Micaías Andrade Rodrigues
Micaías Andrade Rodrigues é mestre em Educação e licenciado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. É professor da Universidade Federal do Piauí onde trabalha na graduação e na pós-graduação, ministrando disciplinas de Metodologia do Ensino de Física e Estágio Supervisionado em Física. Tem experiência na área de Física e Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências, ensino de Física, formação de professores, estágio supervisionado, Lesson Study e comunidades de prática.
Informações coletadas do Lattes em 24/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2016 - 2019
Universidade de São Paulo
Título: ESTUDO DE AULA EM COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO EM TERESINA - PI
, Ano de obtenção: 2019. Agnaldo Arroio. Palavras-chave: Ensino de física; Estudo de aula; Comunidades de prática; Formação de professores; Contextualização.
Mestrado em Educação
2008 - 2010
Universidade Federal de Pernambuco
Título: A física do segundo ciclo do ensino fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife
, Ano de Obtenção: 2010.Francimar Martins Teixeira.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil. Palavras-chave: Ensino de ciências; Ensino de física; Séries iniciais do ensino fundamental; Rede Municipal de Ensino do Recife.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em mecânica industrial
1997 - 2001
Formação complementar
2025 - 2025
PNLD Básico: Trajetória essencial do processo de Avaliação Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2025 - 2025
Avaliador. (Carga horária: 14h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2025 - 2025
Orientações Gerais para a Avaliação Pedagógica. (Carga horária: 6h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2023 - 2023
Curso de Capacitação a Distância dos Certificadors que compõem a RNC do En. (Carga horária: 30h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em CAPACITAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NAS SALAS DE AULA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2019 - 2019
Produção escrita: abstracts. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2018 - 2018
Compreensão oral: estratégias. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2018 - 2018
Produção oral: interações acadêmicas. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2017 - 2017
Nível 4 do Curso My English on Line. (Carga horária: 60h). , National Geographic Learning, NGL, Estados Unidos.
2016 - 2016
Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2015 - 2015
Mini-eólica. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2015 - 2015
Energia e mudaça climática. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2015 - 2015
O biogás. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2015 - 2015
Pequenas usinas Hidrelétricas. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2015 - 2015
Energia Solar Térmica. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2015 - 2015
Eficiência Energética em Edifícios. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2015 - 2015
Capacitação para a Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2015 - 2015
Energia Solar Fotovoltaica. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, ONUDI, Espanha.
2010 - 2010
Extensão universitária em Física e Astronomia para todos. (Carga horária: 80h). , Espaço Ciência, EC, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Construindo Práticas Interdisciplinares para o Ens. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Confecção de equipamentos didáticos de física. (Carga horária: 18h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Básico de Libras. (Carga horária: 120h). , Secretaria de Educação e Cultura, SEDUC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Professor Alfabetizador de Adultos. (Carga horária: 128h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução à Astronomia. (Carga horária: 30h). , Centro de Ciências de Nordeste - UFPE, CECINE, Brasil.
2005 - 2005
Robótica 1. (Carga horária: 20h). , Centro de Robotica, Inteligência e Automação LTDA, CRIATRONICS, Brasil.
2004 - 2004
Conheça e vivencie as diferenças e especificidades. (Carga horária: 24h). , Superintendência Estadual de Apoio à pessoa com Deficiência, SEAD, Brasil.
2001 - 2001
Sistemas Elétricos I. (Carga horária: 20h). , Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PE, Brasil.
2001 - 2001
Injeção Eletrônica. (Carga horária: 25h). , Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PE, Brasil.
2001 - 2001
Transmissões. (Carga horária: 12h). , Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PE, Brasil.
2000 - 2000
Motor Fire 1.3 16v. (Carga horária: 12h). , Centro Federal de Educação Tecnológica, CEFET-PE, Brasil.
2000 - 2000
Orientação para o Crédito. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Recife, SEBRAE/PE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Outros
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
Organização de eventos
RODRIGUES, M. A. . SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DAS AÇÕES DOS PROGRMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID E PRP. 2022. (Outro).
RODRIGUES, M. A. . Coordenador de sessão de apresentação oral de trabalhos - XXIV SNEF. 2021. (Congresso).
RODRIGUES, M. A. . VI Seminário de estágio curricular supervisionado das licenciaturas da UFPI. 2017. (Outro).
TEIXEIRA, F. M. ; MOTTA, M. B. ; RODRIGUES, M. A. ; GOMES, A. P. ; SANTANA, D. B. ; SILVA, A. L. ; LIRA, M. R. . I Mostra Pernambucana de Recursos Didáticos. 2007. (Exposição).
Participação em eventos
SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO PIBID E AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA " O TRABALHO DOCENTE ANCORADO NA BNCC: DESAFIOS E POSSIBILIDADES". 2023. (Seminário).
4th INTERNATIONAL BALTIC SYMPOSIUM ON SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION.CHALLENGES FOR PRE-SERVICE PHYSICS TEACHER EDUCATION IN A NORTHEASTERN BRAZILIAN STATE IN PANDEMIC TIMES. 2021. (Simpósio).
International Organization for Science and Technology Education 202200. Rethinking the pre-service Physics teachers education by engaging school and university based on lesson study in communities of practice. 2021. (Congresso).
SEMINÁRIOS INTEGRADOS DA UFPI 2021.A utilização de aulas de reforço e quiz como estratégia para melhorar o ensino de Física: um relato de experiência com turmas remotas. 2021. (Seminário).
XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física.INTEGRANDO A FORMAÇÃO INICIAL E A CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA ATRAVÉS DO LESSON STUDY. 2021. (Simpósio).
I SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS - I SSAPEC.Física na quarentena: resultados preliminares de um curso de extensão on-line. 2020. (Simpósio).
XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.DO JAPÃO PARA O PIAUÍ: A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AULA COMO FORMA DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. 2018. (Encontro).
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.ESTUDO DE AULA: UMA METODOLOGIA AINDA POUCO CONHECIDA NO BRASIL. 2017. (Encontro).
II Seminário Integrador da Licenciatura em Educação do Campo/Campus Teresina.Formação de professores no ensino de Ciências. 2017. (Seminário).
Seminário Formação e Prática docente: conhecimentos e mediação pedagógica.A utilização de estudo de aula no estágio supervisionado em Física: reflexão e formação. 2017. (Seminário).
VI Seminário de Estágio Curricular Supervisionado das Licenciaturas da UFPIFPI.O Estágio Supervisionado II como fonte de dados para pesquisa. 2017. (Seminário).
V Seminário de Estágio Supervisionado de Licenciaturas da UFPI.Escola e Universidade: um diálogo necessário na formação docente. 2017. (Seminário).
Congresso Piauiense de Educação a Distância. Curso de Física-EaD do CEAD/UFPI: uma caracterização dos estudantes egressos. 2016. (Congresso).
IV Seminário de Extensão e Cultura da UFPI.A joaninha: confecção de brinquedo com crianças para trabalhar equilíbrio. 2014. (Seminário).
III Seminário de extensão e cultura da UFPI.Curso de extensão em local de educação não formal para enriquecer a formação dos licenciandos em Física. 2013. (Seminário).
8ª Semana de Matemática e Física.AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUEM ACERCA DA DISCIPLINA DE FÍSICA. 2012. (Outra).
II Seminário de Extensão da UFPI.PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: HÁ MAIS DE UMA DÉCADA SERVINDO À SOCIEDADE. 2012. (Seminário).
Seminário de Docência Superior. 2012. (Seminário).
VII Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI.A LEITURA DE TEXTOS PARADIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE FÍSICA. 2012. (Encontro).
XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR A FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS PARA LECIONAR CIÊNCIAS. 2012. (Encontro).
Seminário Internacional de Educação em Ciências.Estágio Supervisionado: o que pensam os licenciandos em Biologia da UFPI sobre a disciplina. 2011. (Seminário).
VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira.Estágio Supervisionado: O que fala a lei? O que pensam os autores?. 2011. (Outra).
I Feira de Ensino, Pesquisa e extensão em Ciências biológicas.Utilizando-se da temática energia para desenvolver atividades interdisciplinares numa escola pública no município de Olinda - Pernambuco. 2010. (Outra).
XXVIII Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste.A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RECIFE. 2010. (Encontro).
Seminário Integrador: Gestão da Escola e do Ensino.Fundamentos da Matemática e gestão escolar. 2009. (Seminário).
VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências.REFLEXÕES SOBRE A BAIXA PROCURA PELO CURSO DE FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE PERNAMBUCO. 2009. (Encontro).
19ª Conferência Mundial de Serviço Social.ASSISTÊNCIA SOCIAL E O ENSINO DA FÍSICA: COMPARTILHANDO SABERES PARA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À INFÂNCIA E CIDADANIA NO PETI ? RECIFE/PE ? BRASIL. 2008. (Outra).
II Seminário de Pesquisadores Municipais do Recife. 2008. (Seminário).
XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste.Usando o ensino de física, através de brinquedos populares, para resgatar a infância e a cidadania num núcleo do PETI. 2008. (Encontro).
I Encontro sobre Aquecimento Global na UFRPE.ESTUDANDO O NOSSO PLANETA E O SOL UTILIZANDO DE LATINHAS DE ALUMÍNIO. 2007. (Encontro).
II Colônia de Férias do Espaço Ciências.Brinquedos Populares. 2007. (Outra).
II Encontro Nacional de Ensino de Biologia & I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 04 (MG/TO/GO/DF).Me ensina sobre enzima: um relato de experiência. 2007. (Encontro).
VI Colóquio Internacional Paulo Freire.Produzindo oficinas pedagógicas para a formação continuada: digestão e Nutrição humana sob uma perspectiva interdisciplinar. 2007. (Outra).
VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Construindo experimentos de física utilizando a garrafa pet. 2007. (Outra).
XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Atividades e Experiências do laboratório de Física do Espaço Ciência - PE. 2007. (Simpósio).
XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste.O incentivo da Olimpíada Brasileira de Física para o ingresso de estudantes nos cursos de Física da UFPE. 2007. (Encontro).
SesCiência.Brincando de ser cientista. 2006. (Outra).
XII Ciência Jovem.Desmistificando o laboratório. 2006. (Outra).
XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2006. (Encontro).
57° Encontro Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.57° Encontro Nacional da SBPC. 2005. (Encontro).
Closing Conference International Year of the Physics. 2005. (Simpósio).
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação - Regional Nordeste.Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação - Regional Nordeste. 2005. (Encontro).
I Seminário de Políticas Públicas de Alfabetização e Letramento. 2005. (Seminário).
IV Sapiens Internacional. 2005. (Congresso).
Seminário Museus, Educação e Ação Social. 2005. (Seminário).
V Encontro Luso-Brasileiro. 2005. (Encontro).
XI Ciência Jovem.XI Ciência Jovem. 2005. (Outra).
IV CONAPE. 2004. (Congresso).
Semana das Ciências Exatas e Biológicas.Semana das Ciências Exatas e Biológicas. 2002. (Encontro).
Vivendo o Campus 2002.Vivendo o Campus 2002. 2002. (Outra).
