Jorge Pontes

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGEE / UERJ (2010). Mestre em Biologia com concentração em Ecologia - PPGB / UERJ (2005). Desde 2000 realiza pesquisas sobre fauna de vertebrados do Bioma Mata Atlântica, em diferentes ecossistemas, no Estado do Rio de Janeiro. Profissionalmente, atua como Professor na UERJ - FFP nos cursos de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) e de Graduação em Ciências Biológicas, orientando alunos desde 2012. Biólogo concursado da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (desde 2000), atuando nas duas gerências de unidades de conservação municipais (GUC e GOP); Gerente de Operações em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (2023 - 2025); na Gerência de Monitoramento de Biodiversidade e de Planejamento, e na Gerência de Proteção Ambiental, nestes setores desenvolveu diversos estudos, minutas de instrumentos legais, programas e projetos para a criação e implantação de unidades de conservação da natureza, recuperação ecológica de paisagens e no manejo de fauna e flora com reintrodução e revigoramento populacional, inclusive de espécies ameaçadas de extinção e no controle de exóticas invasoras. Foi Chefe da Divisão de Unidades de Conservação no Instituto de Florestas do Estado do Rio de Janeiro (IEF-RJ) (1999 - 2000). Consultor Sênior, atuando na avaliação de áreas naturais, impactos, inventários faunísticos e florísticos, na criação, implantação e gerenciamento de unidades de conservação da natureza e no manejo de fauna e flora. Tem publicado artigos, capítulos e livros, entre outros, abordando temas em Ecologia, Educação Ambiental, fauna (especialmente herpetofauna), flora e unidades de conservação da natureza.

Informações coletadas do Lattes em 22/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ecologia e Evolução

2006 - 2010

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A riqueza e diversidade de anfíbios anuros da Serra do Mendanha, Estado do Rio de Janeiro: grau de conservação da floresta, variação altitudinal e uso de recursos hídricos
, Ano de obtenção: 2010. Carlos Frederico Duarte da Rocha. Palavras-chave: Riqueza; Diversidade; Anfíbios Anuros; Serra do Mendanha; Conservação; Variação altitudinal. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Distribuição Geográfica / Especialidade: Anfíbios Anuros. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas / Especialidade: Ecologia de Populações e de Comunidades. Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Mestrado em Biologia concentração em Ecologia

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A comunidade de serpentes do Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ: composição, riqueza e diversidade em áreas com diferentes graus de conservação
, Ano de Obtenção: 2006.Carlos Frederico Duarte da Rocha.Palavras-chave: Serpentes; Ecologia de Comunidades; Serra do Mendanha; Unidades de Conservação.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada / Especialidade: Conservação de Espécies. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Comportamento Animal. Setores de atividade: Educação Superior; Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.

Graduação em Ciências Biológicas

1979 - 1981

Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Thereza

Formação complementar

2025 - 2025

Capacitação para Gestores de Unidades de Conservação da Natureza. (Carga horária: 15h). , Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, SMAC, Brasil.

2023 - 2023

Curso de pilotagem de drones. (Carga horária: 3h). , Consultoria, treinamento, medicina e segurança e drones Ltda, CSTMA, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento de planejamento adaptativo para planos de manejo de UC. (Carga horária: 32h). , Instituto Estadual do Ambiente, INEA, Brasil.

2018 - 2018

Treinamento para uso do SISS-Geo no monitoramento de epizootias. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2004 - 2004

Taxonomia e Sistemática de Anfíbios do Brasil. (Carga horária: 15h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

1999 - 1999

Animais Silvestres Normatização e Controle. , Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres, RENCTAS, Brasil.

1992 - 1992

Estágio na Divisão de Animais Peçonhentos. (Carga horária: 300h). , Instituto Vital Brazil S/A, VITAL BRAZIL, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em Ecologia de Manguezais. (Carga horária: 96h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

1991 - 1991

A Família Orchidaceae no Brasil. (Carga horária: 10h). , Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Planejamento Ambiental. (Carga horária: 20h). , Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, FEEMA, Brasil.

1983 - 1983

Zootecnia. (Carga horária: 128h). , Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, SEA, Brasil.

1982 - 1982

Extensão universitária em Introdução ao Estudo das Serpentes. (Carga horária: 18h). , Paralelo Gávea, PG, Brasil.

1982 - 1982

Vacinação Animal. (Carga horária: 68h). , Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, SEA, Brasil.

1980 - 1980

Zoonoses e Ofidismo. (Carga horária: 48h). , Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, SEA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Criação, implantação e gerenciamento de unidades de conservação da natureza.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Manejo de fauna e flora.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes/Especialidade: Ensino Superior.

Organização de eventos

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Rosas, J.P.S. ; Pedreira, L.O.L ; Narcizo, A. ; Duque, B. . I Encontro Científico das Unidades de Conservação Cariocas. 2023. (Outro).

Participação em eventos

Mergulho Científico - Peixes Rivulídeos. 2025. (Encontro).

Oficinas Intersetoriais para a Construção da Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade Rio de Janeiro - EPAEB.Conservação da fauna. 2025. (Oficina).

Seminário do Observatório das APAs do Estado do Rio de Janeiro. 2025. (Simpósio).

V Simpósio de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro.O sucesso da refaunação integrada de vertebrados terrestres, com enriquecimento botânico. Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Rio de Janeiro. 2025. (Simpósio).

Webinar - Rivulídeos e sua conservação no estado do Rio de Janeiro.Rivulídeos e as unidades de conservação da natureza no estado do Rio de Janeiro: estudos de casos bem sucedidos (Módulo 5). 2025. (Seminário).

1o. Encontro de Pesquisadores e Troca de Saberes da Cidade de Nova Iguaçu.Maciço Gericinó-Mendanha: entre cobras, lagartos e sapos. 2024. (Encontro).

Avistar 2024.Herpetofauna da Mata Atlântica. 2024. (Encontro).

I Encontro Técnico de Pesquisas do Maciço do Gericinó-Mendanha.falando de bichos do maciço Gericinó-Mendanha. 2024. (Encontro).

1º Encontro Científico das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro.História natural de uma ninhada da falsa-coral (Erythrolamprus aesculapii venustissimus (Wied, 1821), Serpentes, Dipsadidae). 2023. (Encontro).

2o. Congresso Brasileiro de Trilhas. 2023. (Congresso).

57a. Reunião do Fórum Permanente de Direito da Cidade - Desafios do Direito e da Gestão de Cidades Sustentáveis.Espécies ameaçadas de extinção no município do Rio de Janeiro. 2023. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar. O que se aproveita visitando um zoológico? Estudo de caso do Zoológico Municipal de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. 2023. (Congresso).

I Encontro Científivo das Unidades de Conservação Cariocas.Estudando vertebrados em unidades de conservação cariocas. 2023. (Encontro).

III Simpósio Fluminense de Zoologia.Bioinvasão: espécies exóticas e invasoras da fauna. Há solução?. 2023. (Simpósio).

Mesa Redonda - ASAS DE ESPORÃO: poema e vida de um quero-quero: LANÇAMENTO E DEBATE DO DOCUMENTÁRIO NO CINE ARTE UFF.Estudando vertebrados em unidades de conservação cariocas. 2023. (Encontro).

180 dias de gestrão SMAC - 2022. 2022. (Outra).

Gestão Ambiental e Sustentabilidade em Áreas Costeiras e Marinhas: Conceitos e Práticas. 2022. (Outra).

Peixes das nuvens (Leptolebias citripinnis) aspectos ecológicos de seus ambientes (brejos temporários) e de ecologia, hábitos als alimentares e reprodução. 2022. (Outra).

Seminário de Extensão Diálogos Sustentáveis. 2022. (Seminário).

Simpósio de Gestão Ambiental - 9o. aniversário do Parque Estadual do Mendanha.Onça-parda no maciço do Gericinó-Mendanha e a herpetofauna do maciço do Gericinó-Mendanha. 2022. (Simpósio).

Jornada Acadêmica 2021.1 Polo de Nova Iguaçu BIO CEDERJ.A fauna do maciço do Gericinó-Mendanha: segredos revelados. 2021. (Encontro).

I Encontro Científico sobre Magé: turismo, natureza e culturas.A herpetofauna da Fazenda das Nascentes, município de Magé, estado do Rio de Janeiro. 2020. (Encontro).

II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade: (In) Justiça Ambiental e Cuidado.O conhecimento sobre acidentes por animais peçonhentos entre estudantes e profissionais de saúde. 2020. (Encontro).

9o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. A riqueza e diversidade de serpentes do Parque Estadual da pedra Branca, Rio de Janeiro, RJ: dados preliminares. 2019. (Congresso).

9o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Herpetofauna de uma área de Mata Atlântica antropizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro e seu uso para proposição de medidas conservacionistas. 2019. (Congresso).

A invasão da cascavel no Rio de Janeiro - OAB/RJ.Espécies exóticas invasoras e seus impactos. 2019. (Encontro).

I Encontro Científico sobre Magé: turismo, natureza e culturas.Produção acadêmica, projetos de pesquisa e extensão: Magé uma região pouco conhecida ecologicamente. 2019. (Encontro).

VI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro. 2018. (Encontro).

Biodiversidade e Conservação: Ações Cooperativas na Parceria INEA-RJ/UFF. 2017. (Simpósio).

I Seminário Municipal de Fauna Silvestre. 2017. (Seminário).

2o. Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.Importância da participação da FFP-UERJ no Conselho Municipal de Meio Ambiente. 2014. (Encontro).

II Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca.Serra da Tiririca: um hotspot da herpetofauna no Estado do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

Oficina de Planejamento do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada da Mata Atlântica do Sudeste.Conservação de recursos hídricos e poluição no âmbito das espécies contempladas pelo RAN. 2014. (Oficina).

Roda de conversa: Paraty-Cunha, biodiversidade única.Herpetofauna ao longo da RJ-165, Parque Nacional da Serra da Bocaina. 2014. (Encontro).

Workshop Programa de Gestão Ambiental da RJ-165 Estrada-Parque Paraty-Cunha UERJ/SEOBRAS/DER-RJ.A herpetofauna da RJ-165 no trecho Paraty-Cunha, Parque Nacional da Serra da Bocaina. 2014. (Encontro).

II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas. Contribuição do planejamento e manejo de trilhas para a conservação da biodiversidade e monitoramento de impactos sobre padrões e processos ecológicos. 2013. (Congresso).

II Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas. Reflexões sobre manejo de trilhas, geodiversidade, biodiversidade e monitoramento de impactos do uso público. 2013. (Congresso).

Oficina de Consolidação da Lista Oficial de Espécies Exóticas Invasoras do Estado do Rio de Janeiro.Elaboração da lista de espécies da fauna exóticas e invasoras. 2013. (Oficina).

Oficina de Elaboração do Programa Estadual para a Gestão de Espécies Exóticas Invasoras do Estado do Rio de Janeiro.Elaboração do programa de gestão de espécies da fauna exótica invasora no Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Oficina).

VI Congresso Brasileiro de Herpetologia. Estudo ecológico de uma população de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris Daudin, 1802) em uma unidade de conservação da natureza da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro: Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, RJ. 2013. (Congresso).

I Simpósio de Meio Ambiente.Meio Ambiente: um campo de trabalho em crescimento no Brasil. 2012. (Simpósio).

1a. Semana de Saude e Meio Ambiente.Manejo de Unidades de Conservação. 2011. (Outra).

Fim de Semana do Meio Ambiente.Manejo em unidades de conservaçao. 2011. (Encontro).

IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia e V Congresso Brasileiro de Herpetologia. A conservaçao de anuros através do manejo de um ambiente artificial no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. 2011. (Congresso).

Seminario Paisagem e Territorio: reflexões sobre a Baixada de Jacarepagua.Gestão de espaços naturais protegidos: projetos e ações. 2011. (Simpósio).

3o. Herpétil.Serpentes. 2010. (Simpósio).

4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Variação altitudinal na composição de uma assembléia de anuros na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ.. 2009. (Congresso).

Debates Científicos Vital Brazil 90 Anos. 2009. (Encontro).

V Simpósio em Ecologia: Ecologia do Comportamento.Comportamentoreprodutivo e registro de uma ninhada de Polychrus marmoratus (Linnaeus, 1758) na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro. 2009. (Simpósio).

Workshop Empreendimentos Lineares Rodoviários e seus Impactos por Atropelamento na Fauna Silvestre Brasileira.Grupo de trabalho - medidas mitigadoras. 2009. (Oficina).

XI Semana de Biologia da Faculdade de Formação e Professores.Metodologia em Estudos Ecológicos de Herpetofauna. 2009. (Encontro).

I Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca.A fauna da Serra da Tiririca: composição e conservação. 2008. (Encontro).

III Simpósio em Ecologia - Monitoramento biológico de ecossistemas aquáticos continentais: da teoria à prática.Uso de recursos hídricos por girinos na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. 2008. (Simpósio).

Mini-conferência Conservação Ambiental na América Latina. 2008. (Outra).

Workshop Plano de Ação para Orquídeas Ameaçadas no Brasil.Grupo de trabalho do ES, RJ e SP. 2008. (Oficina).

VI Semana de Biologia da Universidade Estácio de Sá.Ecologia de Serpentes da Mata Atlântica. 2007. (Outra).

X Semana de Biologia da UERJ - FFP.Políticas Ambientais. 2007. (Outra).

I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas. Planejamento, manejo de trilhas e impactos na fauna. 2006. (Congresso).

I Encontro Estudantil de Botânica e Zoologia da Universidade Veiga de Almeida.A comunidade de serpentes do Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, RJ.. 2005. (Encontro).

1o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Anurofauna do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 2004. (Congresso).

Água: uso e conservação. II Semana de Meio Ambiente - SMAC / ETR-5.Introdução à Ecologia de Córregos. 2004. (Outra).

2o. Simpósio de Áreas Protegidas: conservação no âmbito do Cone Sul. 2003. (Simpósio).

Encontro do Clube de Observadores de Aves do RJ.Serpentes. 2003. (Outra).

XII Encontro de Biólogos do Rio de Janeiro e Espírito Santo.Implantação e gestão de Unidades de Conservação no Município do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

Simpósio O Animal de Laboratório em Ciência e Tecnologia e IV Encontro de Técnicos em Laboratório.. 2002. (Simpósio).

