Sandra Sueli Garcia de Sousa
Jornalista pela Universidade Federal do Pará (1993). Mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela Umesp (1997) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2010). Experiência acadêmica na área de Comunicação, com ênfase na área de rádio. Atua ainda na com análise de produtos midiáticos a partir da Semiótica e da Jornada do Herói. Experiência profissional em jornalismo impresso, assessoria de imprensa e rádio. Foi professora Adjunta com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Uberlândia de 2010 a 2015 onde ministrou aulas na graduação e na pós-graduação - Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação. Atualmente é professora Adjunta com Dedicação Exclusiva na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Informações coletadas do Lattes em 05/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Comunicação e Semiótica
2006 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Visagem: poesia, música e experimentação na Rádio Cultura FM do Pará
Jerusa Pires Ferreira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Experimentalismo no rádio; poesia sonora; Rádio; semiótica da cultura; Jornalismo.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Radiodifusão.
Mestrado em Comunicação Social
1995 - 1997
Universidade Metodista de São Paulo
Título: Rádios Ilegais: da legitimidade à democratização das práticas
, Ano de Obtenção: 1997.José Salvador Faro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Rádio; Rádios Livres e comunitárias; Comunicação alternativa; Comunicação popular.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Formação complementar
2013 - 2013
Escola de Verão 2013 - Rádio: hist, progr e merc.. (Carga horária: 30h). , Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, INTERCOM, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Professores Autores para atuar em EAD. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2005 - 2005
Jornalismo feminino. (Carga horária: 16h). , Comunique-se, COMUNIQUE-SE, Brasil.
2002 - 2002
Retratos Sonoros. (Carga horária: 40h). , Escola de Comunicação e Artes da USP, ECA, Brasil.
2001 - 2001
Produção e Programação Radiofônica. (Carga horária: 36h). , Faculdade SENAC de Comunicação e Artes, SENAC, Brasil.
1999 - 1999
Encontro de Capacitação de Locução e Entrevista. (Carga horária: 16h). , Rádio CBN - Maringá, CBN, Brasil.
1999 - 1999
IV Curso Internacional de Comunicação. (Carga horária: 120h). , Universidade Metodista de São Paulo, UMESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Organização de eventos
SOUSA, S. S. G. . V Fórum do curso de Jornalismo. 2017. (Outro).
OMENA, Adriana ; SOUSA, S. S. G. . XX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste 2015. 2015. (Congresso).
SOUSA, S. S. G. ; SPANNENBERG, A. ; PITANGA, C. . Coordenadora do estande do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo. 2014. .
SOUSA, S. S. G. ; DANGELO, N. . Seminário Nacional: 90 anos de rádio no Brasil. 2013. (Outro).
SOUSA, S. S. G. ; SANTOS, B. P. . Segundo Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação e Culturas Populares. 2013. (Outro).
SOUSA, S. S. G. . 14o. Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. 2012. (Outro).
SOUSA, S. S. G. . Mesa redonda: experiências radiofônicas na WEB. 2011. (Outro).
SOUSA, S. S. G. . O Exército na Mídia. 2011. (Outro).
SOUSA, S. S. G. . O impresso e o rádio em pauta. 2010. (Outro).
SOUSA, S. S. G. . O uso da voz nos meios de comunicação de massa. 2010. (Outro).
Participação em eventos
XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC.Mostra Análise E Produção De Podcasts. 2022. (Outra).
XVIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNTC.Mostra Entremídias. 2022. (Outra).
VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020). 2021. (Encontro).
XVII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ.Rádio CAC: ondas sonoras na Baixada. 2020. (Outra).
VII Reunião Anual de Iniciação Científica ? RAIC 2019.Rádios Comunitárias na Baixada Fluminense: o exercício democrático da comunicação. 2019. (Encontro).
XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã.Rádios Comunitárias na Baixada Fluminense: a voz que resiste e insiste numa prática cidadã. 2019. (Outra).
XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ.Ràdio CAC: ondas sonoras na Baixada. 2019. (Seminário).
XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da UFRRJ.Oficina de rádio no CAC. 2018. (Seminário).
I Colóquio de Estudos Discursivos Foucaltianos - Perspectivas Arqueológicas. 2014. (Outra).
Mostra de Projetos e Programas de Extensão - Integra UFU.Quem Somos Nós? A Manifestacao Cultural De Uberlandia nas Ondas do Rádio. 2014. (Outra).
Palestra.I ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO em Música Independente,. 2014. (Encontro).
Palestra.Modos de ouvir: sons de Uberlândia ? a inserção do experimental como introdução à disciplina de radiojornalismo da UFU. 2014. (Outra).
1º. Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, Confibercom. Rádio Cultura FM do Pará: o embate entre ser pública e/ou estatal. 2011. (Congresso).
Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo.O ensino do Radiojornalismo simplificado pelos recursos tecnológicos na área de áudio. 2011. (Encontro).
I Seminário Regional da Associação Latinoamericana de Pesquisadores da Comunicação.Ciência no ar: o uso dos meios de comunicação para a popularização da ciência na UFU. 2011. (Seminário).
Mesa redonda: experiências radiofônicas na WEB.A experiência da rádio In: a rádio web do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFU. 2011. (Outra).
XI Seminário Internacional da Comunicação - Mídias locativas e transmídia, de que meios estamos falando?.Rádios livres na linha do tempo: das FMs à rede mundial de computadores. 2011. (Seminário).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom. Formas de ouvir: um passeio acústico entre o passado e o futuro. 2011. (Congresso).
Cena II - Colóquio Nacional de Estudos em Narrativa - história e ficção no universo do fantástico.O mundo do fantástico em um programa radiofônico: Visagem. 2010. (Outra).
II Colóquio de Estudos em Narrativa - história e ficção no universo do fantástico.O mundo do fantástico em um programa radiofônico - Visagem. 2010. (Outra).
II Colóquio Nacional de Estudos em Narrativa.Narrativas: experiências lúdicas e aprendizagem. 2010. (Outra).
5o. Encontro de Música e Mídia - E(st)éticas do Som.A composição de letra e música em um programa radiofônico. 2009. (Encontro).
I Encontro Imagens em Trânsito: conexões ibero-americanas. 2009. (Encontro).
XIV Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional - Regiocom.Visagem - música, poesia e experimentação sonora na Rádio Cultura FM do Pará. 2009. (Outra).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A apresentação de histórias fantásticas com a utilização do radiojornalismo. 2009. (Congresso).
Documentário: conceitos, estilos, produção e direção. 2008. (Outra).
I Seminário Avançado de Pesquisa do Programa de Comunicação e Semiótica da Puc de SP.Visagem - música, poesia e experimentação sonora na Rádio Cultura FM do Pará. 2008. (Seminário).
XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Visagem: um programa poético-musical assombrando as noites paraenses. 2008. (Congresso).
Rumo à II Jornada Radiofônica - discutindo o rádio: prática, sonoridade e conceitos.A apresentação de documentários no rádio brasileiro. 2006. (Encontro).
XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Cala a Boca Já Morreu: um programa para crianças. 1999. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. 1998. (Congresso).
V Compós. 1996. (Congresso).
XIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Tuaregs: uma rádio livre no meio do deserto. 1996. (Congresso).
Seminário Internacional Identidades Culturais Latino-Americanas em Tempo de Comunicação Global. 1995. (Seminário).
Participação em bancas
COSTA, D. P. P.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. Práticas Jornalísticas e ampllificações ficcionais do livro-reportagem Honoráveis Bandidos, de Palmério Dória. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia.
DANGELO, N.; RIBEIRO JUNIOR, F. P.;SOUSA, S. S. G.. Cidade Sonora: o popular, o massivo e a cultura letrada nas ondas da rádio Educadora de Uberlândia 1952-1969). 2017. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; SPANNENBERG, A.; GOMES, I.. Comunicação Organizacional em Empreendimentos Solidários: perspectiva de transformação social e cidadã de agricultores familiares do Território Vale do Guaribas, no Piauí. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
DANGELO, N.; CAMPO, M. B.; BARROS, C. M. F.; BRITO, D. S.;SOUSA, S. S. G.. MÚSICA RURAL BRASILEIRA: hibridismo, modernidade, conflitos e adaptações - 1930/1990. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.