Participação em bancas
RODRIGUES, M. A.; SOARES, A. S.; MACIEL, A. C.. MANUAL DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE CIRCUITO ELÉTRICO COM O USO DE MATERIAIS RECICLADOS. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
MACIEL, A. C.; LOPES, M. S. L.;RODRIGUES, M. A.; LINO, A. A.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS NO ENSINO MÉDIO. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
BORGES, C. A. M.;RODRIGUES, M. A.; PAZ, F. S.. Sequência didática gamificada para o ensino de leis de Newton à luz da teoria da aprendizagem significativa. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
LUZ, E. M. S.;RODRIGUES, M. A.; MACEDO FILHO, A.; SILVA, A. M.. O USO DA PLATAFORMA TINKERCAD E KITS EXPERIMENTAIS PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO MÉDIO.. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, V. P.;RODRIGUES, M. A.; LIMA, J. P.. A INSERÇÃO DE UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO FACILITADOR DOENSINO-APRENDIZADO DE CINEMÁTICA. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
ARAÚJO, H.M.L.; LOPES, M. S. L.; PAZ, F. S.;RODRIGUES, M. A.. ESTÁTICA DO CORPO RÍGIDO NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA. 2025. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, C. A. S.; SILVA, H. S.;RODRIGUES, Micaías A.. UTILIZAÇÃO DE UM LIVRO COM ABAS COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, J. B.; LUZ, E. M. S.; MACEDO FILHO, A.;RODRIGUES, Micaías A.. EXPERIMENTAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; MACIEL, A. C.; SANTOS, M. V. S.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA: APLICAÇÃO DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA FILHO, F. F.; BORGES, C. A. M.;RODRIGUES, Micaías A.; LINO, A. A.. PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE CORRENTE ELÉTRICA, RESISTÊNCIA ELÉTRICA E TENSÃO ATRAVÉSDA ANÁLISE INVESTIGATIVA DE EXPERIMENTOS. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; SILVA, B.V.C.; JACQUES, V.. TIRINHAS: UMA FERRAMENTA MEDIADORA PARA APRENDER LEIS DE NEWTON. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, I. F.;RODRIGUES, Micaías A.; BARBOSA, P. H. R.; MARTINS, J. R.. A Utilização de Vídeos como Recurso Didático no Ensino de Física Moderna. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, B.V.C.;RODRIGUES, Micaías A.; MADEIRA, M. P.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO ASTRONOMIA NO 4° ANO: UM OLHAR SOBRE FENÔMENOS CÍCLICOS,FUNDAMENTADO NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA DE MOREIRA. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SILVA, B.V.C.; RAMOS, J. E. F.. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MODIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ABSORÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, B.V.C.;RODRIGUES, M. A.; MONTEIRO, M. M.. Uma sequência didática para discussão de conceitos de (e sobre) a corrente elétrica no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, V. P.; STUDART, N.; ARAÚJO, N. A.;RODRIGUES, M. A.. MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
BRITO, V. P.;RODRIGUES, Micaías A.; LIMA, I. A.. PROPOSTA DE EXPERIMENTOS INTERDISCIPLINARES SOBRE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM CORRENTE CONTÍNUA, ENVOLVENDO FÍSICA E QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL. 2022. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, I. F.;RODRIGUES, M. A.; LIRA, M. A. T.; LINO, A. A.; LINO, M. A.. FÍSICA FACÍLIMA TOTAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR LANÇAMENTOS HORIZONTAL E OBLÍQUO. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí.
RAMOS, J. E. F.;RODRIGUES, M. A.; MOREIRA, A. C. L.. UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS GASES, UTILIZANDO O PHET INTERACTIVE SIMULATIONS. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal de Pernambuco.
ARROIO, A.; LEAL, S. H. B. S.; HASTENREITER, R. S. C.; SILVA, G. S. F.; TESTONI, L. A.;RODRIGUES, M. A.. MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo de Caso com Estudantes do Curso de Licenciatura em Física da UFPI. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.
LIMA JÚNIOR, R. G.; SILVA, A. L. S.;RODRIGUES, M. A.. FÍSICA POR TRÁS DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS: EXPLORANDO CONCEITOS CIENTÍFICOS DE FORMA LÚDICA. 2025. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SILVA, I. N.; MELO, C. A. S.. Analogias como metodologia de aprendizagem na educação básica com aplicação em Eletricidae e Gravitação Universal de Isaac Newton. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
BORGES, C. A. M.;RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; LIMA, C. L.. Lei de Faraday e os motores e geradores elétricos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, C. A. S.;RODRIGUES, M. A.; ARAÚJO, J. F.. Análise Comparativa entreo Determinismo Clássico e o Indeterminismo Quântico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; OLIVEIRA, F. C. S.; SILVA, K. E. S.. Como está o ensino de Física em Escolas Públicas em Teresina? O que dizem os relatórios de estágio e os supervisores de campo?. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; BARBOSA FILHO, F. F.; SILVA, L. M.. Textos Paradidáticos como Ferramenta de Enriquecimento no Ensino de Ciências da Natureza: Uma Abordagem Aliada a Comunidades de Prática. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; SILVA, A. A.; ABREU, E. R.. IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS RESIDENTES DO CURSO DEFÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, DURANTE A PANDEMIA. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA FILHO, F. F.;RODRIGUES, Micaías A.; RIOS, L. C.. O uso dahistória da Física na melhoria do ensino da gravitação e astronomia no ensino médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; BARBOSA FILHO, F. F.. EXPERIMENTO DE TORRICELLI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADA NA REVISÃO HISTÓRICA E CIENTÍFICA SOBRE O BARÔMETRO E SUA UTILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; PACHECO JUNIOR, S. A.; SANTOS, I. F.. DOVE-OSCAR 17: A REALIZAÇÃO DE UM SONHO E UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; LIMA, C. L.. ALICE NO PAÍS DO QUANTUM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, C. L.;RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.. Síntese, Caracterização espectroscópica e estudo do band gap de Óxidos de Tungstênio dopado com Ferro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, C. L.;RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.. Sintese e Caracterização espectroscópica Raman e Infravermelho, de MoO3 puro e dopado com Ferro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; SILVA, L. P.. Laboratório de baixo custo para o ensino de Física térmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; LIMA, C. L.; SILVA, M. P. M.. Uma proposta experimental no ensino de Óptica geométrica em tempo de pandemia, através do Geogebra on-line. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, C. A. S.;RODRIGUES, M. A.; MACIEL, A. C.. Proposta de aplicação do uso de filmes como uma ferramenta de aproximar os alunos da disciplina de física e mostrar como os conteúdos estão presentes no nosso dia a dia. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, C. A. S.;RODRIGUES, M. A.; MACIEL, A. C.. Educação inclusiva para deficientes auditivos e visuais através de uma proposta de intervenção com a utilização de um circuito elétrico para o ensino da lei de Ohm. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA FILHO, F. F.;RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.. Cosmogonia, uma proposta de material didático para o ensino de física: uma abordagem das principais hipóteses da Cosmogonia e sua relação à mecânica clássica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; SOUSA, C. C.. A APLICAÇÃO DE ARDUÍNO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RAMOS, E. M. F.; PEIXOTO, D.;RODRIGUES, M. A.. O PAPEL DO LÚDICO NO ENSINO DE FÍSICA: UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura = 3146) - Universidade Estadual Paulista.
PAZ, F. S.;RODRIGUES, M. A.; RIBEIRO, J. L.. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA (LEDOC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo - Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SILVA, B.V.C.; MELO, C. A. S.. ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; REIS, A. S. S.; SANTOS, I. F.. A UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO INSTRUMENTO INTRODUTÓRIO ÀS AULAS DE FÍSICA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; RAMOS, J. E. F.; GOMES, D.O.. FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES NO COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, Micaías A.; OLIVEIRA, F. C. S.; RIOS, L. C.. Ensino por Investigação: Utilização da Proposta do 5E de BYBEE no Ensino da Física em uma Escola Pública de Teresina. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
BARBOSA FILHO, F. F.;RODRIGUES, Micaías A.; MELO, C. A. S.. ?Qual a Relação da sua Geladeira com a Filosofia de Nietzsche?. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
MELO, C. A. S.;RODRIGUES, Micaías A.; LIMA, F. W. S.. Ensino remoto de Física: um estudo de caso no município de Teresina - PI. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MONTE, C. E. P.; ANDRADE, F. A.. Efeito termodielétrico ou efeito Costa Ribeiro: uma revisão bibliográfica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; BARBOSA FILHO, F. F.. O Role Playing Game (RPG) como ferramenta para o ensino de Ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELO, C. A. S.; RIOS, L. C.. A utilização de texto paradidático como ferramenta facilitadora para o ensino de física. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; NUNES, R. G. R.; ARAÚJO, N. A.. Proposta de sequência didática sobre hidrostática utilizando material de baixo custo para o ensino de Física no Ensino Médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; PASSOS, F. I. L.; RIOS, L. C.. O uso de paródia como instrumento metodológico do ensino de fisica no ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; OLIVEIRA, F. C. S.; SANTOS, I. F.. Textos paradidáticos no ensino de Física: uma abordagem metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELo, C.A.S.; SANTOS, M. N. B.. Trabalhando com projetos como metodologia de ensino de Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
SARMENTO, A.K.C.;RODRIGUES, M. A.; SILVA, J.C.. Tornando-se professor de ciências da natureza: a escolha profissional e seus motivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; MELo, C.A.S.; BARBOSA FILHO, F. F.. Modernidade da física: um jogo didático para o ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
ABREU, L. N.; FAÇANHA, A. A. B.;RODRIGUES, M. A.. Elaboração e análise de um recurso didático visual sobre modelos atômicos para surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí.
LIMA, M.D.F.; FERREIRA, L. H. B.;RODRIGUES, M. A.. Atuação do pedagogo no âmbito empresarial de Teresina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SILVA, B.V.C.; MEIRELES, A. A.. Alfabetização científica por meio de oficinas de Astronomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
NOGUEIRA, T. J. A. M.; VASCONCELOS, S. L.; FERREIRA, L. H. B.;RODRIGUES, M. A.. A atuação do pedagogo em espaços não-escolares: vivências de docentes e discentes sobre o curso de Pedagogia da UFPI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; FERREIRA, J.Q.; LIMA, F. W. S.. ESTUDO DE CASO ALIADO À ARGUMENTAÇÃO, SEGUNDO O PADRÃO DE TOULMIN, NO ENSINO DE FÍSICA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SILVA, H. S.; LIMA, F. W. S.; MARIANO, S. D. G.. Tamanho dos planetas e do Sol e a distância entre estes: compreensão dos alunos e oficina pedagógica de baixo custo para trabalhar esta temática. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, B.V.C.;RODRIGUES, M. A.; NUNES, R. G. R.. Etnoastronomia: a astronomia na visão de agricultores, pescadores e criadores de animais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; LIMA, F. W. S.; CARVALHO, P. R. S.. ESTUDANDO A 1ª LEI DE NEWTON ATRAVÉS DE UM TEXTO PARADIDÁTICO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; BARBOSA FILHO, F. F.; NUNES, R. G. R.. Textos paradidáticos no ensino de Física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SOUSA, F. B.; LIMA, F. N.. AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO POLO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
LOPES, Â. C. A.;RODRIGUES, M. A.; VALENTE, S. E. S.. Enzimas de Restrição: uma abordagem lúdica no ensino médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; BARBOSA, C. O.; OLIVEIRA, M. C. P.. Vitaminas: como os livros didáticos de biologia do Ensino Médio utilizados em Teresina abordam este tema. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SILVA FILHO, J. P.; OLIVEIRA, M. C. P.. A participação do educador em atividades de educação ambiental e sobre o lixo: um estudo de caso realizado na Escola Nossa Senhora da Paz, Teresina - PI. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; NUNES, M. L. R. L.; OLIVEIRA, M. C. P.. A importância da utilização do lúdico no ensino de Ciências e biologia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, B.V.C.; CASTRO, M.M.M.R.N.; MELo, C.A.S.; SANTOS, F.E.P.;RODRIGUES, M. A.. A concepção da natureza da ciência por alunos de licenciatura em Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
SILVA, B.V.C.; CASTRO, M.M.M.R.N.;RODRIGUES, M. A.. Um estudo crítico sobre a inserção da história de Tycho Brahe nos livros didáticos de física do Ensino Médio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; FERREIRA, J. H. L.; OLIVEIRA, M. C. P.. Microrganismos: jogo Campo Contaminado. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SANTOS, I. F.; SANTOS, M. L.. Dificuldade de assimilação dos conteúdos de física no ensino médio no município de Campo Alegre do Fidalgo - PI. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, I. F.;RODRIGUES, M. A.; SOUSA, F. B.. A formação dos professores que atuam no ensino médio regular com a disciplina Física nas escolas públicas de São João do Piauí e sua prática pedagógica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
SANTOS, I. F.;RODRIGUES, M. A.; SANTOS, M. L.. A Prática do Planejamento do Professor de Física no Ensino Médio em Duas Escolas Públicas Estaduais de São João do Piauí. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; VASCONCELOS, S. L.; GOMES, D. S.. O Atendimento Educacional Especializado aos alunos surdos das escolas municipais de Teresina, por seus docentes. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí.
