José Nicolau Heck

JOSÉ NICOLAU HECK obteve o doutorado em Filosofia na Ludwig Maximilians- Universität München, em 1977, com uma tese sobre Platão e Freud; posteriormente, formou-se em direito na mesma instituição, tendo advogado durante cinco anos em Munique nas áreas do direito comercial e trabalhista. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), é orientador de Mestrado e Doutorado; atuou durante quatro anos como professor Visitante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e foi, por mais de dez anos, professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), onde exerceu por seis anos as funções de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Entre o período de 03/2006 a 08/2008 exerceu a função de Membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás. Leciona nas áreas da filosofia e do direito. Pesquisador do CNPq, membro da Sociedade Kant Brasileira, Secção de Campinas e líder do Grupo de Pesquisa Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito /UFG. Integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/UFG (Doutorado) e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia/UFG. Publica em periódicos nacionais Qualis A e B , publicações estrangeiras (inglês e alemão) e tem mais de dez livros publicados (próprios e em parceria).

Informações coletadas do Lattes em 04/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Filosofia

1974 - 1977

Ludwig-Maximilians-Universität München
Título: PSYCHOANALYSE UND SITTLICHE EINSICHT
Orientador: ROBERT SPAEMANN
Palavras-chave: SAÚDE; DOENÇA; FREUD; PLATÃO.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em Direito

1980 - 1985

Ludwig-Maximilians-Universität München

Formação complementar

2011 - 2011

Fundamentos Filosóficos da Bioética. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Curso de Curta Duração. , SOCIEDADE KANT BRASILEIRA.

2002 - 2002

Curso de Curta Duração. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Curta Duração. , SOCIEDADE KANT BRASILEIRA.

1970 - 1970

FILOSOFIA POLÍTICA. (Carga horária: 50h). , HARVARD UNIVERSITY.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Latim

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia/Especialidade: Filosofia Política.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito/Especialidade: Filosofia do Direito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Ética e Meio Ambiente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Razão Prática/Especialidade: Legitimidade e Legalidade.

Participação em eventos

VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - COMPEEX. Tópicos Tardios de Filosofia Jurídica em Kant. 2011. (Congresso).

63º. REUNIAÕ ANUAL DA SBPC - SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. IMPUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: UMA FORMULAÇÃO KANTIANA DA BIOÉTICA E DO MEIO AMBIENTE. 2011. (Congresso).

XVIII Semana de Filosofia da UFG: XIII Semana de Integração Graduação e Pós-Graduação - Natureza,Liberdade, Consciência.Tópicos Tardios de Filosofia Política em Kant. 2011. (Seminário).

I COLÓQUIO HANS JONAS - A ética da responsabilidade em discussão. O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE DE H. JONAS E TELEOLOGIA OBJETIVA DOS VALORES. 2010. (Congresso).

XII COLÓQUIO KANT UNICAMP - DIREITO E POLÍTICA. RESPONSABILIDADE, IRRESPONSABILIDADE OU AUTOCONSCIÊNCIA MORAL. 2010. (Congresso).

SEMINÁRIO.O PENSAMENTO KANTIANO E NEOKANTIANO NO DIREITO. 2010. (Seminário).

I COLÓQUIO NIETZSCHE NO CERRADO. 2010. (Simpósio).

XIV ENCONTRO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - ANPOF.RESPONSABILIDADE: IRRESPONSABILIDADE, EUFORIA RESPONSÁVEL OU AUTOCONSCIÊNCIA MORAL. 2010. (Encontro).

HABERMAS 80 ANOS - CONGRESSO INTERNACIONAL. A TRAJETÓRIA DE HABERMAS, O ESPÓLIO DE ROUSSEAU E A AURORA POLÊMICA DO MILÊNIO. 2009. (Congresso).

XVI SEMANA DE FILOSOFIA DA UFG - XI SEMANA DE INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA DA UFG.TÓPICOS KANTIANOS: ÉTICA, DIREITO DE HUMANIDADE E DEVER JURÍDICO INTERNO. 2009. (Seminário).

IV CONGRESSO KANT: TEORIA E PRÁTICA NA FILOSOFIA DE KANT. O PRINCIPIO KANTIANO DA PUBLICIDADE NA MORAL E NO DIREITO. 2008. (Congresso).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA - ANPOF. HABERMAS E ROUSSEAU: UMA RELAÇÃO DIFÍCIL. 2008. (Congresso).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA - ANPOF. GT TEORIAS DA JUSTIÇA. 2008. (Congresso).

XIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA - ANPOF. 2008. (Congresso).

IV JORNADA DE PESQUISA EM FILOSOFIA.Tópicos de Filosofia Política Moderna - Liberalismo versus Ética. 2008. (Seminário).

XV SEMANA DE FILOSOFIA DA UFG/ X SEMANA DE INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO/ PÓS-GRADUAÇÃO.RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: OS DESAFIOS DO RISCO E DA INCERTEZA. 2008. (Seminário).

VI JORNADA DE PESQUISA EM FILOSOFIA.TÓPICOS DE FILOSOFIA POLITICA MODERNA: LIBERALISMO VERSUS ÉTICA. 2008. (Seminário).

X COLÓQUIO KANT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - PROBLEMAS SEMÂNTICOS NA FILOSOFIA DE KANT.RAZÃO TEÓRICA, COSMOPOLITISMO E PAZ PERPÉTUA. 2008. (Simpósio).

V COLÓQUIO HABERMAS: TEORIA DE HABERMAS NUMA VISÃO INTERDISCIPLINAR.HABERMAS, ESPAÇO PÚBLICO E VONTADE GERAL. 2008. (Simpósio).

I COLOQUIO HOBBES.LIBERDADE, MOVIMENTO VITLA E PAIXÕES: IMPASSES DO MATERIALISMO HOBBESIANO. 2008. (Encontro).

IV JORNADA DE FILOSOFIA E DIREITOS HUMANOS - SOBERANIA E JUSTIÇA.DIREITO E ÉTICA EM I. KANT - DIREITO DE HUMANIDADE E DEVER INTERNO DE DIREITO. 2008. (Outra).

JORNADA DE FILOSOFIA DOS DIREITOS HUMANOS; SEMINÁRIO: PROBLEMAS DO ESTADO DEMOCRÁTICO CONTEMPORÂNEO; JORNADA GOIANA DE FISOSOFIA DO DIREITO.J. HABERMAS E A RACIONALIDADE JURISDICIONAL EM R. DWORKIN. 2007. (Seminário).

JORNADA DE FILOSOFIA DOS DIREITOS HUMANOS; SEMINÁRIO: PROBLEMAS DO ESTADO DEMOCRÁTICO CONTEMPORÂNEO; JORNADA GOIANA DE FISOSOFIA DO DIREITO.ORIGENS E APORIAS DO JUSNATURALISMO MODERNO. 2007. (Seminário).

XIV SEMANA DE FILOSOFIA DA UFG E IX SEMANA DE INTEGRAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO.O PRINCÍPIO INTERNO DO DIREITO: A REINTERPRETAÇÃO KANTIANA DE ULPIANO. 2007. (Seminário).

II SEMINÁRIO DE BIOÉTICA CRISTÃ - MORTE: MÚLTIPLOS OLHARES.MISTANÁSIA E POLÍTICAS DE SAÚDE. 2007. (Seminário).

IX COLÓQUIO KANT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - ACERCA DA NATUREZA HUMANA EM KANT.KANT E OS PRINCÍPIOS DE ULPIANO: TÓPICOS JURÍDICOS DO KANT TARDIO. 2007. (Simpósio).

SIMPÓSIO INTERNACIOAL PRINCIPIA.EMBRIÕES HUMANOS E O DIREITO À PESQUISA. 2007. (Simpósio).

XXVII ENCONTRO NAVIONAL DE PRÓ REITORES DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO ENPROP - "PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA PESQUISA, DA PÓS-GRADUAÇÃO E DA INOVAÇÃO NO BRASIL". 2007. (Encontro).

BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE.BIOÉTICA: VIDA E LIBERDADE. 2006. (Seminário).

VIII COLÓQUIO KANT: PROBLEMAS SEMÁNTICOS NA DOUTRINA KANTIANA.RESPONSABILIDADE, DEVER E VIRTUDE: DE KANT A JONAS E VICE-VERSA. 2006. (Simpósio).

ECLIPSE DA POLÍTICA: A RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA E DIREITO.PESSIMISMO DIALÉTICO VS. PLURALISMO qua factum: UM PLAIDOYER EM FAVOR DO LIBERALISMO E DO JUSPOSITIVISMO. 2006. (Simpósio).

XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA.ETHOS E VIRTUDE DA RESPONSABILIDADE: UMA ABORDAGEM KANTIANA DE H. JONAS. 2006. (Encontro).

III JORNADA DE PESQUISA NUPEFIL E SEMANA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA.SUBSISTÊNCIA E AUTOCONSERVAÇÃO.. 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: RAFAEL PADILHA DOS SANTOS

BORGES, M. L.;HECK, J. N.; PINZANI, A.; DURAO, A. B.. A IDÉIA DE MORAL E JUSTIÇA EM EMMANUEL KANT. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Diógenes Coimbra

CABRERA, J.;HECK, J. N.. SUICÍDIO MERITÓRIO: Reflexões acerca da morte voluntária desde um ponto de vista ético-negativo. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Evandro José Machado

ANTUNES, J.; AMES, J. L.;HECK, J. N.. LIBERDADE E MOVIMENTO EM THOMAS HOBBES. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Aluno: Junio Cezar da Rocha Souza

REIS, H. E.; SILVA, G. F.;HECK, J. N.. O HOMEM DEPRAVADOR E A POSSIBILIDADE DO BEM NA FILOSOFIA POLÍTICA DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU. 2011. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Vital Francisco Celestino Alves

REIS, H. E.HECK, J. N.; SILVA, G. F.. A LEGITIMIDADE DO GOVERNO DEMOCRÁTICO, SEGUNDO JEAN-JACQUES ROUSSEAU. 2010. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Patrick Di Almenida Vieira

HECK, J. N.; CORREIA, A.;BORGES, B. I.. IMMANUEL KANT E A CONSTRUÇÃO CONTEMPORÂNEA DA PAZ PERPÉTUA. 2009. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thiago Pinheiro Oliveira

HECK, J. N.; GIACÓIA, Oswaldo;SILVA, J. C. A.. A CRÍTICA DE NIETZCHE AO CONHECIMENTO COMO INTERROGAÇÃO PELO VALOR DA VERDADE. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Moisés Rodrigues da Silva

HECK, J. N.REIS, C. A.; PALÁCIOS, G. A.; CORREIA, A.. A LEGITMIDADE DA REPUBLICA EM ROUSSEAU. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renzo Nery

HECK, J. N.; CORREIA, A.; GIACÓIA, Oswaldo. ONTOLOGIA ÉTICA DE HANS JONAS - PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA FILOSOFIA BIOLÓGICA DO FUTURO. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Laércio Coimbra da Rocha

HECK, J. N.; PALÁCIOS, J. G. A.; GIACÓIA, Oswaldo. DA INDÚSTRIA CULTURAL À INDÚSTRIA FONOGRÁFICA. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Charliston Pablo do Nascimento

HECK, J. N.; CORREIA, A.; CABRERA, J.. NIETZSCHE E O ADEUS À ESTÉTICA. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marco Aurelio Cardoso

HECK, J. N.; CORREIA, A.;REIS, C. A.. MAQUIAVEL E O ESTADO MODERNO: PODER E LIBERDADE. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Valquírio Cubo Jr

HECK, J. N.; CORREA, R. S.;DUTRA, D. J. V.. A TEORIA PURA DO DIREITO NA EFETIVAÇÃO DA DEMOCRACIA FORMAL. 2007. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Júlio César da Silva

HECK, J. N.; CORREA, R. F. S.;REIS, C. A.. PRESSUPOSTOS KANTIANOS DE UMA HISTÓRIA HUMANA PROGRESSIVA RUMO À PAZ. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Luciana Maccari Lara

HECK, J. N.BRITO, A. N.FLEIG, M.. A TEORIA FREUDIANA DO FENÔMENO MORAL E A FILOSOFIA MORAL DE KANT: É O SUPEREGO UM IMPERATIVO CATEGÓRICO?. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Alberto Escher de Britto Guimarães

HECK, J. N.SANTOS, N.DUTRA, D. J. V.. Problemas do Direito Natural em H. Kelsen. 2006. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: José Antonio Brazão

HECK, J. N.; VELOSO, A. R. S.; FERNANDES, M. A.. MORAL PLATÔNICO-CRISTÃ E MORAL DIONISÍACA EM NIETZSCHE. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Carla de Alcântara Ferreira Queiroz

HECK, J. N.ZANINI, D. S.SILVA JR, N. J.. O USO DE CADÁVERES HUMANOS COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA VISÃO BIOÉTICA.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Landia Fernandes de Paiva Soares

HECK, J. N.ZANINI, D. S.SILVA JR, N. J.. INOVAÇÃO E RESISTÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA - GO, SOB AS LENTES DA BIOÉTICA.. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Fortunato Monge de Oliveira Neto

HECK, J. N.REIS, H. E.HAMELIN, G.. ESTRUTURA DO PENSAMENTO ÉTICO E POLÍTICO DE ARISTÓTELES.. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Jose Henrique do Carmo

HECK, J. N.SOUZA, J. A. C. R.FAUSTINO, E.. A QUESTÃO DA LEGITIMIDADE DA PROPRIEDADE PRIVADA EM SANTO TOMÁS DE AQUINO E PLÍNIO CORRÊIA DE OLIVEIRA.. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Wilson Alves de Paiva

HECK, J. N.REIS, H. E.; FRANCISCO, M. F. S.. O EMÍLIO E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO MUNDO MODERNO. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: THIAGO LEMANCZUK FRAGA CAETANO

HECK, J. N.; OLIVEIRA, J. C.;SILVA, J. C. A.. DIREITO E ÉTICA DISCURSIVA. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: RUI BARBOSA DE CARVALHO SANTOS

HECK, J. N.DUTRA, D. J. V.; PALÁCIOS, J. G. A.. ÉTICA E POLÍTICA NA OBRA DE MAQUIAVEL. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Adriana Fonseca Pereira

PALÁCIOS, J. G. A.;HECK, J. N.; FERNANDES, M. A.. ESTADO DE NATUREZA OU ESTADO LIBERAL? ANÁLISE DA LEITURA DE MACPHERSON, SOBRE O ESTADO DE NATUREZA EM HOBBES. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marco Antônio Araújo Clímaco

BRITO, A. N.HECK, J. N.TERNES, J.. INVESTIGAÇÃO SOBRE A LIBERDADE DA VONTADE. 2005. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Bruna Milene Ferreira

HECK, J. N.BRITO, A. N.MARQUES, J. A. S.. DUALISMO ANTROPOLÓGICO KANTIANO. INSTAURAÇÃO E SUPERAÇÃO DE UM DRAMA. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: José dos Santos Filho

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.AVELINO, J. C.. HUMANISMO CÍVICO E REALISMO POLÍTICO EM MAQUIAVEL. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: RENATA DE MELO MODESTO

HECK, J. N.TERNES, J.; FERNANDES, M. A.. A LIBERDADE HUMANA NA PERSPECTIVA TRÁGICA NIETZSCHIANA. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Domingos Barbosa dos Santos

HECK, J. N.REIS, H. E.SILVA, J. C. A.. A VONTADE GERAL E A VONTADE PARTICULAR EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Charles Feldhaus

HECK, J. N.DUTRA, D. J. V.; BORGES, M. L.. LIBERDADE E IMPUTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA FUNDAMENTAÇÃO KANTIANA DA RESPONSABILIDADE. 2004. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra da Silva

HECK, J. N.; PALÁCIOS, G. A.; SILVA, J. G. A.. EDUCAÇÃO E POLÍTICA EM JOHN LOCKE. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: CARLO CRISPIM BAIOCCHI

HECK, J. N.; BARBOSA, L;MARIN, E. F. B.. ESTADO DE NECESSIDADE EXCULPANTE. 2003. Dissertação (Mestrado em Direito Agrário) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Alexandre Rodrigues Batista

HECK, J. N.; FONSECA, L. G. S.; SOUZA, P. R. C.. RERREGULAÇÃO E LIBERDADE DE CONCORRÊNCIA NA SOCIEDADE INFORMACIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE CONCORRENCIAL NO BRASIL. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: JOSÉ AMORIM DE OLIVEIRA JR

HECK, J. N.; DRUCKER, C;TERNES, J.. . A CONEXÃO ENTRE OS CONCEITOS DE SUPERAÇÃO E SUPER-HOMEM EM NIETZSCHE: UMA ABORDAGEM POLÍTICA. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Gilberto Soares Pereira

HECK, J. N.; BRITO, A;HAMELIN, G.. VIRTUDE E RAZÃO EM ARISTÓTELES. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: MARIA DE SOCORRO RAMOS MILITÃO

HECK, J. N.BORGES, B. I.ULHÔA, J. P.. A ESTRATÉGIA GRAMSCIANA DE TOMADA DO PODER ESTATAL: O ESTADO AMPLIADO E A GUERRA DE POSIÇÕES. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Robespierre Alcanfôr Marcelino de Paula

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.RESENDE, A. C. A.. DO OTIMISMO MARXISTA AO PESSIMISMO SCHOPENHAUERIANO. 2003. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: MARIA CÉLIA MENEZES

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.; S, Araújo. A GÊNESE DA RELIGIÃO SEGUNDO FREUD. 2003 - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: WELINGTON SILVA RODRIGUES

HECK, J. N.; SANTOS, J. H.; VIEIRA, L. A.. GÊNESE DA CONSCIÊNCIA POLÍTICA NA FENOMENOLOGIA DO ESPÍRITO DE HEGEL. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Álvaro Luís de Araújo Ciarlini

HECK, J. N.. RAZÃO E CRÍTICA EM JÜRGEN HABERMAS. A CRÍTICA AO PROJETO DA DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO. 2002 - Universidade de Brasília.

