIBA. Interfaces Contemporâneas da Filosofia.. Ilhéus: Edições UESC, 2023. v. 1. p. 175-176.
-
SILVA, M. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . UMA POSSÍVEL ANÁLISE HEIDEGGERIANA DA TELA ?SEM ESPERANÇA? DE FRIDA KAHLO. In: V EFIBA, 2023, Ilhéus. Anais do V EFIBA. Interfaces Contemporâneas da Filosofia.. Ilhéus: Edições UESC, 2023. v. 1. p. 177-178.
-
MATOS, N. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A PSICANÁLISE DE WINNICOTT OBJETIFICA O SER HUMANO? UM OLHAR A PARTIR DAS DISCUSSÕES DE HEIDEGGER NOS SEMINÁRIOS DE ZOLLIKON. In: V EFIBA, 2023, Ilhéus. Anais do V EFIBA. Interfaces Contemporâneas da Filosofia.. Ilhéus: Edições UESC, 2023. v. 1. p. 179-180.
-
SILVA, N. D. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A DICOTOMIA CORPO-MENTE NA FILOSOFIA CARTESIANA E A PARECERIA PSIQUE-SOMA NA PSICANÁLISE WINNICOTTIANA. In: V EFIBA, 2023, Ilhéus. Anais do V EFIBA. Interfaces Contemporâneas da Filosofia.. Ilhéus: Edições UESC, 2023. v. 1. p. 181-182.
-
GUIMARAES, A. V. V. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . VINCENT VAN GOGH À LUZ DE WINNICOTT E NIETZSCHE: A ARTE COMO CUIDADO E AFIRMAÇÃO DO EXISTIR. In: V EFIBA, 2023, Ilhéus. Anais do V EFIBA. Interfaces Contemporâneas da Filosofia.. Ilhéus: Edições UESC, 2023. v. 1. p. 185-186.
-
SILVA, L. V. S. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O escape do (re/o)primido: uma discussão sobre a memória a partir do documentário Moscou e da psicanálise de Freud. In: XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr, 2022, Vitória da Conquista. Anais do XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 14. p. 2145-2149.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; ARANTES, E. R. M. ; SANTOS, R. V. . A ARTE DE FRANCIS BACON E AS ?MEMÓRIAS? DE SCHREBER: UMA LEITURA A PARTIR DA PSICANÁLISE DE WINNICOTT. In: XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr, 2022, Vitória da Conquista. Anais do XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 14. p. 75-80.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; NASCIMENTO NETO, A. A. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . MEMÓRIA, CORPO E ENFERMIDADE: UM DIÁLOGO ENTRE A FILOSOFIA DE HEIDEGGER E A ARTE DE FRIDA KAHLO. In: XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr, 2022, VITÓRIA DA CONQUISTA. Anais do XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr. VITORIA DA CONQUISTA: Edições UESB, 2022. v. 14. p. 1809-1813.
-
PIRES, C. G. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . NASCIMENTO, AMADURECIMENTO E MEMÓRIA EM VERMELHO AMARGO: UM DIÁLOGO COM A PSICANÁLISE DE WINNICOTT. In: XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr, 2022, VITORIA DA CONQUISTA. Anais do XIV Colóquio Nacional e VII Colóquio Intern. do Museu Pedagógico e II Seminário Nac. e II Int. do Histedbr. VITORIA DA CONQUISTA: Edições UESB, 2022. v. 14. p. 1978-1983.
-
SILVA, L. V. S. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Memória, esquecimento e passado: uma análise a partir da psicanálise de Freud e da filosofia de Heidegger. In: Sétimo Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação do IF São Paulo, 2022, São Paulo. Anais do Sétimo Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação do INstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo. São Paulo: Editora IF São Paulo. v. 1. p. 496-500.
-
OLIVEIRA, B. S. S. ; RIBEIRO, C. V. ; VILASBOAS, K. J. L. . O PROBLEMA DA REALIDADE NA FILOSOFIA DE HEIDEGGER E NA PSICANÁLISE DE WINNICOTT. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2019, Feira de Santana. Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana: Edições UEFS, 2019. v. 23. p. 33-36.
-
SANTOS, T. A. L. ; RIBEIRO, C. V. ; VILASBOAS, K. J. L. . A CONCEPÇÃO HEIDEGGERIANA DE CIÊNCIA NATURAL E A IDENTIDADE EPISTEMOLÓGICA DA PSICANÁLISE DE FREUD. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2019, Feira de Santana. Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana: Edições UEFS, 2019. v. 23. p. 181-184.
-
ITO, M. M. S. ; RIBEIRO, C. V. ; VILASBOAS, K. J. L. . O conceito de ambiente na psicanálise de Winnicott e o conceito heideggeriano de mundo circundante: proximidades possíveis. In: XXIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2019, Feira de Santana. Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana: Edições UEFS, 2019. v. 23. p. 189-192.
-
BARBOSA, J. O. ; RIBEIRO, C. V. . A PSICANÁLISE DE FREUD E DE WINNICOTT: UMA ANÁLISE À LUZ DA FILOSOFIA HEIDEGGERIANA. In: XXII Seminário de Iniciação Científica, 2018, Feira de Santana. Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2018. v. 1. p. 3039-3043.
-
PINHEIRO, P. C. S. ; RIBEIRO, C. V. . O CONCEITO DE ANGÚSTIA EM FREUD E WINNICOTT: CONSIDERAÇÕES HEIDEGGERIANAS. In: XXII Seminário de Iniciação Científica, 2018, Feira de Santana. Anais do XXII Seminário de Iniciação Científica. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2018. v. 1. p. 4010-4014.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . A relação entre metapsicologia e ciência natural: um debate à luz de Heidegger.. In: XX SEMIC (Seminário de Educação Científica', 2016, Feira de Santana. XX Seminário de Iniciação Científica. Feira de Santana: Ed. UEFS, 2016. v. 1. p. 2604-2607.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . FREUD E A TEORIA DA INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER E DE PAUL RICOEUR. In: XX SEMIC da UEFS, 2016, Feira de Santana. XX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana: Ed. UEFS, 2016. v. 1. p. 2598-2602.
-
LEAL, P. B. ; RIBEIRO, C. V. . PSICANÁLISE FREUDIANA E HERMENÊUTICA: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DE MARTIN HEIDEGGER E DE PAUL RICOEUR. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2015, Feira de Santana. Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2015. v. 1. p. 6844-6847.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . O CONCEITO FREUDIANO DE PULSÃO: UMA ANÁLISE HEIDEGGERIANA. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2015, Feira de Santana. Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2015. v. 1. p. 6846-6849.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . FREUD E A QUERELA DOS MÉTODOS: UMA INVESTIGAÇÃO À LUZ DA FILOSOFIA DE MARTIN HEIDEGGER. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS, 2015, Feira de Santana. Anais do XIX Seminário de Iniciação Científica da UEFS. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2015. v. 1. p. 6840-6844.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito freudiano de inconsciente: investigações à luz da filosofia de Martin Heidegger. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVII SEMIC, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . Análise do conceito freudiano de aparelho psíquico, a partir da filosofia de Martin Heidegger. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVII SEMIC, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
BORGES, L. B. R. ; RIBEIRO, C. V. . Análise heideggeriana da função ontológica do conceito freudiano de pulsão (Trieb) e a relação desse conceito com a Metafísica Moderna. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVII SEMIC, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
DANTAS, R. S. ; RIBEIRO, C. V. . A psicanálise freudiana como uma Ciência da Natureza: investigação sobre a posição de Heidegger e de Binswanger em relação à ciência de Freud. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVII SEMIC, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
FERREIRA, V. D. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito de homem que fundamenta a crítica de Heidegger à Freud: Investigações sobre o entendimento do homem enquanto Dasein. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVII SEMIC, 2013, Feira de Santana. Anais do XVII SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
DANTAS, R. S. ; RIBEIRO, C. V. . A cientificidade da psicanálise freudiana segundo a filosofia de Martin Heidegger'. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVI SEMIC, 2012, Feira de Santana. Anais do XVI SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2012. v. 1. p. 1849-1852.
-
FERREIRA, V. D. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito de homem que fundamenta a crítica de Heidegger à Freud: Investigações sobre o entendimento do homem enquanto Dasein. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XVI SEMIC, 2012, Feira de Santana. Anais do XVI SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2012. v. 1. p. 1926-1929.
