Jeronimo Augusto Fonseca Alencar

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM), Especialista em Entomologia Médica pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) e doutorado em Ciências Biológicas, Museu Nacional (Zoologia) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisador em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, Chefe do Laboratório de Diptera do Instituto Oswaldo Cruz. Tem experiência na área da Entomologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade e saúde; bioecologia; morfologia; taxonomia de Culicidae, em áreas urbanas, de preservação ambiental e sob risco da ação antrópica pela instalação de empreendimentos hidrelétricos, assentamentos e exploração extrativista. Atua como orientador credenciado no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (PGMT/IOC/Fiocruz), Curso de Pós-Graduação em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, Curso de pós-graduação em Biologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e no Curso de Especialização em Entomologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz, membro da Comissão de Coordenação do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Entomologia Médica, do Instituto Oswaldo Cruz, foi editor convidado da edição especial da revista TropicalMed sobre o tema "Aedini Mosquitoes Borne Diseases Outbreaks" e "Recent Progress in Mosquito-Borne Diseases" Editor of Research topic Insect Vectors: Identification and Control of Global Health Threats Frontiers in Tropical Diseases colabora como revisor ad hoc de 24 periódicos científicos ou agências financiadoras, na área de entomologia médica especialmente em ecologia, biologia e taxonomia de Culicidae, além do CNPq, FACEPE, FUNBIO e CONICET (Argentina). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq nível 1D e Cientista do Nosso Estado (CNE) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), obteve Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2023 na área de Biodiversidade do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da UFRRJ.

Informações coletadas do Lattes em 10/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia)

2005 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ASPECTOS BIOECOLÓGICOS E MORFOLÓGICOS DE HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE), VETORES SILVESTRES DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA NO BRASIL
Orientador: Janira Martins Costa e Anthony Érico Guimarães
, Ano de obtenção: 2008. Palavras-chave: culicideos; Haemagogus; morfologia; Ecologia; Comportamento Alimentar.Grande área: Ciências BiológicasSetores de atividade: Outros Setores.

Especialização em Especialização em Entomologia

1997 - 1997

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Observações Ecológicas sobre a fauna de mosquitos (Diptera:Culicidae) em áreas de influência da Usina Hidrelétrica de Corumbá, Município de Caldas Novas, Estado de Goiás, Brasil.
Orientador: Anthony Érico Guimarães

Graduação em Ciencias Biológicas

1994 - 1997

fundação técnico educacional souza marques

Pós-doutorado

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Museu Nacional, MN, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

Formação complementar

2006 - 2006

Curso de Gereciamento de Resíduos Químicos. (Carga horária: 4h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2004 - 2004

Cultivo Celular e Biologia Molecular de Arbovirus. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, Brasil.

2004 - 2004

Inglês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2001 - 2001

Culicidologia Médica. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Saúde de Brasília, GDF, Brasil.

1998 - 1998

Técnicas Avançadas Mon e Contr Quim de Insetos. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

1998 - 1998

Princípios da Biogeografia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.

1995 - 1995

Introdução Avaliação de Impactos Ambientais. (Carga horária: 25h). , Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.

1994 - 1994

Morfologia, Sistemática e Conservação de Insetos. (Carga horária: 22h). , Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Entomologia/Especialidade: Morfometria.

Organização de eventos

MALLET, Jacenir R S Santos ; Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. . Coordenadores dos Seminarios do Departamento de Entomologia. 2005. (Outro).

Participação em eventos

Disciplina - Abordagens e ferramentas integradas nas doenças transmitidas por vetores.Entomologistas de Saúde Pública Atividades de Campo e de Laboratório para Fortalecer a Vigilância e o Controle dos Vetores. 2021. (Outra).

I Simpósio Virtual de Saúde e Meio Ambiente da UCB.Aspectos Bioecológicos de Haemagogus (Diptera: Culicidae) Vetores Silvestres do Vírus da Febre Amarela no Brasil. 2020. (Simpósio).

XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. 2006. (Congresso).

I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal. I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal. 2004. (Congresso).

IV Encontro de Pesquisadores da Reserva Biológica do Tinguá.IV Encontro de Pesquisadores da Reserva Biológica do Tinguá. 2004. (Encontro).

XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. XXV Congresso Brasileiro de Zoologia. 2004. (Congresso).

19 Congresso Brasileiro de Entomologia. 19 Congresso Brasileiro de Entomologia. 2002. (Congresso).

Evento de Microscopia e Microanálise no Mercosul.Simpósio de Metodologias Integradas no Estudo da Biologia. 2002. (Simpósio).

4 Congresso de Ecologia do Brasil. 4 Congresso de Ecologia do Brasil. 1998. (Congresso).

IV S emana de Microbiologia e Imunologia.IV Semana de Microbiologia e Imunologia. 1998. (Outra).

Seminario do Departamento de Biologia - IOC.Apresentação do trabalho intitulado: Observações ecológicas sobre a fauna de mosquitos em área de influência da UHE Corumbá-GO.. 1998. (Seminário).

XIX Semana de Biologia.XIX Semana de Biologia. 1998. (Outra).

X Jornada de Parasitologia.Jornada de Parasitologia. 1998. (Outra).

Oficina de educação em saúde no redimensionamento de suas ações.Oficina de educação em saúde no redimensionamento de suas ações. 1994. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Leiani Cristina Martins do Couto

ZAHNER, V.; COSTA, J. O.; MENDONCA, P. M.;ALENCAR, J.MALLET, Jacenir R S Santos. CARACTERIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTRAPUPARIAL DE Musca domestica (LINNAEUS, 1758) (DIPTERA: MUSCIDAE), SOB DIFERENTES TEMPERATURAS EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO. 2023. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriela Brandina Aquino de Abreu

LUZ, S. L. B.;ALENCAR, J.; COELHO, G. E.. Disseminação de larvicidas por Aedes aegypti: Alternativas ao piripr. 2023. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA DA INTERAÇÃO PATÓGENO HOSPEDEIRO/PPGB) - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ.

Aluno: Joaquim Monteiro de Souza Lira Junior

VILELA, M.;CABRAL, M. M. O; MAGALHAES, E. M. M.; FREITAS, S. P.;ALENCAR, J.. SAÚDE DO TRABALHADOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA): CONTROLE DA DENGUE, ZIKA VÍRUS E CHIKUNGUNYA. 2022. Dissertação (Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luiz Henrique Costa

PEREIRA, R. F. P.;Alencar, Jeronimo; CARDOSO, A. M.. Leishmaniose Tegumentar Americana no Estado do Rio de Janeiro: histórico, indicadores entomológicos e um podcast como ferramenta didática. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luan Valim dos Santos

PONTES, E. G.;ALENCAR, J.; GRILLO, L. A. M.. Expressão diferencial da brummer e níveis de triacilglicerol em estágios de desenvolvimento e sob estresse alimentar em Aedes aegypti (Diptera: Culicidae). 2020. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilliarde de Carvalho Caetano

Lima,J.B.P;CABRAL, M. M. O; LEANDRO, A. S.;ALENCAR, J.; ABREU, F. V. S.. INFESTAÇÃO E CRIADOUROS DE Aedes aegypti E Aedes albopictus (DIPTERA: CULICIDAE) EM ÁREAS COM DIFERENTES NÍVEIS DE URBANIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE VASSOURAS, RIO DE JANEIRO. 2020. Dissertação (Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lisbete Ferro Machado

Alencar, Jeronimo; GOMEZ, S. A. O.; QUEIROZ, E. R. S.. O Emprego de atividades lúdicas na educação em saúde voltadas ao controle do Aedes (Stegomyia) aegypti ( Linnaeus, 1762), e prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya uma revisão integrativa. 2019. Dissertação (Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniele Aguiar Maia

Alencar, Jeronimo; FIGUEIRO, R.;SILVA, Julia dos Santos. Análise comparativa entre métodos de amostragem de comunidade de mosquitos (Diptera: Culicidae) em área de fragmento de floresta Atlântica do Brasil. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maycon Sebastião Alberto Santos Neves

LIMA, J. B. P.; FELIX, M. E.; SILVA, A. M.; RIBEIRO, M. S.;ALENCAR, JERONIMO. Espécies de mosquitos do gênero Sabethes Robineau-Desvoidy, 1827 (insecta: Diptera: Culicidae) do Brasil: levantamento taxonômico e chaves de identificação dicotômica e interativa ilustradas. 2019. Dissertação (Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Fábio Silva da Silva

MEDEIROS, D. B. A.; GORAYEB, I. S.;Alencar, Jeronimo; SANTOS, A. C. F.. CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE QUATRO ESPÉCIES DO GÊNERO Haemagogus (DIPTERA: CULICIDAE).. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária na Amazônia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Aline Cordeiro Loureiro

NASCIMENTO, T. F. S.; GESTO, J. S. M.; SUCUPIRA, I. M. C.; VIGODER, F. M.;ALENCAR, JERONIMO. Diversidade em genes relacionados à resistência a inseticidas e ritmos biológicos em Anopheles darlingi Root 1926. 2018. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Alexandre de Araújo Oliveira

Alencar, Jeronimo; Almeida, JM;CABRAL, M. M. O. ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A EFICÁCIA DE DOIS SUBSTRATOS DE OVIPOSIÇÃO EM ARMADILHAS DE OVITRAMPAS PARA VIGILÂNCIA DE VETORES DE DENGUE NO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, RIO DE JANEIRO. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: THAÍS NUNES DOS SANTOS

ROSA-FREITAS, M. G.; MELLO NETO, C. B.;Alencar, Jeronimo. Distribuição espacial e perfil de resistência de Aedes albopictus (Skuse, 1984) na Ilha de Paquetá, Rio de Janeiro - Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Aline Tátila Ferreira

SILVA, Júlia dos Santos; Almeida, JM;ALENCAR, JERONIMO. Bioecologia de Haemagogus leucocelaenus (Dipreta: Culicidae) em fragmento florestal florestal urbano do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: CECILIA FERREIRA DE MELLO

ALENCAR, JERONIMOMALLET, Jacenir R S Santos; DALMEIDA, J. M.. Bioecologia e Vigilância Entomológica de Mosquitos (Diptera: Culicidae) na Área da Reserva Biológica de Poço das Antas, Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Agostinho Cardoso Nascimento Pereira

Alencar, Jeronimo; DALMEIDA, J. M.; MOTTA, M. A.. ECOLOGIA DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO MARACANÃ, SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL. 2016. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Beatriz Pais Borsoi

Alencar, Jeronimo; MEDEIROS, S. M.; NORBERG, A. N.; AMORIM, Marinete;MALLET, Jacenir R S Santos. Investigação sobre espécies de Ixodida em interação trófica com humanos no município de Belford Roxo, Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lívia Faraco Teixeira

MUTIS, M. C. S.; LIMA, M. M.;Alencar, JeronimoMALLET, Jacenir R S Santos. A malária no estado do Amazonas de 2003 a 2011: distribuição espaço-temporal e correlação com populações indígenas. 2014. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Carolina da Cunha Ferreira Leite

MELLO, R. P.; DALMEIDA, J. M.; GOMEZ, S. A. O.;ALENCAR, JERONIMO; RANGEL, E. F.. Biodiversidade e ecologia de mosquitos (Diptera: Culicdae) Vetores Potenciais de doenças humanas em áreas da Hidrelétrica de São Salvador, Estado do Tocantins, Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniel Cardoso Portela Câmara

OLIVEIRA, R. L.; SILVA, C. M. F. P.; GODOY, W. A. C.;Alencar, Jeronimo; NOBRE, A. A.. Produtividade de pupas e quantificação experimental da competição interespecífica entre os vetores o dengue Aedes aegypti e Aedes albopictus (Diptera: Culicidae) em condições naturais, no Rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Márcio Goulart Mocellin

Codeço,C.T; Lima,J.B.P; Monteiro,G.R.A;Alencar, Jeronimo; Motta,M. Avaliação da importância das bromeliáceas como criadouro de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera: Culicidae) no ambiente urbano do Rio de Janeiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lorrane de Andrade Pereira

COSTA, G. L.; FEDER, M. D.; MENDONCA, P. M.; MORAES NETO, A. H. A.;ALENCAR, J.. Atividade inseticida e fatores de virulência de Brevibacillus laterosporus sobre dípteros muscoides das famílias Calliphoridae e Muscidae. 2023. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cinthya Domingues Amaral

AZEVEDO, R. C.; CARDOSO, M. F. M. C.;Alencar, Jeronimo; COUCEIRO, J. N. S. S.; MIRANDA, I. A.. Estudo do perfil virológico de mosquitos capturados na cidade do Rio de Janeiro. 2023. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington Thadeu de Alcantara Azevedo

Alencar, Jeronimo; NASCIMENTO, B. P.; PEREIRA, R. F. P.; MAIA, V. C.; LESSA, C. S. S.. ESTUDO DA DIPTEROFAUNA (CALLIPHORIDAE E MESEMBRINELLIDAE) EM ÁREAS FLORESTAL, RURALE URBANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2023. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Josiane Nogueira Müller

ALENCAR, J.; DALMEIDA, J. M.; MONTEIRO, F. J. C.;MALLET, Jacenir R S Santos. Avaliação de larvicidas para o controle de Aedes aegypti e contribuições no conhecimento da dispersão de Aedes albopictus no estado do Amapá, Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Elder Augusto Guimarães Figueira

Alencar, Jeronimo; SARAIVA, D. J. F.; PASSOS, R. A.; NASCIMENTO, T. F. S.. Mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração no controle da malária no Amazonas: percepção da população em áreas de risco e avaliação do perfil de susceptibilidade dos vetores ao ins. 2022. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: BRUNA LAÍS SENA DO NASCIMENTO

VASCONCELOS, P. F. C.; SALLUM, M. A. M.;Alencar, Jeronimo; POVOA, M. M.; SANTOS, T. V.; LEMOS, P. S.. DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA E GENÉTICA DE UMA NOVA ESPÉCIE DE MOSQUITO DO GÊNERO PSOROPHORA ROBINEAU-DESVOIDY, 1827 (DIPTERA: CULICIDAE) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2022. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: BRUNA LAÍS SENA DO NASCIMENTO

MEDEIROS, D. B. A.; GORAYEB, I. S.;Alencar, Jeronimo. DESCRIÇÃO MORFOLÓGI CA, GENÉTICA E ISOLAMENTO VIRAL DE UMA NOVA ESPÉCIE DE MOSQUITO DO GÊNERO PSOROPHORA (ROBINEAU-DESVOIDY, 1827) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA DESCRIÇÃO MORFOLÓGI CA, GENÉTICA E ISOLAMENTO VIRAL DE UMA NOVA ESPÉCIE DE MOSQUITO DO GÊNERO PSOROPHORA (ROBINEAU-DESVOIDY, 1827) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2022. Tese (Doutorado em BIOLOGIA PARASITÁRIA NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Pará.

Aluno: Amanda Queiroz Bastos

ALENCAR, J.; FERREIRA, I.; FIGUEIRO, R.; GIL-SANTANA, Hélcio R.; SILVA, J. S.;Müller, G.A; SOUZA, N. A.. BIONOMIA DE CULICIDAE E INVESTIGAÇÃO NATURAL POR FLAVIVIRUS EM UMA PAISAGEM DO BIOMA DA MATA ATLÂNTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. 2021. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Luiza Ribeiro de Oliveira

MALLET, J. R. S.; SILVA, E. R.; ALMEIDA, A. A.; SILVA, A. R.; GALVAO, C.; SILVA JUNIOR, R.;ALENCAR, JERONIMO. Compatibilidade reprodutiva e caracterização morfológica dos espermatozóides em espécies do gênero Triatoma (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 2019. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Filipe Vieira Santos Abreu

PIRES, F. D. A.; VASCONCELOS, P. F. C.; FERREIRA, J. O.;Alencar, Jeronimo. Febre Amarela e Malária: Investigação de dois surtos zoonóticos no sudeste brasileiro. 2019. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Leandro Layter Xavier

Alencar, Jeronimo; MACHADO, L. O.; NASCIMENTO, J. A. S.; XAVIER, S. C. C.; SANTOS, F. B.. Dinâmica espacial e temporal da dengue no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro no período de 2007 a 2016. 2018. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Dinair Couto Lima

BONALDO, M. C.; TAUIL, P. L.; LIMA, J. B. P.;Alencar, Jeronimo; MELLO NETO, C. B.. Risco da reurbanização da febre amarela no Brasil facilitada por população competente de mosquitos do gênero Aedes. 2017. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Nathanielly Rocha Casado de Lima

GALVAO, C.; WERNECK, J. M. C. F.; SILVA, E. R.; FEDER, M. D.; COSTA, F. A. C.; MELLO NETO, C. B.;Alencar, Jeronimo. Vigilância entomológica e morfometria clássica de triatomíneos coletados em municípios do Rio Grande do Sul associado a ações educativas na prevenção da doença de Chagas. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Verônica Marchon da Silva

FERNANDES, O.; COUTINHO, C. J. P. C. A.; CONCEICAO, M. J.; AMENDOEIRA, M. R.;Alencar, Jeronimo. ESTUDO EPIDEMIOLOGICO PARA A AVALIAÇÃO DA ELIMINAÇÃO DA ONCOCERCOSE EM ÁREAS SENTINELAS DA REGIÃO AMAZÔNICA, BRASIL. 2015. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Barreto Pacheco

Guimarães, A. E.Alencar, JeronimoCouri, MSILVA, Júlia dos Santos; Cid-maia, V. Estudos sobre a bioecologia e morfologia de Psorophora (Janthinosoma) albigenu lutz, 1908 (Diptera: Culicidae) em áreas do Pantanal Matogrossense, Brasil. 2013. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas - ZOOLOGIA) - Museu Nacional.

Aluno: Júlia dos Santos Silva

Alencar, Jeronimo; Patiu,C.M;ALENCAR, Jeronimo; Cid-maia, V; Herzog, M.M;Couri, MMELLO, R. P.. Biodiversidade de mosquitos (Diptera: Culicidae) em seis áreas brasileiras de preservação ambiental. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sergio Lisboa Machado

Alencar, Jeronimo; MUTIS, M. C. S.;Mello, C.F. Estrutura e Diversidade de Meta Comunidades de Mosquitos (Diptera: Culicidae) e Detecção de Arbovírus circulantes em área de Mata Atlântica, estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington Thadeu de Alcantara Azevedo

ARAUJO, F. G.;ALENCAR, J.; LESSA, C. S. S.; MAIA, V. C.. Estudo da Dipterofauna (Calliphoridae e Mesembrinellidae) no Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro: aplicações em avaliação de impactos ambientais e Entomologia Forense. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Anne Caroline Alves Meireles

QUEIROZ, M.;ALENCAR, J.; LUZ, S.. Anofelinos em focos de malária urbana em Porto Velho, Rondônia: Infecção por Plasmodium spp. e caracterização ambiental.. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jimi Martins da Silva

ALENCAR, JERONIMO. Hemoparasitismo em Dixiphia pipra (Aves: Pipridae): variação sazonal na prevalência e distribuição vertical de potenciais vetores. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Soares Sarmento

Alencar, JeronimoSILVA, Julia dos SantosSILVA, Vanderlei C. Biodiversidade de Culicidae em área de preservação de Mata Atlântica da Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu, Estado do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington Thadeu de Alcantara Azevedo

ARAUJO, F. G.; MAIA, V. C.; LESSA, C. S. S.;ALENCAR, J.. Estudo da Dipterofauna (Calliphoridae e Mesembrinellidae) no Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro: aplicações em avaliação de impactos ambientais e Entomologia Forense. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Juliana Barreto Pacheco

GUIMARÃES, Anthony EricoCouri, MAlencar, Jeronimo. Estudos sobre a bioecologia e morfologia de Psorophora (Janthinossoma) albigenu Lutz, (Diptera:Culicidae) em áreas do Pantanal Matogrossenses, Brasil. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas - ZOOLOGIA) - Museu Nacional.

Aluno: Júlia dos Santos Silva

GUIMARÃES, Anthony Erico; Patiu,C.M;Alencar, Jeronimo. Biodiversidade de mosquitos (Diptera: Culicidae) em seis áreas brasileiras de preservação ambiental. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas - ZOOLOGIA) - Museu Nacional.