SPANNENBERG, A.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. As histórias em quadrinhos na batalha contra a dengue. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
SPANNENBERG, A.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. As histórias em quadrinhos na batalha contra a dengue. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
SPANNENBERG, A.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. As histórias em quadrinhos na batalha contra a dengue. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. A coordenação pedagógica e a integração das mídias na educação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. Produção de Jornal Impresso em Escola da Rede Pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. Produção de Jornal Impresso em Escola da Rede Pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. Produção de Jornal Impresso em Escola da Rede Pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. O jornal como estratégia para o letramento. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; VENANCIO, R. D. O.;SOUSA, S. S. G.. O jornal escolar como instrumento de estimulação do uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. Importância da equipe gestora para uso pedagógico das mídias: a visão dos professores. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. Os saberess profissionais dos docentes e as mídias digitais na educação. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. Mídias Integradas: um desafio aos gestores e coordenadores na sua prática inclusiva e participativa. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; PADUA, G. D.;SOUSA, S. S. G.. O uso pedagógico do computador na escola pública: um contraponto entre teoria e prática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; PADUA, G. D.;SOUSA, S. S. G.. O uso do computador como ferramenta didático-pedagógica na escola pública. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; PADUA, G. D.;SOUSA, S. S. G.. O uso do computador como ferramenta didático-pedagógica nas escola públicas de Patos de Minas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; PADUA, G. D.;SOUSA, S. S. G.. O uso do computador como ferramenta didático-pedagógica nas escola públicas de Patos de Minas. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
MATOS, V.; PADUA, G. D.;SOUSA, S. S. G.. O uso do computador como recurso didático-pedagógica na escola pública: um paralelo entre teoria e prática. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.
FIGUEIREDO, C.; ORLANDO, S.;SOUSA, S. S. G.. Tudo o que somos é memória. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DAEMON, F.; MENDONCA, K.;SOUSA, S. S. G.. É pras trevas que ele vai. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERRAO, J. C.; FIGUEIREDO, C.;SOUSA, S. S. G.. Bangu Atlético Clube: A história de um clube de origens operárias na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERRAO, J. C.; VALLE, F. B.;SOUSA, S. S. G.. Jabuticaba Antropofágica: um ensaio sonoro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DAEMON, F.; ORLANDO, S.;SOUSA, S. S. G.. Mulheres trans e travestis nos espaços de poder:uma grande reportagem sobre a atuação das mulheres trans e travestis na política do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLANDO, S.; FERRAO, J. C.;SOUSA, S. S. G.. A praxe jornalística na região sudeste do Mato Grosso: um relato em podcast. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, C.;SOUSA, S. S. G.. O Corpo que Habito: Documentário jornalístico sobre dismorfia corporal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HOLANDA, A.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. Como funciona a cobertura de e-Sports: uma pesquisa baseada na Grounded Theory. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MARTINS, B. T. S.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. Escrevivência Jornalística: Estudo e prática sobre a narrativa midiática de violências e feminicídios contra a mulher negra. 2021.
CARVALHO, A. P.; VAZ, A. L.;SOUSA, S. S. G.. O meio ambiente nas páginas do Jornal A Sirene. 2021.
MARTINS, B. T. S.; DAEMON, F.;SOUSA, S. S. G.. Drag Queens Contra A Verdade De Gênero: Paródia, Performance E Visibilidade Afirmativa Em Mídias Pós-Massivas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERRAO, J. C.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. A construção de um fazer comunicacional amador em webrádios esportivas do Grande Rio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COSTA, M. F.; FERRAO, J. C.;SOUSA, S. S. G.. Beco Informativo. Entre tantos podcasts, um pequeno beco informativo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COSTA, M. F.; FERRAO, J. C.;SOUSA, S. S. G.. Podcarro. Um podcast sobre carros e o novo jornalismo automotivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; MARTINS, C. V. O.;SOUSA, S. S. G.. Do jornal mural à rede social corporativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HOLANDA, A.; ORLANDO, S.;SOUSA, S. S. G.. Instagram como ferramenta de atuação política: uma análise sobre o uso de personas digitais nos perfis de Fábio Porchat e Gabriela Prioli. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, C.; VALLE, F. B.;SOUSA, S. S. G.. Almanaque Sabor Carioca. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COSTA, M. F.; BARRETO, I.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. Academicamente: saúde mental dentro do ambiente acadêmico. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BARRETO, I.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. A Guerra do Rio do Jornal Extra: Implicações doTratamento das Temáticas da Violência e da Segurança Pública. 2020.
ORLANDO, S.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. Tyrion Lannister em Game of Thrones: novaspercepções sobre o ethos discursivo do anão na ficção seriada. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
HOLANDA, A.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. Campeonato Carioca: Origem, valor ecrise", disponível no link https://cariocou.wordpress.com. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SOUSA, S. S. G.; COSTA, M. F.; MOREIRA, R.. Dose dupla de coragem: um podcast feminista sobre os dilemas da vida adulta. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SOUSA, S. S. G.; COSTA, M. F.; MOREIRA, R.. Sobre(viver): uma autoetnografia sobre a luta contra transtornos psicológicos e a busca pela felicidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DAEMON, F.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. "ELE NÃO VAI MUDAR? : Uma análise das narrativas jornalísticas das mortes anunciadas (feminicídios) no Jornal de Hoje da Baixada Fluminense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
DAEMON, F.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. Produção da Revista Feminismo Cristão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; HOLANDA, A.;SOUSA, S. S. G.. Notícias no facebook: uma pesquisa sobre os efeitos da sobrecarga de informação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MOREIRA, R.; ORLANDO, S.;SOUSA, S. S. G.. Vândalos x cidadão: uma análise sobre a cobertura dos portais globo.com e G1 durante as manifestações de junho de 2013. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLANDO, S.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. A turma do Archie: Riverdale e o fenômeno midiático da série no Instagram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BARRETO, I.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. Representação da mídia na série de livros Harry Potter. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, C.; ORLANDO, S.;SOUSA, S. S. G.. O discurso crítico no editorial de moda ?por que uma revista de moda não pode falar sobre o mundo?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERRAO, J. C.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. Representação de transtornos mentais em telenovelas: o manifesto da informação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERRAO, J. C.; FIGUEIREDO, C.;SOUSA, S. S. G.. Radiodocumentários: fake News ? o desafio da desinformação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BARRETO, I.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. A representação das favelas e comunidades do Rio de Janeiro na Mídia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MOREIRA, R.; DAEMON, F.;SOUSA, S. S. G.. Ciberativismo e Empoderamento: Uma análise do Potencial do Canal das Bee na Era Digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, C.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. Hoje é dia de feira: um ensaio fotográfico sobre o cotidiano e os personagens de três feiras do Sul da Bahia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MOREIRA, R.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. Ficção seriada e discurso: a representação feminina em Game of Thrones. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ORLANDO, S.; BARBIERI, C.;SOUSA, S. S. G.. Toda magia tem um preço: o fenômeno da transficcionalidade como recurso narrativo na série de TV Once upon a time. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BARRETO, I.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. As atletas dos jogos Rio 2016: representatividade feminina no jornal O Globo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MOREIRA, R.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. O jornalismo esportivo representado pelo futebol: um estudo de caso sobre os relatos esportivos de Mário Filho e Nelson Rodrigues. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
