Idelso Espinosa Taset

Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidad Antonio de Nebrija (2011) -título revalidado no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UFRN-, Especialista em Tradução Português-Espanhol pela Universidade Gama Filho (2011), Mestre em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília (2006) e Máster em Língua e Cultura Espanholas pela Universidad de Salamanca (2002). É professor efetivo no Curso de Licenciatura Espanhol na Unidade Acadêmica de Letras, Instituto de Ciências Humanas da Univerrsidade Federal de Campina Grande. Atua na área de Lingüística Aplicada, com ênfase no ensino de línguas, na produção de materiais didáticos e no desenho de cursos. Tem experiência em tradução/interpretação Inglês-Espanhol-Inglês e tradução Português-Espanhol-Português, bem como em ensino de línguas à distância.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística Aplicada ala Enseñanza del E/LE

2002 - 2011

Universidad Antonio de Nebrija
Título: La evolución de las creencias de principiantes brasileos adultos sobre la expresión escrita en el aprendizaje del espaol como lengua extranjera.
Ana Maria Ferreira Barcelos.

Mestrado em Linguistica Aplicada

2004 - 2006

Universidade de Brasília, UnB
Título: As crenças de aprendizagem de línguas de principiantes brasileiros adultos sobre a escrita em um curso de espanhol como língua estrangeira,Ano de Obtenção: 2006
María Luisa Ortíz Álvarez.

Especialização em Pósgraduação em tradução espanhol

2009 - 2011

Universidade Gama Filho
Título: As expectativas de alunos iniciantes de um curso de tradução espanhol-poortuguês numa universidade federal a respeito da competência traductória.
Orientador: Sem orientador

Especialização em Máster en Lengua y Cultura Españolas

1999 - 2002

Universidad de Salamanca
Título: Un syllabus para Alumnos Brasilenos de Espanol como Lengua Extranjera
Orientador: Juan Eguilus
Bolsista do(a): Agencia Española de Cooperación Internacional, AECI, Espanha.

Graduação em Magistério Letras Português/Español

2010 - 2012

Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa
Título: As crenças de alunos do sexto semestre do curso de letras sobre sua competência comunicativa em espanhol como língua estrangeira.
Orientador: Maria das Graças Martins Pinto de Carvalho

Graduação em Relações Políticas Internacionais

1981 - 1987

Instituto Superior de Relaciones Internacionales
Título: Las relaciones de Brasil con América Latina
Orientador: Jorge Bolaños

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada/Especialidade: Ensino de línguas.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LENGUA Y CULTURA ESPAÑOLAS.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Colóquio de Estudos Hispánicos.Coordenador do GT Estudos de Linguística Aplicada ao ensino de ELE. 2018. (Outra).

II Colóquio de Estudos Hispánicos.Mediador da conferência "Esfuezo cognitivo en lectura y (re)traducción espaol-portugués. De los TAP al seguimiento de ojos. 2018. (Outra).

I encontro Nacional de Coordenadores ISF-Espanhol. 2017. (Encontro).

III Jornada Nacional de Línguas e Linguagens.Mesa redonda Ações e Perspectivas do Programa Idiomas sen Fronteiras na UFCG. 2017. (Outra).

II Taller de Estudios Lingüísticos de Lengua espaola para Brasileos.Debatedor em mesa redonda Lengua Espaola y Discusiones en Cursos de Idiomas y en las Carreras de Letras y Relaciones Internacionales. 2017. (Outra).

XVII semana de Letras da UEPB.Las funciones de la entonación en espaol y su percepción y producción en los estudiantes brasileos. 2017. (Encontro).

XVII Semana de Letras da UEPB.As expectativas de alunos iniciantes de um curso de formação de tradutores sobre a competência tradutória. 2017. (Encontro).

III Encuentro de Cultura Hispánica.De los latinismos a la jerga actual. 2016. (Encontro).

