Guilherme da Silva Gasparotto

Possui Pós doutorado em Educação, é Doutor em Educação Física pela UFPR, possui especialização em Fisiologia do Exercício pela UENP e Licenciatura Plena em Educação Física pela mesma instituição. Membro fundador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento (GEPEM - IFPR), membro do Centro de pesquisa em Educação e Pedagogia do Esporte - UFPR e do Centro de Estudos em Atividade Física e Saúde - UFPR. Atua nas linhas de pesquisa em Práticas Corporais e Desempenho Acadêmico e Atividade Física e Saúde. Atualmente atua como professor do Ensino Básico Técnico no IFPR - Pinhais na disciplina de Educação Física para alunos do ensino médio integrado e como professor permanente dos programas de pós-graduação em Educação (acadêmico e profissional) da UFPR.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação Física

2012 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: ALTERAÇÕES NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE GRADUAÇÃO (2011-2014)
Wagner de Campos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: atividade física; Fatores de risco cardiovascular; Universitários; Estudo longitudinal; Jovens.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades esportivas e de recreação e lazer.

Mestrado em Educação Física

2010 - 2012

Universidade Federal do Paraná
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UNIVERSITÁRIOS DA UFPR,Ano de Obtenção: 2012
Wagner de Campos.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação.

Especialização em Fisiologia do Exercício

2008 - 2009

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: RELAÇÃO DE FATORES DE RISCO ANTROPOMÉTRICOS E DO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA COM A PRESSÃO ARTERIAL EM UNIVERSITÁRIOS
Orientador: Antonio Stabelini Neto

Graduação em Educação Física

2005 - 2008

Universidade Estadual do Norte do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017 - 2018

Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento humano.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Estágio avançado em investigação. (Carga horária: 60h). , Universidade do Minho, UMINHO, Portugal.

2014 - 2015

Esp em Docência na Educação Profissional. (Carga horária: 420h). , Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Atividade Física e Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GASPAROTTO, G. S. . Jogos do Instituto Federal do Paraná. 2014. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Paranaense de Cardiologia - Jornada de Educação Física. 2013. (Congresso).

Semana Acadêmica de Educação Física - UFPR.Jogos de Oposição. 2013. (Oficina).

Congresso Paranaense de Cardiologia - Jornada de Educação Física. 2012. (Congresso).

Atenção Básica de Saúde. 2010. (Seminário).

Curso - Escrita de Artigos Científicos: estruturação e técnicas de linguagem. 2010. (Seminário).

FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DE JACAREZINHO: Curso - AVALIAÇÃO FÍSICA: APLICAÇÃO PRÁTICA 4H. 2007. (Seminário).

V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - AVALIAÇÃO FÍSICA 4H. 2007. (Congresso).

V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PROPOSTA E INTERVENÇÃO 4H. 2007. (Congresso).

V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - MASSAGEM 4H. 2007. (Congresso).

V CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - MUSCULAÇÃO 4H. 2007. (Congresso).

20 JOPEF - OBESIDADE, NUTRIÇÃO EXERCÍCIO FÍSICO E EMAGRECIMENTO 16H. 2006. (Congresso).

20 JOPEF - PERSONAL TRAINING: EMAGRECIMENTO, CONDICIONAMENTO E SAÚDE 16H. 2006. (Congresso).

AÇÃO E MOVIMENTO: FISIOLOGIA CARDÍACA 12H. 2006. (Seminário).

Curso: AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO APLICADA AO PERSONAL TRAINER 10H. 2006. (Seminário).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: Curso - PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS E ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS 4H. 2006. (Encontro).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: Curso - PROGRAMA DE TREINAMENTO COM PESOS PARA FITNESS E SAÚDE 4H. 2006. (Encontro).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: Curso - TREINAMENTO DE FORÇA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA 4H. 2006. (Encontro).

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA: Curso - TREINAMENTO DE FORÇA PARA GRUPOS ESPECIAIS 4H. 2006. (Encontro).

IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - ASPECTOS FISIOLÓGICOS NA AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS 4H. 2006. (Congresso).

IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - NUTRIÇÃO EM ATIVIDADE FÍSICA 4H. 2006. (Congresso).

IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - PERSONAL TRAINING 4H. 2006. (Congresso).

IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO NORTE PIONEIRO: Curso - TREINAMENTO DESPORTIVO 4H. 2006. (Congresso).

SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO FÍSICA E ANTROPOMETRIA 15H. 2006. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mauricio Luiz Somensi

RECH, T.D; CUNHA, N.V; GOESSLER, K.F; OLIVEIRA, L.A.C;GASPAROTTO, G. S.. Aspectos que influenciam a participação de trabalhadores do ramo madeireiro nas aulas de ginástica laboral e os reflexos em sua Qualidade de Vida. 2017. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Saúde) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Fabiano Nazar

VAGETTI, G. V; ASINELLI-LUZ, A.;GASPAROTTO, G. S.. Associação entre características sociodemográficas, atividade física e escolaridade com a percepção da qualidade de vida em uma amostra de idosas de Francisco Beltrão - PR. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Antonio Augusto Venetzi Pacheco

OLIVEIRA, V; ASINELLI-LUZ, A.;GASPAROTTO, G. S.. Altas habilidades/Superdotação e qualidade de vida de crianças: um estudo comparativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: JOSÉ BOSSLE DA CONCEIÇÃO

AGOSTINETTO, L; Arruda, M.P; CUNHA, N.V; OLIVEIRA, L. A. C.;GASPAROTTO, G. S.. ESTRESSE OCUPACIONAL E SUAS MANIFESTAÇÕES FISIOLÓGICAS EM PROFESSORES EFETIVOS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL. 2016. Dissertação (Mestrado em Ambiente e Saúde) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Fabiana Maria Alexandre

VAGETTI, G. V; ASINELLI-LUZ, A.;GASPAROTTO, G. S.; FAVERO, M.T.M; OLIVEIRA, V. Comparação da cognição, autoeficácia, qualidade de vida e envelhecimento bem-sucedido entre atletas do atletismo master. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cinthia Fernanda da Fonseca Silva

VAGETTI, G. V;GASPAROTTO, G. S.; FAVERO, M.T.M; Legnani R.F.S; OLIVEIRA, V. Percepção da cognição, autoimagem e qualidade de vida de idosos praticantes e não praticantes de Pilates. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Renato Rodrigues Biscaia

OLIVEIRA, V; Legnani E.; VAGETTI, G. V;GASPAROTTO, G. S.; SANTANA, W.C. Comparação do autoconceito, autoeficácia e qualidade de vida entre praticantes e não praticantes de futsal. 2019.

Aluno: Adair José Pereira da Rocha

OLIVEIRA, V; VAGETTI, G. V;GASPAROTTO, G. S.; PASTRE, M; PAES, R>R. Comparação do autoconceito, autoeficácia e qualidade de vida de jovens praticantes e não praticantes de basquetebol de Curitiba. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gustavo Henrique de Oliveira Arruda

CUNHA, N.V; GOESSLER, K.F; MASIERO, A.V; ROSA, C.G; OLIVEIRA, D.C.X;GASPAROTTO, G. S.. Estresse fisiológico, psicológico e bem estar entre competidores de Jiu-Jitsu. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Ambiente e Saúde) - Universidade do Planalto Catarinense.

Aluno: Fabiano Nazar

VAGETTI, G. V; ASINELLI-LUZ, A.;GASPAROTTO, G. S.. A PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM PESSOAS IDOSAS: ASSOCIAÇÃO DA ESCOLARIDADE E ATIVIDADE FÍSICA EM UMA AMOSTRA DE IDOSAS DE FRANCISCO BELTRÃO - PR. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Júlio Cesar Pereira Kozak

GASPAROTTO, G. S.. Qualidade de vida em indivíduos adultos praticantes de atividade física com sedentários. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Gisele Antunes do Livramento

CALDERON V. P; DELLAGRANA, R. A.;GASPAROTTO, G. S.. Fatores do insuficiente domínio das habilidades básicas de atletismo nos acadêmicos do curso de Educação Física da UFPR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marilda de Fátima Gritem