VIII Semana de Biologia da Universidade Castelo Branco.Serpentes do Brasil: uma introdução. 2002. (Outra).

VIII Semana de Biologia da Universidade Castelo Branco.Gestão de Unidades de Conservação. 2002. (Outra).

XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Diversidade de serpentes da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá, RJ). 2002. (Congresso).

II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2000. (Congresso).

Planejamento e Manejo Bio-Regional - II Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação. 2000. (Seminário).

VII Workshop Nacional de Animais Silvestres: normatização e controle. 2000. (Oficina).

Mini-simpósio Lachesis muta: um desafio biológico e toxinológico. 1998. (Simpósio).

XVIII Jornada Fluminense de Botânica.A flora rupícola do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 1998. (Encontro).

IV Semana de Biologia UERJ - FFP.Legislação e Fiscalização Ambiental. 1997. (Outra).

Pelos caminhos da Tiririca - Ecoturismo no Parque.Aspectos gerais do Parque Estadual da Serra da Tiririca. 1996. (Encontro).

IV Congresso Brasileiro de Defesa de Defesa do Meio Ambiente. 1995. (Congresso).

XV Jornada Flumunense de Botânica. 1995. (Encontro).

I Fórum de Debates sobre Manguezais. 1991. (Encontro).

Parque Estadual da Serra da Tiririca.Serra da Tiririca. 1991. (Seminário).

II Encontro Brasileiro de Herpetólogos. 1990. (Encontro).

I Semana do Meio Ambiente - SEMEIA.Aspectos Ecológicos da Serra da Tiririca. 1990. (Encontro).

Limpeza Urbana: direito e dever de todos.Lixo: implicações no meio ambiente, na saúde da população e o papel do cidadão na limpeza da cidade. 1990. (Encontro).

I Semana de Biologia UNIRIO.Aspectos Ecológicos da Serra da Tiririca. 1989. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Maria Thayane Honório Vieira

SANTORI, R.T.; SOUZA, C. M. V.; MACHADO, C.; DORVILLÉ, L. F. M.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Identificação das espécies de escorpiões encontradas noEstado do Rio de Janeiro por agentes de saúde. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Breno da Silva Ramos Rodrigues

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; VALLEJO, Luiz Renato;PIMENTEL, Douglas de Souza; SATHLER, Evandro. A percepção ambiental dos frequentadores do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Suellen Ferreira Gomes dos Santos

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Pereira, C.S.; SAMPAIO, M.C.; Góes, A. C. S.; SANTORI, R. T.. Educação ambiental em zoológicos: a perspectiva dos visitantes que não integram o público infantil. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila de Andrade Campos

KIEFER, Mara C.; SIQUEIRA, Carla C.; Silva, H.R.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Gonzalez, M.S.. Descrição dos sinais visuais de comunicação do lagarto Tropidurus torquatus (Wied, 1820) (Tropiduridae) na Restinga de Maricá, RJ. 2024. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: André Pontes de Andrade Costa

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; VALLEJO, Luiz Renato; DELFINO, D. O.. O Uso Público Religioso no Monte das Oraçõesdo Parque Estadual da Serra da Tiririca, Estado do Rio de Janeiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rubevaldo Ferreira Rocha

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T.; SANTORI, R.T.;PONTES, Rafael Cunha. Diversidade, riqueza e uso de recursos hídricos por anfíbios no Sítio Pedagógico da Jacira, Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Cavalcante de Moura

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; GUIMARÃES, E.F.; PINTO, L.J.S.; COSTA, L. M.; SANTOS, M.G.; QUEIROZ, G.A.. Análise morfológica das sementes de Piper L. (Piperaceae) do Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: uma contribuição para os estudos da quiropterofauna. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Costa Siqueira

BARROS, Ana Angélica Monteiro; RODARTE, A. T. A.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; BENEVIDES, C. R.. Fenologia e biologia reprodutiva de Coleocephalocereus fluminensis (Miq.) Backeb. - Cactaceae. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Caroline Victória dos Santos Rodrigues

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SOUZA, C. M. V.; Silva, J.C.M.;PIMENTEL, Douglas de Souza; CUNHA, L. E. R.. Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais da saúde do Estado do Rio de Janeiro. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Eduardo Mendonça Regio

PONTES, Jorge Antônio LourençoBARROS, Ana Angélica Monteiro; KIEFER, Mara Cíntia; ARAÚJO, F.V.;PONTES, Rafael Cunha. As serpentes do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Miguel Relvas Ugalde

KIEFER, Mara C.; SIQUEIRA, Carla da Costa; SANTOS, Marlon Almeida;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; HANDAM, Breno. Diversidade história natural da herpetofauna do Parque Estadual Cunhambebe, RJ, Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Saulo José de Araújo Barcellos

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; REIS, H.B.R; SANTORI, R.T.; Macedo, Joana S.. Projeto Abaetê: percepção ambiental no uso público do Parque Estadual dos Três Picos, sede Jequitibá, Cachoeiras de Macacu, RJ. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Jones Souza

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; KIEFER, Mara Cíntia;BARROS, Ana Angélica Monteiro. Herpetofauna de uma área de Mata Atlântica antropizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro e seu uso para a proposição de medidas conservacionistas. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Boechat de Brito Barbosa

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; MIRANDA, J.C.. Parque Natural Municipal Darke de Mattos: subsídios para a gestão de uma unidade de conservação na Ilha de Paquetá, RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Ferreira Motta

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; SALVIO, G.M.M.. Conhecendo a Mata Atlântica na Serra de Ibitipoca, Minas Gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Jennifer da Silva Arêas

KIEFER, Mara C.; SIQUEIRA, Carla C.; BISI, T.L.; LAVANDIER, R.C.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Contaminação por elementos traço em uma população do lagarto Tropidurus torquatus (Wied, 1820) (Tropiduridae) da restinga de Massambaba, município de Arraial do cabo, RJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Koster da Costa

SIQUEIRA, Carla da Costa; BORGES-JUNIOR, VITOR NELSON TEIXEIRA;VRCIBRADIC, DavorPONTES, Jorge Antônio Lourenço. Ecologia térmica e uso do microhábitat pelo lagarto Tropidurus torquatus (Wied, 1820) (Tropiduridae) da Restinga de Massambaba, município de Arraial do Cabo, RJ, Brasil. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Henrique Lyra Dos Santos

REIS, H.B.R; Bergallo, H.G.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Ecologia de Brachycephalus margaritatus Pombal & Izecksohn, 2011 (Anura: Brachycephalidae) na APA de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade em Unidades de Conservação) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Aluno: Rhaiza Gama Esteves

CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T.; GIMÊNEZ, A.R.M.; CARVALHO E SILVA, S.P.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Comportamento alimentar e aspectos reprodutivos da Bothrops insularis (Amaral, 1921) (Serpentes, Viperidae) na criação ex situ do Instituto Vital Brazil. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL)) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Iftime

PIMENTEL, Douglas de Souza; SANTIAGO, Ana Maria de Almeida;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; DIAS, F.F.. Comunidade tradicional do Guapicum, Guaraqueçaba, PR: dinâmica territorial e interações socioambientais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Pinto Meireles

PONTES, Jorge Antônio LourençoPIMENTEL, Douglas de Souza; MENDES, R.R.L.; GONÇALVES, M.P.. A Educação Ambiental no controle da bioinvasão marinha de coral-sol (Tubastraea spp., Anthozoa, Dendrophyllidae) em Angra dos Reis, Estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephanie Michelle Silva Maia

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio LourençoPIMENTEL, Douglas de Souza; VALLEJO, Luiz Renato. Avaliação do uso público em áreas de escaladas na Serra da Tiririca/Niterói, Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tulio Augusto Carvalhaes da Fonseca

SANTORI, R.T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Verona, C.E.. Conhecimento, usos e práticas de moradores do entorno da APA do Engenho Pequeno e Morro do Castro (São Gonçalo, RJ) em relação a vertebrados exóticos e domésticos. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Igor Camacho de Souza

SANTORI, R.T.; BAHIA, J.D.V.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; BRUNO, S.F.. Ornitologia Social: aves, cultura e conservação no litoral do município de Maricá. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Amorim Moreira de Azevedo

BARROS, Ana Angélica Monteiro; ROCHA, J.A.; DORVILLÉ, L. F. M.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Ewe igbo: Árvores sagradas do Candomblé no contexto socioambiental. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Priscila Yumi Begot Ueoka

KIEFER, Mara C.; MENEZES, V. A.; FERNANDES, R.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SIQUEIRA, Carla C.. Diversidade e influência da mineração sobre a comunidade de lagartos na Floresta Nacional de Carajás, sudeste do Pará, Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávio Augusto Pereira Mello

COSTA, N.M.C.; CHIROL, A.; GUERRA, A.J.T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; MARQUES, J.S.. Geoecologia de trilhas: uma no proposta metodológica para o planejamento e manejo de trilhas na gestão de uso público em unidades de conservação da natureza. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ricardo Francisco Freitas Filho

MOULTON, T.P.; CAMPOS, Z. M. S.; KAJIN, M.; KIEFER, Mara C.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Crescimento, dinâmica populacional, manejo e conservação do jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris Daudin, 1802) no município do Rio de Janeiro. 2013. Tese (Doutorado em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávio Augusto Pereira Mello

COSTA, N.M.C.; Costa, V.C.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Utilização de geoindicadores bióticos para o monitoramento de impactos de visitação e gestão do uso público em unidades de conservação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Meio Ambiente) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Welerson MenezesRodrigues de Oliveira

PONTES, Jorge Antônio LourençoPIMENTEL, Douglas de Souza; Silveira Junior, W. J.; SILVA, P. M. M.. Ações da Educação Ambiental no Refúgio de Vida Silvestre deMaricá e no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, estado do Rio de Janeiro: um estudo comparativo degestão e projetos. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Carolina Lopes Silva Santos

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; Silveira Junior, W. J.; SILVA, P. M. M.; LAMEGO, C. R. S.. Impacto do Uso Público na trilha do Morro das Andorinhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca: A sociedade na trilha daconservação ambiental. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Thayane Honório Vieira

SANTORI, R.T.; SOUZA, C. M. V.; MACHADO, C.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; DORVILLÉ, L. F. M.. Identificação das espécies de escorpiões encontradas no estado do Rio de Janeiro por agentes de saúde. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rubevaldo Ferreira Rocha

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T.; SANTORI, R.T.;PONTES, Rafael CunhaBARROS, Ana Angélica Monteiro. Riqueza, diversidade e uso de recursos hídricos por anfíbios no Sítio Pedagógico da Jacira, Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Caroline Victória dos Santos Rodrigues

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Silva, J.C.M.; SOUZA, C. M. V.;PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Rafael Cunha. Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais de saúde. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Cavalcante de Moura

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; GUIMARÃES, E.F.; QUEIROZ, G.A.; PINTO, L.J.S.;PIMENTEL, Douglas de Souza. Análise morfológica das sementes de Piper L. (Piperaceae) do Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Brasil: como contribuição para os estudos sobre quiropterofauna. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Pontes de Andrade Costa

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; VALLEJO, Luiz Renato; DELFINO, D. O.. O real e o virtual na gestão do uso público religioso, no Monte das Orações, no Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói e Maricá, RJ. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nivia Cristina Veiga Raymundo Correa

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SILVA, F. V.; FERREIRA, M. A. R.; FERREIRA, I.. Impactos da visitação pública na avifauna dos Parques Municipais Bosque da Barra e da Freguesia, município do Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rodrigo Carneiro Rosa

BARROS, Ana Angélica Monteiro; NASCIMENTO, T.G.; ROCHA, J.A.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Pinto, L.J.S.. Presente à Yemoja: um estudo sobre a sustentabilidade ambiental da prática religiosa em Sepetiba no Rio de Janeiro, Brasil. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Costa Siqueira

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; RODARTE, A. T. A.; BENEVIDES, C. R.; LEÃO, L. C. S.. Fenologia e biologia reprodutiva de Coleocephalocereus fluminensis (Miq.) Backeb. - Cactaceae. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathalia Otaviano da Rocha

BARROS, Ana Angélica Monteiro; BASTOS, W.G.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; PINTO, L.J.S.; OLIVEIRA, R.. O patrimônio da Mata Atlântica de São João Marcos, Rio Claro, estado do Rio de Janeiro: a História Ambiental como estratégia para o estudo interdisciplinar do ambiente. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Eduardo Mendonça Regio

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; BARROS, Ana Angélica M; SIQUEIRA, Carla da Costa. A riqueza e a diversidade de serpentes do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, RJ. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Saulo José de Araújo Barcellos

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; Macedo, Joana S.. Projeto Abaetê: percepção ambiental no uso público do Parque Estadual dos Três Picos, Sede Jequitibá, Cachoeiras de Macacu, RJ. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Guilherme Jones de Souza

PONTES, Jorge Antônio LourençoBARROS, Ana Angélica Monteiro; KIEFER, Mara Cíntia;PONTES, Rafael Cunha. Herpetofauna de uma área antropizada de Mata Atântica na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, seu uso para a educação ambiental e proposição de medidas conservacionistas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: André Rocha

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; DORVILLÉ, L. F. M.; BAPTISTA, Renner L. Cerqueira. Riqueza e diversidade de aranhas em diferentes gradientes altitudinais, Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos de Problemas Brasileiros) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiza Boechat de Brito Barbosa

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; MIRANDA, J.C.. Caracterização e análise ambiental da Ilha de Paquetá, RJ. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernanda Fonseca Motta

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; MIGUEL, J.R.; NASCIMENTO, T.G.; PEDRINI, A.G.. Conhecendo a Mata Atlântica na Serra do Ibitipoca, Minas gerais: a educação ambiental como estratégia de conservação do meio ambiente. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Joyce Costa Batista

PIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTIAGO, Ana Maria de Almeida. História ambiental da comunidade do Guapicu (Guaraqueçaba, PR): dinâmica territorial e intereções espaciais. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Igor Camacho de Souza

SANTORI, R.T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; BAHIA, J.D.V.. Ornitologia Social: aves, cultura e conservação no litoral do município de Maricá, RJ. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Vitor Amorim Moreira de Azevedo

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; ROCHA, J.A.. Ewe igbo: Árvores sagradas do Candomblé no contexto socioambiental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Túlio Augusto Carvalhaes Fonseca