FERREIRA, L. N. A.; TORRES, T. D.; OLIVEIRA, A. L. F.;RODRIGUES, M. A.. Interações discursivas em uma aula sobre ligação química usando um texto de divulgação científica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Piauí.
ARAGAO-BARBOSA, G.J.; VOCHT, M.;RODRIGUES, M. A.. Estratégia de atendimento e satisfação como forma de captar e reter clientes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.
VOCHT, M.; ALBUQUERQUE, L.;RODRIGUES, M. A.. O reconhecimento e identificação da marca: a importância do nome e dos símbolos de marketing. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.
VOCHT, M.; LEONARDO, E.;RODRIGUES, M. A.. Pós-venda: importante ferramenta de acompanhamento para satisfação e fidelização de clientes nas revendas Honda Motos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.
VOCHT, M.; ALBUQUERQUE, L.;RODRIGUES, M. A.. Sabino e Amaury Interaminense de Oliveira.A importância das estratégias e do posicionamento da marca, como diferencial competitivo para a construção civil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.
ARAGAO-BARBOSA, G.J.; VOCHT, M.;RODRIGUES, M. A.. A qualidade como diferencial na prestação de serviço ao cliente: o caso da Transportadora Nordeste Sul Ltda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada de Pernambuco.
PINHEIRO, G. S.; GARCIA MEJIA, H. A.;RODRIGUES, M. A.. Concurso Professor substituto na área de Física Geral. 2023. Universidade Federal do Piauí.
SOUZA, W. O.; FREIMAN, F. P.; AMORIM, F. R.;RODRIGUES, M. A.. Concurso Professor efetivo da área de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto. 2023. Universidade Federal do Piauí.
BIAGIOTTI, D.; COSTA, D. N. M.; ARRIVABENE, M.;RODRIGUES, M. A.. Concurso Professor efetivo da área de Produção, Reprodução e Nutrição de Equídeos. 2023. Universidade Federal do Piauí.
LINARD, F. M. A.; BATISTA, E. V.; BRITO NETO, J. O.;RODRIGUES, M. A.. Concurso Professor efetivo da área de Engenharia Elétrica. 2023. Universidade Federal do Piauí.
ARAUJO, K. C. D.; AGUIAR, B. G. A.; MELO JUNIOR, F. W. F.;RODRIGUES, M. A.. Banca para professor efetivo de Atenção Primária à Saúde. 2022. Universidade Federal do Piauí.
MATOS, N. J. C.; SOUSA FILHO, D. N.; FURTADO, G. R.;RODRIGUES, M. A.. Concurso Professor efetivo da área de Direito. 2022. Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; COSTA, M. L.; MIRANDA, N. F.; HONÓRIO, M. G.. Seleção para professor substituto. 2018. Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; SANTOS, M. S.; ARAÚJO, H.M.L.; OLIVEIRA, V. L. C.. Professor substituto para Metodologia do Ensino e Estágio Supervisionado em Física. 2016. Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.; FERREIRA, L. H. B.; QUEIROZ, N. M. C.. Seleção para professor substituto de Metodologia do ensino e estágio Supervisionado em Física. 2014. Universidade Federal do Piauí.
VEGA, M. L.; LINO, M. A.; SILVA, H. S.; REIS, A. C. C.;RODRIGUES, M. A.. Concurso para magistério superior em Ensino de Física. 2014. Universidade Federal do Piauí.
VEGA, M. L.; CASTRO, M.M.M.R.N.; SILVA, H. S.; REIS, A. C. C.;RODRIGUES, M. A.. Concurso para magistério superior em Ensino de Física. 2014. Universidade Federal do Piauí.
SOARES, A. M. F.; OLIVEIRA, F. C. S.;RODRIGUES, M. A.; FERREIRA, J.Q.. Banca examinadora para a Seleção de Professor Substituto de Metodologia e Estágio em Matemática. 2013. Universidade Federal do Piauí.
QUEIROZ, E. L.; NUNES, R. G. R.; COSTA, M. A.;RODRIGUES, M. A.. Banca examinadora para professor Auxiliar de Física. 2013.
FERREIRA, J.Q.; ARAÚJO, H.M.L.;RODRIGUES, M. A.. Professor substituto de Estágio supervisionado e metodologia do ensino de Química. 2012. Universidade Federal do Piauí.
PIRES, L. G.;RODRIGUES, M. A.; BANDEIRA, H. M. M.. Professor substituto de metodologia e estágio Supervisionado em Física. 2011. Universidade Federal do Piauí.
FREITAS, F. N.;RODRIGUES, M. A.; ARAÚJO, N. A.. Banca Examinadora para exame extraordinário de Estudos. 2017. Universidade Federal do Piauí.
RODRIGUES, M. A.. Coordenação de apresentação de posteres no VII Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI. 2012. Universidade Federal do Piauí.
Orientou
Utilização das tecnologias da informação como ferramentas para o desenvolvimento de jogos no ensino de física do 9º ano: um estudo sobre a abordagem de óptica geométrica; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
definindo; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
Definindo; Início: 2024; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
definindo; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);
MANUAL DE EXPERIMENTOS PARA O ENSINO DE CIRCUITO ELÉTRICO COM O USO DE MATERIAIS RECICLADOS; 2025; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA: APLICAÇÃO DA TEORIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
TIRINHAS: UMA FERRAMENTA MEDIADORA PARA APRENDER LEIS DE NEWTON; 2024; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MODIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ABSORÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO; 2023; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA; 2022; Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física) - Universidade Federal do Piauí, ; Coorientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Analogias como metodologia de aprendizagem na educação básica com aplicação em Eletricidae e Gravitação Universal de Isaac Newton; 2025; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Como está o ensino de Física em Escolas Públicas em Teresina? O que dizem os relatórios de estágio e os supervisores de campo?; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Textos Paradidáticos como Ferramenta de Enriquecimento no Ensino de Ciências da Natureza: Uma Abordagem Aliada a Comunidades de Prática; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
IMPACTOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS RESIDENTES DO CURSO DEFÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, DURANTE A PANDEMIA; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
EXPERIMENTO DE TORRICELLI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO BASEADA NA REVISÃO HISTÓRICA E CIENTÍFICA SOBRE O BARÔMETRO E SUA UTILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
A APLICAÇÃO DE ARDUÍNO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
ALICE NO PAÍS DO QUANTUM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA SOB UMA NOVA PERSPECTIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
DOVE-OSCAR 17: A REALIZAÇÃO DE UM SONHO E UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Uma proposta experimental no ensino de Óptica geométrica em tempo de pandemia, através do Geogebra on-line; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Laboratório de baixo custo para o ensino de Física térmica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
A UTILIZAÇÃO DE MEMES COMO INSTRUMENTO INTRODUTÓRIO ÀS AULAS DE FÍSICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES NO COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Ensino por Investigação: Utilização da Proposta do 5E de BYBEE no Ensino da Física em uma Escola Pública de Teresina; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Efeito termodielétrico ou efeito Costa Ribeiro: uma revisão bibliográfica; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
O Role Playing Game (RPG) como ferramenta para o ensino de Ciências; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
A utilização de texto paradidático como ferramenta facilitadora para o ensino de física; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Proposta de sequência didática sobre hidrostática utilizando material de baixo custo para o ensino de Física no Ensino Médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
O uso da paródia como instrumento metodológico do ensino de física no ensino médio; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Textos paradidáticos no ensino de Física: uma abordagem metodológica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Trabalhando com projetos como metodologia de ensino de física; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Modernidade da física: um jogo didático para o ensino médio; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
ESTUDO DE CASO ALIADO À ARGUMENTAÇÃO, SEGUNDO O PADRÃO DE TOULMIN, NO ENSINO DE FÍSICA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Alfabetização científica por meio de oficinas de Astronomia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Textos paradidáticos no ensino de Física; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Tamanho dos planetas e do Sol e a distância entre estes: compreensão dos alunos e oficina pedagógica de baixo custo para trabalhar esta temática; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
ESTUDANDO A 1ª LEI DE NEWTON ATRAVÉS DE UM TEXTO PARADIDÁTICO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
AS DIFICULDADES DOS ALUNOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PÓLO DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
A importância da utilização do lúdico no ensino de Ciências e biologia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
A participação do educador em atividades de educação ambiental e sobre o lixo: um estudo de caso realizado na Escola Nossa Senhora da Paz, Teresina - PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Vitaminas: como os livros didáticos de biologia do Ensino Médio utilizados em Teresina abordam este tema; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
MICRORGANISMOS: ?JOGO CAMPO CONTAMINADO?, UMA PROPOSTA DIDÁTICA ALTERNATIVA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
O Início da Carreira Docente de Física e seus Conflitos e Crenças; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Enzimas de Restrição: uma abordagem lúdica no ensino médio; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
O Atendimento Educacional Especializado aos alunos surdos das escolas municipais de Teresina, por seus docentes; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Dificuldade de assimilação dos conteúdos de física no ensino médio no município de Campo Alegre do Fidalgo - PI; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
?METABOLIZANDO CONCEITOS BIOQUÍMICOS?, JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AUXÍLIO NO ENSINO DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO: ?DOMINÓ DOS SISTEMAS HUMANOS?; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Biologia) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Micaías Andrade Rodrigues;
Produções bibliográficas
-
RODRIGUES, M. A. . Lesson Study: sua origem, alguns resultados, desafios e perspectivas para o futuro. TEXTURA - ULBRA , v. 27, p. 101-126, 2025.
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . Professional Development of Brazilian In-service Physics Teachers in the Context of Lesson Study Activities. Ioste Letters , v. 1, p. 273-282, 2021.
-
RODRIGUES, M. A. . UM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO PARA MEDIR A POTÊNCIA DO SOL E A TEMPERATURA DA SUA SUPERFÍCIE E REFLETIR SOBRE O EFEITO ESTUFA E O AQUECIMENTO GLOBAL. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 36, p. 1-12, 2020.
-
RODRIGUES, M. A. ; SANTOS, V. C. ; ARROIO, A. . A Formação de Comunidades de Prática no Ensino de Física: Uma Análise a Partir de Grupos de Estudo de Aula. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , p. 1275-1306, 2020.
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . LESSON STUDY IN PRE-SERVICE PHYSICS TEACHERS? EDUCATION: A CASE IN BRAZIL. Natural Science Education , v. 17, p. 139-152, 2020.
