Fabiana Cordeiro

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), mestrado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Tem experiência em técnicas como qPCR e clonagem molecular. Atualmente é professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Microbiologia

2008 - 2012

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Interação entre células epiteliais humanas e bovinas e cepas de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana.
João Ramos Costa Andrade. Coorientador: Eliane De Oliveira Ferreira e Leandro Araujo Lobo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Microbiologia

2006 - 2008

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Invasividade e sobrevivência intracelular de Escherichia coli produtoras de toxina shiga (STEC) em células intestinais humanas,Ano de Obtenção: 2008
Joao Ramos Costa Andrade.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Virulência; STEC; Invasão.

Graduação em Biologia

2001 - 2005

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE MULTIPLEX PCR NA IDENTIFICAÇÃO DE ESCHERICHIA COLI ENTEROAGREGATIVA
Orientador: Leila Carvalho Campos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Aplicações e Fundamentos da PCR em Tempo real. (Carga horária: 36h). , Life Technologies, LIFE, Brasil.

2004 - 2004

Sensibilização e Informação em Biossegurança. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2002 - 2002

Imunologia Molecular. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2002 - 2002

Diagnóstico Laboratorial das Meningites. (Carga horária: 20h). , Hospital São Sebastião, HSS, Brasil.

2001 - 2001

Ecologia Microbiana. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

2001 - 2001

Entomologia Forense. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

1999 - 1999

Técnica de Coloração de Gram. (Carga horária: 60h). , Hospital Geral de Nova Iguaçu, HGNI, Brasil.

1999 - 1999

Técnicas de Coleta de Secreções. (Carga horária: 60h). , Hospital Geral de Nova Iguaçu, HGNI, Brasil.

1998 - 1998

Técnica de Coleta de Sangue. (Carga horária: 60h). , Hospital Geral de Nova Iguaçu, HGNI, Brasil.

1997 - 1997

Parasitologia Médica. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.

1996 - 1996

Hematologia Geral. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Ensino Universitário, ABEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CORDEIRO, F. ; CABRAL, L. F. E. . Olimpíada Brasileira de Biologia. 2019. .

CORDEIRO, F. ; CABRAL, L. F. E. ; CORDEIRO, R. . IV Green Day: Tragédia em Brumadinho. Acidente, desastre ou negligência?. 2019. (Outro).

CORDEIRO, F. ; CABRAL, L. F. E. ; Junior, A.B. . III Green Day. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II EIEP- Encontro Intercampi de Educação Profissional do Cefet/RJ. Green day: pensando a Educação Ambiental fora da caixinha no CEFET/RJ Campus Maria da Graça. 2019. (Congresso).

II EIEP- Encontro Intercampi de Educação Profissional do Cefet/RJ. Green day: pensando a Educação Ambiental fora da caixinha no CEFET/RJ Campus Maria da Graça. 2019. (Congresso).

VII ENEBIO. Green Day: Pensando a educação ambiental fora da caixinha no Cefet/RJ campus Maria da Graça. 2018. (Congresso).

Olimpíada Brasileira de Biologia.Preparo de alunos do ensino médio integrado para participação da XIII OBB. 2017. (Outra).

VIII EREBIO. O DESENVOLVIMENTO DE UMA HORTA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE BIOLOGIA NO CEFET/RJ. 2017. (Congresso).

Sepex. Bionic Hand. 2016. (Exposição).

1°Simpósio de Microbiologia Clínica.Identificação e Isolamento de EHEC O157:H7. 2012. (Simpósio).

25°Congresso Brasileiro de Microbiologia. Intracellular survival ans persistence of shiga-producing Escherichia coli (STEC) within cultured human enterocytes. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Lígia Moura Silva

SOARES, A. M. D.;CORDEIRO, F.; PEIXOTO, A. C. A.. Analisando o PIBID/UFRRJ, sob o olhar dos sub-projetos Física e Pedagogia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Larisse Alves de Sousa

SOARES, A. M. D.;CORDEIRO, F.; LINO, L. A.. Implicações na (Re)construção da identidade profissional dos docentes do curso técnico em agropecuária. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: GILCELI CHAGAS MOURA

SOARES, A. M. D.;CORDEIRO, F.; ARRUDA, J.. O programa de assistência estudantil sob a ótica da inclusão social e da garantia de direitos: Um estudo realizado no Instituto Federal do Amapá. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gláucia da Silva Batista

SOARES, A. M. D.; OLIVEIRA, L. M. T.;Cordeiro, F.. A abordagem da Educação Ambiental na prática pedagógica no Centro de Atenção à Criança e ao adolescente (CAIC), Paulo Dacorso Filho-Seropédica-RJ. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Muniqui Scharamm Capett