BARRETO, I.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. Jornalismo Popular e o incêndio da boate Kiss: análise das primeiras páginas do jornal Extra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. Saúde Mental na televisão: a abordagem dos transtornos de ansiedade e depressão nos programas de TV. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; ALMEIDA, A.;SOUSA, S. S. G.. Sonhos lúcidos & mundos imaginados: a imersão nos vídeogames. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COSTA, M. F.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. ?De portas abertas? ( websérie audiovisual sobre refugiados no Brasil). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COSTA, M. F.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. ?Comunicação Feminista: um estudo sobre o coletivo Think Olga e a força do feminino nas redes sociais?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
ROXO, M. R.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. Wicca e Comunicação: Uma análise de processo nas publicações de Eddie Van Feu.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.; ORLANDO, S.. UMA EDUCAÇÃO PARA E COM AS MÍDIAS: O programa NAVE e Projeto de Monitoria de Mídias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; ORLANDO, S.;SOUSA, S. S. G.. trabalho: Tubo de ensaio: um portal de divulgação de ciência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FIGUEIREDO, C.; LIMA, T.;SOUSA, S. S. G.. O cotidiano do trabalho em imagens: Uma fotorreportagem sobre a agricultura familiar em torno da UFRRJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; MOREIRA, R.;SOUSA, S. S. G.. A Educomunicação como proposta educacional: o ensino de História no Programa Autonomia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. O rock independente no Rio: Estratégias de comunicação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. Dilma e Aécio: a construção da imagem política no horário gratuito de televisão na propaganda eleitoral de 2014.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
CARVALHO, A. P.; BARRETO, I.;SOUSA, S. S. G.. As mensagens do falso jornalismo: um estudo de caso do site Sensacionalista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
FERRAO, J. C.; CARVALHO, A. P.;SOUSA, S. S. G.. A representação do idoso nas plataformas digitais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
SANTOS, V. M.; GOMES, I.;SOUSA, S. S. G.. Entre espetáculos e sentidos: a comunicação pela dança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
DANGELO, N.; CAMPO, M. B.;SOUSA, S. S. G.. A Rádio Difusora e a mídia impressa em Uberlândia: da fundação à administração de Geraldo Ladeira (1939-1952). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
VENANCIO, R. D. O.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. Botafogo: a representação e a construção da memória do clube através de documentários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
GOMES, I.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. Hibridismo na Superinteressante: contribuições do jornalismo digital para o impresso na contemporaneidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
MARQUES, M.; SPANNENBERG, A.;SOUSA, S. S. G.. Espetacularização e subjetividade na cobertura jornalística do MMA: atravessamentos discursivos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
SPANNENBERG, A.; CARNEIRO, M. E. R.;SOUSA, S. S. G.. A representação do masculino e do feminino nas capas das revistas Men´s Health e Women´s Health: relações de gênero e composição verbal e visual na construção da recepção pela instância da produção. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; SANTOS, B. P.; AMARAL, P.. Cultura Popular regional e televisão: a folia de reis e o congado no MGTV 1a. edição. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
GOMES, I.;SOUSA, S. S. G.; AMARAL, P.. São Paulo por 20 centavos: análise da cobertura jornalística da Folha de S. Paulo. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
GOMES, I.; LAURENTIZ, L. C.;SOUSA, S. S. G.. Ausência sonora: representações das bandas independentes nas revistas NOISE e Rolling Stone. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; AMARAL, P.; VENANCIO, R. D. O.. Tragédia na boate Kiss: análise da cobertura jornalística no portão Estadão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; SPANNENBERG, A.; MARQUES, M.. Jornalismo Literário em Eliane Brum. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
VENANCIO, R. D. O.; AMARAL, P.;SOUSA, S. S. G.. MTV Brasil: como o Ethos da emissora colaborou para instauração da cultura de videoclipe no país. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana; MARQUES, M.;SOUSA, S. S. G.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana; AMARAL, P.;SOUSA, S. S. G.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana; AMARAL, P.;SOUSA, S. S. G.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.;TONUS, MirnaSOUSA, S. S. G.. A cobertura do Jornal Nacional na Copa do Mundo de 2010. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; VIEIRA, M. N.;SOUSA, S. S. G.. O paraíso e os paradoxos: a imagem do Brasil no Jornal El Pais on line. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
MARQUES, M.; SOUSA, G.;SOUSA, S. S. G.. A representação identitária do conflito árabe-israelense nos cartuns de Carlos Latuff. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
SPANNENBERG, A.;SOUSA, S. S. G.; OMENA, Adriana. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; OMENA, Adriana; SOUSA, G.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana;SOUSA, S. S. G.; PITANGA, C.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana;SOUSA, S. S. G.; SOUZA, R. M. V.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana;SOUSA, S. S. G.TONUS, Mirna. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
OMENA, Adriana;SOUSA, S. S. G.; SOUSA, G.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
PADUA, G. D.; OMENA, Adriana;SOUSA, S. S. G.. Trabalho de Conclusão de Curso I. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
CARVALHO, Angela;SOUSA, S. S. G.; SOUSA, G.. , Oliveira, Laís, Franco, Melina, Martins, Marina.Nós, os outros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
CARVALHO, Angela;SOUSA, S. S. G.; SOUSA, G.. Minha Profissão: proposta de programa radiofônico no interior de MG. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.
Nascimento, Renato; Siqueira, Érika;SOUSA, S. S. G.. Jornalismo Utilitário no Jornal Diário do Pará. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdades do Pará.
SOUSA, S. S. G.. Livro-Reportagem: Arte Urbana. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi-Morumbi.
SOUSA, S. S. G.. House Organ: Tokio Marine. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi-Morumbi.
SOUSA, S. S. G.. Livro-Reportagem: Anões. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi-Morumbi.
SOUSA, S. S. G.. Radiodocumentário Repórter Esso. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi-Morumbi.
SOUSA, S. S. G.. Press Universitária ? assessoria de imprensa universitária voltada para o terceiro setor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi-Morumbi.
SOUSA, S. S. G.. Hip Hop. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Anhembi-Morumbi.
SOUSA, S. S. G.. A religiosidade na música de Renato Russo. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Academia Paulista Anchieta - UNIBAN (Universidade Bandeirante).
SOUSA, S. S. G.. O filme o Quarto Poder. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Guarulhos.
MARTINS, C. V. O.; VALLE, F. B.;SOUSA, S. S. G.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto - Fotojornalismo. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
TONUS, Mirna; CARVALHO, Angela;SOUSA, S. S. G.. Processo Seletivo para professor substituto - Produção Jornalística em Mídia Digital. 2011. Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; BARRETO, I.; ORLANDO, S.. Processo Seletivo Simplificado para contratação de prof. Substituto - Impresso. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
VIEIRA, M. N.; AMARAL, P.;SOUSA, S. S. G.. Programa Embarque. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
PITANGA, C.;SOUSA, S. S. G.; MASSON, S.. Gramofone: assessoria de bandas independentes. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
SPANNENBERG, A.; SIMOES, R.;SOUSA, S. S. G.. Revista Adaptar. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
TONUS, Mirna; MIRANDA, K.;SOUSA, S. S. G.. Webdocumentário Sonho a Dois. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.. Intercom Júnior. 2013. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
SOUSA, S. S. G.. XX Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom. 2013. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
SOUSA, S. S. G.; SOUSA, G.. I Encontro de Comunicação Organizacional. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.; SOUSA, G.; CUNHA, M.. Programa de rádio e site VIrtuosa. 2013.
SOUSA, S. S. G.; SPANNENBERG, A.; SIMOES, R.. Blog Partida. 2013.
SOUSA, S. S. G.; MARQUES, M.;TONUS, Mirna. Música-reportagem: explorando um novo formato jronalístico. 2012. Universidade Federal de Uberlândia.
SOUSA, S. S. G.. Comissão interna de avaliação do II Prêmio Metodista de Jornalismo. 2003. Universidade Metodista de São Paulo.