-
CUNHA, R. G. ; RODRIGUES, Micaías A. . PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE ATMOSFERA, EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS) , v. 14, p. 308-329, 2019.
-
RODRIGUES, M. A. ; RIOS, L. C. . PROPOSIÇÃO DE ATIVIDADES REMOTAS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFPI, MODALIDADE EAD. TECNOLOGIA EDUCACIONAL , v. XLVIII, p. 57-72, 2019.
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . Pesquisa no estágio supervisionado: alguns resultados e muitas possibilidades. ALEXANDRIA (UFSC) , v. 11, p. 31-49, 2018.
-
TEIXEIRA, F. M. ; RODRIGUES, M. A. . CIÊNCIA E FÉ: UMA ABORDAGEM MULTICULTURAL NAS AULAS DE FÍSICA. LINGUAGENS, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE , p. 212, 2018.
-
ARRAIS, M. A. ; RODRIGUES, M. A. ; ALVES, E. O. . O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. Educação e Cultura Contemporânea , v. 13, p. 288-322, 2016.
-
RODRIGUES, M. A. . A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 21, p. 765-781, 2015.
-
MACEDO, M. A. P. ; RODRIGUES, M. A. . O TAMANHO DOS PLANETAS, DE PLUTÃO E DO SOL E AS DISTÂNCIAS ENTRE ESTES: COMPREENSÃO DOS ALUNOS E OFICINA PEDAGÓGICA DE BAIXO CUSTO PARA TRABALHAR ESTA TEMÁTICA. REVISTA LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA , p. 23-42, 2015.
-
RODRIGUES, M. A. . A escrita de textos literários na formação dos futuros professores de Física. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias , v. 14, p. 246-269, 2015.
-
RODRIGUES, M. A. . A dramatização na formação de futuros professores de Física. Latin - American Journal of Physics Education , v. 9, p. 1505-1-1505-4, 2015.
-
COSTA, K. B. M. ; RODRIGUES, M. A. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O LIXO: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TERESINA ? PI. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online) , v. 9, p. 344-363, 2014.
-
RODRIGUES, M. A. . Atividades de extensão em locais de educação não formal para enriquecer a formação dos alunos do estágio supervisionado em Física. Revista em Extensão (Online) , v. 13, p. 35-50, 2014.
-
RODRIGUES, M. A. . Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado. Revista Brasileira de Educação (Impresso) , v. 18, p. 1009-1034, 2013.
-
VEIGA, R. C. A. ; NUNES, M. L. R. L. ; RODRIGUES, M. A. ; XIMENES, V. L. . A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO LOCALIZADA EM TERESINA - PIAUÍ. Holos (Natal. Online) , v. 2, p. 206, 2013.
-
RODRIGUES, M. A. . Brincando de ser cientista: Uma forma lúdica de vivenciar o método científico. LATIN - AMERICAN JOURNAL OF PHYSICS EDUCATION , v. 7, p. 79-82, 2013.
-
RODRIGUES, M. A. . A leitura de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI) , v. 17, p. 209-232, 2012.
-
RODRIGUES, M. A. . A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR A FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS PARA LECIONAR CIÊNCIAS. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho) , v. 9, p. 113-126, 2012.
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino do Recife segundo os seus docentes. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo) , v. 33, p. 4313-4313, 2011.
-
RODRIGUES, M. A. . OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS) , v. 2, p. 1-10, 2007.
-
MARTINS, M. N. F. (Org.) ; RODRIGUES, M. A. (Org.) . DIÁLOGOS COM PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: pesquisa, formação e relatos de experiência.. 1. ed. Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022. v. 1. 181p .
-
RODRIGUES, M. A. . Estágio Supervisionado III em Física. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2012. v. 1. 80p .
-
RODRIGUES, M. A. . Estágio Supervisionado IV em Física. 1. ed. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2012. v. 1. 68p .
-
RODRIGUES, M. A. . Estágio Supervisionado II em Física. 1. ed. Teresina: Edufpi, 2011. v. 1. 67p .
-
SOUSA, L. A. P. ; RODRIGUES, M. A. . FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE FÍSICA: POSSIBILIDADES NO COMBATE AO NEGACIONISMO CIENTÍFICO. In: Alexandre Leite dos Santos Silva, Boniek Venceslau da Cruz Silva, Haroldo Reis Alves de Macedo, Fábio Soares da Paz. (Org.). Ensino de Física: experiências, pesquisas e múltiplas perspectivas. 1ed.Teresina: Edufpi, 2023, v. 1, p. 28-47.
-
MACHADO, L. R. ; RODRIGUES, M. A. . A APLICAÇÃO DE ARDUÍNO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. In: Alexandre Leite dos Santos Silva, Boniek Venceslau da Cruz Silva, Haroldo Reis Alves de Macedo, Fábio Soares da Paz. (Org.). Ensino de Física: experiências, pesquisas e múltiplas perspectivas. 1ed.Teresina: Edufpi, 2023, v. 1, p. 48-66.
-
RODRIGUES, M. A. . FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ABORDAGEM IBSE: produção coletiva de uma atividade de investigação utilizando o ciclo de aprendizagem 5E. In: Lucianno Cabral Rios; Andreia Soares de Sousa Reis; Claudete Lopes da Silva de Oliveira. (Org.). Ensino de física: múltiplas perspectivas, diferentes olhares. 1ed.São Paulo: Wissen Editora, 2022, v. 1, p. 30-44.
-
RODRIGUES, M. A. . PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UFPI EDIÇÃO 2020 - 2022: DESAFIOS E RESULTADOS. In: MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes; RODRIGUES, Micaías Andrade. (Org.). DIÁLOGOS COM PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: pesquisa, formação e relatos de experiência.. 1ed.Parnaíba: Acadêmica Editorial, 2022, v. 1, p. 94-108.
-
RODRIGUES, M. A. ; SINIMBU, Lanna Isabely . O ensino de Física durante a pandemia em Teresina - PI: relatos dos seus docentes. In: Alan Mario Zuffo; Jorge González Aguilera; Bruno Rodrigues de Oliveira; Rosalina Eufrausino Lustosa Zuffo; Aris Verdecia Peña. (Org.). Ciência em Foco. 1ed.Nova Xavantina - MT: Pantanal, 2021, v. VI, p. 65-85.
-
Gomes, Diego de Oliveira ; RODRIGUES, Micaías Andrade . O RPG como estratégia no ensino de geometria: proposta de construção de textos paradidáticos jogáveis. In: Anna Karla Barros da Trindade; Francisco de Paula Santos de Araújo Júnior. (Org.). Ensino de matemática: metodologias, tecnologia e relatos. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2020, v. 1, p. 31-52.
-
MORAES, A. M. S. ; RODRIGUES, Micaías A. . O PADRÃO ARGUMENTATIVO DE TOULMIN ASSOCIADO AO ESTUDO DE CASO NO ENSINO DE FÍSICA. In: SILVA, Alexandre Leite dos Santos; MACEDO, Haroldo Reis Alves de ; PAZ, Fábio Soares da ; ALVES JÚNIOR, Pedro José Feitosa. (Org.). ENSINO DE FÍSICA: EXPERIÊNCIAS, PESQUISAS E REFLEXÕES. 1ed.Teresina: Edufpi, 2019, v. 1, p. 165-183.
-
COSTA, H. T. L. ; RODRIGUES, M. A. . Textos paradidáticos no ensino de Física - uma proposta metodológica. In: OLIVEIRA, Francisca Carla Silva de; OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva de; QUEIROZ, Conceição Yarla Soares de.. (Org.). Reflexões e práticas docentes no ensino de ciências naturais. 1ed.TERESINA: Edufpi, 2018, v. 1, p. 121-150.
-
COSTA, H. T. L. ; RODRIGUES, M. A. . Textos paradidáticos no ensino de Física - Uma proposta metodológica. In: OLIVEIRA, Francisca Carla Silva de; OLIVEIRA, Anatália Dejane Silva de; QUEIROZ, Conceição Yarla Soares de.. (Org.). Reflexões e práticas docentes no ensino de ciências naturais. 1ed.TERESINA: Edufpi, 2018, v. 1, p. 121-150.
-
RIOS, L. C. ; RODRIGUES, M. A. . O curso de física do centro de educação aberta e a distância da UFPI: a expansão na formação de professores através da modalidade EaD. In: Luciana Barboza Silva; Marcelo Bruno Araújo Queiroz.. (Org.). Ensino de ciências: relatos e pesquisas no panorama piauiense. 1ed.Teresina: Edufpi, 2017, v. 1, p. 279-298.
-
RODRIGUES, M. A. . Textos paradidáticos no ensino de Física: uma possibilidade metodológica. In: NUNES, Maria de Lourdes Rocha Lima; COUTINHO, Regina Maria Teles; OLIVEIRA, Maria das Mercês Soares de Araújo; OLIVEIRA, Washington Aluísio Gomes de. (Org.). Prática pedagógica: reflexão sobre saberes interdiosciplinares. 1ed.Teresina: Edufpi, 2014, v. , p. 45-63.
-
RODRIGUES, M. A. . Estágio Supervisionado: o que fala a lei? O que pensam os autores?. In: MENDES, B.M.M.; CABRAL, C.L.O; MENDES SOBRINHO, J.A.C.. (Org.). Pesquisa em Educação: múltiplos referenciais e suas práticas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 2, p. 69-76.
-
RODRIGUES, M. A. . Ciclo da água. Revista Cidade Verde, Teresina, p. 58 - 59, 16 abr. 2017.
-
RODRIGUES, M. A. . CHALLENGES FOR PRE-SERVICE PHYSICS TEACHER EDUCATION IN A NORTHEASTERN BRAZILIAN STATE IN PANDEMIC TIMES. In: 4th International Baltic Symposium on Science and Technology Education, 2021, ?iauliai - Lithuania. Science and technology education: Developing a global perspective. Proceedings of the 4th International Baltic Symposium on Science and Technology Education (BalticSTE2021). ?iauliai - Lithuania: Scientia Socialis, 2021. p. 152-165.
-
RODRIGUES, M. A. ; RIOS, L. C. . Estágio Supervisionado na EaD: estudo de caso sobre o curso de licenciatura em Física da UFPI. In: I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais da Educação, 2019, São Luís. E-book do I Sim613pósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais da Educação. São Luís: Edufma, 2019. v. 1. p. 3613-3628.
-
SOUZA, D. S. C. ; GOMES, D.O. ; MOURA, F. A. F. M. ; RODRIGUES, M. A. . O RPG como estratégia no ensino de história da ciência: a construção de um texto paradidático jogável. In: I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na educação, 2019, São Luís. E-Book do I Simpósio Internacional e IV Nacional de Tecnologias Digitais na educação. São Luís: Edufma, 2019. v. 1. p. 5789-5722.
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AULA DURANTE A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA. In: XVII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2018, Campos do Jordão. Atas do XVII EPEF, 2018.
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . DO JAPÃO PARA O PIAUÍ: A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AULA COMO FORMA DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. In: XVII Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 2018, Campos do Jordão. Atas do XVII EPEF, 2018.
-
RODRIGUES, M. A. . A Física dos brinquedos. In: IV Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2014, Teresina. Anais IV Semex Pôsteres. Teresina: Edufpi, 2014. p. 37-43.
-
RODRIGUES, M. A. . A Joaninha: Confecção de Brinquedo com Crianças para Trabalhar Equilíbrio. In: IV Seminário de Extensão e Cultura da UFPI, 2014, Teresina. Anais IV Semex Comunicações Orais. Teresina: Edufpi, 2014. p. 22-28.