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Verona, C.E.; SANTORI, R.T.; SANTOS, M.G.. Diagnóstico sobre vertebrados exóticos introduzidos na APA do Engenho Pequeno e Morro do Castro, SG: conhecimento local, uso e práticas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephanie da Silva Maia

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; VALLEJO, Luiz Renato;PIMENTEL, Douglas de Souza. Uso público em afloramentos rochosos na Serra da Tiririca, Niterói, RJ, Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila Pinto Meireles

PONTES, Jorge Antônio LourençoPIMENTEL, Douglas de Souza; SANTIAGO, Ana Maria de Almeida; GONÇALVES, M.P.. A educação ambiental no controle da bioinvasão marinha do coral-sol (Tubastrea spp.) em Angra dos Reis, RJ. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Mateus Moraes Leobons Gonçalvez Abreu

CORREA, N. C. V. R.; GONÇALVES, M.P.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Levantamento de avifauna no Poço Bento do Padre São José de Anchieta, Magé, RJ. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Anastácia Lopes de Lima

Pires, Alexandra;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; LOUZADA, M. A. P.. Vertebrados terrestres não-voadores das unidades de conservação da natureza situadas no maciço do Gericinó-Mendanha, estado do Rio de Janeiro. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Suellen Ferreira Gomes dos Santos

Pereira, C.S.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SAMPAIO, M.C.; CARVALHO, W. F.. Museu de Ciências à céu aberto: Espaço Baleia Jubarte da Praia do Forte, Mata de São João-BA e suas atividades educacionais. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruna Patrício da Costa

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTORI, R.T.;PONTES, Rafael Cunha; REGIO, L.E. M.. Distribuição do jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris (Daudin, 1801)) na laguna de Itaipu, Niterói, estado do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Antonio Carlos Peres do Amaral

PONTES, Jorge Antônio LourençoPONTES, Rafael Cunha; REGIO, L.E. M.. Conhecer para preservar: uma investigação sobre as interações entre moradores de Niterói e serpentes. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Aluno: Franciane Castelhano Leal de Souza

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SOUZA-LIMA, R.; Lira, F.O; RIBEIRO, E.A.. Uma revisão sobre ocorrência da família Rivulidae no estado do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: MATEUS FREITAS DE MELLO E SILVA

Oliveira, L.C.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Alexandre, B.R.. Análise comparativa do desenvolvimento de mudas nativas na REBIO de Poço das Antas, Silva Jardim, RJ. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raniery Tibau Rodrigues

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SIQUEIRA, C. C.; SOUZA, G.J.. A expansão da área de ocorrência de Crotalus durissus Linnaeus, 1758 (Serpentes, Viperidae) no estado do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lia Aguiar Gonçalves Motta

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; BARROS, Ana Angélica M; SIQUEIRA, Carla da Costa. A herpetofauna da Fazenda Três Nascentes, Magé, Estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Letícia Francisco de Oliveira

KIEFER, Mara Cíntia; SANTOS, Marlon Almeida;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Dimorfismo sexual e dieta de uma população de Tropidurus torquatus (Wied, 1820) (Squamata: Tropiduridae) do Cerrado de Minas Gerais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joyce de Melo e Silva

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; Azevedo, V.A.M. Avaliação da invasão biológica por plantas ornamentais e ritualísticas no vale do Córrego dos Colibris, Serra da Tiririca, Niterói, estado do Rio de Janeiro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Miguel Relvas Ugalde

KIEFER, Mara Cíntia;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTOS, Marlon Almeida. Diversidade da herpetofauna da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Rosas, J.P.S.;PIMENTEL, Douglas de SouzaBARROS, Ana Angélica Monteiro. Uso de medidas compensatórias no manejo e na recuperação ambiental de unidades de conservação da natureza municipais de proteção integral, Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcia Pessoa Paes Pinto

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Mello, F.A.P.; HASSAN, P. G. A.. A herpetofauna do Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro, RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Anna Caroline Victória dos Santos Rodrigues

GIMÊNEZ, A.R.M.; SILVA, T.T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Répteis da APA de Guapimirim: répteis associados ao manguezal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: José Carlos da Silva Bomfim

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; LACERDA, L.E.M; Mello, F.A.P.;PONTES, Rafael Cunha. O tráfico de animais silvestres na literatura para o ensino médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas à Distância) - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

Aluno: Aline de Oliveira Leal

Hadju, G.L.; Silva-de-Paula, T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTORI, R.T.; VASCONCELOS, A.V.. Caracterização genética de tartarugas-verdes (Chelonia mydas Linnaeus, 1758) encontradas na área de influência da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, Angra dos Reis e Paraty, Estado do Rio de Janeiro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: EDUARDO FRANKLIN TAMAKI

GIMÊNEZ, A.R.M.; SILVA, T.T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Ranário: construção e métodos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Davi Nepomuceno da Silva Machado

BARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço; COUTO, R.S.. Plantas exóticas invasoras: uma investigação socioambiental no Morro das Andorinhas, Itaipu, Niterói, RJ, Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Fabiana Gonçalves Pimenta

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; OLIVEIRA, A.C.P.; SOUZA, F.C.. Lixo e resíduos sólidos no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, Brasil: um problema para a gestão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco.

Aluno: Gustavo Souza de Barcelos

GIMÊNEZ, A.R.M.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SILVA, T.T.. A riqueza de espécies de lagartos e serpentes da Serra da Tiririca, Niterói/Maricá, RJ. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Mateus de Alcantara Ribeiro Ramos

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; PONTES, R. C.; MIRANDA, C. M.. Variação sazonal de anfíbios anuros da lagoa Brava, APA Itaipuaçu, Maricá, Sudeste do Brasil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Gabriel da Cunha Lessa

SANTOS, M.G.; PORTUGAL, A.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; PINTO, L.J.S.. Identificação de elementos florísticos para a proposição de uma trilha interpretativa no Parque Eduardo Travassos (Parque das Águas), Niterói, Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Rodrigo Peixoto Nunes

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTORI, R.T.;PONTES, Rafael Cunha. Inventário da mastofauna terrestre do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores - UERJ.

Aluno: Felipe da Encarnação Lemos Flores

SOUZA-LIMA, R.; ARAÚJO, F.V.; SANTORI, R.T.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Guia de dissecação do peixe ósseo Priacanthus arenatus (olho-de-cão, Priacanthidae, Perciformes). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: André Costa Siqueira

BARROS, Ana Angélica Monteiro; LUZ, J.L.;PONTES, Rafael CunhaPONTES, Jorge Antônio Lourenço. Quiropterofauna do Morro das Andorinhas, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; BARBOSA, A.V.; GUIMARÃES, I.S. Estudos das variantes polimórficas funcionais clássicas e não clássicas do gene FCGR2C. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Paulo Gênesis de Alvarenga Hassan

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; KIEFER, Mara C.; KAJIN, M.. Estrutura e impactos ambientais sobre uma população de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris (Daudin, 1802)), Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Cilene Lima de Oliveira

BARROS, Ana Angélica MonteiroPIMENTEL, Douglas de SouzaPONTES, Jorge Antônio Lourenço. Os beija-flores como instrumentos de educação ambiental na Reserva Ecológica de Guapiaçu, Cachoeiras de Macacu, RJ, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Giselle Gomes Moreira da Silva

SANTOS, M.G.; Pinto, L.J.S.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. O estado da arte de restauração ambiental em restingas do Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Jhonny Capichoni Massante

Lima, R.S.;PONTES, Rafael CunhaPONTES, Jorge Antônio Lourenço. Composição e estrutura da comunidade de peixes da Lagoa de Pernambuca, Parque Estadual da Costa do Sol, Araruama, RJ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Edvandro de Abreu Ribeiro

Alves, Maria Alice Santos;BARROS, Ana Angélica Monteiro; VECCHI, M. B.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Assembléias de aves em plantio de eucaliptos e de trecho de floresta ombrófila densa na Reserva Biológica União, RJ, Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: André Flores Bueno

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTOS, M.G.. Um estudo de caso sobre o nível de conhecimento dos alunos do CIEP 411 Dr. Armando Leão Ferreira: lixo urbano, armazenamennto, coleta e reciclagem nos domicílios dos estudantes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Stephanye Almeida Leite

PIMENTEL, Douglas de SouzaBARROS, Ana Angélica MonteiroPONTES, Jorge Antônio Lourenço. Impactos sobre a experiência do visitante no Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Ana Olívia de Almeida Reis

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Alves, Maria Alice Santos; SANTORI, R.T.. Dieta de skuas antárticas (Catharacta sp.): análise de egragópilas e outras evidências de predação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Eduardo Treptow Ferreira

Figueiredo, C.A.A.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Silva, H.B.I.. Gestão da pesquisa científica em unidades de conservação: o caso da APA Gericinó-Mendanha. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raphael Silvares Lopes

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; MENEZES JUNIOR, L.F.; PINTO, A.C.D.C.. Atividade horária de morcegos filostomídeos em um fragmento de Mata Atlãntica do Rio de Janeiro, sudeste, Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Patrícia da Silva Barros

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTOS, M.G.; Pinto, L.J.S.. A ocupação humana no entorno de uma unidade de conservação: o convívio com a fauna silvestre. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Rhaiza Gama Esteves

MELGAREJO, A. R.; ALMEIDA, E. V.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Biologia alimentar e reprodutiva da jararaca-ilhoa Bothropoides insularis (Amaral, 1921), no Instituto Vital Brazil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Marinha) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Bárbara Fernandes Pacheco

MELGAREJO, A. R.; GONÇALVES, M.P.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Estruturas defensivas dos peixes ósseos: Genidens genidens, Chilomycterus spinosus e Scorpaena plumieri. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Marinha) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Dayana Santos Moura

MELGAREJO, A. R.; GONÇALVES, M.P.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Fibropapilomatose em tartaruga-verde, Chelonia mydas (Linnaeus, 1758) (testudines, Chelonidae): revisão e relato de caso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Marinha) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Jonathan Juan de Lima Vieira

DORVILLÉ, L. F. M.; SOUZA, C. M. V.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Criação de escorpiões de importância médica Tityus serrulatus (Lutz & Mello, 1922) em cativeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Luiz Flávio Brito de Aguiar Lopes

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; GONÇALVES, M.P.; GIMÊNEZ, A.R.M.. Herpetofauna de uma região insular do Estado do Rio de Janeiro, Ilha Rasa, RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Marinha) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

Aluno: Rafael Cunha Pontes

SANTORI, R.T.; FUSINATTO, L.A.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Anfíbios da Serra da Tiririca Niterói / Maricá, RJ: Diversidade, riqueza e preservação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Camila Sant'Anna

MENEZES JUNIOR, L.F.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTORI, R.T.. Padrão reprodutivo de morcegos filostomídeos (Mammalia, Chiroptera) em fragmento de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Karinna Gomes Salgueiro

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTORI, R.T.; PINTO, L.J.S.. Tráfico da fauna silvestre brasileira: situação no município de São Gonçalo, RJ. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Saulo Félix de Almeida

SANTORI, R.T.; MENEZES JUNIOR, L.F.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Hábitos alimentares de Tonatia bidens (Mammalia, Chiroptera) no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ.

Aluno: Cláudio Sérgio Corrêa Lau

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Silva, Guilherme R.; SILVA, Tereza Cristina G.. Registro do jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris (Daudin, 1802): Crocodylia; Alligatoridae) nos parques naturais municipais da Baixada de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Laís Portella Silva

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; VERÇOZA, Fábio de Castro. Dados ecológicos de uma população de Leptodactylus marmoratus(Steindachner, 1867) (Anura, Leptodactylidae) da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luiza Bezerra de Menezes Perin

MELGAREJO, A. R.; GOMES, J. H. C.;PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Ocupação de espaços pelos lagartos na restinga da Praia de Itacoatiara, Niterói, RJ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Marinha) - Faculdades Integradas Maria Thereza.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SANTOS, M.G.; Ayres, A.C.B.M.. Concurso de seleção para o ingresso no Curso de Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade. 2012. Faculdade de Formação de Professores UERJ.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; SKINNER, L. F.. Processo seletivo para Professor Substituto do Departamento de Ciências para a Área de Ecologia e Evolução. 2013. Faculdade de Formação de Professores UERJ.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Avaliação de projetos de doutorado submetidos ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde. 2021. Fundação Oswaldo Cruz.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; Mello, F.A.P.; COSTA, N.M.C.. Comissão técnico-científica (Eixo 01 Uso Público e Conservação da Biodiversidade em áreas protegidas). 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço; VECCHI, M. B.. 21a. Semana de Iniciação Científica da UERJ (SEMIC). 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço. Membro de comissão julgadora em Feira de Ciências. 1993. Associação Educacional Plínio Leite.