-
CORREIA, A. L. ; RIBEIRO, C. V. . 'A crítica de Martin Heidegger à metapsicologia freudiana, em especial ao conceito de pulsão'. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XV SEMIC, 2011, Feira de Santana. Anais do XV SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2011. v. 1. p. 1330-1332.
-
DANTAS, R. S. ; RIBEIRO, C. V. . A cientificidade da psicanálise freudiana: uma problematização à luz da filosofia de Martin Heidegger'. In: Seminário de Iniciação Científica da UEFS XV SEMIC, 2011, Feira de Santana. Anais do XV SEMIC. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2011. v. 1. p. 1500-1502.
-
SILVA, M. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . ANÁLISE DA OBRA ?A COLUNA PARTIDA? DE FRIDA KAHLO A PARTIR DA FENOMENOLOGIA HEIDEGGERIANA. In: XI Semana Acadêmica de Filosofia da UESB: Filosofia e Diversidade: Conhecimentos e perspectivas na Filosofia e na Educação, 2024, Vitória da Conquista. ANAIS da XI SEFIL: Filosofia e Diversidade: Conhecimentos e perspectivas na Filosofia e na Educação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2024. v. 1. p. 22-22.
-
GUIMARAES, A. V. V. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . PADECIMENTO EMOCIONAL E ARTE: UM EXAME DA VIDA VINCENT VAN GOGH À LUZ DE WINNICOTT E NIETZSCHE. In: XI Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2024, Vitória da Conquista. ANAIS da XI SEFIL: Filosofia e diversidades: conhecimentos e perspectivas na Filosofia e na Educação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2023. v. 1. p. 87-88.
-
MATOS, N. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . PADECIMENTO EXISTENCIAL NA OBRA ?MEMÓRIA, O CORAÇÃO?DE FRIDA KAHLO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA FILOSOFIA DE HEIDEGGER. In: XI Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2024, Vitória da Conquista. ANAIS da XI SEFIL: Filosofia e Diversidade: Conhecimentos e perspectivas na Filosofia e na Educação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2024. v. 1. p. 89-89.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; SILVA, E. G. . UMA QUESTÃO DE MÉTODO: DIFERENTES PERSPECTIVAS PRO ESTUDO DA RELIGIÃO E DOS DEMAIS FENÔMENOS HUMANO. In: XI Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2024, Vitória da Conquista. ANAIS da XI SEFIL: Filosofia e Diversidade: Conhecimentos e perspectivas na Filosofia e na Educação. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2023. v. 1. p. 108-109.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A REVOLUÇÃO WINNICOTTIANA E AS MEMÓRIAS DE SCHREBER: EM BUSCA DE UM OLHAR ?ALÉM? DE FREUD. In: XXVII Colóquio Winnicott Internacional: Interpretações da Revolução Winnicottiana, 2023, São Paulo. Caderno de Resumos do XXVII Colóquio Winnicott Internacional: Interpretações da Revolução Winnicottiana. São Paulo: Dww editrorial, 2023. v. 1. p. 8-8.
-
NASCIMENTO NETO, A. A. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Heidegger e a diferença abismal entre o corpo humano e o organismo. In: IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2022, Amargosa. Anais do IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Amargosa: Editora da UFRB, 2022. v. 1. p. 48-49.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Memória corporal e o existir humano: considerações a partir da filosofia heideggeriana. In: IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2022, Amargosa. Anais do IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Amargosa: Editora da UFRB, 2022. v. 1. p. 78-78.
-
SILVA, M. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Padecimento e arte: uma análise de obras de Frida Kahlo a partir da abordagem heideggeriana sobre o corpo. In: IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2022, Amargosa. Anais do IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Amargosa: Editora da UFRB, 2022. v. 1. p. 98-99.
-
MATOS, N. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Memória e amadurecimento humano em Winnicott: quando a psicanálise nos remete a questões de natureza filosófica. In: IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2022, Amargosa. Anais do IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Amargosa: Editora da UFRB, 2022. v. 1. p. 103-103.
-
SILVA, N. D. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O corpo na filosofia heideggeriana e na psicanálise de Winnicott: afinidades e diferenças. In: IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2022, Amargosa. Anais do IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Amargosa: Editora da UFRB, 2022. v. 1. p. 105-105.
-
SANTOS, R. V. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O Animal Humano e a Memória Primitiva do Cuidado: um diálogo entre a Filosofia de Zeljko Loparic e a Psicanálise de Winnicott. In: IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2022, Amargosa. Anais do IV Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Amargosa: Editora da UFRB, 2022. v. 1. p. 114-115.
-
MATOS, N. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O ACESSO À REALIDADE NA VISÃO WINNICOTTIANA DO AMADURECIMENTO HUMANO: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA. In: X Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2022, VITÓRIA DA CONQUISTA. X Semana Acadêmica de Filosofia da UESB: Caderno de Resumos. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2022. v. 1. p. 31-31.
-
RIBEIRO, C. V. ; ARANTES, E. R. M. . O desenvolvimento humano sob o prisma de Winnicott: notas sobre o corpo. In: I CONPSI CONGRESSO ON LINE DE PSICOLOGIA, 2021, ON line. Anais do I Congresso On line de Psicologia (I CONPSI ). on line: Editora CONOPSI, 2021. v. 1. p. 1.
-
NASCIMENTO NETO, A. A. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A DISCUSSÃO DO CORPO PARAALÉM DA DIMENSÃO ORGÂNICA EM HEIDEGGER. In: IX Semana Acadêmica de Filosofia, 2021, VITORIA DA CONQUISTA. Anais da IX Semana Acadêmica de Filosofia. Filosofia e a Condição Humana: desafios contemporâneos. VITORIA DA CONQUISTA: Edições UESB, 2021. v. 1. p. 5-6.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O ADOECER HUMANO A PARTIR DO PENSAMENTO DE HEIDEGGER. In: IX Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2021, VITÓRIA DA CONQUISTA. Anais da IX Semana Acadêmica de Filosofia. Filosofia e a Condição Humana: desafios contemporâneos, 2021. v. 1. p. 22-24.
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O COGITO CARTESIANO COMO FUNDAMENTO DA VERDADE ENQUANTO CERTEZA: APONTAMENTOS HEIDEGGERIANOS. In: IX Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2021, Vitória da Conquista. Anais da IX Semana Acadêmica de Filosofia. Filosofia e a Condição Humana: desafios contemporâneos. VITORIA DA CONQUISTA: Edições UESB, 2021. v. 1. p. 24-26.
-
SILVA, L. V. S. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . APONTAMENTOS SOBRE ESQUECIMENTO E MEMÓRIAA PARTIR DA VISÃO HEIDEGGERIANA DE ALÉTHEIA. In: IX Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2021, VITORIA DA CONQUISTA. Anais da IX Semana Acadêmica de Filosofia. Filosofia e a Condição Humana: desafios contemporâneos. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021. v. 1. p. 30-32.
-
SANTOS, R. V. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A VISÃO CARTESIANA DE CORPO COMO RES EXTENSA E A MEDICINA OCIDENTAL. In: IX Semana Acadêmica de Filosofia da UESB, 2021, VITORIA DA CONQUISTA. Anais da IX Semana Acadêmica de Filosofia. Filosofia e a Condição Humana: desafios contemporâneos. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2021. v. 1. p. 43-44.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . O bebê que não existe: Winnicott leitor de Freud. In: IX Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise, 2021, Curitiba/ YOUTUBE. IX Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise: Caderno de Resumos. São Paulo: Editora Córrego, 2021. v. 1. p. 19-20.
-
SILVA, L. V. S. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A máquina de sonhar como uma máquina de memória: considerações a partir de Heidegger e de Monzani. In: IX Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise, 2021, Curitiba/YOUTUBE. IX Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise: caderno de resumos. VITORIA DA CONQUISTA: Editora Córrego, 2021. v. 1. p. 68-68.
-
RIBEIRO, C. V. . O corpo à luz da ontologia heideggeriana e da psicanálise winnicottiana: afinidades e distanciamentos. In: Colóquio Ontologia e Psicanálise, 2017, Campinas. Colóquio Ontologia e Psicanálise: caderno de resumos, 2017. v. 1. p. 11-12.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito freudiano de inconsciente: um olhar à luz da ontologia de Martin Heidegger. In: Colóquio Ontologia e Psicanálise, 2017, Campinas. Colóquio Ontologia e Psicanálise: caderno de resumos. São Paulo: DWW-Editorial, 2017. v. 1. p. 37-38.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . Heidegger e a metapsicologia de Freud: uma discussão ontológica. In: Colóquio Ontologia e Psicanálise, 2017, Campinas. Colóquio Ontologia e Psicanálise: caderno de resumos. São Paulo: DWWEditorial, 2017. v. 1. p. 45-46.