Orientou
Worldwildwebdoc (wwwebdoc) Guia Referencial Digital do Webdocumentarismo ? uma jornada pelo campo, no Brasil e no Exterior; 2017; Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Comunicação Organizacional em Empreendimentos Solidários: perspectiva de transformação social e cidadã de agricultores familiares do território vale do guaribas, no Piauí; ; 2015; Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, ; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
TerritóRio: Arte e Cultura na periferia (revista digital); 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádio Inclusivo: o rádio como ferramenta de acessibilidade e inclusão de deficientes auditivos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Mulheres e Jogos Eletrônicos: análise sobre a representação feminina dentro do Moba League Of Legends; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Animação como Espelho Crítico: a semiose de Love, Death & Robots; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Garota de Ipanema X Garota De Honório: estratégias semióticas de Anitta em Girl From Rio; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Crônicas de um bairro invisível; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Em nome de oxalá: candomblé, religiosidade e racismoreligioso; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A ATUAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA E POPULAR EM SAÚDE NO CONTEXTO DA PANDEMIA: O CASO RADAR COVID-19 FAVELA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Qual é a sua estrada, homem? Uma bucólica e alcóolica análise dos ápices contemporâneos da contracultura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A Rádio que virou TV: rádio Jovem Pan de São Paulo como pioneira na era do crossmídia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
As rainhas no seriado Games of Thrones; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
"O jogo virou: a história de mulheres que mudaram a arquibancada"; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Comunicação como instrumento de cidadania: um estudo de caso da Rádio Serra Verde FM; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
O youtube como espaço de inovação no jornalismo: um estudo de caso do canal My News; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Branquitude e seus impactos na sociedade e no audiovisual brasileiro: análise dos filmes Alguém Falou em Racismo? e Cores e Botas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
O papel das mídias sociais na construção do pensamento político moderno no Brasil: Jornadas de Junho, Impeachment, Cambrigde Analytics e eleições; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Credibilidade no meio digital: uma análise do uso do ethos jornalístico do podcast Durma com Essa; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A representação da mulher jornalista no filme O diabo veste Prada; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
As capas do jornal O Dia e a prisão de Sérgio Cabral; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO EX-PRESIDENTE NORTE-AMERICANO BARACK OBAMA NO WEBSITE DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO (PCB); 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádio Caiçara FM 88; 3: Um estudo etnográfico; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A Representação da Mulher nos filmes da Marvel Studios: Uma Análise sobre Agente Carter e Pepper Potts; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Superman e Batman: uma análise do conceito de herói nos quadrinhos ao longo do tempo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Jogos Olímpicos como fenômeno midiático: uma análise de conteúdo do jornal LANCE! durante as Olimpíadas Rio 2016; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Jornada do Herói no Jornalismo; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Jornalismo automotivo: um dilema entre o jornalismo e a publicidade; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
O jornalismo na era da velocidade tecnológica; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
O formato do programa de rádio A Voz do Brasil: análise da programação em sete dias; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A representação da mulher nos desenhos Branca de Neve e Valente; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A opinião no Jornal do SBT na figura de Rachel Sheerazade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Programa Bem Viver: a abordagem da qualidade de vida antes e depois da reformulação; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
"The Walking Dead": uma jornada por um mundo pós-apocalíptico - análise da primeira temporada; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Cultura Popular regional e televisão: a folia de reis e o congado no MGTV 1a; edição; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Tragédia na boate Kiss: análise da cobertura jornalística no portão Estadão; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Jornalismo Literário em Eliane Brum; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Copa do Mundo 2014: os desafios das cidades-sede segundo a Revista Placar; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
O Caderno Ilustrada ao longo das transformações no Jornal Folha de S; Paulo; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádio e Música: uma análise da representação das bandas independentes no rádio de Uberlândia; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Jornalismo cultural na web: um estudo de caso do site Página Cultural; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A evolução do radiojornalismo: de Roquete Pinto ao sistema `All News`; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade de Guarulhos; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádios comunitárias na Baixada Fluminense: ferramentas para cidadania; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádios na Baixada Fluminense: a construção cidadã em emissoras livres e comunitárias; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádios na Baixada Fluminense: a construção cidadã em emissoras livres e comunitárias; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Ondas comunitárias em Frequência Modulada e na Internet ? o desafio da democratização da comunicação; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
O papel das mídias sociais na construção do pensamento político moderno; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
?Risca Faca? e ?Brio? sob a ótica do jornalismo literário e da semiótica discursiva; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Indivíduas nômades: o gênero feminino representado na era da transmídia radiofônica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádios on line: um estudo de caso da Last FM e da Blip FM; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádio CAC: ondas sonoras na Baixada; 2020; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Bolsas Institucionais de Extensão; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Rádio Escola no CIEP 155; 2019; Orientação de outra natureza; (Jornalismo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Bolsas Institucionais de Extensão; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Voz Humana: o uso da webradio para discussão dos direitos humanos; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Indivíduas nômades: uma análise do gênero feminino no contexto atual das webradios universitárias; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Os invisíveis sociais: a família Galgani; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Flores; Gabriel Santos; Gabriela Guimarães; José M; Neto; Modos de Ouvir: uma Experiência em Radiojornalismo; 2014; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Universo Otaku: uma história milenar pelos olhos da cultura jovem; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
A Voz do Congado Sainha em Uberlândia: Mergulhando em um Século de História; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Programa de rádio e site Virtuosa; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
; Blog Partida; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Partida: o ponto de partida de sua chegada; 2013; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Bate papo Incomum; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Globalização: as múltiplas vertentes do sistema; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Circo: a arte milenar; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
RADIOJORNAL SUPERANDO LIMITES; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Vozes de Uberlândia: as memórias de uma cidade; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Música-reportagem: explorando um novo formato jornalístico; 2012; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Radiojornal Sintonia: a experiência de jornalismo no rádio; 2011; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Programa Rosa Choque: assuntos de mulher; 2011; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Jurista fala sobre direitos de LGBTs; 2011; Orientação de outra natureza; (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Sandra Sueli Garcia de Sousa;
Produções bibliográficas
-
SOUSA, S. S. G. ; MOREIRA, R. ; FIGUEIREDO, C. M. . Reconstruindo os passos de uma ação contra-colonialidade e crítica na educação midiática. REVISTA ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS , v. 50, p. 01-16, 2024.
-
SOUSA, S. S. G. ; FERRAO, J. C. . Podcasting: um legado das rádios livres. Revista Alterjor , v. 28, p. 546, 2023.
-
SOUSA, S. S. G. ; SOUZA, N. . RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA BAIXADA FLUMINENSE: comunicação local em movimento. Revista de Comunicação Dialógica , v. 4, p. 5-25, 2020.
-
SILVA, F. L. ; SOUSA, S. S. G. . Uma análise fenomenológica da narrativa no livro ?Dossiê Brasília O segredo dos presidentes?. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano , v. 07, p. 04-19, 2015.
-
SOUSA, S. S. G. . Modos de Ouvir: sons de Uberlândia ? a inserção do experimental como introdução à pratica de radiojornalismo. Rebej (Brasília) , v. 03, p. 202-219, 2013.
-
SOUSA, S. S. G. . Ondas Paranóicas: a loucura está no ar. Revista IMES. Comunicação , São Caetano do Sul - SP, v. il, p. 43-50, 2005.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádios Livres como exemplo de democratização dos meios de comunicação. INTERCOM (São Paulo) , São Paulo, v. XVIII, p. 174-176, 1995.
-
DANGELO, N. (Org.) ; SOUSA, S. S. G. (Org.) . 90 Anos de Rádio no Brasil. 01. ed. Uberlândia: Edufu, 2016. 211p .
-
SOUSA, S. S. G. . Visagem: espanto no rádio paraense. 01. ed. Belém: Imprensa Oficial do Estado do Pará, 2012. v. 500. 254p .
-
SOUSA, S. S. G. ; MOREIRA, R. ; FIGUEIREDO, C. . ? A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NO CURSO DE JORNALISMO DA UFRRJ: Propostas para o pensamento crítico. In: Fabiano Ormaneze; Gilson Pôrto Jr. (Org.). Extensão, Ensino e Comunicação: modos de ser, agir e refletir. 1ed.Tocantins: Observatório Edições, 2024, v. 1, p. 13-31.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio e resistência: histórias de mudanças sociais a partir do uso político do veículo. In: Lúcia Valadares Sartório;Jaime Rodrigo Miranda; Adriana Schueler;Ana Dantas Soares. (Org.). Políticas públicas e práticas sociais. 1ed.São Paulo: Livraria da Fìsica, 2020, v. 1, p. 10-17.
-
CONCEICAO, E. S. ; FREITAS, J. G. C. ; COIMBRA, M. M. S. ; MENDONCA, N. S. ; ALVES, R. R. ; SOUSA, S. S. G. . Rádios comunitárias na Baixada Fluminense: o caso Serra Verde FM. In: Marcelo Pereira da Silva. (Org.). Comunicação, mídias e educação 3. 3ed.Ponta Grossa: Atena, 2019, v. 3, p. 311-319.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádios Livres na Linha do Tempo: das FMs à rede mundial de computadores. In: Newton Dângelo; Sandra Sueli Garcia de Sousa. (Org.). 90 Anos de Rádio no Brasil. 01ed.Uberlândia: Edufu, 2016, v. 01, p. 177-194.
-
CARVALHO, A. P. ; SOUSA, S. S. G. . Rede de Notícias da Amazônia (RNA): união de emissoras de rádios locais. In: Antônio Sardinha; Elaide Martins. (Org.). Interfaces Midiáticas na Amazônia. 01ed.Rio de Janeiro: Autografia, 2015, v. 01, p. 228-241.
-
SOUSA, S. S. G. . As Ideias de Marshall McLuhan em sala de aula: praticando o tambor tribal.. In: Rose Mara Vidal de Souza; José Marques de Melo; Oswando J. de Moraes. (Org.). Teorias da Comunicação: correntes de pensamento e metodologia de ensino. 1ed.São Paulo: Intercom, 2014, v. 1, p. 205-225.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio In UFU: o ensino e a extensão nos bits de uma webradio. In: Demétrio de Azeredo Soster; Mirna Tonus. (Org.). Jornalismo Laboratório: rádio. 1ed.Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2014, v. 1, p. 261-273.
-
OMENA, Adriana ; FARIA, Natália Santana ; LIMA, T. O. ; SOUSA, S. S. G. . Ciência no Ar: o uso dos meios de comunicação para a popularização da ciência na UFU. In: Adriana Omena Santos; Diélen Almeida; Mirna Tonus; Roberio Ribeiro. (Org.). Jornalismo e Ciência na Universidade. 01ed.Cruz das Almas: Editora UFRB, 2014, v. 01, p. 105-117.