Aluno: Polliana Pires do Carmo Alves

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.; ARAUJO, S.. O PROBLEMA DA ALIENAÇÃO EM LUDWIG FEUERBACH. 2002 - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Cláudio Joaquim Rezende

HECK, J. N.BRITO, A. N.SILVA, J. C. A.. A NOÇÃO DO ESTADO NO JOVEM MARX (1842-1844). 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: MOZART BRUM SILVA

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.SILVA, J. C. A.. A CONCRETIZAÇÃO DA SEGURANÇA INDIVIDUAL NO ESTADO LEVIATÃ: UMA POSSIBILIDADE TEÓRICA. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Geovana Mendes Baia

HECK, J. N.. PENAS ALTERNATIVAS A PRISAO: O DESAFIO GOIANO. 2002. Dissertação (Mestrado em Direito Agrário) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sandra Albernaz Leão Machado Saddi

HECK, J. N.. EROS VERSUS CIVILIZAÇÃO: MARCUSE E O PROJETO DE UMA SOCIEDADE NÃO-REPRESSIVA. 2002. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: JÚLIO CESAR AGUIAR

HECK, J. N.; HECK, L. A.;ULHÔA, J. P.. HANS KELSEN E O PROBLEMA DA JUSTIÇA. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Douglas Antonio Rocha Pinheiro

HECK, J. N.LEMOS, C. T.; BRITO, E. J. C.. TESTEMUNHA DE JEOVÁ: UMA ANÁLISE SIMBÓLICA DO CONFLITO MOTIVADO PELA RECUSA EM SE SUBMETER A TRATAMENTOS COM TRANSFUSÕES SANGÜÍNEAS. 2001 - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Gilson Cláudio Barbosa de Miranda

HECK, J. N.RIBEIRO, Z. F.ULHÔA, J. P.. O CONCEITO METAFÍSICO DE DEUS NO JUDAÍSMO E CRISTIANISMO (SÉCULOS XI - XIII). 2001 - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: DIMAS PEREIRA DUARTE

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.TERNES, J.. INDIVÍDUO, ESTADO E PROPRIEDADE NA FILOSOFIA DE THOMAS HOBBES. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: MANOEL BUENO BRITO

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.; COELHO, I. M.. THOMAS HOBBES: DA NATUREZA À CONSTRUÇÃO DO ESTADO LEVIATÃ. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Teresa Cristina Ferreira Santos

MIZIARA, F.; RIBEIRO, F. L.;HECK, J. N.; RODRIGUES, W.; BORGES, B. G.. "DA CIVILIZAÇÃO DO COURO" À "CIVILIZAÇÃO DA SOJA": A FRONTEIRA AGRÍCOLA EM BALSAS/MA". 2011. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Fábio César Scherer

LOPARIC, Z.; PAVAO, A. A. C.;HECK, J. N.; TERRA, R. R.; SILVA, R. R.. TEORIA KANTIANA DOS JUÍZOS JURÍDICO-POLÍTICOS A PRIORI SEGUNDO O MÉTODO DE ANÁLISE E SÍNTESE. 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciane Martins de Araújo Mascarenhas

HECK, J. N.; FERREIRA JUNIOR, L. G.;MIZIARA, F.; FIGUEIREDO, G. J. P.; LEUZINGER, M. D.. INTERDISCIPLINARIDADE, INSTRUMENTOS LEGAIS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E A PERÍCIA AMBIENTAL. 2009. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Charles Feldhaus

DUTRA, D. J. V.HECK, J. N.; PINZANI, A.;DALL'AGNOL, D.; ARAUJO, L. B. L.. NATUREZA, LIBERDADE E JUSTIÇA: UM EXAME CRÍTICO DA POSIÇÃO HABERMASIANA ACERCA DA BIOÉTICA. 2009. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Eliane Rosa de Souza

HECK, J. N.; LISBOA, W. B.; FRATESCHI, Y. A.; SOUZA, D. G.;WEBER, T.. THOMAS HOBBES: DO MOMENTO FÍSICO À FUNDAÇÃO DO ESTADO. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Pedro Adalberto G

HECK, J. N.; AQUINO, M. F.; HELFER, I.; LUFT, E.; BAVARESCO, A.. de Oliveira Neto. TOTALIDADE ONTOLÓGICA EM HEGEL: O PROBLEMA DA METAFÍSICA NA PHÄNOMELOGIE DES GEISTES. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Divina Eterna Vieira Marques

BRITO, A. N.PESSINI, L.SIQUEIRA, J. E.HECK, J. N.MIZIARA, F.. RESPONSABILIDADE E SUSTENTABILIDADE. 2007. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA

GIACÓIA, Oswaldo;HECK, J. N.; MORENO, A. R.; PECORA, A. A. B.; MARQUES, J. O. A.. O AD HOMINEM DE PERELMAN. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Mauricio José Nardini

SANTOS, N.MOYSES, A.HECK, J. N.; VARELA, M. D.; AQUIAR, M. A. A.. PARÂMETROS LEGISLATIVOS PARA A GOIÂNIA DO SÉCULO XXI: A BUSCA DA EFETIVAÇÃO DAS NORMAS MUNICIPAIS. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Cleuler Barbosa das Neves

SANTOS, N.MIZIARA, F.HECK, J. N.; VARELA, M. D.;BARBOSA, Y. M.. O ATO ADMINISTRATIVO NA TUTELA AMBIENTAL DO SOLO RURAL: UMA ANÁLISE DA EROSÃO LAMINAR E USO DO SOLO NA BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: João da Cruz Gonçalves Neto

OLIVEIRA JUNIOR, N. H. F.HECK, J. N.WEBER, T.; ULLMANN, R.;BARZOTTO, L. F.. A SABEDORIA POLÍTICA - POR UMA TEORIA NORMATIVA DO CONHECIMENTO PÚBLICO EM JOHN RAWLS. 2006. Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jane Eyre Gonçalves Vieira

MIZIARA, F.SAITO, C. H.CARVALHO, E. H.HECK, J. N.ECHEVERRIA, A. R.. MODELO DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE PROGRAMAS DE SANEAMENTO AMBIENTAL: AVALIAÇÃO DA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. 2006. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marcos Alberto de Oliveira

LOPARIC, Z.HECK, J. N.DALL'AGNOL, D.FIGUEIREDO, V. B.PEREZ, D. O.. A IDÉIA DE UMA CIÊNCIA DE VIRTUDE NA METAFÍSICA KANTIANA DOS COSTUMES. 2005. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luiz Carlos Falconi

HECK, J. N.BRANDÃO, D.DINIZ FILHO, J. A. F.PEZZELLA, M. C. C.ALMEIDA, N. G.. O USO INADEQUADO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL COMO CAUSA DE DESAPROPRIAÇÃO DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA RURAL NO BRASIL. 2005. Tese (Doutorado em Doutorado Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Rejane Margarete Schaefer Kalsing

DUTRA, D. J. V.HECK, J. N.; DURAO, A. B.; WERLE, D. L.; BORGES, M. L.; AQUINO, M. F.. SOCIABILIDADE LEGAL: UMA LIGAÇÃO ENTRE SOCIABILIDADE E DIREITO EM KANT. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lúcia de Fátima Ribeiro

PEIXOTO, A. J.;OLIVEIRA NETO, P. A. G.; ZANOLLA, S. R. S.;HECK, J. N.. "ÉTICA, JUSTIÇA E EDUCAÇÃO NO PENSAMENTO DE PAUL RICOEUR". 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Teresa Cristina Ferreira Santos

MIZIARA, F.HECK, J. N.. A EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA NA REGIÃO DE BALSAS-MA. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sandro Alves Corrêa

OLIVEIRA, S. F.;MIZIARA, F.HECK, J. N.; MARIN, A. A.; VIANA, R. M.. PERCEPÇÃO, TOPOFILIA E APREENSÃO DO ESPAÇO: AS TRANSFORMAÇÕES NA RELEÇÃO SER-HUMANO AMBIENTE. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Luciane Martins de Araújo Mascarenhas

HECK, J. N.MIZIARA, F.; FERREIRA JUNIOR, L. G.. MEIO AMBIENTE, INTERDISCIPLINARIEDADE, INSTRUMENTOS LEGAIS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E A PERÍCIA AMBIENTAL. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Maria Eliane Rosa de Souza

HECK, J. N.; SOUZA, D. G.;WEBER, T.; LISBOA, V. B.. THOMAS HOBBES: DO MOVIMENTO FÍSICO À FUNDAÇÃO DO ESTADO. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Divina Eterna Vieira Marques

BRITO, A. N.OLIVEIRA, L. G.HECK, J. N.. O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE: UMA ÉTICA PARA O MEIO AMBIENTE. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Luiz Carlos Falconi

HECK, J. N.SANTOS, N.BRANDÃO, D.. A DEPREDAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DE RESERVA LEGAL FLORESTAL DO BIOMA CERRADO COMO CAUSA DE DESAPROPRIAÇÃO POR INTERESSE SOCIAL.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Cleuler Barbosa das Neves

SANTOS, N.HECK, J. N.CASTRO, S. S.. CIÊNCIAS AMBIENTAIS. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: JANE EYRE G VIEIRA

MIZIARA, F.HECK, J. N.ECHEVERRIA, A. R.. INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DE PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO URBANO: UMA DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Thiago Pinheiro Oliveira

HECK, J. N.FORNAZARI, S. K.SUGIZAKI, E.. LEVIATÃ, DEMOCRACIA E ZARATUSTRA: A REALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO PERANTE A FUNDAMENTAÇÃO DE UM ESTADO. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Filosofia Política) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Tiago Lemos Ribeiro

CORREIA, A.; DELBO, A.;HECK, J. N.. "O HOMEM E A GENTE": INVESTIGAÇÕES SOBRE O FATO SOCIAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: John Walter Ferreira de Paula Guimarães

REIS, H. E.; SILVA, M. Z. A.;HECK, J. N.. DO ESTUDO DE NATUREZA AO MUNDO COSMOPOLITA: O PROGRESSO DA PAZ NO PENSAMENTO POLÍTICO DE KANT. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sheila Cardoso Silva

CORREIA, A.;HECK, J. N.; CORREA, R. S.. A DEDUÇÃO DA MORALIDADE PELA LIBERDADE NA FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Álvaro Gusmão de Souza

HECK, J. N.FONSECA, J. F. R.. ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO: Legalidade e Legitimidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Aluno: Anderson Fernandes Lopes

HECK, J. N.MARIN, E. F. B.SANTOS, N.. CONSENSO E JUSTIFICAÇÃO: A LEGITIMIDADE DO DIREITO EM J. HABERMAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Tiago Santos Silva

HECK, J. N.REIS, H. E.; PALÁCIOS, J. G. A.. Concepção de Estado Democrático em Rosseau. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Theógenes Sávio Rodrigues Ferreira

HECK, J. N.SILVA, A. A.PORTO, A. S.. A FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Júlio César da Silva

HECK, J. N.REIS, H. E.; PALÁCIOS, J. G. A.. O PROGRESSO HUMANO RUMO À CONVIVÊNCIA COSMOPOLITA EM IMMANUEL KANT. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Moisés Rodrigues da Silva

HECK, J. N.REIS, H. E.; CORRÊIA, R.. PROPRIEDADE, VONTADE GERAL E EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sidnei Alves da Silva

HECK, J. N.REIS, H. E.; ARAÚJO, A.. A CONCEPÇÃO MODERNA DE ESTADO EM THOMAS HOBBES. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Marco Aurelio Cardoso

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.GNISS, R. R. K.. A MANUTENÇÃO DO PODER POLÍTICO EM NICOLAU MAQUIAVEL. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Gervácio Gonçalves Martins

HECK, J. N.REIS, H. E.GNISS, R. R. K.. PROPRIEDADE E TRABALHO EM JOHN LOCKE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Sérgio Murilo Fernandes Munhoz Fontana

HECK, J. N.ULHÔA, J. P.; SILVA, M. Z. A.. JEAN-JACQUES. O CONTRATO SOCIAL: CONSCILIAÇÃO ENTRE ESTADO CONSTITUIDO E LIBERDADE. 2002 - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: THIAGO POGGIO PÁDUA

HECK, J. N.; OLIVEIRA, J. C.;MARIN, E. F. B.. A SOBERANIA NA TEORIA GERAL DO ESTADO CLÁSSICO VERSUS GLOBALIZAÇÃO. 2002 - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: CLÁUDIA PEROTTO

HECK, J. N.; OLIVEIRA, J. C.. SOBERANIA ESTATAL E A NOVA ORDEM INTERNACIONAL. 2002 - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Renata Bezerra Benevides

HECK, J. N.; SILVA, M. Z. A.; STEIN, S. I. A.. O CONCEITO DE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL EM HEGEL. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: JOSÉ CAVALCANTE

HECK, J. N.MARQUES, J. A. S.. FUNDAMENTAÇÃO DA MORAL NA METAFÍSICA DOS COSTUMES. 2001 - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: JUSMEIRE ZANIN

HECK, J. N.BRITO, A. N.. ESCOLA CRÍTICA E RAZÃO INSTRUMENTAL. 2001 - Universidade Federal de Goiás.

HECK, J. N.. BANCA DE EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGA PARA PROFESSOR TITULAR - ÁREA DE FILOSOFIA. 2010. Universidade Federal de Pernambuco.

HECK, J. N.; BORGHI, H.; ROCHA, L. S.; SILVA, G. C.; PESSOA, J. M.;MIZIARA, F.; LOUREIRO, M. C. S.. Portaria 1208 - Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de professor Titular na área: Direito Agrário e Direito Ambiental/ FD. 2008. Universidade Federal de Goiás.

HECK, J. N.; BORGHI, H.; ROCHA, L. S.; SILVA, G. C.; PESSOA, J. M.;MIZIARA, F.; LOUREIRO, M. C. S.. Portaria 1207 - Banca Examinadora do Concurso Público para o cargo de professor Titular na área: Direito Empresarial e Direito Agrário/ FD. 2008. Universidade Federal de Goiás.

QUEIROZ, A. F.;HECK, J. N.; CARNEIRO, M. E. F.. BANCA EXAMINADORA DE PROCESSO SELETIVO DE PESSOAL DOCENTE PARA CURSO DE DIREITO. 2008. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

HECK, J. N.. BANCA EXAMINADORA PRODESSO SELETIVO DE PESSOAL DOCENTE PARA O DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

HECK, J. N.. BANCA EXAMINADORA PARA O CARGO DE PROFESSOR ASSISTENTE. 2002. Universidade Federal de Goiás.

HECK, J. N.; GIACÓIA, Oswaldo. Análise dos recursos interpostos contra os resultados da Avaliação Trienal dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, em filosofia.. 2004. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

HECK, J. N.; EVORA, F. R. R.. CURSO DE FILOSOFIA OBLATOS CURITIBA. 2001. OBLATOS CURITIBA.

HECK, J. N.; RIETH, R. W.. CURSO DE FILOSOFIA BOA VISTA - RR. 2001. COMUNIDADE BÍBLICA SINAL.

HECK, J. N.. MEMBRO DA COMISSÃO DE CONSULTORES DA CAPES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE DOUTORADO NO EXTERIOR. 2004. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

HECK, J. N.. MEMBRO DA COMISSÃO DE CONSULTORES DA CAPES PARA SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE DOUTORADO NO EXTERIOR. 2003. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

HECK, J. N.. MEMBRO DA COMISSÃO CNPQ/PIBIC/UFU. 2001. Universidade Federal de Uberlândia.