Aluno: Pamela Cristina de Souza Garcia

COELHO, G. E.;ALENCAR, J.. Avaliação da efetividade das estações disseminadoras de larvicida como controle do Ae. aegypti nos pontos estratégicos do município de Marília. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro) - Instituto Leônidas e Maria Deane.

Aluno: Eudi Bonfim do Nascimento

ALENCAR, J.; VALLE, D.; BRUNO, R.. Efeitos fisiológicos de triatomíneos da espécie Rhodnius robustus expostos aos Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (MILDs) usados no programa de controle da malária no estado do Amazonas. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação stricto sensu em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Gabriela Brandina Aquino de Abreu

COELHO, G. E.;ALENCAR, J.. Avaliação do ciclo biológico de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) e Aedes albopictus (Skuse,1894) utilizando estações disseminadoras em condições de laboratório. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Biologia da Interação Patógeno-Hospedeiro) - Instituto Leônidas e Maria Deane.

Aluno: Elaine da Silva Castro Ferreira

Alencar, Jeronimo; FERREIRA, L. C. F.; ALVES, G. G.; MOTTA, M. A.. Proteínas de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762), moléculas alvos como controle de arboviroses? Uma revisão sistemática. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: André Silva dos Reis

MELLO, R. P.;ALENCAR, JERONIMO; NASCIMENTO, T. F. S.. Estudo da fauna de Anopheles (Diptera: Culicidae) em duas localidades do município de Guapimirim. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Daniel Cardoso Portela Câmara

CAMARA, T. N. L.; MOTTA, M. A.;ALENCAR, JERONIMO. Colonização de mosquitos vetores do dengue em ambientes naturais no Rio de Janeiro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Beatriz Pais Borsoi

MELLO, Rubens Pinto de; NORBERG, A. N.;ALENCAR, JERONIMO. Estudos preliminares sobre Ixodidoses do município de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Uriel Ricardo de Almeida Daltro

NASCIMENTO, T. F. S.;Alencar, Jeronimo. Culicoides (Diptera: Ceratopogonidae) do Monumento Natural dos Pontões Capixabas, Estado do Espírito Santo, Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Vocação Científica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata Pinto dos Santos

MELLO, Rubens Pinto de; VIVELA, M. L.; AZEVEDO, A. C. R.;ALENCAR, JERONIMO. Estudo da Fauna Flebotomínica (Diptera: Culicidae) em Ambientes, Silvestre e de Grande Ação Antrópica da Orla Marítima dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Roberto Souza dos Santos

MELLO, Rubens Pinto de; Motta,M;Alencar, Jeronimo. Análise de Fauna de Anopheles (Diptera: Culicidae) no município de Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luiz Dimas da Silva

MELLO, Rubens Pinto deMelandri, V.C.RAlencar, Jeronimo. Observações sobre a incidência de vetores potenciais de dengue, no período de novembro 2008 a fevereiro de 2009, no município de Piraí/RJ. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Verdiane de Araújo Verdiano

Guimarães, Anthony ÉricoALENCAR, JERONIMO; MELLO, Rubens Pinto de. Efetividade de larvcicidas temephos e diflubenzuron contra larvas de Aedes aegypti. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renato Cesar Maspero

MELLO, Rubens Pinto de; Aguiar, G.M;Alencar, Jeronimo. Um estudo sobre a transmissão de dengue no município de Paracambi. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Salomé Odete de Boa Memória

MALLET, Jacenir R S Santos; Almeida, JM;Alencar, Jeronimo. Bioatividade do látex de Euphorbia splendens var. hislopii (Euphorbiace) sobre o desenvolvimento pós embrionário de Chrysomya albiceps (Diptera: Caliphoridae) em condições de laboratório. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Bruna Ferreira

GUIMARÃES, Anthony EricoMALLET, Jacenir R. SantosAlencar, Jeronimo. Estudos da Atividade de piperamidas sobre o desenvolvimeto de Aedes aegypti, 1762 (Diptera: Culicidae). 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Elis Ana de Mello da Silva

MELLO, R. P.; Almeida, JM;MALLET, Jacenir R S SantosAlencar, Jeronimo. Efeitos Toxicológicos do Femprorex no desenvolvimento pós-embrionário de Chysomya albiciceps (Wiedemann, 1919) (Diptera: Culicidae) em condições de laboratório. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Micheli Veloso Laport

AGUIAR, G. M.;Alencar, JeronimoMELLO, R. P.. Monitoramento de Fauna de Mosquitos (Diptera: Culicidae) Vetores de Doenças Humanas em Áreas sob Influência do Aproveitamento Hidrelétrico de São Salvador: I Fase de Desmatamento e Pré-Reservatório.. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jordi Sanchez Ribas

Aguiar, G.M;Alencar, JeronimoMELLO, R. P.. Impacto dos projetos de desenvolvimento hidráulico na bionomia dos anofelinos (Diptera: Culicidae) e na epidemiologia da malária. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Juliana Cardoso de Almeida

Alencar, Jeronimo; OLIVEIRA, H. H.; Desiderio, M.H.G.. Divesidade ectoparasitológica nos quirópteros que ocorrem em área de Mata Atlântica no município do Rio de Janeiro, Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Jenifer Ribeiro da Cruz

Alencar, Jeronimo; QUEIROZ, M. M. C.; Felipper-Bauer. M.L;ALENCAR, Jeronimo. Estudo do Comportamento Alimentar de Panstrongylus megitus (BURMEISTER, 1835) (Hemiptera: Reduviidae) e Infecção Natural pelo Trypanossoma cruzi no município de Gouveia - Minas Gerais-Brasil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Carlos Alexandre Andrade Cardoso

Alencar, Jeronimo; Hónorio, N; Nobre, A. Composição da Fauna de Culicídeos em Bromélias, no Parque Nacional do Itatiaia-RJ. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Manuela Louvaem Manhães

Alencar, Jeronimo; Licius de Sá Freire;ALENCAR, Jeronimo. Análise morfométrica de três espécies de Amblyomma (Acari: Ixodidae) procedentes de duas espécies de hospedeiro. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luana Lessa Rodrigues Santos

COUCEIRO, J. N. S. S.;Alencar, Jeronimo; NASCIMENTO, A. C. B.. Detecção e caracterização de Rhabdovirus em mosquitos coletados em áreas urbanas e próximas a Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Diego Svoboda Oliveira

ALENCAR, JERONIMO; SILVA, V. M.; BASSANI, C. T.. Levantamento da Simuliofauna Antropofílica em Áreas Endêmicas para Oncocercose, Terra Indígena Ianomâmi, RR/AM, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Leandro de Souza Duarte

DUARTE, L. DE S.;Alencar, Jeronimo; FREIRE, Nicolau Maues da Serra. Parasitismo humano por Hermetia illucens (Diptera:Stratiomyidae) no Brasil.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

Aluno: Sergio Esteves Carneiro

CARNEIRO, S. E.;Alencar, Jeronimo; FREIRE, Nicolau Maues da Serra. Prevalência de Otodectes cynotis em cães atendidos nma clínica veterinária serviços veterinários, Estado do Rio de Janeiro. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel Em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio.

KIEFER, M. C.; SANTOS, C. S. G.; PONTES, E. G.;Alencar, Jeronimo; SKINNER, L. F.. Banca Examinadora para Concurso Público para Professor Adjunto. 2017. Universidade Federal Fluminense.

DAVIS, R.; MALDONADO JUNIOR, A.;ALENCAR, J.. banca avaliadora de projetos submetidos ao Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz,. 2022. Fundação Oswaldo Cruz.

Guimarães, Anthony ÉricoALENCAR, J.. banca avaliadora de projetos submetidos ao Doutorado no Programa de PósGraduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. 2022. Fundação Oswaldo Cruz.

BRUNO, R.; CAMARA, T. N. L.;ALENCAR, J.. Banca de Seminários de Acompanhamento Discente - Caracterização Entomoecológica da Paisagem para Mosquitos Vetores de Arboviroses e Malária na Área de Proteção Ambiental do Sana, Macaé, Rio de Janeiro. 2021. Fundação Oswaldo Cruz.

MALLET, Jacenir R S Santos; FIGUEIRO, R.;ALENCAR, J.. Avaliação de projeto - Curso de Pós graduação em Medicina Tropical. 2020. Fundação Oswaldo Cruz.

Alencar, Jeronimo; FERNANDEZ, M. L. A.. Avaliação de projeto - do Curso de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz. 2018. Fundação Oswaldo Cruz.

Alencar, Jeronimo; VALLE, D.; FREITAS, R. M.. Avaliação de projeto - do Curso de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores do Instituto Oswaldo Cruz. 2018. Fundação Oswaldo Cruz.

ALENCAR, JERONIMO. consultor ad hoc do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da UFCA, segundo os termos previstos no Edital N 02/2018/PRPI - Chamada PIICT/CNPq-UFCA. 2018. Universidade Federal do Cariri.

ALENCAR, JERONIMO. Avaliação de projeto - Curso de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde. 2017. Fundação Oswaldo Cruz.

MALLET, Jacenir R S Santos; VILLELA, D. A.;Alencar, Jeronimo. Diversidade e vigilância de Culicidae com ênfase na emergência de arboviroses em transecto urbano-silvestre, na Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. 2016. Fundação Oswaldo Cruz.

MALLET, Jacenir R S Santos; VILLELA, D. A.;Alencar, Jeronimo. Monitoramento e controle de mosquitos vetores: uma proposta para avançar no conhecimento e no controle do Aedes aegypti e Aedes albopictus. 2016. Fundação Oswaldo Cruz.

MALLET, Jacenir R S SantosAlencar, Jeronimo; PEITER, P.; AZEREDO, N.. Banca de Seleção de Mestrado em Medicina Tropical. 2016. Fundação Oswaldo Cruz.

PAULA, V.; BOIA, M.;Alencar, Jeronimo; PINTO, E. F.. Seleção de Doutorado em Medicina Tropical -FIOCRUZ. 2015. Fundação Oswaldo Cruz.

MORAIS NETO, A. H. A.;Alencar, Jeronimo; ALMEIDA, A. S.; MAGALHAES, M. A. F. M.. Receptividade para malária no estado do Rio de Janeiro com ênfase na área de abrangência do Comperj: estudo dos determinantes socioambientais e avaliação do risco da emergência de focos e da reintrodução da doença.. 2015.

MUTIS, M. C. S.;Alencar, Jeronimo; ALMEIDA, A. S.; MAGALHAES, M. A. F. M.. Avaliação da Dinâmica geoepidemiológica do dengue e o mpacto de uma nova metodologia (Monitora dengue) para o monitoramento do Aedes aegypti. 2015. Fundação Oswaldo Cruz.

MALLET, Jacenir R S SantosALENCAR, JERONIMO. Banca de seleção de Doutorado. 2013. Fundação Oswaldo Cruz.

Alencar, Jeronimo. Banca de seleção de Doutorado. 2013. Fundação Oswaldo Cruz.

Alencar, Jeronimo. Banca de Seleção Doutorado. 2013. Fundação Oswaldo Cruz.

Orientou

ADRIANA RHODEN

Diversidade e análise faunística de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas verdes urbanas e residenciais do município de Caxias do Sul, estado do Rio de Grande do Sul, Brasil; Início: 2023; Dissertação (Mestrado profissional em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Dálete Cássia Vieira Alves

Identificação de fontes alimentares de mosquitos (Diptera: Culicidae) em remanescente de Mata Atlântica do município de Silva Jardim, estado do Rio de Janeiro, Brasil; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nilton Henrique Fonseca do Nascimento

FREQUÊNCIA DE OCUPAÇÃO E DIVERSIDADE DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM ÁREAS DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, RIO DE JANEIRO, BRASIL; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Nathália Menezes de Almeida

ESTUDO COMPARATIVO DA DIVERSIDADE DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) NO ESPAÇO DE QUATRO DECÊNIOS NA ÁREA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Carlos Alberto Alves de Vasconcelos

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE DIFERENTES ATRATIVOS UTILIZADOS EM ARMADILHAS DE OVITRAMPAS NA VIGILÂNCIA DE VETORES DE ARBOVÍRUS NO MUNICÍPIO DE AGRESTINA ESTADO DE PERNAMBUCO; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Vanessa da Escóssia Pegado Silva

Efeitos da sazonalidade na atividade de oviposição de potenciais mosquitos vetores do vírus amarílico (Diptera: Culicidae) em fragmentos de Mata Atlântica, estado do Rio de Janeiro, Brasil; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Manuella Pereira Cerqueira Leite

EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS E SUBSTÂNCIAS EXTRAÍDAS DE PLANTAS SOBRE DESENVOLVIMENTO DE Aedes aegypti e Aedes albopictus (DIPTERA: CULICIDAE); Início: 2024; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rayane Ferreira Dias

Comparação morfo-genética e aspectos bionômicos de populações de Haemagogus janthinomys (Diptera: Culicidae) vetor silvestre do vírus da febre amarela no Brasil; Início: 2022; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Sergio Lisboa Machado

DIVERSIDADE ECOSSISTÊMICA E META ANÁLISE DE ARBOVÍRUS CIRCULANTES EM MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; Início: 2021; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Shayenne Olsson Freitas Silva

Início: 2023; Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

CECILIA FERREIRA DE MELLO

Início: 2022; Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ;

Samara Alves Campos

ECOLOGIA E DETECÇÃO DE ARBOVÍRUS EM MOSQUITOS DA TRIBO MANSONIINI (DIPTERA: CULICIDAE) ASSOCIADOS A PLANTAS AQUÁTICAS EM ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Letícia De Mattos Pavão

Efeitos da sazonalidade na atividade de oviposição de potenciais mosquitos (Diptera: Culicidae) vetores do vírus amarílico em remanescente florestal de Mata Atlântica, estado do Rio de Janeiro, Brasil; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Roger Pimentel Barbosa

Bionomia de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas de translocação do Mico-Leão-Dourado (Leontopithecus rosalia), estado do Rio de Janeiro, Brasil; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Manuela Pereira Cerqueira Leite

BAMBU (POALES, POACEAE): IMPORTANTE MANTENEDOR DE IMATUROS DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM UM HOTSPOT DE BIODIVERSIDADE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2024; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

José Luis da Silva

Composição e diversidade de Anopheles spp; (Diptera: Culicidae) em área com casos autóctones de malária no estado do Rio de Janeiro; 2023; Dissertação (Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Fabiana Fagundes Correa Fumian

OVIPOSIÇÃO DE MOSQUITOS VETORES SILVESTRES DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA (DIPTERA: CULICIDAE) EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Centro Universitário da Zona Oeste,; Coorientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Juan Augusto Rodrigues dos Campos Venske

DIVERSIDADE DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) COM ÊNFASE NA FAUNA DE IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA ÁREA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2021; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Rayane Ferreira Dias

Desenvolvimento Intrapuparial de Peckia (Euboettcheria) collusor (Curran & Walley, 1934) com aplicação na Entomologia Forense; 2021; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Paulo José Leite

LEVANTAMENTO E ESTUDO DA ECOLOGIA DAS POPULAÇÕES DE ESPÉCIES DE Haemagogus (DIPTERA: CULICIDAE), NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO SANA, MACAÉ, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ATUALMENTE INCLUÍDA ENTRE AS ÁREAS COM INCIDÊNCIA DO VÍRUS AMARÍLICO; 2020; Dissertação (Mestrado em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Rafaella Moraes de Miranda

Avaliação da transmissão vetorial do vírus vacinal no contexto da imunização de primatas não-humanos brasileiros contra a febre amarela; 2020; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Daniele A Maia

Análise comparativa entre métodos de amostragem de comunidade de mosquitos (Diptera: Culicidae) em área de fragmento de floresta Atlântica do Brasil; 2019; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Filipe da Costa Rodrigues

O efeito de uma interface de paisagem florestal-urbana sobre a distribuição de mosquitos vetores de arboviroses e vigilância entomológica no município de Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro; 2019; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

SHAYENNE OLSSON F

SILVA; BIODIVERSIDADE E INTERAÇÕES ECOLÓGICAS DE HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE) NAS SITUAÇÕES DE RISCO DE TRANSMISSÃO DE ARBOVIROSES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 2018; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Thamiris Almeida Balthazar

Ecologia e vigilância entomológica de mosquitos (Diptera: Culicidae), vetores de arboviroses, no Parque Estadual dos Três Picos, estado do Rio de Janeiro; 2018; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Aline Tátila Ferreira

Biocologia de Haemagogus leucocelaenus (Diptera: Culicidae) em fragmento florestal urbano do Rio de Janeiro, estado Rio de Janeiro, Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

CECILIA FERREIRA DE MELLO

Bioecologia e Vigilância Entomológica de Mosquitos (Diptera: Culicidae) na área da Reserva Biológica de Poço das Antas, Município de Silva Jardim, Estado do Rio de Janeiro; 2017; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Jean Ricardo Jules

Aspectos ecológicos de Anopheles do subgênero Nyssorhynchus (Diptera: Culicidae) no município de Cachoeiras de Macacu, estado do Rio de Janeiro: área de Mata Atlântica receptiva e vulnerável para malária; 2017; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Rodrigo Gredilha

Biodiversidade de Culicidae e Caracterização de Possíveis Áreas de Risco de Doenças Humanas em áreas de preservação de Mata Atlântica do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Juliana Soares Sarmento

Ultraestrutura dos ovos de mosquitos do gênero Ochlerotatus (Diptera: Culicidae); 2013; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Wellington Thadeu de Alcantara Azevedo

Estudo da Dipterofauna (Calliphoridae e Mesembrinellidae) no Parque Estadual dos Três Picos, Rio de Janeiro: aplicações em avaliação de impactos ambientais e Entomologia Forense; 2023; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Jean Ricardo Jules

Panorama epidemiológico da malária no Haiti de 2007 a 2018 e evidências de ocorrência da transmissão na ilha de Ile-à-Vache; 2022; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

CECILIA FERREIRA DE MELLO

TAXOCENOSE E MORFOLOGIA DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) COM ÊNFASE NA TRIBO MANSONIINI EM ÁREAS DO APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO NA AMAZÔNIA, ESTADO DE RONDÔNIA - BRASIL; 2022; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Alexandre de Araújo Oliveira

Diversidade ecossistêmica e avaliação da infestação de mosquitos (Diptera: Culicidae) em área de Mata Atlântica, estado do Rio de Janeiro e na Ilha da Trindade, Brasil; 2022; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

SHAYENNE OLSSON FREITAS

Taxocenose de Haemagogus (Diptera: Culicidae) e investigação da circulação de flavivírus em áreas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; 2022; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Amanda Queiroz Bastos

Bionomia de Culicidae em uma paisagem do bioma de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro; 2021; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

William de Almeida Marques

Bioecologia e vigilância entomológica de mosquitos vetores de dengue em duas localidades distintas do município de Nova Iguaçu, Rio de janeiro, Brasil, associado a ações de divulgação e conscientização; 2018; Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Juliana Soares Sarmento

Biodiversidade de Culicidae em área de preservação de Mata Atlântica da Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu, Estado do Rio de Janeiro; 2017; Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Carlos Tadeu Trannin de Castro

Análise comparativa sobre o padrão de infestação de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) e dengue, no período de 2016 a 2021, no município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro, Brasil; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Fernanda Christina Morone

OBSERVAÇÕES SOBRE A INFLUÊNCIA DE FATORES CLIMÁTICOS NAS POPULAÇÕES DE Haemagogus e Sabethes (DIPTERA: CULICIDAE) VETORES DE FEBRE AMARELA SILVESTRE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz, FIOTEC; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Juliana Soares Sarmento

Estudos morfológicos de ovos de Ochlerotatus albifasciatus (Diptera: Culicidae) através da técnica de microscópia eletrônica de varredura; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Viviane Soares de Mello

Avaliação da riqueza de mosquitos (Diptera: Culicidae) utilizando dois métodos de amostragens, em área do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, Minas Gerais - Brasil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz, FIOTEC; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Renata Freitas Nunes de Oliveira

Imaturos de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas do Parque Estadual da Serra do Mar, Estado de São Paulo, Brasil; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz, FIOTEC; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Fabiana Fagundes Correa

ANÁLISE PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DAS ESPÉCIES DE HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE) VETORES SILVESTRES DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA NO BRASIL; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Entomologia) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Hosana Moura de Almeida

Taxa de Eclosão de ovos de Haemagogus janthinomys Dyar, 1921 (Diptera:Culicidae) de áreas de mata Atlântica no estado do Espirito Santo, Brasil, submetidos a múltiplas imersões; ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Luana Lima de Souza