-
SOUSA, S. S. G. . O mundo do fantástico em um programa radiofônico - Visagem. In: Marisa Martins Gama-Khalil, Leonardo Francisco Soares e Jucelen Cardoso. (Org.). História e ficção no universo do fantástico. 1ed.Vitória da Conquista: LABEDISCO, 2013, v. 01, p. 01-489.
-
SOUSA, S. S. G. . A representação de Belém (PA) no programa de rádio ?Visagem? da Rádio Cultura FM do Pará. In: MALCHER, Maria Ataide; SEIXAS, Netilia Silva dos Anjos; LIMA, Regina Lúcia Alves de; AMARAL FILHO, Otacílio.. (Org.). Comunicação Midiatizada na e da Amazônia. 1ed.Belém: Fadesp, 2012, v. II, p. 249-264.
-
HUEIB, Mariana Goulart ; SOUSA, S. S. G. . A produção de conteúdo radiofônico em tempos virtuais: vale a pena ouvir de novo. In: Nélia Del Bianco. (Org.). O rádio brasileiro na era da convergência. 1ed.São Paulo: Intercom, 2012, v. 05, p. 08-359.
-
SOUSA, S. S. G. ; COSTA, Luciana Miranda ; COSTA, Paula . O panorama do rádio em Belém. In: Nair Prata. (Org.). Panorama do Rádio no Brasil (PRATA, Nair, org.). 1aed.Florianópolis: Insular, 2011, v. 1, p. 58-74.
-
SOUSA, S. S. G. . A apresentação de histórias fantásticas com a utilização do radiojornalismo. In: FERRARETTO, L. A. (Org.) ; Klockner, Luciano (Org.) .. (Org.). E o rádio? Novos horizontes midiáticos. FERRARETTO, L. A. (Org.) ; Klockner, Luciano (Org.) Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2010.. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010, v. v. 1., p. 479-493.
-
SOUSA, S. S. G. ; MOREIRA, R. . Pesquisa e extensão no Jornalismo da Rural. 10 anos de Jornalismo na Rural, https://cursos.ufrrj.br/grad/j, 16 set. 2020.
-
MENDONCA, N. S. ; SOUSA, S. S. G. . A Atuação da Comunicação Comunitária e Popular em Saúde no Contexto da pandemia: o caso Radar Covid-19 Favela. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2023, Niterói. Anais do 26º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 1º a 3 de junho de 2023, E [recurso eletrônico] : Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução. São Paulo: Intercom, 2023.
-
CONCEICAO, E. S. ; FREITAS, J. G. C. ; COIMBRA, M. M. S. ; MENDONCA, N. S. ; ALVES, R. R. ; SOUSA, S. S. G. . Rádios Comunitárias na Baixada Fluminense ? o caso Serra Verde FM. In: XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2019, Vitória. Anais do XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2019.
-
FUENTES, C. ; CONCEICAO, E. S. ; GUEDES, S. ; SOUSA, S. S. G. . Rádio como instrumento de educação: o projeto ?Rádio CAC - Ondas Sonoras na Baixada Fluminense? como exercício de cidadania. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.
-
BRUNO, T. S. ; SOUSA, S. S. G. . O papel das mídias sociais na construção do pensamento político moderno. In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018.
-
SOUSA, S. S. G. ; PADUA, T. S. M. S. . Rádio Caiçara FM 88.3 ? a emissora da Praia do Sono em Paraty/RJ. In: 12a Conferência de Mídia Cidadâ, 2017, Juiz de Fora. Anais 12a Conferência de Mídia Cidadâ. Juiz de Fora: CDC ? Centro de Difusão do Conhecimento da UFJF ? Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017.
-
RODRIGUES, B. S. ; CARVALHO, B. F. ; SILVA, C. P. R. ; MENDES, J. C. T. ; BANDEIRA, K. C. ; REY, R. P. C. ; SOUSA, S. S. G. . American Crime Story ? The People v. O.J. Simpson: Um olhar sobre questões éticas na representação da imprensa na série de TV. In: XXII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2017, Volta Redonda. Anais do XXII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2017.
-
ANTUNES, J. ; SOUSA, S. S. G. . ?Risca Faca? sob a ótica do Jornalismo Literário e da Semiótica Discursiva. In: XXII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2017, Volta Redonda. Anais do XXII CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 2017.
-
SOUSA, S. S. G. ; ROCHA, E. B. . O processo educomunicativo na construção de um fanzine em sala de aula: o caso Avesso. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.
-
DANELLI, C. ; SILVA, F. A. ; ASSIS, L. M. B. ; SOUSA, S. S. G. . Análise da representação do Lula nas reportagens de capa da revista Veja. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.
-
SILVA, C. F. S. E. ; CARVALHO, L. ; LIMA, L. B. ; NASCIMENTO, L. G. ; SILVA, L. H. G. T. ; SOUSA, S. S. G. . Análise das capas do jornal Extra sobre o Massacre de Realengo. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2016.
-
MAGRINI, V. O. ; SOUSA, S. S. G. . Análise de Conteúdo e Comunicação Organizacional: uma experiência a partir da plataforma Ituiutaba Lixo Zero. In: Congresso Nacional de Conhecimento, 2015, Porto Seguro. Anais do Congresso Nacional de Conhecimento, 2015. v. 00. p. 01-10.
-
SOUSA, S. S. G. . A expressividade sígnica no rádio ? análise de uma reportagem da Band News FM. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. Anais 2015. São Paulo: Intercom, 2015. v. 00. p. 01-11.
-
MORAIS, R. A. ; SOUSA, S. S. G. . 'The Walking Dead': uma jornada por um mundo pós-apocalíptico - análise da primeira temporada. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 2015, Uberlândia. XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2015. v. 00. p. 01-15.
-
MARTINS, M. P. ; LIMA, T. C. F. P. ; SOUSA, S. S. G. . 7x1: Uma análise semiótica das capas das revistas Veja, Carta Capital, É poca e Isto É sobre a derrota brasileira na Copa do Mundo FIFA 2014. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2015. v. 00. p. 01-12.
-
SILVA, M. F. ; LELES, B. J. ; AMARAL, G. A. D. ; COSTA, K. R. ; PEREIRA, L. C. ; SOUZA, T. D. ; SOUSA, S. S. G. . Manifestações de 2013: Uma análise dos comentários de Arnaldo Jabor e Rachel Sheherazade. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste, 2015, Uberlândia. Anais XX Congresso de Ciências da Comunicação na região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2015. v. 00. p. 01-08.
-
BARBOSA, N. S. ; SPANNENBERG, A. ; SOUSA, S. S. G. . Notas sobre Gaza : o relato jornalístico em quadrinhos de Joe Sacco. In: XXXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2015, Rio de Janeiro. Anais XXXV I I I Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015. v. 00. p. 01-13.
-
ROCHA, A. V. F. ; PFEIFER, F. N. ; N ETO, J. E. M. ; VILELA, M. S. ; ANGELI, T. ; SOUSA, S. S. G. . Dependência digital: dá pra viver desconectado?. In: XX I I Prêmio Expocom 201 5 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2015, Uberlândia. Anais do XX I I Prêmio Expocom 201 5 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015. v. 00. p. 01-08.
-
TUMA, Ana Beatriz ; SOUSA, S. S. G. . Blog Partida: Turismo Internacional para Universitários. In: Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2014, Vila Velha. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2014. v. 01.
-
SILVA, C. G. ; SOUSA, S. S. G. . Indivíduas nômades: uma análise do gênero feminino no contexto atual das webradios universitárias. In: Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2014, Vila Velha. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2014. v. 01.
-
REIS, M. V. ; SOUSA, S. S. G. ; GUIMARAES, B. M. . Guarani-Kaiowá: os direitos humanos na webrádio. In: Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste, 2014, Vila Velha. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2014. v. 01.
-
SOUSA, S. S. G. . A presença das webradios nos cursos de Jornalismo: experiências laboratoriais como aprimoramento discente. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2013.
-
FARIA, Natália Santana ; SOUSA, S. S. G. . Jornalismo Cultural na web: um estudo de caso do site Página Cultural. In: III Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2013, Brasília. Comunicações Individuais - III Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo, 2013.
-
SILVA, C. G. ; SOUSA, R. D. ; SOUSA, S. S. G. . A Voz do Congado Sainha em Uberlândia: Mergulhando em um Século de História. In: XX Prêmio Expocom 2013 ? Exposição da Pesquisa Exp erimental em Comunicação, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2013. v. 01.