Orientou

Pedro Ricardo Barros Marques

Educação ambiental e a divulgação de conhecimento científico, contribuindo para a conservação de um alagado de restinga no município de Maricá; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

José Victor Maciel

A herpetofauna da região central do Parque Nacional da Serra da Bocaina, estado do Rio de Janeiro; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Breno da Silva Ramos Rodrigues

A percepção ambiental dos visitantes do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, estado do Rio de Janeiro, Brasil; 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Suellen Ferreira Gomes dos Santos

Educação Ambiental em zoológicos: a perspectiva dos visitantes que não integram o público estudantil; 2024; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jorge Pontes;

Nivia Cristina Veiga Raymundo Correa

Impactos da visitação pública na avifauna dos Parque Naturais Municipais Bosque da Barra e Bosque da Freguesia, município do Rio de Janeiro; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Rubevaldo Ferreira Rocha

Diversidade de anuros e uso de recursos hídricos, Sítio pedagógico da Jacira, município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro; 2023; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Anna Carolina Victória dos Santos Rodrigues

Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais da saúde do Estado do Rio de Janeiro; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Luciana Cavalcante de Moura

Identificação de Piper L; (Piperaceae) através de sementes para uso em estudos da quiropterofauna do Leste Metropolitano do Rio de Janeiro, Brasil; 2022; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Luiz Eduardo Mendonça Regio

As serpentes do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro; 2021; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Guilherme Jones Souza

Herpetofauna de uma área de Mata Atlântica antropizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro e seu uso para proposição de medidas conservacionistas; 2019; Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, ; Orientador: Jorge Pontes;

Paulo Gênesis Alvarenga Hassan

Impactos de origem antrópica a uma população de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris (Daudin, 1801)), Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil; 2017; Dissertação (Mestrado em Ecologia e Evolução) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Jorge Pontes;

Camila Pinto Meireles

A Educação Ambiental no controle da bioinvasão marinha de coral-sol (Tubastraea spp; , Anthozoa, Dendrophyllidae) em Angra dos Reis, Estado do rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino, Ambiente e Sociedade) - Faculdade de Formação de Professores UERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jorge Pontes;

Marcia Pessoa Paes Pinto

Inventário populacional de capivaras Hydrochoerus hydrochaeris (Linnaeus, 1776) e propostas conservacionistas, do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Rio de Janeiro, RJ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Biol; , Manejo e Medicina de animais) - Faculdade de Tecnologia SENAC Rio; Orientador: Jorge Pontes;

Danielle Raro de Oliveira

Monitoramento sanitário de capivaras Hydrochoerus hydrochaeris (Linnaeus, 1766) no Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Rio de Janeiro, RJ; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Biol; , Manejo e Medicina de animais) - Faculdade de Tecnologia SENAC Rio; Orientador: Jorge Pontes;

Rodrigo Oliveira Castellões

Gestão de Unidade de Conservação, um estudo de caso: Parque Natural Municipal da Prainha; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Executiva em Meio Ambiente da COPPE) - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia; Orientador: Jorge Pontes;

Franciane Castelhano Leal de Souza

Uma revisão sobre ocorrência da família Rivulidae no estado do Rio de Janeiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Bruna Patrício da Costa

A população de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris (Daudin, 1801)) da laguna de Itaipu, niterói, estado do Rio de Janeiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Antonio Carlos Peres do Amaral

Acidentes por animais peçonhentos: saberes entre profissionais da saúde do Estado do Rio de Janeiro; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Alessandra Alvarenga de Lima

Um curso de extensão inclusivo pode melhorar a forma de proteger o ambiente natural?; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Rafael Andrada de Araújo Martins

A mastofauna terrestre da Reserva Particular do Patrimônio Natural Bicho Preguiça, Rio de Janeiro, Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade São José; Orientador: Jorge Pontes;

Raniery Tibau Rodrigues

A expansão da área de ocorrência de Crotalus durissus Linnaeus, 1758 (Serpentes, Viperidae) no estado do Rio de Janeiro; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Lia Aguiar Gonçalves Motta

A herpetofauna da Fazenda Três Nascentes, Magé, Estado do Rio de Janeiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Uso de medidas compensatórias no manejo e na recuperação ambiental de unidades de conservação da natureza municipais de proteção integral, Rio de Janeiro, sudeste do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Lorraine de Almeida Leite

Ecologia de uma população de Chironius fuscus (Serpentes, Colubridae) da Serra do Mendanha, Estado do Rio de Janeiro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Marcia Pessoa Paes Pinto

A herpetofauna do Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro, RJ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

[Nome removido após solicitação do usuário]

Ecologia de uma população de girinos de Crossodactylus gaudichaudii (Anura, Hylodidae) da Serra do Mendanha, Estado do Rio de Janeiro; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Fabiana Gonçalves Pimenta

Lixo e resíduos sólidos no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, Brasil: um problema para a gestão; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Castelo Branco; Orientador: Jorge Pontes;

Rodrigo Peixoto Nunes

Inventário de mastofauna terrestre do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Paulo Gênesis de Alvarenga Hassan

Estrutura e impactos ambientais sobre uma população de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris (Daudin, 1802)), Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

André Flores Bueno

Um estudo de caso sobre o nível de conhecimento dos alunos do CIEP 411 Dr; Armando Leão Ferreira: lixo urbano; armazenamento, coleta e reciclagem nos domicílios dos estudantes; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ; Orientador: Jorge Pontes;

Patrícia da Silva Barros

A ocupação humana no entorno de uma unidade de conservação: o convívio com a fauna silvestre; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Formação de Professores UERJ; Orientador: Jorge Pontes;

Laiz Canuto Tavares Perro

Estudo de uma assembléia de anfíbios anuros em uma poça reprodutiva após o manejo, Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Jorge Pontes;

Rafael Cunha Pontes

Anfíbios da Serra da Tiririca, Niterói / Maricá, RJ: diversidade, uso de microhábitat e conservação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Cristiane Pinto Santa Fé

Ecologia de uma população de Physalaemus signifer (Girard, 1853) (Anura, Leiuperidae) da Serra do Mendanha, Estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Grande Rio; Orientador: Jorge Pontes;

Laís Portella Silva

Dados ecológicos de uma população de Leptodactylus marmoratus (Steindachner, 1867) (Anura, Leptodactylidae) da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Jorge Pontes;

Fernanda de Souza Lemos

Distribuição de espécies da ictiofauna no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha; 2004; 22 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jorge Pontes;

Produções bibliográficas

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; REGIO, L.E. M. . Primeiro registro de Rhinella pygmaea (Myers & Carvalho, 1952) para o município do Rio de Janeiro, RJ, e ameaças à sua conservação. HERPETOLOGIA BRASILEIRA , v. 14, p. 17376835, 2025.

  • PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO ; DUQUE, BIANCA ROSSI DUQUE ; CABADA DOS SANTOS, DHAVI CABADA DOS SANTOS . PRIMEIRO REGISTRO DE ATAQUE DE Caiman latirostris (Daudin, 1801 '1802') EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, SUDESTE DO BRASIL. ANAIS USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO , v. 13, p. 30-38, 2025.

  • PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO ; CABADA DOS SANTOS, DHAVI ; ROSSI DUQUE, BIANCA . IMPLICAÇÕES NO USO PÚBLICO DE DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NO MACIÇO DO GERICINÓ-MENDANHA, COM O PRIMEIRO REGISTRO DA PREDAÇÃO DE Hydrochoerus hydrochaeris (Linnaeus, 1766) POR Puma concolor (Linnaeus, 1766), ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ANAIS USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO , v. 13, p. 22-29, 2025.

  • VEIGA RAYMUNDO CORRÊA, NIVIA CRISTINA ; LOURENÇO PONTES, JORGE ANTÔNIO . IMPACTOS DA VISITAÇÃO PÚBLICA NA AVIFAUNA DOS PARQUES NATURAIS MUNICIPAIS BOSQUE DA BARRA E DA FREGUESIA, MUNICÍPÍO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL. ANAIS USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO , v. 12, p. 12-29, 2024.

  • MOURA, LUCIANA CAVALCANTE DE ; QUEIROZ, GEORGE AZEVEDO DE ; GUIMARÃES, ELSIE FRANKLIN ; PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO . Sementes de Piper L. (Piperaceae) do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), Niterói, Maricá, Estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. HOEHNEA , v. 51, p. 1-9, 2024.

  • SILVA, CAROLINA PENNA E ; DUTRA JR., DANIEL LUIZ DA SILVA ; MACHADO, DAVI NEPOMUCENO DA SILVA ; BARROS, ANA ANGÉLICA MONTEIRO DE ; PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO . Structure and floristics of the plant community in Lagoa do São Bento, Maricá, Rio de Janeiro state, Brazil. Rodriguesia , v. 74, p. 1-27, 2023.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha . A clutch of Polychrus marmoratus (Linnaeus, 1758) from the Atlantic Forest of southeastern Brazil. HERPETOLOGIA BRASILEIRA , v. 11, p. 84-89, 2022.

  • DUTRA JUNIOR, D. L. S. ; MACHADO, Davi N. S. ; COELHO, M.A.N. ; BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Montrichardia linifera (Arruda) Schott (ARACEAE), uma espécie ameaçada de extinção no estado do Rio de Janeiro, Brasil. PESQUISAS BOTÂNICA , v. 75, p. 101-112, 2021.

  • PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO ; MARTINS, RAFAEL ANDRADA DE ARAÚJO ; REGIO, LUIZ EDUARDO MENDONÇA ; SOARES, MÁRIO LUIZ GOMES ; CHAVES, FILIPE DE OLIVEIRA ; BERGALLO, HELENA GODOY . The reappearance of Puma concolor (Linnaeus, 1771) (Mammalia, Carnivora, Felidae) in the city of Rio de Janeiro, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 17, p. 1353-1358, 2021.

  • PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO ; GIANNINI, MÁRCIA CRISTINA MORAES ; MELLO, FLÁVIO AUGUSTO PEREIRA ; BARROS, ANA ANGÉLICA MONTEIRO DE ; SILVA, DAVI NEPOMUCENO DA ; MARQUES, PEDRO RICARDO BARROS . LAGOA DO SÃO BENTO. ANAIS USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO , v. 8, p. 11-26, 2021.

  • Martins, R.A.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Registro da ocorrência de Pecari tajacu (Linnaeus, 1758), uma espécie que era declarada extinta no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. BOLETIM DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOZOOLOGIA , v. 88, p. 58-61, 2020.

  • REGIO, LUIZ EDUARDO MENDONÇA ; PONTES, JORGE ANTÔNIO LOURENÇO . First record of Dipsas variegata (Duméril, Bibron & Duméril, 1854) (Serpentes, Dipsadidae) from the state of Rio de Janeiro, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 16, p. 1531-1535, 2020.

  • FERREIRA, E.T. ; ALBUQUERQUE, S.V.P. ; AXIMOFF, I. A. ; MARINS, J.R.G.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Aves e mamíferos cinegéticos nas unidades de conservação de proteção integral do estado do Rio de Janeiro. REVISTA INEANA (REVISTA TÉCNICA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE, RJ) , v. 6, p. 39-53, 2018.

  • ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; VRCIBRADIC, Davor ; KIEFER, Mara C. ; ALMEIDA-GOMES, Maurício ; BORGES JÚNIOR, Vítor N.T. ; MENEZES, V. A. ; ARIANI, C.V. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GOYANNES-ARAUJO, P. ; MARRA, Rodrigo V. ; GUEDES, D. M. ; SIQUEIRA, Carla C. ; VAN SLUYS, M. . The leaf-litter frog community from Reserva Rio das Pedras, Mangaratiba, Rio de Janeiro State, Southeastern Brazil: species richness, composition and densities. North-Western Journal of Zoology (Print) , v. 9, p. 151-156, 2013.

  • PONTES, Rafael Cunha ; SANTORI, R.T. ; GONÇALVES e CUNHA, F. C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Habitat selection by anurofauna community at rocky seashore on coastal Atlantic Forest, Southeastern Brazil. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 73, p. 533-542, 2013.

  • ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; VRCIBRADIC, Davor ; KIEFER, Mara C. ; SIQUEIRA, Carla C. ; ALMEIDA-GOMES, Maurício ; BORGES JÚNIOR, Vítor N.T. ; HATANO, Fábio ; FONTES, Angélica F. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; KLAION, Thais ; GIL, Lívia O. ; SLUYS, Monique Van . Parameters from the community of leaf-litter frogs from Estação Ecológica Estadual Paraíso, Guapimirim, Rio de Janeiro State, southeastern Brazil. ANAIS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIENCIAS , v. 83, p. 1259-1268, 2011.

  • VRCIBRADIC, Davor ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; KIEFER, Mara C. ; HATANO, Fábio ; FONTES, Angélica F. ; ALMEIDA-GOMES, Maurício ; SIQUEIRA, Carla C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; BORGES JÚNIOR, Vítor N.T. ; GIL, Lívia O. ; KLAION, Thais ; RUBIÃO, E.C.N. ; SLUYS, Monique Van . Herpetofauna, Estação Ecológica Estadual do Paraíso, state of Rio de Janeiro, southeastern Brazil . CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 7, p. 745, 2011.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Os anfíbios da serrapilheira da Mata Atlântica brasileira: Estado atual do conhecimento. Oecologia Australis , v. 15, p. 750-761, 2011.

  • SIQUEIRA, Carla da Costa ; VRCIBRADIC, Davor ; Almeida-Gomes, Mauricio ; Menezes, Vanderlaine Amaral ; BORGES-JUNIOR, VITOR NELSON TEIXEIRA ; HATANO, Fábio Haruki ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GOYANNES-ARAÚJO, PABLO ; GUEDES, DIEGO MEDEIROS ; van Sluys, Monique ; ROCHA, C. F. D. . Species composition and density estimates of the anurofauna of a site within the northernmost large Atlantic Forest remnant (Parque Estadual do Desengano) in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Biota Neotropica , v. 11, p. 131-137, 2011.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; SANTA-FE, C. P. ; LIMA, Vitor Martins ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Amphibia, Anura, Leiuperidae, Physalaemus soaresi Izecksohn, 1965: new record, distribution extension and geographic distribution map. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 6, p. 159, 2010.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GAZÊTA, G.S. ; VRCBRADIC, Davor ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Ecology of ticks in a taxocenosis of snakes from the Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, Brazil, with new host records. Zoologia (Curitiba): an international journal for zoology , v. 26, p. 328-333, 2009.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . The snakes community of Serra do Mendanha, in Rio de Janeiro state, southeastern Brazil: composition, abundance, richness and diversity in areas with different conservation degrees. Brazilian Journal of Biology , v. 69, p. 795-804, 2009.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; PONTES, Rafael Cunha ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Snakes from Atlantic Rainforest area of Serra do Mendanha, in Rio de Janeiro state, southeastern Brazil: a first approximation to the taxocenosis composition. Brazilian Journal of Biology , v. 68, p. 601-609, 2008.

  • NOGUEIRA, Tássia Jordão ; VRCIBRADIC, Davor ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; SLUYS, Monique Van ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Natural history of traits of Crossodactylus aeneus (Anura, Leptodactylidae, Hylodinae) from an Atlantic Rainforest area in Rio de Janeiro State, Southeastern Brazil. SOUTH AMERICAN JOURNAL OF HERPETOLOGY , Paraná, v. 1, n.1, p. 37-41, 2006.

  • BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; SATHLER, Evandro ; PIMENTEL, Douglas de Souza ; CONCEIÇÃO, Maria Collares F . Argumentos legais, ambientais e sociais para a conservação: avaliação da proposta de inclusãodo morro das Andorinhas no Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ). INTERAGIR (UERJ) , UERJ, v. 6, p. 39-45, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Serra da Tiririca, RJ: necessidade de conservação.. Boletim FBCN , Rio de Janeiro, v. 22, p. 89-94, 1987.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Biodiversidade carioca: segredos revelados. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 2015. v. 1. 361p .