Orientou

Diva Júlia Sousa da Cunha Safe

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A ODÉIA DE JUSTIÇA UNIVERSAL DO PROJETO KANTIANO DA PAZ PERPÉTUA; Início: 2011; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Fátima Furtado Lima

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UNIDADES DE ENSINO FUNDAMENTAL DA ZONA DA MATA MINEIRA; Início: 2011; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Cristina Maria Baessa Canônico Lopes

O CONTEXTO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL; Início: 2011; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Elisangela de Albuquerque Sobreira

MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS SILVESTRES DE ESTIMAÇÃO: ASPECTOS ÉTICOS E AMBIENTAIS; Início: 2011; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Carlos Eduardo Silva Barbosa

ALTERAÇÕES AMBIENTAIS COMO UM DILEMA ÉTICO E POLÍTICO: UMA PERSPECTIVA CONCEITUAL COM BASES EMPÍRICAS; Início: 2010; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás; (Orientador);

Patrick di Almeida Vieira

IMMANUEL KANT E A CONSTRUÇÃO CONTEMPORÂNEA DA PAZ PERPÉTUA; 2009; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Thiago Pinheiro Oliveira

A CRÍTICA DE NIETZSCHE AO CONHECIMENTO COMO INTERROGAÇÃO PELO VALOR DA VERDADE; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Moisés Rodrigues da Silva

A LEGITMIDADE DA REPUBLICA EM ROUSSEAU; 2008; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Laércio Coimbra da Rocha

DA INDÚSTRIA CULTURAL À INDÚSTRIA FONOGRÁFICA; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Marco Aurelio Cardoso

MAQUIAVEL E O ESTADO MODERNO: PODER E LIBERDADE; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Renzo Nery

A ONTOLOGIA ÉTICA DE HANS JONAS - PRESSUPOSTOS E FUNDAMENTAÇÃO DE UMA FILOSOFIA BIOLÓGICA DO FUTURO; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Valquirio Cubo Júnior

A TEORIA PURA DO DIREITO NA EFETIVAÇÃO DA DEMOCRACIA FORMAL; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Charliston Pablo do Nascimento

NIETZSCHE E O ADEUS À ESTÉTICA; 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Fortunato Monge de Oliveira Neto

ESTRUTURA DO PENSAMENTO ÉTICO E POLÍTICO DE ARISTÓTELES; ; 2005; 78 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

RUI BARBOSA DE CARVALHO SANTOS

ÉTICA E POLÍTICA NA OBRA DE MAQUIAVEL; 2005; 101 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

THIAGO LEMANCZUK FRAGA CAETANO

LEGITIMIDADE E LEGALIDADE EM J; HABERMAS; 2005; 98 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Carla de Alcântara Ferreira Queiroz

O USO DE CADÁVERES HUMANOS COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO A PARTIR DE UMA VISÃO BIOÉTICA; ; 2005; 56 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Landia Fernandes de Paiva Soares

INOVAÇÃO E RESISTÊNCIA NA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA - GO, sob as lentes da Bioética; ; 2005; 70 f; Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

José Antonio Brazão

MORAL PLATÔNICO - CRISTÃ E MORAL DIONISÍACA EM NIETZSCHE; ; 2005; 120 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Jose Henrique do Carmo

A QUESTÃO DA LEGITIMIDADE DA PROPRIEDADE PRIVADA EM SANTO TOMÁS DE AQUINO E PLÍNIO CORRÊIA DE OLIVEIRA; ; 2005; 55 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Júlio César da Silva

PRESSUPOSTOS KANTIANOS DE UMA HISTÓRIA HUMANA PROGRESSIVA RUMO À PAZ; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

José dos Santos Filho

HUMANISMO CÍVICO E REALISMO POLÍTICO EM MAQUIAVEL; 2004; 105 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

ALBERTO ESCHER BRITTO GUIMARÃES

PROBLEMA DO DIREITO NATURAL EM H; KELSEN; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Domingos Barbosa dos Santos

A VONTADE GERAL E VONTADE PARTICULAR EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU; 2004; 110 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

ROBESPIERRE ALCANFOR M

DE PAULA; DO OTIMISMO MARXISTA AO PESSIMISMO SCHOPENHAUERIANO; 2003; 103 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Maria Socorro Ramos Militão

A ESTRATÉGIA GRAMSCIANA DE TOMADA DO PODER ESTATAL: O ESTADO AMPLIADO E A GUERRA DE POSIÇÕES; ; 2003; 147 f; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

MARIA CÉLIA MENEZES

A GÊNESE DA RELIGIÃO SEGUNDO FREUD; 2003; 130 f; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

MOZART BRUM SILVA

A CONCRETIZAÇÃO DA SEGURANÇA INDIVIDUAL NO ESTADO LEVIATÃ: UMA POSSIBILIDADE TEÓRICA; 2002; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Polliana Pires do Carmo Alves

O PROBLEMA DA ALIENAÇÃO EM LUDWIG FEUERBACH; 2002; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Cláudio Joaquim Rezende

A NOÇÃO DO ESTADO NO JOVEM MARX (1842 - 1844); 2002; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

EDSON DE SOUSA BRITO

O HOMEN E O CIDADÃO EM JEAN-J; ROUSSEAU; 2002; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

JÚLIO CESAR AGUIAR

HANS KELSEN E O PROBLEMA DA JUSTIÇA; 2001; Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Gilson Cláudio Barbosa de Miranda

O CONCEITO METAFÍSICO DE DEUS NO JUDAÍSMO E NO CRISTIANISMO; 2001; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Douglas Antonio Rocha Pinheiro

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ; UMA ANÁLISE SIMBÓLICA DO CONFLITO MOTIVADO PELA RECUSA EM SE SUBMETER A TRATAMENTOS COM TRANSFUSÕES SANQÜÍNEAS; 2001; Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Paulo César Carbonari

A ÉTICA DO DISCURSO EM KARL-OTTO APEL; 2000; 0 f; Dissertação - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

João da Cruz Gonçalves Neto

O DISCURSO DO MÉTODO POLÍTICO EM JOHN RAWLS; 2000; 0 f; Dissertação - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Wagno Oliveira de Souza

MAX WEBER E O ETHOS DO CAPITALISMO; 2000; 0 f; Dissertação - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

CILDA M

DUTRA GUIMARÃES; O PODER POLÍTICO SOB OS PRINCÍPIOS ÉTICOS DE MAQUIAVEL; 2000; 0 f; Dissertação - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Romer Almeida de Araújo

OS INSTITUTOS JURÍDICOS DA PROPRIEDADE; 2000; 0 f; Dissertação - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

P

JOSÉ NERIVALDO; KARL POPPER: A LIBERDADE DA POLÍTICA; 1999; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: José Nicolau Heck;

Antonio Gonçalves da Silva Neto

A AÇÃO POLÍTICA SEGUNDO ERIC WEIL; 1999; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Josias Manoel ALves

A AUTONOMIA POLÍTICA NO ESTADO GRAMSCIANO; 1998; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Helenides Mendonça

CATEGORIA DE ALIENAÇÃO EM KARL MARX; 1997; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Eduardo Sugizaki

A CRÍTICA DE NIETZSCHE À DEMOCRATIZAÇÃO; 1997; Dissertação - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

GECÍLIO P

DE SOUZA; A NOÇÃO DE POLÍS E A JUSTIÇA EM ARISTÓTELES; 1997; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Ana Cristina da Silva

PRÁXIS E REVOLUÇÃO; 1997; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

GECÍLIO P

DE SOUZA; A NOÇÃO DE POLÍS E A JUSTIÇA EM ARISTÓTELES; 1997; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

WILSON GUALBERTO DOS SANTOS

A CONSTRUÇÃO DO PODER POLÍTICO EM THOMAS HOBBES; 1996; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Sílvio Costa

CLASSES, LUTA DE CLASSES E ESTADO (REVOLUÇÃO E CONTRA REVOLUÇÃO NA FRANÇA; 1996; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

WALDIR DE SOUZA GUIMARÃES

RAZÃO POLÍTICA EM I; KANT; 1995; Dissertação (Mestrado em Filosofia (Ufpe-Ufpb-Ufrn)) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Luciane Martins de Araújo Mascarenhas

INTERDISCIPLINARIDADE, INSTRUMENTOS LEGAIS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE E A PERÍCIA AMBIENTAL; 2009; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás,; Orientador: José Nicolau Heck;

Pedro Adalberto Gomes de Oliveira Neto

TOTALIDADE ONTOLÓGICA EM HEGEL: O PROBLEMA DA METAFÍSICA NA PHÄNOMENOLOGIE DES GEISTES; 2008; 0 f; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: José Nicolau Heck;

Maria Eliane Rosa de Souza

THOMAS HOBBES: DO MOMENTO FÍSICO À FUNDAÇÃO DO ESTADO; 2008; Tese (Doutorado em Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,; Orientador: José Nicolau Heck;

Luiz Carlos Falconi

O USO INADEQUADO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E RESERVA LEGAL COMO CAUSA DE DESAPROPRIAÇÃO DA PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA RURAL NO BRASIL; 2005; 261 f; Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: José Nicolau Heck;

Estellita Moraes Lamounier

TORRE DE MÁRMORE BRANCA; UMA REFLEXÃO SOBRE A CONVICÊNCIA E A SUA ORGANIZAÇÃO POLÍTICA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: José Nicolau Heck;

Tiago Santos Silva

CONCEPÇÃO DE ESTUDO DEMOCRÁTICO EM ROSSEAU; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: José Nicolau Heck;

Moisés Rodrigues da Silva

A LEGITIMIDADE DA REPUBLICA EM ROUSSEAU; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

GERVÁCIO GONÇALVES MARTIN

PROPRIEDADE E TRABALHO EM JOHN LOCKE; 2004; 47 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: José Nicolau Heck;

Mariana Motta de Oliveira e Silva

FACTIVIDADE E VALIDADE: O DIREITO COMO INTERMEDIAÇÃO; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Anderson Fernández Lopes

MODELOS DE RACIONALIDADE JURÍDICA: HABERMAS/WEBER; 2006; 55 f; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás; Orientador: José Nicolau Heck;

JULIANA M BARBACENA

J; HABERMAS E M; WEBER: DOIS MODELOS DE RECIONALIDADE JURÍDICA; 2006; 62 f; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Álvaro Gusmão de Souza

DIREITO SUBJETIVO EM HABERMAS; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: José Nicolau Heck;

Thaísa Almeida Avelino

FACTICIDADE E VALIDADE: O DIREITO COMO INTERMEDIAÇÃO; 2004; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Moisés Rodrigues da Silva

A ORIGINALIDADE DE ROUSSEAU E A IDÉIA DE INDIVÍDUO; 2004; 22 f; Iniciação Científica; (Graduando em Filosofia) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Valquírio Cubo Jr

; O DIREITO SUBJETIVO COMO CONCESSÃO DO DIREITO CONSTITUCIONAL POSITIVO; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Fortunato Monge de Oliveira Neto

AS NOÇÕES DE POLIS E JUSTIÇA EM ARISTOTELES; 2003; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Sidnei Alves da Silva

JUSNATURALISMO E JUSTIÇA EM THOMAS HOBBES; 2003; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Valquírio Cubo Jr

; FORMALISMO E POSITIVISMO JURÍDICO: A NORMA FUNDAMENTAL; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

JOSE DOMINGOS LOPES

A CONCEPÇÃO TRADICIONAL E KELSENIANA DE JUSTIÇA; 2002; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Marco Scott Teixeira

PRINCÍPIOS JUSFILOSÓFICOS NO DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO; 2001; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Roberta Rasmussen de Lima

MORALIDADE E LEGALIDADE NO DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO; 2001; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

RICARDO ORSINI

MORAL KANTIANA E ÉTICA DO DISCURSO; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

José Antonio Soares Cavalcante

MORAL E MOTIVAÇÃO; POR QUE SER MORAL?; 2000; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Roberta Rasmussen de Lima

LEI NATURAL, ESTADO E LEI CIVIL EM THOMAS HOBBES; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Marco Scott Teixeira

JUSNATURALISMO CONTEMPORÂNEO; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Luzimar Valverde de Carvalho

A CONCEPÇÃO DE NATUREZA HUMANA EM ARISTÓTELES E HOBBES; 1999; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

VANICE ARAÚJO LEANDRO

O ESTADO DE NATUREZA EM THOMAS HOBBES; 1999; 0 f; Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Marco Scott Teixeira

O JUSNATURALISMO CONTEMPORÂNEO; 1999; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Roberta Rasmussen de Lima

LEI NATURAL, ESTADO E LEI CIVIL EM THOMAS HOBBES; 1999; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

VALDERES VANDER DE LIMA

O ESTATUTO FILOSÓFICO E TEOLÓGICO DA NATUREZA HUMANA; 1998; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Daniel Christino

A RECEPÇÃO FREUDIANA DO INSTINTO GREGÁRIO; 1997; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Antônio Carlos dos Santos Guimarães

ÉTICA E POLÍTICA COMO FILOSOFIA PRÁTICA; 1996; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

DALVINA DE SOUZA DOMINGUES

ÉTICA E POLÍTICA COMO TEORIA FILOSÓFICA; 1995; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: José Nicolau Heck;

Produções bibliográficas

  • HECK, J. N. . DIREITO E ÉTICA EM I. KANT - DIREITO DE HUMANIDADE E DEVER INTERNO DE DIREITO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 21, p. 453-474, 2011.

  • HECK, J. N. . RAZÃO PRÁTICA, MORAL E DIREITO. Philósophos (UFG) (Cessou em 2000. Cont. ISSN 1982-2928 Revista Philósophos) , v. 13, p. 67-107, 2010.

  • HECK, J. N. . A TRAJETÓRIA DE HABERMAS, O ESPÓLIO DE ROUSSEAU E A AURORA POLÉMICA DO MILÊNIO. Tempo Brasileiro , v. 181, p. 27-66, 2010.

  • HECK, J. N. . O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS E A TELEOLOGIA OBJETIVA DOS VALORES. Dissertatio (UFPel) , v. 32, p. 17-35, 2010.

  • HECK, J. N. . Kant e os princípios de Ulpiano: a erradicação da doutrina do direito natural. Ethic@ (UFSC) , v. 8, p. 229-245, 2009.

  • HECK, J. N. . O PRINCÍPIO KANTIANO DA PUBLICIDADE NA MORAL E NO DIREITO. Sintese (Belo Horizonte. 1974) , v. 36, p. 285-300, 2009.

  • HECK, J. N. . PODER, AUTORIDADE E TRADIÇÃO. Princípios (UFRN. Impresso) , v. 14, p. 5-38, 2009.

  • HECK, J. N. . Origens e aporias do jusnaturalismo moderno. Ethic@ (UFSC) , v. 7, p. 215-232, 2008.

  • HECK, J. N. . LIBERDADE, MOVIMENTO VITAL E PAIXÕES: OS IMPASSES DO MATERIALISMO HOBBESIANO. Philósophos (UFG) , v. 12, p. 91-122, 2008.

  • HECK, J. N. . HABERMAS E ROUSSEAU: UMA RELAÇÃO DIFÍCIL. Intuitio (Porto Alegre) , v. 1, p. 11-32, 2008.

  • HECK, J. N. ; SILVA, M. M. O. . ÉTICA DO DISCURSO, RAZÃO COMUNICATIVA E DIREITO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 18, p. 555-570, 2008.

  • HECK, J. N. . RAZÃO TEÓRICA, COSMOPOLITISMO E PAZ PERPÉTUA. Kant e-Prints (Online) , v. 3, p. 51-66, 2008.

  • HECK, JOSÉ N. . Manual de filosofia do direito. Ethic@ (UFSC) , v. 7, p. 341-346, 2008.

  • HECK, J. N. . PRINCIPIALISMO BIOÉTICO - A POSIÇÃO DE R. DWORKIN SOBRE ABORTO E EUTANÁSIA. Ethic@ (UFSC) , v. 6, p. 217-237, 2007.

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: IDEOLOGIA OU CIÊNCIA?. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 16, p. 151-167, 2006.

  • HECK, J. N. . ESTADO, PROPRIEDADE E TRABALHO EM I. KANT. Sintese (Belo Horizonte. 1974) , v. 33, p. 355-371, 2006.

  • HECK, J. N. . RAZÃO PRÁTICA: UMA QUESTÃO DE PALAVRAS? A CONTROVÉRSIA HABERMAS/KANT SOBRE MORAL E DIREITO. Kant e-Prints (Online) , v. 1, p. 1-15, 2006.

  • HECK, J. N. ; CUBO JR, V. . A LIBERDADE E O DIREITO EM KANT. Revista da Faculdade de Direito da UFGO , v. 30, p. 117-131, 2006.

  • HECK, J. N. . EUGENIA NEGATIVA/POSITIVA. O SUPOSTO COLAPSO DA NATUREZA EM J. HABERMAS. Veritas (Porto Alegre) , v. 51, p. 42-55, 2006.

  • HECK, J. N. ; BARBACENA, J. M. . J. HABERMAS E M. WEBER: DOIS MODELOS DE RACIONALIDADE JURÍDICA. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 16, p. 1025-1039, 2006.

  • HECK, J. N. . PESSIMISMO DIALÉTICO VERSUS LIBERALISMO POLÍTICO - FILOSÓFICO. Veritas (Porto Alegre) , v. 51, p. 91-104, 2006.

  • HECK, J. N. ; OLIVEIRA NETO, P. A. G. . HEIDEGGER DIANTE DE HEGEL: O PROBLEMA DO EXAME.. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 15, n.3, p. 511-530, 2005.

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: CONTEXTO HISTÓRICO E DESAFIOS. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 15, n.3, p. 561-573, 2005.

  • HECK, J. N. . GLOBALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO - CONTROVÉRSIA KANTIANA DO DIREITO DOS POVOS. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 32, n.103, p. 239-258, 2005.

  • HECK, J. N. . DIREITO RACIONAL E FILOSOFIA POLÍTICA EM KANT. Tempo da Ciência (UNIOESTE) , CASCAVEL - PARANA, v. 11, n.22, p. 57-80, 2005.

  • HECK, J. N. . O SUICÍDIO COMO VIOLAÇÃO DE UM DEVER DE VIRTUDE. Filosofia Unisinos , SÃO LEOPOLDO - RS, v. 6, n.1, p. 71-84, 2005.

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA CONTEXTO HISTÓRICO, DESAFIOS E RESPONSABILIDADE. Ethic@ (UFSC) , Florianópolis, v. 4, n.2, p. 123-138, 2005.

  • FALCONI, L. C. ; HECK, J. N. . A DEPREDAÇÃO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DE RESERVA LEGAL FLORESTAL DO BIOMA CERRADO COMO CAUSA DE DESAPROPRIAÇÃO DA PROPRIEDADE RURAL POR INTERESSE SOCIAL. Revista de Informação Legislativa , Brasília, v. 168, n.Ano 42, p. 75-99, 2005.