-
RIBEIRO, C. V. . A ?parte metafísica de um paradigma?: considerações sobre a psicanálise à luz de Kuhn e Heidegger. In: I Colóquio Thomas Kuhn: Kuhn e as ciências humanas (UNICAMP), 2016, Campinas. Caderno de Resumos: I Colóquio Thomas Kuhn:. São Paulo: DWWeditorial, 2016. v. 1. p. 18-18.
-
SOUZA, M. A. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito winnicottiano de 'preocupação materna primária' e a depressão pós-parto: breves considerações. In: II Colóquio Winnicott da UEFS, 2016, Feira de Santana. Caderno de Resumos do II Colóquio Winnicott da UEFS. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2016. v. 1. p. 15-16.
-
ARAUJO, S. K. ; RIBEIRO, C. V. . Ações profiláticas e autismo: considerações à luz da teoria do amadurecimento. In: II Colóquio Winnicott da UEFS, 2016, Feira de Santana. Caderno de Resumos do II Colóquio Winnicott da UEFS. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2016. v. 1. p. 16-16.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . A teoria freudiana da elaboração onírica: uma análise à luz da filosofia de Martin Heidegger e Paul Ricoeur. In: Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia, 2016, Feira de Santana. Caderno de Resumos do Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2016. v. 1. p. 5-5.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . Metapsicologia e ciências naturais: breves considerações a partir da filosofia de Heidegger. In: Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia, 2016, Feira de Santana. Caderno de Resumos do Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia, 2016. v. 1. p. 6-6.
-
SANTOS, T. A. ; RIBEIRO, C. V. . A metapsicologia como superestrutura da Psicanálise: uma discussão à luz da filosofia de Heidegger. In: Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia, 2016, Feira de Santana. Caderno de Resumos do Encontro de Filosofia da Psicanálise e da Psicologia. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2016. v. 1. p. 24-24.
-
RIBEIRO, C. V. . A objetificação dos fenômenos humanos: um olhar à luz de Winnicott e Heidegger. In: XX Colóquio Winnicott Internacional e 1st IWA Congress, 2015, São Paulo. Winnicott e o Futuro da Psicanálise Caderno de Resumos, 2015. v. 1. p. 15-16.
-
RIBEIRO, C. V. . A EDUCAÇÃO NA ?ERA DA TÉCNICA?: UM OLHAR FILOSÓFICO SOBRE A MEDICALIZAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR.. In: XII Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, 2015, são paulo. caderno de resumos do XII CONPE e 37th ISPA Conference. São Paiulo: Maquenzie, 2015. v. 1. p. 1008-1008.
-
RIBEIRO, C. V. . O processo de objetificação do real e o imperativo da medicalização: um diálogo entre Heidegger e as ciências dos fenômenos psíquicos. In: II SEMANA DE FILOSOFIA DA UEFS, 2015, Feira de Santana. Caderno de resumos da II Semana de Filosofia da UEFS, 2015. v. 1. p. 38-38.
-
ALMEIDA, F. J. ; RIBEIRO, C. V. . O conceito de inconsciente e a explicabilidade do psiquismo: considerações à luz de Heidegger. In: I Colóquio Heidegger da UEFS, 2014, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Colóquio Heidegger da UEFS. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2014. v. 1. p. 20-20.
-
BARBOSA, J. J. ; RIBEIRO, C. V. . 'A teoria especulativa do aparelho psíquico: uma leitura à luz da filosofia de Martin Heidegger'. In: I Colóquio Heidegger da UEFS, 2014, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Colóquio Heidegger da UEFS. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2014. v. 1. p. 24-24.
-
BORGES, L. B. R. ; RIBEIRO, C. V. . 'o processo de objetificação do real e a psicanálise freudiana: considerações heideggerianas'. In: I Colóquio Heidegger da UEFS, 2014, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Colóquio Heidegger da UEFS. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2014. v. 1. p. 30-30.
-
FERREIRA, V. D. ; RIBEIRO, C. V. . Da presença de uma herança neokantiana na metapsicologia de Freud: um olhar heideggeriano. In: I Colóquio Heidegger da UEFS, 2014, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Colóquio Heidegger da UEFS. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2014. v. 1. p. 42-42.
-
LOEWENSTEIN, B. ; RIBEIRO, C. V. . 'Heidegger e a essência da técnica'. In: I Colóquio Heidegger da UEFS, 2014, Feira de Santana. Caderno de Resumos do I Colóquio Heidegger da UEFS. Feira de Santana: Editora da UEFS, 2014. v. 1. p. 13-13.
-
RIBEIRO, C. V. . A identidade epistêmica da psicanálise freudiana: reflexões a partir da filosofia de Martin Heidegger. In: I Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA), 2014, Feira de Santana. Anais do I Encontro de Filosofia da Bahia (EFIBA). Feira de Santana: Editora da UEFS, 2014. v. 1. p. 148-149.
-
RIBEIRO, C. V. . Pulsão, ciência natural e hermenêutica: um confronto entre Heidegger e Paul Ricoeur. In: I Semana de Filosofia da UEFS, 2013, Feira de Santana. I Semana de Filosofia da UEFS - Caderno de Resumos. Feira de Santana: Ed.UEFS, 2013. p. 28-28.
-
RIBEIRO, C. V. . O inconsciente na perspectiva winnicottiana: considerações a partir da filosofia de Martin Heidegger. In: V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2013, São Paulo. Programação e Caderno de Resumos - V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. São Paulo: Edunifesp, 2013. v. 1. p. 33-33.
-
RIBEIRO, C. V. . Heidegger e a psicanálise freudiana: notas sobre uma desconstrução. In: V Jornada Heidegger, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da V Jornada Heidegger. Caicó: Editora da UERN, 2013. v. 5. p. 13-13.
-
RIBEIRO, C. V. . A crítica de Heidegger à linguagem objetificante de Freud. In: III Encontro de São Lázaro -UFBA, 2012, Salvador. III Encontro de São Lázaro: Livro de Resumos e Programação. Salvador: Quarteto editora, 2012. v. 1. p. 138-139.
-
RIBEIRO, C. V. . Teoria das pulsões, mitologia e ciência natural: notas acerca do olhar heideggeriano sobre a psicanálise de Freud. In: XV Encontro Nacional ANPOF, 2012, Curitiba. XV Encontro Nacional ANPOF ? Caderno de resumos. São Paulo: Ed ANPOF, 2012. v. 1. p. 128-129.
-
RIBEIRO, C. V. . A concepção winnicottiana de psicossoma: considerações filosóficas. In: I Colóquio Internacional Winnicottiano e IV Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro, 2011, Uberaba. Anais do I Colóquio Internacional Winnicottiano e IV Colóquio Winnicott do Triângulo Mineiro. Uberaba: Editora da UFTM, 2011. v. 1. p. 13-13.
-
RIBEIRO, C. V. . Heidegger e a desconstrução da ciência freudiana: considerações a partir do conceito de pulsão (Trieb). In: III Congresso Luso-brasileiro de Fenomenologia e IV Congresso Internacional da AFFEN, 2011, Évora. Fenomenologia e Ciência: Livro de Resumos, 2011. v. 1. p. 50-50.
-
RIBEIRO, C. V. . A herança metafísica do conceito freudiano de pulsão (Trieb): considerações à luz de Heidegger. In: IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2011, Salvador. IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise: Livro de Resumos. Feira de Santana: Editora UEFS, 2011. v. 1. p. 62-64.
-
RIBEIRO, C. V. . " A ciência freudiana e a tutela da metafísica moderna: considerações à luz de Heidegger". In: Encontro de São Lázaro. I Encontro dos Programas de Pós-graduação, 2010, Salvador. Encontro de São Lázaro. Salvador: Quarteto editora, 2010. v. 1. p. 112.
-
RIBEIRO, C. V. . "O falso si-mesmo e a 'Era da Técnica': diálogos possíveis entre Winnicott e Martin Heidegger.. In: XV Colóquio Winnicott Internacional, 2010, São Paulo. Cadernos de Resumos do XV Colóquio Winnicott Internacional: O verdadeiro e o falso si-mesmo. São Paulo: DWW Editorial, 2010. v. 1. p. 13-14.