-
FERREIRA, L. H. B. ; RODRIGUES, M. A. . TRILHA PERCORRIDA NO ALCANCE DO OBJETIVO ATRAVÉS DO PRÉ - VESTIBULAR. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 88-94.
-
SILVA, H.M. ; CARDOSO, V.A. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . Ensino de H istória: C onstruindo P ráticas e S aberes no P ré V estibular P opular.. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 12-17.
-
RODRIGUES, M. A. . Curso de extensão em loca l de educação não formal para enriquecer a formação d os licenciandos em Física. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 25-31.
-
SOARES, F. E. M. ; SOUSA, G. F. C. ; PEREIRA, H. P. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA NO PRÉ - VESTIBULAR POPULAR OFERECIDO PELA UFPI E SEUS IMPACTOS NA COMUNIDADE. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 32-35.
-
BEZERRA, M.A. ; VIEIRA, A.S. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . Relato de Experiência dos Professores de Biologia no P ré - V estibular P opular da UFPI. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 98-102.
-
VIANA, W.I.P. ; SILVA, C.P.H. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . AS DIVERSAS CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ - VESTIBULAR POPULAR PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE FÍSICA E PARA A COMUNIDADE DIRETAMENTE BENEFICIADA. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 121-125.
-
SILVA, C.P.H. ; VIANA, W.I.P. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . A prática docente durante o curso de Licenciatura em Física no Projeto Pré-vestibular Popular. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 52-56.
-
SOARES, F. E. M. ; PEREIRA, H. P. ; SOUSA, G. F. C. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . A Contribuição do Projeto Pré - Vestibular Popular na formação acadêmica e profissional do químico. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 174-178.
-
RODRIGUES, M. A. . A LEITURA DE TEXTOS PARADIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE FÍSICA. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2012, Teresina. Livro de Resumos: VII Encontro de Pesquisa em Educação. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 124-124.
-
RODRIGUES, M. A. ; ALVES, E. O. . ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: A ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO PROCESSO FORMATIVO. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 2012, Teresina. Livro de Resumos: VII Encontro de Pesquisa em Educação. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 127-127.
-
RODRIGUES, M. A. . A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR A FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS PARA LECIONAR CIÊNCIAS. In: XVI Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2012, Campinas. Políticas de formação inicial e continuada de professores. Araraquara - SP: Junqueira&Marin, 2012. v. 2. p. 1753-1764.
-
RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: HÁ MAIS DE UMA DÉCADA SERVINDO À SOCIEDADE. In: II Seminário de Extensão da UFPI, 2012, Teresina. Anais do II Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2012. v. 1. p. 1-10.
-
VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. ; NUNES, M. L. R. L. . Educação Ambiental no ensino superior em uma instituição localizada em Teresina ? Piauí. In: Simpósio Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011. v. II. p. 198-211.
-
RODRIGUES, M. A. ; VEIGA, R. C. A. ; NUNES, M. L. R. L. . Estágio Supervisionado: o que pensam os licenciandos em Biologia da UFPI sobre a disciplina. In: Simpósio Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011. v. II. p. 617-629.
-
RODRIGUES, M. A. . Ensino Médio: em que ponto estamos?. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2011, Teresina. VI COLÓQUIO NACIONAL DA AFIRSE - PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MÚLTIPLOS REFERENCIAIS E SUAS PRÁTICAS. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2011. v. 2. p. 1106-1110.
-
VEIGA, R. C. A. ; NUNES, M. L. R. L. ; RODRIGUES, M. A. . A visita a um lixão para despertar a cidadania. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2011, João Pessoa. Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011. v. 1. p. 1302-1306.
-
NUNES, M. L. R. L. ; VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . A água como eixo integrador em um projeto de educação ambientall. In: II Congresso Nacional de Educação Ambiental, 2011, João Pessoa. Educação ambiental: Responsabilidade para a conservação da sociobiodiversidade. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011. v. 2. p. 594-601.
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, Francimar Martins . REFLEXÕES SOBRE A BAIXA PROCURA PELO CURSO DE FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE PERNAMBUCO. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais VII Enpec, 2009.
-
Moraes, P. R. L. ; RODRIGUES, M. A. . ASSISTÊNCIA SOCIAL E O ENSINO DA FÍSICA: COMPARTILHANDO SABERES PARA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À INFÂNCIA E CIDADANIA NO PETI ? RECIFE/PE ? BRASIL. In: 19ª Conferência Mundial de Serviço Social, 2008, Salvador. Anais, 2008.
-
TEIXEIRA, Francimar Martins ; MOTTA, M. B. ; RODRIGUES, M. A. ; SANTANA, D. B. ; SILVA, A. L. ; GOMES, A. P. ; LIRA, M. R. ; NASCIMENTO, N. F. . Produzindo oficinas pedagógicas para a Formação continuada: digestão e nutrição humana sob uma perspectiva interdisciplinar. In: VI Colóquio Internacional Paulo Freire, 2007, Recife. Anais do VI Colóquio Internacional Paulo Freire, 2007.
-
RODRIGUES, M. A. ; VASCONCELOS, F. C. G. C. ; TEIXEIRA, F. M. . A abordagem dos livros didáticos de ciências da quinta série (sexto ano) sobre os planetas do sistema solar.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais VI ENPEC, 2007.
-
PAIXÃO, J. V. D. S. ; COSTA, P. S. L. ; CARDOSO JÚNIOR, F. C. ; RIOS, L. C. ; RODRIGUES, Micaías A. . Relato sobre a aplicação dos aplicativos Plickers e padlet para o ensino de propagação de calor através de uma sequência didática. In: IV Seminário de Residência Pedagógica, 2023, Teresina. Anais do VII Encontro de Iniciação à Docência (ENID) e do IV Seminário de Residência Pedagógica (SERP). Teresina: EDUFPI, 2023. v. 1. p. 292-297.
-
RODRIGUES, Micaías A. ; ARROIO, A. . INTEGRANDO A FORMAÇÃO INICIAL E A CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA ATRAVÉS DO LESSON STUDY. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, São Paulo. Anais do XXIV SNEF. São Paulo: Editora da Física, 2021. v. 1. p. 1-4.
-
RODRIGUES, Micaías A. . CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL PARA SOCIALIZAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS DURANTE A PANDEMIA. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, São Paulo. Anais do XXIV SNEF. São Paulo: Editora da Física, 2021. v. 1. p. 1-4.
-
SINIMBU, Lanna Isabely ; RODRIGUES, Micaías A. . VISÃO DO DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA EM PERÍODO DE PANDEMIA EM TERESINA- PI. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, São Paulo. Anais do XXIV SNEF. São Paulo: Editora da Física, 2021. v. 1.
-
RIOS, L. C. ; RODRIGUES, Micaías A. . ELABORAÇÃO DE VÍDEOS COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA. In: XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2021, São Paulo. Anais do XXIV SNEF, 2021. v. 1. p. 1-4.
-
RODRIGUES, M. A. ; SANTOS, I. F. . CONSTRUÇÃO E PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA NA MODALIDADE EAD DE FORMA REMOTA. In: I Simpósio Sul-americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020, Cerro Largo. Anais I Simpósio Sul-americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020. v. 1. p. 1-5.
-
RODRIGUES, M. A. . FÍSICA NA QUARENTENA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UM CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE. In: I Simpósio Sul-americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020, Cerro Largo. Anais I Simpósio Sul-americano de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2020. v. 1. p. 1-5.
-
RODRIGUES, M. A. . A utilização de estudo de aula no estágio supervisionado em Física: reflexão e formação. In: Seminário Formação e Prática docente: Conhecimentos e mediação pedagógica, 2017, TERESINA. Anais Seminário Formação e Prática docente: Conhecimentos e mediação pedagógica. Teresina: EDUFPI, 2017. v. 1.
-
SOUSA, L. ; RODRIGUES, M. A. . Modernidade da física: uma proposta de jogo didático para o ensino de física. In: XXXIII Encontros de Físicos do Norte e do Nordeste, 2015, Natal. Resumos XXXIII EFNNE. Natal: SBF, 2015.
-
LIMA, J.V. ; ROLAND, R.R. ; BARBOSA, M.V.M. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . O papel do pedagogo no Projeto Pré-vestibular Popular. In: III Seminário de Extensão da UFPI, 2013, Teresina. Anais do III Seminário de Extensão da UFPI. Teresina: Edufpi, 2013. v. 1. p. 95-97.
-
RODRIGUES, M. A. ; SANTOS, G. S. . CONTEXTUALIZANDO AS LEIS DE NEWTON ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES. In: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 2012, São Luís. Anais da 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012.
-
SANTOS, G. S. ; FARIAS, S. A. D. ; COSTA, M. F. ; RODRIGUES, M. A. . ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS NATURAIS COM FOCO EM FÍSICA. In: 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 2012, São Luís. Anais da 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012.
-
SOUSA, A. A. ; SANTOS, G. S. ; RODRIGUES, M. A. . AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUEM ACERCA DA DISCIPLINA DE FÍSICA. In: 8ª Semana de Matemática e Física, 2012, Teresina. Anais da 8ª Semana de Matemática e Física, 2012.
-
NUNES, M. L. R. L. ; VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Trabalhando conteúdos científicos através de Feiras de Ciências?. In: Simpósio Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011. v. I. p. 151-154.
-
NUNES, M. L. R. L. ; VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Será que a estratégia de feiras de ciências é válida para o Ensino Fundamental?. In: Simpósio Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande - RS. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011. v. I. p. 145-148.
-
RODRIGUES, M. A. ; RODRIGUES, H. A. . Utilizando latinhas de alumínio para estudar física e questões ambientais. In: VII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2007, Recife. Resumos VII JEPEX, 2007.
-
LIRA, H. L. A. ; RODRIGUES, M. A. ; RODRIGUES, H. A. . Estudo qualitativo dos abrigos de ônibus da região metropolitana do Recife. In: VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Recife. Resumos VII JEPEX, 2007.
-
RODRIGUES, M. A. . ESTUDANDO O NOSSO PLANETA E O SOL UTILIZANDO DE LATINHAS DE ALUMÍNIO. In: I Encontro sobre Aquecimento Global na UFRPE, 2007, Recife. Anais do I Encontro sobre aquecimento Global na UFRPE, 2007.
-
RODRIGUES, M. A. ; LIRA, H. L. A. ; RODRIGUES, H. A. . Construindo experimentos de física utilizando a garrafa pet. In: VII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2007, Recife. Resumos VII JEPEX, 2007.
-
SANTOS, G. S. ; SOUSA, A. A. ; RODRIGUES, M. A. . Caça-palavra como uma ferramenta didática no ensino de física. In: 8ª Semana de Matemática e Física, 2012, Teresina. Anais da 8ª Semana de Matemática e Física, 2012.
-
RODRIGUES, M. A. ; SOUSA, A. A. ; XIMENES, V. L. ; VEIGA, R. C. A. . O ensino de física na formação dos técnicos em enfermagem. In: 8ª Semana de Matemática e Física, 2012, Teresina. Anais da 8ª Semana de Matemática e Física, 2012.
-
SILVA, J. M. ; SOUSA, A. A. ; RODRIGUES, M. A. . Experimentos em termologia com materiais de baixo custo. In: 8ª Semana de Matemática e Física, 2012, Teresina. Anais da 8ª Semana de Matemática e Física, 2012.
-
RODRIGUES, M. A. . Estágio Supervisionado: O que fala a lei? O que pensam os autores?. In: VI Colóquio Nacional da AFIRSE - Secção Brasileira, 2011, Teresina. Cadernos de Resumo. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí, 2011. p. 141-141.