  • HECK, J. N. . CONSERVAÇÃO DE SI E MODERNIDADE: UMA ABORDAGEM CRÍTICA AOS CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE E BIOÉTICA. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 50, n.2, p. 83-97, 2005.

  • NAPOLITANO, H. B. ; TEIXEIRA, R. F. A. ; GONCALVES, E. ; GOMES, U. S. ; SANTOS, N. ; HECK, J. N. ; REZENDE, R. C. ; STEFANI, C. M. . O MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA FARMACÊUTICA DO APL FARMACÊUTICO DE GOIÁS. Estudos (Goiânia) , v. 32, p. 2233-2238, 2005.

  • HECK, J. N. . CONTRATUALISMO E SUMO BEM POLÍTICO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A PAX KANTIANA. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 49, n.1, p. 71-92, 2004.

  • HECK, J. N. . O DIREITO NO MUNDO DAS CIÊNCIAS. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 30, n.3, p. 187-193, 2004.

  • HECK, J. N. . DEVERES DE VIRTUDE E RAZÃO PRÁTICA. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 31, n.99, p. 27-44, 2004.

  • HECK, J. N. . GERECHTIGKEIT ALS VEREINBARUNG. KANT UND DER MODERNE KONTRAKTUALISMUS . Kant e-Prints (Online) , UNICAMP - CAMPINAS, v. 3, n.1, 2004.

  • HECK, J. N. . IMPERATIVO CATEGÓRICO E DOUTRINA DOS DEVERES EM KANT. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 31, n.3, p. 497-516, 2004.

  • HECK, J. N. ; SILVA, M. R. . A PROPRIEDADE EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 31, n.3, p. 427-443, 2004.

  • HECK, J. N. ; SANTOS FILHO, J. . CONDIÇÕES E CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA FLORENTINA: PROLEGÔMENOS AO ENTENDIMENTO DE MAQUIAVEL.. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 31, n.3, p. 455-470, 2004.

  • HECK, J. N. . CONSERVAÇÃO DE SI E BIOÉTICA: O DEVER PERFEITO PARA CONSIGO. Estudos (Goiânia) , Goiânia, v. 31, n.ESPECIAL, p. 19-38, 2004.

  • HECK, J. N. . CONTRATO E JUSTIÇA: AS VIRTUALIDADES DO CONTRATUALISMO KANTIANO.. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , Editora da UCG - Goiânia, v. 14, p. 2029-2050, 2004.

  • HECK, J. N. . DIREITO E DEVER DE RESISTÊNCIA OU PROGRESSO PARA MELHOR. POLÍTICA, DIREITO E HISTÓRIA EM I. KANT. Veritas (Porto Alegre) , PORTO ALEGRE, v. 49, n.4, p. 803-824, 2004.

  • HECK, J. N. . J. HABERMAS E A RACIONALIDADE JURISDICIONAL EM R. DWORKIN. Revista da Faculdade de Direito da UFGO , v. 28, p. 101-114, 2004.

  • HECK, J. N. . DIREITO RACIONAL E FILOSOFIA POLÍTICA EM KANT. Tempo da Ciência (UNIOESTE) , v. 1, p. 57-80, 2004.

  • HECK, J. N. . Fisicalismo e liberdade: impasses do materialismo Hobbesiano. Revista Filosofazer , v. 13, p. 169-192, 2004.

  • HECK, J. N. . AS DIFERENTES FASES DO DIREITO NATURAL. Revista Jurídica (Lisboa) , ANÁPOLIS, v. 5, n.6, p. 121-140, 2003.

  • HECK, J. N. . PODER, AUTORIDADE E TRADIÇÃO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 13, n.2, p. 41-67, 2003.

  • HECK, J. N. . ROBESPIERRE: O OTIMISMO MARXISTA. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 13, n.1, p. 197-212, 2003.

  • HECK, J. N. . A CIÊNCIA CIVIL HOBBESIANA E UMA NOVA ORDEM MUNDIAL. Filosofia Unisinos , SÃO LEOPOLDO/RS, v. 4, n.6, p. 181-195, 2003.

  • HECK, J. N. . DIREITO SUBJETIVO E DEVER JURÍDICO INTERNO EM KANT. Veritas (Porto Alegre) , PORTO ALEGRE/RS, v. 48, n.1, p. 59-75, 2003.

  • HECK, J. N. . O HOMEM: UM SEM TETO ECOLÓGICO. Revista Filosofazer , PASSO FUNDO/RS, v. 12, n.22, p. 7-16, 2003.

  • HECK, J. N. . THOMAS HOBBES E O DIREITO NATURAL. Revista Anhangüera , Goiânia, v. 2, p. 11-33, 2003.

  • HECK, J. N. ; SANTOS FILHO, J. . MAQUIAVEL E A VIA DA VERITÀ EFETUALE. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 13, p. 217-226, 2003.

  • HECK, J. N. . O COSMOPOLITISMO KANTIANO E UMA NOVA ORDEM MUNDIAL. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 13, p. 2-28, 2003.

  • HECK, J. N. . CONTRATUALISMO E SUMO BEM POLÍTICO: A PAZ PERPÉTUA. Kant e-Prints (Online) , Campinas - Unicamp, v. 2, n.6, 2003.

  • HECK, J. N. . SISTEMA DE COTAS VERSUS EXCLUSÃO RACIAL: A SÍNDROME DO COLAPSO DA DEMOCRACIA SOCIAL. Educação e Filosofia , Uberlândia, v. 17, n.34, p. 275-283, 2003.

  • HECK, J. N. . O LIBERALISMO ABSOLUTISTA EM THOMAS HOBBES. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÄNIA, v. 12, n.ESPECIAL, p. 29-51, 2002.

  • HECK, J. N. ; CUBO JR, V. . A NORMA FUNDAMENTAL E A ORGANIZAÇAO CIENTIFICA DO DIREITO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIANIA, v. 12, n.ESPECIAL, p. 210-225, 2002.

  • HECK, J. N. ; AGUIAR, J. C. . DIREITO E JUSTIÇA EM HANS KELSEN. Revista do Mestrado em Direito , GOIANIA - GO, v. 01, n.01, p. 09-29, 2002.

  • HECK, J. N. . ILUMINISMO E COERÇÃO. Philósophos (UFG) , GOIÂNIA, v. 7, p. 39-73, 2002.

  • HECK, J. N. . POR QUE OBEDECER A LEIS QUE DESAPROVAMOS. Síntese, BELO HORIZONTE, v. 29, n.95, p. 323-346, 2002.

  • HECK, J. N. . O ESTADO NATURAL E A VERDADEIRA LIBERDADE DO SÚDITO EM TH. HOBBES. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 47, n.4, p. 533-552, 2002.

  • HECK, J. N. . DIREITO SUBJETIVO E DEVER JURÍDICO INTERNO EM KANT. Kant e-Prints (Online) , v. 13, p. 1-16, 2002.

  • HECK, J. N. ; SILVA, S. A. . A COERÇÃO EM KANT E KELSEN. UM ESTUDO PRELIMINAR.. Philósophos (UFG) , v. 5, n.1, p. 95-118, 2001.

  • HECK, J. N. . DA ALIENAÇÃO. UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E PEDAGÓGICA.. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 11, n.3, p. 469-483, 2001.

  • HECK, J. N. . AUTONOMIA, SENTIMENTO DE RESPEITO E DIREITO. Veritas (Porto Alegre) , PORTO ALEGRE, v. 46, n.4, p. 527-542, 2001.

  • HECK, J. N. ; OLIVEIRA NETO, F. M. . DE CÍCERO A GROTIUS: BREVE HISTÓRIA DA DOUTRINA DO DIREITO NATURAL. Revista Filosofazer , PASSO FUNDO, v. 10, n.19, p. 9-24, 2001.

  • HECK, J. N. . A JUSTIÇA DAS PREFERÊNCIAS E A JUSTIÇA DAS INSTITUIÇOES. Filosofia Unisinos , SAO LEOPOLDO/RS, v. 2, n.3, p. 125-148, 2001.

  • HECK, J. N. . JUSTIÇA E DIREITO: UMA BORDAGEM POLÍTICO-FILOSÓFICA. Revista Jurídica (Anápolis) , ANÁPOLIS, v. 2, n.2, p. 23-42, 2001.

  • HECK, J. N. . AS RECEPÇÕES DE TUGENDHAT E HABERMAS DA DOUTRINA KANTIANA DO DIREITO. Síntese (Belo Horizonte) , Belo Horizonte, v. 27, n.89, p. 349-374, 2000.

  • HECK, J. N. . O NORMATIVISMO UNIFORME DE TUGENDHAT E O ELOGIO A ARISTÓTELES. Veritas (Porto Alegre) , Porto Alegre, v. 45, n.4, p. 527-546, 2000.

  • HECK, J. N. . BÜRGERLICHE FREIHEIT. Philosophisches Jahrbuch, Munique, v. 107, n.2, p. 533-537, 2000.

  • HECK, J. N. ; ORSINI, R. . MORAL E ÉTICA EM HABERMAS. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 10, n.1, p. 143-161, 2000.

  • HECK, J. N. ; PINHEIRO, D. A. R. . O SÍMBOLO COMO REVELAÇÃO DA SITUAÇÃO-HISTÓRIA E DA SITUAÇÃO-LIMITE. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 10, n.2, p. 393-407, 2000.

  • HECK, J. N. ; LIMA, R. R. . DIREITO NATURAL E LEIS CIVIS EM THOMAS HOBBES. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 10, n.3, p. 495-510, 2000.

  • HECK, J. N. . SOBERANIA E ABSOLUTISMO: UM ESTUDO SOBRE A FILOSOFIA POLÍTICA DE THOMAS HOBBES. Revista Filosofazer , v. 9, n.16, p. 9-24, 2000.

  • HECK, J. N. ; SILVA, S. A. . Jusnaturalismo, Hobbes e dialética. Revista Philósophos , v. 5, p. 81-110, 2000.

  • HECK, J. N. . TÓPICOS DA DOUTRINA DO DIREITO EM KANT. Philósophos (UFG) , Goiânia, v. 4, n.1, p. 67-86, 1999.

  • HECK, J. N. ; DE LEANDRO, W. A. . O ESTADO DE NATUREZA EM THOMAS HOBBES. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 9, n.2, p. 265-276, 1999.

  • HECK, J. N. . METAPSICOLOGIA E MITOS DE ORIGEM EM SIGMUNDO FREUD. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 9, n.1, p. 15-32, 1999.

  • HECK, J. N. . O PRINCÍPIO DO AMOR PRÓPRIO EM KANT. Síntese (Belo Horizonte) , v. 26, n.85, p. 165-186, 1999.

  • HECK, J. N. . LIBERALISMO POLÍTICO E O CONCEITO DO POLÍTICO. UM RAWLSIANO SOBRE A ESTABILIDADE DEMOCRÁTICA. FILOSOFIA POLÍTICA, v. 4, p. 138-160, 1999.

  • HECK, J. N. . JUSNATURALISMO E DIALÉTICA. Veritas (Porto Alegre) , v. 44, n.4, p. 995-1009, 1999.

  • HECK, J. N. . AS CONTROVÉRSIAS JUSNATURALISTAS MEDIEVAIS E SUA REPERCUSSÃO NO DIREITO NATURAL MODERNO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 9, n.6, p. 1225-1243, 1999.

  • HECK, J. N. . FILOSOFIA E EDUCAÇÃO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA/GO, v. 8, n.1, p. 67-76, 1998.

  • HECK, J. N. . ESTADO E PROPRIEDADE NA DOUTRINA DO DIREITO DE KANT. Veritas (Porto Alegre) , BRASIL, v. 42, n.1, p. 169-179, 1998.

  • HECK, J. N. . DIREITO E LEI EM I. KANT. Síntese (Belo Horizonte) , BRASIL, v. 25, n.80, p. 43-72, 1998.

  • HECK, J. N. . ÉTICA, GLOBALIZAÇÃO E INTERNET. COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO, BRASIL, v. 1, n.1, p. 65-73, 1998.

  • HECK, J. N. . HOBBES E A MODERNIDADE FILOSÓFICA. Philósophos (UFG) , v. 3, n.1, p. 57-68, 1998.

  • HECK, J. N. . MORAL E DIREITO RACIONAL. UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE KANT, ROUSSEAU E HOBBES. Síntese (Belo Horizonte) , v. 25, n.82, p. 369-390, 1998.

  • HECK, J. N. . DIREITO RACIONAL E DIREITO POSITIVO. Revista da Faculdade de Direito da UFGO , GOIANIA, v. 21/22, n.1, p. 73-93, 1998.

  • HECK, J. N. . ÉTICA, GLOBALIZAÇÃO, INTERNET: UM NOVO DESAFIO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 7, n.25, p. 191-198, 1997.

  • HECK, J. N. . A RECEPÇÃO FREUDIANA DO INSTINTO GREGÁRIO. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 7, n.23, p. 11-24, 1997.

  • HECK, J. N. . DIREITO, JUSTIÇA E LEI. Philósophos (UFG) , v. 2, n.2, p. 51-63, 1997.

  • HECK, J. N. . A REIVINDICAÇÃO DO SUBJETIVO NO JOVEM MARX. Reflexão (Campinas) , CAMPINAS, v. 21, n.66, p. 24-38, 1996.

  • HECK, J. N. . PROBLEMAS E FRONTEIRAS ENTRE A TRADIÇÃO FILOSÓFICA E TEOLÓGICA DO OCIDENTE. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 6, n.21, p. 53-72, 1996.

  • HECK, J. N. . INVERSÃO ANTROPOLÓGICA E O ADEUS AO TRABAHO. Philósophos (UFG) , GOIÂNIA, v. 1, n.1, p. 61-71, 1996.

  • HECK, J. N. . ROUSSEAU E A QUESTÃO DA NATUREZA HUMANA. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 6, n.17, p. 27-37, 1996.

  • HECK, J. N. . HOMEM: BURGUÊS/CIDADÃO E PROLETÁRIO. UM ESTUDO SOBRE O JOVEM MARX. POLÍTICA, GOIÂNIA, v. 1, n.1, p. 57-74, 1996.

  • HECK, J. N. . CONTRATUALISMO E RESIGNAÇÃO POLÍTICO-CONSTITUCIONAL. Philósophos (UFG) , GOIÂNIA, v. 1, n.2, p. 44-53, 1996.

  • HECK, J. N. . CETICISMO VERSUS PIRRONISMO. Filosofia Unisinos (Impresso) , BRASIL, v. 23, n.75, p. 373-391, 1996.

  • HECK, J. N. . DA TEORIA E DA PRÁTICA DO BEM: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DO CLAMOR POR MAIS ÉTICA NA POLÍTICA. Síntese (Belo Horizonte) , BRASIL, v. 22, n.70, p. 351-365, 1995.

  • HECK, J. N. . REPRESENTANTES DA VERDADE. Ciências Humanas em Revista (UFMA) , v. 6, n.1, p. 33-44, 1995.

  • HECK, J. N. . NOÇÕES TERMINOLÓGICAS. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 5, n.11, p. 143-152, 1995.

  • HECK, J. N. . MORALIDADE E ÉTICA DISCURSIVA EM J. HABERMAS. Síntese (Belo Horizonte) , BRASIL, v. 21, n.66, p. 353-366, 1994.

  • HECK, J. N. . ÉTICA, POLÍTICA E ECONOMIA. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 4, n.8, p. 5-20, 1994.

  • HECK, J. N. . O UNIVERSO ÉTICO EM HEGEL. ATUALIZAÇÀO DE UMA VELHA CONTROVÉRSIA. Síntese (Belo Horizonte) , v. 21, n.64, p. 43-57, 1994.

  • HECK, J. N. . KANT E O JOVEM PEIRCE - A TEORIA DOS SIGNOS E A IDÉIA DO INDIVÍDUO. Síntese (Belo Horizonte) , BELO HORIZONTE, v. 20, n.60, p. 35-50, 1993.

  • HECK, J. N. . A JUSTIÇA E A INJUSTIÇA. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , GOIÂNIA, v. 3, n.1, p. 45-53, 1993.

  • HECK, J. N. . MATERIALISMO METAFÍSICA E PÓS-MODERNIDADE. CIÊNCIAS HUMANAS - FILOSOFIA, v. 2, n.1, p. 103-123, 1993.

  • HECK, J. N. . O MONOPÓLIO DO PODER. Leopoldinaum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos, v. 19, n.55, p. 6-64, 1993.

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: AUTOPRESERVAÇÃO, ENIGMAS E RESPONSABILIDADE. 1. ed. Florianópolis: EDITORA DA UFSC - EDUFSC@EDITORA.UFSC.BR, 2012. v. 1. 184p .

  • HECK, J. N. . ENSAIOS DE FILOSOFIA POLÍTICA E DO DIREITO. HABERMAS ROUSSEAU KANT. 1. ed. GOIÂNIA: Editora da UCG, 2009. v. 1. 159p .

  • HECK, J. N. . DA RAZÃO PRÁTICA AO KANT TARDIO. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. v. 1. 304p .

  • HECK, J. N. (Org.) ; BORGES, M. L. (Org.) . KANT: LIBERDADE E NATUREZA. 1. ed. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. v. 1. 278p .

  • HECK, J. N. . THOMAS HOBBES: PASSADO E FUTURO. 1. ed. GOIÂNIA: EDITORA DA UFG E EDITORA DA UCG, 2003. v. 1. 261p .