CALDERON V. P; DELLAGRANA, R. A.;GASPAROTTO, G. S.. Atuações dos atletas e países por áreas continentais na prova de salto com vara do Campeonato Mundial de Atletismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Silva Luiz Carlos

CALDERON V. P; DELLAGRANA, R. A.;GASPAROTTO, G. S.. Atuações dos atletas e países por áreas continentais na prova de lançamento de dardo com vara do Campeonato Mundial de Atletismo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

GASPAROTTO, G. S.. Edital - 12/2015 - Concurso de provas e títulos para professor do ensino básico técnico e tecnológico do IFPR - Educação Física. 2015.

GASPAROTTO, G. S.. Edital - 08/2014 - Concurso de provas e títulos para professor do ensino básico técnico e tecnológico do IFPR - Biologia. 2014. Instituto Federal do Paraná.

GASPAROTTO, G. S.. Edital - 08/2014 - Concurso de provas e títulos para professor do ensino básico técnico e tecnológico do IFPR - Educação Física. 2014. Instituto Federal do Paraná.

GASPAROTTO, G. S.. Encontro de Iniciação Científica da UFPR - EVINCI. 2012. Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Simeoni

SIMEONI, M. C.. Fatores de Risco Antropométricos, hemodinâmicos e do Nível de Atividade Física em Universitários. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Elto Legnani

CAMPOS, W.LEGNANI, E.SILVA, S.G.. Alterações da prática de atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários (2011-2014). 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Stricto Senso em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Wagner de Campos

CAMPOS, W.; REICHERT, F. R.;SILVA, S. G.. Associação entre o nível atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários da UFPR. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Wagner de Campos

CAMPOS, W.SILVA, S. G.; RECCHIA, S. A.; ANEZ, C. R.;LEGNANI, E.. Alterações da prática da atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários. 2015. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Sérgio Gregório da Silva

CAMPOS, W.DA SILVA, S. G.; REICHERT, F.. Associação entre o nível atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários da UFPR. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Joyce Luciane Correia Muzi

MUZI, J. L. C.; LUZ, A. A. da. Relação do autoconceito, autoeficácia, práticas esportivas e de atividade física com o rendimento acadêmico com estudantes do Ensino Médio. 2017. Tese (Doutorado em Pós-Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Felipe Fossati Reichert

CAMPOS, W.;REICHERT, F.F.; SILVA, S. G.. Associação entre o nível de atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários da UFPR. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Felipe Fossati Reichert

CAMPOS, W.;REICHERT, F.F.. Atividade física e fatores de risco em universitários da UFPR (exame de qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Rodrigo Tramutolo Navarro

NAVARRO, Rodrigo Tramutolo; VILAS-BOAS, M. C.; SANTOS, M. R. P.. Tratamento e Abordagens da Educação Física no Ensino Técnico em Periódicos Nacionais: estado da arte.. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp. em Educ. Profissional Técnica de Nível Médio) - Instituto Federal do Paraná.

Simone Rechia

RECHIA, S.. A ALTERAÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR EM UNIVERSITÁRIOS. 2014. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Lopes Ferreira Provenzano

Relação entre dança e aprendizagem; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Júlio Cesar Pereira Kozak

ANÁLISE MOTIVACIONAL DA PRÁTICA DE FUTSAL EM CRIANÇAS DE 03 A 10 ANOS DE IDADE E DAS EXPECTATIVAS DOS PAIS; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Mariza Antunes

Em definição; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Francine Cruz Grison

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Eduardo Luiz Packer

JOGOS COOPERATIVOS: CONTRIBUIÇÕES DA GINCANA COOPERATIVA PARA A APRENDIZAGEM; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal do Paraná; (Orientador);

Heloise Kulig

Comparativo de concentração entre atletas de Rugby e Jiu jitsu; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Guilherme da Silva Gasparotto;