-
RIBEIRO, C. V. . O olhar de Heidegger e de Ricouer sobre o conceito de Pulsão: distintas concepções de hermenêutica". In: XIV Encontro Nacional ANPOF, 2010, Aguas de Lindóia. XIV Encontro Nacional ANPOF - Livro de Atas. Rio de Janeiro: Imos Editora, 2010. v. 01. p. 94-94.
-
RIBEIRO, C. V. ; CORREIA, A. L. . Freud e as ciências naturais: considerações a partir da Filosofia de Martin Heidegger. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, 2010, Ouro Preto. IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise - Caderno de Resumos. Ouro Preto: Edufop, 2010. v. 1. p. 15-15.
-
RIBEIRO, C. V. . O modo winnicottiano de tratar os fenômenos psíquicos: considerações heideggerianas. In: XIV Colóquio Internacional Winnicott: o psíquico, o mental e o simbólico em Winnicott, 2009, São Paulo. Programa e Caderno de Resumos do XIV Colóquio Winnicott Internacional. São Paulo: DWW Editorial, 2009. v. 1. p. 11.
-
RIBEIRO, C. V. . O conceito freudiano de Pulsão (Trieb): considerações à luz de Heidegger. In: III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos do III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise e VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea. Curitiba: Champagnat, 2009. v. 1. p. 46.
-
RIBEIRO, C. V. . "Um olhar sobre o bebê não tributário da dicotomia sujeito-objeto". In: XIII Colóquio Winnicott, 2008, São Paulo. XIII Colóquio Winnicott: Os casos clínicos de Winnicott. São Paulo, 2008. v. 1. p. 19-19.
-
RIBEIRO, C. V. . A crítica heideggeriana à noção psicanalítica de "história de vida". In: I Encontro do programa de pós-graduação em filosofia da UFBA, 2007, Salvador. I Encontro do programa de pós-graduação em filosofia da UFBA - programa e resumos. salvador: edufba, 2007. v. 1. p. 32-32.
-
RIBEIRO, C. V. . " Heidegger e Winnicott: pensadores da origem ( Anfang)". In: XII Colóquio Winnicott, 2007, São Paulo. XII Colóquio Winnicott: Winnicott na história da psicanálise. Sao Paulo: Edpuc-SP, 2007. v. 1. p. 22-23.
-
RIBEIRO, C. V. . Winnicott enquanto pensador da origem (Anfang): possíveis considerações heideggerianas. In: II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2007, São Carlos. Anais do II Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. São Carlos, 2007. p. 58-58.
-
RIBEIRO, C. V. . A realidade a aprtir da teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal e os limites da metapsicologia.. In: XI Colóquio Winnicott, 2006, São Paulo. Anais do XI Colóquio Winnicott. São Paulo: Educ, 2006. v. 1. p. 15.
-
RIBEIRO, C. V. . O ser humano como acontecente (Geschichtlich): a crítica heideggeriana ao determinismo causal de Freud. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF - Livro de Atas. Salvador: Edufba, 2006. v. 1. p. 101-101.
-
RIBEIRO, C. V. . O império da Ratio e da Veritas moderna na educação: possível análise do fracasso escolar à luz do pensamento de Martin Heidegger. In: XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005, Belém. Anais do XVII EPENN - Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2005.
-
RIBEIRO, C. V. . A dívida metafísica da metapsicologia freudiana: breves considerações sobre a crítica de Martin Heidegger a Freud. In: Krisis - II Fórumde filosofia contemporânea, 2005, Rio de Janeiro. Anais do II Krisis. Rio de Janeiro: Puc-Rio, 2005. v. 01.
-
RIBEIRO, C. V. . Em busca de modos não-objetificantes de conceber o homem: a crítica de Heidegger a Freud.. In: X Simpósio de Filosofia moderna e contemporânea, 2005, Toledo. Anais do X Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea. Cascavel: Edunioeste, 2005. v. 01.
-
RIBEIRO, C. V. . A ontologia fundamental de Martin Heidegger e a crítica à metapsicologia freudiana:o homem enquanto Dasein. In: Congresso Internacional de Filosofia, 2005, Braga. Pessoa e Sociedade. Braga: Editora da Universidade Católica, 2005. v. 1. p. 132-133.
-
RIBEIRO, C. V. . Concepção de Verdade e Fracasso Escolar: um diálogo possível entre a filosofia de Martin Heidegger e a educação. In: II Encontro Internacional de Filosofia e Educação., 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do II Encontro Internacional de Filosofia e Educação.. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2004. v. 01.
-
RIBEIRO, C. V. ; DIAS, C. S. ; Santos, B. N. S ; BARBOSA, C. S. ; Lima, F. N. M. . Atendimento Psicopedagógico. In: I Mostra de Pesquisa e Extensão da Uesb campus Itapetinga, 2004, Itapetinga - Ba. Anais da I Mostra de Pesquisa e Extensão da Uesb campus Itapetinga. Itapetinga: Edições Uesb, 2004. v. 01.
-
RIBEIRO, C. V. . A Realidade como Questão em Heidegger e Winnicott. In: XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2004, Salvador. Livro de Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador: Edufba, 2004. v. 01. p. 93-94.
-
RIBEIRO, C. V. . A radicalidade metodológica da fenomenologia heideggeriana: breves considerações. In: IX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste, 2004, Toledo. Anais do IX Simpósio de Filosofia Moderna e Contemporânea da Unioeste. Cascavel: EDUNIOESTE, 2004. v. 01. p. 76-77.
-
RIBEIRO, C. V. . Tentativa de Superação da metafísica da subjetividade a partir da investigação das relações do Dasein com o mundo: breves considerações. In: V Semana de Filosofia da Uesc, Ufba e Ufs, 2003, Ilhéus Ba. Livro de Resumos V semana de Filosofia. Salvador Ba: EDUFBA, 2003. v. 01. p. 29-30.
-
RIBEIRO, C. V. . O Pensamento Engendrado em Ser e Tempo: da tarefa , dos limites e das possibilidades projetadas para o segundo Heidegger. In: X Encontro da Anpof, 2002, São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia. Campinas, Sp: Associação Nacional de pós-graduação em Filosofia, 2002. v. vol,1. p. 180-180.
-
RIBEIRO, C. V. ; DIAS, C. S. ; FEITOSA, F. B. . Relato de experiência e desafios provenientes do curso de extensão continuada intitulado:. In: Seminário de Iniciação científica da UESB, 2002, Vitória da Conquista. Anais do Seminário de Iniciação científica da UESB. Vitória da Conquista: Ediuesb, 2002. v. 01. p. 309-309.
-
RIBEIRO, C. V. . Apropriação hermenêutica do Legado grego em Martin Heidegger: o passado enquanto algo que guarda e agurda um sentido. In: VI Simpósio de Filosofia moderna e contemporânea da Unioeste, 2001, Toledo. Anais do VI Simpósio de Filosofia moderna e contemporânea da Unioeste. Cascavel: Ediunioeste, 2001. v. 01. p. 40-41.
-
RIBEIRO, C. V. . Temporalidade e repetição em Martin Heidegger. In: V Simpósio de Filosofia moderna e contemporânea da Unioeste, 2000, toledo. anais do V Simpósio de Filosofia moderna e contemporânea da Unioeste. Cascavel: Manz editora, 2000. v. 01. p. 43-45.
-
RIBEIRO, C. V. . O sentido do ser e experiência de Pensamento inaugurada por Martin Heidegger em Ser e Tempo. In: IV simpósio de Filosofia moderna e contemporânea da Unioeste, 1999, Toledo. anais do IV simpósio de Filosofia moderna e contemporânea da Unioeste. cascavel: edunioeste, 1999. v. 01. p. 38-38.
-
RIBEIRO, C. V. ; Trestini, R. L. A. C. ; Melo, M. F. A. Q ; Aquino, M, G. . A construção do conhecimento no campo: uma proposta de atuação do Psicólogo escolar. In: III Congresso NacionaL de Psicologia Escolar, 1996, Rio de Janeiro. Prevenção e saude mental na Eduacação. RIO DE JANEIRO: Eduerj/ABRAPEE, 1996. v. 01. p. 33-34.
