Luiz Vicente Neto
Doutor em Engenharia de Produção (2022). Mestre em Engenharia de Produção (2012), Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é Professor em Regime de Dedicação Exclusiva (RDE) do Instituto Federal SP - Campus Piracicaba - curso de Eng. de Mecânica, Eng. Elétrica, Tecnologia em Automação Industrial e Técnico em Mecânica. Anteriormente ocupava o cargo de Professor da Faculdade de Jaguariúna (2010 à 2013) e Professor II - Etec ´Pedro Ferreira Alves´ (2003 à 2013). Tem experiência Industrial nas áreas de Engenharia de Produção, com ênfase em Processos Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Manufatura Avançada, Gestão de Projetos, Economia Circular, Manufatura aditiva, Lean Manufacturing, Qualidade, Manutenção, Automação, Moldes e Matrizes, Estratégia de Usinagem.
Informações coletadas do Lattes em 04/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia de Produção
2017 - 2022
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: MODELO DE AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE USINAGEM SOB A ÓTICA DA ECONOMIA CIRCULAR E DO LEAN MANUFACTURING
FERNANDO CELSO CAMPOS. Palavras-chave: Economia Circular; Usinagem; lean Manufacturing; Indicadores; Sistema de Avaliação.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial.
Mestrado em Engenharia de Produção
2010 - 2012
Universidade Metodista de Piracicaba
Título: Análise do Efeito da Metodologia de Intepolação da Trajetória da Ferramenta de Usinagem na Etapa de Polimento de Moldes e Matrizes, Ano de Obtenção: 2012
André Luiz Helleno.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Recursos para Usinagem de Moldes e Matrizes; Manufatura Avançada; Polimento; Metodologia de Interpolação.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão da Produção. Setores de atividade: Fabricação de máquinas e equipamentos.
Formação complementar
2007 - 2007
Atualização Tecnológica em Manufatura Avançada. (Carga horária: 22h). , Indústrias Romi, ROMI S/A, Brasil.
2007 - 2007
Tecnologia em Automção Industrial. (Carga horária: 100h). , Festo Automação, FESTO, Brasil.
2004 - 2004
Workshop - Atualização Profissional x Automação. (Carga horária: 4h). , Eaton Ltda, EATON, Brasil.
2004 - 2004
Ensaios de Tração e Compressão no programa MTest. (Carga horária: 16h). , Emic Equipamentos e Sistemas de Ensaio Ltda, EMIC, Brasil.
2004 - 2004
P110 - Automção Pneumática. (Carga horária: 20h). , Festo Automação, FESTO, Brasil.
2003 - 2003
Programação e Operação de Robô. (Carga horária: 16h). , Asea Brown Boveri, ABB, Suiça.
2003 - 2003
Workshop - Qualificação Profissional. (Carga horária: 5h). , Etec "Pedro Ferreira Alves", ETEC PFA, Brasil.
2003 - 2003
Qualidade. (Carga horária: 8h). , SKF do Brasil Ltada, SKF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.
Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.
Participação em eventos
12ª Mostra Acadêmica - Unimep.PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL: ?LEAN MACHINING? VISANDO À INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E ESTRATÉGIA COMPETITIVA COM O FOCO NA RECUPERAÇÃO DO MERCADO. 2014. (Outra).
5° Congresso de Iniciação Científica do Instituto Federal de São Paulo. CONCEITOS DE MANUFATURA ENXUTA APLICADOS NA USINAGEM INDUSTRIAL. 2014. (Congresso).
11ª Mostra Acadêmica - Unimep.ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA ESTRATÉGIA DE USINAGEM SOBRE O TEMPO DE POLIMENTO DE UMA SUPERFÍCIE. 2013. (Outra).
16º Seminário Internacional Alta Tecnologia - Tema: Inovações Tecnológicas na Manufatura. 2011. (Seminário).
15.º Seminário Internacional Alta Tecnologia - Tema: Inovações Tecnológicas no Desenvolvimento do Produto. 2010. (Seminário).
Participação em bancas
VICENTE NETO, L.; R.L.G Monaro; HELLENO, A.. Campos, Marcos E. Menegon.A relevância da Lubrificação na Metodologia TPM - Um Estudo de caso em uma industria de Auto peças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
VICENTE NETO, L.; HELLENO, A.; R.L.G Monaro. Toledo, Leandro J. C. Leite.SMED e seu Impacto em uma Linha de Produção na Industria de auto peças. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
VICENTE NETO, L.; R.L.G Monaro; HELLENO, A.. Domingues, Felipe V. G. Morais, Rafael G. Morais.Estudo da Sistemática para Avaliação do Desempenho de Fornecedores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
VICENTE NETO, L.; R.L.G Monaro. Paulino, Marcelo L. Orlando, Matheus F. Pires.Sugestão para a Implantação do Programa SOL na concepção de uma nova planta do Ramo Metal Mecânico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
VICENTE NETO, L.; R.L.G Monaro. Nogueira, Luiz A. Lima.Estudo da Manutenção Preditiva em Rolamentos através da Análise de Vibração. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
VICENTE NETO, L.; R.L.G Monaro. Rodrigues, Felipe Sposito, Marcelo Trombetoni.Implantação da Metodologia Kaizen para Reduzir o tempo de Setup. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
VICENTE NETO, L.; HELLENO, A.. Sartorelli, Wesley M. Souza.Tendência do Gerenciamento da Manutenção Preventiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna.