Jean Carlo Moroski

"Cesta sem Tempo" - Efeito da prática do basquetebol adaptado nas variáveis de capacidade funcional de idosos da Vila Amélia, Pinhais/PR; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Téc; em Administração) - Instituto Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme da Silva Gasparotto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Wagner de Campos

Alterações da prática de atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários (2011-2014); 2015; Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Wagner de Campos;

Valdomiro de Oliveira

2018; Universidade Federal do Paraná,; Valdomiro de Oliveira;

Rodrigo Tramutolo Navarro

Tratamento e Abordagens da Educação Física no Ensino Tècnico em Periódicos Nacionais: estado da arte; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Educ; Profissional Técnica de Nível Médio) - Instituto Federal do Paraná; Orientador: Rodrigo Tramutolo Navarro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GASPAROTTO, G. S. ; BICHELS, A. ; SZEREMETA, T.P ; VAGETTI, G. V ; OLIVEIRA, V . DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ASSOCIADO A ASPECTOS PSICOLÓGICOS, PRÁTICAS CORPORAIS E ATIVIDADE FÍSICA. REVISTA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (UEM. IMPRESSO) , v. 31, p. 1-12, 2020.

  • VAGETTI, G. V ; GOMES, F. R. H ; SILVA, M. P. ; GASPAROTTO, G. S. ; OLIVEIRA, V ; CAMPOS, W. . ASSOCIAÇÃO ENTRE APTIDÃO FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSAS Participantes DE UM PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA DE CURITIBA, BRASIL. Revista da Educação física/UEM (Online) , v. 31, p. 1-15, 2020.

  • GRISON, F ; GASPAROTTO, G. S. ; FERREIRA, J.L ; PACKER, E.L . Relações étnico-raciais na educação física escolar: estado da arte em teses e dissertações brasileiras.. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 19, p. 91-99, 2020.

  • GOMES, F. R. H ; GASPAROTTO, G. S. ; OLIVEIRA, V ; VAGETTI, G. V . Autopercepção de saúde associada à percepção de qualidade de vida em idosas praticantes de atividade física de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Kairós , v. 22, p. 349-368, 2020.

  • GOMES, FABIO RICARDO HILGENBERG ; Gasparotto, Guilherme Da Silva ; OLIVEIRA, VALDOMIRO DE ; VAGETTI, GISLAINE CRISTINA . Idosas e prática de atividade física: correlação entre estado cognitivo e níveis de escolaridade. LECTURAS EDUCACIÓN FÍSICA Y DEPORTES , v. 25, p. 59-72, 2020.

  • GASPAROTTO, G. S. . JIU-JIF PINHAIS - INICIAÇÃO AO JIU-JITSU: AS LUTAS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA EM CONTRATURNO ESCOLAR. Revista Ciência é minha praia , v. 6, p. 25-32, 2019.

  • GASPAROTTO, L. P. R. ; GASPAROTTO, G. S. ; SOUZA, M. S. ; ARAUJO, C. R. A. . Principal complaints and reference to spine pain in young tennis players during a tournament: Data from massage therapy care. JOURNAL OF HUMAN SPORT AND EXERCISE , v. 14, p. S1319-S1321, 2019.

  • GASPAROTTO, G. S. ; VAGETTI, G. V ; PEREIRA, B.O ; OLIVEIRA, V . Association of physical activity, self-concept and self-efficacy in high school students. JOURNAL OF HUMAN SPORT AND EXERCISE , v. 14, p. S1193-S1195, 2019.

  • GASPAROTTO, G. S. ; CAMPOS, W. . FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS NO INÍCIO E FINAL DA GRADUAÇÃO. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte , v. 32, p. 547-557, 2018.

  • GASPAROTTO, G. S. ; CAMPOS, W. . ALTERAÇÕES EM FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE GRADUAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 26, p. 47-56, 2018.

  • KOZAK, J.C.P ; GASPAROTTO, G. S. . Análise motivacional da prática de futsal em crianças de 3 a 7 anos de idade e das expectativas dos pais. REVISTA BRASILEIRA DE FUTSAL E FUTEBOL , v. 10, p. 421-427, 2018.