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A arte de Francis Bacon e as Memórias de Schreber: considerações a partir do conceito winnicottiano de identidade. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . ?De 1984 a 2004: Surgimento de Winnicott na filosofia da psicanálise no Brasil. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Vasconcelos Ribeiro, Caroline . Cotidianidade e filosofia: Um olhar a partir de obras de Van Gogh. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Palestra 'Dilthey e as Ciências Humanas'. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Vasconcelos Ribeiro, Caroline . Cuidado e enfermidade: considerações a partir da fenomenologia heideggeriana. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Proferiu a palestra: A revolução winnicottiana e as Memórias de Schreber: em busca de um olhar ?além? de Freud. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . 'Memória corporal e adoecimento: uma investigação a partir da filosofia de Heidegger. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Análise da obra 'Memória, o coração' de Frida Kahlo a partir da fenomenologia heideggeriana. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NASCIMENTO NETO, A. A. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . PARA ALÉM DO ORGANISMO: EXAME SOBRE A DISCUSSÃO HEIDEGGERIANA DE CORPO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Ministrou a Palestra 'Psicanálise winnicottiana e a clínica do cuidado'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . ?Corpo-material (Körper) e Corpo-vivido (Leib): uma análise do adoecimento a partir da filosofia de Martin Heidegger.. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, N. D. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A concepção winnicottiana de psique-soma e a dicotomia corpo-mente em Descartes: um debate entre a filosofia e a psicanálise. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MATOS, N. S. ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . 'O cuidado ambiental e o ser-com o outro: considerações a partir de Heidegger e de Winnicott. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: 'As ?Memórias de Schreber? e o corpo como inimigo: um olhar winnicottiano'. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Corpo, Mémoria e Enfermidade: Um Olhar Filosófico Sobre Obras de Frida Kahlo. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Heidegger e Winnicott: Considerações acerca do corpo e da realidade. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: Educação em tempos difíceis: o olhar do psicanalista D.W. Winnicott. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Loparic, Z ; RIBEIRO, C. V. ; GIACOIA JR., O. . Expositora na Mesa-redonda: Winnicott e a ética do cuidado do Canal do YouTube Winnicott urgente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, C. V. ; RIBEIRO, M. J. ; AZEVEDO, L. . Expositora na mesa-redonda: Winnicott e a Educação do Canal do YouTube Winnicott Urgente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RIBEIRO, C. V. . Moderadora da mesa-redonda da live ?Democracia e maturidade? no canal Winnicott Urgente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
NASCIMENTO NETO, A. A. ; RIBEIRO, C. V. . Heidegger e Descartes: diferentes formas de pensar o ser humano e seu corpo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SANTOS, R. V. ; RIBEIRO, C. V. . O existir psicossomático em Winnicott: para além da dicotomia cartesiana corpo-mente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA JUNIOR, J. I. ; RIBEIRO, C. V. . A herança cartesiana da medicina ocidental: considerações à luz da filosofia de Heidegger. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: ?Antecedentes Filosóficos da Psicanálise: Uma conversa introdutória'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: 'Criança sob estresse: um olhar à luz da psicanálise de Winnicott. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Desterro e Sofrimento Corporal: sobre o adoe(s)cer na pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Falatório e impessoalidade: considerações a partir da filosofia de Martin Heidegger. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: O conceito freudiano de pulsão e o estatuto epistemológico da psicanálise: o olhar de Heidegger e de Ricoeur. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu palestra 'Falatório e decadência: o olhar de Heidegger sobre a cotidianidade mediana'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: Contribuições da Psicanálise de Winnicott para a Educação Infantil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu palestra intitulada 'Corpo, adoecimento e psicossomática: uma leitura à luz de Heidegger e de Winnicott'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a conferência: Filosofia na 'Fêra': Ensino, Pesquisa e Extensão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a conferência: 'Filosofia e Existência'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a conferência: O corpo à luz da ontologia heideggeriana e da psicanálise winnicottiana: afinidades e distanciamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: Clinica e Winnicott: notas introdutórias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra 'A parte metafísica de um paradigma: considerações sobre a psicanálise à luz de Kuhn e Heidegger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: O conceito de inconsciente na psicanálise winnicottiana: considerações à luz de Heidegger. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, C. V. . Proferiu a palestra: Da sobrevivência do familiar: um olhar sobre os apátridas à luz da psicanálise winnicottiana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Apresentação do livro 'Heidegger e o sentido como lugar: a transformação topológica de sua filosofia'. Feira de Santana, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
RIBEIRO, C. V. ; SILVA, D. C. ; BOECHAT, T. . Dossiê Heidegger Revista Ideação (org). Feira de Santana: Editora UEFS, 2018 (Organização do Dossiê Heidegger da Revista Ideação).
-
RIBEIRO, C. V. . Colóquio Ontologia e Psicanálise: caderno de resumos. São Paulo: DWW editorial, 2017 (Organização de Livro de Resumos do Colóquio Ontologia e Psicanálise).
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . II Parte do Dossiê Revista Natureza Humana (organização). São Paulo: DWW editorial, 2017 (Dossiê em comemoração aos 100 anos das Conferências Introdutórias à Psicanálise).
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . Dossiê - Revista Natureza Humana (organização). São Paulo: DWW editorial, 2016 (Organização do Dossiê em comemoração aos 100 anos das Conferências Introdutórias à Psicanálise).
-
RIBEIRO, C. V. ; ZUNINO, T. B. A. . Revista Diálogos Possíveis. Salvador: Editora da Faculdade Social da Bahia, 2014 (Organização dossiê "Filosofia e ciências humanas: múltiplos olhares" da Rev Diálogos Possíveis).
-
RIBEIRO, C. V. ; ZUNINO, T. B. A. . Apresentação do Dossiê 'Filosofia e Ciências Humanas: múltiplos olhares' da revista Diálogos Possíveis. Salvador, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
Ibertis, Carlota ; RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. ; Fernandes, S . Livro de Resumos do IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Feira de Santana: Editora UEFS, 2011 (Organização de Livro de Resumos do IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise).
-
Ibertis, Carlota ; RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. ; Fernandes, S . Livro de Resumos do IV Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Feira de Santana, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . Dossiê de Filosofia e Psicanálise da Revista Ideação. Feira de Santana: Editora Uefs, 2010 (Organização do Dossiê de Filosofia e Psicanálise da Revista Ideação N.22, Vol2).
-
RIBEIRO, C. V. . Prefácio do Livro: A Escola educa para quê? A educação sob a ótica de quem atua ISBN 9788598493916. Itabuna, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
RIBEIRO, C. V. ; Pontes, S. A. . Revista Ideação - Dossiê de Filosofia e Psicanálise. Feira de Santana, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . Dossiê de Filosofia e Psicanálise da Revista Ideação. Feira de Santana: Editora Uefs, 2009 (Organização do Dossiê de Filosofia e Psicanálise da Revista Ideação N.22, Vol1).
-
RIBEIRO, C. V. ; Aires, S. . Revista Ideação - Dossiê de Filosofia e Psicanálise. Feira de Santana, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
RIBEIRO, C. V. . Winnicott e a Educação. Vitória da Conquista: Edições Uesb, 2008 (Organização do Volume 11 do periódico APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação).
Outras produções
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad Hoc da Revista Studia Heideggeriana. 2024.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad HOC dos Resumos do V EFIBA/XXII Semana de Filosofia da UESC. 2023.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad HOC dos Resumos da V Semana Acadêmica e II Encontro da Pós-graduação em Filosofia da UEFS. 2023.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad Hoc da Revista Natureza Humana. 2023.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad Hoc para Revista Natureza Humana. 2022.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad Hoc para Revista Eleuthería ? Revista do Curso de Filosofia da UFMS,. 2021.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc para a Revista Natureza Humana. 2020.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Parecerista Ad Hoc para a Revista Sofia (UFES). 2020.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Assessora AD Hoc na avaliação dos planos de trabalho do PIBIC-UEFS. 2019.
RIBEIRO, C. V. . Parecer do artigo 'O mito do Legado' de Nelma Gusmão de Oliveira. 2018.