  • PIMENTEL, Douglas de Souza ; BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; SOUZA-LIMA, R. ; SILVA, Stelvio H. F. ; ALMEIDA, F. S. ; MEIRELES, C. P. ; MAIA, Stephanie ; OLIVEIRA, D. M. ; HERINGER, P. C. S. . Aos pés da Serra da Tiririca: Uma história de todos nós. 1. ed. Niterói: Alternativa, 2013. v. 1. 68p .

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Serpentes da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ: Ecologia e conservação. 1a. ed. Rio de Janeiro: Technical Books Editora Ltda, 2008. v. 1. 147p .

  • ALBERNAZ, Maria Paula Lysandro de ; NORONHA, Ana Lúcia Rangel de ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GUEDES, Paula Azevedo ; SANTOS, Renato Emerson Nascimento dos ; HIDALGO JÚNIOR, Jaime Massaguer ; WESTTSTEIN, Paula Garcia ; RUSSO, Paulo Roberto ; ALMEIDA, Maria Cristina Soares de . Guia das Unidades de Conservação Ambiental do Rio de Janeiro. 1a.. ed. Rio de Janeiro: Imprensa da Cidade, 1998. v. 1. 208p .

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; REGIO, LUIZ EDUARDO MENDONÇA . A riqueza de serpentes. In: Moratelli, R.; Furtado, M.C.; Vanini, A.. (Org.). Biodiversidade e saúde na Estação Biológica Fiocruz Mata Atlântica: pesquisa, conservação e educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2023, v. 1, p. 88-117.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Rodrigues, R.T. ; Giménez-Melgarejo, A.R. . Brazilian rattlesnake (Crotalus durissus Linnaeus, 1758) in the Atlantic Forest of Rio de Janeiro State: a case of bilogical invasion or a red alert to public health?. Invasive species: Ecology, impacts, and potential uses. 1ed.New York: Nova Sciencie Publishers Inc., 2020, v. 1, p. 31-50.

  • BARROS, Ana Angélica Monteiro ; MACHADO, Davi N. S. ; SILVA, J.M. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; RIBAS, L.A. . Biological invasion by exotic plants in urban forest fragments of Niterói, Rio de Janeiro, southeastern Brazil. Invasive species: Ecology, impacts, and potential uses. 1ed.New York: Nova Sciencie Publishers Inc., 2020, v. 1, p. 95-155.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Sapinho caminhante. In: Neffa, E.. (Org.). Estrada-Parque Paraty-Cunha: uma construção sustentável. 1aed.Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2018, v. 1, p. 65-67.

  • PONTES, Rafael Cunha ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Anfíbios da Serra da Tiririca: diversidade e conservação. In: Marcelo Guerra Santos. (Org.). Biodiversidade e sociedade no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. 1aed.Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016, v. 1, p. 19-68.

  • SIQUEIRA, A.C. ; RIBEIRO, E.A. ; AGUIAR, M.V.P. ; SOUZA, R.F. ; NOVAES, R.L.M. ; BARROS, Ana Angélica M ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Diversidade de quirópteros em inselberg da Mata Atlântica no Sudeste brasileiro: Morro das Andorinhas, Niterói (RJ). In: Marcelo Guerra Santos. (Org.). Biodiversidade e sociedade no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro. 1a.ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2016, v. 1, p. 69-93.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROSAS, J.S. ; PONTES, Rafael Cunha . O estado atual do conhecimento científico das unidades de conservação da natureza municipais da cidade do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. In: Jorge Antônio Lourenço Pontes. (Org.). Biodiversidade carioca: segredos revelados. 1a.ed.Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 2015, v. 1, p. 19-26.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, R. C. ; ROCHA, R.F. ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; SILVA, Karen P. ; SANTOS, W. A. ; Lemos, N.A. ; HASSAN, P. G. A. ; ALVES, A. O. ; LOPES, L. F. B. A. ; Perro, L.T.C. ; BOLDRINI, A. P. O. ; NUNES, Erica C. ; COSTA, L.F. ; KISLING, Rafael Willi ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Unidades de conservação da cidade do Rio de Janeiro: hotspots da herpetofauna carioca. Biodiversidade carioca: segredos revelados. 1a.ed.Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 2015, v. 1, p. 176-194.

  • RARO-OLIVEIRA, D. ; PAES-PINTO, M. ; SILVA, L. M. R. ; NUNES, R. P. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Os mamíferos terrestres do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. In: Jorge Antônio Lourenço Pontes. (Org.). Biodiversidade carioca: segredos revelados. 1a.ed.Rio de Janeiro: Technical Books Editora, 2015, v. 1, p. 246-256.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; BARROS, P. S. . A ocupação humana e o convívio com a fauna silvestre no entorno de uma unidade de conservação em São Gonçalo, Rio de Janeiro. In: Marcelo Guerra Santos. (Org.). Área de proteção ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro: conservação e educação ambiental. 1a.ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. , p. 39-62.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Serra da Tiririca. Revista Hiato, Rio de Janeiro, , v. 6, p. 04 - 06, 18 set. 1998.

  • Gomes, S.F. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Pereira, C.S. . A utilização de placas para a educação ambiental em zoológicos: a perspectiva dos visitantes em finais de semana. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2025, Matinhos, PR. Anais do XII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. Curitiba: UFPR, 2025. p. 1-12.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Mello, F.A.P. . Uso público em unidades de conservação da natureza de proteção integral: considerações sobre impactos na biodiversidade. In: Encontro Fluminense sobre Uso Público de Unidades de Conservação: Gestão e Responsabilidades, 2013, Niterói. Anais Uso Público em Unidades de Conservação. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2013. v. 1. p. 221-232.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Planejamento, manejo de trilhas e impactos na fauna. In: I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas, 2006, Rio de Janeiro. CD do I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas. Rio de Janeiro, 2006. v. 1. p. 1-13.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; CECCHETTI, Raphael Combat . Plano diretor, um instrumento de gestão para as unidades de conservação do município do Rio de Janeiro. In: 2o. Simpósio de Áreas Protegidas: conservação no âmbito do Cone Sul, 2003, Pelotas. Anais do 2o. Simpósio de Áreas Protegidas. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2003. v. 1. p. 236-243.

  • BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; COLLARES, Maria Conceição F ; SATHLER, Evandro ; PIMENTEL, Douglas S . Aspectos ambientais e legais da conservação do Córrego dos Colibris no Parque Estadual da Serra da Tiririca / RJ. In: 2o. Simpósio de Áreas Protegidas: conservação no âmbito do Cone Sul, 2003, Pelotas, 2003. v. 1. p. 390-397.

  • GRAEL, Axel Schimidt ; MACEDO, Lia Carvalho Tavares de ; NUNES, Alberto Henrique Veiga ; RESENDE, Cláudio Nogueira ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Plano de conservação e interpretação ambiental da Trilha do Alto Mourão, Parque Estadual da Serra da Tiririca.. In: IV Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente, 1995, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Markgraf, 1995. p. 218-234.

  • Pedreira, L.O.L ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Andrade, M.B. ; BOVINI, M.G. . Ilha de Cotunduba, Rio de Janeiro, RJ: primeira aproximação do conhecimento de sua fauna e flora. In: 1o. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, 2018, Niterói. CD do 1o. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha e Ambientes Costeiros. Niterói: UFF, 2018. v. 1. p. 1-2.

  • MONTOZO, A.V.L. ; ROSAS, J.S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Uso de medidas compensatórias no manejo e na recuperação ambiental de unidades de conservação da natureza municipais de proteção integral, Rio de Janeiro, sudeste do Brasil. In: 7o. Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, 2018, Três Rios. Anais do 7o. Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade. Três Rios: Instituto Três Rios - UFRRJ, 2018. p. 157-161.

  • Lemos, N.A. ; Perro, L.T.C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T. ; ROCHA, R.F. ; SANTOS, W. A. . Assembléia de girinos em ambiente artificial no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro. In: II Simpósio de Pesquisa em Mata Atlântica, 2012, Engenheiro Paulo de Frontin. Anais do II Simpósio de Pesquisa em Mata Atlântica Engenheiro Paulo de Frontin - RJ 2012. Engenheiro Paulo de Frontin, 2012. p. 10-12.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; KISLING, Rafael Willi ; BARCELOS, G. S. . A Fauna de vertebrados da Serra da Tiririca: diversidade e conservação. In: I Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca, 2009, Niterói. Anais do I Encontro Científico do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Rio de Janeiro: SEMA / INEA, 2009. v. CD. p. 117-124.

  • RARO-OLIVEIRA, D. ; PAES-PINTO, M. ; BLANCO, C.M.L.C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Monitoramento sanitário de capivaras Hydrochoerus hydrochaeris (Linnaeus, 1766) no Parque Natural Municipal Bosque da Barra (Rio de Janeiro, RJ), com registro de hábitos comportamentais. In: V Simpósio em Ecologia: Ecologia do Comportamento, 2009, Rio de Janeiro. Oecologia Brasiliensis (Impresso). Rio de Janeiro: Universidade do Rio de Janeiro, 2009. v. 13. p. xxiv-xxv.

  • BATATINHA, L.A.C. ; PONTES, Rafael Cunha ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Dados biométricos e ecológicos de uma população de Euparkerella brasiliensis (Amphibia, Anura, Strabomantidae) da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. CD Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil. São Paulo: SEB, 2009. p. 1-3.

  • PONTES, Rafael Cunha ; BATATINHA, L.A.C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Dados biométricos e ecológicos de uma população de Ischnocnema guentheri (Amphibia, Anura, Brachycephalidae) da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: IX Congresso de Ecologia do Brasil, 2009, São Lourenço, MG. Anais do IX Congresso de Ecologia do Brasil. São Paulo: SEB, 2009. p. 1-3.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . O sucesso da refaunação integrada de vertebrados terrestres, com enriquecimento botânico. Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Rio de Janeiro. In: V Simpósio de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro, 2025, Rio de Janeiro. Anais do V Simpósio de Restauração Ecológica do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC - Rio, 2025. v. 1. p. 47-47.

  • Pedreira, L.O.L ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Ocorrência de Montrichardia linifera (Arruda) Schott (ARACEAE) no Refúgio de Vida Silvestre Municipal dos Campos de Sernambetiba. In: 1º Encontro Científico das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro, 2023, Rio de Janeiro. 1º Encontro Científico das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2023.

  • Rodrigues, A.C.V.S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . O conhecimento sobre acidentes por animais peçonhentos entre estudantes e profissionais de saúde. In: II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, 2020, São Gonçalo. Anais da II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade: (In) Justiça Ambiental e Cuidado. São Gonçalo: Faculdade de Formação de Professores, 2020. v. 1. p. 1-52.

  • MARQUES, P.R.B. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A divulgação do conhecimento científico para a conservação de um alagado de restinga no município de Maricá, RJ. In: II Jornada PPGEAS FFP/UERJ: (In)Justiça Ambiental e cuidado, 2020, São Gonçalo. Anais da II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade: (In) Justiça Ambiental e Cuidado. São Gonçalo: FFP-UERJ, 2020. v. 1. p. 29-29.

  • REGIO, L.E. M. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . As serpentes do Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB, Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro. In: II Encontro de Pesquisa Fiocruz Mata Atlântica, 2020, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de Pesquisa Fiocruz Mata Atlântica. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2020. v. 1.

  • FINOTTI, R. ; Andrade, F.N. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Impactos sócio-ecológicos das principais estruturas para os Jogos Olímpicos na Zona Oeste do Rio de Janeiro: Legado para quem?. In: I Simpósio Brasileiro de Cidade, Paisagem e a Natureza, 2020, Bauru. Anais do Simpósio Brasileiro de Cidade, Paisagem e a Natureza. Bauru: UNESP, 2020. v. 1.

  • REGIO, L.E. M. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . As serpentes do Parque Estadual da Pedra Branca, Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. In: II Jornada PPGEAS FFP/UERJ: (In)Justiça Ambiental e cuidado, 2020, São Gonçalo. Anais da II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade: (In) Justiça Ambiental e Cuidado. São Gonçalo: FFP-UERJ, 2020. v. 1. p. 22-22.

  • MEIRELES, C. P. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PIMENTEL, Douglas de Souza . Educação ambiental para o controle da bioinvasão marinha por coral-sol (Tubastraea spp., Cnidaria) em Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro. In: II Jornada PPGEAS FFP/UERJ: (In)Justiça Ambiental e cuidado, 2020, São Gonçalo. Anais da II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade: (In) Justiça Ambiental e Cuidado. São Gonçalo: FFP-UERJ, 2020. v. 1. p. 41-41.

  • REGIO, L.E. M. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A riqueza e diversidade de serpentes do Parque Estadual da pedra Branca, Rio de Janeiro, RJ: dados preliminares. In: 9o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2019, Campinas, SP. Anais do IX Congresso Brasileiro de Herpetologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2019. v. 2. p. 121-121.

  • SOUZA, G.J. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Herpetofauna de uma área de Mata Atlântica antropizada na Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro e seu uso para proposição de medidas conservacionistas. In: 9o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2019, Campinas, SP. Anais do IX Congresso Brasileiro de Herpetologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2019. v. 2. p. 113-113.

  • Martins, R.A.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário da mastofauna terresetre da Reserva Particular do Patrimônio Natural Bicho Preguiça, Rio de Janeiro, Brasil: dados preliminares. In: I BIOEMFOCO, 2019, Rio de Janeiro. Anais I BIOEMFOCO. Rio de Janeiro: Centro Universitário São José, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • BARROS, Ana Angélica M ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; SILVA, C.P. ; SANTOS, T.L. ; DUTRA JR, D.L.S. ; SARMENTO, S.K. ; CAIRES, Letícia R. ; MACHADO, Davi N. S. . Argumentos ambientais, legais e sociais para a conservação da Lagoa do São Bento como uma unidade de conservação da natureza na categoria Refúgio da Vida Silvestre Maricá, Rio de Janeiro. In: V Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação, 2019, Barbacena. Anais do V Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação. Barbacena: Centro Educacional Aprendiz, 2019. v. 2. p. 146-147.