-
BERNARDES, A. F. ; SANCHES, B. I. R. ; ROSA NETO, L. ; Martin, L. F. ; HUEIB, Mariana Goulart ; NASCIMENTO, N. S. ; ALVES, P. ; SOUSA, S. S. G. . Vozes de Uberlândia: as memórias de uma cidade. In: XX Prêmio Expocom 2013 ? Exposição da Pesquisa Exp erimental em Comunicação, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2013. v. 01.
-
BORGES, M. T. B. ; GUIMARAES, B. M. ; REIS, M. V. ; CABRAL, D. M. M. ; SOUSA, C. F. ; BATISTA, S. T. ; AMARAL, V. C. ; SOUSA, S. S. G. . Universo Otaku: uma história milenar pelos olhos da cultura jovem. In: XX Prêmio Expocom 2013 ? Exposição da Pesquisa Exp erimental em Comunicação, 2013, Bauru. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2013. v. 01.
-
BERNARDES, A. F. ; SANCHES, B. I. R. ; ROSA NETO, L. ; Martin, L. F. ; HUEIB, Mariana Goulart ; NASCIMENTO, N. S. ; ALVES, P. ; SOUSA, S. S. G. . Vozes de Uberlândia: a memória de uma cidade. In: XX Prêmio Expocom 2013 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação - premiação nacional, 2013, Manaus. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2013. São Paulo: Intercom, 2013. v. 01.
-
SILVA, C. G. ; SOUSA, R. D. ; SOUSA, S. S. G. . Radiodocumentário Congado de Sainha. In: XX Prêmio Expocom 2013 ? Exposição da Pesquisa Exp erimental em Comunicação, 2013, Manaus. Anais Intercom Manaus 2013. São Paulo: Intercom, 2013. v. 00. p. 01-10.
-
SOUSA, S. S. G. . Modos de ouvir: sons de Uberlândia ? a inserção do experimental como introdução à disciplina de radiojornalismo da UFU. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.
-
SOUSA, S. S. G. ; CARVALHO, A. P. . Rede de Notícias da Amazônia: rádios locais unindo-se em rede para democratizar a informação. In: 10o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Anais do 10o. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2012.
-
GUIMARAES, A. ; SOUSA, C. A. ; FERREIRA, G. R. ; MARQUES, J. ; DUARTE, V. A. ; SOUSA, S. S. G. . Rádio Superando Limites. In: XIX Prêmio Expocom 2012 ? Exposição da Pesquisa Ex perimental em Comunicação, 2012, Ouro Preto. Anais do XVII Congresso de Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2012. v. 01.
-
FONSECA, K. M. G. ; Martin, L. F. ; NASCIMENTO, N. S. ; FARIA, R. H. ; SOUSA, S. S. G. . Circo: a arte milenar. In: XIX Prêmio Expocom 2012 ? Exposição da Pesquisa Ex perimental em Comunicação, 2012, Ouro Preto. Anais do XVII Congresso de Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2012. v. 01.
-
FONSECA, K. M. G. ; Martin, L. F. ; NASCIMENTO, N. S. ; FARIA, R. H. ; SOUSA, S. S. G. . Circo: a arte milenar. In: XIX Prêmio Expocom 2012 ? Exposição da Pesquisa Ex perimental em Comunicação - premiação nacional, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2012. São Paulo: Intercom, 2012. v. 01.
-
SOUSA, S. S. G. ; TONUS, Mirna . Formas de Ouvir: um passeio acústico entre o passado e o futuro. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio Cultura FM do Pará: o embate entre ser pública e/ou estatal. In: 1o. Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, 2011, São Paulo. Confibercom 2011, 2011.
-
BORGES, D. ; SOUSA, S. S. G. . Entrevista: Jurista fala sobre direitos de LGBTs. In: XVIII Prêmio Expocom 2011 ? Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, 2011, São Paulo. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação da região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2011.
-
SILVA, E. D. O. ; ALVES, A. P. C. ; ARANTES, S. R. ; SOUSA, S. S. G. . Programa Rosa Choque: assuntos de mulher. In: XVIII Prêmio Expocom 2011 ? Exposição d a Pesquisa Experimental em Comunicação, 2011, São Paulo. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2011. v. 01.
-
OLIVEIRA, A. C. F. ; CHUEIRI, E. N. ; ALBUQUERQUE, K. R. ; JERONIMO, L. F. ; VASCONCELOS, M. L. ; SOUSA, S. S. G. . Radiojornal Sintonia: a experiência de jornalismo no rádio. In: XVIII Prêmio Expocom 2011 ? Exposição d a Pesquisa Experimental em Comunicação, 2011, São Paulo. Anais do XVI Congresso de Comunicação da Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2011. v. 01.
-
SOUSA, S. S. G. . Programa Visagem: Experimentalismo na Rádio Cultura FM do Pará. In: XXXIII Congresso Nacional de Ciências da Comunicação - Intercom, 2010, Caxias do Sul. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.
-
SOUSA, S. S. G. . A composição de letra e música em um programa radiofônico. In: 5o. Encontro de Música e Mídia, 2009, São Paulo. 5o. Encontro de Música e Mídia - E(st)éticas do Som, 2009.
-
SOUSA, S. S. G. . A apresentação de histórias fantásticas com a utilização do radiojornalismo. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2009, Curitiba. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Comunicação, Educação e Cultura na Era Digital, 2009.
-
SOUSA, S. S. G. . Visagem: um programa poético-musical assombrando as noites paraenses. In: Intercom 2008, 2008, Natal - RN. Anais Intercom 2008, 2008.
-
SOUSA, S. S. G. . Cala a boca já morreu: um programa para crianças feito pelas crianças, daí surge toda a diferença. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 1999, Rio de Janeiro. CD Rom, 1999.
-
SOUSA, S. S. G. . Tuaregs: uma rádio livre no meio do deserto. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, 1996, Londrina. Anais Intercom 1996, 1996.
-
SOUSA, S. S. G. ; BERG, L. . As Rádios Comunitárias na Baixada Fluminense: produção jornalística e participação popular. In: XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC 2024) & V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2024), 2024, Seropédica. Anais da XI Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ (RAIC) e V Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec): Transição energética: impactos ambientais e sociais. Anais...Seropédica(RJ) UFRRJ, 2024. Recife: Even3, 2024. v. 00. p. 00-00.
-
BERG, L. ; FERRAZ, I. B. ; SILVA, E. G. ; SOUSA, S. S. G. . A Rádio Paracambi FM e a situação de emergência durante as fortes chuvas no início de 2024. In: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 27º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2024, Barbacena. Anais do 27º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo: Intercom, 2024.
-
SOUSA, S. S. G. ; FERRAO, J. C. . Podcasting: um legado das rádios livres. In: VII Encontro Regional Sudeste de História da Mídia, 2022, São Paulo. Anais do ALCAR SUDESTE 2022. São Paulo: Eca-USP, 2022.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádios Comunitárias na Baixada Fluminense: a voz que resiste e insiste numa prática cidadã. In: XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, 2019, Niterói. Anais da XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã, 2019.
-
SOUSA, S. S. G. ; GONCALVES, C. A. . Ondas comunitárias em Frequência Modulada e na Internet - o desafio da comunicação cidadã em tempos de pandemia. In: X Reunião Anual de Iniciação Científica da UFRRJ, 2023, Seropédica. Anais da X Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2023) e IV Reunião Anual de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (RAIDTec 2023) da UFRRJ: Inteligência Artificial e sua relação com o Desenvolvimento Científico - Tecnológico e Inovação. Recife: Even3, 2023. v. 00. p. 00-00.
-
SOUSA, S. S. G. ; MENDONCA, N. S. . RÁDIOS NA BAIXADA FLUMINENSE: A CONSTRUÇÃO CIDADÃ EM EMISSORAS LIVRES E COMUNITÁRIAS. In: VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTec 2020) - UFRRJ, 2020, Seropédica. Anais da VIII Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2020) e II Reunião Anual de Iniciação em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (RAIDTEC 2020). Recife: Even3, 2020.
-
SOUSA, S. S. G. ; COIMBRA, M. M. S. . RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA BAIXADA FLUMINENSE: O EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO DA COMUNICAÇÃO. In: VII RAIC 2019 - Reunião anual de Iniciação Científica, 2019, Seropédica. VII Reunião Anual de Iniciação Científica RAIC 2019 - UFRRJ ?Desafios e Perspectiva da Política Científica no Brasil?. Seropédica: UFRRJ, 2019. v. V.