  • HECK, J. N. (Org.) ; BRITO, A. N. (Org.) . INTERAÇÃO COMUNICATIVA. APROXIMAÇÕES FILOSÓFICO-LINGÜÍSTICAS. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2000. 160p .

  • HECK, J. N. . DIREITO E MORAL: DUAS LIÇÕES SOBRE KANT. GOIÂNIA: EDITORA UFG/EDITORA UCG, 2000. 172p .

  • HECK, J. N. (Org.) ; BRITO, A. N. (Org.) . ÉTICA E POLÍTICA. Goiânia: CEGRAF, 1997. 292p .

  • HECK, J. N. . CETICISMO E TRABALHO. UMA CONTRIBUIÇÃO AO MATERIALISMO FILOSÓFICO. 1. ed. GOIÂNIA: CEGRAF-UFG, 1997. 180p .

  • HECK, J. N. . ESTUDOS DE TERMINOLOGIA FILOSÓFICA. 3. ed. GOIÂNIA: EDITORA DA UFG, 1996. 175p .

  • HECK, J. N. . MATERIALISMO E MODERNIDADE: ENSAIOS DE FILOSOFIA POLÍTICA. GOIÂNIA: CEGRAF-UFG, 1994. 188p .

  • HECK, J. N. . ESTUDOS DE TERMINOLOGIA FILOSÓFICA. 2. ed. PORTO ALEGRE/GOIÂNIA: MOVIMENTO/ EDITORA UFG, 1992. 176p .

  • HECK, J. N. . SAÚDE E DOENÇA. ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE SIGMUND FREUD. 1. ed. PORTO ALEGRE: MOVIMENTO, 1987. v. 2. 130p .

  • HECK, J. N. . SAÚDE E DOENÇA. ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE SIGMUND FREUD. 1. ed. PORTO ALEGRE: MOVIMENTO, 1985. v. 1. 144p .

  • HECK, J. N. . LIBERDADE EM KANT. 1. ed. PORTO ALEGRE: MOVIMENTO, 1983. v. 1. 128p .

  • HECK, J. N. . LINGUAGEM PODER PENSAMENTO. PORTO ALEGRE: MOVIMENTO, 1979. v. 1. 128p .

  • HECK, J. N. . THE FUNDAMENTAL PROBLEM OF KANT S JURIDICAL SEMANTICS. In: Frederick Rauscher; Daniel Omar Perez. (Org.). KANT IN BRAZIL. 1ed.New York: University of Rochester Press, 2012, v. 1, p. 206-235.

  • HECK, J. N. . O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS E A TELEOLOGIA OBJETIVA DOS VALORES. In: Robinson dos Santos; Jelson Roberto de Oliveira; Lourenço Zancanaro. (Org.). Ética para a civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas. 1ed.São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2011, v. 1, p. 85-98.

  • HECK, J. N. . O SER HUMANO: UM ENIGMA DA NATUREZA. In: Idalgo José Sangalli; Fernando S. Fantinel. (Org.). O FILOSOFAR NO TEMPO. TRAÇOS DE UMA AMIZADE. 1ed.Caxias do Sul: Editora da Universidade de Caxias do Sul, 2010, v. 1, p. 45-58.

  • HECK, J. N. . EIGENTUM UND DAS HÖCHSTE POLITISCHE GUT. In: Kant-Gesellschaft: Valério Rohden, Ricardo R. Terra, Guido A. de Almeida und Margit Ruffing. (Org.). Recht und Frieden in der Philosophie Kants. Akten des X. Internationalem Kant-Kongresses - Band 4: Sektionen V-VII. 1ed.Berlin - New York: Walter de Gruyter, 2009, v. 4, p. 385-395.

  • HECK, J. N. . O DESTINO DA JUSTIÇA EM KANT. In: Nythamar de Oliveira; Draiton Gonzaga de Souza. (Org.). JUSTIÇA GLOBAL E DEMOCRACIA. HOMENAGEM A JOHN RAWLS. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009, v. 1, p. 329-352.

  • HECK, J. N. . HOBBES E A FASCINAÇÃO PELO MOVIMENTO. In: Nythamar de Oliveira; Draiton Gonzaga de Souza. (Org.). HERMENÊUTICA E FILOSOFIA PRIMEIRA. 1ed.IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2006, v. 1, p. 155-187.

  • HECK, J. N. . A DESTINAÇÃO DO HOMEM: UM ESTUDO KANTIANO. In: Maria de Lourdes Borges; José Nicolau Heck. (Org.). KANT: LIBERDADE E NATUREZA. 1ed.Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2005, v. 1, p. 135-158.

  • HECK, J. N. . A DUPLA LEGISLAÇÃO E A CLASSIFICAÇÃO DOS DEVERES EM KANT. In: OLIVEIRA & SOUZA. (Org.). JUSTIÇA E POLÍTICA. 1ed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2003, v. 1, p. 181-203.

  • HECK, J. N. . PLATÃO E HOBBES: UM ESTUDO DA EPISTÉME POLÍTICA OCIDENTAL. In: DRAITON GONZAGA DE SOUZA. (Org.). AMOR SCIENTIAE. FESTSCHRIFT EM HOMENAGEM A REINHOLDO ALOYSIO ULLMANN. 1ed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 2002, v. 1, p. 439-460.

  • HECK, J. N. . ANACRONISMO E MODERNIDADE EM HOBBES. In: CIRNE-LIMA ; ALMEIDA. (Org.). NÓS E O ABSOLUTO. Festschrift em homenagem a Manfredo de Oliveira. 1ed.FORTALEZA, SÃO PAULO: EDITORA UFC/LOYOLA, 2001, v. 1, p. 113-131.

  • HECK, J. N. . INTERAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO DA MORAL EM HABERMAS E TUGENDHAT. In: José Nicolau Heck; Adriano Naves de Brito. (Org.). Interação comunicativa. Aproximações filosófico-lingüísticas. 1ed.Goiânia: Editora da UFG, 2000, v. 1, p. 81-108.

  • HECK, J. N. . THOMAS HOBBES E O ESTADO-LEVIATÃ. In: JOSÉ NICOLAU HECK & SÍLVIO COSTA. (Org.). ESTADO E PODER POLÍTICO - DO REALISMO POLÍTICO À RADICALIDADE DA SOBERANIA POPULAR. 1ed.GOIÂNIA: CEGRAF, 1999, v. 1, p. -.

  • HECK, J. N. . OS RISCOS DO ANACRONISMO JURÍDICO. In: REINHOLD ULLMANN. (Org.). CONSECRATIO MUNDI. 1ed.PORTO ALEGRE: EDIPUCRS, 1998, v. , p. -.

  • HECK, J. N. . DIREITO POSITIVO E SUPRAPOSITIVO. In: SONIA FELIPE. (Org.). JUSTIÇA COMO EQUIDADE. 1ed.FLORIANÓPOLIS: INSULAR, 1998, v. , p. -.

  • HECK, J. N. . TRABALHO ALIENADO. UM ESTUDO DOS MANUSCRITOS PARISIENSES. In: JOSÉ NICOLAU HECK & ADRIANO NAVES DE BRITO. (Org.). ÉTICA E POLÍTICA. 1ed.GOIÂNIA: CEGRAF, 1997, v. , p. -.

  • HECK, J. N. . DO AMOR E DO CETICISMO. In: LUIS A. DE BONI. (Org.). FINITUDE E TRANSCENDENCIA. 1ed.PETRÓPOLIS: VOZES, 1996, v. , p. -.

  • HECK, J. N. . EDUCAÇÃO, ENSINO E CULTURA: UMA ABORDAGEM NO QUADRO DAS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. In: SANDRA MARA MATIAS CHAVES E ELIANDA FIGUEIREDO TIBALLI. (Org.). VII ENDIPE. GOIÂNIA: CEGRAF-UFG, 1995, v. , p. -.

  • HECK, J. N. . RASTREAMENTO FILOSÓFICO DO INCONSCIENTE NA TEORIA FREUDIANA. In: PIMENTEL & AMADO. (Org.). PASSANDO DOS LIMITES. GOIÂNIA: CEGRAF-UFG, 1995, v. , p. -.

  • HECK, J. N. . ENTRE O SÉRIO E O RIDÍCULO. O Popular, Goiânia, , v. 2, p. 8 - 8, 27 fev. 2004.

  • HECK, J. N. . ÉTICOS E PROFETAS. O POPULAR, Goiânia, , v. 2, p. 8 - 8, 21 fev. 2004.

  • HECK, J. N. . FERRAMENTAS DE CONHECIMENTO. O Popular, Goiânia, , v. 6, p. 8 - 8, 14 fev. 2004.

  • HECK, J. N. . A SÍNDROME DO COLAPSO DA DEMOCRACIA SOCIAL. Jornal Opção, Goiânia/Goiás, p. b1 - b3, 23 ago. 2003.

  • HECK, J. N. . DIREITO ENQUANTO COMPENSAÇÃO DA MORAL. RESPONSABILIDADE HABERMASIANA E EXCEÇÕES ROUSSEAUNIANAS. In: VI COLÓQUIO HABERMAS 2010, 2010, Rio de Janeiro. Anais do VI COLÓQUIO HABERMAS 2010. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, 2010. v. 1. p. 110-128.

  • HECK, J. N. . JÜRGEN HABERMAS, O ESPAÇO PÚBLICO E A VONTADE GERAL. In: V Colóquio Habermas, 2009, Florianópolis. Anais do V Colóquio Habermas. Florianópolis: Editora da UFSC, 2009. v. 1. p. 289-306.

  • HECK, J. N. . JUSTIÇA, CONTRATUALISMO E ESTADO EM KANT. In: HABERMAS EM DISCUSSÃO, 2005, FLORIANÓPOLIS. Anais do Colóquio Habermas realiado na UFSC 30 de março a 01 de abril. Florianópolis: Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. v. 1. p. 184-195.

  • HECK, J. N. . O COSMOPOLITISMO KANTIANO E UMA NOVA ORDEM MUNDIAL. In: IV ENCONTRO DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA DA UCG, 2003, GOIÂNIA. QUESTÕES EM TORNO DO PODER E DA SOBERANIA. GOIÂNIA: EDITORA DA UCG, 2003. v. 1. p. 20-27.

  • HECK, J. N. . A PESQUISA, A UNIVERSIDADE E O FUTURO DA ACADEMIA. In: V SEMANA DE LETRAS, 2003, GOIÂNIA. A PESQUISA, A UNIVERSIDADE E O FUTURO DA ACADEMIA. GOIÂNIA: CEGRAF, 2003. v. 5. p. 47-53.

  • HECK, J. N. . AUTONOMIA SENTIMENTO DE RESPEITO E DIREITO. In: COLOQUIO KANT III, 2001, CAMPINAS-SP - UNICAMP. VERITAS, 2001. v. 46. p. 527-542.

  • HECK, J. N. . OBEDIENCIA E COERÇÃO LEGAL. In: VIII JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO, 2001, GOIÂNIA. ANAIS DA JORNADA, 2001.

  • HECK, J. N. . MORAL E RESPEITO PELA LEI. In: CONGRESSO SOBRE ÉTICA E DIREITO, 2001, PORTO ALEGRE-PUCRS. ANAIS DO EVENTO, 2001. v. 0.

  • HECK, J. N. . JUSTIÇA E OBEDIÊNCIA ÀS LEIS. In: SEMANA JURÍDICA, 2001, PORTO ALEGRE - PUCRS. ANAIS DO EVENTO, 2001.

  • HECK, J. N. . A DOUTRINA DO DIREITO DE KANT. In: III SIMPÓSIO SOCIEDADE KANT BRASILEIRA, 2001, ITATIAIA - RJ. SOCIEDADE DE KANT EVENTOS, 2001.

  • HECK, J. N. . FILOSOFIA POLÍTICA E JUSTIÇA. In: SEMANA DE FILOSOFIA POLÍTICA, 2001, GOIÂNIA. ANAIS DO EVENTO, 2001.

  • HECK, J. N. . RESPONSABILIDADE, IRRESPONSABILIDADE OU AUTOCONSCIÊNCIA MORAL. In: XII COLÓQUIO KANT UNICAMP - Direito e Política, 2010, Campinas. Anais do XII COLÓQUIO KANT UNICAMP - Direito e Política. Campinas: UNICAMP, 2010. v. 1. p. 28-28.

  • HECK, J. N. . TÓPICOS DE FILOSOFIA POLITICA MODERNA: LIBERALISMO VERSUS ÉTICA. In: VI JORNADA DE PESQUSIA EM FILOSOFIA, 2008, Goiânia, GO. CADERNO DE ATAS. Goiânia, GO: ABEU, KELPS, UCG, 2008. p. 10-11.

  • HECK, J. N. . HABERMAS E ROUSSEAU: UMA RELAÇÃO DIFÍCIL. In: XIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA - ANPOF, 2008, CANELAS. LIVRO DE ATAS - XIII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA - ANPOF. SÃO LEOPOLDO: UNISINOS, 2008. v. 1. p. 369-369.

  • HECK, J. N. . KANT E OS PRINCÍPIOS DE ULPIANO: TÓPICOS JURÍDICOS DO KANT TARDIO. In: IX COLÓQUIO KANT DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - ACERCA DA NATUREZA HUMANA EM KANT, 2007, CAMPINAS. CADERNO DE RESUMOS ACERCA DA NATUREZA HUMANA EM KANT. CAMPINAS: KANT-PRINTS, 2007. v. 1. p. 1-1.

  • HECK, J. N. . ORIGENS E APORIAS DO JUSNATURALISMO MODERNO. In: Jornada de Filosofia dos Direitos Humanos; Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo; Jornada Goiana de Fisosofia do Direito, 2007, Goiânia. anais do Jornada de Filosofia dos Direitos Humanos; Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo; Jornada Goiana de Fisosofia do Direito. Goiânia, GO: UCG, 2007.

  • HECK, J. N. . J. HABERMAS E A RACIONALIDADE JURISDICIONAL EM R. DWORKIN. In: Jornada de Filosofia dos Direitos Humanos; Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo; Jornada Goiana de Fisosofia do Direito, 2007, Goiânia. Anais da Jornada de Filosofia dos Direitos Humanos; Seminário: Problemas do Estado Democrático Contemporâneo; Jornada Goiana de Fisosofia do Direito. Goiânia, GO: UCG, 2007.

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: VIDA E LIBERDADE. In: IV JORNADA DE PESQUISA - SEMANA DE FILOSOFIA E TEOLOGIA, 2006, Goiânia. Cadernos de Atas. Goiânia: Universidade Católica de Goiás, 2006. v. 1. p. 9-10.

  • HECK, J. N. . ETHOS E VIRTUDE DA RESPONSABILIDADE: UMA ABORDAGEM KANTIANA DE H. JONAS. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA, 2006, SALVADOR. LIVRO DE ATAS DO XII ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF. SALVADOR: UFBA, 2006. v. 1. p. 294-294.

  • HECK, J. N. . SUBSISTÊNCIA E AUTOCONSERVAÇÃO.. In: III Jornada de Pesquisa NUPEFIL - NER e Semana de Filosofia e Teologia, 2005, Goiânia. Cadernos de Resumos. Goiânia: Editora da UCG, 2005. v. 1. p. 8-9.

  • HECK, J. N. . AUTOCONSERVAÇÃO E SUBSISTÊNCIA. HOBBES E A ALAVANCA ARQUIMÉDICA DOS TEMPOS MODERNOS.. In: I SEMANA DE FILOSOFIA, 2005, PALMAS. ANAIS DA I SEMANA DE FILOSOFIA / UFT. PALMAS: EDITORA DA UFT, 2005. v. 1. p. 1-1.

  • HECK, J. N. . GLOBALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO. In: I SEMANA DE FILOSOFIA, 2005, PALMAS. ANAIS DA I SEMANA DE FILOSOFIA / UFT. PALMAS: EDITORA DA UFT, 2005. v. 1. p. 2-2.

  • HECK, J. N. . STAAT, EIGENTUM UND DAS HÖCHSTE POLITISCHE GUT. In: X CONGRESSO KANT INTERNACIONAL, 2005, SÃO PAULO. RESUMOS DO X CONGRESSO KANT INTERNACIONAL. CAMPINAS: UNICAMP, 2005. v. 1. p. 126-127.

  • HECK, J. N. . GLOBALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO: KANT VERSUS JUSNATURALISMO INTERNACIONALISTA. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA DA ANPOF, 2004, SALVADOR. ANPOF. Salvador: ANPOF/Editora UESC/EDUFBA, 2004. v. 1. p. 238-239.

  • HECK, J. N. . DIREITO RACIONAL E FILOSOFIA POLÍTICA EM KANT. In: IX SIMPÓSIO DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA, 2004, TOLEDO. ANAIS DO IX SIMPÓSIO DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. Toledo: Editora de UNIOESTE - Campus Toledo, 2004. v. 1. p. 10-11.

  • HECK, J. N. . CONSERVAÇÃO DE SI E MODERNIDADE. UMA ABORDAGEM CRÍTICA AOS CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE E BIOÉTICA. In: XI SEMANA DE FILOSOFIA, 2004, GOIÂNIA. XI SEMANA DE FILOSOFIA; VI SEMANA DE INTEGRAÇÃO DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO E 2o. ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA. GOIÂNIA: CEGRAF - EDITORA DA UFG, 2004. v. 11. p. 13-13.

