Gabriel Alves Vasconcelos

Gabriel Alves Vasconcelos possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (2015), mestrando em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (2017-2019), com a linha de pesquisa que objetiva avaliar a relação entre Escritórios de Gerenciamento de Projetos - EGP e os processos licitatórios das instituições públicas. Atualmente é gestor do departamento internacional da Empresa Cinco Estrelas Transportes e Logística. De 2016 a 2018, atuou como engenheiro civil autônomo, gerenciando diversos tipos de obras da iniciativa privada. De 2015 a 2016 trabalhou em conjunto com a Empresa Cimentos Planalto - CIPLAN na elaboração de um projeto com objetivo de redução nas temperaturas dos fornos de calcinação das pozolanas. Em 2014 realizou sua primeira experiência em gestão de transporte internacional de cargas. De 2013 a 2014 participou como bolsista CNPq do programa Ciências Sem Fronteiras - Coreia do Sul na Hanyang University. Nesta oportunidade, publicou um artigo sobre a gestão dos dados de umidade do solo, tanto no Brasil quanto na Coreia do Sul, comparando os resultados obtidos por satélites e in-loco. Além disso, recebeu o Certificado de Mérito do Programa Ciências Sem Fronteiras - Coreia do Sul, das mãos do Embaixador Edmundo Fujita, por suas colaborações em seu estágio na empresa Dohwa Engineering Company.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estruturas e Construção Civil

2017 - Atual

Universidade de Brasília, UnB
Título: Implantação de PMO em organizações governamentais,Orientador:
Andre Luiz Aquere de Cerqueira e Souza.Palavras-chave: Gestão; Project Management Office; Regime Diferenciado de Contratação; Administração Pública.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública / Especialidade: Organizações Públicas. Setores de atividade: Atividades de sedes de empresas e de consultoria em gestão empresarial; Construção de edifícios; Obras de infra-estrutura.

Graduação em Engenharia Civil

2011 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: EFEITO DA TEMPERATURA DE CALCINAÇÃO NA ATIVIDADE POZOLÂNICA DA ARGILA CALCINADA
Orientador: João Henrique da Silva Rêgo

Graduação em Civil Engineering

2013 - 2014

Hanyang University - Seoul Campus, HYU/Seoul
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2011 em Engenharia de Energia

2008 - interrompida

Universidade de Brasília, UnB
Ano de interrupção: 2011

Formação complementar

2018 - 2018

Orçamento de Obras com VBA Excel. (Carga horária: 8h). , Programa de Educação Tutorial - Engenharia Civil, PET - CIVIL, Brasil.

2017 - 2017

Ms Project. (Carga horária: 14h). , Clínica de Matemática, CM, Brasil.

2012 - 2012

English Language Course. (Carga horária: 120h). , Language Centres - London, LAL, Inglaterra.

2011 - 2011

GeoSlope. (Carga horária: 8h). , Programa de Educação Tutorial - Engenharia Civil, PET - CIVIL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Coreano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gestão de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Participação em eventos

Gerenciamento de Projetos e as Certificações PMP® e CAPM® do PMI®. 2018. (Oficina).

PMDAY - PMO, Project Management Institute. 2018. (Oficina).

2º Café com Projetos PMI / DF - Novas abordagens e técnicas para a Gestão de Desempenho em Projetos. 2017. (Oficina).

Agilizando Projetos - Palestra de Metodologia de Gestão de Projetos Tradicional. 2017. (Oficina).

Encontro Regional de Construção a Seco - Light Steel Framing. 2017. (Encontro).

Evento Brasília Dribbble Meetup. 2016. (Oficina).

Workshop de Linguagem Corporal promovido pela Concreta Consultoria e Serviços. 2016. (Seminário).

Fluorescência e Difração de Raios X na Indústria do Cimento. 2015. (Seminário).

Curso TOEFL Practice - Intermediário, nível B1. 2014. (Outra).

IASS Symposium and the 6th Latin-American Symposium on Tension Structures. 2014. (Simpósio).

Lançamento da segunda etapa do Progrma Ciência Sem Fronteiras. 2014. (Encontro).

Cross Cultural Awareness Programme (CCAP) - UNESCO.Diversidade da Cultura Brasileira. 2013. (Outra).

X Semana de Engenharia Civil. 2010. (Congresso).

I ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO GAMA - ECT.CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS DO SETOR CENTRAL DO GAMA. 2009. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CHO, EUNSANG ; ALVES VASCONCELOS, GABRIEL ; CHOI, MINHA . Validation Study of Active Microwave Soil Moisture Products in Korea and Brazil. International Journal of Engineering and Technology (IJET) , v. 7, p. 219-222, 2015.

  • VASCONCELOS, G. A. ; AQUERE, A. L. . Uma Revisão Bibliométrica Sobre Escritórios de Gerenciamento de Projetos (EGP): Aplicação da Teoria do Enfoque Meta Analítico Consolidado. In: XXV SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção, 2018, São Paulo. Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios, 2018.

  • VASCONCELOS, G. A. ; Rêgo, J. H. S. . Efeito do Processo de Calcinação na Atividade Pozolânica da Argila Calcinada. In: 7º Congresso Brasileiro de Cimento, 2016, São Paulo. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Cimento, 2016.