  • MOTTA, L. A. G. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ALVES, A. O. ; MELO, J. V. M. . A herpetofauna da Fazenda das Nascentes, município de Magé, estado do Rio de Janeiro. In: I Encontro Científico sobre Magé (RJ): turismos, naturezas e culturas, 2019, Rio de Janeiro. Anais I Encontro Científico sobre Magé (RJ): turismos, naturezas e culturas. Rio de Janeiro: CEFET, 2019. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, C.P. ; SANTOS, T.L. ; DUTRA JR, D.L.S. ; SARMENTO, S. K. ; MACHADO, C. M. M. ; MACHADO, Davi N. S. ; BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Vegetação vascular aquática e de entorno da Lagoa do São Bento, Maricá, Rio de Janeiro, Brasil. In: 70o. Congresso Nacional de Botânica, 2019, Maceió. Anais do 70o. Congresso Nacional de Botânica, 2019. v. 1.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GIANNINI, Márcia C.M. ; FERNANDES, V.F. ; COUTO, R.S. . Quando a destruição é nomeada de recuperação: caso do campo de golfe olímpico, Rio de Janeiro, RJ. In: V Simpósio Flora das Restingas Fluminenses, 2018, São Gonçalo. Anais do V Simpósio Flora das Restingas Fluminenses, 2018.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GIANNINI, Márcia C.M. ; BARROS, Ana Angélica Monteiro ; CAIRES, Letícia R. ; MACHADO, Davi N. S. . Quando um alagado de restinga está impedindo o progresso: Lagoa do São Bento, Itaipuaçu, Maricá. In: Faculdade de Formação de Professores, UERJ, 2018, São Gonçalo. V Simpósio Flora das Restingas Fluminenses, 2018.

  • REGIO, L.E. M. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A riqueza e a diversidade de serpentes do Parque Estadual da Pedra Branca - PEPB, Rio de Janeiro, RJ. In: I Jornada PPGEAS, 2018, São Gonçalo. Anais da I Jornada PPGEAS. São Gonçalo, 2018.

  • SOUZA, G.J. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A herpetofauna de uma área de Mata Atlântica antropizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, como ferramenta estratégica para a redução de impactos socioambientais e proposição de medidas conservacionistas. In: I Jornada PPGEAS, 2018, São Gonçalo. Anais da I Jornada PPGEAS. São Gonçalo, 2018.

  • ROCHA, A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; BAPTISTA, Renner L. Cerqueira . Riqueza e diversidade de aranhas em diferentes gradientes altitudinais, Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: I Jorna da PPGEAS, 2018, São Gonçalo. Anais da I Jornada PPGEAS. São Gonçalo, 2018.

  • SILVA, Karen P. ; Lemos, N.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Acidente causado por Philodryas olfersii (Lichtenstein, 1823) tratado no Hospital Municipal Lourenço Jorge, Rio de Janeiro Brasil: relato de caso. In: 7o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. Livro de resumos do 7o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2015. v. 1. p. 451-451.

  • Lemos, N.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, R. C. ; ROCHA, R.F. ; PORTILLO, M. M. ; CARDOSO, L. F. H. . Monitoramento de atropelamento da herpetofauna ao longo da estrada RJ 165. In: 7o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. Livro de resumos do 7o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2015. v. 1. p. 432-432.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; MOTTA, L. A. G. ; ALVES, A. O. ; MELO, J. V. M. . Uso de armadilhas-tubo na captura de lagartos terrestres. In: 7o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. Livro de resumos do 7o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. São Paulo: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2015. v. 1. p. 487-487.

  • SILVA, Karen P. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; MELO, J. V. M. ; PONTES, Rafael Cunha . Predação de girinos de Crossodactylus gaudichaudii por Macrobrachium potiuna (Crustacea, Decapoda) em poças reprodutivas, Serra do Mendanha, Rio de Janeiro. In: XXX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2014, Porto Alegre. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Zoologia. Porto Alegre, 2014.

  • MEIIRELES, C. P. ; NASCIMENTO, L. C. G. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PIMENTEL, Douglas S ; CREED, J. C. . Estratégias de Educação Ambiental para o controle da bioinvasão marinha pelo coral-sol (Tubastraea spp.) em Angra dos Reis, Rio de Janeiro. In: 4o. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha, 2013, Florianópolis. Anais do 4o. Congresso Brasileiro de Biologia Marinha. Florianópolis: Associação Brasileira de Biologia Marinha, 2013.

  • HASSAN, P. G. A. ; RIBEIRO, Raquel O. ; ALVES, A. O. ; Lemos, N.A. ; LEITE, Lorraine de A. ; PONTES, Rafael Cunha ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Estudo ecológico de uma população de jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris Daudin, 1802) em uma unidade de conservação da natureza da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro: Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, RJ. In: VI Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2013, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Herpetologia. Salvador: GT5 Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • SILVA, Karen P. ; MELO, J. V. M. ; PONTES, Rafael Cunha ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Aspectos da ecologia e do desenvolvimento dos girinos de Crossodactylus gaudichaudii (Duméril & Bibron, 1841) em poças de um fragmento de mata atlântica, Serra do Mendanha, Rio de Janeiro. In: VI Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2013, Salvador. Anais do VI Congresso Brasileiro de Herpetologia. Salvador: GT5 Brasil, 2013. v. 1. p. 1-1.

  • LOPES, L. F. B. A. ; PONTES, Rafael Cunha ; SILVA, Karen P. ; Lemos, N.A. ; LEITE, Lorraine de A. ; ROCHA, R.F. ; SILVA, Isis C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário preliminar da herpetofauna do Parque Natural Municipal da Prainha, Grumari, Rio de Janeiro, RJ. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. CD Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2012. p. 876-876.

  • LOPES, L. F. B. A. ; PONTES, Rafael Cunha ; NUNES, Erica C. ; SANTA-FE, C. P. ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; RIBEIRO, Raquel O. ; DUTRA, Hugo L. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário preliminar da herpetofauna do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Rio de Janeiro, RJ. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. CD Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2012. p. 877-878.

  • Lemos, N.A. ; Perro, L.T.C. ; PONTES, Rafael Cunha ; LOPES, L. F. B. A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A conservaçao de anuros através do manejo de um ambiente artificial no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil. In: IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011, Curitiba. Anais do IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia. Curitiba: SBH, 2011.

  • PONTES, Rafael Cunha ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Distribuiçao temporal e espacial em uma comunidade de anuros em um costao rochoso, Serra da Tiririca, Sudeste do Brasil. In: IX Congresso Latinoamericano de Herpetologia, 2011, Curitiba. Anais do IX congresso Latinoamericano de Herpetologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2011.

  • Lemos, N.A. ; Perro, L.T.C. ; PONTES, Rafael Cunha ; SANTA-FE, C. P. ; LIMA, Vitor Martins ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Manejo de um ambioente artificial e sua utilização como sítio reprodutivo por anuros no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: 3o. Herpétil, 2010, Niterói. 3o. Herpétil - 1o. Encontro Vital para o Brasil, 2010.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; ROCHA, R.F. ; BOLDRINI, A. P. O. ; SANTOS, W. A. ; SILVA, A. L. P. ; LOPES, L. F. B. A. ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; COSTA, L.F. ; SANTA-FE, C. P. ; SILVA, L. P. ; LACK, E. O. ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Variação altitudinal na composição de uma assembléia de anuros na Serra do Mendanha, RJ.. In: 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis - GO. CD Anais do 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, R.F. ; PONTES, Rafael Cunha ; BOLDRINI, A. P. O. ; SANTOS, W. A. ; SILVA, A. L. P. ; LOPES, L. F. B. A. ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; COSTA, L.F. ; SANTA-FE, C. P. ; LACK, E. O. ; SILVA, L. P. ; CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T. ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Caracterização de poças reprodutivas utilizadas por auros na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ.. In: 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis - PR. CD Anais do 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

  • PONTES, Rafael Cunha ; KISLING, Rafael Willi ; BARCELOS, G. S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Riqueza de répteis da Serra da Tiririca e entorno, Rio de Janeiro, sudeste do Brasil.. In: 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis - GO. CD Anais do 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

  • PONTES, Rafael Cunha ; KISLING, Rafael Willi ; BARCELOS, G. S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Anurofauna da Serra da Tiririca, Niterói/Maricá, Rio de Janeiro: riqueza e preservação.. In: 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2009, Pirenópolis - GO. CD Anais do 4o. Congresso Brasileiro de Herpetologia. Brasília: Universidade de Brasília, 2009.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; SANTA-FE, C. P. ; PONTES, Rafael Cunha ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Comportamento reprodutivo e registro de uma ninhada de Polychrus marmoratus (Linnaeus, 1758) na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro. In: V Simpósio em Ecologia: Ecologia do Comportamento, 2009, Rio de Janeiro. Oecologia Brasiliensis (Impresso). Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. v. 13. p. xxvii-xxviii.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; COSTA, E.R. ; BRITO, R.A.R. ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; PENEDO, Thiago S. A. ; KISLING, Rafael Willi ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Dados ecológicos de Leptodactylus marmoratus (Anura, Leptodactylidae), rãzinha que habita o solo da Mata Atlântica da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. CD Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Curitiba, 2008.

  • ROCHA, R.F. ; BOLDRINI, A. P. O. ; SANTOS, W. A. ; SILVA, A. L. P. ; PONTES, Rafael Cunha ; LOPES, L. F. B. A. ; PENEDO, Thiago S. A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; COSTA, L.F. . Uso de recursos hídricos por girinos na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: III Simpósio em Ecologia - Monitoramento biológico de ecossistemas aquáticos continentais: da teoria à prática, 2008, Rio de Janeiro. Oecologia Brasiliensis (Impresso). Rio de Janeiro: Oecologia Brasiliensis, 2008. v. 12. p. xx-xxi.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GAZÊTA, G.S. ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; VRCIBRADIC, Davor ; PONTES, Rafael Cunha ; KISLING, Rafael Willi ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; COSTA, E.R. . Carrapatos ectoparasitas de uma taxocenose de serpentes da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ, com registro de novos hospedeiros. In: III Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2007, Belém. CD Anais do III Congresso Brasileiro de Herpetologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2007.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; BRITO, R.A.R. ; LOPES, R.S. ; CABRAL, R.B. ; BATATINHA, L.A.C. ; LOPES, E. M. ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; COSTA, E.R. ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Dados ecológicos de Eleutherodactylus binotatus (Leptodactylidae), rã que habita o solo da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil. In: III Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2007, Belém. CD Anais do III Congresso Brasileiro de Herpetologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2007.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; LINDENBERG, P.M.P.N. ; ROCHA, R.F. ; COSTA, L.F. ; COSTA, E.R. ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Aspectos ecológicos do anuro de Mata Atlântica Zachaenus parvulus (Anura, Leptodactylidae) na Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: III Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2007, Belém. CD Anais do III Congresso Brasileiro de Herpetologia. Curitiba: Sociedade Brasileira de Herpetologia, 2007.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; KISLING, Rafael Willi ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte da . Riqueza e composição de espécies de anfíbios anuros terrestres do Parque Natural Municpal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ: uma primeira aproximação. In: II Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2005, Belo Horizonte. CD Anais do II Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2005.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; KISLING, Rafael Willi ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte da . Composição e riqueza de espécies de serpentes no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. In: II Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2005, Belo Horizonte. CD Anais do II Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2005.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; CECCHETTI, Raphael Combat . Anurofauna do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá, RJ). In: I Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2004, Curitiba. CD Anais do I Congresso Brasileiro de Herpetologia. Curitiba, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; CECCHETTI, Raphael Combat ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . A comunidade de serpentes do Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro, RJ: composição, riqueza e abundância. In: I Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2004, Curitiba. CD Anais do I Congresso Brasileiro de Herpetologia. Curitiba, 2004.