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RECIFE. In: XXVIII Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2010, Teresina. XXVIII EFNNE Resumos, 2010.
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . A Física no segundo ciclo do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife segundo os seus docentes. In: XXVIII Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2010, Teresina. XXVIII EFNNE Resumos, 2010.
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . Por que o Ensino de Ciências no Brasil anda tão ruim? Será que o que é cobrado nas avaliações é o que é oferecido aos alunos?. In: XXVIII Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2010, Teresina. XXVIII EFNNE Resumos, 2010.
-
RODRIGUES, M. A. . Utilizando-se da temática energia para desenvolver atividades interdisciplinares numa escola pública no município de Olinda - Pernambuco. In: I Feira de ensino, pesquisa e extensão de Ciências Biológicas, 2010, Teresina. Livro de Resumos do I FEPECBIO, 2010.
-
RODRIGUES, M. A. ; Moraes, P. R. L. . Usando o ensino de física, através de brinquedos populares, para resgatar a infância e a cidadania num núcleo do PETI. In: XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2008, Recife. Resumos XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2008.
-
RODRIGUES, M. A. . A influência do trabalho em um museu de ciências na prática do futuro professor de física. In: XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2008, Recife. Resumos XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2008.
-
RODRIGUES, M. A. . Brincando de ser cientista: utilização de uma oficina pedagógica de baixo custo para introduzir o método científico. In: XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2008, Recife. Resumos XXVI Encontro de Físicos do Norte e do Nordeste, 2008.
-
RODRIGUES, M. A. ; GOMES, B. S. . Atividades e Experiências do laboratório de Física do Espaço Ciência - PE. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luís. XVII SNEF - Resumos, 2007.
-
TEIXEIRA, Francimar Martins ; RODRIGUES, M. A. ; MOTTA, M. B. ; LIRA, M. R. ; NASCIMENTO, N. F. . Me ensina sobre enzima: um relato de experiência. In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia & I Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 04 (MG/TO/GO/DF), 2007, Uberlândia. Caderno de Resumos e Programação. Uberlândia: FAPEMIG, 2007.
-
RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, J. M. C. . O incentivo da Olimpíada Brasileira de Física para o ingresso de estudantes nos cursos de física da UFPE. In: XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Programas e Resumos XXV EFNNE, 2007.
-
RODRIGUES, M. A. . Ensinando física de forma lúdica e resgatando um pouco da cultura popular nordestina. In: XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Programa e Resumos XXV EFNNE, 2007.
-
CARVALHO, S. S. ; RODRIGUES, M. A. . Efeito Peltier: divulgação, aplicação e uso na educação. In: XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Programa e Reusmos XXV EFNNE, 2007.
-
RODRIGUES, M. A. ; RAMOS, J. E. F. . Pesquisa, pós-graduação e trabalho: a visão do licenciando em física da UFPE. In: XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste, 2007, Natal. Programa e Resumos XXV EFNNE, 2007.
-
PEREIRA, L. A. R. ; SILVA, J. V. ; RIOS, L. C. ; RODRIGUES, Micaías A. . Aplicação de uma sequência didática referente ao movimento retilíneo uniforme no Ensino Médio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FARIAS, S. ; MEREU FILHO, J. B. ; RODRIGUES, Micaías A. ; RIOS, L. C. . A carga horária do residente: relato das tentativas de conciliar o trabalho noturno com a formação superior e a residência pedagógica. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, J. L. L. ; TEIXEIRA, J. K. R. ; SOUSA, L. E. N. ; RODRIGUES, Micaías A. ; MORAES, A. M. S. . Metodologias ativas no ensino de Física no ensino médio. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DUARTE, J. G. V. ; RODRIGUES, Micaías A. ; MORAES, A. M. S. ; REIS, A. S. S. . Residência pedagógica: a docência viva na sala de aula. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, R. J. C. ; SOUSA, C. B. ; RODRIGUES, Micaías A. ; REIS, A. S. S. . O lúdico através da experimentação e da contextualização no ensino de Física. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COSTA, P. S. L. ; PAIXÃO, J. V. D. S. ; CARDOSO JÚNIOR, F. C. ; RIOS, L. C. ; RODRIGUES, Micaías A. . Relato sobre a aplicação dos aplicativos Plickers e padlet para o ensino de propagação de calor através de uma sequência didática. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. . Atividades colaborativas e desenvolvimento profissional docente. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade ; ARROIO, A. . CHALLENGES FOR PRE-SERVICE PHYSICS TEACHER EDUCATION IN A NORTHEASTERN BRAZILIAN STATE IN PANDEMIC TIMES. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade ; ARROIO, A. . Rethinking the pre-service Physics teachers education by engaging school and university based on lesson study in communities of practice. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade ; ARROIO, A. . Professional development of Brazilian in-service Physics teachers in the context of lesson study activities. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade ; ARROIO, A. . INTEGRANDO A FORMAÇÃO INICIAL E A CONTINUADA DE PROFESSORES DE FÍSICA ATRAVÉS DO LESSON STUDY. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade . CRIAÇÃO DE UM REPOSITÓRIO VIRTUAL PARA SOCIALIZAÇÃO DE VÍDEOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS DURANTE A PANDEMIA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade ; RIOS, Lucianno Cabral . ELABORAÇÃO DE VÍDEOS COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA PARA A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Micaías Andrade ; SINIMBU, Lanna Isabely . VISÃO DO DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DE FÍSICA EM PERÍODO DE PANDEMIA EM TERESINA- PI. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, Micaías A. . Desafios da formação de professores em tempos de pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TORRES, I. E. C. B. ; SILVA, M. P. M. ; REIS, A. S. S. ; RODRIGUES, M. A. . Aplicação de sequências didáticas no ensino híbrido. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MACEDO, G. L. ; ASSUNCAO, A. H. M. ; CAVALCANTE, G. C. ; RIOS, Lucianno Cabral ; RODRIGUES, M. A. . A utilização de aulas de reforço e quiz como estratégia para melhorar o ensino de física: um relato de experiência com turmas remotas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRITO, M. V. M. ; PINHEIRO, I. S. ; RODRIGUES, M. A. . A arte da docência frente a obstáculos: a promoção do ensino no período pandêmico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, J. M. S. ; TORRES, I. E. C. B. ; LIMA, I. C. S. ; OLIVEIRA, J. S. ; RIOS, L. C. ; RODRIGUES, M. A. . A gamificação como recurso didático no ensino remoto de Física: relato sobre a aplicação de uma sequência didática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. P. M. ; PEREIRA, C. E. L. ; SILVA, R. S. ; RIOS, L. C. ; RODRIGUES, M. A. . Vivências e desafios na aplicação de uma sequência didática sobre óptica geométrica atrav´pes do ensino remoto síncrono. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FROTA FILHO, R. M. ; MACHADO, L. R. ; RODRIGUES, M. A. ; SOUSA, C. C. . A utilização dos aplicativos whatsapp e google meet em sala de aula. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, D. R. ; SILVA, F. B. M. ; OLIVEIRA, S. R. A. ; REIS, A. S. S. ; RODRIGUES, M. A. . Aplicação experimental do software tracker através de tecnologias digitais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA FILHO, J. W. G. ; MUNIZ, M. J. A. ; RODRIGUES, W. M. V. ; REIS, A. S. S. ; RODRIGUES, M. A. . Preparatório de alunos do ensino médio para o enem e olimpíadas durante o ensino remoto. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BRASIL, E. F. S. ; MORAES, A. M. S. ; RODRIGUES, M. A. . Projeto pedagógico como ferramenta para a regência escolar e preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, M. A. . FÍSICA NA QUARENTENA: RESULTADOS PRELIMINARES DE UM CURSO DE EXTENSÃO ON-LINE. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, M. A. ; SANTOS, I. F. . CONSTRUÇÃO E PROPOSTA PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA NA MODALIDADE EAD DE FORMA REMOTA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, M. A. ; RIOS, L. C. . Estágio supervisionado na EaD: estudo de caso sobre o curso de licenciatura em física da UFPI. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, D. S. C. ; GOMES, D.O. ; MOURA, F. A. F. M. ; RODRIGUES, M. A. . O RPG como estratégia no ensino de história da ciência: a construção de um texto paradidático jogável. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . DO JAPÃO PARA O PIAUÍ: A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AULA COMO FORMA DE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . A UTILIZAÇÃO DO ESTUDO DE AULA DURANTE A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . ESTUDO DE AULA: UMA METODOLOGIA AINDA POUCO CONHECIDA NO BRASIL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; ARROIO, A. . Estudo de aula na formação de professores de física: resultados preliminares. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. . Escola e Universidade: um diálogo necessário na formação docente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, A.V.A.S. ; RODRIGUES, M. A. . Dificuldades do licenciando em Física no Estágio III para ministrar conteúdos sobre o corpo humanonas turmas de oitavo ano do ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, D.O. ; RODRIGUES, M. A. . O Role Playing Game (RPG) como ferramenta para o ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, E.C. ; CARVALHO, T.C.V. ; RODRIGUES, M. A. . O trabalho com projetos no ensino de Física: aprendizados do estágio de observação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, M.D.R. ; RODRIGUES, M. A. . A importância do estágio de regência no ensino de física na prática docente: os desafios da interdisciplinaridade no contexto do ensino de física na escola pública. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, R.M. ; RODRIGUES, M. A. . Uma visão sobre as diferentes realidades do estágio Supervisionado III no ensino de Ciências na modalidade EJA e nos anos finais do Ensino Fundamental II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CARVALHO, T.C.V. ; SOUSA JÚNIOR, S.A. ; VELOSO, R.F.S. ; FONTENELE, R.A. ; RODRIGUES, M. A. . Utilizando o método de estudo de aula no estágio supervisionado III. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, M. A. . A utilização de estudo de aula no estágio supervisionado em Física: reflexão e formação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, M. A. . O Estágio Supervisionado II como fonte de dados para pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COSTA, F. M. S. ; RODRIGUES, M. A. . As dificuldades e desafios do ensino de física: metodologia de projetos, um caminho possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, G. A. ; RODRIGUES, M. A. . Histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta didática no processo de ensino-aprendizagem de física no ensino fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ROSA, G. S. ; RODRIGUES, D. E. A. ; ROCHA, D. P. ; RODRIGUES, M. A. . A utilização de métodos variados para modelar o hábito da leitura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MORAES, E.C. ; SILVA, H. J. G. ; RODRIGUES, M. A. . Método japonês de estudo de aula aplicado ao ensino de Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIOS, L. C. ; RODRIGUES, M. A. . Curso de Física-EaD do CEAD/UFPI: uma caracterização dos estudantes egressos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, L. ; RODRIGUES, M. A. . Modernidade da física: uma proposta de jogo didático para o ensino de física. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. . A joaninha: confecção de brinquedo com crianças para trabalhar equilíbrio2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, M. A. . A física dos brinquedos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, M. A. . Curso de Extensão em local de educação não formal para enriquecer a formação dos licenciados em Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, T.P.M. ; NAZARÉ, M.T. ; FERREIRA, L. H. B. ; RODRIGUES, M. A. . Aplicando a matemática no cotidiano através das questões do Enem no Projeto Pré-vestibular Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BEZERRA, M.A. ; VIEIRA, A.S. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . Relato de experiência dos professores de biologia no Pré-vestibular da UFPI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, H.M. ; CARDOSO, V.A. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . Ensino de História: construindo práticas e saberes no pré-vestibular popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROLAND, R.R. ; LIMA, J.V. ; BARBOSA, M.V.M. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . O papel do pedagogo no Projeto Pré-vestibular Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VIANA, W.I.P. ; SILVA, C.P.H. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . A prática docente durante o curso de Licenciatura em Física no Projeto Pré-vestibular Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERREIRA, L. H. B. ; RODRIGUES, M. A. . TRILHA PERCORRIDA NO ALCANCE DO OBJETIVO ATRAVÉS DO PRÉ - VESTIBULAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. . A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS E ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA MELHORAR A FORMAÇÃO INICIAL DOS PEDAGOGOS PARA LECIONAR CIÊNCIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, G. S. ; FARIAS, S. A. D. ; COSTA, M. F. ; RODRIGUES, M. A. . ESTRATÉGIAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CIÊNCIAS NATURAIS COM FOCO EM FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