  • HECK, J. N. ; OLIVEIRA NETO, F. M. . DE CÍCERO A GROTIUS: BREVE HISTÓRICO DO DIREITO NATURAL. In: 55A. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2003, RECIFE. EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA A INCLUSÃO SOCIAL. RECIFE: CAC - CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÕES DA SBPC, 2003. v. 1. p. 140-140.

  • HECK, J. N. . DIREITO NATURAL E MODERNIDADE POLITICA. In: I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ETICA, 2002, UBERLANDIA. RESUMOS. UBERLANDIA: FAPEMIG, 2002. v. 1. p. 11-13.

  • HECK, J. N. . DE CICERO A HOBBES: A TRAJETORIA DO DIREITO NATURAL. In: SEMANA DE FILOSOFIA/VERDADE E POLITICA, 2002, GOIANIA. ATAS DA IX SEMANA DE FILOSOFIA POLITICA DA UFG. GOIANIA: CEGRAF/UFG, 2002. v. 01. p. 11-11.

  • HECK, J. N. . RAZÃO PRATICA, DEVERES DA VIRTUDE E DEVER JURIDICO INTERNO. In: X ENCONTRO NACIONAL DE FILOSOFIA / ANPOF, 2002, SAO PAULO. ATAS DO X ENCONTRO DE FILOSOFIA / ANPOF. CAMPINAS: UNICAMP, 2002. v. 10. p. 217-217.

  • HECK, J. N. . RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: OS DESAFIOS DO RISCO E DA INCERTEZA. Veritas (Porto Alegre) , 2010.

  • HECK, J. N. . IMMANUEL KANT: FILÓSOFO DO DIREITO E DA VIRTUDE. Fragmentos de Cultura (Goiânia) , 2010.

  • HECK, J. N. . Tópicos Tardios de Filosofia Política em Kant. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . Tópicos Tardios de Filosofia Jurídica em Kant. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. ; SANTANA, T. A. P. . IMPUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: UMA FORMULAÇÃO KANTIANA DA BIOÉTICA E DO MEIO AMBIENTE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECK, J. N. . RESPONSABILIDADE, IRRESPONSABILIDADE OU AUTOCONSCIÊNCIA MORAL. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . TÓPICOS KANTIANOS: ÉTICA, DIREITO DE HUMANIDADE E DEVER JURÍDICO INTERNO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HECK, J. N. . O PRINCIPIO KANTIANO DA PUBLICIDADE NA MORAL E NO DIREITO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECK, J. N. . HABERMAS E ROUSSEAU: UMA RELAÇÃO DIFÍCIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECK, J. N. . GRUPO DE TRABALHO - GT - TEORIAS DA JUSTIÇA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECK, J. N. . TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA MODERNA - LIBERALISMO VERSUS ÉTICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HECK, J. N. ; DUTRA, D. J. V. . RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: OS DESAFIOS DO RISCO E DA INCERTEZA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HECK, J. N. . PROBLEMAS SEMÂNTICOS NA FILOSOFIA DE KANT.RAZÃO TEÓRICA, COSMOPOLITISMO E PAZ PERPÉTUA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HECK, J. N. . HABERMAS, ESPAÇO PÚBLICO E VONTADE GERAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HECK, J. N. . DIREITO E ÉTICA EM I. KANT - DIREITO DE HUMANIDADE E DEVER INTERNO DE DIREITO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . LIBERDADE, MOVIMENTO VITLA E PAIXÕES: IMPASSES DO MATERIALISMO HOBBESIANO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . EMBRIÕES HUMANOS E O DIREITO À PESQUISA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . ORIGENS E APORIAS DO JUSNATURALISMO MODERNO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . J. HABERMAS E A RACIONALIDADE JURISDICIONAL EM R. DWORKIN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . ORIGENS E APORIAS DO JUSNATURALISMO MODERNO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . J. HABERMAS E A RACIONALIDADE JURISDICIONAL EM R. DWORKIN. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . ÉTICAS E LÓGICAS PARA UM DESENVOLVIMENTO INCLUSIVO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: VIDA E LIBERDADE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HECK, J. N. . RESPONSABILIDADE, DEVER E VIRTUDE: DE KANT A JONAS, E VICE-VERSA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . PRINCIPIALISMO E PLURALISMO. R. DWORKIN SOBRE ABORTO E EUTANÁSIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA E RESPONSABILIDADE. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • HECK, J. N. . ETHOS E VIRTUDE DA RESPONSABILIDADE: UMA ABORDAGEM KANTIANA DE H. JONAS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . PESSIMISMO DIALÉTICO VS. PLURALISMO qua faktum UM PLAIDOYER EM FAVOR DO LIBERALISMO E DO JUSPOSITIVISMO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . DIALÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . PRINCIPIALISMO E EUGENIA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . PESSIMISMO DIALÉTICO vs. PLURALISMO QUA FAKTUM: UM PLAIDOYER EM FAVOR DO LIBERALISMO POLÍTICO-FILOSÓFICO E DO JUSPOSITIVISMO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . SUBSISTÊNCIA E AUTOCONSERVAÇÃO.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . JUSTIÇA, CONTRATUALISMO E ESTADO EM KANT.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . GLOBALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO. KANT VERSUS JUSNATURALISMO INTERNACIONALISTA. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HECK, J. N. . AUTOCONSERVAÇÃO E SUBSISTÊNCIA. HOBBES E A ALAVANCA ARQUIMÉDICA DOS TEMPOS MODERNOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • HECK, J. N. . RAZÃO PRÁTICA-APENAS UMA QUESTÃO DE PALAVRAS?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . STAAT, EIGENTUM UND DAS HÖCHSTE POLITISCHE GUT. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: CONTEXTO HISTÓRICO, DESAFIOS E RESPONSABILIDADE. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . GERECHTIGKEIT ALS VEREINBARUNG - KANT UND DER MODERNE KONTRAKTUALISMUS.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . BIOÉTICA: ASPECTOS FILOSÓFICOS. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . SUICÍDIO, LIBERDADE E NATUREZA EM KANT. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . KANT E O SUICÍDIO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . A GERAÇÃO DO ESTADO MODERNO EM THOMAS HOBBES. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . POLÍTICAS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . GLOBALIZAÇÃO E COSMOPOLITISMO: KANT VERSUS JUSNATURALISMO INTERNACIONALISTA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • HECK, J. N. . DIREITO RACIONAL E FILOSOFIA POLÍTICA EM KANT. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . CONSERVAÇÃO DE SI E MODERNIDADE. UMA ABORDAGEM CRÍTICA AOS CONCEITOS DE MEIO AMBIENTE E BIOÉTICA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . A AUSÊNCIA DE CONCORRÊNCIA ENTRE DEVERES ÉTICOS E JURÍDICOS EM KANT.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . OS DESAFIOS ÉTICOS DA CIÊNCIA DO DIREITO.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . CONTRATUALISMO E SOBERANO BEM POLÍTICO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A PAX KANTIANA.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . RAZÃO PRÁTICA E DEVERES EM KANT.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . A HERANÇA DA JUSTIÇA E NA MORAL E NO DIREITO DE KANT.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . HABERMAS E A RACIONALIDADE JURIDICIONAL EM R. DWORKIN.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . SISTEMA DE COTAS VERSUS EXCLUSÃO RACIAL: A SÍNDROME DO COLAPSO DA DEMOCRACIA.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . THOMAS HOBBES: PASSADO E FUTURO. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . ECOLOGIA. UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . J. HABERMAS E A RACIONALIDADE JURÍDICA EM D. DWORSIN.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . BREVE HISTÓRIA DO DIREITO NATURAL.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . ESTADO DE DIREITO E ESTADO SOCIAL.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Der Politische Liberalismus und der Begriff des Politischen. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . O conceito de Justiça e a Igualdade Humana. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . SOBRE A JUSTIÇA.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . ANACRONISMO E MODERNIDADE EM THOMAS HOBBLES.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . O NORMATIVISMO UNIFORME E TUGENDHAT.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . A DUPLA LEGISLAÇÃO E A CLASSIFICAÇÃO DOS DEVERES EM KANT.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . A justiça das preferências e a justiça das instituições. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Justiça e liberalismo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Direito natural e lei civil em Thomas Hobbes. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Os princípios da doutrina da virtude em Kant. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Direito racional e direito positivo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Da alienação. Uma abordagem pedagógica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . Tugendhat e a filosofia moral. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Jusnaturalismo e Dialética. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . A Posse a Transmissão do Saber em Platão e Hobbes. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . Platão e Hobbes. Um Estudo da Episteme Ocidental. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Moral e Direito. Um Estudo Comparativo entre Kant e Kelsen. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . As Controvérsias Jusnaturalistas Medievais e sua Repercursão no Jusnaturalismo Moderno. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . A Fundamentação Moral em Tugendhat. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Amor Próprio em Kant. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Problemas Éticos no Mundo Contemporâneo. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Liberalismo Político e John Rawls. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Moral e Direito Racional. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Liberalismo Político e Estabilidade Democrática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Democracia pelo avesso: como pensar a democracia a partir de seus críticos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . John e Rawls e a Estabilidade Democrática. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Os Descaminhos da Moral e da Ética. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Materialismo Histórico e Subjetividade. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Justiça Positiva e Suprapositiva. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Processo Jurídicos e Interação Humana. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Propriedade e Estado na Metafísica dos Costumes. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Direito e Lei em Kant. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Trabalho Alienado: Um Estudo Sobre os Manuscritos Econômicos. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Cultura e Indústria Cultural. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . Homem Burguês e Cidadão. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Atualidade da Escola Crítica. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Ceticismo Versus Pirronismo. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Rousseau e a Natureza Humana. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Representantes da Verdade. Uma Idéia de Longa Duração. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Ontologia e Ética Discursiva. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • HECK, J. N. . Da Teoria da Prática do Bem. 1994. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • HECK, J. N. . MANUAL DE FILOSOFIA DO DIREITO. FLORIANÓPOLIS: ETHIC@, 2008 (REVIEWS/RESUMO).

  • HECK, J. N. . PREFÁCIO. São Paulo, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • HECK, J. N. ; BORGES, M. L. . APRESENTAÇÃO DA OBRA - KANT: LIBERDADE E NATUREZA. Florianópolis, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • HECK, J. N. ; CARBONARI, P. C. . ÉTICA DO DISCURSO DE K-O. APEL (PREFÁCIO). PASSO FUNDO, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • HECK, J. N. ; KERSTING, W. . O INTINERÁRIO INTELECTUAL DE W. KERSTING (PREFÁCIO). PORTO ALEGRE, 2003. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • HECK, J. N. . CONHECIMENTO E INTERESSE (TRADUÇÃO DO ALEMÃO). Rio de Janeiro: ZAHAR EDITORES, 1982. (Tradução/Livro).

Outras produções

HECK, J. N. . Consultor Ad-Hoc - Processo de Avaliação de Projetos de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2009.

HECK, J. N. . ANÁLISE DOS RECUROSOS DA AVALIAÇÃO TRIENAL DE PÓS GRADUAÇÃO (2004- 2006). 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Nanobiotecnologia: Bases epistêmicas, impasses éticos. 2005.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - PESQUISADOR VISITANTE - 401675/2010. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Pós-doutorado Júnior - 504357/2009. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Produtividade em Pesquisa - 308452/2010. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - PRODUTIVIDADE EM PESQUISA - 308916/2010. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - PRODUTIVIDADE EM PESQUISA - A genealogia do realismo político de Maquiavel. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - PRODUTIVIDADE EM PESQUISA - Moral Enhancement: O aprimoramento moral dos individuos. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Edital MCT/CNPq N º 14/2010 - UNIVERSAL - Sopesando bens, sopesando vidas. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Edital MCT/CNPq N º 14/2010 - UNIVERSAL - Vulnerabilidade e Responsabilidade:uma reflexão quanto a ação do ser humano sobre a natureza e outras formas de vida. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Apoio à Participação em Eventos Científicos no Exterior - AVG - XVIII Internationale Hegel Kongress Hegel und Die Moderne. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS - Kant e a filosofia prática contemporânea. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES nº 02/2010 - CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SOCIAIS APLICADAS - O papel da persuasão na filosofia política de Platão. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Pós-doutorado Sênior - PDS. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Pós Doutorado no Exterior - PDE. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Pós-doutorado Júnior - 501018/2010. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - CNPq/DAAD 2010 - Doutorado no Exterior - GDE - A CONSTRUÇÃO DE UMA TRADIÇÃO JURÍDICA GLOBAL: O DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIANTE DOS FENÔMENOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO DO DIREITO. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Pós Doutorado no Exterior - PDE - 200026/2010. 2010.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - LIBERDADE, VALOR E ÉTICA NATURALIZADA. 2009.

HECK, J. N. . "Aperception subjective et aperception objective dans la Déduction B de la Critique de la raison pure de Kant". 2009.

HECK, J. N. . AVALIAÇÃO DO PERIÓDICO COGNITIO (ISSN 1518-7187) PARA INGRESSO NO SCIELO. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Heidegger, Nietzsche e os debates contemporâneos para um diagnóstico filosófico do presente. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Valor e Interesse: a moralidade nos marcos da natureza e da evolução humanas. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - XI Simposio de la Asociación Iberoamericana de Filosofía Política - AIFP. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - XXIV World Congress of Philosophy of Law and Social Philosophy. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - Razão Pública, Justiça e Reconhecimento. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - MODELOS RECONSTRUTIVOS DE TEORIA CRÍTICA. 2009.

HECK, J. N. . PARECERA AD-HOC - A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E IDENTIDADE SEGUNDO AS ÉTICAS DA VIRTUDE. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - ROUSSEAU E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA MODERNIDADE. 2009.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - O APOGEU DA ELOQÜÊNCIA E OS FUNDAMENTOS DE UMA NOVA ARS RHETORICA UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS E CONTINUIDADES DOS PRECEITOS RETÓRICOS ROMANOS NO INÍCIO DA MODERNIDADE. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA UMA REFLEXÃO SOBRE A CONDIÇÃO FEMININA ? UMA FUNDAMENTAÇÃO ONTOLÓGICA E ÉTICA DOS CONCEITOS DE MULHER E DE FEMININO. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - LIBERDADE NEGATIVA E PATERNALISMO: UMA REVISÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO DE JOHN STUART MILL. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - O ESTADO LIBERAL E O DIREITO MODERNO:A FUNDAMENTAÇÃO DA CIÊNCIA JURÍDICA NA OBRA DE GIAMBATTISTA VICO. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - O CONCEITO DE DIGNIDADE HUMANA E O PROBLEMA DO ESTATUTO MORAL DE ANIMAIS E EMBRIÕES DE LABORATÓRIO. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - DEMOCRACIA, MORAL E CONTRATUALISMO MODERNO. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - INTERNATIONALER HEGEL-KONGRESS DER INTERNATIONALEN HEGEL-GESELLSCHAFT. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - IMPLICAÇÕES BIOÉTICAS E RELIGIOSAS SOBRE A FINITUDE DA VIDA E O ENVELHECIMENTO NO DISTRITO FEDERAL. 2008.

HECK, J. N. . PARECER AD-HOC - NIETZSCHE E HABERMAS E AS PERSPECTIVAS DE UMA NOVA ÉTICA. 2008.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Filosofia Política Aplicada ao Direito. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - O homem indeterminado. A formação do sujeito moderno entre Rousseau e Hegel. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Ética Ambiental: a relação ser humano natureza na visão de uma amostra universitária. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - EHESS - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Direito natural e sabedoria civil: os fundamentos da Filosoifa Política de G. Vico. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - A teoria dos Princípios na modernidade: lei natural versus lei civil. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - A Ética da responsabilidade como normatividade pedagógica para a Educação Ambiental. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Kant and the philosophical tradition - Kant today. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - X SIMPOSIO DE LA ASOCIACIÓN IBEROAMERICANA DE FILOSOFIA POLÍTICA. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - POLÍTICA DELIBERATIVA VERSUS DEMOCRACIA SEM MEDIAÇÕES: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES POLÍTICAS DE CARL SCHMITT E JÜRGEN HABERMAS. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Pluralismo Jurídico, Direitos Humanos e Cidadania na Perspectiva da Interculturalidade. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - O sentido da complementaridade entre moral e direito na filosofia do direito de Habermas. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - A VIRTÙ E A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA PESPECTIVA DE AÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE MAQUIAVEL. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Vida: um conceito no limiar da modernidade biopolítica. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Derechos humanos y derechos subjetivos: génesis, estructura, modelos, presupuestos y aplicación de un concepto. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Os fundamentos filosóficos da ética aplicada: a bioética na tradição anglo-saxã. 2007.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - LA BÚSQUEDA DE SUPERACIÓN DEL FORMALISMO ÉTICO A PARTIR DE KARL-OTTO APEL Y VITTORIO HÖSLE COMO BASE PARA UNA NUEVA BIOÉTICA. 2007.