TÉCNICAS DE CRIAÇÃO E ESTOCAGEM DE OVOS DE HAEMAGOGUS (CONOPOSTEGUS) LEUCOCELAENUS (DIPTERA: CULICIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Juan Augusto Rodrigues dos Campos Venske

COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE DE IMATUROS DE CULICIDAE EM ÁREAS DA RESERVA BIOLÓGICA DE POÇO DAS ANTAS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Thalyta Guarnier Santos

Diversidade de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas do Parque Nacional do Itatiaia, Estado do Rio de Janeiro, Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Iguaçu; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Daniele Aguiar Maia

DIVERSIDADE DE CULICIDAE DE HÁBITO ACRODENDRÓFILO, COM ÊNFASE EM HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE) VETORES SILVESTRES DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade São José, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

CECILIA FERREIRA DE MELLO

BIODIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL DE IMATUROS DE CULICIDAE EM ÁREA DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade São José, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Fernanda Christina Morone Fernandes

CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DE HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE) VETORES SILVESTRES DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA NO BRASIL; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Gama Filho, FIOTEC; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Rebeca Rodrigues Sabino Feliciano

DIVERSIDADE E VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Carolina França Ferreira

Estudo da taxocenose de Haemagogus spp; (Diptera: Culicidae) em paisagem de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro com circulação do vírus amarílico; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biólogicas) - Centro Universitário São José, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Isabella Brum de Mattos Magalhães

Taxocenose de Haemagogus spp; em paisagem de mata atlântica do estado do Rio de Janeiro; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário da Zona Oeste, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Thais Santos Barbosa

Caraterização morfológica e molecular de populações de Haemagogus capricornii Lutz, 1904 e Hg; janthinomys Dyar, 1921 (Diptera: Culicidae); 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Centro Universitário da Zona Oeste, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

KÍSSILA KAROLYNE MOTTA JESUINO

ESTUDO DA DIVERSIDADE E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE VETORES DA FEBRE AMARELA SILVESTRE EM ÁREA EPIZOÓTICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel Em Medicina Veterinária) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Thaiuana Neves Castro

Biodiversidade de insetos das famílias Culicidae (Diptera) (Hemiptera), no Estado do Rio de Janeiro; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Veiga de Almeida, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Juliana Barreto Pacheco

Hábito Alimentar de Haemagogus janthinomys (Diptera: Culicidae) em diferentes regiões do Brasil; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Cláudia Alves de Andrade Coelho

Comparação morfo-genética entre populações de Haemagogus janthinomys (Diptera: Culicidae) vetor silvestre do vírus da febre amarela no Brasil; 2021; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Faculdade Souza Marques, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Michele Serdeiro

EFEITO DA PAISAGEM NA DIVERSIDADE DE CULICIDAE NO ESPAÇO DE TRÊS DECÊNIOS NA ÁREA DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, COM AVALIAÇÃO DO RISCO DE ARBOVIROSES; 2019; Orientação de outra natureza - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Daniele de Aguiar Maia

Biodiversidade de Culicidae em áreas de Preservação de Mata Atlântica do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, e da Reserva Ecológica do Guapiaçu, ambos no Estado do Rio de Janeiro; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Biólogicas) - Centro Universitário São José, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

CECILIA FERREIRA DE MELLO

Biodiversidade de Culicidae em áreas de Preservação de Mata Atlântica do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, e da Reserva Ecológica do Guapiaçu, ambos no Estado do Rio de Janeiro; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Biólogicas) - Centro Universitário São José, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar;

Produções bibliográficas

  • LEITE, M. P. C. ; DIAS, R. ; LEITE, P. J. ; SILVA, S. O. F. ; GIL-SANTANA, H. R. ; BARBOSA, R. P. ; MELLO, C. F. ; Alencar, Jeronimo . Bamboo (Poales, Poaceae): Important Maintainer of Immature Mosquitoes (Diptera: Culicidae) in a Biodiversity Hotspot in the City of Rio de Janeiro, Brazil. Life-Basel , v. 14, p. 1-17, 2024.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; FIGUEIRO, R. ; FUENTE, A. L. C. L. ; DIAS, R. ; ALENCAR, J. . LONG-TERM TRENDS IN MOSQUITO VECTOR POPULATIONS AND THEIR IMPACT ON YELLOW FEVER OUTBREAKS IN ATLANTIC FOREST FRAGMENTS OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL (2016-2021). JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 00, p. 1-5, 2024.

  • DIAS, RAYANE ; DE MELLO, CECILIA FERREIRA ; SILVA, SHAYENNE OLSSON FREITAS ; GIL-SANTANA, HÉLCIO REINALDO ; CARBAJAL-DE-LA-FUENTE, ANA LAURA ; ALENCAR, JERONIMO . Applicability of Traps for Collecting Mosquito Immatures (Diptera: Culicidae) for Entomological Surveillance of Arbovirus Vectors in a Remnant of the Atlantic Forest, Rio de Janeiro State, Brazil. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 9, p. 125, 2024.

  • OLIVEIRA, A. A. ; Alencar, Jeronimo ; MARQUES, W. A. ; SERDEIRO, M. ; MALLET, Jacenir R S Santos . Monthly abundance and diversity of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in an Atlantic Forest area of Rio de Janeiro, Brazil. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. XX, p. 1-10, 2023.

  • DIAS, R. ; Mello, C.F ; CARBAJAL-DE-LA-FUENTE, A. L. ; ALENCAR, J. . Vertical distribution of oviposition and temporal segregation of arbovirus vector mosquitoes (Diptera: Culicidae) in a fragment of the Atlantic Forest, state of Rio de Janeiro, Brazil. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 8, p. 1-10, 2023.

  • NUNES, M. P. ; AZEVEDO, W. T. A. ; SILVA, A. S. ; LESSA, C. S. S. ; ALENCAR, J. ; AGUIAR, V. M. . Synanthropy and ecological aspects of Calliphoridae and Mesembrinellidae (Diptera: Oestroidea) in three ecological areas in Rio de Janeiro State, Brazil. PLoS One , v. 18, p. 1-12, 2023.

  • MACHADO, S. L. ; Mello, C.F ; SILVA, S. O. F. ; ALENCAR, J. . Ecobiology of Haemagogus leucocelaenus arbovirus vector in the golden lion tamarin translocation area of Rio de Janeiro, Brazil. Scientific Reports , v. 13, p. 1-8, 2023.

  • NUNES, M. P. ; AZEVEDO, W. T. A. ; SILVA, A. S. ; LESSA, C. S. S. ; ALENCAR, J. ; AGUIAR, V. M. . Faunistic Analysis of Calliphoridae and Mesembrinellidae (Diptera: Oestroidea) at Different Stages of Bovine Liver Decomposition in the State of Rio de Janeiro. Life-Basel , v. 13, p. 1-12, 2023.

  • QUEIROZ, A. B. ; Mello, C.F ; SILVA, J. S. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; SILVA, S. O. F. ; Alencar, Jeronimo . Diversity of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in the Bom Retiro Private Natural Heritage Reserve, Rio de Janeiro state, Brazil. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. XX, p. 1-8, 2022.

  • JULES, J. R. ; ALENCAR, J. ; SUAREZ-MUTIS, M. C. ; BAPTISTE, E. J. ; ALBUQUERQUE, H. G. ; ROSA-FREITAS, M. G. ; RACCURT, C. ; OLIVEIRA, R. L. ; SILVA-DO-NASCIMENTO, T. F. . Malaria in Haiti: A descriptive study on spatial and temporal profile from 2009 to 2018. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 55, p. 1-8, 2022.

  • CARMO, A. C. ; CARNEIRO, L. T. ; AZEVEDO, W. T. A. ; ALENCAR, J. ; AGUIAR, V. M. . Biological Response of Chrysomya putoria (Diptera: Calliphoridae) Pupae After Submersion if Freshwater. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. XX, p. 1-5, 2022.

  • Mello, C.F ; FUENTE, A. L. C. L. ; COSTA, V. F. ; Alencar, Jeronimo . Influence of seasonality on wing morphological variability in populations of Mansonia amazonensis (Theobald) (Diptera: Culicidae). ZOOTAXA , v. 5100, p. 269-279, 2022.

  • CANO, M. E. ; MARTI, G. A. ; Alencar, Jeronimo ; SILVA, S. O. F. ; MICIELI, M. V. . Categorization by Score of Mosquito Species (Diptera: Culicidae) Related to Yellow Fever Epizootics in Argentina. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. XX, p. 1-12, 2022.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; MACHADO, S. L. ; Leite, P.J ; ALENCAR, J. . Interaction of Haemagogus leucocelaenus (Diptera: Culicidae) and other mosquito vectors in a Forested Area, Rio de Janeiro, Brazil. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 7, p. 2-10, 2022.

  • ALENCAR, J. ; Mello, C.F ; SILVA, S. O. F. ; Guimarães, Anthony Érico ; MULLER, G. A. . Effects of seasonality on the oviposition activity of potential vector mosquitoes (Diptera: Culicidae) from the São João River Basin Environmental Protection Area of the state of Rio de Janeiro, Brazil. European Zoological Journal , v. 89, p. 1018-1025, 2022.

  • MULLER, G. A. ; Mello, C.F ; BUENO, A. S. ; AZEVEDO, W. T. A. ; Alencar, Jeronimo . Little noticed, but very important: the role of breeding sites formed by bamboos in maintaining the diversity of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in the Atlantic Forest Biome. PLoS One , v. 17, p. 1-17, 2022.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; Guimarães, A. E. ; Leite, P.J ; Alencar, Jeronimo . Occurrence of the Sylvatic Yellow Fever Vector Mosquito (Diptera: Culicidae) in an Atlantic Forest Fragment of the Touristic State of Rio de Janeiro, Brazil. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , p. 1-7, 2022.

  • Mello, C.F ; FIGUEIRO, R. ; ROQUE, R. A. ; MAIA, D. A. ; FERREIRA, V. C. ; Guimarães, A. E. ; ALENCAR, J. . Spatial distribution and interactions between mosquitoes (Diptera: Culicidae) and climatic factors in the Amazon, with emphasis on the tribe Mansoniini. Scientific Reports , v. 12, p. 1-11, 2022.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; CAMPOS, J. A. R. ; Leite, P.J ; SABINO, R. ; Alencar, Jeronimo . Report of mosquito vectors of arboviruses from a federal con-servation unit in the Atlantic Forest, Rio de Janeiro state, Brazil. Life-Basel , v. 12, p. 1-11, 2022.

  • MORAES, R. M. ; FERNANDES, R. S. ; FERNANDES, A. T. S. ; FERREIRA-DE-BRITO, A. ; MOREIRA, S. B. ; PEREIRA, R. C. ; MENDES, Y. S. ; LIMA, S. M. B. ; PISSINATTI, A. ; FREIRE, M. S. ; ALENCAR, J. ; LOURENCO-DE-OLIVEIRA, R. . Neotropical sylvatic mosquitoes and Aedes aegypti are not competent to transmit 17DD attenuated yellow fever virus from vaccinated viremic New World non-human primates. Viruses-Basel , v. 14, p. 1-10, 2022.

  • DIAS, H. G. ; LIMA, R. C. ; BARBOSA, L. S. ; SOUZA, T. M. A. ; BADOLATO-CORREA, J. ; MAIA, L. M. S. ; FERREIRA, R. S. ; NEVES, N. A. S. ; COSTA, M. C. S. ; MARTINS, L. R. ; SOUZA, E. M. ; CARVALHO, M. S. ; ARAUJO-OLIVEIRA, A. ; MARQUES, W. A. ; SABINO-SANTOS, G. ; MARQUES, M. S. ; MACEDO, G. C. ; NANTES, W. A. G. ; SANTOS, F. M. ; Alencar, Jeronimo . Retrospective molecular investigation of Mayaro and Oropouche viruses at the humananimal interface in West-central Brazil, 2016 2018. PLoS One , v. 17, p. 1-12, 2022.

  • MORAES, R. M. ; BRITO, A. F. ; SILVA, J. S. ; XAVIER, A. S. ; SILVA, S. O. F. ; ALENCAR, J. ; OLIVEIRA, R. L. . Mosquito Fauna and Spatial Distribution in an Atlantic Forest area in Rio de Janeiro state, Brazil, Reveal a High Risk of transmission of Yellow Fever and Other Arboviruses. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 7, p. 1-13, 2022.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; JULIAO, G. R. ; DIAS, R. ; ALENCAR, J. . Sexual proportion and egg hatching of vector mosquitos in an Atlantic Forest fragment in Rio de Janeiro, Brazil. Life-Basel , v. 13, p. 1-12, 2022.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; RODRIGUEZ-PLANES, L. ; SILVA, Júlia dos Santos ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; BASTOS, A. Q. ; ALBUQUERQUE, H. G. ; RODRIGUES, W. C. ; Guimarães, A. E. . Ecosystem diversity of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in a remnant of Atlantic Forest, Rio de Janeiro state, Brazil. Austral Entomology , v. 60, p. 244-256, 2021.

  • GIL-SANTANA, Hélcio R. ; BROCKMANN, E. ; Alencar, Jeronimo . The correct pronunciation of the generic name Aedes, to which Aedes aegypti belongs. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS , v. 93, p. 1-3, 2021.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; FIGUEIRO, R. ; DOCILE, T. ; SERDEIRO, M. ; Correa, F.F ; ALENCAR, J. . Oviposition behavior of wild yellow fever vector mosquitoes (Diptera: Culicidae) in an Atlantic Forest fragment, Rio de Janeiro state, Brazil. Scientific Reports , v. 11-608, p. 1-7, 2021.

  • ALENCAR, J. ; Mello, C.F ; MARCONDES, C. B. ; Guimarães, Anthony Érico ; TOMA, H. K. ; QUEIROZ, A. B. ; SILVA, S. O. F. ; MACHADO, S. L. . Natural Infection and Vertical Transmission of Zika Virus in Sylvatic Mosquitoes Aedes Albopictus and Haemagogus Leu-cocelaenus from Rio de Janeiro, Brazil. Tropical Medicine And Infectious Disease , v. 6, p. 1-10, 2021.

  • ALENCAR, J. ; Melandri, V.C.R ; SILVA, Julia dos Santos ; ALBUQUERQUE, H. G. ; Guimarães, Anthony Érico . Ecological characterization of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in areas of the Mato Grosso Pantanal, Mato Grosso State, Brazil. TROPICAL ZOOLOGY , v. 34, p. 1-15, 2021.

  • GIL, L. H. S. ; Mello, C.F ; SILVA, J. S. ; OLIVEIRA, J. S. ; SILVA, S. O. F. ; PLANES, L. R. ; COSTA, F. M. ; ALENCAR, J. . Evaluation of Mansonia spp. infestation (Diptera: Culicidae) on aquatic plants in lentic and lotic environments of the Madeira river basin in Porto Velho, Rondônia, Brazil. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 37, p. 143-151, 2021.

  • OLIVEIRA, A. A. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; TEIXEIRA, C. S. B. ; MALLET, J. R. S. ; ALENCAR, J. . EVALUATION OF THE DIVERSITY OF CULICIDAE VECTORS OF THE SYLVATIC YELLOW FEVER VIRUS IN ATLANTIC FOREST REMNANTS WITH THE USE OF OVITRAPS AND BAMBOO TRAPS. VECTOR-BORNE AND ZOONOTIC DISEASES , v. 21, p. 875-883, 2021.

  • BASTOS, A. Q. ; Leite, P.J ; Mello, C.F ; MAIA, D. A. ; MACHADO, S. L. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; SILVA, S. O. F. ; MALLET, Jacenir R S Santos ; ALENCAR, J. . BIONOMY OF MOSQUITOES (DIPTERA: CULICIDAE) IN BAMBOO INTERNODES IN AN ATLANTIC FOREST REMNANT OF THE STATE OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 37, p. 208-215, 2021.

  • BASTOS, A. Q. ; LEITE, P. ; MALLET, Jacenir R S Santos ; Mello, C.F ; SERDEIRO, M. ; SILVA, J. S. ; FIGUEIRO, R. ; DOCILE, T. ; ALENCAR, J. . Spawning behavior of Aedini (Diptera: Culicidae) in a remnant of Atlantic Forest in the state of Rio de Janeiro. Parasites & Vectors , v. 14, p. 1-9, 2021.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; Leite, P.J ; QUEIROZ, A. B. ; SILVA, S. O. F. ; SERDEIRO, M. ; SILVA, J. S. ; MULLER, G. A. . Oviposition activity of Haemagogus leucocelaenus (Diptera: Culicidae) during the rainy and dry seasons, in areas with yellow fever virus circulation in the Atlantic Forest, Rio de Janeiro, Brazil. PLoS One , v. 16, p. 1-11, 2021.

  • Mello, C.F ; ALENCAR, J. . Dispersion pattern of Mansonia in the surroundings of the Amazon Jirau Hydroelectric Power Plant. Scientific Reports , v. 11, p. 1-7, 2021.

  • OLIVEIRA, A. A. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; ALVES, R. J. V. ; AUGUSTO FONSECA ALENCAR, JERONIMO . Aedes aegypti Invades Trindade Island, 1,140 km from the Brazilian Coast, in the South Atlantic. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 36, p. 112-114, 2020.

  • COUTO-LIMA, DINAIR ; ANDREAZZI, C. S. ; LEITE, P. ; BERSOT, M. I. ; ALENCAR, JERONIMO ; LOURENCO-DE-OLIVEIRA, R. . Seasonal population dynamics of the primary yellow fever vector Haemagogus leucocelaenus (Dyar & Shannon) (Diptera: Culicidae) is mainly influenced by temperature in the Atlantic Forest, southeast Brazil. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 115, p. 1-13, 2020.

  • ALENCAR, JERONIMO ; Mello, C.F ; Guimarães, A. E. ; MAIA, D. A. ; BALBINO, V. Q. ; FREITAS, M. T. S. ; MARCONDES, C. B. . The first detection of a population of Aedes aegypti in the Atlantic Forest in the state of Rio de Janeiro, Brazil: The first detection of a population of Aedes aegypti. TROPICAL ZOOLOGY , v. 33, p. 77-82, 2020.

  • MAIA, D. A. ; BASTOS, A. Q. ; Leite, P.J ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; SILVA, Julia dos Santos ; Alencar, Jeronimo . Comparative Analysis Between Sampling Methods for Immature Mosquitoes in an Atlantic Forest Fragment in Brazil. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 36, p. 245-248, 2020.

  • Mello, C.F ; Alencar, Jeronimo . Ultrastructure of the egg of Coquillettidia venezuelensis (Theobald) (Diptera: Culicidae). ZOOTAXA , v. 4894, p. 432-436, 2020.

  • SILVA, S. O. F. ; FUENTE, A. L. C. L. ; Mello, C.F ; ALENCAR, JERONIMO . Morphological differentiation between seven Brazilian populations of Haemagougus capricornii and Hg. janthinomys (Diptera: Culicidae) detected by geometric morphometry of the wings. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 52, p. 1-4, 2019.

  • JULES, J. R. ; ALBUQUERQUE, H. G. ; SUAREZ-MUTIS, M. C. ; ALMEIDA, S. M. P. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; RODRIGUES, W. C. ; Alencar, Jeronimo . Species diversity and abundance of Anopheles (Nyssorhynchus) (Diptera: Culicidae) in Cachoeiras de Macacu municipality, Rio de Janeiro state: an area of the Atlantic Forest receptive and vulnerable to malaria. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. XX, p. 1-10, 2019.

  • Alencar, Jeronimo ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Mello, C.F ; MARCONDES, Carlos Brisola ; MALLET, Jacenir R S Santos . Ultrastructure and morphometry of the egg of Coquillettidia albifera (Prado) with illustrations of male genitalia (Diptera: Culicidae). ZOOTAXA (ONLINE) , v. 4565, p. 145, 2019.

  • FERREIRA, F. A. S. ; SIMOES, R. C. ; FERREIRA-KEPPLER, R. L. ; Alencar, Jeronimo ; SCARPASSA, V. M. ; TADEI, W. P. . Scanning Electron Microscopy and Geometric Contour Morphometry for Identifying Eggs of Three Amazonian Species of Mansonia (Diptera: Culicidae). JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. X, p. 1-10, 2019.