  • LEMOS, Fernanda Souza ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva . Levantamento preliminar e distribuição da ictiofauna do Rio Fundão, Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha (Rio de Janeiro,RJ) e propostas para sua preservação.. In: XXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; LEMOS, Fernanda de Souza . Diversidade da avifauna do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá, RJ).. In: XXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; LEMOS, Fernanda de Souza . Serpentes recebidas no serpentário do Instituto Vita Brazil (fevereiro de 1991 a junho de 1992): distribuição geográfica e propostas conservacionistas.. In: XXVIII Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, 2004, Rio de Janeiro, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; CECCHETTI, Raphael Combat . Anurofauna da Serra da Tiririca. In: 1o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2004, Curitiba - PR. CD Anais 1o. Congresso Brasileiro de Hewrpetologia. Curitiba: Fundação Boticário, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . A comunidade de serpentes do Parque natural Municipal da Serra do Mendanha (Rio de Janeiro, RJ): composição, riqueza e abundância.. In: 1o. Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2004, Curutiba - PR. CD Anais do 1o. Congresso de Herpetologia. Curitiba: Fundação Boticário, 2004.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva . Comportamento em cativeiro de Liophis miliaris (Linnaeus, 1758) (Serpentes: Colubridae), com registro de canibalismo.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Livro de Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Itajaí: Editora e Gráfica Berger, 2002. p. 431-431.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva . Diversidade de serpentes da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá, RJ).. In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Livro de Resumos do XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Itajaí: Editora e Gráfica Berger, 2002. p. 431-431.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Animais peçonhentos e venenosos: identificação, prevenção e primeiros cuidados. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ROCHA, R.F. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T. . Riqueza, diversidade e uso de recursos hídricos por anfíbios no Sítio Pedagógico da Jacira, Duque da Caxias, estado do Rio de Janeiro. 2025. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rodrigues, A.C.V.S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Saberes de profissionais da saúde sobre animais peçonhentos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Maciço do Gericinó-Mendanha: entre cobras, lagartos e sapos. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Herpetofauna da Mata Atlântica. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Falando de bichos do maciço do Gericinó-Mendanha. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Espécies exóticas invasoras da fauna. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Bioinvasão: espécies exóticas e invasoras da fauna. Há solução?. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Estudando vertebrados em unidades de conservação cariocas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Gomes, S.F. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Pereira, C.S. . O que se aproveita visitando um zoológico? Estudo de caso do Zoológico Municipal de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Características das unidades de conservação - biodiversidade. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Animais peçonhentos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Martins, R.A.A. . Onça-parda no maciço do Gericinó-Mendanha e a herpetofauna do maciço do Gericinó-Mendanha. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . As espécies ameaçadas de extinção no município do Rio de Janeiro. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Poluição luminosa: quem ganha (ou perde)?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A fauna do maciço do Gericinó-Mendanha: segredos revelados. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, L. C. ; QUEIROZ, G.A. ; GUIMARÃES, E.F. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Sementes de Piper L. (Piperaceae) do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói/Maricá, RJ, Brasil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CORREA, N. C. V. R. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Análise do comportamento da avifauna na presença humana em duas unidades de conservação no município do Rio de Janeiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Animais peçonhentos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTTA, L. A. G. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ALVES, A. O. ; MELO, J. V. M. . Anuros da fazenda das Nascentes, Município de Magé, Estado do Rio de Janeiro. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Rodrigues, A.C.V.S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . O conhecimento sobre acidentes por animais peçonhentos entre estudantes e profissionais de saúde. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Poluição: quem ganha (ou perde)?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Animais peçonhentos. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Produção acadêmica, projetos de Pesquisa e Extensão: Magé uma região pouco conhecida ecologicamente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Até quando a visitação pública é benéfica para uma unidade de conservação?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOTTA, L. A. G. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ALVES, A. O. ; MELO, J. V. M. . A herpetofauna da Fazenda das Nascentes, município de Magé, estado do Rio de Janeiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NUNES, R. P. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário de Mastofauna Terrestre do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Pedreira, L.O.L ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Andrade, M.B. ; BOVINI, M.G. . Ilha de Cotunduba, Rio de Janeiro, RJ: primeira aproximação do conhecimento de sua fauna e flora. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Áreas úmidas: conservação e turismo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Legislação ambiental aplicada às unidades de conservação da natureza. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Uso público em unidades de conservação da natureza e impactos sobre a biota. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A fauna e a flora do Parque Estadual da Serra da Tiririca: diversidade e conservação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, Karen P. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; ROCHA, R.F. ; SANTOS, W. A. ; Lemos, N.A. ; ALVES, A. O. ; LOPES, L. F. B. A. ; NUNES, Erica C. . A riqueza de anfíbios e répteis do Parque Natural Municipal da Prainha, Grumari, Rio de Janeiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Priorização em Conservação: instrumentos legais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Biodiversidade na Serra da Tiririca. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Gerenciamento e manejo de unidades de conservação da natureza de proteção integral municipais do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A situação do meio ambiente da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BARROS, P. S. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . A fauna e a ocupação humana no entorno da APA do Engenho Pequeno e Morro do Castro, São Gonçalo, RJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Espécies Animais Exóticas e Invasoras. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Lemos, N.A. ; Perro, L.T.C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; CARVALHO-E-SILVA, A. M. P. T. ; ROCHA, R.F. ; SANTOS, W. A. . Assembléia de girinos em ambiente artificial no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, Rio de Janeiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Manejo de fauna e flora em unidades de conservação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Processo de criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói / Maricá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Gestão e manejo de unidades de conservação no município do Rio de Janeiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, L. C. ; GUIMARÃES, E.F. ; QUEIROZ, G.A. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Sementes de Piper (Piperaceae) do Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, Brasil - 1052. Chicago: Field Museum, 2024 (Cartilha).

  • AXIMOFF, I. ; CINTRA, H. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Chironius flavolineatus (Boettger's sipo). Diet and habitat use. Austin, Texas: Society for Study of Amphibians and Reptiles, 2017 (Nota).

  • CAMACHO, I. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Aves do Lago de São Bento, Itaipuaçu, Maricá, RJ. Táxeus Lista de Espécies, 2015 (Nota).

  • MOTTA-TAVARES, T. ; NOGUEIRA-COSTA, P. ; MACHADO, A.O. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte . Crossodactylus gaudichaudii - predation. Salt Lake City, UT, USA: SSAR - Society for the Study of Amphibians and Reptiles, 2015 (Nota).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Prefácio Conhecendo a biodiversidade da Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro. São Gonçalo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Prefácio Parque Chico Mendes: guia das aves. Rio de Janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; VRCIBRADIC, Davor ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; SLUYS, Monique Van ; KISLING, Rafael Willi . Eleutherodactylus cf. parvus (Girard's Robber Frog) - Predation. Salt Lake City, UT, USA: SAAR - Society for the Study of Amphibians and Reptiles, 2009 (Nota).

  • VRCIBRADIC, Davor ; SIQUEIRA, Carla C. ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; SLUYS, Monique Van ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Leptodeira annulata (Banded cat-eyed snake). Size, reproduction and prey.. Salt Lake City, UT, USA: Herpetological Review - Society for the Study of Amphibians and Reptiles, 2007 (Nota).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; VRCIBRADIC, Davor ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva . Hydromedusa tectifera (South American Snake-necked Turtle). Altitudinal record.. Salt Lake City, UT, USA: Herpetological Review - Society for the Study of Amphibians and Reptiles, 2006 (Nota).

  • PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Um dia com Zé-Ouriço.. Riode Janeiro: Impressão própria, 1994 (Cartilha).

Outras produções

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Relatório de ocorrência de fauna - SAFERJ. 2018.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha ; ROCHA, R.F. ; Lemos, N.A. . Monitoramento de herpetofauna do Projeto Básico Ambiental da Estrada Parque Paraty-Cunha (RJ 165). 2013.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário e avaliação faunística: Relatório de Impacto Ambiental e Estudo de Impacto Ambiental do Município de Queimado para a implantação de aterro sanitário. 2004.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário faunístico de lote próximo a Lagoa de Itaipu (Itaipu, Niterói - RJ). 2003.

ESPÍNOLA, Geraldo Soriano ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Manejo Ambiental para a conservação do jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris). 2002.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Listagem de espécies ameaçadas de extinção da fauna e flora do município do Rio de Janeiro. 1997.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Inventário e caracterização do meio biótico de 50 Unidades de Conservação. 1997.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Avaliação de dez Unidades de Conservação da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 1995.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Principais diferenças entre serpentes peçonhentas e não peçonhentas (adaptadas para as espécies de Maricá, RJ). 2019.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Ação Civel Pública contra a Imobiliária Ubá e Prefeitura de Niterói. 1991.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Rosas, J.P.S. . Parecer e avaliação sobre desafetação no Monumento Natural do Morro da Peça e da construção de uma estação de tratamento de esgoto na foz do Rio Itaocaia, Recanto, Itaipuaçu, Maricá, RJE DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA FOZ DO RIO ITAOCAIA, RECANTO, ITAIPUAÇU, MARICÁ, RJ.. 2025.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Parecer e avaliação sobre a proposta da empresa de Serviços de Obras de Maricá, referente ao calçamento na Zona de Amortecimento do Refúgio de Vida Silvestre Lagoa do São Bento, Barroco, Itaipuaçu, Maricá, RJ. 2024.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Rosas, J.P.S. . Parecer Técnico 004-24. Avaliação impactos IGUÁ - PNMBB 22.11.24. 2024.

Queiroz, F.L. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Soares-Filho, L.M.S. ; Pinheiro, R.F.M. ; Lira, F.O ; Luz, C.H.P. . Relatório da Comissão Técnica Temporária 2: Peixe das Nuvens sobre a situação atual dos Rivulídeos 'peixes-das- nuvens' em Maricá, RJ. 2024.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Mello, F.A.P. ; GIANNINI, MÁRCIA CRISTINA MORAES ; PONTES, R. C. . Estudo técnico para a criação do Refúgio de Vida Silvestre Lagoa do São Bento no bairro do Barroco, Itaipuaçu, Maricá. 2023.

Tozini, A.V. ; Ilha, A.S. ; Mesquita, C.A.B. ; Santos, C.J.F. ; Sá, C.F.C. ; Telles, F.P. ; Lima, H.C. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Louzada, M.A.P. ; Rosário, M.L.S. ; Rodrigues, P.J.F.P. ; Rocha, R.B. ; Rocco, R. ; Peixoto, S. ; Rabello, S. ; Fraga, V. . Análise sobre o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ambiental elaborados para o processo de licenciamento ambiental de um autódromo na cidade do Rio de Janeiro. 2020.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; BERGALLO, H. G. ; Lira, F.O ; Alves, Maria Alice Santos . Parecer e avaliação do estudo de impacto ambiental e da audiência pública sobre a construção do autódromo internacional na Floresta do Camboatá com ênfase na fauna. Deodoro, Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. 2020.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Parecer sobre a avaliação do estudo de impacto ambiental para a construção do autódromo internacional na Floresta do Camboatá, com ênfase na fauna, Deodoro, Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. 2020.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Parecer sobre o estado atual de conservação da lagoa do São Bento e seu entorno, Barroco, Itaipuaçu, Maricá, RJ. 2019.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Parecer e avaliação sobre a intervenção da Secretaria Municipal de Obras na Lagoa do São Bento, Barroco, Itaipuaçu, Maricá, RJ. 2018.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Andrade, F.N. . Estudo técnico das condições bióticas e da dinâmica de transformação das principais áreas úmidas na cidade do Rio de Janeiro. 2017.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Relatório de vistoria conjunta no campo de golfe olímpico da cidade do Rio de Janeiro. 2017.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; COUTO, R.S. ; FERNANDES, V.F. . Relatório de vistoria no. 01/2015. Corte de espécies ameaçadas em área limítrofe a APA das Tabebuias. 2015.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; COUTO, R.S. ; FERNANDES, V.F. . Parecer técnico no. 005/2014. Regeneração na Área de Proteção Ambiental (APA) das Tabebuias. 2014.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Parecer no. 003/2013. Implantação do Campo de Golfe Olímpico - processo municipal nº 14/201.250/2012. 2013.

Primo, P.B.S. ; Carvalho-Filho, P. ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; GRAEL, Axel Schimidt ; Holzer, W. ; Nascimento, C.A. . Exposição de motivos para a criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ - PL 1341/90. 1990.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; Rosas, J.P.S. ; BALBI, D. . Educação ambiental, justiça climática e inovação territorial. 2025. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BARROS, Ana Angélica Monteiro ; PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; SILVA, C.P. ; SANTOS, T.L. ; DUTRA JUNIOR, D. L. S. ; SARMENTO, S. K. ; CAIRES, Letícia R. ; MACHADO, Davi N. S. ; MATTA, R. . Argumentos para a conservação da Lagoa do São Bento, Maricá, RJ. 2019; Tema: Conservação de áreas alagadas. (Rede social).

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha . Metodologia em estudos ecológicos de herpetofauna. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PONTES, Rafael Cunha . Uma introdução ao estudo de serpentes brasileiras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; LEMOS, Fernanda de Souza ; FIGUEIREDO, Joanna Peralva . Introdução à Ecologia de córregos. 2004. .

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; PIMENTEL, Douglas de Souza ; BARROS, Ana Angélica Monteiro ; SANTOS, Maria Cristina F dos . Trabalho de campo das disciplinas Botânica IV e Ecologia I. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Lagartixa-de-parede (Hemidactylus mabouia) - Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, RJ. 2011. Fotografia.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Caninana (Spilotes pullatus) no Parque Natural Municipal da Serra do Mendanha, RJ. 2009. Fotografia.

PONTES, Jorge Antônio Lourenço ; ROCHA, Carlos Frederico Duarte ; HATANO, Fábio ; BORGES, Vitor . Etapa do inventário do Parque Estadual do Desengano do Projeto Biodiversidade de Vertebrados da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, como pesquisador da área de Herpetologia.. 2006 (Participação em projetos de pesquisa) .

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Etapa do inventário da RPPN Reserva Ecológica Rio das Pedras do Projeto Biodiversidade de Vertebrados da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, como pesquisador da Área de Herpetologia. 2005 (Participação em projetos de pesquisa) .

PONTES, Jorge Antônio Lourenço . Etapa de inventário da Estação Ecológica Paraíso do Projeto Biodiversidade de Vertebrados da Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro, como pesquisador da Área de Herpetologia. 2004 (Participação em projetos de pesquisa) .

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A riqueza e a diversidade de vertebrados em unidades de conservação da natureza no Estado do Rio de Janeiro: grau de conservação florestal, taxa de variação altitudinal, uso de recursos hídricos e impactos antrópicos, Descrição: No presente estudo, buscaremos investigar a ocorrência, distribuição, organização e riqueza da fauna de vertebrados nas áreas a serem estudadas, em termos do grau de conservação do hábitat (grau de conservação ambiental), em termos altitudinais e em termos da utilização dos recursos. Na primeira etapa estudaremos a composição, riqueza e diversidade em três meso-ambientes (floresta pouco perturbada, mata secundária e área antropizada) com diferentes graus de conservação e a relação com formas vegetais. Na segunda investigaremos a taxa de mudança na riqueza e composição das assembleias em termos da altitude. Na terceira etapa estudaremos a ocupação espacial e temporal dos ambientes hídricos (lênticos e lóticos) pelas formas de vertebrados associados a estes ambientes. Na quarta estudaremos os hábitos das espécies inventariadas e as ações voltadas para educação ambiental para visitantes e moradores de entorno de unidades de conservação da natureza.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Jorge Pontes - Integrante / Jorge Antônio Lourenço Pontes - Coordenador / Danielle Raro-Oliveira - Integrante / Márcia Paes-Pinto - Integrante / Lyvia Martins R. da Silva - Integrante / Rafael Andrada de Araújo Martins - Integrante / Alessandra Alvarenga de Lima - Integrante / Pedro Ricardo Barro Marques - Integrante / Breno da Silva Ramos Rodrigues - Integrante / Nivia Cristina Veiga Raymundo Corrêa - Integrante / Luciana Cavalcante de Moura - Integrante / Franciane Castelhano Leal de Souza - Integrante / Bruna Patrício da Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 25 / Número de orientações: 1

  • 2013 - 2019

    Programa de monitoramento da fauna na estrada RJ 165 (Paraty-Cunha), Descrição: Subprojeto de monitoramento da herpetofauna em trecho da RJ 165 em trecho que corta o Parque Nacional da Serra da Bocaina (Paraty - Cunha), como parte do projeto de monitoramento da fauna de vertebrados, durante as obras de implantação da estrada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Pontes - Coordenador / Rafael Cunha Pontes - Integrante / Rubevaldo Ferreira Rocha - Integrante / Nelson A. Lemos - Integrante / José Vitor Maciel Melo - Integrante / Lia Motta - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1