HECK, J. N. . Membro do Comitê Externo do Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - GRUPO DE TRABALHO FILOSOFIA ANTIGA. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Ler Jacques Ellul: Perscrutando o alcance e as implicações da técnica na sociedade contemporânea. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - A Concepção Liberal de Liberdade e de Cidadania e a Crítica Republicana. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Conference on Terror and Terrorism. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Moral e política na fundamentação dos direitos humanos. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Pessoa Humana e Sujeito de Direito nas Relações Jurídico-Privadas: identidade e alteridade. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - As retóricas na história das idéias jurídicas no Brasil Originalidade e continuidade como questões. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Disposições Morais e Racionalidade Prática: Uma Defesa do Contratualismo Moral. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Dos modos do aparecer na filosofia de Platão - República. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Derivação dos Princípios do Direito na Metafísica Moral de Kant. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Consciência moral e ação institucional: a interação entre Estado, mercado e comunidade a partir do pensamento de Claus Offe. 2006.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Contratualismo, moral e racionalidade: Um estudo de aplicação do contratualismo moral à Bioética. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Diversidade e Igualdade: para uma avaliação do debate filosófico contemporâneo à luz das teorias rawlsiana e habermasiana da razão prática. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Os Fundamentos da Bioética Humanização: Biomédica na Civilização Tecnológica. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - VINDICIAE CONTRA TYRANNOS , FRANCO-GALLIA e LE REVEILLE-MATIN TRADUÇÃO E ANÁLISE DOS PRINCIPAIS ESCRITOS MONARCÔMACOS. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - E ÉTICA A PARTIR DA IMORTALIDADE EM PLATÃO. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Ceticismo nas Luzes Francesas: a presença da epokhé cética na filosofia de Diderot. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Ética e política na Assembléia Legislativa do ES: dois mandatos legislativos: 2001-2002 comparados com 2003-2004. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Guerra e paz. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Identidade humana e pessoal: sobre as conseqüências éticas e políticas do reconhecimento da identidade nacional. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Rousseau crítico da razão moderna. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - O PAPEL E A LEGITIMIDADE DA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL NA TEORIA HABERMASIANA DO ESTADO DE DIREITO DEMOCRÁTICO. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Soberania e seu fundamento na verdade: a transição da scientia civilis para a scientia justitiae no início da modernidade. 2005.

HECK, J. N. . Consultoria Ad Hoc - Contratualismo, moral e racionalidade. 2005.

HECK, J. N. . RELATÓRIO DE PESQUISA PROCESSO: 351319/1998-0/CNPQ - PAX KANTIANA: CONTRATUALISMO, ESTADO NACIONAL E PAZ PERPÉTUA. 2006. (Relatório de pesquisa).

HECK, J. N. . A JUSTIFICAÇÃO DA MORAL NOS TEXTOS RECENTES DE HABERMAS E TUGENDHAT. 2000. (Relatório de pesquisa).

HECK, J. N. . PHILÓSOPHOS.. 2000. (Membro de comissão científica).

HECK, J. N. . FRAGMENTOS DE CULTURA. 2000. (Membro de corpo editorial).

HECK, J. N. . PROBLEMATA. 2000. (Membro de conselho consultivo).

HECK, J. N. . Filosofia: Unisinos. 2000. (Membro de corpo editorial).

HECK, J. N. . Fragmentos de Cultura. 1999. (Editoração/Periódico).

HECK, J. N. . MORAL E DIREITO EM KANT E HABERMAS. 1998. (Relatório de pesquisa).

HECK, J. N. . MATERIALISMO E MODERNIDADE: ESTUDOS SOBRE DIALÉTICA NEGATIVA. 1996. (Relatório de pesquisa).

HECK, J. N. . Phrónesis. 1996. (Membro de corpo editorial).

HECK, J. N. . Revista Philósophos. 1995. (Editoração/Periódico).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    ROUSSEAU, O CONTRATUALISMO ÉTICO E OS PARADOXOS DA SOBERANIA - As aporias da moderna liberdade política, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador.

  • 2009 - Atual

    ROUSSEAU E O CONTRATUALISMO ÉTICO: AS APORIAS DA MODERNA LIBERDADE POLÍTICA, Descrição: Por ser o único contratualista que faz do contrato o princípio da organização política, da legislação e da justiça, Rousseau é visto como o fundador do metódico procedimentalismo de legitimação política. À luz de um exame mais acurado, porém, a qualificação ética da unificação contratual do genebrino sufoca o caráter procedimental que a modernidade propõe como substituto ao saber ético intuitivo da tradição. O procedimento contratual rousseauniano, por estar intimamente comprometido com uma ostensiva estrutura ética, faz com que a república da virtude perca os traçados cognitivos do contrato, dada a metamorfose coletiva dos indivíduos à luz da soberania gerada pela aliénation totale por ocasião do contrato. Contudo, a alegada transformação normativa não se sustenta pela substituição da noção individual de liberdade por um conceito coletivo da mesma, uma vez que o indivíduo democrático não reivindica maior poder em relação aos demais, mas quer apenas ser igual em poder a seus semelhantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / PATRICK DI ALMEIDA VIEIRA - Integrante / Maria de Fátima Furtado Lima - Integrante / Cristina Maria Baesso Canônico Lopes - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - Atual

    KANT: TEXTOS POLÍTICOS E JURÍDICOS, Descrição: De acordo com Kant, o suporte do conhecimento normativo é a autonomia da razão pura prática. Os critérios postos à disposição do conhecimento moral e jurídico nascem da razão prática, vale dizer, são idênticos aos traços estruturais da razão. Sobre as justificações de validade e legitimidade, contidas em sentenças normativas, leis e plataformas políticas, decide o traçado racional da respectiva formulação. Elas têm a configuração da razão quando a) reivindicam universalizabilidade, b) estão em condição de serem universalizadas, c) podem ser aceitas por qualquer um e d) são passíveis de justificação pública. O princípio normativo de universalizabilidade não consiste em uma operação lógico-formal de universalização, mas tem caráter semântico próprio e adquire o significado de procederes comuns, de modo que a justificação e a legitimação passam a ter a função de procedimentos que levam a efeito o controle sobre enunciações normativas e leis positivas. O fundamento independe das características internas de uma norma ou lei. Decisivo para a sustentação argumentativa é o traçado procedimental externo que um princípio de conduta instaura e executa, quando todos os afetados por determinado comportamento o tomam por referência ou, no mínimo, o poderiam ter tomado como tal para entenderem que procede, e que não há como rejeitá-lo sem desrespeitar critérios de reciprocidade que possibilitam pensar um convívio de homens livres e iguais. O primado autônomo da razão pura prática ampara a convicção segundo a qual perguntas normativas podem receber respostas verdadeiras. Para Kant, as apreciações morais e jurídicas que distinguem entre o moralmente correto e incorreto, entre o justo e o injusto não constituem meras expressões lingüísticas dos sentimentos familiares de aprovação e reprovação, agrado e desagrado, aversão e simpatia, e assim por diante. Há um princípio filosófico moral e jurídico, objetivamente válido e universalmente vinculante, acessível ao conhecimento humano e que. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / THIAGO ALEXANDRE RIBEIRO SANTANA - Integrante / PATRICK DI ALMEIDA VIEIRA - Integrante / RODRIGO BORGES DE BARROS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal de Goiás - Outra.

  • 2007 - 2010

    IMPUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: UMA FORMULAÇÃO KANTIANA DA BIOÉTICA E DO MEIO AMBIENTE, Descrição: Procurar à luz da Metafísica dos costumes de Kant esclarecer as peculiaridades específicas dos conceitos de imputação, responsabilidade e virtude para tentar aplicar cada um dos conceitos em tela à face dupla da bioética. O termo bioética caracteriza um discurso específico, designa práticas diversas, assume feições acadêmicas, gera conhecimento, disputa espaço teórico e, ao mesmo tempo, pervade clínicas, zela pelo convívio de animais humanos e não-humanos, configura comitês de ética, delineia políticas públicas e tem por bandeira a preservação do meio ambiente. A pesquisa procura fazer jus ao duplo caráter da nova disciplina, quer enquanto ramo das ciências teóricas quer como referência de desdobramentos tecnológicos. A investigação procura prestar contas ao difuso conceito bioético da responsabilidade e busca distingui-lo dos clássicos conceitos kantianos da imputação jurídica e da prática de virtudes. O projeto intenta estabelecer a semântica kantiana dos deveres de direito e de virtude como referências autopreservativas adequadas aos desafios generalizados da bioética no mundo contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Remuneração.

  • 2007 - 2010

    IMPUTAÇÃO, RESPONSABILIDADE E VIRTUDE: UMA FORMULAÇÃO KANTIANA DA BIOÉTICA E DO MEIO AMBIENTE, Descrição: Procurar à luz da Metafísica dos costumes de Kant esclarecer as peculiaridades específicas dos conceitos de imputação, responsabilidade e virtude para tentar aplicar cada um dos conceitos em tela à face dupla da bioética. O termo bioética caracteriza um discurso específico, designa práticas diversas, assume feições acadêmicas, gera conhecimento, disputa espaço teórico e, ao mesmo tempo, pervade clínicas, zela pelo convívio de animais humanos e não-humanos, configura comitês de ética, delineia políticas públicas e tem por bandeira a preservação do meio ambiente. A pesquisa procura fazer jus ao duplo caráter da nova disciplina, quer enquanto ramo das ciências teóricas quer como referência de desdobramentos tecnológicos. A investigação procura prestar contas ao difuso conceito bioético da responsabilidade e busca distingui-lo dos clássicos conceitos kantianos da imputação jurídica e da prática de virtudes. O projeto intenta estabelecer a semântica kantiana dos deveres de direito e de virtude como referências autopreservativas adequadas aos desafios generalizados da bioética no mundo contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / MOISÉS RODRIGUES DA SILVA - Integrante / PEDRO ADALBERTO GOMES DE OLIVEIRA NETO - Integrante / MARIA ELIANE ROSA DE SOUZA - Integrante / LAÉRCIO COIMBRA DA ROCHA - Integrante / MARCO AURÉLIO CARDOSO - Integrante / LUCIANE MARTINS DE ARAÚJO MASCARENHAS - Integrante / MARIANA MOTTA DE OLIVEIRA E SILVA - Integrante / THIAGO ALEXANDRE RIBEIRO SANTANA - Integrante / PATRICK DI ALMEIDA VIEIRA - Integrante., Financiador(es): Comissão de Área de Filosofia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 64 / Número de orientações: 9

  • 2006 - 2008

    BIOÉTICA: CONTEXTO HISTÓRICO E DESAFIOS, Descrição: qualificativo Bioética remete a um conceito de vida difuso que pode, concomitantemente, ter por referência a esfera da medicina, o manejo de animais e uma postura afirmativa perante o Meio Ambiente. Com tal acepção, o termo visualiza questões de fundo ético que afetam a interação sistêmica de organismos vivos com seres humanos, em oposição a problemas éticos de matriz econômica, caráter político ou sintonia mediática. Dada a ampliação da palavra, a Bioética diz respeito a um estado de coisas cuja delimitação permanece imprecisa a ponto de dificultar o enquadramento do conceito no universo da ética aplicada. O emprego indeterminado do termo cobre apenas parcialmente a ética médica. À semelhança do que ocorre com questões que envolvem as interações médico/paciente ou incidem sobre a saúde pública, o designativo Bioética não está mais próximo aos seres vivos do que o termo paz é contíguo ao futuro da vida no planeta. Na contramão das pretensões bioéticas generalizantes, a distinção entre natureza viva e natureza morta não é relevante na ética do meio ambiente e limita-se a funções derivadas. Quando o uso racional dos recursos naturais ou a proteção das florestas tropicais está em jogo, trata-se de preservar não apenas a natureza viva. A designação "bioética" permanece, como conceito guarda-chuva, ostensivamente vago para a ética médica, animal e ecológica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / WAGNO OLIVEIRA DE SOUZA - Integrante / LÂNDIA FERNANDES DE PAIVA SOARES - Integrante / LUIZ CARLOS FALCONI - Integrante / DELAMAR JOSÉ VOLPATO DUTRA - Integrante / RENZO NERY - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 6

  • 2005 - Atual

    BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE, Descrição: O qualificativo Bioética remete a um conceito de vida difuso que pode, concomitantemente, ter por referência a esfera da medicina, o manejo de animais e uma postura afirmativa perante o Meio Ambiente. Com tal acepção, o termo visualiza questões de fundo ético que afetam a interação sistêmica de organismos vivos com seres humanos, em oposição a problemas éticos de matriz econômica, caráter político ou sintonia mediática. Dada a ampliação da palavra, a Bioética diz respeito a um estado de coisas cuja delimitação permanece imprecisa a ponto de dificultar o enquadramento do conceito no universo da ética aplicada. De maneira igualmente crescente, a Bioética torna-se imprescindível no mundo multifacetado de produtos transgênicos e microorganismos infecciosos, incide sobre a produção de alimentos, controle de pragas e sanidade animal, abarca o microuniverso da terapia gênica, ajuda a sequenciar o genoma humano, se posiciona frente a chances e riscos de células-tronco totipotentes e investe no espírito que se faz matéria da nanotecnologia. O projeto será executado no âmbito do Doutorado em Ciências Ambientais/UFG (CIAMB) e servirá como referência para projetos de Tese sob a orientação do autor do projeto de pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / CARLA DE ALCÂNTARA FERREIRA QUEIROZ - Integrante / LÂNDIA FERNANDES DE PAIVA SOARES - Integrante / LUIZ CARLOS FALCONI - Integrante / RENZO NERY - Integrante / LUCIANE MARTINS DE ARAÚJO MASCARENHAS - Integrante / RODRIGO BORGES DE BARROS - Integrante / CARLOS EDUARDO SILVA BARBOSA - Integrante / FABRÍCIO WANTOIL LIMA - Integrante / VANDERVILSON ALVES CARNEIRO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Goiás - Outra., Número de produções C, T & A: 41 / Número de orientações: 4

  • 2003 - 2009

    MORAL E DIREITO EM J. HABERMAS, Descrição: De acordo com Habermas, o discurso da fundamentação e a ética discursiva qualificam qua teoria do discurso a práxis comunicativa como procedimento político-filosófico da Modernidade. Isso equivale de igual modo para a implementação e o desenvolvimento do sistema democrático, de maneira que a moral e o direito se autodelimitam e, ao mesmo tempo, se determinam reciprocamente em regimes democráticos. Não esclarecido está o tipo de pressuposição de Hbermas faz para manter a autonomia moral e legal no convivio democrático organizado. Problemática é, sobretudo, a idéia da imparcialidade teórico-discursiva, aliada a um consenso prático qualificado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / PEDRO ADALBERTO GOMES DE OLIVEIRA NETO - Integrante / MARIA ELIANE ROSA DE SOUZA - Integrante / ÁLVARO DE SOUZA FILHO - Integrante / JULIANA MARTINS BARBACENA - Integrante / MARIANA MOTTA DE OLIVEIRA E SILVA - Integrante., Financiador(es): Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2007

    BIOÉTICA: Poder e Solidariedade, Descrição: A pesquisa investiga a perspectiva do micro, do individual, a distinção, o ponto de vista fixo do princípio e do dever em sua relação com o macro da globalidade, da relação sistêmica e da interdependência. A pesquisa é transdiciplinar e estuda estas tensões com abertura teórica global, verificando a pertinência e a factibiliade de uma bioética de intervenção, construída a partir da periferia, defendida por muitos bioeticistas, a qual se preocupa preferencialmente com as situações persistentes, por serem estas vitais para a sobreviência nos países periféricos. O referencial teórico-global da pesquisa será, para tanto, pensado também com base na experiência local. Poder e solidariedade são conceitos que permitirão articular a compreensão de alguns referenciais teóricos e o estudo de problemas e situações específicas e locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / ANAMARIA DE SOUSA ARRUDA - Integrante / CARLA DE ALCÂNTARA FERREIRA QUEIROZ - Integrante / LÂNDIA FERNANDES DE PAIVA SOARES - Integrante / LORENZO LAGO - Integrante / LUIS GIRARDI - Integrante / MEIRE CORIOLANO BARBOSA - Integrante / VALDEILMA MARIA MORAES - Integrante / ÁLVARO DE SOUZA FILHO - Integrante., Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Outra / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2003 - 2007

    PAX KANTIANA: CONTRATUALISMO, ESTADO NACIONAL E PAZ PERPÉTUA, Descrição: À sombra do pós-modernismo, nenhuma unificação multinacional, transnacional ou planetária, mais ou menos desterritorializada, tem condições de antecipar para si um sistema cultural integrado na feitura de uma constituição política, em obediência à qual possa ser executada uma proposta de soberania ética ancorada sobre a reserva dos mais nobres valores humanos convertidos em preceitos constitucionais. Desafiado por agentes que se auto-entendem mundializados pela antiglobalização generalizada, um Estado-rede, armado até os dentes com os valores do Estado-nação, poderá ir à desforra, tentando envolver os indivíduos com uma sobreconstituição material. Esta, igual a um ovo jurídico do mundo, otimizará para a espécie humana a unidimensionalidade ética da aldeia mais próxima como o derradeiro modelo universal de convivência civilizada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / SIDNEI ALVES DA SILVA - Integrante / JOSÉ DOS SANTOS FILHO - Integrante / DOMINGOS BARBOSA DOS SANTOS - Integrante / JOSÉ HENRIQUE DO CARMO - Integrante / JÚLIO CÉSAR DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2006