-
SOUSA, S. S. G. ; GOMES, I. . Tsunami em foco: apropriações midiáticas da tragédia de 2004. In: I Congresso Internacional de Semiótica e Cultura, 2014, João Pessoa. Congresso Internacional de Semiótica e Cultura. João Pessoa: Mídia Gráfica e Editora, 2014. v. 01. p. 44-44.
-
FARIA, R. H. ; MARTIN, L. ; SOUSA, S. S. G. . Rádio In: a rádio web do curso de Comunicação Social ? Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. In: 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2012, Uberlândia. 14º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, 2012.
-
SOUSA, S. S. G. . O mundo do fantástico em um programa radiofônico: Visagem. In: Cena II - Colóquio Nacional de Estudos em Narrativa: história e ficção no universo do fantástico, 2010, Uberlândia. Cena II - caderno de resumos, 2010.
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio Escola e a construção da cidadania. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PADUA, T. S. M. S. ; SOUSA, S. S. G. . Rádio Caiçara FM 88.3 ? a emissora da Praia do Sono em Paraty/RJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, S. S. G. ; PAULO, T. B. M. . A Voz do Brasil: uma análise do programa de rádio mais antigo do Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . O processo educomunicativo na construção de um fanzine em sala de aula: o caso Avesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . A expressividade sígnica no rádio ? análise de uma reportagem da Band News FM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . Modos de Ouvir: sons de Uberlândia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, I. ; SOUSA, S. S. G. . I Congresso Internacional de Semiótica e Cultura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . A presença das webradios nos cursos de Jornalismo: experiências laboratoriais como aprimoramento discente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FARIA, Natália Santana ; SOUSA, S. S. G. . Jornalismo Cultural na web: um estudo de caso do site Página Cultural. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, S. S. G. . Modos de Ouvir: sons de Uberlândia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FARIA, R. H. ; MARTIN, L. ; SOUSA, S. S. G. . Rádio In: a rádio web do curso de Comunicação Social ? Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, S. S. G. . Modos de ouvir: sons de Uberlândia ? a inserção do experimental como introdução à disciplina de radiojornalismo da UFU. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . Cine-debate Segunda Segunda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio comercial, pública e comunitária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, S. S. G. . O ensino de Radiojornalismo simplificado pelos recursos tecnológicos na área de áudio. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, S. S. G. ; TONUS, Mirna . Formas de Ouvir: um passeio acústico entre o passado e o futuro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio Cultura FM do Pará: o embate entre ser pública e/ou estatal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. ; HUEIB, Mariana Goulart . Rádios Livres na linha do tempo: das FMs à rede mundial de computadores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, S. S. G. . Rádio In: a rádio web do curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OMENA, Adriana ; SOUSA, S. S. G. ; LIMA, T. O. ; FARIA, Natália Santana . Ciência no ar: o uso dos meios de comunicação para a popularização da ciência na UFU. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUSA, S. S. G. . Cine-debate Segunda Segunda. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, S. S. G. . O mundo do fantástico em um programa radiofônico - Visagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUSA, S. S. G. . O uso dos elementos sonoros no radiojornalismo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUSA, S. S. G. . Programa Visagem: experimentalismo na Rádio Cultura FM do Pará?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, S. S. G. . Abuso. São Paulo: Editora Trevo, 2018 (Poesia).
-
HUEIB, Mariana Goulart ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Antônio Guilherme da Cunha. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
SOUSA, C. A. ; Nunes, C. ; ALVES, P. ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Jorge Eustáquio Sérvulo. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
Nunes, C. ; SOUSA, C. A. ; ALVES, P. ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - José Antônio Luiz Filho. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
HUEIB, Mariana Goulart ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - José Gonçalves Moreira. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
HUEIB, Mariana Goulart ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Júlio César de Oliveira. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
ARANTES, S. R. ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Luís Humberto Lara. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
ARANTES, S. R. ; SOUSA, S. S. G. ; TONUS, Mirna . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Luiz Alberto Tomé. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
Firmino, A. ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Rogério Freitas Muniz. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
Martin, P. A. ; TONUS, Mirna ; SOUSA, S. S. G. . Enciclopédia do rádio esportivo mineiro - Wander Tomaz. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
SOUSA, S. S. G. . Hérica Lene de Oliveira Brito. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
SOUSA, S. S. G. . Ingrid Gomes. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
SOUSA, S. S. G. . Kátia de Lourdes Fraga. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
SOUSA, S. S. G. . Rafael Duarte Oliveira Venâncio. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
-
SOUSA, S. S. G. . Mídias na Educação - Gênero de Entretenimento. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2014 (Guia).
-
SOUSA, S. S. G. . Mídias na Educação - Serviços de Rádio e Teledifusão. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2014 (Guia).
-
SOUSA, S. S. G. . Guilherme Jorge de Rezende. Florianópolis: Insular, 2014 (Verbete).
Outras produções
SOUSA, S. S. G. . I Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU. 2016.
SOUSA, S. S. G. . Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo. 2014.
SOUSA, S. S. G. . Consultor Ad hoc. 2013.
SOUSA, S. S. G. . PEIC. 2013.
SOUSA, S. S. G. . Revista Semina. 2013.
SOUSA, S. S. G. . PIBEX. 2012.
SOUSA, S. S. G. . Consultor Ad hoc. 2012.
SOUSA, S. S. G. . Consultoria Ad hoc - Fapes. 2010.
SOUSA, S. S. G. . Consultoria Ad hoc - UFU. 2010.
SOUSA, S. S. G. . Assessora de imprensa. 1997.
SOUSA, S. S. G. . Parecer de projetos pilotos de programas de rádio para Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia. 2014.
SOUSA, S. S. G. . Portal do Rádio. 2012.
SOUSA, S. S. G. . Revista Semina, vol. 35. 2012.
SOUSA, S. S. G. . Cobertura de férias. 2005.
SOUSA, S. S. G. . Reportagem. 1994.
SOUSA, S. S. G. . Revista Alquimia. 1994.
SOUSA, S. S. G. ; DANGELO, N. . Ufu no Plural. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, S. S. G. . Participação Sem censura Pará. 2012.
SOUSA, S. S. G. . Programa VIsagem. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, S. S. G. . Programa Visagem. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
SOUSA, S. S. G. . Interlúnio. 2018; Tema: Poesia, prosa, divagações. (Blog).
SOUSA, S. S. G. . Oficina: Rádios Ilegais: da legitimidade à democratização das práticas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, S. S. G. . Oficina de Rádio. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, S. S. G. . Educomunicação no Meio Ambiente - Renafor II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOUSA, S. S. G. . Craw!. 1991 (Jornal).
SOUSA, S. S. G. . A história do rádio e características de texto radiofônico. 2004 (Palestra) .
SOUSA, S. S. G. . Recepção e Mediação - o que fazemos com os meios?. 2002 (Palestra) .
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Rádios na Baixada Fluminense: a construção cidadã em emissoras livres e comunitárias, Descrição: O projeto mapeia as principais emissoras comunitárias em atuação na região da Baixada Fluminense, composta por 13 municípios. A ideia é verificar se as rádios comunitárias alcançam de fato o ouvinte e se este ouvinte consegue se perceber como cidadão atuante e em ação nas emissoras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Sandra Sueli Garcia de Sousa - Coordenador / Matheus Meireles - Integrante / Eduardo da Silva Conceição - Integrante / Nathália Souza - Integrante / Raissa do Amaral - Integrante / claudiane alves gonçalves - Integrante.
-
2016 - 2018
Narrativas jornalísticas no mundo contemporâneo ? um estudo das diferentes formas de informação, Descrição: O projeto investiga como ocorre a narrativa jornalística na atualidade, não apenas entendendo o formato dos novos meios como também verificando o conteúdo produzido. Partimos da hipótese que a inovação narrativa no jornalismo está presente, sobretudo, na internet. É na rede que encontramos revistas digitais que trazem leitura, vídeos, fotografias e áudios no que se convencionou chamar de convergência de mídias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Sueli Garcia de Sousa - Coordenador / Jéssica Antunes - Integrante / Tiago da Silva Bruno - Integrante.
-
2013 - 2015
A presença das webradios nos cursos de Jornalismo: experiências laboratoria is como aprimoramento discente, Descrição: No atual momento vivido pelos cursos de Jornalismo, diante do avanço da digitalização, o campo profissional do Jornalista se amplia e exige do profissional maior intimidade com as diversas ferramentas possibilitadas pela tecnologia. No tocante às webradios, a implantação desse tipo de emissora nos cursos facilita muito o aprendizado do aluno: na webradio o aluno escreve, apresenta programas, produz programas, trabalha o improviso e pode interagir com seu público, tal qual é feito nas emissoras tradicionais. Diante de toda essa multiplicidade, como os cursos de Jornalismo estão trabalhando com essa ferramenta? Que tipo de programação é ofertada? Os estudantes estaria usufruindo de fato de tudo que a convergência de mídias propicia ou os trabalhos desenvolvidos no âmbito das disciplinas estariam restritos às universidades? Essas e outras questões serão esclarecidas com o desenvolvimento do projeto.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Sandra Sueli Garcia de Sousa - Coordenador / Carlos Gabriel da Silva - Integrante.