  • Gasparotto, Guilherme ; PACÍFICO, ANA ; CAMARGO, EDINA ; Campos, Wagner . Mudanças em comportamentos relacionados à saúde e indicadores metabólicos em universitários entre 2011 e 2014. REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE , v. 22, p. 471-478, 2018.

  • Gasparotto, Guilherme Da Silva ; SZEREMETA, THAYNARA DO PRADO ; VAGETTI, GISLAINE CRISTINA ; STOLTZ, TANIA ; OLIVEIRA, VALDOMIRO DE . O autoconceito de estudantes de ensino médio e sua relação com desempenho acadêmico: Uma revisão sistemática. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO , v. 31, p. 21-37, 2018.

  • GASPAROTTO, G. S. ; CAMPOS, W. . Alterações em fatores de risco cardiovascular entre estudantes durante o período de graduação. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 26, p. 47-56, 2018.

  • GASPAROTTO, G. S. ; NAVARRO, R.T . Tratamento e abordagens da Educação Física no Ensino Técnico em periódicos nacionais: o estado da arte. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 25, p. 154-165, 2017.

  • CAÇÃO JUNIOR, I.R. ; GASPAROTTO, G. S. . CORRELAÇÃO ENTRE FATORES DE RISCO À SAÚDE DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Mundi Saúde e Biológicas (ISSN: 2525-4766) , v. 1, p. 4-14, 2016.

  • LEGNANI R.F.S ; LEGNANI E. ; SILVA, Michael P ; GASPAROTTO, G. S. ; BACIL, E. D. A. ; CAMPOS, W. . Agregação de fatores de risco à saúde em crianças. Medicina (Ribeirao Preto. Online) , v. 48, p. 328-335, 2015.