RODRIGUES, M. A. ; SANTOS, G. S. . CONTEXTUALIZANDO AS LEIS DE NEWTON ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS POPULARES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . PRÉ-VESTIBULAR POPULAR: HÁ MAIS DE UMA DÉCADA SERVINDO À SOCIEDADE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERREIRA, A. C. ; MOURA, J. S. ; RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, L. H. B. . A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROJETO PRÉ-VESTIBULAR POPULAR. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, M. A. . A LEITURA DE TEXTOS PARADIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; ALVES, E. O. . ENSINO DE FÍSICA PARA SURDOS: A ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS MIDIÁTICOS COMO PROCESSO FORMATIVO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, A. A. ; SANTOS, G. S. ; RODRIGUES, M. A. . AS CONCEPÇÕES QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO POSSUEM ACERCA DA DISCIPLINA DE FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, J. M. ; SOUSA, A. A. ; RODRIGUES, M. A. . EXPERIMENTOS EM TERMOLOGIA COM MATÉRIAS DE BAIXO CUSTO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; SOUSA, A. A. ; XIMENES, V. L. ; VEIGA, R. C. A. . O ENSINO DE FÍSICA NA FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, G. S. ; SOUSA, A. A. ; RODRIGUES, M. A. . CAÇA-PALAVRA COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; VEIGA, R. C. A. ; NUNES, M. L. R. L. . Estágio Supervisionado: o que pensam os licenciandos em Biologia da UFPI sobre a disciplina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. ; NUNES, M. L. R. L. . Educação Ambiental no ensino superior em uma instituição localizada em Teresina ? Piauí. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, M. L. R. L. ; VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Será que a estratégia de feiras de ciências é válida para o Ensino Fundamental?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NUNES, M. L. R. L. ; VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . Trabalhando conteúdos científicos através de Feiras de Ciências?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
VEIGA, R. C. A. ; NUNES, M. L. R. L. ; RODRIGUES, M. A. . A criatividade como instrumento da educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VEIGA, R. C. A. ; NUNES, M. L. R. L. ; RODRIGUES, M. A. . A visita a um lixão para despertar a cidadania. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NUNES, M. L. R. L. ; VEIGA, R. C. A. ; RODRIGUES, M. A. . A Água como Eixo Integrador em um Projeto de Educação Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RODRIGUES, M. A. . Estágio Supervisionado: O que fala a lei? O que pensam os autores?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. . Ensino Médio: em que ponto estamos?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . A FORMAÇÃO INICIAL DOS DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO RECIFE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . Por que o Ensino de Ciências no Brasil anda tão ruim? Será que o que é cobrado nas avaliações é o que é oferecido aos alunos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . A Física no segundo ciclo do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife segundo os seus docentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. . Utilizando-se da temática energia para desenvolver atividades interdisciplinares numa escola pública no município de Olinda - Pernambuco. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
RODRIGUES, M. A. ; TEIXEIRA, F. M. . REFLEXÕES SOBRE A BAIXA PROCURA PELO CURSO DE FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE PERNAMBUCO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; Moraes, P. R. L. . Usando o ensino de física, através de brinquedos populares, para resgatar a infância e a cidadania num núcleo do PETI.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. . A influência do trabalho em um museu de ciências na prática do futuro professor de física.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. . Brincando de ser cientista: utilização de uma oficina pedagógica de baixo custo para introduzir o método científico.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Moraes, P. R. L. ; RODRIGUES, M. A. . ASSISTÊNCIA SOCIAL E O ENSINO DA FÍSICA: COMPARTILHANDO SABERES PARA CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO À INFÂNCIA E CIDADANIA NO PETI RECIFE/PE BRASIL.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
TEIXEIRA, F. M. ; MOTTA, M. B. ; RODRIGUES, M. A. ; SANTANA, D. B. ; SILVA, A. L. ; GOMES, A. P. ; LIRA, M. R. ; NASCIMENTO, N. F. . Produzindo oficinas pedagógicas para a Formação continuada: digestão e nutrição humana sob uma perspectiva interdisciplinar.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; VASCONCELOS, F. C. G. C. ; TEIXEIRA, F. M. . A abordagem dos livros didáticos de ciências da quinta série (sexto ano) sobre os planetas do sistema solar.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; RODRIGUES, H. A. . Utilizando latinhas de alumínio para estudar física e questões ambientais.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; LIRA, H. L. A. ; RODRIGUES, H. A. . Construindo experimentos de física utilizando a garrafa pet.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIRA, H. L. A. ; RODRIGUES, M. A. ; RODRIGUES, H. A. . Estudo qualitativo dos abrigos de ônibus da região metropolitana do Recife.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. . ESTUDANDO O NOSSO PLANETA E O SOL UTILIZANDO DE LATINHAS DE ALUMÍNIO.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; GOMES, B. S. . Atividades e Experiências do laboratório de Física do Espaço Ciência - PE.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
TEIXEIRA, F. M. ; RODRIGUES, M. A. ; MOTTA, M. B. ; LIRA, M. R. ; NASCIMENTO, N. F. . Me ensina sobre enzima: um relato de experiência.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; FERREIRA, J. M. C. . O incentivo da Olimpíada Brasileira de Física para o ingresso de estudantes nos cursos de física da UFPE.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. . Ensinando física de forma lúdica e resgatando um pouco da cultura popular nordestina.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CARVALHO, S. S. ; RODRIGUES, M. A. . Efeito Peltier: divulgação, aplicação e uso na educação.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
RODRIGUES, M. A. ; RAMOS, J. E. F. . Pesquisa, pós-graduação e trabalho: a visão do licenciando em física da UFPE.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
RODRIGUES, Micaías Andrade . Avaliador de trabalhos do GT 6 - PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: INTERVENÇÃO NAS ESCOLAS MEDIADAS PELA MONITORIA E PELA REGÊNCIA. 2023.
RODRIGUES, Micaías Andrade . Guia PNLD 2024 - Objeto 1 - Obras didáticas. 2023.
RODRIGUES, Micaías Andrade . Avaliação Pedagógica do Edital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD 2021 - Objeto 2 2021. 2021.
RODRIGUES, M. A. . PNLD 2021 - OBJETO 3 - OBRAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA. 2021.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de mérito de 5 trabalhos enviados ao IV Seminário de Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos Regulares de Licenciaturas do DMTE/UFPI. 2016.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de Mérito de 5 trabalhos enviados ao 3º Congresso da Licenciatura em Biologia. 2015.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de Mérito de 3 trabalhos submetidos para a publicação na Coletânea Professores em Formação: Saberes e Práticas do PARFOR/UFPI. 2015.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de mérito de 9 trabalhos enviados ao 2º Congresso de Licenciatura em Biologia. 2014.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de mérito de 2 artigos submetidos à Revista Educação e Cultura Contemporânea. 2014.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de mérito de 3 trabalhos enviados ao VII Encontro de Pesquisa em Educação. 2012.
RODRIGUES, M. A. . Parecer de mérito de 17 trabalhos enviados à I Feira de ensino, pesquisa e extensão de Ciências Biológicas. 2010.
RODRIGUES, Micaías Andrade . EDUCAÇÃO DO CAMPO DE QUALIDADE: EVIDENCIANDO DESAFIOS E DIALOGANDO NOVAS PERSPECTIVAS. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
RODRIGUES, Micaías Andrade . FÍSICA PARA CRIANÇAS: matéria e movimento. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, I. N. ; RODRIGUES, M. A. . SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA MODIFICAÇÃO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE ABSORÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
GOMES, D.O. ; BRITO, V. P. ; RODRIGUES, M. A. . MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
RODRIGUES, M. A. . Brinquedos Populares. 2007 (Oficina) .
RODRIGUES, M. A. . Me ensina sobre enzima. 2007 (Oficina) .
RODRIGUES, M. A. . Brincando de ser cientista. 2006 (Oficina) .
RODRIGUES, M. A. . Desmitificando o laboratório. 2006 (Oficina) .
RODRIGUES, M. A. . Física da Garrafa Pet. 2006 (Oficina) .
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Estudo de aula: investigações e adaptações para utilização em aulas de física / Ciências no contexto piauiense, Descrição: Este projeto visa investigar como o estudo de aula (lesson Study) pode ser adaptado/implementado em Teresina, visando integrar a formação inicial e a continuada de professores de Física em comunidades de prática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Micaías Andrade Rodrigues - Coordenador / Lucianno Cabral Rios - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Outra.
-
2014 - Atual
A Física do cotidiano, Descrição: Projeto que visa identificar como docentes de Teresina vêm trabalhando a disciplina de Física no ensino Médio, bem como os alunos deste nível a compreendem. Com base nestas informações, alunos de licenciatura em Física durante as disciplinas de estágio supervisionado poderão propor alternativas que coloquem a Física mais próxima da realidade dos alunos e também dos professores, diminuindo assim, ao nosso ver, a dificuldade e rejeição dos alunos por esta disciplina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Micaías Andrade Rodrigues - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino. , Campus Universitário Petrônio Portela, Ininga, 64049550 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155598, Fax: (86) 32155594, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - 2010
Escola Técnica Academia de ProfissõesVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Outras informações:
Professor de Biofísica e de Matemática no Curso técnico de Enfermagem
2010 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor de Metodologia do Ensino de física e estágio supervisionado em Física.
2022 - 2024
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Docente orientador Residência Pedagógica, Carga horária: 6
Outras informações:
Docente orientador do Núcleo de Física, no pólo Teresina, da UFPI
2022 - 2022
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor de Estágio Supervisionado III, Estágio Obrigatório II e IV em Física EaD
2020 - 2022
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coord Institucional da Residência Pedagógica, Carga horária: 8
2020 - 2020
Universidade Federal do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doc orient de Física da Residência Pedagógica, Carga horária: 8
Outras informações:
Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina)
2018 - 2018
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina
Outras informações:
Disciplinas Estágio Supervisionado III em Jaicós, Piracuruca, São João do Piauí e Água Branca
2018 - 2018
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina
Outras informações:
Disciplinas Estágio Supervisionado III em Água Branca e Estágio Supervisionado IV em Jaicós, Piracuruca, São João do Piauí e Água Branca, na modalidade EaD
2017 - 2018
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Estágio Supervisionado I, II e IV, em Física
2017 - 2017
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Estágio Supervisionado II e III
2016 - 2016
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Disciplinas de Estágio supervisionado II e III, na modalidade EaD
2016 - 2016
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Estágio Supervisionado em Ensino de Física III e IV
2015 - 2015
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Professor de Estágio Supervisionado II e IV em Física, no curso de licenciatura em Física, modalidade EaD.
2015 - 2015
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Disciplina ministrada: Estágio Supervisionado I, na modalidade EaD
2014 - 2015
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Professor de Estágio Supervisionado III e IV em Física, no curso de licenciatura em Física, modalidade EaD.