-
2011 - 2012
Rádios on line: um estudo de caso da Last FM e da Blip.FM, Descrição: O objetivo principal do projeto é analisar as emissoras virtuais Last Fm e Blip. FM como forma de traçar seu funcionamento no ambiente virtual e detectar como ambas interagem com seu público. Para isso, temos os seguintes objetivos específicos: - estabelecer critérios de funcionamento das duas emissoras; - verificar os níveis de interação com os usuários das plataformas; - traçar uma tipologia das emissoras on line; - entender como se dá o acesso a essas emissoras. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Sandra Sueli Garcia de Sousa - Coordenador / Mariana Goulart Hueib - Integrante.
Prêmios
2013
Prêmio Expocom Sudeste - Melhor Programa laboratorial de áudio, Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
2013
Prêmio Expocom Sudeste - Melhor Reportagem em Radiojornalismo, Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
2012
Prêmio Expocom Sudeste - Melhor Programa Laboratorial de Radiojornalismo, Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC. , Rodovia BR-465, UFRRJ, 23897000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (021) 26814600
Experiência profissional
2015 - Atual
Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2021 - 06/2022
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Atividade de extensão realizada, HIstórias de vida dos agricultores familiares de Miguel Pereira (RJ) e região.
-
01/2020 - 06/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Linhas de pesquisa
-
08/2018 - 02/2021
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Atividade de extensão realizada, Rádio CAC: ondas sonoras na Baixada.
-
05/2017 - 03/2019
Direção e administração, Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Cargo ou função, Coordenação do curso de Jornalismo.
-
11/2017 - 07/2018
Extensão universitária , Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Atividade de extensão realizada, Rádio Ciep: ondas sonoras na escola.
-
03/2016 - 01/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Linhas de pesquisa
-
03/2017 - 12/2017
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio supervisionado em jornalismo, Introdução à linguagem jornalística, Jornalismo Literário, Mídia Impressa, Mídia e narrativas de ficção
-
03/2016 - 07/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Sociais - DLC.Cargo ou função, Coordenadora da Comissão de Estágio Acadêmico do curso de Jornalismo.
-
11/2015 - 12/2016
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Deontologia do Jornalismo, Estudos Contemporâneos em Comunicação, Ética, Política e Comunicação, HIstória da Comunicação, Jornalismo Cultural, Laboratório de Pesquisa em Comunicação - Metodologia de Pesquisa, Tópicos Especiais em Jornalismo II
2015 - 2017
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora colaboradora no mestrado profissional interdisciplinar em Comunicação, Tecnologias e Educação.
2016 - 2016
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora colaboradora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora do módulo Educomunicação para o curso de especialização de Educação no Campo.
2010 - 2015
Universidade Federal de UberlândiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Área de atuação: radiojornalismo. Aprovada em concurso público na área de Comunicação Social, Radiojornalismo. Publicação no D.O.U. de 26 de julho de 2010, seção 2, p. 24.
Atualmente é professora colaboradora no mestrado profissional interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação da UFU.
Atividades
-
05/2014 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro de Comissão Específica para avaliação de relatórios de progressão na carreira de Magistério Superior.
-
10/2013 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.Atividade realizada, Coordenação do Estágio Acadêmico em Jornalismo.
-
09/2013 - 11/2015
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.Atividade realizada, Coordenadora da Linha de Pesquisa Cientifico-Tecnológica Tecnologias e Interfaces da Comunicação do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação..
-
09/2011 - 11/2015
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Rádio In - a webradio do curso de Jornalismo da UFU (www.radioinufu.com).
-
06/2011 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social-Jornalismo.
-
08/2010 - 11/2015
Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Comunicação, Mídias e Comunicação, Produção em Rádio, Projeto Interdisciplinar I, Radiojornalismo, Técnica de Reportagem, Entrevista e Redação Jornalística
-
08/2010 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro do Conselho da Faculdade de Educação..
-
08/2013 - 09/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Representante docente no colegiado do curso de Comunicação Social - Jornalismo.
-
10/2012 - 07/2015
Ensino, Tecnologias, Comunicação e Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de Mídias - 1o. semestre de 2015
-
07/2014 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro de comissão de realização do processo seletivo 2014-2015, linha de pesquisa científico-tecnológica Tecnologias e Interfaces da Comunicação do curso de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação.
-
08/2013 - 07/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, PEIC 2013: Quem somos nós: a manifestação cultural de Uberlândia nas ondas do rádio.
-
08/2010 - 07/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Presidente da Comissão de Reestruturação do Projeto Pedagógico.
-
10/2013 - 05/2014
Ensino, Mídias na Educação, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Gêneros de Entretenimento, Oficina de áudio, Serviços de Teleradiodifusão
-
10/2010 - 10/2013
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.Atividade realizada, Coordenação do Laboratório de Edição de Áudio e Vídeo do Curso de Comunicação Social ? Jornalismo..
-
08/2013 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro de comissão de seleção de alunos dos curso de pós-graduação lato sensu Mídias na Educação.
-
11/2012 - 09/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.Cargo ou função, Membro pró-tempore do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação.
-
05/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, Coordenação do projeto A voz do Congado Sainha em Uberlândia: mergulhando em um século de história vinculado ao programa PIBEX - Programa Institucional de Bolsa de Extensão, cujo resultado foi a produção de um documentário radiofônico..
-
11/2010 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Educação.Atividade de extensão realizada, Professora membro do projeto: CIENCIA/UFU DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DACIÊNCIA EM WEB RÁDIO, JORNAL IMPRESSO, RÁDIO E TV UNIVERSITÁRIAS EM UBERLÂNDIA, MG. Neste projeto, exerço a coordenação da Rádio web do curso..
2007 - 2010
Fundação Paraense de RadiodifusãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutária - Produção de rádio, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuação no Núcleo de Jornalismo da Rádio Cultura FM do Pará - produção, redação e edição do Jornal da Manhã, funções em regime de revezamento.
2010 - 2010
Faculdades do ParáVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Regime parcial de 20 horas das quais, 8h são em sala de aula com as disciplinas: Laboratório de Agência de Notícias; Teorias da Comunicação II e Jornalismo Especializado II e o restante, 12 h, na supervisão da Rádio Estácio-Fap - na web, em processo de criação.
2004 - 2005
Universidade Anhembi-MorumbiVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 26
Atividades
-
03/2004 - 10/2005
Ensino, Rádio e TV, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Oficina de Produção Sonora, Estética e Cultura de Massa, Administração de Empresa Jornalística, Imprensa Comunitária, Planejamento Editorial Jornalístico, Radiojornalismo, Técnicas de Edição, Técnicas de Redação em Rádio
2001 - 2004
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Atividades
-
03/2001 - 12/2004
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução ao Radiojornalismo, Oficina Modulada de Radiojornalismo
2000 - 2003
Universidade de GuarulhosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2002 - 03/2003
Extensão universitária .Atividade de extensão realizada, Projeto Rádio no Campus.
-
03/2000 - 03/2003
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Método e Ensino de Pesquisa, Estrutura da Linguagem Jornalística, Radiojornalismo I, II, III e IV
-
03/2000 - 03/2001
Direção e administração, .Cargo ou função, Auxiliar de coordenação.
2000 - 2001
Centro Universitário Sant´AnnaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas lecionadas: História do Rádio e da TV, Técnica de Produção, Apresentação e Interpretação em TV I.
Atividades
-
03/2000 - 03/2001
Ensino, Rádio e TV, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Técnica de Produção, Apresentação e Interpretação em TV I, História do Rádio e da TV
1999 - 2000
Centro de Ensino Superior de MaringáVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/1999 - 01/2000
Ensino, Jornalismo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Teoria da Comunicação II, Radiojornalismo I
1998 - 1999
Universidade da AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 6
Atividades
-
02/1998 - 02/1999
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa em Comunicação, Comunicação Comunitária
1994 - 1995
Diário de SuzanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30
Outras informações:
Trabalho como jornalista profissional, na função de repórter.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Sandra Sueli Garcia de Sousa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?