  • PAUVOLID-CORRÊA, ALEX ; GONÇALVES DIAS, HELVER ; MARINA SIQUEIRA MAIA, LAURA ; PORFÍRIO, GRASIELA ; OLIVEIRA MORGADO, THAIS ; SABINO-SANTOS, GILBERTO ; HELENA SANTA RITA, PAULA ; TEIXEIRA GOMES BARRETO, WANESSA ; CARVALHO DE MACEDO, GABRIEL ; MARINHO TORRES, JAIRE ; ARRUDA GIMENES NANTES, WESLEY ; MARTINS SANTOS, FILIPE ; OLIVEIRA DE ASSIS, WILLIAM ; CASTRO RUCCO, ANDREZA ; MAMORU DOS SANTOS YUI, RAFAEL ; BOSCO VILELA CAMPOS, JOÃO ; RODRIGUES LEANDRO E SILVA, RENATO ; DA SILVA FERREIRA, RAQUEL ; APARECIDO DA SILVA NEVES, NILVANEI ; Alencar, Jeronimo . Zika Virus Surveillance at the Human-Animal Interface in West-Central Brazil, 2017-2018. Viruses-Basel , v. 11, p. 1164-18, 2019.

  • Mello, C.F ; MALLET, Jacenir R S Santos ; FERREIRA, A. T. ; Alencar, Jeronimo . COMPARING THE EGG ULTRASTRUCTURE OF THREE PSOROPHORA FEROX (DIPTERA: CULICIDAE) POPULATIONS. BRAZILIAN JOURNAL OF BIOLOGY (ONLINE) , v. 78, p. 505-508, 2018.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; FIGUEIRO, R. ; MAIA, D. A. ; Alencar, Jeronimo . Distribution of the mosquito communities (Diptera: Culicidae) in oviposition traps introduced into the Atlantic Forest in the state of Rio de Janeiro, Brazil. VECTOR-BORNE AND ZOONOTIC DISEASES , v. 18, p. 214-221, 2018.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; MORONE, F. C. ; ALBUQUERQUE, H. G. ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; Gleiser, R.G ; SILVA, S. O. F. ; Guimarães, A. E. . DISTRIBUTION OF HAEMAGOGUS AND SABETHES (DIPTERA: CULICIDAE) POPULATIONS IN RELATION TO FOREST COVER AND CLIMATIC FACTORS IN THE CHAPADA DOS GUIMARÃES NATIONAL PARK, STATE OF MATO 6 GROSSO, BRAZIL. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 34, p. 85-92, 2018.

  • SILVA, E. M. G. ; SILVA, S. O. F. ; AMORETTY, P. R. ; FIGUEIRO, R. ; Alencar, Jeronimo . Influence of climatic variables on the population dynamics of Aedes aegypti in Rio de Janeiro, Rio de Janeiro State, Brazil. TRENDS IN ENTOMOLOGY , v. 14, p. 45-50, 2018.

  • ALBUQUERQUE, H. G. ; PEITER, P. C. ; TOLEDO, L. M. ; Alencar, Jeronimo ; SABROZA, P. C. ; DIAS, C. G. ; SANTOS, J. P. C. ; SUAREZ-MUTIS, M. C. . Geographical information system (GIS) modeling territory receptivity to strengthen entomological surveillance: Anopheles (Nyssorhynchus) case study in Rio de Janeiro State, Brazil. Parasites & Vectors , v. 11, p. 1-7, 2018.

  • SILVA, S. O. F. ; Mello, C.F ; Gleiser, R.G ; OLIVEIRA, A. A. ; MAIA, D. A. ; Alencar, Jeronimo . Evaluation of multiple immersion effects on eggs from Haemagogus leucocelaenus, Hg. janthinomys, and Aedes albopictus (Diptera: Culicidae) under experimental conditions. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. XX, p. 1-5, 2018.

  • MARCONDES, Carlos Brisola ; Mello, C.F ; QUEIROZ, A. B. ; MONTARSI, F. ; Alencar, Jeronimo ; MALLET, Jacenir R S Santos . Description of the egg of Hulecoeteomyia koreica (Edwards) (Diptera: Culicidae) using scanning electron microscopy. ZOOTAXA , v. 4442, p. 194-200, 2018.

  • ALENCAR, JERONIMO ; PACHECO, J. B. ; SILVA, Julia dos Santos ; SILVA, S. O. F. ; Guimarães, Anthony Érico . INFLUENCE OF CLIMATIC FACTORS ON PSOROPHORA (JANTHINOSOMA) ALBIGENU (DIPTERA: CULICIDAE) IN PANTANAL LANDSCAPE, MATO GROSSO STATE, BRAZIL. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 34, p. 177-181, 2018.

  • Alencar, Jeronimo ; PACHECO, J. B. ; SILVA, Julia dos Santos ; Mello, C.F ; GUIMARÃES, A. E. . BIOLOGY OF PSOROPHORA ALBIGENU (PERYASSÚ, 1908) (DIPTERA: CULICIDAE) UNDER LABORATORY CONDITIONS. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 33, p. 64-66, 2017.

  • FERREIRA, A. T. ; MAIA, D. A. ; Alencar, Jeronimo . Development of Preimaginal Stages of (Diptera: Culicidae) in Laboratory Conditions. ENTOMOLOGICAL NEWS , v. 127, p. 142-150, 2017.

  • FERREIRA, A. T. ; MAIA, D. A. ; ABREU, F. V. S. ; RODRIGUES, W. C. ; Alencar, Jeronimo . Oviposition behavior of Haemagogus leucocelaenus (Diptera: culicidae), a vector of wild yellow fever in Brazil. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO , v. 59, p. 1-6, 2017.

  • Mello, C.F ; MALLET, Jacenir R S Santos ; GLEISER, R. M. ; ALENCAR, JERONIMO . Ultrastructure and morphometry of the egg of Psorophora albipes (Theobald, 1907) (Diptera: Culicidae). ZOOTAXA , v. 4317, p. 1-5, 2017.

  • SILVA, Julia dos Santos ; LOPES, Catarina Macedo ; Guimarães, A. E. ; Mello, C.F ; Alencar, Jeronimo . DIVERSITY OF MOSQUITOES (DIPTERA: CULICIDAE) AT THE ITATIAIA NATIONAL PARK, STATE OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 33, p. 270-275, 2017.

  • ARAKI, A. S. ; MAIA, D. A. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Mello, C.F ; ALENCAR, J. . Variation in Mitochondrial Cytochrome c Oxidase I DNA Can Successfully Identify Culex (Melanoconion) pedroi (Diptera: Culicidae) and Culex (Melanoconion) ribeirensis (Diptera: Culicidae). JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. 54, p. 485-488, 2017.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Guimarães, Anthony Érico ; ALMEIDA, S. A. S. ; Gleiser, R.G . Vertical oviposition activity of mosquitoes in the Atlantic Forest of Brazil with emphasis on the sylvan vector, (Diptera: Culicidae). Journal of Vector Ecology , v. 41, p. 18-26, 2016.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; BARBOSA, L. S. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; MAIA, D. A. ; MARCONDES, Carlos Brisola ; SILVA, Júlia dos Santos . Diversity of yellow fever mosquito vectors in the Atlantic Forest of Rio de Janeiro, Brazil. Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revista , v. 49, p. 351-356, 2016.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maues ; Guimarães, A. E. ; SANTANA, Hélcio Reinaldo Gil ; Gleiser, R.G . Biodiversity and Temporal Distribution of Immature Culicidae in the Atlantic Forest, Rio de Janeiro State, Brazil. Plos One , v. 11, p. e0159240, 2016.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; SILVA, C. ; Sarmento, J.S ; FUENTE, A. L. C. L. . Phenotypic Plasticity In Response To Seasonal Variation In Populations of ( ). Journal of the American Mosquito Control Association , v. 32, p. 333-336, 2016.

  • Alencar, Jeronimo ; GIL-SANTANA, Hélcio R. . Taxonomical and biological notes on Sabethes (Peytonulus) fabricii Lane & Cerqueira (Diptera: Culicidae). Brazilian Journal of Biology (Online) , v. 75, p. 192-195, 2015.

  • SANTANA, H. R. G. ; Alencar, Jeronimo . The Correct Type Localities of Three Species of Sabethini. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 31, p. 104-106, 2015.

  • Melandri, V.C.R ; Alencar, Jeronimo ; Guimarães, Anthony Érico . The influence of the area of the Serra da Mesa Hydroelectric Plant, State of Goiás, on the frequency and diversity of anophelines (Diptera: Culicidae): a study on the effect of a reservoir. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 48, p. 33-38, 2015.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; Guimarães, Anthony Érico ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; SILVA, Júlia dos Santos ; MALLET, Jacenir R S Santos ; Gleiser, R.G . Culicidae Community Composition and Temporal Dynamics in Guapiaçu Ecological Reserve, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brazil. Plos One , v. 10, p. e0122268, 2015.

  • ALENCAR, JERONIMO ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; GIUPPONI, A. P. L. ; ARAUJO, A. N. ; SEIXAS-LOROSA, ELIAS ; Guimarães, Anthony Érico ; SILVA, Julia dos Santos . Feeding Patterns of Mosquitoes (Diptera: Culicidae) in the Atlantic Forest, Rio de Janeiro, Brazil. Journal of Medical Entomology , p. tjv098, 2015.

  • Mello, C.F ; MALLET, Jacenir R S Santos ; MORONE, F. C. ; Guimarães, A. E. ; MARCONDES, Carlos Brisola ; Alencar, Jeronimo . Ultrastructure of the egg of Coquillettidia juxtamansonia (Chagas, ) (Diptera: Culicidae). Journal of Vector Ecology , v. 39, p. 219-221, 2014.

  • Sarmento, J.S ; MARCONDES, Carlos Brisola ; Alencar, Jeronimo ; Oliveira, E.M ; Mello, C.F ; FREITAS, V. F. ; MALLET, Jacenir R S Santos . Scanning electron microscopy of eggs of Georgecraigius fluviatilis (Lutz) (Diptera: Culicidae, Aedini) . Zootaxa (Online) , v. 3784, p. 591, 2014.

  • ALENCAR, JERONIMO ; Gleiser, R.G ; MORONE, F. C. ; Mello, C.F ; SILVA, Julia dos Santos ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maues ; Guimarães, A. E. . A comparative study of the effect of multiple immersions on Aedini (Diptera: Culicidae) mosquito eggs with emphasis on sylvan vectors of yellow fever virus. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 109, p. 114-117, 2014.

  • Correa, F.F ; Gleiser, R.G ; Leite, P.J ; Fagundes, E ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Mello, C.F ; GREDILHA, R. ; Alencar, Jeronimo . Mosquito Communities in Nova Iguaçu Natural Park, Rio de Janeiro, Brazil. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 30, p. 83-90, 2014.

  • Silva, J. S. ; Couri, M ; GIUPPONI, A. P. L. ; ALENCAR, JERONIMO . Mosquito fauna of the Guapiaçu Ecological Reserve, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brazil, collected under the influence of different color CDC light traps. Journal of Vector Ecology , v. 39, p. 384-394, 2014.

  • MALLET, Jacenir R S Santos ; Sarmento, J.S ; Müller, G.A ; Oliveira, E.M ; FOSTER, W. A. ; MARCONDES, Carlos Brisola ; Alencar, Jeronimo . Scanning Electron Microscopy of Eggs of Sabethes cyaneus. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 29, p. 64-68, 2013.

  • ALENCAR, JERONIMO ; MORONE, FERNANDA ; DE MELLO, CECÍLIA FERREIRA ; DÉGALLIER, Nicolas ; LUCIO, PAULO SÉRGIO ; DA SERRA-FREIRE, NICOLAU MAUÉS ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Flight Height Preference for Oviposition of Mosquito (Diptera: Culicidae) Vectors of Sylvatic Yellow Fever Virus Near the Hydroelectric Reservoir of Simplício, Minas Gerais, Brazil. Journal of Medical Entomology , v. 50, p. 791-795, 2013.

  • Alencar, Jeronimo ; MORONE, F. C. ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Guimarães, A. E. . Immature mosquitoes (Diptera: Culicidae) in a eutrophic landfill tank from State of Rio de Janeiro, Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 769-771, 2013.

  • PACHECO, Juliana Barreto ; MALLET, Jacenir R Santos ; GUIMARÃES, A. E. ; COSTA, Janira Martins ; Alencar, Jeronimo . Ultrastructure and morphometry of the egg of Psorophora albigenu Lutz, 1908 (Diptera: Culicidae). Micron (Oxford. 1993) , v. 43, p. 418-421, 2012.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, V.S ; FREIRE, Nicolau Maués Serra ; SILVA, Júlia dos Santos ; MORONE, F. C. ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Evaluation of Mosquito (Diptera: Culicidae) Species Richness using Two Sampling Methods in the Hydroelectric Reservoir of Simplício, Minas Gerais, Brazil. Zoological Science , v. 29, p. 218-222, 2012.

  • Alencar, Jeronimo ; SILVA, Júlia dos Santos ; Oliveira, L.C.M ; MARCONDES, Carlos Brisola ; MORONE, F. C. ; LOROSA, Elias Seixas . Feeding Patterns of Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae) From Eastern Santa Catarina State, Brazil. Journal of Medical Entomology , v. 49, p. 952-954, 2012.

  • MARCONDES, Carlos Brisola ; Müller, G.A ; MALLET, Jacenir R S Santos ; Alencar, Jeronimo ; Sarmento, J.S ; SANTOS, C. B. ; REZENDE, H. R. . Scanning electron microscopy of eggs of Ochlerotatus taeniorhynchus (Diptera: Culicidae, Aedini). Zootaxa (Online) , v. 3509, p. 77, 2012.

  • DOS SANTOS SILVA, JÚLIA ; Alencar, Jeronimo ; COSTA, Janira Martins ; SEIXAS-LOROSA, ELIAS ; Guimarães, Anthony Érico ; Guimarães, A. E. . Feeding patterns of mosquitoes (Diptera: Culicidae) in six Brazilian environmental preservation areas. Journal of Vector Ecology , v. 37, p. 342-350, 2012.

  • SILVA, Julia dos Santos ; FUENTE, A. ; Serra-Freire, Nicolau Maués ; Guimarães, Anthony Érico ; Guimarães, A. E. ; SARMENTO, J. ; Alencar, Jeronimo . Morphometric analysis of Chagasia fajardi (Diptera: Culicidae) populations in Brazil. REVISTA COLOMBIANA DE ENTOMOLOGIA , v. 38, p. 276-281, 2012.

  • MELANDRI, V. ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; Komar, N ; Nogueira, M ; Mondini, A ; Fernandez-Sesma, A ; Alencar, Jeronimo ; BOSCH, Irene . Serological detection of West Nile virus in horses and chicken from Pantanal, Brazil. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 107, p. 1073-1075, 2012.

  • Alencar, Jeronimo ; FERREIRA, Zenir Mello ; LOPES, Catarina Macedo ; FREIRE, Nicolau Maués Serra ; MELLO, Rubens Pinto de ; SILVA, Júlia dos Santos ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Biodiversity and Times of Activity of Mosquitoes (Diptera: Culicidae) in the Biome of the Atlantic Forest in the State of Rio de Janeiro, Brazil. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. 48, p. 223-231, 2011.

  • Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, Jeronimo ; PACHECO, Juliana Barreto ; Correa, F.F ; SILVA, Júlia dos Santos ; GUIMARÃES, Anthony Erico . New report on the bionomics of Coquillettidia venezuelensis in temporary breeding sites (Diptera: Culicidae). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 44, p. 247-248, 2011.

  • LOROSA, Elias Seixas ; FARIAS, Mariana S. ; Oliveira, L.C.M ; Alencar, Jeronimo ; MARCONDES, Carlos Brisola . Blood Meal Identification of Selected Mosquitoes in Rio De Janeiro, Brazil. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 26, p. 18-23, 2010.

  • PAUVOLID-CORRÊA, A ; TAVARES, F. N ; Alencar, Jeronimo ; SILVA, Júlia dos Santos ; MURTA, M. M ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; PELLEGRIN, A ; SANTANA, H. R. G. ; GUIMARÃES, A. E. ; SILVA, E. E . Preliminary investigation of Culicidae species in South Pantanal, Brazil and their potential importance in arbovirus transmission. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (Impresso) , v. 52, p. 17-24, 2010.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; PACHECO, Juliana Barreto ; Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Biodiversity and influence of climatic factors on mosquitoes (Diptera: Culicidae) around the Peixe Angical hydroelectric scheme in the state of Tocantins, Brazil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 105, p. 155-162, 2010.

  • MALLET, Jacenir R S Santos ; Müller, G.A ; Gleiser, R.G ; Alencar, Jeronimo ; William De Almeida Marques ; Sarmento, J.S ; MARCONDES, Carlos Brisola . Scanning Electron Microscopy of the Eggs of Aedes scapularis from Southern South America. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 26, p. 205-209, 2010.

  • Aragão,N.C ; Müller, G.A ; Balbino,V.Q ; Junior,R.L.C ; Junior,C.S.F ; Alencar, Jeronimo ; MARCONDES, Carlos Brisola . A list of mosquito species of the Brazilian State of Pernambuco, including the first report of Haemagogus janthinomys (Diptera: Culicidae), yellow fever vector and 14 other species (Diptera: Culicidae). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 43, p. 458-459, 2010.

  • Alencar, Jeronimo ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; OLIVEIRA, Renata de Freitas Nunes de ; SILVA, Júlia dos Santos ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Immature Mosquitoes Of Serra Do Mar Park, São Paulo State, Brazil. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 26, p. 249-256, 2010.

  • Alencar, Jeronimo ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; MARCONDES, Carlos Brisola ; SILVA, Júlia dos Santos ; Correa, F.F ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Influence of Climatic Factors on the Population Dynamics of Haemagogus Janthinomys (Diptera: Culicidae), a Vector of Sylvatic Yellow Fever. Entomological News , v. 121, p. 45-52, 2010.

  • MARCONDES, Carlos Brisola ; Alencar, Jeronimo . Revisão de mosquitos Haemagogus Williston (Diptera: Culicidae) do Brasil. REVISTA BIOMEDICA , v. 21, p. 221-238, 2010.

  • Alencar, Jeronimo ; SANTANA, Hélcio Reinaldo Gil ; OLIVEIRA, Renata de Freitas Nunes de ; DÉGALLIER, Nicolas ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Natural Breeding Sites for. Entomological News , v. 121, p. 393-396, 2010.

  • Alencar, Jeronimo ; FERNÁNDEZ, Jaime Rodriguez ; DÉGALLIER, Nicolas ; MARCONDES, Carlos Brisola ; COSTA, Janira Martins ; GUIMARÃES, A. E. . Multivariate Discrimination Between Two Cryptic Haemagogus Species Associated with the Transmission of Yellow Fever Virus in the Americas. Journal of the American Mosquito Control Association , v. 25, p. 18-24, 2009.

  • CABRAL, M. M. O ; Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, A. E. ; KATO, Massuo . Larvicidal activity of grandisin from Piper solmsianum against Aedes aegypti. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 25, p. 105-10, 2009.

  • Alencar, Jeronimo ; SILVA, Júlia dos Santos ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Dispersion and Ecological Plasticity Patterns of Haemagogus capricornii and H. janthinomys (Diptera: Culicidae) Populations in Different Regions of Brazil1. ENTOMOLOGICAL NEWS , v. 120, p. 53-60, 2009.

  • MALLET, Jacenir R. Santos ; Gleiser, R.G ; Alencar, Jeronimo ; William De Almeida Marques ; Sarmento, J.S ; Müller, G.A ; MARCONDES, Carlos Brisola . Scanning Electron Microscopy of the Egg of Ochlerotatus albifasciatus (Diptera: Culicidae). JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. 46, p. 980-985, 2009.

  • SILVA, Vanderlei Campos ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maues ; Silva, J. S. ; SCHERER, P.O. ; Rodrigues, I. ; Cunha, S. P. ; Alencar, Jeronimo . Estudo comparativo entre larvitrampas e ovitrampas para avaliação da presença de Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) em Campo Grande, Estado do Rio de Janeiro. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 42, p. 730-731, 2009.

  • Alencar, Jeronimo ; DÉGALLIER, N. ; GUIMARÃES, A. E. ; COSTA, Janira Martins ; William De Almeida Marques ; SILVA, Vanderlei ; MALLET, Jacenir R. Santos . Scanning Electron Microscopy of the Egg of Haemagogus Tropicalis. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , v. 24, p. 16-20, 2008.