IV Encontro Nacional der Literatura Infanto-Juvenil ensino.La edad de oro, de josé Martí como proposta para o ensino de ELE na educação básica. 2016. (Oficina).

VI Congresso Nordestino de Espanhol. POR QUE INVESTIGAR LOS FACTORES INDIVIDUALES QUE INCIDEN EN EL PROCESO DE ADQUISICIÓN DE APRENDICES BRASILEOS DE ELE. 2016. (Congresso).

VI Congresso Nordestino de Espanhol. Fatores Individuais que incidem no processo de aquisição de aprendizes brasileiros de ELE. 2016. (Congresso).

I Colóquio de Estudos Hispânicos.O ensino da língua espanhola no estado da Paraíba. 2015. (Outra).

I Colóquio de estudos Hispânicos -UFCG.El uso del presente de subjuntivo con expresiones temporales en construcciones con sentido de futuro. 2015. (Oficina).

II Jornadas Nacionais de Línguas e Linguagens.Metodologia de pesquisa em Linguística Aplicada: Desafios e possíveis soluções. 2015. (Oficina).

IV Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários e I Encontro de Formação de Professores em Letras do Cariri Paraibano,.O ensino dos clíticos com função referencial a aprendizes brasileiros de ELE. 2015. (Oficina).

IX Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literatura (SELIMEL).Ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

V Encontro Universitário de Hispanidades.Como desenhar e fazer pesquisa na área de aquisição de línguas estrangeiras. 2015. (Oficina).

IX Congresso Internacional de Educação Superior. A PESQUISA CIENTÍFICA COMO RESPONSABILIDADE SOCIAL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NO BRASIL. 2014. (Congresso).

VIIII Congreso Brasileiro de Lingüísitca Aplicada. Crenças de Estudantes de Espanhol como língua estrangeira sobre a escrita. 2007. (Congresso).

II FÓRUM DE LINGÜÍSTICA APLICADA - II FALA. 2006. (Outra).

I ENCONTRO DE LINGÜÍSTICA APLIACADA DA REGIÃO CENTRO OESTE. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Davi Chistian

MAGALHAES, G. M.; NOGUEIRA, L. C.;Espinosa, I.. Termos e fraseado de especificidade como unidades de tradução: a fotografia em foco.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Tradução Espanhol) - Universidade de Brasília.

Aluno: Raquel de Souza Silva Caldas

CARVALHO, M. G. M. P.;Espinosa, I.; MONTEIRO, J. M. B.. Esstratégias de leitura como possibilidades de ampliação da competência leitora dos alunos de oitavo ano do ensino fundamental.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Aluno: Raysten Balbino Noleto

Espinosa, I.; PAULA, M. F.; CANEDO, R.. Uma leitura do poema "A Luis Mauricio, infante" de Carlos Drummond de andrade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Espanhol) - Icesp-Promove de Brasília.

Aluno: Camilla Rodrígues Pereira e Thalita Cristina lopes

Espinosa, I.; CANEDO, R.; PAULA, M. F.. A importância da Literatura no ensino médio: Expectativas dos alunos para provas de vestibulares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português/Espanhol) - Icesp-Promove de Brasília.

Aluno: Adriana Dias Lisboa

SILVA JUNIOR, A. R.; CARVALHO, M. G. M. P.;Espinosa, I.. O Estudo da Língua Materna como Meio de Inclusão Social do aluno da 5ta a 8va Série de uma Escola Pública do DF. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Aluno: ROGÉRIA BRANDÃO DO NASCIMENTO

BOMFIM, B. B. S. B.;Espinosa, I.; CABRAL, A. J.. As Crenças sobre Motivação e a Prática de ensino de uma Professora de Inglês no Ensino Fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Magistério de Língua Inglesa) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Aluno: Thaís Oliveira de Almeida

BOMFIM, B. B. S. B.;Espinosa, I.; BOMFIM, W. F.. O Ensino do Inglês Mediado por Computador: Uma Análise de Páginas Életrônicas Utilizando "Expert Validated Survey". 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Magistério de Língua Inglesa) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Aluno: Adriana do Nascimento Araújo

BOMFIM, B. B. S. B.;Espinosa, I.; CABRAL, A. J.. O Ensino de Inglês na Escola Pública: Uma Análise de Abordagem de uma Professora do Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Magistério de Língua Inglesa) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa.