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Assessoria AD HOC da avaliação dos planos de trabalho de IC PIBIC/CNPQ/FAPESB/UEFS. 2018.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc para o Caderno Aprender. 2017.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc do programa de Iniciação Científica nas modalidades de bolsas PROBIC/UEFS, PIBIC/FAPESB, PIBIC/CNPq e PIBIC AF/CNPq, referentes aos Editais 001 e 002/2016. 2016.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora dos resumos da II Semana de Filosofia da UEFS (comissão científica). 2015.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc dos trabalhos do SEMIC (Poster) na área de Ciências Sociais, Humanas e Filosofia. 2015.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista dos resumos do XVIII SEMIC (comissão científica). 2014.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc do programa institucional de Bolsa Extensão (PIBEX) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).. 2014.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc das apresentações orais da área de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas do XVIII SEMIC - UEFS. 2014.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc das apresentações na modalidade pôster da área de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas do XVIII SEMIC - UEFS. 2014.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora dos resumos do I Encontro de Filosofia da Bahia - EFIBA (comissão científica). 2014.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista ad hoc da Revista Natureza Humana. 2014.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora AD HOC do programa institucional de iniciação científica PROBIC/UEFS.. 2013.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista AD Hoc da Revista Winnicott E-prints:Revista Internacional de Psicanálise Winnicottiana. 2013.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista AD Hoc da Revista Natureza Humana: Revista Internacional de Filosofia e Práticas Psicoterápicas. 2013.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora dos resumos da I Semana de Filosofia da UEFS (comissão científica). 2013.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc da Revista Winnicott E-prints: Revista Internacional de Psicanálise Winnicottiana. 2012.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista AD Hoc para a Revista Estudos de Psicologia. 2012.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc do programa institucional de Bolsa Extensão (PIBEX) da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).. 2012.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora AD HOC do programa institucional de iniciação científica PROBIC/UEFS.. 2012.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista do XV Seminário de Iniciação Científica SEMIC - UEFS. 2011.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista da concessão de incentivo por produção científica do artigo de José Pedro Kunhavalik. 2011.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc do programa institucional de Iniciação Científica PROBIC/UEFS. 2011.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista ad hoc da Revista Natureza Humana. 2011.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc da Revista Interação em Psicologia. 2010.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista AD HOC do programa de iniciação científica PROBIC/UEFS. 2010.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora Ad Hoc da seção de posters do XIV SEMIC-UEFS. 2010.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc do programa institucional de Bolsa Extensão (PIBEX) - UEFS. 2010.
RIBEIRO, C. V. . Avaliadora de Relatório Final do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica UEFS. 2010.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista ad hoc da Revista Natureza Humana. 2010.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc da Revista Philósophos. 2009.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista AD HOC da revista Wnnicott E-prints:Revista Internacional de Psicanálise winnicottiana. 2009.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista Ad Hoc da Revista Natureza Humana. 2008.
RIBEIRO, C. V. . Parecerista dos trabalhos científicos da I Mostra de Pesquisa e Extensão UESB -campus de Itapetinga. 2004.
Loparic, Z ; RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; DIAS, E. O. ; PESSANHA, J. . Aula pública: Winnicott e Heidegger: afinidades e diferenças. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; DIAS, C. ; FENILLE, R. . Mediadora da Live: O pai em Winnicott. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; GUIZZO, D. . Entrevista feita por Daniela Guizzo a Caroline Vasconcelos (Winnicott no Brasil). 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Relatório Parcial do projeto de pesquisa Memória, corpo e padecimento existencial: um olhar sobre obras de Frida Kahlo e Vincent Van Gogh a partir da Psicanálise e da Filosofia. 2024. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . A diferença entre ser ferido e ser aniquilado: um olhar a partir do paradigma winnicottiano. 2023. .
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; NUNEZ, E. . A semântica transcendental de Kant. 2023. (Editoração/Coletânea).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Relatório Anual do projeto de pesquisa: Corpo e Memória: investigação à luz da filosofia de Heidegger e da Psicanálise de Winnicott. 2023. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; PESSANHA, J. . Curso: 'Winnicott e Heidegger: afinidades e diferenças?. 2022. .
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; NUNEZ, E. . Winnicott no Brasil 2022. 2022. (Editoração/Livro).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; NUNEZ, E. . A paternidade em Winnicott. 2022. (Editoração/Livro).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; NUNEZ, E. . Depressão na obra de Winnicott. 2022. (Editoração/Livro).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Relatório Anual do projeto de pesquisa: Corpo e Memória: investigação à luz da filosofia de Heidegger e da Psicanálise de Winnicott. 2022. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; NUNEZ, E. . As competências do terapeuta winnicottiano. 2021. (Editoração/Livro).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS ; NUNEZ, E. . O conceito de medo em Winnicott. 2021. (Editoração/Livro).
RIBEIRO, C. V. . Relatório anual da Pesquisa:Corpo e Memória: investigação à luz da filosofia de Heidegger e da Psicanálise de Winnicott. 2021. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . Ministrei o Minicurso: Introdução à Psicanálise Winnicottiana. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . ?Ministrei Minicurso 'O padecer do corpo à luz da filosofia de Heidegger e da psicanálise de Winnicott?. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, CAROLINE VASCONCELOS . Relatório Anual do projeto de pesquisa: Corpo e Memória: investigação à luz da filosofia de Heidegger e da Psicanálise de Winnicott. 2020. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . Ministrei o minicurso 'O problema do corpo no pensamento de Martin Heidegger' no II Colóquio Heidegger da UEFS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . Ministrei o minicurso: Heidegger e a Psicanálise: uma introdução. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . O lugar do brincar na psicanálise de Winnicott, minicurso ministrado no II Colóquio Winnicott da UEFS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . Ministrei o minicurso 'Diálogos entre Heidegger e Winnicott: Uma introdução'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . BASES FILOSÓFICAS DA TEORIA WINNICOTTIANA DO AMADURECIMENTO EMOCIONAL, minicurso ministrado no I Colóquio Winnicott da UEFS. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . Minicurso 'Heidegger e Winnicott: diálogos possíveis?' ministrado no I Colóquio Heidegger da UEFS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RIBEIRO, C. V. . Relatório Anual da Pesquisa (CONSEPE 109/2010): Investigações acerca da crítica de Martin Heidegger à psicanálise freudiana, em especial ao conceito de pulsão (Trieb). 2014. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . Minicurso: heidegger e a desconstrução da psicanálise freudiana: uma introdução. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, C. V. . Minicurso 'Heidegger e a psicanálise freudiana: uma introdução aos Seminários de Zollikon'. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, C. V. . Relatório Anual da pesquisa: Investigações acerca da crítica de Martin Heidegger à psicanálise freudiana, em especial ao conceito de pulsão (Trieb), com Resolução CONSEPE 109/2010. 2013. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . Relatório Anual da pesquisa: Investigações acerca da crítica de Martin Heidegger à psicanálise freudiana, em especial ao conceito de pulsão (Trieb), com Resolução CONSEPE 109/2010. 2012. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . Relatório Anual da pesquisa: Investigações acerca da crítica de Martin Heidegger à psicanálise freudiana, em especial ao conceito de pulsão (Trieb), com Resolução CONSEPE 109/2010. 2011. (Relatório de pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . A crítica ontológica de Martin Heidegger à psicanálise freudiana: breves apontamentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
RIBEIRO, C. V. . Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. 2007. (Editoração/Periódico).
RIBEIRO, C. V. . Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. 2006. (Editoração/Periódico).
RIBEIRO, C. V. . Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. 2005. (Editoração/Periódico).
RIBEIRO, C. V. . Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. 2004. (Editoração/Periódico).
RIBEIRO, C. V. . Representande do estado da Bahia do GT de Filosofia da Psicanálise vinculado a ANPOF. 2004. (Pesquisa).
RIBEIRO, C. V. . Aprender: Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação. 2003. (Editoração/Periódico).
RIBEIRO, C. V. . A tarefa da filosofia sob o olhar de dionísio e prometeu. 2004 (Aula Inaugural do curso de filosofia da UESc no I semestre de 2004) .
RIBEIRO, C. V. . O papel do lúdico na formação do educador. 2003 (Mini-Curso Ministrado na UESB) .
RIBEIRO, C. V. . Heidegger e Lacan: um encontro possível?. 1997 (Projeto Diálogos - CCHLA - UFPB) .