  • Alencar, Jeronimo ; Castro, F.C ; Monteiro, Hamilton. A.O ; Orlando, V.S ; DÉGALLIER, Nicolas ; MARCONDES, Carlos Brisola ; GUIMARÃES, Anthony Erico . New records of Haemagogus (Haemagogus) from Northern and Northeastern Brazil (Diptera: Culicidae, Aedini). ZOOTAXA (ONLINE) , v. 1779, p. 65, 2008.

  • BALESTRA, R. A. M. ; PEREIRA, R. K. O ; RIBEIRO, M. J. S ; SILVA, Júlia dos Santos ; Alencar, Jeronimo . Ocorrência de Aedes (Stegomyia) albopictus (Skuse) em área urbana do estado do Tocantins. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 37, p. 233-235, 2008.

  • Alencar, Jeronimo ; ALMEIDA, Hosana ; MARCONDES, Carlos Brisola ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Effect Of Multiple Immersions On Eggs And Development Of Immature Forms Of Haemagogus janthinomys From South-Eastern Brazil (Diptera: Culicidae). Entomological News , v. 119, p. 239-244, 2008.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; ACEL, Anagela Maria ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; ALENCAR, J. ; Alencar, Jeronimo . Encontro de larvas de Anopheles (Nyssorhynchus) argyritarsis em criadouros artificiais no Estado de Mato Grosso. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 41, p. 313-314, 2008.

  • ALVES, João Ricardo Carreira ; COSTA, Janira Martins ; Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. . Ocorrência de larvas de Aedes albopictus (Skuse) (Diptera, Culicidae), em recipiente artificial, na ilha da Marambaia, Mangaratiba, RJ, Brasil. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (IMPRESSO) , v. 37, p. 89-92, 2008.

  • Alencar, Jeronimo ; DÉGALLIER, N. ; HANNART, A ; SILVA, Júlia dos Santos ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Circadian and seasonal preferences for hematophagy among Haemagogus capricornii, Hg. janthinomys, and Hg. leucocelaenus (Diptera: Culicidae) in different regions of Brazil. Journal of Vector Ecology , v. 33, p. 389-392, 2008.

  • Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. ; MARCONDES, Carlos Brisola ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; LOROSA, Elias Seixas ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, A. E. . Feeding Patterns of and (Diptera: Culicidae) in Two Brazilian States (Rio de Janeiro and Goiás). Journal of Medical Entomology , v. 45, p. 873-876, 2008.

  • Alencar, Jeronimo ; PACHECO, Juliana Barreto ; FREIRE, Nicolau Maués Serra ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; BOSCH, Irene . Comparative morphometric study of populations of haemagogus leucocelaenus (Dyar & Shannon, 1924) (Diptera: Culicidae) sylvatic vector if yellow fever virus in Brazil.. Revista Universidade Rural. Série Ciências da Vida , v. 28, p. 23-28, 2008.

  • ANDRADE, Welton Aires ; SANTOS, Anísio Tavares dos ; PARENTE, Jose Antonio S. ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; BRAGANÇA, Marco Antonio L. ; Alencar, Jeronimo . DIVERSIDADE DE ANOFELINOS (DIPTERA: CULICIDAE)IDENTIFICADOS EM ÁREA DE IMPLANTAÇÃO DEHIDRELÉTRICA NAS MARGENS DO RIO TOCANTINS,MUNICÍPIO DE PORTO NACIONAL-TO. REVISTA DE PATOLOGIA TROPICAL (ONLINE) , Goias, v. 35, p. 143-147, 2007.

  • MARCONDES, Carlos Brisola ; Alencar, Jeronimo ; BALBINO, Valdir Queiroz ; GUIMARÃES, Anthony Érico . DESCRIPTION OF THREE PRACTICAL AND INEXPENSIVE DEVICES FOR THE COLLECTION OF MOSQUITOES AND OTHER SMALL INSECTS. JOURNAL OF THE AMERICAN MOSQUITO CONTROL ASSOCIATION , Estados Unidos, v. 23, p. 84-86, 2007.

  • SILVA, Vanderlei C ; SCHERER, Paulo O ; FALCÃO, Simone da S ; Alencar, Jeronimo ; CUNHA, Sergio P ; RODRIGUES, Iram M ; PINHEIRO, Nadja L . Diversidade de criadouros e tipos de imóveis freqüentados por Aedes albopictus e Aedes aegypti. Revista de Saúde Pública (Impresso) , Curitiba - Paraná, v. 40, p. 1106-1111, 2006.

  • Alencar, Jeronimo ; SILVA, Elaine Araújo ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Levantamento de Mosquitos nas Proximidades de um lago com grande proliferação de plantas aquáticas, com possível associação de Mansonia Titillans (Walker, 1848) (Diptera: Culicidae) com a vegetação, no Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil.. Revista Brasileira de Zoociências , Juiz de Fora, 2006.

  • ALENCAR, Jeronimo ; GUIMARÃES, A. É. ; Alencar, Jeronimo ; MELLO, Rubens Pinto de ; LOPES, Catarina Macedo ; DÉGALLIER, Nicolas ; MALLET, Jacenir R Santos . Scanning Electron Microscopy Study of the Egg of Haemagogus (Haemagogus) capricornii Lutz, 1904 (Diptera: Culicidae). Journal of Medical Entomology , Estados Unidos, v. 42, p. 1-6, 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; LOROSA, Elias Seixas ; LOPES, Catarina Macedo ; SILVA, Júlia dos Santos . Observações sobre padrões alimentares de mosquitos (Diptera: Culicidae) no Pantanal Mato-Grossense. Neotropical Entomology (Impresso) , Brasil, v. 34, p. 681-687, 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; LOROSA, Elias Seixas ; DÉGALLIER, Nicolas ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Feeding Patterns of (Diptera: Culicidae) in Different Regions of Brazil. Journal of Medical Entomology , Estados Unidos, v. 42, p. 981-985, 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; SANTANA, Hélcio Reinaldo Gil ; MALLET, Jacenir R Santos . SCANNING ELECTRON MICROSCOPY OF EGGS OF OCHLEROTATUS (PROTOMACLEAYA) TERRENS WALKER. Journal of the American Mosquito Control Association , Estados Unidos, v. 21, p. 355-359, 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; LOROSA, Elias Seixas ; SILVA, Júlia dos Santos ; SANTANA, Hélcio Reinaldo Gil ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Fontes Alimentares de Chagasia fajardi (Lutz, 1904) (Diptera:Culicidae) de diferentes regiões do Brasil. Revista Brasileira de Zoociências , Juiz de Fora, 2005.

  • ALENCAR, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo ; SIMPLICIO, J. ; SANTANA, H. R. G. ; GUIMARÃES, A. É. ; Alencar, Jeronimo . Utilização de armadilha ovitrampa para monitoramento de Heamagogus janthinomys(Diptera:Culicidae) em Áreas de Mata Atlântica. Entomologia y Vectores , Brasil, v. 11, n.2, p. 369-374, 2004.

  • GUIMARÃES, Anthony Érico ; GENTILE, C. ; ALENCAR, J. ; Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo ; MELLO, Rubens Pinto de . Ecology of Anopheline (Diptera, Culicidae), malaria vectors around the Serra da Mesa Reservoir, State of Goiás, Brazil: 1 - Frequency and climatic factors. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Brasil, v. 20, n.1, p. 291-302, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; MELLO, Rubens Pinto de ; LOPES, Catarina Macedo ; DÉGALLIER, N. ; MALLET, Jacenir R Santos . Microscopia eletrônica de varredura de ovos de Haemagogus leucocelaenus (Diptera: Culicidae). Revista de Saúde Pública (Impresso) , São Paulo, v. 37, n.5, p. 658-661, 2003.

  • GUIMARÃES, Anthony Érico ; LOPES, Catarina Macedo ; MELLO, Rubens Pinto de ; Alencar, Jeronimo . Ecologia de mosquitos (Diptera, Culicidae) em áreas do Parque Nacional do Iguaçu, Brasil: 1 Distribuição por hábitat. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Brasil, v. 19, p. 1107-1116, 2003.

  • Alencar, Jeronimo ; CARCAVALLO, R. U. ; JURBERG, José ; SANTANA, H. R. G. . Registro de Ocorrência do Microtriatoma borbai Lent & Wygodziinsky, 1979 no Estado do Rio de Janeiro, Brasil (Hemiptera- Reduviidae, Triatominae). Entomologia y Vectores , Brasil, v. 7, n.4, p. 445-447, 2001.

  • SANTANA, H. R. G. ; Alencar, Jeronimo . Sobre o Gênero Veseris Stal, 1865, com Eurylochus torre - Bueno, 1914, como Sinônimo novo e chaves para identificação (Hemiptera, Reduviidae, Apiomerinae).. Entomologia y Vectores , v. 8, n.1, p. 95-104, 2001.

  • SANTANA, H. R. G. ; Alencar, Jeronimo ; JURBERG, José . Redescrição de Beharus cylindripes (Fabricius,1803), com registro de ocorrência no Brasil(Hemiptera,Reduviidae,Apiomerinae). Entomologia y Vectores , Brasil, v. 8, n.2, p. 185-192, 2001.

  • SANTANA, H. R. G. ; Alencar, Jeronimo . Reduviidae da Reserva Florestal de Linhares, Espiríto Santo, Brasil (Hemiptera, Heteroptera). Revista Brasileira de Zoociências , Brasil, v. 3, n.2, p. 171-176, 2001.

  • SANTANA, H. R. G. ; Alencar, Jeronimo . Descrição de Stenolemus renatoi sp.n (Hemiptera - Reduviidae, Emesinae).. Entomologia y Vectores , Brasil, v. 7, n.3, p. 273-279, 2000.

  • LOPES, C. M. ; GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, R. P. ; Alencar, Jeronimo . Ecologia de Mosquitos (Diptera:Culicidae) em áreas da Reserva Biológica de Tinguá, Município de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, I - Diversidade Faunistica.. Entomologia y Vectores , Brasil, v. 6, n.5, p. 563-576, 1999.

  • GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, R. P. ; LOPES, C. M. ; Alencar, Jeronimo ; GENTILE, C. . Prevalência de Anofelinos (Diptera: Culicidae) no Crepúsculo Vespertino em Áreas da Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Município de Guaíra, Estado do Paraná, Brasil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , Brasil, v. 92, n.6, p. 745-754, 1997.

  • ALENCAR, J. ; Mello, C.F ; SILVA, S. O. F. ; MALLET, Jacenir R S Santos . Ecobiology of haemagogus populations (Diptera: Culicidae): vectors of pathogens in Brazil. 1. ed. Ponta Grossa: Paraná, 2024. v. 1. 267p .

  • COSTA, F. M. ; SCARPASSA, V. M. ; ROQUE, R. A. ; ALENCAR, J. . Guia para monitoramento e controle de mosquitos do gênero Mansonia. 1. ed. São Paulo: (Câmara Brasileira do Livro. SP. Brasil), 2022. v. 1. 62p .

  • Sarmento, J.S ; Alencar, Jeronimo ; MORONE, F. C. ; Müller, G.A ; MALLET, Jacenir R. Santos ; MARCONDES, Carlos Brisola . Scanning Electron Microscopy of the Egg of Ochlerotatus taeniorhynchus. In: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2011, Búzios. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Rio de Janeiro, 2011.

  • Sarmento, J.S ; Alencar, Jeronimo ; MORONE, F. C. ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; Müller, G.A ; Oliveira, E.M ; MARCONDES, Carlos Brisola ; MALLET, Jacenir R S Santos . Scanning Electron Microscopy of the Egg of Ochlerotatus fluviatilis. In: XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2011, Búzios. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Rio de Janeiro, 2011.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, A. E. ; COSTA, Janira Martins ; MALLET, Jacenir R Santos . Eggs surface strucure of Haemagogus tropicalis (Diptera: Culicidae) by scanning electron microscopy.. In: Simpósio Microscopia na Amazônia, 2006, Belém. Annais do Simpósio Microscopia na Amazônia, 2006, Belém. Simpósio Microscopia na Amazônia. Belém., 2006. v. 1.

  • SILVA, Vanderlei ; PINHEIRO, Nadja L. ; Alencar, Jeronimo ; FALCÃO, Simone S. ; SCHERER, Paulo O. ; GONÇALVES, Tereza C. ; MALLET, Jacenir R. Santos . Histological and Ultrastructural Observations in the Miggut of Larvae of Aedes Albopictus Infected with Bacillus thuringiensis var. israelensis (BTI).. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2005, Águas de Lindóia - SP.. Brazilian Journal of Morphological Sciences, 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; LOROSA, Elias Seixas ; ALMEIDA, Hosana ; SILVA, Júlia dos Santos ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Observações preliminares sobre padrões alimentares de Haemagogus capricornii e Hg. leucocelaenus (Diptera: Culicidae) em diferentes regiões do Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre -RS., 2005, Porto Alegre -RS.. XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; SILVA, Edalton Reis ; MALLET, Jacenir R Santos . Aspectos Histologicos de Haemagogus janthinomys (Diptera:Culicidae) vetor de arbovírus neotropicais. In: I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal, 2004, Natal. Anais do I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal, 2004.

  • SILVA, Vanderlei C ; FALCÃO, Simone da S ; Alencar, Jeronimo ; CUNHA, Sergio P ; RODRIGUES, Iram M ; SCHERER, Paulo O ; PINHEIRO, Nadja L . Comportamento do Aedes albopictus, Associado à Diversidade de Criadouros e Imóveis no Bairro de Campo Grande, no Município do Rio de Janeiro - RJ.. In: Congresso de Medicina Tropical de Tocantins, 2004, Araguaina. Anais do Congresso de Medicina Tropical de Tocantins, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; MELLO, Rubens Pinto de ; LOPES, Catarina Macedo ; DÉGALLIER, Nicolas ; MALLET, Jacenir R S Santos . Scanning Electron Microscopy of Eggs of Haemagogus capricornii lutz 1904. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira Microscopia e Microanálise, 2003, Caxambu. Sociedade Brasileira de Microscopia e Microaanálise, 2003.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, R. P. ; LOPES, C. M. ; DÉGALLIER, N. ; MALLET, Jacenir R Santos . An Utrastructural Study of Two Cryptic Species of Haemagogus Mosquitoes(Diptera,Culicidae), Vectors of Syvatic Yellow Fever in Brazil. In: Microscopia e Microanálise no Mercosul - SBMM, 2002, Curitiba. Sociedade de Microscopia e Microanálise, 2002.

  • Alencar, Jeronimo ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; BOSCH, Irene ; MALLET, Jacenir R. Santos . EGGS SURFACE STRUCTURE OF Psorophora albigenu (DIPTERA: CULICIDAE) BY. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise. Rio de Janeiro, 2009. p. 1-98.

  • Narciso J ; Nogueira CD ; CABRAL, M. M. O ; Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; KATO, Massuo . Burchelina: Uma neolignana com atividade larvicida sobre Aedes aegypti Linnaeus, 1762 (Díptera: Culicidae). In: Brazilian Conference on Natural Products, 2007, São Paulo. 1st. Brazilian Conference on Natural Products and XXVII Reunião Anual sobre evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares. Belém, 2007. v. 59. p. 13-13.

  • Alencar, Jeronimo ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Estudo Morfométrico Comparativo de Populações de Haemagogus leucocelaenus (Diptera: Culicidae) Vetor Silvestre da Febre Amarela no Brasil.. In: II CONGRESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA DA UFRRJ, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Pesquisa Científica - UFRRJ, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; SILVA, Júlia dos Santos ; MALLET, Jacenir R Santos ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Estudo Morfométrico Comparativo de Populações de Chagasia fajardi do Brasil (Diptera: Culicidae). In: II CONGRESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2004, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Pesquisa Científica, 2004.

  • SILVA, J. L. ; SANTOS, H. R. ; OLIVEIRA, J. R. ; SILVA, R. P. ; OLIVEIRA, F. S. ; SILVA, S. O. F. ; CASTRO, D. P. ; ALENCAR, J. . Diversidade de Anopheles spp. (Diptera: Culicidae) em área com casos autóctones de malária no município de Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro, Brasil no período de 2020 a 2022. In: 58 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023), 2023, Salvador. Anais 58 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2023). Salvador, 2023.

  • GOMES, V. M. L. A. ; NUNES, M. P. ; COSTA, J. S. ; AZEVEDO, W. T. A. ; LESSA, C. S. S. ; ALENCAR, J. ; AGUIAR, V. M. . Ocorrência de Lucilia eximia (Wiedemann, 1819) (Diptera, Calliphoridae) em três áreas ecológicas do Rio de Janeiro utilizando isca em dois estágios de decomposição. In: VII Simpósio Internacional de Entomologia, 2023, Viçosa. Anais do VII Simpósio Internacional de Entomologia. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2023.

  • ROMANO, V. ; FREIRE, M. ; PIERRON, M. ; SANTOS, A. ; MARTINS, A. ; PONCHON, A. ; SUEUR, C. ; LUIZA, D. ; DIETZ, J. ; ALENCAR, J. ; FERRAZ, L. P. ; DARC, M. ; RUIZ-MIRANDA, C. . One-Health approach applied to a primate conservation project in Brazil. In: International One Health Conference 2023, 2023, Barcelona. International One Health Conference 2023. Barcelona: Università di Catania, 2023.

  • ALENCAR, J. ; Mello, C.F ; MARCONDES, Carlos Brisola ; Guimarães, Anthony Érico ; TOMA, H. K. ; QUEIROZ, A. B. ; SILVA, S. O. F. ; MACHADO, S. L. . Natural infection and vertical transmission of Zika virus in sylvatic mosquitoes Aedes albopictus and Haemagogus leucocelaenus from Rio de Janeiro, Brazil. In: The 20th International Congress for Tropical Medicine and Malaria, 2022, Bangkok. The 20th International Congress for Tropical Medicine and Malaria. Bangkok, 2022.

  • GOMES, V. M. L. A. ; NUNES, M. P. ; LESSA, C. ; AGUIAR, V. M. ; Alencar, Jeronimo ; AZ, W. T. A. . ESTUDO SOBRE A PREFERÊNCIA ALIMENTAR DE DÍPTEROS NECRÓFAGOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ENTOMOLOGIA FORENSE. In: III Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade, 2022, Dourados. III Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade. Dourados, 2022.

  • AZEVEDO, W. T. A. ; GOMES, V. M. L. A. ; NUNES, M. P. ; LESSA, C. ; AGUIAR, V. M. ; Alencar, Jeronimo . ESTUDO PRELIMINAR DA APLICAÇÃO DE CALLIPHORIDAE E MESEMBRINELLIDAE COMO INDICADORES DE QUALIDADE AMBIENTAL. In: III Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade, 2022, Dourados. III Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade,. Dourados, 2022.

  • BATISTA, T. F. ; Alencar, Jeronimo ; TOMA, H. K. . INVESTIGAÇÃO DE AGENTES PATOGÊNICOS DE INTERESSE HUMANO E VETERINÁRIO EM CULICÍDEOS. In: 8ª semana de integração acadêmica da UFRJ, 2017, Rio de Janeiro. INVESTIGAÇÃO DE AGENTES PATOGÊNICOS DE INTERESSE HUMANO E VETERINÁRIO EM CULICÍDEOS. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017.

  • Mello, C.F ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Gleiser, R.G ; Sarmento, J.S ; Alencar, Jeronimo . Biodiversidade e distribuição temporal de imaturos de Culicidaeem área de Mata Atlântica, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: 1 Encontro Científico REGUA, 2015, Cachoeiras de Macacu. Anais do 1 Encontro Científico REGUA. Cachoeiras de Macacu, 2015.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Guimarães, Anthony Érico ; CASTRO, T. N. ; Gleiser, R.G . Atividade Vertical de Oviposição de Mosquitos (Diptera: Culicidae) em Floresta Atlântica do Brasil, com ênfase em Haemagogus vetores silvestres do vírus da febre amarela. In: 1 Encontro Científico REGUA, 2015, Cachoeiras de Macacu. Anais do 1 Encontro Científico REGUA. Cachoeiras de Macacu, 2015.