Espinosa, I.. Concurso Público para Analista de Comercio Exterior. 2012. ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF.

Espinosa, I.. Concurso Público para Analista de Finanças e Controle. 2012. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Concurso Público para Analista Tributário da Receita Federal. 2012.

Espinosa, I.. Concurso Público para Auditor Fiscal da Receita Federal. 2012.

Espinosa, I.. Exame de Qualificação Técnica para Avaliação de Ajudantes de Despachantes Aduaneiros.. 2012. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal. 2009. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Analista Tributário da Receita. 2009. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Adidos Agrícolas junto a Missões Diplomáticas Brasileiras.. 2009. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Analista de Finanças e Controle. 2008. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Analista de Fnanças e Controle Extrerno. 2005. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal. 2005. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Técnico da Receita Federal. 2003. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Fiscal do Trabalho. 2003.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Técnico da Receita Federal. 2002. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal. 2002. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Técnico da Receita Federal. 2000. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Analista de Fnanças e Controle Extrerno. 1999. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Banca para Concurso de Fiscal do Trabalho. 1998. ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA.

Espinosa, I.. Miembro da Banca de avaliação do DELE. 2006. Instituto Cervantes.

Espinosa, I.. Banca do Diploma de Espaol como Lengua Extranjera (DELE). 2006. Instituto Cervantes.

Espinosa, I.. Banca do Diploma de Espaol como Lengua Extranjera (DELE). 2005. Instituto Cervantes.

Espinosa, I.. Miembro da Banca de avaliação do DELE. 2005.

Espinosa, I.. Banca do Diploma de Espaol como Lengua Extranjera (DELE). 2004. Instituto Cervantes.

Espinosa, I.. Miembro da Banca de avaliação do DELE. 2004. Instituto Cervantes.

Espinosa, I.. Banca do Diploma de Espaol como Lengua Extranjera (DELE). 2002. Instituto Cervantes.

Espinosa, I.. Membro da Banca Examinadora do DELE. 2000. Instituto Cervantes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Luisa Ortíz Alvarez

ALVAREZ, M. L. O.. As crenças de aprendizagem de línguas de principiantes brasileiros adultos sobre a escrita em um curso de Espanhol como língua estrangeira. 2006. Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Joilma Fernandes de Araújo

MOTIVACIÓN EN LA ENSEANZA APRENDIZAJE DE ELE: LA DIMENSIÓN OLVIDADA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Espanhol) - Universidad Federal de Campina grande; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Lais de Souza Nóbrega

Los procedimientos de traducción más recurrentes en Memoria de mis putas tristes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras espanhol) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Maria Eduarda de Andrade Coutinho

As manifestações da variação diatópica na aquisição/aprendizagem oral de alunos de E/LE em um Cetro Interescolar de Línguas do DF; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Juliana Alves dos santos Mendonça

A competencia comunicativa do professor de língua espanhola; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Jaciara de Jesus Oliveira dos Santos

A aabordagem de uma professora de inglês LE numa turma de ensino médio de uma escola pública; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério de Língua Inglesa) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Cristiane Lopes Nogueira

As novas tecnologias da informação e comunicação e a formação do leitor literário na contemporaneidade: o letramento literário de uma turma do9 terceiro ano do ensino médio; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Edilma Cosmo de Souza

A análise do erro na produção escrita da língua espanhola de três alunos do nível básico em um centro de linguas do DF; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Kalliane da Santos da Silva

As teorias implícitas de um professor sobre a aquisição do E/LE; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Juliana da Silva Mendes Brasileiro

A abordagem de um professor de Espanhol como Língua Estrangeira numa turma do ensino médio; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Claudimar de Oliveira