Orientou
Paulino, Marcelo L; Orlando, Matheus F; Pires; Sugestão para a Implantação do Programa SOL na concepção de uma nova planta do Ramo Metal Mecânico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
Nogueira, Luiz A; Lima; Estudo da Manutenção Preditiva em Rolamentos através da Análise de Vibração; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
Rodrigues, Felipe Sposito, Marcelo Trombetoni; Implantação da Metodologia Kaizen para Reduzir o tempo de Setup; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
Luiz, Elias G; Furlan, Bruno Furlan; Melhoria da Eficiência Produtiva utilizando a Abordagem Gestão dos Postos de Trabalho (GPT): um estudo de caso na Indústria de Alimentos; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
SMED e seu Impacto em uma linha de Produção na Indútria de auto peças; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
A Relevância da Lubrificação na Metodologia TPM - Estudo de Caso em uma indútria de auto peças; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
Estudo da Sistemática para a Avalição do Desempenho de Fornecedores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
Tendência do Gerenciamento da Manutenção Preditiva; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Faculdade de Jaguariuna; Orientador: Luiz Vicente Neto;
Produções bibliográficas
-
R.L.G Monaro ; HELLENO, A. ; K. Schutzer ; VICENTE NETO, L. ; M.A.G Priore . Estratégia de Usinagem em Superfícies Complexas Considerando o Tempo de Resposta da Máquina. Revista máquinas e Metais - MM, São Paulo - SP - Brasil, p. 84 - 98, 04 mar. 2013.
-
VICENTE NETO, L. ; HELLENO, A. . TENDÊNCIA NA REDUÇÃO DO CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE MOLDES E MATRIZES INFLUENCIADA PELA ESTRATÉGIA DE USINAGEM E POLIMENTO. In: Molde ABM 2011 - 9 Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, 2011, São Paulo. Anais Molde ABM 2011 - 9 Encontro da Cadeia de Ferramentas, Moldes e Matrizes, 2011. p. 12-14.
-
VICENTE NETO, L. ; HELLENO, A. . Application of Method 3R (Reuse, Remanufacture and Recycling) in a Machine Line Based on Circular Economy. In: 6th International Workshop Advances in Cleaner Production, 2017, São Paulo - SP - Brasil. 6th International Workshop Advances in Cleaner Production, 2017.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Instituto Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Desenho Técnico I
2010 - 2013
Faculdade de JaguariunaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Tempo Parcial, Carga horária: 12
2003 - 2013
ETEC "Pedro Ferreira Alves"Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor II, Carga horária: 33
Outras informações:
Atualmente sou Professor nas áreas de Mecânica, Mecatrônica e Informática Industrial lecionado as disciplinas de Automação Industrial, CNC, Processos de Fabriação e Desenho Técnico. No ano de 2006 fui Coordenador da área da ndústria.
1996 - 2003
BAUMER SAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Processo, Carga horária: 44
Outras informações:
Fui estagiário de Técnico em Mecânica. Efetivado como Inspetor de Controle de Qualidade em seguida passei a ser o Coordenador do Depto. De Qualidade onde trabalhei com as ferramentas da Qualidade, implantação e manutenção de sistema de Qualidade, elaboração e implementação de procedimentos. Trabalhei como Desenhista Projetista. Atuei como Técnico de Processo de Fabricação (Usinagem CNC e convencional, Estamparia, Solda, Tempos e Métodos, Cronograma de fabricação, CEP, FEMEA, Layout , Kanban).
2005 - 2005
JCV Tools - Representação KennametalVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Engenheiro de Aplicação e Vendas, Carga horária: 44
Outras informações:
Realizava trabalho de desenvolvimento técnico, vendas, pós vendas, treinamentos, abertura de novos clientes, em toda área de ferramentas para usinagem industrial.
2006 - 2006
Cerâmica Chiarelli S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Manutenção, Carga horária: 44
Outras informações:
Trabalhei com o Planejamento de Manutenção dentro desta função implantei o Planejamento de Manutenção Preventiva e Preditiva, utilizando o sistema TPM, também realizei todo trabalho de planejamento, compras, e desenvolvimento de fornecedores de todo trabalho Mecânico e Elétrico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Vicente Neto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?