CORDEIRO, F.. Caracterização da resistência ao ciprofloxacino em cepas de Escherichia coli Uropatogênicas obtidas de pacientes com câncer ginecológico. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Aplicadas a Produtos Para Saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Costa de Luca Rebello

LEAO, R. S.;ANDRADE, J. R. C.; ROSA, A. C. P. S.; GONZALEZ, A. G. M.;Cordeiro, F.. Efeitos da produção de biofilme e da interação de Acanthamoeba castellanii na virulência de Escherichia coli produtora da toxina Shiga (STEC). 2017. Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Azevedo dos Santos

Cordeiro, F.. Interação de Aeromonas spp. com células intestinais e epiteliais humanas in vitro e epitélio intestinal de coelhos ex vivo.. 2015. Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Batista Alves

IGNACIO, A. C. P. R.; ALMEIDA, A. C. F.;Cordeiro, F.. Mecanismos de produção e o potencial de virulência da coproporfirina III em amostras de Corynebacterium diphtheriae de oriegens diversas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrezza do Espirito Santo Cucinelli

CORDEIRO, F.. Caracterização funcional e influência no potencial de virulência de genes codificadores de toxina shiga-like e hemolisina em cepas de Corynebacterium diphteriae. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Vollú Silva

CORDEIRO, F.. Papel de Yersiniabactin, Colibactin e biofilm em amostras de Escherichia coli uropatogênicas isoladas de pacientes com câncer ginecológico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências aplicadas a produtos para saúde) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Raquel Costa de Luca Rebello

CORDEIRO, F.. Efeitos da produção de biofilme e da interação com protozoários na persistência de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC) no ambiente e na exacerbação da sua invasividade e sobrevivência em enterócitos humanos cultivados in vitro. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Yuri Vieira Faria

CORDEIRO, F.. Caracterização da formação de biofilme por espécies de corinebactérias potencialmente toxigênicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências médicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana de Andrade da Silva

Cordeiro, F.. Alterações no crescimento de Bacteroides fragilis e Bacteroides thetaitaomicron em resposta ao extrato fecal humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

CORDEIRO, F.. Elaboração e avaliação de questões para professor de Biologia. 2018. FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA, ENSINO E ASSISTÊNCIA À ESCOLA DE MEDICINA.

LEMOS, J. L. S.; AZEVEDO, M. J. C.;Cordeiro, F.. Concurso para admisão de docente de Biologia do Campus Maracanã. 2017. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Cordeiro, F.. Docente Substituto de Biologia campus Nova Iguaçu. 2015. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

CORDEIRO, F.. Docente Biologia Campus Valença. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

CORDEIRO, F.. Docente Biologia Campus Itaguaí. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

CORDEIRO, F.. Docente Biologia Campus Nova Friburgo. 2014.

CORDEIRO, F.. Docente Biologia Campus Petrópolis. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Nedda Garcia Rosa Mizuguchi

CAMPOS, L. C.; SOUZA, M. M. S.;MIZUGUCHI, N. G. R.; ZARDEN, C.. Avaliação do método de multiplex PCR na identificação de Escherichia coli enteroagregativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Carlos Zarden Feitosa de Oliveira

ZARDEN, C.; SOUZA, M. M. S.; MIZUGUCHI, N. G. R.. Avaliação do método de multiplex PCR na identificação de Escherichia coli enteroagregativa.. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Biologia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Angela Corrêa de Freitas-Almeida

FREITAS-ALMEIDA, A. C.. Interação entre células epiteliais humanasa e bovinas e cepas de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doenças humanas. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia Médica Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Miliane Moreira Soares de Souza

SOUZA, M. M. S.; MIZUGUCHI, Nedda Garcia Rosa; ZARDEN, Carlos. Avaliação do método de multiplex PCR na identificação de Escherichia coli enteroagregativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Alice Gonçalves Martins Gonzalez

FRACALANZA, S. E. L.; DOMINGUES, R. M. C. P.; Cerqueira, A.M.F.; Rosa, A.C.P.;ANDRADE, J. R. C.Gonzalez, A. G. M.. Avaliação da interação de Escherichia coli enterohemorragica (EHEC) pertencente ao sorotipo O157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana com células enterocíticas humanas (linhagem Caco-2). 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Sérgio Eduardo Longo Fracalanzza

FRACALANZZA, Sergio Eduardo Longo. Invasividade e sobrevivência intracelular de Escherichia cli produtoras de toxina Shiga (STEC) em células intestinais humanas.. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Microbiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.

Sérgio Eduardo Longo Fracalanzza

FRACALANZZA, Sergio Eduardo Longo. Avaliação da interação de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana com células enterocíticas humanas (linhagem Caco-2).. 2012. Tese (Doutorado em Pós- Graduação em Microbiologia) - Faculdade de Ciências Médicas da UERJ.

Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira

CERQUEIRA, A. M. F.; FRACALANZA, S.; Domingues, R. M. C. P.; ROSA, Ana Cláudia de Paula;ANDRADE, J. R. C.. Avaliação da interação de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana com células enterocíticas humanas (linhagem Caco-2). 2012. Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira

Cerqueira, A.M.F.; FREITAS, A. C.; ROSA, Ana Cláudia de Paula. Interação entre células epiteliais humanas e bovinas e cepas de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isolada de bovinos assintomáticos e de doença humana. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Claudia de Paula Rosa Ignacio

ROSA, A. C. P.. Invasividade e sobrevivência intracelular de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC) em células intestinais humanas. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Microbiologia Médica Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Claudia de Paula Rosa Ignacio

Rosa, A.C.P.; OUTROS. Avaliação da interação de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isolada de bovinos assintomáticos e de doença humana com células enterociticas humanas (linhagem Caco-2). 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Microbiologia Médica Humana) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Isabelle Cristina Rodrigues Ramos

Monitoria; Início: 2020; Orientação de outra natureza; Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; (Orientador);

Thays Araujo Gonçalves

Expressão de genes de virulência por Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) sorotipo O157 : H7 em multiplicação extracelular e no compartimento intracelular de enterócitos humanos (linhagem Caco-2); 2018; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Fabiana Cordeiro;

Angela Maria de Assis Costa Oliveira

Escherichia coli enterotoxigênica: Aspectos gerais e epidemiológicos; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Geral, Ambiental e de Alimentos) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Fabiana Cordeiro;

Barbara Luiza Rios

Samonella sp presentes na carne suína e seus derivados; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Microbiologia Geral, Ambiental e de Alimentos) - Universidade Salgado de Oliveira; Orientador: Fabiana Cordeiro;

Pedro Paulo Clemente Torres

Monitoria de Biologia; 2019; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Fabiana Cordeiro;

Letícia Machado Teixeira

Monitoria de Biologia; 2018; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Fabiana Cordeiro;

Larissa Brillo Nunes

Monitoria de Biologia; 2016; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Fabiana Cordeiro;

Yasmin Lima

Monitoria de Biologia; 2015; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca; Orientador: Fabiana Cordeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliane de Oliveira Ferreira

Avaliação da interação de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) 0157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana com células enterocíticas humanas (linhagem Caco-2); ; 2012; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eliane de Oliveira Ferreira;

Paulo Sérgio Torres Brioso

Produção de clones genômicos do Sweet potato feathery mottle virus; 2003; 18 f; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Sergio Torres Brioso;

Leandro Araujo Lobo

Avaliação da interação de Escherichia coli enterohemorrágica (EHEC) 0157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana com células enterocíticas humanas (linhagem Caco-2); 2012; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Coorientador: Leandro Araujo Lobo;

Marcus Vinícius Dohmann Brandão

Desenvolvimento de programa de embalagens para produto lava-roupas ?Astral?; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Marcus Vinicius Dohmann Brandão;

Leila Carvalho Campos

Avaliação do método de multiplex PCR na identificação de Escherichia coli enteroagregativa; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Leila Carvalho Campos;

Joao Ramos Costa Andrade

Invasividade e sobrevivencia intracelular de Escherichia coli produtora de toxina Shiga (STEC) em células intestinais humanas; 2008; Dissertação (Mestrado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Joao Ramos Costa Andrade;

Joao Ramos Costa Andrade

Avaliação da interação de E; coli enterohemorrágica (EHEC) O157:H7 isoladas de bovinos assintomáticos e de doença humana com celulas enterociticas humanas (linhagem Caco-2); 2012; Tese (Doutorado em Microbiologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Joao Ramos Costa Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORDEIRO, F. . Coleta e Transporte de Material Clínico. 2007. .

CORDEIRO, F. . BIOTÉRIOS E ZOONOSES. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Uned Maria da Graça. , Rua Miguel Ângelo - 96, Maria da Graça, 20785223 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32785502, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas : Análises Microbiológicas, Microbiologia e Agroecologia no curso de Engenharia Ambiental do Cefet/RJ campus Maracanã.

2014 - Atual

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ensino básico,técnico e tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplina de Biologia no Ensino Médio Integrado

2015 - 2017

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora do Ensino Médio Integrado, Carga horária: 16

2013 - 2014

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 14

Atividades

  • 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA, IMUNOLOGIA E PARASITOLOGIA, .,Linhas de pesquisa

2003 - 2005

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (Estagiário), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2003 - 12/2005

    Estágios , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Bacteriologia.,Estágio realizado, Fatores de virulência de Escherichia coli.

1997 - 2004

HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Técnico em Laboratório, Carga horária: 32