O ensino da gramática na aula de língua portuguesa no ensino médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Hilka Cursino Cuz

A análise da oralidade na sala de aula; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Marieuza Abadia Pio

O Ensino da Língua Espanhola em um Centro Interescolar de Línguas do Distrito Federal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Andréia dos Santos Pereira

O Tratamento dado ao Letramento pelo Professor da Oitava Série de uma Escola Pública do Distrito Federal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Iranilde Silva dos Santos

A Prática da Leitura em uma Turma do 5to; Ano (4ta; Série) do Ensino Fundamental de uma Escola Particular no DF; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Magistério Letras Português/Espaol) - Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Miguel Sánchez Torres

La orientación intercultural; Un estudio de la integratividad en alumnos sinohablantes de nivel B 1; 2014; Orientação de outra natureza; (Máster Universitario en Lingüística Aplicada a la) - Universidad Antonio de Nebrija; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Patricia González Almarcha

Estudio de las actitudes y motivaciones de los alumnos que han elegido E/LE en diversos contextos escolares y extraescolares de la República Checa, Hungría, Rusia y Gibraltar; 2014; Orientação de outra natureza; (Máster Universitario en Lingüística Aplicada) - Universidad Antonio de Nebrija; Orientador: Idelso Espinosa Taset;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria das Graças Martins Pinto de Carvalho

As crenças de alunos do sexto semestre do curso de Letras sobre sua competência comunicativa em Espanhol como língua estrangeira; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras: Magistério Português Espanhol) - Faculdades Integradas Promove de Brasília/ICESP; Orientador: Maria das Graças Martins Pinto de Carvalho;

Maria Luisa Ortíz Alvarez

As crenças de aprendizagem de línguas de principiantes brasileiros adultos sobre a escrita em um curso de Espanhol como língua estrangeira; 2006; Dissertação (Mestrado em Linguistica Aplicada) - Universidade de Brasília,; Orientador: Maria Luisa Ortíz Alvarez;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Espinosa, I. . O TRATAMENTO DO COMPONENTE CULTURAL NO LIVRO DIDÁTICO AULA 2 PARA O ENSINO DE E/LE. Revista Letras Raras , v. 4, p. 63-74, 2015.

  • Espinosa, I. . Las creencias de aprendizaje de principiantes brasileos sobre la escritura en la adquisición del E/LE. REVISTA NEBRIJA DE LINGUISTICA APLICADA A LA ENSEANZA DE LENGUAS , v. 3, p. 74-89, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Espinosa, I. ; JEUNNON, A. S. H. ; SANTOS, C. C. ; FIUZA, M. . As crenças de aprendizagem de línguas estrangeiras e das atitudes linguísticas no processo de ensino/aprendizagem. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Espinosa, I. . Metodologia de pesquisa em Linguística Aplicada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Espinosa, I. . Como desenhar e fazer pesquisa na área de aquisição de línguas estrangeiras. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Espinosa, I. . O ensino dos clíticos com função referencial a aprendizes brasileiros de ELE. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Espinosa, I. ; LEYTON, V. P. V. ; Figueroa, C. E. . Primer Borrador. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira).

Figueroa, C. E. ; Espinosa, I. ; LEYTON, V. P. V. . Segundo Borrador. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira).

Espinosa, I. ; LEYTON, V. P. V. . El Borrador. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para o Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    A análise contrastiva do espanhol e do português brasileiro aplicada ao ensino e a tradução de línguas próximas., Descrição: Os objetivos do projeto são a) fazer um levantamento bibliográfico dos estudos contrastivos do espanhol e do português brasileiro em todos os níveis linguísticos; b) descrever o estado da questão, analisando os objetivos, a metodologia e os resultados desses trabalhos; c) determinar objetos de investigação contrastiva para o desenho de pesquisas de natureza empírica que possam auxiliar na didática desses idiomas como línguas segundas ou estrangeiras e sua tradução; e e) realizar essas pesquisas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Idelso Espinosa Taset - Coordenador / Figueroa, C.E. - Integrante / Cíntia da Silva Pacheco - Integrante / Gleiton Malta Magalhães - Integrante / Priscila Kimie Veloso Suguiura - Integrante / Fernanda Karolina Ferreira Alves - Integrante / Abel Espinosa Martínez - Integrante / Luiz Carlos de Souza Junior - Integrante / Amanda Lemos Silva - Integrante., Financiador(es): Icesp-Promove de Brasília - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Aprovado em segundo lugar no concurso público para professor na Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, BA.