  • GASPAROTTO, G. S. ; LOPES JUNIOR, E.M.S ; ALVES, R.C. ; SANTOS JUNIOR, R.B. ; BUENO, J.C.A. ; SOUZA JÚNIOR, T.P. . FORÇA DE PREENSÃO MANUAL EM ATLETAS DE JIU-JITSU BRASILEIRO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE GRADUAÇÕES. Cinergis , v. 16, p. 160-163, 2015.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GASPAROTTO, G. S. . Estudantes tem hábitos pouco saudáveis. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GASPAROTTO, G. S. . Pesquisa mostra hábitos alimentares dos alunos da UFPR. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GASPAROTTO, G. S. . Hábitos de Saúde entre Universitários em Curitiba. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GASPAROTTO, G. S. . Universitários engordam depois que passaram no vestibular. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GASPAROTTO, G. S. . Pesquisa Revela: Universitários se alimentam mal e fazem pouco exercício físico. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    RELAÇÃO DO AUTOCONCEITO COM A COMPETÊNCIA ACADÊMICA PERCEBIDA, MEDIADA POR PRÁTICAS CORPORAIS, ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, Descrição: O desempenho escolar é resultado da interação de diversos fatores intrínsecos e extrínsecos ao indivíduo.A relação do indivíduo com fatores ambientais têm especial importância nessa relação, como amplamente difundido, nas ideias de pensadores da Educação. Nesta perspectiva, o espaços frequentados e os diversos sujeitos envolvidos nestes, podem ser fundamentais para o desenvolvimento de atributos individuais, relacionados ao sucesso nas interações sociais, familiares, esportivas, e inclusive acadêmicas. Entre os atributos relacionados ao ambiente, apontado pela literatura como importante preditor de bom desempenho e competências em diversos contextos, cita-se o autoconceito. Vários autores demonstraram que, entre as variáveis que podem influenciar o desempenho acadêmico, o autoconceito é apontado como principal constructo afetivo-emocional, sendo que, indivíduos com baixo autoconceito tendem a ter baixo rendimento escolar e capacidade acadêmica percebida. A literatura sugere que diversas práticas corporais, sejam os esportes, as danças, ou outras atividades físicas, podem estar relacionadas a um autoconceito elevado. Nessa perspectiva, é possível que o contexto de práticas corporais atue como ferramenta importante no ambiente escolar, com vistas à melhora do autoconceito e, por consequência, o rendimento escolar. objetiva-se com esta pesquisa, verificar a relação do autoconceito com o capacidade acadêmica percebida por estudantes do ensino médio, mediada pela participação em diferentes práticas corporais oferecidas pela escola. Ao se desenvolver esse objetivo principal, algumas perguntas norteadoras do estudo poderão ser respondidas: a) será que existe relação entre o autoconceito e a capacidade acadêmica percebida na amostra de estudantes do ensino médio? b) essa relação ocorre de forma diferente entre participantes de projetos de práticas corporais na escola, comparado àqueles que não estão inseridos nessas práticas? c) e entre as diferentes práticas, será que a relação se dá de forma diferente?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme da Silva Gasparotto - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    ?CESTA SEM TEMPO? ? EFEITO DA PRÁTICA DO BASQUETEBOL ADAPTADO NAS VARIÁVEIS DE CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS DA VILA AMÉLIA, PINHAIS/PR, Descrição: O Brasil passa por um processo de transição demográfica, caracterizada pela diminuição da taxa de fecundidade, diminuição da mortalidade e, por consequência, aumento na expectativa de vida. Sob a perspectiva do envelhecimento da população brasileira, um desafio da saúde pública é como proporcionar ao idoso um envelhecimento saudável. O oferecimento de programas orientados de esportes adaptados aos idosos, se apresenta como estratégia, no que tange a melhora da saúde física e capacidade funcional deste indivíduo. Desta forma o objetivo deste projeto é verificar alterações nas variáveis relacionadas à funcionalidade de idosos, pertencentes a um bairro afastado do centro da cidade de Pinhais/PR, após participação em programa de basquetebol adaptado. Na primeira fase do estudo será realizado levantamento censitário dos idosos residentes no bairro, bem como as informações de saúde necessárias. A abordagem ocorrerá pessoalmente e as informações serão coletadas na forma de entrevista direta com os idosos e aplicação de questionários relacionados à condição socioeconômica e variáveis de saúde. Na segunda fase do estudo, serão realizados testes físicos dos idosos, aplicação de questionários, bem como no comando das sessões de basquetebol adaptado. As sessões ocorrerão duas vezes por semana, com duração de 1 hora e 30 minutos, sob a supervisão do coordenador do projeto. A sessão será composta por atividades de aquecimento, alongamentos, exercícios de fortalecimento muscular, fundamentos do basquetebol a prática do esporte adaptado propriamente dito. Com a intenção de verificar efeito da pratica esportiva nas variáveis de capacidade funcional e de saúde dos idosos participantes, as avaliações serão refeitas a cada seis meses de efetiva participação nas sessões práticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme da Silva Gasparotto - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    ASPECTOS RELACIONADOS À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE DOS ESTUDANTES DO IFPR ? CAMPUS PINHAIS, Descrição: A adolescência não se trata especificamente do momento onde doenças crônico-degenerativas se instalam. Entretanto, os fatores de risco para desenvolvimento deste tipo de patologia são possivelmente identificados já nas primeiras duas décadas de vida. Neste contexto, é de grande relevância se investigar a presença destes fatores em estudantes do ensino médio, bem como, as alterações durante sua passagem pelo ambiente escolar. O objetivo deste estudo é verificar a prevalência de alunos com perfil não saudável de peso corporal, nível de atividade física, aptidão física, pressão arterial, glicemia, consumo de tabaco, consumo de bebidas alcoólicas, hábitos alimentares e auto-imagem corporal. Além disto, observar as modificações nos valores destas variáveis durante o decorrer dos quatro anos destes alunos no ensino médio-integrado do IFPR, campus Pinhais ? PR.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme da Silva Gasparotto - Coordenador / Maria Luiza Kraft Kohler Ribeiro - Integrante.