Projetos de pesquisa
-
2025 - Atual
A agonia de um corpo perseguidor: uma investigação winnicottiana do livro de Memórias de Daniel Schreber, Descrição: No livro autobiográfico Memórias de um Doente dos Nervos, escrito por Daniel Paul Schreber, encontramos um detalhamento acerca da maneira como raios divinos atuavam sobre seu corpo, a ponto de putrefar o baixo ventre, inserir vermes no pulmão, dilacerar o esôfago, extrair pedaços da substância óssea do crânio, quebrar e restaurar os dentes, dentre outras maldosas manobras. Um dos objetivos da Ordem do Mundo, mediante a ação destes milagres em sua própria carne, consistiu em efetuar sua transformação em mulher. Schreber dizia ter sido emasculado para ser fecundado por raios divinos e gerar uma nova humanidade. Durante anos ininterruptos, o afluxo de nervos de Deus teria atuado de forma atentatória contra o corpo do juiz-presidente (Senatspräsident) da corte de apelação da cidade de Dresden, mas foi apenas a emasculação que interessou à leitura freudiana das memórias de Schreber. Para Freud, o que estava em jogo era a repressão de uma fantasia feminina (homossexual passiva) e a maneira como se deu o desfecho do complexo de Édipo. O psicanalista inglês D. W. Winnicott, por sua vez, não se ateve ao livro de memórias escrito por Schreber, por isso essa pesquisa propõe o exercício de examinar as experiências corpóreas presentes em seu relato autobiográfico a partir da teoria winnicottiana do amadurecimento pessoal. Para tanto, almeja investigar os anos iniciais do Senatspräsident que não foram considerados por Freud e analisar possíveis falhas ambientais nos cuidados do Schreber bebê e criança. Por que a menção de Daniel Schreber à mãe, Pauline Hasse, é tão sumária em seu livro de memórias? Por que ele não fala da presença dela na infância? Procede a informação sobre a depressão desta mãe? Em que medida o pai, Daniel Moritz Schreber muito conhecido por livros que pregavam a disciplina extrema, o controle da natureza indomável do infante e a excelência intelectual tiranizou o ambiente familiar a partir de seu perfil marcado por um despotismo pedagógico? Por que um dos sintomas de Schreber era a coação a pensar, a ausência de descanso da função mental? Como suas experiências de corpo como inimigo e perseguidor podem ser lidas a partir da leitura winnicottiana sobre o existir psicossomático? Como podemos analisar o livro Memórias de um Doente dos Nervos sem recorrer à teoria freudiana da sexualidade e considerando a teoria winnicottiana do amadurecimento emocional? Essas são questões que almejamos tratar nesta pesquisa com foco na experiência agonizante de corpo descrita por Schreber em seu livro autobiográfico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Vasconcelos Ribeiro - Coordenador.
-
2023 - Atual
Memória, corpo e padecimento existencial: um olhar sobre obras de Frida Kahlo e Vincent Van Gogh a partir da Psicanálise e da Filosofia, Descrição: Com a realização desse projeto de pesquisa almejamos examinar partir da psicanálise e da filosofia heideggeriana como algumas obras de Frida Kahlo e Vincent Van Gogh são frutíferas para pensar a relação entre corpo, memória e padecimento existencial. Kahlo e Van Gogh viveram diferentes formas de padecer e suas obras, especialmente as relacionadas a períodos de internação e reabilitação, carregam consigo a memória de dores de diversas naturezas. A condição de padecimento existencial ligada ao uso forçado de diversos coletes ortopédicos, à cicatrização das intervenções na coluna, à luta pela reabilitação e à amputação da perna vivida por Frida, bem como o sofrimento experienciado por Vincent mediante a ausência de memória de seus episódios de surto, a automutilação da orelha e a debilidade emocional, estão expressas em obras dos artistas para as quais pleiteamos destinar não uma crítica estética, mas um olhar cujo fito é entender como elas revelam a experiência humana de corpo vivido, as memórias traumáticas e o desamparo. Visamos examinar em que medida algumas obras de Kahlo e Van Gogh revelam um corpo para além da anatomia, uma memória para além da consciência e um padecer existencial. Para isso nos serviremos da maneira como Freud pensa corpo e trauma, Winnicott examina a despersonalização e o desamparo emocional e Heidegger medita sobre o corpo vivido e o colapso do ser-no-mundo corporificado que se anuncia na enfermidade. Além de recorrer a coletâneas de arte e a livros sobre a biografia dos pintores, usaremos para nossa análise textos com características autobiográficas, a saber, as cartas de Van Gogh ao seu irmão Théo Cartas a Théo e o diário da pintora intitulado O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. A pesquisa intenta se aproximar das condições existenciais dos dois artistas para, a partir daí, analisar algumas de suas obras mediante o aporte da psicanálise e da filosofia. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Caroline Vasconcelos Ribeiro - Coordenador / JOSÉ ISAAC COSTA JUNIOR - Integrante / Marília Santos Silva - Integrante / Carlos Moisés Soglia de Melo - Integrante / Felipe Daniel Magalhães Moitinho - Integrante / Isabel Bianca Lima Cunha. - Integrante / Ricardo Natan Santos Pessoa Silva - Integrante / Renata da Silva Raiol - Integrante.
-
2019 - 2023
Corpo e Memória: investigação à luz da filosofia de Heidegger e da Psicanálise de Winnicott, Descrição: Com a realização desse projeto de pesquisa almejamos investigar a maneira como a filosofia de Heidegger e a psicanálise de Winnicott tratam os conceitos de Corpo e Memória. Considerando as diferenças entre um pensamento ontológico e a psicanálise enquanto ciência ôntica, visamos identificar afinidades e distanciamentos entre esses dois modos de pensar. Heidegger foi alvo de críticas de vários expoentes da filosofia francesa em relação a uma negligência sobre o tratamento do problema do corpo em sua filosofia. Segundo críticos, o Dasein heideggeriano seria desprovido de consistência corporal e teria com a carnalidade uma relação acidental. Em função do teor destas críticas, reputamos que seja necessário um exame acerca do posicionamento de Heidegger sobre a questão do corpo, notadamente o que aparece nos Seminários de Zollikon. Acreditamos também que a temática da memória no pensar de Heidegger ainda é algo que requisita uma atenção mais demorada, por isso incluímos essa temática nesta proposta de investigação. Essa discussão filosófica pretende ser executada em diálogo com a psicanálise de D.W. Winnicott, especialmente porque ao discutir a temática do corpo esse psicanalista se distancia da ideia de corpo como organismo, como uma substância, tal como Heidegger se distanciou em sua filosofia. Em sua maneira de recolocar o problema do corpo, Winnicott chama a atenção para as patologias de natureza psicótica nas quais a sensação de despedaçamento e de não pertença ao corpo são muito comuns. O psicanalista inglês argumenta que a personalização, apropriação e sensação de pertença ao corpo, é uma conquista do amadurecimento humano e que pode não ser garantida em algumas patologias. Ao examinar a problemática do corpo em sua leitura sobre a saúde e o adoecimento emocional, Winnicott nos fala da importância do ambiente e de memórias de cuidados e descuidos que podem habitar o ser humano e atuar diretamente em sua capacidade de se sentir alojado no corpo. O que nos facultou propor uma investigação sobre o corpo na psicanálise winnicottiana articulada ao tema da memória. Essa pesquisa situa-se no campo epistemológico denominado Filosofia da Psicanálise e tem como meta pensar os temas aqui anunciados no horizonte de cada autor e depois investigar proximidades e distanciamentos entre as duas formas de abordagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Caroline Vasconcelos Ribeiro - Coordenador / JOSÉ ISAAC COSTA JUNIOR - Integrante / REGIANE VIANA DOS SANTOS - Integrante / ARLINDO ANTONIO DO NASCIMENTO NETO - Integrante / ELLEN REINA MARQUES ARANTES - Integrante / Marília Santos Silva - Integrante / Naiane Santos Matos - Integrante / Nicole Dias Silva - Integrante.