2014

Aprovado e classificado em primeiro lugar no concurso público para Professor Assistente A de Língua Espanhola e Ensino., Universidade Federal de rio Grande do Norte.

2014

Aprovado e classificado em primeiro lugar no concurso público para Professor Auxiliar A de Língua Espanhola., Universidade Federal de Campina Grande - UFCG.

2005

Diploma de Estudios Avanzados, Universidad Antonio de Nebrija.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras Espanhol-Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espanhol Avançado I, Espanhol Avançado II, Espanhol Intermediário I, Estágio em Língua Estrangeira - Espanhol

  • 02/2010 - 06/2010

    Ensino, Letras Espanhol-Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espanhol Básico, Literatura Hispano-americana, Literatura Espanhola, Estágio em Língua Estrangeira -Espanhol

2007 - 2015

Icesp-Promove de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor, Carga horária: 20

Atividades

  • 09/2014

    Ensino, Pós-graduação em Didática de Línguas Estrangeiras, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Teorias de aquisição e abordagens de ensino de línguas estrangeiras., Teoria e prática do ensino da gramática e do léxico.

  • 02/2014 - 12/2014

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Aplicada, Língua Espanhola - Morfossintaxe, Literatura Hispano-Americana, Língua Espanhola - Morfologia, Metodologia de Ensino da Língua Espanhola, Procedimentos Técnicos da Tradução, Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas Estrangeiras

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola - Sintaxe, Linguística Aplicada, Literatura Hispano-Americana, Literatura Espanhola, Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola I, Metodologia de Ensino da Língua Espanhola, Fonética e Fonologia da Língua Espanhola

  • 02/2012 - 12/2012

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e Fonologia da Língua Espanhola, Literatura Espanhola, Trabalho de Conclusão de Curso II, Linguística Aplicada, Língua Espanhola - Semântica, Língua Espanhola - Morfologia

  • 02/2011 - 12/2011

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Língua Espanhola, Fonética e Fonologia da Língua Espanhola, Língua Espanhola - Morfologia, Língua Espanhola - Sintaxe, Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 02/2010 - 12/2010

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola - Semântica, Trabalho de Conclusão de Curso I, Metodologia de Pesquisa Cientìfica, Linguística Aplicada, Metodologia de ensino de Língua Espanhola

  • 02/2009 - 12/2009

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I, Estágio Supervisionado em Língua Espanhola II, Língua Espanhola - Semântica, Literatura Espanhola, Literatura Hispano-Americana, Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola I, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 02/2008 - 12/2008

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Espanhola - Morfossintaxe, Literatura Espanhola, Literatura Hispano-americana, Metodologia do Ensino da Língua Espanhola, Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 02/2007 - 12/2007

    Ensino, Letras Português/Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola II, Expressão Oral e Escrita em Língua Espanhola III, Literatura Hispano Americana I, Literatura Hispano Americana II, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Espanhola

1999 - 2007

Centro Cultural Brasil-España de Brasilia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador pedagógico, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento do curso, análise, seleção e elaboração de materiais didáticos, treinamento, seleção e acompanhamento do desempenho dos docentes. Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira.

1998 - 1999

Centro Cultural Brasil-España de Brasilia

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 20

Outras informações:
Ensino de Espanhol como língua estrangeira (ELE)

2015 - Atual

Universidade Federal de Campina Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.