  • 2011 - 2017

    Erradicação de saguis invasores (C.jacchus e C. penicillata) e reintrodução do mico-leão-dourado (L. rosalia) no Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Rio de Janeiro, RJ. Atuando como pesquisador colaborador., Descrição: Controle populacional com erradição gradativa de especies exoticas de primatas e substituição pelo Leontopithecus rosalia em uma unidade de conservação de proteção integral no municipio do Rio de Janeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Jorge Pontes - Integrante / Helena Godoy Bergallo - Coordenador / Daniel Gomes Pereira - Integrante / Nathalia Detogne - Integrante., Financiador(es): Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2005 - Atual

    A riqueza e a diversidade de anfíbios e répteis em unidades de conservação da natureza no Estado do Rio de Janeiro: grau de conservação florestal, taxa de variação altitudinal, uso de recursos hídricos e impactos antrópicos, Descrição: Realização de estudos ecológicos com herpetofauna em fragmentos de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro, com ênfase em inventários, unidades de conservação da natureza, populações, comunidades, espécies exóticas invasoras e impactos antrópicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Pontes - Coordenador / Rafael Cunha Pontes - Integrante / Rubevaldo Ferreira Rocha - Integrante / Nelson A. Lemos - Integrante / Karen P. da Silva - Integrante / Paulo Gênesis de Alvarenga Hassan - Integrante / Alex de Oliveira Alves - Integrante / Raniery Tibau Rodrigues - Integrante / Anna Caroline Victória dos Santos Rodrigues - Integrante., Número de produções C, T & A: 77 / Número de orientações: 1

  • 2004 - 2005

    Inventário faunístico da Reserva Ecológica Rio das Pedras (herpetofauna), Descrição: Levantamento da herpetofauna da RPPN Reserva Ecológica Rio das Pedras, Mangaratiba, RJ. Fazendo parte do levantamento de fragmentos da Mata Atlântica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jorge Pontes - Coordenador., Financiador(es): Instituto Conservation International do Brasil - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Inventário faunístico da Estação Ecológica Paraíso (herpetofauna), Descrição: Levantamento herpetológico da Reserva Ecológica Paraíso (Centro de Primatologia de Magé), RJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Jorge Pontes - Coordenador., Financiador(es): Instituto Conservation International do Brasil - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2017

    Herpetofauna do Maciço do Gericinó-Mendanha, Descrição: Projeto de pesquisa em Ecologia que tem como objetivo principal identificar a composição, a abundância, a diversidade e a riqueza das comunidades de anfíbios e répteis encontradas na Mata Atlântica do Maciço do Gericinó-Mendanha, Rio de Janeiro, RJ. Associar as comunidades com o estágio de conservação do ambiente e propor medidas preservacionistas para as espécies locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jorge Pontes - Coordenador / Rubevaldo Ferreira Rocha - Integrante / Wagner Amador Santos - Integrante / Nelson A. Lemos - Integrante / Laiz T.C. Perro - Integrante / Karen P. da Silva - Integrante / Lorraine de Almeida Leite - Integrante / Rafael Cunha Pontes - Integrante., Número de produções C, T & A: 28 / Número de orientações: 1

Prêmios

2024

1o. Titular da Cadeira Patronímica no. 54 Millet de Saint-Adolphe do IHGAM, Instituto Histórico, Geográfico e Ambiental de Maricá.

2022

Colaborador Emérito do Campo de Instrução de Gericinó, Exército Brasileiro.

2016

Homenagem pela contribuição a história do PPGEE, Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução - UERJ.

2014

Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2014, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro CREA-RJ.

2010

Doutor em Ecologia e Evolução, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2008

Amigo do Parque Estadual da Chacrinha, Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

2005

Mestre em Ecologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

1996

Biólogo, Conselho Regional de Biologia - 2.

1986

Professor, Ministério da Educação.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Faculdade de Formação de Professores UERJ, Departamento de Ciências. , Rua Dr. Francisco Portela, 1470, Patronato, 24435005 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 37054691, Ramal: 222, URL da Homepage:

Experiência profissional

2004 - 2004

Prefeitura Municipal de Queimados

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior, Carga horária: 10

Outras informações:
Contrato como consultor (prestador de serviços) através da empresa Vital Engenharia e Construções Ltda., para realizar levantamento biótico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para implantação de projeto de aterro sanitário no Município de Queimados.

Atividades

  • 02/2004 - 04/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente.Cargo ou função, Consultor.

2020 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 20

Outras informações:
Sem bolsa.

2019 - 2020

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista.

2016 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 10

Outras informações:
Professor Colaborador, em disciplinas e orientações, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus São Gonçalo - Faculdade de Formação de Professores (UERJ - FFP). Integra o quadro de professores do curso de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Sociedade da FFP - PPGEAS (Mestrado Stricto Sensu).

2012 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 20

Outras informações:
Selecionado por concurso para atuar como Professor Visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Campus São Gonçalo - Faculdade de Formação de Professores (UERJ - FFP). Integrou o quadro de professores do curso de Graduação em Ciências Biológicas e como Professor da Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Sociedade da FFP - PPGEAS (Mestrado Stricto Sensu).

2009 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12

Outras informações:
Contratado como Professor Substituto lecionando no Curso de Ciências da Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Campus São Gonçalo, RJ, as disciplinas de Biologia e Evolução e de Ecologia II.

1999 - 2000

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 10

Outras informações:
Contratado como Professor Substituto para lecionar no Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Formação de Professores - UERJ, Campus São Gonçalo, as disciplinas de Zoologia V (Peixes, Anfíbios e Répteis) e de Zoologia VI (Aves e Mamíferos).

Atividades

  • 02/2016

    Pesquisa e desenvolvimento, Depto de Ciências Biológicas, Faculdade de Formaçâo de Professores - UERJ.Linhas de pesquisa

  • 05/2012

    Ensino, Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estudos em Biodiversidade, História Ambiental da Mata Atlântica, Tópicos especiais - Gestão e Manejo de Unidades de Conservação da Natureza

  • 06/2009 - 03/2020

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Biologia e Evolução, Comportamento Animal, Ecologia II (Populações), Ecologia III (Comunidades), Fundamentos de Análise Ambiental, Projeto em Biologia I, Projeto em Biologia II

  • 07/2011 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Estadual de Obras.Cargo ou função, Biólogo Senior, Coordenador de equipe de herpetofauna para inventário na estrada RJ 165 Paraty - Cunha, trecho dentro Parque Nacional da Serra da Bocaina..

  • 08/2006 - 08/2006

    Ensino, Licenciatura em Ciências Biológicas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ecologia Aplicada - Gestão e Manejo de Unidades de Conservação, Ecologia Aplicada - Processo de criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, Niterói/Maricá (RJ)

  • 02/2003 - 03/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro Biomédico, Departamento de Ecologia.Linhas de pesquisa

  • 03/1999 - 12/2000

    Ensino, Ciências Biológicas Licenciatura, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Zoologia V (Peixes, Anfíbiose Répteis), Zoologia VI (Aves e Mamíferos)

  • 06/1999 - 06/1999

    Treinamentos ministrados , Centro de Educação e Humanidades, Departamento de Ciências.Treinamentos ministrados, Trabalho de Campo de Botânica IV e Ecologia I

2000 - Atual

Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Concursado como Biólogo atuando na Gerência de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (2000 a 2004; 2008 a 2016).Ocupou interinamente o cargo de Gerente de Gestão de Unidades de Conservação no período de 2002 a 2003.Atuou como fiscal de meio ambiente no ETR-2 de 2004 a 2007.Nomeado para o cargo gratificado de Assistente II pelo Secretário de Meio Ambiente em 11 de novembro de 2009 até abril de 2015.Lotado na Subgerência de Monitoramento de Biodiversidade desde fevereiro de 2017.Gerente de Operações em Unidades de Conservação e Áreas protegidas (desde 2023).

Atividades

  • 03/2023

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Meio Ambiente.Cargo ou função, Gerente de Operações em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas.

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Linhas de pesquisa

  • 01/2018

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Serviço realizado, Monitoramento de biodiversidade; Criação de unidades de conservação da natureza.

  • 01/2018

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro.Treinamentos ministrados, Treinamento de estagiários e funcionários da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro

  • 01/2002

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Gestão de Unidades de Conservação.Serviço realizado, Manejo de fauna e flora silvestres em Unidades de Conservação.

  • 01/2002 - 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Gestão de Unidades de Conservação.Linhas de pesquisa

  • 01/2001 - 01/2018

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Gestão de Unidades de Conservação.Treinamentos ministrados, Treinamento de estagiários em Unidades de Conservação, Treinamento de funcionários de Unidades de Conservação

  • 05/2000 - 01/2018

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Gestão de Unidades de Conservação.Serviço realizado, Avaliação ambiental em áreas para conservação e preservação; Manejo de fauna e flora em unidades de conservação da natureza.

  • 05/2004 - 04/2006

    Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Gestão de Unidades de Conservação.Serviço realizado, Fiscalização ambiental.

  • 07/2001 - 12/2003

    Direção e administração, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gerência de Gestão de Unidades de Conservação.Cargo ou função, Gerente substituto.

1999 - 2000

Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão (DAS 6), Carga horária: 40

Outras informações:
Convidado para ocupar o cargo de Chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Fundação Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro (IEF-RJ), com encargo de DAS 6.

Atividades

  • 03/1999 - 05/2000

    Direção e administração, Fundação Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, Divisão de Unidades de Conservação.Cargo ou função, Chefe de Divisão.

  • 03/1999 - 05/2000

    Serviços técnicos especializados , Fundação Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, Divisão de Unidades de Conservação.Serviço realizado, Coordenação e fiscalização de Unidades de Conservação.

  • 03/1999 - 05/2000

    Treinamentos ministrados , Fundação Instituto Estadual de Florestas do Rio de Janeiro, Divisão de Unidades de Conservação.Treinamentos ministrados, Treinamento de estagiários e funcionários da DIUC

2003 - 2003

Earth Tech do Brasil S A

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior, Carga horária: 6

Outras informações:
Contratado como Consultor Senior pela empresa de consultoria Earth Tech do Brasil, prestadora de serviço para a FEEMA, para realizar o inventário faunístico de região de Mata Atlântica para implantação de Corredor Ecológico Sambê-Santa Fé, Itaboraí, RJ.

Atividades

  • 10/2003 - 12/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Earth Tech do Brasil S A.Cargo ou função, Consultor.

1997 - 1997

Instituto Baía de Guanabara

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 25

Outras informações:
Contratado para elaborar e executar projeto para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, criando a primeira lista de espécies ameaçadas de extinção do Município do Rio de Janeiro.

Atividades

  • 01/1997 - 04/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Baía de Guanabara.Cargo ou função, Consultor.

1997 - 1997

Instituto Brasileiro de Administração Municipal

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 30

Outras informações:
Contratado como Consultor Ambiental para realizar diagnóstico do meio biótico e avaliação de 50 Unidades de Conservação Municipais da Prefeitura do Rio de Janeiro, e do texto do Guia das Unidades de Conservação.

Atividades

  • 04/1997 - 08/1997

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Urbanismo e Meio Ambiente Duma, Meio Ambiente.Cargo ou função, Consultor.

1991 - 1991

Ministério Público

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico de Perícia, Carga horária: 20

Outras informações:
Convocado pelo MP, para auxiliar em laudo pericial sobre danos a uma Unidade de Conservação da Natureza (Parque Estadual da Serra da Tiririca), causados por uma imobiliária.

Atividades

  • 08/1991 - 11/1991

    Serviços técnicos especializados , Meio Ambiente, Niterói.Serviço realizado, Perícia Técnica em área desmatada por imobiliária.

1995 - 1995

Multiservice Consultoria S A

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Outras informações:
Contratado como Consultor Júnior, para a realização de inventário de meio biótico em Unidades de Conservação, através da empresa A Terra é Azul (subcontratada).

Atividades

  • 01/1995 - 05/1995

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Multiservice Consultoria S A.Cargo ou função, Consultor.

2006 - 2006

Natural Garden Jardinagem & Paisagismo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor - Coordenador de equipe de campo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando como Coordenador de equipe de campo (Consultor Sênior) no inventário de meio biótico (fauna e flora) de área destinada para a implantação do Centro de Tratamento de Resíduos do município de Petrópolis, RJ.

2006 - 2006

Natural Garden Jardinagem & Paisagismo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor - Coordenador de equipe de campo, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuando como Coordenador de equipe de campo (Consultor Sênior) no inventário de meio biótico (fauna e flora) de área destinada para implantação do empreendimento imobiliário "Abrigo dos Reis", no município de Angra dos Reis, RJ.

2006 - 2006

Natural Garden Jardinagem & Paisagismo

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Consultor - Coordenador de equipe de campo, Carga horária: 20

Outras informações:
Contratado como Coordenador de equipe de campo (Consultor Sênior) no inventário de meio biótico (fauna e flora) de área destinada para a implantação de pólo de desenvolvimento econômico (Pólo Petroquímico), no município de Magé, RJ.

1988 - 2018

Colégio Estadual Conselheiro Macedo Soares

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I Biologia, Carga horária: 14

Outras informações:
Contratado como Professor Docente I de Biologia do Ensino Médio pela Secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro, através de concurso público.

Atividades

  • 10/1988 - 07/2018

    Ensino,Disciplinas ministradas, Biologia Geral, Química I e II, Física I

1987 - 1994

Colégio Itapuca Educadores Associados

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10

Outras informações:
Contratado como Professor de Ciências Biológicas.

Atividades

  • 03/1992 - 03/1994

    Direção e administração, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Ciências Físicas e Biológicas de Primeiro e Segundo Graus.Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 08/1987 - 03/1994

    Ensino, Primeiro e Segundo Graus Regulares, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ciências Físicas e Biológicas, Biologia

2016 - 2016

Instituto Estadual do Ambiente

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor das disciplinas: "Introdução à fauna regional" e "visita técnica ao Córrego dos Colibris", no Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes do Parque Estadual da Serra da Tiririca, RJ.

2018 - 2018

MR2 Ambiental Projetos e Inovação Eireli

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Biólogo, Carga horária: 10

Outras informações:
Elaboração de relatório de ocorrência de fauna, a partir do inventário realizado em terreno pertencente ao contratante, Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Rio de Janeiro - SAFERJ, para atender exigências no licenciamento ambiental junto à Prefeitura do Rio de Janeiro.

2025 - Atual

Instituto Peixe das Nuvens

Vínculo: Pesquisador e sócio fundador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20