-
2015 - 2019
A filosofia de Martin Heidegger e a psicanálise de D. W. Winnicott: diálogos possíveis, Descrição: Com essa pesquisa interessa-nos investigar sobre a possibilidade de diálogos entre a filosofia heideggeriana e a psicanálise de D.W. Winnicott. Na obra Seminários de Zollikon Heidegger afirma a necessidade de gestação de uma ciência dos fenômenos psíquicos que conceba o homem,sua saúde e sua doença, sem reduzi-lo a um aparelho gerador de sintomas, a um objeto causalmente explicável. Na obra em comento Heidegger aponta a filosofia de inspiração kantiana e o modelo científico-natural de pesquisa como elementos constitutivos do húmus histórico que fertilizou o solo sobre o qual se ergueu e consolidou a metapsicologia de Freud. Diante dessa herança, o filósofo reivindica a possibilidade de uma ?ciência do homem? irredutível ao discurso objetificante e científico-natural, como parte de uma grande decisão (die grosse Entscheidung). O pleito heideggeriano é por uma grande decisão acerca da orientação ontológica subjacente às ciências do homem, mais especificamente, às ciências dos fenômenos psíquicos. Tomando como guia as ponderações feitas por Heidegger nos seminários da Suíça nos perguntaremos se a psicanálise, tal como formulada por Winnicott, se distancia das heranças presentes no legado freudiano. Em outros termos, nos perguntaremos em que medida Winnicott atende aos requisitos da grande decisão anunciada por Heidegger. Através desses questionamentos acreditamos que construiremos as condições para investigarmos a possibilidade de diálogos entre a psicanálise winnicottiana e a filosofia de Heidegger.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Vasconcelos Ribeiro - Coordenador / Laurenio Leite Sombra - Integrante / Kleyde Jomara Lessa Vilasboas - Integrante.
-
2010 - 2019
Investigações acerca da crítica de Martin Heidegger à psicanálise freudiana, em especial ao conceito de pulsão (Trieb), Descrição: Com esta pesquisa objetivamos especificar a natureza da crítica de Heidegger à psicanálise freudiana e investigar, de modo pormenorizado, quais os fundamentos filosóficos que sustentam a postura deste filósofo em relação ao conceito psicanalítico de Pulsão (Trieb). Deste modo, almejamos examinar em que se baseia o argumento heideggeriano que assevera que o conceito de Pulsão funciona como uma chave de leitura dos fenômenos humanos ancorada no mecanicismo, logo, no modelo moderno de ciência. Esta tarefa implica uma análise ontológica da herança metodológica e filosófica que Freud, assumidamente ou não, incorporou em seu programa científico. Enquanto Heidegger afirma que a função metodológica do conceito de pulsão segue parâmetros procedimentais das ciências naturais e está a serviço de explicações deterministas acerca do funcionamento do ser humano, o pensador francês Paul Ricoeur, por sua vez, sustenta a idéia de que tal conceito desvincularia a ciência freudiana do naturalismo e a alçaria à condição de uma hermenêutica. Neste sentido, com esta pesquisa, pleiteamos ainda, investigar de que maneira o conceito de Trieb suscita interpretações diversas, antípodas, culminando numa distinta classificação da psicanálise no rol das ciências. A realização deste pleito implica na investigação dos aspectos que diferenciam a concepção heideggeriana de hermenêutica da de Paul Ricoeur. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Caroline Vasconcelos Ribeiro - Coordenador / Laurenio Leite Sombra - Integrante / Kleyde Jomara Lessa Vilasboas - Integrante.
-
2002 - 2008
Heidegger e o pensamento pós-metafísico, Descrição: O objetivo geral é reconstituir os quadros sucessivos em que Heidegger tentou ultrapassar a metafísica e preparar um modo de pensar decididamente pós-metafísico. Com esse objetivo, estuda-se 1) a estrutura do ser-aí e o seu horizonte temporal, apresentados em Ser e tempo (1927), como ponto de referência da "destruição" do sentido do ser como entitude do ente, embutido nas atitudes da vida quotidiana e na tradição metafísica, 2) os limites e os motivos do abandono, por parte de Heidegger, desse primeiro quadro de desconstrução, 3) a doutrina heideggeriana da acontecência (Geschehen) do ser e do seu caráter destinamental (Seinsgeschick), 4) a concepção heideggeriana da fase terminal da metafísica, atingido em Nietzsche, interpretado como executor do legado de Hegel, 5) a doutrina heideggeriana da técnica como expressão acabada da fase terminal da metafísica em que acontece a sujeição do ente no seu todo como tal à condição de calculabilidade, 6) a busca heideggeriana de uma verdade do ser a partir da qual seja possível desconstruir a metafísica e, em particular, a sua fase terminal, repensando o ser como presença doada, 7) a relação entre o pensamento pós-metafísico, a arte e a poesia, 8) a pluralidade dos dizeres e a pergunta por uma linguagem capaz de dizer o ser.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Caroline Vasconcelos Ribeiro - Integrante / Zeljko Loparic - Coordenador.
Prêmios
2017
Orientadora do segundo melhor trabalho do SEMIC modalidade PIBIC/CNPq, UEFS/PPPG.
2014
Orientadora do terceito melhor trabalho PIBIC/CNPQ da Área de Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas no XVIII SEMIC da UEFS . Orientanda: Fernanda de Jesus Almeida, SEMIC/UEFS.
2013
Paraninfa do curso de Letras Vernáculas da UEFS, UEFS.
2012
Orientadora do melhor trabalho categoria PROBIC ? Área de Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas no XV Seminário de Iniciação Científica da UEFS (SEMIC). Orientando: Rafael Souza Dantas, bolsist, UEFS.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas. , Estada do Bem Querer, Bem querer, 45000970 - Vitória da Conquista, BA - Brasil, Telefone: (77) 3224, Ramal: 8097, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - 2019
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2013
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2014 - 05/2019
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Psicologia II
-
03/2012 - 05/2019
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia Filosófica, Tópicos Em Filosofia I
-
06/2011 - 05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do curso de Filosofia da UEFS.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Filosofia.
-
12/2009 - 04/2019
Ensino, Especialização em Filosofia Contemporânea, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Filosofia no Séc. XX, Metodologia Filosófica
-
11/2014 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria Especial de Relações Institucionais.,Cargo ou função, Representante do DCHF na Comissão Interna de Cooperação Internacional da AERI.
-
04/2011 - 04/2013
Direção e administração, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, Coordenadora da Área de Filosofia.
-
07/2010 - 07/2012
Direção e administração, Colegiado da Especialização em Filosofia Contemporânea.,Cargo ou função, Vice-coordenadora.
-
03/2010 - 03/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Filosofia
-
02/2010 - 07/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Própria de Auto-avaliação - CPA.,Cargo ou função, Membro da CPA.
-
12/2009 - 04/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, DCHF.,Cargo ou função, Representante do DCHF na comissão institucional sobre EAD.
-
03/2010 - 03/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Filosóficos
2002 - 2008
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Discente Colaborador, Enquadramento Funcional: Discente
2024 - Atual
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Plena, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2019 - 2024
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2009
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2008
Universidade Estadual do Sudoeste da BahiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
07/2021
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia Contemporânea, Trabalho de Conclusão de Curso
-
12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado de Filosofia.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante.
-
07/2021 - 08/2024
Direção e administração, Colegiado de Filosofia.,Cargo ou função, Coordenadora.
-
08/2022 - 11/2022
Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória em Freud
-
06/2019 - 03/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma do Curso de Filosofia.
-
09/2021 - 02/2022
Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória em Freud
-
07/2021 - 11/2021
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Filosófico I
-
02/2021 - 06/2021
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Psicologia Clínica
-
06/2019 - 03/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Comissão do Projeto Pedagógico Institucional PPI.
-
08/2019 - 02/2020
Ensino, Memória:Linguagem e Sociedade, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória e Psicanálise
-
06/2019 - 02/2020
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Natureza, História da Filosofia Contemporânea, Problemas Metafísicos II
-
03/2009 - 05/2010
Ensino, Especialização em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Psicanálise e Infância
-
05/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão: A concepção winnicottiana de personalidade e suas contribuições para a área educacional e de saúde.
-
07/2003 - 12/2004
Extensão universitária , Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais.,Atividade de extensão realizada, PROJETO: Atendimento Psicopedagógico a crianças com problemas de aprendizagem: novas perspectivas para o "manejo" do fracasso escolar.
-
03/2002 - 03/2003
Extensão universitária , Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais, Campus de Itapetinga.,Atividade de extensão realizada, CURSO CONTÍNUO DE EXTENSÃO: INTRODUÇÃO A TEORIA PSICANALÍTICA E SUA ARTICULAÇÃO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA.
2001 - 2001
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
04/2001 - 09/2001
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos filosóficos, História da filosofia moderna, introdução a filosofia, Problemas metafísicos
2000 - 2001
Universidade Federal da BahiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2000 - 04/2001
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Psicologia, Psicologia das Relações Humanas, Psicologia Geral
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Caroline Vasconcelos Ribeiro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?