2014 - 2014
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Professor de Estágio Supervisionado II e III em Física, no curso de licenciatura em Física, modalidade EaD.
2013 - 2013
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disicplina
Outras informações:
Disciplinas de Estágio Supervisionado I em Física e Metodologia do Ensino de Física, na modalidade EaD CEAD/UFPI.
2013 - 2013
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disicplina
Outras informações:
Coordenador das disciplinas Estágio Supervisionado I e II no curso de Licenciatura em Física, modalidade EaD.
2012 - 2012
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Professor das disciplinas Estágio Supervisionado III em Física e Desenvolvimento do Projeto III - TCC, na modalidade EaD.
2012 - 2012
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Coordenador das disciplinas de Estágio Supervisionado IV em Física e Metodologia do Ensino de Física, no curso de Licenciatura em Física, modalidade EAD.
2011 - 2011
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina
Outras informações:
Coordenador da disciplina Estágio Supervisionado I em Física, na modalidade EAD
2011 - 2011
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de disciplina
Outras informações:
Coordenador da disciplina de Estágio Supervisionado II em Física, na modalidade EAD
2010 - 2010
Universidade Federal do PiauíVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina
Outras informações:
Coordenador da Disciplina de Educação a Distância, na modalidade EAD.
Atividades
-
05/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação Aberta e à Distância.,Cargo ou função, Membro titular do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Física, modalidade EaD..
-
11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Fisica.,Cargo ou função, Representante docente do Colegiado do Curso de Licenciatura/Bacharelado em Física.
-
03/2025 - 07/2025
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Física 3, Estágio Supervisionado em Física 4, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
09/2024 - 01/2025
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento e implementação do Produto educacional II
-
09/2024 - 01/2025
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III Física, Estágio Supervisionado IV Física, Trabalho de Coclusão de Curso II
-
04/2024 - 07/2024
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, REDESCOBRINDO E UTILIZANDO O LABORATÓRIO DE FÍSICA DO CETI GOVERNADOR DIRCEU MENDES ARCOVERDE.
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Marcos no Desenvolvimento da Física
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado Em Física 2, Estágio Supervisionado Em Física 3, Estágio Supervisionado Em Física 4, Trabalho de Conclusão de Curso 2
-
09/2023 - 02/2024
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Física II, Estágio Supervisionado em Física III, Estágio Supervisionado em Física IV, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
09/2023 - 01/2024
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Produto educacional
-
05/2023 - 08/2023
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II em Física, Estágio Supervisionado III em Física, Estágio Supervisionado IV em Física, Trabalho de Conclusão de Curso
-
04/2023 - 05/2023
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA NO PERÍODO PÓSPANDÊMICO: REFLEXÕES E ALGUMAS PROPOSIÇÕES.
-
11/2022 - 03/2023
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III em Física, Estágio Supervisionado IV em Física, Metodologia do Ensino de Física, Trabalho de Conclusão de Curso
-
07/2022 - 12/2022
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento da Pesquisa e do Produto educacional II
-
06/2022 - 10/2022
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II em Física, Estágio Supervisionado IV em Física, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
07/2020 - 07/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Natureza.,Cargo ou função, Membro suplente do Colegiado do Curso de Licenciatura Plena em Ciências da Natureza.
-
02/2022 - 05/2022
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I em Física, Estágio Supervisionado III em Física, Estágio Supervisionado IV em Física, Trabalho de conclusão de curso II
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado 2 em Física, Metodologia do Ensino de Física, Trabalho de Conclusão de Curso 2
-
08/2021 - 12/2021
Ensino, Mestrado Nacional Profissional em ensino de Física, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Acompanhamento de Produto educacional
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado 1 em Física, Estágio Supervisionado 3 em Física, Estágio Supervisionado 4 em Física, Trabalho de Conclusão de Curso 2
-
11/2020 - 03/2021
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II em Física, Estágio Supervisionado IV em Física, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
02/2019 - 02/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Matematica.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Matemática.
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Física, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
08/2019 - 12/2020
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Metodologia do ensino de física, Trabalho de conclusão de curso
-
10/2017 - 12/2020
Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Cargo ou função, Coordenador adjunto de Estágio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura.
-
05/2012 - 12/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Assessoramento dos Estágios Supervisionados dos Cursos de Licenciatura da UFPI.
-
08/2020 - 10/2020
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Física, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
12/2017 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.,Cargo ou função, Membro suplente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD.
-
10/2017 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Matematica.,Cargo ou função, Membro do colegiado dos Cursos de licenciatura e bacharelado em Matemática.
-
08/2019 - 08/2019
Extensão universitária , Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Fisica.,Atividade de extensão realizada, MInicurso "ensino de Física por investigação" na II Jornada de Ensino de Física da UFPI.
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisonado III, Metodologia do ensino de Física, Trabalho de conclusão de curso
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2018 - 07/2018
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Repensando o ensino de Física através do Estudo de Aula.
-
05/2016 - 05/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.,Cargo ou função, Membro suplente do colegiado do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II e III em Física, Trabalho de Conclusão de Curso I e II
-
03/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Curso de atualização no ensino de Física, com ênfase no estudo de aula: história, fundamentos e ações no ensino de Física.
-
03/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Atualização no ensino de Física, com ênfase no estudo de aula: história, fundamentos e ações no ensino de Física.
-
09/2017 - 11/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Estudo de aula: história, fundamentos e ações no ensino de Física/Ciências.
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Física II, Estágio Supervisionado em Física III, Trabalho de conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2017 - 05/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Estudo de aula: história, fundamentos e ações no ensino de Física/Ciências.
-
11/2016 - 01/2017
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Estudo de aula: História, Fundamentos e ações no ensino de Física/Ciências.
-
09/2016 - 01/2017
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Ensino de Física II e III, Trabalho de Conclusão de Curso II.
-
04/2016 - 08/2016
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I em Física, Estágio Supervisionado II em Física, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de curso II
-
05/2014 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Cargo ou função, Membro da comissão que realiza análise e conferência das ementas e bibliografias básicas dos Planos de Curso das disciplinas ministradas no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino..
-
01/2012 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.,Cargo ou função, Membro titular do Colegiado do Curso de Ciências da Natureza.
-
11/2015 - 03/2016
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação.,Atividade de extensão realizada, Elaboração de sequências didáticas e confecção de recursos pedagógicos para o ensino de Ciências/Física.
-
10/2015 - 03/2016
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II em Física, Estágio Supervisionado III em Física, Metodologia do Ensino de Física, Trabalho de Conclusão de Curso I, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Física I, II e II. Trabalho de Conclusão de Curso I e II.
-
04/2015 - 05/2015
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Astronomia e Astronáutica para a educação básica.
-
03/2015 - 04/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Cargo ou função, Presidente da Comissão eleitoral para a escolha de Chefe e sub-chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.
-
09/2014 - 01/2015
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Física, Estágio Supervisionado do Ensino de Física II e IV e Trabalho de Conclusão de Curso I e II
-
11/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, A física da garrafa pet.
-
04/2014 - 08/2014
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino de Física, Estágio Supervisionado do Ensino de Física I e III e Trabalho de Conclusão de Curso I e II
-
04/2014 - 06/2014
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação.,Atividade de extensão realizada, A física dosbrinquedos.
-
10/2013 - 03/2014
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio supervisionado I e II em Física; Metodologia do Ensino de Física; Trabalho de Conclusão de Curso I e II.
-
10/2013 - 03/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia das ciências da natureza
-
01/2011 - 12/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Atividade de extensão realizada, Sub-coordenador do Pré-vestibular Popular..
-
05/2013 - 09/2013
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado IV, Metodologia do Ensino de Física, Prática de Ensino II, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
05/2013 - 09/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de conclusão de Curso II
-
12/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Metodologia do ensino de Física, Estágio Supervisionado II e III em Física e Prática de ensino I em Física
-
12/2012 - 04/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso II
-
01/2013 - 03/2013
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação.,Atividade de extensão realizada, A física no ensino fundamental: oficinas pedagógicas temáticas para incentivar o interesse pela matéria e auxiliar a formação de futuros professores.
-
03/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II em Física, Estágio Supervisionado III em Física, Metodologia do Ensino de Física
-
03/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração do trabalho de conclusão do Curso I
-
02/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elaboração do trabalho de conclusão do Curso II
-
03/2012 - 04/2012
Ensino, Especialização em Educação de Jovens e Adultos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Prática e Pesquisa em Educação
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Licenciatura em Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado IV, Metodologia do Ensino de física, Prática de Ensino II
-
08/2011 - 09/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral que coordenou o processo de escolha de representantes do Centro de Ciências da educação - CCE, junto à Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD..
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado IV
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática das Ciências da natureza
-
04/2011 - 05/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodos e Tecnicas de Ensino.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral que coordenou o processo de escolha para Chefe e Sub-chefe do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE, do centro de ciências da educação - CCE, da Universidade Federal do Piauí - UFPI..
-
01/2011 - 02/2011
Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Período especial, Metodologia das Ciências da Natureza / Didática das Ciências da Natureza
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV
-
08/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III
2008 - 2010
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista Facepe
2007 - 2007
Colégio Madre de DeusVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de ciências, Carga horária: 20
Outras informações:
MInistração de aulas experimentais de ciências visando preparar os alunos do fundamental I para a feira de ciências
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências
2006 - 2007
Orbital Colégio e CursoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 6
Outras informações:
Aulas no Ensino Médio - 1o, 2o e 3o anos.
Atividades
-
08/2006 - 12/2006
Ensino,,Disciplinas ministradas, Física
2006 - 2006
Serviço Social do ComércioVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Oficineiro, Carga horária: 20
Outras informações:
SESC Santa Rita - Recife - PE
Mostra SesCiência "A Ciência do Cotidiano". Apresentação de duas oficinas pedagógicas: Física da garrafa pet (oficina de construção de experimentos a partir da garrfa pet) e Brincando de ser cientista (oficina que trata do método científico)
Atividades
-
08/2006 - 09/2006
Serviços técnicos especializados , Serviço Social do Comércio - Santa Rita - Recife.,Serviço realizado, Ministração de oficinas pedagógicas de física.
2008 - 2010
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor concursado da área de Física. Lotação na Escola Maria Emília Romeiro Estelita - Olinda
2006 - 2006
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professor concursado (temporário) do Projeto Rumo à Universidade
2005 - 2005
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: montagem de laboratório
Outras informações:
Projeto Alvorada
2005 - 2005
Governo do Estado de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Apoio ao serviços no laboratório de Ciências Naturais, auxiliando os professores formadores na capacitação dos docentes da rede pública estadual de Pernambuco no Instituto Ricardo Ferreira de Formação Continuada
Atividades
-
04/2005 - 05/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação.,Serviço realizado, Montagem dos laboratórios de ensino de ciências nas escolas.
2004 - 2008
Espaço CienciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Atividades
-
10/2004 - 01/2008
Estágios , Espaço Ciência.,Estágio realizado, Atendimento a escolas, elaboração de projetos e oficinas, pesquisa, teatro.
2003 - 2004
BREMEN VEICULOS LTDAVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2003 - 08/2004
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Revisão de semi-novos, check-list, atendimento a clientes, orçamentos.
2002 - 2003
Fiori Veicolo LtdaVínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Revisão de semi-novos multi-marcas
Atividades
-
10/2002 - 11/2003
Estágios .,Estágio realizado, Revisão de semi-novos, check-list, atendimento a clientes, orçamentos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Micaías Andrade Rodrigues e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?