  • ARAUJO, A. N. ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; Guimarães, Anthony Érico ; ALENCAR, JERONIMO . Acrodendrofilia de mosquitos com ênfase em Haemagogus (Diptera: Culicidae) vetores silvestres do vírus da febre amarela. In: XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014, Goiânia. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Goiânia, 2014.

  • ARAUJO, A. N. ; Mello, C.F ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; SILVA, Julia dos Santos ; Guimarães, Anthony Érico ; LOROSA, Elias Seixas ; ALENCAR, JERONIMO . Observações Sobre Padrões Alimentares de Mosquitos (Diptera: Culicidae) na Reserva Ecológica do Guapiaçu, estado Rio de Janeiro. In: XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014, Goiânia. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Goiânia, 2014.

  • Sarmento, J.S ; MALLET, Jacenir R S Santos ; Alencar, Jeronimo . Microscopia Eletrônica de varredura de Ovos de Culex (Melanoconion) bastagarius Dyar e Knab (Diptera:Culicidae).. In: 9 Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ, 2014, Seropédica. Anais do 9 Fórum da Pós-Graduação da UFRRJ. Seropédica: UFRRJ, 2014.

  • Mello, C.F ; MALLET, Jacenir R S Santos ; MORONE, F. C. ; Guimarães, A. E. ; Alencar, Jeronimo . Microscopia eletrônica de varredura de ovos Coquillettidia juxtamansonia (Chagas, 1907) (Diptera: Culicidae). In: II Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; Couri, M ; GIUPPONI, A. P. L. ; Alencar, Jeronimo . Novos registros de ocorrência de espécies de mosquitos (Diptera: Culicidae) para o estado do Rio de Janeiro. In: II Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

  • Alencar, Jeronimo ; MORONE, F. C. ; Mello, C.F ; DÉGALLIER, Nicolas ; LUCIO, P. S. ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Preferência da altura de voo para oviposição de mosquitos vetores silvestres do vírus da febre amarela (Diptera: Culicidae) em área do aproveitamento hidrelétrico de Simplício, Minas Gerais, Brasil. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba, 2012.

  • Alencar, Jeronimo ; MORONE, F. C. ; Mello, C.F ; SILVA, Júlia dos Santos ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Múltiplas imersões de ovos de Haemagogus janthinomys e Hg. > leucocelaenus (Diptera: Culicidae). In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba, 2012.

  • MORONE, F. C. ; Mello, C.F ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; Alencar, Jeronimo . Culicidae associados a entrenós de bambu, em área do Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, Minas Gerais Brasil. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba, 2012.

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F ; MORONE, F. C. ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; SILVA, Júlia dos Santos ; MALLET, Jacenir R S Santos . Indicadores morfológicos em asas de Haemagogus capricornii e Hg. janthinomys (Diptera, Culicidae). In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba, 2012.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; COURI, M. S. ; Alencar, Jeronimo . Fauna de Culicidae da Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu, RJ, coletada sob a influência de diferentes cores de lâmpadas em armadilhas CDC. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba.

  • Mello, C.F ; MORONE, F. C. ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; Alencar, Jeronimo . Imaturos de mosquitos (Diptera, Culicidae) associados a bromélias na reserva ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, Brasil. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba, 2012.

  • PACHECO, J. B. ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; Mello, C.F ; COSTA, Janira Martins ; Alencar, Jeronimo . Preferência alimentar de Psorophora (Janthinosoma) albigenu Lutz, 1908 (Diptera: Culicidae) em áreas do Pantanal Mato-Grossense. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anais do XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Curitiba, 2012.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; Alencar, Jeronimo ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; COSTA, Janira Martins ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, A. E. . Biodiversidade de mosquitos (Diptera: Culicidae) em seis áreas brasileiras de preservação ambiental. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Natal, 2010.

  • PACHECO, Juliana Barreto ; Alencar, Jeronimo ; SILVA, Júlia dos Santos ; COSTA, Janira Martins ; GUIMARÃES, Anthony Erico . Bionomia de Psorophora (Janthinosoma) albigenu Lutz, 1908 (Diptera: Culicidae) em áreas do Pantanal MatoGrossense. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Natal, 2010.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; Alencar, Jeronimo ; LOROSA, Elias Seixas ; COSTA, Janira Martins ; GUIMARÃES, A. E. . Padrões alimentares de mosquitos (Diptera: Culicidae) de seis áreas brasileiras de preservação ambiental. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Natal, 2010.

  • Correa, F.F ; GUIMARÃES, A. E. ; FREIRE, Nicolau Maués Serra ; PACHECO, Juliana Barreto ; SILVA, Júlia dos Santos ; Alencar, Jeronimo . Análise dos padrões de distribuição geográfica das espécies de Haemagogus (Diptera: Culicidae) vetores silvestres do vírus da febre amarela no Brasil. In: XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2010, Natal. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Entomologia. Natal, 2010.

  • Alencar, Jeronimo ; FREIRE, Nicolau Maues da Serra ; OLIVEIRA, Renata de Freitas Nunes de ; SILVA, Júlia dos Santos ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Erico . IMMATURE FORMS OF MOSQUITOES (DIPTERA: CULICIDAE) IN AREAS OF THE SERRA DO MAR STATE PARK, STATE OF SÃO PAULO. In: I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade, 2009, Rio de Janeiro. Anais I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

  • Alencar, Jeronimo ; FERREIRA, Zenir Mello ; LOPES, Catarina Macedo ; FREIRE, Nicolau Maués Serra ; MELLO, Rubens Pinto de ; SILVA, Júlia dos Santos ; GUIMARÃES, Anthony Erico . BIODIVERSITY AND TIMES OF ACTIVITY OF MOSQUITOES (DIPTERA: CULICIDAE) IN THE BIOME OF THE ATLANTIC FOREST IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO, BRAZIL.. In: I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade, 2009, Rio de Janeiro. Anais I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

  • Alencar, Jeronimo ; FREIRE, Nicolau Maués Serra ; MARCONDES, Carlos Brisola ; SILVA, Júlia dos Santos ; Correa, F.F ; GUIMARÃES, Anthony Erico . INFLUENCE OF CLIMATIC FACTORS ON THE POPULATION DYNAMICS OF HAEMAGOGUS JANTHINOMYS (DIPTERA: CULICIDAE), A VECTOR OF SYLVATIC YELLOW FEVER. In: I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade, 2009, Rio de Janeiro. Anais I Simpósio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.

  • MALLET, Jacenir R. Santos ; Gleiser, R.G ; Müller, G.A ; Alencar, Jeronimo ; William De Almeida Marques ; Sarmento, J.S ; MARCONDES, Carlos Brisola . EGG SURFACE STRUCTURE OF Ochlerotatus albifasciatus (Macquart) and Ochlerotatus (Rodani, 1848) (Diptera: Culicidae) by scanning electron microscopy (SEM). In: XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia & II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009, Foz do Iguaçu. ANAIS DO XXI Congresso Brasileiro de Parasitologia e II Encontro de Parasitologia do Mercosul, 2009. v. 38. p. 1103-1103.

  • PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Erico ; Almeida GL ; ALENCAR, J. ; Alencar, Jeronimo . Desenvolvimento de imaturos de mosquitos (Diptera: Culicidae) em condições de laboratório. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • Alencar, Jeronimo ; RODRÍGUES-FERNÁNDEZ, Jaime ; DÉGALLIER, Nicolas ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; MELLO, Rubens Pinto de ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Discriminação Morfométrica entre duas espécies crípticas de Haemagogus Williston, 1896 e (Diptera:Culicidae).. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina, 2006.

  • Alencar, Jeronimo ; COSTA, Janira Martins ; ALMEIDA, Hosana Moura de ; MARCONDES, Carlos Brisola ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Observações preliminares sobre a eclodibilidade de Haemagogus janthinomys DYAR 1921 (DIPTERA: CULICIDAE) coletados em área de Mata Atlântica do estado do Espírito Santo XXI Congresso Brasileiro de Entomologia OBSERVAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A ECLODIBILIDADE DE Haemagogus janthinomys DYAR 1921 (DIPTERA: CULICIDAE) COLETADO EM ÁREAS DE MATA ATLÂNTICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife, 2006.

  • Alencar, Jeronimo ; COSTA, Janira Martins ; SERRA-FREIRE, Nicolau Maués ; LOPES, Catarina Macedo ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Estudo da distribuição geográfica de Haemagogus capricornii Lutz 1904, e Hg. janthinomys Dyar 1921 (Diptera:Culicidae) no Brasil. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife, 2006.

  • SILVA, Júlia dos Santos ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; ZERAIK, Soraya O. ; Alencar, Jeronimo . Variação da morfologia externa dos adultos de Culex (Microculex) Pleuristriatus THEOBALD, 1903 (DIPTERA: CULICIDAE). In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife, 2006.

  • ANDRADE, Welton Aires ; PACHECO, Juliana Barreto ; RODRIGUES FILHO, Augusto ; SANTOS, Anisio Tavares dos ; SOUZA, José Antonio de ; Alencar, Jeronimo . Diversidade de culicídeos (Diptera: Culicidae) nos municípios de São Bento e Porto Alegre, estado do Tocantins. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife, 2006.

  • ANDRADE, Welton Aires ; RODRIGUES FILHO, Augusto ; SILVA, Júlia dos Santos ; AMORIM, Marinete ; PACHECO, Juliana Barreto ; Alencar, Jeronimo . Mosquitos (Diptera: Culicidae) Vetores Potenciais de Bioagentes das Áreas de Influências da Barragem Eixo III Rio Manuel Alves, Estado do Tocantins, Brasil. In: XLII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2006, Teresina. Anais Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2006.

  • ALENCAR, JERONIMO . Aspectos da Ecologia de Mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas do aproveitamento hidrelétrico Peixe, Estado do Tocantins, Brasil. In: V Bienal de Pesquisa, 2006, Rio de Janeiro. Anais V Bienal de Pesquisa. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2006.

  • MALLET, Jacenir R Santos ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; SILVA, Edalton Reis ; Alencar, Jeronimo . Observações Histológicas e Ultraestruturais no Aparelho Digestivo de Haemagogus leucocelaenus e Hg. janthinomys (Diptera:Culicidae) Vetores de Arbovírus Neotropicais. In: XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e Primeiro Encontro de Medicina Tropical do Cone Sul, 2005, Florianópilis. Anais da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba: Revista Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2005. v. 38. p. 3-541.

  • Alencar, Jeronimo ; SILVA, Júlia dos Santos ; PACHECO, Juliana Barreto ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Levantamento preliminar de formas imaturas de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas do Aproveitamento Hidrelétrico Peixe - TO. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, , Porto Alegre -RS., 2005.

  • LOROSA, Elias Seixas ; FARIAS, Mariana S. ; ANDRADE, Regina ; JURBERG, José ; Alencar, Jeronimo . Perfil alimentar de Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae) em área de Mata Atlântica do estado de Santa Catarina. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, Porto Alegre -RS., 2005, Porto Alegre -RS., 2005.

  • CABRAL, Patrícia C. ; Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; GAZETA, Gilberto S. . Arrenurus sp. (Acari: Actinedida: Parasitengona) em mosquitos do Parque Nacional do Iguaçu, estado do Paraná, Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2005, 2005, Porto Alegre -RS., 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; SILVA, Elaine Araújo ; PACHECO, Juliana Barreto ; GIL-SANTANA, Hélcio R. ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Desequilíbrio em flora aquática como causa de ocorrência de surto de Mansonia titillans (walker, 1848) (Diptera: Culicidae) no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil.. In: VII Congresso de Ecologia do Brasil, 2005, Caxambu - MG, 2005, Caxambu - MG., 2005.

  • Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; LOROSA, Elias Seixas ; SILVA, J. S. ; LOPES, Catarina Macedo . O Uso da Técnica de Preciptina na Avaliação das Preferências Alimentares de Mosquitos do Pantanal Matogrossense (MT). In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Anais da Sociedade zoologia do Brasil, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; SANTANA, H. R. G. ; LOPES, Catarina Macedo ; PACHECO, Juliana Barreto . Utilização de Armadilha Ovitrampa na Coleta de Haemagogus janthinomys(Diptera:Culicidae) em Área de Mata Atlântica. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília.

  • SILVA, J. S. ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; ALENCAR, J. ; Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo ; MELLO, R. P. ; PACHECO, Juliana Barreto . Aspectos da Ecologia de Mosquitos (Diptera:Culicidae) no Parque Nacional de Itatiaia. In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Anais da Sociedade Brasileira de Zoologia, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. ; LOROSA, Elias Seixas ; PACHECO, Juliana Barreto ; BARBOSA, P. ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Hábito Alimentar de Haemagogus janthinomys (Diptera: Culicidae) em Área de Mata Atlântica do Estado da Bahia. In: 20 Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Anais da Sociedade de Entomologia do Brasil, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; OLIVEIRA, M. S. ; MALLET, Jacenir R Santos . Microscopia Eletrônica de Varrredura de ovos de ochlerotatus terrens(Diptera:Culicidae). In: Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Anais da Sociedade de Entomologia do Brasil, 2004.

  • SANTANA, Hélcio Reinaldo Gil ; LOROSA, Elias Seixas ; Alencar, Jeronimo . Evidência indireta de hematofagismo em aves por veseris bellator(Torre-Bueno) (Himiptera:Reduviidae;Sphaeridopinae). In: IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. Bienal de Pesquisa da Fiocruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; SILVA, Edalton Reis ; MALLET, Jacenir R S Santos . Observações Histológicas e Ultraestruturais no aparelho digestivo de Haemagogus leucocelaenus e Hg. janthinomys (Diptera:Culicidae) vetores de arbovírus neotropicais.. In: IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; LOPES, Catarina Macedo ; MELLO, Rubens Pinto de ; PACHECO, Juliana Barreto ; MALLET, Jacenir R Santos . Descrição por microscopia eletrônica de varredura de ovos de Haemagogus capricornii e Hg. leucocelaenus (Diptera: Culicidae) vetores silvestre de febre amarela, provenientes da Reserva Biológica de Tinguá.. In: IV Encontro de Pesquisadores da Reserva Biológica do Tinguá, 2004, Rio de Janeiro. Anais do IV Encontro de Pesquisadores da Reserva de Tinguá, 2004.

  • LOPES, Catarina Macedo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; FERREIRA, Zenir Mello ; Alencar, Jeronimo ; MELLO, Rubens Pinto de . Aspectos sobre a preferência horária para hematofagia de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas da Reserva Biológica do Tinguá, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. In: IV Encontro de Pesquisadores da Reserva Biológica do Tinguá, 2004, Rio de Janeiro. Anais de Resumos da Reserva Biológica Tinguá, 2004.

  • Alencar, Jeronimo ; LOROSA, Elias Seixas ; SILVA, Júlia dos Santos ; MALLET, Jacenir R Santos ; GUIMARÃES, Anthony Érico . Hábito Alimentar de Chagasia fajardi (Diptera: Culicidae) de diferentes regiões do Brasil. In: I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal, 2004, Natal. Anais I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal, 2004.

  • LOROSA, Elias Seixas ; CASTRO, Paulo de ; FARIA, Mariana Santos ; ANDRADE, Regina Esteves de ; Alencar, Jeronimo ; JURBERG, José . Hábitos Alimentares de Mosquitos do Município de Conceição de Macabu-RJ. In: I Congresso Norte Nordeste de Zoonoses e Bem Estar Animal, 2004, Natal. Anais do Congresso Zoonoses e Bem Estar Animal, 2004.

  • GUIMARÃES, Anthony Érico ; Alencar, Jeronimo ; SILVA, Júlia dos Santos ; PACHECO, Juliana Barreto ; OLIVEIRA, Márcio Sacramento de ; MELLO, Rubens Pinto de . Aspectos da Ecologia de Mosquitos (Diptera:Culicidae) em Áreas do Aproveitamento Hidrelétrico Peixe, Estado de Tocantins, Brasil - Subsídios a medidas de controle. In: IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Bienal de Pesquisa. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2004.

  • SANTANA, H. R. G. ; Alencar, Jeronimo ; LOPES, C. M. ; COSTA, L. A. A. . Guia Ilustrado para os gêneros de Apiomerinae (Hemiptera- Heteroptera: Reduviidae). In: 19 Congresso Brasileiro de Entomologia ( 19CBE), 2002, Manaus - AM, 2002.

  • Alencar, Jeronimo ; LOPES, C. M. ; GUIMARÃES, A. E. ; NOIREAU, F ; PACHECO, R. S. ; MENEZES, S. S. . Ausência da diferenciação Isoenzimática entre Haemagogus capricornii e Hg. janthinomys (Diptera: Culicidae). In: 19 Congresso Brasileiro de Entomologia (19CBE), 2002, Manaus. Sociedade Brasileira de Entomologia, 2002.

  • Alencar, Jeronimo ; DÉGALLIER, N. ; GUIMARÃES, A. E. ; NOIREAU, F ; PACHECO, R. S. ; MELLO, R. P. ; LOPES, C. M. . Análise morfometrica preliminar entre populações de Haemagogus janthinomys(Diptera: Culicidae). In: 19 Congresso Brasileiro de Entomologia (19 CBE), 2002, Manaus - AM, 2002.

  • Alencar, Jeronimo ; MELLO, R. P. ; SILVA, J. A. ; LOPES, Catarina Macedo ; GUIMARÃES, Anthony Érico ; ALENCAR, Jeronimo ; QUEIROZ, M. M. C. . Levatamento de Dípteros Califorídeos (Diptera:Calliphoridae) coletado na Reserva Biológica do Tinguá, Município de Nova Iguaçu, RJ, Brasil. In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro. Anais da III Bienal de Pesquisa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002.

  • Alencar, Jeronimo ; MALLET, Jacenir R Santos ; GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, R. P. ; DÉGALLIER, N. . Observações ao Microscópio Eletrônico de Verredura dos ovos de Haemagogus capricornii e Hg. leucocealenus (Diptera:Culicidae). In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro, 2002.

  • Alencar, Jeronimo ; SANTANA, H. R. G. ; ALENCAR, Jeronimo ; COSTA, L. A. A. . Estudos em Sphaeridopinae (Hemiptera,Reduvidae). In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro. Anais da III Bienal de Pesquisa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002.

  • GUIMARÃES, A. É. ; Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo ; MELLO, Rubens Pinto de ; GENTILE, C. . Ecologia de Anofelinos (Diptera:Culicidae) em áreas sob influência direta Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa.. In: III Bienal de Pesquisa da FIOCRUZ, 2002, Rio de Janeiro. III Bienal de Pesquisa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002.

  • GUIMARÃES, Anthony Érico ; Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo ; MELLO, Rubens Pinto de . Ecologia de Anofelinos(Diptera:Culicidae), em áreas sob influência direta da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa (GO), Brasil.Problemas relacionados à densidade e controle.. In: VII Reunião Nacional de Pesquisa em Malária, 2000, Rio de Janeiro, 2000.

  • LOPES, Catarina Macedo ; GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, Rubens Pinto de ; Alencar, Jeronimo . Ecology of Mosquitoes (Diptera:Culicidae) in Areas of the Biological Reserve of Tinguá, in the County of Nova Iguaçu, state of Rio de Janeiro, Brazil. IFaunistic Diversity In: Congresso Latino Americano de Parasitologia. In: Congresso Latino Americano de Parasitologia, 1999, Acapulco. Anais da Sociedade Latino Americana de Parasitologia.. Acapulco, 1999.

  • Alencar, Jeronimo ; LOPES, C. M. ; GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, R. P. ; GENTILE, C. . Observações Ecológicas sobre a fauna de Mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas de influência. In: 4 Congresso de Ecologia do Brasil, 1998, Belém - PA, 1998.

  • GUIMARÃES, A. E. ; MELLO, R. P. ; LOPES, C. M. ; Alencar, Jeronimo . Aspectos Preliminares sobre Ecologia de Mosquitos (Diptera : Culicidae) Vetores Potenciais de Doenças Humanas em áreas de Influências da Usina Hidrelétrica da Serra da Mesa, Minaçu, Estado Goiás, Brasil.. In: XV Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador - BA, 1997.

  • NASCIMENTO, N. H. ; LEITE, P. J. ; Silva, J. S. ; BARBOSA, R. P. ; GIL-SANTANA, H. R. ; MELLO, C. F. ; ALENCAR, J. . Assessment of the variation in faunistic parameters of mosquitoes (Culicidae: Diptera) across different forest gradients in the Tijuca National Park area, Rio de Janeiro, Brazil. DIVERSITY , 2024.