  • VASCONCELOS, G. A. ; Rêgo, J. H. S. ; PINHEIRO, D. G. L. . Efeito da temperatura de calcinação na atividade pozolânica da argila calcinada como adição mineral em cimento Portland. In: 58º Congresso Brasileiro de Concreto, 2016, Belo Horizonte. Anais do 58º Congresso Brasileiro de Concreto, 2016.

  • VASCONCELOS, G. A. ; Rêgo, J. H. S. . Efeito do Processo de Calcinação na Atividade Pozolânica da Argila Calcinada 2015 (Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável - Brasil).

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2010

    Estudo e desenvolvimento de métodos baseados em redes bayesianas e cadeias de markov para apoiar o desenvolvimento de programas C para sistemas robóticos com aplicação à reabilitação e assistência humana, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Prêmios

2013

Certificado de Mérito do Programa Ciências Sem Fronteiras, Embaixada Brasileira em Seul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de Brasília, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. , Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (061) 33072022, Fax: (061) 2735978, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - Atual

Cinco Estrelas Transportes e Logística

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor Internacional, Carga horária: 44

Outras informações:
- Gerenciar contratos de remoções internacionais com os seguintes Instituições Federais: ABIN, DPF, EB, MAPA; - Negociar fretes junto a transportadoras, Cia. Marítimas e Aéreas Internacionais; - Gerenciar cronogramas, orçamentos e a logística dos serviços de frete; - Realizar atendimento à clientes e fornecedores no exterior;

2015 - 2015

Cimentos Planalto

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Departamento Industrial / produção, Carga horária: 20

Outras informações:
- Pesquisar sobre as temperaturas de calcinação das Pozolanas utilizadas na produção de Cimentos Portland; - Controlar de qualidade sobre o processo e produção do Cimento Portland; - Aprendizagem sobre os ensaios físicos e químicos utilizados nas rotinas de monitoramento da qualidade de produção do Cimento Portland; - Aprendizagem sobre os métodos de difração e fluorescência de Raios-X no monitoramento da qualidade de produção do Cimento Portland;

2015 - 2015

Cimentos Planalto

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Deptartamento Concreto / Usina de Valparaíso, Carga horária: 30

Outras informações:
- Controlar de qualidade sobre o processo e produção de concreto; - Gerenciar estoque de matéria-prima e produção de concreto; - Acompanhar obras de manutenção e investimentos na usina de concreto; - Aprendizagem sobre ensaios realizados na verificação da qualidade do concreto produzido; - Aprendizagem sobre ações de manutenção sobre instrumentos de redução de poluentes, como: filtro de silos, decantadores e métodos de reaproveitamento de resíduos; - Liderança sobre colaboradores na manutenção e execução das ações definidas como essenciais para melhor andamento das atividades da Central de Concreto;

2014 - 2015

Transportes Gerais Botafogo LTDA

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Departamento Internacional, Carga horária: 30

Outras informações:
- Negociar fretes junto a transportadoras e Cia. Marítimas Internacionais; - Gerenciar cronogramas dos serviços de frete; - Realizar atendimento à clientes e fornecedores no exterior; - Aprendizagem sobre termos, regulamentações e documentações referentes a transporte internacional de cargas; - Aprendizagem no atendimento à cliente com cordialidade e agilidade, com foco principal em embaixadores e servidores do Itamaraty; - Aprendizagem no atendimento e negociação com fornecedores no exterior (África e Ásia), por meio de correio eletrônico e telefone;

2013 - 2013

Dohwa Engineering Company

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Pesquisa e elaboração de relatórios de sistemas ferroviários; - Acompanhamento das etapas de elaboração de projetos ferroviários na Ásia e Oriente Médio; - Aprendizagem sobre cultura e comportamento em grande corporação do mercado asiático e internacional; - Aprendizagem na elaboração de projetos geométricos de sistemas ferroviários de alta velocidade, utilizando AutoCad 3D Civil e RD SmartPro;

2013 - 2014

Hanyang University - Seoul Campus, HYU/Seoul

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Water Resources and Remote Sensing Lab, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Pesquisa e coleta de dados de umidade do solo por meio de satelites e estações in situ na Coreia do Sul e no Brasil; - Elaboração de ?papers? sobre recursos hídricos;

2010 - 2012

Governo do Distrito Federal

Vínculo: ESTÁGIO REMUNERADO, Enquadramento Funcional: ESTAGIÁRIO, Carga horária: 20

Outras informações:
- Supervisão e vistoria de obras de revitalização urbana; - Elaboração de relatórios orçamentários de obras públicas; - Controle de estoque, de equipamentos e de pessoal; - Aprendizagem na elaboração e organização de documentação sobre orçamentos, controles e rotinas; - Liderança sobre os demais colaboradores durante as fiscalizações e vistorias;

2010 - 2011

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: ESTÁGIO REMUNERADO, Enquadramento Funcional: ESTAGIARIO, Carga horária: 20

Outras informações:
ATUAÇÃO NO LABORATORIO DE ENSAIO EM MÓVEIS - LABMOV.