  • 2011 - 2015

    ALTERAÇÕES NA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ENTRE ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE GRADUAÇÃO, Descrição: O projeto apresenta delineamento longitudinal. Em 2011 foi realizada pesquisa, na qual foram avaliados fatores de risco cardiovascular em 1599 estudantes da UFPR, destes 402 alunos do último ano de graduação e 1197 alunos calouros. Entre estes fatores de risco foram verificados: Nível insuficiente de atividade física, tabagismo, etilismo, hábitos alimentares, índices antropométricos de obesidade e pressão arterial. Em 2014 será realizada reavaliação dos calouros de 2011, então no quarto ano de graduação. Assim se poderá verificar as alterações relacionadas ao tempo de graduação e riscos de adquirirem tais fatores neste período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Guilherme da Silva Gasparotto - Coordenador / Lívia Pimenta Renó Gasparotto - Integrante / Campos, Wagner - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Associação entre o nível de atividade física e fatores de risco cardiovascular em universitários da UFPR, Descrição: O projeto visa relacionar o nível de atividades física de universitários da UFPR com fatores de risco antropométricos (IMC e Circunfência de cintura), pressão arterial e os comportamentos de tabagismo, etilismo e maus hábitos alimentares. Bem como fazer comparações dessas variáveis entre alunos ingressantes e graduandos da universidade. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Guilherme da Silva Gasparotto - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

2o Colocado como melhor trabalho apresentado na XI Jornada Paranaense multidisciplinar em cardiologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

2013

3o Colocado como melhor trabalho apresentado na XI Jornada Paranaense multidisciplinar em cardiologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Paraná, Pinhais. , Rua Humberto de Alencar Castello Branco, Jardim Amélia, 83330200 - Pinhais, PR - Brasil, Telefone: (41) 35957600, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Instituto Federal do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2015 - 2015

Instituto Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso - Téc. em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2014

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Física

2019 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor orientador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor, orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - UFPR Disciplinas Ministradas: EDUC840 - MÉTODOS QUANTITATIVOS NA PESQUISA EM COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO EDUC841 - MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ANÁLISE DE DADOS APLICADOS À PESQUISA EM COGNIÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

2018 - Atual

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor orientador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor do programa de Mestrado Profissional em Educação - UFPR

2017 - 2017

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Outras informações:
Professor convidado do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR (PPGE), para as disciplinas: - Tópicos especiais em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano: Esporte Educacional na ótica da teoria Bioecológica de Bronfenbrenner - Pesquisa em Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano

2012 - 2013

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Setor de Educação UFPR.,Linhas de pesquisa

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Setor de Educação UFPR.,Linhas de pesquisa

  • 03/2011

    Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2012 - 08/2013

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Esportes Coletivos - Voleibol, Estágio, Lutas (Licenciatura e Bacharelado), Seminário de Monografia

2011 - 2013

Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Horista

Atividades

  • 01/2012 - 05/2012

    Ensino, Fisiologia do Exercício, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nutrição, Metabolismo e Exercício

  • 01/2012 - 05/2012

    Ensino, Personal trainer, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nutrição, Metabolismo e Exercício

  • 01/2011 - 05/2012

    Ensino, Educação Física e Treinamento Desportivo, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nutrição, Metabolismo e Exercício, Sistemas e Métodos do Treinamento Desportivo

  • 01/2010 - 05/2011

    Ensino, Educação Física e Treinamento Personalizado, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Nutrição, Metabolismo e Exercício

2010 - 2017

CEPEE - UFPR

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 16

2010 - 2012

Academia M10 Fitness

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Musculação e Avaliador Físico, Carga horária: 20

2009 - 2010

Academia GYM Brasil

Vínculo: CONTRATADO, Enquadramento Funcional: Professor de Musculação e Avaliador Físico, Carga horária: 30

2009 - 2010

ARENA CENTRO DE CONDICIONAMENTO FÍSICO

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Musculação, Carga horária: 20

2005 - 2008

uenp

Vínculo: Monitor Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

2019 - Atual

Comitê Olímpico do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente - Prestador de Serviço, Carga horária: 4

Outras informações:
Docente convidado para o desenvolvimento das disciplinas: Literatura Científica I e II, e TCC, em cursos de especialização da Academia Brasileira de Treinadores do COB