  • Alencar, Jeronimo . AVALIAÇÃO DO PADRÃO DE DISPERSÃO DE MANSONIA spp. (DIPTERA: CULICIDAE) EM ÁREA DO APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO NA AMAZÔNIA - UHE - JIRAU. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F . Biodiversidade e Interações Ecológicas de mosquitos (Diptera: Culicidae) nas Situações de Risco de Transmissão de Arbovírus no Estado do Rio de Janeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Alencar, Jeronimo . A PROFISSÃO DE BIÓLOGO e DINÂMICA POPULACIONAL DE HAEMAGOGUS (DIPTERA:CULICIDAE) NAS SITUAÇÕES DE RISCOS DE DOENÇAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F . Dinâmica Populacional de Haemagogus (Diptera: Culicidae) nas situações de riscos de doenças no Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Alencar, Jeronimo ; Mello, C.F . Dinâmica Populacional de Haemagogus (Diptera: Culicidae) nas situações de riscos de doenças no Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALENCAR, JERONIMO . DINÂMICA POPULACIONAL DE HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE) NAS SITUAÇÕES DE RISCOS DE DOENÇAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ALENCAR, JERONIMO . Bioecologia de Haemagogus (Diptera: Culicidae) vetores silvestres do vírus da febre amarela no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. ; Observações Ecológicas sobre a Fauna de Mosquitos em Área de Influência da UHE Corumbá-GO. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo . Avaliação em Relatório Técnico da Usina Hidrelétrica Ponte Pedra Energética, Municipio de Sonora, Mato Grosso do Sul. 2006.

Alencar, Jeronimo . Consultor em entomologia e epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, MT. 2006.

Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo . Avaliação em Relatório Técnico da Usina Hidrelétrica Ponte Pedra Energética, Municipio de Sonora, Mato Grosso do Sul. 2005.

Alencar, Jeronimo ; LOPES, Catarina Macedo . Avaliação em Relatório Técnico da Usina Hidrelétrica Ponte Pedra Energética, Municipio de Sonora, Mato Grosso do Sul. 2004.

ALENCAR, J. ; Mello, C.F ; SILVA, S. O. F. . Pesquisas na Fiocruz avaliam mosquitos silvestres como vetores de arbovírus causadores de doenças. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Alencar, Jeronimo . Febre Amarela Silvestre. 2018.

Alencar, Jeronimo ; GALVAO, C. ; ANDRADE, A. J. . Bioecologia de Haemagogus (Diptera: Culicidae), vetores silvestres do vírus da febre amarela no Brasil. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Alencar, Jeronimo ; GUIMARÃES, A. E. . Impacto Ambiental de Hidrelétricas. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Alencar, Jeronimo . Biodiversidade e análise da distribuição espacial e temporal da fauna de mosquitos (Diptera: Culicidae) em áreas do Parque Estadual dos Três Picos, Estado do Rio de Janeiro, Brasil'. 2017. (Relatório de pesquisa).

HONORIO, N. ; REIS, I. ; Alencar, Jeronimo . Determinantes Ecológicos da Dinâmica das Doenças Transmitidas por Vetores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Insetos Vetores de Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Introdução a ecologia de insetos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Geral. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Alencar, Jeronimo . Determinantes Ecológicos da Dinâmica das Doenças Transmitidas por vetores. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Mello, C.F ; Alencar, Jeronimo . Qualificação Profissional em Vigilância em Saúde Ambiental com ênfase em Riscos Biológicos. 2016. .

Mello, C.F ; Alencar, Jeronimo . Qualificação Profissional em Vigilância em saúde Ambiental com Ênfase em Riscos Biológicos.. 2015. .

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia geral. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Alencar, Jeronimo . Bionomia de insetos Diptera. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Bionomia de insetos Diptera. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Geral. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO ; MALLET, Jacenir R S Santos . Vetores de doenças infecciosas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Seleção Doutorado. 2013. (Seleção Extraordinária Brasil sem Miséria - 1).

ALENCAR, JERONIMO . Seleção Doutorado. 2013. (Seleção Extraordinária Brasil sem Miséria - 3).

ALENCAR, JERONIMO . Seleção Doutorado. 2013. (Seleção Extraordinária Brasil sem Miséria - 2).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Alencar, Jeronimo . Bionomia de inseto Diptera do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e saúde. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Alencar, Jeronimo . Curso Técnico de Pesquisa Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Noções Básicas de Artrópodes de Importância Médica - FEBRE AMARELA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Alencar, Jeronimo ; SILVA, J. S. ; GUIMARÃES, A. E. . Cartilha Educativo Sanitária - Os vetores e as doenças no Tocantins. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Educativa).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO ; Guimarães, Anthony Érico . Curso de Capacitação em Entomologia e Malacologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO ; LOPES, Catarina Macedo . Treinamento básico para captura, acondicionamento, transporte, montagem e identificação de culicídeos adultos (forma alada). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO ; MALLET, Jacenir R S Santos . Seminários de Entomologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

ALENCAR, JERONIMO . Entomologia Médica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Alencar, Jeronimo ; ALENCAR, J. ; Curso de Controle e Vigilância da Dengue. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    BIOECOLOGIA E DETECÇÃO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA EM MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM ÁREAS DE TRANSLOCAÇÃO DO MICO-LEÃO-DOURADO (LEONTOPITHECUS ROSALIA), ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, Descrição: As infecções causadas por arbovírus são globalmente consideradas um importante problema de saúde pública. A febre amarela (FA) é uma arbovirose de grande relevância no continente americano, com a maioria dos casos ocorrendo no Brasil. Dentro deste contexto estudos envolvendo mosquitos silvestres, vetores conhecidos do vírus amarílico, são de primordial importância médica. O trabalho tem como objetivo estudar a diversidade de Culicidae e detectar a circulação do vírus da Febre Amarela em fragmentos de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro. Os mosquitos serão capturados com auxílio de armadilhas luminosas com CO2 e ovitrampas utilizadas para coleta de ovos. A detecção de arbovírus será realizada através da extração de RNA com a utilização do Kit Stratec Molecular RTP Pathogen, seguida da pesquisa de Flavivirus utilizando a reação em cadeia da polimerase precedida da reação de transcrição reversa (RT-PCR) empregando o kit SuperScript III One-Step RT-PCR. Também será realizada a detecção do repasto sanguíneo através da extração de DNA do conteúdo intestinal com o auxílio do kit (GE Healthcare IlustralTM Blood GenoicPrep Mini Spin Kit) e um par de iniciadores que amplificam um fragmento de DNA mitocondrial do gene citocromo B. Pretende-se também ver o nível de correlação entre as populações de mosquitos vetores e as variáveis climáticas. Através das informações obtidas pretende-se também fornecer mapas caracterizando o risco e vulnerabilidade para a emergência de Febre Amarela nas comunidades humanas localizadas em áreas de fragmentos de Floresta Atlântica com translocação do Mico-Leão-Dourado do estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Anthony Érico da Gama Guimarães - Integrante / Shayenne Olsson Freitas Silva - Integrante / HELENA KEIKO TOMA - Integrante / Jean Ricardo Jules - Integrante / Amanda Queiroz Bastos - Integrante / JÚLIA DOS S. SILVA - Integrante / Ronaldo Figueiró Portella Pereira - Integrante / Ana Laura Carbajal-de-la-Fuente - Integrante / Sergio Machado Lisboa - Integrante / Rayane Dias - Integrante / Paulo José Leite - Integrante / Rebeca Rodrigues Sabino Feliciano - Integrante / Cláudia Alves de Andrade Coelho - Integrante / Nilton Henrique Fonseca - Integrante / VANESSA DA ESCÓSSIA PEGADO SILVA - Integrante / Roger Pimentel Barbosa - Integrante / Letícia Pavão - Integrante / Manuella Pereira Cerqueira Leite - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2022 - Atual

    SAZONALIDADE, DIVERSIDADE DE MOSQUITOS E CIRCULAÇÃO DO VÍRUS DA FEBRE AMARELA (DIPTERA: CULICIDAE) EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, Descrição: O conhecimento da diversidade de insetos na Mata Atlântica é muito importante para avaliações das mudanças no padrão das atividades de suas populações, até então considerados como de hábito preferencialmente silvestre. Este estudo objetiva avaliar espécies de culicídeos que respondem às mudanças ambientais e adaptam-se ou, por outro lado, desaparecem frente às diferentes condições, podendo tais espécies tornarem-se indicadoras da ecologia de sistemas naturais. Através das informações obtidas nas análises, serão indicadas espécies relacionadas com as modificações ambientais e, considerando o conhecimento da importância médica ou econômica dessas espécies, determinar o risco ou eventuais reflexos econômicos, em cada estágio de degradação ou recuperação do ambiente. A família Culicidae inclui os mosquitos ou pernilongos, sendo os insetos com maior importância médica e veterinária, tendo em vista o hábito hematófago, a larga e persistente distribuição e as diversas doenças que transmitem, como a Dengue, Malária e Febre Amarela, óbices sérios para a Saúde Pública. O conhecimento da estrutura biocenótica das comunidades de mosquitos é de fundamental importância em áreas nas quais o ambiente vem sofrendo ruptura dos equilíbrios naturais. Tais interferências podem se tornar perigosas, principalmente quando ocorre o contato direto entre esses culicídeos e a população humana local. O conhecimento da biodiversidade das comunidades de mosquitos em ambiente de Mata Atlântica durante os processos de ação antrópica ou nos possíveis períodos de recuperação da cobertura vegetal, é de relevante importância para avaliações das possíveis mudanças de comportamentos e adaptações no padrão de atividades exercidas por populações de mosquitos. Tendo em vista esse cenário, a proposta deste projeto é integrar a vigilância entomológica com ferramentas de geoprocessamento para monitorar populações de culicídeos vetores de arboviroses e a circulação destas em diferentes gradientes de ocupação humana. Através das informações obtidas pretende-se também fornecer mapas caracterizando o risco e vulnerabilidade para a emergência de arboviroses nas comunidades humanas localizadas em áreas de fragmentos de Floresta Atlântica do estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Anthony Erico Guimarães - Integrante / Paulo José Leite - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Shayenne Olsson Freitas Silva - Integrante / Ronaldo Figueiró - Integrante / Amanda Bastos Queiroz - Integrante / Jean Ricardo Jules - Integrante / Sergio Lisboa Machado - Integrante / JÚLIA DOS S. SILVA - Integrante / Rayane Dias - Integrante / Rebeca Rodrigues Sabino Feliciano - Integrante / Cláudia Alves de Andrade Coelho - Integrante / Nilton Henrique Fonseca - Integrante / VANESSA DA ESCÓSSIA PEGADO SILVA - Integrante / Verlayne R. A. Paulino - Integrante / José Luís da Silva - Integrante / Roger Pimentel Barbosa - Integrante / Letícia Pavão - Integrante / Manuella Pereira Cerqueira Leite - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3

  • 2019 - 2022

    DIVERSIDADE E VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DE MOSQUITOS (DIPTERA: CULICIDAE) EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL, Descrição: As florestas tropicais contém a maior parte da diversidade de insetos do mundo (Lamarre et al. 2012), mas também os maiores hiatos no conhecimento da sua fauna (Rapini et al. 2006). O Brasil, país essencialmente tropical e com alta biodiversidade, enfrenta atualmente uma alarmante destruição de habitats, com espécies sendo extintas antes que possam ser descobertas ou descritas pela ciência (Rapini et al. 2006). Portanto, há uma necessidade urgente de ampliação dos inventários faunísticos, incluindo levantamentos da entomofauna. A família Culicidae inclui os mosquitos ou pernilongos, sendo os insetos com maior importância médica e veterinária, tendo em vista o hábito hematófago, a larga e persistente distribuição e as diversas doenças que transmitem, como a Dengue, Malária e Febre Amarela, óbices sérios para a Saúde Pública. O conhecimento da biodiversidade das comunidades de mosquitos em ambiente de Mata Atlântica durante os processos de ação antrópica ou nos possíveis períodos de recuperação da cobertura vegetal, é de relevante importância para avaliações das possíveis mudanças de comportamentos e adaptações no padrão de atividades exercidas por populações de mosquitos. Tendo em vista esse cenário, a proposta deste projeto é integrar a vigilância entomológica com ferramentas de geoprocessamento para monitorar populações de culicídeos vetores de arboviroses e a circulação destas em diferentes gradientes de ocupação humana. Através das informações obtidas pretende-se também fornecer mapas caracterizando o risco e vulnerabilidade para a emergência de arboviroses nas comunidades humanas localizadas no entorno de duas áreas de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do município de Casimiro de Abreu, estado do Rio de Janeiro: Três Morros e Morro Grande.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Jacenir R S Santos Mallet - Integrante / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Raquel M. Gleiser - Integrante / Paulo José Leite - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Anthony Érico da Gama Guimarães - Integrante / Daniele Aguiar Maia - Integrante / Shayenne Olsson Freitas Silva - Integrante / HELENA KEIKO TOMA - Integrante / Alexandre A. Oliveira - Integrante / Amanda Bastos Queiroz - Integrante / Jean Ricardo Jules - Integrante / Sergio Lisboa Machado - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2018 - Atual

    Estudo da taxocenose de Haemagogus spp. (Diptera: Culicidae) em paisagem de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro com circulação do vírus amarílico, Descrição: As populações humanas, vegetais e animais estão em constante interação entre si e com o ambiente em que vivem, definindo assim as mais distintas paisagens. O homem atua nesse espaço como o principal modificador ambiental, podendo equilibrar ou não o convívio entre os demais constituintes. As transformações causadas ao ambiente devido à atividade antrópica, vêm modificando a dinâmica populacional de insetos vetores ao longo dos anos., Insetos que apresentavam hábitos tipicamente silvestres frequentemente têm se adaptado a criadouros localizados em áreas urbanas e, por conseguinte, à convivência com o homem. O conhecimento da estrutura das comunidades de mosquitos é de fundamental importância, particularmente em situações de degradação ou na preservação de determinada área, com as respectivas implicações no cenário epidemiológico, uma vez que a diversidade de comunidades pode ter efeitos significativos sobre o risco de transmissão de patógenos para humanos por organismos vetores. Nesse esteio, o presente projeto enseja estudar vários aspectos da biologia das espécies de mosquitos do gênero Haemagogus em algumas áreas de fragmento de Mata Atlântica, incluindo variáveis ambientais, o tipo de mata e a situação na mesma, altura nas árvores, além da infecção natural por arbovírus, em várias condições ambientais. As coletas serão realizadas com auxílio de armadilhas luminosas com CO2 e armadilhas de oviposição do tipo ovitrampa para coleta de ovos. As fêmeas das espécies de Haemagogus capricornii e Hg. janthinomys são atualmente indistinguíveis, sendo necessário obter espécimes machos para a confirmação específica. Nestes, a separação entre essas espécies é levada a efeito com base nos seguintes caracteres: Hg. capricornii - ausência de espiculosidade na face ventral do edeago e Hg. janthinomys - presença de numerosa espiculosidade na face ventral do edeago e pela existência de processo medial, em forma de gancho, perto do ápice do paraprocto. A última revisão do grupo foi feita por Arnell (1973) há quase 45 anos. Contudo, as dúvidas taxonômicas na delimitação desses táxons, ensejam o uso de novas ferramentas de investigação, tanto as de abordagem molecular, como as de melhor comparação morfológica (por exemplo, morfometria geométrica), para que se alcance uma melhor definição sistemática deles. Deve-se levar em conta também a ampla distribuição geográfica desses táxons no Continente Americano, fatores a serem considerados no aprofundamento do conhecimento de sua biogeografia. Através das informações obtidas no presente projeto pretende-se também fornecer mapas caracterizando o risco e vulnerabilidade para a emergência de arboviroses em diferentes fragmentos de Mata Atlântica localizados no estado do Rio de Janeiro. O estudo será de grande relevância para o melhor entendimento da classificação dessas espécies e da distribuição geográfica no Brasil, fornecendo subsídios para estudos posteriores de biologia e a importância como vetores destes culicídeos transmissores do vírus da febre amarela.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Jacenir R S Santos Mallet - Integrante / Irene Bosch - Integrante / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Anthony Érico da Gama Guimarães - Integrante / Daniele Aguiar Maia - Integrante / Davis Fernandes Ferreira - Integrante / Renata de Mendonca Campos - Integrante / Shayenne Olsson Freitas Silva - Integrante / Jean Ricardo Jules - Integrante / Amanda Queiroz Bastos - Integrante / Alexandre de Araújo Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2017 - 2020

    Desenvolvimento de uma Metodologia para o Monitoramento da Dinâmica Comportamental de Mansonia spp. e sua Relevância no Aproveitamento Hidrelétrico na Amazônia, Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar um amplo estudo sobre a biologia, ecologia e genética de Mansonia spp. e definir estratégias de controle populacional na Amazônia Legal. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Daniele Aguiar Maia - Integrante / Wanderli Pedro Tadei - Coordenador / Ana Cecília Ribeiro Cruz - Integrante / Adriana Aparecida Costa Bueno - Integrante / Alexandre de Almeida e Silva - Integrante / Francisco Glauco de Araújo Santos - Integrante / Fábio Medeiros da Costa - Integrante / Joselita Maria Mendes dos Santos - Integrante / Luiz Herman Soares Gil - Integrante / Míriam Silva Rafael - Integrante / Maria do Socorro Rocha da Silva - Integrante / Rosemary Aparecida Roque - Integrante / Vera Margarete Scarpassa - Integrante / Ana Rita dos Santos Teixeira - Integrante / VANIA FERREIRA DA COSTA - Integrante / Elizângela Tavares Batista - Integrante / Edineuza Vidal dos Santos - Integrante / Eduardo Antonio Rios Villamizar - Integrante / Gervilane Ribeiro de Lima - Integrante / Glennda Juscely Galvão Pereira - Integrante / Hergen Vieira de Souza - Integrante / Lucio Emílio de Matos Viana Junior - Integrante / Pedro Arthur da Silva Araújo - Integrante / Thais Melo Benchimol - Integrante / Sabrina da Fonseca Meireles - Integrante / Valéria Silva Santos - Integrante / Victor de Sousa Carvalho - Integrante / Zedequias Mota Silva - Integrante / Acilino Carvalho de Souza - Integrante / Antonio Francisco Ribeiro da Silva - Integrante / Angela Maria Fortes de Andrade - Integrante / Dhemes Camilo Cosmo Barros - Integrante / Elias Jorge Rebouças Pacheco - Integrante / Bruna Laís de Sena do Nascimento - Integrante / Flávio Rodrigues da Costa - Integrante / Tallison Filipe de Oliveira - Integrante / Walter Jorge do Nascimento Filho - Integrante / Pedro Albuquerque de Lima - Integrante., Financiador(es): Energia Sustentável do Brasil S.A - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2015 - 2018

    DINÂMICA POPULACIONAL DE HAEMAGOGUS (DIPTERA: CULICIDAE) NAS SITUAÇÕES DE RISCOS DE DOENÇAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Descrição: As populações humanas, vegetais e animais desenvolvem constantes interações em determinados ambientes e assim definem distintas paisagens. Microrganismos interagem também nesses diferentes cenários, alguns dos quais causadores de doenças a outros integrantes das paisagens. O homem atua nesse espaço como o principal modificador ambiental podendo equilibrar ou não o convívio entre os demais constituintes. Compreender o processo de organização social humana no tempo e em diferentes locais torna-se essencial em investigações epidemiológicas de doenças. As transformações causadas ao ambiente pelos diferentes ciclos de atividade humana vêm modificando a dinâmica populacional de insetos vetores ao longo dos anos e frequentemente, espécies de grupos de insetos que apresentam hábitos tipicamente silvestres têm-se adaptado a criadouros localizados em áreas urbanas e, por conseguinte, à convivência com o homem. O conhecimento da estrutura das comunidades de mosquitos é de fundamental importância, seja em situações de degradação ou na preservação de determinada área, com as respectivas implicações no cenário epidemiológico. Nesse esteio, o presente projeto enseja estudar vários aspectos da biologia das espécies de mosquitos do gênero Haemagogus em algumas áreas de fragmento de Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, incluindo variáveis ambientais (temperatura, pluviosidade, luz, vento), o tipo de mata e a situação nesta (borda vs. interior vs. proximidades), altura nas árvores, além da infecção natural por arbovírus, em várias condições ambientais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Jacenir R S Santos Mallet - Integrante / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Valdir Queiroz Balbino - Integrante / Juliana Soares Sarmento - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Anthony Érico da Gama Guimarães - Integrante / Thaiuana Neves Castro - Integrante / Andressa Nunes Araújo - Integrante / Daniele Aguiar Maia - Integrante / Raquel M. Gleiser - Integrante / Davis Fernandes Ferreira - Integrante / Renata de Mendonca Campos - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 2014 - 2017