    Compatibilidade e concorrência entre moral e direito: o caso J. Habermas, Descrição: A temática insere-se na modernidade filosófica. A Antigüidade e o Medievo não dispunham de conceituações de moralidade e legalidade que não fossem devedoras a uma noção abrangente de mundo, vida ou ser. Clássico é o conceito aristotélico de sabedoria prática (phrónesis), bem como o raciocínio escolástico de que o agir segue o ser (agere seguitur esse). A moral par provision de Descartes (1596-1650) marca a exaustão do pensamento tradicional em relação ao bem agir. A subserviência do ethos da tradição a algo que fosse mais consistente e pudesse orientar a recta ratio foi invocada por Cartesius para justificar o adiamento de sua formulação moral ad calendas graecas. A investigação não procura esclarecer até que ponto os discursos modernos sobre moral e direito continuam imersos numa tradição filosófica comum. A pesquisa propõe-se a examinar se a Modernidade elaborou argumentos de ordem moral e legal cuja reciprocidade - compatibilidade e ou concorrência - justifique as pretensões das ciências normativas no plano da ação e seja suscetível de um desenvolvimento auto-sustentado a longo prazo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / VALQUIRIO CUBO JR - Integrante / THAÍSA ALMEIDA AVELINO - Integrante / FORTUNATO MONGE DE OLIVEIRA NETO - Integrante / JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO - Integrante / RUI BARBOSA DE CARVALHO SANTOS - Integrante / JOSÉ HENRIQUE DO CARMO - Integrante / ALBERTO ESCHER BRITTO GUIMARÃES - Integrante / TIAGO LEMANCZUK FRAGA CAETANO - Integrante., Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa E Pós Graduação - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10

  • 2001 - 2003

    Questões de filosofia política e filosofia do direito., Descrição: O pensamento jurídico moderno, seja de proveniência racional ou de estirpe positivista, parte dos direitos fundamentais do indivíduo. No momento em que esse critério básico for aplicado no âmbito de uma teoria da justiça, o bem-estar coletivo não poderá ser alcançado em detrimento do bem-estar individual. À primeira vista, parece assim claro que uma sociedade só merece ser chamada justa, se oferece, ao lado da igualdade legal, um modelo de distribuição capaz de fazer com que cada um de seus membros possa contar com a mesma porção social de bem-estar e tenha, portanto, à disposição uma parte igualitária dos recursos dessa sociedade, vale dizer, uma coletividade é justa se reserva a cada indivíduo o grau de felicidade que lhe cabe e, para que isso se torne possível, o socorre com um feixe de bens correspondente em qualidade e quantidade aos recursos proporcionados a cada um de seus semelhantes, de acordo com as necessidades e as preferências individuais. Vertida numa constelação programática, uma proposta de justiça distributiva tem de considerar as peculiaridades de cada membro da coletividade, caso queira manter de pé o bem-estar dos indivíduos como critério decisivo de justiça social. Isso significa que, à revelia das dificuldades práticas para sua execução, o modelo só reconhece como eqüitativa a distribuição de bens quando ela ocorre com base numa comparação pormenorizada das posições de cada integrante da sociedade, objetivando o estabelecimento de um mecanismo distributivo apto a registrar igualitariamente as diferenças, os modos de vida e as escolhas preferenciais de cada ser humano.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (6) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / MARIA SOCORRO RAMOS MILITÃO - Integrante / ROBESPIERRE ALCANFOR M. DE PAULA - Integrante / JULIO CESAR DE AGUIAR - Integrante / MOZART BRUM SILVA - Integrante / CLÁUDIO JOAQUIM REZENDE - Integrante / EDSON DE SOUSA BRITO - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Goiás - Remuneração., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 4

  • 2000 - 2003

    Justiça e a faculdade de coagir, Descrição: A doutrina kantiana do direito e a teoria pura do direito de Kelsen destacam-se pela racionalidade com que a respectiva posição normativa é concebida e articulada. A pesquisa examina o peso teórico que a coercibilidade jurídica adquire em ambas as ciências do direito. A investigação procura clarear as fronteiras programáticas entre o formalismo jurídico e as modernas teorias da justiça. O trabalho tem por objetivo maior a fluência do conceito de justiça na esfera imperativa do direito.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / RICARDO ORSINI - Integrante / JOSÉ ANTÔNIO SOARES CAVALCANTE - Integrante / MARCO SCOTT TEIXEIRA - Integrante / ROBERTA RASMUSSEN DE LIMA - Integrante / JOSE DOMINGOS LOPES - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1999 - 2002

    Problemas e fronteiras entre Filosofia e Teologia no Ocidente, Descrição: Segundo Apóstolo, a verdade percisa ser pregada, a fim de poder ser eficaz. A cidade dos homens torna-se um espaço onde ocorre o evento da salvação e se pratica o bem. Decidir sobre a teoria do que é ensinado e praticado não é mais tarefa da pólis. Tornado fruto de uma missão, a práxis deixou de ser um problema filosófico e segue as pegadas do respectivo pregador. O preço pago pelas sinteses teológicas foi o cisma do Ocidente. A Contra-Reforma fracassou em assimilar as teses neotestamentárias dos grandes reformadores e ambos, catolicismo e protestantismo, não redescobriram até hoje como Le Grand-Seiqneur, que plasmou o Ocidente, poderá conviver com o Senhor monoteísta do Islã.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / VANICE ARAÚJO LEANDRO - Integrante / DOUGLAS ANTÔNIO ROCHA PINHEIRO - Integrante / GILSON CLÁUDIO BARBOSA DE MIRANDA - Integrante / POLLIANA PIRES DO CARMO ALVES - Integrante.

  • 1998 - 2000

    A justificação da moral nos textos de recentes de Habermas e Tugendhat, Descrição: Tugendhat concebe o critério da imparcialidade nascendo fora do discurso, vale dizer no reduto moral de cada ser humano. Critérios pragmáticos não substituem, anualam ou tornam desnecessárias as regras semânticas que descidem sobre o significado das expressões linguisticas. Para Habermas o fator volitivo equivale à liberdade de escolha que permite ao indivíduo agir de acordo com a lei.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / PAULO CÉSAR CARBONARI - Integrante / LUZIMAR VALVERDE DE CARVALHO - Integrante / MARCO SCOTT TEIXEIRA - Integrante / ROBERTA RASMUSSEN DE LIMA - Integrante / JOÃO DA CRUZ GONÇALVES NETO - Integrante / WAGNO OLIVEIRA DE SOUZA - Integrante / CILDA M. DUTRA GUIMARÃES - Integrante / ROMER ALMEIDA DE ARAUJO - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1996 - 1998

    Moral e Direito em Kant e Habermas, Descrição: De acordo com Habermas, o discurso da fundamentação e a ética discursiva qualificam qua teoria do discurso a práxis comunicativa como procedimento político-filosófico da Modernidade. Isso vale de igual modo para a implementação e o desenvolvimento do sistema democrático, de maneira que a moral e o direito se autodelimitam e, ao mesmo tempo, se determinam reciprocamente em regimes democráticos. Não esclarecido está o tipo de pressuposição que Habermas faz para manter a autonomia moral e legal no convívio democrático organizado. Problemática é, sobretudo, a idéia da imparcialidade teórico-discursiva, aliada a um consenso prático qualificado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / JOSIAS MANOEL ALVES - Integrante / EDUARDO SUGIZAKI - Integrante / ANTÔNIO CARLOS DOS SANTOS GUIMARÃES - Integrante / DANIEL CHRISTINO - Integrante / VALDERES VANDER DE LIMA - Integrante / HELENIDES MENDONÇA - Integrante / GECÍLIO P. DE SOUZA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1994 - 1996

    Materialismo e Modernidade - Estudos sobre dialética negativa, Descrição: A chamada Dialética Negativa dos representates da Escola de Frankfurt é um método intelectual que se caracteriza por um peculiar conteúdo filosófico: ambos à distinguem da dialética hegeliana e/ ou da dialética marxiana ou marxista. Trata-se de uma investigação e exposição filosófica que se caraxteriza por um alto nível de articulação teórica. Com tal método é possível reavaliar a dialética hegeliana e marxiana, direcionando-a para os desafios dos tempos atuais. Precondição para tal atualização filosófica é a elaboração do materialismo no plano concepcional e não apenas no plano categorial da ação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: José Nicolau Heck - Coordenador / WALDIR DE SOUZA GUIMARÃES - Integrante / WILSON GUALBERTO DOS SANTOS - Integrante / SÍLVIO COSTA - Integrante / ANA CRISTINA DA SILVA - Integrante / DALVUNA DE SOUZA DOMINGUES - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Prêmios

2008

COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO ANHANGUERA, GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS - GABINETE DO GOVERNADOR.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Goiás, FACULDADE DE FILOSOFIA. , Campus II, Samambaia, 74001-970 - Goiania, GO - Brasil - Caixa-postal: 131, Telefone: (62) 35211129, Ramal: 29, Fax: (62) 35211064, URL da Homepage:

Experiência profissional

1991 - 1991

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Conforme Portaria nº. 1135 de 18 de março de 2009. Conforme Portaria Nº. 0502 de março de 2007 foi concedida licença não remunerada no período entre 01 de março de 2007 até 01 de novembro de 2008.

Atividades

  • 02/2012

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA

  • 02/2012

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA POLÍTICA

  • 05/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Portaria nº 1737 de 11 de maio de 2011 - Membro titular da comissão de equivalencia de diplomas e certificados de cursos realizados no exterior.

  • 01/2009

    Direção e administração, Mestrado Em Filosofia, FACULDADE DE FILOSOFIA.,Cargo ou função, Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - Mestrado.

  • 03/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Em Filosofia, Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado Em Filosofia, Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia.,Linhas de pesquisa

  • 03/1994

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pesquisa E Pós Graduação, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE FILOSOFIA II: BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA POLÍTICA

  • 03/2011 - 06/2011

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RESPONSABILIDADE X IRRESPONSABILIDADE: MEIO AMBIENTE E BIOÉTICA

  • 05/2011 - 05/2011

    Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, INTRODUÇÃO À CIÊNCIA AMBIENTAL

  • 05/2011 - 05/2011

    Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE MULTI INTERDISCIPLINARIEDADE

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS FILOSÓFICOS DE BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE

  • 10/2010 - 10/2010

    Ensino, Ciências Ambientais e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS FILOSÓFICOS DO AMBIENTE E DA BIOÉTICA - DISCIPLINA DO DINTER ENTRE UFG E INSTITUTO FEDERAL SUDESTE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS RIO POMBA - MG

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DA CIÊNCIA

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA POLÍTICA, ESTADO E COSMOPOLITISMO

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA POLÍTICA

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS FILOSÓFICOS DE BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE FILOSOFIA POLÍTICA

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DO DIREITO

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DA POLIS AO ESTADO: FELICIDADE E LIBERDADE/PODER E DIREITO

  • 09/2008 - 12/2008

    Ensino, Direito Agrário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DO DIREITO

  • 09/2007 - 09/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, XIV Jornada Goiana de Filosofia do Direito.

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA JURÍDICA

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINÁRIOS DE FILOSOFIA III

  • 08/2006 - 10/2006

    Ensino, Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ELEMENTOS FILOSÓFICOS DE BIOÉTICA E MEIO AMBIENTE

  • 08/2006 - 08/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, XIII Jornada Goiana de Filosofia do Direito.

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, OFICINA MONOGRÁFICA I, TÓPICOS DE FILOSOFIA DO DIREITO

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA GERAL

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO - ILUMINISMO

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Jurídica

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 08/2005 - 08/2005

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, XII Jornada Goiana de Filosofia do Direito.

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pensamento político moderno: o iluminismo

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 08/2002 - 12/2004

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SEMINARIO II

  • 08/2000 - 12/2004

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Jurídica

  • 08/2004 - 08/2004

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, XI Jornada Goiana de Filosofia do Direito.

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Direito Agrário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Doutorado Em Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Meio Ambiente

  • 03/2000 - 07/2004

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 08/2000 - 12/2003

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 08/2003 - 08/2003

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Fundamental.,Atividade de extensão realizada, X Jornada Goiana de Filosofia do Direito.

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Doutorado Em Ciências Ambientais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA E MEIO AMBIENTE

  • 03/2002 - 12/2002

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, PENSAMENTO POLITICO MODERNO: HOBBES, LOCKE, ROUSSEAU, MARX

  • 07/2002 - 07/2002

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, IX JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 03/2002 - 05/2002

    Ensino, Direito Agrário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DO DIREITO

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia Política

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Direito Agrário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 08/2001 - 08/2001

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, VIII JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 08/2001 - 08/2001

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, VIII SEMANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.

  • 09/2000 - 09/2000

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, VII JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Estado como Referência Filosófica

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 03/1997 - 02/2000

    Direção e administração, Capes, Probral.,Cargo ou função, Convênio Brasil/Alemanha - Coordenador da parte brasileira.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário II

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Jurídica

  • 10/1999 - 10/1999

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, VI JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DE DIREITO.

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Direito Agrário, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos de Filosofia Política

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário II

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Jurídica

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Estado como Referência Filosófica

  • 07/1998 - 07/1998

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, V JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 09/1995 - 07/1998

    Direção e administração, Mestrado Em Filosofia.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário II, Filosofia e Estética

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Jurídica

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I, Filosofia e Estética

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Geral

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hobbes, Rousseau e Kant

  • 04/1997 - 04/1997

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, IV JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 08/1996 - 08/1996

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, III JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 08/1996 - 08/1996

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, III SEMANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Especial, História da Filosofia

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Estado como Referência Filosófica

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, Mestrado Em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Linguagem

  • 10/1995 - 10/1995

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, II SEMANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.

  • 09/1995 - 09/1995

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, II JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia, Filosofia Especial

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Hobbes, Rousseau e Kant

  • 06/1993 - 05/1995

    Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Filosofia.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 08/1994 - 12/1994

    Ensino, Mestrado Em Educação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação

  • 10/1994 - 10/1994

    Extensão universitária , Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Filosofia.,Atividade de extensão realizada, I SEMANA DE FILOSOFIA POLÍTICA.

  • 08/1994 - 08/1994

    Extensão universitária , Faculdade de Direito, Departamento de Direito Complementar.,Atividade de extensão realizada, I JORNADA GOIANA DE FILOSOFIA DO DIREITO.

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ontologia, História da Filosofia

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Filosofia Política

  • 08/1993 - 12/1993

    Ensino, Mestrado Em Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Estado como Referência Filosófica

  • 07/1993 - 12/1993

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário I

  • 03/1993 - 06/1993

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ontologia, História da Filosofia

  • 08/1991 - 10/1991

    Serviços técnicos especializados , Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de Filosofia.,Serviço realizado, Professor substituto.

1993 - Atual

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor Ad-Hoc

Atividades

  • 03/1993

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Área de Filosofia, Bolsa de Produtividade em Pesquisa.,Cargo ou função, Pesquisador e Consultor Ad-hoc.

2003 - Atual

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor Ad-Hoc, Carga horária: 1

Outras informações:
Consultor Ad-Hoc para avaliação de pedidos de bolsa de Doutorado no exterior e avaliação de cursos.

1998 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA GERAL DO ESTADO - Turma A

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEORIA GERAL DO ESTADO - Turma B

  • 08/2001 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Departamento de Filosofia e Teologia.,Linhas de pesquisa

  • 12/1999 - 12/2008

    Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Pós Graduação Stricto Sensu, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2008 - 10/2008

    Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA DO DIREITO

  • 08/2008 - 10/2008

    Ensino, Direto, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, FILOSOFIA, MULTIDISCIPLINARIEDADE E RESPONSABILIDADE

  • 02/2008 - 07/2008

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ÉTICA II

  • 11/2002 - 07/2008

    Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa.,Cargo ou função, Vice-reitor ou Pró-reitor.

  • 11/2007 - 12/2007

    Ensino, Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia, Multidisciplinaridade e Responsabilidade

  • 11/2007 - 12/2007

    Ensino, Direito Civil e Processual Civil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Globalização e Direito

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Ciências Ambientais e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Meio Ambiente

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Prática Jurídica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Globalização e Direito

  • 02/2007 - 07/2007

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário

  • 02/2006 - 07/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 08/2000 - 07/2006

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Psicologia Jurídica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 02/2005 - 07/2005

    Ensino, Filosofia Política, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia Política I

  • 02/1998 - 10/2002

    Direção e administração, Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa, Coordenação de Pós Graduação Stricto Senso.,Cargo ou função, Coordenador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Senso.

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Ciências Ambientais e Saúde, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Bioética e Meio Ambiente

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Filosofia

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário IV

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, Ciências da Religião, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Relações entre Filosofia e Teologia

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia do Direito

2006 - 2008

Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 4

Outras informações:
Membro do conselho superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás no período entre 2006 à 2008.

Atividades

  • 03/2006 - 08/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Superior e Direção, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Superior.

2002 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR COLABORADOR, Carga horária: 6

Outras informações:
COORDENADOR DO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FILOSÓFICA ENTRE A PUCRS E UCGO (FORMAÇÃO DE DOUTORES EM FILOSOFIA DA UCG)

Atividades

  • 03/2002 - 10/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Cargo ou função, COORDENADOR DO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO FILOSÓFICA ENTRE A PUCRS E UCGO (CURSO DE DISCÍPLINAS DE DOUTORADO). ORIENTAÇÕES DE DOCENTES DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS NA CONDIÇÃO DE ALUNOS DO DOUTORADO EM FILOSOFIA DA PUCRS.

  • 01/2002 - 10/2008

    Ensino, Filosofia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientador de Doutorado

1985 - 1991

Hahn & Rechtsanwälte

Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Advogado Alemão

Atividades

  • 01/1985 - 02/1991

    Serviços técnicos especializados , Hahn & Rechtsanwälte, .,Serviço realizado, Advogado Alemão (Direito Comercial e Direito Trabalhista).