    Biodiversidade de insetos das famílías Culicidae (Diptera) e Reduviidae (Hemiptera), no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Existem 3 a 6 milhões de espécies de artrópodes na Terra, dos quais somente 30% de insetos tropicais foram descritos. As florestas tropicais contêm a maior parte da diversidade e os maiores hiatos no conhecimento da sua fauna. O Brasil, país megadiverso, enfrenta uma alarmante destruição de habitats, com espécies já extintas antes da sua descoberta, tornando urgente a ampliação dos inventários faunísticos, incluindo levantamentos da entomofauna. O conhecimento da biodiversidade de insetos na Mata Atlântica é muito importante para avaliações das mudanças no padrão das atividades de suas populações, até então considerados como de hábito preferencialmente silvestre. Este estudo objetiva avaliar espécies de culicídeos e de reduviídeos que respondem às mudanças ambientais e adaptam-se ou, por outro lado, desaparecem frente às diferentes condições, podendo tais espécies tornarem-se indicadoras da ecologia de sistemas naturais. Através das informações obtidas nas análises, serão indicadas espécies relacionadas com as modificações ambientais e, considerando o conhecimento da importância médica ou econômica dessas espécies, determinar o risco ou eventuais reflexos econômicos, em cada estágio de degradação ou recuperação do ambiente. A família Culicidae inclui os mosquitos ou pernilongos, sendo os insetos com maior importância médica e veterinária, tendo em vista o hábito hematófago, a larga e persistente distribuição e as diversas doenças que transmitem, como a Dengue, Malária e Febre Amarela, óbices sérios para a Saúde Pública. Outro grupo a ser incluído no estudo são os Reduviidae, percevejos em sua maioria predadores, mas também com espécies hematófagas da subfamília Triatominae, transmissoras da Doença de Chagas. Estas últimas constituem verdadeiro paradigma da importância da conservação ambiental, pois só invadiram os domicílios humanos e transmitiram a doença ao homem a partir da destruição das florestas naturais onde viviam anteriormente. Os Reduviidae são um grupo promissor em estudos faunísticos, pela diversidade de hábitos e pela sua relativa abundância, sendo a segunda família mais numerosa entre os percevejos. Além da importância médica direta dos triatomíneos como vetores da Doença de Chagas, diversas espécies predadoras têm sido aventadas como possíveis agentes no controle biológico de pragas, alternativa que retira a agressão ambiental do controle químico (inseticidas). Por outro lado, a sua taxonomia ainda apresenta muitas lacunas e novos levantamentos constituem fonte para novas contribuições nesse campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Jacenir R S Santos Mallet - Integrante / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Juliana Soares Sarmento - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Anthony Érico da Gama Guimarães - Integrante / Julia dos Santos Silva - Integrante / Alessandro P. Leão Giupponi - Integrante / Thaiuana Neves Castro - Integrante / Andressa Nunes Araújo - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5

  • 2013 - 2015

    Estudos sobre a ecologia e taxonomia de mosquitos vetores potenciais de doenças humanas em áreas sob influência direta do reservatório da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, GO, Descrição: Descrição: No presente estudo, objetivamos avaliar quais são e como ocorrem as alterações na dinâmica populacional das espécies de anofelinos em virtude do impacto ambiental imposto pela construção de uma grande usina hidrelétrica. Serão estudadas as populações desse importante grupo de insetos vetores na região sob influência direta do reservatório da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa (UHSM), estado de Goiás, Brasil, em áreas desde o canteiro de obras até zonas de introdução de comunidades de "sem terra" e novos colonos, campos de garimpo e de exploração mineral. Foram realizadas capturas sistemáticas em isca humana e armadilha Shannon, das 18h às 21h, em localidades próximas ao reservatório, nos municípios de Minaçu, Campinorte, Uruaçu, Barro Alto e Niquelândia, no período de janeiro de 1997, logo após o fechamento dos túneis de desvio, a novembro de 1999, mais de um ano após iniciada a fase de operação da usina. Identificamos 5 espécies de anofelinos: Anopheles darlingi, An. albitarsis s.l., An. triannulatus, An. oswaldoi e An. evansae. A presença do An. darlingi no domicílio e às margens do reservatório, indicou ser a responsável pelos casos de malária, causada por Plasmodium vivax e P. falciparum, diagnosticados na região. Constatamos, que após o fechamento dos túneis de desvio do rio Tocantins em setembro de 1996, o reservatório encheu até atingir um climax de estabilidade ecológica para o desenvolvimento de formas imaturas de anofelinos. À partir de setembro/outubro de 1997, o início do período de chuvas e a introdução de populações humanas, principalmente garimpeiros oriundos de áreas malarígenas no norte do país, coincidiram respectivamente com o significativo aumento da densidade do An. darlingi e ocorrência dos casos de malária. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Integrante / A E Guimarães - Coordenador / C gentile - Integrante / Júlia dos Santos Silva - Integrante / Shirley Alves Cabral - Integrante / Rubens Pinto de Mello - Integrante., Financiador(es): Furnas Centrais Elétricas - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2014

    Bioecologia, Taxonômia de Haemagogus (Diptera: Culicidae) Vetores Silvestres do Vírus da Febre Amarela no Brasil, Descrição: A manutenção do vírus da Febre Amarela Silvestre (FAS) ocorre por meio de sua transmissão entre populações de macacos pela picada de vetores silvestres, particularmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. O estudo da biodiversidade das espécies de Haemagogus em algumas regiões geográficas do Brasil, com ênfase no Estado do Rio de Janeiro, permitirá entender a dinâmica populacional dessas populações em seu habitat natural. O presente projeto se propõe a estudar vários aspectos da biologia, ecologia e taxonomia de algumas espécies de Haemagogus vetores da FAS, como variação de acordo com as condições ambientais (temperatura, pluviosidade, luz, vento etc.), o tipo de mata e a situação nesta (borda vs. interior vs. proximidades), altura nas árvores, com varias condições ambientais. Tendo como base os dados obtidos, será possível analisar de forma global as configurações bioecológicas e taxonômicas dessas comunidades de mosquitos encontrados em fragmentos de Mata Atlântica, na região Sul e Sudeste do Brasil. Palavras-chave: Haemagogus; Mosquitos; Culicidae; Bioecologia; Morfologia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Jacenir R S Santos Mallet - Integrante / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Fernanda Christina Morone - Integrante / Anthony Érico Guimarães - Integrante / Julia dos Santos Silva - Integrante / Rodrigo Gredilha - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 2012 - 2014

    Biodiversidade de Culicidae em áreas de preservação de Mata Atlântica do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, e da Reserva Ecológica de Guapiaçu, ambos no Estado do Rio de Janeiro, Descrição: Estudos sobre os aspectos ecológicos da fauna de culicídeos vêm sendo realizados em diversas áreas de diferentes estados do Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o estudo da entomofauna, responsável pela transmissão da maioria das doenças humanas, tem sido feito sempre em função do diagnóstico de alguns de seus transmissores. O conhecimento da estrutura biocenótica das comunidades de mosquitos é de fundamental importância em áreas nas quais o ambiente vem sofrendo ruptura dos equilíbrios naturais. Tais interferências podem se tornar perigosas, principalmente quando ocorre o contato direto entre esses culicídeos e a população humana local. A conservação e incremento do conhecimento das populações de culicídeos só poderão ser alcançados se a sistemática e ecologia do grupo forem estudadas inteiramente. Assim sendo, a inexistência de dados básicos aliada ao fato de ser uma área ainda não estudada no âmbito da entomofauna de vetores, ensejam a proposição do presente projeto que visa estudar vários aspectos da biologia, ecologia e taxonomia das espécies de mosquitos da área do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e da Reserva Ecológica de Guapiaçu, ambos no Estado do Rio de Janeiro, as quais apresentam características que são fundamentais para a realização do projeto proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Jacenir R S Santos Mallet - Integrante / Júlia dos Santos Silva - Integrante / Anthony Erico Guimarães - Integrante / Cecília Ferreira de Mello - Integrante / Fernanda Christina Morone - Integrante / Hélcio Reinaldo Gil Santana - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2014

    Estudos sobre a ecologia e taxonomia de Mosquitos (Diptera: Culicidae) vetores potenciais de doenças humanas em áreas sob Influência direta do reservatório da Usina Hidrelétrica de Batalha (GO/MG), Descrição: Inquérito geral da fauna de mosquitos no AHE Batalha e áreas adjacentes de comunidades já existentes e/ou de assentamentos. Estabelecer a freqüência estacional, preferência horária e alimentar das diferentes espécies de mosquitos em estações de captura previamente selecionadas, relacionando cada ocorrência as variáveis climáticas locais: temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, fases da lua, etc.. Determinar o exofilismo e endofilismo das espécies de mosquitos para estabelecer a potencialidade de domiciliação e a transmissão de doenças ao homem e/ou animais introduzidos na região durante e após a construção no AHE Batalha. Conhecer as condições dos criadouros de mosquitos anteriores e posteriores ao enchimento do reservatório. Estabelecer o impacto causado pela nova estrutura física e química dos criadouros em relação à escolha do local de postura e as características do reservatório: temperatura da água e ambiente, pH, sais dissolvidos, coloração, aspecto, odor, profundidade e, sempre que possível, determinar a fauna acompanhante. Avaliar as potencialidades das formas imaturas de mosquitos atuarem como indicadores biológicos sob influência de novos componentes, poluidores ou não, dos criadores alterados ou introduzidos na área sob impacto no AHE Batalha .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / Juliana Barreto Pacheco - Integrante / Júlia dos Santos Silva - Integrante / Renata de Freitas Nunes de Oliveira - Integrante / Anthony Erico Guimarães - Integrante / Juliana Oliveira Abreu Narciso - Integrante / Fabiana Fagundes Correa - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2014

    Programa de Gerenciamento Ambiental no Aproveitamento Hidrelétrico de Simplício, RJ/MG, sub-programa: Culicídeos vetores de patógenos causadores de doenças humanas, Descrição: Inquérito geral da fauna de mosquitos no UHE Simplício e áreas adjacentes de comunidades já existentes e/ou de assentamentos. Estabelecer a freqüência estacional, preferência horária e alimentar das diferentes espécies de mosquitos em estações de captura previamente selecionadas, relacionando cada ocorrência as variáveis climáticas locais: temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluviométrica, fases da lua, etc.. Determinar o exofilismo e endofilismo das espécies de mosquitos para estabelecer a potencialidade de domiciliação e a transmissão de doenças ao homem e/ou animais introduzidos na região durante e após a construção no UHE Simplício. Conhecer as condições dos criadouros de mosquitos anteriores e posteriores ao enchimento do reservatório. Estabelecer o impacto causado pela nova estrutura física e química dos criadouros em relação à escolha do local de postura e as características do reservatório: temperatura da água e ambiente, pH, sais dissolvidos, coloração, aspecto, odor, profundidade e, sempre que possível, determinar a fauna acompanhante. Avaliar as potencialidades das formas imaturas de mosquitos atuarem como indicadores biológicos sob influência de novos componentes, poluidores ou não, dos criadores alterados ou introduzidos na área sob impacto no UHE Simplício.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Integrante / Juliana Barreto Pacheco - Integrante / Júlia dos Santos Silva - Integrante / Renata de Freitas Nunes de Oliveira - Integrante / Anthony Erico Guimarães - Coordenador / Juliana Oliveira Abreu Narciso - Integrante / Fabiana Fagundes Correa - Integrante., Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Monitoramento e estudos sobre a ecologia e taxonomia de Mosquitos (Diptera: Culicidae) Vetores potenciais de Doenças Humanas em áreas sob Influência direta do reservatório da Usina Hidrelétrica de São Salvador (TO), Descrição: O estudo das taxocenoses de mosquitos em áreas aonde se vem realizando a introdução do homem nos permitirá conhecer os caminhos que levam esses insetos a comportamentos tão diversificados. Poderemos estabelecer parâmetros para analisar as mudanças ambientais que irão interferir na ecologia desses transmissores de patógenos humanos e que utilizam para seus criadouros tanto águas represadas, vetores de malária, como aquelas em coleções exclusivamente silvestres, vetores de febre amarela silvestre. A realização do presente estudo é uma oportunidade impar de analisar de forma global as configurações bioecológicas e epidemiológicas da fauna de mosquitos dentro de uma região suis generis do cerrado brasileiro. Serão realizadas amostragens em ambiente silvestre, nos domicílios localizados às margens do reservatório, assentamentos e áreas de projeção por semelhança ecológica, em três períodos distintos ao longo de 24 horas consecutivas: diurnos e noturno. Os complexos de espécies crípticas, serão alvo de amostragens específicas para sejam utilizadas ferramentas complementares de identificação. Dos mosquitos capturados com essa finalidade, 60% serão congelados no campo em nitrogênio liquido para estudos de isoezimas, e os 40% restante destinados à analise através das técnicas de RAPD-PCR serão fixados em isopropanol.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Integrante / Juliana Barreto Pacheco - Integrante / Júlia dos Santos Silva - Integrante / Irene Bosch - Integrante / Renata de Freitas Nunes de Oliveira - Integrante / Anthony Erico Guimarães - Coordenador., Financiador(es): Centrais Elétricas - Sede - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2006

    Sistemática e taxonomia de Culicídeos através da microscopia eletrônica de varredura, Descrição: Um dos maiores objetivos da ciência da classificação é agrupar os animais através de seus graus de semelhanças e/ou diferenças, inerentes a cada grupo específico. Através da morfologia, a ciência tem conseguido esta finalidade de uma maneira geral. Entretanto, é sabido que em muitos casos tais diferenças morfológicas em determinadas espécies podem significar a existência de "complexos de espécies", formados por duas, três ou mais "espécies crípticas", que dificilmente são distinguíveis pelos recursos da taxonomia clássica e/ou morfológica. A microscopia eletrônica de varredura tem demonstrado excelentes resultados, surgindo como uma metodologia de estudo complementar da taxonomia morfológica clássica, uma vez que estruturas como, diversas cerdas, textura de tegumento, presença de poros, etc não visíveis através da microscopia ótica, estão enfim podendo ser contempladas. Adicionalmente através de programas acoplados aos microscópios, é possível realizar mensurações com grande precisão. Como desvantagem à utilização da MEV, seu custo é maior se comparado ao da microscopia ótica, sendo, além disso, necessário após a desidratação o beneficiamento do objeto de estudo em um equipamento responsável por realizar a secagem do material utilizando CO2 (Ponto Crítico), seguida da metalização, sem poder esse material jamais retornar ao álcool, o que dificulta quando se trata de materiais de coleção. Mesmo assim, o nível de detalhamento é tal que se torna hoje indispensável ao estudo taxonômico dos diversos grupos. Assim, o estudo detalhado das estruturas externas de diversas espécies Culicídeos permitirá a oportunidade impar de analisar de forma global e continuada, as configurações morfológicas destas visando verificar padrões morfológicos que proporcionem o correto diagnóstico das espécies. Este projeto tem por objetivo um estudo detalhado da morfologia externa de formas imaturas e de adultos de exemplares de duas classes do Filo Artropoda: Classe Insecta (Ordem Diptera).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Integrante / Jacenir R S Santos Mallet - Coordenador / Juliana Barreto Pacheco - Integrante / Anthony Erico Guimarães - Integrante / Juliana Soares Sarmento - Integrante., Financiador(es): One Cursos - Treinamento e Desenvolvimento - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1996 - 2000

    Estudos Bioecológicos e Morfológicos de Haemagogus (Diptera:Culicidae), vetores da febre Amarela no Brasil, Descrição: O estudo da morfologia das populações tropicais que compõem o gênero Haemagogus é de suma importância para o conhecimento mais detalhado da sua biologia, ecologia, taxa de sobrevivência e perfil alimentar, nas áreas consideradas endêmicas e indenes para FAS no Brasil. Assim, o presente estudo permitirá analisar de forma global e continuada as configurações morfológicas de Haemagogus, vetores efetivos ou potenciais do vírus da FAS, que apresentam o comportamento bastante diversificado em todo território brasileiro. Por outro lado, é sabido que em muitos casos tais diferenças morfológicas em determinadas espécies podem significar a existência de complexos de espécies, formados por duas, três ou mais espécies crípticas, que são dificilmente distinguíveis pelos recursos da taxonomia clássica e/ou morfológica, como é o caso do Hg. capricornii e Hg. janthinomys. Além de possibilitar a avaliação de novas situações de risco para ocorrência de doenças em áreas onde as características ambientais e a composição das populações de mosquitos sejam favoráveis a essas possibilidades. Devido à participação prevista de estudantes do Curso de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz implicará no treinamento técnico e científico estudantes de graduação e pós-graduação na continuidade do treinamento em práticas de taxonomia, biologia, ecologia e ultraestrutura. O desenvolvimento do presente projeto reforçará colaborações entre laboratórios da FIOCRUZ já existentes entre o Laboratório de Diptera, Laboratório de Transmissores de Leishmanioses-Setor de Morfologia, Ultraestrutura e a Escola de Saúde Publica ENSP-FIOCRUZ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Jeronimo Augusto Fonseca Alencar - Coordenador / N Dégallier - Integrante / Anthony Érico da Gama Guimarães - Integrante.

Prêmios

2023

Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese 2023 da área de BIODIVERSIDADE do Programa de Pós-Graduação em BIOLOGIA ANIMAL da UFRRJ., Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Coordenação Geral de Colegiados.

2022

Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ)..

2022

Prêmio de primeiro colocado pelo mérito do trabalho, Sedex - Semana de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Iguaçu.

2018

Bolsista Jovem Cientista, FAPERJ.

2018

Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ), CNPq.

2017

Orientação de bolsista nota 10 - Cecilia Ferreira de Mello - FAPERJ., FAPERJ.

2015

Bolsista Jovem Cientista FAPERJ, FAPERJ.

2013

Prêmio Costa Lima de Produtividade Adhoc, EntomoBrasilis.

2013

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, CNPq.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. , Avenida Brasil, 4365 - Lab. Diptera - Pav. Carlos Chagas- Sala 413, Manguinhos, 21040360 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 926, Telefone: (21) 25621238, Fax: (21) 25734468, URL da Homepage:

Experiência profissional

2017 - Atual

ENERGIA SUSTENTÁVEL DO BRASIL S.A

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - 2017

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Produtividade, Carga horária: 999

2019 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Saúde Pública, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa sobre a ecologia e a taxonomia do insetos da família Culicidae de importancia medico- veterinário.

2001 - 2019

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa sobre a ecologia e a taxonomia do insetos da família Culicidae de importancia medico- veterinário.

Atividades

  • 09/2017

    Direção e administração, Casa Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Comissão da Coordenação do Programa-graduação Lato sensu em Entomologia Médica do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 09/2013

    Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vetores de doenças infecciosas., Determinantes ecológicos da dinâmica das doenças transmitidas por vetores., Seminários de entomologia.

  • 01/2005

    Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, Chefe Substituto do Laboratório de Diptera.

  • 01/2003

    Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina de Seminários de Entomologia

  • 10/2001

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Linhas de pesquisa

  • 05/1995 - 12/2001

    Estágios , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Estágio realizado, Laboratório de Diptera- Culicídeos.

1996 - 2000

Institut de Recherche pour le Développement

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

1987 - 2001

Fundação Nacional de Saúde - Presidência

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Guarda de endemias, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/1987 - 08/2001

    Serviços técnicos especializados , Fundação Nacional de Saúde do Rio de Janeiro, Coordenação Regional do Rio de Janeiro.,Serviço realizado, Supervisor de medidas adotadas para controle de Aedes aegypti e Treinamento de agentes Saúde Pública para controle da dengue.

1994 - 1994

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

2015 - Atual

Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Jovem Cientista, Carga horária: 999

2014 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Pós graduação em Biologia animal, Carga horária: 999

2009 - 2013

Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Carga horária: 999